Vemos vários "Einsteins" no assunto, com "estúdios de TV", fazendo caras e bocas, como se fossem gênios do universo; com vídeos cansativos, cheios de vinhetas e piadinhas que não tem graça... De repente, surge um "Tesla", em vídeos curtos, dinâmicos, objetivos e rico em conteúdo. Um homem de comunicação simples, objetiva e eficaz; trazendo custo benefício e soluções disponíveis até para iniciantes descapitalizados... Tenho aprendido muitas coisas importantes em seus vídeos!! Muito obrigado, saúde e vida longa!!!🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Amigo, eletricidade não é brincadeira, ela não admite erros, e um erro pode ser fatal! Talvez para o conhecimento leigo das pessoas que não estão capacitadas para trabalho com servicos elétricos, pode ser algo interessante e barato, mas ele não informa os riscos que isso pode causar. Esse é o famoso barato que sai caro! Se métodos baratos fossem bons e seguros, os aparelhos "caros" que foram fabricados para desempenhar aquela função nunca seriam vendidos, pense nisso.
@@Brpro10 O aparelho tem tolerâncias . E ele foi criado pela matemática, a conta sempre estará correta, o aparelho pode estar descalibrado ou na tolerância, disjuntor, cabo e dps tem tolerância. Por isso não há necessidade do mesmo.
Cara eu gostei de ver esse vídeo seu. Essa ideia de por em prática a lei de ohms ficou muito boa. E ficou mais preciso que o equipamento (terrômetro) que faz um cálculo aproximado e não exato.
Parabéns, muito bom mesmo, aprendi mais uma, e seguindo o sr. Para aprender mais! Fiquei impressionado porque na verdade já sabíamos disto apenas nao sabíamos aplicar, aí aparece o sr. Com a sacada usando a lei de ohm a nosso favor! Lindo! Parabéns!
Esse e o melhor teste para se fazer em residência por um eletricista ja que nao existeste um valor específico para o aterramento e sim o mais próximo a zero. Porém a norma não menciona valores da resistencia do aterramento e sim situações, tornando esse assunto muito mais complexo.
Eu já usei ,por queda de tensão em rede 127 vac ,para fazer um sistema de terra para computador (colocando carga inicial 1a e ir subindo 10- 15A do terra pra fase e comparei a queda de tensão da fase é o terra que vem da concessionária ligada ao terra 3 barras do prédio. 🎧👀👍
Parabéns pelo vídeo me tirou uma dúvida que tinha a muitos anos, ficou extremamente claro!!! Continue produzindo conteúdo desta forma ajudando muitos!!!
Parabéns campeão muito bom e objetivo quem nao acredita mada medi .. E prova ao contrário podem fazer que foncina perfeitamente. Muito bom parabéns. ...o ideal é que de uns 18 amp no mínimo que vai da uns 7 ohomes com tempo vai zera . Obrigado valeu Deus abençoe sempre Muito boa instrução.....
antes de executar esse teste, levando em conta um aterramento TNS com QDC 100% finalizado, deve-se obrigatoriamente retirar o cabo terra do BEP ou do barramento de neutro, para que o cabo terra fique desconectado do neutro, eliminando a equipotencialização. caso isso não seja feito, haverá curto-circuito !!! pessoal, atenção redobrada com esse teste !!!
Vou dar o meu pitaco... A norma mudou em 2015 no sentido de quando a instalação atender ao aterramento tn, tá ou TNC s, não tem mais a obrigatoriedade de usar termômetro, pois todo a malha de aterramento vai estar equipotencializada através dos BEP's. Pronto, falei
Primeiro, parabéns pelo vídeo. Linguagem totalmente informal, de fácil compreensão e informação direta sem enrolação. Melhor que muitos vídeos técnicos que estão mais preocupados com normas que com a eficácia. Tenho duas dúvidas: 1 - Qual seria a resistência ideal para um aterramento? 2 - Tenho como usar esse mesmo método para corrente contínua (12 ou 24v)? Mais uma vez muito obrigado pelo vídeo!
Rafael, obrigado! Um aterramento eficiênte é abaixo de 5 ohms, ou mais próximo de zero, mas tem lugar que é muito difícil. Quanto aos 24v, como a corrente depende da tensão, quanto menor essa tensão mais dificultade vai ter pra circular corrente. Creio que com 24vcc não vamos conseguir resultado.
Daniela, tudo bem? Realmente, minha intenção foi, somente, mostrar como realizar a medição. Mas para um bom aterramento, a resistência nunca deve ser maior que 10 Ohms, o ideal é 5 Ohms, quanto mais próximo de zero melhor! Obrigado pelo comentário! Abraço!
Ótima Apresentação Parabéns Professor. Essa Forma do Vídeo Bate Bem Prôximo a Medida Com Terrômetro. Só Que Para Empresas e Indústrias, Precisa de Láudo Técnico. Por Isso Que os Eletricistas Precisam Recorrer a Empresas Especializadas Em Aterramentos Elétricos Ou Recorrer a Engenheiros Eletricos Para Emitir ART. Os Especialistas Fazem o Estudo do Solo e Indica a Melhor Maneira de Um Aterramento Eficiênte. Para Residências a Empresa de Energia Eletrica Nem Mede a Resistência da Haste. Kkkkkk Saudações.
Tenho um para raios totalmente caseiro, em minha residência. A " haste de aterramento" dele, deve ter infringido uma porção de normas: é uma chapa de aço inox, comprada na sucata,com 1,2 mm de espessura e bem mais de um metro quadrado de área, enterrada verticalmente, quase 4 metros de profundidade, do lado externo de uma fossa séptica, onde o solo é permanentemente alagado. Vou fazer esse teste/medição. Muito bom, mesmo, o seu vídeo!
Uau ,que top , eu vi e comentei no vídeo shorts a uns 8 meses mas vim novamente ver , bom comprei 1 terrômetro e vou comparar com esse método , se ele for ótimo igual parece que é vou usar ele nas vezes que não for possível usar usar o terrômetro. E nós testes foi incrível similar então dá para confiar em .
@@EletroAmadorismo Gracias por responder, excelente técnica y es muy cierto, para que comprar un terrometro caro y usar una vez al año. Saludos desde el Paraguay
Leonardo, o valor de qualquer aterramento, pra ser eficiente, tem que ser abaixo de 5 ohms, ou próximo de zero. Isso em se tratando de um aterramento individual, mas se for equipotencializado pode ser 10 ohms.
Erlison, pra dar curto, a resistência tem que estar próximo ou igual a zero, como você viu nessa medição a resistência está muito alta e mesmo assim tem que usar disjuntor, no caso de um curto ele atua. E quanto à tensão de passo, se o solo tiver molhado e a resistência na haste fou alta tem o risco sim, porém, próximo da haste uns 20 cm, a intensidade vai ser inversamente proporcional â distância!
O aterramento correto é até 10 OHMS. A resistência não seria muito baixa, então haveria risco de curto circuito ou descarga elétrica? Não seria melhor medir no pino da tomada entre fase e terra com multímetro?
Professor eu não entendi Ligando a FASE na haste TERRA não estaria fechando um CURTO CIRCUITO , ou resistência já é o suficiente para funcionar como UMA CARGA CONSUMIDORA
Veja bem, a resistência de um chuveiro de 7500w, em 220v, gira em torno de 6 Ohms que vai dar 34A. Então, um aterramento de 5 Ohms em 110v vai dar 22A. Um aterramento de 2,5 Ohms vai dar 44A. Pra gerar um curto teria que ser próximo de zero, correto? Conclusão: se ligar uma fase na haste e desarmar um disjuntor de 20A, significa que o aterramento está ótimo, nem precisa medir.
@@EletroAmadorismo obrigado abençoado, por isso vc esta usando o disjuntor no seu video Desarmou passou mais de 20A, a resistência está menor. Os detalhes técnicos e a lei de ohm eu entendi.
Já ouvi que o valor do terra tem que ser o mais próximo de zero. Mas o que seria aceitável como "próx de 0"? 79, 50, 20, 10, 100, 200? O que estes valores influenciam na prática?
Airton, as concessionárias exigem máxima 10ohms, isso porque já existem muitos pontos aterrados no sistema, se medir o total vai dar bem baixo. Já um aterramento para ser eficiente, tem que ser abaixo de 5ohms. ua-cam.com/video/j6xBPZLJ7Oc/v-deo.htmlsi=dPcSt8C-2RcKg8aX
Com certeza não! A matemática não tem relação com aterramento! Kkkk Se molhar o solo vai alterar a resistência. Cada aterramento tem sua resistência né?
Deixa eu ver se entendi, o amigo ligou uma fase direto com a terra, fechando um curto circuito? Não era melhor colocar entre a fase e a terra um consumidor de resistencia conhecida, medir a amperagem e a voltagem da mesma forma, calcular a resistencia total, e depois subtrair a resistencia conhecida (lampada incandescente ou um resistor)?
Amigo, a terra tem uma resistência, essa que a gente mede, toda carga é uma resistência. Um chuveiro de 5.000 w em 110v, por exemplo, a resistência é 4 ohms .Uma resistência de aterramento, raramente consegue 4 ohms E resistência de um curto circuito é 0 (ZERO).
@@Cephey1 É só não fazer! Cull de galinha... se tu não entende ou é leigo, tu não deveria nen estar aqui comentando. Quando a pessoa não entende do assunto, se afoga até bebendo água. Falando que é imprudência... alguém tá colocando alguma arma na sua cabeça obrigando a fazer o teste?
Ganhou um inscrito, top demais esse vídeo. Me surge uma dúvida. O sr. colocou 220v [fase] numa ponta do disjuntor e na outra ponta o cabo de aterramento. Jurei que a chave cairia. Porque não caiu?
Como a resistência estava alta, a coirente ficou baixa, 1,6A, lembra? E se desarmar um disjuntor de 20A, significa que o aterramento está menos 6 Ohms, está ótimo!
Desculpe minha ignorancia, mas nesta situaçao de mediçao, como seria o valor ideal para que se tenha um bom aterramento. E caso nao esteja o ideal teria de se colicar novas hastes de aterramento
Rubens, tudo bem? Veja bem: as concessionárias exigem no máximo 10 ohms, porque existem muitos pontos aterrados mas a resistência ideal é abaixo dev5 ohms, ou quanto mais baixo melhor. Abraço!
Professor o que aconteceria se vc medisse os amperes sem desligar o disjuntor, inclusive Não consegui entender como tinha amperes em um cabo com disjuntor desligado? Muito obrigado a quem responder ok amigos.
Amigo tudo bem? Teria que fazer com conteúdo pra falar de aterramento! Mas, basicamente, o primeiro passo, quando não atinge a resistência ideal, abaxo de 5 ohms, é fincar mais haste, e se é na horizontal ou na vertical, vai depender do seu espaço físico! Abraço!
Everton, mas o canal fala porquê não pode fazer? Porque é pecado, porque vai deixar de comprar um terrômetro? Deve ter a explicação porquê não pode. Eu faço há mais de 30 anos! Por lei não pode fazer porque o governo paga a ABNT.
Ricardo, tudo bem? Esse meu foii 2,5mm mas pode ser qualquer um só tem que colocar o disjuntor de acordo com o fio. Se usar 1,5mm usa disjuntor de 16A, por exemplo. A medição não depende do fio e sim da tensão e corrente.
Marcelo, percebe como a norma confunde os leigos? Um aterramento de 15 ohms não serve pra nada! Um chuveiro de 7kw em 220v , sua resistência é da ordem de 6 ohms, 32A. Então percebe, 6 ohms não desarma um disjuntor de 40A A concessionária exige 10 ohms, máximo porque tem aterramento em todo o percurso. Por isso pra medir um aterramento não pode estar equipotencializado. Tem que desconectar.
Então por isso sou contra a norma ser usada de qualquer maneira. Vou fazer um video explicando isso, não ví nenhum ainda. A norma surgiu pra ser usada na fiscalização, bombeiro, por exemplo, quando ele vai conferir um anexo R, por exemplo, como ele não tem conhecimento pra conferir ele confere em cima da norma.
Esse método eu nunca tinha visto e funciona perfeitamente! Nesse momento tem "especialistas" e pessoas que pagaram caro em terrômetro arrancando os cabelos da cabeça! kkkk
Edson, tudo bem? Quando a gente coloca uma carga em um circuito gera uma corrente certo? Ai está conectando a fase no terra e de acordo com a resistência desse terra vai ser a corrente medida! Abraço!
Oseas, tudo bem? A corrente depende da resistência, quanto mais baixa a resistência maior será a corrente, no caso de um aterramento com resistência 1 ohms com 110v você terá 110A.
@@EletroAmadorismo , tranquilo! É que em minha região é o mono 220v, bastando apenas encostar o pé no chão o multímetro e segurando uma das pontas, já mostra esse valor de tensão.
É possível se aproximar ainda mais do real valor de resistência de aterramento se a tensão for medida durante o tempo de condução da corrente, no teste do vídeo. A tensão que foi medida foi com o circuito aberto, que tende a ser sempre maior do que quando o circuito está fechado. Assim a tensão real seria menor que os 126V medidos, o que consideraria toda a queda de tensão que ocorre na fiação, extensão, etc, até chegar na haste de aterramento. Desta forma se obteria uma resistência menor do que a que foi calculada. Fica ai a dica. Parabéns pela iniciativa de compartilhar este conteúdo. Sucesso !
Você quer dizer medir a tensão com as pontas de prova na fase e na haste de aterramento com o circuito fechado? Se sim, não é possível: a haste se torna uma extensão do condutor fase antes do elemento que gera a impedância (ou seja, a terra). É como se você estivesse querendo medir a tensão com as pontas de provas em 2 pontos do condutor antes de um elemento resistor (uma lâmpada, por exemplo). Fiz o teste e obtive décimos de volts com o circuito aberto. Aliás, nem é adequado utilizar a lei de Ohm como esse teste do vídeo faz, já que o solo gera impedância e não resistência. O mais adequado é o terrômetro mesmo. Mas para um valor aproximado, até que quebra um galho.
Seria mesma coisa eu medir uma fase e um neutro fechando curto utilizando um djuntor kkk se o aterramento ai estivesse zero resistência isso ai seria um baita curto que jamais deixaria o djuntor armado .
Não é não, Rogivan, a resistência do neutro é zero, do aterramento nunca chega zero. Um chuveiro de 7.000w em 220v, a resistência é 7 ohms e a corrente é 31A. Um aterramento de 5 ohms em 110v vai dar 22A. Eu mostrei isso na prática na faculdade!
Ótimo conteúdo, porém faltaram duas informações importantes. Jamais realizar esse teste com o neutro da rua conectado na haste. Não fazer esse teste se tiver IDR na instalação.
Seu teste pode ser melhorado medindo a tensão entre o solo(em local distante de preferência) e a haste com o disjuntor ligado, dessa forma caso o aterramento do neutro do transformador esteja ruim e a tensão da fase cair, teríamos em mãos a tensão correta para fazer o cálculo. Da forma como você fez, quanto pior o aterramento do neutro e melhor o aterramento da haste medida, maior o erro no valor final obtido pois essa corrente retorna para o neutro através de outras hastes que também possuem uma resistência. Pode ser esse o motivo da diferença com o valor obtido no terrometro.
Por exemplo digamos que o transformador tenha apenas uma haste de aterramento do neutro(vou chamar de haste A) com uma resistência de 20 Ohms; e estamos medindo a resistência de outra haste que estamos instalando(vou chamar de haste B). Se medirmos a tensão entre a haste e a fase com o disjuntor desligado, daria 100v considerando que o transformador tenha essa tensão(só pra facilitar o exemplo), vamos admitir que a haste B tem uma resistência de 5 ohms. Ao ligar o disjuntor circularia uma corrente de 4A pois 100v/25 ohms = 4A (a resistência total para a corrente retornar ao neutro nesse caso é a soma das resistências das duas hastes). Usando os valores que medimos no exemplo que foi 100v e 4A, encontraríamos uma resistência de 25 ohms na haste B. Mas na verdade a haste B tem 5 ohms, os 20 restantes são da haste A. Agora se medirmos a tensão com o disjuntor ligado e essa corrente circulando a tensão encontrada seria 20v entre a fase e o solo pois os 80v restantes estariam entre o solo e o neutro.
Não há possibilidade de queda, se a resistência for suficiente pra haver queda, o disjuntor desmará antes de medir, no caso do disjuntor de 20A significa uma resistência menor que 6R. Mas obrigado pelo comentário!
@@EletroAmadorismo O disjuntor desarma no caso do neutro estar bem aterrado possibilitando uma corrente acima de 20A, caso contrário não. Se a haste medida tem uma resistência menor que a resistência de aterramento do neutro, ao ligar a fase nessa haste a tensão entre solo e fase se tornaria mais baixa que a tensão solo - neutro. Claro, esse exemplo é muito exagerado, mas esse efeito pode ocorrer mesmo que seja em menor escala. A queda de tensão que citei se dá entre fase - solo e não entre fase - neutro. Afinal, a corrente que entra da fase para a terra retorna pelo aterramento do neutro não é mesmo?. Dessa forma, se tivermos uma única haste com 5R aterrando o neutro e uma corrente de 4A, teremos uma tensão de 20V entre o neutro e o solo, como entre os terminais do transformador a tensão se mantém, a tensão fase - solo cairá. Mesma teoria do divisor resistivo, porém aplicada ao caso.
Super legal, mais isso significa que para um aterramento ideal de " 5 Ohms " a corrente seria próximo a 25,2 Amp..... Muito legal está forma de medição 👏👏👏
Meu caro esse teste está errado, você está fechando um curto com o terra o disjuntor deveria desarmar imediatamente, tá muito estranho desculpe o meu ponto de vista
Não está errado não amigo, é só você fazer o cálculo! A corrente depende da resistência, se um disjuntor de 20A desarmar com.o terra, significa que o terra está ótimo! O terrômetro convencional ussa esse mesmo princípio! A resistência de curto circuito tem que aproximar de zero. Abraço!
Muito bom, só tem que ter muito cuidado, por exemplo aqui na minha região é 220 monofásico, se o ideal é até 10 Ohms, a corrente terá que dar 22A, o choque é grande 😂
Tudo bem amigo! Pra desarmar na hora teria que ser curto, e a resistência de um curto é zero e um terra com 3 ohms vai dar 36A, isso no disjuntor 20A vai levar muitos segundos pra desarmar. Obrigado por comentar! Abraço!
Bom, mas precisa melhorar suas prioridades. Você inicia o video falando que não irá fazer uso de alicate amperímetro e terrômetro... Depois usa isto como teste para medir... Por favor!
Amigo, a foto do início é um terrômetro tipo alicate, não é amperímetro! Eu disse no início que dispensa o uso de equipamentos caros, como alicate, ou terrômetro convencional.
Essa mediçao não é aceita pela norma Abnt.. E não funciona se a configuraçao do trafo for delta.. Para ter precisão com esse tipo de medição a configuração do trafo tem de ser tns com neutro muito bem aterrado; se o neutro não tiver aterrado corretamente no trafo tns a corrente será o resultado da tensao com relação a soma dos dois aterramentos..o da haste tt e do neutro tns..alem disso a mediçao nao funciona quando se usa fase de gerador; se tiver dr ou idr no quadro o mesmo vai desarmar por causa da corrente pro terra e não vai ser possível medir a corrente..a medicao seria mais para referencia ..
Adilson, Com certeza não da pra emitir laudos nessa medição e é claro que tem exceções mesmo assim 90% dos sistemas, tanto estrela quanto delta se usa neutro e aterrado! Mas valeu sua observação, vou fazer um sistema pra medir com ausência de neutro! Abraço! Obrigado pelo comentário! 🙏 Abraço
Que parte da palavra "amadores" você não entendeu? Vc deve ser um daqueles "técnicos" que cobram caro pra instalar uma TUG (também sei encher linguiça KKK)
@@regisaraujo1964, o que ele disse está correto, e se vc não entendeu a questão da topologia de ligação, (bem como o funcionamento do DR e IDR) então não deve mexer nisso, pois pode acontecer acidente (com risco de vida, inclusive) por causa de uma medição e validação feito por um teste amador (realizado por um técnico amador)
@@EletroAmadorismo, eu acho que alguns pontos do seu vídeo ficou meio sem sentido (ou contraditório): - Primeiro, vc diz no início do vídeo que não precisa de alicate, para no final do teste vc usar... Um alicate? ? ? ? Não entendi essa ..; - Segundo, vc diz que "o teste ds lâmpada não funciona". Ora: qual é a diferença entre o teste da lâmpada e o teste que vc fez? Nenhuma!! Com as mesmas leis de ôhm (que vc mostra no vídeo) vc chega no mesmo resultado que vc mostra no vídeo. A diferença é que vc faz o cálculo medindo a tensão corrente. Na lâmpada, como a potência é fixa para a tensão nominal, então dá pra vc calcular a resistência da lâmpada. Quando ligar a lâmpada nela, ao medir a tensão nela e sabendo a resistência dela, vc chega à resistência do aterramento da mesma forma (a única diferença é que no seu teste vc mediu a corrente máxima que o terra pode oferecer); - Terceiro, a sua medição não é mais precisa que a do terrômetro! A lei de ôhm só é válida (numa conversão 100% direta) para correntes continuas. Em correntes alternadas, essa conversão não é 100% correta, mesmo utilizando o RMS. Dependendo do projeto do multímetro, ele pode ser muito próxima (true RMS) mas nunca 100% precisa. Para AC utilizasse outras fórmulas. Se a fiação e ligações do terrômetro não são confiáveis, como vc afirma, as que vc fez com o disjuntor na haste do terra também não são. Eu prefiro confiar na indicação do terrômetro, até porque rle nem precisa de energia do fase para funcionar, e não precisa sequer ter uma rede elétrica instalada no prédio para vc fazer a aferição.
@@AquinoSamuel está correto, quando você utiliza rede AC pra medir resistência isso acaba sendo errado, pois em AC você não tem apenas uma resistência, e sim uma impedância onde é composta de resistência e indutancia, entao seu calculo não estava correto e provavelmente o do terrometro estava mais preciso kkkkkkkkk
Fico só observando os especialistas aqui enchendo o saco. Pra caramba. O cara mostrou tanto com multímetro tanto com terrometro e tem gente cheio de iluminação dizendo não funciona e tal. É claro se você tem um terrometro use agora criticar o cara que mostrou seu teste. Essa geração é uma geração de Nutellas mesmo. Chega dar nojo. Parabéns a esse valoroso guerreiro que mesmo com essa classe de gente idiotizada por sistemas enchendo o saco e teve coragem de mostrar seu teste. Nem todos eletricista ou técnico dispõe desses aparelhos que custam o olho da cara. E pra finalizar um engenheiro eletricista que é especialista no assunto me ensinou macetes e cálculos como esse e outros que podem sim ser aplicado e é confiável sim. Não serve pra laudos por causa do sistema e não porque não é eficaz
Parabéns pelos ensinamentos, não tem como contestar a Lei de Ohm, já existem Terrômetros que utilizam esse fundamento dá uma olhada ua-cam.com/video/CSQjQIunsg4/v-deo.html
@@engenheiroandre2 É bem interessante, o alicate é caro e o convencional não é em todo lugar que consegue espaço pra cravar eletrodo. Foi você que desenvolveu esse ?
Uma coisa é certa: já se media aterramento antes de existir terrômetro. Certamente ele foi inventado para facilitar essa tarefa, mas que dá para viver sem ele, dá sim. Converse com algum profissional antigo e pergunte como ele fazia para medir, já que não haviam aparelhos digitais na época.
Vemos vários "Einsteins" no assunto, com "estúdios de TV", fazendo caras e bocas, como se fossem gênios do universo; com vídeos cansativos, cheios de vinhetas e piadinhas que não tem graça...
De repente, surge um "Tesla", em vídeos curtos, dinâmicos, objetivos e rico em conteúdo. Um homem de comunicação simples, objetiva e eficaz; trazendo custo benefício e soluções disponíveis até para iniciantes descapitalizados...
Tenho aprendido muitas coisas importantes em seus vídeos!!
Muito obrigado, saúde e vida longa!!!🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Muitíssimo obrigado por essa redação!
🙏🙏🙏 abraço!
Falou tude!
Amigo, eletricidade não é brincadeira, ela não admite erros, e um erro pode ser fatal!
Talvez para o conhecimento leigo das pessoas que não estão capacitadas para trabalho com servicos elétricos, pode ser algo interessante e barato, mas ele não informa os riscos que isso pode causar.
Esse é o famoso barato que sai caro!
Se métodos baratos fossem bons e seguros, os aparelhos "caros" que foram fabricados para desempenhar aquela função nunca seriam vendidos, pense nisso.
Nunca vi a consessonarias medir o aterramento em medidores. Portanto essa aferição e muito válida.
@@Brpro10 O aparelho tem tolerâncias . E ele foi criado pela matemática, a conta sempre estará correta, o aparelho pode estar descalibrado ou na tolerância, disjuntor, cabo e dps tem tolerância. Por isso não há necessidade do mesmo.
Sim, além de vantagem econômica, permite que se faça o teste em qualquer lugar, pois nem sempre teremos terreno em volta! Muito Bom! 🙂🙋🏻♂️
Exatamente isso mesmo!
Parabéns, oque é importante ai nesta demonstração, é a importância do cálculo sem a necessidade de ferramentas complexas e caras. Parabéns chefe.
Obrigado!
Abraço!
Exelente vídeo amigão
Obrigado! Abraço!
Excelente mestre, simples e objetivo, muito mais seguro e precisa mais que o próprio terrômetro e de forma barata. Like!
Parabéns chefe ,uma aula importante que ajuda muito, a maioria dos Eletricistas fazem aterramento de qualquer jeito.
Obrigado Rogerio!
Abraço!
Muito bom - Boa dica
Cara eu gostei de ver esse vídeo seu.
Essa ideia de por em prática a lei de ohms ficou muito boa.
E ficou mais preciso que o equipamento (terrômetro) que faz um cálculo aproximado e não exato.
Valeu Marcos!
Abraço!
Parabéns, muito bom mesmo, aprendi mais uma, e seguindo o sr. Para aprender mais!
Fiquei impressionado porque na verdade já sabíamos disto apenas nao sabíamos aplicar, aí aparece o sr. Com a sacada usando a lei de ohm a nosso favor!
Lindo!
Parabéns!
Obrigado!
Abraço!
Vdd meu amigo🤝
Esse e o melhor teste para se fazer em residência por um eletricista ja que nao existeste um valor específico para o aterramento e sim o mais próximo a zero. Porém a norma não menciona valores da resistencia do aterramento e sim situações, tornando esse assunto muito mais complexo.
Concordo Tarcisio!
Abraço.
que tipo de situações
SENSACIONAL!!!! Simples e Objetivo!!! Parabéns!!!
Valeu Jair!
Abraço!
Eu já usei ,por queda de tensão em rede 127 vac ,para fazer um sistema de terra para computador (colocando carga inicial 1a e ir subindo 10- 15A do terra pra fase e comparei a queda de tensão da fase é o terra que vem da concessionária ligada ao terra 3 barras do prédio. 🎧👀👍
Entendi!
Vivendo e aprendendo.
Parabéns pelo vídeo me tirou uma dúvida que tinha a muitos anos, ficou extremamente claro!!!
Continue produzindo conteúdo desta forma ajudando muitos!!!
Obrigado Danilo!
Abraço!
Parabéns campeão muito bom e objetivo quem nao acredita mada medi .. E prova ao contrário podem fazer que foncina perfeitamente. Muito bom parabéns. ...o ideal é que de uns 18 amp no mínimo que vai da uns 7 ohomes com tempo vai zera . Obrigado valeu Deus abençoe sempre Muito boa instrução.....
Obrigado Ailton!
Abraço!
Faz muito sentido. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento.
Eu que agradeço Mateus!
Genial!!
Parabéns mestre pela dica.
Obrigado!
Grata pela dua explicação sem enrolação!🤗👏👏👏
Obrigado!
OTIMO VIDEO PARABENS !!!
Obrigado Diego!
Abraço!
antes de executar esse teste, levando em conta um aterramento TNS com QDC 100% finalizado, deve-se obrigatoriamente retirar o cabo terra do BEP ou do barramento de neutro, para que o cabo terra fique desconectado do neutro, eliminando a equipotencialização. caso isso não seja feito, haverá curto-circuito !!! pessoal, atenção redobrada com esse teste !!!
Vou dar o meu pitaco... A norma mudou em 2015 no sentido de quando a instalação atender ao aterramento tn, tá ou TNC s, não tem mais a obrigatoriedade de usar termômetro, pois todo a malha de aterramento vai estar equipotencializada através dos BEP's. Pronto, falei
Valeu Jonas! 👏👏
Tem outro sobre aterramento 👇👇
ua-cam.com/video/j6xBPZLJ7Oc/v-deo.htmlsi=O6aabK8Rdcd24yF7
Muito bem lembrado, irei fazer o teste em breve
Muito bom !!👍
Sensacional amigo me fez economizar com a compra de um terrometro
Valeu Artur!
Só pra lembrar, o terrômetro convencional usa esse mesmo princípio!
Abraço!
Muito bom. Quero fazer um aterramento aqui e tenho o alicate amperímetro. Top.
Tudo bem Jéssica?
Tem um bom resultado só não serve pra emitir laudo e tem que ter cuidado na hora de energizar a haste!
Parabéns
Olá amigão, gostei do seu conteúdo. Parabéns. Abraços amigo
Obrigado! 🙏🙏
bom dia abençoado tô guasia aprendendo
Valeu Cícero!
Abraço!
Você foi didático e objetivo! valeu!
Obrigado Charles!
Abraço!
Aqui onde moro a tensão fase e neutro é 220v ,o teste é o mesmo ?
@@charles0778 sim, o teste é o mesmo só a corrente vai ser o dobro também, o mas a fórmula e o resultado é o mesmo.
@@EletroAmadorismo Obrigado!
Primeiro, parabéns pelo vídeo. Linguagem totalmente informal, de fácil compreensão e informação direta sem enrolação. Melhor que muitos vídeos técnicos que estão mais preocupados com normas que com a eficácia.
Tenho duas dúvidas:
1 - Qual seria a resistência ideal para um aterramento?
2 - Tenho como usar esse mesmo método para corrente contínua (12 ou 24v)?
Mais uma vez muito obrigado pelo vídeo!
Rafael, obrigado!
Um aterramento eficiênte é abaixo de 5 ohms, ou mais próximo de zero, mas tem lugar que é muito difícil.
Quanto aos 24v, como a corrente depende da tensão, quanto menor essa tensão mais dificultade vai ter pra circular corrente. Creio que com 24vcc não vamos conseguir resultado.
Legal bem bacana a explicação eu faço a medição dos meus aterramentos usando esse método e funciona perfeitamente
Valeu Fernando!
Abraço!
Para uma central de ar de 12k btus tem q dá quanto o aterramento?
Cleilson, aterramento para equipamentos, nunca deveria passar de 10 ohms, o ideal seria abaixo de 5 ohms.
@@EletroAmadorismo aterramento para modulos solares e quantos ohms?
Muito legal, gostei mesmo. So faltou dizer quando o aterramento é bom ou ruim.
Daniela, tudo bem?
Realmente, minha intenção foi, somente, mostrar como realizar a medição.
Mas para um bom aterramento, a resistência nunca deve ser maior que 10 Ohms, o ideal é 5 Ohms, quanto mais próximo de zero melhor!
Obrigado pelo comentário!
Abraço!
Valeu.....gostei
Ótima Apresentação Parabéns Professor. Essa Forma do Vídeo Bate Bem Prôximo a Medida Com Terrômetro. Só Que Para Empresas e Indústrias, Precisa de Láudo Técnico. Por Isso Que os Eletricistas Precisam Recorrer a Empresas Especializadas Em Aterramentos Elétricos Ou Recorrer a Engenheiros Eletricos Para Emitir ART. Os Especialistas Fazem o Estudo do Solo e Indica a Melhor Maneira de Um Aterramento Eficiênte. Para Residências a Empresa de Energia Eletrica Nem Mede a Resistência da Haste. Kkkkkk Saudações.
Obrigado Jacks!
Abraço!
Parabéns 👏👏👏👏👏
Obrigado Sandro! 🙏🙏🙏
Tenho um para raios totalmente caseiro, em minha residência. A " haste de aterramento" dele, deve ter infringido uma porção de normas: é uma chapa de aço inox, comprada na sucata,com 1,2 mm de espessura e bem mais de um metro quadrado de área, enterrada verticalmente, quase 4 metros de profundidade, do lado externo de uma fossa séptica, onde o solo é permanentemente alagado. Vou fazer esse teste/medição. Muito bom, mesmo, o seu vídeo!
Do jeito que você disse está um aterramento perfeito, melhor que muito dentro de normas.
Uau ,que top , eu vi e comentei no vídeo shorts a uns 8 meses mas vim novamente ver , bom comprei 1 terrômetro e vou comparar com esse método , se ele for ótimo igual parece que é vou usar ele nas vezes que não for possível usar usar o terrômetro. E nós testes foi incrível similar então dá para confiar em .
Ótimo Cris!
Comenta o resultado depois!
Abraço!
@@EletroAmadorismo me lembra mes q vem ,vai chegar ate la
@@CrisBoy410 E aí, deu certo?
Maravilha
Ganhou mais um inscrito!! 👏
Obrigado Wesley, seja bem vindo!
Abraço!
Muito bom
Excelente técnica, podría hacer un video con 3 hasta verticales ?
Y comprobar con su terrómetro.
Gracias.
Obrigado Rodolfo!
Verdade, vou preparar um.
Abraço!
@@EletroAmadorismo
Gracias por responder, excelente técnica y es muy cierto, para que comprar un terrometro caro y usar una vez al año.
Saludos desde el Paraguay
@@Rodolfo_1961 Eu que agradeço?
Abraço!
Esse sistema funciona pra mim medir um aterramento de um transformador monofásico rede mrt ?
Sim, o sistema é o mesmo!
@@EletroAmadorismo qual seria o valor em ohms de um bom aterramento de um transformador monofásico ?
Leonardo, o valor de qualquer aterramento, pra ser eficiente, tem que ser abaixo de 5 ohms, ou próximo de zero. Isso em se tratando de um aterramento individual, mas se for equipotencializado pode ser 10 ohms.
Bom dia, fiz meu primeiro aterramento e fiz a medição dessa forma, obtive um valor de 16.21 com 3 hastes!
Esse aterramento vai ser interligado com outro ( equipotencializado), ou vai ser exclusivo?
Se for exclusivo, está alto!
Será ligado ao neutro do padrão.
Então está bom!
Olá
Boa tarde!
Aterramento dedicado para uma máquina dentro do salão, teria que dar 0 ou tem que dar voltagem da rede?
A maioria das máquinas pede 5 Ohms máximo.
Olá! Ótimo vídeo! Simples e direto.
Posso fazer desse modo, como no vídeo, com hastes em sequência? Tipo 3 hastes? Desde já agradeço.
Pode sim, com certeza!
Você mediu com uma haste somente fincada no chão 🤔 o chão estava, úmido.🤔 🎧👀👍
Estava seco, por isso deu alto!
Quando liga fase e terra, não gera curto-circuito? Quando a fase é ligada no terra, não gera corrente de passo e se torna perigoso até para você?
Erlison, pra dar curto, a resistência tem que estar próximo ou igual a zero, como você viu nessa medição a resistência está muito alta e mesmo assim tem que usar disjuntor, no caso de um curto ele atua.
E quanto à tensão de passo, se o solo tiver molhado e a resistência na haste fou alta tem o risco sim, porém, próximo da haste uns 20 cm, a intensidade vai ser inversamente proporcional â distância!
O aterramento correto é até 10 OHMS. A resistência não seria muito baixa, então haveria risco de curto circuito ou descarga elétrica? Não seria melhor medir no pino da tomada entre fase e terra com multímetro?
se a rede for 220 tem q dar quantos ohms ?
Ernande, independente da tensão, 220 ou 110, a resistência de um aterramento tem que ser a mais baixa possível, tendo com referência 5 ohms.
Pq foi colocado um disjuntor na fase e não ligou direto da extensão para a arte de terra? Existe alguma diferença em ser direto da extensão a aste?
Edmilson, o disjuntor é proteção, no caso de um aterramento bom a corrente é alta e serve pra ligar e desligar né ?
Professor eu não entendi
Ligando a FASE na haste TERRA não estaria fechando um CURTO CIRCUITO , ou resistência já é o suficiente para funcionar como UMA CARGA CONSUMIDORA
Veja bem, a resistência de um chuveiro de 7500w, em 220v, gira em torno de 6 Ohms que vai dar 34A.
Então, um aterramento de 5 Ohms em 110v vai dar 22A.
Um aterramento de 2,5 Ohms vai dar 44A.
Pra gerar um curto teria que ser próximo de zero, correto?
Conclusão: se ligar uma fase na haste e desarmar um disjuntor de 20A, significa que o aterramento está ótimo, nem precisa medir.
@@EletroAmadorismo obrigado abençoado, por isso vc esta usando o disjuntor no seu video
Desarmou passou mais de 20A, a resistência está menor.
Os detalhes técnicos e a lei de ohm eu entendi.
Perfeito!
Aqui onde ei moro é 220 sendo uma faze e um neutro, dá pra fazer esse aí desse forma ?
Tudo bem Abraão?
Da sim, mas no aterramento só vai uma fase certo?
Abraço!
Já ouvi que o valor do terra tem que ser o mais próximo de zero. Mas o que seria aceitável como "próx de 0"? 79, 50, 20, 10, 100, 200?
O que estes valores influenciam na prática?
Airton, as concessionárias exigem máxima 10ohms, isso porque já existem muitos pontos aterrados no sistema, se medir o total vai dar bem baixo.
Já um aterramento para ser eficiente, tem que ser abaixo de 5ohms.
ua-cam.com/video/j6xBPZLJ7Oc/v-deo.htmlsi=dPcSt8C-2RcKg8aX
Então se a resistencia for de 1 ohms o disjuntor ia desarmar ? E ai, como fasso a medição?
Disjuntor curva "C" ele demora um tempo pra desarmar, da tempo de medir.
Obrigado pela observação! 🙏
@Leandro eletricista preciso registrar a medição de alguma forma para emissão de laudo
SHOW!
a umidade do solo nao interfere nessa matematica???
Com certeza não! A matemática não tem relação com aterramento! Kkkk
Se molhar o solo vai alterar a resistência. Cada aterramento tem sua resistência né?
Deixa eu ver se entendi, o amigo ligou uma fase direto com a terra, fechando um curto circuito? Não era melhor colocar entre a fase e a terra um consumidor de resistencia conhecida, medir a amperagem e a voltagem da mesma forma, calcular a resistencia total, e depois subtrair a resistencia conhecida (lampada incandescente ou um resistor)?
Amigo, a terra tem uma resistência, essa que a gente mede, toda carga é uma resistência. Um chuveiro de 5.000 w em 110v, por exemplo, a resistência é 4 ohms .Uma resistência de aterramento, raramente consegue 4 ohms E resistência de um curto circuito é 0 (ZERO).
@@EletroAmadorismo Tá certo, então o Disjuntor tem que ser calculado pra não desarmar, vai que o terra sendo medido tem 5 Ohms.
@mikeelektra Ah! Se desarmar um disjuntor de 20A com 110v, significa que o terra está com menos 5 ohms, não precisa nem calcular.
Se colocar mais uma haste interligada irá diminuir a resistência, correto ?
Geralmente sim!
Vou fazer um vídeo mostrando como fazer aterramento.
Qual o aterramento ideal? Se é q existe?
O ideal seria zero, mas abaixo de 5 já está óitmo!
Bom dia.
Sou leigo no assunto. Corre risco de choque ao fazer esse procedimento?, Pois a impressão é que se está energizando a haste de terra.
Sérgio, corre risco sim, infelizmente acabei esquecendo de deixar esse alerta! mas obrigado pela observação!!
Foi a primeira coisa que percebi. Imprudência.
@@Cephey1 É só não fazer! Cull de galinha... se tu não entende ou é leigo, tu não deveria nen estar aqui comentando. Quando a pessoa não entende do assunto, se afoga até bebendo água. Falando que é imprudência... alguém tá colocando alguma arma na sua cabeça obrigando a fazer o teste?
O cara tá mexendo com energia, e tu pergunta se corre risco de choque???? Kkkkkkkkk tá de sacanagem?😂
Ganhou um inscrito, top demais esse vídeo. Me surge uma dúvida. O sr. colocou 220v [fase] numa ponta do disjuntor e na outra ponta o cabo de aterramento. Jurei que a chave cairia. Porque não caiu?
Como a resistência estava alta, a coirente ficou baixa, 1,6A, lembra?
E se desarmar um disjuntor de 20A, significa que o aterramento está menos 6 Ohms, está ótimo!
@@EletroAmadorismo verdade, me liguei desse detalhe. Show amigo top demais.
Para ser um bom aterramento monofásico tem q dar em média de quantos ohms?
José Carlos, abaixo de 5, quanto mais próximo de zero melhor!
@@EletroAmadorismo esse teste intao deu muito alto no caso de 78ohms
Sim, o objetivo do vídeo é mostrar como realizar a medição.
Estou preparando um sobre aterramento, de uma maneira simples e completa!
Desculpe minha ignorancia, mas nesta situaçao de mediçao, como seria o valor ideal para que se tenha um bom aterramento. E caso nao esteja o ideal teria de se colicar novas hastes de aterramento
Rubens, tudo bem?
Veja bem: as concessionárias exigem no máximo 10 ohms, porque existem muitos pontos aterrados mas a resistência ideal é abaixo dev5 ohms, ou quanto mais baixo melhor.
Abraço!
@@EletroAmadorismo muito obrigado,
Valeu mesmo também tinha a mesma dúvida 😃 ☺️
Eu posso fazer essa medição com o multímetro?
A tensão sim mas a resistência não!
Professor o que aconteceria se vc medisse os amperes sem desligar o disjuntor, inclusive Não consegui entender como tinha amperes em um cabo com disjuntor desligado? Muito obrigado a quem responder ok amigos.
Você está equivocado!
Ok, o aterramento não tá bom, o quê fazer? Mudar de lugar? Haste mais longa? Haste mais grossa? Outra haste?
Amigo tudo bem?
Teria que fazer com conteúdo pra falar de aterramento!
Mas, basicamente, o primeiro passo, quando não atinge a resistência ideal, abaxo de 5 ohms, é fincar mais haste, e se é na horizontal ou na vertical, vai depender do seu espaço físico!
Abraço!
Qual escala foi feito a medicao
Ricardo, tudo bem?
Tensão em corrente alternada.
qual a resistencia ideal ? essa ai ja ta boa? ou precisa ser 10 ohms?
ou 5 ?
Está boa não!
O ideal é abaixo de 5.
@@EletroAmadorismo nuuuu é complicado kkk obg entendi.
As concessionárias exigem máximo 10 mas é porque tem muitos pontos equipotencializados!
Porfesor tem canais que fala que isso nao pode fazer e verdade ?
Everton, mas o canal fala porquê não pode fazer?
Porque é pecado, porque vai deixar de comprar um terrômetro?
Deve ter a explicação porquê não pode.
Eu faço há mais de 30 anos!
Por lei não pode fazer porque o governo paga a ABNT.
@@EletroAmadorismoverdade 😅
Bom dia! A corrente em algum momento fica estática? Pq percebi que ela ainda estava subindo na hora que você desligou(1,61A). Abraço.
Diego, fica sim, a minha haste estava pouco enterrada e estava com mal contato, mas fica estável sim!
@@EletroAmadorismo Perfeito! Obrigado!
Qual a seção do foi usado no teste? É de 2,5mm?
Ricardo, tudo bem?
Esse meu foii 2,5mm mas pode ser qualquer um só tem que colocar o disjuntor de acordo com o fio.
Se usar 1,5mm usa disjuntor de 16A, por exemplo.
A medição não depende do fio e sim da tensão e corrente.
Obrigado professor
No caso o disjuntor pode ser um monofásico?
@@Filosofia-Ateista Eu que agradeço Ricardo.
O disjuntor mono sim.
Abraço.
O valor ideal seria
Isso mesmo Danilo, de 5 pra baixo.
Só reforçando, o vídeo mostra como medir!
Abraço!
Por isso é importante pesquisar e entender Marcelo, pra não ficar preso em NBR. O fato de decorar NORMAS impede o técnico de pensar e pesquisar!
Marcelo, percebe como a norma confunde os leigos?
Um aterramento de 15 ohms não serve pra nada!
Um chuveiro de 7kw em 220v , sua resistência é da ordem de 6 ohms, 32A.
Então percebe, 6 ohms não desarma um disjuntor de 40A
A concessionária exige 10 ohms, máximo porque tem aterramento em todo o percurso. Por isso pra medir um aterramento não pode estar equipotencializado. Tem que desconectar.
Então por isso sou contra a norma ser usada de qualquer maneira.
Vou fazer um video explicando isso, não ví nenhum ainda.
A norma surgiu pra ser usada na fiscalização, bombeiro, por exemplo, quando ele vai conferir um anexo R, por exemplo, como ele não tem conhecimento pra conferir ele confere em cima da norma.
E quando uma pessoa faz um aterramento individual, longe de equipotencialização, esse aterramento, pra funcionar tem que ser próximo ou igual a zero.
Esse método eu nunca tinha visto e funciona perfeitamente! Nesse momento tem "especialistas" e pessoas que pagaram caro em terrômetro arrancando os cabelos da cabeça! kkkk
Genilson, blz?
Funciona sim, só não é aprovado pela NBR.
@@EletroAmadorismo Prefiro economizar alguns milhares de reais! auhuahu Obs. Excelente conteúdo!
Meu amigo, se a diferença de potencial entre FASE e TERRA tivesse dado 220v o disjuntor não teria desarmado?
Cícero, tudo bem?
Não desarmaria porque a resistência estava muito alta e a corrente baixinha.
Abraço!
@@EletroAmadorismo Obrigado pela explicação, meu amigo.
Amigo, que corrente é essa? É oriunda de quê?
Edson, tudo bem?
Quando a gente coloca uma carga em um circuito gera uma corrente certo?
Ai está conectando a fase no terra e de acordo com a resistência desse terra vai ser a corrente medida!
Abraço!
Si ligar a fase na terra não dá curto não.amigo.👍
Oseas, tudo bem?
A corrente depende da resistência, quanto mais baixa a resistência maior será a corrente, no caso de um aterramento com resistência 1 ohms com 110v você terá 110A.
Com quantos Ohms um aterramento está bom?
Tudo bem Regis?
Uma resistência de terra ideal é abaixo de 5 ohms ou mais próximo de zero possível.
Abraço!
Esse aterramento está ruim né ?, a norma exige que no máximo fique em 10 ohms
O ideal é abaixo de 5 ou o mais baixo possível!
Se a tensão é 220v , porque nas pontas mostrou o 126v ?
Tudo bem?
Porque alí só entra uma fase!
Abraço!
@@EletroAmadorismo , tranquilo! É que em minha região é o mono 220v, bastando apenas encostar o pé no chão o multímetro e segurando uma das pontas, já mostra esse valor de tensão.
@@Ghost_Hero- Isso mesmo, essa tensão é referente a uma fase.
É possível se aproximar ainda mais do real valor de resistência de aterramento se a tensão for medida durante o tempo de condução da corrente, no teste do vídeo. A tensão que foi medida foi com o circuito aberto, que tende a ser sempre maior do que quando o circuito está fechado. Assim a tensão real seria menor que os 126V medidos, o que consideraria toda a queda de tensão que ocorre na fiação, extensão, etc, até chegar na haste de aterramento. Desta forma se obteria uma resistência menor do que a que foi calculada. Fica ai a dica. Parabéns pela iniciativa de compartilhar este conteúdo. Sucesso !
Certíssimo Richard, isso mesmo!
Abraço!
Você quer dizer medir a tensão com as pontas de prova na fase e na haste de aterramento com o circuito fechado? Se sim, não é possível: a haste se torna uma extensão do condutor fase antes do elemento que gera a impedância (ou seja, a terra). É como se você estivesse querendo medir a tensão com as pontas de provas em 2 pontos do condutor antes de um elemento resistor (uma lâmpada, por exemplo). Fiz o teste e obtive décimos de volts com o circuito aberto. Aliás, nem é adequado utilizar a lei de Ohm como esse teste do vídeo faz, já que o solo gera impedância e não resistência. O mais adequado é o terrômetro mesmo. Mas para um valor aproximado, até que quebra um galho.
@@zevicente6057 Falou o cara que vende terrometro kkkkk
mais o valor de um bom terra nao seria baixo de 5 ..... se deu 78,7 esta auto
Exatamente, um bom aterramento é abaixo de 5 ohms, acima de 10 ohms em até 380v, começa ficar ruim!
Seria mesma coisa eu medir uma fase e um neutro fechando curto utilizando um djuntor kkk se o aterramento ai estivesse zero resistência isso ai seria um baita curto que jamais deixaria o djuntor armado .
Não é não, Rogivan, a resistência do neutro é zero, do aterramento nunca chega zero.
Um chuveiro de 7.000w em 220v, a resistência é 7 ohms e a corrente é 31A.
Um aterramento de 5 ohms em 110v vai dar 22A.
Eu mostrei isso na prática na faculdade!
Ótimo conteúdo, porém faltaram duas informações importantes. Jamais realizar esse teste com o neutro da rua conectado na haste. Não fazer esse teste se tiver IDR na instalação.
Valeu Guilherme!
Abraço!
Seu teste pode ser melhorado medindo a tensão entre o solo(em local distante de preferência) e a haste com o disjuntor ligado, dessa forma caso o aterramento do neutro do transformador esteja ruim e a tensão da fase cair, teríamos em mãos a tensão correta para fazer o cálculo.
Da forma como você fez, quanto pior o aterramento do neutro e melhor o aterramento da haste medida, maior o erro no valor final obtido pois essa corrente retorna para o neutro através de outras hastes que também possuem uma resistência. Pode ser esse o motivo da diferença com o valor obtido no terrometro.
Por exemplo digamos que o transformador tenha apenas uma haste de aterramento do neutro(vou chamar de haste A) com uma resistência de 20 Ohms; e estamos medindo a resistência de outra haste que estamos instalando(vou chamar de haste B). Se medirmos a tensão entre a haste e a fase com o disjuntor desligado, daria 100v considerando que o transformador tenha essa tensão(só pra facilitar o exemplo), vamos admitir que a haste B tem uma resistência de 5 ohms. Ao ligar o disjuntor circularia uma corrente de 4A pois 100v/25 ohms = 4A (a resistência total para a corrente retornar ao neutro nesse caso é a soma das resistências das duas hastes). Usando os valores que medimos no exemplo que foi 100v e 4A, encontraríamos uma resistência de 25 ohms na haste B. Mas na verdade a haste B tem 5 ohms, os 20 restantes são da haste A.
Agora se medirmos a tensão com o disjuntor ligado e essa corrente circulando a tensão encontrada seria 20v entre a fase e o solo pois os 80v restantes estariam entre o solo e o neutro.
Não há possibilidade de queda, se a resistência for suficiente pra haver queda, o disjuntor desmará antes de medir, no caso do disjuntor de 20A significa uma resistência menor que 6R.
Mas obrigado pelo comentário!
Respondido na outra mensagem!
Obrigado pelo comentário!
@@EletroAmadorismo O disjuntor desarma no caso do neutro estar bem aterrado possibilitando uma corrente acima de 20A, caso contrário não.
Se a haste medida tem uma resistência menor que a resistência de aterramento do neutro, ao ligar a fase nessa haste a tensão entre solo e fase se tornaria mais baixa que a tensão solo - neutro.
Claro, esse exemplo é muito exagerado, mas esse efeito pode ocorrer mesmo que seja em menor escala.
A queda de tensão que citei se dá entre fase - solo e não entre fase - neutro.
Afinal, a corrente que entra da fase para a terra retorna pelo aterramento do neutro não é mesmo?. Dessa forma, se tivermos uma única haste com 5R aterrando o neutro e uma corrente de 4A, teremos uma tensão de 20V entre o neutro e o solo, como entre os terminais do transformador a tensão se mantém, a tensão fase - solo cairá. Mesma teoria do divisor resistivo, porém aplicada ao caso.
Amigo, desculpe mas não sei onde você que chegar!
Super legal, mais isso significa que para um aterramento ideal de " 5 Ohms " a corrente seria próximo a 25,2 Amp..... Muito legal está forma de medição 👏👏👏
Isso mesmo!
Ou seja, usa um disjuntor de 20A. Se não desarmar tá ruim !
Assis Campos boa noite. Como vc chegou a essa conclusão? Por favor.
@@joaquimferreira7324 Joaquim, o terrômetro convencional usa esse princípio, a diferença é que ele injeta a própria tensão dele e já te dá o cálculo.
@@EletroAmadorismo obrigado pela força. Sua prontidão em responder é excelente.
Meu caro esse teste está errado, você está fechando um curto com o terra o disjuntor deveria desarmar imediatamente, tá muito estranho desculpe o meu ponto de vista
Não está errado não amigo, é só você fazer o cálculo!
A corrente depende da resistência, se um disjuntor de 20A desarmar com.o terra, significa que o terra está ótimo!
O terrômetro convencional ussa esse mesmo princípio!
A resistência de curto circuito tem que aproximar de zero.
Abraço!
Engraçado é que o djuntor não desarmou
Samuel, o disjuntor é 20A e a corrente deu 1,6A.
Uma boa terra fica á volta dos 20 homes
Daí pra menos!
Ohms
Muito bom, só tem que ter muito cuidado, por exemplo aqui na minha região é 220 monofásico, se o ideal é até 10 Ohms, a corrente terá que dar 22A, o choque é grande 😂
Perfeitamente! corretíssimo!
Abraço!!
Estranho, pela minha experiência se aterramento for bom o disjuntor deveria desarmar na hora...
Tudo bem amigo!
Pra desarmar na hora teria que ser curto, e a resistência de um curto é zero e um terra com 3 ohms vai dar 36A, isso no disjuntor 20A vai levar muitos segundos pra desarmar.
Obrigado por comentar! Abraço!
Oi mesmo tinha que ser um disjuntor diferencia que identifica a diferença de intensidade nas bornes
0,125v nao é 125v complicado ne, isso não existe !!!
Marquinho, não tem essa vírgula, a leitura é 0125v
Teste muito fraco e não atende às normas....
78 homis e nenhum sabia disso...
Não entendi o comentário! 🤔
Bom, mas precisa melhorar suas prioridades. Você inicia o video falando que não irá fazer uso de alicate amperímetro e terrômetro... Depois usa isto como teste para medir... Por favor!
Amigo, a foto do início é um terrômetro tipo alicate, não é amperímetro!
Eu disse no início que dispensa o uso de equipamentos caros, como alicate, ou terrômetro convencional.
Essa mediçao não é aceita pela norma Abnt.. E não funciona se a configuraçao do trafo for delta.. Para ter precisão com esse tipo de medição a configuração do trafo tem de ser tns com neutro muito bem aterrado; se o neutro não tiver aterrado corretamente no trafo tns a corrente será o resultado da tensao com relação a soma dos dois aterramentos..o da haste tt e do neutro tns..alem disso a mediçao nao funciona quando se usa fase de gerador; se tiver dr ou idr no quadro o mesmo vai desarmar por causa da corrente pro terra e não vai ser possível medir a corrente..a medicao seria mais para referencia ..
Adilson, Com certeza não da pra emitir laudos nessa medição e é claro que tem exceções mesmo assim 90% dos sistemas, tanto estrela quanto delta se usa neutro e aterrado!
Mas valeu sua observação, vou fazer um sistema pra medir com ausência de neutro!
Abraço! Obrigado pelo comentário! 🙏
Abraço
Que parte da palavra "amadores" você não entendeu? Vc deve ser um daqueles "técnicos" que cobram caro pra instalar uma TUG (também sei encher linguiça KKK)
@@regisaraujo1964, o que ele disse está correto, e se vc não entendeu a questão da topologia de ligação, (bem como o funcionamento do DR e IDR) então não deve mexer nisso, pois pode acontecer acidente (com risco de vida, inclusive) por causa de uma medição e validação feito por um teste amador (realizado por um técnico amador)
@@EletroAmadorismo, eu acho que alguns pontos do seu vídeo ficou meio sem sentido (ou contraditório):
- Primeiro, vc diz no início do vídeo que não precisa de alicate, para no final do teste vc usar... Um alicate? ? ? ? Não entendi essa ..;
- Segundo, vc diz que "o teste ds lâmpada não funciona". Ora: qual é a diferença entre o teste da lâmpada e o teste que vc fez? Nenhuma!! Com as mesmas leis de ôhm (que vc mostra no vídeo) vc chega no mesmo resultado que vc mostra no vídeo. A diferença é que vc faz o cálculo medindo a tensão corrente. Na lâmpada, como a potência é fixa para a tensão nominal, então dá pra vc calcular a resistência da lâmpada. Quando ligar a lâmpada nela, ao medir a tensão nela e sabendo a resistência dela, vc chega à resistência do aterramento da mesma forma (a única diferença é que no seu teste vc mediu a corrente máxima que o terra pode oferecer);
- Terceiro, a sua medição não é mais precisa que a do terrômetro! A lei de ôhm só é válida (numa conversão 100% direta) para correntes continuas. Em correntes alternadas, essa conversão não é 100% correta, mesmo utilizando o RMS. Dependendo do projeto do multímetro, ele pode ser muito próxima (true RMS) mas nunca 100% precisa. Para AC utilizasse outras fórmulas.
Se a fiação e ligações do terrômetro não são confiáveis, como vc afirma, as que vc fez com o disjuntor na haste do terra também não são. Eu prefiro confiar na indicação do terrômetro, até porque rle nem precisa de energia do fase para funcionar, e não precisa sequer ter uma rede elétrica instalada no prédio para vc fazer a aferição.
@@AquinoSamuel está correto, quando você utiliza rede AC pra medir resistência isso acaba sendo errado, pois em AC você não tem apenas uma resistência, e sim uma impedância onde é composta de resistência e indutancia, entao seu calculo não estava correto e provavelmente o do terrometro estava mais preciso kkkkkkkkk
Fico só observando os especialistas aqui enchendo o saco. Pra caramba. O cara mostrou tanto com multímetro tanto com terrometro e tem gente cheio de iluminação dizendo não funciona e tal. É claro se você tem um terrometro use agora criticar o cara que mostrou seu teste. Essa geração é uma geração de Nutellas mesmo. Chega dar nojo. Parabéns a esse valoroso guerreiro que mesmo com essa classe de gente idiotizada por sistemas enchendo o saco e teve coragem de mostrar seu teste. Nem todos eletricista ou técnico dispõe desses aparelhos que custam o olho da cara. E pra finalizar um engenheiro eletricista que é especialista no assunto me ensinou macetes e cálculos como esse e outros que podem sim ser aplicado e é confiável sim. Não serve pra laudos por causa do sistema e não porque não é eficaz
Adeilson, é exatamente isso que você expressou, mas dizem que temos que respeitar as opiniões!
Obrigado pela observação! 👏👏
Abraço!
👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns pelos ensinamentos, não tem como contestar a Lei de Ohm, já existem Terrômetros que utilizam esse fundamento dá uma olhada ua-cam.com/video/CSQjQIunsg4/v-deo.html
Legal o equipamento, realmente ele usa o mesmo princípio!
Obrigado André! Abraço!!
@@EletroAmadorismo E pode ser adquirido com Certificação
@@engenheiroandre2 É bem interessante, o alicate é caro e o convencional não é em todo lugar que consegue espaço pra cravar eletrodo.
Foi você que desenvolveu esse ?
@@EletroAmadorismo Não, sou Eletrotécnico e utilizo muito ele. Comprei pelo site do fabricante
@@EletroAmadorismo Não, sou Eletrotécnico e utilizo muito ele. Comprei pelo site do fabricante
Uma coisa é certa: já se media aterramento antes de existir terrômetro.
Certamente ele foi inventado para facilitar essa tarefa, mas que dá para viver sem ele, dá sim.
Converse com algum profissional antigo e pergunte como ele fazia para medir, já que não haviam aparelhos digitais na época.
O terrômetro convencional usa esse mesmo princípio, tem um eletrodo de corrente e um de tensão, com essas duas referências ele já faz o cáculo!