Muito didático, é exatamente como diz um trecho de uma música de engenheiros do hawaii "A história se repete, mas a força deixa a história mal contada"
Excelente esse vídeo, eu como estudante de História e militante em defesa da igualdade dos negros e pelo fim do racismo, não tinha a visão da exposição do Dr. Sader e leva-me a refletir sobre África sob uma nova ótica.
Uma palestra esclarecedora e sensacional de Emir. Todos deveriam assistir a este conteúdo pelo conteúdo e experiência. Fiquei apaixonada por todo o relato sobre o continente africano, a maioria dos Brasileiros não conhece nada disto.
Quando o Emir Sader falou da imagem que o cinema hollywoodiano passa do africano como uma mistura de ser humano e animal, lembrei-me de filme relativamente recente chamado "Diamante de Sangue" que tinha no seu elencos várias estrelas e um dos protagonistas era o "queridinho" de Hollyood, Leonardo de Caprio (que também adora aparecer em documentários sobre o Aquecimento Global).
muito bom pena que em um canal mundial não encontra nada comparado... África uma história de luta e cultura uma civilização que esforça para mostrar que não é inferior povos que tem sua história seja falada ou melhor oral ela existe e faz parte da nossa brasileira o resgate precisa continuar sendo feito .......parabens
Essa referência de que "o colonialismo acabou e agora mora a desordem" costumo eu a comentar sempre que tenho oportunidade. É uma construção prepositada para dar a ideia de que a colonização foi um ato civilizatório para o africano! Muito boa aula!
Muito agradecida pela Palestra. Gostaria de informar que alguns membros do meu grupo de estudos se recusam a ir fundo nas pesquisas sobre a África por motivos emocionais. Isso os abala demais, os deixa depressivos então partem para o Holocausto Hebreu e de outras Etnias como uma espécie de fuga assumida. Eu não insisto porque temos uma Filosofia não agressiva.
Excelente a visão crítica esboçada por Emir Sader, precisamos replicar amplamente esse vídeo, pois a lei da mordaça, apelidada de "sem partido", quer na verdade eliminar o discernimento do povo brasileiro e do mundo sobre a história das sociedades e impor a visão de um partido único que aponta para uma Africa sem história. Parabéns para Enir Sader e o canal "Ideias Online"
Creio que devemos fazer nossa história por nossa conta e não ficar botando culpa nesse ou naquele por frustrações que naturalmente acontecem. Quem é acomodado gosta de atribuir a causa do problema a outro, só para não ter o trabalho de se mover em busca de soluções.
Você além de ser um ser desprezível é um boçal. O povo negro nao esta se vitimizando. Estamos exigindo oque é nosso por direito. Queremos condições melhores de vida; igualdade; respeito; fim do preconceito com nossa raça... Não existe negro acomodado, existe uma população medíocre que nos afunda na miséria. Nos inibindo até mesmo de adquirir um conhecimento de qualidade.
O massacre do século XX, sem dúvida foi do Nazismo. Porém, vemos que o racismo na Bélgica vindo de Leopoldo II, foi tão grave quanto! Foi um genocídio mais antigo.
Saudações aos palestrantes, o audio infelizmente um pouco baixo. Obrigada e gostaria de saber onde eu encontro uma Linha do Tempo de tudo que ocorreu na África, Oriente e até aqui mesmo. Pode parecer ultrapassado mas ajuda muito a quem, assim como eu está no início individual e autodidata do estudo. Sei que as pessoas de Literatura não gostam muito do audiovisual e seus recursos mas eles são extremamente necessários ao embelezamento da palestra. Não que não sejamos capazes de ouvir e prestar atenção mas de uma forma editada fica mais instigante, mais bonita, mais interessante para estudar. E também legendas ajudam muito porque podemos tirar dúvidas quanto a nomes estrangeiros, pausar para fazer anotações ... Não se acha nada sobre a História da África, da China, da Índia, do Oriente Médio e nem dos Índigenas de forma clara em lugar nenhum!
A imprensa não denuncia que as multinacionais patrocinam as guerrilhas africanas, pois as grandes publicações dependem da publicidade das grandes marcas.
Emir Sader é um dos grandes intelectuais do Brasil, seu livro sobre Marx é um clássico!!!! Apresentou esta aula como poucos poderiam apresentar, desenvolvendo uma história crítica da época moderna e contemporânea. Como discípulo de Rosa Luxemburgo, sabe muito bem que, o capitalismo unificou e destruiu os mundos não capitalistas, destruindo e transformando a natureza para o bem e para o mal, ao mesmo tempo que criava desigualdades e distinções entre os homens, invetando raças, religiões, estados que colocavam a Europa como criadora de uma civilização e, a Ásia, a África e a América como povos irracionais com estados autocráticos e religiões animistas e fetichistas ou seja inferiores.
Desde meados de 2010 que procuro documentários sobre a Àfrica e os Índigenas - não se acha na-da. Eu e meu grupo partimos para estudar a II Guerra e há muito material disponível sobre o Holocausto Hebreu, mesmo ruim. Não nos importamos porque lemos nas entrelinhas e observamos o que não está escrito ali como mais um instrumento de observação. Mas confesso que é muito frustrante não encontrar nada da África principalmente na internet. Nem indicadores de onde podemos encontrar. Não há um museu no Brasil. Tivemos a oportunidade de ir a Palmares mas ninguém sabe de nada lá... ou não quis falar. Não temos dinheiro. Estudamos com o que podemos e perguntamos a pessoas e a almas que já partiram. Somos assim. Não nos importamos com o que vão pensar de nós.
Letícia Cruz não sei onde vc é mais em São Paulo tem o Museu Afro no parque Ibirapuera. E tem os livros o Unesco q fala sobre a África escritos pelos africanos e melhores historiadores, antropólogos, sociólogos.Tem em várias bibliotecas no Brasil q tem os volumes. na USP tem o grupo de estudo da África se vc for fodona vc entra.
Olá letícia, concordo plenamente com você quando diz que existe pouco material de estudo, se comparado a outros temas, mas acredito que o professor tenha explicado bem o motivo desse empasse. Entretanto, não sei se é de seu conhecimento, foi traduzido para o português recentemente a coletânea da UNESCO sobre a "História Geral da África" em 8 volumes bem completos. O legal desta obra é que, na tentativa de evitar a construção de um discurso historiográfico eurocêntrico, uma série de autores/historiadores africanos contribuíram para formação da obra, que esta disponível em PDF. Ao menos agora terá por onde começar. Bons estudos!
Infelizmente o racismo sempre existiu! O que pode acontecer é amenizar através da educação e distribuição de renda, agora mudar sentimento interno de cada ser humano é impossível. Porque se reescrever a historia teríamos que rescrever a história de todas as civilizações para descobrir a vertente de tudo, o que seria impossível.
Comecei assistindo a esse vídeo por uma obrigação acadêmica, por isso a perseverança em chegar até os 31m., mas serei obrigado a cometer uma displicência! Não dá para dispensar tanto tempo com baboseiras!
Fala sério. Falaram, falaram e não disseram nada sobre a história da África pré colônial. Esses acadêmicos de esquerda, por conveniência e para massificar a ideia do panafricanismo, falam.apenas do terrível episódio colônial. Falem do reino de Oyó, de Daomé, de Ifé, do Congo. Fale de suas guerras de dominação território, das estruturas políticas e econômicas, falam da estrutura social de cada reino. Não sabem, ou não convém contar.
Não julgo tratar-se de esquerda, falar-se da barbárie que foi o tráfico de escravos. Naturalmente, na África pre-colonial havia sim escravidão, tal como sucedia na Europa antiga e mundo de uma maneira geral. Mas a escravatura africana pre-colonial em nada se compara à barbárie do tráfico negreiro, em que seres humanos foram objectificados. Sabia que os escravizados na África pre-colonial, com o passar do tempo, eram integrados nas famílias, podendo até herdar propriedades e até casar com mulheres livres?
Muitos dos subjulgados são cumplices da sua própria condição e a de outros que são oprimidos, isso é um grande impasse. Como foi dito no vídeo sobre o pensamento do oprimido, este se auto oprime. Nunca conheceu um negro desfavorecido que acha que está certo a sua condição? Uma mulher que vive como uma escrava para suprir as regalias, se não violentas também, de seu companheiro pensa estar fazendo um papel digno, nunca conheceu uma mulher assim? Bom, penso que esse fator é um grande problema que impede de que se faça algo. O problema é em tornar-se consciente para isso basta ter um cérebro, ou seja, independe da forma que nosso corpo tenha, mas depende e muito da forma como pensamos.
cultura rica, povo forte, temos + 50% de habitantes de cor negra etc., somo iguais, diferentes na cor da pele e traços fisicos, rostos etc...a depender do lugar que se nasce! Lamentável.
Como contar um história que não foi registrada.... Como demonstrar algo verdadeiro se contato apenas a versão dos que ganham e nunca pelos que perdem. O que podemos fazer é entender os meios pelos quais aconteceram, vendo nos atos dos ganhadores sendo estes bárbaros "infelizmente" ou qualquer adjetivo que quiser a pior, apenas escravizarão, exploraram e massacraram todo um povo. Não vejo perda de tempo neste vídeo, vejo que a concepção deste assunto incomoda muitos, não quer ser visto por muitos, e a maioria dos críticos, não no caso dos palestrantes nada faz a respeito. Que nossa intolerância individual ou de grupo e que o etnocentrismo jaz com os dias contados. Uma utopia? Escolha o que melhor lhe convém. Eu tenho fé... Quero ser parte da solução. Acredito que todos aqui concordam neste ponto. Senão... sabemos bem o nosso futuro e de nossos irmãos. Não aceito o conceito de raças e sim que a espécie humana pode evoluir realmente como humana, pois, não faz jus a palavra ou se fada a eterna desigualdade.
Pura emoção derivada da atenção e do conhecimento!!! Tu és a Madeira ( America ( Tiger Branco ( Yin ))) 1 Eu sou o Fogo ( Asia ( Dragão de Fogo ( Yang )))) 1 O que significa que 1 + 1 = 1 OU 3 ( Tao / Dao ) --- O Sopro de "Deus" Pura informação que transforma a realidade a partir do Sonho! Não é nada de "contra alguém" ... Existe sim uma Expressão !!! Quem poderá dar atenção, poderá abraçar uma só emoção que decide "Agarrar" !!! E quem se permite conhecer, permite-se procurar a tal "matéria prima"... O que existe em comum é a procura dos Sonhos!!! O "patrão" exige um serviço, mas quem o produz não é fiel a quem lhe paga!!! ;) Os "chefes" falam, e quem sente essa emoção sem questionar, pratica o verbo!
No que fala sobre a exploração da Africa esta 100% certo. Hoje se sabe que o único presidente que "valorizou" a Africa estava la por interesse próprio $$$$.
qual foi o beneficio dele pessoal? todos vao por interesse,é normal, é assim que funciona a economia, através de interesses, so que todo com Lula, todo mundo ganhou, inculisve as emrpesas brasileiras que seinstalaram na Africa, enquanto que outros vao là, foi o caso dos europeus, pilham e nao dao nada,nem trocam, Lula ofereceu milhares de bolsas de estudo a africanos, entre outras coisas, estabeleceu a historia da africa nas escolas,abriu cotas para os descendentes da Africa,etc, acha pouco? quem fez melhor?
@@inezolude7970 infelizmente vivemos em uma sociedade, capitalista,machista e racista.quando você pergunta se achar pouco , pouco oque ? milhares de pessoas sendo mortas e escravizadas ,que foram obrigadas a ser escravos não lhe deram outra opção oque você está achando que e privilégios se chama políticas de reparação. E muito pouco quando se trata do dano causado aos que foram escravizados e seus descendentes,que dia a dia são discriminados, e são mortos simplesmente pela cor!
como o meu líder disse, AMÍLCAR CABRAL " pensar com a sua própria cabeça e andar com os seus próprios pés" sonho com um dia em que o homem negro ou o homem Africano, contará a sua própria historia... é pena ouvir discursos hipócritas sobre o homem negro ou o homem Africano. É lagrimoso ouvir um homem branco afirmar que AFRICA é um continente sem Historia, espero que mudem os vossos discursos a respeito... a AFRICA, não é um Continente sem Historia, a AFRICA, não é pobre, mas sim AFRICA foi deixado pobre pelos colonizadores, portanto é bom ter disciplina na sua língua.
@@veronicanunes8788 ...Concordo com vc.....o problema nao é por ele ser branco....e sim por ter poucos estudiosos negros....e os que tem às academias...sem generalizar ...meio que desprezam.......
Nao entendo como um Psicólogo ou Psicanalista precisa ler??? Por isso percebo que a Psicanálise fica muito no mundo da metafísica e foge da realidade objetiva.. acaba se atrapalhando.. ;)
concordo que deve ser erradicado todo tipo de descriminação de raça, genero, etnia seja qual for, por isso mesmo creio que as cotas também são descriminatorias, então que se de melhor ensino a todos com igualdade ou as cotas para todos excludtos de raça, genero, o social, ai sim haveria justiça.
Esse cara só falou superficialmente (bem enviesado ainda por cima), e não explicou nada. Essa mania de professores brasileiros de esquerda que só sabem pregar suas ideologias e não passam nada de conteúdo realmente relevante. Cadê a exposição do período pré-colonial? Não falou dos impérios?
Vim pela Uninter! Adorando a aula do prof. Emir Sader!!
Muito didático, é exatamente como diz um trecho de uma música de engenheiros do hawaii "A história se repete, mas a força deixa a história mal contada"
Sou estudante de história, gostei do vídeo como aula.
Claro no que se propõe.
Excelente esse vídeo, eu como estudante de História e militante em defesa da igualdade dos negros e pelo fim do racismo, não tinha a visão da exposição do Dr. Sader e leva-me a refletir sobre África sob uma nova ótica.
Eu tanbem depois dessa palestra eu aprendi a valorizar mais a nossa africa , a palestra foi muito boa
Uma palestra esclarecedora e sensacional de Emir. Todos deveriam assistir a este conteúdo pelo conteúdo e experiência. Fiquei apaixonada por todo o relato sobre o continente africano, a maioria dos Brasileiros não conhece nada disto.
Linguagem prática, direta e de fácil compreensão.
Quero ver quando que vai nos devolver tudo que nos roubaram, dignidade, bens materiais, honra e principalmente nossa verdadeira identidade
Esclarecedor. Otima palestra!! Parabens pelo tema!!!
Quando o Emir Sader falou da imagem que o cinema hollywoodiano passa do africano como uma mistura de ser humano e animal, lembrei-me de filme relativamente recente chamado "Diamante de Sangue" que tinha no seu elencos várias estrelas e um dos protagonistas era o "queridinho" de Hollyood, Leonardo de Caprio (que também adora aparecer em documentários sobre o Aquecimento Global).
Sou estudante de TI e adorei o tema, obrigado Uninter.
Pq obrigado a Uninter?
Ganhei o meu final de semana assistindo esse vídeo. Muito obrigada.
Já faz 33 minutos que ele está dizendo que nós não conhecemos a história da África e até agora ele não começou a contá-la.
Gostei muito da aula, muito bem explicada.
Acabo de conhecer o professor e já estou tremendamente apaixonado por ele hahahaha
Sou professora e gostei muito desta palestra, ele enriqueceu os meus conhecimentos e tambem como aluna da UNINTER
Prova de tudo o que está sendo discutido é a cor d@s integrantes da mesa!
Ótimo vídeo pra se entender um pouco da História da África e também da humanidade.
Cada vez mais me convenço de que o mundo sem a igreja, estaria mi anos luz à frente....Ótima a palestra.
Não fala do que não sabes.
O problema está nos corações malignos de muitos.
Mas Jesus Cristo está voltando.
Devemos ter amor a nossa MÃE ÁFRICA
Anencéfalos não entendem o tamanho intelectual de Emir Sader e de sua palestra aqui. GENIAL.
Que palestra sensacional
Boa palestra do Emir sader
Sim,africa são milhares de povo como Índia e China,mas insiste em botar los como iguais,nem depois de livre eles foram cidadãos um fato.
muito bom pena que em um canal mundial não encontra nada comparado... África uma história de luta e cultura uma civilização que esforça para mostrar que não é inferior povos que tem sua história seja falada ou melhor oral ela existe e faz parte da nossa brasileira o resgate precisa continuar sendo feito .......parabens
Emir Sader, sempre brilhante...
A história só é contada por quem bate nunca por quem apanha
Essa referência de que "o colonialismo acabou e agora mora a desordem" costumo eu a comentar sempre que tenho oportunidade. É uma construção prepositada para dar a ideia de que a colonização foi um ato civilizatório para o africano! Muito boa aula!
Muito bom obrigado
Muito agradecida pela Palestra. Gostaria de informar que alguns membros do meu grupo de estudos se recusam a ir fundo nas pesquisas sobre a África por motivos emocionais. Isso os abala demais, os deixa depressivos então partem para o Holocausto Hebreu e de outras Etnias como uma espécie de fuga assumida. Eu não insisto porque temos uma Filosofia não agressiva.
Excelente a visão crítica esboçada por Emir Sader, precisamos replicar amplamente esse vídeo, pois a lei da mordaça, apelidada de "sem partido", quer na verdade eliminar o discernimento do povo brasileiro e do mundo sobre a história das sociedades e impor a visão de um partido único que aponta para uma Africa sem história. Parabéns para Enir Sader e o canal "Ideias Online"
Creio que devemos fazer nossa história por nossa conta e não ficar botando culpa nesse ou naquele por frustrações que naturalmente acontecem. Quem é acomodado gosta de atribuir a causa do problema a outro, só para não ter o trabalho de se mover em busca de soluções.
Você além de ser um ser desprezível é um boçal. O povo negro nao esta se vitimizando. Estamos exigindo oque é nosso por direito. Queremos condições melhores de vida; igualdade; respeito; fim do preconceito com nossa raça...
Não existe negro acomodado, existe uma população medíocre que nos afunda na miséria. Nos inibindo até mesmo de adquirir um conhecimento de qualidade.
O massacre do século XX, sem dúvida foi do Nazismo. Porém, vemos que o racismo na Bélgica vindo de Leopoldo II, foi tão grave quanto! Foi um genocídio mais antigo.
Somos todos parentes na grande família da humanidade.
não vamos esquecer tanta coisa amigo!!!vamos é evoluir em conjunto, depois de tantos maus entendidos
Saudações aos palestrantes, o audio infelizmente um pouco baixo. Obrigada e gostaria de saber onde eu encontro uma Linha do Tempo de tudo que ocorreu na África, Oriente e até aqui mesmo. Pode parecer ultrapassado mas ajuda muito a quem, assim como eu está no início individual e autodidata do estudo. Sei que as pessoas de Literatura não gostam muito do audiovisual e seus recursos mas eles são extremamente necessários ao embelezamento da palestra. Não que não sejamos capazes de ouvir e prestar atenção mas de uma forma editada fica mais instigante, mais bonita, mais interessante para estudar. E também legendas ajudam muito porque podemos tirar dúvidas quanto a nomes estrangeiros, pausar para fazer anotações ... Não se acha nada sobre a História da África, da China, da Índia, do Oriente Médio e nem dos Índigenas de forma clara em lugar nenhum!
A imprensa não denuncia que as multinacionais patrocinam as guerrilhas africanas, pois as grandes publicações dependem da publicidade das grandes marcas.
Sim,eles patrocinam a morte de latinos,africanos e asiaticos e até arabes fato.
1:14:00
Agora entendo porque sinto que a minha liberdade é uma prisão!
O tempo passa, mais a verdade é sempre mal aceita, por aqueles que estão sempre contra.
Parabéns, pelo documentário.
Maravilha de aula, muito salutar.
Amei , muito bom
muito boa a palestra, realista...
Emir Sader é um dos grandes intelectuais do Brasil, seu livro sobre Marx é um clássico!!!! Apresentou esta aula como poucos poderiam apresentar, desenvolvendo uma história crítica da época moderna e contemporânea. Como discípulo de Rosa Luxemburgo, sabe muito bem que, o capitalismo unificou e destruiu os mundos não capitalistas, destruindo e transformando a natureza para o bem e para o mal, ao mesmo tempo que criava desigualdades e distinções entre os homens, invetando raças, religiões, estados que colocavam a Europa como criadora de uma civilização e, a Ásia, a África e a América como povos irracionais com estados autocráticos e religiões animistas e fetichistas ou seja inferiores.
Aula linda ...
Gostei muito da eula.
ótimo vídeo, parabéns!
Nota 1000
Muito bom!!!!
Desde meados de 2010 que procuro documentários sobre a Àfrica e os Índigenas - não se acha na-da. Eu e meu grupo partimos para estudar a II Guerra e há muito material disponível sobre o Holocausto Hebreu, mesmo ruim. Não nos importamos porque lemos nas entrelinhas e observamos o que não está escrito ali como mais um instrumento de observação. Mas confesso que é muito frustrante não encontrar nada da África principalmente na internet. Nem indicadores de onde podemos encontrar. Não há um museu no Brasil. Tivemos a oportunidade de ir a Palmares mas ninguém sabe de nada lá... ou não quis falar. Não temos dinheiro. Estudamos com o que podemos e perguntamos a pessoas e a almas que já partiram. Somos assim. Não nos importamos com o que vão pensar de nós.
Letícia Cruz não sei onde vc é mais em São Paulo tem o Museu Afro no parque Ibirapuera. E tem os livros o Unesco q fala sobre a África escritos pelos africanos e melhores historiadores, antropólogos, sociólogos.Tem em várias bibliotecas no Brasil q tem os volumes. na USP tem o grupo de estudo da África se vc for fodona vc entra.
Olá letícia, concordo plenamente com você quando diz que existe pouco material de estudo, se comparado a outros temas, mas acredito que o professor tenha explicado bem o motivo desse empasse. Entretanto, não sei se é de seu conhecimento, foi traduzido para o português recentemente a coletânea da UNESCO sobre a "História Geral da África" em 8 volumes bem completos. O legal desta obra é que, na tentativa de evitar a construção de um discurso historiográfico eurocêntrico, uma série de autores/historiadores africanos contribuíram para formação da obra, que esta disponível em PDF. Ao menos agora terá por onde começar. Bons estudos!
Sim,judeus foram humanizados,indios e negros não além de terem a história apagada tristemente.
Infelizmente o racismo sempre existiu! O que pode acontecer é amenizar através da educação e distribuição de renda, agora mudar sentimento interno de cada ser humano é impossível. Porque se reescrever a historia teríamos que rescrever a história de todas as civilizações para descobrir a vertente de tudo, o que seria impossível.
Sim diminui o racismo mas erradicado é quase impossível.
Sou aluna de Graduação em Serviço Social pela Uninter, posso dizer que está aula foi extremamente necessária...gratidão Prof Emir Sader! 😊
LEIAM OS LIVROS DE GUSTAVO BARROSO HISTORIA SECRETA DO BRASIL JUNTO COM BÍBLIA SE QUISEREM SABER MAIS CONHEÇAM O/ CANAL ÙLTIMOS DIAS/
eu sou africano eu quero sabe oq singificà africa um continento sem história?
Comecei assistindo a esse vídeo por uma obrigação acadêmica, por isso a perseverança em chegar até os 31m., mas serei obrigado a cometer uma displicência! Não dá para dispensar tanto tempo com baboseiras!
Cala boca, inútil.
90% da população tem sangue negro , o difícil é admitir.
Com certeza
Tanto que quando vai pessoas brasileiras para Europa são vítimas de racismo mesmo tento a pele da cor da Juliana paes
Sim,um fato.
Fala sério. Falaram, falaram e não disseram nada sobre a história da África pré colônial. Esses acadêmicos de esquerda, por conveniência e para massificar a ideia do panafricanismo, falam.apenas do terrível episódio colônial. Falem do reino de Oyó, de Daomé, de Ifé, do Congo. Fale de suas guerras de dominação território, das estruturas políticas e econômicas, falam da estrutura social de cada reino. Não sabem, ou não convém contar.
Sim,a africa pré colonial foi esquecida como se fossem de outro planeta.
Não julgo tratar-se de esquerda, falar-se da barbárie que foi o tráfico de escravos. Naturalmente, na África pre-colonial havia sim escravidão, tal como sucedia na Europa antiga e mundo de uma maneira geral. Mas a escravatura africana pre-colonial em nada se compara à barbárie do tráfico negreiro, em que seres humanos foram objectificados. Sabia que os escravizados na África pre-colonial, com o passar do tempo, eram integrados nas famílias, podendo até herdar propriedades e até casar com mulheres livres?
Muitos dos subjulgados são cumplices da sua própria condição e a de outros que são oprimidos, isso é um grande impasse. Como foi dito no vídeo sobre o pensamento do oprimido, este se auto oprime. Nunca conheceu um negro desfavorecido que acha que está certo a sua condição? Uma mulher que vive como uma escrava para suprir as regalias, se não violentas também, de seu companheiro pensa estar fazendo um papel digno, nunca conheceu uma mulher assim? Bom, penso que esse fator é um grande problema que impede de que se faça algo. O problema é em tornar-se consciente para isso basta ter um cérebro, ou seja, independe da forma que nosso corpo tenha, mas depende e muito da forma como pensamos.
Sim,infelizmente o oprimido apoia o opressor principalmente na america latina,mas na América e canada.
Africa granda mambo.
Vim através da Uninter e amei.
cultura rica, povo forte, temos + 50% de habitantes de cor negra etc., somo iguais, diferentes na cor da pele e traços fisicos, rostos etc...a depender do lugar que se nasce! Lamentável.
todos os povos que tiveram poder foram opressores,não é a raça é pior que isto é humano
Matéria interessante.
Não gostei do comentário sobre a revista Piauí!
Como contar um história que não foi registrada.... Como demonstrar algo verdadeiro se contato apenas a versão dos que ganham e nunca pelos que perdem. O que podemos fazer é entender os meios pelos quais aconteceram, vendo nos atos dos ganhadores sendo estes bárbaros "infelizmente" ou qualquer adjetivo que quiser a pior, apenas escravizarão, exploraram e massacraram todo um povo. Não vejo perda de tempo neste vídeo, vejo que a concepção deste assunto incomoda muitos, não quer ser visto por muitos, e a maioria dos críticos, não no caso dos palestrantes nada faz a respeito. Que nossa intolerância individual ou de grupo e que o etnocentrismo jaz com os dias contados. Uma utopia? Escolha o que melhor lhe convém. Eu tenho fé... Quero ser parte da solução. Acredito que todos aqui concordam neste ponto. Senão... sabemos bem o nosso futuro e de nossos irmãos. Não aceito o conceito de raças e sim que a espécie humana pode evoluir realmente como humana, pois, não faz jus a palavra ou se fada a eterna desigualdade.
Quem ganha conta a história 😢 🙁 ☹️ 😥
Emir Sader sensacional como sempre!
e a globo tem muita força com essas pessoas
Pura emoção derivada da atenção e do conhecimento!!!
Tu és a Madeira ( America ( Tiger Branco ( Yin ))) 1
Eu sou o Fogo ( Asia ( Dragão de Fogo ( Yang )))) 1
O que significa que 1 + 1 = 1 OU 3 ( Tao / Dao ) --- O Sopro de "Deus"
Pura informação que transforma a realidade a partir do Sonho!
Não é nada de "contra alguém" ... Existe sim uma Expressão !!!
Quem poderá dar atenção, poderá abraçar uma só emoção que decide "Agarrar" !!!
E quem se permite conhecer, permite-se procurar a tal "matéria prima"...
O que existe em comum é a procura dos Sonhos!!!
O "patrão" exige um serviço, mas quem o produz não é fiel a quem lhe paga!!! ;)
Os "chefes" falam, e quem sente essa emoção sem questionar, pratica o verbo!
o que quis dizer com isso?
Contribuição substanciosa.
Muito bom
Ótimo vídeo, uma pena que lendo os comentários me lembro daquele trecho da musica carta a mãe Africa:
O opressor ameaça recalçar as botas..
GOG... Excelente!
O cara fala que Hollywood não fez nenhum filme sobre a África. Pô... porque ele não faz então Fique a vontade. Faça ao invés de criticar.
o brasil e mistura e todos
O Brasil é o país mais africo fora da África.
Errado, Haiti e Jamaica são infinitamente mais afro que o Brasil
Sim,mas lá tem mais negros que Brazil,eles são maioritariamente negros o que é fato.
Tapa na Cara aos neoliberais!!!
No que fala sobre a exploração da Africa esta 100% certo. Hoje se sabe que o único presidente que "valorizou" a Africa estava la por interesse próprio $$$$.
qual foi o beneficio dele pessoal? todos vao por interesse,é normal, é assim que funciona a economia, através de interesses, so que todo com Lula, todo mundo ganhou, inculisve as emrpesas brasileiras que seinstalaram na Africa, enquanto que outros vao là, foi o caso dos europeus, pilham e nao dao nada,nem trocam, Lula ofereceu milhares de bolsas de estudo a africanos, entre outras coisas, estabeleceu a historia da africa nas escolas,abriu cotas para os descendentes da Africa,etc, acha pouco? quem fez melhor?
@@inezolude7970 infelizmente vivemos em uma sociedade, capitalista,machista e racista.quando você pergunta se achar pouco , pouco oque ? milhares de pessoas sendo mortas e escravizadas ,que foram obrigadas a ser escravos não lhe deram outra opção oque você está achando que e privilégios se chama políticas de reparação. E muito pouco quando se trata do dano causado aos que foram escravizados e seus descendentes,que dia a dia são discriminados, e são mortos simplesmente pela cor!
Na mora, odeio esses batuque kkkk
como o meu líder disse, AMÍLCAR CABRAL " pensar com a sua própria cabeça e andar com os seus próprios pés" sonho com um dia em que o homem negro ou o homem Africano, contará a sua própria historia... é pena ouvir discursos hipócritas sobre o homem negro ou o homem Africano. É lagrimoso ouvir um homem branco afirmar que AFRICA é um continente sem Historia, espero que mudem os vossos discursos a respeito... a AFRICA, não é um Continente sem Historia, a AFRICA, não é pobre, mas sim AFRICA foi deixado pobre pelos colonizadores, portanto é bom ter disciplina na sua língua.
Sim,africa foi destruida,como ameri latina asia e oriente medio e permanece destruida e suas várias guerras esquecidas.
Agora entendemos porque o Lula era tão interessado na Africa,
emir sader ótimo , o outro palestrante deu sono
Claro que já fizeram diversos filmes acerca do nazismo.
o grande e q a abordagem dos filmes ta errada
+TIGLATTE FRIASH procure ver uma seriado chamado de "Band os Brothers" e um filme chamado de "Der Untergang
"
Vou procurar por ele
Só branco falando sobre os negros? Tragicômico.
+Rafael Fernandes isto é continuação do racismo! Conteúdo do outro é o mais importante podia ser até de um ET, isto não interessa, conteúdo é tudo!
Rafael Fernandes E a mesma coisa que discussão de feminismo sem mulheres
Não importa a cor da pele e sim o conhecimento dele.
Burro
Procure negros que conheçam sua própria história.....Não há tantos assim não...A história nos foi contada pela óticas dos europeus...
👩🎓Estudante de fisioterapia UNINTER
Os brancos sempre falando da Africa e no poder
Otimo evento. Obrigada por postar.
No entanto, o segundo palestrante me decepcionou imenso pela forma lenta e entediante como fala.
Branco contando nossa história legal né!!!!!....Lembrando que a Somália colonizou a Suécia...kkkkkkkkkkkkkk
Qual o problema?
Então, debruce sobre os documentos, estude e escreva!
@@veronicanunes8788 ...Concordo com vc.....o problema nao é por ele ser branco....e sim por ter poucos estudiosos negros....e os que tem às academias...sem generalizar ...meio que desprezam.......
Não quem colonizou somalia foi italia,inglaterra e França.
Isto é continuação do racismo! Conteúdo do outro é o mais importante podia ser até de um ET, isto não interessa, conteúdo é tudo!
O discurso está muito marxista cultural.
+Daniel Steinman Martini , ou seja, ta firme. ;)
Matheus Delê como prego na areia
exato
Ķkkkk....ate que tentaram....mais falta muita historia sobre a realidade... alem de afros ai falando....
Ótima aula só não gostei da menção ao Lula como marginalizado, na verdade é "marginal".
so falta prova pra isso
claudio Silva 😂😂😂
Ta viajando? Ines prove você que ele é santo!
Vc já viu o tempo mentir?
prova é questão de tempo.
vc conhece mentiroso igual o Lula?
o tempo vai te responder.
Culpou a direita e o Capitalismo? Afe
Palhaçada essa mesa branca, falando dos pretos
Nao entendo como um Psicólogo ou Psicanalista precisa ler??? Por isso percebo que a Psicanálise fica muito no mundo da metafísica e foge da realidade objetiva.. acaba se atrapalhando.. ;)
concordo que deve ser erradicado todo tipo de descriminação de raça, genero, etnia seja qual for, por isso mesmo creio que as cotas também são descriminatorias, então que se de melhor ensino a todos com igualdade ou as cotas para todos excludtos de raça, genero, o social, ai sim haveria justiça.
Defendeu o Lula já perdeu meu like.
Minha nossa senhora, isso foi recomendado pela minha universidade, pelo amor de Deus, quanto merda.
A agência África é de Nizan Guanaes e não de Duda Mendonça. Este último é marqueteiro do PT.
Troll.
Parem de falar asneira, isso baseada em ciências humanas. Vão estudar !!!
Vídeo muito chato
Muito ruim
Foda-se
Esse cara só falou superficialmente (bem enviesado ainda por cima), e não explicou nada. Essa mania de professores brasileiros de esquerda que só sabem pregar suas ideologias e não passam nada de conteúdo realmente relevante. Cadê a exposição do período pré-colonial? Não falou dos impérios?
"Professor de esquerda"... Ah mano... Vá a merda
Sim boa parte deles extintos.