Gostei muito da abordagem da professora, quem não entendeu é porque precisa voltar pra escola e deixar de querer tudo mastigado. Essa explanação faz a gente pensar e ir mais longe na compreensão da História de África e da nossa própria história.
Apenas a minha gratidão, por compartilhar. O meu obrigado por postar e dedicar do seu conhecimento para um conteúdo tão importante auxiliando nossos estudos , e sucesso sempre ao canal.
Concordo plenamente com esta Verdadeira história. Pos o que conhecemos ou que nos nos é ensinado É: a visão totalmente europeia e muitos não atentam para isto:O Quê mais vemos hoje,São historiadores dizer que o europeu foi o povo superior em todo,juntamente com a visão e dominação da igreja. portanto temos uma imensa distorção da verdadeira história tanto Africana como igualmente a indígenas .Portanto fico bastante feliz quando vejo alguém falar da verdadeira história que aliás,É uma história mundial.
Professora gostei muito da sua abordagem..infelizmente cá nossos líderes abordam pouco nossa história e nossas tradições. Apegam muito a tradição colonial,desprezando nossos línguas não ensinando-a. Falo de Benguela-Angola
Até porque nós muçulmanos não nos vemos como árabes, africanos, brancos ou negros. Muito mais do que isso, nos vemos como irmãos. Quando da morte do Profeta Muhammad (Maomé) (S.A.A.S), um ex escravo chamado Bilal, que fora salvo da morte certa, por um dos sahabas (companheiros do Profeta) que comprará sua liberdade, subira na Ka'abah e fizera o adhan (chamado à oração) de um lugar privilegiado. (Quem faz o chamado fica numa posição saliente em relação aos demais irmãos, pois ele está a avisar que é hora de rezar, todos devem calar e por atenção à este momento importante.) Ele era negro e vivia na região que hoje corresponde à Arábia Saudita. Adorei seu vídeo, muito legal. Sou aluno de RI e meu foco é voltado para o Oriente Médio e África. Vivam os povos humildes, vivam todas as cores, viva a história e a cultura. Salam!
Se cada vez que vc da 23:3123:33 esse espaço com fundo musical fosse com uma ilustração, daria mais ênfase nessa aula , que é bem interessante. ...excelente abordagem..
Vídeo muito ilustrativo sobre a história da África. A sociedade brasileira está cada vez mais miscigenada. A maioria da Nação Brasileira tem origem africana.
A Escritura Sagrada é Africana,os negros que estão nas Américas são os verdadeiros Israelistas.Jeremias 5:21 - "Ouvi agora isto,ó povo insensato e sem entendimento,que tendes olhos e não vedes,tendes ouvidos e não ouvis.".Povo escolhido pelo Ancião de Dias está dormindo,e tem que acorda...
Está muita coisa escrita e escondida nos museus e bibliotecas dos Países que se impuseram nos territórios que passaram a fazer de suas Nações! Se repararem quando a corrente africana é grande a falar da África, algumas das organizações vão pondo mais informação sobre a África no Google, mas envergonhadamente pois eles não querem que os africanos e seus descendentes foram usurpados do seu legado pelos Povos que se dizem hoje desenvolvidos! Ora se alguém assaltasse um celeiro e depois proibia os donos de lá entrarem e só entrava quem eles quisessem claro que ficariam com um património sem maior que qualquer outro principalmente os que foram e continuam a ser roubados como é o caso dos Povos de África! É isto que aconteceu na história da humanidade. Os Povos do Polo Norte ficaram com todos os Países já estruiturados e com recursos e mataram os seus Povos originais e depois fizeram o branqueamento de pele ou seja a miscigenação compulsiva!
#PovoPreto: Por 200 mil anos nosso povo está no mundo, somos os povos e as civilizações originários de todos os continentes. Sim, somos potências e sim, somos inteligências e desenvolvedores de tecnologias, apartir de observação, estudos e teorias, práticas(dialéticas) constantes e de aprimoramento; que mesmo negadas de humanidade para nos forçar ao trabalho braçal, ainda produzimos technologia, arte, produçao intelectual e pensamos o Brasil feliz para todos nós...e vamos responder a altura nas escolas, nas areas profissionais como já provamos com as cotas. Por favor abra a represa racista e oportunista de 500 anos que nos impede de acessar as ferramentas educacionais desde da creche até as universidades e de capacitação constante e campo de trabalho e empresarial e agrícolas, comércio, artisticas e robóticas e administrativas; em todas áreas; para mostrarmos ainda mais nosso valor; em todas as areas como nossos ancestrais: dos Impérios: #Kush, #Egípcios , que antes das invasões do oriente médio e europeus; desevolveram e generosamente dividiram com o mundo todas technologias como: agricultura, engenharia, arquitetura, astronomia, planejamento urbano, saneamento urbano etc; berço civilizatório de tudo que tai... e que depois nos foi roubado e negado esses conhecimentos e benefícios...vamos conhecer nossa história acreditar e ver humanidade em nós e trabalhar para nos devolver a dignidade roubada pelos que tem medo de nós! Exigindo dos nossos representantes (executivo, legislativo e em breve nosso judiciário preto, programas #afrocentrados, #afrofuturistas e #panafricanistas de cidade, depois estado e país, programas interligados e coordenados que realmente contempla a dignidade do nosso povo e portanto dos nossos filhos(as) das geraçoes futuras; da nossa auto-estima como povo...!! #mulherismoafricana ja! #eleiçoesmunicipais2020 #eleições2020 #Salvador-#Bahia-#Brasil tudo nosso !!!
4 роки тому
Muito interessante, e subscrevi o canal. Tenho um canal com vídeo de História e gostaria de convidar você a visitar o meu canal e se fosse gostar seria um prazer contar com a sua subscrição.
Francisco Otaviano, me perdoe, mas vá pregar em sua igreja, pq assuntos científicos não se encaixam para vocês. Noé não colocou os dinossauros na arca, não é?!
Pensar no Egito é pensar em filosofia , ciência , religião etc . Foram os pioneiros no mundo em conhecimento, e são NEGROS o que ninguém diz com boca cheia . Mudaram o conceito mundo pensar com sua arte e ciência , infelizmente roubados pelos gregos que ficaram com louros.
Se compreender a realidade de outros é poder se colocar no lugar das pessoas região,ao se estudar o continente africano podemos notar o quanto a população do continente sofreu e sofre ate os dias atuais com o processo de descolonização européia, O velho continente esteve, e esta presente desde quando os fatores como a matéria-prima do continente lhe são uteis e o fato de as necessidades do povo do lugar estarem em evidencia não quer dizer que serão cumpridas,e a visão eurocêntrica nunca admitiu que pudesse existir uma cultura africana e rica e sempre se colocado como superior aos demais povos!tudo aquilo que é considerado oriental na ótica não presta,povos bárbaros!!ignorantes e os europeus acham que são a luz do mundo. O povo europeu é responsável por as maiores tragedias humanas,escravidão,primeira e segunda guerras etc...se fossemos reduzir a historia entre o bem é o mal o homem branco seria o diabo.
Nossa a arte de falar e não dizer nada. "A África é importante" "é preciso estudar a história da África" "é preciso incluir a história da África" "por isso temos que estudar a história da África" e eu esperando a história começar e a história não começa nunca! 😡😡😡😡 10 minutos de vídeo e nada!
Pois é, pensei o mesmo. Nem a continuação do curso tem para vermos ela aborda essas questões que foram levantadas, ou seja, perdi meu tempo e continuo sem saber explicar a verdadeira história da África e sua real importância. Acho que terei que ir morar um tempo em várias regiões africanas para descobri, porque já pesquisei muito e só achei pessoas chovendo no molhado.
Parece-me mais a arte de ler e não entender, interpretar nada. "Aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". (Nietzsche). Realmente lamentável que você não tenha conseguido "ouvir" a música aqui apresentada e todas as reflexões nela inseridas.
Acredito, muito provavelmente, que sua capacidade de interpretação e assimilação seja demasiadamente baixa. Não vejo outro motivo para não compreender o que foi dito por ela, ou dizer que o que foi dito foi é um nada com nada. Lembrando também que ela é doutora no assunto que está tratando no vídeo.
Nem consegui passar dos 10 minutos. Uma pena. Bem, ela jamais conseguiria dar uma aula curta sobre tanta história! Com certeza tem muito conhecimento e pouco espaço aqui. Não dá para saber nem como foi a história antiga, só tem específico mesmo o povo da Núbia. Em 7 minutos já vai para a Idade Média. O bom é que temos ótimas fontes, inclusive, para entender o racismo que dizem ser estrutural, qdo relacionamos com o nosso país. Grande abraço!
EU SOU DE MOÇAMBIQUE DA AFRICA, AFRICA É MUITO IMPORTANTE
VIVA a Africa, Viva Moçambique
Gostei muito da abordagem da professora, quem não entendeu é porque precisa voltar pra escola e deixar de querer tudo mastigado. Essa explanação faz a gente pensar e ir mais longe na compreensão da História de África e da nossa própria história.
Apenas a minha gratidão, por compartilhar.
O meu obrigado por postar e dedicar do seu conhecimento para um conteúdo tão importante auxiliando nossos estudos , e sucesso sempre ao canal.
MUITO BACANA...PARABÉNS!
Concordo plenamente com esta Verdadeira história. Pos o que conhecemos ou que nos nos é ensinado É: a visão totalmente europeia e muitos não atentam para isto:O Quê mais vemos hoje,São historiadores dizer que o europeu foi o povo superior em todo,juntamente com a visão e dominação da igreja. portanto temos uma imensa distorção da verdadeira história tanto Africana como igualmente a indígenas .Portanto fico bastante feliz quando vejo alguém falar da verdadeira história que aliás,É uma história mundial.
excelente documentário, palestra.
São poucos os vídeos sobre a história do povo africano, precisamos recontar esta história da grande mãe áfrica
Professora gostei muito da sua abordagem..infelizmente cá nossos líderes abordam pouco nossa história e nossas tradições. Apegam muito a tradição colonial,desprezando nossos línguas não ensinando-a. Falo de Benguela-Angola
Até porque nós muçulmanos não nos vemos como árabes, africanos, brancos ou negros. Muito mais do que isso, nos vemos como irmãos.
Quando da morte do Profeta Muhammad (Maomé) (S.A.A.S), um ex escravo chamado Bilal, que fora salvo da morte certa, por um dos sahabas (companheiros do Profeta) que comprará sua liberdade, subira na Ka'abah e fizera o adhan (chamado à oração) de um lugar privilegiado. (Quem faz o chamado fica numa posição saliente em relação aos demais irmãos, pois ele está a avisar que é hora de rezar, todos devem calar e por atenção à este momento importante.)
Ele era negro e vivia na região que hoje corresponde à Arábia Saudita.
Adorei seu vídeo, muito legal.
Sou aluno de RI e meu foco é voltado para o Oriente Médio e África.
Vivam os povos humildes, vivam todas as cores, viva a história e a cultura.
Salam!
Os Malês se perceberam como negros e a diferenciação que eram e é dada, por isso, se rebelaram.
Gostei muito, obrigada!
Excelente vídeo. Aprendi bastante. Excelentes provocações.
Grato pela belíssima aula...muito edificante.
Muito bom! Parabéns a professora!
Essa musiquinha vai ficar na minha cabeça
Oi
.?
Muito bom! Esse curso me interessa.
Se cada vez que vc da 23:31 23:33 esse espaço com fundo musical fosse com uma ilustração, daria mais ênfase nessa aula , que é bem interessante. ...excelente abordagem..
Por que nao tem conteudo sobre Africa antes de 1500 no youtube ? estranho...
Mônica! Que saudade de vc. Maria Paula da OAB RJ. Adorei seu vídeo!
Vídeo muito ilustrativo sobre a história da África. A sociedade brasileira está cada vez mais miscigenada. A maioria da Nação Brasileira tem origem africana.
Valeu EAD se não fosse por você eu não ia saber que esse vídeo si-quer existia
Não imaginava a importância da África para o mundo.
A Africa berco da humanidade, well said!
A Escritura Sagrada é Africana,os negros que estão nas Américas são os verdadeiros Israelistas.Jeremias 5:21 - "Ouvi agora isto,ó povo insensato e sem entendimento,que tendes olhos e não vedes,tendes ouvidos e não ouvis.".Povo escolhido pelo Ancião de Dias está dormindo,e tem que acorda...
Berço biológico! o Berço civilizacional é a Mesopotâmia!
Sambista Nega do Samba verde
Eu amo o canal dela 👍💜💓
Valeu professora monica
Gostei mt.
Excelente! Gratidão!
Bela exposição do conteúdo.
Quero esse curso online!!!!
Otimo
Parabéns
Que lindas palavras.
O nome do Continente Africano era Ghanby Negrões dado esse nome por um Presidente das antigas Américas ? Verdade ou foi um Pouco boato, ❓
Por favor preciso saber se o povo de Cartago era negro e se sim onde posso obter mais infirmações? Parabéns pela ótima aula.
Sim, Mouros
Você é amiga de uma pessoa chamada Ludmilla Barros?
Queria dizer:nossas linguas
É verdade que as histórias dos africanos se perderam, não foram escrita?
Está muita coisa escrita e escondida nos museus e bibliotecas dos Países que se impuseram nos territórios que passaram a fazer de suas Nações! Se repararem quando a corrente africana é grande a falar da África, algumas das organizações vão pondo mais informação sobre a África no Google, mas envergonhadamente pois eles não querem que os africanos e seus descendentes foram usurpados do seu legado pelos Povos que se dizem hoje desenvolvidos! Ora se alguém assaltasse um celeiro e depois proibia os donos de lá entrarem e só entrava quem eles quisessem claro que ficariam com um património sem maior que qualquer outro principalmente os que foram e continuam a ser roubados como é o caso dos Povos de África!
É isto que aconteceu na história da humanidade. Os Povos do Polo Norte ficaram com todos os Países já estruiturados e com recursos e mataram os seus Povos originais e depois fizeram o branqueamento de pele ou seja a miscigenação compulsiva!
#PovoPreto: Por 200 mil anos nosso povo está no mundo, somos os povos e as civilizações originários de todos os continentes. Sim, somos potências e sim, somos inteligências e desenvolvedores de tecnologias, apartir de observação, estudos e teorias, práticas(dialéticas) constantes e de aprimoramento; que mesmo negadas de humanidade para nos forçar ao trabalho braçal, ainda produzimos technologia, arte, produçao intelectual e pensamos o Brasil feliz para todos nós...e vamos responder a altura nas escolas, nas areas profissionais como já provamos com as cotas. Por favor abra a represa racista e oportunista de 500 anos que nos impede de acessar as ferramentas educacionais desde da creche até as universidades e de capacitação constante e campo de trabalho e empresarial e agrícolas, comércio, artisticas e robóticas e administrativas; em todas áreas; para mostrarmos ainda mais nosso valor; em todas as areas como nossos ancestrais: dos Impérios: #Kush, #Egípcios , que antes das invasões do oriente médio e europeus; desevolveram e generosamente dividiram com o mundo todas technologias como: agricultura, engenharia, arquitetura, astronomia, planejamento urbano, saneamento urbano etc; berço civilizatório de tudo que tai... e que depois nos foi roubado e negado esses conhecimentos e benefícios...vamos conhecer nossa história acreditar e ver humanidade em nós e trabalhar para nos devolver a dignidade roubada pelos que tem medo de nós! Exigindo dos nossos representantes (executivo, legislativo e em breve nosso judiciário preto, programas #afrocentrados, #afrofuturistas e #panafricanistas de cidade, depois estado e país, programas interligados e coordenados que realmente contempla a dignidade do nosso povo e portanto dos nossos filhos(as) das geraçoes futuras; da nossa auto-estima como povo...!! #mulherismoafricana ja!
#eleiçoesmunicipais2020 #eleições2020 #Salvador-#Bahia-#Brasil tudo nosso !!!
Muito interessante, e subscrevi o canal. Tenho um canal com vídeo de
História e gostaria de convidar você a visitar o meu canal e se fosse
gostar seria um prazer contar com a sua subscrição.
Continue regurgitando.
Vi.
O Egito se relacionava com a África, como assim?
O Egito é a África. Se é para falar da África não manipula.
Mirian Pereira oq a falta de interpretação faz...
Vídeo interessante, mas muito genérico!
Francisco Otaviano, me perdoe, mas vá pregar em sua igreja, pq assuntos científicos não se encaixam para vocês. Noé não colocou os dinossauros na arca, não é?!
Pensar no Egito é pensar em filosofia , ciência , religião etc . Foram os pioneiros no mundo em conhecimento, e são NEGROS o que ninguém diz com boca cheia . Mudaram o conceito mundo pensar com sua arte e ciência , infelizmente roubados pelos gregos que ficaram com louros.
alguém da UFMS aqui?
inteligentes?ahahaha...
Se compreender a realidade de outros é poder se colocar no lugar das pessoas região,ao se estudar o continente africano podemos notar o quanto a população do continente sofreu e sofre ate os dias atuais com o processo de descolonização européia, O velho continente esteve, e esta presente desde quando os fatores como a matéria-prima do continente lhe são uteis e o fato de as necessidades do povo do lugar estarem em evidencia não quer dizer que serão cumpridas,e a visão eurocêntrica nunca admitiu que pudesse existir uma cultura africana e rica e sempre se colocado como superior aos demais povos!tudo aquilo que é considerado oriental na ótica não presta,povos bárbaros!!ignorantes e os europeus acham que são a luz do mundo.
O povo europeu é responsável por as maiores tragedias humanas,escravidão,primeira e segunda guerras etc...se fossemos reduzir a historia entre o bem é o mal o homem branco seria o diabo.
Nossa a arte de falar e não dizer nada. "A África é importante" "é preciso estudar a história da África" "é preciso incluir a história da África" "por isso temos que estudar a história da África" e eu esperando a história começar e a história não começa nunca! 😡😡😡😡 10 minutos de vídeo e nada!
Pedro Hélder
Pois é, pensei o mesmo. Nem a continuação do curso tem para vermos ela aborda essas questões que foram levantadas, ou seja, perdi meu tempo e continuo sem saber explicar a verdadeira história da África e sua real importância. Acho que terei que ir morar um tempo em várias regiões africanas para descobri, porque já pesquisei muito e só achei pessoas chovendo no molhado.
Parece-me mais a arte de ler e não entender, interpretar nada. "Aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". (Nietzsche). Realmente lamentável que você não tenha conseguido "ouvir" a música aqui apresentada e todas as reflexões nela inseridas.
Acredito, muito provavelmente, que sua capacidade de interpretação e assimilação seja demasiadamente baixa. Não vejo outro motivo para não compreender o que foi dito por ela, ou dizer que o que foi dito foi é um nada com nada. Lembrando também que ela é doutora no assunto que está tratando no vídeo.
Nem consegui passar dos 10 minutos. Uma pena. Bem, ela jamais conseguiria dar uma aula curta sobre tanta história! Com certeza tem muito conhecimento e pouco espaço aqui. Não dá para saber nem como foi a história antiga, só tem específico mesmo o povo da Núbia. Em 7 minutos já vai para a Idade Média. O bom é que temos ótimas fontes, inclusive, para entender o racismo que dizem ser estrutural, qdo relacionamos com o nosso país. Grande abraço!
OII NAO ENTENDI
Acho que essa professora e a Rainha vermelha do filme de Alice no País das maravilhas kkkkk, e o clone kkkkk
Genérico mais...
Que vídeo irritante. A criatura fala, fala, fala e não diz nada.
Ela essa professora nao cre em deus basta dizer isto
enchendo linguiça 😴
Q voz chata, parece a voz da Aracy da top therm