Gente não pensei que esse vídeo teria tanta repercussão quanto está tendo, estou aqui sentadinha lendo todos os comentários e tentando responder todo mundo, meu coração está quentinho de ver tanta gente maravilhosa por aqui, sejam muito bem vindos todos os novos inscritos e gratidão por estarem aqui!!! E sobre a música, ja entendi que vocês odiaram 😂 nas próximas vezes vou mudar isso!
@@anapaula2984 Idolatria onde??? Eles ensina a viver com menos, baseado em vários estudos. O que a moça diz no vídeo é uma militância contra o estilo de vida. Óbvio que existem pessoas sem noção que não sabe dimensionar e vende tudo, e isso não tem nada a ver com minimalismo.
@@Joselmaluz Cada pessoa é individual,cada um decide de acordo com suas escolhas, essa opinião servirá apenas para Você, Eu tenho cinco calças é quatro tênis 👟 é sou bastante feliz assim ☺️☺️☺️☺️
Se o minimalista quiser ter uma bicicleta ultra moderna de 100.000 o problema dele O minimalista não quer ter tudo de tudo, o minimalista quer viver bem com as coisas que ele quer e acredita que são as coisas que ele precisa, e o minimalista acha que as coisas que ele precisa são poucas para não complicar a vida O minimalista vive com o mínimo mas o mínimo para ele pode ser uma mansão um Bugatti e uma bicicleta O minimalista compra uma impressora multifuncional que faz o serviço de cinco equipamentos em um único, Não importa se esse único equipamento custa 10 vezes mais do que todos os outros ter um único que faça todo esse serviço satisfaz a necessidade de um minimalista.
No Brasil, todos nós seremos minimalistas por força da imposição. Comer, Beber, Dormir, Cagar. Esses também poderão ser taxados ou confiscados. Tudo pensando no seu bem.
Costumo chamar esse estilo de vida de essencialismo. Cada um define o q é essencial pra si, de acordo com suas necessidades, a fim de tornar sua vida mais prática. Quem entende isso, consegue o equilíbrio.
Faço exatamente assim também,compro o que gosto e preciso,detesto pegar coisas emprestado ,então esse negócio de minimalista não se encaixa comigo. Não sou extremamente consumista,mas também não gosto de viver contando moedas, sem me sentir no direito de comprar o que gosto,acho desnecessário tudo isso,a vida é muito curta pra gente se privar das coisas que desejamos ter,sou prática e simples mas essa moda de ser minimalista não é pra mim,respeito quem curte,mas não me enquadro.
@@rejanethomas8501 Gostaria de ver os tapetes pra me inspirar! Acho muito importante reaproveitar tudo o que for possível! Afinal, o planeta já não suporta tanto consumismo irracional!
Gosto de detalhes, de casa de vó mesmo, de tapetes, enfeites, cortinas, flores! Isso é necessário para eu me sentir bem num lugar. Casa é casa e não uma sala de necrotério.
Arrasou! Eu tava vendo um vídeo de dica de organização e a mulher falava pra tirar só umas fotos e depois jogar fora objetos queridos e recordações, jogar fora os livros pq existe PDF e Kindle (não é a mesma coisa!!!), daí pra mim não deu... Uma coisa é destralhar e organizar, outra coisa é transformar o lugar numa casa sem alma nenhuma.
Eu não gosto de casa cheia de objetos tapetes cortinas cheia de cores. Gosto de uma casa clim. Mas que não seja triste. E o pouco que eu tiver tem que ter lugar pra guardar.
@@marciamedeiros8007 Eu sou um meio termo. Eu gosto de planta, de livro , de enfeites, e tenho animais tbm. Mas eu não gosto de coisa amontoada juntando pó nem desorganização e sujeira. Gosto do ambiente sempre limpo e sem excesso de objetos senão me dá cansaço mental tbm além de levar mto tempo pra limpar né?
Ainda bem que não possuo redes sócias, já entendo perfeitamente que uns 90% do que vemos ali é tudo falso. Todo mundo é lindo, forte, come bem, visita lugares maravilhosos… são educados, gratos, caridosos… não acredito em nada disso. O melhor que faço é não fazer parte disso…
Pra mim , minimalismo é viver de forma simples. Ter uma casa, ter aquilo que vc pode comprar sem se endividar. Não ser escrava de marcas, Não ser influenciada por redes sociais e mídias. É, ser vc ...
Entrei nessa paranoia!me desfiz de quase tudo que eu tinha!me vi em apuros depois que meu marido faleceu. Me vi sem nada,e sem dinheiro pra comprar, graças a uns parentes recebi doações de roupas e sandálias.
@geisaadrianacandidadossant5582 Lamento pela sua perda 😞🙏, mas o Minimalismo não é isso. É uma filosofia de vida que vai além de reduzir objetos. Recomendo documentários e livros sobre o tema, incluindo Essencialismo.
Pra começar. Só jogue fora o que é lixo ou está quebrado. Se não seve mais, doe pra um bazar beneficente! Tem gente que prega o valor do dinheiro na internet e a tal inteligência financeira, mas posta usando os termos "pobre e jogue fora". Gente! Vivemos um mundo difícil! Gente passando fome, frio e não móveis na casa pela extrema pobreza! Vamos ser sábios!
Exato, aqui onde eu moro quando tenho coisas que quero me desfazer mas que ainda estão em boas condições eu faço a doação na cruz vermelha, foi a maneira que encontrei de dar utilidade a essas coisas :)
Concordo super! Por isso desde 2012 eu sempre falei em meu canal que o importante é o ESSENCIALISMO / EQUILÍBRIO... ter o essencial em nossas vidas, analisar o que nos faz felizes, analisar o que precisamos e o que pode ser supérfluo, ver se estamos sendo influenciados por outras pessoas e marketing. Uma casa toda branca é uma casa sem vida, já uma casa entulhada de coisas é uma desordem que já começa na própria mente de quem mora ali e provavelmente está precisando de alguma ajuda para curar algo interno. Resumindo: olhar para dentro de si e ver o que é realmente importante para si, sempre com equilíbrio!
Não é só bagunça da mente não. Vivi na bagunça por 4 anos de doutorado + trabalhando 4 dias da semana manhã, tarde e noite. Conseguia só comer (tudo errado) e banho. 4 anos sobrevivi. Finde semana era só estudo, leitura, escrita. Então, tive que desenvolver a capacidade de fingir que não via a bagunça. Foi horrível. Ninguém pra ajudar. Ninguém pra faxinar. 3 animais adotados com muitos problemas de saúde. Fiz milagres. Sei disso. Sinto orgulho disso. Não trazia ninguém pra visitar pq iria me julgar dessa forma acima: "deve estar com problemas mentais ou falta cura". Fácil julgar. Eu só conseguia sobreviver. Hoje terminei. Começo a me organizar. Sentindo que tudo valeu a pena. Agora que busco deixar a casa como quero. Vai ainda um ano acho pra eu conseguir deixar como quero, pois trabalho 40h e tenho vida desorganizada de 4 anos pra resolver. Consigo de uma vez só? Nem pensar. Mas estou indo como posso. Importa é saúde mental e ver evoluções, semana a semana, consigo ir para algum armário ou alguma parte do jardim. Obrigada, Jesus, por eu não ter surtado! Já estava no lucro 😂
Monte de blogueiras aqui do UA-cam ficam pregando minimalismo e vivem comprando um monte de coidas e toda hora apresentando roupas da insider pra ca insider pra la acho que eles usa o tema minimalismo só pra ganhar fama e likes ,mas na vida real deles eles gastam até o que não tem , ai depois fica influenciando as pessoas se desfazer de tudo que tem e ainda chamam de tralhas as coisas dos outros , mas vivem gastando e luxando e vendendo algum produtos na Internet principalmente a tal insider 😂😂😂😂 eu concordo com você moça devamos ir devagar nesse assuntos de minimalismo.
Elas fazem videos de temas que estiverem em alta, mesmo que seja um assunto no qual elas nao acreditam ou nao seguem. Eh tipo aquele povo que faz video enorme dizendo os beneficios de sair das redes sociais, e daqui a pouco tempo estão de volta com varias desculpinhas pra terem voltado kkk
Olha Giulia, acredito que sua reflexão se adeque não apenas para o minimalismo, mas também para inúmeros debates. Infelizmente os extremos distorcem a real proposta de boas ideias, hoje em dia temos um ótimo exemplo com a politica. Mas como o vídeo é referente ao minimalismo, eu concordo com você em vários pontos, mas o que mais me chamou a atenção, foi quando você citou que as pessoas “medem suas vidas com a régua dos outros” isso faz total sentindo, e acredito ser um dos grandes motivos por gerar ‘pré-conceitos’ em várias situações. Vou me basear no seu exemplo sobre filhos, a gente supõem que um pai de família, decida virar minimalista, pois assistiu um vídeo no UA-cam onde um jovem de 28 anos, que fala sobre investimentos, vida fitness, toma cinco litros de água por dia, lê 4 livros por mês e leva uma vida minimalista que, ter um prato, um copo e um par de talheres é o suficiente para viver muito bem. Mas esse mesmo pai de família não leva em consideração a sua própria família, fazendo com que essas pessoas que estão a sua volta, gerem um tipo de desconforto com a ideia do minimalismo, pois a decisão de um, foi o suficiente pra prejudicar vários. Entende o que eu quero dizer? O ser humano vem perdendo a cada dia o poder da reflexão e discernimento, acreditar que o estilo de vida do influenciador favorito pode se adequar a vida de qualquer um é uma grande ilusão que está sendo cada vez mais difícil de ser enxergada pelas pessoas.
Conheço algumas pessoas que são "minimalistas" não tem quase nada em casa. Motivo: não param em casa e usam só coisas descartáveis. Estão sempre renovando o guarda-roupa, por isso não tem nenhum acúmulo. Eu sou o contrário disso, uso até rasgar, tenho coisas que guardo como lembrança. É claro que temos que rever algumas coisas, roupas que não nos servem mais, objetos que perderam a funcionalidade, mas sair se desfazendo de tudo pode ser um tiro no pé e sair caro, muito caro.
O minimalismo é um estilo de vida maravilhoso. É claro que deve ser adaptado a cada ser humano . Eu por exemplo me tornei minimalista há dez anos , no começo extremista. Kkkk . Super errado como vc disse . Mas eu era compulsiva por comprar e pra mim foi um choque de ordem . Depois eu fui me adaptando. Hoje eu tenho o necessário. Então...eu não acho que o minimalosmo falado antes ainda era algo a ser estudado ,e adaptado para cada um . Hoje eu me sinto leveeeee de ter só o que eu preciso . Alguns pares de sapato e não mais 16 pares . Hoje eu tenho cinco calças que eu uso e não dez sem necessidade e com etiqueta. Acho um pouco exagerado os que criam o conteúdos super impossíveis de viver . Por isso, eu falo novamente ,cada um tem o minimalismo que lhe cabe kkk . Bjuss lindona adorei o vídeo ❤
Gratidão pelo comentário, pois é eu passei mais ou menos pelo mesmo processo, aos poucos vamos tendo mais autoconhecimento sobre nós mesmas e entendendo o que nos serve e o que não :)
Eu gosto da ideia de ter o mínimo necessário. Equilíbrio é importante. Eu evito ter coisas em excesso, mas eu não trabalhei vários anos e economizei para apenas um cabide e uma esteira!
Eu comprava coisas novas e não conseguia me desfazer das velhas, mesmo sabendo que não ia mais usa las, isso é apego, acumulação ou sei lá o que, só sei que estou melhorando graças a Deus 🙌🏻
Exato, foi só um título chamativo até porque eu mesma me considero minimalista, a intenção não foi dar hate em ninguém somente expor de uma maneira mais aberta meu ponto de vista a respeito do que eu considero que seja esse estilo de vida.
Bem sensato esse vídeo. Assim,qdo eu era mais jovens gostava de me arrumar,arrumar a casa,com o tempo fui desapegado,mas o desapego sempre fez parte da minha vida,aprendi com meus pais. Eu sempre tive meu estilo,ao me vestir ou na decoração da minha casa,nunca gostei de acumular. Mas tem coisa essencial pra mim,um bom lençol de percal,papel higiênico,um bom café, sapatos e roupas confortável em algodão. Geralmente eu faço uma limpa em todos os meus ambientes,quarto,banheiros e cozinhas,pois,como sempre estava me mudando pra lá e pra cá sempre tinha que comprar tudo de novo. Mas o segredo é não se apegar a carro,casa,roupas,sapatos e vive-se bem. Melhor investimento,viagens para conhecer culturas,estudos para adquirir mais conhecimento o resto é só resto,que acumula poeira e a ferrugem consome.
Peguei a sua referência, e concordo com vc ,alguns youtubers distorcem o minimalismo ,na vida real e bem diferente e tem alguns q todo vídeo fica vendendo a insider ,querendo empurrar pra todos ,e acho q o minimalismo tem é um estilo de vida mas q se adequa de formas diferentes pra cada pessoa
falou tudo kkk Ontem eu tava vendo um video sobre "coisas que vao mudar sua imagem da noite pro dia" e do nada a guria empurra publi da Insider querendo vender roupa pra ficar atraente em casa (e as roupas que ela mostrou me deixavam desconfortavel so em olhar, imagine pra usar em casa so pra relaxar kk)
Parabéns Giula, ganhou minha admiração e concordo com vc. Cada pessoa é diferente de outra e cada uma tem suas necessidades e também pela quantidade de amigos e família. Bom ver uma garota jovem com uma mente maravilhosa como vc tem. Sucesso, te seguindo.
Te conhecendo agora e achando super necessária, a sua reflexão. Eu, por exemplo, moro na Bahia, clima super quente, inverno bem ameno, que, quase nao é necessário usar roupas quentes, de inverno, mas, nem por isso, vou me desfazer das roupas que não usei dentro de 6 meses, pois posso muito bem usar em uma viagem a um lugar de clima mais frio, então, pra mim, não rola essa questão. Com coisas de praia também, já que, geralmente, não frequento praia, a não ser nas férias, uma vez por ano. Então, nao dá pra me enquadrar nesse rigor de destralhar o que não uso num período de "6 meses", por exemplo... Parabéns pela lucidez e já seguindo o canal... ❤
@@Monica-fz3qc Gratidão! É exatamente isso, não precisamos ser extremistas e jogar tudo fora, ter suas coisas de uso sazonal guardadas é também um ato essencialista/ minimalista e ecológico claro :)
Todo mundo quando começa é assim, entra de cabeça, se livra de quase tudo e se arrepende de ter se livrado de certas coisas kkkkk comigo foi assim... Equilíbrio é tudo ❤
Oi, cheguei de paraquedas e amei o canal, até que enfim , alguém fala a verdade a respeito do minimalismo, eu também me livrei de tudo e tive que comprar novamente,fora que entrei numestado depressivo horrivel, eu ficava dentro de uma casa vazia, não havia as coisas que eu gostava, por isso , me desescrevi dos canais de minimalismo, principalmente aqueles que fazem propaganda das tal "camisetas" percebi que o minimalismo que certos youtubers expõe é pura propaganda, na verdade são patrocinados e bem remunerados, ganhaste uma inscrita, beijos.
@@leidianemedeiros1098 e você não escutou o vídeo quando falei que fiz isso quando era muito jovem e nao sabia como faze-lo corretamente, depois aprendi sobre e analisei meu erro, abraços
@@leidianemedeiros1098 Calma minha amiga. Todo mundo erra na vida.Provavelmente,ela como iniciante no minimalismo sem uma boa orientação de como fazer acabou tirando coisas demais.
5:52 sem sombra de dúvidas. Por exemplo, eu gosto de cozinha. Para mim ter utensílios de cozinha é fundamental. Mas para alguém que não gosta de cozinhar e que está sempre comendo fora ou pedindo Ifood, já não é tão necessário assim.
Isso mesmo, até comentei lá encima, eu gosto de perfumes, não vivo sem. Então compro, mas coisas que não necessito tanto eu deixo de comprar. É só saber ter equilíbrio na vida.
2:47 Se o cara está mostrando que tem iPhone, ele não está querendo mostrar que é minimalista. Ele está querendo ostentar. Porque existem celulares com custo benefício muito melhores.
Nada a ver se eu pudesse comprar um iPhone compraria pq a câmera sempre é melhor sou tatuador mas acredito que qualquer pessoa que precise de uma boa câmera deveria ter um iPhone e isso não tem nada a ver com ostentar ou preço
A maioria dos que se diz minimalista é por conveniência. Quando começa a ganhar mais dinheiro, fica ostentando com bens materiais. Eu já vi muito disso.
Devemos viver com tudo o que é essencial. Não repetir comprar coisas que já se tem. Desfazer-se das coisas que não se usam! Podemos comprar novas, renovar e dar o antigo. As nossas casas também têm que ter alma! Temos que olhar e gostarmos do que vemos. Experiência de uma "miúda" de 75 anos. Gostei do que Guilia disse. Mas o essencial é manter tudo arrumado, e fazê-lo todos os dias. Boa sorte e uma vida feliz para todos! ❤
5:41 tudo na vida exige bom senso. Tudo na vida tem que ser ponderado. E para o minimalismo não é diferente. Aliás, querer jogar tudo fora não é minimalismo.
Não concordo que seja uma farsa! É simples: antes de sair desapegando na empolgação, se pergunte: Eu preciso disso? No meu caso, tinha uma estante cheeeia de coisinhas pra decorar. Troquei por um painel e fixei a TV. Quem chega na minha sala se depara com sofá, painel, um quadro na parede e uma planta no canto. Além de não perder tempo limpando e arrumando tudo aquilo, minha sala está sempre "arrumada". Quando descobri o minimalismo, fiz devagar, cômodo por cômodo e minha filha já tem isso como estilo de vida.
Sim concordo contigo, não se apegue ao titulo do vídeo é somente algo para chamar atenção, a mensagem que tentei passar é justamente esse alerta de não exagerar e imitar os demais jogando tudo fora, abraços :)
Eu percebo isso em alguns blogueiros q fazem videos sobre minimalismo,quando nao é assim so um cenário, alguns inventam de mecher com lei da atração, do nada vem com um curso,depois quer empurrar hábitos de ioga e bla bla blá-blá-blá 😅😅
3:15 a questão não é se livrar das coisas. É se livrar do que é inútil. Se desapegar. Se livrar das quinquilharias, das tralhas. Na verdade, o minimalismo só faz sentido junto com o Feng Shui.
Adorei o vídeo. Tenho 70 anos e entendo o minimalismo como um processo dinâmico que muda conforme a vida da pessoa. Quando estudava linglês tinha um monte de livros e apostilas que me eram necessários. Recentemente fiz uma "limpa" na minha estante e só fiquei com o básico, um dicionário e uma gramática. Qdo era adolescente tinha muito mais roupa e acessórios que agora. Como gosto de cozinhar, invisto em utensílios que me são úteis, mas sempre reavalio e dôo aquilo que não estou usando. O importante é viver a vida com leveza.
Esse é um exemplo do que os jovens revolucionários radicais fazem com diversas questões da sociedade mas, só depois entendem o estragos que fizeram. Viva sua vida mas, pare de se meter em tudo e querer destruir tudo o que existe. Quer mudar algo, faça pra si primeiro e mude as coisas pelo exemplo. Parabéns para a autora pela humildade em reconhecer e compartilhar a sabedoria dessa forma.
A ideia do minimalismo não vem da pobreza! Pq o muito pobre não tem escolha! Mas a maioria tem escolha e prefere jogar o dinheiro pelo ralo todos os dias! Anda de uber ,come fora toda, aiffod, é shopping, é balada! Daí não tem dinheiro que aguente!
excelente ... minimalismo faz parte de uma vida simples ... sem escassez e sem exageros .. é viver em harmonia com os demais ecossistemas.. sobriedade eu dira... parabéns pelo conteúdo ...
Infelizmente muitas pessoas se deixam levar. Alguns oportunistas querem somente se auto promover. E tem pessoas que se deixam levar. Sou minimalista e dispenso somente o excesso. Porque vc recebe visitas, tem amigos. Minimalismo não é radicalismo. Isso é doença! E esse indivíduo se inspirou no filme a mosca.O verdadeiro minimalismo começa primeiro de dentro pra fora. É preciso se preparar primeiro pra não se arrepender de ter se livrado de coisas que não devia. Parabéns pelo video!
Verdade. A realidade das pessoas são diferentes,ja imaginei reduzindo minhas coisas,mas pensei la na frente e vi q algumas coisas nao vai dar certo pra mim.Cada um tem sua necessidade particular.
Amei tudo que vc falou! Realmente ñ dá pra jogarmos nossas coisas fora, porque um dia precisaremos! Mais também nada de montoarmos entulhos...o que ñ precisamos! Vou ficar alerta, porque quase cai nesse estilo de vida! Se é que podemos chamar assim! Obrigada amiga, seu vídeo foi muito esclarecedor! Deus te abençoe!
Até que enfim apareceu uma pessoa sensata falando sobre a realidade. Fiquei assustada com um vídeo que vi a pessoa falando só tem 02 pratos. Mas agora percebi que ele falou mas não mostrou. Parabéns pelo seu conteúdo.
Tem uma ou um youtuber que eu sigo que diz que usa várias vezes a mesma roupa pra depois lavar. Isso pra mim é ser porco (a) e não minimalista. Dizia que não comprava comida fora. Um dia esqueceu fez um vídeo comprando comida pra não sujar a cozinha 😂🤣
@@chiaracarolina Eu também amiga, acho que depende muito do clima ou do serviço que a pessoa faz. Não tenho essa necessidade de trocar de roupa todo dia tbm, só a roupa íntima.
Não é fácil identificar se alguém está vivendo de forma genuinamente minimalista, porque o minimalismo é uma filosofia de vida e estilo que vai além da aparência. Ele busca simplificar, eliminando excessos e focando no que é realmente essencial. Essa abordagem não se limita a aspectos visuais, como design ou decoração, mas também envolve mentalidade, hábitos de consumo e estilo de vida. Uma pessoa pode ser extremamente rica e ainda assim ser minimalista. Na verdade, o verdadeiro minimalismo é mais evidente em quem possui muitos recursos, pois o ato de desapegar e valorizar o simples requer um esforço consciente, especialmente quando se tem acesso a tudo. É nesse contexto que o minimalismo ganha profundidade: não é sobre privação, mas sobre escolhas deliberadas e a valorização do essencial, mesmo tendo a possibilidade de acumular mais. A essência do minimalismo está no equilíbrio entre o que se possui e o significado atribuído a essas posses, independentemente do nível financeiro.
Isso aí, mínimo pra viver. Na minha infância não tive muitas coisas, era uma sandália pra passear ou chinelo até não servir no pé ou quebrar pouco consumismos; bem porque não tinha tanto nada, nem shopping, celular etc etc e vivia se sem avalanche de informações 😁
Aprendi muito com minimalismo. Não comprar sem necessidade, usar até acabar p depois comprar outro, desfazer de coisas em duplicidade. Diminui o número de panelas e acessórios de cozinhas. Não compro nem troco mais os móveis. Roupas só compro se amar a peça. Sapatos e bolsas ainda não consegui me desfazer.. mas uso praticamente um só. Comecei minimalismo sem saber, comprei 4 camisetas pretas p usar durante a semana como uniforme no trabalho pq eu não tinha tempo queria facilitar a rotina da manhã, depois fiquei sabendo q mtas pessoas fazem isso.. 😂.. eu amo vídeos de minimalistas mas faço só o q faz sentido p mim.. comecei antes da pandemia.. estou no caminho ainda p a vida q quero ter mais leve, com menos coisas, mais espaço.. usando meus cremes até acabar tudo p depois comprar outro... gostei do vídeo.. resumindo fala p gente ir com calma no destralhe e q nem sempre vamos conseguir ter uma casa clean.
Amiga sensacional! Muito mais a ver com auto conhecimento e entender o que você realmente precisa do que reproduzir o que funciona para o outro, ou o que o outro quer nos vender como a fórmula mágica do que é certo ou errado
6:50 não, mas calma lá. Não precisa ter dois tênis. Se um rasgar é só ir na loja e comprar outro 🤷🏻♂️ Eu, particularmente, gosto de fazer rotatividade com os tênis. Quando um tênis fica velho eu reservo ele para ir para fazenda/cachoeira e fico usando o mais novo. Tenho 1 chinelo e 1 sapato social. E eu sempre fui assim. Desde criança.
Sim é verdade, eu faço o mesmo quando um tênis meu já ta ruim eu uso pra atividades que possam sujar, eu ja tive momentos de ter 1 tênis e 1 chinelo mas ai me dei conta que o tênis se desgastava muito rápido e eu tinha que comprar outro, não que tenha algo de errado nisso mas hoje em dia por exemplo tenho 4 pares de tênis e vou revezando o uso assim eles duram mais, pelo menos pra mim haha
Eu sou qse = a vc: tenho 1 sapatênis, 1 tênis para bater e 3 papetes(pois ñ gosto de chinelos). Uma mulher há alguns coments acima disse ser simples, porém tem 16 pares de adereços para os pés kkk.
@pc101freitas, para quem tem renda fixa e dinheiro disponível para comprar um calçado a qq hora, ok!!!! E quem não tem essa disponibilidade????? Vai arrumar prestação???? Vai pedir pra parentes? Não é bem assim.
Quando chover 12 ou mais dias seguidos esse par de calçado extra fará falta. O fato de ter mais calças, mais tênis ou sapatos, ou mais roupas não deve ser entendido com consumismo e sim como necessidade. Claro que tudo que é exagero não tem necessidade, mas ter uma calça, um tênis e assim por diante não é viável com a mídia vende em programas de pessoas " muquirqanas ".
Apesar de não gastar pra comprar, eu guardo muitas coisas que eu ganho. Algo que tem dado certo pra mim é usar até acabar e não repor o exagero. Por ex.: se você tem 15 casacos, julga que só precisa de 3 (após uma análise racional e não por impulso) e pode e quer doar o excedente, ótimo… mas se está difícil desapegar, não “force”, pegue um e use até acabar, depois o outro, o outro.. e não reponha até chegar naqueles três que são ideais pra você (e aí esses você repõe quando eles acabarem). Algumas coisas eu quis até desapegar antes da hora porque usei tanto que enjoei kk e outras eu nem consegui usar, de modo que vi que elas estavam ali sem necessidade. Está funcionando comigo… 😊
Adorei o vídeo, isso é pura verdade, a pessoa năo precisa seguir esse modismo criado por celebridades que impõem um padrăo fake. A gente tem que ter pouco, mas o necessário, como você falou! Parabéns pelo conteúdo!
Olha mocinha, falou tudo que eu queria dizer. Desde o Filme "Mogli" eu entendi o que era Minimalismo. Só o necessário. Hoje tudo relacionado ao minimalismo é para comprar, comprar. É uma grande mentira. Concordo que temos que ter tudo que nos faz bem e evitar exageros. Parabéns menina.❤❤❤🥀🥀🌷
Essa ideia de minimalismo é interessante. (A ideia é interessante) Serve para refletir sobre nossos estilo de vida. Reduzir consumo, diminuir a quantidade de itens que temos. Eu apliquei minimalismo na minha vida...por exemplo: Eu tinha 4 estantes com livros. Refleti que apenas 1/4 desses livros já tinha lido. 1/4 iria ler...e o restante, ou seja: metade dos meus livros...eram desnecessários para mim..por N motivos. Doei alguns, vendi centenas. Vendi as 3 estantes (fiz caber os escolhidos apenas em uma) rsrs Fiz isso também com objetos de decoração (vendi ou doei praticamente todos). Roupas que não vestia há tempos, que não cabia mais em mim...doei CDs...vendi ou doei 90%. Meu quarto/escritório agora é clean e espaçoso. Ou seja, se eu querer mudar de "casa"...arrumo minha mudança em menos de 24 horas.
Ser minimalista é ser sensata ao administrar seus recursos financeiro. Saber viver dentro do seu limite, não gastando tudo q ganha, não fazendo dívidas e ter tranquilidade de viver feliz.
Venho assistindo alguns vídeos sobre minimalismo e devo ter escolhido bem quem assistir pq foi o que venho entendendo, talvez pq já não é da minha natureza ser extremista em nada, mas seu vídeo foi ótimo pq confirmou o que venho programando pra minha vida. Obrigada!
O problema é que as pessoas são altamente influenciáveis, tudo que assistem a respeito de uma teoria que aparentemente funciona, querem levar ao pé da letra ao invés que usar o que pode servir ou não para a própria vida.
Tem coisas que eu guardo mesmo não usando pra não cair na tentação de comprar de novo. Tenho muitas panelas e coisas de cozinha. Não uso todo dia mas eu uso uma vez ou outra.
Adorei seu vídeo, me inscrevi no canal, concordo com vc, eu só joguei fora o que era realmente tralhas, só doei roupas que não usava e não me servia, fiquei com que realmente importa, já deu uma diferença grande na casa, se for ao extremo vai fazer falta, com serteza se arrependerá, um abraço. ❤
Nossa fiz exatamente isso q vc fez, doei e vendi muitas coisas tentando seguir esse estilo de vida, e após tempos precisei comprar tudo de novo, mas considerando a economia q só tem piorado, tenho gasto o dobro ou triplo p reorganizar minha vida morando em um local fixo novamente... 🫠
Querida Giulia, Deparei-me com o seu vídeo, fiquei curiosa para saber o que é MINIMALISMO. Aos meus 67 anos, estou aprendendo ainda 😊. Fiquei encantada com sua sinceridade e tentando passar para outros aquilo que a vida te ensinou. Não seguir a moda...este é um conselho de ouro. Deus te abençoe com muita sabedoria e discernimento. Cuide do seu filho, tesouro que não tem preço. Um abraço
Vazio, sem sentido, casas que não acolhem, como bem diz: estéril. Não sou acumuladora e não gosto de objetos demais. Mas gosto de um ambiente acolhedor, gosto de boas roupas de cama, mesa e banho, tapetes, almofadas, gosto de plantas...enfim: tenho o que preciso e o que uso, até porque eu recebo sempre os amigos. Equilíbrio é a chave. Todo excesso é ruim e é receita para o fracasso. Gostei do vídeo. Parabéns pela lucidez.
O minimaslismo é saber viver com o que vc realmente precisa. Sem ficar acumulando tranqueiras e lixo. Eu comecei a me desfazer de objetos que não uso, deixei o que necessito e uso. Parei de gastar com coisas que jamais vou usar. O que tenho é suficiente pra viver bem, quando ficam velhas e estragam, eu apenas substituo por outra. A casa está mais organizada e limpa. É a melhor coisa que fiz. Estou até conseguindo economizar mais e fazer investimentos. O problema é o exagero.
Acho o minimalismo ótimo pra conservar o meio ambiente e trazer leveza pra nossa vida. Porém, também acho que não devemos forçar a barra e sempre observar o que serve pra gente e o que nao serve. Eu tento nao consumir demais, porém procuro equilíbrio. Por exemplo, gosto de perfumes, jamais ficaria sem usar. Entao, compro as vezes, sem exagerar. Gosto de pintar e cuidar das unhas, entao tenho alguns esmaltes, poucos mas tenho. Se nao me perfumasse ou ficasse so com unha natural, uma hora eu iria me sentir mal, e até me deprimir. Entao, temos que consumir com consciência, e deixar de consumir o que realmente nao nos faz falta. Procuro cosmeticos mais naturais, reciclar o que uso, evitar tanto plastico, nao usar sacolas plasticas no mercado e sim as ecobags, uso algodao reutilizável, etc etc. Mas sim, tenho uns 3 perfumes que gosto, os esmaltes nas cores que preciso, gosto de comprar livros em sebos, de garimpar em brechós. De novo, só tenho comprado lingerie e pijamas. Mas é lógico, se precisar de algo novo, irei a uma loja comprar. Tudo com equilíbrio né
Exatamente, equilíbrio e tudo, se você gosta de estar cheirosa e com as unhas feitas isso é algo importante pra ti portanto necessário no seu dia a dia, não tem problema nenhum a gente ter vários perfumes, contanto que a gente use tudo certo :)
Gostei muito do seu vídeo. Tem um casal que pregava o minimalismo e eles chegaram ao absurdo (na minha opinião)"de não usar papel higiênico. Isso para mim já é demais. Concordo em viver com o necessário 😊
Amo renovar tudo , trocar as coisas bolsas de cores diferentes , sapatos roupas , trocarmo eis etc . Mas não acumulo , doo , vendo mas gosto de ter coisas variadas !
eu me sinto minimalista mas como vc disse sou do meu jeitinho, procuro ter o necessário mas também quando preciso compro algumas coisas. concordo com tudo que disse.
Legsl seu vídeo para despertar a reflexão! Equilíbrio é tudo! O Essencialismo talvez seja melhor! Mas lembrando que tem que fazer sentido para cada um, de acordo com suas metas e estilo de vida! A maturidade nos faz fugir desses exageros!
Gente não pensei que esse vídeo teria tanta repercussão quanto está tendo, estou aqui sentadinha lendo todos os comentários e tentando responder todo mundo, meu coração está quentinho de ver tanta gente maravilhosa por aqui, sejam muito bem vindos todos os novos inscritos e gratidão por estarem aqui!!! E sobre a música, ja entendi que vocês odiaram 😂 nas próximas vezes vou mudar isso!
Pergunta ❓ para a Janja sobre o minimalismo
@@Giuliariviello tá muito claro só não vê quem não quê e outra pessoas que vivi de idolatria a esses influencie
@@ubirajuniorvieirabrandao7162🙄
@@anapaula2984 Idolatria onde??? Eles ensina a viver com menos, baseado em vários estudos. O que a moça diz no vídeo é uma militância contra o estilo de vida. Óbvio que existem pessoas sem noção que não sabe dimensionar e vende tudo, e isso não tem nada a ver com minimalismo.
@@Joselmaluz Cada pessoa é individual,cada um decide de acordo com suas escolhas, essa opinião servirá apenas para Você, Eu tenho cinco calças é quatro tênis 👟 é sou bastante feliz assim ☺️☺️☺️☺️
Minimalismo não é viver sem nada é viver com aquilo que realmente precisa.
Se o minimalista quiser ter uma bicicleta ultra moderna de 100.000 o problema dele
O minimalista não quer ter tudo de tudo, o minimalista quer viver bem com as coisas que ele quer e acredita que são as coisas que ele precisa, e o minimalista acha que as coisas que ele precisa são poucas para não complicar a vida
O minimalista vive com o mínimo mas o mínimo para ele pode ser uma mansão um Bugatti e uma bicicleta
O minimalista compra uma impressora multifuncional que faz o serviço de cinco equipamentos em um único, Não importa se esse único equipamento custa 10 vezes mais do que todos os outros ter um único que faça todo esse serviço satisfaz a necessidade de um minimalista.
Unico comentário lúcido
Exatamente! Eu chamaria de "Essencialismo", que é viver somente com aquilo que é essencial. Aliás, tem um ótimo livro com esse nome.
No Brasil, todos nós seremos minimalistas por força da imposição. Comer, Beber, Dormir, Cagar. Esses também poderão ser taxados ou confiscados. Tudo pensando no seu bem.
@@josereinaldo8521 Cagar ao modo minimalista? Aí cê me quera kkkkkkkkk
Equilíbrio é a dica. Nem minimalista ao extremo e nem acumulador. Manter a casa limpa e organizada é tudo.
Verdade nada em excesso é bom
Concordo com você. Aprendi muito com minimalismo. Mas sou moderada nada ao extremo. Extremismo fica uma pessoa chata.
Aprendi a ter menos e com mais qualidade! Menos coisas pra limpar, pra se preocupar. Mais qualidade de vida!
@@lianefruhauf8280 Também aprendi muito com o minimalismo. Sim. Sem ser chata.
@@zelsantos5057 verdade
Como dizia meu pai: " Quem dá tudo que tem, a pedir vem" 😊😊
Minimalismo não é dar tudo. É doar o que vc não precisa
@@lucsky17sim!
@@lucsky17 Sim. Eu acredito nisso. Só estava brincando com a frase que meu pai dizia ❤️
Costumo chamar esse estilo de vida de essencialismo.
Cada um define o q é essencial pra si, de acordo com suas necessidades, a fim de tornar sua vida mais prática.
Quem entende isso, consegue o equilíbrio.
Verdade, pode ser chamado de essencialismo o que realmente condiz com esse estilo de vida :)
Concordo
A resposta mais sensata! 😊
Quem não leu o livro fica a dica: o essencialismo
Perfeito!
Eu guardo tudo limpo e organizado, não sigo moda. Das Roupas velhas, faço pano de chão, tapetes lindos. Sou econômica, prática e sigo a minha moda.❤
Eu tbm😅😅
Faço exatamente assim também,compro o que gosto e preciso,detesto pegar coisas emprestado ,então esse negócio de minimalista não se encaixa comigo.
Não sou extremamente consumista,mas também não gosto de viver contando moedas, sem me sentir no direito de comprar o que gosto,acho desnecessário tudo isso,a vida é muito curta pra gente se privar das coisas que desejamos ter,sou prática e simples mas essa moda de ser minimalista não é pra mim,respeito quem curte,mas não me enquadro.
gostei😊
@@ebenise1eu concordo super!
@@rejanethomas8501 Gostaria de ver os tapetes pra me inspirar! Acho muito importante reaproveitar tudo o que for possível! Afinal, o planeta já não suporta tanto consumismo irracional!
Gosto de detalhes, de casa de vó mesmo, de tapetes, enfeites, cortinas, flores! Isso é necessário para eu me sentir bem num lugar. Casa é casa e não uma sala de necrotério.
Também adoro casa de vó ❤
Amei o que você falou!! E o importante é isso mesmo - sentir - bem!!
Arrasou! Eu tava vendo um vídeo de dica de organização e a mulher falava pra tirar só umas fotos e depois jogar fora objetos queridos e recordações, jogar fora os livros pq existe PDF e Kindle (não é a mesma coisa!!!), daí pra mim não deu... Uma coisa é destralhar e organizar, outra coisa é transformar o lugar numa casa sem alma nenhuma.
Eu não gosto de casa cheia de objetos tapetes cortinas cheia de cores. Gosto de uma casa clim. Mas que não seja triste. E o pouco que eu tiver tem que ter lugar pra guardar.
@@marciamedeiros8007 Eu sou um meio termo. Eu gosto de planta, de livro , de enfeites, e tenho animais tbm. Mas eu não gosto de coisa amontoada juntando pó nem desorganização e sujeira. Gosto do ambiente sempre limpo e sem excesso de objetos senão me dá cansaço mental tbm além de levar mto tempo pra limpar né?
Tudo ao extremismo não é certo. Bom senso é o que falta nas pessoas hoje.
Ainda bem que não possuo redes sócias, já entendo perfeitamente que uns 90% do que vemos ali é tudo falso. Todo mundo é lindo, forte, come bem, visita lugares maravilhosos… são educados, gratos, caridosos… não acredito em nada disso. O melhor que faço é não fazer parte disso…
vc possui a mais viciante de todas que é o UA-cam
@ acertou em cheio, tomo banho, lavo louças, malho e as vezes até dirijo assistindo ou só ouvindo UA-cam kkkk…
Perfeitissimo
Idem! Também não tenho nenhuma rede social. Tenho YT porque é minha TV: tudo que eu quero assistir está aqui!
Assim você evita a famosa FRASE DO PSICOPATA: " A INTERNET DEU VOZ AOS IMBECIS!!!"
Pra mim , minimalismo é viver de forma simples. Ter uma casa, ter aquilo que vc pode comprar sem se endividar. Não ser escrava de marcas, Não ser influenciada por redes sociais e mídias. É, ser vc ...
Tudo em excesso é ruim, Tudo no extremo é ruim, precisa ter equilíbrio
Entrei nessa paranoia!me desfiz de quase tudo que eu tinha!me vi em apuros depois que meu marido faleceu. Me vi sem nada,e sem dinheiro pra comprar, graças a uns parentes recebi doações de roupas e sandálias.
Acontece mesmo e depois acordamos sem nada
@geisaadrianacandidadossant5582
Lamento pela sua perda 😞🙏, mas o Minimalismo não é isso. É uma filosofia de vida que vai além de reduzir objetos. Recomendo documentários e livros sobre o tema, incluindo Essencialismo.
@@cidineaoliveira936 porque desfazem ser se conhecer e sem ter clareza, realmente destralhar por destralhar vai dar nisso!
Que bom que não se desfez das pessoas que te amam e estão dispostas a ajudar você.
Veja que os animais precisam de muito pouco para viver
Concordo plenamente... A ordem é destralhar pra depois ter que comprar... Isso não faz o menor sentido...
Suas palavras são muito sábias e ponderadas!
Eu sou minimalista nunca joguei nada que eu preciso fora só não fico comprando prá amontoar quem joga fora e louco bjos ❤
Eu também e quando compro coisas novas já faço doação das coisas antigas, claro se tiver em bom estado!
Obrigada pelo comentário
Então não é minimalista
O chato foi ela desmerecer o conteúdo dos colegas porque eles tem a casa branca e MacBook. Sei lá, pareceu dor de cotovelo.
Esse negócio que ela falou que fez é loucura kkkk. Estou procurando viver sem esesso mas tirar o que precisamos é demais.
MELHOR VÍDEO SOBRE O ASSUNTO!!!! De longe, o melhor mesmo!
Sóbria, sensata. Parabéns!
❤
Pra começar. Só jogue fora o que é lixo ou está quebrado. Se não seve mais, doe pra um bazar beneficente! Tem gente que prega o valor do dinheiro na internet e a tal inteligência financeira, mas posta usando os termos "pobre e jogue fora". Gente! Vivemos um mundo difícil! Gente passando fome, frio e não móveis na casa pela extrema pobreza! Vamos ser sábios!
Exato, aqui onde eu moro quando tenho coisas que quero me desfazer mas que ainda estão em boas condições eu faço a doação na cruz vermelha, foi a maneira que encontrei de dar utilidade a essas coisas :)
@@Giuliariviello pois é aqui eu sempre dôo a um brechó/bazar beneficente.
Concordo super! Por isso desde 2012 eu sempre falei em meu canal que o importante é o ESSENCIALISMO / EQUILÍBRIO... ter o essencial em nossas vidas, analisar o que nos faz felizes, analisar o que precisamos e o que pode ser supérfluo, ver se estamos sendo influenciados por outras pessoas e marketing. Uma casa toda branca é uma casa sem vida, já uma casa entulhada de coisas é uma desordem que já começa na própria mente de quem mora ali e provavelmente está precisando de alguma ajuda para curar algo interno. Resumindo: olhar para dentro de si e ver o que é realmente importante para si, sempre com equilíbrio!
Concordo plenamente.
Bruna Dalcin!!! s2
Não é só bagunça da mente não. Vivi na bagunça por 4 anos de doutorado + trabalhando 4 dias da semana manhã, tarde e noite. Conseguia só comer (tudo errado) e banho. 4 anos sobrevivi. Finde semana era só estudo, leitura, escrita. Então, tive que desenvolver a capacidade de fingir que não via a bagunça. Foi horrível. Ninguém pra ajudar. Ninguém pra faxinar. 3 animais adotados com muitos problemas de saúde. Fiz milagres. Sei disso. Sinto orgulho disso. Não trazia ninguém pra visitar pq iria me julgar dessa forma acima: "deve estar com problemas mentais ou falta cura". Fácil julgar. Eu só conseguia sobreviver. Hoje terminei. Começo a me organizar. Sentindo que tudo valeu a pena. Agora que busco deixar a casa como quero. Vai ainda um ano acho pra eu conseguir deixar como quero, pois trabalho 40h e tenho vida desorganizada de 4 anos pra resolver. Consigo de uma vez só? Nem pensar. Mas estou indo como posso. Importa é saúde mental e ver evoluções, semana a semana, consigo ir para algum armário ou alguma parte do jardim. Obrigada, Jesus, por eu não ter surtado! Já estava no lucro 😂
Ate que enfim uma pessoa sensata !
Monte de blogueiras aqui do UA-cam ficam pregando minimalismo e vivem comprando um monte de coidas e toda hora apresentando roupas da insider pra ca insider pra la acho que eles usa o tema minimalismo só pra ganhar fama e likes ,mas na vida real deles eles gastam até o que não tem , ai depois fica influenciando as pessoas se desfazer de tudo que tem e ainda chamam de tralhas as coisas dos outros , mas vivem gastando e luxando e vendendo algum produtos na Internet principalmente a tal insider 😂😂😂😂 eu concordo com você moça devamos ir devagar nesse assuntos de minimalismo.
@@therezacastro9941 exatamente!!! gratidão pelo comentário :)
Também vi a tal 🤣 desacreditei
Verdade 😮
Elas fazem videos de temas que estiverem em alta, mesmo que seja um assunto no qual elas nao acreditam ou nao seguem. Eh tipo aquele povo que faz video enorme dizendo os beneficios de sair das redes sociais, e daqui a pouco tempo estão de volta com varias desculpinhas pra terem voltado kkk
@@therezacastro9941 é shopee,insider ,shein não sou contra elas de comprar o negócio é prega uma coisa e fazer outra , preguiça
Olha Giulia, acredito que sua reflexão se adeque não apenas para o minimalismo, mas também para inúmeros debates. Infelizmente os extremos distorcem a real proposta de boas ideias, hoje em dia temos um ótimo exemplo com a politica. Mas como o vídeo é referente ao minimalismo, eu concordo com você em vários pontos, mas o que mais me chamou a atenção, foi quando você citou que as pessoas “medem suas vidas com a régua dos outros” isso faz total sentindo, e acredito ser um dos grandes motivos por gerar ‘pré-conceitos’ em várias situações. Vou me basear no seu exemplo sobre filhos, a gente supõem que um pai de família, decida virar minimalista, pois assistiu um vídeo no UA-cam onde um jovem de 28 anos, que fala sobre investimentos, vida fitness, toma cinco litros de água por dia, lê 4 livros por mês e leva uma vida minimalista que, ter um prato, um copo e um par de talheres é o suficiente para viver muito bem. Mas esse mesmo pai de família não leva em consideração a sua própria família, fazendo com que essas pessoas que estão a sua volta, gerem um tipo de desconforto com a ideia do minimalismo, pois a decisão de um, foi o suficiente pra prejudicar vários. Entende o que eu quero dizer? O ser humano vem perdendo a cada dia o poder da reflexão e discernimento, acreditar que o estilo de vida do influenciador favorito pode se adequar a vida de qualquer um é uma grande ilusão que está sendo cada vez mais difícil de ser enxergada pelas pessoas.
Exatamente!!!!
Conheço algumas pessoas que são "minimalistas" não tem quase nada em casa.
Motivo: não param em casa e usam só coisas descartáveis.
Estão sempre renovando o guarda-roupa, por isso não tem nenhum acúmulo.
Eu sou o contrário disso, uso até rasgar, tenho coisas que guardo como lembrança.
É claro que temos que rever algumas coisas, roupas que não nos servem mais, objetos que perderam a funcionalidade, mas sair se desfazendo de tudo pode ser um tiro no pé e sair caro, muito caro.
O minimalismo é um estilo de vida maravilhoso. É claro que deve ser adaptado a cada ser humano .
Eu por exemplo me tornei minimalista há dez anos , no começo extremista. Kkkk . Super errado como vc disse .
Mas eu era compulsiva por comprar e pra mim foi um choque de ordem .
Depois eu fui me adaptando.
Hoje eu tenho o necessário.
Então...eu não acho que o minimalosmo falado antes ainda era algo a ser estudado ,e adaptado para cada um .
Hoje eu me sinto leveeeee de ter só o que eu preciso .
Alguns pares de sapato e não mais 16 pares .
Hoje eu tenho cinco calças que eu uso e não dez sem necessidade e com etiqueta.
Acho um pouco exagerado os que criam o conteúdos super impossíveis de viver .
Por isso, eu falo novamente ,cada um tem o minimalismo que lhe cabe kkk . Bjuss lindona adorei o vídeo ❤
Gratidão pelo comentário, pois é eu passei mais ou menos pelo mesmo processo, aos poucos vamos tendo mais autoconhecimento sobre nós mesmas e entendendo o que nos serve e o que não :)
Eu tambem estou assim
Eu gosto da ideia de ter o mínimo necessário. Equilíbrio é importante. Eu evito ter coisas em excesso, mas eu não trabalhei vários anos e economizei para apenas um cabide e uma esteira!
Eu comprava coisas novas e não conseguia me desfazer das velhas, mesmo sabendo que não ia mais usa las, isso é apego, acumulação ou sei lá o que, só sei que estou melhorando graças a Deus 🙌🏻
O minimalismo não é uma farsa. O minimalismo que a gente vê na internet é que é.
Exato, foi só um título chamativo até porque eu mesma me considero minimalista, a intenção não foi dar hate em ninguém somente expor de uma maneira mais aberta meu ponto de vista a respeito do que eu considero que seja esse estilo de vida.
@@Giuliarivielloeste tipo de título é péssimo
@@katia4103 mas o youtube gosta, e geralmente canais do youtube são negócios e não hobby
@@chiaracarolina poise.
Concordo com você. Também entendo assim.
Bem sensato esse vídeo.
Assim,qdo eu era mais jovens gostava de me arrumar,arrumar a casa,com o tempo fui desapegado,mas o desapego sempre fez parte da minha vida,aprendi com meus pais.
Eu sempre tive meu estilo,ao me vestir ou na decoração da minha casa,nunca gostei de acumular.
Mas tem coisa essencial pra mim,um bom lençol de percal,papel higiênico,um bom café, sapatos e roupas confortável em algodão.
Geralmente eu faço uma limpa em todos os meus ambientes,quarto,banheiros e cozinhas,pois,como sempre estava me mudando pra lá e pra cá sempre tinha que comprar tudo de novo.
Mas o segredo é não se apegar a carro,casa,roupas,sapatos e vive-se bem.
Melhor investimento,viagens para conhecer culturas,estudos para adquirir mais conhecimento o resto é só resto,que acumula poeira e a ferrugem consome.
Peguei a sua referência, e concordo com vc ,alguns youtubers distorcem o minimalismo ,na vida real e bem diferente e tem alguns q todo vídeo fica vendendo a insider ,querendo empurrar pra todos ,e acho q o minimalismo tem é um estilo de vida mas q se adequa de formas diferentes pra cada pessoa
falou tudo kkk Ontem eu tava vendo um video sobre "coisas que vao mudar sua imagem da noite pro dia" e do nada a guria empurra publi da Insider querendo vender roupa pra ficar atraente em casa (e as roupas que ela mostrou me deixavam desconfortavel so em olhar, imagine pra usar em casa so pra relaxar kk)
@@h_stefany88 Insider a 200,00 uma camiseta, não é nada minimalista, kkkkkk
Parabéns Giula, ganhou minha admiração e concordo com vc. Cada pessoa é diferente de outra e cada uma tem suas necessidades e também pela quantidade de amigos e família. Bom ver uma garota jovem com uma mente maravilhosa como vc tem. Sucesso, te seguindo.
Gratidãooo, seja bem vinda!!!
Te conhecendo agora e achando super necessária, a sua reflexão.
Eu, por exemplo, moro na Bahia, clima super quente, inverno bem ameno, que, quase nao é necessário usar roupas quentes, de inverno, mas, nem por isso, vou me desfazer das roupas que não usei dentro de 6 meses, pois posso muito bem usar em uma viagem a um lugar de clima mais frio, então, pra mim, não rola essa questão.
Com coisas de praia também, já que, geralmente, não frequento praia, a não ser nas férias, uma vez por ano.
Então, nao dá pra me enquadrar nesse rigor de destralhar o que não uso num período de "6 meses", por exemplo...
Parabéns pela lucidez e já seguindo o canal... ❤
@@Monica-fz3qc Gratidão! É exatamente isso, não precisamos ser extremistas e jogar tudo fora, ter suas coisas de uso sazonal guardadas é também um ato essencialista/ minimalista e ecológico claro :)
@@GiuliarivielloExatamente! ❤
Todo mundo quando começa é assim, entra de cabeça, se livra de quase tudo e se arrepende de ter se livrado de certas coisas kkkkk comigo foi assim... Equilíbrio é tudo ❤
Oi, cheguei de paraquedas e amei o canal, até que enfim , alguém fala a verdade a respeito do minimalismo, eu também me livrei de tudo e tive que comprar novamente,fora que entrei numestado depressivo horrivel, eu ficava dentro de uma casa vazia, não havia as coisas que eu gostava, por isso , me desescrevi dos canais de minimalismo, principalmente aqueles que fazem propaganda das tal "camisetas" percebi que o minimalismo que certos youtubers expõe é pura propaganda, na verdade são patrocinados e bem remunerados, ganhaste uma inscrita, beijos.
Oi Patricia, seja bem vinda! Pois é muita gente mencionou esse tema da marca de roupas que patrocina os "minimalistas" já sei do que tu diz...
Se livrou por tolice. Então você não estudou mesmo o que significa ser minimalista.
@@Giuliarivielloinsider..... vejo a propaganda em quase todo canal minimalista
@@leidianemedeiros1098 e você não escutou o vídeo quando falei que fiz isso quando era muito jovem e nao sabia como faze-lo corretamente, depois aprendi sobre e analisei meu erro, abraços
@@leidianemedeiros1098
Calma minha amiga.
Todo mundo erra na vida.Provavelmente,ela como iniciante no minimalismo
sem uma boa orientação de como fazer acabou tirando coisas demais.
Não tem quem não gosta de conforto e bem estar.
5:52 sem sombra de dúvidas. Por exemplo, eu gosto de cozinha. Para mim ter utensílios de cozinha é fundamental. Mas para alguém que não gosta de cozinhar e que está sempre comendo fora ou pedindo Ifood, já não é tão necessário assim.
Isso mesmo, até comentei lá encima, eu gosto de perfumes, não vivo sem. Então compro, mas coisas que não necessito tanto eu deixo de comprar. É só saber ter equilíbrio na vida.
Minimalista tem de ser vegetariano, de preferência.
@@MariaCarvalho-ks5ixJamais serei vegetariana, sou carnívora.
@@sarasemh9028Eu também amoo perfumes, tenho uma coleção grande ❤
@@irasoniaalmeida2889
Então você só come carne? Nem frutas ou vegetais?
2:47 Se o cara está mostrando que tem iPhone, ele não está querendo mostrar que é minimalista. Ele está querendo ostentar. Porque existem celulares com custo benefício muito melhores.
Não necessariamente, se pensar na durabilidade do iPhone talvez seja mais vantajoso.
Se um iPhone for essencial para a vida dele não importa o valor desde que ele possa pagar!
@@pc101freitas Sério? Qual vc recomendaria, pfv.
Nada a ver se eu pudesse comprar um iPhone compraria pq a câmera sempre é melhor sou tatuador mas acredito que qualquer pessoa que precise de uma boa câmera deveria ter um iPhone e isso não tem nada a ver com ostentar ou preço
Verdade,ter o necessário ❤
A maioria dos que se diz minimalista é por conveniência. Quando começa a ganhar mais dinheiro, fica ostentando com bens materiais. Eu já vi muito disso.
Uma ex vendedora de roupas que o diga
Pior que já vi isso sim. Não é regra, mas tem pobre que diz que não liga pra coisas, mas quando melhora de vida cai na vala do consumismo, bem óbvio.
Parabéns pelo conteúdo,muito bem explicado, creio que vc foi a pessoa mais sensata,na abordagem do minimalismo.
Devemos viver com tudo o que é essencial. Não repetir comprar coisas que já se tem. Desfazer-se das coisas que não se usam! Podemos comprar novas, renovar e dar o antigo. As nossas casas também têm que ter alma! Temos que olhar e gostarmos do que vemos. Experiência de uma "miúda" de 75 anos. Gostei do que Guilia disse. Mas o essencial é manter tudo arrumado, e fazê-lo todos os dias. Boa sorte e uma vida feliz para todos! ❤
Melhor ter e não precisar do que precisar e não ter
5:41 tudo na vida exige bom senso. Tudo na vida tem que ser ponderado. E para o minimalismo não é diferente. Aliás, querer jogar tudo fora não é minimalismo.
Exatamente: é ficar com o essencial!
A definição de minimalismo é menos é mais. É um conceito que já nasce sem ser ponderado.
Não concordo que seja uma farsa!
É simples: antes de sair desapegando na empolgação, se pergunte: Eu preciso disso?
No meu caso, tinha uma estante cheeeia de coisinhas pra decorar.
Troquei por um painel e fixei a TV. Quem chega na minha sala se depara com sofá, painel, um quadro na parede e uma planta no canto.
Além de não perder tempo limpando e arrumando tudo aquilo, minha sala está sempre "arrumada".
Quando descobri o minimalismo, fiz devagar, cômodo por cômodo e minha filha já tem isso como estilo de vida.
Sim concordo contigo, não se apegue ao titulo do vídeo é somente algo para chamar atenção, a mensagem que tentei passar é justamente esse alerta de não exagerar e imitar os demais jogando tudo fora, abraços :)
Eu percebo isso em alguns blogueiros q fazem videos sobre minimalismo,quando nao é assim so um cenário, alguns inventam de mecher com lei da atração, do nada vem com um curso,depois quer empurrar hábitos de ioga e bla bla blá-blá-blá 😅😅
Eu tenho falado sempre sobre autoconhecimento e tenho desmentindo muitos dos criadores que ficam nessas tag
Sim, no final sempre tem um curso kkkk nada contra cursos mas a galera anda exagerando um pouco nesse ponto haha
Verdade a tal da Ana Desidério uma farsa
Verdade a tal da Ana Desidério uma farsa
Concordo,Ana Desidério um verdadeira farsa
Eu mudei de vida depois que me tornei minimalista. Tenho uma poupança grande. E nunca mais fiquei aperriada
Investe no Tigrinho.
3:15 a questão não é se livrar das coisas. É se livrar do que é inútil. Se desapegar. Se livrar das quinquilharias, das tralhas. Na verdade, o minimalismo só faz sentido junto com o Feng Shui.
Adorei o vídeo. Tenho 70 anos e entendo o minimalismo como um processo dinâmico que muda conforme a vida da pessoa. Quando estudava linglês tinha um monte de livros e apostilas que me eram necessários. Recentemente fiz uma "limpa" na minha estante e só fiquei com o básico, um dicionário e uma gramática. Qdo era adolescente tinha muito mais roupa e acessórios que agora. Como gosto de cozinhar, invisto em utensílios que me são úteis, mas sempre reavalio e dôo aquilo que não estou usando. O importante é viver a vida com leveza.
Esse é um exemplo do que os jovens revolucionários radicais fazem com diversas questões da sociedade mas, só depois entendem o estragos que fizeram. Viva sua vida mas, pare de se meter em tudo e querer destruir tudo o que existe. Quer mudar algo, faça pra si primeiro e mude as coisas pelo exemplo.
Parabéns para a autora pela humildade em reconhecer e compartilhar a sabedoria dessa forma.
Todo pobre é minimalista. Vive só com o básico
Triste, mas real.
Não. Tem pobre individado por comprar em excesso.
@@silvaniaantunes8159desculpe... discordo... muitos usam os cartões e se endividam bem
Aí que vc se engana.
A ideia do minimalismo não vem da pobreza! Pq o muito pobre não tem escolha! Mas a maioria tem escolha e prefere jogar o dinheiro pelo ralo todos os dias! Anda de uber ,come fora toda, aiffod, é shopping, é balada! Daí não tem dinheiro que aguente!
TUDO QUE É DEMAIS É SOBRA, ENTÃO DOA OU VENDA O QUE ESTÁ SOBRANDO, VOCÊ NÃO TERÁ FALTA DE NADA.AMEI O VÍDEO, É BEM ISSO MESMO!.
excelente ... minimalismo faz parte de uma vida simples ... sem escassez e sem exageros .. é viver em harmonia com os demais ecossistemas.. sobriedade eu dira... parabéns pelo conteúdo ...
Infelizmente muitas pessoas se deixam levar. Alguns oportunistas querem somente se auto promover. E tem pessoas que se deixam levar. Sou minimalista e dispenso somente o excesso. Porque vc recebe visitas, tem amigos. Minimalismo não é radicalismo. Isso é doença! E esse indivíduo se inspirou no filme a mosca.O verdadeiro minimalismo começa primeiro de dentro pra fora. É preciso se preparar primeiro pra não se arrepender de ter se livrado de coisas que não devia. Parabéns pelo video!
Verdade. A realidade das pessoas são diferentes,ja imaginei reduzindo minhas coisas,mas pensei la na frente e vi q algumas coisas nao vai dar certo pra mim.Cada um tem sua necessidade particular.
Vídeo com música de fundo nessa altura não dá!!! Gostei do conteúdo mas tira essa música...cada um vive como quer!!!
Quanta sensatez e verdade em um vídeo só. Parabéns. ❤🎉
Bastante lucidez e praticidade nas ideias... adorei! ❤
Amei tudo que vc falou! Realmente ñ dá pra jogarmos nossas coisas fora, porque um dia precisaremos! Mais também nada de montoarmos entulhos...o que ñ precisamos! Vou ficar alerta, porque quase cai nesse estilo de vida! Se é que podemos chamar assim! Obrigada amiga, seu vídeo foi muito esclarecedor! Deus te abençoe!
"Vc nao possue as coisas; as coisas é que te possui" ( ditado milenar indiano )
Exatamente o extremismo acaba com qualquer um. Tudo tem que ter equilíbrio.
Até que enfim apareceu uma pessoa sensata falando sobre a realidade. Fiquei assustada com um vídeo que vi a pessoa falando só tem 02 pratos. Mas agora percebi que ele falou mas não mostrou. Parabéns pelo seu conteúdo.
Tem uma ou um youtuber que eu sigo que diz que usa várias vezes a mesma roupa pra depois lavar. Isso pra mim é ser porco (a) e não minimalista. Dizia que não comprava comida fora. Um dia esqueceu fez um vídeo comprando comida pra não sujar a cozinha 😂🤣
Nao é porco se ela está lavando, seria se ela usasse a mesma roupa 1 semana inteira sem lavar. É no maximo mão de vaca.
Poriso q não gosto de mentir 😂 .
eita, qual o problema de usar a mesma roupa, eu uso até sujar, as vezes é um dia, as vezes é três, depende de muita coisa
@@chiaracarolina Eu não!
@@chiaracarolina Eu também amiga, acho que depende muito do clima ou do serviço que a pessoa faz. Não tenho essa necessidade de trocar de roupa todo dia tbm, só a roupa íntima.
Tudo que é com exagero não é bom e não dá certo! Parabéns pela dica e conselho. Concordo plenamente ❤❤❤
Pra mim, minimalismo é ter tudo que você gosta, que lhe é importante, que lhe faz bem.
GOSTEI DO CONTEÚDO DESSE VÍDEO. BEM LEVE E DESCONTRAÍDO. EU NEM SABIA DA EXISTÊNCIA DESSE TEMA. ME INSCREVI. CONTINUE FAZENDO VÍDEOS. ABRAÇO.
Não é fácil identificar se alguém está vivendo de forma genuinamente minimalista, porque o minimalismo é uma filosofia de vida e estilo que vai além da aparência. Ele busca simplificar, eliminando excessos e focando no que é realmente essencial. Essa abordagem não se limita a aspectos visuais, como design ou decoração, mas também envolve mentalidade, hábitos de consumo e estilo de vida.
Uma pessoa pode ser extremamente rica e ainda assim ser minimalista. Na verdade, o verdadeiro minimalismo é mais evidente em quem possui muitos recursos, pois o ato de desapegar e valorizar o simples requer um esforço consciente, especialmente quando se tem acesso a tudo. É nesse contexto que o minimalismo ganha profundidade: não é sobre privação, mas sobre escolhas deliberadas e a valorização do essencial, mesmo tendo a possibilidade de acumular mais.
A essência do minimalismo está no equilíbrio entre o que se possui e o significado atribuído a essas posses, independentemente do nível financeiro.
Isso aí, mínimo pra viver. Na minha infância não tive muitas coisas, era uma sandália pra passear ou chinelo até não servir no pé ou quebrar pouco consumismos; bem porque não tinha tanto nada, nem shopping, celular etc etc e vivia se sem avalanche de informações 😁
O segredo do mundo é o equilíbrio, nem de menos e nunca demais. Abraço de Esteio RS.
Aprendi muito com minimalismo. Não comprar sem necessidade, usar até acabar p depois comprar outro, desfazer de coisas em duplicidade. Diminui o número de panelas e acessórios de cozinhas. Não compro nem troco mais os móveis. Roupas só compro se amar a peça. Sapatos e bolsas ainda não consegui me desfazer.. mas uso praticamente um só. Comecei minimalismo sem saber, comprei 4 camisetas pretas p usar durante a semana como uniforme no trabalho pq eu não tinha tempo queria facilitar a rotina da manhã, depois fiquei sabendo q mtas pessoas fazem isso.. 😂.. eu amo vídeos de minimalistas mas faço só o q faz sentido p mim.. comecei antes da pandemia.. estou no caminho ainda p a vida q quero ter mais leve, com menos coisas, mais espaço.. usando meus cremes até acabar tudo p depois comprar outro... gostei do vídeo.. resumindo fala p gente ir com calma no destralhe e q nem sempre vamos conseguir ter uma casa clean.
leva para a vida
Continue assim!
As pessoas hoje vivem de modismos e perdem sua identidade e vai na onda dos outros.
Exato! Perdem a essência pq querem viver estilos de vida da modinha.
Minimalismo não é moda é um jeito de viver! Daí a pessoa não compreende e quebra a cara!
Falta personalidade às pessoas.
Amiga sensacional! Muito mais a ver com auto conhecimento e entender o que você realmente precisa do que reproduzir o que funciona para o outro, ou o que o outro quer nos vender como a fórmula mágica do que é certo ou errado
Exatamente !!!!
6:50 não, mas calma lá. Não precisa ter dois tênis. Se um rasgar é só ir na loja e comprar outro 🤷🏻♂️
Eu, particularmente, gosto de fazer rotatividade com os tênis. Quando um tênis fica velho eu reservo ele para ir para fazenda/cachoeira e fico usando o mais novo. Tenho 1 chinelo e 1 sapato social. E eu sempre fui assim. Desde criança.
Sim é verdade, eu faço o mesmo quando um tênis meu já ta ruim eu uso pra atividades que possam sujar, eu ja tive momentos de ter 1 tênis e 1 chinelo mas ai me dei conta que o tênis se desgastava muito rápido e eu tinha que comprar outro, não que tenha algo de errado nisso mas hoje em dia por exemplo tenho 4 pares de tênis e vou revezando o uso assim eles duram mais, pelo menos pra mim haha
Kkkk aí vc curte como eu montanhismo, preciso de uma bota para isso o tênis não serve ! Kkkk
Eu sou qse = a vc: tenho 1 sapatênis, 1 tênis para bater e 3 papetes(pois ñ gosto de chinelos).
Uma mulher há alguns coments acima disse ser simples, porém tem 16 pares de adereços para os pés kkk.
@pc101freitas, para quem tem renda fixa e dinheiro disponível para comprar um calçado a qq hora, ok!!!! E quem não tem essa disponibilidade????? Vai arrumar prestação???? Vai pedir pra parentes? Não é bem assim.
Quando chover 12 ou mais dias seguidos esse par de calçado extra fará falta. O fato de ter mais calças, mais tênis ou sapatos, ou mais roupas não deve ser entendido com consumismo e sim como necessidade. Claro que tudo que é exagero não tem necessidade, mas ter uma calça, um tênis e assim por diante não é viável com a mídia vende em programas de pessoas " muquirqanas ".
Sou minimalista mas tenho só o necessario acho que ser minimalista e ter o necessario e desfazer de coisas que vc não usa.❤
Apesar de não gastar pra comprar, eu guardo muitas coisas que eu ganho.
Algo que tem dado certo pra mim é usar até acabar e não repor o exagero. Por ex.: se você tem 15 casacos, julga que só precisa de 3 (após uma análise racional e não por impulso) e pode e quer doar o excedente, ótimo… mas se está difícil desapegar, não “force”, pegue um e use até acabar, depois o outro, o outro.. e não reponha até chegar naqueles três que são ideais pra você (e aí esses você repõe quando eles acabarem).
Algumas coisas eu quis até desapegar antes da hora porque usei tanto que enjoei kk e outras eu nem consegui usar, de modo que vi que elas estavam ali sem necessidade.
Está funcionando comigo… 😊
Melhor definição de minimalismo que eu já vi. Parabéns!!!
Tudo isso me Faz Pensar De MAIS !!
Adorei o vídeo, isso é pura verdade, a pessoa năo precisa seguir esse modismo criado por celebridades que impõem um padrăo fake. A gente tem que ter pouco, mas o necessário, como você falou! Parabéns pelo conteúdo!
Olha mocinha, falou tudo que eu queria dizer. Desde o Filme "Mogli" eu entendi o que era Minimalismo. Só o necessário. Hoje tudo relacionado ao minimalismo é para comprar, comprar. É uma grande mentira. Concordo que temos que ter tudo que nos faz bem e evitar exageros. Parabéns menina.❤❤❤🥀🥀🌷
Importante posicionamento . Minimalista com coisas , mas abundante em coragem ! Parabéns
Essa ideia de minimalismo é interessante.
(A ideia é interessante)
Serve para refletir sobre nossos estilo de vida.
Reduzir consumo, diminuir a quantidade de itens que temos.
Eu apliquei minimalismo na minha vida...por exemplo:
Eu tinha 4 estantes com livros. Refleti que apenas 1/4 desses livros já tinha lido. 1/4 iria ler...e o restante, ou seja: metade dos meus livros...eram desnecessários para mim..por N motivos.
Doei alguns, vendi centenas. Vendi as 3 estantes (fiz caber os escolhidos apenas em uma) rsrs
Fiz isso também com objetos de decoração (vendi ou doei praticamente todos).
Roupas que não vestia há tempos, que não cabia mais em mim...doei
CDs...vendi ou doei 90%.
Meu quarto/escritório agora é clean e espaçoso.
Ou seja, se eu querer mudar de "casa"...arrumo minha mudança em menos de 24 horas.
Vídeo consciente, inteligente e conciso. Parabéns!
existe gente que se diz minimalista mas no fundo é consumista. vive se desfazendo de coisas em bom estado só pra comprar outras
Ser minimalista é ser sensata ao administrar seus recursos financeiro. Saber viver dentro do seu limite, não gastando tudo q ganha, não fazendo dívidas e ter tranquilidade de viver feliz.
Incrível como um filho muda a nossa visão de mundo.
Pois é, faz a gente aprender na marra ;)
É só vermos o caso da famosa Marie Kondo sobre organização. Mudou depois de ter filhos...
Venho assistindo alguns vídeos sobre minimalismo e devo ter escolhido bem quem assistir pq foi o que venho entendendo, talvez pq já não é da minha natureza ser extremista em nada, mas seu vídeo foi ótimo pq confirmou o que venho programando pra minha vida. Obrigada!
O problema é que as pessoas são altamente influenciáveis, tudo que assistem a respeito de uma teoria que aparentemente funciona, querem levar ao pé da letra ao invés que usar o que pode servir ou não para a própria vida.
Tem coisas que eu guardo mesmo não usando pra não cair na tentação de comprar de novo. Tenho muitas panelas e coisas de cozinha. Não uso todo dia mas eu uso uma vez ou outra.
Adorei seu vídeo, me inscrevi no canal, concordo com vc, eu só joguei fora o que era realmente tralhas, só doei roupas que não usava e não me servia, fiquei com que realmente importa, já deu uma diferença grande na casa, se for ao extremo vai fazer falta, com serteza se arrependerá, um abraço. ❤
Com certeza
Nossa fiz exatamente isso q vc fez, doei e vendi muitas coisas tentando seguir esse estilo de vida, e após tempos precisei comprar tudo de novo, mas considerando a economia q só tem piorado, tenho gasto o dobro ou triplo p reorganizar minha vida morando em um local fixo novamente... 🫠
Moderação, planejamento e equilíbrio. Estes três pilares podem ajudar.
Querida Giulia,
Deparei-me com o seu vídeo, fiquei curiosa para saber o que é MINIMALISMO. Aos meus 67 anos, estou aprendendo ainda 😊.
Fiquei encantada com sua sinceridade e tentando passar para outros aquilo que a vida te ensinou.
Não seguir a moda...este é um conselho de ouro.
Deus te abençoe com muita sabedoria e discernimento. Cuide do seu filho, tesouro que não tem preço.
Um abraço
Gratidão!!! Obrigada pelo gentil comentário :)
Vazio, sem sentido, casas que não acolhem, como bem diz: estéril.
Não sou acumuladora e não gosto de objetos demais. Mas gosto de um ambiente acolhedor, gosto de boas roupas de cama, mesa e banho, tapetes, almofadas, gosto de plantas...enfim: tenho o que preciso e o que uso, até porque eu recebo sempre os amigos. Equilíbrio é a chave. Todo excesso é ruim e é receita para o fracasso. Gostei do vídeo. Parabéns pela lucidez.
Exato, acho que casa tem que ter a nossa cara, ter conforto e ser um ambiente gostoso, não um cubículo branco e sem vida :)
O minimaslismo é saber viver com o que vc realmente precisa. Sem ficar acumulando tranqueiras e lixo.
Eu comecei a me desfazer de objetos que não uso, deixei o que necessito e uso.
Parei de gastar com coisas que jamais vou usar. O que tenho é suficiente pra viver bem, quando ficam velhas e estragam, eu apenas substituo por outra. A casa está mais organizada e limpa.
É a melhor coisa que fiz. Estou até conseguindo economizar mais e fazer investimentos.
O problema é o exagero.
Cai de paraquedas aqui MAs adorei seu vídeo! Bom para todos nós refletirmos, até quem não é minimalista. ❤❤👏🏻👏🏻
Adorei vc menina. Sou minimalista de nascimento sempre percebi o poder e influência da mídia e cultura
Cada um com a própria régua.📏 Excelente síntese.
8:00 eu não sei porque as mulheres precisam tanto de bolsa. Para mim, uma mochila já resolve tudo.
*Eu sou minimalista e tenho uma mochila e duas bolsas*
Eu sou minimalista e tenho duas mochilas, uma para quando eu saio de casa e outra para quando fico em casa.
@@tonhaolero-leroinvesting9454 Mas porque vc tem uma mochila pra ficar em casa?
Acho o minimalismo ótimo pra conservar o meio ambiente e trazer leveza pra nossa vida. Porém, também acho que não devemos forçar a barra e sempre observar o que serve pra gente e o que nao serve.
Eu tento nao consumir demais, porém procuro equilíbrio. Por exemplo, gosto de perfumes, jamais ficaria sem usar. Entao, compro as vezes, sem exagerar. Gosto de pintar e cuidar das unhas, entao tenho alguns esmaltes, poucos mas tenho. Se nao me perfumasse ou ficasse so com unha natural, uma hora eu iria me sentir mal, e até me deprimir.
Entao, temos que consumir com consciência, e deixar de consumir o que realmente nao nos faz falta. Procuro cosmeticos mais naturais, reciclar o que uso, evitar tanto plastico, nao usar sacolas plasticas no mercado e sim as ecobags, uso algodao reutilizável, etc etc.
Mas sim, tenho uns 3 perfumes que gosto, os esmaltes nas cores que preciso, gosto de comprar livros em sebos, de garimpar em brechós. De novo, só tenho comprado lingerie e pijamas. Mas é lógico, se precisar de algo novo, irei a uma loja comprar. Tudo com equilíbrio né
Exatamente, equilíbrio e tudo, se você gosta de estar cheirosa e com as unhas feitas isso é algo importante pra ti portanto necessário no seu dia a dia, não tem problema nenhum a gente ter vários perfumes, contanto que a gente use tudo certo :)
Nossa pensei que so eu pensava assim adorei muito bom
Gostei muito do seu vídeo.
Tem um casal que pregava o minimalismo e eles chegaram ao absurdo (na minha opinião)"de não usar papel higiênico.
Isso para mim já é demais.
Concordo em viver com o necessário 😊
Sem papel higiênico não da haha
Amo renovar tudo , trocar as coisas bolsas de cores diferentes , sapatos roupas , trocarmo eis etc . Mas não acumulo , doo , vendo mas gosto de ter coisas variadas !
Na verdade o minimalismo é mental e não físico, assim eu penso é mais sensato, valeu querida.
eu me sinto minimalista mas como vc disse sou do meu jeitinho, procuro ter o necessário mas também quando preciso compro algumas coisas. concordo com tudo que disse.
Legsl seu vídeo para despertar a reflexão! Equilíbrio é tudo! O Essencialismo talvez seja melhor! Mas lembrando que tem que fazer sentido para cada um, de acordo com suas metas e estilo de vida! A maturidade nos faz fugir desses exageros!
Que legal! Um relato real de quem se lançou com tudo! Realmente é o que vc falou o equilíbrio é tudo!