O motoradio agora é motobras. Meu falecido pai teve um motoradio e se orgulhava da sua recepção. De recife-pe ele captava em.seu motoradio a radio difusora(nome da época) de caruaru-pe em AM (120Km) Os radios dos seus colegas não fazia o mesmo. Claro, o sinal captado era fraco mas dava pra ouvir.
Ouvir o áudio no final foi a coroação de uma explicação extraordinária. O áudio não incomodou nada face a maestria com que transmitiu esse assunto que, apesar de bem conhecido, ainda nos fascina. Parabéns pela aula.
A cada dia esta ficando mais raro de se encontar pessoas que se interessam pela materia , coisa dos tempos atuais. Saudade do tempo que tudo isso era uma febre, tinham revistas ,etc . Parabens , bom video...
Eloy, minha formação principal não é em eletrônica, porém venho estudando na medida do possível de forma autodidata. Uma das minhas dúvidas era em relação à tal "portadora". Eu tinha uma noção, porém não tinha clareza a respeito. Nesse vídeo você elucidou completamente esse conceito pra mim. Muito obrigado mestre.
É dificil sair sem não aprender alguma coisa nova nos videos desse canal, é sensacional, cada novo video é sempre mais uma nova descoberta facinante, O conhecimento que adquiri aqui não tem preço, obg por tudo Eloy. 👏👏👏
Parabéns, o espectro de rádio frequência e magnífico, cada faixa de ondas, suas formas de transportar sinais, suas modulações e demodulacoes, sinal piloto em rádio FM, seletores da canais, fascinante como conseguimos transmitir e receber os sinais de rádio, parabéns pela aula.
Maravilha. Excelente aula. Agora o pessoal vai querer ver a demodulação de um sinal FM. Esses diodos , assim como os Zeners são facilmente " quebráveis" tem que manusear com jeito. Abraço.
Pôxa professor Eloy, que live Sensacional! Lembranças dos Bons Tempos! Nos anos 80, eu era um garoto entusiasmado! Trabalhei em uma oficina eletrônica, em São Vicente/SP. E cursava eletrônica em Santos, na Esc. Técnica.... Áudio era o meu forte. Lutei muito para comprar meu primeiro Receiver Greynolds... Eu acho que era uma espécia de cópia da Gradiente.
Eloy traz mais conteúdo sobre modulação tanto em amplitude quanto em frequência seus circuitos por mais fundamentais que sejam os exemplos,este assunto é fantástico o trafego de informações sem uso de conexões fisicas é maravilhoso obrigado muito boa esta esplanação .
Muito bem explicado nessa ilustração caracterisa uma transmissão A M a modulação e adicionada no pórtico posterior e inferior gostaria de saber modulação na frequência no caso de FM
Mais uma aula brilhante. Parabéns. E pensar que antigamente no lugar desse pequeno diodo era necessária uma valvula com filamento e tudo mais ...abração.
Muito boa a sua aula sobre diodos detectores. Reparei muitos equipamentos antigos que usavam o 1N60, 1N34 e outros. Hoje quase não se vê mais esses diodos, vi alguns de silício parecidos com 1N4148, será que são iguais os antigos? Eu monto uns compressores de áudio pra uso em radioamadorismo que usa o 1N60, será que esses modernos funcionam no lugar dos antigos? Estou tendo dificuldade pra encontrar dos antigos.
Oi...acredito procedente ressaltar que quando se liga a seção retificadora que a través do diodo retira parte do sinal que faz aparecer em lilás a onda de audio... que a onda modulada em amarelo se torna ASSIMETRICA o que mostra a energia retirada da onda modulada. O diodo é uma "resistencia assimetrica" ..."baixa" no sentido de condução e "alta" no sentido oposto o que faz de essa assimetria uma medida de qualidade do diodo...e olhando quanto, da onda original MODULADA o diodo retira da aparte superior e da inferior nos dá uma idéia visual da qualidade de esse diodo... Para fazer um medidor de ROE que leva dois diodos a gente precisa testar as vezes dezenas de diodis para achar dois 1N34A ou dois 1N60 o mais "iguais" possiveis nas suas resistencias "direta" e "inversa" para maximizar a acuracia do medidor fabricado.
Muito didático Sr Elói rsrsrs... pena q este tipo de modulação é relativamente "ao FM" pouco usado...no Japão existiu um tal de wide range AM e sinal de rádio-transmissora digital "não lembro certo se era AM" ...vários dos receptores digitais capturam rádio digital mas não é utilizado aqui...o q eu tbm acho interessante é o sinal de FM " modulação, adicionar portadora, transmissão, recepção, antenas e etc.. se comentasse sobre com esta didática seria incrível 👏👏👏
Uma vez pensei em montar uma antena otimizada para FM ...mas acabei baixando aplicativo para sintonizar os rádios mais distantes acabei desistindo rsrsrs...onde eu moro tem uma alta altitude, quando tá nublado pega uma rádio atrás da outra.
2:31 tenho um fonte aqui que estourou um transistor C1815 e queimou um diodo ao lado que tinha escrito 48 exatamente como esse mostrado na foto! agora confirmei que é o 1N4148. já consegui o transistor e agora vou conseguir esse diodo pra fazer a troca dos componentes e vê se a fonte volta a funcionar.
@@Electrolab-Eletronica acabei de achar um muito parecido em uma placa de fonte sucata aqui, ele tambem tem escrito 48 mas acima tem 41 e mais acima ST. pelo que vi o ST4148 é um diodo zener. agora fiquei em dúvida se o que queimou é o 1N4148 ou ST4148. não da pra ver pois a metade dele ta carbonizada e só dá pra ver o numero 48.
É o ideal pra montar detector de ovni. Ainda nem pensava em eletrônica quando lí um artigo na revista planeta que tinha o esquema que ficou gravado na memória.
Me reparo com esses diodos nos circuito de comunicação entre as placas de ar condicionado inverter. Esses dias tive q trocar um e pesquisei em vários datasheet
Obrigado Igor! Não haveria um única fórmula, em geral o sinal modulado entra numa etapa amplificadora de RF, sintonizada na frequência de transmissão e de lá a saída numa antena calculada para essa frequência.
Olá Samuel, não é possível diferenciar com um multímetro. Talvez com um traçador de curva característica e um osciloscópio, pelo método da comparação. Há vídeos desses traçadores aqui no canal.
Blz de explicação,poderia me ajudar com um diodo 1s 2473D sansui,não acho ref. E se for um substituto oque devo considerar pra substituir. Qualquer diodo!
Olá George! Realmente não se encontra a especificação desse modelo, mas encontrei um forum lá fora, onde indicam usar o 1N4148 no lugar desse. Vale a pena experimentar, embora seja somente uma sugestão desse forum.
Caro Professor, meu nome é Ricardo e hoje tenho 56 anos. Desde os 14 anos faço experiências com o fascinante mundo do rádio, apesar de ser a vida toda, somente um "técnico prático " e sem profundos conhecimentos teóricos. Então, se puder me responder, esta dúvida, eu agradeço. Seria possivel, eu gerar uma portadora de RF em 1 Khz ? Sei que 1Khz é frequência muito baixa, considerando o espectro útil de rádio. Então, em teoria, o que difere uma onda sonora de uma onda de RF, mesmo que de muito baixa frequência ?
Olá Ric! Sim, é possível. Você pode gerar e até modular essa onda em 1KHz. A questão maior é de ordem prática, já que portadora em RF teria o objetivo inicial de ser transmitida sem fio, por uma antena. Uma antena sintonizada em 1KHz, em 1/4 de onda por exemplo, teria um tamanho de 75Km de comprimento, o que torna inviável uma transmissão nessa frequência. A onda sonora é aquela que sai de um transdutor (que converte o sinal elétrico em onda mecânica), por exemplo um alto falante e assim ouvimos as variações mecânicas do ar, que vibra nessa frequência que conseguimos ouvir (geralmente até 20KHz). Ou seja, 1KHz ouvimos quando ligado num alto falante, que converte em onda mecânica. Mas o sinal elétrico de 1KHz é uma onda como outra qualquer pode ser ligado em outros circuitos, não necessariamente para ser transformado em som.
Boa tarde professor. Fiquei na duvida agora como é possivel modular audio nas frequências de 535KHz até 1605KHz ? Em primeiro lugar agradeço a DEUS por colocar voçê Professor nos ensinando e enriquecendo nosso saber. Parabens aula 10...
Obrigado Reginaldo! A modulação nessa faixa, geralmente é em AM, ou seja, a amplitude do sinal da portadora (entre 535 e 1605KHz) varia na mesma frequência do áudio, carregando assim essa informação na transmissão. Isso é feito normalmente em circuitos com transistores, que realizam a modulação.
@@Electrolab-Eletronica É professor confesso que dá nó no cérebro esse assunto de modulação. E porque não aproveita-se o semeciclos negativo da modulação no receptor ? Afinal não tem um pacote de áudio na parte negativa do semeciclo ? Ah outra pergunta HF não é de 3MHz até 30HMHz ? No vídeo ouvi vc falar a partir de 1MHz... Perdão pelas perguntas mais é que estou estudando um livro de transceptores e estou na parte de moduladores e Demoduladores. Não encontrei quem ensina com fiel precisão essa parte da eletrônica. Mais vc é abençoado. Abraço e fique com DEUS...
Porque todo o sinal fica na envoltória da portadora e o semi-ciclo negativo pode ser descartado. Sim, HF é entre 3MHz e 30MHz, entre 300KHz e 3MHz é MF e entre 30KHz e 300KHZ é LF.
No Brasil uma das emissoras q mais operava em OC era a emissora do Pastor David Miranda da igreja pentecostal deus é amor. Eu ouvi e acompanhei muito radios como a BBC de Londres q tranamitia em portigues para o Brasil ainda no final dos anos 80. Eu as ouvia com um velho radio ABC valvulado. Era só o chassis. Usava as valvulas ECH81, 2x 6BA6, 6AV6 e EL84. Vou te falar, era a recepção mais clara e estável q ouvi. Infelizmente, vendi o radio ( q era so o chassis ).
Precisei de um 1n60, mas não achei nas minhas gavetas e caixa de sucatas. Tentei usar um schottyk mas nao funcionou. Era pra montar aquele radio galena moderno. Fui no centro da cidade varias vezes, mas esqueci de comprar o util diodo bigode de gato.
@@Electrolab-Eletronica Na proxima comprarei uns 10 pares. E dizer q achei q nunca passaria por isso. Esses diodos eram comuns nos demoduladores de fm em tv's e rádios. Alguns radios AM tmb apesar de ter visto o 1n4148 como dito no video. Seus videis não são apenas instrutivos, são verdadeiras aulas divertidas. Do moderno ao nostálgico vice versa. Gratidão.
Olá Everson, não funcionaria na maioria dos casos se necessitar de uso em altas frequências. Pode funcionar se essa não for uma exigência. O 1N4148 é mais adequados para sinais e o 1N4007 (simples retificador) não.
Muito show! Você pode me informar como funciona a transmissão e demodulação de sinal digital? Se não puder agradeço mesmo assim. Muito grato por suas aulas, me ajudam muito.
Obrigado Junior! É um assunto bem longo e com temas em várias áreas, precisaria de alguns vídeos para isso. Mas é interessante e anotei para o futuro. A modulação digital em geral pode ter múltiplos formatos, entre os mais conhecidos o FSK, PSK, FSK e QAM, em portadoras analógicas, cada qual com sua característica. Dependendo se a saída é analógica ou digital ainda pode ser PCM, PWM, PAM, PPM, etc, em portadoras digitais. Portanto é muita coisa!!!
@@Electrolab-Eletronica Muito Grato por sua atenção! Mas só um resumo esclarecedor para mim, a transmissão de informações digitais, dependem de uma portadora analógica estou certo? no Caso esta é a minha duvida.. Obrigado.
O sinal é sempre uma forma de onda analógica, porém quando codificado, chamamos de digital. Há meios de transmitir sinais digitais sem portadora, com uma técnica chamada banda base.
Informação adicional: os diodos de germânico ou "bigode de gato" como eram popularmente chamados, ainda são largamente utilizados até hoje na retificação de sinais de RF, como por exemplo em equipamentos de medição de potência direta e de SWR (Relação de Indas Estacionárias) entre outras aplicações. Valeu Eloy!
cara vc é muito didático, parabéns
Valeu Samuel!
Ótima explicação Eloy época boa reparei muitos rádios AM no final dos anos 80 poxa era febre ter um motoradio ,. Philco etc.
Obrigado Rogério! Sim, bons tempos, esses rádios tinham circuitos muito bem elaborados e ótima qualidade!
O motoradio agora é motobras.
Meu falecido pai teve um motoradio e se orgulhava da sua recepção.
De recife-pe ele captava em.seu motoradio a radio difusora(nome da época) de caruaru-pe em AM (120Km)
Os radios dos seus colegas não fazia o mesmo.
Claro, o sinal captado era fraco mas dava pra ouvir.
Ouvir o áudio no final foi a coroação de uma explicação extraordinária.
O áudio não incomodou nada face a maestria com que transmitiu esse assunto que, apesar de bem conhecido, ainda nos fascina.
Parabéns pela aula.
Obrigado Mezek!
Parabens tu explica muito bem e faz agente ficar ate o final 😉😉
Obrigado!
Este é provavelmente o melhor canal de eletrônica no UA-cam.
Obrigado Erick!
A cada dia esta ficando mais raro de se encontar pessoas que se interessam pela materia , coisa dos tempos atuais.
Saudade do tempo que tudo isso era uma febre, tinham revistas ,etc .
Parabens , bom video...
Obrigado William!
Eloy, minha formação principal não é em eletrônica, porém venho estudando na medida do possível de forma autodidata. Uma das minhas dúvidas era em relação à tal "portadora". Eu tinha uma noção, porém não tinha clareza a respeito. Nesse vídeo você elucidou completamente esse conceito pra mim. Muito obrigado mestre.
Olá Alexandre!' Que bom que ficou claro! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Gracias por hacernos conocer los componentes espectacular AMIGOS ABRAZO DESDE ARGENTINA! !!!😉👍👍👍👍👍👍👍☝
Gracias y saludos Claudio!!
@@Electrolab-Eletronica 😉💪💪💪💪👍👍👍👍👍
Professor, sr é o melhor do Brasil
Obrigado!
Só equipamento top nessa bancada. Parabéns
Obrigado Airton!
Muito boa essa explicação tirou minhas duvidas aqui nos projetos.
Valeu Celso!
Somos privilegiados com pessoas talentosas como vc Eloy
Obrigado Getulio!
É dificil sair sem não aprender alguma coisa nova nos videos desse canal, é sensacional, cada novo video é sempre mais uma nova descoberta facinante, O conhecimento que adquiri aqui não tem preço, obg por tudo Eloy. 👏👏👏
Obrigado! Seja sempre bem vindo!
Parabéns, o espectro de rádio frequência e magnífico, cada faixa de ondas, suas formas de transportar sinais, suas modulações e demodulacoes, sinal piloto em rádio FM, seletores da canais, fascinante como conseguimos transmitir e receber os sinais de rádio, parabéns pela aula.
Verdade José, também acho fascinante esse tema! Obrigado!
Caramba!! A eletrônica é espetacular.👍👍👏👏👏
É verdade Wander! Fascinante eu diria!
PROFESSOR, NÃO SOU TÉCNICO EM ELETRÔNICA, MAS GOSTO MUITO DE RF, EXCELENTE EXPLICAÇÃO VALEU👏👏👏👏
Obrigado Antonio!
Esse professor sabe muito continue assim passa muita coisa para quem está aprendendo ☺️😊
Obrigado Antonio!
Como sempre, um conteúdo de TOP em, parabéns em disponibilizar estes conhecimentos. abraço...
Obrigado Agnaldo! Abs.
Excelente aula, matou o tema com 4 gráficos e 3 equipamentos de bancada, e a molecada ainda fazendo vulcãozinho nas feiras de ciências...
Valeu Fábio!
Kkkkk
Parabéns pela didática.
Obrigado Jorge!
Maravilha. Excelente aula. Agora o pessoal vai querer ver a demodulação de um sinal FM. Esses diodos , assim como os Zeners são facilmente " quebráveis" tem que manusear com jeito. Abraço.
Obrigado Evandro! Sim, FM a coisa é bem mais complexa!
Pôxa professor Eloy, que live Sensacional!
Lembranças dos Bons Tempos! Nos anos 80, eu era um garoto entusiasmado! Trabalhei em uma oficina eletrônica, em São Vicente/SP. E cursava eletrônica em Santos, na Esc. Técnica.... Áudio era o meu forte. Lutei muito para comprar meu primeiro Receiver Greynolds... Eu acho que era uma espécia de cópia da Gradiente.
Maravilha Alberto! Bons tempos! Obrigado!
Compreendido. Obrigado! Sugiro fazer outras práticas como essa para modulação em frequência e em fase.
Sugestão anotada!
Eloy traz mais conteúdo sobre modulação tanto em amplitude quanto em frequência seus circuitos por mais fundamentais que sejam os exemplos,este assunto é fantástico o trafego de informações sem uso de conexões fisicas é maravilhoso obrigado muito boa esta esplanação .
Anotado para vídeos futuros! Obrigado Rodrigo!
@@Electrolab-Eletronica Obrigado a você Professor
Parabéns Professor vc é um VERDADEIRO sábio em tecnologias da eletrônica!
Obrigado! Não sou sábio, apenas um entusiasta dessa área fascinante!
Eloy, sem comentários, sensacional, valeu irmão.
Obrigado Alexandre!
Muito bom parabéns pela explicação
Obrigado Sandoval!
Obrigado professor és um craque
Obrigado Manuel!
Cara ,sou fã do diodo 1n4148 uso muito nos meus inversores caseiros e não sabia que era um diodo de sinal.
Obrigado pela aula,muito bom!
Obrigado Julio!
Parabens. Otimo video .nunca vi nada igual .
Obrigado Marcio!
Muito bem explicado nessa ilustração caracterisa uma transmissão A M a modulação e adicionada no pórtico posterior e inferior gostaria de saber modulação na frequência no caso de FM
Obrigado Manoel! Sugestão anotada!
Parabéns muito boooom professor!!
Saudades desse tempo tão bom
Trabalhei com eletrônica por muitos anos. 👏👏
Só em uma assistência da Sony foram 18 anos saudades!!!
Obrigado Antonio!
Sim, bons tempos!
Mais uma aula brilhante. Parabéns. E pensar que antigamente no lugar desse pequeno diodo era necessária uma valvula com filamento e tudo mais ...abração.
Obrigado Tiago! Verdade, as chamadas válvulas diodo!
Viajei no tempo agora... a primeira vez que fiz um galena eu nem acreditei que eu ouvia um estação de rádio com aquilo. Abraços.
Imagino! Com certeza é algo indescritível quando montamos o rádio e ele funciona!! Abcs!
Seus vídeos são ótimos. Busca assuntos que muitos canais por aí não abordam. Tanto faz se o componente é muito moderno ou antigo. Muito bom.
Obrigado Werner!
Bem legal. Muito obrigado por compartilhar!
Obrigado Leo!
Um valeuzão pelo post; no rolê,um salve para o inventor do diodo.
Obrigado!
Grande aula..
Muy bom conteúdo...
Obrigado Naldo!
Muito boa a sua aula sobre diodos detectores. Reparei muitos equipamentos antigos que usavam o 1N60, 1N34 e outros. Hoje quase não se vê mais esses diodos, vi alguns de silício parecidos com 1N4148, será que são iguais os antigos? Eu monto uns compressores de áudio pra uso em radioamadorismo que usa o 1N60, será que esses modernos funcionam no lugar dos antigos? Estou tendo dificuldade pra encontrar dos antigos.
Obrigado Nei! O 1N60 se acha facilmente, veja no mercado livre. O 1N4148 não substitui ele em alguma aplicações.
frequencia é musica , parabens amigo
Obrigado 👍
Show de explicação Eloy.
👏👏👏👏👏
Obrigado Ailton!
Parabéns e obrigado
Obrigado Amauri!
Aula nota 1000
Obrigado Francisco!
Começando o ano com mais uma grande aula! Excelente explicação!
Obrigado Diego!
Oi...acredito procedente ressaltar que quando se liga a seção retificadora que a través do diodo retira parte do sinal que faz aparecer em lilás a onda de audio... que a onda modulada em amarelo se torna ASSIMETRICA o que mostra a energia retirada da onda modulada. O diodo é uma "resistencia assimetrica" ..."baixa" no sentido de condução e "alta" no sentido oposto o que faz de essa assimetria uma medida de qualidade do diodo...e olhando quanto, da onda original MODULADA o diodo retira da aparte superior e da inferior nos dá uma idéia visual da qualidade de esse diodo...
Para fazer um medidor de ROE que leva dois diodos a gente precisa testar as vezes dezenas de diodis para achar dois 1N34A ou dois 1N60 o mais "iguais" possiveis nas suas resistencias "direta" e "inversa" para maximizar a acuracia do medidor fabricado.
Perfeito Carlos! Muito bem colocado!
Você e explica muinto bem
Obrigado Nitevaldo!
caramba.... lembrei o tempo que trabalhei com ondas portadoras via cabo.... CM8200.... na Splice do Brasil em Votorantim!!
Rrsrsrs, bons tempos!!
Que aula maravilhosa. Muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento.
Obrigado Mauricio!
Muito bom mesmo
Obrigado Clarindo!
Bom demais quando a gente vê a teoria na prática... Excelente conteúdo! Obrigado por compartilhar conosco!
Obrigado Jonas!
Muito didático Sr Elói rsrsrs... pena q este tipo de modulação é relativamente "ao FM" pouco usado...no Japão existiu um tal de wide range AM e sinal de rádio-transmissora digital "não lembro certo se era AM" ...vários dos receptores digitais capturam rádio digital mas não é utilizado aqui...o q eu tbm acho interessante é o sinal de FM " modulação, adicionar portadora, transmissão, recepção, antenas e etc.. se comentasse sobre com esta didática seria incrível 👏👏👏
Uma vez pensei em montar uma antena otimizada para FM ...mas acabei baixando aplicativo para sintonizar os rádios mais distantes acabei desistindo rsrsrs...onde eu moro tem uma alta altitude, quando tá nublado pega uma rádio atrás da outra.
Obrigado Ademílson! Anotado!
Eloy, viajei no meu passado 1N60 tudo era de germanio. Exelente vídeo! Abraços de Corunha, Espanha!
Obrigado Moacir! Abcs!!
Esse diodo ai já salvou minha vida diversas vezes hahaha
Excelente explicação, parabêns!!!
Obrigado Alison!
Ótimo para para fazer um dector de Rf com uma antena telescópica,uma bobina é um galvanometro.
Sim, perfeito!
2:31 tenho um fonte aqui que estourou um transistor C1815 e queimou um diodo ao lado que tinha escrito 48 exatamente como esse mostrado na foto! agora confirmei que é o 1N4148. já consegui o transistor e agora vou conseguir esse diodo pra fazer a troca dos componentes e vê se a fonte volta a funcionar.
Maravilha Sávio! Boa sorte no reparo!
@@Electrolab-Eletronica acabei de achar um muito parecido em uma placa de fonte sucata aqui, ele tambem tem escrito 48 mas acima tem 41 e mais acima ST. pelo que vi o ST4148 é um diodo zener. agora fiquei em dúvida se o que queimou é o 1N4148 ou ST4148. não da pra ver pois a metade dele ta carbonizada e só dá pra ver o numero 48.
Excelente Eloy
Obrigado!!
É o ideal pra montar detector de ovni. Ainda nem pensava em eletrônica quando lí um artigo na revista planeta que tinha o esquema que ficou gravado na memória.
muito boa a explicacao gostei
Obrigado Luis Carlos!
Explicação top! A muito tempo queria ver um vídeo assim!👏
Obrigado André!
Show! Excelente aula Eloy! Você explica muito bem!
Um abraço!
Obrigado Orlando!
Parabéns excelente aula like com certeza
Obrigado Roberto!
Joinha 971 ! Muito legal tio ! Parabéns por mais este vídeo ! Forte abraço !
Obrigado Edson! Abcs!
que bacana, na minha cabeça o sinal passando por um diodo simplesmente ele iria retificar o sinal de entrada nele.
abraços
Obrigado Arnaldo!
EXCELENTE VÍDEO.
Obrigado Adriano!
Pra variar, mais um excelente vídeo explicativo.
Obrigado Alex!
Show de Bola!
Obrigado Davi!
Me reparo com esses diodos nos circuito de comunicação entre as placas de ar condicionado inverter.
Esses dias tive q trocar um e pesquisei em vários datasheet
Não eram zeners? Fisicamente são idênticos! Abraço
Exato, deve se diodo Zener,pois os diodos de germânio, geralmente tem invólucro de vidro
Sim, podem ter função de limitadores, ou ainda serem zeners.
Ótima explicação, parabéns.
Obrigado Milton!
Show, obrigado professor.
Obrigado Silvio!
Boa noite professor
Excelente aula..
Haveria uma fórmula pra utilizar uma antena de transmissão e recepção desse sinal modulado ?
Obrigado Igor! Não haveria um única fórmula, em geral o sinal modulado entra numa etapa amplificadora de RF, sintonizada na frequência de transmissão e de lá a saída numa antena calculada para essa frequência.
Amei! Brilhante seus vídeos aulas!
Obrigado Paulo!
show de bola.... muito bom video e vc explica bem e de forma clara , parabéns. mereceu meu like .
Obrigado Silva!
Me tire uma duvida por favor, como diferencio um 1n60 de um 1n34, usando algum multímetro, osciloscópio, obrigado e parabéns novamente. 73/51
Olá Samuel, não é possível diferenciar com um multímetro. Talvez com um traçador de curva característica e um osciloscópio, pelo método da comparação. Há vídeos desses traçadores aqui no canal.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado!
Fantástico!
Obrigado David!
Muito show professor , parabéns
Obrigado Leandro!
Agradeço muito por sua gentileza em me responder prontamente.
Forte abraço e parabéns pelo canal.
Abcs!
Parabens pelo seu video...Quais as referências de diodos ultra fast?
Obrigado, os mais comuns são: UF4001 a UF4007, ES1A a ES1J, MUR120 a MUR160, MUR860, STTH1R06, STTH3R02: e ES2A a ES2J.
Show.
Obrigado Rob!
Show!
Obrigado Junior!
Muito bom gostei.
Obrigado Oziel!
olá muito boa explicação, você teria esse material disponível em pdf?
Obrigado Everton! Não tenho.
Blz de explicação,poderia me ajudar com um diodo 1s 2473D sansui,não acho ref. E se for um substituto oque devo considerar pra substituir. Qualquer diodo!
Olá George! Realmente não se encontra a especificação desse modelo, mas encontrei um forum lá fora, onde indicam usar o 1N4148 no lugar desse. Vale a pena experimentar, embora seja somente uma sugestão desse forum.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela atenção.
Que lindo isso!!
Obrigado Rubem!
Professor este diodo de germanio se testa com multímetro igual ao de silício???
Olá Bruno, positivo, da mesma forma.
Sensacional
Obrigado Lucena!
mano que videio foda de maravilhoso !
Valeu amigo!
Bom dia só me tira uma dúvida se poder . Um diodo com fuga qual defeito ele pode apresenta em uma fonte chaviada??
Depende da posição dele no circuito. Desde uma parada total no funcionamento, até uma perda de potência.
Feliz 2021 professor. Tomara que esse ano seja melhor que o ano passado.
Feliz ano novo Paulo!! Sim, temos grandes esperanças de ser um ano muito melhor para todos!!
Caro Professor, meu nome é Ricardo e hoje tenho 56 anos.
Desde os 14 anos faço experiências com o fascinante mundo do rádio, apesar de ser a vida toda, somente um "técnico prático " e sem profundos conhecimentos teóricos.
Então, se puder me responder, esta dúvida, eu agradeço.
Seria possivel, eu gerar uma portadora de RF em 1 Khz ?
Sei que 1Khz é frequência muito baixa, considerando o espectro útil de rádio.
Então, em teoria, o que difere uma onda sonora de uma onda de RF, mesmo que de muito baixa frequência ?
Olá Ric! Sim, é possível. Você pode gerar e até modular essa onda em 1KHz. A questão maior é de ordem prática, já que portadora em RF teria o objetivo inicial de ser transmitida sem fio, por uma antena. Uma antena sintonizada em 1KHz, em 1/4 de onda por exemplo, teria um tamanho de 75Km de comprimento, o que torna inviável uma transmissão nessa frequência. A onda sonora é aquela que sai de um transdutor (que converte o sinal elétrico em onda mecânica), por exemplo um alto falante e assim ouvimos as variações mecânicas do ar, que vibra nessa frequência que conseguimos ouvir (geralmente até 20KHz). Ou seja, 1KHz ouvimos quando ligado num alto falante, que converte em onda mecânica. Mas o sinal elétrico de 1KHz é uma onda como outra qualquer pode ser ligado em outros circuitos, não necessariamente para ser transformado em som.
Tem algum vídeo explicando como é em FM?
Ainda não tem Davi. É um processo bem mais complexo.
Boa tarde professor.
Fiquei na duvida agora como é possivel modular audio
nas frequências de 535KHz até 1605KHz ?
Em primeiro lugar agradeço a DEUS por colocar voçê Professor nos ensinando
e enriquecendo nosso saber.
Parabens aula 10...
Obrigado Reginaldo! A modulação nessa faixa, geralmente é em AM, ou seja, a amplitude do sinal da portadora (entre 535 e 1605KHz) varia na mesma frequência do áudio, carregando assim essa informação na transmissão. Isso é feito normalmente em circuitos com transistores, que realizam a modulação.
@@Electrolab-Eletronica É professor confesso que dá nó no cérebro esse assunto de modulação.
E porque não aproveita-se o semeciclos negativo da modulação no receptor ?
Afinal não tem um pacote de áudio na parte negativa do semeciclo ? Ah outra pergunta HF não é de 3MHz até 30HMHz ?
No vídeo ouvi vc falar a partir de 1MHz...
Perdão pelas perguntas mais é que estou estudando um livro de transceptores e estou na parte de moduladores e Demoduladores.
Não encontrei quem ensina com fiel precisão essa parte da eletrônica.
Mais vc é abençoado.
Abraço e fique com DEUS...
Porque todo o sinal fica na envoltória da portadora e o semi-ciclo negativo pode ser descartado. Sim, HF é entre 3MHz e 30MHz, entre 300KHz e 3MHz é MF e entre 30KHz e 300KHZ é LF.
Olá Eloy! Uma curiosidade: Ainda existem transmissões comerciais em ondas curtas? Excelente aula de eletrônica raiz. Abçs.
Obrigado Álvaro! Sim, existem muitas emissoras comerciais pelo mundo transmitindo em OC! Abcs.
Bela aula excelente explicação professor parabéns
Obrigado Valéria!
No Brasil uma das emissoras q mais operava em OC era a emissora do Pastor David Miranda da igreja pentecostal deus é amor.
Eu ouvi e acompanhei muito radios como a BBC de Londres q tranamitia em portigues para o Brasil ainda no final dos anos 80.
Eu as ouvia com um velho radio ABC valvulado.
Era só o chassis.
Usava as valvulas ECH81, 2x 6BA6, 6AV6 e EL84.
Vou te falar, era a recepção mais clara e estável q ouvi.
Infelizmente, vendi o radio ( q era so o chassis ).
Seus videos Sao show! Parabens!!!
Obrigado Valdinei!
Acho que faltou o desenho do sinal demodulado após o diodo. Os equipamentos são top.
Esse sinal é o que aparece em lilás no osciloscópio. Obrigado.
Precisei de um 1n60, mas não achei nas minhas gavetas e caixa de sucatas.
Tentei usar um schottyk mas nao funcionou.
Era pra montar aquele radio galena moderno.
Fui no centro da cidade varias vezes, mas esqueci de comprar o util diodo bigode de gato.
No Mercado Livre tem com facilidade o 1N60.
@@Electrolab-Eletronica Na proxima comprarei uns 10 pares.
E dizer q achei q nunca passaria por isso.
Esses diodos eram comuns nos demoduladores de fm em tv's e rádios.
Alguns radios AM tmb apesar de ter visto o 1n4148 como dito no video.
Seus videis não são apenas instrutivos, são verdadeiras aulas divertidas.
Do moderno ao nostálgico vice versa.
Gratidão.
Obrigado Luís! Sim, é bom ter alguns na gaveta, pois com certeza muitas lojas já não os têm
Boa tarde! Um diodo 1N4007 funcionaria como um diodo de sinal no lugar de um 1N4148 ou geraria algum conflito?
Olá Everson, não funcionaria na maioria dos casos se necessitar de uso em altas frequências. Pode funcionar se essa não for uma exigência. O 1N4148 é mais adequados para sinais e o 1N4007 (simples retificador) não.
Ótimo vídeo professor!
Obrigado Victor!
Zd1010 w9 é um diodo zener?
Em geral a marca w9 em SMD costuma ser um zener.
@@Electrolab-Eletronica vou ver se consigo mesmo valor tentar reparar placa obrigado por responder tudo de bom pra ti.
Muito show! Você pode me informar como funciona a transmissão e demodulação de sinal digital? Se não puder agradeço mesmo assim. Muito grato por suas aulas, me ajudam muito.
Obrigado Junior! É um assunto bem longo e com temas em várias áreas, precisaria de alguns vídeos para isso. Mas é interessante e anotei para o futuro. A modulação digital em geral pode ter múltiplos formatos, entre os mais conhecidos o FSK, PSK, FSK e QAM, em portadoras analógicas, cada qual com sua característica. Dependendo se a saída é analógica ou digital ainda pode ser PCM, PWM, PAM, PPM, etc, em portadoras digitais. Portanto é muita coisa!!!
@@Electrolab-Eletronica Muito Grato por sua atenção! Mas só um resumo esclarecedor para mim, a transmissão de informações digitais, dependem de uma portadora analógica estou certo? no Caso esta é a minha duvida.. Obrigado.
O sinal é sempre uma forma de onda analógica, porém quando codificado, chamamos de digital. Há meios de transmitir sinais digitais sem portadora, com uma técnica chamada banda base.
Informação adicional: os diodos de germânico ou "bigode de gato" como eram popularmente chamados, ainda são largamente utilizados até hoje na retificação de sinais de RF, como por exemplo em equipamentos de medição de potência direta e de SWR (Relação de Indas Estacionárias) entre outras aplicações. Valeu Eloy!
Perfeito! Bem colocado, obrigado!