Lembrei de meu TCC...Usava um retificador com diodo Schottiky para fazer a retificação de um sinal proveniente de um sensor ultrassonico....não esqueço até hoje que fui obrigado a comprar um lote de 100 diodos da Farnell e usei somente 4. Hoje acredito que seja mais fácil comprar...mas em 2001 o que eu precisava era só importando mesmo...parabéns pelo vídeo !
Acompanho canal, faz algum tempo e nunca comentei. Resumindo este canal é como se fosse um livro, com o seguinte título: Eletrônica Descomplicada e totalmente Objetiva. Parabéns!
I dont mean to be so offtopic but does anybody know of a way to log back into an instagram account? I was stupid forgot the account password. I love any help you can offer me
PARABÉNS !!! SEMPRE VÍDEOS DE ALTÍSSIMA QUALIDADE E FÁCIL COMPREENSÃO ... O MELHOR CANAL QUE CONHEÇO EM ELETRÔNICA NO UA-cam ... UM GRANDE ABRAÇO E DEUS ABENÇOE ... 👍👍👍👍👍👍👍😉
Show de aula !! Parabéns mestre. Eu já vi em alguns casos o pessoal colocar capacitores em paralelo com cada diodo retificador na ponte retificadora em onda completa afim de minimizar o ruído no sinal retificado entre a mudança de estado de condução e corte da cada diodo na mudança do semi-ciclo da senoide da rede. Eu particularmente acho um preciosismo danado. Mas tb já vi casos de pessoa que ao invés de colocar estes capacitores optaram por colocar diodos com velocidades mais rápidas entre as mudanças de estado de condução e corte, muitos dos quais estes diodos rápidos eram do tipo Schottky, além de que aumenta tb, mesmo que seja um pouquinho, o valor retificado. Vida longa ao canal !!!
Mestre, quando tiver um tempinho faça uma visita no meu canal, te mando um link ua-cam.com/video/_rtd_qETU1c/v-deo.html Obrigado !!! Vida longa ao canal !!!
Gosto de usar estes diodos para ligar em paralelo fontes de alimentação, que uso para alimentar rádio de comunicação e dar carga em bateria ao mesmo tempo, eles suportam correntes elevadas e a queda de tensão é mínima!
Espetacular a explicação professor. Pra quem está iniciado na eletrônica seu canal com todo esse conhecimento compartilhado é simplesmente espetacular.👏👏👏👍👍
Em 1998 fiz o curso de eletrônica digital (antevendo essa era digital )e confesso: tinha me esquecido completamente desse diodo, já que na prática quase não é utilizado. 👍Rio é Janeiro-RJ . maior.👍 Rio de.-RJ. . Q
Ele é pouco comentado Fernando, mas o que ocorre é que atualmente esse diodo é extremamente usado. Todas as fontes de PC ( e de outros modelos) usam diodos Schottky, entre vários outros dispositivos.
Parabéns, só tenho a elogiar tão brilhante explicação que tirou todas as minhas dúvidas ponto Parabéns pelo seu canal e pela qualidade da sua aparelhagem ponto certamente irei assistir ir os seus demais vídeos. Obrigado
Interessante, eu ja vi gente fazendo videos, testando um shotky e no teste de fuga usando escala resistência 2mega, e dizem que o diodo esta ruim, com fuga, quando na verdade isso nesse tipo de diodo nessa escala é normal.
Olá, Boa tarte, vejo que responde á todos, já vale o like e a inscricão, pergunta, no circuito se encostar as pontas de prova nas duas extremidades ele deve bipar semelhantemente a um curto?
Olá Marcelo, seja bem vindo ao canal! O teste em circuito sempre depende dos outros componentes que estão ligados ao diodo. O instrumento não deve "bipar" em nenhum dos sentidos de condução. Se está bipando, precisa remover o diodo e testar fora da placa para conferir o seu estado.
Muito bom o video. Você poderia me indicar um substituto de um diodo smd ss110?? Ele está na saída de um chopper....desde já obrigado por qualquer informação
Obrigado José! Esse é um diodo de 100V, 1A, Schottky. Não conheço um equivalente, precisaria comparar esses parâmetros nos datasheets. Mas ele é um diodo comum e tem no mercado livre.
Show! Ótima explicação! Eloy, quando você puder colocar no seu backlog e fazer um vídeo explicando o funcionando de um contator. É que eu sei que um eletroímã funciona com DC, como nos reles. Só que o contator funciona com corrente alternada na bobina, ele não deveria ficar apenas vibrando, ao invés de funcionar como um eletroímã? Um abraço!
Obrigado Orlando! Anotado para um vídeo futuro! Não me lembro se comentei sobre relés AC e DC e suas diferenças no vídeo sobre relés aqui do canal! Já poderia ajudar. Abcs!
Alexsandro Rodrigues podemos substituir o diodo 1n4148 nos multímetros analógicos por Diodo Schottky ? tive problemas em 2 multímetros os 1n4148 entrou em fuga, ao utilizar em acv o ponteiro se move para trás. qual seria o modelo indicado? grato excelente vídeo.
Excelente vídeo. Obrigado por compartilhar. Bem legal colocar as formas de ondas dos diodos na mesma tela. Quem tinha dúvidas não tem mais. Só uma sugestão. Poderia fazer vídeos mostrando o comportamento dos diodos fast e ultra fast usados em fontes chaveadas, além do diodo de sinal, diodo túnel e diodo varicap. 👍
Oi Eloi! o que vc diria daquele arranjo de diodos usados num circuito de VBE BIAS em um amplificador Classe AB ( por exemplo), em altas frequencias seria um desastre? seria aconselhavel o uso de diodos de sinal? um abraço!!
Foi muito bom o vídeo parabéns 🎉 porém tem o diodo de alta eficiência tipo her208 daria pra usar no lugar do schoticky foi uma pena não ter testado ele também
Boa tarde, bom ano de 2021 à todos do canal. Eu tenho uma pergunta sobre diodo schottky. Medindo um diodo (MBRS340) com o multímetro na escala de diodo (fluke 116) ele apita continuamente como se o diodo estivesse em curto, mas parece que não está, pois com as ponteiras invertidas não mostra nada. Fazendo o mesmo teste em um similar (SB340) não apita. Será isso uma característica do multímetro já que as medidas dos diodos são diferentes? Um mede 0.134 e o apitador mede 0.098. [ ]`s
Olá Carlos, sim, o diodo Schottky entra em condução com tensão baixa e isso pode ter sido interpretado pelo primeiro multímetro como curto, certamente o diodo deve estar bom.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado por seu retorno. Na verdade eu usei somente o fluke 116 para o teste em dois diodos equivalentes (MBRS340 e o SB340). Sendo que um apita e outro não. Mas como você disse o fluke deve ter interpretado a condução como curto no valor menor. [ ]´s
diodo sb260, da dando resistecia so pra um lado de 170, ta correto? como sei valor certo que ele tem que conduzir? minha fonte 12v da mesa de som da 12v certinho mas qdo liga a mesa a mesa fica acendendo e apagando :/
Ola professor! Poderia fazer um video exclusivo para a vasta gama de diodos,assim como foi feito para o capacitor. Caso ja exista esse video poderia sinalizar o mesmo?
Olá! Sim, já temos algo assim no canal, são dois vídeos, parte 1 e parte 2. Dê uma conferida: ua-cam.com/video/gWTELXIY5FI/v-deo.html e ua-cam.com/video/n44rt46KWfQ/v-deo.html
Muito bom como sempre Eloy! Aproveitando o assunto, poderia fazer um vídeo falando sobre retificação com transistores MOSFET, utilizada em fontes chaveadas de alta potência?
@@Electrolab-Eletronica algumas fontes de alta potência, tipo as Usina, de som automotivo, utilizam transistores MOSFET para retificar o secundário, ao invés de diodos.
Sim, é muito específico, o objetivo é aproveitar a baixa perda de potência nos MOSFETs por seu Rdon baixíssimo em comparação aos diodos. Mas essa topologia muda totalmente o tipo da fonte chaveada, não seguindo o padrão de retificação em alta frequência das chaveadas tradicionais, que também tem bom rendimento.
@@Electrolab-Eletronica pois é este o problema não achei no datashit este componente com está especificação ON também só tem xx ou 29 39 pelo que pesquisei este T2D0N é para 200v
Boa tarde amigo. To com uma base telefone sem fio que parou de funcionar tudo apos uma leve queda. Nem alimenta o phone. Tem um componente parecido com diodo aberto, não mede nada, mas não encontrei nada na internet. A descrição é P3100EB. Pode ne ajudar, por favor? Obrigqdo
Olá, esse é um protetor de surtos (tiristor), é difícil de encontrar por aqui, encontrei no Aliexpress, confira se é esse mesmo: pt.aliexpress.com/i/32531414266.html?gatewayAdapt=glo2bra
Então, esse que tu me responde parece com transistor bc. Esse que te falo, é parecido com SB3100 shottiky, só que o P3100EB, NÃO tem a lista do pólo positivo (+), e NÃO está medindo nada. Não tem nenhuma avaria e nem escurecimento. Ele trabalha no socket R11, interliga nos 2 pinos de entrada do cabo R11. Será que ele está aberto ou é assim mesmo? Pois nunca vi um desses.
Ola professor boa,tenho uma inversora Bambozzi 161 bivolts e retirei os diodos duplo 80FU40BCT e MUR 6030BCT aguardando chegada da compra para substitui los. Sem os diodos na placa ela esta medindo na saida 24 volsts coerente continua. Sera q essa baixa corrente é devido a falta dos diodos ou será outro componentes. Obrigado mestre. Fico no aguardo.
Bom dia...quero fazer uma sintonia varivap com diodo bb221 para frequência para ondas curtas/ px, e frequência vhf para aviação será que esse diodo serve ?aqui na minha cidade só encontro ele?
Creio que sim, Italo, você precisa se ater à variação de capacitância dele. Conforme a tensão aplicada, entre 1 e 28V ele vai variar de 2 a 17pF. Veja se no receptor que está fazendo essa capacitância estaria adequada, pois depende da bobina e do resto do circuito.
Olá Cremilda, obrigado! O 1N5711 poderia funcionar bem, mas eu recomendaria o 1N60, tanto na versão original de germânio como na nova versão Schottky, ambos fáceis de achar no mercado.
De uma forma geral, qualquer componente pode apresentar comportamentos diferentes em frequências diferentes por conta das capacitâncias e indutâncias intrínsecas. Mas dentro do limite de operação deles, o efeito é mínimo. Isso vale para o diodo Schottky também.
Lembrei de meu TCC...Usava um retificador com diodo Schottiky para fazer a retificação de um sinal proveniente de um sensor ultrassonico....não esqueço até hoje que fui obrigado a comprar um lote de 100 diodos da Farnell e usei somente 4. Hoje acredito que seja mais fácil comprar...mas em 2001 o que eu precisava era só importando mesmo...parabéns pelo vídeo !
Obrigado Gustavo! Imagino como foi, naquela época era tudo bem mais complicado para obter certos componentes.
Acompanho canal, faz algum tempo e nunca comentei. Resumindo este canal é como se fosse um livro, com o seguinte título: Eletrônica Descomplicada e totalmente Objetiva. Parabéns!
Muito Obrigado Valmir! Seja sempre bem vindo ao canal!
@@Electrolab-Eletronica Por nada! Obrigado!
I dont mean to be so offtopic but does anybody know of a way to log back into an instagram account?
I was stupid forgot the account password. I love any help you can offer me
@Tomas Elon instablaster :)
Apesar de ter trabalhado mais de 45 anos em eletrônica, sempre se aprende mais! Abraços de Corunha, Espanha!
Obrigado Moacir! Abcs!!
colega como voce teve tanta paciencia em trabalhar com profissao tao complicada? qual é tua formação profissional no inicio.
É ótimo rever matérias de forma simples e objetiva como você o faz.
👍👏
Obrigado Álvaro!
Muito Bom !
obrigado pelas informações bem completas.
Obrigado Geraldo!
PARABÉNS !!! SEMPRE VÍDEOS DE ALTÍSSIMA QUALIDADE E FÁCIL COMPREENSÃO ...
O MELHOR CANAL QUE CONHEÇO EM ELETRÔNICA NO UA-cam ...
UM GRANDE ABRAÇO E DEUS ABENÇOE ...
👍👍👍👍👍👍👍😉
Muito obrigado Arnaldo! Abcs!
A melhor de eletrônica do UA-cam.
Opa! Obrigado Elton!
Olhe, muito bom mesmo. Respondeu totalmente minhas dúvidas.
Que bom que ajudou Atlântido!
Ótimo.
Muito boa explicação. Melhor com o osciloscópio.
Obrigado Jonathan!
Fera d+! Não tem como não aprender, como sempre uma excelente didática!
Obrigado amigo!
professor tu é fera brabo! DEUS ABENÇOE O SEU CANAL DEUS ABENÇOE A TODOS !
Muito obrigado Leo!
Excelente aula. A melhor explicação/demonstração do funcionamento do diodo Shottky que já vi!
Obrigado Leandro!
Ótima explicação, estou conhecendo mais esse díodo já que estou pegando direto fonte chaveadas
Obrigado Emanoel!
Esse canal é muito bom, até na propaganda é bem explicado e direto!
Obrigado Daniel!
Show de aula !! Parabéns mestre. Eu já vi em alguns casos o pessoal colocar capacitores em paralelo com cada diodo retificador na ponte retificadora em onda completa afim de minimizar o ruído no sinal retificado entre a mudança de estado de condução e corte da cada diodo na mudança do semi-ciclo da senoide da rede. Eu particularmente acho um preciosismo danado. Mas tb já vi casos de pessoa que ao invés de colocar estes capacitores optaram por colocar diodos com velocidades mais rápidas entre as mudanças de estado de condução e corte, muitos dos quais estes diodos rápidos eram do tipo Schottky, além de que aumenta tb, mesmo que seja um pouquinho, o valor retificado. Vida longa ao canal !!!
Obrigado Alexandre! Sim, bem lembrado, há casos de uso dos capacitores em alguns circuitos!
Mestre, quando tiver um tempinho faça uma visita no meu canal, te mando um link ua-cam.com/video/_rtd_qETU1c/v-deo.html Obrigado !!! Vida longa ao canal !!!
Parabéns Alexandre pelo "Ideias Eletrônicas", muito sucesso ao canal!
Valeu !!!
Muito bom seu vídeo. Essas análise com o osciloscópio é muito importante, principalmente pra quem não possui o equipamento. Parabéns...
Obrigado Jailson!
Excelente explicação, como sempre !!! Tenho aprendido bastante com o canal Electrolab.
Obrigado Alex!
Obrigado pela aula.
Continue com esse excelente trabalho.
Abraços.
Obrigado Verinaldo!
Obrigado de coração pela aula. Assisto seus vídeos sempre.
Obrigado Daniel! Seja sempre bem vindo ao canal
Sempre objetivo, sem muito blá, blá, parabéns!
Obrigado Almir!
Parabéns pela didática. Gosto muito da forma clara e objetiva que você passa as informações, além da demonstração prática.
Obrigado Gildo!
Gosto de usar estes diodos para ligar em paralelo fontes de alimentação, que uso para alimentar rádio de comunicação e dar carga em bateria ao mesmo tempo, eles suportam correntes elevadas e a queda de tensão é mínima!
Ótimo uso Dirceu!
Espetacular a explicação professor. Pra quem está iniciado na eletrônica seu canal com todo esse conhecimento compartilhado é simplesmente espetacular.👏👏👏👍👍
Obrigado Fabio! Seja sempre bem vindo!
Ótima aula. Acrescentou algumas informações que eu desconhecia.
Obrigado Marcio!
Esclarecedor professor!!...irretocável como sempre!! muito obrigado e parabéns!!
Obrigado Sandro!
Mais uma excelente aula! Muito obrigado!
Obrigado Lenilton!
Muito top o vídeo. Eu gosto quando fala da teoria e comprova nos instrumentos.
Obrigado Daniel!
Baita aula completa. Obrigado.
Obrigado Leonardo!
Ótimo vídeo trabalho gualidade total parabéns guerreiros bazuka Foz do Iguaçu pr Brasil
Obrigado Arildo!!
Não sabia desse tipo diodo, graças a você agora já sei, parabéns professor.
Que bom que o conteúdo foi útil Flavio! Obrigado!
Valeu Elói!
Grato!
Ótima explanação!
Abraço!
Boa tarde!
Obrigado Mario Sergio! Abcs!
Excelente didática, parabéns pelo trabalho
Obrigado Vicente!
Sensacional!! Explicação muito clara e de ótimo proveito, parabéns!!
Obrigado Henmerson!
Mais uma Vez Um Show de Aula meu amigo Eloy. Simples, Prática e de facil entendimento. Abraço. 🐺👍
Obrigado Lucas! Abcs!
Perfeita aula 👏🏾👏🏾😉
Obrigado Fabrício!
Em 1998 fiz o curso de eletrônica digital (antevendo essa era digital )e confesso: tinha me esquecido completamente desse diodo, já que na prática quase não é utilizado. 👍Rio é Janeiro-RJ
.
maior.👍 Rio de.-RJ. . Q
Ele é pouco comentado Fernando, mas o que ocorre é que atualmente esse diodo é extremamente usado. Todas as fontes de PC ( e de outros modelos) usam diodos Schottky, entre vários outros dispositivos.
Obrigado pelo excelente trabalho
Obrigado Francisco!
Parabéns pela aula
Obrigado Marcos!
Parabéns pelo seu trabalho!
Obrigado Amigo!
Muito bom
Obrigado por compartilhar seu conhecimento
Obrigado Eron!
Parabéns por compartilhar conhecimento meu nobre, excelente vídeo top demais.
Obrigado!!
Parabéns, só tenho a elogiar tão brilhante explicação que tirou todas as minhas dúvidas ponto Parabéns pelo seu canal e pela qualidade da sua aparelhagem ponto certamente irei assistir ir os seus demais vídeos. Obrigado
Obrigado Ismael! Seja bem vindo ao canal!
Muito bem explicado não conhecia esse diodo
Obrigado Antonio!
Parabéns por mais este vídeo Eloy ! Está cada vez mais difícil assistir os vídeos dos amigos, este fui assistindo aos poucos. Sucesso para você !
Obrigado Edson! O importante é que tenha sempre muito serviço, os vídeos podem esperar!! Abcs!
Interessante, eu ja vi gente fazendo videos, testando um shotky e no teste de fuga usando escala resistência 2mega, e dizem que o diodo esta ruim, com fuga, quando na verdade isso nesse tipo de diodo nessa escala é normal.
É verdade, precisa conhecer bem o componente para poder testar corretamente.
Excelente aula!!!
Obrigado Fábio!
Adoro muito as explicações
Obrigado Wanderson!
Como sempre uma grande explicação 👏👏👏👏👏
Obrigado Diego!
Muito boa aula !
Obrigado José!
Falou tudo como sempre .grato
Obrigado!
Olá, Boa tarte, vejo que responde á todos, já vale o like e a inscricão, pergunta, no circuito se encostar as pontas de prova nas duas extremidades ele deve bipar semelhantemente a um curto?
Olá Marcelo, seja bem vindo ao canal! O teste em circuito sempre depende dos outros componentes que estão ligados ao diodo. O instrumento não deve "bipar" em nenhum dos sentidos de condução. Se está bipando, precisa remover o diodo e testar fora da placa para conferir o seu estado.
Valeu!
Muito obrigado Gui, por apoiar o canal!!
Muito bom! Explicado e provado!
Obrigado João!
perfeita explicação.
Obrigado Paulo!
Muito bom o video. Você poderia me indicar um substituto de um diodo smd ss110?? Ele está na saída de um chopper....desde já obrigado por qualquer informação
Obrigado José! Esse é um diodo de 100V, 1A, Schottky. Não conheço um equivalente, precisaria comparar esses parâmetros nos datasheets. Mas ele é um diodo comum e tem no mercado livre.
Como sempre ...aula alto nível vlew
Obrigado Naldo!
Show! Ótima explicação!
Eloy, quando você puder colocar no seu backlog e fazer um vídeo explicando o funcionando de um contator. É que eu sei que um eletroímã funciona com DC, como nos reles. Só que o contator funciona com corrente alternada na bobina, ele não deveria ficar apenas vibrando, ao invés de funcionar como um eletroímã?
Um abraço!
Obrigado Orlando! Anotado para um vídeo futuro! Não me lembro se comentei sobre relés AC e DC e suas diferenças no vídeo sobre relés aqui do canal! Já poderia ajudar. Abcs!
Mais um conteúdo excelente, muito obrigado professor.
Obrigado Silvio!
Gostei muito bem explicado.
Obrigado Oziel!
Eloy, você poderia fazer um vídeo sobre a funçao desses ferrites no diodo maior no final do vídeo?
Olá Pedro! Já temos um vídeo sobre essa assunto, veja aqui: ua-cam.com/video/oU44fdhEoKg/v-deo.html
@@Electrolab-Eletronica Muito obrigado.
Top essa aula 👏👏
Obrigado Valdane!
Posso associar 2 diodos normais, na saída de um lm7805?
Sim, pode.
Ótimo os testes e explicações
Valeu ! ! !
Obrigado!
Alexsandro Rodrigues
podemos substituir o diodo 1n4148 nos multímetros analógicos por Diodo Schottky ?
tive problemas em 2 multímetros os 1n4148 entrou em fuga, ao utilizar em acv o ponteiro se move para trás.
qual seria o modelo indicado?
grato excelente vídeo.
Obrigado! Não recomendo, o ideal é usar os originais.
@@Electrolab-Eletronica ok obrigado pela resposta gosto dos seu trabalho grande abraço. like
Muito legal o seu vídeo meu amigo!
Conheço alguns reparadores de rádios px que usam esses diodos ao montes!
Já deixei meu like!
Obrigado Michel! Sim, são muito usados em RF!
Top Prof. !! Parabéns 🎉
Obrigado Marco Antonio!
Likezasso antes msm de assistir ✔️
Obrigado amigo!!
parabens pela aula
Obrigado Moises!
Excelente vídeo! Muito obrigado! Abração.
Obrigado Pedro! Abcs!
Boa aula.
Obrigado Sergio!
Electrolab....é pra quem sabe, muito👍
Obrigado Mauro!
Excelente vídeo. Obrigado por compartilhar. Bem legal colocar as formas de ondas dos diodos na mesma tela. Quem tinha dúvidas não tem mais. Só uma sugestão. Poderia fazer vídeos mostrando o comportamento dos diodos fast e ultra fast usados em fontes chaveadas, além do diodo de sinal, diodo túnel e diodo varicap. 👍
Obrigado Leo! Boa sugestão, anotado!
Oi Eloi! o que vc diria daquele arranjo de diodos usados num circuito de VBE BIAS em um amplificador Classe AB ( por exemplo), em altas frequencias seria um desastre? seria aconselhavel o uso de diodos de sinal? um abraço!!
Olá Marcelo! Ali eles fazem a polarização DC dos transistores, então nesse caso não teria problemas.
Foi muito bom o vídeo parabéns 🎉 porém tem o diodo de alta eficiência tipo her208 daria pra usar no lugar do schoticky foi uma pena não ter testado ele também
Obrigado! Sim, não era o foco deste vídeo, mas boa sugestão para citar em um vídeo futuro.
caramba sempre pronunciei errado kkkk valeu mestre pelo excelente conteúdo !
Obrigado Pablo!!
Muito bom Eloy ! Já vi gente substituindo um schottky achando que era um diodo com fuga ! 73
Obrigado Rene! Rsrrsrs, acontece! É bom sempre que possível conferir o código.
Muito bom! Ganhou mais um inscrito.
Obrigado Mario! Seja bem vindo ao canal!
Boa tarde, bom ano de 2021 à todos do canal. Eu tenho uma pergunta sobre diodo schottky. Medindo um diodo (MBRS340) com o multímetro na escala de diodo (fluke 116) ele apita continuamente como se o diodo estivesse em curto, mas parece que não está, pois com as ponteiras invertidas não mostra nada. Fazendo o mesmo teste em um similar (SB340) não apita. Será isso uma característica do multímetro já que as medidas dos diodos são diferentes? Um mede 0.134 e o apitador mede 0.098. [ ]`s
Olá Carlos, sim, o diodo Schottky entra em condução com tensão baixa e isso pode ter sido interpretado pelo primeiro multímetro como curto, certamente o diodo deve estar bom.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado por seu retorno. Na verdade eu usei somente o fluke 116 para o teste em dois diodos equivalentes (MBRS340 e o SB340). Sendo que um apita e outro não. Mas como você disse o fluke deve ter interpretado a condução como curto no valor menor. [ ]´s
Certamente, teste em outro multímetro se possível para ver se a diferença também ocorre.
Bom dia!!! Parabéns pelo seu trabalho!!! Eu queria saber se esses diodos é diferente dos diodos dos fornos microondas?
Obrigado Abraão! Sim, são bem diferentes, os de microondas são retificadores para alta tensão.
diodo sb260, da dando resistecia so pra um lado de 170, ta correto? como sei valor certo que ele tem que conduzir? minha fonte 12v da mesa de som da 12v certinho mas qdo liga a mesa a mesa fica acendendo e apagando :/
Se o diodo conduz somente de um lado, o valor indicado não é muito relevante, é muito provável que esteja bom.
Ola professor! Poderia fazer um video exclusivo para a vasta gama de diodos,assim como foi feito para o capacitor.
Caso ja exista esse video poderia sinalizar o mesmo?
Olá! Sim, já temos algo assim no canal, são dois vídeos, parte 1 e parte 2. Dê uma conferida: ua-cam.com/video/gWTELXIY5FI/v-deo.html e ua-cam.com/video/n44rt46KWfQ/v-deo.html
Muito bom como sempre Eloy! Aproveitando o assunto, poderia fazer um vídeo falando sobre retificação com transistores MOSFET, utilizada em fontes chaveadas de alta potência?
Obrigado! Anotado! Em geral esses Schottkys duplos são usados nessas fontes e o MOSFETs nos chaveamentos da etapa primária com sinal PWM.
@@Electrolab-Eletronica algumas fontes de alta potência, tipo as Usina, de som automotivo, utilizam transistores MOSFET para retificar o secundário, ao invés de diodos.
Sim, é muito específico, o objetivo é aproveitar a baixa perda de potência nos MOSFETs por seu Rdon baixíssimo em comparação aos diodos. Mas essa topologia muda totalmente o tipo da fonte chaveada, não seguindo o padrão de retificação em alta frequência das chaveadas tradicionais, que também tem bom rendimento.
Sempre Aulas Top
Obrigado Breno!
Oi, será que eu posso usar um bc337 no lugar do bc547 para fazer um simples indicador de voltagem?
Olá José, sim pode.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado, é minha distração. Um pouco velhinho pra saber mais
Maravilha José! Nunca é tarde para eletrônica!!!
Por favor fale sobre o DIAC - LM 3909 - Desde já Agradeço, antecipadamente!!!
Olá Maurício, sobre DIAC, já tem um vídeo no canal (procure por TRIAC-DIAC). Já o LM3909, salvo engano é um pulsador, já anotei a sugestão.
Show de informações
Obrigado!
Encontramos também diodos retificadores comuns duplos assim como o diodo Schottky como explicado aqui no video.
Exato!
parabens pela explicaçao , posso usar em serie ou paralelo ? sendo assim ele soma as correntes ou nao ? obrigado
Obrigado! Em teoria pode, em paralelo somaria as correntes, mas na prática não é recomendável pelas pequenas diferenças entre os componentes.
Nossa, tamanho desse resistor nessa fonte ATX. Primeira vez q vejo um desse tamanho nesse tipo de fonte
Sim, é um de 10W!
Excelente explicação amigo vc saberia me dizer qual diodo eu posso substituir o diodo T2D-0N de listras vermelha que vai em fontes chaveadas
Obrigado! Já vi a série T2N-XX, onde XX é um número como 13,14,15, etc, nunca vi o 0N. Precisaria pesquisar pelo datasheet.
@@Electrolab-Eletronica pois é este o problema não achei no datashit este componente com está especificação ON também só tem xx ou 29 39 pelo que pesquisei este T2D0N é para 200v
Sim, se encontrar um com essa tensão ou acima, deve funcionar sem problemas.
Boa tarde amigo. To com uma base telefone sem fio que parou de funcionar tudo apos uma leve queda. Nem alimenta o phone. Tem um componente parecido com diodo aberto, não mede nada, mas não encontrei nada na internet. A descrição é P3100EB. Pode ne ajudar, por favor? Obrigqdo
Olá, esse é um protetor de surtos (tiristor), é difícil de encontrar por aqui, encontrei no Aliexpress, confira se é esse mesmo: pt.aliexpress.com/i/32531414266.html?gatewayAdapt=glo2bra
Então, esse que tu me responde parece com transistor bc. Esse que te falo, é parecido com SB3100 shottiky, só que o P3100EB, NÃO tem a lista do pólo positivo (+), e NÃO está medindo nada. Não tem nenhuma avaria e nem escurecimento. Ele trabalha no socket R11, interliga nos 2 pinos de entrada do cabo R11. Será que ele está aberto ou é assim mesmo? Pois nunca vi um desses.
Sendo um protetor contra surtos, a maioria mede aberto mesmo.
@@Electrolab-Eletronica vlw, obrigado amigo
Ola professor boa,tenho uma inversora Bambozzi 161 bivolts e retirei os diodos duplo 80FU40BCT e MUR 6030BCT aguardando chegada da compra para substitui los. Sem os diodos na placa ela esta medindo na saida 24 volsts coerente continua. Sera q essa baixa corrente é devido a falta dos diodos ou será outro componentes. Obrigado mestre. Fico no aguardo.
É provável Antonio!
Eu não sabia desse problema do diodo schottky com a temperatura nem da corrente reversa.
Sim, são fatores pouco comentados de fato!
Bom dia...quero fazer uma sintonia varivap com diodo bb221 para frequência para ondas curtas/ px, e frequência vhf para aviação será que esse diodo serve ?aqui na minha cidade só encontro ele?
Creio que sim, Italo, você precisa se ater à variação de capacitância dele. Conforme a tensão aplicada, entre 1 e 28V ele vai variar de 2 a 17pF. Veja se no receptor que está fazendo essa capacitância estaria adequada, pois depende da bobina e do resto do circuito.
Canal bom, gostei. ♥ Conhece algum Schottky que sirva no lugar de um germãnio para AM?
Olá Cremilda, obrigado! O 1N5711 poderia funcionar bem, mas eu recomendaria o 1N60, tanto na versão original de germânio como na nova versão Schottky, ambos fáceis de achar no mercado.
@@Electrolab-Eletronica obrigadinha ♥♥♥♥♥
posso subtituir por um ultra rapido, o simnolo na placa e de um diodo comum ,mais e na saida de uma fonte chaveada, a codico e sr5100
Dependendo do circuito pode até funcionar, mas em casos críticos só um Schottky funcionaria bem. Esse SR5100 é de 5A x 100V.
@@Electrolab-Eletronica blz amigo obg , e de uma fonte de um monitor, por aki n tem esse tipo de diodo n
Inclusive o diodo retificador comum não suporta trabalhar com alta frequência, com o tempo ele entra em curto. Certo Mestre?
Na verdade ele não funciona bem, o chamado tempo de recovery é alto e a retificação fica prejudicada.
Buenísimo AMIGO!!!!💪💪💪👍☝👍
Gracias Claudio!
Na hora da aferição na escala de diodo do multímetro ele conduz dos 2 lados então? Seria isso?
Não, diodos só conduzem de um lado sempre.
@@Electrolab-Eletronica então blz, obrigado
Meu querido, o diodo schottky tem o comportamento igual a um capacitor com relação ao aumento ou diminuição de frequência?
De uma forma geral, qualquer componente pode apresentar comportamentos diferentes em frequências diferentes por conta das capacitâncias e indutâncias intrínsecas. Mas dentro do limite de operação deles, o efeito é mínimo. Isso vale para o diodo Schottky também.
@@Electrolab-Eletronica obrigado....
Gostei , obrigado. Joguei um schotyk fora devida a tenção direta baixa , considerei com defeito. (Que vergonha kkkkkkk)
Rsrsrrs, fisicamente são iguais aos outros e confundem.