30 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 30 лип 2020
  • Em 13 de julho de 2020 o Estatuto da Criança e do Adolescente completou 30 anos. Entretanto, é fundamental que a discussão sobre a importância desse documento não se encerre com o final do mês do seu aniversário. Tão importante quanto conquistar novos direitos é zelar pelo seu cumprimento, repercutir sua relevância e ponderar a necessidade da sua evolução. Para abrir as portas dessa reflexão convidamos Adriana Godoy, musicista e idealizadora do projeto Integrar.
    “Não é justo que as pessoas digam que somos o futuro e desprezem a gente no presente”. Essa é a fala de um menino no senado brasileiro na constituição do ECA. Meu nome é Adriana Godoy, eu sou mãe de dois jovens. Lucka, 19, e Victor, 17, que é autista. Eu acho essencial refletirmos a conquista do Estatuto da Criança e do Adolescente, tão jovem em nosso País. Quando olhamos num tempo não distante, vemos uma realidade de Direitos conquistados e Deveres que temos frente à essa população, que simplesmente inexistia. A criança era um objeto a mercê de sua família, em muito privada do desenvolvimento na forma q conhecemos hoje, brincar, experienciar, viver, estudar... A criança era um "mini adulto" que deveria se comportar como tal e se preparar para o futuro. Nossos jovens eram separados como um estorvo à sociedade ou não. Pensemos que na década 30 do século XX, havia um dito popular, que ainda reflete: “O trabalho da criança é pouco ($), não aproveita quem é bobo”. A gente fala aqui de dinheiro. Para chegar ao sentido de infância atual, uma mudança de paradigma sobre a criança e adolescente foi gestada por anos, a partir da reflexão da importância que possuem em nossas vidas e de que precisam ser protegidos pela sociedade que os circunda: “É dever da família, da sociedade geral e do poder público assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito a liberdade e à convivência familiar e comunitária”. A força dos familiares é poderosa, dita a direção da necessidade de seus entes perante a Comunidade e o Estado.
    Sigamos firmes em nos empoderarmos dos direitos de nossas crias e dos nossos deveres! E que o mundo do século XXI seja regado na valorização da diversidade humana, respeito às diferenças e igualdade de oportunidades. Nenhuma criança e jovem fica para trás. Sejamos o agente transformador de nossa sociedade! Saúde e Paz.
    #ECA #ECA30anos

КОМЕНТАРІ • 2

  • @glorianonato
    @glorianonato 3 роки тому +4

    Muito bom. Parabéns!

  • @amilsongodoy4881
    @amilsongodoy4881 3 роки тому +4

    Linda mensagem sobrinha querida. Fiquei muito honrado em poder participar com minha composição musical neste sublime momento. Bravo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻Bjs