Це відео не доступне.
Перепрошуємо.

Furto na infância: uma delinquência?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 сер 2024
  • O assunto desse vídeo é o furto na infância. A criança que furta até a idade de 6 a 7 anos é considerada uma delinquente? O que na verdade esse ato representa? O que ele simboliza? Qual a posição dos pais frente a tal situação? Punir, brigar, omitirem-se?
    O que vocês fariam enquanto pais?
    Assista o vídeo na íntegra.
    DESCUBRA COMO ENTENDER AS EMOÇÕES DO SEU FILHO
    ✅ Link do Ebook abaixo:
    bit.ly/3ARBOqA
    ✅ Web Site
    helenalittig.c...
    ✅ Falo sobre as fases do desenvolvimento emocional da criança até a idade aproximada de 8 anos, baseada na teoria psicanalítica.
    ------------------------------------------
    Siga-me nas redes sociais
    / liriahelenalittig21
    ...
    #FurtoNaInfância #Furto #LiriaHelenaLittig

КОМЕНТАРІ • 29

  • @liriahelenalittig-psicoped3391
    @liriahelenalittig-psicoped3391  5 років тому +1

    Gostei muito de seu comentário. Ao mostrar-nos suas vivências emocionais vc comprova aquilo que a psicanálise nos mostra confirmando que as vivências da infância na família são da maior importância para a formação psicológica dessa criança.
    Tudo acontece a nível inconsciente. Os sintomas que refletem o seu inconsciente se apresentam de várias formas, no seu caso, você somatizou e seu corpo pagou um preço alto. Sempre há tempo de resolver tudo isso em vc a nível emocional. Procure em sua cidade um psicanalista para que vc possa elaborar todas esses acontecimentos e talvez olhar tudo de outra forma. Agora depende de vc buscar ajuda.
    Obrigada pelo seu relato.

  • @denisecristina9150
    @denisecristina9150 Рік тому

    Quando eu era criança,vivia em um lar desestruturado.Meu pai era alcoólatra,abusivo e extremamente violento,minha mãe era omissa e nunca me deu amor.Passei fome,maus tratos e tentativa de abuso do meu pai.
    Nessa época de infância,eu roubava Baton,esmalte as vezes brinquedos,e sempre dizia para minha mãe que tinha ganhado de uma amiga,vizinha ou tia,ela nunca se importou.
    Com 12 anos comecei a trabalhar limpando a casa de uma mulher muito bacana,mas todos os dias que eu ia na casa dela roubava alguma coisa,até que depois de algumas semana eu nunca mais voltei lá.Eu achava que ela era uma pessoa muito boa,e não merecia ter alguém como eu perto dela.
    Desde que me tornei adulta nunca mais fiz isso,e hj tenho vergonha.
    Mas hj pensando como adulta,acho que eu fazia isso pq queria ter as coisas que não tinha em casa,ja que vivi sempre na miséria e sem valores morais.

    • @liriahelenalittig-psicoped3391
      @liriahelenalittig-psicoped3391  Рік тому +1

      "Queria ter as coisas que eu não tinha em casa". Reflita sobre esse trecho de sua msg.
      Obrigada por comentar.

  • @marciagill
    @marciagill 4 роки тому +1

    Ótimo

  • @camilaandrade8102
    @camilaandrade8102 6 років тому +1

    Meu irmão tem 8 anos, há alguns meses ele começou pegar o dinheiro dos outros, dentro de bolsas, carteiras, etc. Já conversamos e dissemos que é errado, mas nada adianta. Ele geralmente usa o dinheiro para comprar brinquedos ( pipa, carrinho) e guloseimas. Ele mente e chora quando o confrontamos, além de ser muito desobediente e rebelde. Já não sabemos o que fazer

    • @liriahelenalittig-psicoped3391
      @liriahelenalittig-psicoped3391  6 років тому

      Camila Andrade, isso tudo que vc conta mostra um pedido de socorro dessa criança. Tem que saber mais detalhes da situação para se saber a razão que está por trás dos furtos. Como o fato já acontece há alguns meses e ele já está com 8 anos, busque ajuda profissional antes que se torne uma delinquência. Uma terapia ajudará a criança e a família a entender e lidar melhor com o problema. Obrigada por seu comentário. Continue vendo os outros vídeos se for de seu interesse.

  • @lucianajsantos3501
    @lucianajsantos3501 Рік тому

    Minha filha tem 11 anos e pegou 600 reais do pai .. fico muito triste 😢 ela é muito mentirosa, posso pegar ela fazendo algo de errado e ela olha pra mim e diz que não foi ela. Isso tá me matando por dentro, não são esses valores que passei pra ela, já levei no conselho tutelar. Pq ela não quer estudar, perguntei o motivo e ela simplesmente diz que não gosta, deixei de trabalhar pra ficar mais tempo com ela e nada adiantou, tá muito difícil! Eu a amo demais, não quero nem pensar em desistir da minha filha, às vezes me culpo por dar muito carinho, e não ser mais rígida quando era preciso, ela era tão meiga e estudiosa hoje nem parece minha filha. Isso não é normal, ela faz tudo que eu digo que não é pra fazer. Eu já tentei de tudo

    • @liriahelenalittig-psicoped3391
      @liriahelenalittig-psicoped3391  Рік тому

      Olá Luciana. Tem alguns vídeos meus aqui q falam sobre adolescência. É uma fase bem complicada e de auto afirmação para o filho(a). Dá uma olhada. Obrigada por seu comentário. Abs

  • @audreyhaze1660
    @audreyhaze1660 5 років тому +1

    Quando eu era criança tinha enxaquecas fortíssimas e ficava dias sem ir ao banheiro. Roubei coisas até os 7 anos. Eu escondia as coisas e sentia uma agonia muito grande de ser descoberta. Uma vez minha mãe descobriu e brigou de uma forma muito dura comigo, eu lembro da sensação de mundo desabando até hoje. Nunca me ajudaram e esse problema foi virando outros conforme fui crescendo. Com 9 anos criei uma dor na barriga e quase fui operada de apendicite. Com 11 me envolvi com álcool. Com 14 tive anorexia grave e bebia até apagar. Com 16 me prostitui. Fui estuprada e peguei hpv que levei 4 anos pra curar. Com 19 namorei um cara que me batia, humilhava e fazia eu pagar as coisas pra ele. Apesar de passar por tudo sem nunca ninguém me ajudar, ter me formado na usp, desenvolver autoconsciência, ajudar o próximo, ter boa autoestima, tenho sempre a sensação de fraqueza interior ... desenvolvi síndrome do intestino irritável, que está ligado à fatores emocionais e qualquer situação fora do controle eu passo muito mal, tendo dores de cabeça insuportáveis (ai voltando ao começo da minha vida onde eu tinha enxaqueca e intestino preso). Não consigo ter motivação pra ser alguém na vida, então nunca arrumei emprego. O cara que eu saio hoje em dia me dá dinheiro pra eu pagar minhas contas. Sinto que se alguém tivesse me ajudado, em alguma etapa da vida até a adolescência, meu futuro poderia ter sido outro.
    Ajudem seus filhos. Não ignorem os sinais, podem ser pedidos de socorro.

    • @liriahelenalittig-psicoped3391
      @liriahelenalittig-psicoped3391  5 років тому

      Oi Audrey. Peço desculpas pelo atraso nas respostas. Você não disse se já fez terapia ou algo no gênero. Isso pode ajudar muito nas somatizações que você faz que é o que acontece quando não colocamos em palavras nossas emoções. O corpo sofre as consequências. Hoje quem tem que se ajudar é você mesma. Busque um bom psicanalista que pode te ajudar bastante. Gosto dessa frase do filósofo Sartre: "Não importa o que a vida fez com você e sim o que você fez com o que a vida fez de você."
      Interessante a forma como você entendeu toda a repreensão de sua mãe. Sua ligação com ela devia ser bem forte. Cada pessoa reage de um jeito e você poderia não ter dado nenhuma importância, mas deu. É assim mesmo. Obrigada por seu relato. isso pode ajudar e esclarecer pais e filhos adultos. Abs

  • @felipecaneppelle8216
    @felipecaneppelle8216 6 років тому +1

    Otimo video!

    • @liriahelenalittig-psicoped3391
      @liriahelenalittig-psicoped3391  6 років тому

      +Felipe Caneppelle obrigada, Felipe.
      Deixe aí suas dúvidas, comentários ou sugestões q responderei. Será um prazer.

  • @janiferreira8589
    @janiferreira8589 6 років тому +1

    Meu filho tem 10 anos nunca pegou nada dos outros e pela primeira pegou um dinheiro da vo,perguntei pq ele fez isso ele me disse q era p comprar refrigerante n escola como devo agir nessa situação

    • @liriahelenalittig-psicoped3391
      @liriahelenalittig-psicoped3391  6 років тому

      Jani Ferreira se foi a primeira vez, verifique exemplos de casa, amizades de escola, etc. Não repreenda com dureza, mas averigue c calma a veracidade do que ele disse e observe mais. Abs

  • @laisemacario5920
    @laisemacario5920 6 років тому +2

    E quando isso acontece com crianças na faixa de 11 anos?

    • @liriahelenalittig-psicoped3391
      @liriahelenalittig-psicoped3391  6 років тому

      Laise Macario , nesse caso já se configura uma delinquência. Ele sabe que está errado, já tem os conceitos morais instalados. Tem que saber mais para analisar. Cada caso é um caso. Mas já podemos dizer que está mais grave. Obrigada por sua participação.

    • @laisemacario5920
      @laisemacario5920 6 років тому

      Liria Helena Littig - Psicopedagogia e Psicanálise Obrigada pela resposta. Espero que seja algo reversível.

    • @liriahelenalittig-psicoped3391
      @liriahelenalittig-psicoped3391  6 років тому

      Laise Macario você deve buscar ajuda terapêutica o mais rápido possível. Ele está na pré adolescência já.

    • @laisemacario5920
      @laisemacario5920 6 років тому

      Liria Helena Littig - Psicopedagogia e Psicanálise Vou procurar.

    • @lucianajsantos3501
      @lucianajsantos3501 Рік тому

      Eai mudou o comportamento do seu filho??

  • @joicecavalcante205
    @joicecavalcante205 6 років тому +1

    Ola doutora, minha entiada de 8 anos sempre pega dinheiro escondido dentro de casa, devo procurar uma psicologa infantil???

    • @liriahelenalittig-psicoped3391
      @liriahelenalittig-psicoped3391  6 років тому

      Joice Cavalcante, que bom você comentar suas dúvidas. A partir de 7 anos, não é mais considerado algo da fantasia infantil, ela sabe que está errado. Acho que deve procurar sim porque a psicóloga vai buscar na vida dela em família qual a representação desse furto e pode ajudar, antes da adolescência. Assista aos outros vídeos relacionados com a vida infantil que pode ajudar e se gostar curta e compartilhe. Abs

  • @cristianabrito3525
    @cristianabrito3525 5 років тому +1

    Olá doutora meu filho tem 10 anos e mora com o pai e está jogando muito vídeo game ,hj soube que ele pegou 15 reais dela pra jogar e pedi pra ela trazer ele pra termos uma conversa .

    • @cristianabrito3525
      @cristianabrito3525 5 років тому

      O que faço, como conversar?

    • @liriahelenalittig-psicoped3391
      @liriahelenalittig-psicoped3391  5 років тому +1

      Olá Cristiana Talvez não esteja sendo colocado limite para ele em relação ao vídeo game. Ele deve ter horário para estar jogando. Está na puberdade ou pré adolescência. Deve-se observar se o fato de ele pegar esse dinheiro está ocorrendo com frequência ou foi um fato isolado, talvez a primeira vez. Parece-me que está faltando colocação de limites, tão importante até a adolescência. Tenho um vídeo que fala sobre isso. Converse com ele com sinceridade, colocando o que você pensa e observa sobre tudo isso. É preciso que ele saiba da importância e preocupação que tem junto a família. É preciso que se sinta querido, amado e respeitado e entenda a importância dos limites para a vida dele. É necessário que você saiba até onde ele está indo nos jogos e na questão do dinheiro. Espero que dê certo.
      Obrigada por sua participação.

    • @cristianabrito3525
      @cristianabrito3525 5 років тому

      Obrigada