DISLIPIDEMIAS E ATEROSCLEROSE
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- A aula apresenta uma discussão a respeito das classificações atualmente utilizadas para as dislipidemias. Conceitua o problema e aborda as principais classificações utilizadas.
A Dislipidemia é uma elevação de colesterol e triglicerídeos no plasma ou a diminuição dos níveis de HDL que contribuem para a aterosclerose. As causas podem ser primárias (genéticas) ou secundárias. O diagnóstico é realizado pela medida das concentrações totais de colesterol, triglicerídios e lipoproteínas individuais.
A Classificação de Fredrickson divide as dislipidemias em 6 tipo baseados na aparecia do soro, banda eletroforetica alterada e lipoproteina e lipidios alterados.
Tipo I -Presença de quilomicrons falta da atividade da lipase lipoproteica devido sua não formação ou devido a não formação da apo C-II. Importante hipertrigliceridemia exogena com TG superiores a 1500mg/dl.
Tipo II - Hipercolesterolemia, devido ausência total ou parcial dos receptores LDL ou defeitos genéticos causando sua disfunção.
IIa- Exclusivamente hipercolesterolemia maior que 240 mg/dl
IIb - Hipercolesterolemia associada a hipertrigliceridemia, ambas com valores entre 250 e 500 mg/dl.
Tipo III - Elevações simultâneas e proporcionais (1:1) do CT e do TG, habitualmente superiores a 300 mg/dl, devido alteração da apo E com incapacidade de metabolização da IDL.
Tipo IV - Hipertrigliceridemia isolada, geralmente maior que 300mg/dl. Defeito não totalmente conhecido podendo ser poligênico. Maior síntese de VLDL acompanhada ou não de incapacidade de sua metabolização.
Tipo V - Hipertrigliceridemia, mas em valores superiores a 1500mg/dl. Ocorre aumento do TG exogeno e endogeno. Ocorre sempre redução da atividade da lipase lipoproteica e aumento de síntese de VLDL.
As dislipidemias tembem podem ser classificadas como: - Hipercolesterolemia isolada (aumento isolado do LDL colesterol); - Hipertrigliceridemia isolada (aumento isolado dos triglicerídeos);Hiperlipidemia mista (aumento do LDL colesterol e dos triglicerídeos)
As dislipidemias primárias pode ser dividida em quatro tipos: Hipercolesterolemia isolada, hipertrigliceridemia isolada, hiperlipidemia mista e redução isolada do HDL-colesterol.
Na prática clínica a grande maioria das dislipidemias primárias é do tipo poligênico, com influência em múltiplos fatores genéticos e ambientais. Em uma pequena porção de casos é possível identificar formas hereditárias com características peculiares e valores muito elevados de determinada lipoproteina.
A aterosclerose é o acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias. Esses depósitos dificultam a passagem de sangue dos vasos, o que chega a causar infartos, derrames e até morte.
Ela pode ser desencadeada pelo excesso de colesterol na corrente sanguínea, o que ocasiona uma reação inflamatória no endotélio, uma capa celular que reveste as paredes internas das artérias.
=====
#dislipidemias #aterosclerose #colesterol
Adoro suas aulas ❤
Continue, professor! Sua didática é maravilhosa. Parabéns pela iniciativa!
Professor maravilhoso, estudo tudo por aqui sempre, esse professor torna tudo muito mais fácil pela sua tranquilidade em passar coisas tão complexas.
Aula toop
As aulas estão bem completinhas ...
parabéns pela aula professor.
Exatamente aula
Muito obrigada 🎉
professor muito obgd por disponibilizar as aulas
Excelente aula. Parabéns pela didática, professor.
só tenho a agradecer professor
Tô amando as aulas, sua didática é impecável
Aula fantástica, professor!! 👏👏👏
canal muito necessario! obg pela aula
Obrigada pela aula professor, muito clara.
Muito obrigada.
Obrigado pelo vídeo.
Professor, o senhor é muito bom. Parabéns! ❤️
Aula maravilhosa
otimo ..
🤝