Aplausos!!! Melhor vídeo que vc já fez! Há mais de 20 anos, desde o início da minha faculdade de Arquitetura, eu tenho visto (e estranhado) a degradação da arte, não apenas na minha área, mas só recentemente, graças aos conservadores e liberais, me dei conta do motivo real. A esquerda detesta o luxo, o talento e a sofisticação, tudo que eleva o individualismo, e adora o simplismo, a monotonia e o minimalismo, que diminui o individualismo. É tudo fica tão óbvio depois que vc descobre o porquê...
+Zerita KS Refiro-me à ideia geral do vídeo, a de que arte/cultura são relevantes para a sociedade, e o entendimento de que a esquerda domina estas áreas com o intuito de destruí-las ou corrompê-las para uso próprio. Note, por exemplo, que o cinema brasileiro vem a muito tempo sendo uma ferramenta política. Peças de teatro, musicais, etc. Na literatura e na academia, idem. De fato essa ideia não é nova, Antonio Gramsci foi um dos maiores responsáveis por isso ao organizar este plano, inteligente e hábil, de introduzir ideais de esquerda de dentro para fora. Ele percebeu que era muito mais esperto usar mecanismos indiretos. Por isso hoje a esquerda é hegemônica e a mentalidade estatólatra domina o mundo. Foi algo feito aos poucos, um projeto de longo prazo. O caso é que o Raphael aborda isso de uma maneira interessante e mostra que é importante os liberais terem essa consciência. Não que nenhum tivesse antes, mas ao menos quem tem não passou adiante. O canal dele, com a visibilidade e credibilidade que tem, pode servir para isso. A maioria dos liberais e libertários até hoje se preocupou mais com economia e deixou as artes de lado. Só que, infelizmente, a economia não atinge o coração das pessoas. Ela não é o bastante para convencer massas de adeptos a uma simples ideia. Uma música pode converter milhares de pessoas, mas um gráfico do Excel, certo ou não, é como pregar para os já convertidos.
as feministas a maioria dizem que são mas n sabem o porque ou o que estão dizendo esse é o problema a maioria diz que é feminista por causa das amigas que dizem que são quando não sabem e colocam alguem que so objetifica a mulher como simbolo feminista falta de interresse de pesquisar sobre o que elas estão segindo. obs: n sou feminista nem machista e tenho apenas 16 e acho que o unico jeito de acabar com todos esse acontecimentos seria com o fim do mundo de qualquer jeito ( bombas nuclear, guerras , tiro) mesmo com as poucas pessoas que pensam nesse mundo não são suficientes para fazer os alienados pensarem (em minhha visão), e mesmo que consigam alcançar será tarde...
luiza oliveira é que o feminismo hoje em dia ta preocupado em medir opressão. Quem está sendo oprimido e como oprimir todos semelhantes do opressor. A maioria acaba fazendo desserviço pra verdadeiras mulheres que sofrem com agressões, etc.
9 років тому+8
"O melhor jeito de estudar arte é fazendo arte." - É isso! Isso é fundamental. Qualquer expressão artística executada é a melhor forma de aprender, do seu jeito, à sua maneira e que seja divertido e prazeroso. O Brasil tem muito talento, muita cultura folclórica e regional, mas se perde e a grande massa é obrigada a engolir aquilo que a mídia mostra. Ótimo vídeo Rafael!
Rafael, faça um "backup" de todos os vídeos e um canal reserva , vai que sem querer o teu canal é apagado... Um vídeo interessante seria falando sobre Vargas ( que é tido como deus econômico pelos professores ), outros, seriam algo como : " por que keynes está errado" ,Suécia, Dinamarca, Noruega, "socialistas?" , abraço, sucesso com o canal!
oglobo.globo.com/brasil/super-trunfo-de-ditadores-promove-disputa-entre-getulio-vargas-hitler-saddam-17379173 Yay Agora entendo como os norte coreanos se sentem com relação ao Kim Jong Un
A esquerda me doutrinou durante muito tempo e por isso sempre achei Arte uma merda, Filosofia eu não sabia que existia até chegar ao Ensino Médio. Porém, graças a você me interessei mais por essas matérias e pretendo estudar elas mais e mais. Obrigado.
***** Atualmente eu estou no 2º do Ensino Médio, a culpa não é só dos professores, é claro. Mas eu como todo adolescente tive atitudes idiotas por muito tempo, só comecei a me interessar por política a pouco tempo. Quando eu digo que a Esquerda me doutrinou é porque eu era muito idiota e achava que a palavra do professor era o supra-sumo da educação. No Ensino Fundamental, eu tive uma professora de história que vivia falando coisas como: "Tudo é culpa do capitalismo", "O capitalismo continua matando pessoas" e blá,blá,blá... E eu idiota do jeito que era acreditava, depois que comecei a pesquisar sobre o assunto percebi que era tudo bobagem.
+Kevin Ramos > Estude, sim! NÃO DEIXE que ELES TE VENÇAM! Vocês jovens são o Brasil do futuro. Serão vocês que deverão REconstruir o Brasil, que está sendo detonado pela esquerda. Estude sozinho - se não tiver livros, anote os nomes de bons livros de DIREITA ou CONSERVADORES - OU LIBERAIS. Não deixe de tentar conhecer a ALTA CULTURA, como o Rafael diz aí, tente ler livros sobre a História da Arte, Filosofia (principalmente Sócrates, Platão e Aristóteles), pois é pela Filosofia (não a esquerdista, de Marx, aquele demente), mas a boa Filosofia que vc encontrará argumentos lógicos e bem fundamentados para vencer qualquer debate. ;)
+Kevin Ramos Pessoal exagerado. O cara era/é um adolescente ainda. E realmente, apesar de existir internet e haver bom conteúdo nela, a maioria do que encontramos é lixo. Se uma pessoa está acostumada a receber um tipo de educação padrão desde o colégio, ela muitas vezes sequer imagina um outro lado. Acaba descobrindo por acaso e por se deparar com alguém que diz algo diferente do que está acostumada. Muitos (sem generalizar) do que dizem que não foram doutrinados ou manipulados, são com outras coisas e nem percebem. Eu mesmo nunca me interessei mto em história no Colégio, sempre achei algo sem pé nem cabeça, com uma metodologia pouco rigorosa e acabei me interessando mais nas ciências exatas. Hj em dia o material está um pouco mais diversificado, mas se vc fosse procurar a respeito há pouco tempo atrás, certamente cairia em páginas de esquerda na internet (sem nem saber q eram de esquerda, mas sim que essa era a posição aceita mundialmente) ou encontraria em bibliotecas uma par de livros da mesma linha. Quem já foi a uma universidade sabe que a maior parte da produção bibliográfica nacional é esquerdista. Uma coisa é a pessoa saber q existe um outro lado e não procurar por preguiça. Outra, bem diferente, é a pessoa sequer imaginar que exista outra perspectiva porque jamais foi apresentada a ela. É como a pessoa procurar pelo verde, sem nem saber que existe essa cor. Eu entendo oq o rapaz disse. E o Rafael foi uma porta de entrada para a descoberta.
+Kevin Ramos eu tbm passei por estagios parecidos, meus professores nao eram maus, mas eram utópicos, deprimidos pela ideia d q o capitalismo é um 'monstro invencível', daí entrei na faculdade d química, onde aprendi a lógica do pensamento cientifico, q desmentia marx, q foi senso comum pra mim na escola, por causa dos meus professores. Não desista, na internet vc pode encontrar coisas muito boas alem do vermelho.
+Matheus Torinóvisk Não seja imbecil, qualquer um pode ser doutrinado, vários """""""grandes líderes""""""""(ditadores, absolutistas, etc.) provaram isso ao longo da humanidade. Ou achas que, na Alemanha de Hitler, só pessoas "fracas", "desinformadas" e com pais ausentes passaram a odiar judeus e se acharam superiores por serem arianos? Doutrinar é manipular o subconsciente, todos temos subconsciente. Dica: assista Die Welle, um ótimo filme sobre "doutrinação".
ah que maravilha, um metaleiro falando sobre arte como se esse fosse o ápice dela, ainda mais citando nomes que sequer podem ser considerados o ápice do metal, nem em termos técnicos, nem em termos de carisma, nem em termos de poesia. agora, agradeço muito pela dica de Aesop Rock. realmente é muito foda. abraços radicais
Fã do André Matos desde que estudava arte ruim na escola. Incrível como sozinho você consegue discernir o que é ruim do que é bom (sarcasmo, tô até com expressão de escárnio escrevendo isto).
Cara, estamos enfrentando umas coisas absurdas hoje em dia. Eu realmente não faço a menor ideia de como podemos recuperar as últimas gerações. Isso se tornou algo comum nas faculdades do mundo inteiro: - "Pq eu devo ouvir isso? Essa música é elitista!" - "Pq devo ler esse livro? É machista!" - "Pq devo estudar esse artista? Ele é branco!" - "Como assim? Esse pintor só tem obras com modelos brancas!!"
+Conrado Serpa Eu vou mais além, esses dias li um comentário no UA-cam de um vídeo do Nando Moura falando sobre aborto e em um dos comentários eu li (resumidamente) o seguinte: "Gente morre o tempo todo, que diferença faz alguns bebes a mais?" Cara, as últimas gerações não tem volta, velho. O máximo que nós poderíamos conseguir iria ser "salvar alguns". E eu falo isso com uma tristeza imensa. Tenho 17 anos e os valores da nossa sociedade (não só brasileira) estão completamente invertidos. A cultura e ideologias lixo já estão impregnadas nos nossos filhos. É como se existisse um exército hipnotizado, manipulado (eles/sociedade) e nós fossemos a minoria que está contra eles (o "exército" e os que "comandam" ele) e qualquer um que vai contra seus preceitos é o errado e merece "ser abatido". Imagine o que é ser visto por *toda* a sociedade como o errado. *Ninguém* acreditaria em você. Sinceramente, eu também não faço a menor idéia de como recuperar as últimas gerações. E não é falta de esperança não, pelo contrário, isso é uma motivação a mais pra lutar cada vez mais contra o que a sociedade prega. Se não fizermos nada agora essa bola de nove vai aumentar até se tornar *de uma vez por todas* irreversível. E olha que ela já tá tão grande que eu já não consiguindo ver do outro lado dela.
+Vitor Augusto Isso já vem sendo implantado há muito tempo, se você assistiu o filme do Bob Esponja (o antigo) onde o Plankton faz uma "fabrica" de baldes, e esses baldes meio que controlam as mentes das pessoas, e as "fecham" ou seja impedindo novas ideias ou ideologias. Você pode associar isso há nossa sociedade atual, onde esse "balde" vem sendo implantado em sua cabeça desde que você nasce, e que cobre toda sua mente de novas ideologias e te trancam a só uma, e que você não percebe que está errado. Essa fabrica representa toda a mídia e seus programas ridículos e perversos com ideologias marxistas , lixos culturais como: funk, sertanejo universitário e etc, livros de historia com historias falsas ou manipuladas, professores marxistas e suas ideologias lixos que ensinam para seus alunos, que por sua vez espalham para outros e isso vira um circulo. Poucos se salvam, no caso nós. No final do filme, Bob Esponja no meio de todos o "cabeças de balde", canta uma musica de Rock, e todos se libertam do balde, e isso significa que; Só a Arte "boa", o conteúdo de qualidade, e o conhecimento podem "libertar" a sociedade do mau que é o comunismo/marxismo e todo o lixo cultural. Canais como do Rafael e do Nando por ex, espalham esse conhecimento. Um dia ainda seremos maioria.
+Deenis97 caraca, velho. Parei na sua analogia do filme.. muito boa !! ; ) obs: Don't fear the reaper ! que agonia do netflix que não coloca logo a 7ª temporada.
Mas de longe um dos vídeos mais importantes que você fez. Já esbarrou nesses assuntos outra vezes, mas da maneira que foi colocado aqui, com certeza vai ajudar muita gente a entender isso. Obrigado por fazer o que está fazendo!
Vamos aos pontos: 1) Arte não é estética; arte é processo de criação e estética é uma vertente da filosofia que lida com a reflexão sobre o objeto artístico; 2) Kant já respondeu à sua indagação quanto à questão da realidade em sua obra "Crítica da Razão Pura." Segundo ele, do mundo a gente só pode conhecer o que emergir na nossa percepção. Não é possível atingir a essência das coisas em si. Ora, então o que sobra para a arte senão só o efeito? Arte não é ciência, tampouco ciência exata. 3) Arte não simplifica o discurso - primeiro, arte não comunica. Não vou me prolongar nessa questão, você pode pesquisar e procurar isso lendo os textos de Deleuze e Guattari. Segundo: arte plurifica, ela não está preocupada em estabilizar o espectador, mas sim tirá-lo de sua zona de conforto. 4) Você tenta idealizar a arte trabalhando com ideias da Grécia clássica. Nosso conceito contemporâneo de arte mudou e muito desde então e isso deve-se ao fato de que o mundo mudou e nós também mudamos. Essa definição já não serve pra gente. 5) A esquerda não quer coletivizar a ideia de arte, muito pelo contrário, a ideia de arte é apreciada na individualidade do sujeito. Ao meu ver você sim quis individualizar a ideia de arte apresentando ela como comunicação; 6) A música valoriza muito o virtuoso? Você está completamente equivocado nessa ideia. Assisti até aqui e enjoei.
Parabéns e obrigado. É um absurdo estudar a vida inteira pra ser um bom músico e ver, na universidade, uma pilha de cadeiras de plástico com uma boia de patinho exposta como arte. Excelente vídeo, ponto para a verdadeira arte.
sou baterista e confirmo, tipo de arte que faz vc ficar focado, aumenta sensibilidade, percepcao, senso critico e limpeza mental. vale a pena praticar e estudar
Rafael, concordo com muitas coisas apresentadas neste vídeo, mas algumas coisas me alertaram: você mencionou a União Soviética. Em termos de história recente da música, como explicar então que dentre as melhores orquestras do século XX estão as da União Soviética e as da Alemanha Oriental. Os discos daquela época estão aí para provar.... Musicalmente, embora a intelligentsia soviética mantivesse os compositores sob rígido controle, a interpretação musical estava em alta.
Rafael, sou seguidor do seu canal e do Nando Moura, e acompanhei os comentários dele com relação as suas ideias, e gostaria de parabeniza - los pelo respeito que vocês tem demonstrado, essa é a essência do debate de ideias, a busca do conhecimento, e não da exaltação do próprio ego, eu por exemplo sou uma pessoa moralmente conservadora mas libertário em questões econômicas, não sou religioso mas sou a favor da moral crista, e penso que inteligencia tem a ver com flexibilidade e percebo isso em você, gostaria de lhe dar os parabéns novamente, tenho aprendido muito com o seu canal, continue assim.
Grata surpresa conhecer seu canal e aprender um pouco mais sobre assuntos importantes que normalmente negligenciamos, como no caso do vídeo em questão. Que Deus o abençoe.
Sabe uma coisa interessante sobre esse "espetáculo" Macaquinhos? É que ele basicamente está sendo divulgado a partir das críticas negativas. Esse "show" está em cartaz há mais de dois anos e somente hoje tive conhecimento da sua existência justamente por meio de críticas negativas. Seria bom fazer como a esquerda e ignorar esse tipo de expressão artística.
Rafael, você assistiu o documentário A Arquitetura da Destruição? Lá explica muita coisa como os nazistas tentaram (e conseguiram de certa forma) abolir muita forma de arte moderna da Alemanha. Recomendo.
Rafael me identifico muito com o seu canal e algumas de suas ideias. Tenho muita satisfação quando vejo que penso como o que expõe. Continue o bom trabalho. Abraços.
Irmão, com toda humildade, eu poderia saber que cursos superiores vc cursou? Vi vc dizendo em um video que fez 4 anos de psicologia, que é artista. Eu gosto de psicologia, filo, e sou um aspirante a artista. Só quero saber como alguém que admira o trabalho que vc faz.
Também fiz 4 anos de engenharia, e um periodo de psicologia. As universidades federais do Brasil estão sucateadas (parecem a cracolândia) Mas vou insistir na psico, agora particular. Obrigado, parabéns pelo seus videos são de ótima qualidade.
+Ideias Radicais. rafael qualquer dia poderiamos falar sobre um certo personagem polemico que vem atiçando a cultura de massa virtual no youtube com seu ego .achismo.sofismo.prepotência sua ignorancia e seu vocabulário chulo para mascarar sua falta de argumentação do qual dilui seu principio cristao deixando o estagnado e com a meta de formar mentes. com seus discursos em espalhar o odio e o conflito fazendo tudo e a todos escolherem um "lado" que ele julga ser o certo
+Lucas Tutoriais Na verdade o "milagre economico" foi realmente um milagre, pois levar a economia de uma país de 50* lugar pra 8* lugar e tirar 1/3 do país da pobreza se endividando em somente 50 bi é para poucos.
Filosofia, a arma mais poderosa contra a manipulação. Impressionante como uma área tão importante pode ser tão mal tratada nas escolas, e pior, aceito pelos alunos e muitas vezes pelos professores! Esse é o atestado que tiramos de (queremos ser burros) aceitando isso. Ótimo vídeo Hide! como sempre! migrei do seu canal de Magica. Sempre fui fascinado com manipulação de cartas (mesmo nao me dando tao bem), e hoje sou cada dia mais apaixonado com a Filosofia e suas manifestações, principalmente quando assisto um vídeo como o seu!.. aé, e eu tbm sou músico (Cello) e me identifiquei muito com sua fala 11:30 kk Continue convidando as pessoas a se libertarem da prisão da ignorância. Abraços
A arte não tem função de transmitir conhecimento, mas sim de despertá-lo, de nos tornarmos seres críticos. As pessoas ainda confundem arte com artesanato, desde quando arte é só o que é belo? Desde quando arte precisa ter um "significado" do artista? O expressionismo alemão é um dos movimentos artísticos mais significativos que já existiram e possuía um enorme conteúdo crítico, incomodava mesmo a sociedade. E se arte é expressão, porque o coletivo não pode utilizar a arte? Desde quando Duchamp foi marionete da esquerda? (Eu ri). Reconheço a qualidade de uma música clássica, mas vamos reconhecer que ir num concerto não é tão acessível, e aí o que as pessoas que não tem condições fazem? Elas criam o funk mesmo, é a expressão delas, não a sua. Temos que parar de querer que as pessoas sejam padronizadas. A arte é isso, ela está se recompondo, como sempre aconteceu na história da arte em geral. É o Barroco evoluindo do Renascimento, é o Rococó surgindo do Barroco e assim por diante. Seu pensamento está muito "renascentista", se fosse pelo menos "realista", já estaria um pouco mais a frente do seu "tempo". Vamos voltar a produzir a Mona Lisa e O Nascimento de Vênus (que eu adoro) já que só isso é arte (não generalizando). Usando a sua dica, devolvo para você: "estude arte".
Achei fofo a forma como você tratou Arte e Estética com tanta profundidade e cuidado. Apesar de eu ter discordado de alguns pontos (conheço André Mattos e adoro MPB), penso que este é um dos seus melhores vídeos.
Olha, cara, você pode ser um artista, você pode ter o seu ponto objetivista e etc.; isso todos entendemos. Ainda assim, penso que o teu raciocínio é bastante desinformado. Vou explicar: arte não é legitimada SÓ no objetivismo, não é SÓ o que se acha esteticamente bonito, não é SÓ perfomance onde as pessoas tocam os ânus uns das outras; arte não é uma noção estática, e não a PODE ser pois as pessoas criam diferentes formas de se expressar de acordo com os seus motivos e vetores emocionais/sociais/filosóficos/estéticos que, como você deve saber (mas não deve aceitar nesse caso) nunca foram e nunca serão estáticos - a transmutação desses vetores e motivos é inerentemente anacrônica à nossa chamada história. O que esse vídeo faz é um tremendo desserviço para com as pessoas que - espero eu - você busca direcionar quanto ao que seria arte e pra quê ela serviria, pois a partir do momento que você toma o assunto com uma visão tão pequena e unilateral (baseada numa estética do Belo Ideal renascentista aliada a um talento técnico) você gera um preconceito nas pessoas que te assistem sobre coisas que você (aparentemente) e elas nunca viram, sentiram e entenderam. A esse comentário não cabe uma revisão histórica completa da arte para demonstrar o porquê de o valor de uma obra de Duchamp (mictório) ser exatamente o mesmo de uma Mona Lisa, mas sim para mostrar que quem realmente segregou, simplificou e banalizou a arte e seu processo de apreensão emocional foi você e não a própria esquerda. Enfim, quem chegou até aqui e quer realmente ter uma visão mais geral e menos simplista de um campo tão complicado e essencial para qualquer indivíduo nesse planeta, sugiro que tome opiniões como essa com muito cuidado e se blinde com pesquisa e um REAL estudo.
+Ideias Radicais Ah sim... Pensei que o vídeo tomasse a visão objetivista como a verdadeira... Bom, pelo menos foi o que me pareceu. Enfim, qualquer dia escrevo sim e te envio uma cópia!
The greatest show on earth é a musica mais fantastica que ja ouvi na vida. A letra é extremamente profunda. Enquanto isso as pessoas ouvindo funk e querendo q eu engula q está tudo no mesmo nivel, que o que importa é o gosto de cada um.
Você quebra o sentido primordial da arte que é a liberdade interpretativa, você fecha o significado fosse uma coisa "estanque" e tudo mundo que tem noção mínima de arte sabe que não é! Como o repertório do espectador que completa o significado da obra, imagino que o seu é bem pobre. E que esquerda está falando ? que quer destruir a arte? que bobagem!
Olha, não to querendo ser chato nem nada, mas tem na história (no final do sec. XX e depois no sec.XXI) uma estratégia de destruição dos pilares fundamentais básicos da sociedade ocidental chamada de Gramscismo. É só ler os documetos e o livro. Essa estratégia literalmente diz que já que o comunismo falhou em impor-se à força, ele destruiria tudo por baixo e depois assumiria. E quais são os pilares fundamentais? O direito Romano, os valores religiosos judaico-cristãos e a filosofia grega (que engloba a arte ocidental). É basicamente isso. Sabendo disso, dá pra associar a "esquerda" ao "comunismo" (caso não tenha ficado óbvio). É fato que ele generalizou no vídeo, mas eu acho melhor a gente não ficar irritado mas procurar saber de todos os pontos antes. Peço perdão se te ofendi em alguma parte e se quiser conversar tamo aí.
Meus parabéns meu caro, eu como estudante de regência e composição, músico e designer aprecio muito a sua defesa do que é arte como conceito filosófico. Uns dos grandes achados do youtube foi esse seu canal!!
Acho importante não generalizar e não partidarizar a arte, ela está acima disso, está acima da esquerda ou direita. Já vi muita coisa ruim por aí, independente do governo que financiou. Maneira simplista de pensar.
Deixo aqui minha resposta a teu video rafael ua-cam.com/video/H2WJ2mxxEBs/v-deo.html&feature=gp-n-y&google_comment_id=z13kz1nz1vaeifg4t04cc30pqursw3lqldk
Música é feita por sons que são ondas mecânicas, ondas são propagações de energia, seja qual for ela como onda eletromagnética, mecânica (ondas dos mares, som, etc), tudo propagação de energia. Por isso a música "afeta" tanto a quem a faz como a quem a escuta, nem digo a ouve que é com mais intensidade, enfim. Música faz isso o que você comentou porque é transmissão de energia que irá provocar as reciprocidade do elemento que estiver recebendo e assim serão afetados. Já ouvi muita gente dizer que não sabe inglês mas consegue sentir exatamente a mesma coisa de quem sabe inglês ao ouvir tears in haven de Erik Clpaton. Mesmo não sabendo o idioma, a energia passado do músico ao ouvinte é a mesma e é assim recebida! Mas por que há tantos artistas esquerdistas?
+Andre Morganti Por que tantos artistas esquerdistas? Pois são financiados por Rouanet, erguidos pela mídia lixo que fala o que o governo quer e exaltados pela academia de esquerda.
+Ideias Radicais Mas tem muito artista que é esquerdista bem antes da lei Rouanet. Mas até acredito que era pela "democracia" como era o caso do Caetano Veloso, Chico Buarque e tal. O que nunca consegui entender como é possível apoiar um modelo que não se sustenta a base de democracia alguma em qualquer lugar do mundo! E agora, ainda levam o nosso dinheiro para bancar produções artísticas pífias! Vergonha desse país!
+Victoravra O pior é que defendem a ideologia...como se os fatos dessa ideologia em outros países já não são suficientes para serem rejeitados. Pior ainda, é ver professores fazendo a cabeça dos alunos nas escolas públicas. São artistas, professores...como foi dito, a melhor saída para o Brasil é Cumbica!
+Andre Morganti +Andre Morganti bom acho tem tanto músico esquerdista pelo mesmo motivo que tem tanto intelectual esquerdista... o tem uma entrevista do Hayek que ele discursa sobre o assunto procura ae "Friedrich Hayek : Why intellectuals drift towards socialism" Eu assumo que seja um conjunto de fatores, parcialmente pelo contexto historico em que esses artistas conviveram, parcialmente pelas deturpações que se seguiram de geração em geração e até culpa da ignorancia a economia e ao próprio modelo "esquerdista".
Que fique claro que o que é dito em sequencia não tem o mínimo propósito de denegrir o conteúdo do vídeo e sim problematizá-lo... Seu argumento confere a tentativa de racionalizaçao da arte por interesses externos. Sim, eu concordo. Ainda que isso seja inconcebível, não dependendo a arte enquanto expressão daquilo que expressa, de quem a manifesta como tal pra existir. Porque arte é tudo que é, e nada mais. E se há de fato tentativas que se opõem a isso, como disse que concordo que deva haver. Elas irão continuar tentando sem nenhum sucesso. Voce como artista sabe bem disso, nao é? Mas, veja só. Sua propria definiçao para arte é racional (vc deve estar se perguntando, não me surpeenderia se com tom de deboche, se haveria outra forma senão essa. Eu compreendo, porque estaria tambem.. Bom, com toda sinceridade, não sei. Como disse, apenas quero problematizar rsrs). Do ponto de vista que o vídeo "defende", isso se torna contraditório. . Acontece que hoje é um dia qualquer. Até mesmo pra vc. E nesses dias, é normal que fiquemos cansados de ouvir, repetidamente, como afirma um velho amigo de estante, as mesmas incessantes tentativas de provar que "2+2 são 4". Mas, acima de tudo, vejo que o vídeo nos apresenta sua opinião, que ainda sendo algo pessoal, é informação, e isso é tudo! Afinal, o mundo é feito de pontos de vista... Ahh, e não muito tarde. Acho que foi ignorância sua satirizar a obra de Duchamp: "Fonte". O mictório. Ou como disse vc: O pinico. Ela questiona exatamente a natureza do movimento que vc tanto criticou. Sendo a mesma uma das primeiras, no contexto histórico artístico daquela época, a satirizar enquanto ironia a ridicularização da arte que, segundo vc, foi idealizada por interesses de esquerda, os quais vc tanto critica. Se fossemos parar pra analisar mesmo, a ridicularização da arte é algo que já existia até mesmo no Império Romano. Ela sempre existiu e sempre existirá. Nós estamos num mundo dual. ABÇ
+Ideias Radicais, que não tem ideias assim tão radicais, você fica sugerindo Ayn Rand pra todo mundo, em vez de sugerir alguma filosofia. É curioso isso. Uma filósofa que só empreende suas ideias através de romances futuristas em cenário altamente controlados. Nem pra ter um dialogismo à maneira de Dostô, não. Você fala da esquerda, mas é ela quem mais escreveu sobre arte, que teve os melhores insights até agora e que produziu reflexões maravilhosas.
Ideias Radicais , interessante o vídeo, apenas não entendi o porquê da técnica ser o atributo principal da demonstração do ego na arte. O individual pode ser demonstrado das maneiras mais simples, sem ser virtuoso. Muitas pessoas entendem ideias de vida de compositores através de músicas simples (funk não deixa de passar um ideal ne...). A ideologia punk propiciou uma forma de produzir arte de maneira mais simples e passar diversos ideais. A técnica não está necessariamente ligada a filosofia do mérito individual. Gostaria de links para ler mais sobre o objetivismo e outros vídeos sobre arte, talvez um pouco menos maniqueístas e de teorias da conspiração.
Desculpa discordar, mas a arte não é necessariamente o belo. Há arte sem mostrar o belo e muitas coisas belas (músicas, pinturas, esculturas) não são necessariamente arte. Arte deve em seu cerne mostrar o sentimento, a visão subjetiva e e singular. Claro que muitos artistas buscam fazer belas artes! Mas, em suma, arte não é "o belo"
+Daniel Madeira Mesmo a arte não sendo bela, como você mesmo disse, ela vai ter esse subjetivismo. (Talvez não em certas obras literárias, mas enfim) O subjetivismo já é por si um ponto de vista do individual, por mais que esteja mostrando a podridão, haha.
+Anderson P, falei que você não tinha me entendido, não é? Pois é! Obvio que perceber o belo implica em uma percepção subjetiva, jovem. Só que de acordo com você(s) a arte é voltada para o belo. Se isso fosse verdade, nao existiria arte sem o belo, ao passo que existe, e nem por isso é uma arte "menor". Arte foca no sujeito, no artista, em seu sentimento, em como vê e expressa o mundo -- independente de ser belo ou não. Quer um exemplo concreto? Pense no quadro "o grito" de Edvard Munch, que, por si só não é belo e nem tem a intenção de ser. O quadro ilustra o angustia e desespero, é uma obra do expressionismo...que pouco se preocupa com "o belo" ...e é um movimento artístico como qualquer outro (que as pessoas são livres pra achar belo ou não, o que nao vem ao caso). Consegue entender agora?
Parabéns pelo seu empenho, Rafael. Percebe-se que você estuda muito. É muito bom ter alguém talentoso transmitindo este tipo de ideia. Bem, no momento encontro-me admirando Porcupine Tree, recém-descoberta para mim. Adoro músicas que são uma experiência sonora completa, emocionante, lindo isso.
Ei, por favor, espero que leia esse comentário até o final, bem, eu terminei a escola ja, tive sim aulas de artes, com um professor que compreendia o que era a arte, ele era sim, de fato bem intencionado, mas aquilo era um saco, na verdade a matéria que eu menos gostava, bem... ele não foi capaz de me mostrar de fato o que era a arte, por mais que ele tenha tentado, passado diversas definições, em diversas horas de aula, porque na verdade, por todo o meu ensino ele esteve la praticamente em todos os anos, bem, vc fez em alguns poucos minutos o que ele não conseguiu fazer em anos, queria te agradecer por isso, pois você tornou hoje, minha vida e minha compreensão sobre as coisas em geral muito diferentes com esse vídeo.
Ótimo video! Tem uma banda cristã, Palavrantiga, quem tem uma música chamada Rookmarker. Quando eu a escutei fiquei impressionado devido a ausência de aprendizagem nas escolas sobre Sartre, Dadaísmo, Rookmarker, Rembrandt entre outros, parece que se a escola lhe ensinar ler e soma está muito bom, triste isso. A gente não quer só comida A gente quer comida Diversão e arte.
Fez meu ouvido de pinico. A arte, principalmente após o advento da arte moderna nos anos 20 passa a ter o significado de contestar, causar espanto. Muito pobre e superficial do rapaz atribuir essa característica de contestação a uma "destruição" da arte conduzida pela esquerda(kk, oi?). Envergonhado por perder meu tempo aqui.
Pqp, esse vídeo é como assistir um analfabeto corrigindo uma redação, kkkkkkkkkkkkk... Velho o cara não tem a menor noção do que ta falando. Não entende NADA de arte e nem sabe o que é a esquerda.
Concordo muito, também faço arte, eu penso exatamente isso sobre o assunto, mas sobre a esquerda eu nunca tinha refletido sobre! Muito bom, ficou bem claro.
Uma maneira de explicar o que faz com que artistas tenham uma capacidade melhor de compreender tanto o mundo ao seu redor quanto a si mesmos, é fazendo uma analogia com a compreensão de duas línguas completamente diferentes. Assim como a matemática (que é extremamente abstrata) expande o nosso conhecimento do universo pelas convenções lógicas criadas por nós, a música, por exemplo, faz o mesmo. Quando você fala fluentemente Francês e Japonês, digamos, você tem uma visão muito mais expansiva de ortografia, de gramática, de significado, de simbolismo, de expressão - afinal, Francês e Japonês são línguas totalmente distantes em todos esses aspectos. Com meios artísticos, o mesmo ocorre. Nós temos abstratismos musicais também criados por convenções. No Ocidente, um intervalo de quinta é belo, enquanto microtons são dissonantes. Para o Oriente Médio, porém, microtons são virais, presentes em basicamente todas as escalas. Compreender uma linguagem musical, o que soa belo para ela (tanto nas interações entre notas de uma melodia, notas de uma harmonia, ou durações em um ritmo), e o que pode ser feito para representar o que você deseja dentro dela é como aprender uma nova língua, uma língua tão abstrata quanto a matemática. A música, por si só, quando estudada academicamente, é um outro tipo de matemática. O mesmo ocorre em ciências como a programação, por exemplo. Ter conhecimento de Assembly, HTML5, e Java ao mesmo tempo altera completamente a compreensão de um ser humano de como softwares funcionam, e, reportadamente, até sua compreensão do mundo real.
vídeo muito importante, como artista e principalmente como admirador da arte brasileira discordo de algumas, algumas poucas coisas que você disse, mas! Ótimo vídeo espero que faça um outro vídeo sobre :)
cara eu amei seu vídeo... tive uma discussão sobre isso ainda esses dias... e me fez lembrar o discurso da arte inútil de Oscar Wilde... enfim adorei posso pedir um favor caso vc ainda faça vídeos, coloca algumas referencias e dicas de leitura...
Eu sou artista eu aprendi que a arte é uma linguagem de expressão é como um produto cultural do homem para expressar seu sentimentos seja numa música, pintura, obra e desenho.
Rafael, parabéns pelo canal. Eu sou novo aqui e não sei se já foi feito, mas que análise você faria sobre a Guerra? Como tática, estratégia política, opressão, expansão, etc. Abraço!
Fala xará! Primeiramente parabéns pelo vídeo, eu sou artista também e entendo totalmente o que quer dizer. Se você der uma volta aqui pelo o UA-cam consegue entender facilmente o que fazem hoje em dia, banalizam a verdadeira arte e enaltecem a ruim, vídeos que não fazem nenhum sentido ganham cada vez mais views e inscritos, enquanto vídeos para estudos e mais elaborados são desprezados, mas o que fazer? Se render ao sistema e fazer o que todo mundo gosta pra poder pagar as contas? Ou lutar até o final e honrar a pequena parcela do público? Tenho canal no UA-cam e to pensando seriamente em nadar em uma banheira de nutela
"A arte é uma explosão!" Deidara
kkkkkkkkkkkkkkkk amei
kkkkkkkkkkkkkkkk
Exato! SHUAHUSAUHSHUAUHSAUHSUHASUH
Mitou
Boa!
Sou formado em cinema e tudo o que você disse resume o que estudei por 4 anos
E como vai a vida, companheiro?
Absolute Cinema
Aplausos!!! Melhor vídeo que vc já fez!
Há mais de 20 anos, desde o início da minha faculdade de Arquitetura, eu tenho visto (e estranhado) a degradação da arte, não apenas na minha área, mas só recentemente, graças aos conservadores e liberais, me dei conta do motivo real.
A esquerda detesta o luxo, o talento e a sofisticação, tudo que eleva o individualismo, e adora o simplismo, a monotonia e o minimalismo, que diminui o individualismo.
É tudo fica tão óbvio depois que vc descobre o porquê...
FINALMENTE!
FINALMENTE!
FINALMENTE um libertário que ENTENDEU essa ideia. Sério. É a primeira vez que eu vejo.
+Zerita KS
Refiro-me à ideia geral do vídeo, a de que arte/cultura são relevantes para a sociedade, e o entendimento de que a esquerda domina estas áreas com o intuito de destruí-las ou corrompê-las para uso próprio.
Note, por exemplo, que o cinema brasileiro vem a muito tempo sendo uma ferramenta política. Peças de teatro, musicais, etc. Na literatura e na academia, idem. De fato essa ideia não é nova, Antonio Gramsci foi um dos maiores responsáveis por isso ao organizar este plano, inteligente e hábil, de introduzir ideais de esquerda de dentro para fora. Ele percebeu que era muito mais esperto usar mecanismos indiretos. Por isso hoje a esquerda é hegemônica e a mentalidade estatólatra domina o mundo. Foi algo feito aos poucos, um projeto de longo prazo.
O caso é que o Raphael aborda isso de uma maneira interessante e mostra que é importante os liberais terem essa consciência. Não que nenhum tivesse antes, mas ao menos quem tem não passou adiante. O canal dele, com a visibilidade e credibilidade que tem, pode servir para isso. A maioria dos liberais e libertários até hoje se preocupou mais com economia e deixou as artes de lado. Só que, infelizmente, a economia não atinge o coração das pessoas. Ela não é o bastante para convencer massas de adeptos a uma simples ideia. Uma música pode converter milhares de pessoas, mas um gráfico do Excel, certo ou não, é como pregar para os já convertidos.
+Zerita KS valesca popozuda virou símbolo feminista do Brasil rs. É ou não é pra ficar pasmo com uma porra dessa.
O Olavo é só um papagaio. Ele fala aquilo que ouviu de outros, não é nenhum gênio. Parem de dar crédito imerecido a esse velho idiota, por gentileza.
as feministas a maioria dizem que são mas n sabem o porque ou o que estão dizendo esse é o problema a maioria diz que é feminista por causa das amigas que dizem que são quando não sabem e colocam alguem que so objetifica a mulher como simbolo feminista falta de interresse de pesquisar sobre o que elas estão segindo.
obs: n sou feminista nem machista e tenho apenas 16 e acho que o unico jeito de acabar com todos esse acontecimentos seria com o fim do mundo de qualquer jeito ( bombas nuclear, guerras , tiro)
mesmo com as poucas pessoas que pensam nesse mundo não são suficientes para fazer os alienados pensarem (em minhha visão), e mesmo que consigam alcançar será tarde...
luiza oliveira é que o feminismo hoje em dia ta preocupado em medir opressão. Quem está sendo oprimido e como oprimir todos semelhantes do opressor. A maioria acaba fazendo desserviço pra verdadeiras mulheres que sofrem com agressões, etc.
"O melhor jeito de estudar arte é fazendo arte." - É isso!
Isso é fundamental. Qualquer expressão artística executada é a melhor forma de aprender, do seu jeito, à sua maneira e que seja divertido e prazeroso. O Brasil tem muito talento, muita cultura folclórica e regional, mas se perde e a grande massa é obrigada a engolir aquilo que a mídia mostra.
Ótimo vídeo Rafael!
PARABÉNS RAFAEL !!! Principalmente por rasgar a realidade sem papas na língua !!!
Só argumento foda
Rafael, faça um "backup" de todos os vídeos e um canal reserva , vai que sem querer o teu canal é apagado...
Um vídeo interessante seria falando sobre Vargas ( que é tido como deus econômico pelos professores ), outros, seriam algo como : " por que keynes está errado" ,Suécia, Dinamarca, Noruega, "socialistas?" , abraço, sucesso com o canal!
tem razão...
Poise, meu professor disse que o Vargas foi a pessoa que mais produziu riqueza na era Vargas
oglobo.globo.com/brasil/super-trunfo-de-ditadores-promove-disputa-entre-getulio-vargas-hitler-saddam-17379173 Yay
Agora entendo como os norte coreanos se sentem com relação ao Kim Jong Un
+lucas cançado Seu professor falou nada com nada
Vargas para mim foi um dos maiores oportunistas do Brasil, e ainda era racista!
15 minutos essa criatura resumiu o que a professora não consegui passar em muitas aulas na faculdade !!!! Valeu mesmo !!
Descobri que então não sou esquerdista por eu desenhar, pintar, escrever e esculpir.
Wtf
wtf 2
@@sevle6612 ele quis dizer que não é contra a arte
Seu MELHOR VÍDEO!!! Vídeo precioso!!! Obrigada por fazê-lo. 👏👏👏👏👏👏👏
A esquerda me doutrinou durante muito tempo e por isso sempre achei Arte uma merda, Filosofia eu não sabia que existia até chegar ao Ensino Médio. Porém, graças a você me interessei mais por essas matérias e pretendo estudar elas mais e mais. Obrigado.
***** Atualmente eu estou no 2º do Ensino Médio, a culpa não é só dos professores, é claro. Mas eu como todo adolescente tive atitudes idiotas por muito tempo, só comecei a me interessar por política a pouco tempo. Quando eu digo que a Esquerda me doutrinou é porque eu era muito idiota e achava que a palavra do professor era o supra-sumo da educação. No Ensino Fundamental, eu tive uma professora de história que vivia falando coisas como: "Tudo é culpa do capitalismo", "O capitalismo continua matando pessoas" e blá,blá,blá...
E eu idiota do jeito que era acreditava, depois que comecei a pesquisar sobre o assunto percebi que era tudo bobagem.
+Kevin Ramos > Estude, sim! NÃO DEIXE que ELES TE VENÇAM! Vocês jovens são o Brasil do futuro. Serão vocês que deverão REconstruir o Brasil, que está sendo detonado pela esquerda. Estude sozinho - se não tiver livros, anote os nomes de bons livros de DIREITA ou CONSERVADORES - OU LIBERAIS. Não deixe de tentar conhecer a ALTA CULTURA, como o Rafael diz aí, tente ler livros sobre a História da Arte, Filosofia (principalmente Sócrates, Platão e Aristóteles), pois é pela Filosofia (não a esquerdista, de Marx, aquele demente), mas a boa Filosofia que vc encontrará argumentos lógicos e bem fundamentados para vencer qualquer debate. ;)
+Kevin Ramos Pessoal exagerado. O cara era/é um adolescente ainda. E realmente, apesar de existir internet e haver bom conteúdo nela, a maioria do que encontramos é lixo. Se uma pessoa está acostumada a receber um tipo de educação padrão desde o colégio, ela muitas vezes sequer imagina um outro lado. Acaba descobrindo por acaso e por se deparar com alguém que diz algo diferente do que está acostumada. Muitos (sem generalizar) do que dizem que não foram doutrinados ou manipulados, são com outras coisas e nem percebem.
Eu mesmo nunca me interessei mto em história no Colégio, sempre achei algo sem pé nem cabeça, com uma metodologia pouco rigorosa e acabei me interessando mais nas ciências exatas. Hj em dia o material está um pouco mais diversificado, mas se vc fosse procurar a respeito há pouco tempo atrás, certamente cairia em páginas de esquerda na internet (sem nem saber q eram de esquerda, mas sim que essa era a posição aceita mundialmente) ou encontraria em bibliotecas uma par de livros da mesma linha. Quem já foi a uma universidade sabe que a maior parte da produção bibliográfica nacional é esquerdista.
Uma coisa é a pessoa saber q existe um outro lado e não procurar por preguiça. Outra, bem diferente, é a pessoa sequer imaginar que exista outra perspectiva porque jamais foi apresentada a ela. É como a pessoa procurar pelo verde, sem nem saber que existe essa cor. Eu entendo oq o rapaz disse. E o Rafael foi uma porta de entrada para a descoberta.
+Kevin Ramos eu tbm passei por estagios parecidos, meus professores nao eram maus, mas eram utópicos, deprimidos pela ideia d q o capitalismo é um 'monstro invencível', daí entrei na faculdade d química, onde aprendi a lógica do pensamento cientifico, q desmentia marx, q foi senso comum pra mim na escola, por causa dos meus professores. Não desista, na internet vc pode encontrar coisas muito boas alem do vermelho.
+Matheus Torinóvisk Não seja imbecil, qualquer um pode ser doutrinado, vários """""""grandes líderes""""""""(ditadores, absolutistas, etc.) provaram isso ao longo da humanidade. Ou achas que, na Alemanha de Hitler, só pessoas "fracas", "desinformadas" e com pais ausentes passaram a odiar judeus e se acharam superiores por serem arianos? Doutrinar é manipular o subconsciente, todos temos subconsciente. Dica: assista Die Welle, um ótimo filme sobre "doutrinação".
ARTE sempre com tato e coração. Parabéns A ARTE NUNCA VAI MORRER, apesar de todo processo... Never die, World painting blood!!!
ah que maravilha, um metaleiro falando sobre arte como se esse fosse o ápice dela, ainda mais citando nomes que sequer podem ser considerados o ápice do metal, nem em termos técnicos, nem em termos de carisma, nem em termos de poesia.
agora, agradeço muito pela dica de Aesop Rock. realmente é muito foda.
abraços radicais
Fã do André Matos desde que estudava arte ruim na escola. Incrível como sozinho você consegue discernir o que é ruim do que é bom (sarcasmo, tô até com expressão de escárnio escrevendo isto).
Cara, estamos enfrentando umas coisas absurdas hoje em dia. Eu realmente não faço a menor ideia de como podemos recuperar as últimas gerações.
Isso se tornou algo comum nas faculdades do mundo inteiro:
- "Pq eu devo ouvir isso? Essa música é elitista!"
- "Pq devo ler esse livro? É machista!"
- "Pq devo estudar esse artista? Ele é branco!"
- "Como assim? Esse pintor só tem obras com modelos brancas!!"
Sim, um saco, pqp. Tô cansado de tanta "marxcice" também.
+Conrado Serpa Eu vou mais além, esses dias li um comentário no UA-cam de um vídeo do Nando Moura falando sobre aborto e em um dos comentários eu li (resumidamente) o seguinte: "Gente morre o tempo todo, que diferença faz alguns bebes a mais?"
Cara, as últimas gerações não tem volta, velho. O máximo que nós poderíamos conseguir iria ser "salvar alguns". E eu falo isso com uma tristeza imensa. Tenho 17 anos e os valores da nossa sociedade (não só brasileira) estão completamente invertidos. A cultura e ideologias lixo já estão impregnadas nos nossos filhos. É como se existisse um exército hipnotizado, manipulado (eles/sociedade) e nós fossemos a minoria que está contra eles (o "exército" e os que "comandam" ele) e qualquer um que vai contra seus preceitos é o errado e merece "ser abatido".
Imagine o que é ser visto por *toda* a sociedade como o errado. *Ninguém* acreditaria em você.
Sinceramente, eu também não faço a menor idéia de como recuperar as últimas gerações. E não é falta de esperança não, pelo contrário, isso é uma motivação a mais pra lutar cada vez mais contra o que a sociedade prega. Se não fizermos nada agora essa bola de nove vai aumentar até se tornar *de uma vez por todas* irreversível.
E olha que ela já tá tão grande que eu já não consiguindo ver do outro lado dela.
+Vitor Augusto Isso já vem sendo implantado há muito tempo, se você assistiu o filme do Bob Esponja (o antigo) onde o Plankton faz uma "fabrica" de baldes, e esses baldes meio que controlam as mentes das pessoas, e as "fecham" ou seja impedindo novas ideias ou ideologias. Você pode associar isso há nossa sociedade atual, onde esse "balde" vem sendo implantado em sua cabeça desde que você nasce, e que cobre toda sua mente de novas ideologias e te trancam a só uma, e que você não percebe que está errado.
Essa fabrica representa toda a mídia e seus programas ridículos e perversos com ideologias marxistas , lixos culturais como: funk, sertanejo universitário e etc, livros de historia com historias falsas ou manipuladas, professores marxistas e suas ideologias lixos que ensinam para seus alunos, que por sua vez espalham para outros e isso vira um circulo. Poucos se salvam, no caso nós.
No final do filme, Bob Esponja no meio de todos o "cabeças de
balde", canta uma musica de Rock, e todos se libertam do balde, e isso significa que;
Só a Arte "boa", o conteúdo de qualidade, e o conhecimento podem "libertar" a sociedade do mau que é o comunismo/marxismo e todo o lixo cultural.
Canais como do Rafael e do Nando por ex, espalham esse conhecimento.
Um dia ainda seremos maioria.
+Deenis97 caraca, velho. Parei na sua analogia do filme.. muito boa !! ; )
obs: Don't fear the reaper ! que agonia do netflix que não coloca logo a 7ª temporada.
+Vitor Augusto Como diria Jesus, tudo esta consumado... Amigo pense em vc, os outros sao os outros...
Mas de longe um dos vídeos mais importantes que você fez. Já esbarrou nesses assuntos outra vezes, mas da maneira que foi colocado aqui, com certeza vai ajudar muita gente a entender isso. Obrigado por fazer o que está fazendo!
Depois de ouvir sua explanação resolvi me inscrever no seu canal.
Vamos aos pontos:
1) Arte não é estética; arte é processo de criação e estética é uma vertente da filosofia que lida com a reflexão sobre o objeto artístico;
2) Kant já respondeu à sua indagação quanto à questão da realidade em sua obra "Crítica da Razão Pura." Segundo ele, do mundo a gente só pode conhecer o que emergir na nossa percepção. Não é possível atingir a essência das coisas em si. Ora, então o que sobra para a arte senão só o efeito? Arte não é ciência, tampouco ciência exata.
3) Arte não simplifica o discurso - primeiro, arte não comunica. Não vou me prolongar nessa questão, você pode pesquisar e procurar isso lendo os textos de Deleuze e Guattari. Segundo: arte plurifica, ela não está preocupada em estabilizar o espectador, mas sim tirá-lo de sua zona de conforto.
4) Você tenta idealizar a arte trabalhando com ideias da Grécia clássica. Nosso conceito contemporâneo de arte mudou e muito desde então e isso deve-se ao fato de que o mundo mudou e nós também mudamos. Essa definição já não serve pra gente.
5) A esquerda não quer coletivizar a ideia de arte, muito pelo contrário, a ideia de arte é apreciada na individualidade do sujeito. Ao meu ver você sim quis individualizar a ideia de arte apresentando ela como comunicação;
6) A música valoriza muito o virtuoso? Você está completamente equivocado nessa ideia.
Assisti até aqui e enjoei.
Um dos melhores videos do canal
Ola amigo, seu vídeo deu esclarecida, parabéns . Porque vocês verdadeiros artistas se una e mostra verdadeira ARTE para o Brasil.
Parabéns e obrigado. É um absurdo estudar a vida inteira pra ser um bom músico e ver, na universidade, uma pilha de cadeiras de plástico com uma boia de patinho exposta como arte. Excelente vídeo, ponto para a verdadeira arte.
O que é arte?
Arte é a visão, o instinto, os sentidos, no tempo de ser, estar, expressar, criar e amar de todo indivíduo capaz.
cara meu sonho é que vc namorasse a minha irmã pra eu poder conversar com vc todo dia, vc é muito foda adoro seus videos
skakksksksk pede ele em namoro logo man
@@paulohenriquesoares7782 sou hétero major, mas tenho irmã solteira, não quero macho barbudo quero um amigo com uma mente do caralho
@@juanitoelmito7468 mas o Rafael tem barba ;-;
@@hyun5129 "não quero macho barbudo" .-.
@@juanitoelmito7468 vc pode ter um macho barbudo com uma mente do krl.
sou baterista e confirmo, tipo de arte que faz vc ficar focado, aumenta sensibilidade, percepcao, senso critico e limpeza mental. vale a pena praticar e estudar
Minha mæ sempre falava:
-Vc só faz "Arte"¡¡¡
😂👊😂
Caramba esse vídeo é muito bom pra trazer as pessoas q admiram cultura de penico pra luz
Rafael, você já viu o vídeo do Salatiel ? Ele fez um pedido para você divulgar o fato do Daniel Fraga ter alguns vídeos censurados.
Rafael, concordo com muitas coisas apresentadas neste vídeo, mas algumas coisas me alertaram: você mencionou a União Soviética. Em termos de história recente da música, como explicar então que dentre as melhores orquestras do século XX estão as da União Soviética e as da Alemanha Oriental. Os discos daquela época estão aí para provar.... Musicalmente, embora a intelligentsia soviética mantivesse os compositores sob rígido controle, a interpretação musical estava em alta.
Rafael, sou seguidor do seu canal e do Nando Moura, e acompanhei os comentários dele com relação as suas ideias, e gostaria de parabeniza - los pelo respeito que vocês tem demonstrado, essa é a essência do debate de ideias, a busca do conhecimento, e não da exaltação do próprio ego, eu por exemplo sou uma pessoa moralmente conservadora mas libertário em questões econômicas, não sou religioso mas sou a favor da moral crista, e penso que inteligencia tem a ver com flexibilidade e percebo isso em você, gostaria de lhe dar os parabéns novamente, tenho aprendido muito com o seu canal, continue assim.
Grata surpresa conhecer seu canal e aprender um pouco mais sobre assuntos importantes que normalmente negligenciamos, como no caso do vídeo em questão. Que Deus o abençoe.
Aquele vídeo da Clarisse Falcão me lembrou desse vídeo e tive que revê-lo.
kkkkkkkkkkkk boa
Tem professores nas Universidades públicas do Brasil que dizem que Platão não gostava de artistas. É brabo!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sabe uma coisa interessante sobre esse "espetáculo" Macaquinhos? É que ele basicamente está sendo divulgado a partir das críticas negativas.
Esse "show" está em cartaz há mais de dois anos e somente hoje tive conhecimento da sua existência justamente por meio de críticas negativas.
Seria bom fazer como a esquerda e ignorar esse tipo de expressão artística.
+Ricardo Freitas Eu usei ela por ser conveniente no caso, fosse obscura eu não teria citado.
Curti e descurti so pra curtir de novo. Fantastico!
Rafael, você assistiu o documentário A Arquitetura da Destruição? Lá explica muita coisa como os nazistas tentaram (e conseguiram de certa forma) abolir muita forma de arte moderna da Alemanha. Recomendo.
Excelente video. Obrigado.
Rafael me identifico muito com o seu canal e algumas de suas ideias. Tenho muita satisfação quando vejo que penso como o que expõe.
Continue o bom trabalho.
Abraços.
Nossa, cara... que vídeo perfeito. Um dos melhores vídeos dos últimos anos. Inscrito.
Irmão, com toda humildade, eu poderia saber que cursos superiores vc cursou? Vi vc dizendo em um video que fez 4 anos de psicologia, que é artista. Eu gosto de psicologia, filo, e sou um aspirante a artista. Só quero saber como alguém que admira o trabalho que vc faz.
+Gabriel botelho Engenharia 1 ano, 4 anos de psico, só. Não me formei.
Também fiz 4 anos de engenharia, e um periodo de psicologia. As universidades federais do Brasil estão sucateadas (parecem a cracolândia) Mas vou insistir na psico, agora particular. Obrigado, parabéns pelo seus videos são de ótima qualidade.
+;-; ;-; concordo com você, e acho isso admirável, falta pessoas como ele para incentivar a educação que vai além de um pedaço de papel
Deus Ginka Referência À Nascente
Mandou bem caro, o assunto merece mais relevancia e vc comentou com muita clarereza.
Queria que desse tempo de você falar sobre keynesianismo antes do meu trabalho sobre o milagre econômico brasileiro :\
+Lucas Tutoriais Que milagre econômico?
+Ideias Radicais o da década de 70 (ditadura) , que o Arthur vieira falou, que na verdade não foi milagre nenhum pois deixou o Brasil endividado.
+Ideias Radicais. rafael qualquer dia poderiamos falar sobre um certo personagem polemico que vem atiçando a cultura de massa virtual no youtube com seu ego .achismo.sofismo.prepotência sua ignorancia e seu vocabulário chulo para mascarar sua falta de argumentação do qual dilui seu principio cristao deixando o estagnado e com a meta de formar mentes. com seus discursos em espalhar o odio e o conflito fazendo tudo e a todos escolherem um "lado" que ele julga ser o certo
+Diego Vieira Sim.
+Lucas Tutoriais Na verdade o "milagre economico" foi realmente um milagre, pois levar a economia de uma país de 50* lugar pra 8* lugar e tirar 1/3 do país da pobreza se endividando em somente 50 bi é para poucos.
Obrigado, meu rei! Você não abriu os meus olhos, você os arreganhou.
Esse vídeo esta sendo mais do que necessário atualmente!!!!
Amei sua explicação. 👍👏👏👏👏
Muito bom, sou músico e gostei da sua crítca
Filosofia, a arma mais poderosa contra a manipulação. Impressionante como uma área tão importante pode ser tão mal tratada nas escolas, e pior, aceito pelos alunos e muitas vezes pelos professores! Esse é o atestado que tiramos de (queremos ser burros) aceitando isso. Ótimo vídeo Hide! como sempre! migrei do seu canal de Magica. Sempre fui fascinado com manipulação de cartas (mesmo nao me dando tao bem), e hoje sou cada dia mais apaixonado com a Filosofia e suas manifestações, principalmente quando assisto um vídeo como o seu!.. aé, e eu tbm sou músico (Cello) e me identifiquei muito com sua fala 11:30 kk Continue convidando as pessoas a se libertarem da prisão da ignorância. Abraços
A arte não tem função de transmitir conhecimento, mas sim de despertá-lo, de nos tornarmos seres críticos. As pessoas ainda confundem arte com artesanato, desde quando arte é só o que é belo? Desde quando arte precisa ter um "significado" do artista? O expressionismo alemão é um dos movimentos artísticos mais significativos que já existiram e possuía um enorme conteúdo crítico, incomodava mesmo a sociedade. E se arte é expressão, porque o coletivo não pode utilizar a arte? Desde quando Duchamp foi marionete da esquerda? (Eu ri). Reconheço a qualidade de uma música clássica, mas vamos reconhecer que ir num concerto não é tão acessível, e aí o que as pessoas que não tem condições fazem? Elas criam o funk mesmo, é a expressão delas, não a sua. Temos que parar de querer que as pessoas sejam padronizadas. A arte é isso, ela está se recompondo, como sempre aconteceu na história da arte em geral. É o Barroco evoluindo do Renascimento, é o Rococó surgindo do Barroco e assim por diante. Seu pensamento está muito "renascentista", se fosse pelo menos "realista", já estaria um pouco mais a frente do seu "tempo". Vamos voltar a produzir a Mona Lisa e O Nascimento de Vênus (que eu adoro) já que só isso é arte (não generalizando). Usando a sua dica, devolvo para você: "estude arte".
toma no seu cu
Quase tudo é arte.
Talvez tudo seja arte, só não para todos.
arte de cu eh rola
Matheus Martins, estou muito impressionado com os argumentos contra aqui. São extremamente refutadores.
Achei fofo a forma como você tratou Arte e Estética com tanta profundidade e cuidado. Apesar de eu ter discordado de alguns pontos (conheço André Mattos e adoro MPB), penso que este é um dos seus melhores vídeos.
Olha, cara, você pode ser um artista, você pode ter o seu ponto objetivista e etc.; isso todos entendemos. Ainda assim, penso que o teu raciocínio é bastante desinformado. Vou explicar: arte não é legitimada SÓ no objetivismo, não é SÓ o que se acha esteticamente bonito, não é SÓ perfomance onde as pessoas tocam os ânus uns das outras; arte não é uma noção estática, e não a PODE ser pois as pessoas criam diferentes formas de se expressar de acordo com os seus motivos e vetores emocionais/sociais/filosóficos/estéticos que, como você deve saber (mas não deve aceitar nesse caso) nunca foram e nunca serão estáticos - a transmutação desses vetores e motivos é inerentemente anacrônica à nossa chamada história. O que esse vídeo faz é um tremendo desserviço para com as pessoas que - espero eu - você busca direcionar quanto ao que seria arte e pra quê ela serviria, pois a partir do momento que você toma o assunto com uma visão tão pequena e unilateral (baseada numa estética do Belo Ideal renascentista aliada a um talento técnico) você gera um preconceito nas pessoas que te assistem sobre coisas que você (aparentemente) e elas nunca viram, sentiram e entenderam. A esse comentário não cabe uma revisão histórica completa da arte para demonstrar o porquê de o valor de uma obra de Duchamp (mictório) ser exatamente o mesmo de uma Mona Lisa, mas sim para mostrar que quem realmente segregou, simplificou e banalizou a arte e seu processo de apreensão emocional foi você e não a própria esquerda. Enfim, quem chegou até aqui e quer realmente ter uma visão mais geral e menos simplista de um campo tão complicado e essencial para qualquer indivíduo nesse planeta, sugiro que tome opiniões como essa com muito cuidado e se blinde com pesquisa e um REAL estudo.
+Andre Portugal O vídeo é a teoria de Objetivismo da Ayn Rand, se tou desinfirmado então acho que você deveria escrever um livro chempz.
+Ideias Radicais Ah sim... Pensei que o vídeo tomasse a visão objetivista como a verdadeira... Bom, pelo menos foi o que me pareceu. Enfim, qualquer dia escrevo sim e te envio uma cópia!
+Jw Po cara, vou procurar sim! Aborrecendo que nada, valeu pela sugestão!
***** Por quê?
***** A visão objetivista é a Verdade una e perfeita? Se for, por quê?
The greatest show on earth é a musica mais fantastica que ja ouvi na vida. A letra é extremamente profunda. Enquanto isso as pessoas ouvindo funk e querendo q eu engula q está tudo no mesmo nivel, que o que importa é o gosto de cada um.
Oque vocês entendem com essa frase: "arte é perceber o mundo pelos sentidos"
N acho q é só perceber, mas principalmente expressar. Expressar um sentimento, uma emoção.
Um dos melhores vídeos do canal, até hoje.
Você quebra o sentido primordial da arte que é a liberdade interpretativa, você fecha o significado fosse uma coisa "estanque" e tudo mundo que tem noção mínima de arte sabe que não é! Como o repertório do espectador que completa o significado da obra, imagino que o seu é bem pobre. E que esquerda está falando ? que quer destruir a arte? que bobagem!
Olha, não to querendo ser chato nem nada, mas tem na história (no final do sec. XX e depois no sec.XXI) uma estratégia de destruição dos pilares fundamentais básicos da sociedade ocidental chamada de Gramscismo. É só ler os documetos e o livro. Essa estratégia literalmente diz que já que o comunismo falhou em impor-se à força, ele destruiria tudo por baixo e depois assumiria. E quais são os pilares fundamentais? O direito Romano, os valores religiosos judaico-cristãos e a filosofia grega (que engloba a arte ocidental). É basicamente isso. Sabendo disso, dá pra associar a "esquerda" ao "comunismo" (caso não tenha ficado óbvio). É fato que ele generalizou no vídeo, mas eu acho melhor a gente não ficar irritado mas procurar saber de todos os pontos antes. Peço perdão se te ofendi em alguma parte e se quiser conversar tamo aí.
Meus parabéns meu caro, eu como estudante de regência e composição, músico e designer aprecio muito a sua defesa do que é arte como conceito filosófico. Uns dos grandes achados do youtube foi esse seu canal!!
Acho importante não generalizar e não partidarizar a arte, ela está acima disso, está acima da esquerda ou direita. Já vi muita coisa ruim por aí, independente do governo que financiou. Maneira simplista de pensar.
Caminho para ser um bibliotecário e vejo claramente essa distinção do que é "arte" na literatura e do que o povo pensa ser.
Deixo aqui minha resposta a teu video rafael
ua-cam.com/video/H2WJ2mxxEBs/v-deo.html&feature=gp-n-y&google_comment_id=z13kz1nz1vaeifg4t04cc30pqursw3lqldk
Que vídeo magnifico.
Música é feita por sons que são ondas mecânicas, ondas são propagações de energia, seja qual for ela como onda eletromagnética, mecânica (ondas dos mares, som, etc), tudo propagação de energia. Por isso a música "afeta" tanto a quem a faz como a quem a escuta, nem digo a ouve que é com mais intensidade, enfim. Música faz isso o que você comentou porque é transmissão de energia que irá provocar as reciprocidade do elemento que estiver recebendo e assim serão afetados. Já ouvi muita gente dizer que não sabe inglês mas consegue sentir exatamente a mesma coisa de quem sabe inglês ao ouvir tears in haven de Erik Clpaton. Mesmo não sabendo o idioma, a energia passado do músico ao ouvinte é a mesma e é assim recebida!
Mas por que há tantos artistas esquerdistas?
+Andre Morganti Por que tantos artistas esquerdistas? Pois são financiados por Rouanet, erguidos pela mídia lixo que fala o que o governo quer e exaltados pela academia de esquerda.
+Ideias Radicais Oq vc acha de artistas da bossa nova como Tom Jobim, Chico Buarque, Miucha e outros?
+Ideias Radicais Mas tem muito artista que é esquerdista bem antes da lei Rouanet. Mas até acredito que era pela "democracia" como era o caso do Caetano Veloso, Chico Buarque e tal. O que nunca consegui entender como é possível apoiar um modelo que não se sustenta a base de democracia alguma em qualquer lugar do mundo! E agora, ainda levam o nosso dinheiro para bancar produções artísticas pífias! Vergonha desse país!
+Victoravra O pior é que defendem a ideologia...como se os fatos dessa ideologia em outros países já não são suficientes para serem rejeitados. Pior ainda, é ver professores fazendo a cabeça dos alunos nas escolas públicas. São artistas, professores...como foi dito, a melhor saída para o Brasil é Cumbica!
+Andre Morganti +Andre Morganti bom acho tem tanto músico esquerdista pelo mesmo motivo que tem tanto intelectual esquerdista... o tem uma entrevista do Hayek que ele discursa sobre o assunto
procura ae "Friedrich Hayek : Why intellectuals drift towards socialism"
Eu assumo que seja um conjunto de fatores, parcialmente pelo contexto historico em que esses artistas conviveram, parcialmente pelas deturpações que se seguiram de geração em geração e até culpa da ignorancia a economia e ao próprio modelo "esquerdista".
Bom canal Rafael, to acompanhando desde que você divulgou no outro canal, meus parabéns pelo sucesso.
Que fique claro que o que é dito em sequencia não tem o mínimo propósito de denegrir o conteúdo do vídeo e sim problematizá-lo... Seu argumento confere a tentativa de racionalizaçao da arte por interesses externos. Sim, eu concordo. Ainda que isso seja inconcebível, não dependendo a arte enquanto expressão daquilo que expressa, de quem a manifesta como tal pra existir. Porque arte é tudo que é, e nada mais. E se há de fato tentativas que se opõem a isso, como disse que concordo que deva haver. Elas irão continuar tentando sem nenhum sucesso. Voce como artista sabe bem disso, nao é? Mas, veja só. Sua propria definiçao para arte é racional (vc deve estar se perguntando, não me surpeenderia se com tom de deboche, se haveria outra forma senão essa. Eu compreendo, porque estaria tambem.. Bom, com toda sinceridade, não sei. Como disse, apenas quero problematizar rsrs). Do ponto de vista que o vídeo "defende", isso se torna contraditório. . Acontece que hoje é um dia qualquer. Até mesmo pra vc. E nesses dias, é normal que fiquemos cansados de ouvir, repetidamente, como afirma um velho amigo de estante, as mesmas incessantes tentativas de provar que "2+2 são 4".
Mas, acima de tudo, vejo que o vídeo nos apresenta sua opinião, que ainda sendo algo pessoal, é informação, e isso é tudo! Afinal, o mundo é feito de pontos de vista... Ahh, e não muito tarde. Acho que foi ignorância sua satirizar a obra de Duchamp: "Fonte". O mictório. Ou como disse vc: O pinico. Ela questiona exatamente a natureza do movimento que vc tanto criticou. Sendo a mesma uma das primeiras, no contexto histórico artístico daquela época, a satirizar enquanto ironia a ridicularização da arte que, segundo vc, foi idealizada por interesses de esquerda, os quais vc tanto critica. Se fossemos parar pra analisar mesmo, a ridicularização da arte é algo que já existia até mesmo no Império Romano. Ela sempre existiu e sempre existirá. Nós estamos num mundo dual.
ABÇ
+Pedro Henrique Eu analiso arte pela filosofia Objetivista, sugiro dar uma lida nisso.
+Ideias Radicais, que não tem ideias assim tão radicais, você fica sugerindo Ayn Rand pra todo mundo, em vez de sugerir alguma filosofia. É curioso isso. Uma filósofa que só empreende suas ideias através de romances futuristas em cenário altamente controlados. Nem pra ter um dialogismo à maneira de Dostô, não. Você fala da esquerda, mas é ela quem mais escreveu sobre arte, que teve os melhores insights até agora e que produziu reflexões maravilhosas.
Ideias Radicais , interessante o vídeo, apenas não entendi o porquê da técnica ser o atributo principal da demonstração do ego na arte. O individual pode ser demonstrado das maneiras mais simples, sem ser virtuoso. Muitas pessoas entendem ideias de vida de compositores através de músicas simples (funk não deixa de passar um ideal ne...). A ideologia punk propiciou uma forma de produzir arte de maneira mais simples e passar diversos ideais. A técnica não está necessariamente ligada a filosofia do mérito individual.
Gostaria de links para ler mais sobre o objetivismo e outros vídeos sobre arte, talvez um pouco menos maniqueístas e de teorias da conspiração.
RAFAEL, ISSO EXPLICA PORQUE O FUNK FAZ SUCESSO NO BRASIL
Impressionante como vc se diz artista e não entende de arte, muito menos entende de política e definitivamente não sabe o que é a esquerda.
um cara q sabe sobre artes de verdade q n fala q arte e qualquer merda
Desculpa discordar, mas a arte não é necessariamente o belo. Há arte sem mostrar o belo e muitas coisas belas (músicas, pinturas, esculturas) não são necessariamente arte. Arte deve em seu cerne mostrar o sentimento, a visão subjetiva e e singular. Claro que muitos artistas buscam fazer belas artes! Mas, em suma, arte não é "o belo"
+Daniel Madeira Mesmo a arte não sendo bela, como você mesmo disse, ela vai ter esse subjetivismo. (Talvez não em certas obras literárias, mas enfim) O subjetivismo já é por si um ponto de vista do individual, por mais que esteja mostrando a podridão, haha.
+Rudel, não disse que ela tem, disse que ela pode ter.
sim sim claro, apenas complementando, não discordo de você
+Anderson P , você não me entendeu.
+Anderson P, falei que você não tinha me entendido, não é? Pois é! Obvio que perceber o belo implica em uma percepção subjetiva, jovem. Só que de acordo com você(s) a arte é voltada para o belo. Se isso fosse verdade, nao existiria arte sem o belo, ao passo que existe, e nem por isso é uma arte "menor". Arte foca no sujeito, no artista, em seu sentimento, em como vê e expressa o mundo -- independente de ser belo ou não. Quer um exemplo concreto? Pense no quadro "o grito" de Edvard Munch, que, por si só não é belo e nem tem a intenção de ser. O quadro ilustra o angustia e desespero, é uma obra do expressionismo...que pouco se preocupa com "o belo" ...e é um movimento artístico como qualquer outro (que as pessoas são livres pra achar belo ou não, o que nao vem ao caso). Consegue entender agora?
Parabéns pelo seu empenho, Rafael. Percebe-se que você estuda muito. É muito bom ter alguém talentoso transmitindo este tipo de ideia.
Bem, no momento encontro-me admirando Porcupine Tree, recém-descoberta para mim. Adoro músicas que são uma experiência sonora completa, emocionante, lindo isso.
Por isso funk vira arte
Foi nesse vídeo que eu encontrei o melhor tema pra o meu artigo!!!
André Matos é foda
+Henrique Dantas muito da hora ele gostar do André Matos !
ex-cantor moreno*
+Lucas Tutoriais sim, conheço ele desde pequeno e ainda sou fã
Ei, por favor, espero que leia esse comentário até o final, bem, eu terminei a escola ja, tive sim aulas de artes, com um professor que compreendia o que era a arte, ele era sim, de fato bem intencionado, mas aquilo era um saco, na verdade a matéria que eu menos gostava, bem... ele não foi capaz de me mostrar de fato o que era a arte, por mais que ele tenha tentado, passado diversas definições, em diversas horas de aula, porque na verdade, por todo o meu ensino ele esteve la praticamente em todos os anos, bem, vc fez em alguns poucos minutos o que ele não conseguiu fazer em anos, queria te agradecer por isso, pois você tornou hoje, minha vida e minha compreensão sobre as coisas em geral muito diferentes com esse vídeo.
a e s t h e t i c s
Cosmonautic Sheep u mirin brah?
Ótimo video! Tem uma banda cristã, Palavrantiga, quem tem uma música chamada Rookmarker. Quando eu a escutei fiquei impressionado devido a ausência de aprendizagem nas escolas sobre Sartre, Dadaísmo, Rookmarker, Rembrandt entre outros, parece que se a escola lhe ensinar ler e soma está muito bom, triste isso.
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte.
Fez meu ouvido de pinico. A arte, principalmente após o advento da arte moderna nos anos 20 passa a ter o significado de contestar, causar espanto. Muito pobre e superficial do rapaz atribuir essa característica de contestação a uma "destruição" da arte conduzida pela esquerda(kk, oi?). Envergonhado por perder meu tempo aqui.
alsavietto eu não consegui ir até o fim! 😨
Para ele, a arte é apenas a clássica ou neoclássica.
olha tb to envergonhada
Nunca vir tanta besteira.a internet deu voz aos imbecis como diria Umberto eco!
Pqp, esse vídeo é como assistir um analfabeto corrigindo uma redação, kkkkkkkkkkkkk... Velho o cara não tem a menor noção do que ta falando. Não entende NADA de arte e nem sabe o que é a esquerda.
Concordo muito, também faço arte, eu penso exatamente isso sobre o assunto, mas sobre a esquerda eu nunca tinha refletido sobre! Muito bom, ficou bem claro.
ÓTIMO !!! Precisamos de mais pessoas como você, com olhos abertos ao bom, o belo e o perfeito !
Uma maneira de explicar o que faz com que artistas tenham uma capacidade melhor de compreender tanto o mundo ao seu redor quanto a si mesmos, é fazendo uma analogia com a compreensão de duas línguas completamente diferentes.
Assim como a matemática (que é extremamente abstrata) expande o nosso conhecimento do universo pelas convenções lógicas criadas por nós, a música, por exemplo, faz o mesmo. Quando você fala fluentemente Francês e Japonês, digamos, você tem uma visão muito mais expansiva de ortografia, de gramática, de significado, de simbolismo, de expressão - afinal, Francês e Japonês são línguas totalmente distantes em todos esses aspectos. Com meios artísticos, o mesmo ocorre.
Nós temos abstratismos musicais também criados por convenções. No Ocidente, um intervalo de quinta é belo, enquanto microtons são dissonantes. Para o Oriente Médio, porém, microtons são virais, presentes em basicamente todas as escalas. Compreender uma linguagem musical, o que soa belo para ela (tanto nas interações entre notas de uma melodia, notas de uma harmonia, ou durações em um ritmo), e o que pode ser feito para representar o que você deseja dentro dela é como aprender uma nova língua, uma língua tão abstrata quanto a matemática. A música, por si só, quando estudada academicamente, é um outro tipo de matemática.
O mesmo ocorre em ciências como a programação, por exemplo. Ter conhecimento de Assembly, HTML5, e Java ao mesmo tempo altera completamente a compreensão de um ser humano de como softwares funcionam, e, reportadamente, até sua compreensão do mundo real.
O canal fa crescendo rápido demais. Parabéns. Colhendo os frutos do excelente trabalho.
vídeo muito importante, como artista e principalmente como admirador da arte brasileira discordo de algumas, algumas poucas coisas que você disse, mas! Ótimo vídeo espero que faça um outro vídeo sobre :)
excelente!!!
O jeito como vc fala faz jus ao nome do canal, cara
mas eu entendi sim a mensagem.
Muito bom
Rafael você é um gênio. excelente vídeo
Meu Deus! Escutei você falando meus pensamentos Rafael, parabéns ao que falou sobre arte, musica etc!
Muito bom! Claro, com consistência e sobretudo LIVRE! Continue a ajudar-nos.
Isso explica não existir música boa na mídia convencional no Brasil hoje
mto bom a explicacao sobre mozart e ego na musica, eu sempre quis falar isso sem saber exatamente
faz um video explicando do mercado de artes milionário. por favor
A Arte me liga de uma forma surreal com o divino.
Melhor vídeo que você já fez, finalmente me inscrevi no canal.
Esse vídeo precisa ser revisto todo ano
cara eu amei seu vídeo... tive uma discussão sobre isso ainda esses dias... e me fez lembrar o discurso da arte inútil de Oscar Wilde... enfim adorei posso pedir um favor caso vc ainda faça vídeos, coloca algumas referencias e dicas de leitura...
Muito bom! Essa técnica de glorificar o ruim e desprezar o bom é exposto de forma bem clara em The Fountainhead (A Nascente). Parabéns pelo vídeo!
Eu sou artista eu aprendi que a arte é uma linguagem de expressão é como um produto cultural do homem para expressar seu sentimentos seja numa música, pintura, obra e desenho.
Seria legal se nessa peça todo o elenco tivesse com problema de hemorróidas kkkk.
so li o topico do assunto e ja dei like.. excelente!
Falando sobre amor, Hein.. coisa linda
Kkkkk
Bom vídeo :-)
Rafael, parabéns pelo canal. Eu sou novo aqui e não sei se já foi feito, mas que análise você faria sobre a Guerra? Como tática, estratégia política, opressão, expansão, etc.
Abraço!
adoreeeeeiiiiii😘😘😘
Muito bom! Obrigado por esse serviço que vc está fazendo a sociedade
Concordo, toco guitarra, da pra ver quando uma pessoa toca com emoção, quando esta sentindo o que esta fazendo.
Seus videos são incríveis.
Fala xará! Primeiramente parabéns pelo vídeo, eu sou artista também e entendo totalmente o que quer dizer. Se você der uma volta aqui pelo o UA-cam consegue entender facilmente o que fazem hoje em dia, banalizam a verdadeira arte e enaltecem a ruim, vídeos que não fazem nenhum sentido ganham cada vez mais views e inscritos, enquanto vídeos para estudos e mais elaborados são desprezados, mas o que fazer? Se render ao sistema e fazer o que todo mundo gosta pra poder pagar as contas? Ou lutar até o final e honrar a pequena parcela do público? Tenho canal no UA-cam e to pensando seriamente em nadar em uma banheira de nutela