hf=9 cm foi adotado? Se sim foi de acordo com a espessura da laje? Sobre a comparação compensa sim, no exercício que deu armadura dupla, usou praticamente o mesmo tanto de área de aço na armadura inferior, no entanto na superior foi necessário 2 de Ø10. Já nessa viga T, dispensa as armaduras superiores podendo usar de 5 ou 6,3mm apenas como porta estribo, acaba que faz uma economia aí.
No calculo de taxa mínima de armadura 0,15% multiplica pela área do concreto, mas base vezes altura seria num formato quadrático e estamos tratando de uma figura com formato de um T. O correto não seria multiplicar esse percentual pela soma das áreas da mesa e da alma não?
Professor, fiquei com uma dúvida! Porquê não fez o cálculo de momento mínimo, onde fazemos as verificações de Fctm, FctkSUP., Wo, YCG da peça e finalmente o MD mínimo? Muito obrigado!
PARABÉNS MEU NOBRE PROFESSOR QUE AULA MARAVILHOSA.. SIQUEIRA ESTUDANTE DE CALCULO...
Parabéns sua aula muito esclarecida e muito boa didática!
hf=9 cm foi adotado? Se sim foi de acordo com a espessura da laje?
Sobre a comparação compensa sim, no exercício que deu armadura dupla, usou praticamente o mesmo tanto de área de aço na armadura inferior, no entanto na superior foi necessário 2 de Ø10. Já nessa viga T, dispensa as armaduras superiores podendo usar de 5 ou 6,3mm apenas como porta estribo, acaba que faz uma economia aí.
No calculo de taxa mínima de armadura 0,15% multiplica pela área do concreto, mas base vezes altura seria num formato quadrático e estamos tratando de uma figura com formato de um T. O correto não seria multiplicar esse percentual pela soma das áreas da mesa e da alma não?
Posta algo sobre cálculo de estruturas metálicas
Muito bom!! Divulgue no grupo da Civil ex-Promon
Caio Santos muito obrigado.... fique a vontade para fazer a divulgação, fico grato 🤙🏼
Professor, fiquei com uma dúvida!
Porquê não fez o cálculo de momento mínimo, onde fazemos as verificações de Fctm, FctkSUP., Wo, YCG da peça e finalmente o MD mínimo?
Muito obrigado!