Nesse caso aí, ele contou a história do Samba (e suas variações). Mas, musicalmente falando, a diferença entre Samba e pagode ESTÁ NA LETRA. O Samba fala de qualquer assunto de uma forma muito poética, enquanto o pagode fica quase que restrito a horríveis temas românticos, que atualmente são escritos com letras extremamente pobres, sem verdade e sem amor algum. Nos anos 90 ainda existiam uns pagodes muito bons, mas hoje, só gente com pouco estudo ou muito bêbada, se emociona ouvindo este gênero.
De fato, como o Péricles disse "pagode" é um encontro para se cantar samba, ou num sentido mais amplo, uma reunião para festa. A discussão que existe é porque, até os anos 80, no termo "pagode", como gênero musical, se entendia que era samba que não fosse o samba-enredo. Na década de 90, começam a surgir grupos com formas mais comerciais e menos tradicionais (por exemplo, com uso de teclado, saxofone, guitarras e baixos de forma mais protagonística). Por fazerem muito sucesso na época, acabaram por associar no imaginário popular o termo "pagode" ao tipo de música que faziam. Porém, sambistas mais ligados às tradições do samba, como o predomínio de instrumentos mais tradicionais, como violão, cavaquinho e bandolim nas cordas e percussão com tantam, surdo, pandeiro e outros, começam a discordar que o ritmo novo seria samba de verdade. Como não conseguiram recuperar o termo "pagode", surgiu o termo "samba de raiz" para designar sambas no estilo pré-90. E esta é a polêmica. Em relação a "partido alto" é um subgênero do samba com uma batida característica e que, na origem, tem um refrão central e outras pessoas entravam depois do mesmo improvisando versos com diversos temas (semelhante ao Repente do Nordeste). O Zeca Pagodinho, por exemplo, é um exímio partideiro, para dar um exemplo. De certos improvisos, surgiram sambas virtuosíssimos e acabaram sendo gravados depois como "partido alto", preservando a batida, o refrão central e os melhores versos.
Não vamos esquecer que esse "pagode romântico dos anos 90", um cara que considero FODA, que os influenciou foi o Benito de Paula. Ele fugia desse tradicionalismo... não sei se os grupos de pagode dos anos 90 conheciam, mas com certeza os produtores dos anos 90 conheciam.
E razão do nome ser partido alto vem do fato de ser cantado em pedaços com estrofes de três quatro ou no máximo cinco versos e depois volta ao tema central e se joga para o próximo versa e tem que ser de improviso então o termo partido vem do fato de ser cantado em pedaços não um samba reto com refrão no final e decorado ou no meio dividido em duas partes ele é despedaçado partido e alto vem do modo de cantar já que não se avia microfones nas rodas das antigas
Essa explicação sua é muito boa! Somada também com a boa explicação do Péricles, eu diria que o termo "pagode" se referindo a estilo musical é apenas um subgrupo do gênero SAMBA, ou pagode romântico de São Paulo e do rio, assim como, o partido alto é um subgrupo, assim como o pagodão ou Swingueira da Bahia é um subgrupo, assim como a bosa nova, Samba enredo, chorinho, samba de gafieira e etc...todos são subgrupos do gênero Samba. Então Samba é esse Gênero musical tocado nesse compasso 2 por quatro, que é amplo e tem seus subgrupos, e pagode é a reunião pra tocar samba, ou um subgrupo do gênero Samba
Eu sempre tive essa percepção que o Samba era o ritmo raiz, a temática era bem política vide Adoniram Barbosa e Bezerra. Já o pagode é um movimento comercial, pra vender onde as músicas tendem a ser mais "melosas"
Postura de um artista Responsável. Nota-se conhecimento sobre o que ele fala quando chama as coisas pelo nome. Citar o Semba nesta conversa revela o respeito que se tem pela história.
Sou angolano e aconselho aos brasileiros amantes do Samba a pesquisarem mais sobre o Semba de Angola, principalmente a musica Magia do Semba do autor Dom Caetano e tambem Sao salvador do cantor Bonga
Quando a coisa vai se ramificando por mil subgêneros fica difícil definir uma barreira... Se diz que é "samba": Tom Jobim, Molejo, Jorge Aragão. Se diz que é "rock": Metallica, Ratos de Porão, Elvis Presley, Bon Jovi. Se diz que é "forró": Luiz Gonzaga, Wesley Safadão. Todos esses artistas são muito diferentes entre si. Acho que o que dá pra fazer é uma árvore genealógica pra saber o ancestral comum deles e escolher uma definição a partir daí. Você vê uma baleia e um morcego e consegue dizer que são mamíferos por uma ou outra característica que preservaram de um ancestral comum. Do mesmo modo, você escuta Garota de Ipanema e Pimpolho e chama de "samba" os dois pois tem um ancestral comum e preservam algumas características desse ancestral, embora sejam tão diferentes entre si quanto um tatu de um golfinho.
Esses gêneros vão recebendo um segundo nome (e até terceiro etc) conforme suas particularidades: instrumentação, diferenças e variações rítmicas, forma musical e poética, andamento, harmonia utilizada, elementos melódicos, elementos musicais empeestados ou adaptados de outros gêneros, ocasiões em que acontecem etc. E isso nasce como se fosse uma "gramática descritiva" sobre algo que existe e algo que vai se criando, modificando etc. O chimpanzé, o ser humano, orangotango e gorila são primatas e mamíferos, mas são beeeem diferentes, etc.
Curiosamente, nos anos 1980, a revista Somtrês fez uma "árvore geneológica" do rock, elaborada pela jornalista Ana Maria Bahiana. Mais tarde, a própria revista Bizz fez uma nova versão dessa árvore, um pouco mais ampliada. Quem já passou dos 50 anos, acompanhou o rock e essas duas revistas vai lembrar.
@@rafael1207 No final dos anos 1980, a revista Bizz lançou o "Guia do Rock' que veio como brinde de uma das edições da revista. Era um livretozinho vermelho com verbetes explicando cada vertente do rock. Pra se ter uma ideia, só o Heavy Metal, ele sozinho, já era naquela época, dividido em vários subgêneros. Isso em 1987. De lá pra cá já surgiram vários outros subgêneros do metal.
Tem um vídeo muito bom do canal "O que é música" falando sobre gêneros musicais e fazendo essa analogia com a taxonomia animal. Existe uma diferença interessante quando se fala em música que é a "hibridização". Baleia e morcego não podem mais procriar, embora tenham o mesmo ancestral, mas quando se fala em gênero musical isso acontece o tempo todo. O New Metal junta elementos de rock com rap, a Bossa Nova de jazz com samba, o Mangue Beat é maracatu pernambucano misturado com rock, funk, etc.
Péricles explicou bem. Sou carioca e na minha infância, nos anos 50, n Rio, se dizia vamos ao pagode lá na Serrinha ou no Estácio. Pagode é uma festa, uma reunião festiva do samba com suas danças, geralmente animada ao som do partido alto.
caras, perfeito... isso não é um simples podcast, é uma aula! periclão manja muito! chula > polka > maxixe > choro [..] e daí por diante. o samba é um ritmo africano, mas ao mesmo tempo é 100% brasileiro. caraca, eu amo ser brasileiro! a nossa história é contraditória e legítima ao mesmo tempo. o samba é africano e brasileiro ao mesmo tempo! nasceu na áfrica, veio pra bahia, desceu pro rio de janeiro e se expandiu pro mundo inteiro! que orgulho ter nascido nesse país ❤❤❤
Antes de virar É O Tchan, a banda se chamava Gerasamba, e desde a sua origem, a sua grande influência foi o samba de roda do Recôncavo Baiano. O próprio É O Tchan tem no seu "DNA" o samba de roda baiano, só que depois que virou megasucesso, se diluiu. Péricles fala da chula daqui da Bahia; acho que um bom exemplo pra ilustrar é a música "A Massa", composta por Jorge Portugal e Raimundo Sodré, e com ela, Raimundo Sodré concorreu no Fetival MPB Shell de 1980. Essa música foi uma das finalistas e fez um enorme sucesso no Brasil. "A Massa" é samba chula de raíz, "in natura", samba do Recôncavo Baiano, e é esse samba chula que vai influenciar mais tarde o Gerasamba e outras bandas baianas de samba que bebem do som do Recôncavo.
achei. e olha q doideira alias. eles chamavam Terra Samba, gravaram dois discos chamados de Gera Samba, para virar Gera Samba, que gravou um disco chamado É O Tchan, para virar ë o Tchan kkkkk ua-cam.com/video/ApwOw7_KrF4/v-deo.html
@@Jaburu Só corrigindo: Terra Samba é uma banda, Gera Samba era outra. Uma NÃO deu origem a outra, elas eram contemporânea. Em meados dos anos 1990, com o sucesso do Gera Samba, houve um racha na banda por causa do nome. Um parte caiu fora e formou o É O Tchan, e o cara que se dizia do da marca Gera Samba seguiu com a banda. Mas os integrantes fizeram a fama da banda eram aquela que formaram o É O Tchan (Beto Jamaica, Cumpade Washington, Jacaré, Débora Brasil e Carla Perez, mais alguns músicos de apoio).
A bossa nova é samba com influência de jazz, o pagode na verdade é uma reunião de amigos para tocar música, serve para samba e para outros estilos de música popular, o pagode dos anos 90 até os de hoje é um tipo de samba com letras romantizadas, e com uma grande influência na maneira de cantar da black music, Pagode pode ser significado de encontro, porém nos dias de hoje convenhamos que virou um subgênero. Exemplo disso: o sertanejo do sertanejo universitário. 6:33
Pra falar da origem do Samba conforme perguntado vou dar 2 nomes Osvaldinho da Cuíca e Júnior do Peruche que ambos tem muita história para ser contada. Sobre o pagode Em 1950 Tião Carreiro já Falava de Pagode, Luiz Gonzaga já Falava de em pagode , Jackson do Pandeiro falava em Pagode. O pagode não é necessariamente ligado a samba mais sim uma baguncinha ou baladinha cultural da região.
Tenho minhas duvidas... Realmente eu concordo com você que o contexto "Pagode" pode não ser ligado ao samba porque já ouvi falar que na tradução significava: Reunião informal e inicialmente vinha de festas que aconteciam nas senzalas, então pode ser uma baladinha cultural. Mas o pagode que conhecemos nas musicas atuais você não acha que vem do samba? A levada dos instrumentos parecidas, ritmos. Se caso adicionar algum instrumento diferente no pagode ele ainda sim teria caracteristicas parecida com o samba, porque o ritmo do pagode vem do samba e da tradição africana. Mas concordo com você que o contexto da palavra poderia não ter ligação com o samba
@@tahnrodrigues4206 só vou corrigir ou pelo menos melhorar o que eu disse. Eu disse não é necessariamente ligado a o samba. Ou seja. De repente o Tião Carreiro que é caipira poderia se apoderar do Pagode porque tem área música feita em 1952 que ele fala de pagode. Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga falaram que vai começar o pagode e o ritmo é o forró de um e o Côco para outro. O povo do samba que está criando uma maneira diferente de tocar e chamam isso de pagode. Pagode é tipo um Verbo Eu Pagodeio Tu Pagoda Ele Pagoda Nós pagodeamos Vós Pagodais Eles pagodeiam Claro que isso que eu disse não existe no português. Mais estamos criando isso. Quem nunca ouviu falar em pagodear?! Isso cai em Verbo. Se você conjuga já e verbo. Entretanto sabendo que hoje pagode é tratado como um subritmo de Samba virando quase um outro gênero sabemos que a palavra Pagode é usada e foi usada por outros gêneros como a reunião dessas pessoas para fazer "aquilo em grupo".
Na linha do tempo de forma beeeem resumida rs... quando fecha a baia de Benin em meados do século 19, os batuques que aqui estavam se encontram com a viola machete trazida pelos sudaneses. Aí nasce o Samba Chula. A base ritmica do samba está nos batuques e no ritmo Cabila ou Cabula e na estrutura da orquestra do candomblé (três atabaques e uma campana de ferro que é chamada de gan). A chula começa como um canto de trabalho para ajudar na produção dentro dos canaviais do recôncavo baiano. O ritual da Chula consistia em uma dupla de cantadores cantar sua "parea" e outra dupla responder com seu "relativo", o instrumental entrar, as sambadeiras entrarem na roda (enquanto só o instrumental acontece) e a partir daí o fluxo continuar. O partido alto vem da ideia do desdobramento da harmonia, incorporando mais acordes e até chegando ao quadrado do samba, além das improvisações e refrões fixos vindos da chula. Toda a base rítmica da chula, partido alto, samba enredo, samba canção, bossa nova etc... até mesmo o pagodão baiano vem do mesmo lugar. Existem desdobramento e criação de novos instrumentos, mas a base é a mesma. A partir da radio nacional, na era Getulio Vargas, eles tentam "embranquecer o samba" trazendo orquestrações para dentro do estilo. Mas o samba resiste. O pagode, como o maravilhoso Péricles cita, era apenas uma reunião para se fazer samba. Porém, com o tempo, tentaram usar o termo para segmentar e até mesmo diminuir o "samba romântico" que hoje a gente conhece com o Sorriso Maroto, Belo etc... Por isso se acha que pagode é uma coisa e samba é outra. Mas tudo é samba. Samba é um grande guarda chuva que abriga diversas vertentes.
Galera falando que ele não explicou a diferença... Ele não explicou porque não têm, não tem essa de pagode ser romântico, etc. Samba romântico sempre existiu só que com o BOOM dos grupos de pagode nos anos 90 a mídia sem saber qual nome dar aquele samba mais melodioso começou a chamar erroneamente de Pagode e o nome pegou nacionalmente, mas pagode sempre foi um reunião para se cantar SAMBA.
Tem sim. Pagode era e ainda é o lugar/reunião para tocar samba e sambar. Mas hoje o pagode é subgênero. Péricles foi simplista, o pagode como subgênero e diferente do samba tradicional, é pop e bem mais comercial, de modo que sua estrutura, é moldada em torno destes valores.
Pra ficar mais fácil: Samba é um Gênero musical, Pagode (virou um subgênero naturalmente, pois era realmente uma reunião para escutar Samba, mas virou um subgênero), Bossa Nova, Chorinho e etc.. São subgêneros. Rock é um Gênero musical. Metal, Indie Rock, Pop Rock, Grunge, New Metal e por ai vai, são Subgêneros.
@@marcelacristina931 Sim, Aerosmith também entra nesse roll de bandas de Hard Rock. Adoro Samba, desde Candeia, Clara Nunes, Cartola Beth Carvalho e Zeca Pagodinho. Música boa não tem fronteira. Se é bom, é bom e ponto!
Pericão deu uma aula de historia musical, e disse o que significa pagode na origem da palavra, mas o pagode que o apresentador perguntou é do pagode que surgiu no fim dos anos 80 e no começo dos anos 90, que veio do samba-jóia (ou samba-brega), que era um estilo de samba que usava de características de baladas românticas, boleros, soul music, e tinha representantes como Benito de Paula, Agepê, Luiz Ayrão. O pai do "pagode romântico" (ou pagode de são paulo) é o Raça Negra. A diferença entre pagode e samba é que pagode as letras são mais melosas, bem no estilo da musica brega, é uma batida bem mais lenta que o samba, com bastante destaque no surdo, letras mais simples e quase sempre sobre relacionamento.
O importante mesmo é ouvir aquele sambinha dolente que afaga qualquer coração. De "Gente da Antiga" da Clementina, João da Baiana e Pixinguinha; passando por Noel, Candeia e depois chegando nos Originais. Aí é sucesso.
Existe aquela clássica diferença do samba mais politizado, com a letra falando sobre questões sociais em tom de sarcasmo, como Bezerra da Silva, ou com letras exaltando a própria cultura de se fazer samba, de ser apaixonado pelo samba, como Fundo de Quintal, e o arranjo mais focado nas percussões próprias do samba, pandeiro, tamtam, surdo, etc. em grande volume, e menos instrumentos harmônicos. E mais ou menos dos anos 80, 90 pra cá aos poucos o samba foi se adaptando à industrialização da música, ganhando um caráter mais comercial, com letras mais românticas, mais focadas em relações amorosas, e com arranjos mais modernos, incluindo bateria, baixo, guitarra, etc. Até chegar nos dias de hoje, com toda a tecnologia, VS e tudo mais, fazendo parte também do samba nessa era de Menos é Mais, Dilsinho, Ferrugem e companhia marcando a geração mais nova, e principalmente Thiaguinho que usufrui muito da tecnologia nos arranjos. Popularmente se conhece aquele samba mais tradicional como "samba de raiz", e de forma um tanto imprecisa "pagode" se tornou a definição do samba modernizado.
Só para ajudar ainda mais quem não entendeu a diferença. Em se tratando de música . O samba seria mais ou menos um caixa onde dentro dessa caixa existe vários subgêneros com semelhanças porém diferenças na forma como é cantado ,tocado. Dentro dessa caixa chamada de samba : tem o samba-enredo, samba canção , partido alto, pagode entre outros ! A mesma coisa de dá com o Rock , onde tem estilos diversos com características específicas porém semelhanças No forró a mesma coisa, o forró por exemplo existe o xote , baião , xaxado , RASTAPé entre outros estilos dentro do forró. É simples de entender.
Na minha concepção, o samba é o gênero musical e dentro desse gênero, há suas vertentes e falanges(partido alto, samba enredo, samba de roda, samba de breck e o pagode). O pagode é a reunião onde se canta o samba.
Parabéns ao Péricles ele sabe do que fala e é coerente foi em Angola, Moçambique e entendeu a origem do Samba até pelo que os instrumentos do samba são de origem Africana como reco reco/ dikanza, batuques, etc...
Samba é o gênero. Partido Alto, Pagode, Samba Enredo, Bossa Nova, Marchinhas carnavalescas, Chorinho etc são estilos. Gênero e Estilo são formas de classificação e sistematização.
Somada à boa explicação do Péricles, eu diria que o termo "pagode" se referindo a estilo musical é apenas um subgrupo do gênero MUSICAL SAMBA, é o pagode romântico de São Paulo e do rio, aquele pagode lento e meloso, assim como, o partido alto é um subgrupo, assim como o pagodão ou Swingueira da Bahia, aquele Samba mais dançante e sensual, é um subgrupo, assim como a bosanova, Samba enredo, chorinho, samba de gafieira e etc...todos são subgrupos do gênero Samba. Então Samba é esse Gênero musical tocado nesse compasso 2 por quatro, que é amplo e tem seus subgrupos, e pagode é a reunião pra tocar samba, ou um subgrupo do gênero Samba.
Complementando ainda mais, "Pagode" é um evento/festa, seja lá qual ritmo esteja sendo executado.... O nosso rei do Baião há mais de 50 anos atrás já usava o termo "pagode" pra definir um "rela-bucho" "gafieira" "forró" ou qualquer ritmo...
Aqui na Bahia se engana que a galera ouve mais AXÈ, é mito, só ouvimos no carnaval e olhe lá! Samba, partido alto e pagode são os mais tocados aqui, é so ir nos bares da região. No reconcavo tem o samba de roda como ele disse, principalmente em Cachoeira e Santo Amaro, uma banda conhecida e viola de 12. !
Foram mais de 5 milhões de africanos escravizados que saíram da região que hoje é Angola 🇦🇴 e dos dois Congos 🇨🇩🇧🇼 e levados para as Américas. Principalmente para o Brasil, o Semba veio da Massemba que significa umbigada a forma como essees povos dançavam, a massemba transformou-se no música urbana Angolana 🇦🇴 e no Brasil 🇧🇷 transformou-se no samba. Angola 🇦🇴 é a nação africana que provavelmente mais influenciou o Brasil 🇧🇷 que conhecemos hoje a nível cultural.
A pergunta não foi respondida corretamente! Ele respondeu corretamente quando diz que tudo é samba: o pagodão bahiano, chamado por muitos de swingera, o partido alto, a bossa nova, e o pagode romântico todos são subgrupos do samba. Mas acredito que o entrevistador quis perguntar a diferença do Samba raiz para o pagodinho paulista. Então vamos lá: primeira diferença: o samba tradicional tem distinção do pagode na batida diferenciada do cavaco e do reco-reco, infelizmente não é possível demonstrar nos comentários do UA-cam, apenas por vídeo ou por partitura; 02 - no samba a letra é mais poética, já no pagode é mais chicletinho, fala de amor; 03 - a altura das canções do Samba, no geral, é mais baixa, já no pagode, é muito mais alta. Além de outras, basicamente é isso aí.
Basicamente a realidade é que tudo é samba! A diferença são as variações: Partido Alto, samba enredo, samba dolente, samba canção, samba corrido, samba rock, samba de roda, e por aí vai. Pagode na verdade não é um ritmo, é o encontro e a cultura. Por exemplo : Um evento que você faz na sua casa com feijoada, bebida, amigos, samba de roda, e reunião das pessoas queridas é o pagode.
Eu creio que o povo Mouro, que era de origem Africana, e que povoaram a Espanha e posteriormente a América Latina, foi quem trouxe esse termo. Pois tem o Samba em outros países da América do Sul. Possivelmente o povo Africano escravizado tenha também trazido esse termo,ou no mínimo reinterpretado o Samba Latino, com as referencias diretas da Africa.
Apesar de ser sim a mesma coisa, podemos dizer que de uma maneira comercial existe diferença sim. No final dos anos 80 o samba começou a ganhar força na midia, mas por "algum motivo" não gerava a receita esperada. Sendo assim a palavra pagode soava melhor. Novos rostos, novos estilos e novas metodologias foram aderidas e assim surgiu o pagode 90. Esse pagode foi seguia a linha um pouco diferente do samba original. As letras retratando o cotidiano, que eram maioria nas rodas de partido alto, deram lugar as letras romaticas. Eles seguia caminhos diferentes, mas essencia sempre foi a mesma.
Chula é uma coisa e Samba Duro (como conhecemos o Samba de Roda) é outra coisa. Apesar de ambos terem praticamente a mesma levada, um tem a presença de pandeiro e é mais rápido, a Chula. E o outro tem a presença marcante de timbal, e é mais lento.
Samba é Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorge Aragao, FDQ...... Pagode é Thiaguinho, Ferrugem, Dilsinho, Sorriso Maroto, Pixote, Boka Loka, Imaginasamba....... Ninguem ouve Semba, maxixe, polka e tambem nem liga essas referencias. A pergunta se remete aos tempos em que vivemos!!! Sempre essa historia de que tudo é samba!!!! É só imaginar sorriso maroto e dilsinho tocando só de cavaco, violao de 7 cordas, rebolo e pandeiro!!! Nao fica igual. Pra ser pagode, tem que ter teclado, bateria, baixo e guitarra..... Agora, imaginem o Sr. Jesse cantando Exaustino, numa roupagem de Jeito Moleque!!!! Parem de fingir que nao sacam as diferenças!!!! O cara que acha que tudo é a mesma coisa, é o mané que pede sertanejo, depois de uma sequencia de Na Palma da Mão!!!! Aquele que curte Atitude 64 e Sambô e compara com Revelação e Turma do Pagode. 😂😂😂😂
O Samba é poético o pagode é mais simples , como se fosse hj o Trap .. q vem do Samba , as letras de Rap eram mais elaboradas as de trap são mais simples .. o pagode é a msm coisa , um linguajar ainda + popular .. como o Trap !! 😊😊
Samba é instrumental e pagode é mais lírico... Essa é a única diferença que eu consegui distinguir entre os dois, mas mesmo assim, um acaba tendo algo que o outro tem no fim das contas
De fato... Parece que o pagode é tipo uma "vertente" do samba. Acho que uma das diferenças notáveis de um pro o outro é a diferença lírica/vocal, tipo... Pagode parece que tem mais presença da utilização do vocal, enquanto o samba, até tem, porém a pegada é mais instrumental... Não sei, pode ser isso
Eu formado em música pela vila lobos do rio , fico aqui rindo de uma pessoa que é famosa , músico ou cantor falar uma asneira dessa , é lamentável a falta de conhecimento dos artistas brasileiros
*Então fica assim: TUDO QUE SE MOVE É SAMBA !! Isso é um Contra-Ponto ao Egocentrismo dos Norte-Americanos: Tudo que balança é Jazz ! Muitos Leigos se surpreendem quando é dito que Bossa-Nova é Samba acertamente. Eles só não ficam supreendidos com o próprio desconhecimento do tema. Musicalmente falando para se definir um gênero musical existem vários fatores inclusive instrumentos usados. Agora uma das características musicais bem acentuadas são as células rítmicas da harmonia casadas com as células rítmicas da melodia cantada sem letra ou apenas com "skats".*
Nenhum artista vai dizer que essa diferença só surgiu após a chegada do Negritude Jr. Todos(Rio de Janeiro) foram contra a proposta de samba deles e ao visual do grupo.
A pergunta não foi bem essa... Td mundo sabe q samba é um genero musical e pagode INICIALMENTE era uma reunião de artistas, mas hoje em dia qualquer analfabeto músical sabe que existe um genero musical chamado samba e outro COMPLETAMENTE diferente que é o pagode, não tem como tocar um samba e depois um pagode e vc me dizer que é a mesma coisa... Para leigos vc pode simplesmente dizer que hoje em dia, a música que entendemos como pagode nada mais é que um samba mais sofisticado e misturado com o R&B e outras e influências do funk americano. É como dizer que rock e metal são a mesma coisa, que tudo é rock... Não, o metal veio do rock, o metal tem rock, mas rock é rock e metal é metal, qualquer músico ou apreciador concorda nisso.
Resumindo o pagode é o encontro pra se fazer o samba! Muita gente Diz Vc toca pagode ou samba? o certo seria, Vc toca samba autêntico mais antigo, Candeia. Marçal, Almir, partido em 5 ou samba atual, ferrugem, mumuzinho, péricles, tiaguinho e muitos outros É isso
Existem influências, mas não é tudo Samba, cada um tem suas características. O samba como conhecemos com o ritmo sincopado surge por volta de 1917 - 1927, no Estácio de Sá. A bossa nova é uma musica americanizada, como dizia Noel Rosa: Pois não é Samba nem aqui nem lá na china!
Resumindo: o samba é nordestino, nasceu no recôncavo baiano e se espalhou e sofreu modificações no Rio. A bossa nova é um samba comercial para agradar os americanos.
cara, Péricles me perdoe, ele não está errado, mas foi simplista. pagode era e é o lugar e reunião, sim, mas hoje o pagode, como gênero, é definitivamente um subgênero do samba, como gênero, com diferenças marcantes. Ferrugem, Péricles, Dilsinho estão fazendo a mesma coisa que Zeca, Diogo Nogueira, Martnalia? Evidente que não!
ASSISTA a este episódio completo:
ua-cam.com/users/liveGXrNiCzRIzw
Nesse caso aí, ele contou a história do Samba (e suas variações). Mas, musicalmente falando, a diferença entre Samba e pagode ESTÁ NA LETRA. O Samba fala de qualquer assunto de uma forma muito poética, enquanto o pagode fica quase que restrito a horríveis temas românticos, que atualmente são escritos com letras extremamente pobres, sem verdade e sem amor algum. Nos anos 90 ainda existiam uns pagodes muito bons, mas hoje, só gente com pouco estudo ou muito bêbada, se emociona ouvindo este gênero.
De fato, como o Péricles disse "pagode" é um encontro para se cantar samba, ou num sentido mais amplo, uma reunião para festa.
A discussão que existe é porque, até os anos 80, no termo "pagode", como gênero musical, se entendia que era samba que não fosse o samba-enredo.
Na década de 90, começam a surgir grupos com formas mais comerciais e menos tradicionais (por exemplo, com uso de teclado, saxofone, guitarras e baixos de forma mais protagonística). Por fazerem muito sucesso na época, acabaram por associar no imaginário popular o termo "pagode" ao tipo de música que faziam.
Porém, sambistas mais ligados às tradições do samba, como o predomínio de instrumentos mais tradicionais, como violão, cavaquinho e bandolim nas cordas e percussão com tantam, surdo, pandeiro e outros, começam a discordar que o ritmo novo seria samba de verdade. Como não conseguiram recuperar o termo "pagode", surgiu o termo "samba de raiz" para designar sambas no estilo pré-90.
E esta é a polêmica.
Em relação a "partido alto" é um subgênero do samba com uma batida característica e que, na origem, tem um refrão central e outras pessoas entravam depois do mesmo improvisando versos com diversos temas (semelhante ao Repente do Nordeste). O Zeca Pagodinho, por exemplo, é um exímio partideiro, para dar um exemplo. De certos improvisos, surgiram sambas virtuosíssimos e acabaram sendo gravados depois como "partido alto", preservando a batida, o refrão central e os melhores versos.
Obrigado pela aula.
Não vamos esquecer que esse "pagode romântico dos anos 90", um cara que considero FODA, que os influenciou foi o Benito de Paula. Ele fugia desse tradicionalismo... não sei se os grupos de pagode dos anos 90 conheciam, mas com certeza os produtores dos anos 90 conheciam.
E razão do nome ser partido alto vem do fato de ser cantado em pedaços com estrofes de três quatro ou no máximo cinco versos e depois volta ao tema central e se joga para o próximo versa e tem que ser de improviso então o termo partido vem do fato de ser cantado em pedaços não um samba reto com refrão no final e decorado ou no meio dividido em duas partes ele é despedaçado partido e alto vem do modo de cantar já que não se avia microfones nas rodas das antigas
Essa explicação sua é muito boa! Somada também com a boa explicação do Péricles, eu diria que o termo "pagode" se referindo a estilo musical é apenas um subgrupo do gênero SAMBA, ou pagode romântico de São Paulo e do rio, assim como, o partido alto é um subgrupo, assim como o pagodão ou Swingueira da Bahia é um subgrupo, assim como a bosa nova, Samba enredo, chorinho, samba de gafieira e etc...todos são subgrupos do gênero Samba. Então Samba é esse Gênero musical tocado nesse compasso 2 por quatro, que é amplo e tem seus subgrupos, e pagode é a reunião pra tocar samba, ou um subgrupo do gênero Samba
Eu sempre tive essa percepção que o Samba era o ritmo raiz, a temática era bem política vide Adoniram Barbosa e Bezerra. Já o pagode é um movimento comercial, pra vender onde as músicas tendem a ser mais "melosas"
Postura de um artista Responsável. Nota-se conhecimento sobre o que ele fala quando chama as coisas pelo nome. Citar o Semba nesta conversa revela o respeito que se tem pela história.
Sou angolano e aconselho aos brasileiros amantes do Samba a pesquisarem mais sobre o Semba de Angola, principalmente a musica Magia do Semba do autor Dom Caetano e tambem Sao salvador do cantor Bonga
Prq???
Sei que tem um cantor angolano que se chama Puto Prata. Nunca esqueci esse nome 😂😂😂
Como assim pq? Um cara faz uma recomendação cultural e vc pede uma justificativa?
Interessante
Vou procurar ❤
Quando a coisa vai se ramificando por mil subgêneros fica difícil definir uma barreira... Se diz que é "samba": Tom Jobim, Molejo, Jorge Aragão. Se diz que é "rock": Metallica, Ratos de Porão, Elvis Presley, Bon Jovi. Se diz que é "forró": Luiz Gonzaga, Wesley Safadão. Todos esses artistas são muito diferentes entre si. Acho que o que dá pra fazer é uma árvore genealógica pra saber o ancestral comum deles e escolher uma definição a partir daí. Você vê uma baleia e um morcego e consegue dizer que são mamíferos por uma ou outra característica que preservaram de um ancestral comum. Do mesmo modo, você escuta Garota de Ipanema e Pimpolho e chama de "samba" os dois pois tem um ancestral comum e preservam algumas características desse ancestral, embora sejam tão diferentes entre si quanto um tatu de um golfinho.
Resposta mais que perfeita @abublu, não sei como só pegou 9 curtidas, mas eu achei admirável e de fácil entendimento, parabéns por sua ótima didática
Esses gêneros vão recebendo um segundo nome (e até terceiro etc) conforme suas particularidades: instrumentação, diferenças e variações rítmicas, forma musical e poética, andamento, harmonia utilizada, elementos melódicos, elementos musicais empeestados ou adaptados de outros gêneros, ocasiões em que acontecem etc. E isso nasce como se fosse uma "gramática descritiva" sobre algo que existe e algo que vai se criando, modificando etc. O chimpanzé, o ser humano, orangotango e gorila são primatas e mamíferos, mas são beeeem diferentes, etc.
Curiosamente, nos anos 1980, a revista Somtrês fez uma "árvore geneológica" do rock, elaborada pela jornalista Ana Maria Bahiana. Mais tarde, a própria revista Bizz fez uma nova versão dessa árvore, um pouco mais ampliada. Quem já passou dos 50 anos, acompanhou o rock e essas duas revistas vai lembrar.
@@rafael1207 No final dos anos 1980, a revista Bizz lançou o "Guia do Rock' que veio como brinde de uma das edições da revista. Era um livretozinho vermelho com verbetes explicando cada vertente do rock. Pra se ter uma ideia, só o Heavy Metal, ele sozinho, já era naquela época, dividido em vários subgêneros. Isso em 1987. De lá pra cá já surgiram vários outros subgêneros do metal.
Tem um vídeo muito bom do canal "O que é música" falando sobre gêneros musicais e fazendo essa analogia com a taxonomia animal. Existe uma diferença interessante quando se fala em música que é a "hibridização". Baleia e morcego não podem mais procriar, embora tenham o mesmo ancestral, mas quando se fala em gênero musical isso acontece o tempo todo. O New Metal junta elementos de rock com rap, a Bossa Nova de jazz com samba, o Mangue Beat é maracatu pernambucano misturado com rock, funk, etc.
Espero por essa explicação desde criança, e ainda na voz do Péricles, muito gostoso de ouvir
A explicação do Péricles sobre pagode é 10. Bezerra da silva dizia que "pagode" é reunião de "crioulos"
Péricles explicou bem. Sou carioca e na minha infância, nos anos 50, n Rio, se dizia vamos ao pagode lá na Serrinha ou no Estácio. Pagode é uma festa, uma reunião festiva do samba com suas danças, geralmente animada ao som do partido alto.
Gostaria de ouvi-lo explicando por quer Zeca Pagodinho canta Samba, e Exalta Samba canta pagode
🤣🤣
😂
Porque tudo é samba, samba é tudo isso ai 😂
Boa kkkkk
Vc explicou melhor q ele
Caraca, que AULA do Péricles. Monstro demais!!!
caras, perfeito... isso não é um simples podcast, é uma aula! periclão manja muito! chula > polka > maxixe > choro [..] e daí por diante. o samba é um ritmo africano, mas ao mesmo tempo é 100% brasileiro. caraca, eu amo ser brasileiro! a nossa história é contraditória e legítima ao mesmo tempo. o samba é africano e brasileiro ao mesmo tempo! nasceu na áfrica, veio pra bahia, desceu pro rio de janeiro e se expandiu pro mundo inteiro! que orgulho ter nascido nesse país ❤❤❤
Antes de virar É O Tchan, a banda se chamava Gerasamba, e desde a sua origem, a sua grande influência foi o samba de roda do Recôncavo Baiano. O próprio É O Tchan tem no seu "DNA" o samba de roda baiano, só que depois que virou megasucesso, se diluiu. Péricles fala da chula daqui da Bahia; acho que um bom exemplo pra ilustrar é a música "A Massa", composta por Jorge Portugal e Raimundo Sodré, e com ela, Raimundo Sodré concorreu no Fetival MPB Shell de 1980. Essa música foi uma das finalistas e fez um enorme sucesso no Brasil. "A Massa" é samba chula de raíz, "in natura", samba do Recôncavo Baiano, e é esse samba chula que vai influenciar mais tarde o Gerasamba e outras bandas baianas de samba que bebem do som do Recôncavo.
Exato!
Caramba, musicão! Obrigado por compartilhar. Me lembrou a pegada e a voz do Gilberto Gil e do Djavan.
eu vejo o samba duro entre o Samba de Roda e o som do Gera. aliás antes do Gera eles já tocavam em outra formação que esqueci o nome agora
achei. e olha q doideira alias. eles chamavam Terra Samba, gravaram dois discos chamados de Gera Samba, para virar Gera Samba, que gravou um disco chamado É O Tchan, para virar ë o Tchan kkkkk
ua-cam.com/video/ApwOw7_KrF4/v-deo.html
@@Jaburu Só corrigindo: Terra Samba é uma banda, Gera Samba era outra. Uma NÃO deu origem a outra, elas eram contemporânea. Em meados dos anos 1990, com o sucesso do Gera Samba, houve um racha na banda por causa do nome. Um parte caiu fora e formou o É O Tchan, e o cara que se dizia do da marca Gera Samba seguiu com a banda. Mas os integrantes fizeram a fama da banda eram aquela que formaram o É O Tchan (Beto Jamaica, Cumpade Washington, Jacaré, Débora Brasil e Carla Perez, mais alguns músicos de apoio).
A bossa nova é samba com influência de jazz, o pagode na verdade é uma reunião de amigos para tocar música, serve para samba e para outros estilos de música popular, o pagode dos anos 90 até os de hoje é um tipo de samba com letras romantizadas, e com uma grande influência na maneira de cantar da black music, Pagode pode ser significado de encontro, porém nos dias de hoje convenhamos que virou um subgênero. Exemplo disso: o sertanejo do sertanejo universitário. 6:33
Pra falar da origem do Samba conforme perguntado vou dar 2 nomes Osvaldinho da Cuíca e Júnior do Peruche que ambos tem muita história para ser contada.
Sobre o pagode
Em 1950 Tião Carreiro já Falava de Pagode, Luiz Gonzaga já Falava de em pagode , Jackson do Pandeiro falava em Pagode.
O pagode não é necessariamente ligado a samba mais sim uma baguncinha ou baladinha cultural da região.
Tenho minhas duvidas... Realmente eu concordo com você que o contexto "Pagode" pode não ser ligado ao samba porque já ouvi falar que na tradução significava: Reunião informal e inicialmente vinha de festas que aconteciam nas senzalas, então pode ser uma baladinha cultural.
Mas o pagode que conhecemos nas musicas atuais você não acha que vem do samba? A levada dos instrumentos parecidas, ritmos. Se caso adicionar algum instrumento diferente no pagode ele ainda sim teria caracteristicas parecida com o samba, porque o ritmo do pagode vem do samba e da tradição africana. Mas concordo com você que o contexto da palavra poderia não ter ligação com o samba
@@tahnrodrigues4206 só vou corrigir ou pelo menos melhorar o que eu disse.
Eu disse não é necessariamente ligado a o samba.
Ou seja.
De repente o Tião Carreiro que é caipira poderia se apoderar do Pagode porque tem área música feita em 1952 que ele fala de pagode.
Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga falaram que vai começar o pagode e o ritmo é o forró de um e o Côco para outro.
O povo do samba que está criando uma maneira diferente de tocar e chamam isso de pagode.
Pagode é tipo um Verbo
Eu Pagodeio
Tu Pagoda
Ele Pagoda
Nós pagodeamos
Vós Pagodais
Eles pagodeiam
Claro que isso que eu disse não existe no português.
Mais estamos criando isso.
Quem nunca ouviu falar em pagodear?!
Isso cai em Verbo.
Se você conjuga já e verbo.
Entretanto sabendo que hoje pagode é tratado como um subritmo de Samba virando quase um outro gênero sabemos que a palavra Pagode é usada e foi usada por outros gêneros como a reunião dessas pessoas para fazer "aquilo em grupo".
Um dos maiores cantores no pagode 😍 amoooooooo de mais❤
Péricles muito sábio na abordagem. 🇦🇴🇧🇷
Periclão, orgulho de Santo André 😀
Na linha do tempo de forma beeeem resumida rs... quando fecha a baia de Benin em meados do século 19, os batuques que aqui estavam se encontram com a viola machete trazida pelos sudaneses. Aí nasce o Samba Chula. A base ritmica do samba está nos batuques e no ritmo Cabila ou Cabula e na estrutura da orquestra do candomblé (três atabaques e uma campana de ferro que é chamada de gan).
A chula começa como um canto de trabalho para ajudar na produção dentro dos canaviais do recôncavo baiano.
O ritual da Chula consistia em uma dupla de cantadores cantar sua "parea" e outra dupla responder com seu "relativo", o instrumental entrar, as sambadeiras entrarem na roda (enquanto só o instrumental acontece) e a partir daí o fluxo continuar.
O partido alto vem da ideia do desdobramento da harmonia, incorporando mais acordes e até chegando ao quadrado do samba, além das improvisações e refrões fixos vindos da chula.
Toda a base rítmica da chula, partido alto, samba enredo, samba canção, bossa nova etc... até mesmo o pagodão baiano vem do mesmo lugar. Existem desdobramento e criação de novos instrumentos, mas a base é a mesma.
A partir da radio nacional, na era Getulio Vargas, eles tentam "embranquecer o samba" trazendo orquestrações para dentro do estilo. Mas o samba resiste.
O pagode, como o maravilhoso Péricles cita, era apenas uma reunião para se fazer samba. Porém, com o tempo, tentaram usar o termo para segmentar e até mesmo diminuir o "samba romântico" que hoje a gente conhece com o Sorriso Maroto, Belo etc... Por isso se acha que pagode é uma coisa e samba é outra. Mas tudo é samba. Samba é um grande guarda chuva que abriga diversas vertentes.
PERICLES, AMO ESTE KARA , Q ME PREOCUPO COM A SAUDE , E POR QUEM MEU CORAÇÃO DISPARA !
Adoro história, origem, é sempre muito bom aprender!
Galera falando que ele não explicou a diferença... Ele não explicou porque não têm, não tem essa de pagode ser romântico, etc. Samba romântico sempre existiu só que com o BOOM dos grupos de pagode nos anos 90 a mídia sem saber qual nome dar aquele samba mais melodioso começou a chamar erroneamente de Pagode e o nome pegou nacionalmente, mas pagode sempre foi um reunião para se cantar SAMBA.
Exatamente, esses grupos cantavam "Samba dolente".
Vdd, por isso que se tem o dizer: "vou no pagode tal", que na vdd vai para um encontro de bandas ou grupos de samba.
Tem sim. Pagode era e ainda é o lugar/reunião para tocar samba e sambar. Mas hoje o pagode é subgênero.
Péricles foi simplista, o pagode como subgênero e diferente do samba tradicional, é pop e bem mais comercial, de modo que sua estrutura, é moldada em torno destes valores.
Pra ficar mais fácil: Samba é um Gênero musical, Pagode (virou um subgênero naturalmente, pois era realmente uma reunião para escutar Samba, mas virou um subgênero), Bossa Nova, Chorinho e etc.. São subgêneros. Rock é um Gênero musical. Metal, Indie Rock, Pop Rock, Grunge, New Metal e por ai vai, são Subgêneros.
Tem hard rock ?
@@marcelacristina931 Sim claro, Hard Rock também é um subgênero do Rock.
@@thewoodthewood2335 curto mais samba porém os antigos,hard rock seria tipo os guns n' roses,Bon jovi...
@@marcelacristina931 Sim, Aerosmith também entra nesse roll de bandas de Hard Rock. Adoro Samba, desde Candeia, Clara Nunes, Cartola Beth Carvalho e Zeca Pagodinho. Música boa não tem fronteira. Se é bom, é bom e ponto!
@@thewoodthewood2335 O que quis dizer de que se a música é boa não tem fronteira ?
Obrigada por explicar. Hoje raramente se fala em samba canção que eu acho que é o que ele falou da relação da Bossa Nova como o Péricles falou.
Eu amooo essa diferença e sempre me pego pensando nela, q legal trazer isso aqui!
Sou do pop/ rock . Essa explicacao do Pericles e fantastica e simples .
Pericão deu uma aula de historia musical, e disse o que significa pagode na origem da palavra, mas o pagode que o apresentador perguntou é do pagode que surgiu no fim dos anos 80 e no começo dos anos 90, que veio do samba-jóia (ou samba-brega), que era um estilo de samba que usava de características de baladas românticas, boleros, soul music, e tinha representantes como Benito de Paula, Agepê, Luiz Ayrão. O pai do "pagode romântico" (ou pagode de são paulo) é o Raça Negra. A diferença entre pagode e samba é que pagode as letras são mais melosas, bem no estilo da musica brega, é uma batida bem mais lenta que o samba, com bastante destaque no surdo, letras mais simples e quase sempre sobre relacionamento.
O importante mesmo é ouvir aquele sambinha dolente que afaga qualquer coração. De "Gente da Antiga" da Clementina, João da Baiana e Pixinguinha; passando por Noel, Candeia e depois chegando nos Originais. Aí é sucesso.
Existe aquela clássica diferença do samba mais politizado, com a letra falando sobre questões sociais em tom de sarcasmo, como Bezerra da Silva, ou com letras exaltando a própria cultura de se fazer samba, de ser apaixonado pelo samba, como Fundo de Quintal, e o arranjo mais focado nas percussões próprias do samba, pandeiro, tamtam, surdo, etc. em grande volume, e menos instrumentos harmônicos. E mais ou menos dos anos 80, 90 pra cá aos poucos o samba foi se adaptando à industrialização da música, ganhando um caráter mais comercial, com letras mais românticas, mais focadas em relações amorosas, e com arranjos mais modernos, incluindo bateria, baixo, guitarra, etc. Até chegar nos dias de hoje, com toda a tecnologia, VS e tudo mais, fazendo parte também do samba nessa era de Menos é Mais, Dilsinho, Ferrugem e companhia marcando a geração mais nova, e principalmente Thiaguinho que usufrui muito da tecnologia nos arranjos. Popularmente se conhece aquele samba mais tradicional como "samba de raiz", e de forma um tanto imprecisa "pagode" se tornou a definição do samba modernizado.
a genialidade da criação de João Gilberto, a bossa nova, é a síntese genial de parte dos tamborins no violão. um samba devagar contagiante!
Só para ajudar ainda mais quem não entendeu a diferença. Em se tratando de música .
O samba seria mais ou menos um caixa onde dentro dessa caixa existe vários subgêneros com semelhanças porém diferenças na forma como é cantado ,tocado.
Dentro dessa caixa chamada de samba : tem o samba-enredo, samba canção , partido alto, pagode entre outros !
A mesma coisa de dá com o Rock , onde tem estilos diversos com características específicas porém semelhanças
No forró a mesma coisa, o forró por exemplo existe o xote , baião , xaxado , RASTAPé entre outros estilos dentro do forró.
É simples de entender.
Adorei está aula de cultura fantástico
Na minha concepção, o samba é o gênero musical e dentro desse gênero, há suas vertentes e falanges(partido alto, samba enredo, samba de roda, samba de breck e o pagode).
O pagode é a reunião onde se canta o samba.
Pericao manja de mais, cantor exímio
Parabéns ao Péricles ele sabe do que fala e é coerente foi em Angola, Moçambique e entendeu a origem do Samba até pelo que os instrumentos do samba são de origem Africana como reco reco/ dikanza, batuques, etc...
Foi muito bom ter o Pericles em Angola 🇦🇴
Samba é o gênero. Partido Alto, Pagode, Samba Enredo, Bossa Nova, Marchinhas carnavalescas, Chorinho etc são estilos. Gênero e Estilo são formas de classificação e sistematização.
AULAAAAAAAAAAAAA, AULAAAAAAAAAAA. Grande mestreeeeeeee!
"Quem se atreve a me dizer do que é feito o Samba, quem se atreve a me dizer" ~ Los hermanos
Vou aproveitar para explicar a diferença entre o Charme e o Funk: um anda bonito, o outro elegante
Noventista
Somada à boa explicação do Péricles, eu diria que o termo "pagode" se referindo a estilo musical é apenas um subgrupo do gênero MUSICAL SAMBA, é o pagode romântico de São Paulo e do rio, aquele pagode lento e meloso, assim como, o partido alto é um subgrupo, assim como o pagodão ou Swingueira da Bahia, aquele Samba mais dançante e sensual, é um subgrupo, assim como a bosanova, Samba enredo, chorinho, samba de gafieira e etc...todos são subgrupos do gênero Samba. Então Samba é esse Gênero musical tocado nesse compasso 2 por quatro, que é amplo e tem seus subgrupos, e pagode é a reunião pra tocar samba, ou um subgrupo do gênero Samba.
Show de explicação, muito cultura
Aqui no Recôncavo Baiano ainda tem o Samba raiz, o Samba de roda.
Complementando ainda mais, "Pagode" é um evento/festa, seja lá qual ritmo esteja sendo executado....
O nosso rei do Baião há mais de 50 anos atrás já usava o termo "pagode" pra definir um "rela-bucho" "gafieira" "forró" ou qualquer ritmo...
Primeiro comentário. Pericles o maior de todos!
Tanto literal, quanto figurativamente...
@@arturzao6951kkkkkkkk
Samba de roda é minha paixão ❤️
Aqui na Bahia se engana que a galera ouve mais AXÈ, é mito, só ouvimos no carnaval e olhe lá! Samba, partido alto e pagode são os mais tocados aqui, é so ir nos bares da região. No reconcavo tem o samba de roda como ele disse, principalmente em Cachoeira e Santo Amaro, uma banda conhecida e viola de 12. !
Cara, acho que ai toca muito pagodão bahiano e arrocha 😅😅
O brega funk domina tbm
@@WallaceCRF. brega funk é pernambucano.
@@viniciusgasparini6339fui em Sergipe e so tocava bregafunk la
@@canaldonegro5977disse bem vc "Acha"
O samba é música. Pagode é a reunião pra se fazer música samba.
Muito bem explicado. O samba é a junção da polka (música de branco) com o semba (música africana)
Foram mais de 5 milhões de africanos escravizados que saíram da região que hoje é Angola 🇦🇴 e dos dois Congos 🇨🇩🇧🇼 e levados para as Américas. Principalmente para o Brasil, o Semba veio da Massemba que significa umbigada a forma como essees povos dançavam, a massemba transformou-se no música urbana Angolana 🇦🇴 e no Brasil 🇧🇷 transformou-se no samba.
Angola 🇦🇴 é a nação africana que provavelmente mais influenciou o Brasil 🇧🇷 que conhecemos hoje a nível cultural.
A pergunta não foi respondida corretamente! Ele respondeu corretamente quando diz que tudo é samba: o pagodão bahiano, chamado por muitos de swingera, o partido alto, a bossa nova, e o pagode romântico todos são subgrupos do samba. Mas acredito que o entrevistador quis perguntar a diferença do Samba raiz para o pagodinho paulista. Então vamos lá: primeira diferença: o samba tradicional tem distinção do pagode na batida diferenciada do cavaco e do reco-reco, infelizmente não é possível demonstrar nos comentários do UA-cam, apenas por vídeo ou por partitura; 02 - no samba a letra é mais poética, já no pagode é mais chicletinho, fala de amor; 03 - a altura das canções do Samba, no geral, é mais baixa, já no pagode, é muito mais alta. Além de outras, basicamente é isso aí.
Que aula do Pericão 👏🏼🔥
🇦🇴 Péricles falou e disse o brasileiro devia conhecer o Semba para entender o Samba
Que aula!!
Em Portugal a expressão ir para o pagode quer dizer ir para a festa.
Além da Bossa nova vir do samba, a bossa nova também veio do Jazz, tem musicas com mais pegadas de um do que de outro e também com os estilos fundidos
Por isso é uma m3rd4
Basicamente a realidade é que tudo é samba! A diferença são as variações: Partido Alto, samba enredo, samba dolente, samba canção, samba corrido, samba rock, samba de roda, e por aí vai. Pagode na verdade não é um ritmo, é o encontro e a cultura. Por exemplo : Um evento que você faz na sua casa com feijoada, bebida, amigos, samba de roda, e reunião das pessoas queridas é o pagode.
Não curto samba nem pagode, mas boa a explicação e o conhecimento dele top.
NAO ESTA PERDENDO NADA AMIGO
@@marciodeoliveirapereira3347Eu escuto de tudo, e digo que está perdendo muita coisa, você provavelmente não curte música e sim um gênero específico
pra mim a diferença entre samba e pagode, era que o pagode as músicas são melosas e muitas vezes o grupo fazendo fazendo passinho sincronizado kkkkkk
Finalmente alguém que conseguiu esclarecer sobre isto.
Eu creio que o povo Mouro, que era de origem Africana, e que povoaram a Espanha e posteriormente a América Latina, foi quem trouxe esse termo. Pois tem o Samba em outros países da América do Sul. Possivelmente o povo Africano escravizado tenha também trazido esse termo,ou no mínimo reinterpretado o Samba Latino, com as referencias diretas da Africa.
Explicação muito boa . Eu não sabia e continuei sem saber 😂
Apesar de ser sim a mesma coisa, podemos dizer que de uma maneira comercial existe diferença sim. No final dos anos 80 o samba começou a ganhar força na midia, mas por "algum motivo" não gerava a receita esperada. Sendo assim a palavra pagode soava melhor. Novos rostos, novos estilos e novas metodologias foram aderidas e assim surgiu o pagode 90. Esse pagode foi seguia a linha um pouco diferente do samba original. As letras retratando o cotidiano, que eram maioria nas rodas de partido alto, deram lugar as letras romaticas. Eles seguia caminhos diferentes, mas essencia sempre foi a mesma.
Sempre bom lembrar que o samba nasceu na bahia❤
Chula é uma coisa e Samba Duro (como conhecemos o Samba de Roda) é outra coisa.
Apesar de ambos terem praticamente a mesma levada, um tem a presença de pandeiro e é mais rápido, a Chula. E o outro tem a presença marcante de timbal, e é mais lento.
Samba vem do Semba 🇦🇴 🇧🇷
Esse é craque
Péricles é aquilo, quando é bom, não tem melhor! Esse cara é foda
rock é samba.
Samba é Diogo Nogueira, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorge Aragao, FDQ......
Pagode é Thiaguinho, Ferrugem, Dilsinho, Sorriso Maroto, Pixote, Boka Loka, Imaginasamba.......
Ninguem ouve Semba, maxixe, polka e tambem nem liga essas referencias.
A pergunta se remete aos tempos em que vivemos!!! Sempre essa historia de que tudo é samba!!!!
É só imaginar sorriso maroto e dilsinho tocando só de cavaco, violao de 7 cordas, rebolo e pandeiro!!! Nao fica igual.
Pra ser pagode, tem que ter teclado, bateria, baixo e guitarra.....
Agora, imaginem o Sr. Jesse cantando Exaustino, numa roupagem de Jeito Moleque!!!!
Parem de fingir que nao sacam as diferenças!!!!
O cara que acha que tudo é a mesma coisa, é o mané que pede sertanejo, depois de uma sequencia de Na Palma da Mão!!!!
Aquele que curte Atitude 64 e Sambô e compara com Revelação e Turma do Pagode.
😂😂😂😂
O Samba é poético o pagode é mais simples , como se fosse hj o Trap .. q vem do Samba , as letras de Rap eram mais elaboradas as de trap são mais simples .. o pagode é a msm coisa , um linguajar ainda + popular .. como o Trap !! 😊😊
Como se fosse hj o trap..... como se fosse hj o trap... como se fosse....
Isso irá ecoar na minha mente para a eternidade.... kkkkkkkkkkk
Existe samba sem letra e pagode também !
Samba é instrumental e pagode é mais lírico... Essa é a única diferença que eu consegui distinguir entre os dois, mas mesmo assim, um acaba tendo algo que o outro tem no fim das contas
Procurem por Roberto Mendes .
Inteligente !!!
resumindo... tudo é samba!
De fato... Parece que o pagode é tipo uma "vertente" do samba. Acho que uma das diferenças notáveis de um pro o outro é a diferença lírica/vocal, tipo... Pagode parece que tem mais presença da utilização do vocal, enquanto o samba, até tem, porém a pegada é mais instrumental... Não sei, pode ser isso
@@GustavoHenrique-tg8dw tenho essa msm impressão
Artista Completo. Canta e Explica.
Eu formado em música pela vila lobos do rio , fico aqui rindo de uma pessoa que é famosa , músico ou cantor falar uma asneira dessa , é lamentável a falta de conhecimento dos artistas brasileiros
Aí eU sOu FoRmAdO 🥴
*Então fica assim: TUDO QUE SE MOVE É SAMBA !! Isso é um Contra-Ponto ao Egocentrismo dos Norte-Americanos: Tudo que balança é Jazz ! Muitos Leigos se surpreendem quando é dito que Bossa-Nova é Samba acertamente. Eles só não ficam supreendidos com o próprio desconhecimento do tema. Musicalmente falando para se definir um gênero musical existem vários fatores inclusive instrumentos usados. Agora uma das características musicais bem acentuadas são as células rítmicas da harmonia casadas com as células rítmicas da melodia cantada sem letra ou apenas com "skats".*
Nenhum artista vai dizer que essa diferença só surgiu após a chegada do Negritude Jr. Todos(Rio de Janeiro) foram contra a proposta de samba deles e ao visual do grupo.
E é chatao mesmo o negritide, mas nunca ouvi falar que a galera foi contra. Nem tinha rivalidade Rio- Sao Paulo no samba/ pagode
Até onde eu sei, não existe o ritmo pagode, pagode era o nome dado quando os sambistas se reuniam, chamava mesa de pagode
Complicou mais ainda hahaha, não é a melhor pessoa para explicar, tinha um grupo de pagode que chamava ExaltaSAMBA kkk
Muito bom! Duvida: e o jongo?
Quer saber o que é o samba historicamente, com detalhes sobre origem e ramificações? Chama o pesquisador Nei Lopes.
Sempre tive essa duvida tbm.
Bossa nova é um tipo de jazz, com elementos do samba.
É ao contrário, Bossa Nova se derivou do Samba com elementos/influência do Jazz.
A pergunta não foi bem essa... Td mundo sabe q samba é um genero musical e pagode INICIALMENTE era uma reunião de artistas, mas hoje em dia qualquer analfabeto músical sabe que existe um genero musical chamado samba e outro COMPLETAMENTE diferente que é o pagode, não tem como tocar um samba e depois um pagode e vc me dizer que é a mesma coisa... Para leigos vc pode simplesmente dizer que hoje em dia, a música que entendemos como pagode nada mais é que um samba mais sofisticado e misturado com o R&B e outras e influências do funk americano.
É como dizer que rock e metal são a mesma coisa, que tudo é rock... Não, o metal veio do rock, o metal tem rock, mas rock é rock e metal é metal, qualquer músico ou apreciador concorda nisso.
Vai na casa do Mestre Ananias na bela Vista em São Paulo, você vai ver tudo que o Péricles explicou
Que aula
99% não entenderam pq tbm sabem oq xula,groove e partido alto.kkkk
Resumindo o pagode é o encontro pra se fazer o samba!
Muita gente Diz Vc toca pagode ou samba? o certo seria, Vc toca samba autêntico mais antigo, Candeia. Marçal, Almir, partido em 5 ou samba atual, ferrugem, mumuzinho, péricles, tiaguinho e muitos outros
É isso
Essa é a mistura do Brasil com o Egito
Existem influências, mas não é tudo Samba, cada um tem suas características.
O samba como conhecemos com o ritmo sincopado surge por volta de 1917 - 1927, no Estácio de Sá.
A bossa nova é uma musica americanizada, como dizia Noel Rosa:
Pois não é Samba nem aqui nem lá na china!
Resumindo: o samba é nordestino, nasceu no recôncavo baiano e se espalhou e sofreu modificações no Rio. A bossa nova é um samba comercial para agradar os americanos.
Igual o Jiu jitsu, pois nasceu no Japao, mas foi modificado do Rio. E assim vem ca( pro Rio) e depois vai pro mundo...
Manda um salve pericão❤
Pra ficar mais esclarecido. As chulas são como aquelas músicas de capoeira
Capoeira Angola. Zum, Zum, Zum, Zum, Zum, Zum, Capoeira mata Um !
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Não ensinou o Vilela a diferenciar um samba, de um pagode, quando ele ouvir rs
O pagode está para o samba tal qual o sertanejo universitário está para o sertanejo raiz
Assim como tem o rock classico e o pop rock
Nao sou nada no samba perto do Pericão. Mas o samba pra mim tem uma pegada mais forte o pagode mais meloso
SE O POVO NÃO ACHA DIFERENÇA é porque não tem.
Depois dessa explicação eu fiquei mais confuso ainda
cara, Péricles me perdoe, ele não está errado, mas foi simplista.
pagode era e é o lugar e reunião, sim, mas hoje o pagode, como gênero, é definitivamente um subgênero do samba, como gênero, com diferenças marcantes.
Ferrugem, Péricles, Dilsinho estão fazendo a mesma coisa que Zeca, Diogo Nogueira, Martnalia? Evidente que não!