Amplificadores Digitais - Classe D - visão geral - Amp Digital
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Amplificadores Digitais - Classe D - visão geral
O que é um amplificador classe D, princípio de funcionamento e principais características. Revisão das classes mais comuns de amplificadores de áudio.
Seja um apoiador do Electrolab na página do apoia-se!: apoia.se/elect...
Seja um patrono do Electrolab: www.patreon.co...
Inscreva-se no canal aqui: www.youtube.co...
Treinamentos recomendados pelo Electrolab:
LANÇAMENTO:
Curso de Eletrônica completo com Foco na ANÁLISE DE DEFEITOS Telredes! Curso completo, do básico ao avançado. Ideal para quem quer aprender a consertar placas eletrônicas ou montar seus próprios circuitos: bit.ly/3zhZ2VV
CURSOS MUITO SOLICITADOS:
1) Curso de ELETRÔNICA GERAL!!!! Novidade para quem quer aprender eletrônica!! Link:
bit.ly/2EEwetZ
2) Curso online de ELÉTRICA AUTOMOTIVA (com certificado): bit.ly/2mDdF5a
3) Curso de Análise com OSCILOSCÓPIO para reparos em notebooks: go.hotmart.com...
4) Curso Fabricação e Conserto de INVERSORES DE TENSÃO: bit.ly/2QxONpy
5) Curso Técnico em CFTV Express (em 12x sem juros): bit.ly/31xvYKK
CURSOS DE CELULARES E NOTEBOOKS:
1) Curso de Manutenção e conserto de CELULAR: bit.ly/2LHKsBt
2) Curso de Conserto de NOTEBOOK: bit.ly/3coFjtH
OUTROS CURSOS DA ÁREA:
1) Curso de Instalador de Sistema de ENERGIA SOLAR: bit.ly/2oQWrxB
2) INGLÊS do zero em 24 horas: bit.ly/2oZaJgm
#Electrolab #Amplificadores #ClasseD - Наука та технологія
Muito obrigado por essas explicações. Por essas e outras, é que eu jamais vou abandonar meu velho Sansui 9090 DB de 40 anos de idade.
Obrigado Cléo! Ótimo equipamento!!
Trabalho com amplificadores a mais de 20anos foi a explicação mais detalhada e sensata quê vi sobri classes de amplificadores parabéns . Você é fera é obrigado.
Obrigado Anacleto!
Amigo isso é uma aula para não esquecer nunca mais...Muito obrigado!!Sucesso !!
Muito Obrigado José!
Em meio de tanta coisa supérflua nos canais de módulo de potência tem uma verdadeira aula. Valeu o meu garimpo. Sucesso sempre!
Obrigado Maurício! Seja bem vindo ao canal!
excelente aula seu jeito de explicar qualquer leigo aprende parabéns
Obrigado Flavio!
Professor parabéns e muito obrigado por esta super aula que vai ser de grande valia pra mim!!!!! até agora foi a melhor explicação de um classe d!!!! obrigado professor!!! forte abraço!!!
Obrigado Paulo! Abcs.
Esse foi o melhor vídeo que eu vi sobre o assunto. Obrigado por compartilhar conhecimento e informação!
Esse vídeo especificamente explica muito bem o por quê dos Amplificadores Classe D PWM não serem Digitais, e é muito simples entender: os Classe D PWM só fazem Amostragem, mas *não fazem Quantização.*
Vou passar a recomendar sempre esse vídeo para quem quiser saber sobre amp. Classe D. 👍🏻👍🏻👍🏻
Obrigado Gabriel!
Excelente explicação! Tirou todas as minhas dúvidas! Nota 10!👏👏👏
Obrigado Willy! Seja bem vindo ao canal!
É sempre um prazer assistir às suas aulas. Obrigado amigo um abraço
Obrigado Antonio!
Ótima aula. Agora sei sobre classes de amplificadores e suas características. Clique no like. Vlw.
Valeu Evandro!
Que bacana, eu cresci ouvindo música em um sygnus 1400 ab do meu pai e não sabia o pq ele tinha esse nome. Muito bom ter esse conhecimento e passar a frente parabéns pelo conteúdo. E ele ainda usa o mesmo amplificador até hoje!!
Obrigado Ale! Sim, são ótimos amplificadores!
Altamente didático ! Explicação simplificada e eficaz .
Obrigado Glauco!
Sempre tive amplificadores AB no meu carro...qdo decidi trocar por um classe D me arrependi...a solução foi colocar um AB pro stereo e um classe D para o subwoofer, aí sim ficou bom.
Classe D muita distorção e sem agudos principalmente de 10khz pra cima.
É verdade, embora tenham melhorado multo ultimamente, não têm como superar o AB!
Show! Muito do que se falar de verdade sobre esses AMP onde muitas vezes o Market 💰💰💰 tenta distorcer e omitir informações sobre qualidade,em detrimento a💰💰💰💰💰
Obrigado!
Gosto muito de suas vídeos aulas. Tô aprendendo eletrônica e seus vídeos são espetáculares
Obrigado Rodrigo! Bons estudos!
Excelente vídeo, já dei like e os meus agradecimentos.
Obrigado Camilo!
Parabéns amigo.. você é fera...
Obrigado Mercilene!
Muito conhecimento... Que adiquirir nessa aula.
Seja sempre bem vindo ao canal!
top top, eu coloquei no meu carro um classe A pros kits 2 vias, e um digital pro sub, ficou incrivel
Ótimo sistema Gleison!
Muito bom como sempre. Não perco nenhum vídeo desse canal.
Grande abraço.
Obrigado Paulo!
Fala mais sobre essa classe AB professor. E sobre o funcionamento e características dos amplificadores com válvulas. Aula matadora. Vou divulgar o canal e o playlist nos grupos de guitarra que frequento. Vlw.
Sugestão anotada! Obrigado Evandro!
Colocaria o classe A como o melhor em qualidade de som é melhor opção para potência,digamos até +ou- 50w para aqueles que tem o ouvido mais apurado,que percebe diferenças de 2 ou mais instrumentos tocando com timbre diferentes....
Excelente 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigado Luciano!
cara, eu realmente fico feliz quando sai vídeo novo aqui. Eu tenho bastante interesse por amplificadores principalmente os a válvula.
Obrigado André! O feedback de quem assiste é sempre um bom estímulo para continuar produzindo os videos!! Válvula no futuro pode ser um bom tema para falarmos!
Pode não, Com certeza é!!! RsRs Parabéns mais uma vez, pelo belo trabalho!!
Muito bom professor!
Eu particularmente prefiro os classe AB pela sua qualidade e ainda pelo rendimento, melhor ainda quando é um Classe A mas para meu gosto o consumo é excessivo e não vejo um grande ganho assim na qualidade sonora, claro que não sou um adiofilo, mas preso muito pela qualidade.
Já gosto dos classe D se for para fazer Subwoofer, assim podemos fazer um belo filtro na saída sem prejudicar os graves.
Eu montei e modifiquei um amplificador classe AB com saídas mosfets, o som é incrível, fizemos umas comparações com outros dois classe A valvulados, por incrível que pareça o pessoal gostou mais do meu já que com ele conseguíamos mais potência sem distorção comparado com os valvulados que não passavam de 30w.
Obrigado Arnaldo! Sem dúvida, um bom classe AB é imbatível na qualidade!! Mas como você bem colocou, há espaço para todos os tipos, conforme a aplicação!!
Perfeito professor. Muito boa sua explanação. Shooowww.
Obrigado Fabio!
valeu amigo ótima aula.
em questão da parte onde vc fala da diferença de audio entre, classe "D" e AB, posso falar com toda certeza que ouso os dois praticamente todos os dias, tenho uma pequena aparelhagem de som com amplificador "AB" totalizando 2400 wrms e meu irmão tem som alto motivo com amplificador classe "D" totalizando 3500 wrms ja tocamos os dois ao mesmo tempo e a diferença em qualidade de audio e algo impressionante.
Não troco meu AB mesmo ele tendo apenas rendimento 50 a 60% mas que me compensa com mais qualidade em audio.
Obrigado carlos! É verdade, a diferença é notavel. Tanto é que os sistemas highend, em sua maioria, são compostos por amplificadores AB!
Excelente explicação, muito didática e de usos práticos... parabéns
Obrigado Carlos!
Excelente esplanação sobre amplificadores classe D.
Obrigado Albino!
Muito esclarecedor parabéns!
Obrigado!
sou muito grato pela belissima explicaçao doutor!!!!!
Eu que agradeço por assistir Wilson!
Didática sensacional, parabéns.
Obrigado Vitor! Em breve novos videos no canal!
Bom dia parabéns pelo vídeo. O ruim hoje em dia o que é colocado no mercado amplificadores com uma potência absurda ( sem levar em conta as mentiras dos fabricantes dos aparelhos de hoje) aí se usa alto falantes também muito potentes, só que isso não se traduz em eficiência, alto falantes que exigem uma potência enorme para serem excitados onde no passado os alto falantes faziam o mesmo trabalho com bem menos potência, e no ouvido humano esse ganho de potência não tem percepção. E quem gosta de MÚSICA para montar um set de aparelhos até tem de levar em conta o resultado do casamento de todo set, tenho um amplificador bem potente, mas é usado muito abaixo da sua potência , mas uso alto falantes muito sensíveis onde com pouca potência mostra grande eficiência, na minha opinião quem gosta de música não usa os classe D nem para sub.
Obrigado! Muito bem colocada a questão dos falantes, concordo totalmente com a tese!!!
Realmente, seus vídeos são ótimos, uma qualidade imensa. Obrigado pela informação e a maneira de explicar as coisas :) Continue com os vídeos cara, mas não pare por favor KKK
Obrigado Liet!!!
muito obrigado pela aula muito boa ,valeu por compartilhar seu conhecimento
Obrigado Carlos! Em breve novos videos no canal!!
Excelente explanação
Obrigado Ramon!
Cara, muito show... Estou vendo todos os seu videos e não me canso rsrs, acho que vou começar a baixa-los pro meu PC. Vai que o youtube sai fora do ar kkkkkkk.
Rsrsr, Obrigado Tiago!!
Vídeo bem interessante! 👍🏻👍
Obrigado Ellen!
parabéns, muito boa explicação, obrigado por compartilhar o conhecimento.
Obrigado Vega!
Meu sony LBT N555AV tem 28 anos acredito que seja ab. É 3 transistor STK4152. Tem um consumo de 350w e uma potencia de saida de 150 rms. Tenho um LG com saida digital de 350w rms com consumo de 60w e posso afirmar que meu sony embora tenha bem menos potencia na realidade tem um audio muito mais prazeroso de ouvir. Sao 7 alto falantes ao todo. 2 sub woofer, 2 falantes de medias frequencias e 3 para sondround
Ótimos equipamentos, mas com relação ao LG, a potência não pode ser RMS, pois essa é sempre menor que a potência de consumo. É impossível criar energia do nada, se consome 60W, a potência, mesmo que seja um eficiente classe D, será sempre menor que 60W RMS. Qualquer valor diferente disso tem outra unidade. Como pmpo, pihf, etc.
Vdd mesmo pois se eu tenho um consumo de 60w em um amplificador de exemplo 90% de eficiencia a potencia real de saida ficaria em 54w. Nao sei que conta a LG usa pois na parte traseira esta escrito "audio out 350w RMS, consumo: 110-240V 50~60 hz 60w"@@Electrolab-Eletronica
Isso seria a propaganda enganosa, não é à toa que tem uns produtos no mercado que prometem centenas e até milhares de Watts, consumindo 1/10 disso.
Parabéns meu amigo você deu um show na sua explicação.
Muito obrigado Odair! Em breve novos videos!
uso classe D no meu PA e a qualidade é incrível, tanto graves como, médios e agudos, dá marca Dclass, muito top!!!!!
O fabricantes têm melhorado muito a qualidade dos classe D. A questão fica realmente na medida da distorção nas altas frequências, que ainda está elevada em relação aos de outras classes.
Os meus tocam com uma qualidade muito similar, Dclass é top!...
Excelente explicação, bem objetiva.
Obrigado João!
Gostei bastante do vídeo. Com relação a distorção em alta freq. do classe D, hoje em dia a maioria dos clas. D trabalham tranquilamente na banda de áudio. O que me incomoda um pouco nessa classe é o uso de indutor para "converter" a onda quadrada em senoidal.
Obrigado Igor! É verdade eles recentemente evoluiram bastante e atuam bem de 20Hz a 20Khz para a maioria das aplicações, mas o fato é que exatamente por conta dos filtro passa baixa (e seus indutores), embora reproduzam a banda inteira de audio, não têm linearidade em toda a banda e por isso acabam por ter um sinal na saída com uma distorção mais elevada que a classe AB (por ex.) nas altas frequências, principalmente em altas potências. Outro fato é que ele também tem inúmeras vantagens e por isso está cada vez mais em uso no mercado!
Eu não diria isso🤔 amp bom não vai só a 20khz deve ir á 4o 80 ou mais é ter linearidade de resposta ,menor desvio de fase,não comprometer os harmônicos,ter alta velocidade....mas classe D tem sim melhorado e ser útil em aplicações onde se quer eficiência energética,mais leve,menor dissipação de calor...👀👍
Amigo, muito boa a tuaexplicação, excelente. E foi bom rever os conceitos. Muito obrigado.
Obrigado Renato! Em breve novos videos no canal!
Rapaz, q aula. Parabéns. Muito bom
Obrigado!
Eu tinha a Rokit G3 e comprei o modelo G4 achando que fosse melhor. Percebi uma grande diferença no som, infelizmente pra pior, um som meio sem vida... aí pesquisando descobri que o modelo G3 usa o TDA7294 (Classe AB) e o modelo G4 é Classe D, realmente é uma diferença perceptível. Resultado: vendi os monitores G4 e voltei para o G3.
Fez bem Junior, em muitos casos a diferença é perceptível.
@@Electrolab-Eletronica , obrigado pelo conteúdo, já aprendi muita coisa aqui no canal 🙏🏻 Um abraço!
MUITO BOM, TODOS OS DETALHES MUITO BEM EXPLICADO.
PARABENS!!!!!!!
Obrigado Elvis!
Ótima aula professor
Obrigado Rovilson! Em breve novos videos no canal!
A explicação é muito esclarecedora
Obrigado Francisco!
Legal a explicação, parabéns pela didática.
Obrigado Osvaldimar!
Eu aqui acreditando que o classe AB entregava aproximadamente 60% com 0,00.1 de distorção. acredito que você tenha falado em relação a media. muito bom o video Parabéns.
Olá Lucas, esse é o valor teórico médio, podendo variar um pouco. Já a distroção depende de inúmeros outros fatores e pode variar muito de circuito para circuito.
Obrigado, seu canal é muito bom excelente conteúdo.
ótima aula! Pelo que vi esse amp. digital vai muito bem na caixa cubo para o instrumento contra baixo por causa de sua baixa frequenquencia
Obrigado Antônio! Positivo, para graves, é um ótimo amplificador!
Grande aula,parabéns.
Obrigado Marcelo!
Ótima explicação entendi 100%.
Obrigado Daniel! Em breve novos videos no canal!
Sensacional a explicação. Parabens
Obrigado Rafael!!
Obrigado pela aula.
Obrigado Marcelo! Em breve novos vídeos no canal!
Sou fã do seu canal! Parabéns pelo vídeo. Não sei se já tem algum vídeo seu falando ou fazendo uma comparação entre os amplificadores de áudio à válvula e os transistorizados. Levando em consideração a fidelidade e também a potencia, qual dos dois é o melhor? Grande abraço!!
Obrigado Flavio! Não tenho um vídeo sobre esse assunto, que por sinal é polêmico, mas anotei a sugestão. Abcs!
@@Electrolab-Eletronica É muito polêmico, mesmo. Existe uma galera, principalmente os audiófilo, que dizem que o som dos amplificadores valvulados possuem uma fidelidade e pureza de som superior aos transistorizados, outros falam ao contrario.
Isso mesmo!!
Parabéns vc é bom no que faz, obg
Obrigado Sandro!
Cara, to muito feliz em ter achado seu canal, tem vários ai porém com pouca informação técnica, poucos dados, pouca didática e eu diria inclusive algumas inverdades, já assisti uma pregada de vídeos seus e to muito satisfeito com o conteúdo de todos eles.... parabéns pelo canal.
confio tanto no seu conhecimento que ja do joinha antes de iniciar os vídeos, parabéns mais uma vez!
Rsrsr, Obrigado Augusto! Em breve novos videos no canal!
Como sempre uma excelente explicação.
Obrigado Leandro!
Boa e útil a explanação...Grato
Obrigado Alessandro!
Olá Prof. boa aula
Olá José Carlos, Obrigado!
mais um xecelente trabalho..obrigado.
Obrigado Francisco!
É justamente devido a estas características mencionadas, que esta classe de amplificadores vem sendo largamente empregadas como elemento de potência no âmbito automotivo. Onde baixo consumo e máximo rendimento são itens requeridos.
Perfeito Technical Lab! Além disso têm um custo interessante pela potência que entregam!
Exatamente!
Muito explicado !, tirei minha duvida . Obrigado!
Obrigado Orly! Em breve novos videos no canal!
ótima apresentação! super bem explicado
Obrigado Eriston! Em breve novos videos no canal!
excelente aula!! show!!!
Obrigado Marcelo!
Excelente materia...!! Parabéns...!! Agnaldo
Obrigado Agnaldo! Em breve novos vídeos no canal!
Muito bom o conteúdo e a didática.
Uso em amplificadores de contrabaixo. Me atende 100%, até porque o sinal pra mesa vai por DI. Pelo que entendi os guitarristas se beneficiam menos, pela distorção nas frequências mais altas. Isso?
Obrigado André! Para baixos é muito bom, pois têm ótimo desempenho nessa frequências! Há modelos atuais que podem ser usados em qualquer caso, pois reduziram significativamente os ruídos nas frequências mais altas.
Ótima aula!!!
Obrigado Rafael!
Ótimo material. Eu não sabia sobre a distorção nos classe D. Curioso é que os alto-falantes produzem distorções bastante elevadas, mas creio que é semelhante a distorção das válvulas, harmônicos pares, agradável aos ouvidos, aquele harmônico que o guitarrista busca para enriquecer o som xoxo da guitarra de corpo sólido. No final temos a distorção do bem e a distorção do mal.
Obrigado Mauro! Sim, é verdade, mas a do classe D estaria na classificação da distorção do mau.
Meus parabéns pelo vídeo
Obrigado David!
manja muito.explica para os leigos como eu o que e DB a oitava.
Obrigado Junior! Veja este vídeo do canal, que tem uma explicação sobre dB e oitava: ua-cam.com/video/_Sz0pohcBvo/v-deo.html
A gente que agradece por vc passa um pouco do seu conhecimento.
Ótimo vide-o. Este tipo de modulação é o SPWM ou Senoidal Modulação Por Largura De Pulso
Obrigado!
explicou extremamente bem ,muito obrigado!
Obrigado Daniel! Em breve novos videos no canal!
grato, ja assinei o canal! faz um favor amigo, olha a especificação desse amplificador classe d www.soundigital.com.br/assets/manual-sd3000.1d-evo.pdf o thd+n dele foi calculado com ruido rosa abrangendo todas as frequencias ali no caso de 100hz a 15khz, dai fizeram a media de todas? ou escolheram uma em especifico que nao foi citada no manual? pq esse thd+n ta parecido com um ab, grato pela atenção
Olá Daniel, embora o fabricante não informe o método da medida, há um gráfico mostrando a THD + N versus frequência e a distorção só é baixa em frequências abaixo de 1K, chegando a 0,75% em frequências mais altas. Depois ele aponta que 0,1% foi medido à potência máxima em 100Hz, o que é esperado para classe D de boa qualidade.
@@Electrolab-Eletronica Bom dia, vi que essa resposta é de 2 anos atrás, por gentileza para que eu como leigo possa entender, hoje se aplica essa ineficiência em alto thd acima de 1khz dos classe D ? existe um marketing sobre a evolução nesses produtos de 2018/19, grato :
soundigital.com.br/produtos/1200-4d-evo/
Olá Daniel, creio que estão melhorando a questão da THD. Muitos aprovam o uso, mas entre os audiófilos ainda estaria muito longe da qualidade de um AB. Como não fiz testes nesses modelos mais atuais, não poderia confirmar se é uma questão somente de marketing ou se os valores indicados são reais. Mas é fato que os projetistas estão investindo tempo em aprimorar os amplificadores classe D (e similares), pois a eficiência energética é infinitamente melhor que as demais classes.
Excelente vídeo aula!
Obrigado Lisandro!
parabéns cara boa aula dos estágios do amplificador classe D, mais a grande sacada er ? sabendo q os fets estão totalmente abertos e fechados conforme o gerador de onda quadrada esta sempre ativo e manda sinal constante para os drivers e os drivers para os fets de potencia isso acontece mesmo com ausencia de sinal na entrada de áudio!!! como é feita a distribuição de potencia na carga? uma dica , são dois fets q (controlam) a distribuição da potencia na carga , se a alimentação for de 50+50 e colocarmos a ponta de prova no ponto GND e o outra na saída do (fet 1) teremos uma tenção de +50 , e na saída do (fet 2) teremos -50v , poque a carga não recebe essa tenção ja que os fets estão ligando e deligando em uma frequencia de 33khz???????????
Obrigado Edu! Não sei se entendi bem sua questão, mas de qualquer forma, os amplificadores não geram o PWM sem sinal na entrada, o que deixaria os MOSFETs em corte, na ausência de sinal de audio.
ola Electrolab bom canal gostei muito estou escrito, eu achava isso tbm que os MOSFETs ficavam em estado de corte na ausencia de audio mais n e o que acontece o PWM esta sempre constante com sua frequencia 33kKHz e o período de sua onda é constante ate segunda ordem q é a aplicação do sinal na entrada , ai sim o período vai oscilar mais a frequencia d pico sera a msm . ainda n vou dar a resposta da grande sacada dessa pergunta.....
Veleu Edu, com tempo, vou confirmar também essa informação. Pois em um dos projetos que analisei, o PWM desligava sem audio. Pode ser que haja outros diferentes.
pode ser q sim, mais n teria porque o projetista acrescenta um circuito q verificasse a presença d audio e com isso liga ou desliga o circuito gerador de onda (dente d serra) , isso iria eleva o custo de montagem sem necessidade porque os MOSFETs so entram em atrito com a carga quando o período dos sinais de onda quadrada tem alterações (+)
otima esplicação
Obrigado Ybson!!
Muito boa a explicação, como sempre. Gostaria de tirar uma dúvida, você disse que os indutores tem alta impedância em frequências altas e o capacitor em frequências baixas, no caso esse filtro iria barrar primeiro as frequências altas e depois as baixas não? Porém, vc menciona que os capacitores filtram o resíduo de frequências altas, fiquei confuso com essa parte, poderia esclarecer por gentileza?
Agradecido !!
Olá Matheus! Depende da posição do componente, por exemplo um capacitor em paralelo com a linha, desvia as altas frequências para o terra e assim atua como filtro. Se ele estiver em série, deixaria passar as altas e barraria o nível DC e as baixas. O indutor, de forma oposta faria o mesmo.
Parabéns pela bela aula ... Muito bom
Obrigado Ednilson!!
Olá, gostei muito do vídeo e surgiu uma dúvida. Quando perguntei ao meu professor sobre como eu poderia enviar uma frequência alta para tal amplificador (que seria o AB) e uma baixa para outro amplificador ( qur seria o D) ele me falou que necessito de um filtro capacitivo. Você poderia fazer um vídeo explicando sobre o filtro e como eu posso montar ele para enviar a frequência certa para cada amplificador?
Obrigado Luan, o que você precisa é um filtro chamado de crossover. Um video com esse assunto está na lista, mas antes disso, recomendo pesquisar esse nome de filtro, que você encontrará bastante material na net!
Muito obrigado!
Mais para quem ouve funk isso é indiferente .qualidade não importa até um amplificador sem filtro algum serve .Bela aula
É verdade Marcos, cada um com seu gosto!
Obrigado pela explicação. Gostaria de perguntar e se é possivel que o senhor me responda aqui ou até faça um video explicando expecificamente como os amplificadores classe D profissionais da yamaha funcionam no site deles não é explicado muito bem e tenho muita curiosidade de saber principalmente na linha tn series que é feita para shows.tenho esse amplificador em minha casa e não tenho o que reclamar é otimo. qualidade que nunca vi na vida e muita potencia essa linha fica estavel em 2ohms e em seu amp mais forte (t5n) aplica 2500w rms por canal .
Olá Gabriel! Infelizmente não tenho disponíveis esses modelos de amplificador para poder detalhar sobre eles, mas anotei a sugestão.
ótimo vídeo em bem explicado gostei mesmo
Obrigado David! Em breve novos videos no canal!
bem explicado show de bola ...
Obrigado Davy, em breve novos videos no canal!
Boa aula queria saber sobre Amplificadores ab com saídas monsfetes eu achei mais resistente que o ab
Parabêns pela aula
Obrigado Julio!
muito bom obrigado
Obrigado tesla!!
Tenho um classe D importado marca DC Audio (3500 Watts RMS) excelente porém é para graves e subgraves.. resposta entre 10HZ e 250Hz. Já existe faz algum tempo linhas de alta qualidade seja híbridas ou classe D.. porém vai passar fácil os 4 dígitos (Em dólares)
Pois é, aí nesse caso, vem o peso dos classe AB highend na mesma faixa de preço. Mercado disputado!
Bom dia Amigo. Poderias fazer um video sobre amplificadores high end? Parabens pelo Video de Amplificadores classe D.
Bom dia Cristian! Uma boa sugestão, vou colocar na lista. Obrigado!
o clase AB (no mundo automotivo) seria aqueles modulos de fio (sem entradas rca) antigos (tojo e varios corzus) ?
lembro que eram chamados tbm de modulos tipo booster
É possível Felipe, se forem das décadas de 80 e 90 certamente são A/B.
Eu fabrico amp classe D, são muito bons, não vejo tanta diferença no ab, que fabrico também, o criador do vídeo não deve saber, mas a empresa iniciou a fabricação do classe D foi a Infinty System norte americana na década de 70.
O classe D na verdade é analógico também, só que usa a modulação.
Olá amigo! Embora eu não seja um audiófilo, que certamente citaria uma dezena de diferenças entre AB e D, fico apenas com a mais clássica, que são as medições de THD, especialmente nas frequências mais elevadas. Eu comento no video que o classe D, embora seja chamado por alguns de digital, não tem nenhum sentido ter recebido essa denominação. Sobre a origem, já conhecia o desenho de amplificador por modulação PWM, desde as aulas de eletrônica 3, no curso de engenharia, na década de 80.
Somos contemporâneos então, entrei na FEI em 1988 onde fiz engenharia eletrônica, seus vídeos são excelentes, parabéns.
Sem dúvida! Bons tempos aqueles! Obrigado amigo!
Isso é verdade, nunca instalei um classeD que fosse melhor que AB, so ganha na potencia mesmo e com mais de 10% de thd....
Verdade Maria Ines!
linha ab som sai limpo sem perdas sem distorcao usar inversor tocando risco fritar muito alto.
Ótimo! Sem enrolação vc consegue explicar com muita eficiência. Comprei um sub com 500w mais quando fui ver era somente 320w, da pra usar mais não é muito satisfatório. tem como trocar a placa de amplicação pra 1000W?
Obrigado Carlos! Normalmente não é possível trocar somente a placa, pois a alimentação também deve mudar nesses casos e geralmente não vale a pena. Melhor vender e comprar outro.
Obg
amplificadores classe D por mais tecnologia que tenha jamais vai ter a fidelidade de áudio de um amplificador convencional ,ainda tem gente que insiste nesta porcaria de classe D.
Muito bom! Show a explicação.
Obrigado Erisson!
Eletrolab faz um amplificador classe D com componetes simples por exemplo 555 combina com outros tipo a quele amplificador de fim de semana afins didáticos
Anotado Rodrigo!
Como chegar num nível desse de conhecimento?
Essa área é muito vasta e isso que a torna fascinante! Nunca teremos conhecimento suficiente, então o estudo permanente e o interesse pelo assunto são fundamentais para termos algum resultado. Desde autodidatas, como em cursos formais de engenharia, são muitos os caminhos para o objetivo! Bons estudos!
@@Electrolab-Eletronica Parabéns por esse conteúdo, amigo. Por tornar o mundo ainda mais fascinante com o conhecimento da eletrônica.
Obrigado!!
Que aula em! 💫✨👏✨
Valeu Alberty!