Morei entre 1973 e 2003 nesse prédio, praticamente nasci nele. Conheci o Sr. Pedro Filomeno, muito amigo do meu pai, assim como o filho dele, seu Chico Filomeno (se a memória não me falha). A família era dona de quase toda a jacarecanga, lembro muito bem de ir pagar o aluguel com meu pai várias vezes na casa de um deles na década de 70 e 80, em um casarão perto do Liceu. As fotos me trazem muitas lembranças, a barbearia era do seu Raimundo, onde cortei muito o cabelo, a foto do rapaz da recepção eu conheci, só não lembro o nome. Nos domingos a gente comprava a marmita no restaurante do hotel, em uma das esquinas ficava a farmácia do seu Edmundo… muitas saudades. Depois da morte do Pedro Filomeno o prédio passou para os filhos, acho que o Sr. Chico era o que ficou com o hotel e mais apartamentos e que passou aos filhos. No final dos anos 90 quem administrava era um chamado Alexandre Filomeno, que, acho. Era dono da maior parte e filho do Sr. Chico, sendo que era o síndico. Depois que me mudei não tive mais contato.
@@CanalrafaelgamaAté onde eu sei, sim. Lá também ficava as industrias têxteis da familia, onde hoje fica o centro fashion havia uma fabrica de redes da familia.
Os governantes de Fortaleza e também os empresários da construção civil nunca respeitaram a memória da cidade. A cada dia vivemos sem árvores, asfaltos super quente tornando nossa capital insuportável. Comparando a cidade mais antiga com a atual Fortaleza, a do passado era mais linda.
O que não faltou foi projeto para revitalizar o Ed. São Pedro e saudosista que atrapalhava por que o interior do prédio deveria ser preservado integralmente em vez de ser modernizado.
Boa noite Dr Mais um predio ao chão Essa é a nossa politica com seus politicos que de cultura não entender nada só entendem de uma coisa, impostos, impostos e imposto que é para ter o seu ha disso sim eles entendem.
Entendo que a demolição é inevitável. A reconstrução era difícil e havia risco real de desmoronamento . O problema que o processo de tombamento foi lento e burocrático. Houve tempo para salvar o edifício, mas interesses escusos e não permitiram. No final, perde a cidade um patrimônio riquíssimo e fica um terreno valorizadissimo para os herdeiros.
O grande problema do Brasil de resume nessa frase: É melhor previnir do que remediar ❗ Imagina se todo aquele patrimônio histórico e cultural de Roma, por ex, fosse aqui ... Já estaria no chão 😭😭😭😭😭
Excelente resgate histórico. Existe uma distância muito grande entre o patrimônio cultural e a população. A memória histórico da cidade está se esvaindo sem preocupação das autoridades... Abraço...
Esse predio são eu tem 74 ano se fosse pra cair ele já tinha caído então na minha opinião era pra ser um reforma no prédio ele é um patrimônio público ...
Discordo do nosso amigo, quando disse que é muito custoso a reforma do prédio. Acho que caro é pagarmos uma alta taxa tributária, emendas parlamentares e regalias dos três poderes.
Os grande marcos da antiga Praia de Iracema vão aos poucos sumindo, Lido e Colégio São Pedro já não existem mais, o Edifício SAO PEDRO em breve também não, ainda temos a Igreja de São Pedro, o Estoril, o espigão e as pontes... mas até quando?
Quando o hotel encerrou suas atividades? Em Recife o Hotel Boa Viagem foi demolido, infelizmente! Agora o Edifício Holiday, um marco na arquitetura da cidade será leiloado em breve, vamos ver se vão restaurar ou demolir depois!
10 місяців тому+2
O hotel (Iracema Plaza) funcionou desde 1951 até 1970.
@o Iracema funcionou até os anos 1980, eu nasci em 1973 e lembro bem de frequentar o saguão do hotel e de ir a festas de ano novo e natal lá, lembro de ver artistas que se hospedavam lá, inclusive uma vez vi a Lilian Lemmertz, falecida mãe da Júlia Lemmertz, lá, entre outros.
Lamentável a demolição do edifício São Pedro, considerando seu significado histórico para Fortaleza. Entretanto, entendo essa medida providencial, de vez que o prédio foi avaliado com alto risco de desabamento, por conta da precariedade das atuais condições estruturais do mesmo. O pior, então, poderia acontecer, resultando em uma deplorável tragédia. Decisão de louvável critério previdente.
Até a época que me mudei (2004), sim. Tanto do hotel quanto da maioria dos apartamentos, inclusive na entrada da beira mar os apartamentos todos acima do terceiro andar estavam fechados e eram de propriedade deles.
É claro que dizem que não pode der restaurado pois eles querem derrubar e fazer mais prédio na orla da praia. A beira tá parecendo uma selva de pedra 🙄
Quem tenta preservar tudo acaba sem preservar nada. Todos os projetos consistiam em preservar a fachada integralmente enquanto o interior seria modernizado, mas alguns ispicialistas do Iphan e outros saudosistas acham que o todo o prédio deve ser todo preservado sem nenhuma modernização, o que acabou destruindo todo o prédio.
Eu pensei nisso no dia que vi o documentário do castelo da praça da ceart. Tipo, estamos apenas nos apegando a construções feitas por homens ricos? Sei lá, era só um hotel. No caso do castelo lá pelo menos funcionou pra benfeitorias, como no tratamento de malária. O hotel… nada.
10 місяців тому+2
O São Pedro também foi moradia de várias famílias, que não eram ricas e que tiveram suas histórias escritas por lá desde 1970, quando o hotel fechou.
Eu também adoro falar coisas sem saber. Preguiça de pesquisar. Mas, infelizmente eu sei que não era hotel. Era apartamento e hotel. Hotel era herança deixada por Pedro (por isso o nome) Philomeno para o filho homem. Sr. Chico Philomeno. Que deixou para os seus filhos irresponsáveis e ganaciosos. A filha era a única que tinha cérebro. Os apartamentos nas laterais, ficou de herança para as filhas mulheres. Que venderam alguns. Então. Existe história. Muitas. Inclusive existe um documentário chamado Lastro - Memória do Ed São Pedro. De Rebeca Prado. Entre outras filmagens. Mas, eu prefiro falar qualquer merda e criticar o capitalismo. 😵
Uma sugestão que dou para quem tem saudades do São Pedro e fazer uma replica moderna com matérias mais duráveis e moderna tecnologia de estrutura, elétrica, hidráulica e sanitária a exemplo da replica da igreja matriz que ficou perfeita na cidade de Nova Jaguaribara. Fica a dica !!!
Pior que segundo a matéria do G1 Ceará, não tem mais como restaurar. Eles tentaram restaurar e tombar, mas o prédio oferece risco real. E eu sou um fiel oposição à esquerda que eles não fazem nada, só nos tiram.
Estado é lindo pra "tombar", mas quer que o proprietário faça, que o proprietário banque. Os Philomeno apresentaram dois projetos diferentes, incluindo a restauração da fachada e uma torre no miolo. Vetaram. Aí é osso, o Estado não fez absolutamente nada e nessas idas e vindas de tombamento, se perdeu pelo menos uma década, aumentando a deterioração do imóvel. Se era de interesse "restaurar", pq nunca tentaram desapropriar o imóvel? Pq o estado nao queria esse custo, só propaganda, só conversa. A prefeitura vai demolir e além de cobrar (o que eu concordo), vai culpar todo mundo, como se também não fosse culpa da omissão dela.
concordo em tudo com tuas palavras. aqui no meu canal eu falo sobre histórias do ceará também, e gosto de debater certas situações contra o poder público@@NatanOliveira767
e o pior que mais cedo ou mais tarde é oque vai acontecer com muitos prédios em Fortaleza. eu morei ali no Bagattele que são dois prédios em frente bnb ali da santos dumont, eles tão intáctos, os dois prédios são desde 1976, os mais antigos tem que ter mais cuidado pra evitar isso tudo, hoje em dia até os novos tão vindo com material meio que 2 linha infelizmente.@@antonio.martins
Inúmeros proprietários de apartamentos das entradas da Ararius e da Bejra Mar, mas os proprietários majoritários são os herdeiros da família Filomeno Gomes, que possuem vários apartamentos e a parte do hotel. Inclusive grande parte dos apartamentos eram dos herdeiros que viviam do aluguel deles.
Tem que demolir mesmo , o povo tem que parar de frescura, um prédio desse a qualquer momento iria desabar ceifando vidas de inocentes ,uma tragédia anunciada, aí se acontecesse , os mesmo mimizentos iriam criticar falando" por que não foi demolido para evitar essa tragédia" , talvez essa é a única coisa certa que essa gestão está fazendo
Tudo muito interessante, tem história, mas sejamos francos valor arquitetônico o prédio não tem é um tipo art deco Kirtch, feio. Tem valor sentimental para a cidade sim. Vale ou valia preservar? Não acho, gastar-se-ia montes de dinheiro público num trambolho sem serventia. Vale muito mais para a cidade transformar o local numa praça bonita.
Morei entre 1973 e 2003 nesse prédio, praticamente nasci nele.
Conheci o Sr. Pedro Filomeno, muito amigo do meu pai, assim como o filho dele, seu Chico Filomeno (se a memória não me falha).
A família era dona de quase toda a jacarecanga, lembro muito bem de ir pagar o aluguel com meu pai várias vezes na casa de um deles na década de 70 e 80, em um casarão perto do Liceu.
As fotos me trazem muitas lembranças, a barbearia era do seu Raimundo, onde cortei muito o cabelo, a foto do rapaz da recepção eu conheci, só não lembro o nome.
Nos domingos a gente comprava a marmita no restaurante do hotel, em uma das esquinas ficava a farmácia do seu Edmundo… muitas saudades.
Depois da morte do Pedro Filomeno o prédio passou para os filhos, acho que o Sr. Chico era o que ficou com o hotel e mais apartamentos e que passou aos filhos.
No final dos anos 90 quem administrava era um chamado Alexandre Filomeno, que, acho. Era dono da maior parte e filho do Sr. Chico, sendo que era o síndico.
Depois que me mudei não tive mais contato.
a avenida filomeno gomes ali no jacarecanga é em homenagem a ele e familia ?
@@CanalrafaelgamaAté onde eu sei, sim. Lá também ficava as industrias têxteis da familia, onde hoje fica o centro fashion havia uma fabrica de redes da familia.
hummm obg@@antonio.martins
Lamentável essa demolição, parabéns pelas imagens, aí vai mais um pedaço da história de Fortaleza.
Icônico, lindo, marcante!
Realmente uma tristeza pra história da cidade essa demolição.
Se aqui tivesse pirâmides já teriam sido demolidos para construir cubos de moradias
Os governantes de Fortaleza e também os empresários da construção civil nunca respeitaram a memória da cidade. A cada dia vivemos sem árvores, asfaltos super quente tornando nossa capital insuportável. Comparando a cidade mais antiga com a atual Fortaleza, a do passado era mais linda.
O que não faltou foi projeto para revitalizar o Ed. São Pedro e saudosista que atrapalhava por que o interior do prédio deveria ser preservado integralmente em vez de ser modernizado.
Boa noite Dr
Mais um predio ao chão
Essa é a nossa politica com seus politicos que de cultura não entender nada só entendem de uma coisa, impostos, impostos e imposto que é para ter o seu ha disso sim eles entendem.
Entendo que a demolição é inevitável. A reconstrução era difícil e havia risco real de desmoronamento . O problema que o processo de tombamento foi lento e burocrático. Houve tempo para salvar o edifício, mas interesses escusos e não permitiram. No final, perde a cidade um patrimônio riquíssimo e fica um terreno valorizadissimo para os herdeiros.
O grande problema do Brasil de resume nessa frase: É melhor previnir do que remediar ❗
Imagina se todo aquele patrimônio histórico e cultural de Roma, por ex, fosse aqui ... Já estaria no chão 😭😭😭😭😭
Vdd Paulo.
Excelente resgate histórico. Existe uma distância muito grande entre o patrimônio cultural e a população. A memória histórico da cidade está se esvaindo sem preocupação das autoridades...
Abraço...
Me deu tanta pena . Era lindo😢
Caro é sustentar com impostos insuportáveis políticos e juizes que não produzem nada de bom para o povo.
Gosto muito dos seus vídeos. Sugiro que olhe pra câmera quando gravar no escritório
Fortaleza não tem compromisso com sua historia. isso é fato.
Poxa
Q pena
desde a hora q
Soube q vai ser demolido
Muito me entristeci
e realmente
Muito trizte...
Esse predio são eu tem 74 ano se fosse pra cair ele já tinha caído então na minha opinião era pra ser um reforma no prédio ele é um patrimônio público ...
Discordo do nosso amigo, quando disse que é muito custoso a reforma do prédio. Acho que caro é pagarmos uma alta taxa tributária, emendas parlamentares e regalias dos três poderes.
A afirmação de que a reforma sairia muito dispendiosa, foi dos engenheiros da UFC.
Os grande marcos da antiga Praia de Iracema vão aos poucos sumindo, Lido e Colégio São Pedro já não existem mais, o Edifício SAO PEDRO em breve também não, ainda temos a Igreja de São Pedro, o Estoril, o espigão e as pontes... mas até quando?
Esse trecho da praia de iracema está praticamente morta.
Se estivesse morta. Estaria melhor. Mas está cheia de mendigos e pirangueiros da praia dos cruchs. O tráfico tomou conta da Praia.
Se é Copacabana palace de Fortaleza então demolir seria igual demolir Copacabana palace la no Rio. Não consigo imaginar eles fazerem isso
Muito boa a matéria parabéns
UM NOVO EDF COM 50 ANDARES ?. MÃOS AO ALTO...
Ótimo vídeo !
E assim a nossa história vai ficando só na lembrança e em alguns arquivos de vídeos e fotografias . Uma pena isso acontecer.
Boa tarde!
Quando o hotel encerrou suas atividades? Em Recife o Hotel Boa Viagem foi demolido, infelizmente! Agora o Edifício Holiday, um marco na arquitetura da cidade será leiloado em breve, vamos ver se vão restaurar ou demolir depois!
O hotel (Iracema Plaza) funcionou desde 1951 até 1970.
@o Iracema funcionou até os anos 1980, eu nasci em 1973 e lembro bem de frequentar o saguão do hotel e de ir a festas de ano novo e natal lá, lembro de ver artistas que se hospedavam lá, inclusive uma vez vi a Lilian Lemmertz, falecida mãe da Júlia Lemmertz, lá, entre outros.
Não foi só o prédio do hotel que foi demolido e sim toda cidade. Foi a ordem da expansão prá transferir as pessoas prá essa fortaleza de hoje
Triste notícia 😢
Vamos falar da fortaleza do passado mas explicar que era em outro lugar muito distante era aqui na região de granja ceará sou Adeodato Fontenelle
Muito triste
Lamentável a demolição do edifício São Pedro, considerando seu significado histórico para Fortaleza. Entretanto, entendo essa medida providencial, de vez que o prédio foi avaliado com alto risco de desabamento, por conta da precariedade das atuais condições estruturais do mesmo. O pior, então, poderia acontecer, resultando em uma deplorável tragédia. Decisão de louvável critério previdente.
Seria realmente triste se o edifício tivesse como ser restaurado. Mas há como construir outro com arquitetura inspirada no antigo Ed. São Pedro.
Deveriam fazer outro igual no mesmo lugar
Os proprietarios ainda são da familia Philomeno Gomes?
Até a época que me mudei (2004), sim. Tanto do hotel quanto da maioria dos apartamentos, inclusive na entrada da beira mar os apartamentos todos acima do terceiro andar estavam fechados e eram de propriedade deles.
É claro que dizem que não pode der restaurado pois eles querem derrubar e fazer mais prédio na orla da praia. A beira tá parecendo uma selva de pedra 🙄
Quem tenta preservar tudo acaba sem preservar nada. Todos os projetos consistiam em preservar a fachada integralmente enquanto o interior seria modernizado, mas alguns ispicialistas do Iphan e outros saudosistas acham que o todo o prédio deve ser todo preservado sem nenhuma modernização, o que acabou destruindo todo o prédio.
Até que enfim vão demolir,assim evita uma futura tragédia.
Eu pensei nisso no dia que vi o documentário do castelo da praça da ceart. Tipo, estamos apenas nos apegando a construções feitas por homens ricos? Sei lá, era só um hotel. No caso do castelo lá pelo menos funcionou pra benfeitorias, como no tratamento de malária. O hotel… nada.
O São Pedro também foi moradia de várias famílias, que não eram ricas e que tiveram suas histórias escritas por lá desde 1970, quando o hotel fechou.
Eu também adoro falar coisas sem saber. Preguiça de pesquisar. Mas, infelizmente eu sei que não era hotel. Era apartamento e hotel. Hotel era herança deixada por Pedro (por isso o nome) Philomeno para o filho homem. Sr. Chico Philomeno. Que deixou para os seus filhos irresponsáveis e ganaciosos. A filha era a única que tinha cérebro. Os apartamentos nas laterais, ficou de herança para as filhas mulheres. Que venderam alguns. Então. Existe história. Muitas. Inclusive existe um documentário chamado Lastro - Memória do Ed São Pedro. De Rebeca Prado. Entre outras filmagens. Mas, eu prefiro falar qualquer merda e criticar o capitalismo. 😵
@isso mesmo, havia dois anexos residenciais, um com entrada pela Ararius e outro pela Beira Mar. O hotel ficava no meio com entrada pela beira mar.
Infelizmente ele está MUITO PODRE é melhor derrubar ele mesmo triste 😢 😢 eu trabalho no prédio no outro lado da rua onde estão ajeitando a rua .
Até quê enfim,se não recupera tem que demolir, demorou igual ao navio.😊Como estava não devia continuar, tombamento é uma falácia.
FORÇAS OCULTAS, DUELA A QUEM DUELA: JÂNIO QUADROS...
Vão construir uma assembleia no lugar...😮😮😮
Essa demolição tem que ser embargada!
Uma sugestão que dou para quem tem saudades do São Pedro e fazer uma replica moderna com matérias mais duráveis e moderna tecnologia de estrutura, elétrica, hidráulica e sanitária a exemplo da replica da igreja matriz que ficou perfeita na cidade de Nova Jaguaribara. Fica a dica !!!
MISTERIOSOS INTERESSES FINANCEIROS .MÃOS AO ALTO...
ADIANTARIA, O PREFEITO SER ARQUITETO OU ENG CIVIL ?. NÃO... MÃOS AO ALTO...
Tem que preservar ou vai virar outro espigão de vidro.
😢😢😢😢😢😢 E de lamentar uma decisão destas. E aí vem a pergunta o que será construído em seu lugar? Outro prédio de apartamentos de 60 andares???????
com certeza 😢
Próximo prédio a ser.demolido por conta de descaso será a casa do Português.
Pior que segundo a matéria do G1 Ceará, não tem mais como restaurar. Eles tentaram restaurar e tombar, mas o prédio oferece risco real. E eu sou um fiel oposição à esquerda que eles não fazem nada, só nos tiram.
Estado é lindo pra "tombar", mas quer que o proprietário faça, que o proprietário banque.
Os Philomeno apresentaram dois projetos diferentes, incluindo a restauração da fachada e uma torre no miolo. Vetaram.
Aí é osso, o Estado não fez absolutamente nada e nessas idas e vindas de tombamento, se perdeu pelo menos uma década, aumentando a deterioração do imóvel.
Se era de interesse "restaurar", pq nunca tentaram desapropriar o imóvel? Pq o estado nao queria esse custo, só propaganda, só conversa.
A prefeitura vai demolir e além de cobrar (o que eu concordo), vai culpar todo mundo, como se também não fosse culpa da omissão dela.
concordo em tudo com tuas palavras. aqui no meu canal eu falo sobre histórias do ceará também, e gosto de debater certas situações contra o poder público@@NatanOliveira767
Eu me mudei em 2004 já por conta da deterioração.
Na época já estavam caindo pesados grande do interior e fachada do prédio.
e o pior que mais cedo ou mais tarde é oque vai acontecer com muitos prédios em Fortaleza. eu morei ali no Bagattele que são dois prédios em frente bnb ali da santos dumont, eles tão intáctos, os dois prédios são desde 1976, os mais antigos tem que ter mais cuidado pra evitar isso tudo, hoje em dia até os novos tão vindo com material meio que 2 linha infelizmente.@@antonio.martins
o propietario nao tem voz?
Tem. E muita! Tanto que os processos de tombamento e uso público do prédio foram revertidos e revogados.
quem é o proprietário do terreno atualmente?
São vários os donos.
Inúmeros proprietários de apartamentos das entradas da Ararius e da Bejra Mar, mas os proprietários majoritários são os herdeiros da família Filomeno Gomes, que possuem vários apartamentos e a parte do hotel. Inclusive grande parte dos apartamentos eram dos herdeiros que viviam do aluguel deles.
Inclusive o terreno ao lado onde hoje é um estacionamento era propriedade da família Filomeno.
Valeu! Curioso pelo destino do terreno. Deve ser um novo prédio de apartamentos…
Tem que demolir mesmo , o povo tem que parar de frescura, um prédio desse a qualquer momento iria desabar ceifando vidas de inocentes ,uma tragédia anunciada, aí se acontecesse , os mesmo mimizentos iriam criticar falando" por que não foi demolido para evitar essa tragédia" , talvez essa é a única coisa certa que essa gestão está fazendo
Mas se esse prédio não for demolido ele vai desabar e causar acidente de grandes de grandes proporções.
Depois não adianta chorar o leite derramado.
MILITAR NO QUARTEL, POLICIAL NA DELEGACIA, ETC..., SARCASMO. MÃOS AO ALTO.
Na minha opinião é restaurar o edifício são Pedro e não delui ok
PREFEITO SENDO ENG CIVIL, SERIA DIFERENTE ?. SARCASMO. MÃOS AO ALTO.
uma cidade sem historia. Desprezam o patrimônio assim tem motivos para destruir.
ALGUNS SÃO PICADOS PELO INSETO DA POLÍTICA. MÃOS AO ALTO...
MÉDICO NO HOSPITAL, POR FAVOR, NÃO SEJA POLÍTICO. MÃOS AO ALTO.
Tudo muito interessante, tem história, mas sejamos francos valor arquitetônico o prédio não tem é um tipo art deco Kirtch, feio. Tem valor sentimental para a cidade sim. Vale ou valia preservar? Não acho, gastar-se-ia montes de dinheiro público num trambolho sem serventia. Vale muito mais para a cidade transformar o local numa praça bonita.
Pena que provavelmente não será praça, no máximo outro hotel de frente pra praia, mas acho que vai ser mais uma drogaria.