Eu vi uma entrevista com uma das pessoas que participaram do estudo, o Frank Cifaldi, e ele disse algo que eu acho que explica o motivo por terem desconsiderado emuladores. Segundo ele, a intenção do estudo é permitir influenciar projetos de leis nos estados unidos em pró a preservação. Sem o estudo, tudo é especulativo. Não tem números para mostrar o problema por vias legais. Então precisaram ir atrás dos dados do mercado para ter base para falar, cientificamente, que os jogos não são preservados. E assim permitir que as pessoas passem a ter acesso legal aos jogos antigos, ou que bibliotecas públicas forneçam os jogos. Por um lado pode soar alarmista mesmo, porque todos nós sabemos que com 800GB você consegue ter TODOS os jogos lançados para NES,. SNES, Mega Drive, N64 e PS1 (eu sei disso porque conferi o tamanho de uma pastinha aqui, cof cof). Mas embora essa seja uma via possível, não é ainda uma via legal.
Interessante isso que você falou... Eu ficaria feliz em pagar um preço JUSTO para ter acesso aos jogos antigos... Mas mesmo eu no meu caso tendo uma coleção de consoles os jogos antigos no geral estão tão caros que fica impraticável... Eu no meu caso foquei mais nos consoles... Jogos tenho alguns de cada console... Tipo os jogos que eu mais queria ter e tal... E para jogar os outros jogos tenho que recorrer aos everdrives... E se esta difícil para mim que tenho uma coleção de consoles antigos... Imagina para alguém que não tem e so gostaria de jogar os jogos antigos... No geral não tem para onde a pessoa correr... Ela vai ser OBRIGADA ou a usar emuladores ou... a não jogar!! O problema que no geral acho que os governos ( inclusive nos E.U.A ) não levam os jogos a serio... pelo menos a parte de preservação e tal!! O que é uma pena!! :/
Emulação foi um dos motivos de ter ido para Pc, ter acesso a quase todas gerações é algo extraordinário, graças a essa galera os antigos games n vão morrer.
tava curtindo os emuladores rodando no xbox series x mas toda hora é uma putaria da ms fazer parar de funcionar e como o sistema é fechado estava sempre esse risco no horizonte , emputessi e montei um pc e estou emulando até ps3 e360 sem ninguem me encher o saco ou fazer a minha maquina parar de rodar os programas , esta semana vou ver videos tutorias de como emular o swittch ,melhor decisão que tomei
@@Magusbrrj27 sao as 2 coisas que me fez pegar um pc emuladores, jogar games antigos com melhor performance, e até em português, e mods, adoro pegar uns rpgs tipo skyrim e colocar mods, vira outro game.
@@capitaofelino9245 é do xbox tmbm usei um tempo, mas ela ta cada vez impedindo mais apps de emuladores ou de mexer em pastas, o mais seguro é pc msm, eu uso retroarch na steam, pq os saves ficam salvos na nuvem da steam, mudei de pc e todos meus saves tavam la na minha conta, eu zerei o zelda pelo emulador de switch, msm meu pc sendo mediano rodo bem, o esquema é baixar o shaders e instalar vc msm e ja era
E as franquias não recebem da pirataria 🙁 Não sei se"preservar" as franquias em termos de estrutura ou mais da memória de quem conhece. Mas só opinião.
Eu amo os nossos amigos " guardiões dos games antigos" eu ia chorar igual neném querendo peito da mãe, se não pudesse jogar os clássicos de neo geo, capcom, Konami e outros arcades. Um brinde aos indiana gamers!
É por isso que eu digo: Você pode falar o que tu quiser sobre pirataria, mas se tem uma coisa que a pirataria fez de certo foi preservar a história dos games. Pois isso é algo que as empresas já demonstraram mais de uma vez que elas não tem o mínimo interesse em fazer.
E não só pros games, mas pra indústria do entretenimento como um todo. E só ver o quão empenhado é a comunidade de lost medias em resgatar todo tipo de entretenimento já transmitido ou distribuído. E esse resgate querendo ou não é algo que vai contra às regras de copyright. Muitos vão insistir que pessoas e corporações tem o direito de tratar entretenimento apenas como produto e que e a gente tem que respeitar elas caso decidam não vender mais tais produtos... Mas não é raro que comunidades venham nos lembrar que qualquer obra que desperte nosso emocional jamais deveria ser tratado como um mero consumível.
@@mayconlcruz Pois é. A partir do momento que uma obra é exposta ao mundo ela deixa de ser apenas uma identidade do artista e se torna uma identidade de todos as pessoas afetadas. Eu até entendo o argumento que os artistas precisam ganhar dinheiro para garantir seu sustento, mas tudo tem um limite. Eu acho que assassinar ou desconstruir uma obra ultrapassa esse limite. Copyright devia ter um prazo máximo de 5 anos. Após isso o jogo deveria se tornar propriedade pública.
Os games de Arcade tinham bateria suicida anti dump e mesmo assim conseguiram dumpar e preservar. Se fosse depender das produtoras tinha se perdido então.
a pirataria democratizou os games para os pobres, graças a pirataria, o PS2 e PS1 tiveram muito sucesso de vendas no Brasil, e muita gente que não tinha condições na época passaram a conhecer varios jogos diferentes
13:44 Velbs uma coisa mais ou menos assim aconteceu com um seriado/desenho que passava no Cartoon Network, eu assistia TWF - Luta De Polegares totalmente dublado sem pensar em gravar nada, até que anos depois fui ver que a dublagem é *LOSTMEDIA* e parar para pensar que ninguém dava bola pra isso na época porque era um seriado/desenho que passava entre os comerciais da CN.
Coleciono games há cerca de 20 anos, e pelo menos pra mim, os video games tem esse "sabor" de reviver o passado, cada vídeo game tem uma história única que deveria ser preservada, contudo, o que vejo hoje em dia é que a maioria das pessoas que se dizem gamers só se interessam pelas novidades, o que corrobora com esse esquecimento da história dos vídeo games, fato esse que me deixa muito triste, já que sou um apaixonado pelos games retrôs 👾🕹️
Um dos motivos pelo qual eu tento conservar meus jogos é pq pra mim sempre foi um retrato da cultura e da sociedade em uma época, é um dos mais completos registros artísticos: visual, auditivo, interativo, cultural, etc. Você jogar Carmen San Diego hoje e ver o quanto os dados mudaram é sensacional, por isso apoio a emulação e trabalhos sérios de preservação.
Fico imaginando no futuro quando os jogos forem todos 100% online e impossíveis de piratear. Basta a empresa fechar os servidores e estará tudo acabado. 😦
@@matheus5230 nem toda fanbase tem especialistas em networking, há varios MMOs sem private que ja foram populares, e n tem nem cheiro de algo assim para the division 1 e the crew 1
A real preservação de jogos está, sempre esteve e sempre estará na pirataria. Nenhuma instituição ou empresa jamais será capaz de dar a atenção adequada a preservação e acessibilidade que a própria comunidade é capaz de dar.
Tanto jogo que era bem feito com a tecnologia da epoca estão dando como perdidas. Jogos considerados estados de arte, algo que nunca será melhor que isso. Emulação é preservação.
@@WildMalboro Um é Mole Maniacs (jogo de bater em toupeiras, disponível de graça pra Android e navegadores), o outro removemos das plataformas pra refazer do zero (sabe como é, primeiro jogo, não ficou muito bom 😅).
Dois exemplos de emulações (remasters) que considero desesperadores em relação a experiência original, são os de Final Fantasy X e VIII. Nos originais de PS2 e 1, alguns dos momentos mais emocionantes que te faziam até levantar da cadeira, eram em situações em que a jogabilidade fazia uma transição para uma CG épica, desenvolvendo momentos chave da história. Acontece que essa emoção era guiada pela trilha sonora excepcional que era perfeitamente sincronizada com o que estava acontecendo e às vezes havia loadings, visíveis ou não, nesses momentos e que foram precisamente calculados pelos produtores. Já nos remasters, como rodam em hardwares mais potentes, a música começa a tocar e na hora dos loadings o carregamento vai mais rápido e dessincroniza a música das cenas, gerando uma experiência horrorosa em relação aos originais de PS1 e 2. Eu nunca vou perdoar a Square-Enix com esse desleixo que teve no relançamento de suas maiores obras primas.
Se A indústria diz que, baixar um jogo de 20 - 30 anos Atrás e caracterizado como "violação de direitos autorais" e não preservação da história dos games, pra mim não faz mais sentido em preservar de outra forma.
Pior que boa parte dos jogos da Marvel e de IPS que tem parcerias e direitos autorais se perderam com o tempo. Fora jogos que estão presos em plataformas como PS3 ps2 dentre outras que nunca foram portados para outras plataformas. Jogos que tem port de PC ou uma emulação acessível até não se perde tanto pela Pirataria. Eu Adoraria ter os Marvel Ultimate Aliance 1 e 2 nas lojas dnv.
Para mim seria spider-man: shattered dimensions e o Edge of time, que ficaram na geração do X360 Jogos bons do homem-aranha sobre seu multiverso muito antes disso estar em alta com o aranhaverso atualmente.
@@danielmatos7959 seria dahora, lançarem um remaster desses jogos Ou pelo menos botarem na Steam. Eu tou devendo zerar o Edge of time eu zerei ano passado o shattered no PS3 e adorei a dinâmica dos aranhas e principalmente aquela boss fight com o Deadpool que tbm é um personagem que tá bastante em Alta ultimamente. Bem pelo menos esses Jogos tem como serem jogados No PC via torrent e rodam em PC Fraco até eles e o Web Of Shadow. Mas seria dahora ter oficial com conquistas tudo bonitinho. Só de aproveitar o Jogo seja de que jeito for a diversão é o que conta.
Existe um game antigao de Arcade corrida chamado OVER DRIVE. Da konami anos 80. Ate hj esse game nao roda nos emuladores. Imagina refazer ele do zero. Eu desejo um dia rejogar essa pérola. Joguei muito no centro de BH nas lojas Futurama. 😊
Roda sim amigo. Use o MAME, baixe a Rom principal e os clones e veja qual roda melhor... algumas roms clones do MAME são necessárias para corrigir certos erros de dump. Sugiro baixar o Mame versão linha de comando.
@@rod7878 o Over Drive da konami não funcionana não, até hoje está como "not working" no mame. Você até consegue entrar no jogo, mas os gráficos estão todos bugados, e principalmente a colisão/detecção de objetos não funcioana corretamente, então o jogo fica injogável.
@@DENCROW É vc tem razão... Como eu nunca joguei, quando rodei no Mame e iniciou a corrida, pensei que tava td Ok. Testei no MAME 0.250 e ainda não tá funcionando.
Podiam criar uma lei de preservação que diz que se depois de 10 anos que a dona do jogo removeu o jogo do catálgo e não vende mais ele, o jogo vira de domínio público. Aposto que muita publisher iria cuidar melhor do seu acervo, principalmente a dona Nintendo.
@@foxxyytofficial a história estava sendo preservada antes da regulação, o interesse de preservar a história parte de terceiros, então que eles que cuidem de pesquisar quem fez, quando fez e se algo for lançado fação eles mesmos o trabalho de guardar notícias, datas de lançamento e até procurem por entrevistas. Esse tipo de trabalho será bem mais recompensador e respeitado que obrigar a todos a uma regulação que no fim só atrapalha e controla impedindo a livre iniciativa de fazer um jogo. Quero dizer que burocratas estão pouco se lixando para a história dos games, estão mais interessados em gerar agências reguladoras que cobram o olho da cara para que possam controlar o que fazes e como fazes.
Não iam parar de vender, e iam ficar cada vez mais caros, pois iriam cobrar pela manutenção, estoque, suporte, etc. O que você falou faz sentido, mas não parece funcionar no mundo real. Sendo bem sincero, analisando como os direitos autorais e propriedade intelectual funcionam, nunca vai existir nenhuma lei no mundo ocidental que chegue a esse ponto. É mais fácil eles piorarem a lei por pressão das empresas, como a Disney fez nos EUA pra tentar segurar o Mickey fora do domínio público. Lembrando que vários jogos envolvem outras IPs, então piora ainda mais. Só pirataria resolve mesmo, o problema são esses hardwares diferentões
@@lohandebner então, pegue por exemplo outras indústrias que possuem regulamentação, apesar de venderem a restrição para entrada destas indústrias é maior, por isso falei sobre a livre iniciativa, quero dizer com iniciativa sem impedimentos legais. Sobre a parte dos diretores autorais a alternativa que se segue para o lançamento de um produto é substituição da identidade audiovisual. Contudo quando se regularmenta acaba por gerar uma restrição de acesso, por exemplo para que possas ser um advogado não basta apenas saber das leis, mas tem que passar na OAB, no fim não extingue a existência de advogados, mas reduz consideravelmente o acesso e a profissionalização, o mesmo ocorre na área de engenharia e medicina.
É deploravel como as empresas levantam nuito hype em jogos triplo A atuais, onde muitas praticam lavagem de dinheiro e muita gente parece fingir que não é assim, mas não seriam nada se não fosse os jogos que vieram muito antes deles, por bem ou por mal. É um descaso com a história do videogame, e devido a praticas ruins ainda condenam a pirataria como se eles fossem santinhos tambem.
Na internet a mesma coisa: sites morrem e levam consigo seus arquivos. Antigamente eu pensava que haveriam fósseis digitais... mas nossa história está sendo lavada. E isso é absolutamente triste. Nem os romanos menosprezavam as coisas naquela época, mas o estúpido homem moderno e "evoluido" sim.
Sou advogado e de fato, galera não se importa com isso não, já fiz consulta de outros projetos como livros e peças e a galera não quer gastar tempo e dinheiro com registro. E isso pode desdobrar em diferentes problemas , desde social e histórico até mesmo financeiro e de plágio que é o principal.
Eu tô sempre experimentando jogos obscuros relacionados a literatura policial e realmente é muito complicado encontrar jogos assim com facilidade, especialmente uns mais obscuros. Eu até mantenho uma planilha com tudo o que acho, mas perco mais tempo pesquisando esses jogos que de fato jogando.
Hoje com jogos como serviço, com eles rodando em servidores na nuvem, ou até necessitando conexão online o tempo todo, eu sempre me pergunto: Pessoas hoje jogam os jogos dos anos 80, mas será que as pessoas em 2055 vão conseguir jogar os jogos de 2023? Quem crescer com nostalgia de Fortnite vai conseguir jogar casualmente seu jogo favorito quando tiver 40-50 anos, da mesma forma como nós estamos jogando Sonic, Mario, etc?
Alguns jogos como serviço que o pessoal gostava muito e foram fechados tem fãs que abrem servidores particulares pra o pessoal jogar. Os que só requerem 100% online pra autentificar a cópia original é bem fácil de quebrar com a versão pirata.
@@RyuFireheart Os mais famosos, talvez. Por mais que seja fácil, exige expertise. Quanto mais popular um jogo for, maiores as chances de alguém ser capaz de fazer isso. E os jogos menos populares? Tudo exige trabalho, know how...
@@fingerboardtype-d3382 Primeiro que estamos falando de coisas diferentes. Emuladores não criam os jogos, eles rodam os jogos. Você só consegue emular um jogo se você tiver a rom do jogo. Se parte do jogo não está disponível, não tem emulador que salve. Seria como você querer emular sem ter a rom. Segundo, pensa em serviços de jogos por streaming. Se você assiste ao canal do Velberan há algum tempo você sabe que isso só está crescendo. A tendência é ter cada vez mais e, eventualmente, a maioria das grandes produtoras ter versões somente por streaming dos jogos. Aí quero ver que mágica que os fãs vão conseguir fazer para reproduzir um jogo que só foi publicado por vídeo de streaming.
Enquanto alguém tiver cópias de jogos em algum lugar, ele está preservado, daí a importância da pirataria de games, emuladeres, consoles modificados e mods, sem contar a importância dos jogos abandonados se tornarem um patrimônio público.
Nesse ritmo de lançar jogos que precisam conectar aos servidores pra jogar (até single player), a tendência será jogos modernos desaparecem mais rápido que jogo velho.
Jogos como serviço sim, tirando um ou outro que o pessoal da época curtiu tanto que resolve criar servidores dedicados de fãs. Tem alguns exemplos de jogos ressuscitados assim.
@@RyuFireheart Ao meu ver, todo jogo que teve seu online encerrado deveria por obrigação deixar disponível legalmente a possibilidade de hostear servidor privado. Se me lembro os devs do Knockout City fizeram isso. O problema é quando até a empresa interfere nisso, como foi o caso do MMO de SMT que a Atlus foi lá e mandou processinho. Não ajuda e ainda atrapalha.
@@fingerboardtype-d3382 Ah, então foi isso que rolou. Foda que esse tipo de atitude (dos servidores que lucraram em cima) só atrapalha os que fazem legitimamente pela preservação.
Eu sou gamer das antigas, tenho consoles retrô e também uso emuladores, e de fato a experiência é totalmente diferente, no entanto seja no emulador ou seja no console eu me divirto do mesmo jeito, e uma dica que torna a experiência de emulação bem incrível é quando você usa aqueles controles retrô usb correspondente ao console que o emulador está emulando
Quem realmente joga video games a muito tempo ja meio que sabia disso!! Por isso eu digo... Emuladores... roms... etc... isso é que vai salvar os jogos... a sua historia e legado!! Se depender das grandes empresas... podem esquecer!! Sim algumas se preocupam com isso mas como os números mostram... no geral as empresas não estão interessandas em preservar os jogos antigos!! Viva a "pirataria"... Que na verdade nem deveria ser chamado de pirataria!! Viva a preservação dos jogos!! No meu caso... Eu tenho "sorte" que estou montando uma coleção de video games... E de pouco em pouco estou fazendo um acervo até legal!! Mas tem MUITOS jogos que estão com preços absurdos então alem dos jogos eu uso everdrive para poder aproveitar os jogos mais raros/caros!! Ainda não terminei de montar minha coleção ja que estou agora construindo minha casa... mas terminando vou voltar a comprar e tal... e o melhor é que estou construindo minha casa ja levando em consideração minha coleção!! Então meu quarto/sala ( sim minha casa vai ser bem pequena porque eu sou um tiozão solteiro de 40 anos que tem pavor de casamento ) vai ser bem tematizado e bem organizado!!
@@JuniorJr-uu5sz KKKKKKKKKKKKK... Nada contra casamento pessoalmente falando... Só não é para mim!! Não consigo ter responsabilidade para um relacionamento seio e tal!! Gosto de gastar meu dinheiro com o que eu gosto e só com o que eu gosto!! E principalmente... não ter que dar satisfação do que eu faço ou deixe de fazer!! Por isso meus namoros não duram muito!! KKKKKKKKKKKKKKKKK
Mano assino em baixo o que vc comentou nesse video. Temos que preservar o maior numero de jogos possíveis pois faz parte sim da história e da vida de cada jogador em sua época.
Ia ser bom se tivesse uma Biblioteca Digital Oficial com todos as ROMS e ISO's de jogos que não são mais comercializados. Descentralizada ou em BlockChain só pra garantir que não possa alterar ou excluir.
Video game é diversão, seja ela comprada ou emulada, o que importa é se divertir, conhecer os jogos que fizeram história e foram o pavimento para ter hoje essa indústria de entretenimento...
É nesses momentos que a pirataria deixa de ser um crime e vira uma forma de preservar a memória. Pena que as empresas (especialmente o N vermelho) não pensam desta forma.
Têm muitos jogos antigo que eu conheci por causa de emuladores. Um dos meus RPGs favoritos de SNES atualmente é o Tales of Phantasia e eu só conheci ele por emulação.
Viva aos emuladores. A nintendo é mestre nisso de sumir com os jogos. Se uma pessoa hoje, quiser jogar todos os pkm na ordem de lançamento ela não consegue comprar os jogos oficialmente, e teria que desembolsar um valor astronômico pelos primeiros jogos. E olha que tô falando de Pokemon, franquia classe A dos games. Imagina tentar jogar esses jogos menos conhecidos.
Registrar jogos baratos não vale o trabalho e custo. Tem gente que ganha 40 mil, 100mil com um jogos. Ai vc paga todos os impostos e taxas, começa a sobrar muito pouco.
Velberan, nesse sentido, cada país deveria discutir(Por meio de ONGs , faculdades ,empresas privada e por seus representantes políticos)no sentido de um regulamento que obrigue cada desenvolvedor e empresa pra regular as suas patentes , e uma discussão para responder "como podemos armazenar e preservar os jogos antigos?".
É pena perder tantos jogos de uma vez com o fechamento de uma lojinha digital. Tem alguns jogos que queria jogar mas que sumiram junto com a lojinha digital do DS.😑
concordo, tem jogos de cd-room de revista que joguei na infância e nunca mais o vi, só tenho lembranças dela, um jogo de corrida futurista. nesse sentido, eu conseguir achar um jogo da minha lembrança com muito esforço e mesmo assim, não conseguia jogar, tive que emular um windows xp e colocar o cd para conseguir rodar o jogo. Com isso, eu gravei fiz upload no meu canal e fiz upload do cd na nuvem, pois cd arranhar. se quiser ver o jogo é so pesquisar no meu canal o video "Christmas Magic: jogo inédito da revista cd-rom edição 77.(2002)"
Velberam , tem jogos da minha coleção de Nintendo 3ds japonês que peguei em 2014, fui olhar por volta de 150 reais, de 2020 pra cá os valores estão mais de 500 conto , juntando dois dá pra comprar um swith lite que está 1000 e pouco.
As empresas querem ganhar dinheiro e só, quem preserva é quem realmente gosta. O problema é que as grandes empresas esquecem que se não fosse pelos games retrôs, pela preservação da memória de vários jogos, eles talvez estivessem vivendo outra vida hoje, bem menos lucrativa, grandes franquias talvez tivessem caído no esquecimento. O que faz uma pessoa comprar um jogo, em grande parte, é o quanto ela gosta dele, não o seu valor de mercado.
Me veio um pensamento curioso, hoje em dia tem bastante IAs q são boas de fazer e refazer códigos, então será q com ajuda das IAs seria mais viável relançar jogos antigos para plataformas novas? Eu acho possivel
Com exceção dos maiores títulos, que são preservados oficialmente pelos estúdios obviamente, o trabalho de fãs, especialmente colecionadores e comunidade de emulação, permitiu a preservação de vários jogos que teriam sido perdidos.
O maior problema é que a mídia digital vai ser o futuro e sem mídia física, os games correm o risco de sumir no momento em que ele não estiver mais disponíveis nas lojas.
Eu sempre falo isso com amigos, o plano dos caras é controle total, e a partir do momento que quiserem desligar ou tirar das lojas, quem comprou vai se ferrar.
Рік тому+1
@@NostalgiaPS1 exatamente. O problema é que a maioria da galera está dando total apoio as midias digitais infelizmente. As empresas estão manipulando facilmente a galera que não quer enxergar isso.
Isso me lembra que Driveclub sumiu do mapa por causa da falta de renovação de contrato com as montadoras, provavelmente é um jogo que nunca mais será reinserido no mercado.
8:32 Tenho um artbook japônes da GameFreak que tem uns rascunhos dos sprites desse Majikaru Taruruto-kun. slc Sugimori desnhava demais, a propósito ele é mó fã da SEGA igual você.
Esse tipo de situação, jogo não disponível pra compras legais, ocorre com todo tipo de jogo antigo, independente do quão velho é. Como exemplo tem o MK 9/komplete Edition e Spider-Man shattered dimensions, que não estão disponíveis em nenhuma loja digital atualmente e são jogos dos anos 2010. Procurar bem, é possível achar até jogos lançados nos anos 2020 nessa situação.
Eu mesmo, só joguei alguns jogos da Saga Kingdom hearts na Emulação. PQP pra que soltar cada jogo em consoles diferentes, sem falar dos jogos do Dreamcast que vc só acha emulados.
E pensar que os Arcade tinham baterias suicidas e as produtoras não estavam nem aí. Graças ao pessoal da emulação as ROMs foram preservadas. Pior no futuro com os jogos baseados em assinatura e na nuvem eu quero ver ter preservação.
Ei Velbs,falando em jogos antigos,vc já viu os pacotes de novos jogos feitos para o Atari 2600? Devido as modernas ferramentas de programação,a galera está fazendo ótimos jogos caseiros com uma qualidade impressionante para o velho console,inclusive fazendo versões fiéis de jogos antigos como Galaga,Elevator Action e até um remake do Pac-Man,é quase um renascimento. Procure por Atari Homebrews.Vale a pena.
Commodoro 64 tem uma base enorme de fãs até hoje nos EUA, Assim como o ZX Spectrum (TK90X no Brasil) tem uma quantidade monstruosa de usuários saudosistas na Europa e Russia, esses "home computers" pré PCs incluindo MSX, Amiga, Atari 8-bit (400, 800) foram muito populares na sua época e o desenvolvimento de hardware e software é forte na atualidade por entusiastas. Sem contar que tem franquias famosas do passado que obrigatoriamente passaram por elas, além de ports dos arcades daqueles dias.
eu mesmo amo video game , mais o foda e que os jogos sao caros por isso ainda compro jogo pirata em fim e o jeito que da pra jogar por em quanto tenho um play 2 e um mega drive 3
Muito bom pros arrogantes que esnobam os emuladores começarem a entender que seus preciosos jogos podem simplesmente desaparecer da história. Se não fossem eles, duvido que as empresas lançariam essas coletâneas com arcades porque até o Mame surgir, esses jogos estavam basicamente perdidos.
A única solução que enxergo pros jogos online é as empresas liberarem os arquivos dos servidores após x tempo do lançamento ou após desligar os servidores. A Saga Command and conquer de pc tem um molde disso. Tem os servers de jogar online feitos (confesso que não sei se foi via hack, ou liberam algo) pela comunidade.
meu único problema com emulação é a questão da precisão de como os jogos estão rodando, não apenas de emular corretamente o jogo, quanto exibir corretamente (ex: dithering de um CRT usando o cabo certo vs jogar numa tela de LCD, aliás nem preto tem num LCD ¬¬) não que alguém deveria deixar de jogar ou ser proibido de jogar um jogo por não estar jogando corretamente, mas acho importante o pessoal pelo menos tentar chegar o mais perto possível da experiência original.
A prática da Pirataira é a unica que reconhece o passado glorioso das mais diversas obras de entretenimento, respeitando-as como eram e mantendo-as vivas até hoje, proporcionando acesso de qualidade e de forma acessível, e com melhorias, como traduções para os mais diversos idiomas e independente da classe social ou poder aquisitivo. Manter vivas estas obras de arte, isso sim é se importar com elas e com os fãs! Devemos muito reconhecimento e agradecimento à Pirataria!
Não tenho problema em encontrar os jogos que quero, é fácil, tem tudo pra pc em rom para voce jogar no emulador. Aqui no canal eu trago videos de games novos e antigos em 4k e com reshade.
20:25 ports e remasters não preservam a verdadeira experiência de um jogo. Prova mais recente disso é o Sonic Origins Plus, que tem reconstruções em widescreen dos jogos clássicos do Sonic, que introduziram vários novos bugs e inconsistências de física nos jogos, principalmente no Sonic 3 & Knuckles, além de terem removido as músicas da Carnival Night, Ice Cap, e Launch Base. Para qualquer um que conheça bem esses jogos o Sonic Origins é uma versão muito inferior aos jogos originais, e a Sega removeu as ROMs originais das lojas. A Sega tem histórico de re-lançar versões voadas de jogos antigos, vide o Crazy Taxi da Steam, o Sonic Adventure DX, e o Sonic Colors Ultimate. Apenas emuladores preservam a experiência original de um jogo. Teus consoles, discos e cartuchos um dia irão parar de funcionar, mas os emuladores e as ROM funcionam em qualquer hardware.
Valorizo muito a retrocompatibilidade que o xbox conseguiu fazer e manter no consoles. E que vale muito para preservação, melhoria e acessibilidade desses jogos atualmente.
Eu tenho um Pc gamer aqui que eu não estou usando mais, ele não é tão potente porque montei em 2018, mas roda Cyberpunk 2077, Red Dead redemption 2 no 1080p, equilibrando algumas coisas em alta e médio. Tô emulando no Dev mode PS2, game cube, Wii e vários outros consoles no Xbox Series S, mas se a Microsoft ficar com putaria de bloquear os emuladores de novo, vou usar esse Pc pra isso, apesar que já uso uma Raspberry pi 3 pra emular quase tudo, mas PS2 pra cima não roda.
Só que tem a questão dos flashcards e aparelhos atuais destravados que você pode colocar milho~es de roms e isos em HDs externos, uma maneira mais natural que emuladores.
Excelente vídeo Velberan! Eu tive um problema que quando fiz compra do Marvel Ultimate Alliance para ps4 que foi um relançamento, joguei até enjoar aí desinstalei para liberar espaço e hoje em dia não posso baixar novamente pois foi removida da psn. Hoje em dia eu jogo pelo pc por outros meios utilizando mods.
Não sei o MUA mas normalmente jogos assim que saem da loja ainda dá pra baixar direto da sua biblioteca mesmo se foram excluídos da loja. Dá uma conferida.
Tem jogos de Android que só funciona se tiver internet e que foi pro limbo e um deles é o castlevania fora alguns game em flash que funcionava da mesma forma.
Tem também o problema dos jogos com licenças que expiram. O Marvel vs. Capcom 3 do seu outros video é um exemplo, expirou a licença e a Capcom teve que apagar de todas as lojas virtuais. Só anos depois que recuperaram. Mas outros jogos "sumiram" pra sempre como Outrun 2 e Outrun 2006, a licença com a Ferrari acabou e a Sega nunca mais pode vender, exceto se fizer grandes alterações.
Eu só não emulo games que estejam no mercado HOJE. Mas se já saiu de catálogo eu emulo sem problema algum, pois não gera prejuízo pra empresa e ainda é uma forma de preservar os games e experimentar jogos que seriam quase IMPOSSÍVEIS de conseguir hoje em dia.
A verdade é que ainda bem que existem os emuladores. Tanto os jogos vendidos quanto os baixados por outras formas fazem o uso dessa tecnologia e sem ela não teria como preservar os jogos antigos
Já joguei bastante emulador, quando não tinha condições, agora que estou bem estabelecido, sempre que posso compro um desses emuladores oficiais,que se você for pesquisar, até que tem bastante.
vários jogos sumiram com o windows phone, eu comprei vários jogos e agora não encontro nem para piratear, espero que surja um emulador para jogos do windows phone. o futuro da preservação é a emulação.
As empresas parecem estar preocupadas só com o lucro do momento. O ideal de pessoas como nós que amamos os games e temos nostalgia então é colocar num emulador e curtir forever!
Sim. Tenho Switch v2 desbloqueado já cheio de games indies. 3Ds desbloqueado cheio de games antigos e por último PSP 3000 também lotado de coisa boa e nostálgica
realmente uma pena pra quem é RETRO, mais fazer o q como vc disse, UM JOGO É LANÇADO EM 98/11 acabou a licença uma vez, de duas a uma ou eles correm atrás, para deixar o jogo no ar, ou eles lançam, SEM PERMISSÃO. (REALMENTE UMA PENA SABER Q O HISTÓRICO DO MUNDOS DO GAME NÃO É TÃO RIGROSO, COMO CINEMA MÚSICA ETC. uma pena)
Atualmente eu tenho mais de 10000 jogos no meu PC. De vez em quando meus amigos falam pra eu apagar. Mas eu não quero. Sei que posso até baixar os que eu quiser, mas eu honestamente prefiro guardar todos nos meus HDs.
Exemplo pessoal: Eu tinha uma estante com vários cds de música expostos. Um belo dia eu percebi que fazia muito tempo que não escutava. Quando decidi remove-los da estante me dei conta que mesmo sendo originais eles estavam já deteriorando. Tinha muitos vazados e manchados. Por que citei isso? Poderiam ser jogos em cd. Afinal, muitos consumidores compraram jogos na época e não tinham essa preocupação de cuidar/ conservar . Afinal, aquela geração vinha da experiência com cartuchos, algo bem mais resistente. Teve uma vez também que comprei um console raro, não lacrado, mas estava impecável, na caixa. Console de + ou - 30 anos. Vale alguns milhares de reais. A fonte do treco, mesmo sendo original não aguentou. Fritou após algumas horas. Entrei em estado de desespero. Sorte minha que foi apenas a fonte.
Já falei mil vezes que precisamos de uma curadoria sobre games, semrpe comentei isso com meus amigos pois, apesar de ser uma forma de arte, o fato de não ter materialidade específica e sim depender de um suporte físico pra sua reprodução, estão fadados a desaparecer ou "morrer" caso não deixem livros, cópias públicas ou mesmo gametecas só para tal coisa. Games morrem como pessoas morrer e são esquecidas e da mesma maneira como qualquer arte não preservada.
Já tive alguns consoles mas hoje prefiro emulação além de vc ter bem mais recursos nos emuladores vc tem uma qualidade melhor no desempenho fora que vc tem todos os títulos a sua disposição.
Essa parte pode não estar no vídeo,mas do lado que eu olho,acho que quando a Nintendo manda derrubar algum site de roms e processar o dono em milhões de dólares,ela está acabando com o preservamento de jogos antigos,não sei pq nenhuma outra empresa além dela,liga pra fazer isso,mas o que tá na cara é que ela só faz isso pensando no quanto vai ganhar de dinheiro,trazendo seus jogos antigos bem mais caros e em emuladores bastante piores que os da comunidade,além de coletâneas e remasters dos seus jogos em cada console que ela lança que custam o olho da cara...😑😐
Estou impressionado que um game do MS DOS de terror chamado "I Have No Mouth And I Must Scream" está à venda na Steam e no GOG, embora a execução do jogo pareça uma emulação do MS DOS
O GOG porta vários jogos antigos e inacessíveis para as plataformas atuais. Um dos objetivos da empresa é a preservação de jogos antigos. Mas esse não parece ser o caso, pois normalmente os games portados por ela passam a ser distribuídos esclusivamentes pela loja.
Eu vi uma entrevista com uma das pessoas que participaram do estudo, o Frank Cifaldi, e ele disse algo que eu acho que explica o motivo por terem desconsiderado emuladores. Segundo ele, a intenção do estudo é permitir influenciar projetos de leis nos estados unidos em pró a preservação. Sem o estudo, tudo é especulativo. Não tem números para mostrar o problema por vias legais. Então precisaram ir atrás dos dados do mercado para ter base para falar, cientificamente, que os jogos não são preservados. E assim permitir que as pessoas passem a ter acesso legal aos jogos antigos, ou que bibliotecas públicas forneçam os jogos. Por um lado pode soar alarmista mesmo, porque todos nós sabemos que com 800GB você consegue ter TODOS os jogos lançados para NES,. SNES, Mega Drive, N64 e PS1 (eu sei disso porque conferi o tamanho de uma pastinha aqui, cof cof). Mas embora essa seja uma via possível, não é ainda uma via legal.
Pô, isso é completamente óbvio, triste isso ter que ser explicado.
Interessante isso que você falou... Eu ficaria feliz em pagar um preço JUSTO para ter acesso aos jogos antigos... Mas mesmo eu no meu caso tendo uma coleção de consoles os jogos antigos no geral estão tão caros que fica impraticável... Eu no meu caso foquei mais nos consoles... Jogos tenho alguns de cada console... Tipo os jogos que eu mais queria ter e tal... E para jogar os outros jogos tenho que recorrer aos everdrives... E se esta difícil para mim que tenho uma coleção de consoles antigos... Imagina para alguém que não tem e so gostaria de jogar os jogos antigos... No geral não tem para onde a pessoa correr... Ela vai ser OBRIGADA ou a usar emuladores ou... a não jogar!!
O problema que no geral acho que os governos ( inclusive nos E.U.A ) não levam os jogos a serio... pelo menos a parte de preservação e tal!!
O que é uma pena!!
:/
@@RuuyGtudo é culpa dos direito autorais, a lei tem qie ser modificada , prejudica todo mundo
KKKKKK governo americano fzr lei pra preservar jogos kkkkk
ou seja, deram uma manipulada no espaço amostral da pesquisa para que o resultado corroborasse oq o autor queria hehehe
Emulação foi um dos motivos de ter ido para Pc, ter acesso a quase todas gerações é algo extraordinário, graças a essa galera os antigos games n vão morrer.
É verdade. Essa é uma das principais razões pra eu querer permanecer no PC, e não querer comprar um console.
idem
tava curtindo os emuladores rodando no xbox series x mas toda hora é uma putaria da ms fazer parar de funcionar e como o sistema é fechado estava sempre esse risco no horizonte , emputessi e montei um pc e estou emulando até ps3 e360 sem ninguem me encher o saco ou fazer a minha maquina parar de rodar os programas , esta semana vou ver videos tutorias de como emular o swittch ,melhor decisão que tomei
@@Magusbrrj27 sao as 2 coisas que me fez pegar um pc emuladores, jogar games antigos com melhor performance, e até em português, e mods, adoro pegar uns rpgs tipo skyrim e colocar mods, vira outro game.
@@capitaofelino9245 é do xbox tmbm usei um tempo, mas ela ta cada vez impedindo mais apps de emuladores ou de mexer em pastas, o mais seguro é pc msm, eu uso retroarch na steam, pq os saves ficam salvos na nuvem da steam, mudei de pc e todos meus saves tavam la na minha conta, eu zerei o zelda pelo emulador de switch, msm meu pc sendo mediano rodo bem, o esquema é baixar o shaders e instalar vc msm e ja era
Isso eu ja imaginava faz tempo, video games são um tipo de "arte" que se perde, musicas, historias, estilo grafico.
A pirataria não preserva apenas jogos, preserva também franquias!
E as franquias não recebem da pirataria 🙁 Não sei se"preservar" as franquias em termos de estrutura ou mais da memória de quem conhece. Mas só opinião.
Os pirateiros fazem muito pela história dos games, meu respeito eterno
O HD externo é meu senhor e nada me faltará.🙏
Pirateiro não, compartilhador de conteúdo kkkk
@@ewerthonalbuquerque1459 kkkkkkkkk vdd 😎😎😎😎😎
Eu amo os nossos amigos " guardiões dos games antigos" eu ia chorar igual neném querendo peito da mãe, se não pudesse jogar os clássicos de neo geo, capcom, Konami e outros arcades. Um brinde aos indiana gamers!
Infelizmente o capitalismo influencia no valor das coisas. Incluindo os games. Por isso muita coisa só jogo muito anos depois do lançamento.
É por isso que eu digo: Você pode falar o que tu quiser sobre pirataria, mas se tem uma coisa que a pirataria fez de certo foi preservar a história dos games. Pois isso é algo que as empresas já demonstraram mais de uma vez que elas não tem o mínimo interesse em fazer.
Tragam uma lenda pra essa medalha
E não só pros games, mas pra indústria do entretenimento como um todo. E só ver o quão empenhado é a comunidade de lost medias em resgatar todo tipo de entretenimento já transmitido ou distribuído. E esse resgate querendo ou não é algo que vai contra às regras de copyright.
Muitos vão insistir que pessoas e corporações tem o direito de tratar entretenimento apenas como produto e que e a gente tem que respeitar elas caso decidam não vender mais tais produtos... Mas não é raro que comunidades venham nos lembrar que qualquer obra que desperte nosso emocional jamais deveria ser tratado como um mero consumível.
@@mayconlcruz Pois é. A partir do momento que uma obra é exposta ao mundo ela deixa de ser apenas uma identidade do artista e se torna uma identidade de todos as pessoas afetadas. Eu até entendo o argumento que os artistas precisam ganhar dinheiro para garantir seu sustento, mas tudo tem um limite. Eu acho que assassinar ou desconstruir uma obra ultrapassa esse limite. Copyright devia ter um prazo máximo de 5 anos. Após isso o jogo deveria se tornar propriedade pública.
Os games de Arcade tinham bateria suicida anti dump e mesmo assim conseguiram dumpar e preservar. Se fosse depender das produtoras tinha se perdido então.
a pirataria democratizou os games para os pobres, graças a pirataria, o PS2 e PS1 tiveram muito sucesso de vendas no Brasil, e muita gente que não tinha condições na época passaram a conhecer varios jogos diferentes
13:44 Velbs uma coisa mais ou menos assim aconteceu com um seriado/desenho que passava no Cartoon Network, eu assistia TWF - Luta De Polegares totalmente dublado sem pensar em gravar nada, até que anos depois fui ver que a dublagem é *LOSTMEDIA* e parar para pensar que ninguém dava bola pra isso na época porque era um seriado/desenho que passava entre os comerciais da CN.
Coleciono games há cerca de 20 anos, e pelo menos pra mim, os video games tem esse "sabor" de reviver o passado, cada vídeo game tem uma história única que deveria ser preservada, contudo, o que vejo hoje em dia é que a maioria das pessoas que se dizem gamers só se interessam pelas novidades, o que corrobora com esse esquecimento da história dos vídeo games, fato esse que me deixa muito triste, já que sou um apaixonado pelos games retrôs 👾🕹️
Um dos motivos pelo qual eu tento conservar meus jogos é pq pra mim sempre foi um retrato da cultura e da sociedade em uma época, é um dos mais completos registros artísticos: visual, auditivo, interativo, cultural, etc. Você jogar Carmen San Diego hoje e ver o quanto os dados mudaram é sensacional, por isso apoio a emulação e trabalhos sérios de preservação.
Fico imaginando no futuro quando os jogos forem todos 100% online e impossíveis de piratear. Basta a empresa fechar os servidores e estará tudo acabado. 😦
Nunca os jogos serão todos online. E não subestime os pirateiros.
@@matheus5230 Cloud Gaming.
@@matheus5230 nem toda fanbase tem especialistas em networking, há varios MMOs sem private que ja foram populares, e n tem nem cheiro de algo assim para the division 1 e the crew 1
A real preservação de jogos está, sempre esteve e sempre estará na pirataria. Nenhuma instituição ou empresa jamais será capaz de dar a atenção adequada a preservação e acessibilidade que a própria comunidade é capaz de dar.
Tanto jogo que era bem feito com a tecnologia da epoca estão dando como perdidas. Jogos considerados estados de arte, algo que nunca será melhor que isso.
Emulação é preservação.
😩 aaaaaargh...o que será do mundo dos videogames de agora em diante ?
Caracas, já lancei uns dois joguinhos por aí e nem meu nome completo eu coloquei nos créditos 😅
Hora de começar a me preocupar com essas coisas.
Mas corre pra atualizar isso! 😁
Quais os nomes dos seus joguinhos e onde eles estão?
@@WildMalboro Um é Mole Maniacs (jogo de bater em toupeiras, disponível de graça pra Android e navegadores), o outro removemos das plataformas pra refazer do zero (sabe como é, primeiro jogo, não ficou muito bom 😅).
@@SukUrna-voto-vinculativo Opa, valeu!
Seu sangue suor e lágrimas merecem mais respeito. Cuide do seu trabalho.
Dois exemplos de emulações (remasters) que considero desesperadores em relação a experiência original, são os de Final Fantasy X e VIII. Nos originais de PS2 e 1, alguns dos momentos mais emocionantes que te faziam até levantar da cadeira, eram em situações em que a jogabilidade fazia uma transição para uma CG épica, desenvolvendo momentos chave da história. Acontece que essa emoção era guiada pela trilha sonora excepcional que era perfeitamente sincronizada com o que estava acontecendo e às vezes havia loadings, visíveis ou não, nesses momentos e que foram precisamente calculados pelos produtores. Já nos remasters, como rodam em hardwares mais potentes, a música começa a tocar e na hora dos loadings o carregamento vai mais rápido e dessincroniza a música das cenas, gerando uma experiência horrorosa em relação aos originais de PS1 e 2.
Eu nunca vou perdoar a Square-Enix com esse desleixo que teve no relançamento de suas maiores obras primas.
Se A indústria diz que, baixar um jogo de 20 - 30 anos Atrás e caracterizado como "violação de direitos autorais" e não preservação da história dos games, pra mim não faz mais sentido em preservar de outra forma.
Pior que boa parte dos jogos da Marvel e de IPS que tem parcerias e direitos autorais se perderam com o tempo.
Fora jogos que estão presos em plataformas como PS3 ps2 dentre outras que nunca foram portados para outras plataformas. Jogos que tem port de PC ou uma emulação acessível até não se perde tanto pela Pirataria. Eu Adoraria ter os Marvel Ultimate Aliance 1 e 2 nas lojas dnv.
Para mim seria spider-man: shattered dimensions e o Edge of time, que ficaram na geração do X360 Jogos bons do homem-aranha sobre seu multiverso muito antes disso estar em alta com o aranhaverso atualmente.
@@danielmatos7959 seria dahora, lançarem um remaster desses jogos Ou pelo menos botarem na Steam. Eu tou devendo zerar o Edge of time eu zerei ano passado o shattered no PS3 e adorei a dinâmica dos aranhas e principalmente aquela boss fight com o Deadpool que tbm é um personagem que tá bastante em Alta ultimamente. Bem pelo menos esses Jogos tem como serem jogados No PC via torrent e rodam em PC Fraco até eles e o Web Of Shadow. Mas seria dahora ter oficial com conquistas tudo bonitinho. Só de aproveitar o Jogo seja de que jeito for a diversão é o que conta.
Jogos de celular, ainda mais jogos de celulares Java tão fadados ao esquecimento, e extremamente difícil achar qualquer informação sobre eles.
Existe um game antigao de Arcade corrida chamado OVER DRIVE. Da konami anos 80. Ate hj esse game nao roda nos emuladores. Imagina refazer ele do zero. Eu desejo um dia rejogar essa pérola. Joguei muito no centro de BH nas lojas Futurama. 😊
Roda sim amigo.
Use o MAME, baixe a Rom principal e os clones e veja qual roda melhor... algumas roms clones do MAME são necessárias para corrigir certos erros de dump.
Sugiro baixar o Mame versão linha de comando.
@@rod7878 opa. Boa irei testar. Valeu a dica.
@@rod7878 o Over Drive da konami não funcionana não, até hoje está como "not working" no mame. Você até consegue entrar no jogo, mas os gráficos estão todos bugados, e principalmente a colisão/detecção de objetos não funcioana corretamente, então o jogo fica injogável.
@@DENCROW É vc tem razão... Como eu nunca joguei, quando rodei no Mame e iniciou a corrida, pensei que tava td Ok. Testei no MAME 0.250 e ainda não tá funcionando.
Podiam criar uma lei de preservação que diz que se depois de 10 anos que a dona do jogo removeu o jogo do catálgo e não vende mais ele, o jogo vira de domínio público. Aposto que muita publisher iria cuidar melhor do seu acervo, principalmente a dona Nintendo.
Sou contra esta regulação.
@@Helheavenpq
@@foxxyytofficial a história estava sendo preservada antes da regulação, o interesse de preservar a história parte de terceiros, então que eles que cuidem de pesquisar quem fez, quando fez e se algo for lançado fação eles mesmos o trabalho de guardar notícias, datas de lançamento e até procurem por entrevistas. Esse tipo de trabalho será bem mais recompensador e respeitado que obrigar a todos a uma regulação que no fim só atrapalha e controla impedindo a livre iniciativa de fazer um jogo.
Quero dizer que burocratas estão pouco se lixando para a história dos games, estão mais interessados em gerar agências reguladoras que cobram o olho da cara para que possam controlar o que fazes e como fazes.
Não iam parar de vender, e iam ficar cada vez mais caros, pois iriam cobrar pela manutenção, estoque, suporte, etc. O que você falou faz sentido, mas não parece funcionar no mundo real. Sendo bem sincero, analisando como os direitos autorais e propriedade intelectual funcionam, nunca vai existir nenhuma lei no mundo ocidental que chegue a esse ponto. É mais fácil eles piorarem a lei por pressão das empresas, como a Disney fez nos EUA pra tentar segurar o Mickey fora do domínio público. Lembrando que vários jogos envolvem outras IPs, então piora ainda mais. Só pirataria resolve mesmo, o problema são esses hardwares diferentões
@@lohandebner então, pegue por exemplo outras indústrias que possuem regulamentação, apesar de venderem a restrição para entrada destas indústrias é maior, por isso falei sobre a livre iniciativa, quero dizer com iniciativa sem impedimentos legais.
Sobre a parte dos diretores autorais a alternativa que se segue para o lançamento de um produto é substituição da identidade audiovisual. Contudo quando se regularmenta acaba por gerar uma restrição de acesso, por exemplo para que possas ser um advogado não basta apenas saber das leis, mas tem que passar na OAB, no fim não extingue a existência de advogados, mas reduz consideravelmente o acesso e a profissionalização, o mesmo ocorre na área de engenharia e medicina.
É deploravel como as empresas levantam nuito hype em jogos triplo A atuais, onde muitas praticam lavagem de dinheiro e muita gente parece fingir que não é assim, mas não seriam nada se não fosse os jogos que vieram muito antes deles, por bem ou por mal. É um descaso com a história do videogame, e devido a praticas ruins ainda condenam a pirataria como se eles fossem santinhos tambem.
Na internet a mesma coisa: sites morrem e levam consigo seus arquivos. Antigamente eu pensava que haveriam fósseis digitais... mas nossa história está sendo lavada. E isso é absolutamente triste. Nem os romanos menosprezavam as coisas naquela época, mas o estúpido homem moderno e "evoluido" sim.
Sou advogado e de fato, galera não se importa com isso não, já fiz consulta de outros projetos como livros e peças e a galera não quer gastar tempo e dinheiro com registro. E isso pode desdobrar em diferentes problemas , desde social e histórico até mesmo financeiro e de plágio que é o principal.
Eu tô sempre experimentando jogos obscuros relacionados a literatura policial e realmente é muito complicado encontrar jogos assim com facilidade, especialmente uns mais obscuros. Eu até mantenho uma planilha com tudo o que acho, mas perco mais tempo pesquisando esses jogos que de fato jogando.
Hoje com jogos como serviço, com eles rodando em servidores na nuvem, ou até necessitando conexão online o tempo todo, eu sempre me pergunto: Pessoas hoje jogam os jogos dos anos 80, mas será que as pessoas em 2055 vão conseguir jogar os jogos de 2023? Quem crescer com nostalgia de Fortnite vai conseguir jogar casualmente seu jogo favorito quando tiver 40-50 anos, da mesma forma como nós estamos jogando Sonic, Mario, etc?
Alguns jogos como serviço que o pessoal gostava muito e foram fechados tem fãs que abrem servidores particulares pra o pessoal jogar. Os que só requerem 100% online pra autentificar a cópia original é bem fácil de quebrar com a versão pirata.
@@RyuFireheart Os mais famosos, talvez. Por mais que seja fácil, exige expertise. Quanto mais popular um jogo for, maiores as chances de alguém ser capaz de fazer isso. E os jogos menos populares? Tudo exige trabalho, know how...
@@fingerboardtype-d3382 Primeiro que estamos falando de coisas diferentes. Emuladores não criam os jogos, eles rodam os jogos. Você só consegue emular um jogo se você tiver a rom do jogo. Se parte do jogo não está disponível, não tem emulador que salve. Seria como você querer emular sem ter a rom. Segundo, pensa em serviços de jogos por streaming. Se você assiste ao canal do Velberan há algum tempo você sabe que isso só está crescendo. A tendência é ter cada vez mais e, eventualmente, a maioria das grandes produtoras ter versões somente por streaming dos jogos. Aí quero ver que mágica que os fãs vão conseguir fazer para reproduzir um jogo que só foi publicado por vídeo de streaming.
Enquanto alguém tiver cópias de jogos em algum lugar, ele está preservado, daí a importância da pirataria de games, emuladeres, consoles modificados e mods, sem contar a importância dos jogos abandonados se tornarem um patrimônio público.
Velbs, faz um vídeo sobre franquias de luta que podem voltar agora com os fighting games em alta novamente
Nesse ritmo de lançar jogos que precisam conectar aos servidores pra jogar (até single player), a tendência será jogos modernos desaparecem mais rápido que jogo velho.
Jogos como serviço sim, tirando um ou outro que o pessoal da época curtiu tanto que resolve criar servidores dedicados de fãs. Tem alguns exemplos de jogos ressuscitados assim.
@@RyuFireheart Ao meu ver, todo jogo que teve seu online encerrado deveria por obrigação deixar disponível legalmente a possibilidade de hostear servidor privado. Se me lembro os devs do Knockout City fizeram isso.
O problema é quando até a empresa interfere nisso, como foi o caso do MMO de SMT que a Atlus foi lá e mandou processinho. Não ajuda e ainda atrapalha.
@@DragonsDogmaEnjoyer Tem uns casos recentes de boa vontade da empresa tipo o a versão offline de Mega Man X Dive.
@@fingerboardtype-d3382 Ah, então foi isso que rolou. Foda que esse tipo de atitude (dos servidores que lucraram em cima) só atrapalha os que fazem legitimamente pela preservação.
Eu sou gamer das antigas, tenho consoles retrô e também uso emuladores, e de fato a experiência é totalmente diferente, no entanto seja no emulador ou seja no console eu me divirto do mesmo jeito, e uma dica que torna a experiência de emulação bem incrível é quando você usa aqueles controles retrô usb correspondente ao console que o emulador está emulando
Quem realmente joga video games a muito tempo ja meio que sabia disso!!
Por isso eu digo... Emuladores... roms... etc... isso é que vai salvar os jogos... a sua historia e legado!!
Se depender das grandes empresas... podem esquecer!!
Sim algumas se preocupam com isso mas como os números mostram... no geral as empresas não estão interessandas em preservar os jogos antigos!!
Viva a "pirataria"... Que na verdade nem deveria ser chamado de pirataria!! Viva a preservação dos jogos!!
No meu caso... Eu tenho "sorte" que estou montando uma coleção de video games... E de pouco em pouco estou fazendo um acervo até legal!!
Mas tem MUITOS jogos que estão com preços absurdos então alem dos jogos eu uso everdrive para poder aproveitar os jogos mais raros/caros!!
Ainda não terminei de montar minha coleção ja que estou agora construindo minha casa... mas terminando vou voltar a comprar e tal... e o melhor é que estou construindo minha casa ja levando em consideração minha coleção!! Então meu quarto/sala ( sim minha casa vai ser bem pequena porque eu sou um tiozão solteiro de 40 anos que tem pavor de casamento ) vai ser bem tematizado e bem organizado!!
Tiozão mgtow retro gamer. 😂👍
@@JuniorJr-uu5sz KKKKKKKKKKKKK... Nada contra casamento pessoalmente falando... Só não é para mim!!
Não consigo ter responsabilidade para um relacionamento seio e tal!!
Gosto de gastar meu dinheiro com o que eu gosto e só com o que eu gosto!!
E principalmente... não ter que dar satisfação do que eu faço ou deixe de fazer!! Por isso meus namoros não duram muito!! KKKKKKKKKKKKKKKKK
@@WildMalboro Vc está certo fera. Penso exatamente como você.😎👍
Mano assino em baixo o que vc comentou nesse video. Temos que preservar o maior numero de jogos possíveis pois faz parte sim da história e da vida de cada jogador em sua época.
Ia ser bom se tivesse uma Biblioteca Digital Oficial com todos as ROMS e ISO's de jogos que não são mais comercializados. Descentralizada ou em BlockChain só pra garantir que não possa alterar ou excluir.
Se não fosse os emuladores e os desenvolvedores "paralelos", a história dos games teriam morrido nos anos 2000
Isso é um fato viu. Infelizmente está ocorrendo.
Video game é diversão, seja ela comprada ou emulada, o que importa é se divertir, conhecer os jogos que fizeram história e foram o pavimento para ter hoje essa indústria de entretenimento...
É nesses momentos que a pirataria deixa de ser um crime e vira uma forma de preservar a memória. Pena que as empresas (especialmente o N vermelho) não pensam desta forma.
Se elas tivesdem retrocompatibilade a sony vacilou no. Ps4. O geito é emulador mesmo
As vezes a empresa vai relançar o jogo pega de site pirata pq não tem o jogo armazenado hahahahaha
Têm muitos jogos antigo que eu conheci por causa de emuladores. Um dos meus RPGs favoritos de SNES atualmente é o Tales of Phantasia e eu só conheci ele por emulação.
Isso acho bem triste, de alguns jogos ficarem injogaveis por estar datado.
Adoro seus vídeos assim, utilizando artigos e essas coisas. Parabéns, Velbs. Adorei o conteúdo.
Se depender de nós aqui do canal Vem de Retro, os jogos serão sempre lembrados!!! 😊
Viva aos emuladores.
A nintendo é mestre nisso de sumir com os jogos.
Se uma pessoa hoje, quiser jogar todos os pkm na ordem de lançamento ela não consegue comprar os jogos oficialmente, e teria que desembolsar um valor astronômico pelos primeiros jogos. E olha que tô falando de Pokemon, franquia classe A dos games. Imagina tentar jogar esses jogos menos conhecidos.
Registrar jogos baratos não vale o trabalho e custo. Tem gente que ganha 40 mil, 100mil com um jogos. Ai vc paga todos os impostos e taxas, começa a sobrar muito pouco.
Velberan, nesse sentido, cada país deveria discutir(Por meio de ONGs , faculdades ,empresas privada e por seus representantes políticos)no sentido de um regulamento que obrigue cada desenvolvedor e empresa pra regular as suas patentes , e uma discussão para responder "como podemos armazenar e preservar os jogos antigos?".
É pena perder tantos jogos de uma vez com o fechamento de uma lojinha digital. Tem alguns jogos que queria jogar mas que sumiram junto com a lojinha digital do DS.😑
Existem motivos pros jogos ainda não estarem disponíveis os mais antigos ou esquecimento algo assim e são fechados por motivos questionáveis.
Emulação é vida, é preservação de jogos! Respeito
concordo, tem jogos de cd-room de revista que joguei na infância e nunca mais o vi, só tenho lembranças dela, um jogo de corrida futurista. nesse sentido, eu conseguir achar um jogo da minha lembrança com muito esforço e mesmo assim, não conseguia jogar, tive que emular um windows xp e colocar o cd para conseguir rodar o jogo. Com isso, eu gravei fiz upload no meu canal e fiz upload do cd na nuvem, pois cd arranhar. se quiser ver o jogo é so pesquisar no meu canal o video "Christmas Magic: jogo inédito da revista cd-rom edição 77.(2002)"
Videogames são uma arte, e por isso devem ser preservados
Só a emulação salva!
Caraca Velbs, seu trabalho é diferenciado! Cada vídeo é uma explosão de informações meu amigo!! Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏
Velberam , tem jogos da minha coleção de Nintendo 3ds japonês que peguei em 2014, fui olhar por volta de 150 reais, de 2020 pra cá os valores estão mais de 500 conto , juntando dois dá pra comprar um swith lite que está 1000 e pouco.
A parte da burocracia é um saco. Fora isso para registrar uma marca ou jogo tem que colocar dinheiro para registrar.
As empresas querem ganhar dinheiro e só, quem preserva é quem realmente gosta. O problema é que as grandes empresas esquecem que se não fosse pelos games retrôs, pela preservação da memória de vários jogos, eles talvez estivessem vivendo outra vida hoje, bem menos lucrativa, grandes franquias talvez tivessem caído no esquecimento. O que faz uma pessoa comprar um jogo, em grande parte, é o quanto ela gosta dele, não o seu valor de mercado.
Me veio um pensamento curioso, hoje em dia tem bastante IAs q são boas de fazer e refazer códigos, então será q com ajuda das IAs seria mais viável relançar jogos antigos para plataformas novas? Eu acho possivel
Teria que treinar uma IA pra ler os códigos dos jogos antigos, mas na real a maioria desses códigos fontes já estão perdidos.
Com exceção dos maiores títulos, que são preservados oficialmente pelos estúdios obviamente, o trabalho de fãs, especialmente colecionadores e comunidade de emulação, permitiu a preservação de vários jogos que teriam sido perdidos.
Vídeo fantástico, Velberan... Realmente, vc continua sendo o melhor conteúdo gamer na minha opinião!!!😊
Valeu!
O maior problema é que a mídia digital vai ser o futuro e sem mídia física, os games correm o risco de sumir no momento em que ele não estiver mais disponíveis nas lojas.
Eu sempre falo isso com amigos, o plano dos caras é controle total, e a partir do momento que quiserem desligar ou tirar das lojas, quem comprou vai se ferrar.
@@NostalgiaPS1 exatamente. O problema é que a maioria da galera está dando total apoio as midias digitais infelizmente. As empresas estão manipulando facilmente a galera que não quer enxergar isso.
Isso me lembra que Driveclub sumiu do mapa por causa da falta de renovação de contrato com as montadoras, provavelmente é um jogo que nunca mais será reinserido no mercado.
8:32 Tenho um artbook japônes da GameFreak que tem uns rascunhos dos sprites desse Majikaru Taruruto-kun. slc Sugimori desnhava demais, a propósito ele é mó fã da SEGA igual você.
Esse tipo de situação, jogo não disponível pra compras legais, ocorre com todo tipo de jogo antigo, independente do quão velho é. Como exemplo tem o MK 9/komplete Edition e Spider-Man shattered dimensions, que não estão disponíveis em nenhuma loja digital atualmente e são jogos dos anos 2010. Procurar bem, é possível achar até jogos lançados nos anos 2020 nessa situação.
Eu mesmo, só joguei alguns jogos da Saga Kingdom hearts na Emulação. PQP pra que soltar cada jogo em consoles diferentes, sem falar dos jogos do Dreamcast que vc só acha emulados.
E pensar que os Arcade tinham baterias suicidas e as produtoras não estavam nem aí. Graças ao pessoal da emulação as ROMs foram preservadas.
Pior no futuro com os jogos baseados em assinatura e na nuvem eu quero ver ter preservação.
Ei Velbs,falando em jogos antigos,vc já viu os pacotes de novos jogos feitos para o Atari 2600?
Devido as modernas ferramentas de programação,a galera está fazendo ótimos jogos caseiros com uma qualidade impressionante para o velho console,inclusive fazendo versões fiéis de jogos antigos como Galaga,Elevator Action e até um remake do Pac-Man,é quase um renascimento.
Procure por Atari Homebrews.Vale a pena.
E nao e so games nao filmes dos anos 90 tbm estao sumindo, principalmente filmes q nao sao considerados cult.
21:50 na aba de modding na pagina da comunidade de skullgirls existe uma maneira de baixar a versão antiga, original da steam sem censura.
Commodoro 64 tem uma base enorme de fãs até hoje nos EUA, Assim como o ZX Spectrum (TK90X no Brasil) tem uma quantidade monstruosa de usuários saudosistas na Europa e Russia, esses "home computers" pré PCs incluindo MSX, Amiga, Atari 8-bit (400, 800) foram muito populares na sua época e o desenvolvimento de hardware e software é forte na atualidade por entusiastas. Sem contar que tem franquias famosas do passado que obrigatoriamente passaram por elas, além de ports dos arcades daqueles dias.
eu mesmo amo video game , mais o foda e que os jogos sao caros por isso ainda compro jogo pirata em fim e o jeito que da pra jogar por em quanto tenho um play 2 e um mega drive 3
ah e quando criança tive daynavision e o famoso zeebo da tectoy !
Muito bom pros arrogantes que esnobam os emuladores começarem a entender que seus preciosos jogos podem simplesmente desaparecer da história. Se não fossem eles, duvido que as empresas lançariam essas coletâneas com arcades porque até o Mame surgir, esses jogos estavam basicamente perdidos.
A única solução que enxergo pros jogos online é as empresas liberarem os arquivos dos servidores após x tempo do lançamento ou após desligar os servidores.
A Saga Command and conquer de pc tem um molde disso. Tem os servers de jogar online feitos (confesso que não sei se foi via hack, ou liberam algo) pela comunidade.
meu único problema com emulação é a questão da precisão de como os jogos estão rodando, não apenas de emular corretamente o jogo, quanto exibir corretamente (ex: dithering de um CRT usando o cabo certo vs jogar numa tela de LCD, aliás nem preto tem num LCD ¬¬)
não que alguém deveria deixar de jogar ou ser proibido de jogar um jogo por não estar jogando corretamente, mas acho importante o pessoal pelo menos tentar chegar o mais perto possível da experiência original.
A prática da Pirataira é a unica que reconhece o passado glorioso das mais diversas obras de entretenimento, respeitando-as como eram e mantendo-as vivas até hoje, proporcionando acesso de qualidade e de forma acessível, e com melhorias, como traduções para os mais diversos idiomas e independente da classe social ou poder aquisitivo. Manter vivas estas obras de arte, isso sim é se importar com elas e com os fãs!
Devemos muito reconhecimento e agradecimento à Pirataria!
Não tenho problema em encontrar os jogos que quero, é fácil, tem tudo pra pc em rom para voce jogar no emulador.
Aqui no canal eu trago videos de games novos e antigos em 4k e com reshade.
20:25 ports e remasters não preservam a verdadeira experiência de um jogo. Prova mais recente disso é o Sonic Origins Plus, que tem reconstruções em widescreen dos jogos clássicos do Sonic, que introduziram vários novos bugs e inconsistências de física nos jogos, principalmente no Sonic 3 & Knuckles, além de terem removido as músicas da Carnival Night, Ice Cap, e Launch Base. Para qualquer um que conheça bem esses jogos o Sonic Origins é uma versão muito inferior aos jogos originais, e a Sega removeu as ROMs originais das lojas.
A Sega tem histórico de re-lançar versões voadas de jogos antigos, vide o Crazy Taxi da Steam, o Sonic Adventure DX, e o Sonic Colors Ultimate. Apenas emuladores preservam a experiência original de um jogo. Teus consoles, discos e cartuchos um dia irão parar de funcionar, mas os emuladores e as ROM funcionam em qualquer hardware.
Valorizo muito a retrocompatibilidade que o xbox conseguiu fazer e manter no consoles. E que vale muito para preservação, melhoria e acessibilidade desses jogos atualmente.
Eu tenho um Pc gamer aqui que eu não estou usando mais, ele não é tão potente porque montei em 2018, mas roda Cyberpunk 2077, Red Dead redemption 2 no 1080p, equilibrando algumas coisas em alta e médio. Tô emulando no Dev mode PS2, game cube, Wii e vários outros consoles no Xbox Series S, mas se a Microsoft ficar com putaria de bloquear os emuladores de novo, vou usar esse Pc pra isso, apesar que já uso uma Raspberry pi 3 pra emular quase tudo, mas PS2 pra cima não roda.
Só que tem a questão dos flashcards e aparelhos atuais destravados que você pode colocar milho~es de roms e isos em HDs externos, uma maneira mais natural que emuladores.
Excelente vídeo Velberan! Eu tive um problema que quando fiz compra do Marvel Ultimate Alliance para ps4 que foi um relançamento, joguei até enjoar aí desinstalei para liberar espaço e hoje em dia não posso baixar novamente pois foi removida da psn. Hoje em dia eu jogo pelo pc por outros meios utilizando mods.
Não sei o MUA mas normalmente jogos assim que saem da loja ainda dá pra baixar direto da sua biblioteca mesmo se foram excluídos da loja. Dá uma conferida.
@@Velberan Irei dar uma olhada, vlw pela dica.
Tem jogos de Android que só funciona se tiver internet e que foi pro limbo e um deles é o castlevania fora alguns game em flash que funcionava da mesma forma.
Por isso o emulador é importante, manter os games vivos
Tem também o problema dos jogos com licenças que expiram. O Marvel vs. Capcom 3 do seu outros video é um exemplo, expirou a licença e a Capcom teve que apagar de todas as lojas virtuais. Só anos depois que recuperaram.
Mas outros jogos "sumiram" pra sempre como Outrun 2 e Outrun 2006, a licença com a Ferrari acabou e a Sega nunca mais pode vender, exceto se fizer grandes alterações.
13:28
Se eu fizer jogo,ele vai ser copyleft e open source.
Todo mundo pode copiar e modificar a vontade.👍
Eu só não emulo games que estejam no mercado HOJE. Mas se já saiu de catálogo eu emulo sem problema algum, pois não gera prejuízo pra empresa e ainda é uma forma de preservar os games e experimentar jogos que seriam quase IMPOSSÍVEIS de conseguir hoje em dia.
A verdade é que ainda bem que existem os emuladores. Tanto os jogos vendidos quanto os baixados por outras formas fazem o uso dessa tecnologia e sem ela não teria como preservar os jogos antigos
Já joguei bastante emulador, quando não tinha condições, agora que estou bem estabelecido, sempre que posso compro um desses emuladores oficiais,que se você for pesquisar, até que tem bastante.
Crazy Taxi sem Off Spring sem condições ein. No mais parabéns pelos vídeos Velbs, cada dia melhores.
Também tinha o PC9801 também, em falar no Commodore 64
10:45 Dizem que a square enix perdeu o código fonte do Chrono cross, imagina essas empresas menores. Muito triste.
Cadillacs jogo no emulador direto, quando ta a família com festinha. :)
Por isso guardo meus jogos originais antigo quando fica raro vendo no mercado livre mais caro
vários jogos sumiram com o windows phone, eu comprei vários jogos e agora não encontro nem para piratear, espero que surja um emulador para jogos do windows phone.
o futuro da preservação é a emulação.
Cara Velberan sdds mano lembro de quando assistia vc tinha uns 9 10 anos bons tempos...
As empresas parecem estar preocupadas só com o lucro do momento. O ideal de pessoas como nós que amamos os games e temos nostalgia então é colocar num emulador e curtir forever!
Sim. Tenho Switch v2 desbloqueado já cheio de games indies. 3Ds desbloqueado cheio de games antigos e por último PSP 3000 também lotado de coisa boa e nostálgica
realmente uma pena pra quem é RETRO, mais fazer o q como vc disse, UM JOGO É LANÇADO EM 98/11 acabou a licença uma vez, de duas a uma ou eles correm atrás, para deixar o jogo no ar, ou eles lançam, SEM PERMISSÃO.
(REALMENTE UMA PENA SABER Q O HISTÓRICO DO MUNDOS DO GAME NÃO É TÃO RIGROSO, COMO CINEMA MÚSICA ETC. uma pena)
Atualmente eu tenho mais de 10000 jogos no meu PC. De vez em quando meus amigos falam pra eu apagar. Mas eu não quero. Sei que posso até baixar os que eu quiser, mas eu honestamente prefiro guardar todos nos meus HDs.
Exemplo pessoal: Eu tinha uma estante com vários cds de música expostos. Um belo dia eu percebi que fazia muito tempo que não escutava. Quando decidi remove-los da estante me dei conta que mesmo sendo originais eles estavam já deteriorando. Tinha muitos vazados e manchados. Por que citei isso? Poderiam ser jogos em cd. Afinal, muitos consumidores compraram jogos na época e não tinham essa preocupação de cuidar/ conservar . Afinal, aquela geração vinha da experiência com cartuchos, algo bem mais resistente. Teve uma vez também que comprei um console raro, não lacrado, mas estava impecável, na caixa. Console de + ou - 30 anos. Vale alguns milhares de reais. A fonte do treco, mesmo sendo original não aguentou. Fritou após algumas horas. Entrei em estado de desespero. Sorte minha que foi apenas a fonte.
por isso eu guardo eles num local seco e escuro, o sol deteriora e muito as mídias
Já falei mil vezes que precisamos de uma curadoria sobre games, semrpe comentei isso com meus amigos pois, apesar de ser uma forma de arte, o fato de não ter materialidade específica e sim depender de um suporte físico pra sua reprodução, estão fadados a desaparecer ou "morrer" caso não deixem livros, cópias públicas ou mesmo gametecas só para tal coisa. Games morrem como pessoas morrer e são esquecidas e da mesma maneira como qualquer arte não preservada.
Já tive alguns consoles mas hoje prefiro emulação além de vc ter bem mais recursos nos emuladores vc tem uma qualidade melhor no desempenho fora que vc tem todos os títulos a sua disposição.
Essa parte pode não estar no vídeo,mas do lado que eu olho,acho que quando a Nintendo manda derrubar algum site de roms e processar o dono em milhões de dólares,ela está acabando com o preservamento de jogos antigos,não sei pq nenhuma outra empresa além dela,liga pra fazer isso,mas o que tá na cara é que ela só faz isso pensando no quanto vai ganhar de dinheiro,trazendo seus jogos antigos bem mais caros e em emuladores bastante piores que os da comunidade,além de coletâneas e remasters dos seus jogos em cada console que ela lança que custam o olho da cara...😑😐
Estou impressionado que um game do MS DOS de terror chamado "I Have No Mouth And I Must Scream" está à venda na Steam e no GOG, embora a execução do jogo pareça uma emulação do MS DOS
O GOG porta vários jogos antigos e inacessíveis para as plataformas atuais. Um dos objetivos da empresa é a preservação de jogos antigos. Mas esse não parece ser o caso, pois normalmente os games portados por ela passam a ser distribuídos esclusivamentes pela loja.