Inscreva-se ✅ Deixe seu like ✅ Compartilhe ✅ Comente ✅ 🌱📚 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk Se você valoriza meus trabalhos considere fazer uma contribuição. Com sua ajuda posso continuar desenvolvendo novos conteúdos e alcançar muitas outras pessoas. 🙂 🌱 Chave PIX: jonathan_design@hotmail.com 🌱 Depósito bancário: CAIXA Econômica - Jonathan Matthies Agencia: 0424 Conta: 20139-5 Operação: 001
Muito agradecido pelo comentário Henrique! 🙂 Saber que alguém com o seu conhecimento e talento aprecia a série é uma grande honra. Fico muito feliz em ter sua companhia aqui e já adianto que os próximos episódios estão sendo preparados com muito cuidado. Um grande abraço e parabéns também pelo excelente trabalho no seu canal! 🤓
Muito agradecido pelo comentário Ronaldo Marques! Palavras como as suas são um grande incentivo para que eu continue produzindo vídeos sobre o universo histórico e religioso do Cristianismo, que é minha maior paixão de estudo e pesquisa. 🤓 Forte e fraterno abraço!
Muito agradecido pelas palavras Rose Mary! 🙂 Também estou com saudades da LIVE e da interação. Infelizmente, acabei pegando um forte resfriado no final do ano, o que atrasou um pouco os planos para o início de 2025. Mas já estou recuperado e animado para voltar! Desejo um ano incrível para você e sua família também. Forte e fraterno abraço!
Muito agradecido pelo comentário e pela sugestão Estevan! Escrever um livro é, de fato, um projeto que tenho em mente para o futuro. No momento, estou focado nas pesquisas e produção de vídeos para o canal. Mas espero, em algum momento, conseguir dedicar tempo suficiente para transformar esse projeto em realidade. 📚🤓 Fraterno abraço!
Agradeço pela sugestão José Marlos! Admiro muito o trabalho do professor Osvaldo Luiz Ribeiro e o conhecimento que ele compartilha. No momento, o formato do meu canal não inclui entrevistas ou lives com convidados, mas quem sabe em uma oportunidade futura, em outro contexto, isso não possa acontecer. 🙂Fraterno abraço!
Olá A Terceira Mensagem, tudo bem? 🙂 Não me recordo de já ter lido esse livro, e pelo que você comentou, ele parece ter uma abordagem mais teológica do que histórica. De qualquer forma, agradeço pela indicação e vou ficar atento a outras sugestões que tratem mais diretamente do contexto histórico de Jesus. Fraterno abraço!
Muito agradecido pelo comentário Thiago Pinheiro! 🙂 Estava aguardando a oportunidade de voltar também, mas acabei pegando um resfriado forte no final do ano, o que atrasou um pouco os planos. Mas agora estou de volta e animado para continuar trazendo novos conteúdos. 🤓 Fraterno abraço!
Fico muito feliz que tenha gostado da aula João P. Matos! 🙂 Comentários como o seu são um grande incentivo para continuar produzindo conteúdo de qualidade. Forte e fraterno abraço!
Interessante ponto Roberto Spindola! Os essênios, de fato, absorveram influências do zoroastrismo. No entanto, os fariseus também merecem destaque, já que o termo 'Perushim' pode ter raízes persas, indicando uma conexão com a influência cultural do exílio babilônico. Logo, talvez ambos os grupos tenham desempenhado papéis importantes nessa transmissão. Fraterno abraço!
Bom dia professor eu gosto muito dos seus vídeos e nos traz muitas informações sobre o povo judeu e gostaria que você fizesse um vídeo explicando quando que o cristianismo achou desnecessário a prática da circuncisão?
Fico feliz que tenha gostado dos vídeos Maria mx2kd! 🙂 A prática da circuncisão foi considerada desnecessária pelos primeiros cristãos já nas décadas iniciais do cristianismo, especialmente após os gentios manifestarem 'dons espirituais' sem a necessidade de conversão, segundo encontramos descrito nos Atos dos Apóstolos e nas cartas de Paulo. Agradeço pela sugestão, é um interessante tópico para um futuro vídeo! 🤓 Fraterno abraço!
Uma coisa que eu acho interessante é como Tertuliano e Orígenes passaram de serem considerados defensores da ortodoxia a serem condenados como hereges. É um ponto que eu gostaria de ver abordado.
Excelente ponto, Robert Von Bach! A trajetória de Tertuliano e Orígenes é realmente fascinante, especialmente a forma como passaram de defensores da ortodoxia a serem considerados hereges. Este é um tema que pretendo explorar em um vídeo no futuro, pois a evolução de suas ideias e suas condenações são aspectos cruciais para entender o desenvolvimento da teologia cristã. Agradeço imensamente pelo seu apoio ao canal e por contribuir como membro para que o conteúdo continue sendo produzido. Um forte e fraterno abraço!
Haha, interessante maneira de ver o tema! 😅 A ressurreição dos mortos é realmente um tópico fascinante. No Antigo Testamento, temos episódios como o profeta Eliseu, e no Novo Testamento, vemos a ressurreição de Lázaro, a própria ressurreição de Jesus, além dos diversos mortos que se levantaram no momento da morte de Jesus, conforme descrito em Mateus 27:52-53. 🧟🧟♂🧟♀ O Apocalipse, com suas visões de mortos sendo ressuscitados, também toca nesse tema, mas com uma perspectiva escatológica. É um tema que pode render muitas discussões e interpretações! 😄 Fraterno abraço!
Muito agradecido pelo comentário Charles Alexsandro Veras! 🙂 É ótimo saber que, com todo seu conhecimento sobre a Bíblia e a história judaica, você está encontrando valor nos vídeos. 🤓 Forte e fraterno abraço!
Agradeço pela sugestão SigaPlay! 🙂 No momento, devido à minha rotina e ao foco na produção de vídeos, não tenho tempo suficiente para me dedicar a algo nesse formato. No entanto, é uma ideia que, talvez, no futuro eu possa explorar. Fraterno abraço!
Professor, gostaria de saber em que língua se rezava nas sinagogas e nos ritos domésticos na época e ambiente de Jesus, o hebraico mesmo ou aramaico? E as leituras da Torá.? Havia Torá escrita em aramaico?
Interessante pergunta Paulo Inacio Martins! 🙂 A maioria da população judaica da época era camponesa e possuía seus próprios animais. Assim, os animais para os sacrifícios eram, em sua maioria, fornecidos pelos próprios fiéis, que selecionavam os mais perfeitos para esse fim. Além disso, havia mercados específicos em Jerusalém, onde esses animais eram comprados e vendidos para os sacrifícios. Fraterno abraço!
O reino que Jesus trouxe foi o reino dos céus , Jesus até hoje é adorado, já os romanos não reinam mais, todos os perseguidores não conseguem destruir Jesus.
A separação religiosa judaica do resto do mundo, se reflete no unitarismo cristão do primeiro século e hoje nas TJs. O trinitarismo é claramente ecumênico e compartilha mais com religiões maiores e tentando combater as religiões menores. Atos 15: 14. João 5: 43. Isaías 43: 10 a 12. Apoc. 3: 12.
Jhonatan e o detalhe da primeira Seita chamada O caminho, ainda antes se serem chamados cristãos, existe de fato a possibilidade de q fossem Essênios??? 🤔Bom 2025. Volta a fazer Live pfv! 🌝
Olá Anticlimax, tudo bem? 😄 Ótima pergunta! De fato, há várias semelhanças entre o 'Caminho' dos primeiros seguidores de Jesus e os essênios, como a distinção entre 'filhos da luz' e 'filhos das trevas', as práticas de pureza, a vida comunitária e ritos de purificação. No entanto, as diferenças teológicas e contextuais sugerem que o 'Caminho' era um movimento único, embora tenha se inspirado em várias correntes judaicas da época. Quanto às lives, pretendo retomá-las em breve! 🙂 Forte abraço e bom 2025! 🎉
Sim e não. Não havia uma igreja organizada, eram várias igrejas distintas com tradições distintas/locais, os católicos são basicamente os cristãos latinos, mas não tem muito haver com os cristãos gregos (ortodoxos), siríacos, coptas, armênios, etc, só falta a 'igreja da circuncisão', dirigida á nação judaica (embora ainda exista o patriarcado de Jerusalém).
Com relação ao não messianismo de Jesus, o pedido de condenação e crucificação feito aos romanos, tem base em Deuteronômio [o messias não sera pendurado no madeiro] e arrefeceu o crescente movimento. A situação era um barril de pólvora prestes a explodir. De fato, os sacerdotes conseguiram retardar a explosão daquele barril de pólvora até o ano 70 com a guerra de Massada.
Olá Thauãorleanista-m6j, tudo bem? 🙂 O cânon judaico foi fixado gradualmente ao longo do tempo, sendo formalizado por volta do século I ou II E.C., com maior ênfase após a destruição do Templo de Jerusalém. Esse processo não foi único e uniforme, variando em alguns detalhes entre diferentes comunidades judaicas. Fraterno abraço!
Olá Eoliver, tudo bem? 🙂 Embora haja continuidade ideológica, os zelotes surgiram em um contexto diferente e posterior, sob o domínio romano. Fraterno abraço!
Agradecido pelo comentário Pedro Ledoux! 😄 Eu realmente acho divertido caçoar das teorias conspiratórias espalhadas pelos terraplanistas miticistas, especialmente porque essas ideias não têm base histórica. Para mim, eles são como um pombo jogando xadrez: não conhecem as regras do jogo, sujam o tabuleiro e ainda saem de peito estufado. Embora eu tenha consideração pelo Antônio Miranda, por ter ajudado meu pai no passado, não posso deixar de criticar a forma como ele e outros continuam a disseminar essas teorias no UA-cam. Fraterno abraço!
Não há nenhuma resposta clara ou óbvia, o que se sabe é o seguinte : O culto tradicional romano estava em declínio desde o século III, e os césares sempre tentavam manter a tolerância, além de tentarem adotar cultos diferentes pra substituir ou renovar o culto tradicional, Constantino teve várias razões para patrocinar o cristianismo, tanto pessoais (sua mãe era cristã, sua corte também, ele teve um milagre relacionado a Cristo, etc) como políticas (os césares que ele venceu eram anti-cristãos, o cristianismo estava crescendo no império, etc)... Agora, a adoção do cristianismo por Roma, o que só aconteceu em 380 DC, dificilmente pode indicar alguma coisa senão uma devoção genuína, até porque césar Teodósio não tinha poder político direto sobre a igreja, e ele se esforçou mais para legitimar a perseguição aos hereges cristãos do que aos próprios pagãos.
Paz o verdadeiro povo de Deus que Deus separou que enchertado na oliveira verdadeira em Jesus cristo que a Igreja verdadeira ela e monoteista crê que o reino vai ser na terra crê nas leis morais de Deus os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus conheça a Igreja de Deus do 7 dia
Oi bom dia! Se os fariseus estudavam a Tora e os profetas, por quê entregaram Jesus a Pilatos?! Jesus fez um sinal que eles não poderiam negar que ele vinha de Deus?!
Shavuot significa semanas, certo! Mas também significa JURAMENTOS, e esse é o significado da festa, juramentos e não semanas! rss São palavras hebraicas homônimas e muita gente se confunde com isso!
A refutação da teoria flaviana é tão sem sentido que é praticamente uma piada. Historiadores sérios nem perdem tempo com isso, pois a teoria é completamente sem base e demonstra uma falta total de compreensão do cristianismo antigo. Ela não se sustenta nem mesmo nas evidências mais elementares, e eu, pessoalmente, tenho coisas muito mais importantes para fazer do que perder meu tempo com isso. Com efeito, não esperem de mim nenhum vídeo abordando essa bobagem. 😂
A Igreja verdadeira nao crê em trindade mora no ceu. A Igreja verdadeira crê na pascoa dia 14 de nizã um vez por ano e nao comemos canes imundas conheça a Igreja de Deus do 7 dia
@@rafael.frigori O nome de Jesus no original hebraico ou aramaico, línguas faladas na época, era Yeshua (יֵשׁוּעַ). Esse nome é uma forma abreviada de Yehoshua (יְהוֹשׁוּעַ), que significa "YHWH é salvação" ou "O Senhor salva". Quando o nome foi traduzido para o grego, usado no Novo Testamento, tornou-se Iēsous (Ἰησοῦς), já que o grego não tinha sons equivalentes para o "sh" de Yeshua ou o "a" final. Posteriormente, ao ser traduzido para o latim e outras línguas, o nome evoluiu para "Jesus" como conhecemos hoje.
Antes atraia cristãos, agora no máximo agnóstico e ateu em sua grande maioria. Parte de várias premissas erradas e as conclusões não poderiam ser diferentes. É um desserviço esse canal
Fanatismo é tenso. O cara esquenta o banco de alguma igreja que prega prosperidade, talvez realmente estude bastante as escrituras (embora não pareça), mas não aprendeu nada pregado por Jesus. Ele andou entre pescadores para dar exemplos aos judeus, respeitando-os, sendo amoroso e caridoso. Acha que o prof. usa erroneamente premissas e conclusões? Então traga a "correção" educadamente. Esse comportamento birrento, além de demonstrar imaturidade, só faz criar ainda mais tumulto. Isso não agrada a Deus, mesmo.
Inscreva-se ✅ Deixe seu like ✅ Compartilhe ✅ Comente ✅
🌱📚 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk
Se você valoriza meus trabalhos considere fazer uma contribuição. Com sua ajuda posso continuar desenvolvendo novos conteúdos e alcançar muitas outras pessoas. 🙂
🌱 Chave PIX: jonathan_design@hotmail.com
🌱 Depósito bancário:
CAIXA Econômica - Jonathan Matthies
Agencia: 0424
Conta: 20139-5
Operação: 001
A série está excelente! Uma síntese incrível. Já estou aguardando os próximos! :)
Muito agradecido pelo comentário Henrique! 🙂
Saber que alguém com o seu conhecimento e talento aprecia a série é uma grande honra. Fico muito feliz em ter sua companhia aqui e já adianto que os próximos episódios estão sendo preparados com muito cuidado. Um grande abraço e parabéns também pelo excelente trabalho no seu canal! 🤓
Este professor é um dos melhores do UA-cam.
Melhor explicação do universo religioso e filosófico dos tempos de Jesus que eu conheci até hoje. Parabéns!
Muito agradecido pelo comentário Ronaldo Marques! Palavras como as suas são um grande incentivo para que eu continue produzindo vídeos sobre o universo histórico e religioso do Cristianismo, que é minha maior paixão de estudo e pesquisa. 🤓 Forte e fraterno abraço!
Excelente vídeo professor
Fantástico..que aula
Valeu! Professor,tudo bem?Saudades da live.Desejo tudo de bom pra você e a família durante todo esse ano de 2025.Abraços!
Muito agradecido pelas palavras Rose Mary! 🙂
Também estou com saudades da LIVE e da interação. Infelizmente, acabei pegando um forte resfriado no final do ano, o que atrasou um pouco os planos para o início de 2025. Mas já estou recuperado e animado para voltar! Desejo um ano incrível para você e sua família também. Forte e fraterno abraço!
Excelente aula do PROFESSOR. Parabéns. ❤
O senhor deveria escrever um livro. Seu trabalho possui grande qualidade!
Muito agradecido pelo comentário e pela sugestão Estevan!
Escrever um livro é, de fato, um projeto que tenho em mente para o futuro. No momento, estou focado nas pesquisas e produção de vídeos para o canal. Mas espero, em algum momento, conseguir dedicar tempo suficiente para transformar esse projeto em realidade. 📚🤓 Fraterno abraço!
Faz uma live com o professor Osvaldo Luiz Ribeiro da 'Tenda do Necromante'.
Agradeço pela sugestão José Marlos! Admiro muito o trabalho do professor Osvaldo Luiz Ribeiro e o conhecimento que ele compartilha. No momento, o formato do meu canal não inclui entrevistas ou lives com convidados, mas quem sabe em uma oportunidade futura, em outro contexto, isso não possa acontecer. 🙂Fraterno abraço!
Perfeita aula... obrigado por compartilhar tanto conhecimento.
Muito agradecido pelo comentário Jackson Costa! 🙂
Boa noite professor e a todos.
Ótimo ensinamento.
Uma aula gratuita. Obrigado.
Obrigado Prof. Jonathan. Maravilha!
Sobre Jesus histórico, muito interessante o livro, Quando Jesus esteve na terra pela segunda vez
Olá A Terceira Mensagem, tudo bem? 🙂
Não me recordo de já ter lido esse livro, e pelo que você comentou, ele parece ter uma abordagem mais teológica do que histórica. De qualquer forma, agradeço pela indicação e vou ficar atento a outras sugestões que tratem mais diretamente do contexto histórico de Jesus. Fraterno abraço!
Excelente vídeo, como tem sido todos os outros.
Professor como sempre está de Parabéns por mais um vídeo excelente
Muito boa abordagem!
Excelente como sempre professor
Excelente,professor!
Estava aguardando a volta dos vídeos novos. Muito bom. Parabéns!
Muito agradecido pelo comentário Thiago Pinheiro! 🙂
Estava aguardando a oportunidade de voltar também, mas acabei pegando um resfriado forte no final do ano, o que atrasou um pouco os planos.
Mas agora estou de volta e animado para continuar trazendo novos conteúdos. 🤓 Fraterno abraço!
Otima aula 🙂
Excelente aula, professor. Sou muito grato ao seu canal.
Fico muito feliz que tenha gostado da aula João P. Matos! 🙂
Comentários como o seu são um grande incentivo para continuar produzindo conteúdo de qualidade. Forte e fraterno abraço!
Pra mim essa transmissão de elementos do zoroastrismo para o cristianismo vem dos essenios
Interessante ponto Roberto Spindola! Os essênios, de fato, absorveram influências do zoroastrismo. No entanto, os fariseus também merecem destaque, já que o termo 'Perushim' pode ter raízes persas, indicando uma conexão com a influência cultural do exílio babilônico. Logo, talvez ambos os grupos tenham desempenhado papéis importantes nessa transmissão. Fraterno abraço!
Bom vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Grande mestre.
Apreciável
like prof.
Excelente aula
Tá perdoado, vídeo top, riquíssimo.
🙃 Muito agradecido Aparecido da Silva!
Excelente aula.
Parabéns pelo vídeo
Xôu.
Serie foda em professor
Muito agradecido Arthur Pedras! 🙂
Fraterno abraço professor.
Fraterno abraço Edmont Dantes! 🤗
Boa noite.
Canal top
PROFESSOR DE UM CURSO A RESPEITO
Bom dia professor eu gosto muito dos seus vídeos e nos traz muitas informações sobre o povo judeu e gostaria que você fizesse um vídeo explicando quando que o cristianismo achou desnecessário a prática da circuncisão?
Fico feliz que tenha gostado dos vídeos Maria mx2kd! 🙂
A prática da circuncisão foi considerada desnecessária pelos primeiros cristãos já nas décadas iniciais do cristianismo, especialmente após os gentios manifestarem 'dons espirituais' sem a necessidade de conversão, segundo encontramos descrito nos Atos dos Apóstolos e nas cartas de Paulo. Agradeço pela sugestão, é um interessante tópico para um futuro vídeo! 🤓 Fraterno abraço!
Excelente conteúdo, sem viés ideológico.
Mais videos professor muito bom kkk
poderia ser feito um video abordando isso.
Agradecido pelo comentário soneghetifbi! 🙂
Mas eu acho que, na verdade, esse tema já foi abordado no vídeo que você comentou. 😅 Abraços!
Uma coisa que eu acho interessante é como Tertuliano e Orígenes passaram de serem considerados defensores da ortodoxia a serem condenados como hereges. É um ponto que eu gostaria de ver abordado.
É simples, eles convenceram gente importante, jogaram de acordo com o jogo e não foram atacados pelos zelotes e sicários, porque eram da diáspora.
Excelente ponto, Robert Von Bach! A trajetória de Tertuliano e Orígenes é realmente fascinante, especialmente a forma como passaram de defensores da ortodoxia a serem considerados hereges. Este é um tema que pretendo explorar em um vídeo no futuro, pois a evolução de suas ideias e suas condenações são aspectos cruciais para entender o desenvolvimento da teologia cristã. Agradeço imensamente pelo seu apoio ao canal e por contribuir como membro para que o conteúdo continue sendo produzido. Um forte e fraterno abraço!
Dos assuntos que mais gosto da bíblia, são as referências de ressurreição dos mortos pelos profetas e as do novo testamento.
É o apocalipse zumbi 🧟
Haha, interessante maneira de ver o tema! 😅
A ressurreição dos mortos é realmente um tópico fascinante. No Antigo Testamento, temos episódios como o profeta Eliseu, e no Novo Testamento, vemos a ressurreição de Lázaro, a própria ressurreição de Jesus, além dos diversos mortos que se levantaram no momento da morte de Jesus, conforme descrito em Mateus 27:52-53. 🧟🧟♂🧟♀ O Apocalipse, com suas visões de mortos sendo ressuscitados, também toca nesse tema, mas com uma perspectiva escatológica. É um tema que pode render muitas discussões e interpretações! 😄 Fraterno abraço!
Caramba 😮 excelente conteúdo e olha que srm falsa modéstia eu conheço muito da bíblia e da história Judaica, parabéns professor.
Muito agradecido pelo comentário Charles Alexsandro Veras! 🙂
É ótimo saber que, com todo seu conhecimento sobre a Bíblia e a história judaica, você está encontrando valor nos vídeos. 🤓 Forte e fraterno abraço!
Professor se achar interessante poderia fazer um clube de leitura.. para membros para ficar mais organizado né eu não sou mas serei. Abraço
Agradeço pela sugestão SigaPlay! 🙂
No momento, devido à minha rotina e ao foco na produção de vídeos, não tenho tempo suficiente para me dedicar a algo nesse formato. No entanto, é uma ideia que, talvez, no futuro eu possa explorar. Fraterno abraço!
Professor, gostaria de saber em que língua se rezava nas sinagogas e nos ritos domésticos na época e ambiente de Jesus, o hebraico mesmo ou aramaico?
E as leituras da Torá.?
Havia Torá escrita em aramaico?
Professor, onde os judeus conseguiam tantos animais pra fazer churrasco para yahweh?
Interessante pergunta Paulo Inacio Martins! 🙂
A maioria da população judaica da época era camponesa e possuía seus próprios animais. Assim, os animais para os sacrifícios eram, em sua maioria, fornecidos pelos próprios fiéis, que selecionavam os mais perfeitos para esse fim. Além disso, havia mercados específicos em Jerusalém, onde esses animais eram comprados e vendidos para os sacrifícios. Fraterno abraço!
O reino que Jesus trouxe foi o reino dos céus , Jesus até hoje é adorado, já os romanos não reinam mais, todos os perseguidores não conseguem destruir Jesus.
Simmmmm
A separação religiosa judaica do resto do mundo, se reflete no unitarismo cristão do primeiro século e hoje nas TJs. O trinitarismo é claramente ecumênico e compartilha mais com religiões maiores e tentando combater as religiões menores. Atos 15: 14. João 5: 43. Isaías 43: 10 a 12. Apoc. 3: 12.
Jhonatan e o detalhe da primeira Seita chamada O caminho, ainda antes se serem chamados cristãos, existe de fato a possibilidade de q fossem Essênios??? 🤔Bom 2025. Volta a fazer Live pfv! 🌝
Olá Anticlimax, tudo bem? 😄
Ótima pergunta! De fato, há várias semelhanças entre o 'Caminho' dos primeiros seguidores de Jesus e os essênios, como a distinção entre 'filhos da luz' e 'filhos das trevas', as práticas de pureza, a vida comunitária e ritos de purificação. No entanto, as diferenças teológicas e contextuais sugerem que o 'Caminho' era um movimento único, embora tenha se inspirado em várias correntes judaicas da época. Quanto às lives, pretendo retomá-las em breve! 🙂 Forte abraço e bom 2025! 🎉
Obrigado professor! Podemos dizer q os cristão primitivos são os atuais católicos?
Sim e não.
Não havia uma igreja organizada, eram várias igrejas distintas com tradições distintas/locais, os católicos são basicamente os cristãos latinos, mas não tem muito haver com os cristãos gregos (ortodoxos), siríacos, coptas, armênios, etc, só falta a 'igreja da circuncisão', dirigida á nação judaica (embora ainda exista o patriarcado de Jerusalém).
Israel era uma sopa cultural, qualquer simplificação pode ser um erro! Ótimo vídeo!
4:38 que filme e esse?
É um pequeno trecho da série "Rome: Rise and Fall of an Empire"
Fraterno abraço!
@@Jonathan14734 obrigado
Com relação ao não messianismo de Jesus, o pedido de condenação e crucificação feito aos romanos, tem base em Deuteronômio [o messias não sera pendurado no madeiro] e arrefeceu o crescente movimento.
A situação era um barril de pólvora prestes a explodir.
De fato, os sacerdotes conseguiram retardar a explosão daquele barril de pólvora até o ano 70 com a guerra de Massada.
7:21 quando foi fixado o canon judaico?
Olá Thauãorleanista-m6j, tudo bem? 🙂
O cânon judaico foi fixado gradualmente ao longo do tempo, sendo formalizado por volta do século I ou II E.C., com maior ênfase após a destruição do Templo de Jerusalém. Esse processo não foi único e uniforme, variando em alguns detalhes entre diferentes comunidades judaicas. Fraterno abraço!
@Jonathan14734 poderia fazer um vídeo sobre a evolução da eucarístia na igreja primitiva
Os zelotes/sicários eram remanecentes/provenientes dos macabeus?
Olá Eoliver, tudo bem? 🙂
Embora haja continuidade ideológica, os zelotes surgiram em um contexto diferente e posterior, sob o domínio romano. Fraterno abraço!
30:15 kkkkk bateu nos miticistas. Canais como Antonio Miranda fazem esse grande desserviço espalhando teoria da conspiraçao.
Agradecido pelo comentário Pedro Ledoux! 😄
Eu realmente acho divertido caçoar das teorias conspiratórias espalhadas pelos terraplanistas miticistas, especialmente porque essas ideias não têm base histórica. Para mim, eles são como um pombo jogando xadrez: não conhecem as regras do jogo, sujam o tabuleiro e ainda saem de peito estufado. Embora eu tenha consideração pelo Antônio Miranda, por ter ajudado meu pai no passado, não posso deixar de criticar a forma como ele e outros continuam a disseminar essas teorias no UA-cam. Fraterno abraço!
NOME NÃO EXISTIA, NEM CRISTIANISMO EM GREGO ERA OS QUE CAMINHAM . 318 ANOS DEPOIS DA MORTE DE YESHUA. ESTÁ DANDO AULA DE MITOLOGIA
Jesus seria um zelota no sentido de preservar o judaísmo espiritualizado como Abraão e Moisés
O Cristianismo é Cristianismo, religião greco-romana, é outra História!
Porque o cristianismo foi adotado pelo império romano? Porque Constantino patrocinou o cristianismo? Existe resposta para isso?
Não há nenhuma resposta clara ou óbvia, o que se sabe é o seguinte :
O culto tradicional romano estava em declínio desde o século III, e os césares sempre tentavam manter a tolerância, além de tentarem adotar cultos diferentes pra substituir ou renovar o culto tradicional, Constantino teve várias razões para patrocinar o cristianismo, tanto pessoais (sua mãe era cristã, sua corte também, ele teve um milagre relacionado a Cristo, etc) como políticas (os césares que ele venceu eram anti-cristãos, o cristianismo estava crescendo no império, etc)...
Agora, a adoção do cristianismo por Roma, o que só aconteceu em 380 DC, dificilmente pode indicar alguma coisa senão uma devoção genuína, até porque césar Teodósio não tinha poder político direto sobre a igreja, e ele se esforçou mais para legitimar a perseguição aos hereges cristãos do que aos próprios pagãos.
Zelotes e zelotes, de acordo com Reza Aslam
Paz o verdadeiro povo de Deus que Deus separou que enchertado na oliveira verdadeira em Jesus cristo que a Igreja verdadeira ela e monoteista crê que o reino vai ser na terra crê nas leis morais de Deus os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus conheça a Igreja de Deus do 7 dia
Oi bom dia! Se os fariseus estudavam a Tora e os profetas, por quê entregaram Jesus a Pilatos?! Jesus fez um sinal que eles não poderiam negar que ele vinha de Deus?!
Shavuot significa semanas, certo! Mas também significa JURAMENTOS, e esse é o significado da festa, juramentos e não semanas! rss São palavras hebraicas homônimas e muita gente se confunde com isso!
Fica tranquilo professor, enquanto não chamar Jesus de Genésio, tá tudo certo 😂😂😂😂
Sobre a teoria Flaviana aconselho a ler mais um pouquinho antes de criticar
Qual material pra ler você recomendaria? Porque não há nenhum artigo revisado por pares.
@QuenlewEhgayDaSilva que idiotices, até parece que os revisado por pares significa alguma coisa, mesma merda que o consenso
@@pauloinaciomartins9084
E você ainda não mandou nenhum material para ler...
Anjo Gabriel e Miguel todos do zoroastrismo? O diálogo do diabo com Deus na tentação de Jô.
E a refutacao detalhada a teoria flaviana é..zzzźźz...silencio..😎🤣
A refutação da teoria flaviana é tão sem sentido que é praticamente uma piada. Historiadores sérios nem perdem tempo com isso, pois a teoria é completamente sem base e demonstra uma falta total de compreensão do cristianismo antigo. Ela não se sustenta nem mesmo nas evidências mais elementares, e eu, pessoalmente, tenho coisas muito mais importantes para fazer do que perder meu tempo com isso. Com efeito, não esperem de mim nenhum vídeo abordando essa bobagem. 😂
Literatura judaica em grego seria o mesmo que literatura brasileira em ingles kkk
O scania tem 1 desafio de muito dinheiro..não foste la vencer ó professor SABICHAO?estranho..és milionario
Religiões são tão casadas com política, mas esse casamento deixa os fiéis loucos, violentos, manipulados. Fale sobre isso .
Explicar a Bíblia sem a conhecer, dá nisso... Só bobagens.
Jesus não foi crucificado pelo os ramanos!!
A Igreja verdadeira nao crê em trindade mora no ceu. A Igreja verdadeira crê na pascoa dia 14 de nizã um vez por ano e nao comemos canes imundas conheça a Igreja de Deus do 7 dia
Eu vos perdoo ó criatura ! Vá e não peques mais.
QUE JESUS PROFESSOR ? ERA YESHUA A LETRA J FOI CRIADA EM 1525 POR PIETRO LEMOS
Nem nome latino ele tinha, então não, não era "YESHUA", nem "JESUS".
@rafael.frigori o prezado YESHUA não é latim é hebraico em latim é IESU . VÁ estudar antes de abrir o bico
@@rafael.frigori
O nome de Jesus no original hebraico ou aramaico, línguas faladas na época, era Yeshua (יֵשׁוּעַ). Esse nome é uma forma abreviada de Yehoshua (יְהוֹשׁוּעַ), que significa "YHWH é salvação" ou "O Senhor salva".
Quando o nome foi traduzido para o grego, usado no Novo Testamento, tornou-se Iēsous (Ἰησοῦς), já que o grego não tinha sons equivalentes para o "sh" de Yeshua ou o "a" final. Posteriormente, ao ser traduzido para o latim e outras línguas, o nome evoluiu para "Jesus" como conhecemos hoje.
@@mbsguido ok, o que implica que Yeshua e Jesus são apenas transliteraçoes para o grego/latim.
@@rafael.frigori não implica nada . YESHUA é em hebraico . Nome é substantivo próprio. Nome não se traduz
Antes atraia cristãos, agora no máximo agnóstico e ateu em sua grande maioria. Parte de várias premissas erradas e as conclusões não poderiam ser diferentes. É um desserviço esse canal
Eu sou cristão e curto o canal dele exatamente por ser imparcial e oferecer conteúdo científico de qualidade, minha crença é outra parada
Eu sou cristã e adoro as explicações científicas que ele faz. Sem fanatismo religioso.
Fanatismo é tenso. O cara esquenta o banco de alguma igreja que prega prosperidade, talvez realmente estude bastante as escrituras (embora não pareça), mas não aprendeu nada pregado por Jesus.
Ele andou entre pescadores para dar exemplos aos judeus, respeitando-os, sendo amoroso e caridoso.
Acha que o prof. usa erroneamente premissas e conclusões? Então traga a "correção" educadamente.
Esse comportamento birrento, além de demonstrar imaturidade, só faz criar ainda mais tumulto. Isso não agrada a Deus, mesmo.