#40 - ABORTO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 бер 2024
  • O assunto de hoje é, para muitas pessoas, polêmico. Talvez por falta de informação, de diálogo no seu círculo de amizade ou até mesmo devido a um julgamento social e principalmente religioso. Mas nós sempre buscamos um diálogo aberto e sincero, por isso não deixamos de falar sobre algo que interfere na vida de inúmeras mulheres, nas nossas vidas e nas nossas escolhas, a descriminalização do aborto. Estamos aqui para falar sobre uma questão de saúde pública com nossas convidadas, uma das idealizadoras e coordenadoras da campanha Nem Presa Nem Morta por Aborto, fundada em 2018, em defesa da descriminalização do aborto, Laura Molinari (@nempresanemmorta) e ela que é evangélica, cientista social, mestra em educação e doutoranda em antropologia e se tornou ativista pela legalização do aborto, quando deu à luz a segunda filha, Simony dos Anjos (@simonydosanjos).

КОМЕНТАРІ • 373

  • @Ibiamarinho
    @Ibiamarinho 3 місяці тому +133

    Aos 22 anos engravidei dentro de um "namoro" de 02 meses, o cara quis que eu tirasse, comprou remedios e tentou me obrigar a tomar, após uma surra dele eu perdi, além de fragilizada e com o corpo em frangalhos, precisei de uma curetagem, onde meu útero foi rompido em 04 partes o que me tornaria infértil de acordo com o médico e por isso eu precisei de 08 dias de internação e transfusão de sangue, mesmo após todo o cenário horrendo que vivi, as enfermeiras que atendiam diziam coisas como: "não provocou o aborto, agora não adianta chorar", "você que procurou", "não adianta chorar, a culpa é sua".
    Foram os piores dias da minha vida, eu desejei morrer todos os dias, eu pensei inumeras vezes em me matar naquela cama de hospital.
    Conversa extremamente necessária!

  • @barbaraferreiraalves1314
    @barbaraferreiraalves1314 3 місяці тому +179

    O nome do Podcast é mil e uma TRETAS!! Obrigada pela coragem meninas, vocês chegam em lugares que esse debate não chega! Não é contraditório, é justamente falar sobre ser mulher!

    • @thai-oliiveira
      @thai-oliiveira 3 місяці тому +7

      Ser mulher é matar um ser inocente? Ser mulher pra mim é ser responsável, e se prevenir é coisa de mulher que tem responsabilidade!!

    • @barbaraferreiraalves1314
      @barbaraferreiraalves1314 3 місяці тому +24

      Então seja você a responsável e não julgue outras mulheres pelas escolhas dela. A gente não tem direito de decidir por ninguém nessa vida. Eu, hoje, não faria um aborto, mas eu não posso decidir por outras pessoas o que elas fazem com os corpos delas

    • @thai-oliiveira
      @thai-oliiveira 3 місяці тому +3

      @@barbaraferreiraalves1314a questão é essa: a decisão não é sobre o corpo dela, é sobre outra VIDA. Eu só sou a favor do aborto em casos de estupro e de questões de saúde..

    • @barbaraferreiraalves1314
      @barbaraferreiraalves1314 3 місяці тому +13

      @@thai-oliiveira a questão do vídeo não é debater quem é a favor ou contra, mas as políticas públicas disponíveis. Vale você pensar seus valores se algumas vidas valem mais que outras, né? Se você acha que tudo bem "matar um inocente" advindo de um estupro, então na verdade esta sendo contraditória. Enfim, espero que tenha ao menos escutado as falas importantes do vídeo.

    • @thai-oliiveira
      @thai-oliiveira 3 місяці тому +1

      @@barbaraferreiraalves1314 tu leu meu comentário? Pq não parece

  • @yassrodrigues27
    @yassrodrigues27 3 місяці тому +100

    Meninas, que aula!! Principalmente a parte onde falam sobre a influência econômica e o interesse do capitalismo sobre o nosso corpo, se a gente se recusar a gerar/cuidar o sistema para.
    Como as próprias convidadas falaram o aborto é só a ponta do iceberg, a verdadeira luta é por um sistema igualitário que garante todos os direitos a uma vida digna, infelizmente a maioria das pessoas guiadas pelo pensamento religioso não conseguem enxergar uma coisa tão básica 😣

  • @anabeatrizsantana4240
    @anabeatrizsantana4240 3 місяці тому +54

    Interessante, meninas. Mesmo minha opinião sendo contrária, assisti até o final, de cabeça aberta e disposta a entender. Só quero corrigir uma coisa que a Júlia falou no início: não se trata de julgamento religioso, mas sim CRENÇA religiosa. É o que um cristão ACREDITA como vida e como direito do feto. Eu, como cristã, não julgo a pessoa que pratica um aborto. Mas a minha crença é de que não é correto. É isso. Parabéns pela a coragem de debater um tema polêmico e, pq não, importante! Bjs

  • @nicolerusso77
    @nicolerusso77 3 місяці тому +55

    Parabéns pela coragem de abordar esse tema, meninas!!❤

  • @vitoriapedrosa12
    @vitoriapedrosa12 3 місяці тому +54

    Cara, que incrível!!!!! cada vez mais admirando vocês e esse trabalho

  • @NinaLuH
    @NinaLuH 3 місяці тому +8

    Essse é um assunto complexo e 2 coisas me pegaram e me deixaram com a pulga atrás da orelha.
    1. Em algum momento citam que o governo é beneficiado com mão de obra quando essa mãe pobre engravida e não pode abortar, pq esse bebê vai crescer e trabalhar em funções x. Mas não sei se faz muito sentido, pq na verdade uma pessoa que nasce num contexto familiar desse, normalmente se torna um custo para o governo, não? Usufruindo de benefícios como bolsa família entre outros. Essa conta não fecha eu acho…
    2. Quando falam de países que tem o aborto previsto na legislação, a grande maioria (se não todos) antes de liberarem o aborto já tinham o básico de políticas públicas e acesso da população sobre informações. Quantos desses países tem índices de estupro de vulnerável como o Brasil? Quantos desses países tem um % de população vivendo num nível abaixo da pobreza? Quantos desses países tem gente que n tem acesso a educação basica, quem dirá sexual? ?
    Será que no Brasil, onde as meninas não sabem nem ao menos sobre ciclo menstrual, não temos acesso básico a saúde, não temos conversas ou nada do tipo, vivendo numa situação precária muitas vezes no quesito educação sexual… será que esse país tem condições de liberar o aborto? Ou será que essa menina pobre que já é estuprada pelo pai, avô e tio, e que muitas vezes nem entende o que está acontecendo, não vai só facilitar a vida desse abusador que agora pode fazer coisas sem se preocupar, pq se engravidar, aborta? Será que essa adolescente de 15 anos, com vida sexual ativa, mas sem acesso ao básico de informação, quando engravidar, consegue ter acesso real a educação sexual e apoio emocional e psicológico para entender quais são suas opções ? Temos profissionais prontos pra isso?
    “Ah mas essa menina de 15 anos vai abortar de qualquer jeito, com ou sem a liberação e vai correr risco de vida.” Difícil se basear numa liberação de lei, pra não sei quantos milhões de brasileiros pensando nisso.
    Enfim, como eu disse, complexo. Mas ao meu ver o Brasil tem MUITA coisa básica pra estruturar antes de liberar algo tão importante como isso. Nao deveria ser a primeira opção.

    • @rorvik848
      @rorvik848 3 місяці тому

      CONCORDO COM TUDO QUE VC ESCREVEU, PENSEI AS MESMAS COISAS (COMO SOU HOMEM NÃO É MEU LUGAR DE FALA NÃO POSSO TER OPINIÃO SOBRE ISSO), MAS PORQUE NÃO COLOCAR UMA CONTRA E UMA A FAVOR ENFIM TIREM SUAS PROPRIAS CONCLUSÕES .

  • @manuelafalcao8826
    @manuelafalcao8826 3 місяці тому +10

    Que debate lindo! Parabéns às entrevistadoras e também às convidadas, que foram brilhantes! Esse debate é necessário, mas não consigo deixar de pensar e ficar triste que talvez, as únicas pessoas que ouçam esse podcast do início ao fim com ouvidos realmente abertos sejam as pessoas que já tem esse modo de ver o mundo ou já estão mais ou menos predispostas à mudança de perspectiva. Infelizmente me percebo como uma pessimista neste aspecto, acho muito difícil um radical abrir espaço para diálogo e, por exemplo realmente ouvirem essas duas entrevistadas… só um desabafo. Ainda temos um longo caminho a ser percorrido, mas que a mensagem de vocês cheguem nos ouvidos de quem precisa.

    • @micheleturs
      @micheleturs 3 місяці тому +1

      Não foi um debate, não colocaram ninguém para contra argumentar o assunto. Foi apenas um bate papo onde as convidadas expõe a opinião delas sobre a necessidade de legalização do aborto.

    • @amqqs
      @amqqs 3 місяці тому

      Não foi debate, foi militância.

  • @fabilove190
    @fabilove190 3 місяці тому +29

    Parabéns por tocarem nesse tema. Questão de saúde pública! Direitos reprodutivos importam! Vamos deixar de ignorância!

  • @gabrielaoliveira7987
    @gabrielaoliveira7987 3 місяці тому +68

    Fico feliz com o tema e pela coragem de vocês em abordá-lo! Aborto não é uma questão de opinião, é de saúde pública! 👏🏾👏🏾👏🏾

    • @thai-oliiveira
      @thai-oliiveira 3 місяці тому +4

      Usar camisinha ninguém quer né? Pra mim se prevenir é questão de saúde! Matar um ser inocente não..

    • @anacarlanogueira2336
      @anacarlanogueira2336 3 місяці тому +3

      ​@@thai-oliiveira você assistiu ao vídeo? A propósito, nenhum método é 100%

    • @alinea1601
      @alinea1601 3 місяці тому

      ​@@anacarlanogueira2336camisinha é mto seguro.. inclusive é o q previne doenças sexualmente transmissíveis. Ñ diga besteira.

    • @renatasilva-ib9qf
      @renatasilva-ib9qf 2 місяці тому

      ​@@thai-oliiveiraentão vá adotar crianças ou pelo menos ajudar crianças que estao em orfanatos.

    • @thai-oliiveira
      @thai-oliiveira 2 місяці тому +1

      @@renatasilva-ib9qf o que tem haver uma coisa com a outra? Eu não sou obrigada adotar ninguém só pq sou contra o aborto! Eu faço a MINHA PARTE: não aborto e me previno.. as duas vezes que engravidei foram por consentimento meu e eu cuido dos meus! Simples!

  • @laurabeatriz6419
    @laurabeatriz6419 3 місяці тому +50

    Parabéns pelo conteúdo necessário!!! ❤

  • @jessicacamargo2242
    @jessicacamargo2242 3 місяці тому +19

    Parabéns pela coragem Mil e Uma! Sempre fui a favor da legalização, após a maternidade me tornei ainda mais… As convidadas foram excepcionais na argumentação! Que o tema continue sendo debatido abertamente principalmente por nós mulheres, sem tabu, sem interferência religiosa, sem estigmas!

  • @vanessapadilha2180
    @vanessapadilha2180 3 місяці тому +23

    Não se pode debater a descriminalização do aborto por viés religioso, assim como não se pode debater por viés político. Falar de aborto é sim uma questão moral, humana.
    Quando a vida passa a ter valor? Até quando ela ainda tem valor? Em que circunstância ela tem valor?
    Isso são questões religiosas? São questões políticas?
    Acho que o grande problema dessa discussão é a desvalorização da vida. A vida importa quando é " digna", se é motorista de aplicativo não tem valor, se é pobre não tem valor, se está doente não tem valor.
    A vida da mulher que está gerando o bebê tem muito valor, tanto quanto a do bebê. Deve ter seus direitos garantidos, mas os seus direitos não podem ultrapassar o direito a vida de outra pessoa. Óbvio que não é um debate simples. E defender o direito a vida do bebê não está relacionado a querer o sofrimento da mulher, ela precisa ser amparada, assim como o bebê também precisa, por que não debater como garantir ambos os direitos?

    • @renatasilva-ib9qf
      @renatasilva-ib9qf 2 місяці тому

      Então comece ajudando crianças em orfanatos. Deixe de gastar com você e as ajude

  • @layanaoli88
    @layanaoli88 3 місяці тому +56

    Parabéns Thayla e Júlia por abrir espaço para esse tema. ♥️

  • @danilocardoso5790
    @danilocardoso5790 3 місяці тому +10

    O perfil do UA-cam é do meu namorado, mas sou uma mulher. De fato deve ser debatido a causa raiz do problema, de fato tem que lutar pelas políticas públicas, pela educação, pela educação sexual, pelo direto de comer, pelo direito de bons hospitais e saúde. Isso tudo é trabalhar na causa raiz. Legalizar o aborto é tentar agir no resultado da FALTA dessas políticas. Estão indo no sentido totalmente oposto à solução do problema. Se matar será a solução de alguma coisa, infelizmente estaremos indo no sentido oposto do progresso.
    Entendam, TODO problema deve ser solucionado na causa raiz dele. Ex: estou com dor na coluna. A) toda vez que eu sentir dor vou tomar remédio. B) vou descobrir o problema e vou tratar ele para que a dor não apareça mais. A letra A você está tratando o sintoma, a letra B você estará tratando o problema em sua causa raiz.

    • @renatagodoy47
      @renatagodoy47 3 місяці тому +3

      Entendo seu ponto, mas elas também falaram sobre isso neste episódio, não sei se passou batido pra você mas elas entram nesse assunto falam inclusive que a ideia é que diminua os abortos, tendo a abordagem da educação sexual uma atenção maior a essas infos

    • @micheleturs
      @micheleturs 3 місяці тому +2

      Concordo plenamente, melhor investir em educação e apoio as mulheres.... fora que como se dariam esses abortos? O Sus não tem estrutura para isso, se para fazer um exame demoram meses, imagina um aborto...

    • @selmasiena2780
      @selmasiena2780 3 місяці тому +1

      Concordo contigo.

    • @danilocardoso5790
      @danilocardoso5790 3 місяці тому

      @@renatagodoy47 sim, concordo, vi que elas abordaram esses temas. E é isso que temos que levar mais nas pautas para solução e não o aborto em si. Na minha opinião o tema deveria ser: “políticas públicas que devemos reivindicar afim de diminuir mortes e problemas sociais com as mulheres e gestantes”, e não o aborto, porque na minha opinião, ainda sim, o aborto nunca será a solução.

  • @isadoraspinola8690
    @isadoraspinola8690 3 місяці тому +44

    Acha ruim o aborto? Entao lute por políticas públicas que ajude as maes terem uma vida digna .

    • @_strb
      @_strb 3 місяці тому

      ou então a mulher pode, simplesmente, optar por não tirar uma vida e procurar por uma família ou um lar de adoção para essa criança. Provavelmente o bebê vai encontrar bons pais rápido, já que a fila para adotar uma criança nessa faixa etária é gigante e a família que pretende passar por esse processo é submetida a diversas avaliações e análise judicial, e assim, não vai ser necessário tirar uma vida e nem prejudicar a mulher que não está preparada para o maternar

  • @ElisaBoaventura
    @ElisaBoaventura 3 місяці тому +13

    Gostei do debate, mas como advogada acho que faltou um respaldo jurídico maior para explicar as decisões do STF relacionadas sobre o tema e o status quo.. Caso venham realizar outro debate sobre Direitos Reprodutivos ou mesmo sobre questões de gênero, sugiro o nome da Débora Diniz

  • @analuciasouza9229
    @analuciasouza9229 3 місяці тому +15

    Conversa totalmente necessária, Meu pai abandonou minha mãe gravida perto de eu nascer. Vivemos em uma sociedade que homens decidem sobre o corpo e direitos das mulheres. O homem tem o direito de escolha, a mulher não,

    • @brunaleal4470
      @brunaleal4470 3 місяці тому +2

      Ana, os homens nao "decidem sobre o corpo" alguns só são covardes... a partir do momento que ocorre uma gestação é uma responsabilidade (ou irresponsabilidade) de ambos. Minha história é parecida com a sua!

    • @jacquelinebrito1574
      @jacquelinebrito1574 3 місяці тому

      Homens abortam todos os dias! Todos os dias eles vão embora, somem, não querem cuidar do filho, escolhem largar os filhos.

  • @moniquemisc
    @moniquemisc 3 місяці тому +12

    Gente, mas como ser cristã e militar pelo aborto? E a vida dentro da outra vida? E a vida que Deus criou? Porque não "doar" o bebê assim que nascer? Porque a vida do bebê só importa quando passa da vagina pra fora? Se vc se sente mal com um aborto espontâneo pq era seu filho, vc nao pode dizer q abortar não é matar um feto ..

  • @camilacosta4312
    @camilacosta4312 3 місяці тому +16

    Gente, pesado, pesadíssimo mas importantíssimo também. Necessário. Espero que esse vídeo seja muito assistido!

  • @carolinamoreira7837
    @carolinamoreira7837 3 місяці тому +1

    Sou cristã, conservadora, e ainda não sou mãe. Não sou a favor da legalização do aborto, mas concordo com a descriminalização. É na minha opinião, importante dar a mulher (criança) abusada a oportunidade de escolher não levar pra vida uma vida que afirmará todos os dias o abuso sofrido… acredito que ser fruto do abuso também não seja fácil de se lidar psicologicamente, então por esse motivo não sou contra o aborto.
    Talvez o legalizar (principalmente no Brasil, onde pouco limite existe) não seja uma boa solução, porque no meu ponto de vista, pode se tornar um instrumento de futilidade à vida. Acredito eu, que mais importante do que legalizar, seja educar e responsabilizar as pessoas de maneira orgânica desde a infância.

  • @biancabarbieri5939
    @biancabarbieri5939 3 місяці тому +10

    Esse foi o MELHOR episódio de todos! Parabéns! E finalmente as convidadas falaram a maior parte do tempo, já que tanto estávamos reclamando nos comentários dos episódios anteriores.

    • @samiasantoss660
      @samiasantoss660 3 місяці тому

      Acredito que mais porq elas não entendem muito e não queriam se posicionar, por isso ficaram mais caladas

  • @paulaftr
    @paulaftr 3 місяці тому +37

    Tema necessário. Parabéns

  • @Frcisbl
    @Frcisbl 3 місяці тому +15

    Muita informação valiosa, uma discussão extremamente necessária. Adorei!!!

  • @uiaralopesmiranda2583
    @uiaralopesmiranda2583 3 місяці тому +11

    Parabéns pelo episodio! Vcs não tinham muito conhecimento sobre o tema, chamaram pessoas que poderiam aprofundar o debate e deixaram elas falarem! Foi ótimo e um debate super necessário! Além de tudo trouxeram um tema super delicado para a sociedade brasileira, com risco de muito hate! Super díficil mas necessário! Parabéns!

  • @carinaoliveira589
    @carinaoliveira589 3 місяці тому +22

    Que aula, episódio muito formativo. Que bom que há espaços como este que não se retraem para tratar do tema.

  • @mariaclarapessoa7172
    @mariaclarapessoa7172 3 місяці тому +23

    OBRIGADA OBRIGADA OBRIGADA por este epsodio!! é muito importante esse debate e esse conteúdo na plataforma pois quando precisei praticar o meu, infelizmente, não achei nada que pudesse me dar um norte ou um acalento… e realmente, nem quem precisa cometer esse ato é a favor mas muitas vezes é a única saída. nunca mais faria novamente mas inclusive conheço algumas mulheres que já fizeram mas ngm sabe pois seriam ESCURRAÇADAS pela sociedade

  • @Secrets.concurseira
    @Secrets.concurseira 3 місяці тому +10

    Episódio lindo, necessário e corajoso! Parabéns e obrigada

  • @simonebrasilconfeitaria243
    @simonebrasilconfeitaria243 3 місяці тому +10

    Nossa sociedade precisa abraçar as mulheres de todas as formas, sempre somos as que vão carregar o maior peso e culpa.😢

  • @MariaLFortunaAzeredodosReis
    @MariaLFortunaAzeredodosReis 3 місяці тому +46

    “Não existe idade avançada demais para se interromper uma gestação…” (minuto 27:24)
    Que tamanha crueldade. Agora você imagine, um bebê completamente formado, que ouve a mãe, que sente as batidas do seu coração, que conhece os sons dos ambientes pelos quais essa mãe circula e as vozes mais próximas, etc etc etc…
    Para ser morto (essa é a palavra!) esse bebê precisa passar por procedimentos tão cruéis que são difíceis de descrever aqui, mas eu o farei: remédios que envenenam o bebê, aparelhos que cortam a criança em pedaços, aparelhos que sugam o bebê e o destroçam…
    Se isso não é cruel eu não sei mais o que é. Se isso não embrulha o estômago e não pesa na consciencia de vocês, eu não sei o que é capaz de pesar. Cara, que pena esse episódio. Que pena.

    • @christianedef.7370
      @christianedef.7370 3 місяці тому +5

      pega pra vc cuidar uaiii 😂😂😂

    • @thai-oliiveira
      @thai-oliiveira 3 місяці тому +5

      Cruel 😢

    • @silvava2
      @silvava2 3 місяці тому +8

      Lastimável!! Fiquei chocada com tudo que ouvi, e a frieza delas sério…

    • @dianemachado3628
      @dianemachado3628 3 місяці тому +5

      Muito cruel

    • @alexandramanenticorreia9711
      @alexandramanenticorreia9711 3 місяці тому +12

      Será que você ouviu a parte que uma menina de 12anos ! Interrompeu a gestação em casa , com a mãe ao lado e foi ser CRIANÇA , que o que ela é!. Será que você realmente ouviu o debate ou simplesmente touviu as vozes da sua cabeça e veio falar merda ?? Não é possível. Espero que você olhe , ouça , gaste um minuto do seu precioso tempo pra olhar pras crianças no sinal , do bairro pobre , os que são filhos de usuários de drogas,, ser pro vida é olhar para os que estão vivos, ajudando , fazendo as ações , participando de doações . E não meter o pentelho na vida de alguém do qual você não sabe o que passa ou em que situação vive, e quando a mãe em depressão perturbada da cabeça, as vezes gerando a vida de um abuso comete uma atrocidade a culpada é ela , não a culpa é de pessoas como você.

  • @priscillacordeiro362
    @priscillacordeiro362 3 місяці тому +4

    Parabéns por abordarem o tema da interrupção da gestação como direito da mulher e fazendo a discussão pelo viés da saúde pública. #abortolegalja

  • @vamomulheres
    @vamomulheres 3 місяці тому +8

    Simplesmente maravilhoso! Quanta informação de qualidade. Que lindo ver mulheres se posicionando sobre isso ❤

  • @jujuboadebucho9844
    @jujuboadebucho9844 3 місяці тому +9

    Necessário! Parabéns! É questão de saúde pública mesmooooo!

  • @liviaferreira1612
    @liviaferreira1612 3 місяці тому +15

    Parabéns pelo episódio! Tema importantíssimo!

  • @laisbellini376
    @laisbellini376 3 місяці тому +24

    Tema muito necessário 👏👏

  • @suelenmelo7028
    @suelenmelo7028 3 місяці тому +14

    Muito satisfeita,feliz e surpresa com a excelência da exploração do tema, que riqueza de informações. Parabéns meninas e equipe pela iniciativa.

  • @kaamymakeup2250
    @kaamymakeup2250 Місяць тому

    Saúde pública é o COMBO: paternidade e maternidade consciente+ DEUS como centro de tudo+ uma boa educação com princípios e valores lícitos, retos e morais. Daí vc não vai precisar recorrer a este tipo de crim&, quando estiver vivendo em sociedade, pq vc vai ter a plena consciência que atoa geram consequências e consequências as vezes geram vidas!!! E essas VIDAS, QUE NÃO TEM VOZ, POR SEREM INOCENTES, não vão pagar pq um cara que NÃO se controla, engravidou alguém e simplesmente "não estava preparado". Ou, uma moça vai ass4ssin4r um bebê, pq ela abriu as pernas e não pensou nas consequências. Ou até, vítima de um estupr*, não vai devolver sua dignidade nem sua vida em totalidade, ass4ssin4ndo outra. Um erro não justifica 2.

  • @liviamirella9045
    @liviamirella9045 3 місяці тому +5

    Assunto polêmico, realmente é coragem trazer essa questão no canal. Particularmente, eu amei! Trouxe muita informação, senti confiança nas convidadas com o debate. Não significa que precisamos ser a favor, mas é uma realidade e precisa ser falado.

  • @juliagroppo5794
    @juliagroppo5794 3 місяці тому +20

    Debate importantíssimo.

  • @elisamigliorinipinheiro7973
    @elisamigliorinipinheiro7973 3 місяці тому +12

    Que trabalho lindo, tão bem fundamentado e esclarecedor!

  • @fernandalopes5423
    @fernandalopes5423 3 місяці тому +5

    Parabéns pelo conteúdo, fez jus ao nome e mandaram muito bem! Ninguém deveria julgar a outra mulher, olhe para a sua própria vida e deixe as pessoas decidirem o que é melhor para elas… ou melhor, ofereçam ajuda no lugar de julgamentos!

  • @omila39
    @omila39 3 місяці тому +7

    Que episódio maravilhoso mulheres! Muitíssimo importante a gente falar sobre a legalização do aborto numa sociedade tão moralista como a nossa!!! A cada dia que falamos mais sobre isso chegamos mais perto de mudar o futuro das mulheres desse país! Obrigada pela coragem de todas❤❤❤

  • @amandasoares8837
    @amandasoares8837 3 місяці тому +8

    Parabéns Júlia e Thayla. Tema importantíssimo, uma questão de saúde pública.

  • @mariaclaarab
    @mariaclaarab 3 місяці тому +10

    parabéns pela coragem de abrir esse espaço, meninas!!! 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @tietztietz
    @tietztietz 3 місяці тому +7

    Que maravilha uma abordagem abrangente e verdadeira sobre o aborto!
    Parabéns

  • @anawannmacher
    @anawannmacher 3 місяці тому +10

    Assunto necessário!! Subiram muito no meu conceito ❤

  • @fernandavial1610
    @fernandavial1610 3 місяці тому +4

    Que conteúdo necessário! Mais um episódio de arrebatar!
    Preciso dizer ainda sobre as pessoas que estão saindo do canal por esse episódio. Podem ir..muitas outras irão vir!

  • @ThaisMenezes-wm9im
    @ThaisMenezes-wm9im 3 місяці тому +5

    ❤ Nossa PARABÉNS, mil e uma vezes PARABÉNS pela coragem de vocês de trazerem esse assunto e com essas mulheres que falaram tão bem!
    😊 Já gostava muito do programa de vocês, agora passei a admirar❤

  • @francishellypaiva5073
    @francishellypaiva5073 3 місяці тому +4

    Que episódio necessário , eu diria que foi um dos melhores e mais importante do canal , as convidadas maravilhosas deram uma aula não apenas de conhecimento e esclarecimento, mas de acondicionamento e empatia. ❤

  • @julianafagundes3766
    @julianafagundes3766 3 місяці тому +5

    Estava esperando muito por esse episódio! Parabéns pela coragem e é muito importante falar sobre isso ❤ Obrigada de coração

  • @arianealvarez124
    @arianealvarez124 3 місяці тому +6

    Parabéns pela coragem do debate. É super necessário!

  • @palomaazevedo8592
    @palomaazevedo8592 3 місяці тому +3

    Muito bom! Parabéns pela coragem. Esse assunto precisa realmente ser abordado. Aos que não entendem: sinto muito. INFELIZMENTE existe vcs apoiando ou não. E não, ninguém acorda um dia querendo fazer aborto. É triste e doloroso. EU não faria, mas não vou tirar o direito de quem quer e prexisa.

  • @Secrets.concurseira
    @Secrets.concurseira 3 місяці тому +5

    Adorei o posicionamento do episódio! Adorei como optaram por ensinar aspectos do tema

  • @isabelgomesdepaula3634
    @isabelgomesdepaula3634 3 місяці тому +4

    Que episódio maravilhoso. Simony me encanta com tanto conhecimento. Foi mesmo uma aula.

  • @liviasales8927
    @liviasales8927 3 місяці тому +5

    Obrigada pela coragem em tratar esse tema!!! Excelente episódio!!!

  • @quenianascimentolyrio1910
    @quenianascimentolyrio1910 3 місяці тому +3

    Essa temporada esta fervendo! Mil e uma sempre com uma pauta atualizadissima, parabéns!

  • @daybianquini9751
    @daybianquini9751 3 місяці тому +11

    Dica para o próximo tema: Adoção, entregar o filho para adoção.

    • @brunaleal4470
      @brunaleal4470 3 місяці тому +2

      Perfeito... e também abuso sexual infantil. Porque tanta crianças sofrem essa violência? Como estado, pais, mães, vizinhos, familiares, escola e comunidade podem atuar na prevenção e perceber sinais, ter consciência psicológica e denunciar, afastar a criança e punir os criminosos...

  • @joelmasantos404
    @joelmasantos404 3 місяці тому +4

    Parabéns pela coragem em trazer o tema para o podcast, meninas! ❤❤

  • @thomasrangel2138
    @thomasrangel2138 3 місяці тому +7

    que maximo, muito sucesso pra todas!

  • @biancasallum9435
    @biancasallum9435 3 місяці тому +12

    Toda vez que esse tema é pauta em algum lugar que eu percebo o quanto a mentalidade do brasileiro ainda está em 1800. Não me entra na mente como alguém pode se achar no direito de proibir o que é referente ao CORPO DO OUTRO. Não concorda com o aborto? Simples, NÃO FAÇA! Agora, tirar opções de outras mulheres ou ditarem o que a outra deve ou não fazer. Tá com pena da "vida" do feto? Então pega pra criar, leva pra sua casa, já que é tão fácil assim...

    • @christianedef.7370
      @christianedef.7370 3 місяці тому

      falou tudoooo. o feto nasceu???? fodase e se vira 😂

    • @renatagodoy47
      @renatagodoy47 3 місяці тому +4

      Cara e falam “ai pq se n quer criar coloca pra adoção “ vcs lembram do julgamento que aquela atriz recebeu por ter dado o filho pra adoção após ter engravidado por um abuso ?

  • @julismedeiros
    @julismedeiros 3 місяці тому +5

    Assunto extremamente necessário. Parabéns!!

  • @giuliaemily_
    @giuliaemily_ 3 місяці тому +5

    As duas grandes possibilidades da morte:
    1) O nada.
    2) Vida após a morte.
    No primeiro caso, a gente morre e deixa de existir. Tudo certo.
    Já no segundo caso, significa que as pessoas que falavam sobre espiritualidade e vida após a morte estavam certas. E o que sabemos sobre isso? Que estamos aqui para aprender e precisaremos prestar conta de todas as nossas ações. Em algum lugar, la no fundo, sabemos que o aborto não é algo bom. A gente sabe o que significa. Podemos negar essa intuição de todas as formas, mas no final a gente sabe que a vida importa.
    Não tem outra possibilidade. Se existe vida após a morte, essas pessoas tentam nos alertar e pode reparar que todas as religiões basicamente dizem a mesma coisa.
    Acredito que ninguém fica em paz com essa decisão. Algum momento aperta. 😢

    • @silvava2
      @silvava2 3 місяці тому +2

      Impossível ficar em paz com essa decisão. Isso precisava ser debatido também.
      Só ouvimos um lado da moeda e com argumentos muito rasos diga-se de passagem. Triste demais 😢

    • @giuliaemily_
      @giuliaemily_ 3 місяці тому +3

      @@silvava2 Moro no Canadá, quando engravidei não tinha acesso ao plano de saúde público daqui e teria que pagar $15 mil dolares pelo meu parto. Uma colega de origem francesa me vendo agoniada com a situação financeira complicado me disse que se não era o momento certo, seria mais simples eu abortar. Eu queria muito a minha filha, estava muito feliz, só estavamos numa situação delicada. Segui com a gravidez e deu tudo certo.
      Dois anos depois ela engravidou do namorado. Queria a criança, mas ele insistiu pelo aborto porque não estava preparado. Ela fez muito relutante. Tempos depois me procurou com tremenda angústia para desabafar sobre a situação e o sentimento ruim de culpa e depressão que tomou conta dela. Enfim, uma mulher acostumada à ideia do aborto.
      É muito doloroso, mais cedo ou mais tarde essa angústia bate, pois no fundo sabemos que não é certo, que vai contra a nossa natureza. Não julgo quem faz, acolhi demais ela e aquela dor que ela estava sentindo, mas não é como cancelar uma compra online. É uma grande carga emocional sobre o que poderia ter sido. Um fardo a ser carregado por uma vida inteira. Quem diz que é simples ainda não viveu e não precisou enfrentar essa decisão. Não acredito que isso aconteça sem qualquer questionamento ou culpa. O ser humano é complexo demais pra que tudo fique em preto e branco.

    •  3 місяці тому +3

      Toda a “culpa” é social também !
      Se 1 em cada 7 mulheres já praticou um aborto no Brasil, acha mesmo que o país não dorme em paz ?

    • @giuliaemily_
      @giuliaemily_ 3 місяці тому +2

      @ O país dorme em paz, quem não dorme é a mulher que faz. Antes por medo de morrer, e depois por ter que lidar com essa escolha. Não é justo, mas é o que acontece. Tudo recai sobre a mulher, a palavra final é nossa. Por isso, não vale a pena cair em papo de macho. Cuidem-se. Se não quer usar camisinha, não quer fazer exames, não vale a pena. Se não cuida de vc é porque não te ama. Infelizmente é um ensinamento que só a maturidade pode fornecer.

    •  3 місяці тому +1

      @@giuliaemily_ você assistiu ?
      Você assistiu tudinho ?

  • @skyvanylla7240
    @skyvanylla7240 3 місяці тому +7

    Parabéns pelo episódio, serviço de utilidade pública!

  • @giovanamoraisc
    @giovanamoraisc 3 місяці тому +2

    Esse episódio está muito bom, querendo ou não faz parte da realidade e acontece, muita coragem de fazer esse episódio.

  • @priscillacordeiro362
    @priscillacordeiro362 3 місяці тому +2

    Tayla estava ótima nesse programa. Segura, integrada na discussão. Muito boa a condução 👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @caldadecaramelo
    @caldadecaramelo 3 місяці тому +22

    “Diálogo aberto” com apenas um ponto de vista. Lamentável.

  • @aureagiovanini
    @aureagiovanini 3 місяці тому +1

    Que episódio MARAVILHOSO! Alta quantidade e qualidade de informações! Precisamos disso, de informação! Parabéns!!!!

  • @elianemaeda2972
    @elianemaeda2972 3 місяці тому +5

    Parabens meninas! Otimo debate

  • @joanafeliciaa
    @joanafeliciaa 3 місяці тому +7

    episódio extremamente necessário.
    obrigada e parabéns pela sensibilidade e coerência.

  • @joanaviana__
    @joanaviana__ 3 місяці тому +2

    Parabéns por esse conteúdo!! Excelentes convidadas, importantes argumentos 👏

  • @larissacorrea4130
    @larissacorrea4130 3 місяці тому +4

    Fez um boom na minha cabeça esse episódio. O buraco é muuuuuito mais embaixo.

  • @user-wq8id2zt6i
    @user-wq8id2zt6i 3 місяці тому +4

    Que episódio! MARAVILHOSOOOOOO. Parabéns Mil

  • @thaiscabral9341
    @thaiscabral9341 3 місяці тому +1

    Nossa, nunca tinha pensando na proibição do aborto por motivo diferente do vies religioso. Super importante esse bate-papo.

  • @natiplopes
    @natiplopes 3 місяці тому +1

    obrigada por falarem desse tema, é fundamental que aborto seja pautado e discutido 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @luanacoutinho5486
    @luanacoutinho5486 3 місяці тому +1

    Como é bom ouvir as entrevistadas!!! Assisti todos, esse é um dos melhores!! Assunto muito necessário!!!

  • @marilianocchi7020
    @marilianocchi7020 3 місяці тому +5

    Programa importante! Obrigada ❤

  • @caioubirajara2508
    @caioubirajara2508 3 місяці тому +2

    Gente eu amo o podcats de vcs,assisto TODOS os episódios.

  • @marialuizaspada6623
    @marialuizaspada6623 3 місяці тому +1

    Parabéns pela coragem de tratarem um assunto que ainda é muito tabu no Brasil mas extremamente importante para as mulheres!!!!! Como sempre impecáveis!!

  • @gabrielaantunes1374
    @gabrielaantunes1374 3 місяці тому +2

    Obrigada por trazer o tema! No atual contexto precisa coragem! Vcs são orgulho!

  • @vitoriamainel
    @vitoriamainel 3 місяці тому +6

    Que coragem, parabéns Julia e Thayla! Esse podcast vai salvar muitas vidas.

  • @le_ll3239
    @le_ll3239 3 місяці тому +2

    Tema importatíssimo que tem que ser colocado em pauta, sempre!

  • @fernandavannucci9799
    @fernandavannucci9799 3 місяці тому +12

    Só absurdo essa Simony!!!! Se diz cristã, mas fala mal da banda cristã...a definição de evangélica é ser casada com um homem, ter filhos ter um apto e um carro financiado, meu Deus!!! Se a criança vai ser descriminada é melhor abortar...e outro absurdo que a igreja católica era a favor da escravidão, mais uma mentira que nos foi contada nessa educação ideológica existe. Outro absurdo que ela disse que em três anos um corpo tem que ser exumado, de onde ela tirou isso. Que uma mulher que procura o aborto não deveria ir para uma maternidade...e a Thaila também se dizendo cristã que hipocrisia. Logo uma pessoa que diz acreditar em Deus o único que tem poder para gerar ou tirar uma vida!!!

    • @alexandramanenticorreia9711
      @alexandramanenticorreia9711 3 місяці тому +2

      Tem gente que é cristã e defende traição, matar a esposa , abusar de criança, nunca falando, mas sempre tem um conhecido que fez ou suspeita de algoserá que bancada cristã que não tá meio errada não ?

    • @elaynerodrigues7762
      @elaynerodrigues7762 3 місяці тому

      É isso hipocrisia resume tudo.

  • @musicapratudoqueprecisar
    @musicapratudoqueprecisar 3 місяці тому +5

    Corajosas! Parabéns pelo trabalho!

  • @akaiser1282
    @akaiser1282 3 місяці тому +7

    So me pergunto, pq nao militam no mais importante obrigar os queridos homens usarem preservativos! Deveria existir um trabalho conjunto de mulheres a exigirem isso.... principalmente por prevenir doenças graves

    • @RecDeMina
      @RecDeMina 3 місяці тому +3

      Uma coisa não anula a outra, imprevisto acontecem. A mulher só quer ter direito em fazer o que quiser com seu corpo.

    • @jacquelinebrito1574
      @jacquelinebrito1574 3 місяці тому +2

      E porque isso seria responsabilidade das mulheres ? Mais uma?

    • @akaiser1282
      @akaiser1282 3 місяці тому

      Mulheres tem que se unir para que homens usem preservativo, acho que esta luta é justa. A maioria das mulheres que conheço que fizeram aborto foi por não usarem preservativo. Nunca usaram direito. Pode falhar isso é verdade. Mas é raro quando usado adequadamente. Como profissional da saúde me preocupo com o descaso com a saúde da mulher, vcs falam do aborto pq meu corpo minhas regras mas esquecem que HIV, sífilis não tem cara e são doenças graves. Nestas horas não adianta terem regras com o corpo, sífilis e HIV não escutaram está fras

    • @akaiser1282
      @akaiser1282 3 місяці тому

      Minha sincera preocupação e com o descaso com a saúde das mulheres e seria tão perfeito lutar para que os homens aprendam a usar preservativos....mas eles vem com desculpinha pronta ....a única coisa que nos ajuda é o preservativo. Tira um pouco a sensibilidade, mas mano e a gente com hormônios de anticoncepcional? Fazendo procedimento pra por diu? Pq passar porr isso se a luta justa é eles pelo menos usarem preservativos

  • @bruna.cclaro
    @bruna.cclaro 3 місяці тому +1

    O melhor episódio da vidaaaa!!!! Necessário e esclarecedor! Incrível ❤️

  • @anastanley6212
    @anastanley6212 3 місяці тому +15

    Que triste ouvir apenas um lado.
    Tema importante e devia ser esclarecedor sobre as consequências de um aborto, tanto para saúde da mulher como também os danos psicológicos.
    Tenho casos na familia de quem fez e se arrepende amargamente mesmo tendo feito há anos.
    Outra situação é o aborto sendo como usado como contraceptivo, sexo sem proteção tendo como contraceptivo o aborto. Isso é inaceitável!
    A vida comeca sim desde a concepção.
    Cristãs pregando totalmente contrário ao que Cristo ensinou. Triste demaaaaais.

    • @RecDeMina
      @RecDeMina 3 місяці тому +3

      Se elas tivessem tido apoio ao psicologo e um tratamento digno igual existem relatos em países que o aborto é legalizado suas "primas" nao abortariam. É comprovado, Países do qual o aborto é legalizado diminuiu a taxa de aborto feito.

    • @lisiefalcao5343
      @lisiefalcao5343 2 місяці тому

      Exatamente! Você falou tudo!

  • @rebecamoraes
    @rebecamoraes 3 місяці тому +5

    Excelente tema!

  • @annacassia315
    @annacassia315 3 місяці тому +4

    Que episódio lindo! Parabéns!

  • @deboraprado8463
    @deboraprado8463 3 місяці тому

    Parabéns pelo enfrentamento do tema, mas é importante trazer que algumas questões jurídicas estão equivocadas, principalmente quanto a questão sucessória.

  • @patriciadias5384
    @patriciadias5384 3 місяці тому +1

    Meninas que aula, aprendi muito. Parabéns pela coragem de abordar esse tema e de maneira tao profunda e instrutiva. Voces e as convidadas arrasaram.
    Se todas as pessoas assistissem esse programa com a cabeça aberta muita coisa podia mudar.

  • @marcelavcbessa
    @marcelavcbessa 3 місяці тому +4

    Parabens pela coragem de debater o tema, meninas!!

  • @robertao843
    @robertao843 3 місяці тому +1

    Nossa que difícil! Foi o primeiro vídeo que peguei para assistir de vcs que não consegui finalizar. Como mãe sei que cada um tem sua realidade mas não consigo pensar nisso de forma natural,como direito. Não julgo, só Deus pode julgar mas acho que é muito mais leve fazer tudo isso p antes da concepção não para depois do bebezinho já existir.

  • @MariaLFortunaAzeredodosReis
    @MariaLFortunaAzeredodosReis 3 місяці тому +20

    Ninguém! Ninguém! Nenhuma de vocês consegue contra argumentar o seguinte fato: o aborto É um assassinato dentro do ventre. Todos os argumentos viram em torno somente (e é óbvio que ele não deve ser ignorado) da mulher. Nenhuma de vocês consegue admitir que é uma OUTRA vida, um OUTRO corpo que está sendo mutilado e morto dentro do ventre da própria mãe.
    Sobre o exemplo dado já no começo, sobre a criança estuprada, é falso dizer que as pessoas na porta do hospital estavam lá para condená-la. Muitos, muitos, estavam lá para tentar lutar pela vida das duas: mãe e filha. Luta essa que no fim das contas, é muito mais legítima! As duas vidas importam! Vi-das. O meu comentário aqui, como todos os outros que faço, não se trata de bate - não sejamos histéricas - trata-se de uma constatação.

    • @MariaLFortunaAzeredodosReis
      @MariaLFortunaAzeredodosReis 3 місяці тому +1

      *não se trata de hate*

    • @charles6018
      @charles6018 3 місяці тому

      Aguardando seu comentário e sua revolta em todos os casos q envolvem vida, cadê vc falando sobre os jovens, crianças assassinados pela polícia, por exemplo. No dia que eu ver vocês que bradam tanto contra o 4b0rt0 falarem do tanto de vida inocente que é ceifada diariamente aí eu verei coerência, mas na real vcs só são hipócr1t4s mesmo. Depois que nasce não vale mais, né?

    • @christianedef.7370
      @christianedef.7370 3 місяці тому +2

      so uma duvida: vc tem alguma crianca adotada ou ajuda algum orfanato? hahaha falouuu pro feto, dps q nasce foda se ne. se virar marginal ainda (q ha grandes chances) nem se fala

    • @mariaeduardagrs
      @mariaeduardagrs 3 місяці тому +2

      Vai dormir

    • @alexandramanenticorreia9711
      @alexandramanenticorreia9711 3 місяці тому +3

      Mãe não é criança e criança não tem que ser mãe ! Simplesmente cagaram pra cabeça da CRIANÇA que estava gerando , só querem palco.

  • @anacarolinaalves3584
    @anacarolinaalves3584 3 місяці тому +10

    Acho o tema importante e que precisa ser debatido. Mas achei que o viés político se sobressaiu ao tema, foram passadas informações extremamente problemáticas e até erradas durante o programa. A fala "eu não sou advogada" não foi suficiente pra eximir o(s) erro(s).

    • @ToiaDavila
      @ToiaDavila 3 місяці тому

      Pensei a mesma coisa. Acho um tema importante, mas deveria ter o contraponto né?? O programa teve um viés totalmente político e ideológico. Meio xarope isso…

  • @analauraquintas8210
    @analauraquintas8210 3 місяці тому +11

    Palmas!!!!!

  • @paolamorini1882
    @paolamorini1882 3 місяці тому

    Parabéns pelo episódio corajoso e necessário! E pelas convidadas que deram uma aula!!!!! É preciso falar sobre esse assunto!

  • @renatasalanharieffel8693
    @renatasalanharieffel8693 3 місяці тому +2

    Show de aula, por mais espaços assim! ❤

  • @astrologiaholistica9499
    @astrologiaholistica9499 3 місяці тому +1

    Que episódio (aula na verdade ne?) necessário, meninas! Pqp

  • @marcelavieira5593
    @marcelavieira5593 3 місяці тому +1

    Que episódio esclarecedor! Que aula! As convidadas são fantásticas ❤

  • @noemymendes540
    @noemymendes540 3 місяці тому

    Um dis melhores pod!! Parabéns por abrirem espaço para falarem sobre temas que ainda são tabus e não achamos falando abertamente. ❤ Eu queria curtir mais de uma vez!!