Omg!! Chorei com o fato de ser oficialmente o primeiro a ter um vídeo brasileiro com ela. Além de a Canon ter te emprestado! Tá com a moral em alta Hem cara!!! Parabéns!
Obrigado. Fiquei feliz também com a oportunidade, pessoal da Canon do Brasil é gente fina, e fora a Austrália, essa EOS R que esteve comigo era a única no hemisfério sul então fiquei honrado com a confiança que eles depositaram em mim.
O seu canal é o único que me faz parar para ver review, por meia hora. 👍 Já tinha visto uma penca de vídeos dos "gringos" sobre este equipamento e fiquei feliz de ver o quanto você acrescentou na sua abordagem. Sem aquela arrogância de "face palm" ou "clickbaitings" desnecessários. (Acho que só vi o Tony Northrup talar de #banding... O casal tem ótimos vídeos, mas anda "meio" sem assunto ultimamente). Parabéns e muito obrigado!
Obrigado, fico feliz de conseguir criar um review interessante e completo. Sobre o banding, é literalmente falta de assunto criar vídeo sobre isso, cheguei a ver uns vídeos disso sobre Sony em outros canais e o deles também... mas é coisa que alguém só faz quando o canal tá sem movimento por que não tem justificativa técnica para entrar no assunto, no máximo é citação no meio de outro conteúdo e só.
Mais um vídeo com qualidade de informações como não se vê no youtube, graças a você, grande mestre, estou apostando tudo o que tenho guardado para adquirir essa belezura, vou entrar no vermelho por um tempo para realizar esse sonho, a intenção é fotografar casamentos, fotos de família, retratos. A propósito, sempre vejo seus vídeos que são os melhores. Obrigado grande mestre.
@@ArmandoVernagliaJunior Sim, obrigado, professor, foi só uma maneira exagerada de dizer que estou empatando um valor X para realizar um sonho. Não estou culpando você por isso, foi só uma brincadeira, mas seu review foi o empurrão que eu precisava para escolher qual seria minha câmera de upgrade. Tá tranquilo, obrigado pela dica.
Acabei de comprar a minha Canon R. Estou aguardando chegar para usar com a lente RF 24-105 versão 2 serie L com adaptador. Inclusive não achei reviw desta lente em seu canal. Fica a dica por ser uma lente super usada.
Meu Grande Amigo Armando!!!!.. Primeiramente quero agradecer pela citação do nosso trabalho, tanto do projeto Coldplay Tribute Brazil como do U2 Tribute Brazil. Segundo, agradecer pelas fotos que você fez... certamente utilizaremos em nosso material (com o devido crédito)... as fotos ficaram realmente incríveis... Terceiro... me fez querer comprar uma camera dessas... agora só preciso da grana!!! Quarto e mais importante... muito obrigado pela sua amizade... essa de valor inestimável!!!!! Um grande abraço
Meu caríssimo, eu que agradeço pela amizade, pela oportunidade de fotografar tanto o Coldplay Tribute como o U2 Tribute, me diverti nas duas ocasiões. As fotos são de vocês, é para usar mesmo! :)
Cara, SENSACIONAL seu review. COMPLETO. Não conseguiria ser tão imparcial como vc... Não restou nenhuma dúvida sobre ela. Minha próxima câmera com certeza.
Obrigado. Fico feliz de ter ajudado. Como comentei em outra resposta aqui no canal, tem gente na internet reclamando de tudo, mas cada um comenta com suas técnicas e baseado em suas necessidades, alguém acostumado a usar joystick para escolher foco, como na 5D Mark IV, pode não entender como usar o touch screen para substituir isso, aí pode criticar o foco... eu achei sensacional usar o touch como apontador do foco enquanto mantém o olho no EVF, mas tem gente que não vai gostar... então do meu ponto de vista, é uma belíssima ferramenta.
Isso é fato Arnaldo, a facilidade e o entrosamento com o equipamento faz muita diferença. Já fotografei com várias marcas mas nenhuma tocou meu coração, como vc disse, eram apenas ferramentas de trabalho. Hoje estou com uma X-T2 da Fuji e estou encantado, Passei a clicar mais e a criar coisas novas tbm. Espero que consiga sua EOS R um dia e passe a se divertir mais trabalhando rsrs, um abraço!
Entendo perfeitamente. No caso da Fuji não aconteceu de me afeiçoar a ela, fosse pelas cores que não gostei tanto, fosse pelo auto foco não tão responsivo quanto das Canon e Nikon, já percebi que as câmeras que mais me empolgam são as com auto foco mais responsivo, elas me dão a impressão de sempre estarem prontas, por isso gostei da Nikon D500, da Sony A9, da EOS R etc... e a Fuji, mesmo a X-H1 que é bacana nesse ponto, me frustrou um pouco em alguns momentos, mas alguém buscando outros fatores pode encontrar como ideal a Fuji, ou a Sony etc... cada um de nós coloca suas expectativas num ponto e é bom que hoje temos tantos bons equipamentos para escolher.
Bacana o comentário. Tava olhado e gostei muito (JPavani - Roraima - RR), acho que somos dois que temos que vender um rim! Fora a brincadeira, que maravilha essa EOS R!
A sony a7iii é melhor camara que a R e digo isso pq uso a EOS R com lente RF 24-105 f4 e tem zonas q ela tem problema de foco como supreficies azuis sem textura
Que review apaixonado da sua parte, ache incrível a forma que fez esse vídeo e realmente fiquei instigado. Você foi imparcial como sempre, mas ver seus olhos brilhando por esse equipamento é muito bom de ver!
Que bacana, sua aula é ótima. Uma maneira tão clara e simples de abordar, parece até ficar mais fácil aprender. Foi minha primeira aula, gostei muito. Armando, quero comprar minha primeira Canon profissional. Onde posso compra- lá com segurança e confiabilidade? Quero depois assistir todas as suas aulas por vídeo. Onde vc me indica, ou vc tem um curso pra principiantes ? Obrigado.
Eu sempre compro meus equipamentos com o pessoal da Portssar, e quando não é com eles compro direto com a Canon, e tudo que tenho hoje veio dessas duas fontes. Sobre os meus cursos, tem toda a informação no meu site - vernaglia.com.br/cursosonline.html
Bom dia Sr Armando. Parabéns pelo magnífico trabalho que faz! Os seu videos tem sido muito decisivos para mim. Eu tenho 2 problemas com a minha EOS R e gostava de le expor para saber de tem uma solução ou dica para me ajudar. 1º problema: Por vezes tenho dificuldade a cravar o foco, por exemplo na 70-300L objeto a mais de 2m a maquina nao focou por varias tentativas. Ainda mais grave crovo o foco num objecto e quando passo para o PC vejo que o foco cravou mais atrás. Tenho uma 7D e uma 6D e nunca me aconteceu algo igual. 2º problema: Tenho o firmware 1.6. Tentei fazer o actualização pelo cartao para o 1.8( como tenho feito em todo o meu material) e nao consigo. A maquina da a informação que o "cartao tem um software que precisa ser atualizado" só posso fazer ok. Ja tentei outros cartões e faz igual. O mais estranho é que tiro o cartao, vou ao menu para atualizar e da a mesma informação. Peco-lhe por favor se me pode dispensar algum minutos para os meus problemas. Se quiser posso lhe enviar uma foto de exemplo para o problema do foco. Agradeço imenso a sua atencao Abraço vindos de Portugal (mas atualmente estou a morar em França)
Olá Fábio, não tive até aqui experiência similar com a R, que segue focando muito bem comigo (já são 2 anos direto com ela), no caso da 70-300L, abaixo de 3m a lente é ligeiramente problemática, mas é mais culpa da lente, em distâncias maiores uso ela direto na R sem problemas então não sei se posso ajudar nessa pois não tive problema similar. Sobre a atualização de firmware, em geral é só dar esse OK e prosseguir.
Ola Armando. Muito obrigado pela rápida resposta. Estive a falar com um reparador canon aqui franca e ele diz que a Canon R em alguma ocasiões tem um AF capricioso e que devido ao AF ser maior que por exemplo numa 6D a maquima "erra" mais o foco. Mais uma vez, muito obrigado
Realmente é uma câmera excelente, lógico que sempre tem algo para apontar como falha, parece que nunca estaremos plenamente satisfeitos, mas daquilo que tem no mercado hoje, e pro meu gosto e minha necessidades, é uma câmera incrível e muito eficiente.
Parabéns, eu vi alguns vídeos estrangeiros de review da EOS R e o seu é, disparado, o melhor. Sou usuária da Canon e, de coração partido, estava prestes a comprar uma mirrorless da Sony, já que todos falavam mal da EOS R. Você é isento, entende de todas as marcas mas sabe que quem investe em uma marca quer continuar fiel a esse sistema, por razões que vão além das especificações técnicas. Não é a toa que a Canon o fez embaixador.
Obrigado Andrea. De fato escolhi a Canon por razões outras que estão muito além de números em planilhas, entra ergonomia, cores, lentes, garantia, atendimento pós venda, são muitos fatores. Infelizmente ainda não sou embaixador da marca, quem sabe um dia, tenho apoio dos mesmos e sou parceiro do Canon College, e eles são meus clientes, já os atendi com produção de cursos e de materiais de publicidade, então são bons e queridos clientes, e quem sabe um dia chego a embaixador da marca, quem sabe.
Saudações Armando, realmente um sonho de consumo essa EOS R, o problema ai é só o preço que inviabiliza na hora da compra, mas espero que consiga o seu objetivo de adquiri-la. Já pra mim terei que esperar pelo menos 1 ano. Parabéns pelo vídeo.
Obrigado. Acho que equipamento é sempre questão de demanda, trabalho, lucro... no caso de quem é profissional, ou uma sobra de orçamento doméstico para quem é amador... em ambos os casos, o ideal é fazer contas e avaliar com calma. Eu mesmo, se parar para pensar, fiquei com vontade, mas hoje as 6D Mark II e 80D que estão aqui atendem 100% da minha necessidade... assim vou avaliar com muita calma qualquer possível nova aquisição.
@@ArmandoVernagliaJunior Eu acho que a 6d mark 2 e a 80d são belíssimas cameras. Mas como vc falou as vezes procurar algo que nos instigue a melhorar e agilizar na hora de clicar é bom.
Agradeço a resposta Armando! Me veio essa dúvida pelo fato da tela touch apesar de mais prática, consumir mais energia e o nariz interferir tocando nela, salvo quando desativada ou usada de lado.
Parabéns Armando pelo review de excelência! Com relação ao AF da Eos R até agora só vi em reviews falando sobre o controle de foco pelo touch, gostaria de saber como usar o AF sem o touch. Como fazer seleção de pontos de foco etc.
O jeito mais fácil de selecionar pontos de foco nela é via touch por isso todo mundo fala dessa parte. Fora isso tem o botão multi funcional ao lado do disparador, que junto com o os dials opera escolha de foco, como nas 6D Mark II, 80D, 5D Mark IV e outras que tem esse mesmo botão, ou o multi direcional da parte de trás da câmera (em volta do botão Q/Set) que pode ser programado para movimentar ponto de foco, e tem o botão de escolha de pont de foco (em baixo do botão asterisco) também em conjunto com os dials... enfim, é parecido com outras Canon.
Olá, vídeo muito bom, excelentes considerações para fotos. Tive o prazer de manusear esse modelo numa loja física aqui no JP, e a primeira impressão que tive foi que achei um pouco pesada por se tratar de uma mirrorless. Mas mesmo assim o uso em campo deve ser bom demais !
É aquilo, se for toda de plástico, levinha, vamos reclamar que é delicada... mirrorless não necessariamente é uma câmera pequena ou leve, a X-H1 da Fuji é meio grande e pesada para a média do mercado, ainda mais sendo aps-c, a A9 da Sony é pesadinha... modelo mais robusto será maior e mais pesado, mas se pensar em comparar com a 5D Mark IV, ela é muito menor e mais leve, tendo todos os recursos que existem na Mark IV...
Já assisti ao vídeo duas vezes. Primeiro no lançamento por curiosidade e por acompanhar todos os vídeos do canal. Segundo agora, onde entra uma dúvida que não encontrei no vídeo: estou com a RP há alguns meses e realmente é um dos melhores equipamentos que já fotografei. Mas agora estou tentado a trocar pela R por ela me parecer mais robusta. Veja, eu vim de uma 5D Mark3 que é um tanque, aguenta uns respingos de chuva, poeira, foto na praia, suor, etc. Mas não sinto que a RP aguente isso. Você não falou se a EOS R é resistente a poeira, respingos, etc. Ela é uma câmera pra aguentar esse tipo de uso? Foto na praia, aguentar uns respingos, etc? Apesar de estar em isolamento social, sinto que a EOS RP não aguenta um ensaio na praia por exemplo. No mais, muito obrigado sempre mestre Vernaglia!
A R tem o mesmo padrão de vedação e proteção de câmeras como EOS 7D e EOS 5D (qualquer das versões dessas duas linhas), a RP tem um padrão similar ao da 6D Mark II. O Bruno Massao (que talvez você já tenha visto aparecendo em alguns vídeos aqui no canal), cobriu o rally do sertões usando uma R (entre outras câmeras) e ela sobreviveu, nenhum ambiente me parece mais hostil que aquele. Agora, com qualquer equipamento, mesmo uma 1Dx Mark III, se vai expor demais, o certo mesmo é usar uma capa tipo Outex ou similares, não precisa ser uma caixa estanque, mas essas capas de proteção de chuva resolvem bem e aí tem que pensar se prefere ficar numa RP e comprar uma capa boa dessas ou migrar para a R e ainda assim pensar em comprar a capa.
@@ArmandoVernagliaJunior Nossa, Rally dos Sertões, isso sim é uma prova de resistência! Era o que precisava saber pra tomar a decisão. Levando em conta a bateria da R (LP-E6) que deve ter uma autonomia melhor do que a da RP, acho que vale a troca. Quanto a selagem, imagina, não precisaria de capa tipo Outex não. Não seriam situações muito extremas como um rally. Se é o mesmo padrão da 5D mk3 já está suficiente! Obrigado sempre, grande Vernaglia!
Está de parabéns pelo review primeira parte e em primeira mão em youtube Brasil! Entendi completamente essa sensação de que algumas câmeras suscitam no fotógrafo um tesão diferenciado de prosseguir fotografando. Pena só que a gravação não foi feita, como da outra vez, diretamente do "QG do IMPÉRIO" ! kkkkkk Like !!
Obrigado. De fato tem câmeras que provocam mais, talvez por reagirem melhor às nossas vontades, por exemplo a Nikon D500 é uma dessas câmeras, a Sony A9 é outra, e na Canon a EOS R desempenhou dessa forma, o interessante é que as outras duas citadas são câmeras ultra rápidas, de 10 ou mais fotos por segundo, a EOS R é lenta perto delas, mas o foco é tão sensível e preciso e o EVF é tão bom que suprem essa diferença dando sempre a impressão que a câmera está pronta para clicar qualquer coisa que aconteça na frente do fotógrafo.
Boa notícia!!! Finalmente na última atualização de firmware 1.3.0. (disponível no site usa.canon.br) a Canon corrigiu algo que ao meu ver era desastroso, principalmente para os que queria usar a Eos R para fotojornalismo. Que era a queda dramática da velocidade de disparo para 1 fps quando usada com um speedlight. Com essa atualização a Eos R mesmo usando um flash, dispara no modo contínuo High. Isso é maravilhoso! Na época do lançamento fiquei até chateado pois em nenhum review falaram dessa limitação presente na câmera. Ponto pra Canon!
elissandro freitas manoooo, então era isso! Eu usei ela em um casório há uns 10 dias atrás e no modo disparo continuo com flash ficava toda “travada”.... achei que a minha estava com problema. Vou atualizar para esse firmware. Valeu manoo!
Valeu irmão! Agora sim é uma câmera de verdade!!! Melhor foco, melhores cores, alta velocidade com flash! A canon salvou a câmera. Antes estava condenada para o fotojornalismo.
Boa noite Armando. Sou português e sigo com encanto as suas publicações. Em relação a esta, uma vez mais, os meus parabéns! Estou seriamente a ponderar a possibildiade em comprar a EOS R. Tenho lentes EF e EF-S e, pelo o que pude pereber, a Canon disponibiliza 3 adaptadores (sem anel, com anel e o "drop-in" que permite o uso dos filtros de densidade neutra assim como o polarizador). Gostaria de lhe perguntar, se não se importar, se estes últimos filtros, os "drop-in", também podem ser usados nas lentes RF? Uma vez que se trata de um adaptador, fico com a ideia de que estes permitem apenas" adaptar as lentes EF ou EF-S ao sistema EOS R, mas não consigo de todo compreender se também posso utilizar estes mesmos filtros "drop in" nas lentes RF. Um forte abraço de Portugal, e continuação do bom trabalho que tem vindo a fazer. Uma vez mais parabéns pelo canal e faço votos para que a Canon o nomeie embaixador. É merecido!
Tem duas respostas para a sua pergunta, a primeira é o que falo nesse vídeo - ua-cam.com/video/2pDSx5MKQJw/v-deo.html - ou seja, número de disparos não tem tanta relação com vida útil do equipamento. A segunda é que a vida útil mínima prevista pro obturador (não para a câmera), é de 200.000 ciclos na EOS R, até onde eu saiba.
Acho que aí depende mais do sucesso comercial do produto que das qualidades em si. A tendência com o tempo é das DSLR sumirem, ou quase sumirem para a prevalência das mirrorless, essa curva de mudança estava bem devagar pois as duas maiores marcas não haviam abraçado a ideia. Agora que Canon e Nikon parecem estar se esforçando mais nessa direção, a hipótese do fim das DSLR parece mais plausível, mas ainda assim não é de um dia pro outro, estamos falando de um prazo de vários e vários anos... veja, a Sony só aposta em mirrorless há um bom tempo, e ainda tem inúmeros usuários das DSLR (ou DSLT como eles preferem chamar) Sony no mercado, e os produtos seguem em venda mesmo com uma porcentagem bem pequena de novos adeptos... assim podemos esperar que no prazo de uns 5 anos (mínimo), ainda veremos Canon e Nikon lançando DSLRs novas, lentes novas para DSLR, mas provavelmente veremos um maior número de lançamentos de lentes e câmeras mirrorless daqui em diante na Canon e na Nikon... mas não espero inversão da base instalada no mercado em menos do que uns 10 anos ao todo...
Top! primeiro vídeo em pt-br da eos R,parabens.Estamos ,ambos coletando dinheiro para compra-la..Já voltei a apoiar o canal, e espero que consiga seu objetivo o mais rapidamente.
Vernaglia Uma dúvida que acredito várias pessoas terão a partir de agora: Eos R ou 5D Mark IV? Pra quem ainda vale a pena a 5D. Fotografo paisagem e vida selvagem com uma T3i e agora quero uma full frame mais potente e estou nessa dúvida. Qual seria a melhor?
Vou fazer um vídeo só nesse tema, tanto EOS R x 5D Mark IV como EOS RP x 6D Mark II. Lógico que, do ponto de vista de uma T3i, todas as citadas representam uma enorme evolução, mas ENORME mesmo, nada contra a T3i que acho uma belíssima câmera, mas ela tem seus limites e comparar com uma das potentes full frames da Canon seria covardia, algo que te digo é que com 5D Mark IV, R, 6D Mark II e RP, qualquer fotógrafo está bem servido, são equipamentos altamente capazes, as 4 câmeras, então muito poderia ser resumido no seguinte: a que couber melhor no seu bolso e permitir colocar as melhores lentes na frente, melhor. Mas aguarde que em um mês mais ou menos solto os vídeos comparativos pois já testei as 4 câmeras, estou no momento testando a RP, e aí terei dados completos para a análise.
Eu prefiro a R que a 6D Mark II de forma geral, se cabe na sua verba, é uma câmera mais completa, vamos lembrar que a R é a versão da 5D Mark IV em formato mirrorless, então ela carrega o hardware da 5D Mark IV dentro dela.
Obrigado. Vontade de comprar nós temos sempre, mas é preciso ter cautela com as contas... para ser muito sincero estou muito bem atendido pela minha dupla 6D Mark II e 80D, mas se surgir uma oportunidade com a EOS R, quem sabe...
Parabéns pelo vídeo Vernaglia, me instigou aqui a ter uma próxima full frame, mas não sei se vai ser essa ou a 6DMKII, agora vou ter que pensar. 2 Dúvidas: 1 - Em relação ao tamanho e peso dela com a lente 24-105, ela é mais leve ou similar com alguma outra câmera? 2 - Aonde eu posso entender mais sobre ev? Valeu! Abs
Obrigado. Vamos às perguntas: 1 - pouco menor e pouco mais leve que uma 6D Mark II com a EF 24-105 f/4L II IS USM, não sei agora dizer em gramas exatas (dá para pegar isso no site da B&H por exemplo), mas fica um pouco menor, um pouco mais confortável de carregar e um pouco mais leve que uma DSLR com lente equivalente. 2 - Aqui - www.photographers-resource.co.uk/photography/exposure/EV_table%20.htm - e aqui - en.wikipedia.org/wiki/Exposure_value - está bem explicado nesses dois links.
Vernaglia, sou seu fã e acompanho seu trabalho há tempos. Tomo a liberdade de perguntar: é verdade que a Canon vai lançar uma versão melhorada da EOS R já no ano de 2019, com estabilizador interno de imagem? Meu dinheiro é pouco e não gostaria de errar na aquisição do equipamento. Desde logo agradeço uma resposta.
Não vai entrar na no lugar da EOS R, entrarão mais modelos em linha. Assim como existem EOS 6D Mark II, 5D Mark IV, 5DsR e 1Dx Mark II, e uma não entrou no lugar da outra, mas sim são linhas distintas de preços e funcionalidades, a EOS R é uma linha e existirão mais modelos na linha, algum terá resolução maior (como acontece com a 5DsR em relação às 5D Mk III e Mk IV), haverá uma de maior velocidade de disparos (como acontece na 1Dx, 1Dx Mk II), provavelmente alguma delas terá estabilização no corpo... e serão modelos que por possuírem ainda mais funcionalidades, serão mais caros que a EOS R. Uma dica que dou é a seguinte, não adianta pensar no amanhã na hora de comprar câmera, de 6 em 6 meses tem alguma novidade no mercado e se formos esperar, não compramos nada nunca, então compra o que te atende hoje e essa câmera vai te servir facilmente por 3, 4, 5 anos... ou mais. Para fotos o IS da lente tem total qualidade de estabilização, para vídeo a EOS R tem estabilizador digital que funciona admiravelmente bem, uso esse recurso na EOS 6D Mark II e é bastante bom somado ao IS das lentes. Há muita mítica sobre o IBIS, é bacana sim, ajuda sim, mas não faz milagre e nem é a coisa mais necessária do mundo, se você usa lentes antigas, manuais, sem IS e por isso fica mais dependente do IBIS, aí sempre se pode pensar na Sony A7III como opção, ou a Nikon Z6, ou ainda aguardar os outros lançamentos da Canon... mas enfim, a EOS R é uma bela câmera e não tenho queixas dela em meus testes pela ausência do IBIS.
Fala meu caro, esse vídeo é o resultado de parte do que conversamos aquele dia no Fotologia, pude testar longamente a câmera e devo dizer que ela é mais do que eu esperava.
Bom dia Armando. Acompanho sempre seu trabalho e gostaria da sua opinião. Pretendo trabalhar num novo segmento ( pelo menos pra mim ) que é produzir quadros a partir das fotografias de paisagem capturadas por mim. Essa nova câmera da Canon EOS R, posso ampliar a imagem e ter um resultado satisfatório? Forte abraço
Depende um pouco de alguns fatores, a R é uma versão atualizada e em formato mirrorless da Mark IV, elas produzem imagens semelhantes e com eficiência semelhante, mas a R é mais moderna e tem alguns pontos a mais na minha opinião, tanto que hoje tenho a R aqui pela parceria com a Canon, eu poderia ter pedido uma Mark IV mas eu pedi uma R para eles e isso mostra muito do meu pensamento sobre elas.
Utilizar objetivas EF-s nessa câmera perde qualidade? ou seria melhor utilizar as objetivas EF? No caso seria a 60mm macro f/2.8 que tenho pensado em adquirir.
Perde resolução (tamanho de arquivo na realidade, perde megapixels), afinal você não cobre todo o sensor, o mesmo acontece com toda lente aps-c numa full frame de qualquer marca que estejamos testando... Sony, Canon, Nikon...
Nossa eu também fui lá na Canon e vi a EOS R, ela tem tudo o que eu achava que faltava na mark IV agora a mão está coçando pra comprar rs, a 5D esse 4K é muito pesado Vernaglia ,16 minutos 64 gb é muito, já estou esperando o próximo vídeo sobre o Vídeo da EOS R, mesmo assim acho q markiv top ainda mais pq é minha né rs.abrç
Parabéns pelo trabalho e vídeo de qualidade de conteúdo ímpar! Por favor, veja se consegue me ajudar: hoje tenho uma 6D Mark II. Se migro para uma Eos R, você acha que com o uso das lentes Ef que tenho, a qualidade de Eos R seria prejudicada em relação a qualidade da 6D mark II com as lentes Ef nativas?
Obrigado. A EOS RP é uma câmera de entrada, uma Rebel full frame e é isso que se pode esperar dela, então ela tem tamanho, peso, ergonomia e é pensada para ser câmera de hobby, viagens, para entusiastas que querem equipo legal para levar para todo lado mas não são profissionais de imagem, esperam alta qualidade de imagem num sensor full frame mas não esperam tudo que um equipo profissional ofereça... se analisar ela nesse prisma é um equipamento interessante pois oferece um preço bem competitivo numa full frame. A galera quando analisa coisas na internet esquece que nem toda câmera é para todo público, nenhum fabricante faz câmeras pensando em atender todo mundo, nem a R, nem a RP, nem as Fuji, as Sony ou qualquer outra são pensadas para tudo... assim, uma full frame de 1300 dólares é uma aposta interessante da Canon, e mesmo não sendo pensada para profissionais, veremos profissionais usando, especialmente em países como Brasil e outros mercados pobres, pois aqui e nesses lugares equipo custa muito caro por conta de moeda fraca e economia anêmica, então veremos gente de casamento, de eventos, de retratos entre outros usando a RP, assim como vemos uma galera hoje usando Rebel profissionalmente... isso é um desvio do nosso mercado, infelizmente... bom seria se tivéssemos mercado sadio e pujante o suficiente para profissional só trabalhar com equipamento profissional, mas nunca foi assim e nunca será... enfim, em qualidade de imagem a RP fará igual à 6D Mark II (ver o review dela aqui no canal), pois é o mesmo hardware interno.
Eu sei que vc é bem ortodoxo quando se trata de custo beneficio em equipamento , essa câmera custa cerca de 4 mil reais a mais do que a RP , mesmo no Brasil, então eu queria entender a sua escolha pela RP e não por ela , já que me parece valer os 4 mil a mais, qual foi seu critério?
Fala meu caro, não sei se chegou a ver este outro vídeo - ua-cam.com/video/rcBiquQCy9Y/v-deo.html - nele comento meus motivos e critérios. Fora o que digo no vídeo (que é mais parte técnica, usos que faço do equipamento etc.), a outra parte é o que você cita na pergunta... eu uso ferramenta no limite da necessidade, qualquer desperdício de dinheiro em equipamento é dinheiro que deixaria de ir para viagens, jantares, shows de rock, vinhos, cafés... e eu gosto dessas coisas todas, assim sendo, sou muito pragmático com gastos. E por fim, tem a questão de câmera de posse versus câmera que tenho acesso... como tenho parceria com a Canon posso pegar outra câmera lá se um dia eu precisar e as que eu tenho não forem as ideais.
Parabéns pelo Vídeo Armando! Prático e Objetivo. Muito Bom. Gostaria de tirar uma dúvida. tenho um setup de lentes EF, Uma delas uma sigma 35 art. Existe algo significativo de perda de qualidade ou de desempenho utilizando o adpatador? O que as lentes RF teria de vantagem fora o novo anel de regulagem? Grato e Parabéns novamente
A Sigma vai funcionar normalmente, aliás deve focar melhor nas câmeras R que nas DSLR, deve cravar foco melhor, não há perdas pelo adaptador. Sobre as lentes RF, são um pouco menores que as EF equivalentes, possuem o terceiro anel de comando, e por hora é isso que muda.
olá armando vernaglia. primeiramente parabéns pelo review. Gostaria de lhe perguntar o que vale mais a pena. Canon R ou a 5D Mark 4? gostei pelo fato de com adaptador usar lentes ef e ef-s. mas nunca usei visor eletronico, só o optico. meu foco seria casamentos e ensaios. Desde já agradeço. abraços
Adiante terei um vídeo comparando as duas e considerando qual atende melhor cada público, leva um mês ainda mas já está na programação e o roteiro está sendo feito.
Tudo bem, Vernaglia? Primeiramente, parabéns pelo vídeo. Estou querendo comprar uma EOS R, porém usar com o Adaptador EF as minhas lentes atuais até fazer a migração completa do sistema. Tive um pequeno contato com o equipamento na Fotografar desse ano, onde a mesma estava com o Adaptador EF + 24-70 2.8 II L USM (lente do meu lineup q pretendo usar), porém não sei se foi impressão, mas todas as imagens q eu fiz pareciam não estar com o foco cravado. Infelizmente não pude ter acesso aos arquivos da câmera no PC para saber exatamente se era somente uma impressão errada do LCD ou algum problema de compatibilidade com o Adaptador e por isso gostaria de saber se nos seus testes vc sentiu alguma diferença de qualidade e problemas com o foco usando o adaptador. Obrigado pela atenção e mais uma vez, parabéns pelo vídeo.
Provavelmente a câmera que você manuseou na feira estava com a dioptria desregulada. Não notei absolutamente nada de errado nela com ou sem adaptador, nem nela nem na RP.
Só uma observação, são 3 e não 4 adaptadores, e de fato um deles tem o anel de comando (um não tem anel, um tem o slot de filtros e o terceiro tem o anel de comando), o problema é que no adaptador o anel fica bem próximo do corpo da câmera, dependendo do tamanho da mão de quem opera será um pouco incômodo, é bom ter a função, mas não será a melhor das ergonomias além de custar duzentos dólares... então de fato existe a opção, só não com a mesma qualidade em termos de ergonomia que o anel na lente que fica na parte frontal da mesma.
@@ArmandoVernagliaJunior verdade, confundi pois a página da canon.jp mostra 2 modelos montados com slots e preços diferentes, por isso achei que eram 4 depois que me toquei que são intercambiaveis. Depois te digo alguma coisa sobre a usabilidade do anel, o lançamento oficial é hoje dia 25, e já tenho a minha reservada.
Boa noite. Gostaria de saber se tem como desligar o LCD que aparece as configurações ao lado do disparador, pois desligo a câmera e ele permanece ligado com o modo ativo, no manual o M permanece ativo mesmo após desligar a câmera.
Armando. Como funcionam os flashes paralelos na EOS R? Tenho flashes da Canon, mas utilizo também flashes e radios da yongnuo. E ouvi dizer que a partir da t7i os flashes paralelos não funcionam mais em seus modos automaticos como ETTL
Acho que você confundiu com a questão da sapata de flash diferente das T7 (não da T7i), T100 e SL3 (tem vídeo aqui no canal sobre isso), a R usa o contato de flash de sempre da Canon (a T7i também), então R, RP, 90D, câmeras novas mas que não são de entrada na Canon usam o contato de flash de sempre e funcionam normalmente com a maioria dos flashes.
Olá Armando, os flashes 580ex e o RT 600 são compatíveis com a eos r? Eu trabalho com flash de Studio, ela seria compatível com rádio flash da godox o x2?
Fala Armando, tudo bem? Pra um fotógrafo de festivais e shows, que muitas vezes fica mais de 12h trabalhando direto. Vale ter uma Eos R ao invés de uma 5d Mark IV? Algumas dificuldades de fotografos na minha área com mirrorless é a utilização do infravermelho do speedlite em momentos de escuridão quase total (na Sony, por exemplo) Estou muito interessado por conta do peso e em saber que ela tem a mesma capacidade da 5D Mark IV. Mas ainda não encontrei nada falando sobre essa questão do flash, até mesmo o pessoal do CPS não soube responder com precisão. Consegue me ajudar? Já estou querendo anunciar minha Mark IV hahahaha Grande abraço, sou fã do seu trabalho.
Duas partes - 1) bateria, a 5D Mark IV segura bem mais tempo fotografando, como toda DSLR quando comparada a uma mirrorless. 2) foco, toda mirrorless é incompatível com luz vermelha do flash, todas as marcas, mas a Canon parece ter contornado isso bem usando uma detecção ultra sensível de foco, como mostrei no review, fotografei um palco super escuro e ela não falhou nunca o foco. Mas luz auxiliar não funciona com mirrorless não. Pessoalmente gostei demais da R para shows, o ISO dela é fenomenal e o foco foi brilhante tanto com lente f/4 como com lente f/1.2 que foram as que usei em shows.
@@ArmandoVernagliaJunior ah, e seria um assunto legal para abordar, não existe nada no mundo falando como a Canon EOS R se comporta com uso de speedlite. Na verdade mal existe conteúdo com mais atenção para eventos e shows. Sempre que sobem algum vídeo, é apenas algum conteúdo bem superficial.
Saída limpa para gravador externo tem, se funciona da mesma forma em transmissão ao vivo não sei te dizer, mas que é possível gravar o sinal limpo externamente, é.
Olá Vernaglia, parabéns pelo ótimo review, adquiri ela esses dias e ainda não coloquei em prática, mas uma coisa que me incomodou, é olhar pelo view finder e a imagem ir pulando como se fosse um video mal feito em slow motion, tem alguma opção pra arrumar isso? obrigado
Boa noite! Apesar do tema aqui sem a Eos R me surgiu em dúvida: a nova lente RF 24-105L f/4 é superior à EF 24-105L f/4 ll no quesito distorção, nitidez, velocidade de foco, etc? Quais suas impressões Armando?
A EF 24-105, na geração 2 e a RF 24-105 são mais ou menos a mesma lente apenas com as mudanças relacionadas a uma ser DSLR e outra mirrorless (mudança de flange focal), fora isso é basicamente o mesmo desempenho em tudo.
Vernaglia, eu tenho uma 5D mark III, e iria investir em uma sony 6500 para vídeo, pois tenho encontrado uma grande demanda nessa área. Porém vi sobre a EOS R e tô decidido a investir por ser uma câmera ótima para foto e vídeo. A minha duvida é, ela aguenta como a 5D mark III em questão de durabilidade, eu pesquisei mas não encontrei nada sobre, obturador, etc. Eu faço eventos corporativos, então são muitos cliques, e queria saber se ela da conta de fotografar muitos eventos e tbm ser utilizada pra vídeo.
Olha, a R é robusta, bem construída, mas de forma geral eu diria que a construção dela está mais para a 6D Mark II do que para a linha 5, o que é bem suficiente para eventos, com mecanismo de obturador bem sólido e corpo bem montado. Se você trabalhar em ambientes hostis, tipo chuva e sol, fotojornalismo, aí seria mais o caso do upgrade para a 5D Mark IV, mas se não, se forem eventos mais normais, sociais e corporativos, aí a R dá conta com tranquilidade. E indiscutivelmente ela é mais bem construída e sólida que a A6500, aí não tem nem comparação... a R é bem mais bem feita.
Boa Noite, Mestre! Excelente vídeo, me ajudou na época que comprei a minha. Valeu, pela ajuda! Uma coisa que não encontrei em nenhum local, é sobre a "durabilidade" do Obturador, como nas DSLRs. As fabricantes sempre estimam uma contagem de clicks nos corpos, porém, não encontrei nada sobre isso, relacionado a R e a RP. Saberia alguma coisa, para me ajudar nessa dúvida? Muito obrigado! Abraço!
Comprei essa câmera por causa do ISO... faço fotos com luz natural e geralmente dentro de casa, onde a luminosidade nem sempre é boa... e me frustrei! É minha primeira full frame (estava com a 80D antes de comprar a R) e não achei o ISO muito superior. Evito subir mais que 1600, pois nesse patamar já me incomoda: acho que perde nitidez e gera ruído. Fiquei tão indignada que a levei na assistência da Canon para avaliação, pois achei que estava com defeito, mas disseram que está normal. Alguém mais não curtiu o ISO?
Aline, boa noite. O que posso te dizer é que.você precisará revisar tua técnica, não se ofenda com o comentário ok? Mas assim, a EOS R é uma das 3 ou 4 melhores câmeras hoje em termos de ISO, se ela não te atende, nenhuma atenderá, só resta pensar no que você pode estar errando em termos de técnicas, seja no ato fotográfico, seja na pós produção que esteja gerando problemas pois fora 2 ou 3 modelos mais caros que a R, como Nikon D5, Canon 1Dx Mk II e III, o ruído de imagem da R é parelho com Sony A7III, Nikon Z6 etc... não vai ficar melhor que isso e a diferença para a 80D é bem grande, por isso há algo para.revisar no nível da técnica mesmo. Eu fotografei em ISO 12800 na R com ótimos resultados...
@@ArmandoVernagliaJunior não me ofendi não, fique tranquilo. Obrigada pela resposta! Devo estar fazendo algo de errado mesmo... só ainda não consegui identificar o que, tanto q a levei na assistência. Será que existe algum ajuste no menu que possa impactar nisso? Não encontrei nenhum manual em português e meu inglês é sofrível.
Se eu pegar a câmera uma segunda vez sim, pois poderei fazer as mesmas imagens com ambas. Mas assim, profundidade de campo não muda entre câmeras de mesmo tamanho de sensor e mesmas lentes, assim não tem com que se preocupar nesse tema. Já resolução, alcance dinâmico, qualidade de cor, tudo isso nela está no patamar da 5D Mark IV, que é melhor do que da 6D Mark II, e o nível de ruído dela é melhor que da 6D Mark II e da 5D Mark IV. Mas um vídeo mais detalhado só com as câmeras juntas.
achei que teria diferença na profundidade de campo, pois mesmo ambas sendo FF, a R não tem espelho, logo achei que em 1.2 por exemplo, teria uma cobertura maior que na 6d por exemplo mas vou aguardar vc fazer novos experimentos. abs
O flange focal diferente (por ter ou não o espelho) não muda a profundidade de campo, muda um pouco a capacidade da lente não perder luz entre seu último elemento óptico e o sensor, mas isso usualmente era calculado pelos fabricantes, assim nesse assunto não vai mudar nada mesmo.
Olá, Vernaglia! •Julho de 2022, ainda é uma boa aquisição? Outra pergunta: •RF 24-105 f/4 ou EF 24-70 f/2.8L II com adaptador? Grato pela atenção! Abraço.
Fiz esse vídeo aqui com considerações da R e da RP para 2021/2022, ainda vale o que foi dito ali - ua-cam.com/video/STOHyNRZu7g/v-deo.html - já sobre a lente, depende, se precisa de 2.8 ou se precisa de mais alcance depois dos 70mm, pessoalmente prefiro a rf 24-105 da série L, acho um conjunto mais versátil por ir até 105mm e por ter IS.
@@ArmandoVernagliaJunior Questionei sobre a lente, pois não acredito que as EF respondam às áreas de foco e modo mais avançado de focagem das linhas R. Estou certo? Grato pela atenção, Vernaglia! 🙏🏼🤘🏼🎶📸
Ola boa noite, em 2021 ainda compensa comprar 5D Mark IV? usada... Ou seria melhor partir para EOS R diretamente.... Obs atualmente tenho T7i e estou buscando upgrade de equipamento para a fullframe. E não compro nada sem uma dica sua. kkkkk abs.
Depende de necessidades e de verba. Antes de mais nada, tem que pensar no conjunto de câmera e lentes, além de acessórios como baterias, coloca tudo na conta, se você vai poder aproveitar as lentes que hoje usa na T7i ou não etc. Entre sua T7i e modelos como 5D Mark IV e EOS R, existem duas full frames mais baratas que são a EOS 6D Mark II e a EOS RP (todas com vídeo aqui no canal), então primeiro pensa se você quer gastar o tanto que gastaria para corpos como 5D e R, ou se é melhor corpos mais simples como 6D Mk II e RP com lentes melhores por exemplo. R e 5D Mark IV são câmeras muito equivalentes naquilo que são capazes de fazer, o sistema de foco da R é um pouco melhor, por outro lado a 5D Mark IV tem 2 slots de cartão, então conforme necessidades, uma direção ou outra pode ser melhor. Eu nunca teria como dizer para alguém o que a pessoa deve comprar pois não sei das necessidades, gostos, preferências etc. O que te digo é que são todas belas e capazes câmeras, RP, R, 6D Mark II, 5D Mark IV... já trabalhei com todas elas, tem review aqui no canal de todas elas, então pensa com calma, com qualquer uma você terá ganho de qualidade de imagem sobre sua T7i, aí o resto depende de suas necessidades mesmo.
Armando muito obrigado mesmo pelas dicas. E pra falar a verdade eu já vi todos os vídeos do seu canal referente as câmeras q.vc comentou. Meu gosto, vou ser bem rápido kkkk, gosto de fotografia, não curto pós edição, o clic já tem q ser legal sabe. Não faço vídeos ou trabalharia com vídeo, somente uma ou outra coisa bem pontual mesmo, adoro natureza, passagem, astrofoto, aves, montanhas, estou Netgeo kkkkk, e senti muito necessidade de uma fullframe na minha última viagem. Aí lá na portss apareceu uma oportunidade de um a5DMiv em um ótimo preço, mas mesmo assim muito parelho com a R, Por isso vim fazer essa pergunta diretamente pra vc. Adoro seu trabalho e seus vídeos são de um conteúdo técnico sem igual. Obrigado abs
US$2.299,00 só o corpo na B&H, ou US$3.399,00 com a lente RF 24-105 f/4L IS USM, no Brasil não faço idéia de qual será o preço oficial, já tem gente vendendo via mercado livre e semelhantes (com os riscos usuais que todos conhecem de compras em canais não oficiais de vendas) mas ela ainda está muito cara por ser rara, tem pouca gente vendendo... como todo lançamento, muitas vezes é bom esperar para o preço ir ajustando.
Olá, comprei uma canon eos R, mas percebi que no modo M eu escolho um valor para o ISO mas ele VOLTA SOZINHO para ISO automático, alguém sabe me falar o que pode ser?
Já pensou em fechar a tela? Não estou com ela aqui no momento e não lembro se tem como fazer isso de forma simples... o usual da Canon é ir apertando INFO até a tela apagar, fora isso se estou bem lembrado tem no menu dela opção de deixar LCD desligado e só EVF... e fora isso, se deixar a tela fechada ela fica só no EVF.
Parabéns pelo vídeo!! Show de bola! Tira uma dúvida, em relação a flash speedlite para ela, qualquer flash para cânon serve? ... eu tenho o 580exII... Obrigado! Grande abraço!
Até onde eu saiba todo flash série EX da Canon vai operar nela, não testei muito flash, mas do que vi, de outros testes que vi, do que consta no manual etc... sim, todo flash EX funciona, a EOS R é compatível com os modos anteriores de TTL da Canon então funciona normalmente (página 177 até 187 do manual da EOS R se quiser dar uma consultada antes).
Muito obrigado pelo retorno!!! Estava pensando em pegar a sonya7iii... mas teria q migrar toda a marca... agora com esse review ... acredito q vou para manter com cânon e comprar ela!! MUITO OBRIGADO !!!
Como o vídeo ficou longo, deixei para detalhar as lentes depois, mas vou fazer um vídeo sobre as lentes RF... de forma geral o que posso dizer é que a RF 50mm f/1.2L USM é muito superior à EF 50mm f/1.2 L USM, e conquistou o difícil lugar de ser a primeira lente 50mm que gostei na vida... já a RF 24-105 f/4L IS USM é MUITO parecida em desempenho com a EF 24-105 f/4 II L IS USM, apenas um pouquinho menor, mas em termos ópticos eu me arrisco a dizer que é igual, ou seja, melhor que a primeira geração dessa lente na série L, igual à segunda geração, só adequada à mirrorless.
Vernaglia, tenho uma T6i com a lente do kit e uma 50mm. Estava com planos de comprar uma lente serie 24-105 L para, mais à frente comprar um FF mas, agora, surgiu uma dúvida cruel: A Canon vai continuar alavancando as DSLRs? Vale a pena continuar neste sistema ou é melhor esperar um pouco e trocar por mirrorles, já que os investimentos são altos e ainda não tenho o sistema completo?
Veja meu vídeo aqui no canal sobre a morte das DSLR, é um fato de mercado que irá acontecer, mas não é no curto prazo. Temos que escolher a ferramenta que nos serve hoje pois equipamento de tecnologia cai de valor bem rápido, então compra algo que te atende esse ano e no próximo, invista com coerência e sem gastar demais e tudo bem. A Canon ainda terá novas DSLR adiante, mas terá mais mirrorless do que DSLR sendo lançadas, e cada vez mais veremos o decair de lançamentos de DSLR e o aumento das mirrorless... talvez em dez anos ou pouco mais que isso tenhamos um predomínio das mirrorless e uma minoria de DSLR no mercado.
Expondo corretamente (que no caso de arquitetura, é expor para o limite do histograma nas altas luzes, e basicamente sempre em ISO 100 ou máximo 400), o máximo que tive que recuperar até hoje foram 2 valores de exposição (2 pontos) e recuperou com perfeição. Usei a R em 4 trabalhos de arquitetura até aqui, e a RP em outros 5, ambas se saíram totalmente bem nesses trabalhos, então só posso dizer que estou satisfeito com ambas.
Boa tarde, estou a pensar fazer um upgrade no meu equipamento informático, pretendo adquirir uma canon R com a lente RF 24-105... Só que tenho lido que as cores da canon R são pouco contratadas e agradáveis à vista, comparando por exemplo com as da RP. Será isto verdade? Agradeço opinião.
Sobre as cores da R eu não definiria dessa forma. Os padrões de cor das linhas 5 e 1 da Canon sempre foram diferentes das outras linhas pois o alcance dinâmico dos sensores dessas linhas é maior o que gera menor contraste no raw, a R usa o sensor da 5D Mark IV, ou seja, linha 5, e hoje a R6 usa o sensor da 1Dx Mark III, ou seja, linha 1, então se pegar essas linhas a tendência é um contraste menor, mais "flat" por conta do alcance dinâmico bem maior que é como normalmente a maioria dos profissionais prefere os arquivos, mas isso tem passado por mudanças na Canon... a própria R6 tem um perfil de cor ligeiramente diferente do da 1Dx Mark III, a R5 veio com um perfil de cores pouco mais vivo do que a média da linha 5... mas eu não chamaria de pouco contrastado, se pegar as Fuji de médio formato, ou a Nikon D850 e D810, verá padrões similares de visualização do raw por conta do alcance dinâmico desses sensores, especialmente nas altas luzes, com bem pouca tendência de estouras as altas o que pode dar uma sensação das áreas de brilho menos vivas... a RP usa o sensor da 6D Mark II que tem calibração de linha de entrada, uma calibração mais de usuário final amador que de profissional, que vem com menos alcance e mais contraste, mas tem menos margem de manobra no raw por conta disso, aí depende do público e das necessidades de cada um.
Dos meus primeiros testes: R ganha em velocidade e precisão de foco, ruído em ISO elevado. 90D ganha em ergonomia e acesso a comandos bem como velocidade de disparo... e é mais ou menos o que se espera delas, quem prioriza qualidade de imagem (paisagens, arquitetura, publicidade, grandes impressões) deve preferir a R, quem prioriza velocidade (esportes, jornalismo) pode preferir a 90D.
Amigo, mas qual foi sua configuração de foco? Contínuo ou simples? Usou prioridade de face? Pergunto porque muita gente tem reclamado do foco, na verdade, não achei ninguém elogiando essa parte. Essa câmera me deu muita vontade de mudar para Canon. Mas estou desanimando pelos reviews que tem por aí.
Um monte de gente não tenta configurar o foco da Canon (tem inúmeras configurações personalizadas, como mostrei no vídeo aqui no canal do tutorial de foco das 80D e 6D Mark II), eu tenho mais de década com a marca então aprendi a tirar o máximo do sistema. Nas fotos do show o foco foi contínuo, 5fps, obturador mecânico, detectando face e fazia correções pontuais de posicionamento da área de foco usando touch screen como descrevi no vídeo, olho no evf e dedo no touch screen com o monitor aberto... todo mundo que vi reclamando até aqui cometeu dois erros, 1, não usar o touch screen para correções rápidas, pessoal age como se a câmera tivesse obrigação de saber sempre qual rosto correr atrás e não é assim que funciona, 2, muita gente é meio viciada naquele joystick de controle de foco na traseira da câmera e assim numa câmera que não tem isso não entenderam como proceder... o touch screen supre a ausência do joystick de forma mais rápida e precisa, então câmera nova temos que buscar recurso novo para usar, foi o que eu fiz e talvez por isso tive uma experiência melhor com a câmera. Eu só posso falar por mim, minha experiência com o equipamento, nas coisas que eu fotografo ou gravo, nos meus trabalhos e com as minhas técnicas, pude extrair desempenho excelente dela... se outros não conseguiram, o que posso dizer é que é possível, e só depende do estudo de cada um sobre o sistema da câmera, eu nunca desanimo pela opinião alheia pois cada um opina baseado nos próprios conhecimentos, técnicas, necessidades etc.
Em um dos 3 adaptadores sim, mas a ergonomia muda pois o anel fica perto do corpo da câmera e pode não ser tão interessante como na ponta da lente, especialmente se a pessoa tiver mão grande ou estiver usando luvas. Mas sim, um dos 3 adaptadores tem anel.
Bom dia, Professor! Uma pergunta: como faço para habilitar o feixe auxiliar de foco? Aquela luzinha vermelha que ajuda a lente a focar? Penso que seria a 4ª Aba do Menu de AF, opção de "Disparo de Feixe aux. AF", mas mesmo com ele no "On", não está acendendo a luz. Abraço e obrigado!
Se menciona a luz do flash, não existe a opção em nenhuma mirrorless, a luz mencionada no menu é a da câmera, nenhuma mirrorless, de nenhuma marca, é compatível com a luz vermelha auxiliar de flashes.
Armando, tudo legal amigo? Sou iniciante, estou querendo adquirir uma R com rf 24-105mm f4.0, e estou pensando seriamente em pegar do Aliexpress, já comprei um drone no ali e estou doido para pegar uma R, alguma dica? Obrigado Armando!!!
Não tenho nenhuma dica para compras nesse site pois não tenho o costume, eu sempre compro na loja Portssar ou nos distribuidores da Canon mesmo, assim tenho uma nota fiscal daqui o que facilita questões de seguro do equipamento, mantém valor de revenda mais alto por ter a nota, garantia no Brasil etc. Mas é uma preferência minha, então não saberia dar alguma dica sobre esse site.
Não posso opinar por não ter pegado a Z7, suponho que a qualidade de imagem em ISO baixo da Z7 será melhor, e em ISO alto será pior, pois é o que acontece com a D850 se eu comparar com a EOS R... e o foco, bom, só testando para ver, o foco da D850 é muito bom, o da Z7 preciso testar.
Na minha opinião a EOS R é uma câmera melhor que a D750 e a Canon tem lentes melhores para arquitetura que a Nikon, nesse campo específico vejo mais vantagem na Canon.
Qualquer boa lente na faixa de 17-35, 17-40, 16-35 resolve bem boa parte das necessidades em arquitetura... veja esse vídeo aqui que explico mais - ua-cam.com/video/M3shMxfDafs/v-deo.html - eu uso muito a EF 17-40 f/4L USM, tem vários vídeos no canal que menciono ela...
Olha, na 80D, com meu celular nunca consegui transferir RAW, só jpeg, mas já vi gente dizendo que conseguiu então fiquei com a sensação de que isso depende também do celular...
@@ArmandoVernagliaJunior Eu já transferi RAW mas depois acessando as imagens pelo telefone e mandando copiar. Minha dúvida é transferência como bkp a cada disparo
Eu vou tentar uns métodos aqui, mas como acabo de chegar de viagem de trabalho está corrido, vou testar vários métodos com várias câmeras e se tudo der certo em um mês mais ou menos jogo um vídeo aqui no canal só dentro desse tema.
Seria um comparativo bacana. Estou com 7 vídeos na fila de edição e publicação, mas em seguida tem espaço para produzir algo desse tipo, questão de combinar agenda.
Sim, é sempre recomendável desligar. Mas em situações de evento e jornalismo muitas vezes você não tem esse tempo... vou te dar um exemplo, faço evento corporativo de vez em quando, como feiras de negócios... nesses eventos tem imprevistos loucos, numa feira que fotografei certa vez, de repente teve uma correria, era por que o governador do estado foi visitar o evento, nessa hora você sai correndo para conseguir as fotos, troca lente no meio da correria e nem pensa em desligar câmera... em show de rock o mesmo, de repente a banda chama um convidado pro palco que não estava no programa do show, você está no lugar errado para aquela situação e tem que correr trocar a lente para pegar um close do convidado entrando no palco e abraçando alguém da banda, pronto, nem pensou em desligar a câmera... essas situações acontecem para alguns tipos de profissionais, conforme a área, e por isso mencionei esse aspecto no review.
Vou abusar e te perguntar mais uma coisa!! vc chegou a testar o RAW vs cRAW ? me pareceu muito similar os dois, a vantagem que vi no cRAW foi ficar menor o tamanho do arquivo. acredito que seja C = a comprimido ? abra;o
O C-RAW é uma compressão com pequenas perdas até onde sei, não há contra indicação de utilizar na maioria das situações mas em alguns casos de luzes complexas, muitos degradês, passagens muito sutis de cor, aí pode fazer diferença.
Tem o botão multi função ao lado do disparador, aperta ele e com os rotativos move o ponto de foco. Outra opção é usando seu dedo no LCD deixando o touch screen ativo para escolha de foco enquanto está com olho no visor.
Omg!! Chorei com o fato de ser oficialmente o primeiro a ter um vídeo brasileiro com ela. Além de a Canon ter te emprestado! Tá com a moral em alta Hem cara!!! Parabéns!
Obrigado. Fiquei feliz também com a oportunidade, pessoal da Canon do Brasil é gente fina, e fora a Austrália, essa EOS R que esteve comigo era a única no hemisfério sul então fiquei honrado com a confiança que eles depositaram em mim.
Pois eu acho que a Cânon devia era ter dado a câmera,.
Graças ao seu Review acabei de adquirir a EOS R. Obrigado pelo review esclarecedor, a câmera é excelente!
Eu tb.
O seu canal é o único que me faz parar para ver review, por meia hora. 👍
Já tinha visto uma penca de vídeos dos "gringos" sobre este equipamento e fiquei feliz de ver o quanto você acrescentou na sua abordagem.
Sem aquela arrogância de "face palm" ou "clickbaitings" desnecessários.
(Acho que só vi o Tony Northrup talar de #banding... O casal tem ótimos vídeos, mas anda "meio" sem assunto ultimamente).
Parabéns e muito obrigado!
Obrigado, fico feliz de conseguir criar um review interessante e completo. Sobre o banding, é literalmente falta de assunto criar vídeo sobre isso, cheguei a ver uns vídeos disso sobre Sony em outros canais e o deles também... mas é coisa que alguém só faz quando o canal tá sem movimento por que não tem justificativa técnica para entrar no assunto, no máximo é citação no meio de outro conteúdo e só.
Como você fala a verdade, dentro da sua experiência, acaba colocando este vídeo atemporal… análise completa em 07/2022👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado. 😊👍
Melhor análise que eu vi! Parabéns!
Obrigado. :)
Vídeo maravilhoso de bonito! TOP conteúdos exclusivos, parabéns meu querido!
Obrigado.
Mais um vídeo com qualidade de informações como não se vê no youtube, graças a você, grande mestre, estou apostando tudo o que tenho guardado para adquirir essa belezura, vou entrar no vermelho por um tempo para realizar esse sonho, a intenção é fotografar casamentos, fotos de família, retratos. A propósito, sempre vejo seus vídeos que são os melhores. Obrigado grande mestre.
Entrar no vermelho por causa de câmera é um erro. Pense melhor, reflita com calma em suas necessidades, na lucratividade do trabalho etc.
@@ArmandoVernagliaJunior Sim, obrigado, professor, foi só uma maneira exagerada de dizer que estou empatando um valor X para realizar um sonho. Não estou culpando você por isso, foi só uma brincadeira, mas seu review foi o empurrão que eu precisava para escolher qual seria minha câmera de upgrade. Tá tranquilo, obrigado pela dica.
Acabei de comprar a minha Canon R. Estou aguardando chegar para usar com a lente RF 24-105 versão 2 serie L com adaptador. Inclusive não achei reviw desta lente em seu canal. Fica a dica por ser uma lente super usada.
Meu Grande Amigo Armando!!!!.. Primeiramente quero agradecer pela citação do nosso trabalho, tanto do projeto Coldplay Tribute Brazil como do U2 Tribute Brazil. Segundo, agradecer pelas fotos que você fez... certamente utilizaremos em nosso material (com o devido crédito)... as fotos ficaram realmente incríveis...
Terceiro... me fez querer comprar uma camera dessas... agora só preciso da grana!!!
Quarto e mais importante... muito obrigado pela sua amizade... essa de valor inestimável!!!!! Um grande abraço
Meu caríssimo, eu que agradeço pela amizade, pela oportunidade de fotografar tanto o Coldplay Tribute como o U2 Tribute, me diverti nas duas ocasiões. As fotos são de vocês, é para usar mesmo! :)
Esse sabe das coisas. Que trabalho importante.
Cara, SENSACIONAL seu review. COMPLETO. Não conseguiria ser tão imparcial como vc... Não restou nenhuma dúvida sobre ela. Minha próxima câmera com certeza.
Obrigado. Fico feliz de ter ajudado. Como comentei em outra resposta aqui no canal, tem gente na internet reclamando de tudo, mas cada um comenta com suas técnicas e baseado em suas necessidades, alguém acostumado a usar joystick para escolher foco, como na 5D Mark IV, pode não entender como usar o touch screen para substituir isso, aí pode criticar o foco... eu achei sensacional usar o touch como apontador do foco enquanto mantém o olho no EVF, mas tem gente que não vai gostar... então do meu ponto de vista, é uma belíssima ferramenta.
A muito tempo não comentava um video no youtube, parabéns pelo vídeo. Próxima aquisição com certeza!
Vendo em 2024, muito bom o video, me fez desitir da 6D Mark II. Mas onde comprar a canon R? Nao estou encontrando. Desde já agradeço!
Isso é fato Arnaldo, a facilidade e o entrosamento com o equipamento faz muita diferença. Já fotografei com várias marcas mas nenhuma tocou meu coração, como vc disse, eram apenas ferramentas de trabalho. Hoje estou com uma X-T2 da Fuji e estou encantado, Passei a clicar mais e a criar coisas novas tbm. Espero que consiga sua EOS R um dia e passe a se divertir mais trabalhando rsrs, um abraço!
Entendo perfeitamente. No caso da Fuji não aconteceu de me afeiçoar a ela, fosse pelas cores que não gostei tanto, fosse pelo auto foco não tão responsivo quanto das Canon e Nikon, já percebi que as câmeras que mais me empolgam são as com auto foco mais responsivo, elas me dão a impressão de sempre estarem prontas, por isso gostei da Nikon D500, da Sony A9, da EOS R etc... e a Fuji, mesmo a X-H1 que é bacana nesse ponto, me frustrou um pouco em alguns momentos, mas alguém buscando outros fatores pode encontrar como ideal a Fuji, ou a Sony etc... cada um de nós coloca suas expectativas num ponto e é bom que hoje temos tantos bons equipamentos para escolher.
Bacana o comentário. Tava olhado e gostei muito (JPavani - Roraima - RR), acho que somos dois que temos que vender um rim! Fora a brincadeira, que maravilha essa EOS R!
A sony a7iii é melhor camara que a R e digo isso pq uso a EOS R com lente RF 24-105 f4 e tem zonas q ela tem problema de foco como supreficies azuis sem textura
Que review apaixonado da sua parte, ache incrível a forma que fez esse vídeo e realmente fiquei instigado. Você foi imparcial como sempre, mas ver seus olhos brilhando por esse equipamento é muito bom de ver!
Deu vontade de comprar uma mesmo, caso raro de acontecer comigo, mas vez ou outra acontece. :)
Depois de muita pesquisa decidi que essa vai ser minha próxima câmera. Obrigado, abraços.
Parabennss Armando....trabalho impecável....👏👏👏👏📷
Obrigado.
Que bacana, sua aula é ótima. Uma maneira tão clara e simples de abordar, parece até ficar mais fácil aprender. Foi minha primeira aula, gostei muito.
Armando, quero comprar minha primeira Canon profissional. Onde posso compra- lá com segurança e confiabilidade?
Quero depois assistir todas as suas aulas por vídeo. Onde vc me indica, ou vc tem um curso pra principiantes ?
Obrigado.
Eu sempre compro meus equipamentos com o pessoal da Portssar, e quando não é com eles compro direto com a Canon, e tudo que tenho hoje veio dessas duas fontes. Sobre os meus cursos, tem toda a informação no meu site - vernaglia.com.br/cursosonline.html
Bom dia Sr Armando. Parabéns pelo magnífico trabalho que faz! Os seu videos tem sido muito decisivos para mim. Eu tenho 2 problemas com a minha EOS R e gostava de le expor para saber de tem uma solução ou dica para me ajudar.
1º problema:
Por vezes tenho dificuldade a cravar o foco, por exemplo na 70-300L objeto a mais de 2m a maquina nao focou por varias tentativas. Ainda mais grave crovo o foco num objecto e quando passo para o PC vejo que o foco cravou mais atrás. Tenho uma 7D e uma 6D e nunca me aconteceu algo igual.
2º problema:
Tenho o firmware 1.6. Tentei fazer o actualização pelo cartao para o 1.8( como tenho feito em todo o meu material) e nao consigo. A maquina da a informação que o "cartao tem um software que precisa ser atualizado" só posso fazer ok. Ja tentei outros cartões e faz igual. O mais estranho é que tiro o cartao, vou ao menu para atualizar e da a mesma informação.
Peco-lhe por favor se me pode dispensar algum minutos para os meus problemas. Se quiser posso lhe enviar uma foto de exemplo para o problema do foco.
Agradeço imenso a sua atencao
Abraço vindos de Portugal (mas atualmente estou a morar em França)
Olá Fábio, não tive até aqui experiência similar com a R, que segue focando muito bem comigo (já são 2 anos direto com ela), no caso da 70-300L, abaixo de 3m a lente é ligeiramente problemática, mas é mais culpa da lente, em distâncias maiores uso ela direto na R sem problemas então não sei se posso ajudar nessa pois não tive problema similar. Sobre a atualização de firmware, em geral é só dar esse OK e prosseguir.
Ola Armando. Muito obrigado pela rápida resposta. Estive a falar com um reparador canon aqui franca e ele diz que a Canon R em alguma ocasiões tem um AF capricioso e que devido ao AF ser maior que por exemplo numa 6D a maquima "erra" mais o foco. Mais uma vez, muito obrigado
Armando, não sentiu falta dos botões superiores ( AF, Drive, Iso , modo de medição) durante o uso dela?
Para o Armando falar assim de um equipamento, tenho certeza absoluta, essa é a câmera.
Realmente é uma câmera excelente, lógico que sempre tem algo para apontar como falha, parece que nunca estaremos plenamente satisfeitos, mas daquilo que tem no mercado hoje, e pro meu gosto e minha necessidades, é uma câmera incrível e muito eficiente.
Parabéns, eu vi alguns vídeos estrangeiros de review da EOS R e o seu é, disparado, o melhor. Sou usuária da Canon e, de coração partido, estava prestes a comprar uma mirrorless da Sony, já que todos falavam mal da EOS R. Você é isento, entende de todas as marcas mas sabe que quem investe em uma marca quer continuar fiel a esse sistema, por razões que vão além das especificações técnicas. Não é a toa que a Canon o fez embaixador.
Obrigado Andrea. De fato escolhi a Canon por razões outras que estão muito além de números em planilhas, entra ergonomia, cores, lentes, garantia, atendimento pós venda, são muitos fatores. Infelizmente ainda não sou embaixador da marca, quem sabe um dia, tenho apoio dos mesmos e sou parceiro do Canon College, e eles são meus clientes, já os atendi com produção de cursos e de materiais de publicidade, então são bons e queridos clientes, e quem sabe um dia chego a embaixador da marca, quem sabe.
Saudações Armando, realmente um sonho de consumo essa EOS R, o problema ai é só o preço que inviabiliza na hora da compra, mas espero que consiga o seu objetivo de adquiri-la. Já pra mim terei que esperar pelo menos 1 ano. Parabéns pelo vídeo.
Obrigado. Acho que equipamento é sempre questão de demanda, trabalho, lucro... no caso de quem é profissional, ou uma sobra de orçamento doméstico para quem é amador... em ambos os casos, o ideal é fazer contas e avaliar com calma. Eu mesmo, se parar para pensar, fiquei com vontade, mas hoje as 6D Mark II e 80D que estão aqui atendem 100% da minha necessidade... assim vou avaliar com muita calma qualquer possível nova aquisição.
@@ArmandoVernagliaJunior Eu acho que a 6d mark 2 e a 80d são belíssimas cameras. Mas como vc falou as vezes procurar algo que nos instigue a melhorar e agilizar na hora de clicar é bom.
Agradeço a resposta Armando! Me veio essa dúvida pelo fato da tela touch apesar de mais prática, consumir mais energia e o nariz interferir tocando nela, salvo quando desativada ou usada de lado.
Parabéns Armando pelo review de excelência! Com relação ao AF da Eos R até agora só vi em reviews falando sobre o controle de foco pelo touch, gostaria de saber como usar o AF sem o touch. Como fazer seleção de pontos de foco etc.
O jeito mais fácil de selecionar pontos de foco nela é via touch por isso todo mundo fala dessa parte. Fora isso tem o botão multi funcional ao lado do disparador, que junto com o os dials opera escolha de foco, como nas 6D Mark II, 80D, 5D Mark IV e outras que tem esse mesmo botão, ou o multi direcional da parte de trás da câmera (em volta do botão Q/Set) que pode ser programado para movimentar ponto de foco, e tem o botão de escolha de pont de foco (em baixo do botão asterisco) também em conjunto com os dials... enfim, é parecido com outras Canon.
Bela sacada separar o review em foto e vídeo. Obrigado pelo conteúdo de qualidade
Por uma diferença de 250 euros qual voce escolhia? Uma RP ou uma R? para retrato e paisagem.
Olá, vídeo muito bom, excelentes considerações para fotos.
Tive o prazer de manusear esse modelo numa loja física aqui no JP, e a primeira impressão que tive foi que achei um pouco pesada por se tratar de uma mirrorless. Mas mesmo assim o uso em campo deve ser bom demais !
É aquilo, se for toda de plástico, levinha, vamos reclamar que é delicada... mirrorless não necessariamente é uma câmera pequena ou leve, a X-H1 da Fuji é meio grande e pesada para a média do mercado, ainda mais sendo aps-c, a A9 da Sony é pesadinha... modelo mais robusto será maior e mais pesado, mas se pensar em comparar com a 5D Mark IV, ela é muito menor e mais leve, tendo todos os recursos que existem na Mark IV...
Já assisti ao vídeo duas vezes. Primeiro no lançamento por curiosidade e por acompanhar todos os vídeos do canal. Segundo agora, onde entra uma dúvida que não encontrei no vídeo: estou com a RP há alguns meses e realmente é um dos melhores equipamentos que já fotografei. Mas agora estou tentado a trocar pela R por ela me parecer mais robusta. Veja, eu vim de uma 5D Mark3 que é um tanque, aguenta uns respingos de chuva, poeira, foto na praia, suor, etc. Mas não sinto que a RP aguente isso. Você não falou se a EOS R é resistente a poeira, respingos, etc. Ela é uma câmera pra aguentar esse tipo de uso? Foto na praia, aguentar uns respingos, etc? Apesar de estar em isolamento social, sinto que a EOS RP não aguenta um ensaio na praia por exemplo.
No mais, muito obrigado sempre mestre Vernaglia!
A R tem o mesmo padrão de vedação e proteção de câmeras como EOS 7D e EOS 5D (qualquer das versões dessas duas linhas), a RP tem um padrão similar ao da 6D Mark II. O Bruno Massao (que talvez você já tenha visto aparecendo em alguns vídeos aqui no canal), cobriu o rally do sertões usando uma R (entre outras câmeras) e ela sobreviveu, nenhum ambiente me parece mais hostil que aquele. Agora, com qualquer equipamento, mesmo uma 1Dx Mark III, se vai expor demais, o certo mesmo é usar uma capa tipo Outex ou similares, não precisa ser uma caixa estanque, mas essas capas de proteção de chuva resolvem bem e aí tem que pensar se prefere ficar numa RP e comprar uma capa boa dessas ou migrar para a R e ainda assim pensar em comprar a capa.
@@ArmandoVernagliaJunior Nossa, Rally dos Sertões, isso sim é uma prova de resistência! Era o que precisava saber pra tomar a decisão. Levando em conta a bateria da R (LP-E6) que deve ter uma autonomia melhor do que a da RP, acho que vale a troca. Quanto a selagem, imagina, não precisaria de capa tipo Outex não. Não seriam situações muito extremas como um rally. Se é o mesmo padrão da 5D mk3 já está suficiente!
Obrigado sempre, grande Vernaglia!
Está de parabéns pelo review primeira parte e em primeira mão em youtube Brasil! Entendi completamente essa sensação de que algumas câmeras suscitam no fotógrafo um tesão diferenciado de prosseguir fotografando. Pena só que a gravação não foi feita, como da outra vez, diretamente do "QG do IMPÉRIO" ! kkkkkk Like !!
Obrigado. De fato tem câmeras que provocam mais, talvez por reagirem melhor às nossas vontades, por exemplo a Nikon D500 é uma dessas câmeras, a Sony A9 é outra, e na Canon a EOS R desempenhou dessa forma, o interessante é que as outras duas citadas são câmeras ultra rápidas, de 10 ou mais fotos por segundo, a EOS R é lenta perto delas, mas o foco é tão sensível e preciso e o EVF é tão bom que suprem essa diferença dando sempre a impressão que a câmera está pronta para clicar qualquer coisa que aconteça na frente do fotógrafo.
Boa notícia!!! Finalmente na última atualização de firmware 1.3.0. (disponível no site usa.canon.br) a Canon corrigiu algo que ao meu ver era desastroso, principalmente para os que queria usar a Eos R para fotojornalismo. Que era a queda dramática da velocidade de disparo para 1 fps quando usada com um speedlight. Com essa atualização a Eos R mesmo usando um flash, dispara no modo contínuo High. Isso é maravilhoso! Na época do lançamento fiquei até chateado pois em nenhum review falaram dessa limitação presente na câmera. Ponto pra Canon!
elissandro freitas manoooo, então era isso! Eu usei ela em um casório há uns 10 dias atrás e no modo disparo continuo com flash ficava toda “travada”.... achei que a minha estava com problema. Vou atualizar para esse firmware. Valeu manoo!
Valeu irmão! Agora sim é uma câmera de verdade!!! Melhor foco, melhores cores, alta velocidade com flash! A canon salvou a câmera. Antes estava condenada para o fotojornalismo.
Boa noite Armando. Sou português e sigo com encanto as suas publicações. Em relação a esta, uma vez mais, os meus parabéns! Estou seriamente a ponderar a possibildiade em comprar a EOS R. Tenho lentes EF e EF-S e, pelo o que pude pereber, a Canon disponibiliza 3 adaptadores (sem anel, com anel e o "drop-in" que permite o uso dos filtros de densidade neutra assim como o polarizador). Gostaria de lhe perguntar, se não se importar, se estes últimos filtros, os "drop-in", também podem ser usados nas lentes RF? Uma vez que se trata de um adaptador, fico com a ideia de que estes permitem apenas" adaptar as lentes EF ou EF-S ao sistema EOS R, mas não consigo de todo compreender se também posso utilizar estes mesmos filtros "drop in" nas lentes RF. Um forte abraço de Portugal, e continuação do bom trabalho que tem vindo a fazer. Uma vez mais parabéns pelo canal e faço votos para que a Canon o nomeie embaixador. É merecido!
Sabes quantos clicks ela tem de vida útil? Abraço Seu Canal é Massa !!!!!!
Tem duas respostas para a sua pergunta, a primeira é o que falo nesse vídeo - ua-cam.com/video/2pDSx5MKQJw/v-deo.html - ou seja, número de disparos não tem tanta relação com vida útil do equipamento. A segunda é que a vida útil mínima prevista pro obturador (não para a câmera), é de 200.000 ciclos na EOS R, até onde eu saiba.
Caraca essa câmera promete então! Vc acredita que essas câmeras podem significar o fim das DSLRs?
Acho que aí depende mais do sucesso comercial do produto que das qualidades em si. A tendência com o tempo é das DSLR sumirem, ou quase sumirem para a prevalência das mirrorless, essa curva de mudança estava bem devagar pois as duas maiores marcas não haviam abraçado a ideia. Agora que Canon e Nikon parecem estar se esforçando mais nessa direção, a hipótese do fim das DSLR parece mais plausível, mas ainda assim não é de um dia pro outro, estamos falando de um prazo de vários e vários anos... veja, a Sony só aposta em mirrorless há um bom tempo, e ainda tem inúmeros usuários das DSLR (ou DSLT como eles preferem chamar) Sony no mercado, e os produtos seguem em venda mesmo com uma porcentagem bem pequena de novos adeptos... assim podemos esperar que no prazo de uns 5 anos (mínimo), ainda veremos Canon e Nikon lançando DSLRs novas, lentes novas para DSLR, mas provavelmente veremos um maior número de lançamentos de lentes e câmeras mirrorless daqui em diante na Canon e na Nikon... mas não espero inversão da base instalada no mercado em menos do que uns 10 anos ao todo...
Parabéns pelo vídeo. Esqueceu de comentar que agora a 6D II caiu bem o preço. Ela está em 1,600 dólares (finalmente em um preço justo).
U$ 1.200 e caindo.
Poderia nos apresentar um vídeo sobre o foco eletrônico com o olho no viewfider da eos R como focar!
Gostaria de ver um vídeo explicativo sobre as funções de focagem da câmera.
São muitas funções
Vídeo maravilhoso. Mas por gentileza fala em relação a estabilização dela. Grato🙏
Top! primeiro vídeo em pt-br da eos R,parabens.Estamos ,ambos coletando dinheiro para compra-la..Já voltei a apoiar o canal, e espero que consiga seu objetivo o mais rapidamente.
E vamos que vamos juntando moedinha hehehehehe. Obrigado pelo apoio.
Vernaglia
Uma dúvida que acredito várias pessoas terão a partir de agora: Eos R ou 5D Mark IV? Pra quem ainda vale a pena a 5D. Fotografo paisagem e vida selvagem com uma T3i e agora quero uma full frame mais potente e estou nessa dúvida. Qual seria a melhor?
Vou fazer um vídeo só nesse tema, tanto EOS R x 5D Mark IV como EOS RP x 6D Mark II. Lógico que, do ponto de vista de uma T3i, todas as citadas representam uma enorme evolução, mas ENORME mesmo, nada contra a T3i que acho uma belíssima câmera, mas ela tem seus limites e comparar com uma das potentes full frames da Canon seria covardia, algo que te digo é que com 5D Mark IV, R, 6D Mark II e RP, qualquer fotógrafo está bem servido, são equipamentos altamente capazes, as 4 câmeras, então muito poderia ser resumido no seguinte: a que couber melhor no seu bolso e permitir colocar as melhores lentes na frente, melhor. Mas aguarde que em um mês mais ou menos solto os vídeos comparativos pois já testei as 4 câmeras, estou no momento testando a RP, e aí terei dados completos para a análise.
Olá como faço para mover o foco do thouch screem e fotografar pelo view finder ?? Outra dúvida rsrs para que serve o dual pixel ? Obrigado
Cara já era seu fan por ser sincero nos detalhes tenho uma xanon 80d nova zera e tô pensando em pegar essa ai ou a 6d mark2 o que vc me aconselharia
Eu prefiro a R que a 6D Mark II de forma geral, se cabe na sua verba, é uma câmera mais completa, vamos lembrar que a R é a versão da 5D Mark IV em formato mirrorless, então ela carrega o hardware da 5D Mark IV dentro dela.
@@ArmandoVernagliaJunior peguei a canon R ela é top dmais agora tenho a 80d e a canon R
Wow! Muito obrigado Armando! Tirou várias dúvidas...
Muito bom vídeo! Vontade de comprar? Muita! Mas sem chance, pelos menos nos próximos 12 meses.
Obrigado. Vontade de comprar nós temos sempre, mas é preciso ter cautela com as contas... para ser muito sincero estou muito bem atendido pela minha dupla 6D Mark II e 80D, mas se surgir uma oportunidade com a EOS R, quem sabe...
Parabéns pelo vídeo Vernaglia, me instigou aqui a ter uma próxima full frame, mas não sei se vai ser essa ou a 6DMKII, agora vou ter que pensar.
2 Dúvidas:
1 - Em relação ao tamanho e peso dela com a lente 24-105, ela é mais leve ou similar com alguma outra câmera?
2 - Aonde eu posso entender mais sobre ev?
Valeu! Abs
Obrigado. Vamos às perguntas: 1 - pouco menor e pouco mais leve que uma 6D Mark II com a EF 24-105 f/4L II IS USM, não sei agora dizer em gramas exatas (dá para pegar isso no site da B&H por exemplo), mas fica um pouco menor, um pouco mais confortável de carregar e um pouco mais leve que uma DSLR com lente equivalente. 2 - Aqui - www.photographers-resource.co.uk/photography/exposure/EV_table%20.htm - e aqui - en.wikipedia.org/wiki/Exposure_value - está bem explicado nesses dois links.
Vernaglia, sou seu fã e acompanho seu trabalho há tempos. Tomo a liberdade de perguntar: é verdade que a Canon vai lançar uma versão melhorada da EOS R já no ano de 2019, com estabilizador interno de imagem? Meu dinheiro é pouco e não gostaria de errar na aquisição do equipamento. Desde logo agradeço uma resposta.
Não vai entrar na no lugar da EOS R, entrarão mais modelos em linha. Assim como existem EOS 6D Mark II, 5D Mark IV, 5DsR e 1Dx Mark II, e uma não entrou no lugar da outra, mas sim são linhas distintas de preços e funcionalidades, a EOS R é uma linha e existirão mais modelos na linha, algum terá resolução maior (como acontece com a 5DsR em relação às 5D Mk III e Mk IV), haverá uma de maior velocidade de disparos (como acontece na 1Dx, 1Dx Mk II), provavelmente alguma delas terá estabilização no corpo... e serão modelos que por possuírem ainda mais funcionalidades, serão mais caros que a EOS R. Uma dica que dou é a seguinte, não adianta pensar no amanhã na hora de comprar câmera, de 6 em 6 meses tem alguma novidade no mercado e se formos esperar, não compramos nada nunca, então compra o que te atende hoje e essa câmera vai te servir facilmente por 3, 4, 5 anos... ou mais. Para fotos o IS da lente tem total qualidade de estabilização, para vídeo a EOS R tem estabilizador digital que funciona admiravelmente bem, uso esse recurso na EOS 6D Mark II e é bastante bom somado ao IS das lentes. Há muita mítica sobre o IBIS, é bacana sim, ajuda sim, mas não faz milagre e nem é a coisa mais necessária do mundo, se você usa lentes antigas, manuais, sem IS e por isso fica mais dependente do IBIS, aí sempre se pode pensar na Sony A7III como opção, ou a Nikon Z6, ou ainda aguardar os outros lançamentos da Canon... mas enfim, a EOS R é uma bela câmera e não tenho queixas dela em meus testes pela ausência do IBIS.
Obrigado pela resposta!!!!
Parabéns mestre... Muito legal.
Fala meu caro, esse vídeo é o resultado de parte do que conversamos aquele dia no Fotologia, pude testar longamente a câmera e devo dizer que ela é mais do que eu esperava.
Sensacional! Parabéns pelo vídeo!
Obrigado.
Bom dia Armando. Acompanho sempre seu trabalho e gostaria da sua opinião. Pretendo trabalhar num novo segmento ( pelo menos pra mim ) que é produzir quadros a partir das fotografias de paisagem capturadas por mim. Essa nova câmera da Canon EOS R, posso ampliar a imagem e ter um resultado satisfatório? Forte abraço
Pode sim, é uma câmera profissional de alta capacidade.
Obrigado pelo retorno, mestre!!!! Forte abraço!!!
Vernaglia, tudo bem? Entre a EOS R e 5DmkIV, qual você compraria hoje?
Depende um pouco de alguns fatores, a R é uma versão atualizada e em formato mirrorless da Mark IV, elas produzem imagens semelhantes e com eficiência semelhante, mas a R é mais moderna e tem alguns pontos a mais na minha opinião, tanto que hoje tenho a R aqui pela parceria com a Canon, eu poderia ter pedido uma Mark IV mas eu pedi uma R para eles e isso mostra muito do meu pensamento sobre elas.
Obrigado!
Olá Armando, muito bom review.
Sabe me dizer se já temos alguma atualização que resolve o disparo contínuo em modo silencioso?
Utilizar objetivas EF-s nessa câmera perde qualidade?
ou seria melhor utilizar as objetivas EF?
No caso seria a 60mm macro f/2.8 que tenho pensado em adquirir.
Perde resolução (tamanho de arquivo na realidade, perde megapixels), afinal você não cobre todo o sensor, o mesmo acontece com toda lente aps-c numa full frame de qualquer marca que estejamos testando... Sony, Canon, Nikon...
Vernaglia, o menu da 5D markiv já tem esse menu modificado da formatação.
Tinha esquecido, como uso a Mark IV menos vezes não lembrava desse ponto, na 6D Mark II ainda está no lugar errado.
Nossa eu também fui lá na Canon e vi a EOS R, ela tem tudo o que eu achava que faltava na mark IV agora a mão está coçando pra comprar rs, a 5D esse 4K é muito pesado Vernaglia ,16 minutos 64 gb é muito, já estou esperando o próximo vídeo sobre o Vídeo da EOS R, mesmo assim acho q markiv top ainda mais pq é minha né rs.abrç
Parabéns pelo trabalho e vídeo de qualidade de conteúdo ímpar! Por favor, veja se consegue me ajudar: hoje tenho uma 6D Mark II. Se migro para uma Eos R, você acha que com o uso das lentes Ef que tenho, a qualidade de Eos R seria prejudicada em relação a qualidade da 6D mark II com as lentes Ef nativas?
Não, a R funciona perfeitamente bem com lentes EF e adaptador, e a qualidade dela de foto e vídeo está acima da 6D Mark II.
Mestre, parabéns pela análise, na minha opinião a mais honesta feita por fotógrafos brasileiros.
Uma pergunta: O que podemos esperar da Canon EOS RP?
Obrigado. A EOS RP é uma câmera de entrada, uma Rebel full frame e é isso que se pode esperar dela, então ela tem tamanho, peso, ergonomia e é pensada para ser câmera de hobby, viagens, para entusiastas que querem equipo legal para levar para todo lado mas não são profissionais de imagem, esperam alta qualidade de imagem num sensor full frame mas não esperam tudo que um equipo profissional ofereça... se analisar ela nesse prisma é um equipamento interessante pois oferece um preço bem competitivo numa full frame. A galera quando analisa coisas na internet esquece que nem toda câmera é para todo público, nenhum fabricante faz câmeras pensando em atender todo mundo, nem a R, nem a RP, nem as Fuji, as Sony ou qualquer outra são pensadas para tudo... assim, uma full frame de 1300 dólares é uma aposta interessante da Canon, e mesmo não sendo pensada para profissionais, veremos profissionais usando, especialmente em países como Brasil e outros mercados pobres, pois aqui e nesses lugares equipo custa muito caro por conta de moeda fraca e economia anêmica, então veremos gente de casamento, de eventos, de retratos entre outros usando a RP, assim como vemos uma galera hoje usando Rebel profissionalmente... isso é um desvio do nosso mercado, infelizmente... bom seria se tivéssemos mercado sadio e pujante o suficiente para profissional só trabalhar com equipamento profissional, mas nunca foi assim e nunca será... enfim, em qualidade de imagem a RP fará igual à 6D Mark II (ver o review dela aqui no canal), pois é o mesmo hardware interno.
@@ArmandoVernagliaJunior Muito obrigado pela resposta esclarecedora. Sigo o canal e assisto a todos os vídeos, seu trabalho é incrível.
Valores negativos de EV: fotografia de parto.
Obrigada por teus vídeos, Vernaglia!
Eu sei que vc é bem ortodoxo quando se trata de custo beneficio em equipamento , essa câmera custa cerca de 4 mil reais a mais do que a RP , mesmo no Brasil, então eu queria entender a sua escolha pela RP e não por ela , já que me parece valer os 4 mil a mais, qual foi seu critério?
Fala meu caro, não sei se chegou a ver este outro vídeo - ua-cam.com/video/rcBiquQCy9Y/v-deo.html - nele comento meus motivos e critérios. Fora o que digo no vídeo (que é mais parte técnica, usos que faço do equipamento etc.), a outra parte é o que você cita na pergunta... eu uso ferramenta no limite da necessidade, qualquer desperdício de dinheiro em equipamento é dinheiro que deixaria de ir para viagens, jantares, shows de rock, vinhos, cafés... e eu gosto dessas coisas todas, assim sendo, sou muito pragmático com gastos. E por fim, tem a questão de câmera de posse versus câmera que tenho acesso... como tenho parceria com a Canon posso pegar outra câmera lá se um dia eu precisar e as que eu tenho não forem as ideais.
@@ArmandoVernagliaJunior entendi, obrigado
Parabéns pelo Vídeo Armando! Prático e Objetivo. Muito Bom. Gostaria de tirar uma dúvida. tenho um setup de lentes EF, Uma delas uma sigma 35 art. Existe algo significativo de perda de qualidade ou de desempenho utilizando o adpatador? O que as lentes RF teria de vantagem fora o novo anel de regulagem? Grato e Parabéns novamente
A Sigma vai funcionar normalmente, aliás deve focar melhor nas câmeras R que nas DSLR, deve cravar foco melhor, não há perdas pelo adaptador. Sobre as lentes RF, são um pouco menores que as EF equivalentes, possuem o terceiro anel de comando, e por hora é isso que muda.
Eu aqui em 2024 decidindo se pego um R usada ou um R7 Nova... rs
EXCELENTE VÍDEO.
PARABÉNS
Obrigado.
olá armando vernaglia.
primeiramente parabéns pelo review.
Gostaria de lhe perguntar o que vale mais a pena.
Canon R ou a 5D Mark 4?
gostei pelo fato de com adaptador usar lentes ef e ef-s.
mas nunca usei visor eletronico, só o optico.
meu foco seria casamentos e ensaios.
Desde já agradeço.
abraços
Adiante terei um vídeo comparando as duas e considerando qual atende melhor cada público, leva um mês ainda mas já está na programação e o roteiro está sendo feito.
@@ArmandoVernagliaJunior
muito obrigado pela resposta
aguardando esse video
abraços
Armando Vernaglia Jr oooi tem previsão para sair o video? Comparando 5d mark IV e a R?
Tudo bem, Vernaglia? Primeiramente, parabéns pelo vídeo. Estou querendo comprar uma EOS R, porém usar com o Adaptador EF as minhas lentes atuais até fazer a migração completa do sistema. Tive um pequeno contato com o equipamento na Fotografar desse ano, onde a mesma estava com o Adaptador EF + 24-70 2.8 II L USM (lente do meu lineup q pretendo usar), porém não sei se foi impressão, mas todas as imagens q eu fiz pareciam não estar com o foco cravado. Infelizmente não pude ter acesso aos arquivos da câmera no PC para saber exatamente se era somente uma impressão errada do LCD ou algum problema de compatibilidade com o Adaptador e por isso gostaria de saber se nos seus testes vc sentiu alguma diferença de qualidade e problemas com o foco usando o adaptador. Obrigado pela atenção e mais uma vez, parabéns pelo vídeo.
Provavelmente a câmera que você manuseou na feira estava com a dioptria desregulada. Não notei absolutamente nada de errado nela com ou sem adaptador, nem nela nem na RP.
canon R tem 4 tipos de adaptadores para lentes EF/EF-S, um deles possui esse anel que tem na lente no adaptador.
Só uma observação, são 3 e não 4 adaptadores, e de fato um deles tem o anel de comando (um não tem anel, um tem o slot de filtros e o terceiro tem o anel de comando), o problema é que no adaptador o anel fica bem próximo do corpo da câmera, dependendo do tamanho da mão de quem opera será um pouco incômodo, é bom ter a função, mas não será a melhor das ergonomias além de custar duzentos dólares... então de fato existe a opção, só não com a mesma qualidade em termos de ergonomia que o anel na lente que fica na parte frontal da mesma.
@@ArmandoVernagliaJunior verdade, confundi pois a página da canon.jp mostra 2 modelos montados com slots e preços diferentes, por isso achei que eram 4 depois que me toquei que são intercambiaveis.
Depois te digo alguma coisa sobre a usabilidade do anel, o lançamento oficial é hoje dia 25, e já tenho a minha reservada.
Boa noite. Gostaria de saber se tem como desligar o LCD que aparece as configurações ao lado do disparador, pois desligo a câmera e ele permanece ligado com o modo ativo, no manual o M permanece ativo mesmo após desligar a câmera.
Armando. Como funcionam os flashes paralelos na EOS R? Tenho flashes da Canon, mas utilizo também flashes e radios da yongnuo. E ouvi dizer que a partir da t7i os flashes paralelos não funcionam mais em seus modos automaticos como ETTL
Acho que você confundiu com a questão da sapata de flash diferente das T7 (não da T7i), T100 e SL3 (tem vídeo aqui no canal sobre isso), a R usa o contato de flash de sempre da Canon (a T7i também), então R, RP, 90D, câmeras novas mas que não são de entrada na Canon usam o contato de flash de sempre e funcionam normalmente com a maioria dos flashes.
Olá Armando, os flashes 580ex e o RT 600 são compatíveis com a eos r?
Eu trabalho com flash de Studio, ela seria compatível com rádio flash da godox o x2?
Fala Armando, tudo bem?
Pra um fotógrafo de festivais e shows, que muitas vezes fica mais de 12h trabalhando direto.
Vale ter uma Eos R ao invés de uma 5d Mark IV?
Algumas dificuldades de fotografos na minha área com mirrorless é a utilização do infravermelho do speedlite em momentos de escuridão quase total (na Sony, por exemplo)
Estou muito interessado por conta do peso e em saber que ela tem a mesma capacidade da 5D Mark IV.
Mas ainda não encontrei nada falando sobre essa questão do flash, até mesmo o pessoal do CPS não soube responder com precisão.
Consegue me ajudar?
Já estou querendo anunciar minha Mark IV hahahaha
Grande abraço, sou fã do seu trabalho.
Duas partes - 1) bateria, a 5D Mark IV segura bem mais tempo fotografando, como toda DSLR quando comparada a uma mirrorless. 2) foco, toda mirrorless é incompatível com luz vermelha do flash, todas as marcas, mas a Canon parece ter contornado isso bem usando uma detecção ultra sensível de foco, como mostrei no review, fotografei um palco super escuro e ela não falhou nunca o foco. Mas luz auxiliar não funciona com mirrorless não. Pessoalmente gostei demais da R para shows, o ISO dela é fenomenal e o foco foi brilhante tanto com lente f/4 como com lente f/1.2 que foram as que usei em shows.
@@ArmandoVernagliaJunior perfeito mestre! Muito obrigado pela resposta! 5d Mark IV anunciada hahahaha vou de Canon R.
Sucesso!
@@ArmandoVernagliaJunior ah, e seria um assunto legal para abordar, não existe nada no mundo falando como a Canon EOS R se comporta com uso de speedlite.
Na verdade mal existe conteúdo com mais atenção para eventos e shows. Sempre que sobem algum vídeo, é apenas algum conteúdo bem superficial.
Parabéns pelo conteúdo. Consegue me dizer se ela tem saída limpa no HDMI para utilizar em transmissões AO VIVO?
Saída limpa para gravador externo tem, se funciona da mesma forma em transmissão ao vivo não sei te dizer, mas que é possível gravar o sinal limpo externamente, é.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigado.
Olá Vernaglia, parabéns pelo ótimo review, adquiri ela esses dias e ainda não coloquei em prática, mas uma coisa que me incomodou, é olhar pelo view finder e a imagem ir pulando como se fosse um video mal feito em slow motion, tem alguma opção pra arrumar isso? obrigado
Boa noite! Apesar do tema aqui sem a Eos R me surgiu em dúvida: a nova lente RF 24-105L f/4 é superior à EF 24-105L f/4 ll no quesito distorção, nitidez, velocidade de foco, etc? Quais suas impressões Armando?
A EF 24-105, na geração 2 e a RF 24-105 são mais ou menos a mesma lente apenas com as mudanças relacionadas a uma ser DSLR e outra mirrorless (mudança de flange focal), fora isso é basicamente o mesmo desempenho em tudo.
Obrigado pelo esclarecimento 👍🏻
Vernaglia, eu tenho uma 5D mark III, e iria investir em uma sony 6500 para vídeo, pois tenho encontrado uma grande demanda nessa área.
Porém vi sobre a EOS R e tô decidido a investir por ser uma câmera ótima para foto e vídeo.
A minha duvida é, ela aguenta como a 5D mark III em questão de durabilidade, eu pesquisei mas não encontrei nada sobre, obturador, etc.
Eu faço eventos corporativos, então são muitos cliques, e queria saber se ela da conta de fotografar muitos eventos e tbm ser utilizada pra vídeo.
Olha, a R é robusta, bem construída, mas de forma geral eu diria que a construção dela está mais para a 6D Mark II do que para a linha 5, o que é bem suficiente para eventos, com mecanismo de obturador bem sólido e corpo bem montado. Se você trabalhar em ambientes hostis, tipo chuva e sol, fotojornalismo, aí seria mais o caso do upgrade para a 5D Mark IV, mas se não, se forem eventos mais normais, sociais e corporativos, aí a R dá conta com tranquilidade. E indiscutivelmente ela é mais bem construída e sólida que a A6500, aí não tem nem comparação... a R é bem mais bem feita.
Boa Noite, Mestre!
Excelente vídeo, me ajudou na época que comprei a minha.
Valeu, pela ajuda!
Uma coisa que não encontrei em nenhum local, é sobre a "durabilidade" do Obturador, como nas DSLRs.
As fabricantes sempre estimam uma contagem de clicks nos corpos, porém, não encontrei nada sobre isso, relacionado a R e a RP.
Saberia alguma coisa, para me ajudar nessa dúvida?
Muito obrigado!
Abraço!
Fico feliz de ter ajudado. Obrigado.
Comprei essa câmera por causa do ISO... faço fotos com luz natural e geralmente dentro de casa, onde a luminosidade nem sempre é boa... e me frustrei! É minha primeira full frame (estava com a 80D antes de comprar a R) e não achei o ISO muito superior. Evito subir mais que 1600, pois nesse patamar já me incomoda: acho que perde nitidez e gera ruído. Fiquei tão indignada que a levei na assistência da Canon para avaliação, pois achei que estava com defeito, mas disseram que está normal. Alguém mais não curtiu o ISO?
Aline, boa noite. O que posso te dizer é que.você precisará revisar tua técnica, não se ofenda com o comentário ok? Mas assim, a EOS R é uma das 3 ou 4 melhores câmeras hoje em termos de ISO, se ela não te atende, nenhuma atenderá, só resta pensar no que você pode estar errando em termos de técnicas, seja no ato fotográfico, seja na pós produção que esteja gerando problemas pois fora 2 ou 3 modelos mais caros que a R, como Nikon D5, Canon 1Dx Mk II e III, o ruído de imagem da R é parelho com Sony A7III, Nikon Z6 etc... não vai ficar melhor que isso e a diferença para a 80D é bem grande, por isso há algo para.revisar no nível da técnica mesmo. Eu fotografei em ISO 12800 na R com ótimos resultados...
@@ArmandoVernagliaJunior não me ofendi não, fique tranquilo. Obrigada pela resposta! Devo estar fazendo algo de errado mesmo... só ainda não consegui identificar o que, tanto q a levei na assistência. Será que existe algum ajuste no menu que possa impactar nisso? Não encontrei nenhum manual em português e meu inglês é sofrível.
Jr, vc consegue fazer um video tecnico com ela? comparando profundidade de campo dela com sua 6dmk2? dinamic range? esse tipo de info. abs
Se eu pegar a câmera uma segunda vez sim, pois poderei fazer as mesmas imagens com ambas. Mas assim, profundidade de campo não muda entre câmeras de mesmo tamanho de sensor e mesmas lentes, assim não tem com que se preocupar nesse tema. Já resolução, alcance dinâmico, qualidade de cor, tudo isso nela está no patamar da 5D Mark IV, que é melhor do que da 6D Mark II, e o nível de ruído dela é melhor que da 6D Mark II e da 5D Mark IV. Mas um vídeo mais detalhado só com as câmeras juntas.
achei que teria diferença na profundidade de campo, pois mesmo ambas sendo FF, a R não tem espelho, logo achei que em 1.2 por exemplo, teria uma cobertura maior que na 6d por exemplo mas vou aguardar vc fazer novos experimentos. abs
O flange focal diferente (por ter ou não o espelho) não muda a profundidade de campo, muda um pouco a capacidade da lente não perder luz entre seu último elemento óptico e o sensor, mas isso usualmente era calculado pelos fabricantes, assim nesse assunto não vai mudar nada mesmo.
Massa! grato
Olá, Vernaglia!
•Julho de 2022, ainda é uma boa aquisição?
Outra pergunta:
•RF 24-105 f/4 ou EF 24-70 f/2.8L II com adaptador?
Grato pela atenção!
Abraço.
Fiz esse vídeo aqui com considerações da R e da RP para 2021/2022, ainda vale o que foi dito ali - ua-cam.com/video/STOHyNRZu7g/v-deo.html - já sobre a lente, depende, se precisa de 2.8 ou se precisa de mais alcance depois dos 70mm, pessoalmente prefiro a rf 24-105 da série L, acho um conjunto mais versátil por ir até 105mm e por ter IS.
@@ArmandoVernagliaJunior
Questionei sobre a lente, pois não acredito que as EF respondam às áreas de foco e modo mais avançado de focagem das linhas R. Estou certo?
Grato pela atenção, Vernaglia! 🙏🏼🤘🏼🎶📸
Ola boa noite, em 2021 ainda compensa comprar 5D Mark IV? usada... Ou seria melhor partir para EOS R diretamente.... Obs atualmente tenho T7i e estou buscando upgrade de equipamento para a fullframe. E não compro nada sem uma dica sua. kkkkk abs.
Depende de necessidades e de verba. Antes de mais nada, tem que pensar no conjunto de câmera e lentes, além de acessórios como baterias, coloca tudo na conta, se você vai poder aproveitar as lentes que hoje usa na T7i ou não etc. Entre sua T7i e modelos como 5D Mark IV e EOS R, existem duas full frames mais baratas que são a EOS 6D Mark II e a EOS RP (todas com vídeo aqui no canal), então primeiro pensa se você quer gastar o tanto que gastaria para corpos como 5D e R, ou se é melhor corpos mais simples como 6D Mk II e RP com lentes melhores por exemplo. R e 5D Mark IV são câmeras muito equivalentes naquilo que são capazes de fazer, o sistema de foco da R é um pouco melhor, por outro lado a 5D Mark IV tem 2 slots de cartão, então conforme necessidades, uma direção ou outra pode ser melhor. Eu nunca teria como dizer para alguém o que a pessoa deve comprar pois não sei das necessidades, gostos, preferências etc. O que te digo é que são todas belas e capazes câmeras, RP, R, 6D Mark II, 5D Mark IV... já trabalhei com todas elas, tem review aqui no canal de todas elas, então pensa com calma, com qualquer uma você terá ganho de qualidade de imagem sobre sua T7i, aí o resto depende de suas necessidades mesmo.
Armando muito obrigado mesmo pelas dicas. E pra falar a verdade eu já vi todos os vídeos do seu canal referente as câmeras q.vc comentou.
Meu gosto, vou ser bem rápido kkkk, gosto de fotografia, não curto pós edição, o clic já tem q ser legal sabe. Não faço vídeos ou trabalharia com vídeo, somente uma ou outra coisa bem pontual mesmo, adoro natureza, passagem, astrofoto, aves, montanhas, estou Netgeo kkkkk, e senti muito necessidade de uma fullframe na minha última viagem.
Aí lá na portss apareceu uma oportunidade de um a5DMiv em um ótimo preço, mas mesmo assim muito parelho com a R,
Por isso vim fazer essa pergunta diretamente pra vc.
Adoro seu trabalho e seus vídeos são de um conteúdo técnico sem igual.
Obrigado abs
Qual é o valor dessa câmera com a lente do kit? Parabéns pela resenha!
Ela não está a venda ainda
Mas eu queria saber quanto custa fora do Brasil e, talvez, quando vai custar aqui mais ou menos.
2200 dólares
US$2.299,00 só o corpo na B&H, ou US$3.399,00 com a lente RF 24-105 f/4L IS USM, no Brasil não faço idéia de qual será o preço oficial, já tem gente vendendo via mercado livre e semelhantes (com os riscos usuais que todos conhecem de compras em canais não oficiais de vendas) mas ela ainda está muito cara por ser rara, tem pouca gente vendendo... como todo lançamento, muitas vezes é bom esperar para o preço ir ajustando.
No mercado livre está em torno de 14mil.
Olá, comprei uma canon eos R, mas percebi que no modo M eu escolho um valor para o ISO mas ele VOLTA SOZINHO para ISO automático, alguém sabe me falar o que pode ser?
Ola amigo, comprei uma EOS R, vc sabe se consigo desligar facilmente a tela grande e deixar somente o viewfinder?
Já pensou em fechar a tela? Não estou com ela aqui no momento e não lembro se tem como fazer isso de forma simples... o usual da Canon é ir apertando INFO até a tela apagar, fora isso se estou bem lembrado tem no menu dela opção de deixar LCD desligado e só EVF... e fora isso, se deixar a tela fechada ela fica só no EVF.
Tem jeito de fazer no menu.
Parabéns pelo vídeo!! Show de bola! Tira uma dúvida, em relação a flash speedlite para ela, qualquer flash para cânon serve? ... eu tenho o 580exII...
Obrigado! Grande abraço!
Até onde eu saiba todo flash série EX da Canon vai operar nela, não testei muito flash, mas do que vi, de outros testes que vi, do que consta no manual etc... sim, todo flash EX funciona, a EOS R é compatível com os modos anteriores de TTL da Canon então funciona normalmente (página 177 até 187 do manual da EOS R se quiser dar uma consultada antes).
Muito obrigado pelo retorno!!! Estava pensando em pegar a sonya7iii... mas teria q migrar toda a marca... agora com esse review ... acredito q vou para manter com cânon e comprar ela!! MUITO OBRIGADO !!!
Uma observação,não sei se foi possível,seria informar como é o desempenho das lentes que você testou .
Como o vídeo ficou longo, deixei para detalhar as lentes depois, mas vou fazer um vídeo sobre as lentes RF... de forma geral o que posso dizer é que a RF 50mm f/1.2L USM é muito superior à EF 50mm f/1.2 L USM, e conquistou o difícil lugar de ser a primeira lente 50mm que gostei na vida... já a RF 24-105 f/4L IS USM é MUITO parecida em desempenho com a EF 24-105 f/4 II L IS USM, apenas um pouquinho menor, mas em termos ópticos eu me arrisco a dizer que é igual, ou seja, melhor que a primeira geração dessa lente na série L, igual à segunda geração, só adequada à mirrorless.
Vernaglia, tenho uma T6i com a lente do kit e uma 50mm. Estava com planos de comprar uma lente serie 24-105 L para, mais à frente comprar um FF mas, agora, surgiu uma dúvida cruel: A Canon vai continuar alavancando as DSLRs? Vale a pena continuar neste sistema ou é melhor esperar um pouco e trocar por mirrorles, já que os investimentos são altos e ainda não tenho o sistema completo?
Veja meu vídeo aqui no canal sobre a morte das DSLR, é um fato de mercado que irá acontecer, mas não é no curto prazo. Temos que escolher a ferramenta que nos serve hoje pois equipamento de tecnologia cai de valor bem rápido, então compra algo que te atende esse ano e no próximo, invista com coerência e sem gastar demais e tudo bem. A Canon ainda terá novas DSLR adiante, mas terá mais mirrorless do que DSLR sendo lançadas, e cada vez mais veremos o decair de lançamentos de DSLR e o aumento das mirrorless... talvez em dez anos ou pouco mais que isso tenhamos um predomínio das mirrorless e uma minoria de DSLR no mercado.
Boa tarde Armando, comprei essa camera e gostaria de saber se existe alguma configuração em que a tela touch screen nao fique o tempo todo ligada.
Mano como é recuperação de sombras, principalmente pra arquitetura vc tem alguma coisa? Abraço
Expondo corretamente (que no caso de arquitetura, é expor para o limite do histograma nas altas luzes, e basicamente sempre em ISO 100 ou máximo 400), o máximo que tive que recuperar até hoje foram 2 valores de exposição (2 pontos) e recuperou com perfeição. Usei a R em 4 trabalhos de arquitetura até aqui, e a RP em outros 5, ambas se saíram totalmente bem nesses trabalhos, então só posso dizer que estou satisfeito com ambas.
Armando, muito bom seus vídeos.. Você sabe me dizer se tem como aumentar ou diminuir o brilho do viewfinder?
Tem sim, no manual explica direitinho, tanto LCD como EVF tem controle de brilho.
@@ArmandoVernagliaJunior tudo bom! No manual só vejo no menu o controle do brilho do LCD.
Caso saiba o caminho me informe por favor.
Obrigado
Boa tarde, estou a pensar fazer um upgrade no meu equipamento informático, pretendo adquirir uma canon R com a lente RF 24-105... Só que tenho lido que as cores da canon R são pouco contratadas e agradáveis à vista, comparando por exemplo com as da RP. Será isto verdade? Agradeço opinião.
Sobre as cores da R eu não definiria dessa forma. Os padrões de cor das linhas 5 e 1 da Canon sempre foram diferentes das outras linhas pois o alcance dinâmico dos sensores dessas linhas é maior o que gera menor contraste no raw, a R usa o sensor da 5D Mark IV, ou seja, linha 5, e hoje a R6 usa o sensor da 1Dx Mark III, ou seja, linha 1, então se pegar essas linhas a tendência é um contraste menor, mais "flat" por conta do alcance dinâmico bem maior que é como normalmente a maioria dos profissionais prefere os arquivos, mas isso tem passado por mudanças na Canon... a própria R6 tem um perfil de cor ligeiramente diferente do da 1Dx Mark III, a R5 veio com um perfil de cores pouco mais vivo do que a média da linha 5... mas eu não chamaria de pouco contrastado, se pegar as Fuji de médio formato, ou a Nikon D850 e D810, verá padrões similares de visualização do raw por conta do alcance dinâmico desses sensores, especialmente nas altas luzes, com bem pouca tendência de estouras as altas o que pode dar uma sensação das áreas de brilho menos vivas... a RP usa o sensor da 6D Mark II que tem calibração de linha de entrada, uma calibração mais de usuário final amador que de profissional, que vem com menos alcance e mais contraste, mas tem menos margem de manobra no raw por conta disso, aí depende do público e das necessidades de cada um.
Faz um review da 90 D e compara com essa eos r
Dos meus primeiros testes: R ganha em velocidade e precisão de foco, ruído em ISO elevado. 90D ganha em ergonomia e acesso a comandos bem como velocidade de disparo... e é mais ou menos o que se espera delas, quem prioriza qualidade de imagem (paisagens, arquitetura, publicidade, grandes impressões) deve preferir a R, quem prioriza velocidade (esportes, jornalismo) pode preferir a 90D.
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado professor!
Amigo, mas qual foi sua configuração de foco? Contínuo ou simples? Usou prioridade de face?
Pergunto porque muita gente tem reclamado do foco, na verdade, não achei ninguém elogiando essa parte.
Essa câmera me deu muita vontade de mudar para Canon. Mas estou desanimando pelos reviews que tem por aí.
Um monte de gente não tenta configurar o foco da Canon (tem inúmeras configurações personalizadas, como mostrei no vídeo aqui no canal do tutorial de foco das 80D e 6D Mark II), eu tenho mais de década com a marca então aprendi a tirar o máximo do sistema. Nas fotos do show o foco foi contínuo, 5fps, obturador mecânico, detectando face e fazia correções pontuais de posicionamento da área de foco usando touch screen como descrevi no vídeo, olho no evf e dedo no touch screen com o monitor aberto... todo mundo que vi reclamando até aqui cometeu dois erros, 1, não usar o touch screen para correções rápidas, pessoal age como se a câmera tivesse obrigação de saber sempre qual rosto correr atrás e não é assim que funciona, 2, muita gente é meio viciada naquele joystick de controle de foco na traseira da câmera e assim numa câmera que não tem isso não entenderam como proceder... o touch screen supre a ausência do joystick de forma mais rápida e precisa, então câmera nova temos que buscar recurso novo para usar, foi o que eu fiz e talvez por isso tive uma experiência melhor com a câmera. Eu só posso falar por mim, minha experiência com o equipamento, nas coisas que eu fotografo ou gravo, nos meus trabalhos e com as minhas técnicas, pude extrair desempenho excelente dela... se outros não conseguiram, o que posso dizer é que é possível, e só depende do estudo de cada um sobre o sistema da câmera, eu nunca desanimo pela opinião alheia pois cada um opina baseado nos próprios conhecimentos, técnicas, necessidades etc.
Aquele anel da lente RF customizável não está presente nos adaptadores para lentes EF?
Em um dos 3 adaptadores sim, mas a ergonomia muda pois o anel fica perto do corpo da câmera e pode não ser tão interessante como na ponta da lente, especialmente se a pessoa tiver mão grande ou estiver usando luvas. Mas sim, um dos 3 adaptadores tem anel.
Bom dia, Professor! Uma pergunta: como faço para habilitar o feixe auxiliar de foco? Aquela luzinha vermelha que ajuda a lente a focar? Penso que seria a 4ª Aba do Menu de AF, opção de "Disparo de Feixe aux. AF", mas mesmo com ele no "On", não está acendendo a luz. Abraço e obrigado!
Se menciona a luz do flash, não existe a opção em nenhuma mirrorless, a luz mencionada no menu é a da câmera, nenhuma mirrorless, de nenhuma marca, é compatível com a luz vermelha auxiliar de flashes.
Armando, tudo legal amigo? Sou iniciante, estou querendo adquirir uma R com rf 24-105mm f4.0, e estou pensando seriamente em pegar do Aliexpress, já comprei um drone no ali e estou doido para pegar uma R, alguma dica? Obrigado Armando!!!
Não tenho nenhuma dica para compras nesse site pois não tenho o costume, eu sempre compro na loja Portssar ou nos distribuidores da Canon mesmo, assim tenho uma nota fiscal daqui o que facilita questões de seguro do equipamento, mantém valor de revenda mais alto por ter a nota, garantia no Brasil etc. Mas é uma preferência minha, então não saberia dar alguma dica sobre esse site.
Boa câmera, mas pelos vídeos que já observei, ela está um pouco atrás da z7.
Não posso opinar por não ter pegado a Z7, suponho que a qualidade de imagem em ISO baixo da Z7 será melhor, e em ISO alto será pior, pois é o que acontece com a D850 se eu comparar com a EOS R... e o foco, bom, só testando para ver, o foco da D850 é muito bom, o da Z7 preciso testar.
@@ArmandoVernagliaJunior mas a z7 o foco e diferente da d850, bem mai rápido e preciso.
Parabéns pelo video! Para fotografia de arquitetura entre essa e a D750 Nikon em qual você iria?
Na minha opinião a EOS R é uma câmera melhor que a D750 e a Canon tem lentes melhores para arquitetura que a Nikon, nesse campo específico vejo mais vantagem na Canon.
@@ArmandoVernagliaJunior E que lente vc me recomenda?
Estou querendo fazer um upgrade no meu equipamento... Atualmente estou utilizando uma D7200 e uso a lente Nikon af-s 10-24mm 3.5 4.5G ED...
Qualquer boa lente na faixa de 17-35, 17-40, 16-35 resolve bem boa parte das necessidades em arquitetura... veja esse vídeo aqui que explico mais - ua-cam.com/video/M3shMxfDafs/v-deo.html - eu uso muito a EF 17-40 f/4L USM, tem vários vídeos no canal que menciono ela...
PARABÉNS PELO CANAL!
Obrigado. :)
Vernaglia, essa feature que você mencionou de poder a cada disparo transferir o RAW para o Smartphone via wifi tem na 80D?
Olha, na 80D, com meu celular nunca consegui transferir RAW, só jpeg, mas já vi gente dizendo que conseguiu então fiquei com a sensação de que isso depende também do celular...
@@ArmandoVernagliaJunior Eu já transferi RAW mas depois acessando as imagens pelo telefone e mandando copiar. Minha dúvida é transferência como bkp a cada disparo
Eu vou tentar uns métodos aqui, mas como acabo de chegar de viagem de trabalho está corrido, vou testar vários métodos com várias câmeras e se tudo der certo em um mês mais ou menos jogo um vídeo aqui no canal só dentro desse tema.
@@ArmandoVernagliaJunior Esqueci de mencionar, tenho uma 70-300mm do modelo novo nano usm. Quer fazer um review dela comparando com a sua 70-300mm L?
Seria um comparativo bacana. Estou com 7 vídeos na fila de edição e publicação, mas em seguida tem espaço para produzir algo desse tipo, questão de combinar agenda.
Oi, Armando!! Cara, onde eu ativo a linha virtual de horizonte? Já procurei que só e não achei.
Vai apertando o botão info.
Boa noite Armando, espero que você esteja bem. Me tire uma dúvida: a selagem é prejudicada quando se utiliza o adaptador?
Amanhã entra um vídeo no ar falando de adaptadores e vou esclarecer essa dúvida no vídeo, não perca. Amanhã (sábado), entra no ar.
@@ArmandoVernagliaJunior certo, obrigado
Uma dúvida, não é sempre recomendável desligar a camera para trocar lentes? ou em algumas situações é interessante manter a camera ligada ao trocar?
Sim, é sempre recomendável desligar. Mas em situações de evento e jornalismo muitas vezes você não tem esse tempo... vou te dar um exemplo, faço evento corporativo de vez em quando, como feiras de negócios... nesses eventos tem imprevistos loucos, numa feira que fotografei certa vez, de repente teve uma correria, era por que o governador do estado foi visitar o evento, nessa hora você sai correndo para conseguir as fotos, troca lente no meio da correria e nem pensa em desligar câmera... em show de rock o mesmo, de repente a banda chama um convidado pro palco que não estava no programa do show, você está no lugar errado para aquela situação e tem que correr trocar a lente para pegar um close do convidado entrando no palco e abraçando alguém da banda, pronto, nem pensou em desligar a câmera... essas situações acontecem para alguns tipos de profissionais, conforme a área, e por isso mencionei esse aspecto no review.
Vou abusar e te perguntar mais uma coisa!! vc chegou a testar o RAW vs cRAW ? me pareceu muito similar os dois, a vantagem que vi no cRAW foi ficar menor o tamanho do arquivo. acredito que seja C = a comprimido ? abra;o
O C-RAW é uma compressão com pequenas perdas até onde sei, não há contra indicação de utilizar na maioria das situações mas em alguns casos de luzes complexas, muitos degradês, passagens muito sutis de cor, aí pode fazer diferença.
Como escolher o ponto de foco na eos R como olho no viewfider
Tem o botão multi função ao lado do disparador, aperta ele e com os rotativos move o ponto de foco. Outra opção é usando seu dedo no LCD deixando o touch screen ativo para escolha de foco enquanto está com olho no visor.