Xenófanes de Cólofon e o Um Deus - Filosofia 5

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 січ 2014
  • Prosseguindo com os pensadores pré-socráticos, vamos continuar nossa exposição ao lado de Xenófanes e a Terra...

КОМЕНТАРІ • 48

  • @Katiacristina93
    @Katiacristina93 28 днів тому

    Muito amei sua aula....nossa muito didática. ❤😊👏

  • @marionpergentino3776
    @marionpergentino3776 2 роки тому +2

    Olha, digo mesmo, esse foi o melhor vídeo de Xenófanes que já vi. Muito bem detalhado, não ficou nada chato, ficou maravilhoso e tudo que vc disse foi muito bem contextualizado e encaixado. Valeu mesmo meu irmão! Deus te use na filosofia. A filosofia não necessariamente precisa ser separada da teologia.
    🤗

  • @renatoassiscosta
    @renatoassiscosta 5 років тому +2

    Parabéns pela aula irmão. Gratidão.

  • @iranildesalves790
    @iranildesalves790 3 роки тому +1

    Aula bem elaborada em suas análises e concitos! Parábens.

  • @fiukkas
    @fiukkas 5 років тому +4

    Muiiiiiiito bom!

  • @marionpergentino3776
    @marionpergentino3776 2 роки тому +4

    Vou dizer que o pensamento de Xenófanes está inteiramente conectado com a minha fé. Sou cristã. E é muito interessante saber que, por meios filosóficos, ele chegou até essa conclusão, mesmo sem nunca ter contato com culturas monoteístas como o judaismo, sem nuncar ter lido textos bíblicos.
    Sinto prazer de estudar filosofia, pq não necessariamente ela precisa estar separada da fé, devemos quebrar esse preconceito. É bom sermos confrontados com outros tipos de pensamento diferentes do nosso, isso nos faz crescer.
    Vídeo muito bom mesmo, não deixe as críticas abater vc, o conteúdo do canal parece bom e vc tem desenvolvido isso com excelência tenho certeza. Força irmão😉🙌

  • @bernardo7513
    @bernardo7513 5 років тому +3

    Descobri teu canal tem uma semana, que cara! QUE CONTEÚDO INCRÍVEL!!!!!!!

  • @elielcarneiro3304
    @elielcarneiro3304 5 років тому +2

    Excelente aula.

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti9459 Рік тому +1

    Socran,será que Xenofánes teve contato com os Hebreus, neste período,que corajoso indagar a existência dos deuses antes de Sócrates. Obrigado por postar .

  • @wilsonmarquesfilho
    @wilsonmarquesfilho 8 років тому +2

    Gostei não apenas desse vídeo. Gostei de todos. Eu gostaria de conversar com você. Já escrevi quatro livro de filosofia. Inexorável, Filosofia? Liceu Polimático Brasileiro, Deus. O último já esta à venda na livraria Leitura do Shoping Cidade.

  • @DavidMarcondesX
    @DavidMarcondesX 10 років тому +6

    Uma baladinha antes de uma aula de filosofia.........rs

    • @socramversos
      @socramversos  10 років тому +2

      kkk o estoque de musicas do youtube ta acabando

  • @diogoalves1075
    @diogoalves1075 6 років тому +1

    Ótimo vídeo!

  • @santamistura
    @santamistura 6 років тому

    ameiiiiiiiii o video!!

  • @Ademirvs
    @Ademirvs 7 років тому +2

    Quais foram suas referencias bibliograficas para produzir esse video? gostaria de produzir um trabalho com o tema Xenofanes e preciso de matérial para consulta, temos muito pouco em portugues e esparças referencias em ingles... poderia me ajudar?

  • @basiliogomesribeirofilho1478

    Parabéns. Só uma observação, creio que Xenofanes se baseou em Paleontologia e não Arqueologia. Caso eu esteja errado me perdoe. Aula magnifica.

  • @roqueribeirojunior937
    @roqueribeirojunior937 6 років тому +1

    Esse livro os pensadores estou seguindo a linha na leitura

  • @vanessarbsk
    @vanessarbsk 2 роки тому

    Xenófanes me representa!

  • @sinvalpereiradasilva9391
    @sinvalpereiradasilva9391 Рік тому +1

    A explanação é interessante. Porém, desde o primeiro vídeo desta série, percebe-se a necessidade de usar a filosofia apenas como pano de fundo para pregações de sua religião, querendo, talvez, afirmar a sua verdade como absoluta.

  • @solb.1851
    @solb.1851 5 років тому

    Vc é ótimo. Tem que abstrair....Gente que não faz e se morde quando vē alguém fazendo e fazendo bem.

  • @Enlevar
    @Enlevar 7 років тому +1

    Este cara me lembrou muito Baruch Spinoza: Deus Siva Nature, panteísmo neutro Natureza Naturante + Natureza Naturada

  • @joelcoribasdemorais6355
    @joelcoribasdemorais6355 4 роки тому

    Pq "o Um "Deus""?...teria ele usado os dois têrmos ou apenas o "Um"?

  • @littlemothbigwings6765
    @littlemothbigwings6765 5 років тому

    Acho ruim separar as crenças das pessoas em mitologia, superstição e religião

  • @09saraiva
    @09saraiva 7 років тому

    Muito legal! Creio que Xenófanes tinha também umas ideias interessantes sobre a formação da Terra, os fósseis, os terremotos, acho que esse aspecto pré-científico dele é bem interessante (como também Anaxímenes). Acredito que a invasão persa pode ter prejudicado a evolução da escola física, como, depois, a invasão macedônica prejudicou o Liceu de Aristóteles.

    • @nikolasglyniadakis3087
      @nikolasglyniadakis3087 3 роки тому

      Caro senhor Saraiva como que a invasão macedônica pôde ter prejudicado o Liceu de Aristóteles ?
      Eu estranho essa afirmação pois Aristóteles era natural de Estageira uma cidade do reino da Macedônia , e era filho de Nicomaco médico pessoal do rei Amintas pai de Felipe , e o próprio Felipe contratou Aristóteles para ser um dos professores de Alexandre e mais um grupo seleto de crianças de seu reino que ele considerava diferenciadas intelectualmente e que futuramente foram generais de Alexandre , e o próprio Alexandre envia para o seu professor Aristóteles amostras da flora de todos os territórios que incluiu em seu império . Por favor explique o porquê do senhor considerar que a invasão macedônica ter prejudicado o Liceu .

    • @09saraiva
      @09saraiva 3 роки тому

      @@nikolasglyniadakis3087 A invasão macedônia marca o fim da autonomia da polis grega - base social da filosofia da época. Note que, apesar do sucesso pessoal de Aristóteles, sua filosofia declinou profundamente no novo contexto do império, sendo superada por estoicos, cínicos e atomistas. Eu fiz aqui uma analogia com o prejuízo que a filosofia nascente (incluindo Xenófanes) causada pela invasão persa: foram duas interrupções violentas. Tenho um livro sobre isso: Os Manuscritos de Mileto, publicado pela Simplíssimo.

    • @nikolasglyniadakis3087
      @nikolasglyniadakis3087 3 роки тому

      @@09saraiva Eu sugiro a leitura do livro "Histoirε dε la Grὲcε" de Georges Kontogeorges" , Paris , Édutions Haltier 1992 , de acordo com o autor as polis gregas , não perderam sua autonomia no periodo da hegemonia macedônica , e para ser sucinto eu o recordo que em 337 a.c. em Corinto Felipe foi aclamado ἀρχιστράτηγος (líder militar supremo) para a futura campanha da Ásia em assembléia pan-helenica com Esparta sendo a única a não participar , fato que se repete após o assassinato de Felipe em 336 a.c. com Alexandre . Realmente as polis gregas perderam sua autonomia para Roma . Eu colocaria a violenta interrupção da filosofia em 521 d.c. com o fechamento de todas as escolas filosóficas pelo imperador Justiniano . Mesmo assim vou ler seu livro .

    • @09saraiva
      @09saraiva 3 роки тому

      @@nikolasglyniadakis3087 Legal. Estou estudando francês, então a dica do livro é muito boa, obrigado! Meu livro começa, justamente, citando esse Édito de Justiniano, de 521. Meu personagem narrador é um discípulo de Simplício da Cilícia, um dos atingidos por essa proibição. Você é grego?

    • @nikolasglyniadakis3087
      @nikolasglyniadakis3087 3 роки тому

      @@09saraiva Caro senhor Saraiva , sou cidadão brasileiro nato , e sou terceira geração de gregos da Ásia Menor , mais precisamente de Φώκιες (atualmente Foça , território da Jônia ocupado pelos turcos até o presente momento) , as duas gerações anteriores nasceram no Egito , e tive o privilégio de ter uma educação grega (ἑλληνικὴ παιδεία) assim como meus ancestrais e já morei e estudei na Grécia em Pireus .
      Eu já dei uma olhada muito superficial em sua obra e me pareceu bastante interessante , me corrija se eu estiver errado , a mim parece que como nos diálogos de Platão , os quais retratam personagens reais , locais reais , envolvendo fatos reais , mas que esses diálogos nunca ocorreram no mundo material , e sim no mundo noético , assim também são essas cartas , se for assim é necessário um estudo filosófico bastante profundo para captar toda a essência do que o senhor quis dizer , me dá a impressão de conduzir a reflexão das causas da origem e declínio da filosofia e das ciências , e da interferência negativa que a política de regimes totalitários e de como a participação da religião na política de estado pode ser nociva sobre o livre pensamento e a sincera investigação da verdade , e o tema é bastante atual , e a mim parece que tanto a ideologia como a religião conduzem a crenças que se sobrepõe a razão .
      Não se ofenda por ser comparado a Platão , isso não é ironia , apenas suspeito que usou de artifícios literários semelhantes , talvez até inconscientemente , para tratar de assuntos igualmente sérios .
      De fato eu me equivoquei no ano do edito do imperador Justiniano , não foi em 221 d.c. mas em 229 d.c. .
      Se o senhor quiser alguma ajuda para tradução de textos de grego antigo , não fique receoso em pedir , se eu souber responderei com prazer .

  • @emanoelrainey1673
    @emanoelrainey1673 6 років тому

    Gostei, só precisa investir mais nas ilustrações! kkk

  • @oalan6861
    @oalan6861 6 років тому +1

    Não sou filósofo como já lhe disse em outros vídeos, eu gostei do áudio e da ideia do filósofo, não li e nem pretendo ler as obras dele, porém, como vc msm disse, ele foi bem humilde e consciente nas idéias! Flw, abraços

    • @cilainesalgado4134
      @cilainesalgado4134 Рік тому

      ....mesmo pq não restou mt das obras pré socráticas p um comentário tão arrogante.... pretensioso...babaca ...

  • @roqueribeirojunior937
    @roqueribeirojunior937 6 років тому

    Começa filosofia termina teologia só isso que torna um pouco chato

  • @sabrynamarli
    @sabrynamarli 7 років тому +3

    voce é cristao?

  • @papafox719
    @papafox719 4 роки тому

    Se torna repetitivo...

  • @diogoalves1075
    @diogoalves1075 6 років тому

    Ela está mais para reformador religioso,do que para filósofo.

  • @josealmeida-ge7wg
    @josealmeida-ge7wg 6 років тому

    suportei até 18;41; não entendo como uma pessoa inteligente tem tanta NECESSIDADE de ser um fanático religioso.

  • @protasiovargas6867
    @protasiovargas6867 7 років тому

    Eu já estou há duas horas escutando a fala e a palavra ONTOLOGIA, que é bésica em qualquer formação filosófica rudimentar, ainda não apareceu, inobstante o autor da fala faça contextualizações com filósofos da modernidade (mas nunca da contemporaneidade de modo claro), ainda não apareceu no seu vocabulário. Está parecendo que está lendo e fazendo uma fala para crianças que nunca ouviram e nem leram sobre o que ele está falando, mesmo que se refira a "pesquisa" de quem está ouvindo. Isso é profundamente irritante nestes vídeos e só nos leva a crer que está fazendo uma fala enquanto aprende o que lê, emitindo uma opinião, no sentido platônico do termo. Fala em Leibiniz sem nada conhecer dele; não sabe nem de qual obra está se referindo. Uma pena. Sofrível! Olha que este vídeo é de 2014. Nem tão velho assim!

    • @socramversos
      @socramversos  6 років тому +3

      kkkkkkkkk só rindo do senhor mesmo...

  • @protasiovargas6867
    @protasiovargas6867 7 років тому

    O NARRADOR ANÔNIMO não tem noção alguma de historicidade, mesmo que cite datas, no mais das vezes até desencontradas no mesmo vídeo. Chega até a dizer que os pré-socráticos foram influenciados pelos livros judaicos e palas religiões orientais que só tivemos conhecimentos muitos séculos depois. Constrói a fala em suposições dentro de suposições à baser de pré-conceitos notadamente religiosos. Uma pena tudo isso. Mas vou assistir até o fim, pelo menos para não indicar os vídeos a ninguém, depois dessa assistência. Quem sabe por isso mesmo ESCONDEU O NOME DE QUEM FALA.

    • @socramversos
      @socramversos  6 років тому +4

      obrigado pela força senhorito protasio pelo seu lindíssimo espantalho, se não fosse esse tipo de apoio encorajador e falacioso jamais poderia continuar com esse projeto individual.