Eu fui passador de roupas, frentista, cobrador de ônibus e auxiliar de produção. A faculdade e os concursos me puseram num cargo administrativo numa autarquia federal. O salário é modesto, mas acima do mercado privado. E consegui dar o salto de posição social que geralmente as empresas condenam você a nunca fazê-lo sem indicação.
É como eu sempre digo por aqui: para muitos a faculdade vai tirar a pessoa do chão de fábrica. Ler amplia a visão da vida e te incentiva a ir além. A questão é que muitos ainda possuem a ideia de "estudar e ter algo garantido". Isso acontece porque essa frase sempre foi dita para as pessoas... "estudem e consigam um emprego" e assim as pessoas "acham" que é só isso, e não é... Ainda tem o fator de uma sociedade gigante que não tem mercado para todo mundo, então, com isso, as pessoas se convencem de que não compensa estudar. Meus parabéns pelo seu caminho e dedicação. Luz no caminho.
Na minha opinião só valeria fazer faculdade publica , desde que seja para cursos com alta demanda de profissionais no mercado .Ai vem a pessoa querendo cursar designer de interiores , filosofia, música ou sociologia, por exemplo .Vai acabar se frustrando muito depois , aquele ditado de trabalhar com oque ama e pura falacia galera .Se vc ama algo deixe isso como um hobby , olhe para o seu país /estado/cidade , veja oque as empresas mais estão necessesitando e não caiam nessas fantasias .
Pretendo fazer um curso de gestão em segurança pública na uninter,espero que essa área tenha vagas de profissionais, como segurança, porteiro,etc,pelo menos tem mais chances que áreas de artes.
Sempre digo por aqui coisas assim... Viver de propósito de trabalho é algo difícil de entender e muita gente vai se frustrar com isso. O que mais tem é gente concursada ganhando 20 mil que só faz o que ama depois que bate o cartão... Valeu pelo comentário.
Para mim não compensou. 4 anos formada em Letras, nego fala ah presta concurso, concurso até vc passar e tomar posse leva tempo é investimento de tempo e dinheiro. A maioria dos cursos vc não vê nem um terço que vc gastou nos primeiros anos de formado. No início dos anos 2000 valia a pena, hj em dia é jogar dinheiro no lixo. Faculdade dependendo do curso tem muita lavagem cerebral, advogado nego já chama de doutor, os professores tratam de forma diferente, vc fica naquela ambiente e acredita que o mundo é assim. Outro dia conheci uma menina que se formou e direito e estava trabalhando em uma lanchonete. Se dedicar na faculdade e ser nerd, não quer dizer nada. Tudo perde para o QI ou para quem tem algo já engatilhado. Um cara da minha faculdade as pessoas achavam ele até burro, se formou pegando varias DPs, notas baixas e tal, mas ele trabalhava em uma empresa boa e precisava só de ter um curso superior para conseguir um cargo melhor. Moral da história: o mais burro da sala se deu bem e o mais inteligente tá no sub-emprego.
Eu te entendo. Senti a mesma coisa com um papel na mão e a realidade da vida diante de mim. Realmente você gasta uma nota com faculdade e ainda leva uns 10 a 15 anos para recuperar e nesse caminho ainda precisa investir mais ainda se quiser receber um salário maior. É um desafio gigantesco em nossas vidas. Não podemos desistir e precisamos nos reinventar de acordo com a sociedade. A inteligência ensinada na sociedade é "decoração de conteúdos" e isso realmente não muda muita coisa na vida.
A faculdade vale a pena pra mim e me proporciona um estilo de vida que trabalhando para empresário é inviável. Vivo de estudar, ganho bolsas e auxílios, me dedico ao esporte sendo atleta e participando de competições universitárias, fiz networking com professores estrangeiros, não gasto nada com moradia e alimentação. Uma excelente base para se desenvolver intelectualmente, fisicamente, artisticamente. Muitos fazem algum curso em faculdade privada visando colocação no mercado, esse caso acho um investimento de risco mas ainda pode valer a pena.
Curioso ler os comentários, eles só reforçam que não há um caminho único e padrão que atinja todos da mesma forma. No fim, a vida é tentativa e erro, e paciência. Entrei na faculdade em 2016, um ano inteiro após terminar o Ensino Médio e ter ficado à toa em casa, tomando xingo. Consegui uma bolsa em Letras pelo ProUni e resolvi cursar no desespero. Não era nenhuma faculdade de renome, mas no segundo ano eu já estava estagiando na Prefeitura de São Paulo. Em 2018 finalizei o curso e em 2019, usei a grana do estágio pra fazer uma 2ª licenciatura em Pedagogia. Trabalhei no estado e agora trabalho no CPS, dando aulas em Etecs. Fiz pós-graduações e pretendo cursar Psicologia, quem sabe meter um mestrado no futuro. Tive uma maré de azar esse ano e comecei a questionar muito onde estou, os curso que fiz... mas sinceramente, esse vídeo e os comentários me levaram a pensar. A faculdade abriu minha mente pro mundo, me ensinou muitas coisas e até hoje me garante vivências que eu não teria de outras formas. Estou mais consciente do que quero, de como as coisas funcionam e de quem sou. Agora, em 2024, é o ano que estou com menos aulas, ganhando pouco se comparado com o que recebia até então, mas sabem quanto trabalho por semana? 3 dias. Posso malhar, estudar, descansar, enquanto alguns colegas de escola trabalham até de domingo na feira pra tirar menos do que eu ganho. Geralmente quem faz faculdade e se frustra, tem expectativas irreais de mundo. Também não sabe criar networking, mal conseguindo usar um LinkedIn, ainda que batam ponto no Twitter e Instagram. Turma esquece que existem pós-graduações, mestrados, iniciação científica na faculdade... na época dos estágios, pedem pra alguém assinar por eles e nunca dão a cara a tapa em alguma instituição, daí não conhecem ninguém, não aprendem nada e ficam surpresos com isso. Moro no interior de São Paulo, muitos colegas resolveram cursar numa faculdade pequena aqui da região, pela comodidade, e eu sempre busquei coisas fora, porque as oportunidades aqui são limitadas. É preciso também sair do ninho. De novo, cada caso é um caso, cada um sabe onde o calo aperta, mas considero ensino universitário essencial. Você só precisa rever sua relação com ele e ter uma visão mais pé no chão do mundo. Mas que abre portas, sem dúvidas! E nenhuma dessas portas precisa ser a final. Se alguém ler isso, sucesso aí pra você!
CANAL TA LENDARIOM OQUE TA MATANDO É ESSES VIDEOS DE PREGUIÇOSO DE CARRO AI, SE FOSSE UMA MOTO ANDANDO NA RUA COM UMA VIBE MASSA, IRIA TOCAR O TERROR NO UA-cam !
Você por aqui? Agradeço pela força de sempre. Por enquanto os vídeos serão assim para que eu consiga manter, do contrário, vou ter que abandonar o canal. Em breve o formato vai mudar, acredite! Vamos tocar o terror em breve rsrsdrs Luz!
Faculdade vale muito a pena, o que pega é que a maioria não estuda pro vestibular e acha mais fácil pagar do que tentar uma pública que oferece muitas coisas legais. Eu trabalhava o dia todo e estudava pro vestibular de madrugada, e assim não precisei pagar pela minha educação financeira, apenas com sacrifícios que já estão me devolvendo os benefícios. AS RAÍZES DOS ESTUDOS SÃO AMARGAS, MAS OS FRUTOS SÃO DOCES
eu era querido pelos professores na faculdade, notas altas, universidade publica, mas para mim não valeu, agora estou em outra, e com o meu estagio 7x0 de educação física, pra 500 reais no mês, horrível. Se você quer ser algo que exige diploma, faça, caso não, vá pra outra coisa.
Muito grato pela colaboração sobre o vídeo produzido. Isso mostra que certamente também teve benefícios aos estudar e ampliar sua visão de mundo. Aqui no canal eu insisto para que as pessoas leiam e ampliem suas possibilidades de crescimento social. Luz no caminho.
Só a faculdade as vezes não é o suficiente, tem muitos empregos quê exigem a faculdade mais um curso a mais como por exemplo um idioma fluente um conhecimento em Excel e tal por exemplo você, estuda pra caramba perde tempo e dinheiro pra depois se candidatar a uma vaga com um salário lixo que eles exigem até a alma pra uma área que as vezes nem compensa tudo isso, faculdade não é garantia de um bom emprego e sucesso, as vezes você só vai gastar seu dinheiro e seu tempo Minha opinião não compensa nos tempo de hoje você se matar porque com certeza quando você for se candidatar tu vai se decepcionar com certeza kkkkk, porque mesmo você tendo uma graduação pra você começar um pouco por cima tem que ter indicação ou ter a sorte de o chefe for com sua cara ou também ter alguém que já te coloque em alguma função pra você ir se desenvolvendo se você não tiver nada disso e for na raça com certeza vai ralar muito e as vezes não vai chegar nem lá, conheço muita gente que tem duas e três faculdade e está em um submprego seu conhecimento e sua dedicação não valem de nada nos tempo de hoje.
Seu comentário representa a realidade para muita gente. As pessoas vão vivendo como podem e para ter mais condições é preciso entender várias questões sociais muito importantes e assim direcionar sua vida.
A qualificação ainda ajuda muita gente. Pode não dar grande salário, mas já ajuda subir um degrau. Talvez a maior frustração seja não ter algo "garantido" ou altos salários, mas em um país de terceiro mundo, ajuda e muito.
Ela poderia ser professora, o que é o caminho padrão. Pra alguém começando na vida, a licenciatura pode ensinar muita coisa (experiência própria). Mas não precisa ficar nisso. Ela pode fazer mestrado, ser pesquisadora, fazer concurso pra outras áreas, fazer uma complementação pra Ciências Políticas, por exemplo. Pode fazer uma pós em Relações Internacionais, Pedagogia, Comunicação... Se ela for jovem, não a desanime! Claro, lhe mantenha atenta, mas a incentive. Ela vai aprender muito ao começar e pode construir caminhos que vão pra diversos lugares além do óbvio. Importante é estar em movimento! Parabéns à sua família pela criação de uma jovem que quer estudar! Faculdade não precisa ser uma coisa única, pode e deve ter vários complementos ao longo dos anos.
@@rafaelp.martins9090 obrigada pelo comentário carinhoso. Ela vai fazer Enem, mas ela disse que o foco agora é terminar o curso técnico em informática que ela faz com o ensino médio no Instituto Federal.
Claro sim. Algumas pessoas não concordam porque "perdem o network" e isso realmente faz sentido, mas dependendo da sala de aula, só tem gente perdida, então, é algo a se pensar.
Vc diz que faculdade vale a pena, porem vc esta sendo extremamente preconceituoso, pq tem INUMERAS profissões encanador, eletricista, pedreiro , gesseiro , vidraceiro, serralheiro entre outras que pagam mto mais e é uma profissao tao digna e necessária para o funcionamento do Brasil, porem vc só da alternativa pro "coitado" ou ele vai para iniciativa privada e de preferência comece em "subemprego" ou va para concurso público (que o pessoal tem uma visao que depois que passa nao precisa trabalhar direito, por isso que sou a favor de todo o funcionalismo publico ser CLT) Faculdade compesa se o cidadao ja estiver numa empresa e a "faculdade" é o que falta para ele "crescer" , do contrário é ilusão, repito tem coisas que vc fala que tem coerencia sim mas boa parte vc ta com visão de geração passada.... Que so tem tres alternativas , o subemprego raiz ( geralmente em mercado ) ou Clt top em grande empresa, ou funcionalismo público, mas tem.outras e inúmeras formas de ter sucesso, e outra vi que vc é de Santo André, conheço um rapaz que nem ensino medio tinha e fez um monte desses predinhos sem condomínio, eu nao estou falando para a pessoa nao estudar e sim procurar outros "horizontes" e nao fazer com que o coitado se iluda com facul afinal para "tentar garantir emprego" numa empresa grande só faculdade de nome PUC, Mackenzie, FECAP, FIPECAFI, FGV entre outras...se for uniesquina ( que é o que pobre pode pagar) ele nao vai ter sucesso nenhum, vai continuar ganhando pouco e pior com uma divida.....
Quando você diz que estou com a visão da geração passada... eu te entendo, mas o mundo não mudou... a realidade continua a mesma... Qual dessas profissões braçais você exerce? Eu já enchi laje, carreguei blocos e fiz massa... Então, tenho minhas considerações sobre as atividades... Tudo depende do quanto você consegue enxergar da sociedade e qual local você deseja ocupar.
@@subemprego Vc não respondeu a minha indagação, o mundo não mudou isso eu sei..... Todo mundo sabe disso , o problema é que vc só indica essas duas opções, tem outras para a pessoa mudar de vida.....e que está faltando MO agora me diz o.que adianta o cara fazer uma facul para ganhar de 3mil a 4mil? Não conseguir se sustentar direito ? Ahh mas tenho "diploma" , grande M* o Zé encanador tira 8 a 10 mil e trabalha quando quer ?
Temos que entender que toda atividade é importante, a sua visão simplista faz que não seja valorizada essa profissões, nos EUA lá tbm não é todo mundo que faz faculdade
@@andrewp8365 Numa época de crise, qual das duas opções terão mais chances de uma segurança financeira? Num caso de doença, qual dos dois possuem mais chances de ter um respaldo de um plano de saúde enquanto o outro vai ficar de "viva o Sus"? Entendo seu ponto e não o ignoro, mas vamos com calma. Qual dos dois têm maior chance de se reinventar profissionalmente? Minha cunhada se formou em Engenharia, pelo ProUni mesmo, faculdade pequena, tira 8 conto limpo tendo que pisar na obra uma vez na semana, quando vai. Resto do trampo é home office. O que é melhor por 8K, isso ou inalar cimento?
✅ Cresça em silêncio: bit.ly/DegrauSocial
Eu fui passador de roupas, frentista, cobrador de ônibus e auxiliar de produção.
A faculdade e os concursos me puseram num cargo administrativo numa autarquia federal.
O salário é modesto, mas acima do mercado privado. E consegui dar o salto de posição social que geralmente as empresas condenam você a nunca fazê-lo sem indicação.
Você lutou bravamente, parabéns pela sua corrida!
boa
É como eu sempre digo por aqui: para muitos a faculdade vai tirar a pessoa do chão de fábrica.
Ler amplia a visão da vida e te incentiva a ir além.
A questão é que muitos ainda possuem a ideia de "estudar e ter algo garantido". Isso acontece porque essa frase sempre foi dita para as pessoas... "estudem e consigam um emprego" e assim as pessoas "acham" que é só isso, e não é...
Ainda tem o fator de uma sociedade gigante que não tem mercado para todo mundo, então, com isso, as pessoas se convencem de que não compensa estudar.
Meus parabéns pelo seu caminho e dedicação.
Luz no caminho.
Na minha opinião só valeria fazer faculdade publica , desde que seja para cursos com alta demanda de profissionais no mercado .Ai vem a pessoa querendo cursar designer de interiores , filosofia, música ou sociologia, por exemplo .Vai acabar se frustrando muito depois , aquele ditado de trabalhar com oque ama e pura falacia galera .Se vc ama algo deixe isso como um hobby , olhe para o seu país /estado/cidade , veja oque as empresas mais estão necessesitando e não caiam nessas fantasias .
Visão
Todos os cursos você citou tem relação com a arte.
Pretendo fazer um curso de gestão em segurança pública na uninter,espero que essa área tenha vagas de profissionais, como segurança, porteiro,etc,pelo menos tem mais chances que áreas de artes.
Sempre digo por aqui coisas assim... Viver de propósito de trabalho é algo difícil de entender e muita gente vai se frustrar com isso. O que mais tem é gente concursada ganhando 20 mil que só faz o que ama depois que bate o cartão...
Valeu pelo comentário.
O problema é que os cursos tradicionais como engenharia e direito também não são mais garantia também
Gastei quase 3 anos pra conseguir um concurso de 6k, agora estou tentando outros melhores, nunca mais quero entregar currículo.
Mas me deu muito mais retorno do que 5 anos de faculdade. Hoje meu diploma é só um papel.
Seu comentário ajudas as pessoas a entenderem que tudo tem um caminho dentro da sociedade. Meus parabéns por sua dedicação. Luz no caminho.
Para mim não compensou.
4 anos formada em Letras, nego fala ah presta concurso, concurso até vc passar e tomar posse leva tempo é investimento de tempo e dinheiro.
A maioria dos cursos vc não vê nem um terço que vc gastou nos primeiros anos de formado.
No início dos anos 2000 valia a pena, hj em dia é jogar dinheiro no lixo.
Faculdade dependendo do curso tem muita lavagem cerebral, advogado nego já chama de doutor, os professores tratam de forma diferente, vc fica naquela ambiente e acredita que o mundo é assim. Outro dia conheci uma menina que se formou e direito e estava trabalhando em uma lanchonete.
Se dedicar na faculdade e ser nerd, não quer dizer nada.
Tudo perde para o QI ou para quem tem algo já engatilhado.
Um cara da minha faculdade as pessoas achavam ele até burro, se formou pegando varias DPs, notas baixas e tal, mas ele trabalhava em uma empresa boa e precisava só de ter um curso superior para conseguir um cargo melhor. Moral da história: o mais burro da sala se deu bem e o mais inteligente tá no sub-emprego.
Eu te entendo. Senti a mesma coisa com um papel na mão e a realidade da vida diante de mim. Realmente você gasta uma nota com faculdade e ainda leva uns 10 a 15 anos para recuperar e nesse caminho ainda precisa investir mais ainda se quiser receber um salário maior.
É um desafio gigantesco em nossas vidas.
Não podemos desistir e precisamos nos reinventar de acordo com a sociedade.
A inteligência ensinada na sociedade é "decoração de conteúdos" e isso realmente não muda muita coisa na vida.
Eu quero meu 😢 dinheiro de volta Fazer faculdade foi o maior arrependimento que eu tive na vida .
Para algumas pessoas que não tiveram nenhum resultado, realmente existe uma sensação estranha de perda, mas é uma qualificação que fica para o futuro.
😢po mano pensa assim n, as vezes pode aparecer uma oportunidade pra você. Mas entendo sua frustração :( e muito frustrante msm
A faculdade vale a pena pra mim e me proporciona um estilo de vida que trabalhando para empresário é inviável. Vivo de estudar, ganho bolsas e auxílios, me dedico ao esporte sendo atleta e participando de competições universitárias, fiz networking com professores estrangeiros, não gasto nada com moradia e alimentação. Uma excelente base para se desenvolver intelectualmente, fisicamente, artisticamente. Muitos fazem algum curso em faculdade privada visando colocação no mercado, esse caso acho um investimento de risco mas ainda pode valer a pena.
Meus parabéns pela oportunidade que conseguiu.
@@subemprego Valeu! E parabéns a você pelo canal.
Eu fiz, pra mim compensou muito!
Faria tudo de novo.
Fiz faculdade pública.
Para algumas pessoas a faculdade funciona de forma muito rápida e para outras pessoas o resultado bem de forma menor e somente a longo prazo.
Curioso ler os comentários, eles só reforçam que não há um caminho único e padrão que atinja todos da mesma forma. No fim, a vida é tentativa e erro, e paciência. Entrei na faculdade em 2016, um ano inteiro após terminar o Ensino Médio e ter ficado à toa em casa, tomando xingo. Consegui uma bolsa em Letras pelo ProUni e resolvi cursar no desespero. Não era nenhuma faculdade de renome, mas no segundo ano eu já estava estagiando na Prefeitura de São Paulo. Em 2018 finalizei o curso e em 2019, usei a grana do estágio pra fazer uma 2ª licenciatura em Pedagogia. Trabalhei no estado e agora trabalho no CPS, dando aulas em Etecs. Fiz pós-graduações e pretendo cursar Psicologia, quem sabe meter um mestrado no futuro. Tive uma maré de azar esse ano e comecei a questionar muito onde estou, os curso que fiz... mas sinceramente, esse vídeo e os comentários me levaram a pensar. A faculdade abriu minha mente pro mundo, me ensinou muitas coisas e até hoje me garante vivências que eu não teria de outras formas. Estou mais consciente do que quero, de como as coisas funcionam e de quem sou. Agora, em 2024, é o ano que estou com menos aulas, ganhando pouco se comparado com o que recebia até então, mas sabem quanto trabalho por semana? 3 dias. Posso malhar, estudar, descansar, enquanto alguns colegas de escola trabalham até de domingo na feira pra tirar menos do que eu ganho. Geralmente quem faz faculdade e se frustra, tem expectativas irreais de mundo. Também não sabe criar networking, mal conseguindo usar um LinkedIn, ainda que batam ponto no Twitter e Instagram. Turma esquece que existem pós-graduações, mestrados, iniciação científica na faculdade... na época dos estágios, pedem pra alguém assinar por eles e nunca dão a cara a tapa em alguma instituição, daí não conhecem ninguém, não aprendem nada e ficam surpresos com isso. Moro no interior de São Paulo, muitos colegas resolveram cursar numa faculdade pequena aqui da região, pela comodidade, e eu sempre busquei coisas fora, porque as oportunidades aqui são limitadas. É preciso também sair do ninho. De novo, cada caso é um caso, cada um sabe onde o calo aperta, mas considero ensino universitário essencial. Você só precisa rever sua relação com ele e ter uma visão mais pé no chão do mundo. Mas que abre portas, sem dúvidas! E nenhuma dessas portas precisa ser a final. Se alguém ler isso, sucesso aí pra você!
Você já percorreu um longo caminho e ainda há vários sonhos a realizar. Luz no caminho.
CANAL TA LENDARIOM OQUE TA MATANDO É ESSES VIDEOS DE PREGUIÇOSO DE CARRO AI, SE FOSSE UMA MOTO ANDANDO NA RUA COM UMA VIBE MASSA, IRIA TOCAR O TERROR NO UA-cam !
Você por aqui? Agradeço pela força de sempre. Por enquanto os vídeos serão assim para que eu consiga manter, do contrário, vou ter que abandonar o canal. Em breve o formato vai mudar, acredite!
Vamos tocar o terror em breve rsrsdrs
Luz!
@@subemprego TAMO NA LUTA IRMÃO, GERENCIANDO MUITA COISA AO MESMO TEMPO...
@@TelaResumidaa Mais algum tempo assim e em breve outro formato...
Faculdade vale muito a pena, o que pega é que a maioria não estuda pro vestibular e acha mais fácil pagar do que tentar uma pública que oferece muitas coisas legais.
Eu trabalhava o dia todo e estudava pro vestibular de madrugada, e assim não precisei pagar pela minha educação financeira, apenas com sacrifícios que já estão me devolvendo os benefícios.
AS RAÍZES DOS ESTUDOS SÃO AMARGAS, MAS OS FRUTOS SÃO DOCES
É isso aí
Só vale apena um tecnólogo no máximo
Depende da finalidade.
eu era querido pelos professores na faculdade, notas altas, universidade publica, mas para mim não valeu, agora estou em outra, e com o meu estagio 7x0 de educação física, pra 500 reais no mês, horrível. Se você quer ser algo que exige diploma, faça, caso não, vá pra outra coisa.
Olha tem áreas que pagam pouco mesmo e não adiante esperar mais. Somente empreendendo mesmo.
@@subemprego a area recebe muito bem, se você tiver fazendo só, mas como é da saúde, não posso atuar até me formar.
@@netofernandes3032maninho, soube de uns colegas estagiário que cobrava qnd treinava gente na praça, etc. Sempre dar para fazer algo na area
Eu pago 150 reais na mibha faculdade trabalho num estagio mas agora eu jamais pagaria 1000 reais ou mesmo 500 ou 700 numa faculdade jamais
Cursos online são mais baratos mesmo
@@subemprego sim exatamente
Valeu!
Muito grato pela colaboração sobre o vídeo produzido. Isso mostra que certamente também teve benefícios aos estudar e ampliar sua visão de mundo. Aqui no canal eu insisto para que as pessoas leiam e ampliem suas possibilidades de crescimento social. Luz no caminho.
a situação está feia....
Para algumas pessoas o resultado não foi como esperado.
Só a faculdade as vezes não é o suficiente, tem muitos empregos quê exigem a faculdade mais um curso a mais como por exemplo um idioma fluente um conhecimento em Excel e tal por exemplo você, estuda pra caramba perde tempo e dinheiro pra depois se candidatar a uma vaga com um salário lixo que eles exigem até a alma pra uma área que as vezes nem compensa tudo isso, faculdade não é garantia de um bom emprego e sucesso, as vezes você só vai gastar seu dinheiro e seu tempo
Minha opinião não compensa nos tempo de hoje você se matar porque com certeza quando você for se candidatar tu vai se decepcionar com certeza kkkkk, porque mesmo você tendo uma graduação pra você começar um pouco por cima tem que ter indicação ou ter a sorte de o chefe for com sua cara ou também ter alguém que já te coloque em alguma função pra você ir se desenvolvendo se você não tiver nada disso e for na raça com certeza vai ralar muito e as vezes não vai chegar nem lá, conheço muita gente que tem duas e três faculdade e está em um submprego seu conhecimento e sua dedicação não valem de nada nos tempo de hoje.
Seu comentário representa a realidade para muita gente. As pessoas vão vivendo como podem e para ter mais condições é preciso entender várias questões sociais muito importantes e assim direcionar sua vida.
Fiquei curioso para ver seu vídeo sobre telemarketing, pois eu estava nessa área desde 2013. Como faz pra ser membro?
Você pode clicar nesse link aqui: ua-cam.com/channels/3KRlbEK6tiiNLZQmdtzC-A.htmljoin
Você pode receber os retroativos da faculdade, so declarar o imposto de renda
Grato por acompanhar o canal
Minha opinião é que só quem critica faculdade é quem não conseguiu, seja lá por qual motivo, de concluir uma. Eu fiz duas e não me arrependo.
A qualificação ainda ajuda muita gente. Pode não dar grande salário, mas já ajuda subir um degrau. Talvez a maior frustração seja não ter algo "garantido" ou altos salários, mas em um país de terceiro mundo, ajuda e muito.
faculdade = vendedor de curso
Eles vendem uma qualificação maior e com mais abrangência social.
Olá
Olá
Minha sobrinha veio com conversa de estudar sociologia, já abrir os olhos dela.
Ela poderia ser professora, o que é o caminho padrão. Pra alguém começando na vida, a licenciatura pode ensinar muita coisa (experiência própria). Mas não precisa ficar nisso. Ela pode fazer mestrado, ser pesquisadora, fazer concurso pra outras áreas, fazer uma complementação pra Ciências Políticas, por exemplo. Pode fazer uma pós em Relações Internacionais, Pedagogia, Comunicação... Se ela for jovem, não a desanime! Claro, lhe mantenha atenta, mas a incentive. Ela vai aprender muito ao começar e pode construir caminhos que vão pra diversos lugares além do óbvio. Importante é estar em movimento! Parabéns à sua família pela criação de uma jovem que quer estudar! Faculdade não precisa ser uma coisa única, pode e deve ter vários complementos ao longo dos anos.
Dependendo do que ela busca, pode ser um pouco complicado.
@@rafaelp.martins9090 obrigada pelo comentário carinhoso. Ela vai fazer Enem, mas ela disse que o foco agora é terminar o curso técnico em informática que ela faz com o ensino médio no Instituto Federal.
Faculdade EAD vale apena?
Claro sim. Algumas pessoas não concordam porque "perdem o network" e isso realmente faz sentido, mas dependendo da sala de aula, só tem gente perdida, então, é algo a se pensar.
Vc diz que faculdade vale a pena, porem vc esta sendo extremamente preconceituoso, pq tem INUMERAS profissões encanador, eletricista, pedreiro , gesseiro , vidraceiro, serralheiro entre outras que pagam mto mais e é uma profissao tao digna e necessária para o funcionamento do Brasil, porem vc só da alternativa pro "coitado" ou ele vai para iniciativa privada e de preferência comece em "subemprego" ou va para concurso público (que o pessoal tem uma visao que depois que passa nao precisa trabalhar direito, por isso que sou a favor de todo o funcionalismo publico ser CLT) Faculdade compesa se o cidadao ja estiver numa empresa e a "faculdade" é o que falta para ele "crescer" , do contrário é ilusão, repito tem coisas que vc fala que tem coerencia sim mas boa parte vc ta com visão de geração passada.... Que so tem tres alternativas , o subemprego raiz ( geralmente em mercado ) ou Clt top em grande empresa, ou funcionalismo público, mas tem.outras e inúmeras formas de ter sucesso, e outra vi que vc é de Santo André, conheço um rapaz que nem ensino medio tinha e fez um monte desses predinhos sem condomínio, eu nao estou falando para a pessoa nao estudar e sim procurar outros "horizontes" e nao fazer com que o coitado se iluda com facul afinal para "tentar garantir emprego" numa empresa grande só faculdade de nome PUC, Mackenzie, FECAP, FIPECAFI, FGV entre outras...se for uniesquina ( que é o que pobre pode pagar) ele nao vai ter sucesso nenhum, vai continuar ganhando pouco e pior com uma divida.....
👏👏👏👏👏👏👏
Quando você diz que estou com a visão da geração passada... eu te entendo, mas o mundo não mudou... a realidade continua a mesma...
Qual dessas profissões braçais você exerce? Eu já enchi laje, carreguei blocos e fiz massa... Então, tenho minhas considerações sobre as atividades...
Tudo depende do quanto você consegue enxergar da sociedade e qual local você deseja ocupar.
@@subemprego Vc não respondeu a minha indagação, o mundo não mudou isso eu sei..... Todo mundo sabe disso , o problema é que vc só indica essas duas opções, tem outras para a pessoa mudar de vida.....e que está faltando MO agora me diz o.que adianta o cara fazer uma facul para ganhar de 3mil a 4mil? Não conseguir se sustentar direito ? Ahh mas tenho "diploma" , grande M* o Zé encanador tira 8 a 10 mil e trabalha quando quer ?
Temos que entender que toda atividade é importante, a sua visão simplista faz que não seja valorizada essa profissões, nos EUA lá tbm não é todo mundo que faz faculdade
@@andrewp8365 Numa época de crise, qual das duas opções terão mais chances de uma segurança financeira? Num caso de doença, qual dos dois possuem mais chances de ter um respaldo de um plano de saúde enquanto o outro vai ficar de "viva o Sus"? Entendo seu ponto e não o ignoro, mas vamos com calma. Qual dos dois têm maior chance de se reinventar profissionalmente? Minha cunhada se formou em Engenharia, pelo ProUni mesmo, faculdade pequena, tira 8 conto limpo tendo que pisar na obra uma vez na semana, quando vai. Resto do trampo é home office. O que é melhor por 8K, isso ou inalar cimento?