Estudei a vida inteira em escola pública e foram vários anos jogados fora, consigo contar nos dedos os professores decentes que eu tive. Graças à internet consegui estudar por conta própria e ser alguém na vida.
tu era um bom aluno ? estudei em escola publica tb a vida inteira, os professores dava mt suporte pros alunos que realmente queriam algo e que procuravam, tinha professor que se matava pra ajudar esses alunos, lógico que tb tinha professores que só faziam o dele e valeu flw, todo lugar vai ter gente assim, tu ta com o ego mt la em cima e desprezando mt gente ai por nada, slc fi
e eu era de longe um dos piores alunos, mas eu via isso, pq a escola é tb tu aprender a viver em um ambiente em sociedade, se tu não consegue perceber isso em um lugar que tu ta la todo dia, ctz que tu era um dos cara que se achava o mais inteligente da sala mais devia ser um dos merdinha que ficava isolado
A Tabata é uma pessoa que me traz esperança na educação brasileira. Nos precisamos sim de uma mudança estrutural TOTAL na educação de base e SUPERIOR. A educação do Brasil parou nos anos 90
isso é verdade. Pq o modelo atual paulofreireano faliu. Fracassou. Ou caso vc seja político e receba a maior parte dos votos de pessoas com baixa escolaridade, aí o projeto é um sucesso e não deve (não irá) ser mexido. Eu estudando em federal vi IMENSOS protestos lá dentro contra uma reforma do ensino médio. Pq será?? kkkkkkkk
Todos merecem respeito. Opiniões e ideias não necessariamente. Por exemplo, neste vídeo a "qualificada" convidada demonstra não entender nada de tudo que comentou, apenas falou bem (e em um nível acima da média).
tem toda razão ainda me lembro que eu tinha um professor mt capcitado porem ele nao falava alto mts mal o escutavam quem tava na frente aprendeu mais e outra coisa o professor nao conseguia dar atenção a todos da mesma forma
problema real. É muito inviável e desafiador, tanto para alunos como para professores darem uma aula com uma turma que ultrapasse 30 cabeças. Minha sala tem uns 45 e muitas vezes se torna insuportável assistir aula por conta de uma zoada da porra, professor desconcentra e tem que ficar pedindo pra um monte marmanjo calar a boca.
Exatamente isso. Sou professor de ciências/biologia, e dar aula pra mais de 30 é completamente diferente... Impossível dar a atenção adequada e manter um ambiente controlado para todos, ainda mais hoje com a atenção voltada para os celulares. As vezes eu preparo um experimento, um trabalho diferente, e é difícil sair como eu planejei, chega a ser frustrante. Minha esposa, coitada, dá aula de matemática no estado para turmas de 50 alunos, onde 75% só estão indo para escola para ter o direito de receber a grana mensal que o governo local está dando para manter o engajamento. No final, eles sabem que serão aprovados se não reprovarem em ao menos 6 matérias, eu acho, e tão cagando pra de fato estudar.
Eu vejo isso muito fácil, minha filha estuda numa escola particular a tarde, no qual as professoras passaram no concurso da prefeitura. A sala da prefeitura são 20 crianças pra 2 professores, na particular são 12.
Sou bibliotecária e instalaram uma tv na biblioteca da escola onde trabalho. Hoje fiquei das 7 às 11 da manhã assistindo Bob Esponja com todas as turmas da professora de Língua Portuguesa pra bonita ficar corrigindo as provas dela. Depois das 11h30 até as 13h eu tenho que ficar com os alunos do fundamental 1 que querem assistir filme durante o recreio, porém eles assistem 5 minutos de filme e gritam e brigam durante o resto do tempo. Tô pesquisando formas de dar um fim naquela tv. Qualquer melhoria no espaço parece ser um passo para trás. Internet, tv, colchonetes e almofadas deveriam tornar o local agradável e aconchegante, mas só piorou tudo. Fora que os alunos me desrespeitam de todas as formas possíveis, hoje ouvi de uma aluna do 3 ano do fundamental 1 que eu não mando na biblioteca. Como vai ser quando estes alunos estiverem no EM?
A Tabata fala sobre educação à partir de uma posição de superioridade com relação aos problemas e dilemas, talvez pelas experiências dela serem em locais e condições de privilégio. Para a próxima conversa sobre educação seria legal chamar professores das redes de ensino que vivem o cotidiano nosso. Como vários colegas disseram abaixo: redução da carga horária em sala de aula dos docentes, valorização salarial, redução de alunos por sala e escola com estrutura adequada para os alunos já ajudariam imensamente no combate dos atuais problemas.
Com certeza. Minha mae é professora de escola publica onde os alunos dividem um chinelo com o irmão para ir pra escola. Ela vive abarrotada de alunos, a maioria com "laudo" piscicologico e tendo de seguir a agenda programada por alguem muito distante da realidade da sociedade e forte agenda partidaria. Triste. Alem de que essa visao de que vai estudar 5 anos e fazer isso pro resto da vida tem mais relação com o individuo do que o modo de ensino. Muitas pessoas querem/precisam trabalhar, nao aprender, o aprendizado não é a atividade fim . Por isso param de estudar depois de graduar. O problema nao começa na sala de aula , e nao é exclusivamente culpa do individuo
história triste nao vai elevar o nível do país.É dessa cultura mesmo de "ó coitadinho" que o brasil precisa de livrar , de momento não vejo ninguém na política capaz de fazer qualquer coisa.
Cara, eu vi o mesmo video que voce, nao vejo uma posicao de superioridade, entendi que quando ela pontuou os problemas foi muito em relacao estrutural e tudo que voce acabou de falar ela esta muito ciente porque faz parte da estruturacao do sistema de hoje.
Realmente isso impacta muito, passei em agronomia só que quero fazer economia, psicologia e mais algumas coisas que me interessa, mas não pretendo fazer faculdade só que estudar isso e não ter um diploma ou algo que válida seu estudo é meio broxange
Seu sonho. Aqui no Brasil a ELITE POLÍTICA é contra a educação financeira, por que querem catequizar a população com historinha furada conservadorista do fantástico mundo de bobby chamada “conquista por mérito” pra eles continuarem engavetando o progresso de carreira de um assalariado em 10 anos, batendo no ombro e dizendo “faça direitinho, gadinho… Uma hora você vai ser promovido”. É a perpetuação da exploração colonialista velada. Só mudou de cor, pra classe econômica.
@@outisdias educação financeira é matemática. É só botar cifrão na frente. Propor problemas que tratem do assunto. De que adianta educação financeira se os estudantes não sabem matemática. Estamos enchendo o currículo com muitos assuntos e os estudantes saem sem nem entender o que deveriam aprender na escola....
Precisamos urgentemente de ensino sobre constituição federal e administração pública desde o fundamental. Assim os cidadãos serão menos manipulados e mais responsáveis com suas escolhas.
ai depende mt porque assim se quem tem o poder do ministerio do ensino quiser fazer uma lavagem cerebral eles conseguem pq vc sugere lados da historia e isso ta errado pq em toda historia tem dois lados
@@covildolobo4760 tmb penso assim mas isso ja acontece com história filosofia e sociologia, no ensino médio todos meus professores dessas matérias eram comunistas e falavam sobre marx e a patota que eu já até esqueci os nomes, acabava que nós mais zuavamos e enchiamos o saco deles do que qualquer coisa kkkkk.
O problema da lavagem cerebral é uma coisa que acontece milênios e não resolveram e sim amenizaram, com debates, livros só com as histórias e nada de toque pessoal, mas onde estamos agora precisamos criar mentes fortes para não serem influenciadas com educação, cultura essa laia toda, todavia políticos não querem isso, preferem mão de obra ( pessoas sem perspectiva)
@@covildolobo4760 não estou falando de política partidária, estou falando de construção constituição e justiça. Das normas que regem o país, das normas que regem a justiça. Dia deveres e direitos dos cidadãos.
Se não estiver MUITO errao isso era ensinado na matéria de educação cívica nos anos 80, com boas doses de doutrinação. Mas acho valido sim isso, pq um problema que existe no nosso país, que é um tabu falar, inclusive, é que a população em geral não considera bens publico como sendo tb de sua responsabilidade. Um exemplo: amiga da minha esposa fez uma pesquisa academica sobre pichação. No começo ela comprava todo aquele papo de que era algo anti-sistema, critico a falta de investimento na periferia e etc. Porém, com o tempo de pesquisa ela notou que isso era total balela, o que ela percebeu é que era basicamente um comportamento ( especialmente masculino ) de gangue em que a adrenalina pelo conflito era o principal motivador. Ela também notou, que diversas vezes as prefeitura, sim, tentavam fazer bem feitorias, mas justamente os pichadores vandalizavam os lugares, ou seja, a prefeitura fazia algo e eles iam lá e destruiam. Assim como notou que o principal ambiente de vandalização dos pichadores eram justamente os bairros mais pobres, quanto mais periférico, mais pichação e mais pichação em casas e prédios publicos. O resultado é que com o tempo a prefeitura parava de fazer manutenção, pois ficava caro. Ou seja, uma total falta de senso comunitário. Essas pessoas causavam mais danos aos moradores, do que o contrário. Em diversas cidades do interior de SP existiam as guardas mirins e o impcto delas era muito bom, geralmente mesmo sendo pobres, as cidades se mantiam limpas, pois já desde crianças eram ensinadas a manter a cidade bem cuidada. As crianças faziam pequenos serviços publicos. Infelizmente muitas cidades removeram essa guarda.
Somente um ponto que destaco o da escolha, pois a maioria que segue a academia, estudará para o resto da vida. O melhor modelo de universidade no âmbito do ensino no país acredito que seja a UFABC, acredito que outras universidades deveriam adotar o modelo dela, que é comum na Europa e EUA. A maioria não tem nem condições para escolher um curso antes de entrar na universidade, a escolha deveria ser lá dentro após um ciclo básico e facilitar as outras formações (multiformação), pois a pessoa experimentando diversas áreas daí sim consegue fazer uma escolha mais segura e evitaria muitas transferências. Imaginava que surgiriam outras universidades ou as vigentes iriam adotar o modelo da UFABC ao longo do tempo, mas infelizmente não.
A primeira vez que eu vi um sistema parecido foi com a USP qd eu estava prestando vestibular, que oferecia umas graduações genéricas tipo "informática" ou "licenciatura" sem definir exatamente o que a pessoa faria, na intenção de descobrir exatamente lá dentro. Eu ainda acho bastante estranho o nosso sistema centralizado demais no professor universitário, com a grade rígida. O adulto deve ser capaz de decidir quais cursos fazem mais sentido pra sua formação e pra si enquanto pessoa. Pelo menos metade - 40% da grade deve ser optativa na minha opinião. Alguns engenheiros eletricistas sentem mais afinidade com eletrônica, outros com geração, outros com motores, outros com computadores. Pq tds fazem a msm grade com 3-4 matérias optativas? Não faz mto sentido.
No Brasil, os problemas sao básicos, nem precisa ir pra esse debate se pode ou não celular na sala de aula , só ter uma escola segura, limpa, organizada, sem bullying coletivo , professores capacitados, bem remunerados , ensino padronizado, poucos alunos por classe, Aulas de Espanhol para a gente poder Teclar com toda a América Latina que fala Espanhol ... E principalmente Alunos que gostem de estudar muito. Os Alunos que não gostarem de estudar pode mandar para casa para os Pais Cuidarem. E nem precisa fazer Chamada não pq tem que estar na Sala de Aula só os Alunos que gostem de Estudar , os Alunos que não gostam de Estudar pode mandar ir para a Casa para ir Dormir. Sou a Favor da Educação Facultativa , ou seja , Educar só quem gosta de Estudar , Quem não gosta de Estudar não precisa Educar não. E também sou a Favor de Aulas de Ciencias Políticas nas Escolas para os Alunos saberem o que faz um Vereador.
Meu sonho poder realizar experimentos em aula na maioria das minhas aulas de física! Esse ano tive que investir do meu bolso em projetos da escola com um tempo minúsculo de aula para dar conta de um conteúdo gigante que os alunos ainda não tem condições de aprender devido a defasagem! Dar aula é incrível quando dá certo, mas preparar 36 aulas por semana, dar conta de mais de 300 alunos, saber de suas individualidades com facilidade beira a impossibilidade! "Ah, mas você conhece seus alunos durante os anos", só que não, todo ano participar de atribuição de novo. É incrível ensinar, mas as condições de trabalho são um perrengue! Amo ensinar, mas já estou migrando de área. Quem sabe o dia que essa profissão voltar a ter algum valor, eu volte pra meu sonho, até lá... melhor escolher o que me garantirá permanecer saudável.
Tabata na educação é uma lobista em prol da fundação Educar do Lehman, seu principal patrocinador. Absolutamente nada que sai da boca dela é uma opinião genuína, é um briefing planejado e com objetivos.
Cara, sou do Mato Grosso, estou no 2° Ano, o nosso inglês melhorou comparado à antigamente, não é só mais verbo to be, agora a gente tem um tipo de notebook na escola e utilizamos ele pra fazer um curso de inglês, mas ele é meio ruim, pq vc pode errar quantas vezes quiser até acertar, então a maioria só chuta e fodase, além da nossa Internet ser ruim, quem realmente quer não consegue por causa dissk
@@whiteaquelequecomeuteupai7840 algumas pessoas podem acabar aprendendo, mas deveria ser regra e nao excessão. a maioria das pessoas da minha idade (33 anos) não tem a menor possibilidade de ter uma conversa em ingles, inclusive pessoas com dinheiro
Ela mencionou o Khan Academy mas nem plataformas assim dão certo. Aqui na escola onde trabalho usamos o Khan Academy e o Matfic nas aulas de Matemática, e os alunos se comportam de duas formas: Não fazendo, ou dando um "hack" na plataforma pra ficar marcando 100% concluído. Isso não me surpreende porque eu já esperava por coisas assim. Pra começo de conversa o garoto nem queria estar na escola. Não tem postura. Começamos a aula e pelo menos 80% da sala está conversando em alto tom. Se chamar a atenção não funciona. A gestão da escola te culpa, dizendo que você é um professor sem "domínio de sala de aula", que não tem "gestão da sala", que "não sabe se impor", que não tem "autoridade". Nas escolas públicas de periferia (da rede estadual paulista) nada disso funciona. Nem mesmo o teatro. Há um aluno muito bom que escreve peças e já apresentou uma delas em nossa unidade escolar, mas seu trabalho não foi reconhecido pelos seus colegas, de forma que até mesmo aqueles que se voluntariaram para o ensaio de uma segunda peça acabaram desistindo (porque uma peça de teatro exige disciplina: estudar o texto, o contexto, chegar no horário correto do ensaio, respeitar os momentos...tudo o que envolve disciplina espanta essa galera).Se falava muito da educação financeira nas escolas. Agora temos educação financeira, temos também uma disciplina de tecnologia e continua tudo dando errado. Não acredito que o caminho seja "ludificando" a educação, pois transforma o professor naquela mãe protetora que transforma um brócolis numa ovelhinha apenas para que seu filho se interesse no alimento. São valores novos que precisam ser construídos. Conhecimento não serve para Ascenção social (por mais que seja possível ascender socialmente estudando, mas esse não deveria ser o objetivo real de estudar). Deve-se ter menos pragmatismo. Parar com esse papo de "onde eu vou usar isso na minha vida?". Meu querido, isto é conhecimento, isto enobrece a vida, faz cair as viseiras, os condicionamentos, isto deixa o teu cérebro marombado. Se você não quer estudar Bháskara e nem a sintaxe do período subordinado do escambau que quer que seja, os filhos das classes superiores seguirão estudando, e lá na frente eles ocuparão os lugares que seus pais ricos ocupam, e vocês ocuparão o lugar de servidão dos seus pais. A desigualdade intelectual é tão grave quanto a econômica.
o problema é qd a pessoa recebe a ideia pronta e não entende como ela evoluiu. Claramente a Tabata demonstra não entender que um psicólogo (por exemplo) só é psicólogo qd ele aprende sobre como a psicologia evoluiu, qd ele entende como as partes da psicologia se encaixam, e qd ele decide se aperfeiçoar em uma área específica da psicologia que pra ele faz mais sentido. Aí vai lá ela e faz uma matéria [introdutória] solta de cada coisa e acha que pode falar sobre saúde mental, economia e sabe-se mais lá o que como especialista. Não tem condição. Ngm vira psicólogo num semestre com uma matéria só. Eu concordo com ela que a gente precisa abrir mais o leque e estudar a vida inteira, mas isso depende de cada um ir atrás disso, de ter curiosidade, de entender o valor que tem em incorporar conteúdos CORRETOS a cada parte do conhecimento que adquire. Tem gente que tbm não tem essa capacidade e que vai se sentir melhor sendo especialista, e ótimo. O mundo/sociedade precisa tanto de especialistas qt de generalistas.
Me incomoda demais ver políticos que não assumem a responsabilidade que deviam estar assumindo. Antes desse corte, vi um corte do Luís Felipe Bragança, no flow, defendendo vários absurdos com o argumento de que "o povo não participa das decisões políticas". Quando um político diz isso, ele não está errado nas palavras, mas sua atitude é. Um político é representante do povo, sendo assim, não pode dizer que o povo que o elegeu não está sendo representado, ou ele mesmo é o próprio culpado. Sobre o que a Tábata falou, não consigo entender como ela ainda não enxergou que é papel do Estado assumir a função de quem vai auxiliar os cidadãos na implementação das novas tecnologias e fazer com que o ser humano não fique para trás. A maioria das pessoas, não só ela, tem colocado uma espécie de contagem regressiva para que as IAs acabem com todo tipo de emprego, ou então com as faculdades, como no início do corte. É simplesmente um absurdo. É papel dela como política ter a responsabilidade de auxiliar as universidades a implementarem novos métodos. Tais métodos devem sempre, independente de qual for a tecnologia do momento, ser revisados e atualizados, pois a tecnologia não é algo feito para substituir o ser humano, mas ser uma ferramenta. Enfim... Ainda assim, se quiserem tratar as IAs como algo que vai acabar com todos os tipo de emprego, robô não precisa de dinheiro. Então criem logo um exército de máquinas que façam todos os tipos de coisas e divida o dinheiro da produção para todas as pessoas do país. Essa seria a única solução para não haver um colapso.
Uma coisa que a Tabata disse que eu discordo foi em relação às profissões, por exemplo se eu quisesse ser designer de games e me formasse em cinco anos nisso com certeza essa profissão ainda existiria, o Brasil é o terceiro maior mercado de games do mundo, ficando atrás só de dois países.
Interessante essa colocação de multidisciplinaridade que Tabata mencionou. Mas isso dificilmente se aplica na maioria das univerdades brasileiras, porque o foco é completamente diferente. No Brasil o foco não é o conhecimento, mas a avaliação. Normalmente, nessas universidades tradicionais dos eua e da europa, o metodo avaliativo é completamente diferente do metodo brasileiro. Isso alivia bastante a pressão na cabeça do aluno, permitindo-o buscar o conhecimento, de fato, e nao a aprovacao da disciplina! E se for em universidades particulares... ai é que não faz o menor sentido mesmo! Quem pagaria mais pra estudar algo "Desnecessario" para seu diploma!?
Blá blá blá demais. No Brasil, os problemas sao básicos, nem precisa ir pra esse debate, só ter uma escola segura, limpa, organizada, sem bullying, professores capacitados, bem remunerados e cobrados, ensino padronizado, poucos alunos por classe...
Concordo, mas não é tão fácil assim, estamos trabalhando com seres humanos, sua família é mega importante no processo, suas fontes de inspiração são bons também
Já dei aula de montagem e manutenção. O problema não era nem sempre os alunos, mas a babação de ovo da administração e preocupação mais pelo pagante do que pela condição do professor em dar aula.
No capitalismo, tudo vira mercadoria, incluindo o estudo A mercadoria tem 2 valores Valor de uso = vc sabe olhar pra algo e saber seu valor de uso E valor de troca = a mercadoria é feita pra ser trocada, por outra mercadoria (dinheiro, que seu valor de uso é ser como representante universal de troca de todas outras mercadorias) Pra administração , o valor de uso vai entrar em segundo plano.....
Passei por isso quando eu fiz um curso técnico em mineração, na época as comodidites estavam em alta. Terminei o curso e as comodidites já não estavam mais em alta. Tive que partir para outra área. Tábata infelizmente as escolas não têm a estrutura para esse tipo de ensino, inclusive a escola de tempo integral atrapalha a iniciação esportiva, pois a escola não faz aquilo que deveria fazer, e atrapalha a iniciação esportiva que quer fazer o seu trabalho.
N tem nada a ver, mas esse é um podcast q já me fez rir muito, já me fez conhecer pessoas q eu ñ fazia ideia q existiam, me ensinou muitas coisas, e é um podcast q já gerou muitas tretas e muitas coisas boas tbm. Me pergunto como é o Brasil no universo onde o Igor nunca se tornou o 3k e continuou na carreira de professor
Incrível é que os mesmos políticos que debatem tanto sobre Educação, são os mesmos que defendem lados e políticos nos quais não abordam educação política, social e financeira nas escolas, engraçado kkkkkk
Acho ela uma boa política por apoiar a educação, mas tem coisas que desacordo tanto dela quanto os outros, acho que o caminho para uma nação melhor não se resume a esuwerdsu, direita e sim no no coletivo, imagina que bom um presidente pegar a ideia do seu antecessor e fazer
A o presidente x falou que não deve vacinar as crianças, pega isso como exemplo, o presidente y vê se é uma ideia boa ou ruim e passa pra frente, o problema é que estamos confiando em seres humanos que não tem dó nem de um outro ser igual
Então logo eles trocam a ideia e tem falhas nisso, o presidente x fala uma loucura e o y aceita também aí foda, mas pega como base não é 100% kkkkkk espero que tenha entendido
Falando nisso, o Brasil tá Complicado esse dias uma menina me pediu para ajudar ela em uma conta aí tudo bem, ela tava sempre usando o celular para calcular tinha vezes que eu falava o resultado certo mais ela sempre checava no iPhone dela , ela tentou fazer um cálculo que era 10×2 só que de cabeça ela olhou pra mim e disse que não sabia eu olhei pra ela com uma cara de riso, no final ela pediu ajuda a amiga dela que disse o resultado e riu dela, eu fiquei tipo como que pode pessoa de ensino médio não saber isso. O Brasil e foda no sentido rui pelo menos em educação.
Primeiro o aluno precisa aprender português e matemática de forma descente. Não aceito meus pais na terceira idade um com ensino fundamental e outro com médio, 50 anos fora da escola e saberem mais matemática que um formando no ensino médio.
Salas lotadas, escolas com estrutura ruim, má remuneração dos professores, falta de leitura de livros, falta de participação dos pais, celular na sala de aula, alunos que não estudam em casa... Alguns dos problemas que enfrento como professor.
Acredito que estudar um pouco de tudo te dá uma noção básica das coisas, e a partir daí, cabe a você decidir se quer seguir um caminho mais avançado. Você pode ou não usar esses conhecimentos no seu dia a dia. Por exemplo, a Física não tem aplicação na minha carreira, mas saber Língua Portuguesa e Matemática, sim. E olha que eu detestava essas matérias kkkkkkkkkkkk Sou mais fã de Educação Física e Arte.
@@EduCrossHands "A geração Z (abreviado gen-Z) [1](coloquialmente alcunhada em inglês de zoomers,[2][3] centennials e/ou igeneration)[4] é a definição sociológica da geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade da década de 1990 até o início da década de 2010, mais especificamente, de 1997 a 2012 (de acordo com outras fontes, de 1995 a 2010)"
Acontece que muitas pessoas não estudam e trabalham porque não conseguem e não porque não querem. Trabalha 10 horas por dia na escala 6x1 e vê se você tem disposição pra estudar.
Nós temos um dos melhores pedagogos que é o Paulo Freire e nunca sua metodologia foi usada para educar nosso povo. Vc não tem que cortar conhecimento do currículo, vc tem que transformar o educar em algo mais saudável para ambas as partes e que esse conteúdo esteja ligado a vida e o cotidiano da realidade daquele aluno. Essa é a metodologia do Freire.
Alguém avisa e atualiza a querida que isso já existe? Se chama especialização e cursos de atualização e ou aperfeiçoamento, e é bem simples, quem não quiser se atualizar e continuar estudando fica pra traz. Olha que legal, bem vinda ao “futuro” que já existe.
Aí está importância a valorização da educação básica especialmente o ensino fundamental, onde infelizmente Temos uma inadequação gigante por parte de todos os envolvidos, políticas públicas, organização, qualidade do professor, ausência dos pais, sala superlotadas, etc
Eu estava fascinado com cara IA que era lançada, mas em certo momento aparecer uma propaganda de um programa com ferramentas de IA auxiliares e isso deu um estalo na mente, enjoei desse negócio de IA em tudo apenas por marketing, tudo é IA agora, mas o ser humano está cada vez mais defasado, a gente não dá conta da quantidade de informação que tem para ser aprendida e logo logo a maior parte vai ser informação gerada, tornando tudo artificial até o ponto em que seremos incapazes de aprender qualquer coisa sem ajuda dessas ferramentas
A quantidade de crianças que eu recebo na clínica Que não estão alfabetizadas e que não realizam as operações básicas é absurdamente grande, e estou falando de crianças Que vem de escolas particulares Também
Minha falecida mãe era professora de alfabetização, nos ultimos 10 anos de escola dela todo material que ela usava em sala era produzido por ela, o estado não da nada, se o professor quer inovar ele que se vire.
Incrível os comentários desse corte que não é de uma candidata que ta procurando treta na política, pq os telespectadores debatem sobre oq foi apresentado, dão sugestões Muito interessante ver isso
Quer saber como resolver a educação em sala de aula, ensino/aprendizagem? Coloca um professor de escola pública para dar soluções, pois eles vivem a realidade e ponto final.
Cara, eu acho isso uma doideira. Nós precisamos de especialistas, saber de tudo um pouco e nao ser especialista em nada nao da certo. É justamente pq vc é especialista que vc ganha melhor. Faço eng civil e ja passei da metade do curso, estuda 5 anos e mesmo assim sai um profissional que falta muita coisa para o mercado. Desde partes burocráticas, problemas que podem acontecer, ... A faculdade nao ensina tudo, imagina se misturasse com varios outros conteudos. Pode perguntar a um medico quando ele se formou se ele se sentia preparado para fazer uma cirurgia(muitas vezes até simples). Precisamos de medicos, engenheiros, pesquisadores, etc. que são muito bons no que fazem, se não muita coisa que conhecemos nem existiria.
Oque ela diz ali não são coisas dentro da faculdade, acho que é algo mais complementar, igual vc falou faz sentido só que se a sua faculdade tivesse uma matéria sobre leis de eg civil vc não se sentiria melhor em aprender ela, ou colocar talvez ela no próprio curso, faculdade é para te ensinar a parte técnica a experiência faz o profissional
Só que eng civil trabalha com pessoas, tanto em ser humano quanto pedreiro, talvez vc se interessa em astrologia, vc não pode fazer pq fica refém a fazer coisas na sua área, acho que ela quis dizer para todo mundo saber um pouco mais sobre oq gosta e não ficar a A mercê da sua profissão
Só que existe esse lado de vc precisar de mais matérias possíveis para se tornar bom na sua profissão, só que acho que dá para conciliar os dois, oq acha?
Lógico que os jovens tem ansiedade, um país que não dá nem o básico pro ser humano viver, hoje você tem que se matar de estudar para ter a sorte de uma empresa te contratar e que talvez você tenha um burnout para empresa te demitir falando que você não está rendendo. Para mim saúde mental e educação é o principal problema dos jovens.
Sou professor substituído em colégio estadual, e digo os professores tão pouco se lixando se os alunos aprendem ou não, o salário final do mês tá caindo! Vejo isso na prática todo dia!
O Brasil precisa adotar o modelo de educação Alemão onde se separa o ensino técnico do ensino científico e superior. Nem todo mundo nasceu para ser bacharel ou licenciado. Hoje o brasil carece de pessoas bem formadas na area técnica. Muita gente precisa trabalhar deade cedo para melhorar a própria vida e o ensino técnico é o melhor caminho para inserir o jovem no mercado de trabalho. Sem contar que o país carece de eletricistas, mecânicos, carpinteiros, encanadores e tecnicos das mais vareadas áreas. Isso traria pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.
Já existe essa separação, o problama é que sucatearam as faculdades, todo mundo entrou na cabeça com discurso que sem facul não arruma emprego e tals, porque em países de primeiro mundo tem muito disso, muitas portas só se abrem com facul, aí o pessoal seguiu essa mesma lógica aqui sem nem pensar se é o certo. Para TRABALHAR é como você disse, técnico! Faculdade é gestão, ser líder e etc, ou então numa área mais pensada em desenvolvimento, ou seja, criar algo mesmo que seja útil e não "por a mão na massa"
Na prática não é bem do jeito que ela fala. Vc faz um experimento com o aluno, realmente ele fica encantado. Mas na hora de aprofundar e entender na teoria o pq aquele fenômeno acontece o aluno se desinteressa. Precisamos do lúdico e do concreto? É claro que precisamos. Mas tb precisamos do pensamento abstrato. Aprender com joguinhos, dar material para o professor desenvolver a aula ... isso já está acontecendo. E aluno não aguenta mais fazer plataforma, Matific, detestam Alura, não querem aprender programação... ou seja, são todos um bando de palpiteiro que nunca pisaram em uma sala de aula.
Real, mesmo eu usando tipo, 20 minutos o celular por dia, simplesmente o jeito que a escola apresenta o conteudo, nao me fez ter o minimo de vontade de estudar, oque me motivou a tirar nota alta foi o professor ser gente boa, ainda mais que eu acho meio sem necessidade ter muitos dos assuntos passados e a justificativa dos professores serem "E pra passar no enem, ou fzr qualquer outra prova de emprego", eu sou programadora e juro que nao usei metade das coisas que tentaram me ensinar(Obs:Nao tem acento em nada aqui por causa que meu teclado E americano)
Que engraçado, ela é contra bolsas de estudos, ate debateu com a marina falando que é rui dar bolsas para alunos da rede publica para estudar na particular, mas ela estudou a vida toda dessa forma, com bolsa.
Isso vale para algumas áreas. Mas será que vale para todas? Medicina, enfermagem e outras..... Esses cursos ainda vão requisitar por muito tempo uma formação completa e que leva tempo.
Seria interessante nas escolas públicas se colocassem só alunos que estão realmente interessados em estudar e aprender com a matéria. Aliviaria demais pros professores, separar quem quer de quem não quer...
@@sabbaghfred Entendo sua parte. Mas em qual sentido você acha que pioraria? Essa idea seria mais aplicada provavelmente no ens fund, ens médio já seria difícil de acontecer, pela idade e maturidade...
@@gatoinocente3451 faria com que aquela grande maioria que está tendendo a ter menos interesse a ter interesse nulo, seriam segregados no começo por causa de nota e nunca mudariam
Isso que vc falou não faz sentido, so deixaria a sociedade mais burra e mentirosa pq esses que não querem iam dar um jeito de entrar, isso não tem logica
Os problemas sociais da sociedade acabam desembocando dentro das escolas. Podem diminuir os alunos por turma, pagar o melhor salário do mundo para os professores que não vai mudar nada. É necessário entender os problemas reais dos alunos para a partir daí tentar resolver/amenizar os problemas. Alunos que sofrem abusos, pais drogados, envolvidos com crime, alunos que moram com tior ou avós pq o pai abandonou e a mãe está presa ou se prostitui. Ou seja, problemas infinitos. SE NÃO MUDAR AS LEIS, SE NÃO DAR SUPORTE PARA O CONSELHO TUTELAR E MINISTÉRIO PÚBLICO AGIR, SE NÃO HOUVER PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS NAS ESCOLAS E ACOMPANHAMENTO SOCIAL DE VERDADE, NADA IRÁ MUDAR.
Po, sem desmerecer, mas fazer um semestre de 1 misera matéria de uma área do conhecimento diferente da que tu estuda não te torna apto a exercer uma profissão kkkkkkk, no máximo vai te ajudar a ganhar algum conhecimento que tu pode jogar numa roda de amigos só pra conversar. O que pode acontecer é tu descobrir que tu gosta dessa uma área, mas ai vai ter que mudar teu curso de qualquer forma caso opte para ir pra ela
Sou professor e percebo que a educação parou no tempo. 100 anos fazendo a mesma coisa, e se voce tentar fazer algo diferente ainda estara incomodando alguém. Hoje fica difícil ate fazer o aluno acreditar que vale a pena realmente estudar, ao menos nao nesse modelo
A base fundamental nunca vai perder a importância. O diploma fundamental nunca vai deixar de ser importante: médico sem diploma e base de biologia, química além de todas as outras áreas? Engenheiro sem saber cálculo e base para toda a parte técnica? O fato de estudar a vida toda não anula a importância de um diploma.
O Igor não foi professor, foi instrutor de curso livre. A realidade de professor é muito diferente, apesar do ensino de idiomas de escolas regulares ser péssimo e, no caso da Cultura Inglesa (Onde o Igor trabalhou) muitíssimo melhor. A Tapada nem merece comentário, mas é um bom exemplo do tipo de gente que estamos formando. O Stallone traficante comentou de modo muito melhor do que esses dois a verdadeira utilidade do ensino superior. Basicamente, não é pra aprender algo de útil, isso é secundário. O principal é o efeito funil, ele necessariamente não pode garantir o melhor para todos. Isso é uma maluquice que só pessoas de fora da realidade ou demagogos irão propor.
No Brasil faltam especialistas em várias áreas, tendo inclusive que buscar no exterior e aparece esta moça dizendo que tem que se estudar de tudo...rs....pqp.
É uma junção de erros... O Governo Federal só "investe" em Ensino Superior e Médio, a população acha lindo, e a Educação Básica segue na merda, sem investimento de ninguém (isso eu falo independente de político A ou B). Universidades devem sim receber muito investimento, mas enquanto o Governo Federal não direcionar DIRETAMENTE, e não através de Estados e Municípios (pq aí some 90% da verba), o investimento para Educação Básica, iremos continuar nesse limbo... Tem gente que chega na faculdade, querendo fazer um curso de exatas, sem saber sequer saber uma potenciação, um logaritmo... Isso é coisa de 8° ano. O nosso Ensino Superior é o menor dos problemas perto da nossa Educação de Base.
O problema é que pessoas como ela não tem por parte da população o reconhecimento de que não é mais do mesmo. E não consegue ter uma ajuda para pelo menos tentar a mudança. Vamos votar e tentar algo novo. Pessoas novas, políticos novos. Hoje venho aqui sem entender a disputa politica que foi o primeiro turno de SP. Não tem logica realmente não tem logica. Assim como o Freixo não ganhar aqui no RJ. Não vejo esperança para pessoas como ela que tem o sonho o desejo o projeto para mudar. Por que a nossa população não da uma chance a eles. Não entendo!!
Há muitos fatores que atrapalham a educação brasileira, mas a principal é falta de disciplina em qualquer aspecto da vida do brasileiro, nosso povo não sabe obedecer, apenas questionar (mas geralmente esses questionamentos são burros, porque na verdade a pessoa não quer cumprir algo). E brasileiro também ignora conhecimento, oh povo para ter urticária de aprendizado como o nosso.
A educação falha quando o aluno sai da escola sem saber gerir o próprio dinheiro, sem saber se o que o político ta falando sobre a economia do país faz o MÍNIMO sentido ou se ele tá os enganando; e quando ele não tem filosofia de vida, até pq a palavra filosofia aqui é automáticamente relacionado a algo chato, e de fato é, os professores só sabem falar de marx e contar a história de alguns outros superficialmente sem nem conseguir passar a idéia do que é estudar essa matéria que depois de sair da escola eu passei a me interessar mais. A educação Brasileira serve pra te tranformar em um nada, um inútil, em que momento eles pensaram que aprender matérias além das essenciais que na minha opinião são português, matemática, educação física (e podia estar aqui filosofia mas n da certo por causa do viés dos professores) seria uma boa idéia juntar com mitocôndrias, iluminismo, eletroquímica, eletrostática e por ai vai ? Ta maluco, o cara sai sem saber de nada de nenhuma dessas matérias, é mais fácil criar uma "aula" de conhecimentos gerais com dinamismo entre os alunos, que envolveriam assuntos não críticos mas úteis de se saber no mundo real sem grande profundidade pra n os sobrecarregar, com variações ao longo dos bimestres, tipo sei lá, conhecimento gerais-corpo humano(imunidade etc.), conhecimentos-gerais desigualdade no Brasil (êxodo rural, seca do nordeste, "preservação anti desenvolvimento", concentração de capital, impostos) ou então deixar essas coisas nas paredes das escolas e ir mudando para estimular os alunos a lerem. Só pra deixar claro, isso é uma coisa que PRA MIM e COMIGO funcionariam bem demais, e se os pais não conseguem criar os filho para não serem npcs a culpa é deles.
A visão é interessante, mas veja que mesmo após estudar áreas distintas e concentrações diversas, ao fim foi expedido um diploma para certificar o conhecimento. Então não é que seja 5 anos estudando a mesma coisa, nenhuma faculdade é assim, toda área tem concentração, mas de fato há no discurso dela uma pluralidade de competências ao longo da jornada acadêmica, o que é ótimo. Mas como professor universitário eu vejo na prática os alunos achando bobagem estudar ciências políticas, antropologia, filosofia… em graduação eu preciso criar uma série de exemplos e métodos para que alguns preceitos filosóficos (os motivos) para que possamos compreender o que é cada instituto jurídico hoje.
Falou bonito até falar de khan academy, pouco conhecimento sobre a realidade prática da plataforma, como professor é ridiculo ver alguém defendendo isso, TIRA OS 40 ALUNOS DE CADA SALA E PÕE NO MÁXIMO 20/25, ISSO SIM FAZ A DIFERENÇA
@@betojunior6988 o que ele tem a ver com Pernambuco, imagino e esperamos que nada né?! Mas com a educação de SP a cada dia que passa ele esta destruindo mais. Podemos começar por milhares de salas de aula fechadas em todo o estado, que por consequência são milhares de professores desempregado, salas de aulas extremamente super lotadas, professores sobrecarregados a ponto de ficar doente, entre outros fatores. E não preciso nem dizer que isso cai muito o rendimento da aprendizagem do estudante né?! Também com um monte de plataformas digitais, que só servem de propaganda pro governo, pois quem está na educação, sabe que isso esta mais prejudicando do que ajudando. (Obs: uma das plataformas foi pago mais de 45 milhões por 18 meses. Outra plataforma, se quer passou por licitação) A não podemos esquecer dos milhares de "computadores e tablets" que o estado mando aos alunos, aparelhos de qualidade no mínimo duvidosa. (Que não podemos esquecer que o secretário da educação possui ligação majoritária com a empresa que desenvolve os aparelhos.) Também válido falar de diretores que são ameaçados de perder o cargo por que o aluno quer ir a escola, como se a culpa fosse deles. Com isso, há boatos de escola que estão forjando presença pra alunos que faltam. E nitidamente por consequência vemos um discurso pronto e claramente enganoso, de que as frequência na escola aumentaram, que possuímos alunos com acesso à programação etc...
@@betojunior6988 eu te respondi, mas meu comentário não está aqui :( 😞. Mas de qualquer forma estou a disposição pra conversarmos sobre educação, seria muito bom aprender sobre a realidade do seu estado.
Lógico, tem que ficar lá assistindo aulas entediantes de matérias muitas vezes inúteis e que não despertam o interesse. Se eu pudesse não teriam feito muitas disciplinas tipo Filosofia, Sociologia, Literatura, Artes etc, e no lugar estudaria muito mais ciências da natureza e exatas
Olha tem profissão que nunca vai acabar. Outras podem diminuir o numero de funcionários. Sou artesão em móveis não existe maquina pra isso. Estudar hj em dia não significa ganhar bem. E estudar inteligencia artificial ou como trabalhar na internet até como editar videos etc. Nao tem faculdade é tudo curso. Pintor, eletricista, mecânico, encanador etc nao precisam de inteligência artificial. Pode surgir algo oara eles usarem oara facilitar o trabalho mas a mão de obra humana, nunca vai acabar
As crianças não usam o celular pq o celular distrai elas, as crianças usam celular por terem aulas horríveis, completamente desinteressantes, e de um monte de coisa que não adiciona em nada na vida deles. Precisamos de aulas melhores e menos tempo perdido com um monte de matéria inútil, 90% das pessoas nunca vai usar matemática além do básico e sempre tem a mentira de que os alunos estão sendo preparados, não estão. Temos uma escola do século 18 para alunos do século 21, pode colocar quanto tempo e matérias você quiser, as crianças e adolescentes NÃO vão aprender nada, sabe pq? Pq não querem, e não vão querer, pq mesmo sendo jovens já perceberam que estão perdendo tempo e é muito melhor ficar no celular ou conversar com os colegas.
Isso que ela disse e falou que era radical é a realidade na verdade, só isso, ainda mais quem é de TI, medicina que seja, algo que é possível e provavelmente é atualizado uma coisa ou outra sempre, você tem que correr atrás de estudar o novo, se n tu fica para trás, não é uma corrida mas ninguém quer ficar com coisa velha né
O ser humano é polimata, aprende várias coisas ao longo da vida, os rotulos matam a sociedade, você tem quer ser de uma area e será rotulado como sendo dela, a gente que ser medico, jogador de futebol, psicologo e esquecemos de ser humano e simplesmente entender que fazemos e aprendemos. Cometario da Tabata realista. Agora, comparar transtornos mentais com cancer é forçar a barra porque psicologia é interpretação, não tem um nodulo lá para provar... As doenças mentais podem ser a consequência das crenças sociais. Do mesmo jeito que uma pessoa acredita estar incorporada por um demonio ela pode incoporar que é um erro ou um fracasso. A nossa sociedade nos ensinou validar nossas ações de acordo com consensos e com autoridades, não validamos a realidade por ela mesmo... acreditamos que para provar que alguém faz algo é necessário um titulo e isso dai causa depressão obviamente, Pois, quem não tiver o titulo vai se achar menos. Sendo que todos somos humanos, mas a sociedade odeia tanto a realidade quanto os humanos e querem ser algo além disso: morais, cientistas, cristãos e etc. Os rotulos são perfeitos para foder a psique humana.
Será que é porque o professor é mal remunerado pra caralho e precisa trabalhar em 15 turmas por semana pra sobreviver, tornando inviável produzir aulas mais interessantes? O mundo do conto de fadas da Batata chega a ser engraçado.
Estudei a vida inteira em escola pública e foram vários anos jogados fora, consigo contar nos dedos os professores decentes que eu tive. Graças à internet consegui estudar por conta própria e ser alguém na vida.
Oi vc virou oque hoje?
tu era um bom aluno ? estudei em escola publica tb a vida inteira, os professores dava mt suporte pros alunos que realmente queriam algo e que procuravam, tinha professor que se matava pra ajudar esses alunos, lógico que tb tinha professores que só faziam o dele e valeu flw, todo lugar vai ter gente assim, tu ta com o ego mt la em cima e desprezando mt gente ai por nada, slc fi
e eu era de longe um dos piores alunos, mas eu via isso, pq a escola é tb tu aprender a viver em um ambiente em sociedade, se tu não consegue perceber isso em um lugar que tu ta la todo dia, ctz que tu era um dos cara que se achava o mais inteligente da sala mais devia ser um dos merdinha que ficava isolado
@@Sucuri011aviãozinho
@@mariosantlem1acho que ele não quis desdenhar dos alunos e sim do ensino que foi passado para ele
Independente de opinião política, nesse vídeo a Tabata foi perfeita, sou estudante e concordo com cada palavra dela.
A Tabata é uma pessoa que me traz esperança na educação brasileira. Nos precisamos sim de uma mudança estrutural TOTAL na educação de base e SUPERIOR. A educação do Brasil parou nos anos 90
Mudança estrutural de um partido q reinou por mais de 4 mandatos ? Vc é um palhaço isso sim.
isso é verdade. Pq o modelo atual paulofreireano faliu. Fracassou.
Ou caso vc seja político e receba a maior parte dos votos de pessoas com baixa escolaridade, aí o projeto é um sucesso e não deve (não irá) ser mexido. Eu estudando em federal vi IMENSOS protestos lá dentro contra uma reforma do ensino médio. Pq será?? kkkkkkkk
@@lordprestigiow1940 qual partido teve 4 mandatos?
@@pedroian2497 pt
Se ela te traz esperança imagino o que te traz desesperança.
taubata é uma pessoa muito qualificada, independente da visão politica dela tem q ter respeito pela vida q ela construiu
Exato e não consigo entender quem prefere boulos do q ela… ela é 1000 vezes mais inteligente.
Todos merecem respeito. Opiniões e ideias não necessariamente. Por exemplo, neste vídeo a "qualificada" convidada demonstra não entender nada de tudo que comentou, apenas falou bem (e em um nível acima da média).
DIMINUI O NÚMERO DE ALUNOS POR SALA DE AULA QUE VOCÊ AUMENTA O ENGAJAMENTO E O INTERESSE. NÃO TEM INVENÇÃO DE RODA, TÁBATA
tem toda razão ainda me lembro que eu tinha um professor mt capcitado porem ele nao falava alto mts mal o escutavam quem tava na frente aprendeu mais e outra coisa o professor nao conseguia dar atenção a todos da mesma forma
problema real. É muito inviável e desafiador, tanto para alunos como para professores darem uma aula com uma turma que ultrapasse 30 cabeças. Minha sala tem uns 45 e muitas vezes se torna insuportável assistir aula por conta de uma zoada da porra, professor desconcentra e tem que ficar pedindo pra um monte marmanjo calar a boca.
Exatamente isso. Sou professor de ciências/biologia, e dar aula pra mais de 30 é completamente diferente... Impossível dar a atenção adequada e manter um ambiente controlado para todos, ainda mais hoje com a atenção voltada para os celulares. As vezes eu preparo um experimento, um trabalho diferente, e é difícil sair como eu planejei, chega a ser frustrante. Minha esposa, coitada, dá aula de matemática no estado para turmas de 50 alunos, onde 75% só estão indo para escola para ter o direito de receber a grana mensal que o governo local está dando para manter o engajamento. No final, eles sabem que serão aprovados se não reprovarem em ao menos 6 matérias, eu acho, e tão cagando pra de fato estudar.
Eu vejo isso muito fácil, minha filha estuda numa escola particular a tarde, no qual as professoras passaram no concurso da prefeitura. A sala da prefeitura são 20 crianças pra 2 professores, na particular são 12.
Dou aulas em turmas com 50 e outras com 20 a 25 alunos. Mesmo material, mesma proposta. A diferença é incalculável.
Sou bibliotecária e instalaram uma tv na biblioteca da escola onde trabalho. Hoje fiquei das 7 às 11 da manhã assistindo Bob Esponja com todas as turmas da professora de Língua Portuguesa pra bonita ficar corrigindo as provas dela. Depois das 11h30 até as 13h eu tenho que ficar com os alunos do fundamental 1 que querem assistir filme durante o recreio, porém eles assistem 5 minutos de filme e gritam e brigam durante o resto do tempo. Tô pesquisando formas de dar um fim naquela tv. Qualquer melhoria no espaço parece ser um passo para trás. Internet, tv, colchonetes e almofadas deveriam tornar o local agradável e aconchegante, mas só piorou tudo. Fora que os alunos me desrespeitam de todas as formas possíveis, hoje ouvi de uma aluna do 3 ano do fundamental 1 que eu não mando na biblioteca. Como vai ser quando estes alunos estiverem no EM?
A Tabata fala sobre educação à partir de uma posição de superioridade com relação aos problemas e dilemas, talvez pelas experiências dela serem em locais e condições de privilégio. Para a próxima conversa sobre educação seria legal chamar professores das redes de ensino que vivem o cotidiano nosso. Como vários colegas disseram abaixo: redução da carga horária em sala de aula dos docentes, valorização salarial, redução de alunos por sala e escola com estrutura adequada para os alunos já ajudariam imensamente no combate dos atuais problemas.
Com certeza. Minha mae é professora de escola publica onde os alunos dividem um chinelo com o irmão para ir pra escola. Ela vive abarrotada de alunos, a maioria com "laudo" piscicologico e tendo de seguir a agenda programada por alguem muito distante da realidade da sociedade e forte agenda partidaria.
Triste. Alem de que essa visao de que vai estudar 5 anos e fazer isso pro resto da vida tem mais relação com o individuo do que o modo de ensino. Muitas pessoas querem/precisam trabalhar, nao aprender, o aprendizado não é a atividade fim . Por isso param de estudar depois de graduar.
O problema nao começa na sala de aula , e nao é exclusivamente culpa do individuo
história triste nao vai elevar o nível do país.É dessa cultura mesmo de "ó coitadinho" que o brasil precisa de livrar , de momento não vejo ninguém na política capaz de fazer qualquer coisa.
Cara, eu vi o mesmo video que voce, nao vejo uma posicao de superioridade, entendi que quando ela pontuou os problemas foi muito em relacao estrutural e tudo que voce acabou de falar ela esta muito ciente porque faz parte da estruturacao do sistema de hoje.
A partir com crase...😮
Famosa esponei, especialista de porra nenhuma
Entrevistada inteligentíssima. Concordo em gênero, número e grau.
Aqui no Brasil alguns políticos são contra educação financeira, porque pode ofender quem é pobre.
é o fim da picada mesmo
Os Políticos não querem. População dependente do Governo é melhor para eles. Todo tempo dando esmolas para o Povo.
Realmente isso impacta muito, passei em agronomia só que quero fazer economia, psicologia e mais algumas coisas que me interessa, mas não pretendo fazer faculdade só que estudar isso e não ter um diploma ou algo que válida seu estudo é meio broxange
Seu sonho. Aqui no Brasil a ELITE POLÍTICA é contra a educação financeira, por que querem catequizar a população com historinha furada conservadorista do fantástico mundo de bobby chamada “conquista por mérito” pra eles continuarem engavetando o progresso de carreira de um assalariado em 10 anos, batendo no ombro e dizendo “faça direitinho, gadinho… Uma hora você vai ser promovido”. É a perpetuação da exploração colonialista velada. Só mudou de cor, pra classe econômica.
@@outisdias educação financeira é matemática. É só botar cifrão na frente. Propor problemas que tratem do assunto. De que adianta educação financeira se os estudantes não sabem matemática. Estamos enchendo o currículo com muitos assuntos e os estudantes saem sem nem entender o que deveriam aprender na escola....
Precisamos urgentemente de ensino sobre constituição federal e administração pública desde o fundamental. Assim os cidadãos serão menos manipulados e mais responsáveis com suas escolhas.
ai depende mt porque assim se quem tem o poder do ministerio do ensino quiser fazer uma lavagem cerebral eles conseguem pq vc sugere lados da historia e isso ta errado pq em toda historia tem dois lados
@@covildolobo4760 tmb penso assim mas isso ja acontece com história filosofia e sociologia, no ensino médio todos meus professores dessas matérias eram comunistas e falavam sobre marx e a patota que eu já até esqueci os nomes, acabava que nós mais zuavamos e enchiamos o saco deles do que qualquer coisa kkkkk.
O problema da lavagem cerebral é uma coisa que acontece milênios e não resolveram e sim amenizaram, com debates, livros só com as histórias e nada de toque pessoal, mas onde estamos agora precisamos criar mentes fortes para não serem influenciadas com educação, cultura essa laia toda, todavia políticos não querem isso, preferem mão de obra ( pessoas sem perspectiva)
@@covildolobo4760 não estou falando de política partidária, estou falando de construção constituição e justiça. Das normas que regem o país, das normas que regem a justiça. Dia deveres e direitos dos cidadãos.
Se não estiver MUITO errao isso era ensinado na matéria de educação cívica nos anos 80, com boas doses de doutrinação. Mas acho valido sim isso, pq um problema que existe no nosso país, que é um tabu falar, inclusive, é que a população em geral não considera bens publico como sendo tb de sua responsabilidade.
Um exemplo: amiga da minha esposa fez uma pesquisa academica sobre pichação. No começo ela comprava todo aquele papo de que era algo anti-sistema, critico a falta de investimento na periferia e etc. Porém, com o tempo de pesquisa ela notou que isso era total balela, o que ela percebeu é que era basicamente um comportamento ( especialmente masculino ) de gangue em que a adrenalina pelo conflito era o principal motivador. Ela também notou, que diversas vezes as prefeitura, sim, tentavam fazer bem feitorias, mas justamente os pichadores vandalizavam os lugares, ou seja, a prefeitura fazia algo e eles iam lá e destruiam. Assim como notou que o principal ambiente de vandalização dos pichadores eram justamente os bairros mais pobres, quanto mais periférico, mais pichação e mais pichação em casas e prédios publicos. O resultado é que com o tempo a prefeitura parava de fazer manutenção, pois ficava caro.
Ou seja, uma total falta de senso comunitário. Essas pessoas causavam mais danos aos moradores, do que o contrário.
Em diversas cidades do interior de SP existiam as guardas mirins e o impcto delas era muito bom, geralmente mesmo sendo pobres, as cidades se mantiam limpas, pois já desde crianças eram ensinadas a manter a cidade bem cuidada. As crianças faziam pequenos serviços publicos. Infelizmente muitas cidades removeram essa guarda.
Somente um ponto que destaco o da escolha, pois a maioria que segue a academia, estudará para o resto da vida. O melhor modelo de universidade no âmbito do ensino no país acredito que seja a UFABC, acredito que outras universidades deveriam adotar o modelo dela, que é comum na Europa e EUA. A maioria não tem nem condições para escolher um curso antes de entrar na universidade, a escolha deveria ser lá dentro após um ciclo básico e facilitar as outras formações (multiformação), pois a pessoa experimentando diversas áreas daí sim consegue fazer uma escolha mais segura e evitaria muitas transferências. Imaginava que surgiriam outras universidades ou as vigentes iriam adotar o modelo da UFABC ao longo do tempo, mas infelizmente não.
A primeira vez que eu vi um sistema parecido foi com a USP qd eu estava prestando vestibular, que oferecia umas graduações genéricas tipo "informática" ou "licenciatura" sem definir exatamente o que a pessoa faria, na intenção de descobrir exatamente lá dentro.
Eu ainda acho bastante estranho o nosso sistema centralizado demais no professor universitário, com a grade rígida. O adulto deve ser capaz de decidir quais cursos fazem mais sentido pra sua formação e pra si enquanto pessoa. Pelo menos metade - 40% da grade deve ser optativa na minha opinião. Alguns engenheiros eletricistas sentem mais afinidade com eletrônica, outros com geração, outros com motores, outros com computadores. Pq tds fazem a msm grade com 3-4 matérias optativas? Não faz mto sentido.
No Brasil, os problemas sao básicos, nem precisa ir pra esse debate se pode ou não celular na sala de aula , só ter uma escola segura, limpa, organizada, sem bullying coletivo , professores capacitados, bem remunerados , ensino padronizado, poucos alunos por classe, Aulas de Espanhol para a gente poder Teclar com toda a América Latina que fala Espanhol ... E principalmente Alunos que gostem de estudar muito. Os Alunos que não gostarem de estudar pode mandar para casa para os Pais Cuidarem. E nem precisa fazer Chamada não pq tem que estar na Sala de Aula só os Alunos que gostem de Estudar , os Alunos que não gostam de Estudar pode mandar ir para a Casa para ir Dormir. Sou a Favor da Educação Facultativa , ou seja , Educar só quem gosta de Estudar , Quem não gosta de Estudar não precisa Educar não. E também sou a Favor de Aulas de Ciencias Políticas nas Escolas para os Alunos saberem o que faz um Vereador.
Meu sonho poder realizar experimentos em aula na maioria das minhas aulas de física! Esse ano tive que investir do meu bolso em projetos da escola com um tempo minúsculo de aula para dar conta de um conteúdo gigante que os alunos ainda não tem condições de aprender devido a defasagem! Dar aula é incrível quando dá certo, mas preparar 36 aulas por semana, dar conta de mais de 300 alunos, saber de suas individualidades com facilidade beira a impossibilidade! "Ah, mas você conhece seus alunos durante os anos", só que não, todo ano participar de atribuição de novo. É incrível ensinar, mas as condições de trabalho são um perrengue! Amo ensinar, mas já estou migrando de área. Quem sabe o dia que essa profissão voltar a ter algum valor, eu volte pra meu sonho, até lá... melhor escolher o que me garantirá permanecer saudável.
Realidade puríssima....
Tabata na educação é uma lobista em prol da fundação Educar do Lehman, seu principal patrocinador.
Absolutamente nada que sai da boca dela é uma opinião genuína, é um briefing planejado e com objetivos.
Concordo muito com ela, e adicionaria: INGLES FLUENTE. Um adolescente tem que sair do colegial com ingles fluente
Inglês e daqui a pouco Chinês.
Cara, sou do Mato Grosso, estou no 2° Ano, o nosso inglês melhorou comparado à antigamente, não é só mais verbo to be, agora a gente tem um tipo de notebook na escola e utilizamos ele pra fazer um curso de inglês, mas ele é meio ruim, pq vc pode errar quantas vezes quiser até acertar, então a maioria só chuta e fodase, além da nossa Internet ser ruim, quem realmente quer não consegue por causa dissk
@@whiteaquelequecomeuteupai7840 algumas pessoas podem acabar aprendendo, mas deveria ser regra e nao excessão. a maioria das pessoas da minha idade (33 anos) não tem a menor possibilidade de ter uma conversa em ingles, inclusive pessoas com dinheiro
Ela mencionou o Khan Academy mas nem plataformas assim dão certo. Aqui na escola onde trabalho usamos o Khan Academy e o Matfic nas aulas de Matemática, e os alunos se comportam de duas formas: Não fazendo, ou dando um "hack" na plataforma pra ficar marcando 100% concluído. Isso não me surpreende porque eu já esperava por coisas assim. Pra começo de conversa o garoto nem queria estar na escola. Não tem postura. Começamos a aula e pelo menos 80% da sala está conversando em alto tom. Se chamar a atenção não funciona. A gestão da escola te culpa, dizendo que você é um professor sem "domínio de sala de aula", que não tem "gestão da sala", que "não sabe se impor", que não tem "autoridade". Nas escolas públicas de periferia (da rede estadual paulista) nada disso funciona. Nem mesmo o teatro. Há um aluno muito bom que escreve peças e já apresentou uma delas em nossa unidade escolar, mas seu trabalho não foi reconhecido pelos seus colegas, de forma que até mesmo aqueles que se voluntariaram para o ensaio de uma segunda peça acabaram desistindo (porque uma peça de teatro exige disciplina: estudar o texto, o contexto, chegar no horário correto do ensaio, respeitar os momentos...tudo o que envolve disciplina espanta essa galera).Se falava muito da educação financeira nas escolas. Agora temos educação financeira, temos também uma disciplina de tecnologia e continua tudo dando errado. Não acredito que o caminho seja "ludificando" a educação, pois transforma o professor naquela mãe protetora que transforma um brócolis numa ovelhinha apenas para que seu filho se interesse no alimento. São valores novos que precisam ser construídos. Conhecimento não serve para Ascenção social (por mais que seja possível ascender socialmente estudando, mas esse não deveria ser o objetivo real de estudar). Deve-se ter menos pragmatismo. Parar com esse papo de "onde eu vou usar isso na minha vida?". Meu querido, isto é conhecimento, isto enobrece a vida, faz cair as viseiras, os condicionamentos, isto deixa o teu cérebro marombado. Se você não quer estudar Bháskara e nem a sintaxe do período subordinado do escambau que quer que seja, os filhos das classes superiores seguirão estudando, e lá na frente eles ocuparão os lugares que seus pais ricos ocupam, e vocês ocuparão o lugar de servidão dos seus pais. A desigualdade intelectual é tão grave quanto a econômica.
Discordo das posições políticas da Tábata, mas confesso que é muito legal ver ela falando da carreira acadêmica dela.
o problema é qd a pessoa recebe a ideia pronta e não entende como ela evoluiu. Claramente a Tabata demonstra não entender que um psicólogo (por exemplo) só é psicólogo qd ele aprende sobre como a psicologia evoluiu, qd ele entende como as partes da psicologia se encaixam, e qd ele decide se aperfeiçoar em uma área específica da psicologia que pra ele faz mais sentido. Aí vai lá ela e faz uma matéria [introdutória] solta de cada coisa e acha que pode falar sobre saúde mental, economia e sabe-se mais lá o que como especialista. Não tem condição. Ngm vira psicólogo num semestre com uma matéria só.
Eu concordo com ela que a gente precisa abrir mais o leque e estudar a vida inteira, mas isso depende de cada um ir atrás disso, de ter curiosidade, de entender o valor que tem em incorporar conteúdos CORRETOS a cada parte do conhecimento que adquire. Tem gente que tbm não tem essa capacidade e que vai se sentir melhor sendo especialista, e ótimo. O mundo/sociedade precisa tanto de especialistas qt de generalistas.
Me incomoda demais ver políticos que não assumem a responsabilidade que deviam estar assumindo.
Antes desse corte, vi um corte do Luís Felipe Bragança, no flow, defendendo vários absurdos com o argumento de que "o povo não participa das decisões políticas".
Quando um político diz isso, ele não está errado nas palavras, mas sua atitude é. Um político é representante do povo, sendo assim, não pode dizer que o povo que o elegeu não está sendo representado, ou ele mesmo é o próprio culpado.
Sobre o que a Tábata falou, não consigo entender como ela ainda não enxergou que é papel do Estado assumir a função de quem vai auxiliar os cidadãos na implementação das novas tecnologias e fazer com que o ser humano não fique para trás.
A maioria das pessoas, não só ela, tem colocado uma espécie de contagem regressiva para que as IAs acabem com todo tipo de emprego, ou então com as faculdades, como no início do corte.
É simplesmente um absurdo. É papel dela como política ter a responsabilidade de auxiliar as universidades a implementarem novos métodos. Tais métodos devem sempre, independente de qual for a tecnologia do momento, ser revisados e atualizados, pois a tecnologia não é algo feito para substituir o ser humano, mas ser uma ferramenta.
Enfim... Ainda assim, se quiserem tratar as IAs como algo que vai acabar com todos os tipo de emprego, robô não precisa de dinheiro. Então criem logo um exército de máquinas que façam todos os tipos de coisas e divida o dinheiro da produção para todas as pessoas do país. Essa seria a única solução para não haver um colapso.
Uma coisa que a Tabata disse que eu discordo foi em relação às profissões, por exemplo se eu quisesse ser designer de games e me formasse em cinco anos nisso com certeza essa profissão ainda existiria, o Brasil é o terceiro maior mercado de games do mundo, ficando atrás só de dois países.
Sou de direita, mas essa moça me dá um certa esperança na politica nacional
Ela direita, liberal.
Não sabia que essa menina era tão inteligente.
Interessante essa colocação de multidisciplinaridade que Tabata mencionou. Mas isso dificilmente se aplica na maioria das univerdades brasileiras, porque o foco é completamente diferente. No Brasil o foco não é o conhecimento, mas a avaliação. Normalmente, nessas universidades tradicionais dos eua e da europa, o metodo avaliativo é completamente diferente do metodo brasileiro. Isso alivia bastante a pressão na cabeça do aluno, permitindo-o buscar o conhecimento, de fato, e nao a aprovacao da disciplina! E se for em universidades particulares... ai é que não faz o menor sentido mesmo! Quem pagaria mais pra estudar algo "Desnecessario" para seu diploma!?
Tabata é um tesouro para o Brasil. Espero ver ela na presidência um dia, quem sabe, porque ela preza muito pela educação
Blá blá blá demais. No Brasil, os problemas sao básicos, nem precisa ir pra esse debate, só ter uma escola segura, limpa, organizada, sem bullying, professores capacitados, bem remunerados e cobrados, ensino padronizado, poucos alunos por classe...
Só faltou alunos cobrados também.
@@josimarsantana3925 Sem condição passar de ano automático
É por isso que o Brasil não vai pra frente!! Pensamento arcaico!!!! 😔
Concordo!!
Concordo, mas não é tão fácil assim, estamos trabalhando com seres humanos, sua família é mega importante no processo, suas fontes de inspiração são bons também
Já dei aula de montagem e manutenção. O problema não era nem sempre os alunos, mas a babação de ovo da administração e preocupação mais pelo pagante do que pela condição do professor em dar aula.
No capitalismo, tudo vira mercadoria, incluindo o estudo
A mercadoria tem 2 valores
Valor de uso = vc sabe olhar pra algo e saber seu valor de uso
E valor de troca = a mercadoria é feita pra ser trocada, por outra mercadoria (dinheiro, que seu valor de uso é ser como representante universal de troca de todas outras mercadorias)
Pra administração , o valor de uso vai entrar em segundo plano.....
Podem falar oq quiser dela, mas a guria é dedicada.
Para todo o professor estudar sempre é base. O professor nunca bate no peito e fala que está sempre preparado. Sábias palavras Tabata.
Passei por isso quando eu fiz um curso técnico em mineração, na época as comodidites estavam em alta. Terminei o curso e as comodidites já não estavam mais em alta. Tive que partir para outra área. Tábata infelizmente as escolas não têm a estrutura para esse tipo de ensino, inclusive a escola de tempo integral atrapalha a iniciação esportiva, pois a escola não faz aquilo que deveria fazer, e atrapalha a iniciação esportiva que quer fazer o seu trabalho.
Muito legal esse sistema.
N tem nada a ver, mas esse é um podcast q já me fez rir muito, já me fez conhecer pessoas q eu ñ fazia ideia q existiam, me ensinou muitas coisas, e é um podcast q já gerou muitas tretas e muitas coisas boas tbm. Me pergunto como é o Brasil no universo onde o Igor nunca se tornou o 3k e continuou na carreira de professor
Incrível é que os mesmos políticos que debatem tanto sobre Educação, são os mesmos que defendem lados e políticos nos quais não abordam educação política, social e financeira nas escolas, engraçado kkkkkk
Mas cara esquerda ou direita eles são livres para pensar por si só, oq seu colega pensa não é o mesmo que vc estando do msm lado, sacou?
Acho ela uma boa política por apoiar a educação, mas tem coisas que desacordo tanto dela quanto os outros, acho que o caminho para uma nação melhor não se resume a esuwerdsu, direita e sim no no coletivo, imagina que bom um presidente pegar a ideia do seu antecessor e fazer
A o presidente x falou que não deve vacinar as crianças, pega isso como exemplo, o presidente y vê se é uma ideia boa ou ruim e passa pra frente, o problema é que estamos confiando em seres humanos que não tem dó nem de um outro ser igual
Então logo eles trocam a ideia e tem falhas nisso, o presidente x fala uma loucura e o y aceita também aí foda, mas pega como base não é 100% kkkkkk espero que tenha entendido
Falando nisso, o Brasil tá
Complicado esse dias uma menina me pediu para ajudar ela em uma conta aí tudo bem, ela tava sempre usando o celular para calcular tinha vezes que eu falava o resultado certo mais ela sempre checava no iPhone dela , ela tentou fazer um cálculo que era 10×2 só que de cabeça ela olhou pra mim e disse que não sabia eu olhei pra ela com uma cara de riso, no final ela pediu ajuda a amiga dela que disse o resultado e riu dela, eu fiquei tipo como que pode pessoa de ensino médio não saber isso.
O Brasil e foda no sentido rui pelo menos em educação.
Não concordo com tudo que ela disse mas sou muito admirador dela. Parabéns.
Primeiro o aluno precisa aprender português e matemática de forma descente. Não aceito meus pais na terceira idade um com ensino fundamental e outro com médio, 50 anos fora da escola e saberem mais matemática que um formando no ensino médio.
"forma decente"
Salas lotadas, escolas com estrutura ruim, má remuneração dos professores, falta de leitura de livros, falta de participação dos pais, celular na sala de aula, alunos que não estudam em casa...
Alguns dos problemas que enfrento como professor.
Acredito que estudar um pouco de tudo te dá uma noção básica das coisas, e a partir daí, cabe a você decidir se quer seguir um caminho mais avançado. Você pode ou não usar esses conhecimentos no seu dia a dia. Por exemplo, a Física não tem aplicação na minha carreira, mas saber Língua Portuguesa e Matemática, sim. E olha que eu detestava essas matérias kkkkkkkkkkkk Sou mais fã de Educação Física e Arte.
Substituir celular por computador é algo urgente, a geração Z n consegue trabalhar pq nunca usaram computador
Como assim mano, uso computador desde antes de celular, e não vejo diferente hoje
Geração z de sabe que é a partir da década de 90 né kkkk muita gente nem tinha celular smartphone, nem existia
@@MarianaAz-s1k a partir de 2000*
@@MarianaAz-s1kde 90 são Millenials, a Geração Z vem depois dos Millenials, Y -> Millenial -> Z
@@EduCrossHands "A geração Z (abreviado gen-Z) [1](coloquialmente alcunhada em inglês de zoomers,[2][3] centennials e/ou igeneration)[4] é a definição sociológica da geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade da década de 1990 até o início da década de 2010, mais especificamente, de 1997 a 2012 (de acordo com outras fontes, de 1995 a 2010)"
Acontece que muitas pessoas não estudam e trabalham porque não conseguem e não porque não querem. Trabalha 10 horas por dia na escala 6x1 e vê se você tem disposição pra estudar.
Parecido com o taxad, um semestre de economia e já está apto a ser ministro da economia. Esta dando muito certo
Maldad é mestre em economia..
Criou a tabela FIP. Ele é mau mas é economista de fato
Tu é formado em que mesmo, vitor?
Eu já acho que ele entende de economia, está fazendo tudo ao contrário @@Japtilian
@@marceloflute em direito e voce marcel? E o que tem a ver no que eu ser formado?
@@vitorsousa9067 concordo.. pra começar com o arcabouço fiscal..
O Brasil nao esta preparado para uma politica como essa menina. Alias talvez nem o mundo.
Gosto muito da Tabata Amaral, apesar de discordar de alguns pontos de vista, seria muito bom se todos os nossos congressistas fossem iguais a ela!
Nós temos um dos melhores pedagogos que é o Paulo Freire e nunca sua metodologia foi usada para educar nosso povo. Vc não tem que cortar conhecimento do currículo, vc tem que transformar o educar em algo mais saudável para ambas as partes e que esse conteúdo esteja ligado a vida e o cotidiano da realidade daquele aluno. Essa é a metodologia do Freire.
Alguém avisa e atualiza a querida que isso já existe? Se chama especialização e cursos de atualização e ou aperfeiçoamento, e é bem simples, quem não quiser se atualizar e continuar estudando fica pra traz. Olha que legal, bem vinda ao “futuro” que já existe.
Estudei em escola pública em 2004 e, não tendo computador na época, optei por estudar pelas lan-houses.
2:57 "Tirar foto" no caso seria que dá pra fazer exame de imagem e ver alterações no cérebro quando uma pessoa tem um transtorno mental
Dahora a informação mano
Pô Tabata, esse jeitinho de falar "celulá" e "computadô" me encanta demais, haha
Aí está importância a valorização da educação básica especialmente o ensino fundamental, onde infelizmente Temos uma inadequação gigante por parte de todos os envolvidos, políticas públicas, organização, qualidade do professor, ausência dos pais, sala superlotadas, etc
O problema é uma sala de 40/50 alunos para um só professor, reduza o tamanho das turmas ou coloque ajudantes aos professores que ja arruma muita coisa
Tenho muitas coisas contra a Tabata, mas, nesse corte em específico, trouxe ideias muito boas
Eu estava fascinado com cara IA que era lançada, mas em certo momento aparecer uma propaganda de um programa com ferramentas de IA auxiliares e isso deu um estalo na mente, enjoei desse negócio de IA em tudo apenas por marketing, tudo é IA agora, mas o ser humano está cada vez mais defasado, a gente não dá conta da quantidade de informação que tem para ser aprendida e logo logo a maior parte vai ser informação gerada, tornando tudo artificial até o ponto em que seremos incapazes de aprender qualquer coisa sem ajuda dessas ferramentas
A quantidade de crianças que eu recebo na clínica Que não estão alfabetizadas e que não realizam as operações básicas é absurdamente grande, e estou falando de crianças Que vem de escolas particulares Também
Minha falecida mãe era professora de alfabetização, nos ultimos 10 anos de escola dela todo material que ela usava em sala era produzido por ela, o estado não da nada, se o professor quer inovar ele que se vire.
Incrível os comentários desse corte que não é de uma candidata que ta procurando treta na política, pq os telespectadores debatem sobre oq foi apresentado, dão sugestões
Muito interessante ver isso
Ela segue uma corrente que Brizola conduzia... Porém ela é versão 3.0
Se o prof quiser fazer algo diferente, tem q tirar do bolso. Droga, concordei com essa lindinha
Quer saber como resolver a educação em sala de aula, ensino/aprendizagem? Coloca um professor de escola pública para dar soluções, pois eles vivem a realidade e ponto final.
Cara, eu acho isso uma doideira. Nós precisamos de especialistas, saber de tudo um pouco e nao ser especialista em nada nao da certo. É justamente pq vc é especialista que vc ganha melhor. Faço eng civil e ja passei da metade do curso, estuda 5 anos e mesmo assim sai um profissional que falta muita coisa para o mercado. Desde partes burocráticas, problemas que podem acontecer, ... A faculdade nao ensina tudo, imagina se misturasse com varios outros conteudos. Pode perguntar a um medico quando ele se formou se ele se sentia preparado para fazer uma cirurgia(muitas vezes até simples). Precisamos de medicos, engenheiros, pesquisadores, etc. que são muito bons no que fazem, se não muita coisa que conhecemos nem existiria.
Oque ela diz ali não são coisas dentro da faculdade, acho que é algo mais complementar, igual vc falou faz sentido só que se a sua faculdade tivesse uma matéria sobre leis de eg civil vc não se sentiria melhor em aprender ela, ou colocar talvez ela no próprio curso, faculdade é para te ensinar a parte técnica a experiência faz o profissional
Só que eng civil trabalha com pessoas, tanto em ser humano quanto pedreiro, talvez vc se interessa em astrologia, vc não pode fazer pq fica refém a fazer coisas na sua área, acho que ela quis dizer para todo mundo saber um pouco mais sobre oq gosta e não ficar a A mercê da sua profissão
Só que existe esse lado de vc precisar de mais matérias possíveis para se tornar bom na sua profissão, só que acho que dá para conciliar os dois, oq acha?
Basicamente a gente vai se tornar um eterno estagiário.
Lógico que os jovens tem ansiedade, um país que não dá nem o básico pro ser humano viver, hoje você tem que se matar de estudar para ter a sorte de uma empresa te contratar e que talvez você tenha um burnout para empresa te demitir falando que você não está rendendo. Para mim saúde mental e educação é o principal problema dos jovens.
Sou professor substituído em colégio estadual, e digo os professores tão pouco se lixando se os alunos aprendem ou não, o salário final do mês tá caindo! Vejo isso na prática todo dia!
O Brasil precisa adotar o modelo de educação Alemão onde se separa o ensino técnico do ensino científico e superior. Nem todo mundo nasceu para ser bacharel ou licenciado. Hoje o brasil carece de pessoas bem formadas na area técnica. Muita gente precisa trabalhar deade cedo para melhorar a própria vida e o ensino técnico é o melhor caminho para inserir o jovem no mercado de trabalho. Sem contar que o país carece de eletricistas, mecânicos, carpinteiros, encanadores e tecnicos das mais vareadas áreas. Isso traria pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.
ué, mas o ensino técnico, tecnólogo e bacharel já é separado, não entendi.
A Alemanha já está repensando esse tipo de organização na educação, sendo gentil você está 1800 criatura
@@gabrielniimi6476mas só 10% das vagas são de nível técnico. Enquanto tá sobrando engenheiro Uber
Já existe essa separação, o problama é que sucatearam as faculdades, todo mundo entrou na cabeça com discurso que sem facul não arruma emprego e tals, porque em países de primeiro mundo tem muito disso, muitas portas só se abrem com facul, aí o pessoal seguiu essa mesma lógica aqui sem nem pensar se é o certo. Para TRABALHAR é como você disse, técnico! Faculdade é gestão, ser líder e etc, ou então numa área mais pensada em desenvolvimento, ou seja, criar algo mesmo que seja útil e não "por a mão na massa"
Na prática não é bem do jeito que ela fala. Vc faz um experimento com o aluno, realmente ele fica encantado. Mas na hora de aprofundar e entender na teoria o pq aquele fenômeno acontece o aluno se desinteressa. Precisamos do lúdico e do concreto? É claro que precisamos. Mas tb precisamos do pensamento abstrato. Aprender com joguinhos, dar material para o professor desenvolver a aula ... isso já está acontecendo. E aluno não aguenta mais fazer plataforma, Matific, detestam Alura, não querem aprender programação... ou seja, são todos um bando de palpiteiro que nunca pisaram em uma sala de aula.
O problema está no alto investimento na educação "superior" e o relapso em relação à educação básica.
Real, mesmo eu usando tipo, 20 minutos o celular por dia, simplesmente o jeito que a escola apresenta o conteudo, nao me fez ter o minimo de vontade de estudar, oque me motivou a tirar nota alta foi o professor ser gente boa, ainda mais que eu acho meio sem necessidade ter muitos dos assuntos passados e a justificativa dos professores serem "E pra passar no enem, ou fzr qualquer outra prova de emprego", eu sou programadora e juro que nao usei metade das coisas que tentaram me ensinar(Obs:Nao tem acento em nada aqui por causa que meu teclado E americano)
Desculpa de vagabundo que nao quer estudar.
Como se falar fosse fácil, a realidade é totalmente diferente, Tabata
Mais educação, menos esquerdista ☝🏻🤓
Concordo contigo bruno
Quem detesta a educacao é a direita cara, errou a direção. Eles querem os filhos das pessoas sendo educados por pastores evangélicos....rs.
Que engraçado, ela é contra bolsas de estudos, ate debateu com a marina falando que é rui dar bolsas para alunos da rede publica para estudar na particular, mas ela estudou a vida toda dessa forma, com bolsa.
Isso vale para algumas áreas. Mas será que vale para todas? Medicina, enfermagem e outras..... Esses cursos ainda vão requisitar por muito tempo uma formação completa e que leva tempo.
Sim... Um dos principais problemas da Educação hoje são os "pais".. e o que vem de casa...
Seria interessante nas escolas públicas se colocassem só alunos que estão realmente interessados em estudar e aprender com a matéria. Aliviaria demais pros professores, separar quem quer de quem não quer...
Mds isso só iria piorar ainda mais a situação, pensa melhor sobre oque você acabou de dizer
@@sabbaghfred Entendo sua parte. Mas em qual sentido você acha que pioraria?
Essa idea seria mais aplicada provavelmente no ens fund, ens médio já seria difícil de acontecer, pela idade e maturidade...
@@gatoinocente3451 faria com que aquela grande maioria que está tendendo a ter menos interesse a ter interesse nulo, seriam segregados no começo por causa de nota e nunca mudariam
@@gatoinocente3451 é só colocar os melhores alunos na sala dos melhores alunos
Isso que vc falou não faz sentido, so deixaria a sociedade mais burra e mentirosa pq esses que não querem iam dar um jeito de entrar, isso não tem logica
Os problemas sociais da sociedade acabam desembocando dentro das escolas. Podem diminuir os alunos por turma, pagar o melhor salário do mundo para os professores que não vai mudar nada. É necessário entender os problemas reais dos alunos para a partir daí tentar resolver/amenizar os problemas. Alunos que sofrem abusos, pais drogados, envolvidos com crime, alunos que moram com tior ou avós pq o pai abandonou e a mãe está presa ou se prostitui. Ou seja, problemas infinitos. SE NÃO MUDAR AS LEIS, SE NÃO DAR SUPORTE PARA O CONSELHO TUTELAR E MINISTÉRIO PÚBLICO AGIR, SE NÃO HOUVER PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS NAS ESCOLAS E ACOMPANHAMENTO SOCIAL DE VERDADE, NADA IRÁ MUDAR.
Po, sem desmerecer, mas fazer um semestre de 1 misera matéria de uma área do conhecimento diferente da que tu estuda não te torna apto a exercer uma profissão kkkkkkk, no máximo vai te ajudar a ganhar algum conhecimento que tu pode jogar numa roda de amigos só pra conversar. O que pode acontecer é tu descobrir que tu gosta dessa uma área, mas ai vai ter que mudar teu curso de qualquer forma caso opte para ir pra ela
Sou professor e percebo que a educação parou no tempo. 100 anos fazendo a mesma coisa, e se voce tentar fazer algo diferente ainda estara incomodando alguém. Hoje fica difícil ate fazer o aluno acreditar que vale a pena realmente estudar, ao menos nao nesse modelo
Aprender a aprender.
A base fundamental nunca vai perder a importância. O diploma fundamental nunca vai deixar de ser importante: médico sem diploma e base de biologia, química além de todas as outras áreas? Engenheiro sem saber cálculo e base para toda a parte técnica? O fato de estudar a vida toda não anula a importância de um diploma.
O Igor não foi professor, foi instrutor de curso livre. A realidade de professor é muito diferente, apesar do ensino de idiomas de escolas regulares ser péssimo e, no caso da Cultura Inglesa (Onde o Igor trabalhou) muitíssimo melhor. A Tapada nem merece comentário, mas é um bom exemplo do tipo de gente que estamos formando. O Stallone traficante comentou de modo muito melhor do que esses dois a verdadeira utilidade do ensino superior. Basicamente, não é pra aprender algo de útil, isso é secundário. O principal é o efeito funil, ele necessariamente não pode garantir o melhor para todos. Isso é uma maluquice que só pessoas de fora da realidade ou demagogos irão propor.
Stallone o quê amigo, só pra eu pesquisar?
@@MathiasAraujo-qz5ud King of Tulsa college. Pesquisa aì, coloquei o link mas apaga em seguida.
0:30 a Tabatá consegue puxar ranço de qualquer professor.
No Brasil faltam especialistas em várias áreas, tendo inclusive que buscar no exterior e aparece esta moça dizendo que tem que se estudar de tudo...rs....pqp.
É uma junção de erros... O Governo Federal só "investe" em Ensino Superior e Médio, a população acha lindo, e a Educação Básica segue na merda, sem investimento de ninguém (isso eu falo independente de político A ou B). Universidades devem sim receber muito investimento, mas enquanto o Governo Federal não direcionar DIRETAMENTE, e não através de Estados e Municípios (pq aí some 90% da verba), o investimento para Educação Básica, iremos continuar nesse limbo... Tem gente que chega na faculdade, querendo fazer um curso de exatas, sem saber sequer saber uma potenciação, um logaritmo... Isso é coisa de 8° ano. O nosso Ensino Superior é o menor dos problemas perto da nossa Educação de Base.
A única candidata que tem noção de realidade, mas infelizmente não vai ganhar por que querem um influenciador como governante, não alguém inteligente
Que conversa boa!
O problema é que pessoas como ela não tem por parte da população o reconhecimento de que não é mais do mesmo. E não consegue ter uma ajuda para pelo menos tentar a mudança. Vamos votar e tentar algo novo. Pessoas novas, políticos novos. Hoje venho aqui sem entender a disputa politica que foi o primeiro turno de SP. Não tem logica realmente não tem logica. Assim como o Freixo não ganhar aqui no RJ. Não vejo esperança para pessoas como ela que tem o sonho o desejo o projeto para mudar. Por que a nossa população não da uma chance a eles. Não entendo!!
Há muitos fatores que atrapalham a educação brasileira, mas a principal é falta de disciplina em qualquer aspecto da vida do brasileiro, nosso povo não sabe obedecer, apenas questionar (mas geralmente esses questionamentos são burros, porque na verdade a pessoa não quer cumprir algo).
E brasileiro também ignora conhecimento, oh povo para ter urticária de aprendizado como o nosso.
Pela primeira vez eu consigo concordar com 10 minutos de fala da Tabata Amaral.
A educação falha quando o aluno sai da escola sem saber gerir o próprio dinheiro, sem saber se o que o político ta falando sobre a economia do país faz o MÍNIMO sentido ou se ele tá os enganando; e quando ele não tem filosofia de vida, até pq a palavra filosofia aqui é automáticamente relacionado a algo chato, e de fato é, os professores só sabem falar de marx e contar a história de alguns outros superficialmente sem nem conseguir passar a idéia do que é estudar essa matéria que depois de sair da escola eu passei a me interessar mais.
A educação Brasileira serve pra te tranformar em um nada, um inútil, em que momento eles pensaram que aprender matérias além das essenciais que na minha opinião são português, matemática, educação física (e podia estar aqui filosofia mas n da certo por causa do viés dos professores) seria uma boa idéia juntar com mitocôndrias, iluminismo, eletroquímica, eletrostática e por ai vai ? Ta maluco, o cara sai sem saber de nada de nenhuma dessas matérias, é mais fácil criar uma "aula" de conhecimentos gerais com dinamismo entre os alunos, que envolveriam assuntos não críticos mas úteis de se saber no mundo real sem grande profundidade pra n os sobrecarregar, com variações ao longo dos bimestres, tipo sei lá, conhecimento gerais-corpo humano(imunidade etc.), conhecimentos-gerais desigualdade no Brasil (êxodo rural, seca do nordeste, "preservação anti desenvolvimento", concentração de capital, impostos) ou então deixar essas coisas nas paredes das escolas e ir mudando para estimular os alunos a lerem. Só pra deixar claro, isso é uma coisa que PRA MIM e COMIGO funcionariam bem demais, e se os pais não conseguem criar os filho para não serem npcs a culpa é deles.
A visão é interessante, mas veja que mesmo após estudar áreas distintas e concentrações diversas, ao fim foi expedido um diploma para certificar o conhecimento. Então não é que seja 5 anos estudando a mesma coisa, nenhuma faculdade é assim, toda área tem concentração, mas de fato há no discurso dela uma pluralidade de competências ao longo da jornada acadêmica, o que é ótimo. Mas como professor universitário eu vejo na prática os alunos achando bobagem estudar ciências políticas, antropologia, filosofia… em graduação eu preciso criar uma série de exemplos e métodos para que alguns preceitos filosóficos (os motivos) para que possamos compreender o que é cada instituto jurídico hoje.
Falou bonito até falar de khan academy, pouco conhecimento sobre a realidade prática da plataforma, como professor é ridiculo ver alguém defendendo isso, TIRA OS 40 ALUNOS DE CADA SALA E PÕE NO MÁXIMO 20/25, ISSO SIM FAZ A DIFERENÇA
O atual desgoverno está destruindo a educação de SP.
@@CMomberg94mas sou de Pernambuco e aqui tbm é uma merda, oq o governador de sp tam a ver com isso?
@@betojunior6988 o que ele tem a ver com Pernambuco, imagino e esperamos que nada né?! Mas com a educação de SP a cada dia que passa ele esta destruindo mais.
Podemos começar por milhares de salas de aula fechadas em todo o estado, que por consequência são milhares de professores desempregado, salas de aulas extremamente super lotadas, professores sobrecarregados a ponto de ficar doente, entre outros fatores. E não preciso nem dizer que isso cai muito o rendimento da aprendizagem do estudante né?!
Também com um monte de plataformas digitais, que só servem de propaganda pro governo, pois quem está na educação, sabe que isso esta mais prejudicando do que ajudando. (Obs: uma das plataformas foi pago mais de 45 milhões por 18 meses. Outra plataforma, se quer passou por licitação)
A não podemos esquecer dos milhares de "computadores e tablets" que o estado mando aos alunos, aparelhos de qualidade no mínimo duvidosa. (Que não podemos esquecer que o secretário da educação possui ligação majoritária com a empresa que desenvolve os aparelhos.)
Também válido falar de diretores que são ameaçados de perder o cargo por que o aluno quer ir a escola, como se a culpa fosse deles. Com isso, há boatos de escola que estão forjando presença pra alunos que faltam.
E nitidamente por consequência vemos um discurso pronto e claramente enganoso, de que as frequência na escola aumentaram, que possuímos alunos com acesso à programação etc...
@@betojunior6988 eu te respondi, mas meu comentário não está aqui :( 😞. Mas de qualquer forma estou a disposição pra conversarmos sobre educação, seria muito bom aprender sobre a realidade do seu estado.
Eu nao sou da area da educação... o que eh a Khan Academy?
O que ela diz é verdade. Eu nunca paro de estudar ainda mais estando na guerra cibernética.
Difícil acreditar que uma pessoa que estudou tanto seja de esquerda, isso mostra que quantidade de anos de estudo não é sinônimo de inteligência 🤷♂️
Disse o "ateu libertário"
Melhor que TODOS os ep do podpa KKKKKK
Só faltou falar que muitos alunos não querem aprender
Lógico, tem que ficar lá assistindo aulas entediantes de matérias muitas vezes inúteis e que não despertam o interesse. Se eu pudesse não teriam feito muitas disciplinas tipo Filosofia, Sociologia, Literatura, Artes etc, e no lugar estudaria muito mais ciências da natureza e exatas
Deve ser complicado ser uma pessoa que estudou a vida toda,e conviver com indivíduos que resumem tudo com religião
Olha tem profissão que nunca vai acabar.
Outras podem diminuir o numero de funcionários.
Sou artesão em móveis não existe maquina pra isso.
Estudar hj em dia não significa ganhar bem. E estudar inteligencia artificial ou como trabalhar na internet até como editar videos etc. Nao tem faculdade é tudo curso.
Pintor, eletricista, mecânico, encanador etc nao precisam de inteligência artificial. Pode surgir algo oara eles usarem oara facilitar o trabalho mas a mão de obra humana, nunca vai acabar
As crianças não usam o celular pq o celular distrai elas, as crianças usam celular por terem aulas horríveis, completamente desinteressantes, e de um monte de coisa que não adiciona em nada na vida deles. Precisamos de aulas melhores e menos tempo perdido com um monte de matéria inútil, 90% das pessoas nunca vai usar matemática além do básico e sempre tem a mentira de que os alunos estão sendo preparados, não estão.
Temos uma escola do século 18 para alunos do século 21, pode colocar quanto tempo e matérias você quiser, as crianças e adolescentes NÃO vão aprender nada, sabe pq? Pq não querem, e não vão querer, pq mesmo sendo jovens já perceberam que estão perdendo tempo e é muito melhor ficar no celular ou conversar com os colegas.
Ai vc ve o título do corte, e ele vai falar sobre isso só no final, e ainda cortam no meio da fala
Ela fez dois semestres de Economia, já pode ser Ministra da Fazenda..
Isso que ela disse e falou que era radical é a realidade na verdade, só isso, ainda mais quem é de TI, medicina que seja, algo que é possível e provavelmente é atualizado uma coisa ou outra sempre, você tem que correr atrás de estudar o novo, se n tu fica para trás, não é uma corrida mas ninguém quer ficar com coisa velha né
O ser humano é polimata, aprende várias coisas ao longo da vida, os rotulos matam a sociedade, você tem quer ser de uma area e será rotulado como sendo dela, a gente que ser medico, jogador de futebol, psicologo e esquecemos de ser humano e simplesmente entender que fazemos e aprendemos. Cometario da Tabata realista. Agora, comparar transtornos mentais com cancer é forçar a barra porque psicologia é interpretação, não tem um nodulo lá para provar... As doenças mentais podem ser a consequência das crenças sociais. Do mesmo jeito que uma pessoa acredita estar incorporada por um demonio ela pode incoporar que é um erro ou um fracasso. A nossa sociedade nos ensinou validar nossas ações de acordo com consensos e com autoridades, não validamos a realidade por ela mesmo... acreditamos que para provar que alguém faz algo é necessário um titulo e isso dai causa depressão obviamente, Pois, quem não tiver o titulo vai se achar menos. Sendo que todos somos humanos, mas a sociedade odeia tanto a realidade quanto os humanos e querem ser algo além disso: morais, cientistas, cristãos e etc. Os rotulos são perfeitos para foder a psique humana.
Será que é porque o professor é mal remunerado pra caralho e precisa trabalhar em 15 turmas por semana pra sobreviver, tornando inviável produzir aulas mais interessantes? O mundo do conto de fadas da Batata chega a ser engraçado.