Prof. foi uma excelente aula de história que me fez lembrar um período da minha vida em que eu era oficial da Polícia Militar da Bahia e quando eu estava de oficial de dia no quartel do Comando Geral eu ficava a noite toda na biblioteca da PM lendo as partes de dia nos velhos livros de Dia durante a Guerra do Paraguai... era muito interessante ler em primeira mão o lançamento no livro dos acontecimentos de cada dia. O oficial, normalmente um capitão lançava inicialmente o nome dos mortos e feridos no dia e descrevia as ocorrências, principalmente as batalhas, informando elogios aos combatentes destacados ou mesmo o nome dos punidos por atos de covardia ou insubordinação. Também informavam os nomes dos paraguaios capturados e seus destinos, pois muitos deles ficaram presos no Brasil, sendo que muitos prisioneiros vieram para a Bahia onde ficavam nos quartéis de polícia normalmente soltos (para onde fugiriam?)e fazendo pequenos serviços de quartel. Dos 700 policiais militares que embarcaram em um vapor para a guerra e se juntaram aos demais combatentes para formar o 10. Corpo de VP e depois de praticamente exterminados formarem o 41 Corpo de VP, somente 77 voltaram vivos e desfilaram na área do Comércio de Salvador...O então comandante do Cirpo de Polícia foi destacado para o Comando do 10 VP e pedeu uma das mãos em um combate com espadas... sua irmã resolveu acompanha-lo na guerra e fundou hospitais de sangue (como os hospitais de campanha eram chamados) e coordenou a formação do serviço médico do exército e hoje da nome a um grande hospital de Salvador, o Ana Nery...
Eu fui um que tive que ouvir a lorota na escola de que o Reino Unido financiou o conflito, pois estava preocupado com a "potência" industrial que tinha se tornado o Paraguai e com a concorrência no mercado exterior. A real é que o Reino Unido até hoje não sabe o que é Paraguai...
@@lucasmedina864concordo, mas ela podia ter simplificado e dito: “nem quem ganhar será o vencedor”, o clássico “numa guerra não há vencedores”, ou algo nessa linha
Doratiotto foi o autor que sepultou, para sempre, todos os mitos criados sobre a Guerra do Paraguai contrários ao Brasil. Em suma: o Brasil foi invadido e sua população fronteiriça assassinada. O Brasil reagiu e venceu a guerra, COM EXCESSOS DOS DOIS LADOS. Parabéns pelo vídeo.
Sepultou mais ou menos. Embora de grande contribuição, o professor traz uma narrativa de Napoleão dos trópicos a Lopes que não é utilizada há tempos. A sua questão particular de tirar a Inglaterra do conflito desconsiderando que não havia nenhum conflito no mundo sem a presença britânica também já é ultrapassada em debates recentes
@@raphaelaugusto8256A presença britânica na guerra do Paraguai foi de ajuda monetária ao Brasil através de empréstimos e só, o Paraguai era um país agrário e atrasado, o que a potência britânica tinha que temer?
Para quem mora aqui ou pretende visitar o Rio de Janeiro, recomendo ir ao Museu da Marinha! Muita coisa interessante e com uma sala dedicada à Guerra do Paraguai. Mais um vídeo melzinho na chupeta de entender, Vogel Tintim e Marco Capitão Haddock.
Como estudioso da Guerra do Paraguai, estava muito ansioso por este episódio ao qual superou minhas expectativas. Parabéns ao Vogalizando a História pela imparcialidade, bibliografia e detalhes apresentados, é nítido que estudaram muito para montar este episódio. "Sei que morro, mas o meu sangue e o de meus companheiros servirá de protesto solene contra a invasão do solo de minha pátria".
Também estou sempre em Asunción, cidade que adoro, mas o problema que vejo na versão Paraguaya é que o país considera "Mariscal Lopez" (Solano, o inconsequente) como herói... se ele tivesse invadido o Brasil e a Argentina somente até os locais que "seriam" do Paraguay, provavelmente nada aconteceria a não ser o país ter até hoje um território maior e com mais 3 rios importantes. Nesse caso ele seria sim um grande herói!! Mas infelizmente o fato é que ele foi ganancioso, inconsequente e extremamente covarde.
Eu passei um mês na capital do Paraguay recentemente, e onde eu fiquei é defendida essa história do interesse inglês na guerra, q o Brasil se sentia ameaçado pelo desenvolvimento do Paraguay, e foi formada a tríplice aliança para frear esse desenvolvimento do Paraguay... Tem até um museu com os "heróis de guerra". As pessoas desse local onde fiquei, quando contavam essa história, sempre se colocavam como vítimas da tríplice aliança... Da pra ver q o nacionalismo da época fez com que certas partes da história fossem distorcidas, e permanecem assim até hj. Muito obrigado por disponibilizar esse vídeo explicando melhor tudo isso professor.
Algumas frases que marcaram a Guerra do Paraguai: "O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever!"Sustentar o fogo, que a vitória é nossa!" Frases do Almirante Barroso, faladas através de bandeiras navais, durante a Batalha do Riachuelo. "Eles que venham. Por aqui não passarão." Marechal Emílio Mallet, líder da artilharia Brasileira durante a Batalha de Tuiti, futuro patrono da artilharia, foi líder do que ficou conhecido como, "artilharia de revólver" devido a rapidez de fogo. Também vale citar General Sampaio, que morreu durante a Batalha do Tuiti após ser ferido três vezes por estilhaços de granadas é um herói brasileiro, nascido no Ceará.
Nos foi contado nas escolas pais à fora, que nossa história é uma mancha de vergonha no passado. Que nossa história é de roubo e escravidão. Que nossa história produziu "falsos" heróis... Mas não é bem assim. Temos sim um passado conturbado, tal qual muito outros países. Mas isso não diminui a grandeza da nossa gente. Nem apaga aqueles que, no seu tempo, e ao seu modo, se destacaram. Nossa pátria é grande em tudo, e amá-la é privilégio inegociável. Parabéns pelo ótimo trabalho, estamos aqui. Estamos sempre aqui 👍
temos um passado conturbado ...mas temos nossa historia que nos da a superioridade latina e temos nossos herois que lutaram por isso...esse costume de sujar a historia surge com os republicanos tentando denegrir tudo que foi antes deles principalmente no imperio... e ai começa esse jogo sujo de um lado sujar a propria historia apenas para dizer que o outro lado e ruim sendo que nenhum desses dois lados existia quando ocorreu os fatos
Valeu pelo aula. Como ex professor de historia do ensino medio, meu muito obrigado. É isso mesmo que vc falou. Só acrescentando que a nossa divida externa aumentou muito por causa dos emprestimos feitos juntos aos Bancos ingleses para financiar o custo da guerra.
Eu aprendi MUITA coisa errada sobre esta guerra na escola. Obrigado Vogalizando por todo o trabalho de pesquisa para nos passar tão bem este importante momento da história do nosso continente!
Caraca velho, baita história! Desde criança eu descobri que amo a história, eu presto muita atenção na narrativa pois é cativante, minha família me julgou muito quando tinha entre 13 e 20 anos pois eu não terminei o ensino médio, então acreditavam que eu não poderia saber de história nem de assuntos internacionais, mas cada vez que eu falava e eles verificaram a informação pela internet era assim como eu dizia, eu não tenho estudo nenhum em papel para mostrar mas tenho uma cabeça que guarda muito bem informação, eu amo a história e assisto montão de vídeos por dia , sobre todo tipo de história antiga ! Eles ficam impressionados com a minha compreensão da história. Muito obrigado vogal por ser meu professor preferido no UA-cam! Abraço desde Florianópolis meu amigo.
Florianópolis, SC ? Estudar, na escola, é preciso. Vc está com uma versão sobre um determinado fato histórico. Ficará surpreso, caso estude a História como Ciência.
@professordehistoria1096 um dos meus sonhos pessoais é ser graduado em história em alguma universidade, não para trabalhar disso mas para mim mesmo, não preciso lucrar pois já possuo certo patrimônio
11:27 Legal saber quem foi Marcílio Dias. Eu já vi algumas ruas com esse nome , mas eu nem fazia idéia de quem fosse, provavelmente estas foram nomeadas em homenagem a ele.
@@gilbertodelimaesilvafilho2298 Covardia por parte de Solano López, que iniciou uma guerra que não tinha como vencer e no final usou mulheres, crianças e idosos como escudos humanos.
@@ottolima507 te cuento que nadie puso niños a pelear ellos deciden pelear asta morir porque los que se entregaron fueron decapitado o llevados como esclavos
Que canal sensacional, muito interessante saber da história, tenho 35 anos e só fui descobrir como realmente foi a história da guerra do paraguai após ler sobre ela em livros revistos. Realmente na escola aprendemos que o paraguai era a suécia das américas. Engraçado ver isso histórias romanas e gregas de 2 mil anos atrás tem uma certeza e um acerto gigantesco, eram muito mais cultos e preocupados em registrar com exatidão seus feitos. E nós nas américas 200 anos atrás ainda estamos descobrindo sobre nossos conflitos
Aqui, no atual Mato Grosso do Sul, na cidade de Corumbá, quando os paraguaios chegaram, dezembro de 1865 - momento em que nossos militares tinham fugido da cidade - os civis que eles encontraram foram levados ao Paraguai, como escravos; os que se esconderam e foram encontrados, foram mortos à baioneta. Ainda há certo ressentimento em Corumbá por causa desse ato paraguaio, mas aprendemos a conviver uns com os outros e, creio, brasileiros e paraguaios se veem como irmãos nos dias atuais. Ótimo vídeo.
Do Paraguay e seu povo não há sinal de ressentimento algum. E eles reverenciam seus heróis. Há centenas de ruas, bairros, escolas com os nomes...e tbm feriados que lembram as batalhas. Mas as pessoas não tem ressentimentos.
Aos que têm crianças em casa, que assistem Galinha Pintadinha ou gostam de músicas folclóricas... "Eu fui no tororó beber água e não achei. Achei bela morena que no tororó deixei". Música que faz referência à batalha de Itororó. "Eu fui lá no Tororó Beber agua e não achei, Ver Moreno e Caballero Já fui, já vi, já cheguei" Não encontrou água para beber no Itororó, porque estava repleta de sangue. Lá deixou Moreno (morto). Nossa história é realmente incrível.
Quando eu aprendi sobre a guerra do Paraguai, meu professor disse que o Brasil era culpado e só matava crianças. Mas ele não tinha dito que o ditador tinha usado crianças em seu exército, sobre o sequestro do navio e etc...
A União soviética matou as crianças que Hitler colocou no exército da Alemanha pra defender Berlim, mas disso seu professor não falou sobre a segunda guerra não é?
@@hiltonnonato2533 Nem sempre. A história está sendo escrita todos os dias, incluindo agora mesmo. Pesquisas geram novas descobertas todos os dias, e com isso ideias já consolidadas são substituídas por um novo conhecimento. Na época do professor dele, com certeza era essa a informação disponível. Hoje, nos aproximamos ainda mais da verdade e temos esse vídeo.
Interessante como nessa época já havia um interesse muito maior em equipar as forças nacionais, internas, do que o próprio exército! Fica a dica e o alerta sobre os interesses de um certo Fofo bem ali 🤫🤫🤫🤫
Vogel muito interessante sua opinião sobre o revisionismo da história, hoje passamos por um período de polarização que não contribui em nada com o entendimento das origens e consequências dos fatos históricos. Parabéns.
O livros do Francisco Doratioto é fruto de uma pesquisa profunda e muito séria desse grande historiador! Essa obra precisava ser lida e debatida com seriedade num grande Congresso entre pesquisadores dos 4 países envolvidos, para que juntos pudessem reapresentar essa triste passagem inclusive com a revisão oficial de alguns "heróis" nacionais.
A história da guerra do Paraguai é um ótimo exemplo do potencial humano para se tornar um monstro, as atrocidades cometidas nessa guerra me deixam mal só de imaginar!
Cara, eu ia começar o comentário falando justamente isso da Inglaterra e da potência que seria o Paraguai. Na 4 série, eu fiquei impressionado por isso e estudei muito. Contava essa história até hoje, que o Paraguai seria outro país e Um potência industrial. Obrigado pelo vídeo.
Faz quase 3 semanas que estou consumindo tudo que o Vogalizando tem produzido! Agora vou de membro do canal porque é muito bom! Parabéns por tratar a história com o respeito que ela merece!
Claro que o Brasil cometeu excessos, infelizmente, isso acontece em todas as guerras e por isso devemos evitá-las. Porém, o cara era tão louco e megalomaníaco que representava risco futuro para a paz da América do Sul. Deixar Napoleão vivo causou outra guerra.
Eu decidi entrevistar todas as nacionalidades do mundo em meu canal/podcast. O que o paraguaio falou sobre a guerra foi impressionante 😲 ainda tenho poucos inscritos, mas o formato está ficando massa
O Canal Terra Média, que trata da história dos povos indígenas fez um vídeo muito bom sobre os Guaicurus, uma das poucas tribos sul-americanas que usavam cavalos em batalhas e que lutaram ao lado do Brasil na Guerra do Paraguai. Eles eram exímios cavaleiros e nunca foram dominados pelos brancos.
Pois é. Já fui professor de historia, e gostei bastante desta matéria. Solange Lopez, foi muito DESINTELIGENTE, pois, abriu mão de todo o conforto , as boas comidas e as boas bebidas, que ele, gostava, para morrer em um pantanal,um lamaçal quase sozinho. MORRO COM MINHA PÁTRIA, foram suas ultimas palavras.
Moro aqui na região onde foi invadido pelo Paraguai, aqui perto da fronteira no MS, já fui para Assunção lá tem bastante rua e lembranças do Solano. Um conhecido meu que fez medicina falou que o professor dele perguntou de onde vinha e qdo disse que era daqui ele falou: vc sabe que o MS era para ser nosso território né? Tipo, muitos ainda acham que estavam certos em tomar a força o nosso território. Realmente guerra sempre é errado, mtos que não a querem acabam sofrendo ou morrendo, mas óbvio que tenho orgulho de nossos soldados que defenderam nossa patria e nossa população. Teve coisas brutais aqui nas cidades proximas a minha, não tinhamos opção a não ser revidar e eliminar Solano.
Acho interessante que o início dessa história é a presença das repúblicas nos demais países da américa do sul. Talvez isso possa ser um tema de vocês do futuro. Obrigado pelo canal e o ótimo conteúdo.
Finalmente uma visão moderna do conflito, sem jogar mal para o Brasil. Somos o único país a vencer uma guerra JUSTA e na escola vir com lorota de que Paraguai era uma saudita e o ditador sanguinário Solano Lopez um herói. Parabéns!!!! Mil likes
Tenho um amigo que a família dele possui um diário relatando a passagem de dois parentes dele nessa guerra, tem algumas fotos dessa guerra e contando como agiam alguns soldados
Рік тому+2
Seria bom se eles digitalizassem e disponibilizassem esse conteúdo, a importância histórica é muito grande pra ficar restrito.
Adorei o vídeo. Estudei esse período da história no início dos anos 1990 e foi dessa maneira que ela nos foi ensinada. Penso comigo que o advento da Internet na virada do milênio contribuiu com o acesso a informação, sem dúvidas, mas também trouxe muita desinformação. Logicamente a revisão histórica é importante para confirmação de fatos e correção de erros, todavia é bastante comum a gente ver versões da história surgindo para atender interesses políticos e ideológicos, por isso a máxima de sempre procurar mais de uma fonte é tão importante. No mais, obrigado pelo conteúdo.
Muito bom o vídeo. Pra quem quiser mais detalhes, indico o Nem heróis, nem vilões, de Moacyr Assunção, um retrato sem militância do conflito. As teses muito difundidas de autores socialistas como Chiavenato, em Genocídio Americano, visavam tão somente desmoralizar as forças armadas na época da ditadura militar. Sempre é bom analisar as informações dos dois lados. Ah sim, faltou mencionar que o Brasil e a Argentina ficaram com uma parte considerável do território paraguaio da época.
Agora eu sei a referencia por tras do nome da rua da minha primeira casa: MARCÍLIO DIAS, o valente. Voguel devias dar um olho nos nomes das ruas dos bairros do Marco e Pedreira aqui de Belém-Pa, um monte de referência a Guerra do Paraguai. =)
Lembro de um vídeo de um Argentino explicando didaticamente a "guerra da tríplice aliança" e os livros de história do Brasil são tão calminhos comparados aos deles...
@@cockpitdoxand Geração e geração! Aprendi muito com o Eduardo e acredito que posso aprender mais... O vocalizando a mesma coisa, acredito que quanto mais informações e atenção para visões mais pensamentos e visão vc vai ter
Parabéns, pouquíssimos canais chegam perto da real história da guerra de la tríplice aliança. Sou filho de imigrantes gaúchos, nascido no paraguai e digamos que 90% do vídeo é basicamente o que ensinan na escola aqui. So a parte da influência inglesa na guerra foi novidade 😂, aqui nunca ninguém viu nem ouviu-se fala disso 😅😂
Meus parabéns por mais um vídeo foda, esses mais longos são os melhores e nesses pequenos eu indico um tema: holocausto brasileiro, já que não é uma história muito difundida ainda, sucesso 😁
Vídeo excelente e esclarecedor. Quando adolescente li o livro de Júlio Chiavenato e alguns anos depois percebi o quanto fui ludibriado por esse autor. Obrigado por colocar os "pontos nos is" e por sugerir outra obra sobre o tema. Valeu!
Vale dizer que para escrever seu livro, Chiavenato fez pesquisas apenas em cidades paraguaias,mas somente naquelas pequenas onde o EB passou em perseguição à Solano e que foram totalmente destruidas
Estou chegando agora no canal e assistindo aos poucos os vídeos. Gostei muito, mas senti falta de falar sobre a retirada da Laguna e da participação dos indígenas, principalmente dos Guaicurus e suas habilidades com os cavalos. Obrigada por tirar tantas dúvidas, porque também havia aprendido na escola sobre a Inglaterra estar envolvida hehe
Vogel, na minha época de colégio, além de ter aprendido sobre a guerra como um interesse dos Ingleses, também aprendi que o Caxias também cometeu atrocidades em termos de guerra biológica. Roupas com cólera eram distribuídas para a população paraguaia, mas você não falou sobre isso no vídeo, essa informação já foi revisada também?
Sou militar e já conhecia muitos pontos desse vídeo, e sempre senti um misto de orgulho pelo Brasil e tristeza pelo que foi feito aos paraguaios. Duque de Caxias foi gigante ao se retirar da guerra com o Paraguai vencido, e o Conde d'Eu um sanguinário. ¡Saludos a los amigos del Paraguay!
@@Senna258 não me expressei bem e usei um termo que não condiz com o que penso que ocorreu. O mais adequado seria sanguinário, e não genocida. Inclusive vou mudar no comentário original.
@@Senna258 procuraria uma posição coberta e abrigada para não ser atingido. Um inimigo com idosos e crianças não tem a mínima condição de avançar contra as nossas posições.
Excelente conhecer sobre essa atualização historiográfica que houve sobre a Guerra do Paraguai! Havia aprendido mais ou menos como se o Paraguai do século XIX fosse a Suíça!
Difícil entender como esse canal, um dos melhores canais do UA-cam, ainda não tem nem 150 mil inscritos. Canais bem menos expressivos, sem conteúdo algum, sem informação, sem conhecimento, sem um cara maneiro apresentando, conseguem agregar mais participantes. Que falta faz o estudo às pessoas
É verdade amigo é digo o mesmo do meu canal, tô trazendo um conteúdo bem diferente (entrevistando todas as nacionalidades), mas ainda tenho poucos inscritos. Mas tenho perseverança e vou continuar produzindo
Uma sugestão de vídeo: A diferença entre a igreja católica apostólica romana e a católica ortodoxa, como houve essa separação etc.
Tem os coptas também
Chique
Tem a igreja etíope também. Acho que foi a primeira oficialmente cristã.
*\0/*(・∀・)(・∀・)
nhaaa
Prof. foi uma excelente aula de história que me fez lembrar um período da minha vida em que eu era oficial da Polícia Militar da Bahia e quando eu estava de oficial de dia no quartel do Comando Geral eu ficava a noite toda na biblioteca da PM lendo as partes de dia nos velhos livros de Dia durante a Guerra do Paraguai... era muito interessante ler em primeira mão o lançamento no livro dos acontecimentos de cada dia. O oficial, normalmente um capitão lançava inicialmente o nome dos mortos e feridos no dia e descrevia as ocorrências, principalmente as batalhas, informando elogios aos combatentes destacados ou mesmo o nome dos punidos por atos de covardia ou insubordinação. Também informavam os nomes dos paraguaios capturados e seus destinos, pois muitos deles ficaram presos no Brasil, sendo que muitos prisioneiros vieram para a Bahia onde ficavam nos quartéis de polícia normalmente soltos (para onde fugiriam?)e fazendo pequenos serviços de quartel. Dos 700 policiais militares que embarcaram em um vapor para a guerra e se juntaram aos demais combatentes para formar o 10. Corpo de VP e depois de praticamente exterminados formarem o 41 Corpo de VP, somente 77 voltaram vivos e desfilaram na área do Comércio de Salvador...O então comandante do Cirpo de Polícia foi destacado para o Comando do 10 VP e pedeu uma das mãos em um combate com espadas... sua irmã resolveu acompanha-lo na guerra e fundou hospitais de sangue (como os hospitais de campanha eram chamados) e coordenou a formação do serviço médico do exército e hoje da nome a um grande hospital de Salvador, o Ana Nery...
Eu fui um que tive que ouvir a lorota na escola de que o Reino Unido financiou o conflito, pois estava preocupado com a "potência" industrial que tinha se tornado o Paraguai e com a concorrência no mercado exterior. A real é que o Reino Unido até hoje não sabe o que é Paraguai...
Nadie dice que reino unido tenía envídia la verdadera envidia era de Brasil y argentina, los ingleses solo los financiaron en armas y dinero
eu tb caí nessa.
Eu tbm
só os paraguaios acreditam nessa patacoada
Tbm ouvi isso, até no cursinho pré-vestibular em 2011!
Resumo quem ganhou perdeu, e quem perdeu não ganhou e no fim todo mundo se lascou pelos altos custo da guerra
"Nem quem ganhar ou perder, vai ganhar ou perder." Rousseff, Dilma
@@lauraluz4117Uma gênia incompreendida! 😂😂😂😂
@@fernandotoledo9390 kkkkkkkk a linha entre a genialidade e a idiotice é muito tênue kkkk
@@lauraluz4117 A Dilma é ridicularizada por essa fala, mas se ela estava se referindo à guerra ou algo análogo, ela estava certa.
@@lucasmedina864concordo, mas ela podia ter simplificado e dito: “nem quem ganhar será o vencedor”, o clássico “numa guerra não há vencedores”, ou algo nessa linha
Doratiotto foi o autor que sepultou, para sempre, todos os mitos criados sobre a Guerra do Paraguai contrários ao Brasil.
Em suma: o Brasil foi invadido e sua população fronteiriça assassinada. O Brasil reagiu e venceu a guerra, COM EXCESSOS DOS DOIS LADOS.
Parabéns pelo vídeo.
Sepultou mais ou menos. Embora de grande contribuição, o professor traz uma narrativa de Napoleão dos trópicos a Lopes que não é utilizada há tempos. A sua questão particular de tirar a Inglaterra do conflito desconsiderando que não havia nenhum conflito no mundo sem a presença britânica também já é ultrapassada em debates recentes
@@raphaelaugusto8256A presença britânica na guerra do Paraguai foi de ajuda monetária ao Brasil através de empréstimos e só, o Paraguai era um país agrário e atrasado, o que a potência britânica tinha que temer?
Imagina só, um inglês do século 19 vivendo em Londres com medo de um pequenino país na América do Sul que nem acesso ao mar tinha 😂😂😂
Exatamente!!!... como todo o ditador, pagou pelo que fez.
Para quem mora aqui ou pretende visitar o Rio de Janeiro, recomendo ir ao Museu da Marinha! Muita coisa interessante e com uma sala dedicada à Guerra do Paraguai.
Mais um vídeo melzinho na chupeta de entender, Vogel Tintim e Marco Capitão Haddock.
Como estudioso da Guerra do Paraguai, estava muito ansioso por este episódio ao qual superou minhas expectativas. Parabéns ao Vogalizando a História pela imparcialidade, bibliografia e detalhes apresentados, é nítido que estudaram muito para montar este episódio. "Sei que morro, mas o meu sangue e o de meus companheiros servirá de protesto solene contra a invasão do solo de minha pátria".
Linda frase de Antônio João, um dos nossos heróis. Bem lembrado, Marcos!
👊🏻
@@rafaelbortoletto9728 ua-cam.com/video/Ymob3AtA5SY/v-deo.html
@@marcosdecastro7550 Muito legal! Parabéns 👏
😂😂😂
😯😯😯😯
O futebol de Santa Catarina homenageia muito a guerra do Paraguai. Tem o time do Marcílio dias, o almirante Barroso, o Avaí e o Caxias
Caxias é do RS... Dá cidade de Caxias do Sul..
@@robson25ism em Joinville tem um time caxias.
O PPP o pp pp ooooooooooooooooooooooooooo pp oooo pp pp ooooooooooooooooooooooooooo ppo PPP PPP o PPP por PPP PPP PPP PPP pp oooo pp ooooo PPP o PPP o PPP o PPP o PPP pp oooo pp pp o PPP pp o PPP PPP PPP PPP pp ooooooo pp ooooooooooooooooooooooooooo pp pp o PPP o PPP PPP o PPP oooo pp oo pp pp pp ooooooo pp pp oo pp pp pp oooooooooo pp ooooooo pp pp pp pp pp o PPP PPP oooo pp o PPP o PPP PPP pp oo pp oo pp ooo pp o PPP oooooo pp ooo pp oo9 pp oo PPP ooo pp pp oooooooooooooooo PPP
@@robson25ism ooooooooooooooooooooooooooo o PPP
O
Muito bom video. Morei 2 anos e 9 meses no Paraguay e essa foi a história clara que escutei sobre a guerra do Paraguai
Também estou sempre em Asunción, cidade que adoro, mas o problema que vejo na versão Paraguaya é que o país considera "Mariscal Lopez" (Solano, o inconsequente) como herói... se ele tivesse invadido o Brasil e a Argentina somente até os locais que "seriam" do Paraguay, provavelmente nada aconteceria a não ser o país ter até hoje um território maior e com mais 3 rios importantes. Nesse caso ele seria sim um grande herói!! Mas infelizmente o fato é que ele foi ganancioso, inconsequente e extremamente covarde.
Nós cearenses temos o orgulho e prazer em citar o nome de Jovita Feitosa que por ser mulher, se passou por homem e serviu na guerra do Paraguai ❤❤❤❤
Parece um pouco com a história de Maria Quitéria
Mais uma aula incrível de história , esse é um dos assuntos mais famosos e comentados aqui no canal
Eu passei um mês na capital do Paraguay recentemente, e onde eu fiquei é defendida essa história do interesse inglês na guerra, q o Brasil se sentia ameaçado pelo desenvolvimento do Paraguay, e foi formada a tríplice aliança para frear esse desenvolvimento do Paraguay... Tem até um museu com os "heróis de guerra". As pessoas desse local onde fiquei, quando contavam essa história, sempre se colocavam como vítimas da tríplice aliança...
Da pra ver q o nacionalismo da época fez com que certas partes da história fossem distorcidas, e permanecem assim até hj.
Muito obrigado por disponibilizar esse vídeo explicando melhor tudo isso professor.
Quem conta a "verdade" é quem ganha a guerra
Só tenho a agradeçer não só pela bela aula, mas pela informação nela
👏👏
Algumas frases que marcaram a Guerra do Paraguai:
"O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever!"Sustentar o fogo, que a vitória é nossa!" Frases do Almirante Barroso, faladas através de bandeiras navais, durante a Batalha do Riachuelo.
"Eles que venham. Por aqui não passarão." Marechal Emílio Mallet, líder da artilharia Brasileira durante a Batalha de Tuiti, futuro patrono da artilharia, foi líder do que ficou conhecido como, "artilharia de revólver" devido a rapidez de fogo. Também vale citar General Sampaio, que morreu durante a Batalha do Tuiti após ser ferido três vezes por estilhaços de granadas é um herói brasileiro, nascido no Ceará.
Brigadeiro Sampaio é o patrono da Infantaria do Exército Brasileiro, inclusive
@@dasilvadaniel279 sim, sim, bem lembrado!
Nos foi contado nas escolas pais à fora, que nossa história é uma mancha de vergonha no passado. Que nossa história é de roubo e escravidão. Que nossa história produziu "falsos" heróis...
Mas não é bem assim. Temos sim um passado conturbado, tal qual muito outros países. Mas isso não diminui a grandeza da nossa gente. Nem apaga aqueles que, no seu tempo, e ao seu modo, se destacaram. Nossa pátria é grande em tudo, e amá-la é privilégio inegociável. Parabéns pelo ótimo trabalho, estamos aqui. Estamos sempre aqui 👍
temos um passado conturbado ...mas temos nossa historia que nos da a superioridade latina e temos nossos herois que lutaram por isso...esse costume de sujar a historia surge com os republicanos tentando denegrir tudo que foi antes deles principalmente no imperio... e ai começa esse jogo sujo de um lado sujar a propria historia apenas para dizer que o outro lado e ruim sendo que nenhum desses dois lados existia quando ocorreu os fatos
É a visão esquerdista da história, parece que querem nos tirar o orgulho de sermos brasileiros!!!🫡🇧🇷🫡🇧🇷🫡🇧🇷
Meu tata lutou nessa guerra
Máximo respeito!
Respeito ao seu avô
Valeu pelo aula. Como ex professor de historia do ensino medio, meu muito obrigado. É isso mesmo que vc falou. Só acrescentando que a nossa divida externa aumentou muito por causa dos emprestimos feitos juntos aos Bancos ingleses para financiar o custo da guerra.
Eu aprendi MUITA coisa errada sobre esta guerra na escola.
Obrigado Vogalizando por todo o trabalho de pesquisa para nos passar tão bem este importante momento da história do nosso continente!
Caraca velho, baita história! Desde criança eu descobri que amo a história, eu presto muita atenção na narrativa pois é cativante, minha família me julgou muito quando tinha entre 13 e 20 anos pois eu não terminei o ensino médio, então acreditavam que eu não poderia saber de história nem de assuntos internacionais, mas cada vez que eu falava e eles verificaram a informação pela internet era assim como eu dizia, eu não tenho estudo nenhum em papel para mostrar mas tenho uma cabeça que guarda muito bem informação, eu amo a história e assisto montão de vídeos por dia , sobre todo tipo de história antiga ! Eles ficam impressionados com a minha compreensão da história. Muito obrigado vogal por ser meu professor preferido no UA-cam! Abraço desde Florianópolis meu amigo.
Florianópolis, SC ? Estudar, na escola, é preciso. Vc está com uma versão sobre um determinado fato histórico.
Ficará surpreso, caso estude a História como Ciência.
@professordehistoria1096 um dos meus sonhos pessoais é ser graduado em história em alguma universidade, não para trabalhar disso mas para mim mesmo, não preciso lucrar pois já possuo certo patrimônio
11:27 Legal saber quem foi Marcílio Dias. Eu já vi algumas ruas com esse nome , mas eu nem fazia idéia de quem fosse, provavelmente estas foram nomeadas em homenagem a ele.
Um dos episódios que eu mais estava esperando.
Não era só você que o aguardava caro colega.
Uma guerra absurda e covarde
@@gilbertodelimaesilvafilho2298 uma guerra de defesa
@@gilbertodelimaesilvafilho2298 Covardia por parte de Solano López, que iniciou uma guerra que não tinha como vencer e no final usou mulheres, crianças e idosos como escudos humanos.
@@ottolima507 te cuento que nadie puso niños a pelear ellos deciden pelear asta morir porque los que se entregaron fueron decapitado o llevados como esclavos
Que canal sensacional, muito interessante saber da história, tenho 35 anos e só fui descobrir como realmente foi a história da guerra do paraguai após ler sobre ela em livros revistos. Realmente na escola aprendemos que o paraguai era a suécia das américas.
Engraçado ver isso histórias romanas e gregas de 2 mil anos atrás tem uma certeza e um acerto gigantesco, eram muito mais cultos e preocupados em registrar com exatidão seus feitos. E nós nas américas 200 anos atrás ainda estamos descobrindo sobre nossos conflitos
Tenho 19 anos e estou fazendo licenciatura em História. Tenha certeza, Voguel, que irei dá a atenção que a guerra do Paraguai merece em sala de aula!
Joga a metade dos livros que te indicam pra usar em sala de aula fora!
O que o amigo disse no comentário aqui é a absoluta verdade
Dar*
Ensine a verdade sobre a monarquia no brasil, por favor.
Não me venha com , doutrina esquerdista de merda pra cima do filho dos outros
Thanks
Aqui, no atual Mato Grosso do Sul, na cidade de Corumbá, quando os paraguaios chegaram, dezembro de 1865 - momento em que nossos militares tinham fugido da cidade - os civis que eles encontraram foram levados ao Paraguai, como escravos; os que se esconderam e foram encontrados, foram mortos à baioneta.
Ainda há certo ressentimento em Corumbá por causa desse ato paraguaio, mas aprendemos a conviver uns com os outros e, creio, brasileiros e paraguaios se veem como irmãos nos dias atuais.
Ótimo vídeo.
Do Paraguay e seu povo não há sinal de ressentimento algum. E eles reverenciam seus heróis. Há centenas de ruas, bairros, escolas com os nomes...e tbm feriados que lembram as batalhas. Mas as pessoas não tem ressentimentos.
Aos que têm crianças em casa, que assistem Galinha Pintadinha ou gostam de músicas folclóricas...
"Eu fui no tororó beber água e não achei. Achei bela morena que no tororó deixei".
Música que faz referência à batalha de Itororó.
"Eu fui lá no Tororó
Beber agua e não achei,
Ver Moreno e Caballero
Já fui, já vi, já cheguei"
Não encontrou água para beber no Itororó, porque estava repleta de sangue. Lá deixou Moreno (morto).
Nossa história é realmente incrível.
Parabéns por abordar o assunto de forma clara e realista.
👏👏
O melhor resumo da guerra, em apenas 25 min. Deveria ser usado nas escolas. Parabéns.
“Guerra do Paraguai”. Pra mim, um amor histórico. Foi meu TCC. Ótimo vídeo!
Quando eu aprendi sobre a guerra do Paraguai, meu professor disse que o Brasil era culpado e só matava crianças.
Mas ele não tinha dito que o ditador tinha usado crianças em seu exército, sobre o sequestro do navio e etc...
Infelizmente se não pesquisarmos ficamos a mercê dos professores que muitas vezes tomam partido ao invés de contar a história toda
A União soviética matou as crianças que Hitler colocou no exército da Alemanha pra defender Berlim, mas disso seu professor não falou sobre a segunda guerra não é?
@@hiltonnonato2533 Nem sempre. A história está sendo escrita todos os dias, incluindo agora mesmo. Pesquisas geram novas descobertas todos os dias, e com isso ideias já consolidadas são substituídas por um novo conhecimento. Na época do professor dele, com certeza era essa a informação disponível. Hoje, nos aproximamos ainda mais da verdade e temos esse vídeo.
Interessante como nessa época já havia um interesse muito maior em equipar as forças nacionais, internas, do que o próprio exército! Fica a dica e o alerta sobre os interesses de um certo Fofo bem ali 🤫🤫🤫🤫
Teu professor fora um palhaçom
Vogel muito interessante sua opinião sobre o revisionismo da história, hoje passamos por um período de polarização que não contribui em nada com o entendimento das origens e consequências dos fatos históricos. Parabéns.
Parabéns como estudante de história boa narrativa e história atualizada
Parabéns grande leitura Voguel!
👏👏
21:50 eu aprendi sobre a guerra do Paraguai assim também, ano passado, manda um salve pro meu professor de historia!
Incrível, nossa história tem muito que não querem que saibamos!
O livros do Francisco Doratioto é fruto de uma pesquisa profunda e muito séria desse grande historiador! Essa obra precisava ser lida e debatida com seriedade num grande Congresso entre pesquisadores dos 4 países envolvidos, para que juntos pudessem reapresentar essa triste passagem inclusive com a revisão oficial de alguns "heróis" nacionais.
Muito bem documentado e não puxa saco pra nenhum lado, parabéns pelo trabalho.
Tô me sentindo tão feliz de ter achado esse canal. E foi do nada.
AAA COMO EU AMO ESSE CANAL
A história da guerra do Paraguai é um ótimo exemplo do potencial humano para se tornar um monstro, as atrocidades cometidas nessa guerra me deixam mal só de imaginar!
Voguel rapaz, solte o vídeo sobre a Guerra da Somália!!
Cara, eu ia começar o comentário falando justamente isso da Inglaterra e da potência que seria o Paraguai. Na 4 série, eu fiquei impressionado por isso e estudei muito. Contava essa história até hoje, que o Paraguai seria outro país e Um potência industrial. Obrigado pelo vídeo.
Uma das melhores aulas sobre o tema que já vi, quanta riqueza de detalhes apesar do pouco tempo. Estão de parabéns. 👏
A história nos ensina que numa guerra não existe lado bonzinho, nunca!
EPISODIO FODA !!! Não esperava menos 👏🏻👏🏻👏🏻
👏👏
Rapaz ai sim, estava no estresse agora eu fico na paz. INCLUSIVE, vou até assistir denovo sobre a crise de 29 pq sim kkkkkkk
Nossa história, parabéns pelo conteúdo!
Irmão, nunca pedi nada, mas pfvr fala sobre a batalha de termopilas entre os espartanos e persas
Termopilas foi mais Gregos em geral que Espartanos...
E eu quero o da guerra civil americana
@@fbi4209 se não me engano já tem
Excelente! Sou um apaixonado pela história do Brasil e pelas narrativas da Guerra do Paraguai .
Provavelmente essa foi uma das guerras mais lamentáveis da história.
Obrigado irmão pela aula, sobre esse país injusto
Cara, eu tava pensando ONTEM sobre a Guerra do Paraguai, pensei: "Seria um ótimo tema pro vogalizando". Leu meus pensamentos.
Faz quase 3 semanas que estou consumindo tudo que o Vogalizando tem produzido! Agora vou de membro do canal porque é muito bom! Parabéns por tratar a história com o respeito que ela merece!
Claro que o Brasil cometeu excessos, infelizmente, isso acontece em todas as guerras e por isso devemos evitá-las. Porém, o cara era tão louco e megalomaníaco que representava risco futuro para a paz da América do Sul. Deixar Napoleão vivo causou outra guerra.
Melhor canal… a história do Brasil é riquíssima
Eu decidi entrevistar todas as nacionalidades do mundo em meu canal/podcast. O que o paraguaio falou sobre a guerra foi impressionante 😲 ainda tenho poucos inscritos, mas o formato está ficando massa
me inscrevi já
Boa
Cara, me inscrevi. Depois vou Maratonar! Achei muito boa sua idéia e desejo sucesso nessa empreitada do amigo.
@@edynhofloripa muito obrigado!!
Parabéns pela ideia, já me inscrevi!!!
Esse cara é sensacional! Melhor canal de história. Muito bom!
O vídeo que eu estava esperando ansioso, você é o cara❤️
Só aprendizados que contribuí para conhecer melhor nosso país.
Parabéns Vogalizando
👏👏
O Canal Terra Média, que trata da história dos povos indígenas fez um vídeo muito bom sobre os Guaicurus, uma das poucas tribos sul-americanas que usavam cavalos em batalhas e que lutaram ao lado do Brasil na Guerra do Paraguai. Eles eram exímios cavaleiros e nunca foram dominados pelos brancos.
Pois é. Já fui professor de historia, e gostei bastante desta matéria.
Solange Lopez, foi muito DESINTELIGENTE, pois, abriu mão de todo o conforto , as boas comidas e as boas bebidas, que ele, gostava, para morrer em um pantanal,um lamaçal quase sozinho.
MORRO COM MINHA PÁTRIA, foram suas ultimas palavras.
Podia TB ter dito: Por soberba e orgulho matei minha pátria.
Cara, tem que entender o contexto da guerra, pelo menos saber da historia da região pelo menos 20 años antes…
Vídeo bom demais!!! Tem uma história em quadrinhos publicada no Brasil que se chama "Guarani - A Terra Sem Mal" que fala sobre a batalha de Acosta Ñu.
Marcílio Dias, também é o nome de uma rua em minha cidade!
Seria legal mais vídeos sobre outras guerras da América do Sul!
Moro aqui na região onde foi invadido pelo Paraguai, aqui perto da fronteira no MS, já fui para Assunção lá tem bastante rua e lembranças do Solano. Um conhecido meu que fez medicina falou que o professor dele perguntou de onde vinha e qdo disse que era daqui ele falou: vc sabe que o MS era para ser nosso território né? Tipo, muitos ainda acham que estavam certos em tomar a força o nosso território. Realmente guerra sempre é errado, mtos que não a querem acabam sofrendo ou morrendo, mas óbvio que tenho orgulho de nossos soldados que defenderam nossa patria e nossa população. Teve coisas brutais aqui nas cidades proximas a minha, não tinhamos opção a não ser revidar e eliminar Solano.
Acho interessante que o início dessa história é a presença das repúblicas nos demais países da américa do sul. Talvez isso possa ser um tema de vocês do futuro. Obrigado pelo canal e o ótimo conteúdo.
Não sei se tu e o Eduardo Bueno se dão bem
Mas na minha cabeça SIM
... É muito bom estudar história!
Finalmente uma visão moderna do conflito, sem jogar mal para o Brasil. Somos o único país a vencer uma guerra JUSTA e na escola vir com lorota de que Paraguai era uma saudita e o ditador sanguinário Solano Lopez um herói. Parabéns!!!! Mil likes
Ha pessoas que tem o dom para ensinar, é seu caso muito bem explicado
Tenho um amigo que a família dele possui um diário relatando a passagem de dois parentes dele nessa guerra, tem algumas fotos dessa guerra e contando como agiam alguns soldados
Seria bom se eles digitalizassem e disponibilizassem esse conteúdo, a importância histórica é muito grande pra ficar restrito.
Verdade, meu amigo.
Adorei o vídeo. Estudei esse período da história no início dos anos 1990 e foi dessa maneira que ela nos foi ensinada. Penso comigo que o advento da Internet na virada do milênio contribuiu com o acesso a informação, sem dúvidas, mas também trouxe muita desinformação. Logicamente a revisão histórica é importante para confirmação de fatos e correção de erros, todavia é bastante comum a gente ver versões da história surgindo para atender interesses políticos e ideológicos, por isso a máxima de sempre procurar mais de uma fonte é tão importante. No mais, obrigado pelo conteúdo.
Basicamente o paraguai procurou o contato e o contato veio
E deu uma merda da zorra pra eles!
Até hoje eles só saíram da ressaca ... Kakkka
Muito bom o vídeo. Pra quem quiser mais detalhes, indico o Nem heróis, nem vilões, de Moacyr Assunção, um retrato sem militância do conflito. As teses muito difundidas de autores socialistas como Chiavenato, em Genocídio Americano, visavam tão somente desmoralizar as forças armadas na época da ditadura militar. Sempre é bom analisar as informações dos dois lados. Ah sim, faltou mencionar que o Brasil e a Argentina ficaram com uma parte considerável do território paraguaio da época.
Nos anos 80 também ensinavam que o Paraguai era rico (nem os alunos acreditavam) e que a Inglaterra causou a guerra (nisto acreditávamos).
Realmente, aprendi assim também nos cursinhos pré-vestibulares
Seus vídeos são excelentes.
Parabéns.
Pedi para vocês fazerem este vídeo, enfim hoje tá aí ✌🏻😉
Excelente conteúdo. Parabéns pela didática apresentada!
Agora eu sei a referencia por tras do nome da rua da minha primeira casa: MARCÍLIO DIAS, o valente.
Voguel devias dar um olho nos nomes das ruas dos bairros do Marco e Pedreira aqui de Belém-Pa, um monte de referência a Guerra do Paraguai. =)
Belo relato!!!!
Lembro de um vídeo de um Argentino explicando didaticamente a "guerra da tríplice aliança" e os livros de história do Brasil são tão calminhos comparados aos deles...
Aqui em Pelotas-RS tem uma rua que se chama Voluntários da pátria.
Acho que toda cidade gaúcha tem essa rua... 👍
16:29 perdi tudo aqui
Parabéns pelo vídeo👏🏻👏🏻👏🏻🙋🏻♂️
Explicação bem melhor e dinâmica do que o Eduardo Bueno.
Parabéns à toda a equipe!
Eduardo Bueno é apenas um caixa de ressonância esquerdista...
@@cockpitdoxand Geração e geração! Aprendi muito com o Eduardo e acredito que posso aprender mais... O vocalizando a mesma coisa, acredito que quanto mais informações e atenção para visões mais pensamentos e visão vc vai ter
@@kamoes8661 concordo, desde que não seja imersa em doutrinação socialista..
Eduardo Bueno (Peninha) sempre e prejudicado pela Canabis, não tem comparação
Pesquisei se tinha vídeo aqui sobre essa guerra semana passada, que sorte!
Tive aula em 1996 na escola sobre essa guerra, e falam que o Paraguai era um potência.
Adoro historiado Brasil ,adorei a explicação, exatamente como aprendi na escola.
Parabéns, pouquíssimos canais chegam perto da real história da guerra de la tríplice aliança. Sou filho de imigrantes gaúchos, nascido no paraguai e digamos que 90% do vídeo é basicamente o que ensinan na escola aqui. So a parte da influência inglesa na guerra foi novidade 😂, aqui nunca ninguém viu nem ouviu-se fala disso 😅😂
lol
Virei fã desse canal.
Meus parabéns por mais um vídeo foda, esses mais longos são os melhores e nesses pequenos eu indico um tema: holocausto brasileiro, já que não é uma história muito difundida ainda, sucesso 😁
Tive a honra de ter aula com o Doratioto na UnB, um professor excepcional!
Vídeo excelente e esclarecedor. Quando adolescente li o livro de Júlio Chiavenato e alguns anos depois percebi o quanto fui ludibriado por esse autor. Obrigado por colocar os "pontos nos is" e por sugerir outra obra sobre o tema. Valeu!
Vale dizer que para escrever seu livro, Chiavenato fez pesquisas apenas em cidades paraguaias,mas somente naquelas pequenas onde o EB passou em perseguição à Solano e que foram totalmente destruidas
Marcílio dias também é nome de um condomínio funcional da marinha do Brasil em Brasília
Que sirva de exemplo pra quem pensar em invadir o Brasil 🇧🇷😎
Estou chegando agora no canal e assistindo aos poucos os vídeos. Gostei muito, mas senti falta de falar sobre a retirada da Laguna e da participação dos indígenas, principalmente dos Guaicurus e suas habilidades com os cavalos. Obrigada por tirar tantas dúvidas, porque também havia aprendido na escola sobre a Inglaterra estar envolvida hehe
Vogel, na minha época de colégio, além de ter aprendido sobre a guerra como um interesse dos Ingleses, também aprendi que o Caxias também cometeu atrocidades em termos de guerra biológica. Roupas com cólera eram distribuídas para a população paraguaia, mas você não falou sobre isso no vídeo, essa informação já foi revisada também?
Isso é um mito, o Paraguai não chegava nem na unha do pé do Reino Unido
Marcílio Dias também é o nome do distrito que eu moro, no municipio de Canoinhas SC, na região da guerra do Contestado
Sou militar e já conhecia muitos pontos desse vídeo, e sempre senti um misto de orgulho pelo Brasil e tristeza pelo que foi feito aos paraguaios.
Duque de Caxias foi gigante ao se retirar da guerra com o Paraguai vencido, e o Conde d'Eu um sanguinário.
¡Saludos a los amigos del Paraguay!
Porque o Conde d'Eu foi um genocida?
@@Senna258 não me expressei bem e usei um termo que não condiz com o que penso que ocorreu. O mais adequado seria sanguinário, e não genocida. Inclusive vou mudar no comentário original.
@@luizpaulogpimentel Se uma criança apontace uma arma para vc e vc tbm tivesse armado você iria fazer o que?
@@luizpaulogpimentel Aquelas crianças e idosos deveriam ter se entregado não vale apena morrer por um ditador.
@@Senna258 procuraria uma posição coberta e abrigada para não ser atingido. Um inimigo com idosos e crianças não tem a mínima condição de avançar contra as nossas posições.
Excelente conhecer sobre essa atualização historiográfica que houve sobre a Guerra do Paraguai! Havia aprendido mais ou menos como se o Paraguai do século XIX fosse a Suíça!
Difícil entender como esse canal, um dos melhores canais do UA-cam, ainda não tem nem 150 mil inscritos. Canais bem menos expressivos, sem conteúdo algum, sem informação, sem conhecimento, sem um cara maneiro apresentando, conseguem agregar mais participantes. Que falta faz o estudo às pessoas
É verdade amigo é digo o mesmo do meu canal, tô trazendo um conteúdo bem diferente (entrevistando todas as nacionalidades), mas ainda tenho poucos inscritos. Mas tenho perseverança e vou continuar produzindo