Certos conhecimentos são dogmáticos, indubitáveis. Certos campos de conhecimentos são possíveis, prováveis, mais não indubitáveis, portanto duvidosos e céticos. Matemática e números sempre são campos duvidosos e céticos, já o empirismo e a indução são indubitáveis, nos dão certezas inquestionáveis e absolutas. Conhecimentos indubitáveis da experiência temos como exemplos, o fato de todos seres humanos serem mortais, terem corações, cérebros e pulmões e precisarem desses órgãos para sobreviverem, o espaço ser vazio, imóvel e estático, para os entes físicos móveis poderem se mover sobre o espaço imutável, que não oferece nenhuma resistência ao nosso movimento de deslocamento sobre ele, de modo que todos podem comprovar empírica, experimentalmente e independentemente de minhas meras palavras aqui escritas, de modo que jamais podem questionar ou mudar essa realidade. Por isso empiricamente e experimentalmdnte imutável, absoluto, inquestionável e dogmático. Ja os matemáticos meramente prováveis e incertos são os quantitativos dos entes. Como exemplos temos a quantidade de espécimes de seres vivos no planeta, que sempre aumenta ou diminui, nunca dando nenhum conhecimento estático, certo, acabado e absoluto, mas sim sempre aumentando ou diminuindo, de modo que seus resultados mudam constantemente, nunca nos dando nenhum número fixo e inqustionável.
Estou maratonado suas aulas!
Como assim, já faz 4 anos que o professor Pablo Jamilk dá aulas de Filosofia, além das maravilhosas aulas de Português, e eu só descobri isso agora!?
Aula maravilhosa!
Top a aula
Obgd ❤
Obrigada
Ótima aula!
Obrigado 😃
Maravilha
Blindado Mentes - Prof. Pablo grato por postar.
Eu procurei varios visdeos sobre esse tema e nenhum deles conseguiu falar de facil compreendimento como a sua. parabens :)))))
Foda é ser cético e trabalhar com pessoas dogmáticas, ouvindo suas opiniões o dia inteiro sem poder travar uma discussão sadia.
Os céticos não visavam a epokhé?
Aula muito boa.
TÔ ASSISTINDO !
Excelente, professor!
Bom dia! Professor.
Muito bom!! Adorando as aulas. Não perco uma. :)
Parabéns ... como vc consegue explicar conceitos complexos e filosofia assim ?? Cara vc é bom mesmo !!
Muito obrigado!
Excelente explicação.
Muito bom, obrigado!
Ótimo
Aula maravilhosa, professor!!
Maravilhosa explicação 🥰👋
Epoché!
Se o objeto da escola cética é o questionamento e não a verdade, então o questionar é um fim e não um meio? 🤔
Sim.
Certos conhecimentos são dogmáticos, indubitáveis.
Certos campos de conhecimentos são possíveis, prováveis, mais não indubitáveis, portanto duvidosos e céticos.
Matemática e números sempre são campos duvidosos e céticos, já o empirismo e a indução são indubitáveis, nos dão certezas inquestionáveis e absolutas.
Conhecimentos indubitáveis da experiência temos como exemplos, o fato de todos seres humanos serem mortais, terem corações, cérebros e pulmões e precisarem desses órgãos para sobreviverem, o espaço ser vazio, imóvel e estático, para os entes físicos móveis poderem se mover sobre o espaço imutável, que não oferece nenhuma resistência ao nosso movimento de deslocamento sobre ele, de modo que todos podem comprovar empírica, experimentalmente e independentemente de minhas meras palavras aqui escritas, de modo que jamais podem questionar ou mudar essa realidade. Por isso empiricamente e experimentalmdnte imutável, absoluto, inquestionável e dogmático.
Ja os matemáticos meramente prováveis e incertos são os quantitativos dos entes. Como exemplos temos a quantidade de espécimes de seres vivos no planeta, que sempre aumenta ou diminui, nunca dando nenhum conhecimento estático, certo, acabado e absoluto, mas sim sempre aumentando ou diminuindo, de modo que seus resultados mudam constantemente, nunca nos dando nenhum número fixo e inqustionável.