#23 A Inquisição em Portugal (1536-1821) [Falando de História Podcast]

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 вер 2024
  • Neste episódio falamos com Bruno Lopes, investigador do CIDEHUS (Universidade de Évora) e do CITCEM (Universidade do Porto), sobre o que foi a Inquisição em Portugal. Tentamos perceber quando e porque é que foi introduzida no Reino, como se davam os processos, os interrogatórios, a tortura, o impacto na sociedade e como foi extinto, nos inícios do séc. XIX.
    Sugestões de leitura
    1. Francisco Bethencourt - História das inquisições: Portugal, Espanha e Itália. Lisboa: Temas e Debates, 1996
    2. Giuseppe Marcocci e José Pedro Paiva - História da Inquisição portuguesa (1536-1821). Lisboa: Esfera dos Livros, 2016, 2ª ed.
    Música: "Five Armies" Kevin MacLeod (incompetech.com); Licensed under Creative Commons: By Attribution 4.0 License, creativecommons...

КОМЕНТАРІ • 2

  • @bedayaya1
    @bedayaya1 2 роки тому +3

    A ideia que tenho é de ter sido um grande esforço para o D. João III de instalar a Inquisição em Portugal, tendo grandes conflitos com Roma sobre o assunto. Foi mesmo assim? E porque é que D. João III estava tão dedicado em ter uma Inquisição?

    • @brunolopes7726
      @brunolopes7726 2 роки тому +4

      O processo de instalação do Santo Ofício em Portugal é um processo complexo. Remonta ao começo do século XVI ainda no reinado de D. João III. A Inquisição surgiu como o a forma mais "eficaz" para a solução do problema da integração social dos cristãos-novos. Recomendo para este assunto, para além da bibliografia indicada no podcast, o seguinte artigo: Marcocci, Giuseppe. «A fundação da Inquisição em Portugal: um novo olhar». Lusitania Sacra, n. 23 (2011): 17-40.