PORQUÊ ANTES HAVIA MAIS IGREJAS - Igr. SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 чер 2020
  • Enquanto este vídeo mostra a histórica Igreja do Santíssimo Sacramento na Av. Passos, Centro do Rio de Janeiro discorre-se sobre:
    Porque antes havia mais igrejas nas cidades em comparação com uma população muito menor?
    Motivos e o porque de visitar Igrejas históricas.
    Como ir ou chegar à Igreja do Santíssimo Sacramento, Rio de Janeiro.
    Esta é uma igreja tombada pelo patrimônio histórico, artístico e cultural.
    A construção da Igreja foi feita pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé, a primeira Irmandade do Rio de Janeiro, criada entre os anos de 1567 e 1569.
    O projeto da Igreja é de autoria de João Silva Muniz e a sagração do mesmo aconteceu em 1859. Entretanto, as duas torres em forma de agulha, com inspiração gótica (neogóticas) foram terminadas em 1875, tendo sido estas projetadas pelo arquiteto José Bithencourt da Silva.
    O alargamento da Avenida Passos, ocorrido entre 1902 e 1906, durante a gestão do Prefeito Pereira Passos eliminou o átrio da Igreja.
    O batistério que fica abaixo do coro alto, possui a pia batismal mais antiga do Rio de Janeiro.
    Do lado direito da Capela-mor situa-se a Capela de Nossa Senhora da Piedade, contendo um bela imagem da padroeira, decorada com rica talha (escultura em madeira).
    Vídeo: JR
    Fotos JR&Ana

КОМЕНТАРІ • 106

  • @riodejaneiroaqui-e-brasil
    @riodejaneiroaqui-e-brasil  4 роки тому +6

    NOTA/ERRO DE ESCRITA: No minuto

  • @brasilfloraodaamerica1860
    @brasilfloraodaamerica1860 4 роки тому +5

    Havia mais igreja porque o povo era mais catolico

  • @brasilfloraodaamerica1860
    @brasilfloraodaamerica1860 4 роки тому +15

    Havia mais igreja porque o povo era mais catolico.

  • @alfredocesartavaresdeolive9902
    @alfredocesartavaresdeolive9902 3 роки тому +3

    Minha trisavo casou nessa igreja em 1865, por mais que o ano de sua edificação seja posterior.

  • @danielatt1620
    @danielatt1620 3 роки тому +2

    Gostei muito deste vídeo! Concordo 100% com suas colocações. As pessoas tinham medo da morte, mas cultivavam religiosidade. Hoje as pessoas não cultivam mais tanta religiosidade e possuem verdadeiro pavor de morrer... Essa pandemia deixou isso tão transparente...

  • @marcoantonioalves2897
    @marcoantonioalves2897 4 роки тому +13

    O que não tinha era o INSS, a Previdência Social. Todo trabalho assistências cabia a estas irmandades que, como você disse, tinham como centro as igrejas. Não tinha a saúde como função do Estado. Daí as Casas de Misericórdia.

  • @betegaspar9348
    @betegaspar9348 4 роки тому +13

    Não se preocupe com erros de grafia, acontecem e não prejudicou o contexto. Amo esses vídeos, são maravilhosos, emocionantes e educativos.

  • @renatocascardo7865
    @renatocascardo7865 3 роки тому +3

    JR (seria de "Júnior" ou "José Roberto" ?), Acho que tb um dos motivos da haver tantas igrejas antigamente é o fato que Portugal, assim como Espanha e França, terem sido os expoentes da contra reforma do século XVI e do desejo de espalhar a fé católica

  • @pauloricardosobraldearaujo9081
    @pauloricardosobraldearaujo9081 3 роки тому

    Acho que acabou esquecendo o principal ponto do motivo de existirem tantas igrejas antigamente: elas também serviam de cemitério. Os cemitérios ainda não existiam (foram criados or volta de 1820-1850 e na França). Como se acreditava que as pessoas só alcançariam o céu se fossem enterradas num lugar santo, esses sepultamentos eram realizados no interior das igrejas e em áreas adjacentes. Quanto mais gente existia, mais igrejas eram construídas para ter onde se sepultar. Isso também mexia muito com a vaidade da época, como citado com a relação entre as irmandades. Então muitas vezes um benfeitor ou uma irmandade construíam uma igreja, principalmente, pra ter o privilégio de serem enterrados nela.

  • @DavidReySilva
    @DavidReySilva 4 роки тому +3

    Hoje temos os bares e os bailes funk.

  • @antoniomarioaraujodaponte720
    @antoniomarioaraujodaponte720 4 роки тому +3

    Rio de Janeiro, caríssimo, chamou-me atenção ao interesse de se saber o motivo da construção de mais igrejas católicas, uma vez comparadas à população da época no Rio de Janeiro. Bem, creio que há um somatório de fatores para esse resultado, ora questionado. Um rápido esboço do nascimento da Igreja Católica, criada por Jesus Cristo, Deus-Filho, ipsis literris: "Pedro sobre ti EDIFICAREI A MINHA IGREJA, e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela". Outra afirmação de Jesus Cristo direcionada aos seus apóstolos: "Ide, e ensinai o evangelho". Ou seja, a Igreja Católica recebeu a missão de evangelizar, segundo Jesus Cristo, "até os confins da Terra", ou melhor, por todo o mundo. O Brasil fazia parte dos confins do mundo. Talvez pouca gente saiba, mas, a Igreja Católica é a única e absoluta responsável pela criação em todo o mundo das "universidades" e dos "hospitais", a partir da "idade média", a chamada "época da luz" pelos corações dóceis e de boa fé e "época das trevas", pelos inimigos que a denegriam e propagavam o contrário(inquisição, por exemplo). Mas, isso é outra coisa. Bem, voltando, os jesuítas que vieram de Portugal, dentre outros, do calibre de José de Anchieta, conforme comprova a célebre pintura em tela da celebração da primeira Santa Missa Tridentina no Brasil, ao redor dos indios, etc, (os jesuítas) eram naquela época abnegados pela causa da "catequese católica", razão de se empenharem ao máximo nesse propósito de "salvar almas", tal era a necessidade da profusão de igrejas, inclusive, levando-se em conta que eram homens com profunda e sólida formação reliogiosa, calcada no "amor a Jesus Cristo, Deus, ainda, tinham a certeza de que sendo o Rio de Janeiro a capital-sede do reino de Portugal, tenderia a crescer numa escala grandiosa e, para isso, num futuro não muito longíquo, deveria ter uma estrutura física de templos forjada que bastasse para assegurar atender a salvação humana pela presença real da Igreja Católica. E fizeram desse projeto uma realidade providencial, considerando que se assim não fosse fracassariam em virtude da expulsão dos jesuítas do Brasil, se não me engano, pelo Marquês de Pombal (não tenho certeza histórica no momento). Outros continuaram a mesma escalada dos jesuítas, tal foi a exposição de motivos por voce, caro amigo Rio de Janeiro, sobre os "benfeitores", etc. Apenas, uma opinião. Abraço cordial.

  • @weberianobrasil4406
    @weberianobrasil4406 3 роки тому +2

    Parabéns. Amo visitar antigas igrejas, verdadeiras cápsulas do tempo.

  • @vanessalima3920
    @vanessalima3920 2 роки тому +1

    Excelente 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽✝️✝️✝️

  • @mellosquenciacooltrip3093
    @mellosquenciacooltrip3093 4 роки тому +2

    Fantástico

  • @reginaazevedo6196
    @reginaazevedo6196 3 роки тому +1

    Obrigada, parabens

  • @mh160550
    @mh160550 4 роки тому +1

    obrigada

  • @Salvadordefrancesco
    @Salvadordefrancesco 3 роки тому +1

    Muito interessante mesmo 👏👏👏👏

  • @paulowskvidal3733
    @paulowskvidal3733 4 роки тому +2

    Essa igreja é maravilhosa, sempre entro quando estou por perto

  • @indignados6081
    @indignados6081 4 роки тому +3

    Realmente, uma igreja magnífica. Tive a oportunidade de visitá-la algumas vezes, me chamando atenção, principalmente, os entalhes rústicos ao longo de suas paredes. Sugiro aos seus inscritos, que visitem também, a igreja Nossa Senhora do Carmo ( antiga Sé ) pois, além de ser outra igreja lindíssima, lá está a pia batismal onde foram batizados os filhos da princesa Isabel e tantos outros fatos históricos ocorridos lá. Parabéns.

  • @AuryPCosta-by2wm
    @AuryPCosta-by2wm 4 роки тому +2

    Parabéns pelo seu trabalho. Sou muito apaixonada pelo Rj