Uma Saveiro começou com essa pré detonação. Cheguei na oficina, o senhor muito honesto, deu uma volta antes de passar no scanner. Nem precisou, só me recomendou dar uma tanqueada de álcool, e usar preferencialmente numa viagem. Faria uma limpeza no sistema, e resolvia. Fiz isso, deu certo.
@@willianalan1553 aqui na região oeste RS, não tem etanol aditivado. Em alguns postos aqui na cidade, nem etanol tem há anos. O preço é quase o mesmo da gasolina, e pra maioria dos motoristas etanol é como se nem existisse.
O melhor dos vinte vídeos que assisti. Você fala claramente para nós leigos, coisa que muitos dos vídeos que assisti não fez. Só falam para mecânico entender. Um abraço e parabéns
Tenho um focus 2.0 com esse problema , já mandei descarbonizar o motor , troquei pistões, aneis , casquilho móvel, Bruniu os cilindros , tudo novo e não resolveu o problema.. só estou rodando no álcool agora faze oque .kk
Muito boa explicação, eu tenho um HB20 2016 com 48 mil km, também estava com esse problema e acredito que seja crônico do motor 3 cilindros. Dêem uma olhada no manual do veículo, eles indicam a troca de marcha acima de 2 mil giros do motor. No meu caso sou acostumado com carros mais fortes, então trocava a marcha com giro do motor mais baixo. Abraço.
Excelente vídeo parabéns Comprei a 4 meses Palio fire 2004 a gasolina e percebi a pré detonação. Já usei 4 produtos de aditivos do mais caro até o mais barato e não resolveu muita coisa. Fiz a limpeza do tbi map com. Descarbonizante e resolveu um pouco Mas o barulho persiste Após esse vídeo vou fazer o famoso (rabo de galo) como o álcool tem mais octanagem vou ter que andar assim Infelizmente a gasolina tem um alto nível de carbono isso também prejudica O álcool também e mais adstringente Porém o que me resta é essa mistura Tomara que dê certo
Cara. Que vídeo sensacional. Erra issso que eu buscava. Exatamente isso. Tenho o barulho no meu Tiida, sempre usei etanol, porém agora estou usando gasolina e tá esse barulho. Tentei gasolina comum, aditivada , meio e meio. E nada.. meio a meio diminuí, mas no etanol está melhor. Entrando um dinheiro vou mandar olhar os pistões, brinzinhas, polias etc. Mas até então só vou rodar etanol. A sua explicação, ao mostrar o barulho da batida está sensacional, com todas as informações necessárias. Parabéns.
Cara, muito bom!!! Meu mecânico andou comigo e não ouviu o barulho do qual reclamei. Agora entendi, que é após subidas, por isso na rua ele não escutou. Muito obrigadaaaa
👏👏👏👏👏👏 Parabéns pelo vídeo, e pelas explicações... Pra mim carro Flex não existe, nunca vai funcionar direito! Saudades da década de 90 e 00... perfeição mecânica, AP, OHC, FIRE, Zetec Rocam.
Excelente vídeo! O meu faz exatamente esse mesmo barulho! Levei o carro na concessionária e os mecânicos me explicaram que SIM, o Ka bate o pino com gasolina... eles me recomendaram o uso de etanol somente. Valew!
Exatamente cara... Não tem reparo definitivo que resolva o problema. É isso que os mecânicos aconselham mesmo, usar o etanol pra sumir o problema. Abraço 😬
Amigo tenho um hb20s e percebi esse barulho qndo engatava a ré numa subida por pequena que fosse, ele dava esse roncos. E qndo abasteço com etanol aditivado o rinco some. Parabéns pela dica.
Muito obrigado pela explicação. Hoje mesmo irei abastecer com Etanol e ver como será o resultado. Estou usando a Gasolina Shell V Power atualmente. E olha só, meu problema piorou desde a última semana após abastecer com Ipiranga DT Clean. Meu motor não fazia nenhum barulho antes de começar a abastecer com gasolina.
+Ricardo Tasso Barros ainda tinha um pouco de gasolina aditivada. Coloquei etanol hoje. Ainda escuto o grilo, mas vou abastecer novamente, até acabar com toda a gasolina no tanque.
Boa tarde amigo meu carro e um Cobalt ano 2012 já estava com 3 dias esse barulho (grilo) levei em um mecânico aqui próximo ele me disse que teria que desmontar todo o motor para ver esse problema.... assistido seu vídeo aqui imediatamente substituiu a gasolina pelo o etanol... o barulho desapareceu na hora kkk ficou show o meu carro .... valeu abraço Carlos do estado de Goiás....
abastecendo só com etanol o meu tanque evapora rápido demais, coloquei uma proporção de 45% gasolina e 55% etanol e o consumo ficou igual como se fosse somente gasolina, vou testar outras proporções pra ver se consigo também economia.
BETO BETO isso não importa, hoje eu abasteço meio a meio, não vou ficar contando o etanol na gasolina, é só chegar no posto e pedir pro frentista colocar 10 litros de gasolina e 10 litros de etanol. Ninguém vai chegar no posto e dizer: “ei frentista, coloca 10 litros de gasolina que tem 27% de etanol e mais 7,3 litros de etanol pq a gasolina já tem etanol” ai já é ser prego de mais
Meu amigo, parabéns pelo vídeo! Muito mecânico profissional de diploma e td mais não explicaria com tanta clareza. Após esse vídeo, mesmo meu carro não apresentando (ainda) este problema, ja vou abastecendo ele com álcool. Obg pela aula
Ricardo, eu lembro ter feito comentários nos seus vídeos acerca desse problema. Aqui no RS é impossível usar etanol devido ao preço proibitivo. Existem 2 problemas que se confundem e os sintomas e os danos são quase os mesmos. Um é a pré-ignição, que é quando a mistura explode antes do tempo e costuma dar um barulho semelhante a um grilo. No meu carro isso acontece desde uns mil km rodados, e só resolve com etanol. Outro é a detonação ou batida de pino que ocorre após a centelha, é uma combustão irregular, que é fácil de provocar colocando uma marcha alta com uma velocidade inferior àquela que é recomendada pra uso daquela marcha e é, acredito eu, o que você simulou na sua garagem, mesmo que possa ocorrer em situação normal, numa subida, como você falou. Mesmo com essa taxa de compressão alta, acredito que o problema se deva ao projeto do motor pois antes eu tinha um carro cuja taxa era mais alta que a do Ka e durante os 5 longos anos que fiquei com ele este problema jamais ocorreu. Acho que seria o caso de reclamar com a Ford o que está ocorrendo, talvez uma remapeamento da injeção possa corrigir isso, ou tratando-se de problema crônico ou de projeto, que estendam a garantia a exemplo do que fizeram com os primeiros câmbios powershift que viviam quebrando. Na próxima semana vou levar meu Ka pra 2a revisão e pretendo relatar isto. Abraço.
Sim, eu lembro do seu comentário. Quando a utilização do etanol fica difícil pelo preço abusivo, acho que somos obrigados a usar fazendo esses barulhos aí mesmo, infelizmente.
Parabens amigo pela otima explanaçao, não sei se vc é formado ou trabalha com mecanica mas DEU UM SHOW DE DETALHES.. Meu gran siena começou a fazer um barulho bem menos que esse e mais fininho como se fosse um molho de chaves balançando... fui hj ao mecanico ainda nao mexeu mas uma das possibilidades era o carro demorar pra pegar e com isso descarrega o oleo dos tuchos valvulas e tensor da corrente (meu motor nao tem correia dentada).. e tbm me aconselhou a largar a gasolina pra evitar a pre igniçao ou batida de pino que nao é o meu caso.. Mas ele ja recomendou pra nao gerar isso no futuro, ou seja, NOSSA GASOLINA É UM LIXO TODA ADULTAERADA E NAO ADIANTA PROCURAR POSTO DE BANDEIRA pq as vezes ja vem adulterada pelo distribuidor. To com o carro 7 meses e rodo puco so rodei 3 mil km com gasolina ate hj.. Comecei hj a utilizar etanol,
Mesmo não parecendo tão técnico, fez muito para explicar. Entendi é vou testar. Obrigado!!!!! Se funcionar volto para falar. Meu carro é um New Fiesta, motor sigma.
Vc está de parabéns, não imagina o quanto me ajudou. Estou com um problema grave no meu Idea 1.8 após rebaixar o cabeçote ele ficou grilando forte até quebra a lateral do pistão não imaginava que seria o combustível e que a octanagem influência na compreensão dos pistões de tal forma.
Rafael Silva é isso aí cara! Alterações no cabeçote alteram a taxa de compressão e aí o uso de gasolina fica pior ainda. Fico feliz que o vídeo foi útil para você. Abraço
a melhor forma para a acabar de uma vez que esse problema é abastecer sempre com álcool hidratado, o etanol... mesmo sendo desvantagem pro nosso bolso. mas à longo prazo não teremos prejuízo com cabeçote danificado.
belo vídeo cara ! muito boa sua explicação .. tenho um ka 1.0 se plus 2015 , 27 mil km rodados nao tive esse problema , mais sempre uso gasolina e álcool ,nunca uso um determinado combustível sempre mesclou nos abastecimentos . mais se um dia apresentar esse problema já sei como resolver vlw .
Parabéns pelo video. Já estou com o terceiro KA e os 02 últimos senpre fazia este barulho. Vi em outro video no UA-cam sobre abastecer com etanol, e após eu abastecer, realmente o barulho diminuiu. O seu video realmente vai ajudar muita gente com esse problema. E confirmou o que eu pensava sobre esse "grilar" no KA. Obrigado e parabéns!
Ótimas explicações, bem claras e objetivas. Quando comprei meu carro atual (HB20 Turbo), coloquei gasolina logo que saí da concessionária. Logo depois que ouvi o "grilo", passei no dia seguinte e completei com etanol. O barulho parou e até então só tenho colocado etanol v-power. Fora que a potência dele muda bastante, são 7 cavalos de diferença entre um combustível e outro. Pena que o preço realmente não é animador.
Estava com o mesmo problema e ao assistir o vídeo resolvi abastecer com etanol pois estava com apenas 1/4 de Podium. Como o resultado foi positivo não poderia deixar de voltar aqui e lhe agradecer bem como deixar o like. Abraços e muito obrigado
Bom dia a todos!! Aqui é Ricardo esposo da Luzia..... vou tentar ajudar com o pouco que sei de mecânica..... O ruído que ouvimos vem do "sensor de detonação" do motor...e não qualquer ruído ocasionado pelo cilindro!!! Sim realmente tem tudo haver com a taxa de compressão, porém sabemos da baixa qualidade do combustível no Brasil e valores exorbitantes praticados pelo monopólio.....Aqui na América os carros também acontecem este problema!!! A gasolina é barata, mas nem sempre usar a gasolina Premium resolverá o problema!!!! O correto é uma avaliação por um mecânico ESPECIALIZADO para verificar tanto a compressão cilíndrica, bem como ponto de avanço e até mesmo se não há crostas nas cabeças dos pistões alterando significativamente a taxa de compressão e assim ocorrendo o ruído do sensor de detonação!!!
Valeu pela dica. Lembrando que a nossa "gasolina" já tem 27% de etanol, que coisa, não....por fim, tem que por quase meio a meio de cada combustível no tanque.
Muito esclarecedor seu video, infelizmente gasolina no Brasil não possui uma boa octanagem e tbm sabemos que não é pura o que pode contaminar o lubrificante causando sérios problemas para o motor, o manual do meu pede para abastecer com gasolina sem enxofre isso é uma missão impossível! valeu amigo fique com Deus!
Olá pessoal Essa pré ignição é um problema a ser resolvido,gostei das informações apresentada pelo canal.Usar etanol em certo circunstâncias é mais melhor.Os motores modernos está com esse 'probleminha' ,é importante ter cuidado,principalmente com o óleo.O novo óleo de motor SN Plus,já está no mercado para ser usado em carros que tem pré ignição,justamente para evirar desgaste prematuro. Abraço á todos.
Meu Escort estava acontecendo a mesma coisa, esse barulho horroroso, misturei Etanol no tanque junto com a gasolina e inacreditavelmente o barulho parou ,fiz por fazer mas acabou que deu certo, Parabéns pelo vídeo e obrigado pela dica !!!!!
O meu corsa tava batendo pino na gasolina até então eu não sabia o que era o barulho achava que barulho no escapamento então por causa do alto preço da gasolina coloquei etanol e o barulho sumiu aí então pedi para um mecânico e ele me explicou exatamente o que vc falou . Vivendo e aprendendo ótimo vídeo.
Quando ocorre a centelha da vela, uma frente de chama é formada, elevando rapidamente a pressão no interior da câmara de combustão, nesse ponto a detonação, ocorre devido ao surgimento de queima da mistura sem a faísca da vela fora do tempo de projeto devido a uma alta taxa de compressão no interior do cilindro. Esse fenômeno de combustão anormal traz prejuízos à queima devido aos esforços desordenados gerados no interior do cilindro, que podem inclusive gerar ruídos metálicos, denominados batidas de pino. Se permanecer durante longos períodos, além da queda no rendimento e ruído, o fenômeno da detonação traz sérios danos ao motor danificando os pistões. A detonação pode ser causada por combustível inadequado (octanagem), geometria da cabeça do pistão, posição da vela na câmara, taxa de compressão elevada e/ou sistema de avanço de ignição desregulado. É possível eliminar ou atenuar a detonação atrasando o avanço de faísca. O sensor de detonação é um elemento de cristal piezo-elétrico, é capaz de captar as vibrações provocadas pelo fenômeno da detonação, transformando-as em sinal elétrico o qual é enviado a unidade de comando eletrônico do motor gerenciando o avanço de faísca corrigindo o problema. Juliano Moretto - Engenheiro Mecânico
Parabéns pelo vídeo.... Tenho uma Ecosport 2018 1.5 3 cilindros. O barulho está discreto mas está lá. Sempre utilizei gasolina aditivada porque aprendi que o etanol danifica os componentes de injeção... Aí começa esse barulho chato. Pensei em andar com mistura etanol/gasolina. Sei lá o que é melhor... Melhor alugar carro talvez😅😅😅😅😅
Amigo ótima explicação e realmente confere o que vc diz pois meu novo ka no etanol roda muito melhor e posso estar falando bobagem toda mas reparei que fica até mais silencioso
O meu Ford ka 2018, funciona muito bem com 30% de gasolina e 70 de álcool. ! Até pra pegar melhor cedo quando está tempo frio. Pq ele não tem o reservatório de gasolina, p a 1a. Partida
Isso acontece por que os motores flex são melhores para etanol do que para gasolina. Motor flex é a pior bucha que tem, não é bom para um e nem para outro.
+Ricardo Tasso Barros Tenho que trocar, tenho um celta com 125 mil km e sempre tive carro da Chevrolet são carros muitos bom só que estão ficando atrás da ford que tem modernos modernos. Falta uma $$ mais daqui uns 3 meses ja da pra trocar.
Renato Ramos. Amigo, repensa bem. Na página do "carrosnaweb", tem um link chamado OPINIÃO DO DONO, dá uma lida no relato do pessoal. O Novo KA é uma caixa de problema, cheio de defeitos todo desalinhado, no teste de longa duração da quatro rodas saiu guinchado. Também pretendo trocar de carro, mas estou pensando no HB20. Boa Sorte.
Parabéns pela explicação. Apenas cuidado com o uso excessivo do álcool, sua resistência à compressão é seguida de vários danos em outras partes pela oxidação. O combustível ideal se não fosse pelo preço é a Podium. Parabéns novamente.
No Brasil é assim, tudo que é bom o preço é exorbitante. Trabalhamos para ter o mínimo possível. Para ter do bom e do melhor só a elite brasileira. Malditos políticos
Jhonathan Fonseca O problema do Brasil somos nós brasileiros. Vamos lembrar também que quando lançam carro novo no mercado, "neguinho" fica louco pra tirar onda e financiam tudo apesar do alto preço .
Bom dia parceiro !!! tenho um ka 2017 seus vídeos estão me ajudando demais. Resolvo os problemas do carro aq na garagem de casa msm kakaka . Pena q vc não faz mais vídeos sobre o ford Ka .....
RICARDO, TEM UM FORD K+ 2015, TEM ANDADO COM ELE SOMENTE COM A GASOLINA COMUM, O CARRO DESENVOLVE PERFEITAMENTE, JÁ SENTI DIFERENÇA, MAS DEVIDO ALGUNS POSTO, PASSEI ABASTECER SOMENTE EM POSTO DE CONFIANÇA. TENTEI ABASTECER COM ETANOL, CARA, MAIS NÃO GOSTEI MUITO NÃO. MAIS VALEU A DICA.
30 reais da pra botar 8 litros de etanol aqui na cidade, no Palio eu faço 10km/l no etanol, então já para o grilo e ao mesmo tempo faço 80km em vez desse Octane.. muito bom o vídeo
Opa, você resolveu o meu problema. Tenho uma Ecosport 2017/2018 que começou a fazer isso em outubro, mas rodo com álcool nela desde dezembro de 2018. Hoje, deixei chegar bem na reserva e completei com álcool. O barulho sumiu instantaneamente. Ganhou mais um inscrito, tmj, abraço!
Seus vídeos são ótimos, Ricardo. Parabéns! Tenho um Ka SE plus 16/16 (1.600 Km rodados) e isto começou a ocorrer comigo nessa semana. Em ponto morto com o carro parado na garagem, é só dar a partida que já começo a ouvir o barulho. Incomoda bastante.
Obrigado cara! Então, esse barulho geralmente só acontece em situações específicas. Se o barulho for constante foge da característica. Eu pelo menos nunca vi um carro que bata pino a todo momento. Abraço
+Ricardo Tasso Barros Então... não é sempre msm que eu ouço não. Mas tem dia q acontece o que relatei. Vou ficar mais atento às situações em q isso ocorre, e persistindo, testarei o etanol ao invés da gasolina
+Alexandre Junior Isso! É sempre bom analisar bem o barulho antes de tomar medidas. Geralmente a característica dele já te dá um ideia de onde ele vem... Qualquer dúvida, estou à disposição! Abraço
Caraca mano meu Clio sedam está assim já gastei 1500 reais e não consegui resolver .....coloquei meu carro no terceiro mecânico hoje é o diagnóstico dele foi a sua explicação
Passei dois dias antes de levar meu carro na oficina pesquisando até que achei, meu carro sempre apresentou essa barulho. Porém era algo muito muito raro msm, no entanto ao mudar para gasolina aditivada, por conta do valor atual estar baixo na Pandemia, o msm aumentou muito!!! Fiquei preocupado na hora me veio a cabeça, câmbio do carro tá dando problema pelo fato de sentir como ele falou quando exige força do motor, geralmente sim em baixa rotação. Graças a este vídeo tive problema solucionado. Muito obrigado.
Sei que o video é antigo,de 7 anos atras,mais eu também estou passando por isso a cerca de 2 meses com meu fiesta 1.6 2010,do nada o carro começou a dar esse sintoma,gastei dinheiro com quem nao conhece realmente o problema,gastei quase 1000.00. So de um mês pra ca aconselhado por um mecânico experiente que me disse que poderia ser a gasolina comum a causa dessa grilagem,e que eu deveria tentar a gasolina podium pra ver o que aconteceria,realmente melhorou 50% do barulho,porem nao zerou,vendo o video eu vou tentar o etanol agora para ver se dar um resultado 100% ou perto disso.... So nao sei qual é mais em conta,a podium ou o etanol.. Otimo video amigo!!👍
Sugiro a você antes de tomar a decisão de usar somente etanol procure trocar ou alternar entre postos diferentes, pois talvez o posto você abastece tenha gasolina adulterada. Se o problema persistir não precisa usar só etanol, utilize uma proporção de 20% de etanol e 80% de gasolina OBS: Tenho um Ford Ka 1.0 3 cilindros com 22.000 km rodados e sempre utilizei gasolina, ele nunca apresentou pré-ignição.
Uriel Rossi Natividade Rossi Natividade A gasolina é de boa qualidade, sempre coloco nas motos, que são somente a gasolina e bem sensíveis a qualidade do combustível e nunca tive problemas, tive um Corsa 1.8 Flex também e ele não tinha nenhum problema em andar só com gasolina, isso é típico dessas porcarias de motores Flex de alta compressão.
Adriano Lima Mandei atualizar a ECU do carro, melhorou 95% o comportamento do motor com gasolina, agora raramente ele grila mesmo só com gasolina no tanque, só não sei se o consumo melhorou porque ainda não reabasteci depois da atualização.
Como o Uriel disse, o problema pode ser gasolina batizada (geralmente com querosene), observe bem o posto onde vc abastece e pegue sempre o comprovante (cupom fiscal) e peça para o frentista fazer o teste de combustível na sua frente. Caso confirme que o combustível está irregular taca um processo em cima do posto. Esse tipo de processo é rápido, pois é no juizado de pequenas causas e o posto vai ter que arcar com o reparo de seu carro. Vlw...parabéns pelo vídeo.
Obrigado pela informação meu palio 2016 começou a fazer esse barulho coloquei gasolina ruim ,vou começar a abastecer com etanol para ver se para o barulho.
Amigo boa noite , comprei um prisma 2015, com este problema identico, ia ate entregar o veiculo, um amigo mandou eu fazer o reset do modulo e por incrivel que pareça o barulho sumiu totalmente.
Aconteceu a mesma coisa comigo , e detalhe::: o motor queimou a junta de cabeçote duas vezes e chegou a quebrar biela e trincar PISTÃO.. A Pré-ignição tem efeitos cruéis em todo o motor, e o da Renauld nems e fala, um motor muito problemático...... Fiz o motor, e o problema CONTINUOU !!!! Só foi resolvido rodando com ÁLCOOL !!!!!! Mesmo com o motor feito e tudo revisado, inclusive limpeza de bicos, ponto do motor e regulagem de válvulas, filtros, bobinas, velas, cabos, bateria ::::: O motor ficou PESADO na tentativa de partida, arrastando (só pega depois que esfria), e além disso o motor FALHA quando das reduções normais de rotação como para passar por um quebra-mola por exemplo...Se você não resolver esse problema , AO CONTRÀRIO do que certos cientistas engenheiros da NASA estão dizendo aqui em baixo , SEU MOTOR IRÁ PRO SACO !!!! ACREDITE !!!! Ocorre choque de duas ondas de combustão que gera inclusive uma onda magnética que abala toda a estrutura do motor.
Exatamente.... Uso Etanol X GNV . Porém resolvi mudar Etanol X Gasolina. Depois de 3 dias usando só Gasolina então fiz uma viagem e coloquei só Gasolina foram ida e volta 400km e realmente esse barulho começou a aparecer mesmo em 40kmh ou 100kmh as vezes a batidinha vinha e logo imaginei isso, e o combustível em sua combustão. Infelizmente irei voltar pro Etanol pra não dar B.O futuro.
O meu começou ontem a grilar também, só que meu motor é Ap, então ele grila acelerando no talo, acabei de abastecer 150,00 de gasolina aditivada e coloquei um aditivo também da Bardal! Mas o meu tá tudo certo o motor, a água de arrefecimento, óleo, rodo com militec no óleo! Vamos ver o que vai dar essa lenda!
ola amigo! muito boa a sua explicação ,tenho um gol g5 que esta com esse mesmo problema! e o pior é o mecanico da minha cidade que falou que isso não é problema.
Glauco pereira rangel O mecânico está correto, os novos motores VW tem esse problema de projeto com alta taxa de compressão. Foram criados pra rodar com o etanol que o brasileiro adora e criticava carros monocombustíveis.
Cara, tava querendo comprar um Ka. Ter visto seus vídeos me ajudou bastante a escolher outro, pq realmente existem algumas falhas e a ford é reticente na resolução. Tenho um conhecido que está lutando por um reparo no painel e ainda não conseguiu.
Realmente o pós venda da FORD é terrível! Apensar dos problemas, estou bastante satisfeito com o carro. Mas, infelizmente outras marcas e modelos também tem problemas de difícil resolução. Motor TSI do up parando de funcionar um cilindro e deixando o motor manco tendo que trocar por inteiro pq o fabricante não sabe como resolver o problema. Freio do ônix que endurece em baixas rotações do motor, principalmente com o ar condicionado ligado... Então o mercado automobilístico é um verdadeiro caos! O esquema é ser sortudo.
cara gostei do seu depoimento, muito obrigado me ajudou por que eu tenho um clio sedan 2006 flex e tem este problema chato pra caramba e já gastei uns mil reais em correia dentada e etc.. que o mecanico falou que poderia ser isso e fiz isso e i grilo continua infelismente já pensei em vender o carro mas descobri que não vai adiantar por que eu já vi outros carros até mais novos com este problema meu é o fim do mundo o brasil é lamentavel, abraço
velho, trabalho com combustível e sei bem o que é isso. meu carro faz essa zoada quando abastecido com gasolina de procedência duvidosa kkkkkk " de amigos tanqueiros". kkkkk normalmente isso acontece quando a gasolina estar com misturada com querosene ou metanol. gostei do seu vídeo... estou deixando meu joinha 👍
Haha sim! Eu sempre abasteço no mesmo posto favorito que sei que funciona e rende bem justamente pra evitar combustíveis tranqueiras. Fico feliz que tenha gostado do vídeo! Abraço
Sim, a gasolina não precisa ser adulterada pra aparecer o barulho. Mesmo a 100% confiável faz o barulho aparecer. O problema principal está no motor e não na gasolina.
Ricardo tenho ouvido falar alguns casos do motor grilando e vi no seu vídeo que você comenta a cada 12 litros de gasolina usar 3 de metanol, bom. Eu tenho feito basicamente o mesmo porém com algumas pesquisar realizadas cheguei a conclusão que o ideal para misturar e de 30 % de metanol para um tanque de combustível, logo sempre tenho colocado 15 litros de metanol antes de completar tanque com gasolina e desde então tenho obtido um bom resultado. Desde já parabenizo pelo seus vídeos que esclarecem bastante coisas aos demais proprietários do novo Ka 2015.
Ricardo Tasso Barros é isso aí. Adciona de 12 à 15 litros de etanol no máximo antes de encher o tanque de gasolina. www.lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=21195
Tenho a zafira flex faz exatamente esse barulho, mas não só andando forçando mas quando da a partida e ela está quente faz esse barulho muito forte quando está fria não faz será que é pré ignição? Fui no mecânico ele disse q tá batendo pino e saí de pistão e tá com folgas essas coisa toda disse q tem q fazer o motor e só resolve e compensa fazendo inteiro cobro 6 mil sem a mão de obra 😱 nem perguntei o valor com a mão de obra, conversando com alguns amigos me deram a dica de compra um motor inteiro em melhor condições q o meu e troca sairia mas barato na faixa de 3 a 3500 tô na dúvida perdido !!!
Muito bem explicado. O motor flex é um motor a alcool, ele é projetado pra trabalha com uma compressão maior. Usando uma gasolina Podium(alta octanagem) resolveria esse problema da "grilagem"(Compressão Involuntária)?
Olá, Parabéns pelos seus conhecimentos e habilidade para apresentar, gostaria de contribuir com mais informações, os veículos produzidos no Brasil, há alguns anos, estão sendo produzidos motores com taxa de compressão em torno de 12:1 até 13:1 no caso do Gol, o que o torna favorável ao uso do Álcool, portanto mesmo a injeção sendo Flex o motor não é, e é isso que acontece se usar gasolina nesses motores vai "bater pino", eu tenho um Agile Flex, embora produzido na Argentina vem com compressão 12,4:1 os que são vendidos na Argentina sai com taxa 10:1, porque lá se usa gasolina brasileira mais barato que aqui.
Uma Saveiro começou com essa pré detonação. Cheguei na oficina, o senhor muito honesto, deu uma volta antes de passar no scanner. Nem precisou, só me recomendou dar uma tanqueada de álcool, e usar preferencialmente numa viagem. Faria uma limpeza no sistema, e resolvia. Fiz isso, deu certo.
Mas comum a aditivado
@@willianalan1553 aqui na região oeste RS, não tem etanol aditivado. Em alguns postos aqui na cidade, nem etanol tem há anos. O preço é quase o mesmo da gasolina, e pra maioria dos motoristas etanol é como se nem existisse.
O melhor dos vinte vídeos que assisti. Você fala claramente para nós leigos, coisa que muitos dos vídeos que assisti não fez. Só falam para mecânico entender. Um abraço e parabéns
Finalmente achei um vídeo explicando (muito bem) de onde vem esse ruído... Parabéns pelo vídeo
Meu Palio attractive 1.0 está com esse problema. Obrigado pela dica!
Tenho um focus 2.0 com esse problema , já mandei descarbonizar o motor , troquei pistões, aneis , casquilho móvel, Bruniu os cilindros , tudo novo e não resolveu o problema.. só estou rodando no álcool agora faze oque .kk
Cara sou mecânico temho oficina mecânica. Muito obrigado por sua ajuda e explicação técnica. Que Deus te abençoe Sensacional
Vc resolveu????????? Meu tbm está assim !!!!
Muito boa explicação, eu tenho um HB20 2016 com 48 mil km, também estava com esse problema e acredito que seja crônico do motor 3 cilindros. Dêem uma olhada no manual do veículo, eles indicam a troca de marcha acima de 2 mil giros do motor. No meu caso sou acostumado com carros mais fortes, então trocava a marcha com giro do motor mais baixo.
Abraço.
Amém irmão... uma explicação descente, de quem realmente entende e não fica de enrolação 🙏🙏
A muitos anos só abasteço com etanol , pois acredito que flex na realidade não existe. E parabéns pela explicação.
Muito bem explicado parabéns, assim que passei a usar gasolina o barulho começou, vou colocar etanol hoje mesmo.
Excelente vídeo parabéns
Comprei a 4 meses Palio fire 2004 a gasolina e percebi a pré detonação.
Já usei 4 produtos de aditivos do mais caro até o mais barato e não resolveu muita coisa.
Fiz a limpeza do tbi map com. Descarbonizante e resolveu um pouco
Mas o barulho persiste
Após esse vídeo vou fazer o famoso (rabo de galo) como o álcool tem mais octanagem vou ter que andar assim
Infelizmente a gasolina tem um alto nível de carbono isso também prejudica
O álcool também e mais adstringente
Porém o que me resta é essa mistura
Tomara que dê certo
Cara. Que vídeo sensacional. Erra issso que eu buscava. Exatamente isso. Tenho o barulho no meu Tiida, sempre usei etanol, porém agora estou usando gasolina e tá esse barulho. Tentei gasolina comum, aditivada , meio e meio. E nada.. meio a meio diminuí, mas no etanol está melhor. Entrando um dinheiro vou mandar olhar os pistões, brinzinhas, polias etc. Mas até então só vou rodar etanol.
A sua explicação, ao mostrar o barulho da batida está sensacional, com todas as informações necessárias. Parabéns.
Certíssimo. eu ja tinha percebido isso.essa melhora com o etanol.entao cheguei a conclusao q o motor flex nao é tao flex assim
Mas a pré detonação não é só pela baixa octanagem, pode acontecer também por alta temperatura na câmara de combustão gerada por carbonização
Cara, muito bom!!! Meu mecânico andou comigo e não ouviu o barulho do qual reclamei. Agora entendi, que é após subidas, por isso na rua ele não escutou. Muito obrigadaaaa
👏👏👏👏👏👏 Parabéns pelo vídeo, e pelas explicações... Pra mim carro Flex não existe, nunca vai funcionar direito! Saudades da década de 90 e 00... perfeição mecânica, AP, OHC, FIRE, Zetec Rocam.
Diego Oliveira falou tudo!
Diego Oliveira falou tudo!
Excelente vídeo! O meu faz exatamente esse mesmo barulho! Levei o carro na concessionária e os mecânicos me explicaram que SIM, o Ka bate o pino com gasolina... eles me recomendaram o uso de etanol somente. Valew!
Exatamente cara... Não tem reparo definitivo que resolva o problema. É isso que os mecânicos aconselham mesmo, usar o etanol pra sumir o problema. Abraço 😬
Amigo o seu e tipo um barulho se trepidaçao em ponto morto?
Só uso álcool amigo, e bate tbm, estranho né !
Passa o raster é configura o carro para gasolina q vai resolver o pobrema
@@FERNANDO1990962Será que tem como mesmo..
Parabens pela explicaçao. Realmente no Brasil fica DIFICIL de ter um carro e fazer ele funcionar bem.
Melhor vídeo que eu já vi falando sobre o assunto.
Meu uno na gasolina o mesmo problema .
Vou jogar só álcool
Amigo tenho um hb20s e percebi esse barulho qndo engatava a ré numa subida por pequena que fosse, ele dava esse roncos. E qndo abasteço com etanol aditivado o rinco some. Parabéns pela dica.
Muito obrigado pela explicação. Hoje mesmo irei abastecer com Etanol e ver como será o resultado. Estou usando a Gasolina Shell V Power atualmente. E olha só, meu problema piorou desde a última semana após abastecer com Ipiranga DT Clean.
Meu motor não fazia nenhum barulho antes de começar a abastecer com gasolina.
Se for problema de pré detonação, garanto que assim que colocar etanol, vai parar o barulho. 😬
+Ricardo Tasso Barros ainda tinha um pouco de gasolina aditivada. Coloquei etanol hoje. Ainda escuto o grilo, mas vou abastecer novamente, até acabar com toda a gasolina no tanque.
Quanto de gasolina ainda tinha?
Boa tarde amigo meu carro e um Cobalt ano 2012 já estava com 3 dias esse barulho (grilo) levei em um mecânico aqui próximo ele me disse que teria que desmontar todo o motor para ver esse problema.... assistido seu vídeo aqui imediatamente substituiu a gasolina pelo o etanol... o barulho desapareceu na hora kkk ficou show o meu carro .... valeu abraço Carlos do estado de Goiás....
Seu carro é 1.4 ou 1.8? O meu é 1.4, como é o consumo do seu cidade/ estrada, tanto no álcool qto gasolina?
abastecendo só com etanol o meu tanque evapora rápido demais, coloquei uma proporção de 45% gasolina e 55% etanol e o consumo ficou igual como se fosse somente gasolina, vou testar outras proporções pra ver se consigo também economia.
BETO BETO isso não importa, hoje eu abasteço meio a meio, não vou ficar contando o etanol na gasolina, é só chegar no posto e pedir pro frentista colocar 10 litros de gasolina e 10 litros de etanol. Ninguém vai chegar no posto e dizer: “ei frentista, coloca 10 litros de gasolina que tem 27% de etanol e mais 7,3 litros de etanol pq a gasolina já tem etanol” ai já é ser prego de mais
@@Don_Hermoso tem gente aí nervosa de mais kkk
Ruy Barbosa Junior sim kkkkkkk
mim ajudou demais cara com seu conteúdo meu amigo, e olha que eu sou da área automotiva parabéns acabou de ganhar um escrito
O melhor vídeo sobre o assunto! Obrigado! Tenho fiesta 1.5 sigma 2014 manual com embreagem trocada. Uffa não é a embreagem nem vela.
Meu amigo, parabéns pelo vídeo! Muito mecânico profissional de diploma e td mais não explicaria com tanta clareza. Após esse vídeo, mesmo meu carro não apresentando (ainda) este problema, ja vou abastecendo ele com álcool. Obg pela aula
LeO DA CROSSER 150 fico feliz que tenha gostado! Abraço
Ricardo, eu lembro ter feito comentários nos seus vídeos acerca desse problema. Aqui no RS é impossível usar etanol devido ao preço proibitivo. Existem 2 problemas que se confundem e os sintomas e os danos são quase os mesmos. Um é a pré-ignição, que é quando a mistura explode antes do tempo e costuma dar um barulho semelhante a um grilo. No meu carro isso acontece desde uns mil km rodados, e só resolve com etanol. Outro é a detonação ou batida de pino que ocorre após a centelha, é uma combustão irregular, que é fácil de provocar colocando uma marcha alta com uma velocidade inferior àquela que é recomendada pra uso daquela marcha e é, acredito eu, o que você simulou na sua garagem, mesmo que possa ocorrer em situação normal, numa subida, como você falou. Mesmo com essa taxa de compressão alta, acredito que o problema se deva ao projeto do motor pois antes eu tinha um carro cuja taxa era mais alta que a do Ka e durante os 5 longos anos que fiquei com ele este problema jamais ocorreu. Acho que seria o caso de reclamar com a Ford o que está ocorrendo, talvez uma remapeamento da injeção possa corrigir isso, ou tratando-se de problema crônico ou de projeto, que estendam a garantia a exemplo do que fizeram com os primeiros câmbios powershift que viviam quebrando. Na próxima semana vou levar meu Ka pra 2a revisão e pretendo relatar isto. Abraço.
Sim, eu lembro do seu comentário. Quando a utilização do etanol fica difícil pelo preço abusivo, acho que somos obrigados a usar fazendo esses barulhos aí mesmo, infelizmente.
ola Ricardo muito otimo seu video você não e mêcanico mais deu um show em explicação melhor que muitos mêcanicos do you tube Parabens
Tercio som Obrigado 😬
Parabens amigo pela otima explanaçao, não sei se vc é formado ou trabalha com mecanica mas DEU UM SHOW DE DETALHES.. Meu gran siena começou a fazer um barulho bem menos que esse e mais fininho como se fosse um molho de chaves balançando... fui hj ao mecanico ainda nao mexeu mas uma das possibilidades era o carro demorar pra pegar e com isso descarrega o oleo dos tuchos valvulas e tensor da corrente (meu motor nao tem correia dentada).. e tbm me aconselhou a largar a gasolina pra evitar a pre igniçao ou batida de pino que nao é o meu caso.. Mas ele ja recomendou pra nao gerar isso no futuro, ou seja, NOSSA GASOLINA É UM LIXO TODA ADULTAERADA E NAO ADIANTA PROCURAR POSTO DE BANDEIRA pq as vezes ja vem adulterada pelo distribuidor. To com o carro 7 meses e rodo puco so rodei 3 mil km com gasolina ate hj.. Comecei hj a utilizar etanol,
Mesmo não parecendo tão técnico, fez muito para explicar. Entendi é vou testar. Obrigado!!!!!
Se funcionar volto para falar. Meu carro é um New Fiesta, motor sigma.
Parabéns, já vi vários vídeos sobre esse assunto , vc me tirou minhas dúvidas,
Vc está de parabéns, não imagina o quanto me ajudou.
Estou com um problema grave no meu Idea 1.8 após rebaixar o cabeçote ele ficou grilando forte até quebra a lateral do pistão não imaginava que seria o combustível e que a octanagem influência na compreensão dos pistões de tal forma.
Rafael Silva é isso aí cara! Alterações no cabeçote alteram a taxa de compressão e aí o uso de gasolina fica pior ainda. Fico feliz que o vídeo foi útil para você. Abraço
Parabéns irmão, dentre centenas de vídeos que procurei se Dúvidas o seu foi o melhor em quesito de novo explicação.
a melhor forma para a acabar de uma vez que esse problema é abastecer sempre com álcool hidratado, o etanol... mesmo sendo desvantagem pro nosso bolso. mas à longo prazo não teremos prejuízo com cabeçote danificado.
👍
Kkkkkkkkkk
belo vídeo cara ! muito boa sua explicação .. tenho um ka 1.0 se plus 2015 , 27 mil km rodados nao tive esse problema , mais sempre uso gasolina e álcool ,nunca uso um determinado combustível sempre mesclou nos abastecimentos . mais se um dia apresentar esse problema já sei como resolver vlw .
+Paulo Alves Fico feliz que tenha gostado da explicação! Sim, o ideal é isso aí mesmo, dar uma mesclada nos tipos de combustível. Abraço!
Parabéns pelo video.
Já estou com o terceiro KA e os 02 últimos senpre fazia este barulho.
Vi em outro video no UA-cam sobre abastecer com etanol, e após eu abastecer, realmente o barulho diminuiu.
O seu video realmente vai ajudar muita gente com esse problema.
E confirmou o que eu pensava sobre esse "grilar" no KA.
Obrigado e parabéns!
*sempre
Melhor video q vi sobre este problema , explicação muito clara e de facil compreensão.
Parabéns, top.
Excelente vídeo, sua didática é muito boa, parabéns! e me ajudou mto, pois estou com o mesmo problema, obrigada!
+Lucy Hiromi Que bom! Fico feliz que tenha te ajudado também. Qualquer dúvida, estou a disposição. Abraço
Resolveu seu problema
Ótimas explicações, bem claras e objetivas.
Quando comprei meu carro atual (HB20 Turbo), coloquei gasolina logo que saí da concessionária. Logo depois que ouvi o "grilo", passei no dia seguinte e completei com etanol. O barulho parou e até então só tenho colocado etanol v-power. Fora que a potência dele muda bastante, são 7 cavalos de diferença entre um combustível e outro. Pena que o preço realmente não é animador.
Estava com o mesmo problema e ao assistir o vídeo resolvi abastecer com etanol pois estava com apenas 1/4 de Podium. Como o resultado foi positivo não poderia deixar de voltar aqui e lhe agradecer bem como deixar o like. Abraços e muito obrigado
Michel Anderson da Silva isso aí! Abraço
Meu só rodo no álcool e agora
Muito bem explicado , só faltou falar sobre o custo benefício
Excelente Vídeo, Chama bem a Atenção para o problema existentes. Parabéns e Continue assim.
Bom dia a todos!! Aqui é Ricardo esposo da Luzia..... vou tentar ajudar com o pouco que sei de mecânica.....
O ruído que ouvimos vem do "sensor de detonação" do motor...e não qualquer ruído ocasionado pelo cilindro!!! Sim realmente tem tudo haver com a taxa de compressão, porém sabemos da baixa qualidade do combustível no Brasil e valores exorbitantes praticados pelo monopólio.....Aqui na América os carros também acontecem este problema!!! A gasolina é barata, mas nem sempre usar a gasolina Premium resolverá o problema!!!! O correto é uma avaliação por um mecânico ESPECIALIZADO para verificar tanto a compressão cilíndrica, bem como ponto de avanço e até mesmo se não há crostas nas cabeças dos pistões alterando significativamente a taxa de compressão e assim ocorrendo o ruído do sensor de detonação!!!
Ruído do sensor de detonação? O sensor que faz o ruído? Como assim?
Valeu pela dica. Lembrando que a nossa "gasolina" já tem 27% de etanol, que coisa, não....por fim, tem que por quase meio a meio de cada combustível no tanque.
O meu hb20 as vezes aparece essa bateção de pino . Vou testar no álcool. Valeu pela dica meu amigo.
Deu resultado?
Deu resultado??
Muito esclarecedor seu video, infelizmente gasolina no Brasil não possui uma boa octanagem e tbm sabemos que não é pura o que pode contaminar o lubrificante causando sérios problemas para o motor, o manual do meu pede para abastecer com gasolina sem enxofre isso é uma missão impossível! valeu amigo fique com Deus!
Ricardo!
Parabéns!
Foi a explicação mais clara, que já escutei, sobre octanagem.
Olá pessoal
Essa pré ignição é um problema a ser resolvido,gostei das informações apresentada pelo canal.Usar etanol em certo circunstâncias é mais melhor.Os motores modernos está com esse 'probleminha' ,é importante ter cuidado,principalmente com o óleo.O novo óleo de motor SN Plus,já está no mercado para ser usado em carros que tem pré ignição,justamente para evirar desgaste prematuro.
Abraço á todos.
Por isso o manual do uno manda usar o selenia sn plus 0w20 kkk, já sabem do B.O kk
vc sabe qual o óleo q tenha o Sn plus q possa usar no gol 3 cilindros?
Amigo o meu está assim isso depois q substituir o álcool pela gasolina boa explicação e vou fazer isso . Ufa pensei q era problema mecânico 😅
Meu Escort estava acontecendo a mesma coisa, esse barulho horroroso, misturei Etanol no tanque junto com a gasolina e inacreditavelmente o barulho parou ,fiz por fazer mas acabou que deu certo, Parabéns pelo vídeo e obrigado pela dica !!!!!
Tenho uma Ecosport 2014 fazendo esse mesmo barulho vc continua usando os dois combustível misturados ou parou de usar e o barulho parou
O meu corsa tava batendo pino na gasolina até então eu não sabia o que era o barulho achava que barulho no escapamento então por causa do alto preço da gasolina coloquei etanol e o barulho sumiu aí então pedi para um mecânico e ele me explicou exatamente o que vc falou . Vivendo e aprendendo ótimo vídeo.
Quando ocorre a centelha da vela, uma frente de chama é formada, elevando rapidamente a pressão no interior da câmara de combustão, nesse ponto a detonação, ocorre devido ao surgimento de queima da mistura sem a faísca da vela fora do tempo de projeto devido a uma alta taxa de compressão no interior do cilindro. Esse fenômeno de combustão anormal traz prejuízos à queima devido aos esforços desordenados gerados no interior do cilindro, que podem inclusive gerar ruídos metálicos, denominados batidas de pino. Se permanecer durante longos períodos, além da queda no rendimento e ruído, o fenômeno da detonação traz sérios danos ao motor danificando os pistões. A detonação pode ser causada por combustível inadequado (octanagem), geometria da cabeça do pistão, posição da vela na câmara, taxa de compressão elevada e/ou sistema de avanço de ignição desregulado. É possível eliminar ou atenuar a detonação atrasando o avanço de faísca.
O sensor de detonação é um elemento de cristal piezo-elétrico, é capaz de captar as vibrações provocadas pelo fenômeno da detonação, transformando-as em sinal elétrico o qual é enviado a unidade de comando eletrônico do motor gerenciando o avanço de faísca corrigindo o problema.
Juliano Moretto - Engenheiro Mecânico
Tenho uma estrada 2021 1.4 direto da isso vou fazer os testes com etanol
Boa explicação top
Parabéns pelo vídeo.... Tenho uma Ecosport 2018 1.5 3 cilindros. O barulho está discreto mas está lá. Sempre utilizei gasolina aditivada porque aprendi que o etanol danifica os componentes de injeção... Aí começa esse barulho chato. Pensei em andar com mistura etanol/gasolina. Sei lá o que é melhor... Melhor alugar carro talvez😅😅😅😅😅
Cara, que vídeo excelente. Ganhou um like e um inscrito. Parabéns!
Parabéns pela explicação, vou trocar p álcool, volto dps pra relatar
Deu certo?
@@nataliapattinson1 melhorou um pouco sim, agora menos constante
Amigo ótima explicação e realmente confere o que vc diz pois meu novo ka no etanol roda muito melhor e posso estar falando bobagem toda mas reparei que fica até mais silencioso
Isso mesmo! O motor funciona super redondo no etanol. Fica mais forte, eficiente e silencioso. Concordo!
Etanol no Centro Oeste é caro, além do carro continuar o barulho com Etanol... realmente incomoda.
O meu Ford ka 2018, funciona muito bem com 30% de gasolina e 70 de álcool. !
Até pra pegar melhor cedo quando está tempo frio. Pq ele não tem o reservatório de gasolina, p a 1a. Partida
Cara , parabéns ... Vc foi top na explicação , solucionou meu problema .... Parabéns
Cara muito obg, tenho um voyage 2016 2017 3 cilindros 1.0, e ta trelando muito. Vou botar álcool
É que fim levou ?
Tá com ele ainda ?
meu gol 3 cilindros tá assim até no etanol vc conseguiu resolver?
Isso acontece por que os motores flex são melhores para etanol do que para gasolina. Motor flex é a pior bucha que tem, não é bom para um e nem para outro.
Muito bom estou querendo comprar um Ka e esse canal tirou todas a minha duvida show parabéns.
Que bom! Fico feliz em ajudar.
Depois de acompanhar o canal qual será a decisão final? Vai comprar? Haha
+Ricardo Tasso Barros Tenho que trocar, tenho um celta com 125 mil km e sempre tive carro da Chevrolet são carros muitos bom só que estão ficando atrás da ford que tem modernos modernos. Falta uma $$ mais daqui uns 3 meses ja da pra trocar.
+Renato Ramos isso aí! Vamos torcer para dar certo! Abraço
Renato Ramos.
Amigo, repensa bem. Na página do "carrosnaweb", tem um link chamado OPINIÃO DO DONO, dá uma lida no relato do pessoal. O Novo KA é uma caixa de problema, cheio de defeitos todo desalinhado, no teste de longa duração da quatro rodas saiu guinchado.
Também pretendo trocar de carro, mas estou pensando no HB20.
Boa Sorte.
Excelente explicação! Meu carro sempre "grila" quando roda com gasolina. A solução é a que você deu: sempre rodar com etanol.
Meu gol G5 também faz esse barulho na gasolina, porém no álcool não faz.
Grila, quando está subindo algum elevado?
Parabéns pela explicação. Apenas cuidado com o uso excessivo do álcool, sua resistência à compressão é seguida de vários danos em outras partes pela oxidação. O combustível ideal se não fosse pelo preço é a Podium. Parabéns novamente.
No Brasil é assim, tudo que é bom o preço é exorbitante. Trabalhamos para ter o mínimo possível. Para ter do bom e do melhor só a elite brasileira. Malditos políticos
Fabio Sekiyama
Jhonathan Fonseca
O problema do Brasil somos nós brasileiros. Vamos lembrar também que quando lançam carro novo no mercado, "neguinho" fica louco pra tirar onda e financiam tudo apesar do alto preço .
Vdd
Bom dia parceiro !!! tenho um ka 2017 seus vídeos estão me ajudando demais. Resolvo os problemas do carro aq na garagem de casa msm kakaka . Pena q vc não faz mais vídeos sobre o ford Ka .....
RICARDO, TEM UM FORD K+ 2015, TEM ANDADO COM ELE SOMENTE COM A GASOLINA COMUM, O CARRO DESENVOLVE PERFEITAMENTE, JÁ SENTI DIFERENÇA, MAS DEVIDO ALGUNS POSTO, PASSEI ABASTECER SOMENTE EM POSTO DE CONFIANÇA. TENTEI ABASTECER COM ETANOL, CARA, MAIS NÃO GOSTEI MUITO NÃO. MAIS VALEU A DICA.
30 reais da pra botar 8 litros de etanol aqui na cidade, no Palio eu faço 10km/l no etanol, então já para o grilo e ao mesmo tempo faço 80km em vez desse Octane.. muito bom o vídeo
Obrigada, resolveu o problema do meu Ka 2013 Zetec rocam
Opa, você resolveu o meu problema. Tenho uma Ecosport 2017/2018 que começou a fazer isso em outubro, mas rodo com álcool nela desde dezembro de 2018. Hoje, deixei chegar bem na reserva e completei com álcool. O barulho sumiu instantaneamente. Ganhou mais um inscrito, tmj, abraço!
Amigo blz, como assim? Vc já usava álcool né?
Parabéns pela explicação, mto legal!! forma simples!!
Seus vídeos são ótimos, Ricardo. Parabéns! Tenho um Ka SE plus 16/16 (1.600 Km rodados) e isto começou a ocorrer comigo nessa semana. Em ponto morto com o carro parado na garagem, é só dar a partida que já começo a ouvir o barulho. Incomoda bastante.
Obrigado cara! Então, esse barulho geralmente só acontece em situações específicas. Se o barulho for constante foge da característica. Eu pelo menos nunca vi um carro que bata pino a todo momento. Abraço
+Ricardo Tasso Barros Então... não é sempre msm que eu ouço não. Mas tem dia q acontece o que relatei. Vou ficar mais atento às situações em q isso ocorre, e persistindo, testarei o etanol ao invés da gasolina
+Alexandre Junior Isso! É sempre bom analisar bem o barulho antes de tomar medidas. Geralmente a característica dele já te dá um ideia de onde ele vem... Qualquer dúvida, estou à disposição! Abraço
Caraca mano meu Clio sedam está assim já gastei 1500 reais e não consegui resolver .....coloquei meu carro no terceiro mecânico hoje é o diagnóstico dele foi a sua explicação
Ótimo vídeo que pode me ajudar. Vou fazer esse método e espero resolver. Obrigado!
Passei dois dias antes de levar meu carro na oficina pesquisando até que achei, meu carro sempre apresentou essa barulho. Porém era algo muito muito raro msm, no entanto ao mudar para gasolina aditivada, por conta do valor atual estar baixo na Pandemia, o msm aumentou muito!!! Fiquei preocupado na hora me veio a cabeça, câmbio do carro tá dando problema pelo fato de sentir como ele falou quando exige força do motor, geralmente sim em baixa rotação. Graças a este vídeo tive problema solucionado. Muito obrigado.
Fico feliz por ter te ajudado também!
Percebi isso comprei um 2015 4 cilindros e de vez em quando ainda faz mas melhorou bem no alccol
Sei que o video é antigo,de 7 anos atras,mais eu também estou passando por isso a cerca de 2 meses com meu fiesta 1.6 2010,do nada o carro começou a dar esse sintoma,gastei dinheiro com quem nao conhece realmente o problema,gastei quase 1000.00.
So de um mês pra ca aconselhado por um mecânico experiente que me disse que poderia ser a gasolina comum a causa dessa grilagem,e que eu deveria tentar a gasolina podium pra ver o que aconteceria,realmente melhorou 50% do barulho,porem nao zerou,vendo o video eu vou tentar o etanol agora para ver se dar um resultado 100% ou perto disso....
So nao sei qual é mais em conta,a podium ou o etanol..
Otimo video amigo!!👍
Isso também acontece com minha fazer 250 flex, percebi que colocando só etanol o barulho diminuiu!!!
Parabéns pela explicação, meu carro tá com o mesmo problema
Sugiro a você antes de tomar a decisão de usar somente etanol procure trocar ou alternar entre postos diferentes, pois talvez o posto você abastece tenha gasolina adulterada. Se o problema persistir não precisa usar só etanol, utilize uma proporção de 20% de etanol e 80% de gasolina
OBS: Tenho um Ford Ka 1.0 3 cilindros com 22.000 km rodados e sempre utilizei gasolina, ele nunca apresentou pré-ignição.
Uriel Rossi Natividade Rossi Natividade A gasolina é de boa qualidade, sempre coloco nas motos, que são somente a gasolina e bem sensíveis a qualidade do combustível e nunca tive problemas, tive um Corsa 1.8 Flex também e ele não tinha nenhum problema em andar só com gasolina, isso é típico dessas porcarias de motores Flex de alta compressão.
eu tenho um vectra ele estava a sim também aí eu troquei de posto e ficou bom
Adriano Lima Mandei atualizar a ECU do carro, melhorou 95% o comportamento do motor com gasolina, agora raramente ele grila mesmo só com gasolina no tanque, só não sei se o consumo melhorou porque ainda não reabasteci depois da atualização.
Como o Uriel disse, o problema pode ser gasolina batizada (geralmente com querosene), observe bem o posto onde vc abastece e pegue sempre o comprovante (cupom fiscal) e peça para o frentista fazer o teste de combustível na sua frente. Caso confirme que o combustível está irregular taca um processo em cima do posto. Esse tipo de processo é rápido, pois é no juizado de pequenas causas e o posto vai ter que arcar com o reparo de seu carro. Vlw...parabéns pelo vídeo.
Não adianta,os motores flex são taxa de compressão muito alta,um erro da engenharia
Valeu pela a dica vou colocar álcool meu Toyota Etios 1.5 2015 250km rodado começou a bater pino pois só uso gasolina
Perfeito parceiro, muito obrigado pelo vídeo. Sensacional a explicação.
Obrigado pela informação meu palio 2016 começou a fazer esse barulho coloquei gasolina ruim ,vou começar a abastecer com etanol para ver se para o barulho.
Cara incrível explicação, gera do autos!!! Obrigado pela ajuda
Parabéns,seus vídeos tem me ajudado muito!!
Fico feliz! Abraço 😬
Valeu , deixei na autorizada hoje pois tinha outros defeitos como foro de porta saindo e porta mala com entrada de água , o meu o ka modelo 14/15
Boa sorte nos reparos! 😬
Amigo boa noite , comprei um prisma 2015, com este problema identico, ia ate entregar o veiculo, um amigo mandou eu fazer o reset do modulo e por incrivel que pareça o barulho sumiu totalmente.
Aconteceu a mesma coisa comigo , e detalhe::: o motor queimou a junta de cabeçote duas vezes e chegou a quebrar biela e trincar PISTÃO.. A Pré-ignição tem efeitos cruéis em todo o motor, e o da Renauld nems e fala, um motor muito problemático...... Fiz o motor, e o problema CONTINUOU !!!! Só foi resolvido rodando com ÁLCOOL !!!!!! Mesmo com o motor feito e tudo revisado, inclusive limpeza de bicos, ponto do motor e regulagem de válvulas, filtros, bobinas, velas, cabos, bateria ::::: O motor ficou PESADO na tentativa de partida, arrastando (só pega depois que esfria), e além disso o motor FALHA quando das reduções normais de rotação como para passar por um quebra-mola por exemplo...Se você não resolver esse problema , AO CONTRÀRIO do que certos cientistas engenheiros da NASA estão dizendo aqui em baixo , SEU MOTOR IRÁ PRO SACO !!!! ACREDITE !!!! Ocorre choque de duas ondas de combustão que gera inclusive uma onda magnética que abala toda a estrutura do motor.
Exatamente.... Uso Etanol X GNV . Porém resolvi mudar Etanol X Gasolina. Depois de 3 dias usando só Gasolina então fiz uma viagem e coloquei só Gasolina foram ida e volta 400km e realmente esse barulho começou a aparecer mesmo em 40kmh ou 100kmh as vezes a batidinha vinha e logo imaginei isso, e o combustível em sua combustão. Infelizmente irei voltar pro Etanol pra não dar B.O futuro.
Meu Palio attractive 1.0 está com esse problema. Obrigado pela dica!
BRILHANTE ESPOLIAÇÃO, UMA PENA Q SO TENHA VISTO AGORA, MAS ,ANTES TARDE DO QUE NUNCA.
Obrigado, me ajudou muito, eu estáva muito preocupado com isso.
Tenho um Fiat linea 1.9 esse vídeos me ajudou muito obrigado pela diga
O meu começou ontem a grilar também, só que meu motor é Ap, então ele grila acelerando no talo, acabei de abastecer 150,00 de gasolina aditivada e coloquei um aditivo também da Bardal! Mas o meu tá tudo certo o motor, a água de arrefecimento, óleo, rodo com militec no óleo! Vamos ver o que vai dar essa lenda!
ola amigo!
muito boa a sua explicação ,tenho um gol g5 que esta com esse mesmo problema! e o pior é o mecanico da minha cidade que falou que isso não é problema.
Glauco pereira rangel
O mecânico está correto, os novos motores VW tem esse problema de projeto com alta taxa de compressão. Foram criados pra rodar com o etanol que o brasileiro adora e criticava carros monocombustíveis.
Cara, tava querendo comprar um Ka. Ter visto seus vídeos me ajudou bastante a escolher outro, pq realmente existem algumas falhas e a ford é reticente na resolução. Tenho um conhecido que está lutando por um reparo no painel e ainda não conseguiu.
Realmente o pós venda da FORD é terrível! Apensar dos problemas, estou bastante satisfeito com o carro. Mas, infelizmente outras marcas e modelos também tem problemas de difícil resolução. Motor TSI do up parando de funcionar um cilindro e deixando o motor manco tendo que trocar por inteiro pq o fabricante não sabe como resolver o problema. Freio do ônix que endurece em baixas rotações do motor, principalmente com o ar condicionado ligado... Então o mercado automobilístico é um verdadeiro caos! O esquema é ser sortudo.
Esse problema do freio que c falou do Onix tb acontece no Celta. O ka que citei, após uma revisão danificaram o painel e não querem consertar.
+Marcos Humberto sim... Carro é algo muito estressante para manter funcionando perfeitamente. E o pós venda da FORD contribui muito nesse estresse.
cara gostei do seu depoimento, muito obrigado me ajudou por que eu tenho um clio sedan 2006 flex e tem este problema chato pra caramba e já gastei uns mil reais em correia dentada e etc.. que o mecanico falou que poderia ser isso e fiz isso e i grilo continua infelismente já pensei em vender o carro mas descobri que não vai adiantar por que eu já vi outros carros até mais novos com este problema meu é o fim do mundo o brasil é lamentavel, abraço
wilson ramires cara, esse clio aí é flex?
é flex
velho, trabalho com combustível e sei bem o que é isso. meu carro faz essa zoada quando abastecido com gasolina de procedência duvidosa kkkkkk " de amigos tanqueiros". kkkkk normalmente isso acontece quando a gasolina estar com misturada com querosene ou metanol. gostei do seu vídeo... estou deixando meu joinha 👍
Haha sim! Eu sempre abasteço no mesmo posto favorito que sei que funciona e rende bem justamente pra evitar combustíveis tranqueiras. Fico feliz que tenha gostado do vídeo! Abraço
Pior que não é eu abasteço em um posto de bairro nobre onde ta cheio de Porsche, Bmw, Mercedes e etc shell a gasolina não é adulterada e acontece isso
Sim, a gasolina não precisa ser adulterada pra aparecer o barulho. Mesmo a 100% confiável faz o barulho aparecer. O problema principal está no motor e não na gasolina.
Ricardo tenho ouvido falar alguns casos do motor grilando e vi no seu vídeo que você comenta a cada 12 litros de gasolina usar 3 de metanol, bom. Eu tenho feito basicamente o mesmo porém com algumas pesquisar realizadas cheguei a conclusão que o ideal para misturar e de 30 % de metanol para um tanque de combustível, logo sempre tenho colocado 15 litros de metanol antes de completar tanque com gasolina e desde então tenho obtido um bom resultado. Desde já parabenizo pelo seus vídeos que esclarecem bastante coisas aos demais proprietários do novo Ka 2015.
ivan zwiezynski zaikowski excelente! Então a mistura que venho usando é quase essa dai de 30%. 😬
Ricardo Tasso Barros é isso aí. Adciona de 12 à 15 litros de etanol no máximo antes de encher o tanque de gasolina. www.lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=21195
ivan zwiezynski zaikowski excelente artigo!
Tenho a zafira flex faz exatamente esse barulho, mas não só andando forçando mas quando da a partida e ela está quente faz esse barulho muito forte quando está fria não faz será que é pré ignição? Fui no mecânico ele disse q tá batendo pino e saí de pistão e tá com folgas essas coisa toda disse q tem q fazer o motor e só resolve e compensa fazendo inteiro cobro 6 mil sem a mão de obra 😱 nem perguntei o valor com a mão de obra, conversando com alguns amigos me deram a dica de compra um motor inteiro em melhor condições q o meu e troca sairia mas barato na faixa de 3 a 3500 tô na dúvida perdido !!!
Muito bem explicado. O motor flex é um motor a alcool, ele é projetado pra trabalha com uma compressão maior. Usando uma gasolina Podium(alta octanagem) resolveria esse problema da "grilagem"(Compressão Involuntária)?
Parabéns cara, me ajudou muito, a entender esse problema. Aconteceu a mesma coisa com meu carro passei a usa etanol e não tive mais problemas.
Opa.. Tarde... Tenho ka+.. O motor do seu estava uns.. Barulhinho tipo tec.tec bem baixinho... O meu esta assim motor meio vibrando
Te recomendo colocar no óleo....Militec, aqui sem problemas depois do uso. Cada 20mil/km ou de 6 em 6 meses nas trocas, 1 lata de 200ml.
Olá, Parabéns pelos seus conhecimentos e habilidade para apresentar, gostaria de contribuir com mais informações, os veículos produzidos no Brasil, há alguns anos, estão sendo produzidos motores com taxa de compressão em torno de 12:1 até 13:1 no caso do Gol, o que o torna favorável ao uso do Álcool, portanto mesmo a injeção sendo Flex o motor não é, e é isso que acontece se usar gasolina nesses motores vai "bater pino", eu tenho um Agile Flex, embora produzido na Argentina vem com compressão 12,4:1 os que são vendidos na Argentina sai com taxa 10:1, porque lá se usa gasolina brasileira mais barato que aqui.
Exatamente! Acima de 10 de taxa de compressão existe o risco de ter o problema. Motor flex é triste.
Obrigado pelos elogios, abraço!