Ramal mais esculhambado da Supervia. Intervalo enorme entre as composições. Nos fins de semana é de um carro por hora. Se aumentassem a oferta, haveria demanda. Por exemplo: em 18:31 poderia ser construída uma estação entre as ruas Jacareí e Mário Ferreira (no Engenho da Rainha). Moradores do Morro do Engenho e do Morro do Urubu teriam mais uma opção de transporte. 21:55 havia a estação Engenheiro Leal no passado. Quem mora na região e precisa pegar o trem, tem que andar toda a rua Sidônio Paes até Cascadura. Poderia haver também integração da estação Del Castilho com sua homônima do metrô. Sem contar a estação nos fundos do Norte Shopping em 16:15, nunca utilizada.
Já peguei trem condestino a Saracuruna na plataforma 8 linha G uma ,na quele dia tinha 2 parado na plataforma 8 e não tinha trens na plataforma 11,12 e 13
É muito importante reativar os ramais de Xerém, Jaceruba e Tinguá, para atender bairros muito carentes em termos de transporte. Já vi fotos das regiões (só andei de trem até Madureira). Um trem de passageiros passando nas estações intermediárias (como Cava, mencionada aqui) resolveria muita coisa, para estes bairros sofridos e para Xerém que já é bem grande. E reativar a linha Piabetá a Guia de Pacobaíba. Com integração trem-barco, teria ligação direta ao Centro do RJ, acabando com boa parte do trânsito na Av Brasil. Gostaria de entrar em contato com a Supervia para sugerir um pacote de reativações, como também o Austin-Campo Grande, mas não sei como fazer, ainda mais que moro fora do RJ.
@@dorairiapeixoto6509 Para você também. Durma bem, bons sonhos. Você mora na Baixada? Estou em Jundiaí, conhece? Também uso trem, mas não da Supervia. Esta é a linha que uso: ua-cam.com/video/4h40zIA7ELU/v-deo.html
David França Pois é, tbm concordo com vc. O trem saia de Belford Roxo e passava na Vila de Cava indo em direção a Xerem ou Jaceruba mais ou menos. Essa linha infelizmente foi erradicada entre 69 e 70, com Belford Roxo se tornando a terminal e as outras estações como Cava por exemplo no total abandono. Ela poderia estar aberta até os dias de hj.
Vdd era a antiga estrada de ferro rio douro só um detalhe os trem que ia para Xerém pegave um desvio em Belford roxo ea a outra linha seguia para vila de cava que também avia outro desvia para Tinguá e a outra linha seguia para rio douro e jaceruba.
@@davidfranca1941 Verdade, fiz confusao. O que desviava na Vila de Cava era o que seguia para Tingua. O de Xerem pegava um outro desvio em Belford Roxo e o de Jaceruba seguia pela linha direto, passando pela Vila de Cava sem desviar. A linha que seguia para Jaceruba, hj sao as estradas de Adrianópolis e de Jaceruba, Rua da Estação ou RJ-113, embora em grande parte, ainda seja de terra.
@@pedrogomes4491e isso ae o interessante e que para nós descobrirmos o antigo leito da ferroviá e só olhar dos lados paralelo as estrada as tubulações de água com mais de 100 anos em todos os antigos leitos .
@@davidfranca1941 Tbm o famoso pontilhao de ferro do antigo leito. Os prédios das antigas estacoes de Rio d Ouro e de Jaceruba que se encontram intactos.
Morria e não sabia que a linha da MRV cruza as duas linhas de trens de passageiros do ramal de Belford Roxo na altura de Costa Barros. Mas é a lógica. Se a linha corre do lado direito das linhas de passageiros (nas estações de Madureira, Rocha Miranda, etc) e depois, em Costa Barros mesmo, sai do espaço das linhas de passageiro e vai para a esquerda (em direção a estrada Rio-do-Pau) é óbvio que teria que cruzar. Mas depois de tantos anos reparando todas as linhas e todos os ramais do Rio, só percebi agora.
@@jonato9393 Ela já foi usada para o ramal Saracuruna até 2002, que pertencia a antiga Estrada de Ferro Leopoldina. Tbm foi usada para o Trem de Prata (Rio-Sao Paulo) até 1998. Não seria ideal para trens metropolitanos pois essa já é a função atualmente da Central do Brasil, mas seria ideal para trens de longo percurso ou de viagens como o Vitória-Minas em BH e o próprio e extinto Trem de Prata aqui no Rio.
Faltou ficar com a câmera fixa e meter uma legenda. O único ramal que consigo acompanhar sem me perder é o Santa Cruz, por conhecer bem todo o caminho. Nos outros, fica bem difícil acompanhar.
Difícil fixar a câmera e mostrar o trecho na íntegra. O ramal, no seu percurso pela Zona Norte, é vizinho a muitas favelas. O seu leito, em sua quase totalidade, acaba sendo frequentado por marginais, usuários de drogas, o que é um risco a quem quer registrar uma viagem pelo ramal da janela do trem. Os caloteiros e guardas nas estações também são risco para uma melhor filmagem.
Se fizerem o trecho de Belford roxo à rio D'ouro puxado à máquina dá certo dim!!. O leito está lá, é só recolocar os trilhos.. Vai atender e muito a comunidade de tinguá!
@@clemensonp vdd ouvi dizer que antes de desativaram esse trecho já estavam colocando postes para eletrificação deste trecho e também o trecho onde é a atual linha 2 do metrô
Até Santa Rita também ajudaria muito porque Nova Iguaçu é do tamanho do mundo e só tem 3 estações e a largura do mundo é maior então se estendesse umas 10 estações daria certo
As tomadas laterais muitas, se parecem dos gavetões de cemitérios. O desejável, é da frente (cabine). Ao passar por uma estação, anunciar o nome... Podia ser melhor... Muito escuro...
Sei não, esses 500 quase nem existe mais, e olhe lá que são de 1977. Aqui em Porto Alegre no Rio grande do sul tem os Hitachi de série 100, que estão aqui firmes desde 84. Mas creio que até 2040 não vai existir esses trens.
Só não gostei quando você filmava por um momento as paredes e porta do trem. Eu gosto de ver a paisagem, conhecer um ramal w e um local onde nunca passei. No mais, bom vídeo! 👍🏽
O trecho carioca do ramal é extremamente abandonado pelo poder público, principalmente aquele entre Triagem e Mercadão de Madureira. Brotam favelas e barracos às margens dos trilhos e muitos usuários de entorpecentes e marginais frequentam o leito da ferrovia. Na última vez que usei o ramal, em 2021, a situação já era pior que a do vídeo. Por incrível que pareça, o trecho da Baixada Fluminense é bem mais agradável que o da Zona Norte.
E aí? Cara, eu sei que sua intenção é de dar uma zoada, entendo isso. Mas dificilmente você verá no Brasil linhas ferroviárias que passam no meio das vias principais das cidades. O que acontece na prática é isso mesmo, um processo rudimentar de urbanização com casas que crescem no entorno de ramais antigos.
Esse é o outro lado do Rio de Janeiro. Como já dito na canção "Alagados" dos Paralamas do Sucesso: "E a cidade / Que tem braços abertos num cartão postal / Com os punhos fechados da vida real / Lhe nega oportunidades / Mostra a face dura do mal, ô". Enfim, essas são as periferias da Zona Norte que mais sofreram com a desindustrialização e a favelização dos subúrbios cariocas.
esse video me faz lembrar de quando eu imitava os trens quando era criança
Esse barulho desse trem e top demais ,curto muito quando ele passa lá em São Cristóvão indo pra Belford roxo
Ramal mais esculhambado da Supervia. Intervalo enorme entre as composições. Nos fins de semana é de um carro por hora. Se aumentassem a oferta, haveria demanda.
Por exemplo: em 18:31 poderia ser construída uma estação entre as ruas Jacareí e Mário Ferreira (no Engenho da Rainha). Moradores do Morro do Engenho e do Morro do Urubu teriam mais uma opção de transporte.
21:55 havia a estação Engenheiro Leal no passado. Quem mora na região e precisa pegar o trem, tem que andar toda a rua Sidônio Paes até Cascadura.
Poderia haver também integração da estação Del Castilho com sua homônima do metrô.
Sem contar a estação nos fundos do Norte Shopping em 16:15, nunca utilizada.
Mais um escrito. Muito bom!
Já peguei trem condestino a Saracuruna na plataforma 8 linha G uma ,na quele dia tinha 2 parado na plataforma 8 e não tinha trens na plataforma 11,12 e 13
Adoro trens! Qdo assisto esses vídeos , me sinto pilotando um! É sensacional! 🤩
É por causa dessas favelas que eu chegava em casa com dor de cabeça era muito susto fui para o Japeri acabou a dor de cabeça
O melhor trem para se trabalhar
Parabéns por esse vídeo... Ivan de Suzano-SP...
Espetacular, parabéns!!!
É muito importante reativar os ramais de Xerém, Jaceruba e Tinguá, para atender bairros muito carentes em termos de transporte. Já vi fotos das regiões (só andei de trem até Madureira). Um trem de passageiros passando nas estações intermediárias (como Cava, mencionada aqui) resolveria muita coisa, para estes bairros sofridos e para Xerém que já é bem grande. E reativar a linha Piabetá a Guia de Pacobaíba. Com integração trem-barco, teria ligação direta ao Centro do RJ, acabando com boa parte do trânsito na Av Brasil. Gostaria de entrar em contato com a Supervia para sugerir um pacote de reativações, como também o Austin-Campo Grande, mas não sei como fazer, ainda mais que moro fora do RJ.
Supervia é uma empresa complicada... Infelizmente 😕
@@dorairiapeixoto6509 Boa noite!
@@paulwilliamdixon3674 boa noite! A paz!
@@dorairiapeixoto6509 Para você também. Durma bem, bons sonhos.
Você mora na Baixada? Estou em Jundiaí, conhece? Também uso trem, mas não da Supervia. Esta é a linha que uso: ua-cam.com/video/4h40zIA7ELU/v-deo.html
Boa noite, amanhã estou de volta. Ah, e subscrevi ao seu canal.
mano sou de sp parece barulho igual linha 12 safira antiga variant braz a calmon viana top estes videos
Que saudade de ir em Paracambi de trem
Barão de Mauá é minha infância eu pegava o trem e Raíz da serra desia em Gramacho e pegava o barão de Mauá ,se o tempo voltasse eu faria tudo de novo
''O trem com destino a belford roxo vai sair na plataforma 11J'' adoro essa fala!!
Amo andar de trem! Peguei esse trem ontem 06/07/2020
David França Pois é, tbm concordo com vc. O trem saia de Belford Roxo e passava na Vila de Cava indo em direção a Xerem ou Jaceruba mais ou menos. Essa linha infelizmente foi erradicada entre 69 e 70, com Belford Roxo se tornando a terminal e as outras estações como Cava por exemplo no total abandono. Ela poderia estar aberta até os dias de hj.
Vdd era a antiga estrada de ferro rio douro só um detalhe os trem que ia para Xerém pegave um desvio em Belford roxo ea a outra linha seguia para vila de cava que também avia outro desvia para Tinguá e a outra linha seguia para rio douro e jaceruba.
@@davidfranca1941 Verdade, fiz confusao. O que desviava na Vila de Cava era o que seguia para Tingua. O de Xerem pegava um outro desvio em Belford Roxo e o de Jaceruba seguia pela linha direto, passando pela Vila de Cava sem desviar. A linha que seguia para Jaceruba, hj sao as estradas de Adrianópolis e de Jaceruba, Rua da Estação ou RJ-113, embora em grande parte, ainda seja de terra.
@@pedrogomes4491e isso ae o interessante e que para nós descobrirmos o antigo leito da ferroviá e só olhar dos lados paralelo as estrada as tubulações de água com mais de 100 anos em todos os antigos leitos .
@@davidfranca1941 Tbm o famoso pontilhao de ferro do antigo leito. Os prédios das antigas estacoes de Rio d Ouro e de Jaceruba que se encontram intactos.
Amo ferrovia❤❤
Morria e não sabia que a linha da MRV cruza as duas linhas de trens de passageiros do ramal de Belford Roxo na altura de Costa Barros. Mas é a lógica. Se a linha corre do lado direito das linhas de passageiros (nas estações de Madureira, Rocha Miranda, etc) e depois, em Costa Barros mesmo, sai do espaço das linhas de passageiro e vai para a esquerda (em direção a estrada Rio-do-Pau) é óbvio que teria que cruzar. Mas depois de tantos anos reparando todas as linhas e todos os ramais do Rio, só percebi agora.
Ronco neurótico, volto no tempo quando viajava nesse Cobrasma 900, nos anos 80 e 90
Gostei do vídeo. Obrigado!
7:23 seriam as vias da estação Barão de Mauá. Uma judiação não aproveitarem a estação, poderia auxiliar e bastante nos trens metropolitanos
verdade
@@jonato9393 Ela já foi usada para o ramal Saracuruna até 2002, que pertencia a antiga Estrada de Ferro Leopoldina. Tbm foi usada para o Trem de Prata (Rio-Sao Paulo) até 1998. Não seria ideal para trens metropolitanos pois essa já é a função atualmente da Central do Brasil, mas seria ideal para trens de longo percurso ou de viagens como o Vitória-Minas em BH e o próprio e extinto Trem de Prata aqui no Rio.
@@pedrogomes4491 ahhh, que analise boa em amigo parece até que trabalha na supervia kkkkk
@@jonato9393 Kkkkkkkk. A estação e da própria SuperVia e eles não usam. O Trem de Prata pelo que eu sei nunca foi deles mas da RFFSA.
Adoro esse barulhinho que só o 500 tem
Não puderam legendas nem narrador então eu não entendi nada e me perdi. Resolvi saltar do trem fantasma...
Faltou ficar com a câmera fixa e meter uma legenda. O único ramal que consigo acompanhar sem me perder é o Santa Cruz, por conhecer bem todo o caminho. Nos outros, fica bem difícil acompanhar.
Difícil fixar a câmera e mostrar o trecho na íntegra. O ramal, no seu percurso pela Zona Norte, é vizinho a muitas favelas. O seu leito, em sua quase totalidade, acaba sendo frequentado por marginais, usuários de drogas, o que é um risco a quem quer registrar uma viagem pelo ramal da janela do trem. Os caloteiros e guardas nas estações também são risco para uma melhor filmagem.
É uma pena que esse ramal só vai até Belfordroxo ele poderia ir até Vila de Cava.
Se fizerem o trecho de Belford roxo à rio D'ouro puxado à máquina dá certo dim!!.
O leito está lá, é só recolocar os trilhos..
Vai atender e muito a comunidade de tinguá!
@@clemensonp vdd ouvi dizer que antes de desativaram esse trecho já estavam colocando postes para eletrificação deste trecho e também o trecho onde é a atual linha 2 do metrô
Estender
Por isso que Japeri sempre será a mas braba pq vai até Paracambi
Até Santa Rita também ajudaria muito porque Nova Iguaçu é do tamanho do mundo e só tem 3 estações e a largura do mundo é maior então se estendesse umas 10 estações daria certo
Não sei pq não colocaram Honório Gurgel no expresso, nos horários de pico essa estação tem uma uma demanda considerável
Que saudades de ouvir esse Barulho
Só falta fazer um PAC no entorno do ramal...
A hora que eu tava indo para escola!!
As tomadas laterais muitas, se parecem dos gavetões de cemitérios.
O desejável, é da frente (cabine).
Ao passar por uma estação, anunciar o nome...
Podia ser melhor...
Muito escuro...
Essa série é a dos Hitachi ??
Porque nao ficar parado so de um lado fazendo a filmagem do ramal belford roxo ?
Lata velha,será que no futuro andaremos nesse latão
Sei não, esses 500 quase nem existe mais, e olhe lá que são de 1977. Aqui em Porto Alegre no Rio grande do sul tem os Hitachi de série 100, que estão aqui firmes desde 84. Mas creio que até 2040 não vai existir esses trens.
O bom e velho Ramal de Belford Roxo. Vida longa aos trens de subúrbios e ao tradicional 75.
Pulou o jacaré poderia virar outro Tim Lopes kkk
Ele não pode gravar esse lugar
Linda Brasil home Office de Lucas na estação p mim amanhã pq o isaac não quer ir pra escola não tá chovendo muito ainda tá vendo televisão
36 minutos da central ate a Pavuna
Show de velocidade
Só não gostei quando você filmava por um momento as paredes e porta do trem. Eu gosto de ver a paisagem, conhecer um ramal w e um local onde nunca passei. No mais, bom vídeo! 👍🏽
O leito da ferrovia, em determinados trechos, é muito mal frequentado. Não há como filmar a viagem em sua totalidade.
E o antigo expresso Belford vai ter também ?
VIAJEI MUITO NESSES VETERANOS .
O trecho carioca do ramal é extremamente abandonado pelo poder público, principalmente aquele entre Triagem e Mercadão de Madureira. Brotam favelas e barracos às margens dos trilhos e muitos usuários de entorpecentes e marginais frequentam o leito da ferrovia. Na última vez que usei o ramal, em 2021, a situação já era pior que a do vídeo. Por incrível que pareça, o trecho da Baixada Fluminense é bem mais agradável que o da Zona Norte.
No minuto 33:11, aparece uma linha à esquerda que vai para outro lado. Seria o ramal que dá acesso à estação de São Matheus?
Depois de Belford roxo tem outras estações ou segue para outros municípios??
Avia varia estações. em Bel mesmo avia um desvio que ia para Xerém e outra para jaceruba e Tinguá
Não gostei muito do vídeo. Achei que faltou muita informação. Fiquei totalmente perdido.
2:45 pensei que ia ter racha do 900 e 500
Existe alguma explicação lógica pra eu gostar de ver trens velhos?
Bom dia,faz Belford roxo central, cabine ❤
16:17 que estação desativada é essa?
@@marciomartins6564 estacao norte shoping?
É aquela estação fantasma que fizeram no antigo Wal Mart.
PODIAM PASSAR POR UMA BOA REFORMA . O BRASIL NÃO PRECISA DE COMPRAR TRENS.
Estação da casa da Anitta. Honório Gurgel 27:56
Pq sera q fecharam ele p ir p um vagão e outro e qm aguenta sentar no banco nesse tren
Inacreditável o nível de degradação do Rio. Agora estão construindo favelas do lado de dentro fa linha férrea.
Esse estado não tem governo?
Belford Roxo
Só trem velho. Prefiro mil vezes a Cptm de São Paulo que compra trens novos do que a Supervia do Rio de Janeiro.
Nossa que cidade feia.
E aí? Cara, eu sei que sua intenção é de dar uma zoada, entendo isso. Mas dificilmente você verá no Brasil linhas ferroviárias que passam no meio das vias principais das cidades. O que acontece na prática é isso mesmo, um processo rudimentar de urbanização com casas que crescem no entorno de ramais antigos.
@@dfrm23 Vdd Man
Esse é o outro lado do Rio de Janeiro. Como já dito na canção "Alagados" dos Paralamas do Sucesso: "E a cidade / Que tem braços abertos num cartão postal / Com os punhos fechados da vida real / Lhe nega oportunidades / Mostra a face dura do mal, ô". Enfim, essas são as periferias da Zona Norte que mais sofreram com a desindustrialização e a favelização dos subúrbios cariocas.