Pizzonia é um excelente piloto e um ser humano ímpar. Quem o conhece sabe. Peço aos que não o conhecem que pesquisem na internet sua história até a fórmula 1. Eu o acompanho desde o Kart. Uma pena uma carreira tão brilhante acabar por decisão política.
Pizzonia não era ruim, óbvio que não. Mas teve suas chances, mais que a maioria, e não conseguiu corresponder. Na Jaguar aparentemente foi destruído mentalmente por Mark Webber.
Aquela quebra no GP da Bélgica de 2004, faltando 3 voltas, foi determinante pra carreira dele. E ele ainda tinha chances de vencer, pois estava numa estratégia melhor que os concorrentes.
Parabéns, Felipe Motta. Primeiro, por ir direto na fonte para buscar esse relato impressionante do Pizzonia. E segundo, por não interromper o entrevistado. Excelente entrevista!
@@MarcelloBelghazi mas só ajudou os fracos. Como o Moreno (Moreno perdeu em 1995 com o mesmo carro para o Pedro Diniz). Se o piloto era bom e que podia ameaçar a supremacia dele de melhor piloto, ele colocava pedras no caminho como ocorreu com o Chico Serra, Ayrton Senna, Rubinho e André Ribeiro.
@@andrep866 Deu na mesma kkk 🤦♂️🙈🤦♀️ de qualquer maneira, ajudou por não ver perigo a sua própria carreira...👍... ...também vejo isso! #AJUDOU #EXTRAGEIRO... ...e Não sei por que, FEZ POUCO CASO DE SENNA🔰⚜️!.. 🤔ou MELHOR... ...😆 Se formos Pesquisar, O PRÓPRIO PIQUET, ASSUME que : " ARMOU PARA SENNA NÃO BATER O TEMPO DELE!"... NO🏎️🔰⚜️⏱️🏁👀 TESTE QUE FIZERAM PARA SENNA INGRESSAR NA F1 🏎️🔰⚜️⏱️📊📈...Krs Não digo que Piquet não era #PERSPICAZ... ...+ No MANO A MANO, na Disputa EM PISTA, No Português da Periferia: ...PIQUET APELÔU CONTRA O SENNA 🤭Kmksss... TREMEU BONITO NA BASE 🥴KKK esse foi o Motivo de tanta RINCHA e DISCUSSÕES que A MIDIA INCENTIVOU E PIQUET, ACEITOU, PARA TENTAR TIRAR SENNA DO SÉRIO E QUEBROU A CARA DEPOIS QUE SENNA VIU COMO ERA O "PROCEDER" de Piquet🤬...✋🧐... 🤔🤔🤔🤷♂️... ...Se tivesse posição diferente, iria ser uma SUPER DISPUTA 🏎️✨🏎️🏁🔰✨✨... que só ficou no Imaginário dos Faz e das poucas vezes que se teve a oportunidade de ver os ✌️ Competindo assim... 🤦♂️🙈🤦♀️ ...INFELIZMENTE...🏁
@@luisramos7264 Francisco Serra era rival do Nelson Piquet na F3 1978 e o Ron Dennis e o Chico Serra viviam contestando as vitórias do Nelson Piquet junto aos comissários da prova pois o Piquet e o Warwick tinham sempre resultados melhores
Piquet foi suficientemente malandro lá dentro. Frank Williams é boa praça, mas os "interesses falam mais alto que o dono. Que o diga Toto Wolf agora com essa história de um patrocinador alemão querer o Vettel na Mercedes.
A Williams acabou enterrando as chances de vários pilotos brasileiros de N formas diferentes. Assim foi com o Gil de Ferran em 1992, quando perdeu a vaga pro David Coulthard pra ser piloto de testes e com o Bruno Junqueira em 2000, quando este perdeu a vaga de titular pro Button (ambos pela nacionalidade britânica). Foi assim também com o Barrichello em 2011, Bruno Senna em 2012, Felipe Massa em 2017 e até mesmo com o Nelson Piquet em 1987, pois apesar do título, foi a bordo deste carro que ele nunca mais foi o mesmo como piloto. E até mesmo, lamentavelmente com o Ayrton daquela forma trágica.
Como Manauara que sou, acompanhei a carreira do Pizzonia desde o Kart, aqui no antigo Kartódromo de Manaus. Sua passagem pela fórmula 1 corroborou o grande, talentoso e rápido piloto que sempre foi. É triste o que aconteceu com ele na Williams, mas o orgulho de ter visto um manauara mandando bem na principal categoria do automobilísmo é muito maior.
Vídeo muito bom! Procurem fazer um vídeo sobre a verdadeira história de Felipe Nasr e os quase contratos com Williams e Force India para 2017 que acabaram não acontecendo
Lembro de ter visto o Pizzonia em Manaus onde eu trabalhava em 2015, simpatia em pessoa. Eu sempre ficava impressionado em como ele ficava sempre em 9° lugar na época.
Será que a Williams nós últimos anos está pagando o preço por ceder aos patrocinadores. Eu vejo aquele Lance Stroll. Pra mim, ele só tem lugar em alguma equipe de F1 porque o pai dele têm condições de pagar.
@@5023548t Na verdade eu acho que a Williams em algum ponto virou refém dos patrocinadores, provavelmente ainda na era BMW, visto que já na época houve queda de braço entre montadora e equipe.
Essa equipe Williams é fogo. Tentou ferrar o Piquet, Ferrou o Pizzonia, se vendeu tão bem que o Rubinho recusou a McLaren para correr naquela carroça e por fim sepultou qualquer chance do Massa ganhar o que quer que seja. Ah a incopêtencia deles pode também pode ter levado o Senna a morte. Gosto o fato de serem praticamente o remanescentes dos garagistas mas os caras são fogo...
A partir do momento que o Frank Williams se acidentou o negócio desandou. Embora tenha ganhado muitos títulos depois disso, acredito que o gerenciamento da equipe ficou péssimo com o acidente do Frank.
Na verdade foi a causa principal do acidente. A barra de suspensão acabou terminando, ele sairia andando daquele carro. Mas a barra de direção quebrou e iniciou o acidente. No mais, Frank sempre foi um homem de negócios. Os pilotos são ativos, não pessoas. E isso funcionou por um bom tempo. Quando a Claire entrou e tentou tornar a empresa mais humana... desandou. Ou seja, parece que o ambiente em si não é favorável a nada muito humanizado. Quando ficou assim... não sei. Com a chegada dos patrocinadores, provavelmente. E com o Bernie no comando da FOCA.
De fato os brasileiros não costumam dar muita sorte na Williams, mas no caso do Massa lá ele teve um final de carreira muito melhor do que teria tido em outra equipe (e quando falo outra equipe falo das equipes nas quais ele tinha chances reais de correr na reta final da carreira, como a Renault, onde ele foi de fato especulado.
Pizzonia é uma lenda, sair de Manaus e chegar na formula 1, chances de acontecer novamente = 0,00% - Tem que colocar uma estátua deste cara em frente ao Teatro Amazonas em Manaus. Excelente piloto, temos que dar valor aos nossos heróis enquanto estão vivos.
Nossa mano vc falou tudo! Até hoje não acredito que um cara de Manaus chegou na F1! Concordo plenamente com vc, isso nunca mais vai acontecer. Mais fácil acabar a F1 do que um manauara chegar lá novamente. Lembro que na época dele na F1 a galera de Manaus não tava nem aí. Só ficavam falando de Flamengo, Copa do Mundo e coisas do tipo. Triste demais, grande parte da população nem sabia que tinha um amazonense na F1. Esse negócio do Brasil ser o país do futebol só atrapalha outros esportes.
Pizzonia, quanto tempo, tio Roberto esta com saudade, o tempo bom bom foi na época do KART, em Manaus, vc, Mauricio, entre outros Bons pilotos, não esqueço daquele garoto humilde, simples mais muito dedicado, nas pistas vc era o cara, um grande abraço, Feliz Natal.
Que pena. Poderíamos ter tido mais histórias do Pizonia. Selva e um ambiente cruel e competitivo. Muita política e escolhas por causa de investimentos. Sacanagem demais nesse meio. Felicidades Pizonia. 🙌🙌🙌
Os pilotos Brasileiros falam que foram passados pra tras....Acredito que tem muito interesse por parte de os Europeus o Brasil não ter maus campeos mesmo (varios fatores situação economica aqui ,ja vendem carros populares mesmo e os brasileiris compram caro...etc)Mas tbm acredito que falta um piloto chegar as 6 da manha no autodramo e acompanhar até a ultima porca soltado do carro anoite.
Guardadas devidas proporções,não comparando,mas ja sentí isso na péle,quando me foi prometido 99,9% de uma vaga numa grande empresa,num momento decisivo pra mim,37 anos ,filho pequeno,ganhando pouco no atual emprego,e na hora "H" roeram a corda e eu fiquei na mão,até hoje isso me magôa.
Hefield é mais piloto que o pizzonia mesmo ele fizeram mais que certo, o cara ele super inflou os feitos dele, na época da jaguar tomou pau do webber depois na willians só teve chance em uma corrida no resto enquanto o montoya brigava por pódio ele brigava para pontuar em 7 ou 8, o hefield na f1 fez bem mais que ele sem choro
@@JoaoVictor-jl6tq Pra um cara que correu tanto, tempo, teve projeto decente na não varias vezes e não passou de segundo não acho ele tudo isso não, na F-1 pode ter ido melhor que o Pizzonia, mas pegar a carreira ele não é melhor não www.driverdb.com/drivers/nick-heidfeld/ www.driverdb.com/drivers/antonio-pizzonia/
Quem assistiu as corridas com Rubens Barrichello 🇧🇷 Massa 🇧🇷 Antônio Pizzonia 🇧🇷 Luciano burti🇧🇷 Pedro Paulo Diniz 🇧🇷 Cristiano Da Matta 🇧🇷 Ricardo Zonta 🇧🇷 Editado 😁🧐
Muito boa esta história. Confesso que durante uns instantes penso que nao vale a pena ser tão apaixonado por este esporte devido à tantas injustiças que ocorrem... mas a F1 depende de dinheiro das empresas e as equipes também, até entendo o sir Frank Williams, pois a BMW trouxe um fôlego à equipe que a partir da saída do patrocínio despencou e chegou ao que chegou hoje.
Na época não era assim, inclusive esse carro era bom. Montoya dava trabalho pro Schumacher e chegou a competir pelo título. A Williams começou a declinar feio a partir de 2007.
@@hugo.deoliveira Gil de Ferran e Bruno Junqueira foram preteridos por pilotos britânicos em 1992 para o Coulthard para vaga de piloto de testes e em 2000 para o Jenson Button pra vaga de titular, respectivamente. Podemos até citar o Ayrton Senna e o Nelson Piquet. O Nelson nunca mais foi o mesmo como piloto depois da Tamburello em 1987.
Bom dia !!!!!! Após 04 anos, estou aqui novamente. Todos os brasileiros que passaram pela Willians, se ferraram. Sem exceção. Obrigado pelo vídeo e parabéns pelo canal. Grande abraço.
Parabéns pelo vídeo , pela entrevista. O Pizzonia anda muito. As pessoas falam , acham que o cara vem do nada, mas tem muita história por trás. Galera sacaneia o Rubinho que lento e tal , mas Barrichello anda pra caralho. Só que é aquela história né.... Politicagem
Primeiro que o Rubinho podia não ser tão veloz, mas mostrou serviço onde ele passou. Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams, em todas ele teve ao menos uma corrida excepcional. Depois da F1 ainda foi campeão da Stock Car em sua primeira temporada completa. Pizzonia teve seus obstáculos, mas ainda teve mais chances que diversos compatriotas e não aproveitou. Também se ele fosse tão bom quanto acha que é teria deitado e rolado na Stock Car.
Pessoal esquece mas o rubinho tirou posiçãi diversar vezes de Schumacher em grid ou em corrida usando Jordan e Stewart....Digo isso pq acompanhava de 94 a 2002 todas corridas....Em 99 por exemplo tirou o terceiri do grid de shumacher no Brasil deu X no Schumacher e no Mika duas vezes LIDERANDO DE STEWART...Fora is pequenos milagres de Jordan.Erro do rubinho foi ter aceitado aquele contrato em 99....Tinha opçoes na mackaren,,Jordan e Willians se quise-se ERA A BOLA DA VEZ e pior ainda só a oartir da sua chegada de FATO A FERRARI PASSOU A SER MELHOR EQUIPE ou seja deve ter AJUDADO MUITOOO NA EVOLUÇÃO DAQUELE CARRO ....E nota que quandi desanimou de correr oela Ferrari o carro passou a ter pior rendimento.
Com certeza o Rubinho é um piloto muito rápido. A FIA contratou em 2020 vários engenheiros para cruzar pilotos contra pilotos e ver quem foi o mais rápido Mas só valia de 1983 em diante. O Rubinho ficou na 11⁰ posição. O Massa 21⁰ posição. O Piquet 40⁰. Nelsinho 53⁰, Bernoldi 86⁰, Nasr 90⁰, Moreno 96⁰. E tem gente que fala mal do Rubinho.
Fiquei com o coração pesado depois dessa. A Williams, é ou era até esse vídeo, a minha equipe favorita. Saber que o Pizzonia foi sacaneado dessa forma me traz o pensamento de bem feito que a Williams esteja passando por essa fase. E não é a primeira vez que eles sacaneiam um piloto brasileiro. Bruno Senna tbm foi trollado pela Williams. Certo fez o Piquet de fazer o inferno com o Mansell
A Williams tava em fim de feira no ano de 2004, uma vez que Ralf Schumacher e Montoya iam sair. Acredito q a escolha por Heidfeld ao invés do Pizzonia tem o dedo da BMW. Se não me engano o Heidfeld foi o único piloto alemão, nos tempos áureos do Schummy, que não despontou na categoria.
Caramba, cinco meses sem andar com o carro oficial e com dez voltas de preparação, fez um P7 na corrida!!!!!! Confesso que não me lembrava desse episódio. Lamentável
Ele está confundindo os anos do GP de Monza: Barrichelo venceu em 2004. O ano em que Pizzonia substitui Heidfeld foi 2005, vitória de Montoya. Em ambos Pizzonia chegou em 7°, talvez daí a confusão
Gringo vem pra cá é tratado como rei. Brasileiro só se fode lá fora. Pizzonia deu mole. Quando chegaram as propostas de outras equipes ele devia ter apertado a Williams pra assinar. Usar isso como vantagem na negociação. Esse negócio de 99% de chance de dar certo não cola. Contato assinado é 100%.
Não adianta ter o contrato assinado, que não dá as garantias de correr. Basta lembrar a Sauber em 2015, quando teve 3 pilotos titulares: o brasileiro Felipe Nasr, o sueco Marcus Ericsson e o holandês Giedo van der Garde. Acabou sobrando pro holandês.
Eu concordo 100% com voce, EU no lugar dele teria ido pra BAR sem pestanejar, Felipe Massa teve chance de ir pra MClaren e optou pela willianz veja no que deu, trocado por lance Stroll trocado por um Bottas que é muito ruim, nem sei como esse cara foi pra mercedes
@@Pilotojoven Bottas cravou o Felipe em todos os anos que os dois correram juntos, cara. Desempenho do finlandês era de outro nível, muito pelo fato dos dois estarem em estágios diferentes nas carreiras.
@@Pilotojoven E teve um final de carreira muito mais digno na Williams do que teria tido se arrastando no final do grid com a Mclaren. Claro que torci muito por ele, mas a verdade é que depois de 2008 ele nunca mais foi o mesmo.2009 não dá pra falar, pois além do acidente o carro da Ferrari era péssimo. Já 2010, em que pese o episódio da ordem de equipe (claro que fiquei chateado assim como todo mundo) mas o desempenho dele vinha sendo inconstante e ao contrário do Alonso ele pouco aproveitou das quebras da Mclaren e as inúmeras falhas da RBR (quem acompanhou a temporada lembra que o carro da RBR era o melhor mas eles fizeram muita força pra não serem campeões e foram no sufoco). Ele teria sido mantido na Ferrari em 2011 de qualquer jeito, até pela comoção, mas é difícil entender como ele foi mantido pra 2012 e 2013 (com todo o respeito, mas nem pra escudeiro seu desempenho era justificável pois desde 2010 ele terminava o campeonato atrás de todos seus adversários diretos). Agora na Williams, mesmo que ele claramente já não estivesse em sua melhor fase ele teve sim alguns momentos bons. Diria até que a passagem dele por lá foi melhor do que todos esperavam, pelo que tanto ele como a equipe fizeram nas temporadas anteriores (por mais que a equipe tenha vencido em 2012).
Eu colocaria o Christian Fittipaldi como um outro talento desperdiçado. E que não teve chance de pegar um carro aceitável. Ele correu em 3 equipes pobres 2 anos Minardi e Arrows. E sempre venceu seus companheiros de equipe nas corridas pontuando. O Christian era bom de corrida, mas em treinos ele foi batido pelo Morbidelli.
@@lucasalvarez7384 entre Mansell e Nelson, o Nelson disparado, Mansell era muito corajoso e arrojado, mas também era afobado e meio burro, e muito preguiçoso, dos 3 títulos do Piquet 2 ele ganhou desenvolvendo o carro junto com a equipe, o único título do Mansell veio quando ele teve um supercarro, mas independente disso era muito bonito ver aqueles dois guiarem.
@@Rubaodaconstrucaocrf fora que tem coisas que o Piquet desenvolveu, melhorou o carro e tiraram porque o Mansell não se adaptou bem. Mansell venceu maia corridas que Piquet em 87, mas as condições não eram iguais e no fim Piquet levou o titulo.
@@anddvl justamente, a suspensão ativa por exemplo quem ajudou a desenvolver foi o Piquet, e garfaram ele de usar, se não fosse o acidente em Ímola do Piquet ele teria ganho aquele campeonato sem muito esforço, apesar de ter vencido antecipado
Na época do Senna, Prost, os irmãos Schumacher, Mansell, Piquet, Ratzemberg, Lauda... Nego dava o queixo pra baixo a canela, mas era mais coerente pq era na cara do publico, todo mundo via o Prost bater roda com Senna, Mansell bater roda com o Piquet e o povo amava
@@geleia6605 irmãos Schumacher ?? Ratzenberger ?? Ralf Schumacher só entrou na F1 em 1997, bem diferente dos outros citados. E o Ratzenberger só fez 2 corridas na F1 e andando em último, pois lamentavelmente faleceu no terceiro GP ainda nos treinos em Ímola.
Acompanhei como pude essa disputa Pizzonia vs. Heidfeld diariamente através de um site (acho que era F1 Racing). Um banho de água fria quando foi anunciada a decisão. Mas não sabia a respeito das oportunidades perdidas pelo Antônio ao esperar a Williams. Praticamente mataram a carreira do cara.
Só teremos o Brasil no topo de novo no dia em que tivermos uma montadora, e que dessa montadora surja uma equipe de fórmula 1, e que essa equipe dê preferência a pilotos brasileiros, ou seja: nunca!
Nada a ver. A única vez que um alemão foi campeão com um carro alemão foi o Nico Rosberg (e ele nem é tão alemão assim). O único francês campeão é o Prost, que embora tenha corrido na Renault nenhum de seus 4 títulos foi em carro francês e só o último foi com motor Renault. A Honda desde os anos 60 tenta emplacar um piloto japonês na F1, e a Toyota também tentou quando esteve na F1. Os EUA tiveram apenas 2 pilotos campeões da F1 até hoje. Aliás parece que os pilotos de lá ainda são tratados pior que os brasileiros, vide o caso do Alexander Rossi, que não teve oportunidades decentes na F1 e ganhou as 500 milhas de Indianápolis na primeira tentativa e desde então tem sido o melhor piloto da equipe Andretti.
O único brasileiro "bem visto" na F1, era o Emerson, nem o Piquet que teve vida fácil e o Ayrton só se deu bem por causa da pressão da Honda sobre a McLaren, caso contrário ele teria ficado na Lotus mais tempo. Massa, Barrichello, Pizzonia, Moreno, Gugelmin,....problema deles é que eram brasileiros.
O Senna não queria ficar na Lotus de jeito nenhum. Quem falou isto foi o Bob Dance principalmente mecânico da Lotus. Para 1987 ele iria para a Ferrari junto com o Boutsen. Tinha proposta da Benetton para voltar. A Lotus para segurar o Senna prometeu em 1987 uma suspensão revolucionária a suspensão ativa. Convencencendo o Senna a ficar. Mas o motor Honda que o Senna conseguiu para a Lotus 1987 era uma geração atrasada em relação ao da Williams.
Hefield é mais piloto que o pizzonia mesmo ele fizeram mais que certo, o cara ele super inflou os feitos dele, na época da jaguar tomou pau do webber depois na willians só teve chance em uma corrida no resto enquanto o montoya brigava por pódio ele brigava para pontuar em 7 ou 8, o hefield na f1 fez bem mais que ele sem choro
@@JoaoVictor-jl6tq isso é vdd man, na corrida da Itália em 2004 ele entrava em muita dividida desnecessária, inclusive com o Coulthard, que se ele tivesse um pouco mais de paciência, e com a cabeça 2 ou 3 curvas a frente ele levava as posições.
O que iniciou a queda foi a saída da BMW, pois eles queriam uma equipe própria e o Frank não queria ceder a equipe a eles. Dali pra cá foi só ladeira abaixo, exceto pelo 2014 onde o bom resultado se deveu praticamente apenas pelo desempenho do motor Mercedes.
A Williams já fazia merda muito antes. Adrian Neway saiu da Williams em 1997 e fez o carro campeão da McLaren de 1998 e 1999 por cuzice da Williams com o Damon Hill. A Williams com ele lá era soberana, depois que ele saiu acabou. Teve até um bom momento sendo puxada pelo motor BMW mas nunca conseguiu nada.
@@ivancarloscustodio9400 Pat Symonds também fez um ótimo trabalho nesse carro de 2014 (não vou entrar no mérito de sua vida pregressa, ele fez um milagre com a estrutura sucateada de uma equipe que marcou 1 ponto em 2013. O Motor Mercedes ajudou muito, mas não foi só isso, a Williams tinha mais carro que a Force India e a McLaren, as outras equipes clientes), sem falar do feedback importante do Massa (equipes bem estruturadas não dependem muito disso, mas entre equipes menores ainda faz muita diferença, é só lembrar que em 2013 a dupla era Maldonado e Bottas, ainda inexperiente vindo da GP3).
Uma sacanagem o que fizeram com ele. Infelizmente e um mundo não muito justo. Outro exemplo foi o Nasr perdendo a vaga na sauber mesmo após conseguir aquele 10 lugar no Brasil.
14:00 Acho que eles se confundiram. Em 2005 o Panis já tinha se aposentado. Mas realmente em 2004 Rubinho ganhou em Monza e o Pizzonia levou um toque do Panis e terminou em 7o. Devem ter só trocado o ano. Mas fiquei confuso se o Pizzonia tinha sondagem pra BAR já pra 2005(O que faria total sentido, visto que o SATO estava só causando prejuízo pra o time de Breckley) ou pra Honda em 2006(O que não faria tanto sentido, pois ele tavam acertados com Rubens e Jenson. Enfim. Excelente depoimento EDIT: ele terminou em 7o nos 2 anos(2004/05)
Procura sobre o caso do Button pra 2005 e 2006. Ele tinha assinado com a Williams pra 2005, mas a BAR não deixou ele sair, e 2006 ele quase ficou sem carro
Depois dessa historia, a gente vê as injustiças q acontece na F1. A Willians e a BMW acabaram com um grande piloto q a F1 teve. O Senna falou uma vez q a politicagem nos bastidores da F1 estragava o esporte. A única coisa q o esporet dava pra ele era a alegria de correr e de representar dar alegria para o povo brasileiro.
@@JoaoVictor-jl6tq A Willians praticamente não tinha adversários. A Beneton a partir de 95 estava em decadência. Schumacher estáva desenvolvendo a Ferrari no começo e não tinha possiblidade de disputar títulos e a Willians estava com caminho aberto pra ser campeã.
@@bizarroeddie1 A Mercedes ainda não acabou mas pode entrar em um período sem títulos muito grande até acabar. A Willians não chegou no fim do grid da noite para o dia. Na década de 80 e 90 a Willians praticamente era perfeita. Em 92 Senna fazia o impossível na pista e conseguia ficar apenas 2 segundos atrás do tempo da Willians na classificações. A tecnologia evolui rápido pra todo mundo.
A verdade é que vendo esses depoimentos recentes do Pizzonia e do Moreno chego a conclusão de que so talento nao adianta. E mais, Rubinho e Massa, os quais sou mto fa, poderiam ter sido campeões mundiais se tivessem se imposto como tal.
Na F1 tem que ter bons padrinhos. O próprio Massa só conseguiu sobreviver tanto tempo na F1 porque era agenciado pelo filho do Jean Todt, não fosse isso tinha ficado a ver navios.
A Williams é uma equipe "traíra". O que fizeram com Nélson Piquet é coisa inacreditável! Ele fo o grande responsável pela evolução da equipe, pois era um excelente acertador de carros e interagia como ninguém com os engenheiros. Sofreu para ser campeão em 1987, pois era boicotado pelos chefes, que queriam ver o inglês Nigel Mansell campeão (corria muito, mas só isso). Pizzonia teve a mesma sorte (azar), a (má) política da Williams o boicotou.
@@anonimusdaverdade2973 Mas não foi o Nelson que tirou a Honda da Williams, a Honda já estava na Lotus e como a Mclaren seria a equipe de fábrica (a relação da Honda com a Williams não era das melhores) a outra equipe teria que aceitar um piloto japonês. A Lotus aceitou e a Williams recusou.
A Williams entre segunda metade dos anos 90 e primeira metade dos anos 2000 desperdiçou pilotos como Max Wilson, Antônio Pizzonia e Bruno Junqueira - os três foram pilotos da equipe mas na hora H não foram aproveitados .
Gil de Ferran em 93 e o Bruno Junqueira em 2000 também não foram aproveitados, para dar lugar ao britânicos Coulthard na vaga de pilotos de testes e do Button na vaga de titular respectivamente. Estes tiveram as carreiras ceifadas na F1 antes de entrarem na categoria. Mas pelo menos tiveram grandes carreiras nos EUA.
Felipe Motta! Escutava muito você na rádio am em Brasília! Jovem pan! É satisfatório te ver ! E você na categoria de cobertura e reportagens! Só perde para Reginaldo Leme que é uma enciclopédia!
Frank Willians tem uma história linda na F1 sofreu muito quase quebrou antes de ser equipe grande .não sempre o dono manda na F1 até hj é assim.mas não merece acabar assim . sempre ferrou com os brasileiros menos com o Piquet
Pelo visto a Mclaren é ainda pior que a Williams nos bastidores, já que na Williams o Montoya ainda cumpriu o contrato até o final, já na Mclaren ele pulou fora com a temporada em andamento. E ele que saiu da F1 por decisão própria, pois ele na época teria vaga em qualquer equipe, ele inclusive quando ele fechou com a Mclaren ele recusou uma oferta da Ferrari, pois não queria ser companheiro de equipe do Schumacher.
O próprio Rosberg caiu fora assim que foi campeão. E o Raikkonen, que ainda está na F1, mas ele mesmo diz que se não fosse os dois anos que ele ficou fora ele não teria aguentado permanecer.
Pizzonia era pra ser mais um Grande piloto Brasileiro, assim como Ayrton Senna, esses eram o motivo do sena e pra briga com essas equipes pq sempre davam preferência pra outros pilotos que não eram Brasileiros.
Andei de kart com o pizzonia em itú, observando eu já imaginava que chegaria a formula 1 monstro pilotando, uma pena que não foi aproveitado o jungle boy.
Por isso que o Senna é respeitado... ele tinha peito pra bater de frente e bater na mesa desde novo... Massa, Rubens, Pizzonia... entre outros só foi pau mandando ... Senna eternamente!
pra quem fala que os 20 da Formula 1 "são os 20 melhores pilotos em ativa".... taí , mais um piloto contando a real: a sua bandeira é mais importante pra muitos patrocinadores e equipes do que sua qualidade na pista
Realmente, não sei por quais motivos os nossos pilotos ainda confiaram na Williams depois de ela matar o Senna. E tinham outras propostas ao mesmo tempo. Se fosse a única opção, só assim tinha de agarrar mesmo.
Heidfeld era tido como um dos pilotos mais promissores do início dos anos 2000, mas nunca deslanchou, e chances não faltaram: Williams, Sauber (3 vezes. Correu na Sauber clássica, na BMW e ainda voltou à equipe na segunda metade de 2010) e na Lotus-Renault e ainda foi cotado pela Mercedes. Sua carreira lembra a do Hulkenberg, quase 10 anos de chances que não aproveitou.
Nunca fui com cara de Frank William, já deste época do Senna, onde esconderam os dados eletrônicos do carro e só entregaram depois qdo justiça pediu mais aí já era o que tinha de comprometedor ali óbvio que eles apagaram ou danificaram, já mostrando o caráter dele e da equipe, Ingenio foi Pizzonia acreditar num cara como Frank William.
A F1 é um mundo a parte, ser só bom piloto pode não ser suficiente, você precisar ter bons relacionamentos, saber ler o seu momento, e apesar de ser um esporte de engenharia, de precisão milimétrica, de alta tecnologia, você precisa de uma boa dose de sorte e de intuição pra gerenciar sua carreira, e pra estar no lugar e na hora certa, pelo que sei Alonso já bi campeão recusou a então promissora RedBull, esperando por Ferrari ou Mclaren, não foi e Vettel levantou 4 taças, e Alonso saiu pela porta dos fundos com muito menos taças que seu talento lhe permitia, já Hamilton foi considerado um maluco por trocar a segurança da poderosa Mclaren pra ir pra "fraca" Mercedes a ocasião, e olha no que deu, lá atrás pelo que li e não sei se é verdade, Rubinho não quis se rebaixar e ser piloto de testes na Mclaren no pós Honda, depois veio o motor Mercedes e Hakkinen que não era dos mais brilhantes pilotos conquistou dois canecos e Rubinho saiu da F1 de mãos abanando.
No caso do Rubinho é fácil cravar depois que aconteceu, mas na época era trocar o certo pelo duvidoso, pois ele já era titular da Jordan, que então era uma equipe em crescimento (a Jordan tinha uma levada muito parecida com suas sucessoras Force India e Aston Martin, de equipe média com boa estrutura que eventualmente aprontava) e a McLaren naquela época estava sem rumo, tanto que só se levantou em 98 (ainda assim a McLaren nunca pode ser menosprezada), porém seu contrato seria apenas de piloto de testes, não havia nenhuma garantia de ser titular, a chance de vir a ser titular existia, mas a chance de ficar a ver navios também era grande.
@@shidouitsuka1393 Mas eu não disse que Rubinho fez certo ou errado, meu comentário só pontua as escolhas que os pilotos fazem e o "timing" dessas escolhas, que pode lhes fazer a chegar em caminhos completamente diferentes do que eles estavam imaginando quando fizeram essas escolhas, e que essas escolhas por mais pensadas que sejam, o resultado final tem sempre um pouco de sorte ou não ou o imponderável.
Apesar de, pelo mérito, deveria ser o Pizzonia, a boca grande dele o fez perder a vaga. Não foi nada de sacanagem ou espionagem. Logicamente que o Heidfeld foi falar com o empresário dele, que falou com a BMW, que foi apertar o Frank Williams, e aí o Frank tentou se segurar mas acabou ficando mal para ele. E aí o "ano perdido" de desmotivação como piloto de testes foi a pá de cal na carreira dele na Fórmula 1. Desmotivação totalmente dele, que não tinha que ficar desmotivado por isso. Ele podia também, se fosse inteligente, ter falado para o Frank Williams: "olha, você está sendo pressionado para aceitar o Heidfeld? Que tal aceitar e eu arrumo outro lugar para mim? Depois a gente se acerta, de repente o cara não vai bem e eu volto para a Williams, ou você me paga o salário de piloto de testes nesse próximo ano e sigo minha vida, e se você precisar de mim eu volto e te ajudo". Era só ter agido com um pouco mais de inteligência e perspicácia para não se colocar numa posição difícil de ir contra o fabricante do motor da equipe.
Hefield é mais piloto que o pizzonia mesmo ele fizeram mais que certo, o cara ele super inflou os feitos dele, na época da jaguar tomou pau do webber depois na willians só teve chance em uma corrida no resto enquanto o montoya brigava por pódio ele brigava para pontuar em 7 ou 8, o hefield na f1 fez bem mais que ele
@@JoaoVictor-jl6tq e complicado , essas politicagens da f1 estao muito alem do que a gente pode imaginar... as vezes ate resultados podem ter sido obtidos por uma acoes da propria equipe , e so lembrar q a propria willians sabotou nelson piquet contra o mansel.
Pizzonia é um excelente piloto e um ser humano ímpar. Quem o conhece sabe. Peço aos que não o conhecem que pesquisem na internet sua história até a fórmula 1. Eu o acompanho desde o Kart. Uma pena uma carreira tão brilhante acabar por decisão política.
Pizzonia não era ruim, óbvio que não. Mas teve suas chances, mais que a maioria, e não conseguiu corresponder. Na Jaguar aparentemente foi destruído mentalmente por Mark Webber.
Otoniel Santos Webber era privilegiado com as atualizacoes do carro, Pizzonia era preterido pq era protegido do Lauda, q saiu da equipe
Na William's!!
Devia ter ido pra outra equipe, simples
Aquela quebra no GP da Bélgica de 2004, faltando 3 voltas, foi determinante pra carreira dele. E ele ainda tinha chances de vencer, pois estava numa estratégia melhor que os concorrentes.
Parabéns, Felipe Motta.
Primeiro, por ir direto na fonte para buscar esse relato impressionante do Pizzonia.
E segundo, por não interromper o entrevistado.
Excelente entrevista!
Lembro na época do grande Nelson Piquet fazer forte campanha para o Pizzonia, junto aos contatos dele na europa...
Nelson Piquet ajudou muitos pilotos no início de carreira !
@@MarcelloBelghazi mas só ajudou os fracos. Como o Moreno (Moreno perdeu em 1995 com o mesmo carro para o Pedro Diniz). Se o piloto era bom e que podia ameaçar a supremacia dele de melhor piloto, ele colocava pedras no caminho como ocorreu com o Chico Serra, Ayrton Senna, Rubinho e André Ribeiro.
@@luisramos7264 Não passa vergonha não amigo ! Até o Alesi o Piquet ajudou. Ninguém é obrigado a gostar de todo mundo.
@@andrep866
Deu na mesma kkk
🤦♂️🙈🤦♀️
de qualquer maneira, ajudou por não ver perigo a sua própria carreira...👍...
...também vejo isso!
#AJUDOU #EXTRAGEIRO...
...e Não sei por que, FEZ POUCO CASO
DE SENNA🔰⚜️!..
🤔ou MELHOR...
...😆 Se formos Pesquisar, O PRÓPRIO PIQUET, ASSUME que :
" ARMOU PARA
SENNA NÃO BATER
O TEMPO DELE!"...
NO🏎️🔰⚜️⏱️🏁👀
TESTE QUE FIZERAM PARA SENNA INGRESSAR NA F1
🏎️🔰⚜️⏱️📊📈...Krs Não digo que Piquet não era #PERSPICAZ...
...+ No MANO A MANO, na Disputa EM PISTA, No Português da Periferia:
...PIQUET APELÔU CONTRA O SENNA
🤭Kmksss...
TREMEU BONITO
NA BASE 🥴KKK
esse foi o Motivo de tanta RINCHA e DISCUSSÕES que
A MIDIA INCENTIVOU
E PIQUET, ACEITOU, PARA TENTAR TIRAR SENNA DO SÉRIO E QUEBROU A CARA DEPOIS QUE SENNA VIU COMO ERA O "PROCEDER" de
Piquet🤬...✋🧐...
🤔🤔🤔🤷♂️...
...Se tivesse posição diferente, iria ser uma SUPER DISPUTA
🏎️✨🏎️🏁🔰✨✨...
que só ficou no Imaginário dos Faz e das poucas vezes que se teve a oportunidade de ver os ✌️ Competindo assim...
🤦♂️🙈🤦♀️
...INFELIZMENTE...🏁
@@luisramos7264 Francisco Serra era rival do Nelson Piquet na F3 1978 e o Ron Dennis e o Chico Serra viviam contestando as vitórias do Nelson Piquet junto aos comissários da prova pois o Piquet e o Warwick tinham sempre resultados melhores
Sempre a Williams ferrando os brasileiros!!
Entendi a referencia kkk
Matou um, e lascou o outro brasileiro profissionalmente.
Piquet foi suficientemente malandro lá dentro. Frank Williams é boa praça, mas os "interesses falam mais alto que o dono. Que o diga Toto Wolf agora com essa história de um patrocinador alemão querer o Vettel na Mercedes.
A Williams acabou enterrando as chances de vários pilotos brasileiros de N formas diferentes.
Assim foi com o Gil de Ferran em 1992, quando perdeu a vaga pro David Coulthard pra ser piloto de testes e com o Bruno Junqueira em 2000, quando este perdeu a vaga de titular pro Button (ambos pela nacionalidade britânica). Foi assim também com o Barrichello em 2011, Bruno Senna em 2012, Felipe Massa em 2017 e até mesmo com o Nelson Piquet em 1987, pois apesar do título, foi a bordo deste carro que ele nunca mais foi o mesmo como piloto.
E até mesmo, lamentavelmente com o Ayrton daquela forma trágica.
@@gabrielpinho7826 Esqueceu do Pizzonia
Caramba, que historia animal. É muito bom poder encontrar esse tipo de Conteudo de qualidade por aqui! Parabens Felipe e MotorSport
Mais um grande talento desperdiçado por política da Fórmula 1.....
Valeu Pizzonia !!!!!
Muito obrigado pelo vídeo e parabéns pelo canal.......
Como Manauara que sou, acompanhei a carreira do Pizzonia desde o Kart, aqui no antigo Kartódromo de Manaus. Sua passagem pela fórmula 1 corroborou o grande, talentoso e rápido piloto que sempre foi. É triste o que aconteceu com ele na Williams, mas o orgulho de ter visto um manauara mandando bem na principal categoria do automobilísmo é muito maior.
Sou Manauara torci e acompanhei a carreira do Pizzonia! Sou muito fã me sinto representado como entusiasta do automobilismo!
Vídeo muito bom! Procurem fazer um vídeo sobre a verdadeira história de Felipe Nasr e os quase contratos com Williams e Force India para 2017 que acabaram não acontecendo
O Pizzonia ganhou meu respeito, sem dúvidas um excelente piloto sem carro. O profissional só é profissional se tiver as ferramentas.
Lembro de ter visto o Pizzonia em Manaus onde eu trabalhava em 2015, simpatia em pessoa. Eu sempre ficava impressionado em como ele ficava sempre em 9° lugar na época.
O conflito era tanto entre BMW e Williams que rescindiram o contrato no fim de 2005
Excelente vídeo. E realmente os bastidores da F1 são terríveis, o documentário da Netflix expõe um pouco disso.
Tem muita história. Logo teremos mais aqui no canal. Abraço!
qual é o nome do documentário?
@@jeronimopereira6431 drive to survive
Será que a Williams nós últimos anos está pagando o preço por ceder aos patrocinadores. Eu vejo aquele Lance Stroll. Pra mim, ele só tem lugar em alguma equipe de F1 porque o pai dele têm condições de pagar.
@@5023548t Na verdade eu acho que a Williams em algum ponto virou refém dos patrocinadores, provavelmente ainda na era BMW, visto que já na época houve queda de braço entre montadora e equipe.
A cara do Antônio na apresentação do carro já mostra tudo. O cara quase chorando
Você é exemplo de Brasileiro Pizzonia! temos certeza que você iria longe na F1!!
Obrigado pela mensagem!
Essa equipe Williams é fogo.
Tentou ferrar o Piquet, Ferrou o Pizzonia, se vendeu tão bem que o Rubinho recusou a McLaren para correr naquela carroça e por fim sepultou qualquer chance do Massa ganhar o que quer que seja.
Ah a incopêtencia deles pode também pode ter levado o Senna a morte.
Gosto o fato de serem praticamente o remanescentes dos garagistas mas os caras são fogo...
A partir do momento que o Frank Williams se acidentou o negócio desandou. Embora tenha ganhado muitos títulos depois disso, acredito que o gerenciamento da equipe ficou péssimo com o acidente do Frank.
Na verdade foi a causa principal do acidente. A barra de suspensão acabou terminando, ele sairia andando daquele carro. Mas a barra de direção quebrou e iniciou o acidente.
No mais, Frank sempre foi um homem de negócios. Os pilotos são ativos, não pessoas. E isso funcionou por um bom tempo. Quando a Claire entrou e tentou tornar a empresa mais humana... desandou. Ou seja, parece que o ambiente em si não é favorável a nada muito humanizado. Quando ficou assim... não sei. Com a chegada dos patrocinadores, provavelmente. E com o Bernie no comando da FOCA.
De fato os brasileiros não costumam dar muita sorte na Williams, mas no caso do Massa lá ele teve um final de carreira muito melhor do que teria tido em outra equipe (e quando falo outra equipe falo das equipes nas quais ele tinha chances reais de correr na reta final da carreira, como a Renault, onde ele foi de fato especulado.
Rubinho rejeitou a McLaren pois já havia assinado e acordado com a Williams. Ele preferiu manter a sua palavra.
Pizzonia é uma lenda, sair de Manaus e chegar na formula 1, chances de acontecer novamente = 0,00% - Tem que colocar uma estátua deste cara em frente ao Teatro Amazonas em Manaus.
Excelente piloto, temos que dar valor aos nossos heróis enquanto estão vivos.
Nossa mano vc falou tudo! Até hoje não acredito que um cara de Manaus chegou na F1! Concordo plenamente com vc, isso nunca mais vai acontecer. Mais fácil acabar a F1 do que um manauara chegar lá novamente. Lembro que na época dele na F1 a galera de Manaus não tava nem aí. Só ficavam falando de Flamengo, Copa do Mundo e coisas do tipo. Triste demais, grande parte da população nem sabia que tinha um amazonense na F1. Esse negócio do Brasil ser o país do futebol só atrapalha outros esportes.
Tem o filho dele, que já está ganhando no Kart!!!
Pizzonia, quanto tempo, tio Roberto esta com saudade, o tempo bom bom foi na época do KART, em Manaus, vc, Mauricio, entre outros Bons pilotos, não esqueço daquele garoto humilde, simples mais muito dedicado, nas pistas vc era o cara, um grande abraço, Feliz Natal.
Que pena. Poderíamos ter tido mais histórias do Pizonia. Selva e um ambiente cruel e competitivo. Muita política e escolhas por causa de investimentos. Sacanagem demais nesse meio. Felicidades Pizonia. 🙌🙌🙌
Os pilotos Brasileiros falam que foram passados pra tras....Acredito que tem muito interesse por parte de os Europeus o Brasil não ter maus campeos mesmo (varios fatores situação economica aqui ,ja vendem carros populares mesmo e os brasileiris compram caro...etc)Mas tbm acredito que falta um piloto chegar as 6 da manha no autodramo e acompanhar até a ultima porca soltado do carro anoite.
Guardadas devidas proporções,não comparando,mas ja sentí isso na péle,quando me foi prometido 99,9% de uma vaga numa grande empresa,num momento decisivo pra mim,37 anos ,filho pequeno,ganhando pouco no atual emprego,e na hora "H" roeram a corda e eu fiquei na mão,até hoje isso me magôa.
Exemplo típico das escolhas da Willians.
Hefield é mais piloto que o pizzonia mesmo ele fizeram mais que certo, o cara ele super inflou os feitos dele, na época da jaguar tomou pau do webber depois na willians só teve chance em uma corrida no resto enquanto o montoya brigava por pódio ele brigava para pontuar em 7 ou 8, o hefield na f1 fez bem mais que ele sem choro
Escolha correta então.
@@JoaoVictor-jl6tq concordo..... Pizzonia teve chance na F1, mas não virou.
@@JoaoVictor-jl6tq onde? Onde? Explica aí acho que Heidfeld nunca subiu mais q p3 piloto de mediano pra ruim
@@JoaoVictor-jl6tq Pra um cara que correu tanto, tempo, teve projeto decente na não varias vezes e não passou de segundo não acho ele tudo isso não, na F-1 pode ter ido melhor que o Pizzonia, mas pegar a carreira ele não é melhor não www.driverdb.com/drivers/nick-heidfeld/
www.driverdb.com/drivers/antonio-pizzonia/
Quem assistiu as corridas com
Rubens Barrichello 🇧🇷
Massa 🇧🇷
Antônio Pizzonia 🇧🇷
Luciano burti🇧🇷
Pedro Paulo Diniz 🇧🇷
Cristiano Da Matta 🇧🇷
Ricardo Zonta 🇧🇷
Editado 😁🧐
Ricardo Zonta
@@caiodegelo1 faltou ele
Cristiano da mata
Bernoldi também
Tarso Marques
Muito boa esta história. Confesso que durante uns instantes penso que nao vale a pena ser tão apaixonado por este esporte devido à tantas injustiças que ocorrem... mas a F1 depende de dinheiro das empresas e as equipes também, até entendo o sir Frank Williams, pois a BMW trouxe um fôlego à equipe que a partir da saída do patrocínio despencou e chegou ao que chegou hoje.
Ultimamente sabemos quando é o fim de um piloto brasileiro quando ele vai pilotar pra Williams....
Na época não era assim, inclusive esse carro era bom.
Montoya dava trabalho pro Schumacher e chegou a competir pelo título.
A Williams começou a declinar feio a partir de 2007.
@@papaduds4824 Entendi de outro jeito, Senna, Barrichello, Massa e Pizzonia. Em todos os casos, a Williams foi o fim da carreira na F1.
dica pros novatos mais preciosa com certeza é: NÃO vá pra Williams kkk
@@hugo.deoliveira Gil de Ferran e Bruno Junqueira foram preteridos por pilotos britânicos em 1992 para o Coulthard para vaga de piloto de testes e em 2000 para o Jenson Button pra vaga de titular, respectivamente.
Podemos até citar o Ayrton Senna e o Nelson Piquet. O Nelson nunca mais foi o mesmo como piloto depois da Tamburello em 1987.
Falou tudo amigo concordo 100%
Esse é o típico vídeo que a gente não sabe se da like ou hate, pq é muito triste!
Parabéns pela entrevista, muito boa. Você conseguiu um ótimo relato!
Bom dia !!!!!!
Após 04 anos, estou aqui novamente.
Todos os brasileiros que passaram pela Willians, se ferraram.
Sem exceção.
Obrigado pelo vídeo e parabéns pelo canal.
Grande abraço.
Obrigado por voltar!
Parabéns pelo vídeo , pela entrevista.
O Pizzonia anda muito. As pessoas falam , acham que o cara vem do nada, mas tem muita história por trás.
Galera sacaneia o Rubinho que lento e tal , mas Barrichello anda pra caralho. Só que é aquela história né.... Politicagem
Primeiro que o Rubinho podia não ser tão veloz, mas mostrou serviço onde ele passou. Jordan, Stewart, Ferrari, Honda, Brawn e Williams, em todas ele teve ao menos uma corrida excepcional. Depois da F1 ainda foi campeão da Stock Car em sua primeira temporada completa. Pizzonia teve seus obstáculos, mas ainda teve mais chances que diversos compatriotas e não aproveitou. Também se ele fosse tão bom quanto acha que é teria deitado e rolado na Stock Car.
Pessoal esquece mas o rubinho tirou posiçãi diversar vezes de Schumacher em grid ou em corrida usando Jordan e Stewart....Digo isso pq acompanhava de 94 a 2002 todas corridas....Em 99 por exemplo tirou o terceiri do grid de shumacher no Brasil deu X no Schumacher e no Mika duas vezes LIDERANDO DE STEWART...Fora is pequenos milagres de Jordan.Erro do rubinho foi ter aceitado aquele contrato em 99....Tinha opçoes na mackaren,,Jordan e Willians se quise-se ERA A BOLA DA VEZ e pior ainda só a oartir da sua chegada de FATO A FERRARI PASSOU A SER MELHOR EQUIPE ou seja deve ter AJUDADO MUITOOO NA EVOLUÇÃO DAQUELE CARRO ....E nota que quandi desanimou de correr oela Ferrari o carro passou a ter pior rendimento.
Com certeza o Rubinho é um piloto muito rápido. A FIA contratou em 2020 vários engenheiros para cruzar pilotos contra pilotos e ver quem foi o mais rápido Mas só valia de 1983 em diante. O Rubinho ficou na 11⁰ posição. O Massa 21⁰ posição. O Piquet 40⁰. Nelsinho 53⁰, Bernoldi 86⁰, Nasr 90⁰, Moreno 96⁰. E tem gente que fala mal do Rubinho.
Cara! Que fantástico sua entrevista!!! Muito obrigado pelo belíssimo conteúdo!
Excelente video!!
Boa história!!!
Um grande abraço do Canal Garagem do Chico!!!
Valew ...
Desculpa mas ouvindo essa história senti o coração do Pizzonia quebrar.
Ate o meu quebrou
Fiquei com o coração pesado depois dessa. A Williams, é ou era até esse vídeo, a minha equipe favorita.
Saber que o Pizzonia foi sacaneado dessa forma me traz o pensamento de bem feito que a Williams esteja passando por essa fase.
E não é a primeira vez que eles sacaneiam um piloto brasileiro. Bruno Senna tbm foi trollado pela Williams.
Certo fez o Piquet de fazer o inferno com o Mansell
Coisa de doido...
Na F1 manda quem mais leva dinheiro e quem tem o apoio do fabricante do motor.
Equipes desse porte não querem saber ...eles tomam as decisões que são as melhores para a equipe ....não estão nem aí com o piloto ...
A Williams tava em fim de feira no ano de 2004, uma vez que Ralf Schumacher e Montoya iam sair. Acredito q a escolha por Heidfeld ao invés do Pizzonia tem o dedo da BMW. Se não me engano o Heidfeld foi o único piloto alemão, nos tempos áureos do Schummy, que não despontou na categoria.
💚💚💪💚💚PIZZONIA era a nossa Grande Promessa por tudo que feznas categorias de base .... É padrão Piquet
Caramba, cinco meses sem andar com o carro oficial e com dez voltas de preparação, fez um P7 na corrida!!!!!! Confesso que não me lembrava desse episódio. Lamentável
Ele está confundindo os anos do GP de Monza: Barrichelo venceu em 2004. O ano em que Pizzonia substitui Heidfeld foi 2005, vitória de Montoya. Em ambos Pizzonia chegou em 7°, talvez daí a confusão
Excelente trabalho Motta 👍
Valeu Michael, um abraço!
Gringo vem pra cá é tratado como rei. Brasileiro só se fode lá fora. Pizzonia deu mole. Quando chegaram as propostas de outras equipes ele devia ter apertado a Williams pra assinar. Usar isso como vantagem na negociação. Esse negócio de 99% de chance de dar certo não cola. Contato assinado é 100%.
Não adianta ter o contrato assinado, que não dá as garantias de correr. Basta lembrar a Sauber em 2015, quando teve 3 pilotos titulares: o brasileiro Felipe Nasr, o sueco Marcus Ericsson e o holandês Giedo van der Garde. Acabou sobrando pro holandês.
Acompanhei atentamente isso na epoca. Tava evidente q ele ia levar uma pernada
Eu concordo 100% com voce, EU no lugar dele teria ido pra BAR sem pestanejar, Felipe Massa teve chance de ir pra MClaren e optou pela willianz veja no que deu, trocado por lance Stroll trocado por um Bottas que é muito ruim, nem sei como esse cara foi pra mercedes
@@Pilotojoven Bottas cravou o Felipe em todos os anos que os dois correram juntos, cara. Desempenho do finlandês era de outro nível, muito pelo fato dos dois estarem em estágios diferentes nas carreiras.
@@Pilotojoven E teve um final de carreira muito mais digno na Williams do que teria tido se arrastando no final do grid com a Mclaren. Claro que torci muito por ele, mas a verdade é que depois de 2008 ele nunca mais foi o mesmo.2009 não dá pra falar, pois além do acidente o carro da Ferrari era péssimo. Já 2010, em que pese o episódio da ordem de equipe (claro que fiquei chateado assim como todo mundo) mas o desempenho dele vinha sendo inconstante e ao contrário do Alonso ele pouco aproveitou das quebras da Mclaren e as inúmeras falhas da RBR (quem acompanhou a temporada lembra que o carro da RBR era o melhor mas eles fizeram muita força pra não serem campeões e foram no sufoco). Ele teria sido mantido na Ferrari em 2011 de qualquer jeito, até pela comoção, mas é difícil entender como ele foi mantido pra 2012 e 2013 (com todo o respeito, mas nem pra escudeiro seu desempenho era justificável pois desde 2010 ele terminava o campeonato atrás de todos seus adversários diretos). Agora na Williams, mesmo que ele claramente já não estivesse em sua melhor fase ele teve sim alguns momentos bons. Diria até que a passagem dele por lá foi melhor do que todos esperavam, pelo que tanto ele como a equipe fizeram nas temporadas anteriores (por mais que a equipe tenha vencido em 2012).
Tem uma Série na Netflix sobre F1 que é fantástica. Explica, mostra o bastidores, sobre tudo isso ai.
Muito maneira
Sabe o nome?
@@DJNR-rf3pi , " DRIVE TO SURVIVE " .
Já tem duas temporadas já... Campeonatos de 2018 e 2019.
Faltou uma pessoa de pulso assessorando o Pizzonia, estava claro que a vaga já era do alemão!
Dois grandes pilotos brasileiros que não puderam mostrar o talento como deveriam na F1, o Pizzonia e o Gilmar Ferran!
Eu colocaria o Christian Fittipaldi como um outro talento desperdiçado. E que não teve chance de pegar um carro aceitável. Ele correu em 3 equipes pobres 2 anos Minardi e Arrows. E sempre venceu seus companheiros de equipe nas corridas pontuando. O Christian era bom de corrida, mas em treinos ele foi batido pelo Morbidelli.
Imagina quantas Histórias semelhantes não estão guardadas nos bastidores da F-1!
Lembro que torci muito para o Pizzonia na Willians.
Mano o Felipe Motta não consegue ficar sem interromper o raciocínio dos outros, impressionante
Grande talento brasileiro não tendo oportunidade
Nós sabíamos que foi política mesmo, piloto Alemão com motor Alemão, não se esqueçam o que tentaram fazer com o Nelsão em 1986 e 1987
Mas dentre os dois quem era mais piloto?
@@lucasalvarez7384 entre Mansell e Nelson, o Nelson disparado, Mansell era muito corajoso e arrojado, mas também era afobado e meio burro, e muito preguiçoso, dos 3 títulos do Piquet 2 ele ganhou desenvolvendo o carro junto com a equipe, o único título do Mansell veio quando ele teve um supercarro, mas independente disso era muito bonito ver aqueles dois guiarem.
@@Rubaodaconstrucaocrf fora que tem coisas que o Piquet desenvolveu, melhorou o carro e tiraram porque o Mansell não se adaptou bem. Mansell venceu maia corridas que Piquet em 87, mas as condições não eram iguais e no fim Piquet levou o titulo.
@@anddvl justamente, a suspensão ativa por exemplo quem ajudou a desenvolver foi o Piquet, e garfaram ele de usar, se não fosse o acidente em Ímola do Piquet ele teria ganho aquele campeonato sem muito esforço, apesar de ter vencido antecipado
Em 1986 fez, Piquet podia ter ganho Willians chamou ele muito cedo pro pit
Muita das vezes nós criticamos a performance do piloto mas não sabemos oq acontece nos bastidores.
Como diria um velho ditado; na Formula 1 não tem santo e é assim até hoje.
Na época do Senna, Prost, os irmãos Schumacher, Mansell, Piquet, Ratzemberg, Lauda... Nego dava o queixo pra baixo a canela, mas era mais coerente pq era na cara do publico, todo mundo via o Prost bater roda com Senna, Mansell bater roda com o Piquet e o povo amava
@@geleia6605 irmãos Schumacher ?? Ratzenberger ??
Ralf Schumacher só entrou na F1 em 1997, bem diferente dos outros citados. E o Ratzenberger só fez 2 corridas na F1 e andando em último, pois lamentavelmente faleceu no terceiro GP ainda nos treinos em Ímola.
Nossa, fiquei triste... pense no sofrimento do cara, ser passado pra trás desse jeito.
Disputei corrida com p Pizonia às 6horas de Fortaleza em 2000
Não é atoa que se encontra aonde está! Fez por merecer.
Se não me engano o pizzonia chegou 370 km na reta de monza em 2005
Um exemplo q infelizmente nao temos que acreditar e nem cumprir com a palavra. Se ele tivesse assinado com outra equipe tinha pilotado
Acompanhei como pude essa disputa Pizzonia vs. Heidfeld diariamente através de um site (acho que era F1 Racing). Um banho de água fria quando foi anunciada a decisão.
Mas não sabia a respeito das oportunidades perdidas pelo Antônio ao esperar a Williams. Praticamente mataram a carreira do cara.
Só teremos o Brasil no topo de novo no dia em que tivermos uma montadora, e que dessa montadora surja uma equipe de fórmula 1, e que essa equipe dê preferência a pilotos brasileiros, ou seja: nunca!
Nada a ver. A única vez que um alemão foi campeão com um carro alemão foi o Nico Rosberg (e ele nem é tão alemão assim). O único francês campeão é o Prost, que embora tenha corrido na Renault nenhum de seus 4 títulos foi em carro francês e só o último foi com motor Renault. A Honda desde os anos 60 tenta emplacar um piloto japonês na F1, e a Toyota também tentou quando esteve na F1. Os EUA tiveram apenas 2 pilotos campeões da F1 até hoje. Aliás parece que os pilotos de lá ainda são tratados pior que os brasileiros, vide o caso do Alexander Rossi, que não teve oportunidades decentes na F1 e ganhou as 500 milhas de Indianápolis na primeira tentativa e desde então tem sido o melhor piloto da equipe Andretti.
Pizzonia tinha que aprender com Piquet como lidar com companheiro de equipe.
Felipe, faz entrevista com o seu xará Felipe Nasr e com o Pedro Paulo Diniz.
Mandou muito bem! Boa entevista! (Sugestão: Coloca fone na proxima)
O único brasileiro "bem visto" na F1, era o Emerson, nem o Piquet que teve vida fácil e o Ayrton só se deu bem por causa da pressão da Honda sobre a McLaren, caso contrário ele teria ficado na Lotus mais tempo. Massa, Barrichello, Pizzonia, Moreno, Gugelmin,....problema deles é que eram brasileiros.
O Senna não queria ficar na Lotus de jeito nenhum. Quem falou isto foi o Bob Dance principalmente mecânico da Lotus. Para 1987 ele iria para a Ferrari junto com o Boutsen. Tinha proposta da Benetton para voltar. A Lotus para segurar o Senna prometeu em 1987 uma suspensão revolucionária a suspensão ativa. Convencencendo o Senna a ficar. Mas o motor Honda que o Senna conseguiu para a Lotus 1987 era uma geração atrasada em relação ao da Williams.
Williams sendo Williams. O mundo da voltas. Daí que acho que merecem o que estão passando. Patrick Head, Frank Williams... Tudo farinha do mesmo saco.
Hefield é mais piloto que o pizzonia mesmo ele fizeram mais que certo, o cara ele super inflou os feitos dele, na época da jaguar tomou pau do webber depois na willians só teve chance em uma corrida no resto enquanto o montoya brigava por pódio ele brigava para pontuar em 7 ou 8, o hefield na f1 fez bem mais que ele sem choro
@@JoaoVictor-jl6tq isso é vdd man, na corrida da Itália em 2004 ele entrava em muita dividida desnecessária, inclusive com o Coulthard, que se ele tivesse um pouco mais de paciência, e com a cabeça 2 ou 3 curvas a frente ele levava as posições.
Nada a ver, meu. O Pizzonia aumentou os feitos dele pra caralho. Nunca foi piloto no nível do Heidfeld.
A f1 vai mudar quando esses dinossauros morrerem.
Concordo plenamente
É por esse tipo de coisa que a Williams está onde está hj, pq de 2006 pra cá qual foi o desenho da Williams?
O que iniciou a queda foi a saída da BMW, pois eles queriam uma equipe própria e o Frank não queria ceder a equipe a eles. Dali pra cá foi só ladeira abaixo, exceto pelo 2014 onde o bom resultado se deveu praticamente apenas pelo desempenho do motor Mercedes.
@@ivancarloscustodio9400 Não ganha uma corrida desde 2012
A Williams já fazia merda muito antes. Adrian Neway saiu da Williams em 1997 e fez o carro campeão da McLaren de 1998 e 1999 por cuzice da Williams com o Damon Hill. A Williams com ele lá era soberana, depois que ele saiu acabou. Teve até um bom momento sendo puxada pelo motor BMW mas nunca conseguiu nada.
@@ivancarloscustodio9400 Pat Symonds também fez um ótimo trabalho nesse carro de 2014 (não vou entrar no mérito de sua vida pregressa, ele fez um milagre com a estrutura sucateada de uma equipe que marcou 1 ponto em 2013. O Motor Mercedes ajudou muito, mas não foi só isso, a Williams tinha mais carro que a Force India e a McLaren, as outras equipes clientes), sem falar do feedback importante do Massa (equipes bem estruturadas não dependem muito disso, mas entre equipes menores ainda faz muita diferença, é só lembrar que em 2013 a dupla era Maldonado e Bottas, ainda inexperiente vindo da GP3).
Uma sacanagem o que fizeram com ele. Infelizmente e um mundo não muito justo.
Outro exemplo foi o Nasr perdendo a vaga na sauber mesmo após conseguir aquele 10 lugar no Brasil.
Na base o melhor. Na F1 e na stock , mais era e foi a maior esperança do Brasil na época
Felipe! Tem o vídeo da entrevista com o Nick?
14:00 Acho que eles se confundiram. Em 2005 o Panis já tinha se aposentado. Mas realmente em 2004 Rubinho ganhou em Monza e o Pizzonia levou um toque do Panis e terminou em 7o. Devem ter só trocado o ano. Mas fiquei confuso se o Pizzonia tinha sondagem pra BAR já pra 2005(O que faria total sentido, visto que o SATO estava só causando prejuízo pra o time de Breckley) ou pra Honda em 2006(O que não faria tanto sentido, pois ele tavam acertados com Rubens e Jenson. Enfim. Excelente depoimento
EDIT: ele terminou em 7o nos 2 anos(2004/05)
2005 o vencedor foi o montoya
Procura sobre o caso do Button pra 2005 e 2006. Ele tinha assinado com a Williams pra 2005, mas a BAR não deixou ele sair, e 2006 ele quase ficou sem carro
O Sato era apoiado pela Honda, não seria mandado embora. Tanto que anteciparam a estreia da Super Aguri pra 2006 para que ele não ficasse sem vaga.
Se a internet dele tá travando. Imagine a minha.
As melhores partes do vídeo está picotada!!!
foda em o cara tinha futuro e acabo tudo por dinheiro infelizmente obrigado pela ótima entrevista !!!
Depois dessa historia, a gente vê as injustiças q acontece na F1. A Willians e a BMW acabaram com um grande piloto q a F1 teve. O Senna falou uma vez q a politicagem nos bastidores da F1 estragava o esporte. A única coisa q o esporet dava pra ele era a alegria de correr e de representar dar alegria para o povo brasileiro.
Imagina quantos pilotos já passaram por isso também. Por isso que a Willians tá em decadência
Williams morreu em 1994
@@geleia6605 onde você tava nos títulos de 96 e 97 ?? Viúva de defunto é foda
@@JoaoVictor-jl6tq A Willians praticamente não tinha adversários. A Beneton a partir de 95 estava em decadência. Schumacher estáva desenvolvendo a Ferrari no começo e não tinha possiblidade de disputar títulos e a Willians estava com caminho aberto pra ser campeã.
Não importa se não tinha adversário.
Ou vai falar que a Mercedes também acabou?? É cada uma
@@bizarroeddie1 A Mercedes ainda não acabou mas pode entrar em um período sem títulos muito grande até acabar. A Willians não chegou no fim do grid da noite para o dia. Na década de 80 e 90 a Willians praticamente era perfeita. Em 92 Senna fazia o impossível na pista e conseguia ficar apenas 2 segundos atrás do tempo da Willians na classificações. A tecnologia evolui rápido pra todo mundo.
A verdade é que vendo esses depoimentos recentes do Pizzonia e do Moreno chego a conclusão de que so talento nao adianta. E mais, Rubinho e Massa, os quais sou mto fa, poderiam ter sido campeões mundiais se tivessem se imposto como tal.
Na F1 tem que ter bons padrinhos. O próprio Massa só conseguiu sobreviver tanto tempo na F1 porque era agenciado pelo filho do Jean Todt, não fosse isso tinha ficado a ver navios.
O Luciano Burti sempre bate na tecla que a saudade dos bastidores da Fórmula 1 é zero!
Brasil é um celeiro de bons pilotos!
A Williams é uma equipe "traíra". O que fizeram com Nélson Piquet é coisa inacreditável! Ele fo o grande responsável pela evolução da equipe, pois era um excelente acertador de carros e interagia como ninguém com os engenheiros. Sofreu para ser campeão em 1987, pois era boicotado pelos chefes, que queriam ver o inglês Nigel Mansell campeão (corria muito, mas só isso). Pizzonia teve a mesma sorte (azar), a (má) política da Williams o boicotou.
Nelson ganharia fácil 4 títulos lá 86, 87, 88 e 89. Mas com o acidente so Frank não cumpriram nada, mesmo assim Piquet ganhou e tirou a Honda de lá.
@@anonimusdaverdade2973 é sério isso?
@@flc286 só vc pesquisar
@@anonimusdaverdade2973 Mas não foi o Nelson que tirou a Honda da Williams, a Honda já estava na Lotus e como a Mclaren seria a equipe de fábrica (a relação da Honda com a Williams não era das melhores) a outra equipe teria que aceitar um piloto japonês. A Lotus aceitou e a Williams recusou.
A Williams entre segunda metade dos anos 90 e primeira metade dos anos 2000 desperdiçou pilotos como Max Wilson, Antônio Pizzonia e Bruno Junqueira - os três foram pilotos da equipe mas na hora H não foram aproveitados .
Gil de Ferran em 93 e o Bruno Junqueira em 2000 também não foram aproveitados, para dar lugar ao britânicos Coulthard na vaga de pilotos de testes e do Button na vaga de titular respectivamente. Estes tiveram as carreiras ceifadas na F1 antes de entrarem na categoria. Mas pelo menos tiveram grandes carreiras nos EUA.
Felipe Motta! Escutava muito você na rádio am em Brasília! Jovem pan! É satisfatório te ver ! E você na categoria de cobertura e reportagens! Só perde para Reginaldo Leme que é uma enciclopédia!
Obrigado, Odilon! Espero que tenha visto a Live do Reginaldo Leme.
Frank Willians tem uma história linda na F1 sofreu muito quase quebrou antes de ser equipe grande .não sempre o dono manda na F1 até hj é assim.mas não merece acabar assim . sempre ferrou com os brasileiros menos com o Piquet
Que relato cara, infelizmente ele caiu muito depois disso.
Pizzonia errou numa parada aí ,essa corrida em 2005 não foi o Rubinho que ganhou .
Rubinho ganhou em 2004
E a corrida que ele fez de recuperação foi em 2004, quando ele rodou igual o M.Schumacher e TAMBÉM chegou em P7
99,9 % realmente ñ é 100%. Sacanagem pura!
Quando o cara e extraordinário ele fica mas se for só muito bom tem que ter patrocínio forte para ficar, Verstappen, Leclerc por exemplo.
Gostei. motorsport.com Brasil.
História muito boa. Não sabia desses bastidores com o Pizzonia, uma pena o jogo ser tão político.
Boa! Passe sempre por aqui. Amanhã apresentaremos uma ótima....
E por isso q muito piloto bom sai da F1. Montoya jogou tudo pro alto e largou tudo isso e.mais normal q parece.
Pelo visto a Mclaren é ainda pior que a Williams nos bastidores, já que na Williams o Montoya ainda cumpriu o contrato até o final, já na Mclaren ele pulou fora com a temporada em andamento. E ele que saiu da F1 por decisão própria, pois ele na época teria vaga em qualquer equipe, ele inclusive quando ele fechou com a Mclaren ele recusou uma oferta da Ferrari, pois não queria ser companheiro de equipe do Schumacher.
O próprio Rosberg caiu fora assim que foi campeão. E o Raikkonen, que ainda está na F1, mas ele mesmo diz que se não fosse os dois anos que ele ficou fora ele não teria aguentado permanecer.
Pizzonia era pra ser mais um Grande piloto Brasileiro, assim como Ayrton Senna, esses eram o motivo do sena e pra briga com essas equipes pq sempre davam preferência pra outros pilotos que não eram Brasileiros.
Andei de kart com o pizzonia em itú, observando eu já imaginava que chegaria a formula 1 monstro pilotando, uma pena que não foi aproveitado o jungle boy.
Grid de classificação GP da Itália 2005
1. Juan Pablo Montoya (COL) - McLaren - 1min21s054
2. Fernando Alonso (ESP) - Renault - 1min21s319
3. Jenson Button (GBR) - BAR - 1min21s369
4. Takuma Sato (JAP) - BAR - 1min21s477
5. Jarno Trulli (ITA) - Toyota - 1min21s640
6. Michael Schumacher (ALE) - Ferrari - 1min21s721
7. Rubens Barrichello (BRA) - Ferrari - 1min21s962
8. Giancarlo Fisichella (ITA) - Renault - 1min22s068
9. Ralf Schumacher (ALE) - Toyota - 1min22s266
10. Kimi Raikkonen (FIN) - McLaren - 1min20s878
11. David Coulthard (ESC) - Red Bull - 1min22s304
12. Jacques Villeneuve (CAN) - Sauber - 1min22s356
13. Christian Klien (AUT) - Red Bull - 1min22s532
14. Mark Webber (AUS) - Williams - 1min22s560
15. Felipe Massa (BRA) - Sauber - 1min23s060
16. Antônio Pizzonia (BRA) - Williams - 1min23s291
17. Tiago Monteiro (POR) - Jordan - 1min24s666
18. Robert Doornbos (HOL) - Minardi - 1min24s904
19. Narain Karthikeyan (IND) - Jordan - 1min25s859
20. Christijan Albers (HOL) - Minardi - 1min26s964
Por isso que o Senna é respeitado... ele tinha peito pra bater de frente e bater na mesa desde novo... Massa, Rubens, Pizzonia... entre outros só foi pau mandando ... Senna eternamente!
Começou...🤦🏿♂️🤦🏿♂️🤦🏿♂️🤦🏿♂️
umas da maiores injustiça na formula 1 , antonio pizzonia, e cristiano d a matta, sem falar em roberto moreno, cristian fitipaldi.
pra quem fala que os 20 da Formula 1 "são os 20 melhores pilotos em ativa".... taí , mais um piloto contando a real: a sua bandeira é mais importante pra muitos patrocinadores e equipes do que sua qualidade na pista
E a Williams não tinha patrocinador brasileiro não? A Petrobras é de que país mesmo?
Realmente, não sei por quais motivos os nossos pilotos ainda confiaram na Williams depois de ela matar o Senna. E tinham outras propostas ao mesmo tempo. Se fosse a única opção, só assim tinha de agarrar mesmo.
Nunca vi um cara tão fraco quanto o Heidfeld ter uma vida tão longa na F-1...
Atrapalhou o Bruno Senna tb na Renault, pelo menos na primeira parte da temporada!
Nico Hulkengerg
Heidfeld era tido como um dos pilotos mais promissores do início dos anos 2000, mas nunca deslanchou, e chances não faltaram: Williams, Sauber (3 vezes. Correu na Sauber clássica, na BMW e ainda voltou à equipe na segunda metade de 2010) e na Lotus-Renault e ainda foi cotado pela Mercedes. Sua carreira lembra a do Hulkenberg, quase 10 anos de chances que não aproveitou.
Satoru Nakajima, Andrea de Cesaris...
15:00 o antonio confunfiu... essa corrida que ele falou é de 2004 nao de 2005
Mais uma sacanagem com brasileiros, foi com Pizonia, foi com Nasr, Tarso Marques, com Di gracci,Barrichello enfim...
Pizzonia representa os pilotos d manaus.
Nunca fui com cara de Frank William, já deste época do Senna, onde esconderam os dados eletrônicos do carro e só entregaram depois qdo justiça pediu mais aí já era o que tinha de comprometedor ali óbvio que eles apagaram ou danificaram, já mostrando o caráter dele e da equipe, Ingenio foi Pizzonia acreditar num cara como Frank William.
A F1 é um mundo a parte, ser só bom piloto pode não ser suficiente, você precisar ter bons relacionamentos, saber ler o seu momento, e apesar de ser um esporte de engenharia, de precisão milimétrica, de alta tecnologia, você precisa de uma boa dose de sorte e de intuição pra gerenciar sua carreira, e pra estar no lugar e na hora certa, pelo que sei Alonso já bi campeão recusou a então promissora RedBull, esperando por Ferrari ou Mclaren, não foi e Vettel levantou 4 taças, e Alonso saiu pela porta dos fundos com muito menos taças que seu talento lhe permitia, já Hamilton foi considerado um maluco por trocar a segurança da poderosa Mclaren pra ir pra "fraca" Mercedes a ocasião, e olha no que deu, lá atrás pelo que li e não sei se é verdade, Rubinho não quis se rebaixar e ser piloto de testes na Mclaren no pós Honda, depois veio o motor Mercedes e Hakkinen que não era dos mais brilhantes pilotos conquistou dois canecos e Rubinho saiu da F1 de mãos abanando.
No caso do Rubinho é fácil cravar depois que aconteceu, mas na época era trocar o certo pelo duvidoso, pois ele já era titular da Jordan, que então era uma equipe em crescimento (a Jordan tinha uma levada muito parecida com suas sucessoras Force India e Aston Martin, de equipe média com boa estrutura que eventualmente aprontava) e a McLaren naquela época estava sem rumo, tanto que só se levantou em 98 (ainda assim a McLaren nunca pode ser menosprezada), porém seu contrato seria apenas de piloto de testes, não havia nenhuma garantia de ser titular, a chance de vir a ser titular existia, mas a chance de ficar a ver navios também era grande.
@@shidouitsuka1393 Mas eu não disse que Rubinho fez certo ou errado, meu comentário só pontua as escolhas que os pilotos fazem e o "timing" dessas escolhas, que pode lhes fazer a chegar em caminhos completamente diferentes do que eles estavam imaginando quando fizeram essas escolhas, e que essas escolhas por mais pensadas que sejam, o resultado final tem sempre um pouco de sorte ou não ou o imponderável.
Apesar de, pelo mérito, deveria ser o Pizzonia, a boca grande dele o fez perder a vaga. Não foi nada de sacanagem ou espionagem. Logicamente que o Heidfeld foi falar com o empresário dele, que falou com a BMW, que foi apertar o Frank Williams, e aí o Frank tentou se segurar mas acabou ficando mal para ele. E aí o "ano perdido" de desmotivação como piloto de testes foi a pá de cal na carreira dele na Fórmula 1. Desmotivação totalmente dele, que não tinha que ficar desmotivado por isso.
Ele podia também, se fosse inteligente, ter falado para o Frank Williams: "olha, você está sendo pressionado para aceitar o Heidfeld? Que tal aceitar e eu arrumo outro lugar para mim? Depois a gente se acerta, de repente o cara não vai bem e eu volto para a Williams, ou você me paga o salário de piloto de testes nesse próximo ano e sigo minha vida, e se você precisar de mim eu volto e te ajudo". Era só ter agido com um pouco mais de inteligência e perspicácia para não se colocar numa posição difícil de ir contra o fabricante do motor da equipe.
A vida é isso aí
Por essas e outras que a willians esta aonde esta hoje. E logo logo acabara é so uma questao de tempo
Hefield é mais piloto que o pizzonia mesmo ele fizeram mais que certo, o cara ele super inflou os feitos dele, na época da jaguar tomou pau do webber depois na willians só teve chance em uma corrida no resto enquanto o montoya brigava por pódio ele brigava para pontuar em 7 ou 8, o hefield na f1 fez bem mais que ele
@@JoaoVictor-jl6tq e complicado , essas politicagens da f1 estao muito alem do que a gente pode imaginar... as vezes ate resultados podem ter sido obtidos por uma acoes da propria equipe , e so lembrar q a propria willians sabotou nelson piquet contra o mansel.
@@bruno_venon_gt6440 Mansell perdeu o campeonato naquele ano, cara.
Mas ele nunca deixou claro pro Frank que tinha outras propostas?
O respeito das esquipes de fórmula 1 com pilotos brasileiros morreu junto com o Senna na tamburello, triste.
Apesar dos esforços notórios dos que vieram depois do Senna, o Brasil nunca mais foi o mesmo na Fórmula-1. Infelizmente.