Sinceramente acho que é incompatível com sobrevivência, as alterações climáticas nos colocaram um grande desafio, quando precisarmos direcionar nossos recursos para sobreviver, este modelo de exclusão se torna uma ameaça. Espero estar errado, mas não acho que esteja.
O problema é que o estado BR é gigante(60% da arrecadação pra amortização da divida e 40% pra obrigações) não sobra mais nada... Ai gastar mais que arrecada, Brasil ta fadado a não ter confiabilidade, integridade politica e investmentos tantos internos como extrenos, condenado a ser sempre país pobre. MAS ISSO NÃO É DESCULPA PRO BRASIL VARONiL. de 1889 até 1988, Brasil não tinha SUS e Bolsa familia e mesmo assim não conseguiu crescer,,, sempre preferiu confiar no estado como o responsavel pelo cresciemento. é claro, falhou...🤭
@ernestito7064 Nesse periodo, Brasil tinha mamata americana a juros baixos, 3% ao ano pra pagar em 10 anos...Preferii se estatizar ao inves de copiar o sistema liberal americano.. BRASIL Cresceu principalmente pelo: -EXODO RURAL ACELERADO, 50%MOARAVA EM AREA RURAL, -POPULAÇÃO MUITO JOVEM, PORTANTO CONSUMIDORA, MEDIA DE 20-22 ANOS.. -PIB PEQUENO ERA MENOR QUE DA BOLIVIA HOJE, ENTÃO A CURVA É MAIS ACENTUADA, PAISES DA AMERICA LATINA QUANDO CRESCEM TAMBEM CRESCEM 10-15%AI ANO, VENEZUELA CRESCEU 12% ANO PASSADO. -INFLAÇÃO SEMPRE ALTA OBRIGANDO A CONSUMIR RAPIDO. SO QUE QUANDO ACABOU A MAMATA COM JUROS AMERICANOS ALTOS, O QUE ACONTECEU ? O ESTADO QUE ERA RESPONSÁVEL PELA ECONOMIA QUEBROU, FALHOU 1000% DE INFLAÇÃO .
Vivi 17 anos na Suécia, Como Professora meu salário era comparado ao de um agente da Polícia Federal no Brasil, lá. Meu esposo é sueco e percebe o problema no Brasil, o Brasil é a cultura do EU EU EU, ninguém quer se ajudar. Isso é o que Mata o Brasil. Adorei esse vídeo. preço da eletricidade um absurdo. aqui tenho 32 placas solares, casa dos sonhos quitada
Na Suécia todos aceitam pagar muito imposto, em troca de serviços públicos de qualidade. No Brasil, já se paga muito imposto por serviços públicos de quinta categoria. O aumento de impostos sobre os super ricos é só para cobrir o déficit primário, não será para melhorar a qualidade da Educação e da saúde públicas..
Suecia tem a população de um estado medio do brasil. Não tem comparação . O que funcionaria no Brasil seria um liberalismo econômico real. Um país grande e pobre almejando o socialismo ,bem estar social gastando mais que pode, so pode dar merd4.
@@joseCOSTA-ki1xtInfelizmente vc tem razão José. Ana, seria maravilhos se o dinheiro de impostos fosse realmente voltado para o bem da população, mas com mais de 30 anos de Brasil, isso nunca foi prioridade para o governo, eles estão mais preocupados em se manter no poder e ter cada vez mais regalias. Modelo do André é maravilhoso, mas acredito que o governo atual é incapaz de aplicar 1% disso.
@@limasjgseu comentário está distorcido. Você culpa o governo, mas a verdade é que independente do governo, é o sistema que dita os investimentos em infra estrutura e demais serviços. Os governos no máximo mantêm as mesmas formas de exploração/manipulação do sistema. Para que fique claro, por sistema, me refiro a estrutura montada pelo neoliberalismo "a brasileira" e aos vícios de um capitalismo tardio. Hoje, arredondando, mais de 50% do orçamento é divida publica, o governo sequer conta com esse dinheiro, dos 50% que sobra, 47% é divida recorrente com funcionalismo publico e previdência, a margem de manobra dos governos gira em torno de 3%. O seu discurso dá a entender que o governo tem 100% da culpa, mesmo que sua margem de manobra seja de 3% apenas do orçamento. É um discurso que blinda os verdadeiros responsáveis e utiliza "o governo" como boi de piranha. Estamos lutando e culpando uns aos outros por migalhas enquanto os verdadeiros donos do poder ficam com 50% do que arrecadamos.
Nós brasileiros precisamos aprender a diferença entre Estado e governo, como os suecos já sabem.... A busca por justiça social, bons investimentos estruturais, etc devem ser políticas de Estado, independentemente dos governos. E o Estado é a organização social dos brasileiros e não propriedade particular dos governantes..
Brasileiro não tem noção de nada, vive num país que te fode o cu, terra sem civilidade da puxação de tapete, mas todo exemplo bom que vem de fora é feio, comunismo. Porque aqui gostamos das coisas feitas às antigas, a la brucutu jagunço.
@@guilhermegarcia8750 complexo de viralatas. Quando for xingar os brasileiros, faça como o cara de cima, diga "nós brasileiros", pq vc claramente é brasileiro também e está provando que vc realmente não tem noção de nada
Quando dizem que tenho que aprender algo considero isso positivo, pois talvez seja uma oportunidade para fazer melhor... Nós temos noção de muita coisa, mas há sempre mais para melhorar.
@@eng_alexandre_abreu não, brasileiro em geral não tem noção de quase nada, seja por causa da educação péssima ou da mídia. Só copiamos os exemplos errados, e a elite adora que seja assim porque em terra sem civilidade um canibaliza o outro.
Dia desses ouvi uma frase: em casa que falta o pão todo mundo briga e ninguém tem razão. Fez bastante sentido pra mim, graças a Deus, não por experiência própria. Só dá pra ser civilizado e esperar civilidade quando não se está brigando com o ambiente pra conseguir sobreviver, ou mesmo quando o medo de perder os poucos privilégios que se tem não é uma constante.
Me considero um liberal (sim, um liberal inscrito no canal do André) e diferente dos "liberais de UA-cam vendedores de curso" eu acredito que é sim possível conciliar responsabilidade fiscal e social. Eu vejo que ambos são necessários: o Estado não deve ficar gastando e dando subsídio como se não houvesse amanhã, mas também não pode deixar de cumprir seu principal dever na sociedade, que seria fornecer determinados serviços à população, principalmente a parcela mais carente e vulnerável...
Ótima análise amigo e até sendo racional no ponto de economia. Inputs necessários porque o objetivo é o sistema organicamente se manter funcional, como uma otimização do desempenho de uma máquina, um ajuste em um componente impacta em outra e gradualmente isso reverte em sobrecarga em outro componente fazendo com que a análise / foco sempre muda não eternamente num mesmo ponto. Então nesse quesito responsabilidade seria algo de ter essa ênfase em pontos que impactariam na economia de forma de efeito multiplicador conforme o professor colocou, mas aí claro necessito de um estado com visão a longo prazo e análise sempre técnica.
Um passo a mais para a autonomia intelectual. É assim, como ex-liberal (daqueles de fazer curso no Instituto Mises), que eu me livrei deste atraso. Passo a passo. Tu chega lá! Força!
@@eljosende873 com todo respeito, mas não considero ser liberal um atraso. Muito pelo contrário, existem muitas vertentes dentro da visão liberal e muitas que chegam a ser quase opostas (parecido com Leninismo vs Trotskismo na visão comunista). Eu até entendo essa visão deturpada de que todo liberal é um libertário que defende privatização de olhos fechados. Mas há muito mais do que isso no espectro liberal, mas se você se sente evoluído com a sua visão atual, perfeito, cada um vê o mundo de uma maneira diferente😁😁👍
@@leandroroseira261 eu busco ser o mais racional possível. Por isso eu tento conhecer o máximo de diferentes pontos de vistas possível para ter uma melhor compreensão sobre determinados assuntos...
Vivo na Suécia há 12 anos. Aqui os impostos são altos sobre os salários, mas não sobre as empresas ou fortunas. As empresas aqui têm imensos benefícios fiscais e os ricos não são perseguidos nem odiados pela população, as fortunas, propriedades e heranças não são fortemente taxadas como muitos julgam. Aqui existe uma cultura coletiva muito forte sem atropelar a individualidade de cada um. As empresas pagam bons salários porque têm imensos benefícios fiscais e porque ninguém tenta tirar vantagem de ninguém ao contrário do que ocorre no Brasil onde o nível de confiança entre a as pessoas que compõem a sociedade é muito, muito baixo.
Na Suécia todos aceitam pagar muito imposto, em troca de serviços públicos de qualidade. No Brasil, já se paga muito imposto por serviços públicos de quinta categoria. O aumento de impostos sobre os super ricos é só para cobrir o déficit primário, não será para melhorar a qualidade da Educação e da saúde públicas.
Parabéns pelo conteúdo, André. Já são centenas de milhares de pessoas, em podcasts e entrevistas, que aprenderam com sua ótima capacidade de comunicação e conhecimento.
antes de fala em taxa bilionario e milionario, defenda taxa o estado trilionario, antes de reforma agraria dos grandes latifundios privados, combata o maior que nao devia ter 1 pedaço de terra. o estado que é o maior..entao ja quebraria o marxismo e suas 200 patas diabolicas ai
Na Suécia todos aceitam pagar muito imposto, em troca de serviços públicos de qualidade. No Brasil, já se paga muito imposto por serviços públicos de quinta categoria. O aumento de impostos sobre os super ricos é só para cobrir o déficit primário, não será para melhorar a qualidade da Educação e da saúde públicas.
Conheci o André Roncaglia através do canal do Paulo Gala, há uns dois anos. Já aprendi muito com a equipe do Conexão Xangai; praticamente uma pós-graduação. Rsrs
"O equilíbrio fiscal é um equilíbrio social". Muito bem dito! Os números do orçamento refletem uma realidade econômico-social. Eles não existem por si só. Não são dissociados da realidade.
Foi um bom exemplo, como ele mesmo disse é um país de classe média. Porém no Brasil enquanto houver pessoas defendendo candidato que prega discurso de odiar a classe média, chegar nesse patamar será dificil.
GOVERNARAM O PAIS PROBLEMATICO POR 13 ANOS E AGORA POR 8 MESES ------------------------IDEIAS MILAGROSAS DO ECONOMISTA RENOMADO ENCANTANDO NÓS BRASILINOS PROBRIZINHOS
Fantástica a fala do André, ao final (guardadas as proporções) devemos decidir: queremos um modelo colonial exploratório de recursos naturais com grande concentração nas mãos dos "atravessadores", ou queremos um modelo inclusivo que divide as alegrias e dificuldade. Parece uma pergunta simples, mas os países escandinavos penaram muito pelas suas conquistas. Longo caminho... mas se estiver no rumo certo vale o esforço.
Na Suécia todos aceitam pagar muito imposto, em troca de serviços públicos de qualidade. No Brasil, já se paga muito imposto por serviços públicos de quinta categoria. O aumento de impostos sobre os super ricos é só para cobrir o déficit primário, não será para melhorar a qualidade da Educação e da saúde públicas.
Na Suécia todos aceitam pagar muito imposto, em troca de serviços públicos de qualidade. No Brasil, já se paga muito imposto por serviços públicos de quinta categoria. O aumento de impostos sobre os super ricos é só para cobrir o déficit primário, não será para melhorar a qualidade da Educação e da saúde públicas.
@@joseCOSTA-ki1xtNão, não aceitam. Os ricos mantém a maior parte de seu patrimônio fora de países que são hostis com o dinheiro dos outros. Inclusive saiu uma matéria a pouco tempo na Forbes sobre o êxodo dos bilionários noruegueses.
@@zjbskhb Verdade. Dinheiro não tem pátria. Temos brasileiros com fortunas no exterior. Essa parte do povo não está nem aí pro resto do povo brasileiro.
Ótimo video bem explicativo, mas eu queria André pedir pra você falar sobre a queda de arrecadação do governo e como isso se encaixa nos planos dele e qual a sua avaliação disso, obrigado.
Ótimo corte! Explica muito bem o pensamento atual presente no Brasil que impede nosso desenvolvimento, e mostra de maneira clara a lógica que deveríamos adotar para pautar as soluções que o país precisa.
A verdade é que por trás desse discurso de austeridade fiscal, está escondida toda uma estrutura de garantir que muito dinheiro seja drenado da base base da pirâmide social para o topo.
Um dos maiores responsáveis pela situação em que se encontra a segurança pública do RJ. Fortalecimento do tráfico de drogas no estado, crescimento desordenado de moradias irregulares e por aí vai.
Fato interessante: A cocaína comercializada nas favelas do RJ foi apelidada de "brizola" pelos traficantes/usuários, uma linda homenagem não é mesmo?! As más línguas dizem que tal político era um "nobre apreciador" da substância. Pablo Escobar foi muito bem recepcionado no Copacabana Palace, tratamos muito bem os grandes "empresários" estrangeiros.
Trabalhei com uma empresa sueca na década de 80, em que o sindicato recusou um aumento nos vencimentos dos sindicalizados por entender que poderia causar um aumento na inflação.
Gosto muito de ver o André falando, mas gostaria que ele lembrasse às pessoas de que maneira esses países acumularam riqueza e ainda acumulam, com a exploração de países do chamado 3⁰ mundo.
Exatamente. É preciso um entendimento sistémico e estrutural do designer geopolítico. Só então vamos compreender que, por exemplo, a imensa classe média escandinava só existe hoje graças a séculos de exploração das riquezas e da mão de obra dos paises periféricos, inclusive atualmente. Portanto, os pobres da Dinamarca somos nós.
A responsabilidade fiscal nos países desenvolvidos é caracterizada pela adoção de regras fiscais rigorosas que visam garantir a sustentabilidade das contas públicas, controlar a dívida e promover a transparência orçamentária, refletindo uma tendência crescente desde a década de 1990 para evitar déficits excessivos e promover a estabilidade econômica
É preciso um entendimento sistémico e estrutural do designer geopolítico. Só então vamos compreender que, por exemplo, a imensa classe média escandinava só existe hoje graças a séculos de exploração das riquezas e da mão de obra dos paises periféricos, inclusive atualmente. Portanto, os pobres da Dinamarca somos nós.
Um provérbio africano diz que "A criança que não é acolhida e não sente o calor de sua vila, vai queimar sua vila só para sentir o calor". Enquanto os brasileiros não sentirem um senso de comunidade, e isso aqui for a terra do "farinnha pouca meu pirão primeiro", esquece. Só ladeira abaixo. Jamais seremos uma Suécia sem isso.
Eu só gostaria que me explicassem como aumentar os impostos para os ricos e tornar os produtos mais baratos?? Uma vez que os ricos produz e fornece serviços
Moro na Suécia e posso te falar que eu acho que tributam até pouco. Tá cheio de Rico aqui que vive ostentando. Acho q tinham q começar a taxar a compra de luxo tipo as marcas luxuosas de roupas bolsas joias e automóveis.
O problema aqui no Brasil é que todo aumento na arrecadação, seja sobre o rico ou sobre o pobre, ele não se traduz em retorno para a sociedade, mas sim em aumento no gasto público, aumento de salários de juizes, corrupção e etc.
Concordo André, mas vc acha que esse modelo é possível na gestão atual? Porque o governo usa exatamente o seu ponto pra adquirir benefícios próprios o que diretamente não reflete melhoria social?
Não é o tema do vídeo, mas, como o André fez uma citação ao horário do metrô, tenho de dizer que os trens em geral aqui pelo norte da Europa não são pontuais, não. Transporte ferroviário (trem, metrô) pontual é no Japão. Lá, os trens andam no horário.
Concordo, mas mesmo os ricos desses paises so pagam impostos porque querem, ou seja, caso nao queiram eles tem formas LEGAIS pra nao pagar impostos. No caso deles, eu acho que a maioria quer, mas e no caso do Brasil que a maioria claramente nao quer, como fazer pra eles nao conseguirem deixar de pagar legalmente?
@@Caçador-k3fdesenvolvimentismo não é de direita ou de esquerda, é terceira via o que faz ele ser de esquerda é quando é adicionado investimentos de combate à desigualdade social
@@Caçador-k3fele pode ser considerado de direita por ser anti-socialista e corporativista ou seja havia uma criminalização se sindicatos considerados desnecessários pelo governo ao mesmo tempo que havia sindicatos que eram considerados importantes como os trabalhistas. E tambem existia um alinhamento com Benito Mussolini tanto que a CLT criada por Vargas foi inspirada na carta del lavoro, do fascismo italiano
Um exemplo é São Paulo que virou um antro de especulação imobiliária, nem empresa se acha mais. Enquanto construtoras e imobiliárias faturaram bilhões, além dos herdeiros, no qual a camara os isentou com menos impostos. Deveria ser ao contrário, eles usurparam todo o espaço de SP, tacaram asfalto excecivamente em toda parte. O correto seria eles pagarem mais impostos, porque quando tudo alaga, por eles terem colocado tanto asfalto, nenhuma área verde, tudo virou prédios, logo, os custos sociais e ambientais e tudo mais somos nós que pagamos. Se dizem que temos democracia, cadê os espaços para empresas? Os governadores de SP cometem crimes contra o povo de SP. A indenização deveria ser programas de desabita São Paulo, comprando bairros e desmontando esse tanto de casas e prédios, e abrindo espaços para empresas e polos produtivos.
Na Suécia todos aceitam pagar muito imposto, em troca de serviços públicos de qualidade. No Brasil, já se paga muito imposto por serviços públicos de quinta categoria. O aumento de impostos sobre os super ricos é só para cobrir o déficit primário, não será para melhorar a qualidade da Educação e da saúde públicas.
eu vejo todos os canais, alguns de ideias liberais ,comunas, direita etc etc.. 19:00 essa parte eu fico me perguntando se isso funcionaria em um pais continental igual o brasil.. existe algum ? existe algum pais grande igual o brasil que tem ajuda social aos mais pobres, universidade para todos? os EUA são assim? eu pergunto porque na minha cabeça a conta não fecha. o brasil tem 200 milhões de habitantes. tenho a impressão que é muita gente para pouco dinheiro (claro que é um parte desses 200),todos contribuem mais não o suficiente para essa conta fechar.. se alguém ler essa comentário, me responda com argumentos.. um debate saudável.
O país mais populoso que tem o maior número de investimento social é a China. Em 2022, a China gastou 2,1 trilhões de dólares em programas sociais, o equivalente a 13,6% do PIB. Esses programas abrangem uma ampla gama de áreas, incluindo saúde, educação, habitação, assistência social e segurança social.
@@giu.kitesurflá na China vc tem o pior do comunismo e o pior do capitalismo. Lá não tem as liberdades que temos aqui, não tem acesso a livre Internet nem liberdade de expressão, os trabalhadores são quase escravos e fazem isso pq querem é ficar rico, dizem. Lá da certo oq não respeita direitos individuais. Lá.da cerro oq é uma ditadura capitalista/socialista.
Como permitir que o Estado proporcione bem-estar social em um país onde os políticos pensam 300 vezes antes de aumentar o salário de um enfermeiro, enquanto o deles é aumentado de forma absurda de um dia para o outro? Quando foi estabelecido o piso da enfermagem, vi muitos liberais reclamando, argumentando que isso geraria desemprego e que as pessoas prefeririam contratar um técnico de enfermagem em vez de empregar um enfermeiro, justamente por causa desse aumento. Detalhe: não sou enfermeiro, mas me compadeço de uma classe extremamente desvalorizada e que nos oferece tanto, socialmente falando. Faz total sentido o que o André falou, mas eu não acredito na capacidade do Estado brasileiro em fornecer absolutamente nada. Não duvido que funcione nos países escandinavos, mas me dê o exemplo de alguma coisa que o Estado brasileiro nos fornece que funcione. Segurança, educação, infraestrutura, saúde? Salvo algumas exceções, em sua grande maioria, são serviços de péssima qualidade.
*Andre, tudo certo? Acompanho vc há um tempo já e curto bastante suas opiniões, me fez rever mto a ideia q eu tinha de q desigualdade n fazia mal para uma sociedade tals, por conta disso gostaria de saber qual a sua visão sobre o funcionalismo publico no Brasil? Eu entendo as pessoas quererem buscar melhor qualidade de vida para si, mas n gosto do cinismo delas quando alguém crítica o sistema, igual quando dizem q n tem estabilidade e q tem ferramentas sim para demissão por produtividade, a gente sabe q isso só fica no papel, tem estudos q mostram q o povo só é exonerado em sua maioria absoluta por corrupção, a minha questão com o funcionalismo é q nenhum país do mundo é assim, nem msm o berço do progressismo, da esquerda q é a França, nos outros países n se cria uma bolha em volta disso pq os salários são semelhantes ao da iniciativa privada, n tem estabilidade, concurso são testes normais de admissão e dai n existe um monte de cursos voltados a isso, nego q se intitula concurseiro etc, digo isso pq acabei de formar em eng civil e oq vejo de nego fugindo da dificuldade da area indo pra concursos q nem tem nada a ver com ela tipo bombeiros e pa é bastante (concursos a nivel federal e estadual q sao os mais desproporcionais com a inciativa privada), passam num mais simples e dai estudam pra mudar pra outro q ganha mais e vão indo, vejo sempre um povo falando q policial ganha pouco q deviam ser mais valorizados, acho q eles n tem noção do quão pobre nosso pais é, se iludem pelo pib nominal, aq 70% ganha bruto menos de 2700, 90% menos de 4 mil, os cara entra ganhando 5, sem ensino superior (80% n tem), onde arranjariam isso na iniciativa privada? Se for pelo risco de vida os seguranças de carro forte, de banco, tbm se arriscam e ganham uns 2500/3 mil, n tem logica, tem aquele estudo banco mundial q disse q gastamos igual a ocde em percentual do pib pra 1/2 ou 1/3 a menos de funcionários, talvez isso explique a lerdeza, é uma concentração de renda q daria pra contratar mais funcionários pela metade do preço, outros dados são q 70% dos aposentados ganham um salário mínimo, enquanto isso os cara do governo aposentam com salário integral, e toda vez q eles pedem aumento (ate quando o pais ta no vermelho, quebrado, igual em 2014/15) eles estão pedindo diretamente q o povo ganhe menos, pq eles terão de pagar ou mais imposto ou mais inflação pra arcar com isso, e uma última questão é q por exemplo, em Portugal o salario minimo é 700 euros, o medio uns 2000 e pouco, um juiz entra ganhando seus 2000 e pouco e dai aposenta ganhando seus 4,5 por ai, pq diabos precisamos pagar 40x o salario minimo aq? N deveria haver um teto de sla umas 12 vezes o salario minimo aq? Qualquer pf, auditor, promotor, oficial do exercito ja ganha mais q 10 conto, fora prefeitos e etc, minha cidade tem 24 mil habitantes e o prefeito tira 17 mil, n vejo menor razão nessas coisas! Eu n quero fazer concurso apesar de ver q é bom e absolutamente todo mundo me pedir pra fazer por ser inteligente, formado na federal tals, pq eu acho imoral, penso q é insustentavel pro país e um dia estando la dentro eu n veria motivação pra lutar contra os salarios e a estabilidade pq eu estaria me autosabotando depois de tanto ter estudado pra entrar la pra ter isso, até pq são poucos os q entram por vocação, duvido q o povo da minha faculdade q virou bombeiro militar virariam se a profissão de eng tivesse pagando pra iniciantes a mesma quantia, oq vc pensa sobre? Vale um video*
So que na Suécia, deputado vai de bicicleta, pro trabalho , usam os mesmo como acessores fucionarios publicos apartidarios de carreira , que muitas vezes trabalham para mais de um deputado. Ou seja la existe um respeito muito maior pelo dinheiro publico. Sendo assim os servicos sao melhores geridos para população. Aqui no brasil , o estado é enorme, cheio de privelegios que beneficam todos os políticos, partidos a direita e a esquerda. Nem tudo eh perfeito , la existe lobby , um partido menor pode receber um cargo , para manter a governabilidade. Aqui infelizmente os politicos so exercem seus mandatos em causa propia
Mano, eu vivo dizendo isso. Como sou adepto à escola institucionalista de economia, acredito que as regras do jogo, como conceituou Douglass North, tem impacto direto na economia. Veja: não existe um país desenvolvido que tenha os níveis de corrupção e os vícios da máquina pública brasileira, não tem nenhum país desenvolvido em que os políticos têm tantos benefícios e regalias como no Brasil, não tem um país desenvolvido do qual a impunidade reine, para ambos os lados, como no Brasil, não tem nenhum país desenvolvido que tenha um STF que mude o entendimento da constituição a cada semana de acordo com as conveniências pessoais e ideológicas como no Brasil, não existe país desenvolvido que relativiza a propriedade privada como no Brasil. Tudo isso que citei faz parte das regras do jogo, com enfoque na jurisdição. Com isso eu concluo que os países se desenvolvem economicamente a medida que se estabilizam politicamente e vão colocando ordem na casa. Pra mudar o cenário econômico tem que mudar as regras do jogo. Uma pena a escola institucionalista ser tão pouco falada aqui no Brasil.
Apesar que nesses paises desenvolvidos o imposto ser muito alto, é mais sobre pessoa fisica e não juridica...Ao cobrar muitos impostos sobre empresas/industrias, vai estar punindo justamente o povão(bens e consumo)e a economia em geral.. Mai uma prova que os impsotos BRs são todos errados, REGRESSIVOS e não PROGRESSIVOS.
Puta merda, o Roncaglia começa já torando, arrasou demais nessa fala e nessas inversões. O ICL também é incrível! Só acho que é complicado e as pessoas precisam se atentar que, mesmo nào tendo sido dito isso, os países escandinavos são um exemplo num transiente de tempo, mas para o brasil chegar lá não resulta tentar imitar a experiência escandinava. Os tempos são outros e muito dessa experiência foi e é sustentada por exploração de paises do sul global. Exploração essa de diversas matizes, tanto na forma de parasitismos economicos, exploração de recursos numa balança desleal noutros paises, quanto em processos desumanos de colonização. Temos que arrumar uma forma própria pra chegar lá e até além.
O Brasil nunca dará certo. Pode ficar 100 anos nas mãos da esquerda. Não existe país no mundo que deu certo. O que esse cara fala só vai acontecer o dia que papai Noel existir de verdade 😂😂😂😂
O discurso de austeridade que a faria lima prega é incompatível com a nossa Constituição cidadã. Exatamente isso, professor. 👏🏼👏🏼
Sinceramente acho que é incompatível com sobrevivência, as alterações climáticas nos colocaram um grande desafio, quando precisarmos direcionar nossos recursos para sobreviver, este modelo de exclusão se torna uma ameaça. Espero estar errado, mas não acho que esteja.
O problema é que o estado BR é gigante(60% da arrecadação pra amortização da divida e 40% pra obrigações) não sobra mais nada...
Ai gastar mais que arrecada, Brasil ta fadado a não ter confiabilidade, integridade politica e investmentos tantos internos como extrenos, condenado a ser sempre país pobre.
MAS ISSO NÃO É DESCULPA PRO BRASIL VARONiL. de 1889 até 1988, Brasil não tinha SUS e Bolsa familia e mesmo assim não conseguiu crescer,,, sempre preferiu confiar no estado como o responsavel pelo cresciemento. é claro, falhou...🤭
É o puro suco de sapatênis da Faria Lima! André é foda!
@ernestito7064não foi não
@ernestito7064 Nesse periodo, Brasil tinha mamata americana a juros baixos, 3% ao ano pra pagar em 10 anos...Preferii se estatizar ao inves de copiar o sistema liberal americano..
BRASIL Cresceu principalmente pelo:
-EXODO RURAL ACELERADO, 50%MOARAVA EM AREA RURAL,
-POPULAÇÃO MUITO JOVEM, PORTANTO CONSUMIDORA, MEDIA DE 20-22 ANOS..
-PIB PEQUENO ERA MENOR QUE DA BOLIVIA HOJE, ENTÃO A CURVA É MAIS ACENTUADA, PAISES DA AMERICA LATINA QUANDO CRESCEM TAMBEM CRESCEM 10-15%AI ANO, VENEZUELA CRESCEU 12% ANO PASSADO.
-INFLAÇÃO SEMPRE ALTA OBRIGANDO A CONSUMIR RAPIDO.
SO QUE QUANDO ACABOU A MAMATA COM JUROS AMERICANOS ALTOS, O QUE ACONTECEU ? O ESTADO QUE ERA RESPONSÁVEL PELA ECONOMIA QUEBROU, FALHOU 1000% DE INFLAÇÃO .
Vivi 17 anos na Suécia, Como Professora meu salário era comparado ao de um agente da Polícia Federal no Brasil, lá. Meu esposo é sueco e percebe o problema no Brasil, o Brasil é a cultura do EU EU EU, ninguém quer se ajudar. Isso é o que Mata o Brasil. Adorei esse vídeo. preço da eletricidade um absurdo. aqui tenho 32 placas solares, casa dos sonhos quitada
Na Suécia todos aceitam pagar muito imposto, em troca de serviços públicos de qualidade. No Brasil, já se paga muito imposto por serviços públicos de quinta categoria. O aumento de impostos sobre os super ricos é só para cobrir o déficit primário, não será para melhorar a qualidade da Educação e da saúde públicas..
Suecia tem a população de um estado medio do brasil. Não tem comparação .
O que funcionaria no Brasil seria um liberalismo econômico real.
Um país grande e pobre almejando o socialismo ,bem estar social gastando mais que pode, so pode dar merd4.
@@joseCOSTA-ki1xtInfelizmente vc tem razão José. Ana, seria maravilhos se o dinheiro de impostos fosse realmente voltado para o bem da população, mas com mais de 30 anos de Brasil, isso nunca foi prioridade para o governo, eles estão mais preocupados em se manter no poder e ter cada vez mais regalias. Modelo do André é maravilhoso, mas acredito que o governo atual é incapaz de aplicar 1% disso.
@@limasjgseu comentário está distorcido. Você culpa o governo, mas a verdade é que independente do governo, é o sistema que dita os investimentos em infra estrutura e demais serviços. Os governos no máximo mantêm as mesmas formas de exploração/manipulação do sistema. Para que fique claro, por sistema, me refiro a estrutura montada pelo neoliberalismo "a brasileira" e aos vícios de um capitalismo tardio. Hoje, arredondando, mais de 50% do orçamento é divida publica, o governo sequer conta com esse dinheiro, dos 50% que sobra, 47% é divida recorrente com funcionalismo publico e previdência, a margem de manobra dos governos gira em torno de 3%. O seu discurso dá a entender que o governo tem 100% da culpa, mesmo que sua margem de manobra seja de 3% apenas do orçamento. É um discurso que blinda os verdadeiros responsáveis e utiliza "o governo" como boi de piranha. Estamos lutando e culpando uns aos outros por migalhas enquanto os verdadeiros donos do poder ficam com 50% do que arrecadamos.
@@MorceXsem falar que a maioria dos que reclamam do imposto nem pagam também kkkkk
Esse vídeo me emocionou. Como eu queria que os brasileiros vivessem o que eu Vivi na Suécia. ❤🇸🇪🇧🇷
Nós brasileiros precisamos aprender a diferença entre Estado e governo, como os suecos já sabem.... A busca por justiça social, bons investimentos estruturais, etc devem ser políticas de Estado, independentemente dos governos. E o Estado é a organização social dos brasileiros e não propriedade particular dos governantes..
Brasileiro não tem noção de nada, vive num país que te fode o cu, terra sem civilidade da puxação de tapete, mas todo exemplo bom que vem de fora é feio, comunismo. Porque aqui gostamos das coisas feitas às antigas, a la brucutu jagunço.
@@guilhermegarcia8750 complexo de viralatas.
Quando for xingar os brasileiros, faça como o cara de cima, diga "nós brasileiros", pq vc claramente é brasileiro também e está provando que vc realmente não tem noção de nada
Quando dizem que tenho que aprender algo considero isso positivo, pois talvez seja uma oportunidade para fazer melhor... Nós temos noção de muita coisa, mas há sempre mais para melhorar.
@@eng_alexandre_abreu não, brasileiro em geral não tem noção de quase nada, seja por causa da educação péssima ou da mídia. Só copiamos os exemplos errados, e a elite adora que seja assim porque em terra sem civilidade um canibaliza o outro.
Dia desses ouvi uma frase: em casa que falta o pão todo mundo briga e ninguém tem razão.
Fez bastante sentido pra mim, graças a Deus, não por experiência própria.
Só dá pra ser civilizado e esperar civilidade quando não se está brigando com o ambiente pra conseguir sobreviver, ou mesmo quando o medo de perder os poucos privilégios que se tem não é uma constante.
Me considero um liberal (sim, um liberal inscrito no canal do André) e diferente dos "liberais de UA-cam vendedores de curso" eu acredito que é sim possível conciliar responsabilidade fiscal e social. Eu vejo que ambos são necessários: o Estado não deve ficar gastando e dando subsídio como se não houvesse amanhã, mas também não pode deixar de cumprir seu principal dever na sociedade, que seria fornecer determinados serviços à população, principalmente a parcela mais carente e vulnerável...
Ótima análise amigo e até sendo racional no ponto de economia. Inputs necessários porque o objetivo é o sistema organicamente se manter funcional, como uma otimização do desempenho de uma máquina, um ajuste em um componente impacta em outra e gradualmente isso reverte em sobrecarga em outro componente fazendo com que a análise / foco sempre muda não eternamente num mesmo ponto. Então nesse quesito responsabilidade seria algo de ter essa ênfase em pontos que impactariam na economia de forma de efeito multiplicador conforme o professor colocou, mas aí claro necessito de um estado com visão a longo prazo e análise sempre técnica.
Um passo a mais para a autonomia intelectual. É assim, como ex-liberal (daqueles de fazer curso no Instituto Mises), que eu me livrei deste atraso. Passo a passo.
Tu chega lá! Força!
@@eljosende873 com todo respeito, mas não considero ser liberal um atraso. Muito pelo contrário, existem muitas vertentes dentro da visão liberal e muitas que chegam a ser quase opostas (parecido com Leninismo vs Trotskismo na visão comunista). Eu até entendo essa visão deturpada de que todo liberal é um libertário que defende privatização de olhos fechados. Mas há muito mais do que isso no espectro liberal, mas se você se sente evoluído com a sua visão atual, perfeito, cada um vê o mundo de uma maneira diferente😁😁👍
@@leandroroseira261 eu busco ser o mais racional possível. Por isso eu tento conhecer o máximo de diferentes pontos de vistas possível para ter uma melhor compreensão sobre determinados assuntos...
Isso é a doutrina liberal migo, que só deram certo na Inglaterra
Vivo na Suécia há 12 anos. Aqui os impostos são altos sobre os salários, mas não sobre as empresas ou fortunas. As empresas aqui têm imensos benefícios fiscais e os ricos não são perseguidos nem odiados pela população, as fortunas, propriedades e heranças não são fortemente taxadas como muitos julgam. Aqui existe uma cultura coletiva muito forte sem atropelar a individualidade de cada um. As empresas pagam bons salários porque têm imensos benefícios fiscais e porque ninguém tenta tirar vantagem de ninguém ao contrário do que ocorre no Brasil onde o nível de confiança entre a as pessoas que compõem a sociedade é muito, muito baixo.
ICL notícia tem que virar uma emissor urguente , assisto de segunda a sexta-feira e hj aqui
Na Suécia todos aceitam pagar muito imposto, em troca de serviços públicos de qualidade. No Brasil, já se paga muito imposto por serviços públicos de quinta categoria. O aumento de impostos sobre os super ricos é só para cobrir o déficit primário, não será para melhorar a qualidade da Educação e da saúde públicas.
Parabéns pelo conteúdo, André. Já são centenas de milhares de pessoas, em podcasts e entrevistas, que aprenderam com sua ótima capacidade de comunicação e conhecimento.
aprendeu o que? a ser um idiota papagaio que defende a irresponsavel guerra de classes, uh dur tira dos mais ricos pra da pros mais pobres
antes de fala em taxa bilionario e milionario, defenda taxa o estado trilionario, antes de reforma agraria dos grandes latifundios privados, combata o maior que nao devia ter 1 pedaço de terra. o estado que é o maior..entao ja quebraria o marxismo e suas 200 patas diabolicas ai
o estado precisa de credito aim coitado do estado sem credito, e os 30% roubados do pib nao sao suficientes? e os 5 trilhoes de divida publica?
Na Suécia todos aceitam pagar muito imposto, em troca de serviços públicos de qualidade. No Brasil, já se paga muito imposto por serviços públicos de quinta categoria. O aumento de impostos sobre os super ricos é só para cobrir o déficit primário, não será para melhorar a qualidade da Educação e da saúde públicas.
Brilhante, professor. A cada dia você se torna mais e mais um exemplo a se seguir
Que aula de cidadania maravilhosa. Obrigado, sto não é utopia
No governo atual é utopia sim, visto os fatos e o uso do dinheiro público que ele vem usando de forma desastrosa.
Esse homem é incrível
Deveríamos ter governantes assim
É muito legal assistir as falas do André, como ele consegue simplificar os assuntos complexos ,pra gente entender!
Conheci o André Roncaglia através do canal do Paulo Gala, há uns dois anos. Já aprendi muito com a equipe do Conexão Xangai; praticamente uma pós-graduação. Rsrs
Muito bom são argumento que se a sociedade abraçar muita coisa muda pra melhor .
Que aula, em apenas 7 minutos!
Parabéns professor André Roncaglia, continue o bom trabalho.
Grande *MESTRE*
"O equilíbrio fiscal é um equilíbrio social". Muito bem dito! Os números do orçamento refletem uma realidade econômico-social. Eles não existem por si só. Não são dissociados da realidade.
análise perfeita
Trabalho importantissimo o seu.
Boa noite , Mestre Roncaglia .
Belo vídeo
Foi um bom exemplo, como ele mesmo disse é um país de classe média. Porém no Brasil enquanto houver pessoas defendendo candidato que prega discurso de odiar a classe média, chegar nesse patamar será dificil.
Rapaz....esse André é inexoravelmente excepcional. Parabéns cara
Boa!
Booooa, André. Te admiro muito pelo seu trabalho e conhecimento.
Mestre André
excelente
Perfeito
GOVERNARAM O PAIS PROBLEMATICO POR 13 ANOS E AGORA POR 8 MESES ------------------------IDEIAS MILAGROSAS DO ECONOMISTA RENOMADO ENCANTANDO NÓS BRASILINOS PROBRIZINHOS
Sou fã de mais desse André. Tomara que, um dia, eu tenha o privilégio de conhecê-lo.
👏👏👏
Fantástica a fala do André, ao final (guardadas as proporções) devemos decidir: queremos um modelo colonial exploratório de recursos naturais com grande concentração nas mãos dos "atravessadores", ou queremos um modelo inclusivo que divide as alegrias e dificuldade. Parece uma pergunta simples, mas os países escandinavos penaram muito pelas suas conquistas. Longo caminho... mas se estiver no rumo certo vale o esforço.
Plutocracia vs. Democracia
como esses paises consegue tributar os mais ricos sem fuga de capital?
Fuga de capital, é falácia
@@Vitor-pt3jk vão fugir pra onde ? Estado Unidos ?!, Canadá?! Para fugir da tributação tem q ir pra países da África. 😂
Na Suécia todos aceitam pagar muito imposto, em troca de serviços públicos de qualidade. No Brasil, já se paga muito imposto por serviços públicos de quinta categoria. O aumento de impostos sobre os super ricos é só para cobrir o déficit primário, não será para melhorar a qualidade da Educação e da saúde públicas.
Boa noite André.
Otimo vídeo!
André, vc tem ajudado bastante na organização argumentativa dos meus ideiais! Valeu, camarada
Na Suécia todos aceitam pagar muito imposto, em troca de serviços públicos de qualidade. No Brasil, já se paga muito imposto por serviços públicos de quinta categoria. O aumento de impostos sobre os super ricos é só para cobrir o déficit primário, não será para melhorar a qualidade da Educação e da saúde públicas.
@@joseCOSTA-ki1xtNão, não aceitam. Os ricos mantém a maior parte de seu patrimônio fora de países que são hostis com o dinheiro dos outros. Inclusive saiu uma matéria a pouco tempo na Forbes sobre o êxodo dos bilionários noruegueses.
@@zjbskhb Verdade. Os super ricos não fazem parte do povo.
@@joseCOSTA-ki1xt Fazem sim. Queira você ou não.
@@zjbskhb Verdade. Dinheiro não tem pátria. Temos brasileiros com fortunas no exterior. Essa parte do povo não está nem aí pro resto do povo brasileiro.
Grande André! É exatamente isso o que o Lula está procurando.
André e embasado, show 👏🏿👏🏿📚📚📚
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 maravilhoso
Ver pobre nos comentarios falando em taxar ricos ao inves de baixar os impostos já me diz que o pessoal vivem em outra dimensão kkk.
Vídeo excelente!
Está perfeito tua análise André.
Primeiro o ser humano.
Ótimo video bem explicativo, mas eu queria André pedir pra você falar sobre a queda de arrecadação do governo e como isso se encaixa nos planos dele e qual a sua avaliação disso, obrigado.
Professor André é necessário
Faltou dizer necessário para que? KKK
@@paulocavutto3601 faltou choramingar menos kkkkkkk
@@paulocavutto3601 faltou choramingar menos kkkkkkk
@@paulocavutto3601 Para ser zoado hora bolas kkkkkkkkkkkkk
O cara é economista mas acha realmente que taxar os ricos dá certo kkkkjkkkkkkkkkkkk
Ótimo corte!
Explica muito bem o pensamento atual presente no Brasil que impede nosso desenvolvimento, e mostra de maneira clara a lógica que deveríamos adotar para pautar as soluções que o país precisa.
Salve Lula presidente do Brasil. Esse trabalha de verdade pelo povo brasileiro!!!
o que ele fez de bom?
*André Maravilhoso!! Como sempre!!*
Parabéns, André! ❤
Professor André um dia eu irei conhecê pessoalmente ele é um fenômeno
larguei o liberalismo por causa dele
Muito obrigada professor. Tenho aprendido muito com as suas aulas
Pronto! Os super-ricos não diziam que o Brasil deveria ser como a Finlândia? Chegou hora. Começando pela tributação deles próprios.
Excelente 👏👏👏
O Brasil precisa de um Projeto Nacional de desenvolvimento.
A careca brilha de tanto conhecimento
A verdade é que por trás desse discurso de austeridade fiscal, está escondida toda uma estrutura de garantir que muito dinheiro seja drenado da base base da pirâmide social para o topo.
A cidadania é reforçada pelo desenvolvimento, não sua causa. Concordo muito.
Professor André, sempre mt necessário! Obrigado!
Como dizia Leonel de Moura Brizola, “não haverá Brasil desenvolvido sem brasileiros desenvolvidos”.
Um dos maiores responsáveis pela situação em que se encontra a segurança pública do RJ. Fortalecimento do tráfico de drogas no estado, crescimento desordenado de moradias irregulares e por aí vai.
Fato interessante: A cocaína comercializada nas favelas do RJ foi apelidada de "brizola" pelos traficantes/usuários, uma linda homenagem não é mesmo?! As más línguas dizem que tal político era um "nobre apreciador" da substância. Pablo Escobar foi muito bem recepcionado no Copacabana Palace, tratamos muito bem os grandes "empresários" estrangeiros.
@@RicoFalconiantes os militares derrubaram os bicheiros para que o tráfico subisse omorro
Ooh homi!
Excelente explanação . Concordo com tudo que o Sr falou. UMA SO' CLASSE E' O IDEAL .OU NO MÍNIMO UMA CLASSE MEDIA ENORME COMO NA DINAMARCA.
Trabalhei com uma empresa sueca na década de 80, em que o sindicato recusou um aumento nos vencimentos dos sindicalizados por entender que poderia causar um aumento na inflação.
Boa noite pessoal.
Gosto muito de ver o André falando, mas gostaria que ele lembrasse às pessoas de que maneira esses países acumularam riqueza e ainda acumulam, com a exploração de países do chamado 3⁰ mundo.
Exatamente. É preciso um entendimento sistémico e estrutural do designer geopolítico. Só então vamos compreender que, por exemplo, a imensa classe média escandinava só existe hoje graças a séculos de exploração das riquezas e da mão de obra dos paises periféricos, inclusive atualmente. Portanto, os pobres da Dinamarca somos nós.
✍💡
Brasileiro já é Gerado com parte de seu DNA com a escrita "Farinha pouca,meu Pirão primeiro"
Essa pintura na parede é Marc Chagall?
A responsabilidade fiscal nos países desenvolvidos é caracterizada pela adoção de regras fiscais rigorosas que visam garantir a sustentabilidade das contas públicas, controlar a dívida e promover a transparência orçamentária, refletindo uma tendência crescente desde a década de 1990 para evitar déficits excessivos e promover a estabilidade econômica
Prof André você poderia falar algum dia da política do encilhamento do Rui Barbosa
É preciso um entendimento sistémico e estrutural do designer geopolítico. Só então vamos compreender que, por exemplo, a imensa classe média escandinava só existe hoje graças a séculos de exploração das riquezas e da mão de obra dos paises periféricos, inclusive atualmente. Portanto, os pobres da Dinamarca somos nós.
Um provérbio africano diz que "A criança que não é acolhida e não sente o calor de sua vila, vai queimar sua vila só para sentir o calor". Enquanto os brasileiros não sentirem um senso de comunidade, e isso aqui for a terra do "farinnha pouca meu pirão primeiro", esquece. Só ladeira abaixo. Jamais seremos uma Suécia sem isso.
mudança de cultura meu camarada...isso também é revolução
👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋
Eu só gostaria que me explicassem como aumentar os impostos para os ricos e tornar os produtos mais baratos??
Uma vez que os ricos produz e fornece serviços
Moro na Suécia e posso te falar que eu acho que tributam até pouco. Tá cheio de Rico aqui que vive ostentando. Acho q tinham q começar a taxar a compra de luxo tipo as marcas luxuosas de roupas bolsas joias e automóveis.
Eles não tem imposto sobre consumo
O problema aqui no Brasil é que todo aumento na arrecadação, seja sobre o rico ou sobre o pobre, ele não se traduz em retorno para a sociedade, mas sim em aumento no gasto público, aumento de salários de juizes, corrupção e etc.
Já temuito imposto, basta os políticos pararem de roubar.
Concordo André, mas vc acha que esse modelo é possível na gestão atual? Porque o governo usa exatamente o seu ponto pra adquirir benefícios próprios o que diretamente não reflete melhoria social?
Os que comem bem dormem bem e têm boas casas acham que se gasta demais em politica social.
Jose Mujica presidente do Uruguai
andrezao faz um video explicando a matriz produtiva da australia pra gente mandar pro amigo "la nao tem estado inchado"
Não é o tema do vídeo, mas, como o André fez uma citação ao horário do metrô, tenho de dizer que os trens em geral aqui pelo norte da Europa não são pontuais, não. Transporte ferroviário (trem, metrô) pontual é no Japão. Lá, os trens andam no horário.
complicado é pagar impostos parecidos com os da Suécia e ter serviços públicos parecidos com o de países da África
Concordo, mas mesmo os ricos desses paises so pagam impostos porque querem, ou seja, caso nao queiram eles tem formas LEGAIS pra nao pagar impostos.
No caso deles, eu acho que a maioria quer, mas e no caso do Brasil que a maioria claramente nao quer, como fazer pra eles nao conseguirem deixar de pagar legalmente?
Camarada, roncaglia, como eu posso aprender essa dicção perfeita sua? Kkkk
fala sobre Getúlio Vargas, o primeiro lider desenvolvimentista
@@Caçador-k3fné kkkk
@@Caçador-k3fdesenvolvimentismo não é de direita ou de esquerda, é terceira via o que faz ele ser de esquerda é quando é adicionado investimentos de combate à desigualdade social
@@Caçador-k3fele pode ser considerado de direita por ser anti-socialista e corporativista ou seja havia uma criminalização se sindicatos considerados desnecessários pelo governo ao mesmo tempo que havia sindicatos que eram considerados importantes como os trabalhistas. E tambem existia um alinhamento com Benito Mussolini tanto que a CLT criada por Vargas foi inspirada na carta del lavoro, do fascismo italiano
Um exemplo é São Paulo que virou um antro de especulação imobiliária, nem empresa se acha mais. Enquanto construtoras e imobiliárias faturaram bilhões, além dos herdeiros, no qual a camara os isentou com menos impostos. Deveria ser ao contrário, eles usurparam todo o espaço de SP, tacaram asfalto excecivamente em toda parte. O correto seria eles pagarem mais impostos, porque quando tudo alaga, por eles terem colocado tanto asfalto, nenhuma área verde, tudo virou prédios, logo, os custos sociais e ambientais e tudo mais somos nós que pagamos. Se dizem que temos democracia, cadê os espaços para empresas? Os governadores de SP cometem crimes contra o povo de SP. A indenização deveria ser programas de desabita São Paulo, comprando bairros e desmontando esse tanto de casas e prédios, e abrindo espaços para empresas e polos produtivos.
Na Suécia todos aceitam pagar muito imposto, em troca de serviços públicos de qualidade. No Brasil, já se paga muito imposto por serviços públicos de quinta categoria. O aumento de impostos sobre os super ricos é só para cobrir o déficit primário, não será para melhorar a qualidade da Educação e da saúde públicas.
@@joseCOSTA-ki1xtrico tem que pagar mesmo eles sao cumplices da desigualdade brasileira e lucram com isso
@@makedaqueen6867 Todos tem que pagar imposto. Inclusive os ricos.
@@joseCOSTA-ki1xt os ricos tem que pagar mais Rico nao era nem lra existia a propria biblia fala mal deles
@@makedaqueen6867 Você bebeu cachaça. Vai dormir, cara.
Isso não sai na TV Globo.
eu vejo todos os canais, alguns de ideias liberais ,comunas, direita etc etc..
19:00 essa parte eu fico me perguntando se isso funcionaria em um pais continental igual o brasil.. existe algum ?
existe algum pais grande igual o brasil que tem ajuda social aos mais pobres, universidade para todos? os EUA são assim?
eu pergunto porque na minha cabeça a conta não fecha. o brasil tem 200 milhões de habitantes.
tenho a impressão que é muita gente para pouco dinheiro (claro que é um parte desses 200),todos contribuem mais não o suficiente para essa conta fechar..
se alguém ler essa comentário, me responda com argumentos.. um debate saudável.
O país mais populoso que tem o maior número de investimento social é a China. Em 2022, a China gastou 2,1 trilhões de dólares em programas sociais, o equivalente a 13,6% do PIB. Esses programas abrangem uma ampla gama de áreas, incluindo saúde, educação, habitação, assistência social e segurança social.
@@giu.kitesurflá na China vc tem o pior do comunismo e o pior do capitalismo. Lá não tem as liberdades que temos aqui, não tem acesso a livre Internet nem liberdade de expressão, os trabalhadores são quase escravos e fazem isso pq querem é ficar rico, dizem. Lá da certo oq não respeita direitos individuais. Lá.da cerro oq é uma ditadura capitalista/socialista.
Como permitir que o Estado proporcione bem-estar social em um país onde os políticos pensam 300 vezes antes de aumentar o salário de um enfermeiro, enquanto o deles é aumentado de forma absurda de um dia para o outro? Quando foi estabelecido o piso da enfermagem, vi muitos liberais reclamando, argumentando que isso geraria desemprego e que as pessoas prefeririam contratar um técnico de enfermagem em vez de empregar um enfermeiro, justamente por causa desse aumento. Detalhe: não sou enfermeiro, mas me compadeço de uma classe extremamente desvalorizada e que nos oferece tanto, socialmente falando.
Faz total sentido o que o André falou, mas eu não acredito na capacidade do Estado brasileiro em fornecer absolutamente nada. Não duvido que funcione nos países escandinavos, mas me dê o exemplo de alguma coisa que o Estado brasileiro nos fornece que funcione. Segurança, educação, infraestrutura, saúde? Salvo algumas exceções, em sua grande maioria, são serviços de péssima qualidade.
*Andre, tudo certo? Acompanho vc há um tempo já e curto bastante suas opiniões, me fez rever mto a ideia q eu tinha de q desigualdade n fazia mal para uma sociedade tals, por conta disso gostaria de saber qual a sua visão sobre o funcionalismo publico no Brasil? Eu entendo as pessoas quererem buscar melhor qualidade de vida para si, mas n gosto do cinismo delas quando alguém crítica o sistema, igual quando dizem q n tem estabilidade e q tem ferramentas sim para demissão por produtividade, a gente sabe q isso só fica no papel, tem estudos q mostram q o povo só é exonerado em sua maioria absoluta por corrupção, a minha questão com o funcionalismo é q nenhum país do mundo é assim, nem msm o berço do progressismo, da esquerda q é a França, nos outros países n se cria uma bolha em volta disso pq os salários são semelhantes ao da iniciativa privada, n tem estabilidade, concurso são testes normais de admissão e dai n existe um monte de cursos voltados a isso, nego q se intitula concurseiro etc, digo isso pq acabei de formar em eng civil e oq vejo de nego fugindo da dificuldade da area indo pra concursos q nem tem nada a ver com ela tipo bombeiros e pa é bastante (concursos a nivel federal e estadual q sao os mais desproporcionais com a inciativa privada), passam num mais simples e dai estudam pra mudar pra outro q ganha mais e vão indo, vejo sempre um povo falando q policial ganha pouco q deviam ser mais valorizados, acho q eles n tem noção do quão pobre nosso pais é, se iludem pelo pib nominal, aq 70% ganha bruto menos de 2700, 90% menos de 4 mil, os cara entra ganhando 5, sem ensino superior (80% n tem), onde arranjariam isso na iniciativa privada? Se for pelo risco de vida os seguranças de carro forte, de banco, tbm se arriscam e ganham uns 2500/3 mil, n tem logica, tem aquele estudo banco mundial q disse q gastamos igual a ocde em percentual do pib pra 1/2 ou 1/3 a menos de funcionários, talvez isso explique a lerdeza, é uma concentração de renda q daria pra contratar mais funcionários pela metade do preço, outros dados são q 70% dos aposentados ganham um salário mínimo, enquanto isso os cara do governo aposentam com salário integral, e toda vez q eles pedem aumento (ate quando o pais ta no vermelho, quebrado, igual em 2014/15) eles estão pedindo diretamente q o povo ganhe menos, pq eles terão de pagar ou mais imposto ou mais inflação pra arcar com isso, e uma última questão é q por exemplo, em Portugal o salario minimo é 700 euros, o medio uns 2000 e pouco, um juiz entra ganhando seus 2000 e pouco e dai aposenta ganhando seus 4,5 por ai, pq diabos precisamos pagar 40x o salario minimo aq? N deveria haver um teto de sla umas 12 vezes o salario minimo aq? Qualquer pf, auditor, promotor, oficial do exercito ja ganha mais q 10 conto, fora prefeitos e etc, minha cidade tem 24 mil habitantes e o prefeito tira 17 mil, n vejo menor razão nessas coisas! Eu n quero fazer concurso apesar de ver q é bom e absolutamente todo mundo me pedir pra fazer por ser inteligente, formado na federal tals, pq eu acho imoral, penso q é insustentavel pro país e um dia estando la dentro eu n veria motivação pra lutar contra os salarios e a estabilidade pq eu estaria me autosabotando depois de tanto ter estudado pra entrar la pra ter isso, até pq são poucos os q entram por vocação, duvido q o povo da minha faculdade q virou bombeiro militar virariam se a profissão de eng tivesse pagando pra iniciantes a mesma quantia, oq vc pensa sobre? Vale um video*
uma vez eu perguntei para um sueco na av paulista, porque ele veio para cá. pra ficar rico ele disse
Acho que o Leozinho aprendeu um bocado!
Andre vc precisa ser ministro da economia
Não pode existir cidadanía e civilidade sem antes melhorar a qualidade da educação pública de base.
E por isso que o Urugai está na situação que está é a Argentina deve ser o exemplo a nos guiar.
*Uruguai
*e
So que na Suécia, deputado vai de bicicleta, pro trabalho , usam os mesmo como acessores fucionarios publicos apartidarios de carreira , que muitas vezes trabalham para mais de um deputado. Ou seja la existe um respeito muito maior pelo dinheiro publico. Sendo assim os servicos sao melhores geridos para população. Aqui no brasil , o estado é enorme, cheio de privelegios que beneficam todos os políticos, partidos a direita e a esquerda. Nem tudo eh perfeito , la existe lobby , um partido menor pode receber um cargo , para manter a governabilidade. Aqui infelizmente os politicos so exercem seus mandatos em causa propia
Mano, eu vivo dizendo isso. Como sou adepto à escola institucionalista de economia, acredito que as regras do jogo, como conceituou Douglass North, tem impacto direto na economia.
Veja: não existe um país desenvolvido que tenha os níveis de corrupção e os vícios da máquina pública brasileira, não tem nenhum país desenvolvido em que os políticos têm tantos benefícios e regalias como no Brasil, não tem um país desenvolvido do qual a impunidade reine, para ambos os lados, como no Brasil, não tem nenhum país desenvolvido que tenha um STF que mude o entendimento da constituição a cada semana de acordo com as conveniências pessoais e ideológicas como no Brasil, não existe país desenvolvido que relativiza a propriedade privada como no Brasil. Tudo isso que citei faz parte das regras do jogo, com enfoque na jurisdição.
Com isso eu concluo que os países se desenvolvem economicamente a medida que se estabilizam politicamente e vão colocando ordem na casa. Pra mudar o cenário econômico tem que mudar as regras do jogo. Uma pena a escola institucionalista ser tão pouco falada aqui no Brasil.
Tu vai de bike pro trabalho?
estava estudando um pouco de economia e me deparei com o conceito de dead weight loss, nao entendi direito. Vc poderia explicar um pouco melhor?
Apesar que nesses paises desenvolvidos o imposto ser muito alto, é mais sobre pessoa fisica e não juridica...Ao cobrar muitos impostos sobre empresas/industrias, vai estar punindo justamente o povão(bens e consumo)e a economia em geral..
Mai uma prova que os impsotos BRs são todos errados, REGRESSIVOS e não PROGRESSIVOS.
Puta merda, o Roncaglia começa já torando, arrasou demais nessa fala e nessas inversões. O ICL também é incrível!
Só acho que é complicado e as pessoas precisam se atentar que, mesmo nào tendo sido dito isso, os países escandinavos são um exemplo num transiente de tempo, mas para o brasil chegar lá não resulta tentar imitar a experiência escandinava. Os tempos são outros e muito dessa experiência foi e é sustentada por exploração de paises do sul global. Exploração essa de diversas matizes, tanto na forma de parasitismos economicos, exploração de recursos numa balança desleal noutros paises, quanto em processos desumanos de colonização. Temos que arrumar uma forma própria pra chegar lá e até além.
A fala do André destrói as tolices dos liberais brazucas e os financistas que querem mandar no orçamento publico
Caiu a transmissão do nada kkkk
É um corte de uma transmissão passada!
Queria muito Roncaglia presidente...
O Brasil nunca dará certo. Pode ficar 100 anos nas mãos da esquerda. Não existe país no mundo que deu certo. O que esse cara fala só vai acontecer o dia que papai Noel existir de verdade 😂😂😂😂
Melhor botar ele como ministro da economia
Vai corromper ele, é melhor continuar focado em produzir conteúdo