gostaria de ver tbm sobre a mumia da Rainha sumeria "Puabi” que Zecharia sitchin afirmava conter DNA "extra terrestre " "Anunnaki" e que os cientistas nunca fizeram os testes de DNA.ou n divulgaram
No documentário Secrets of the Saqqara Tomb foram encontradas múmias que aparentemente foram enterradas as pressas, elas tinham ossos "deformados" e as suspeitas são de uma epidemia de malária.
Os documentários de Tutakhamon do Disney+ também sugerem que ele foi enterrado às pressas. E que sua tumba ficou intacta justamente por estar num local com características diferentes do usual, além de estar inacabada. Informa da possível morte em acidente de bigas. E sobre sua deficiência (ele era praticamente paraplégico). Interessante também ver que ele foi um Faraó não muito querido em sua época, o que indica o motivo pelo qual muitos dos escritos antigos apagaram/esqueceram o seu nome quando retratavam a história do Egito.
O Faraó Ramsés ll foi o mais famoso do Egito e dizem que deve ter tido mais de cem filhos, considerando que ele viveu há mais de 3200 anos, hoje deve ter milhões de pessoas que são descendentes do rei. Analisando o DNA do Faraó com o de várias pessoas hoje é possível comprovar isso?
Estou aqui por causa da Márcia! 🤣🤣🤣 Sou muito fã do conteúdo dela. Obviamente é claro que eu curto o nerdologia, mas em si tratando de arqueologia meu referencial é a Márcia do site Arqueologia Egípcia e do canal do UA-cam Arqueologia Pelo Mundo.
Amo seus vídeos, você arrasa Márcia! Fascinante o uso de DNA em Múmias, ainda temos muito para descobrir e aprender, certamente a arqueologia ainda contribuirá muito para o nosso presente e futuro.
Recomendo fazer upload dos dados brutos em outras calculadoras (MyHeritage, GEDmatch, living DNA, Family Tree DNA). Genera não tem um resultado muito preciso, testei meus pais e minha avó paterna nele, na questão de busca de parentesco e haplogrupo Y e mitocondrial é bem legal, dá pra ter uma noção da origem. Mas nas estimativas de etnicidade é bem aquém do ideal, meu pai e minha avó paterna são 100% descendentes de italianos, e mesmo assim no Genera deu indicativo de DNA americano e africano. Nas outras calculadoras que trabalham melhor com populações europeias deu 100% europeu em ambos. Minha mãe que é descendente de alemães por parte do meu avô materno, e alemães/portugueses/indígenas pela minha avó materna, deu um resultado que faz um pouco mais de sentido, mas mesmo assim ainda fora da minha pesquisa documental. Nas calculadoras que mencionei, ficaram bem mais próximos da genealogia documental.
Só fazendo uma análise detalhada do DNA pra saber, a consanguinidade aumenta o risco de certas doenças, já que as chances de parentes terem os mesmos problemas genéticos é maior, e com o aumento da probabilidade de ambos os pais carregarem os mesmos genes "ruins" a probabilidade dos filhos herdarem apenas genes "ruins" também é maior, mas isso é apenas probabilístico, é bem mais mais provável que ele tenha morrido por um doença adquirida, como malária.
"...Temos mais perguntas que respostas". Esta é uma afirmação mais coerente que ouvi sobre esta e outras matérias relacionadas à História e Arqueologia. Pois, alguns profissionais não compromissados com a verdade, acabam por semear notícias infundadas.
Me corrija se estiver errado, mas a música de fundo é o tema de Assassins Creed: Origins? E como fã e jogador da franquia, me senti representado ao ser citada a memória genética e o Animus. Excelente nerdologia, parabéns!!!
Seria legal falar da influência dos indo-europeus nos faraós, onde alguns descendiam dos nobres de Mitani que eram indo-europeus. Além disso, um indiano analisou e viu que Tutancâmon tinha doenças que dariam a entender ancestralidade do subcontinente indiano.
Primeiro, os mitani não eram indo europeus, e muito menos falavam línguas indo Europeias, oque aconteceu foi que guerreiros indo iranianos que lutavam pelos mitani de ascenderam e formaram uma elite, resultando em nomes de Reis com origem indo-ariana Porém os mitani eram em maioria falantes de sub línguas do Cáucaso não colocadas no ramo indo-europeu. Aliás, de qual faraós você fala? Pois talvez vc esteja se baseando em uma teoria já a muito descartada. Mutemwiya não era filha artamata 1, essa tese já foi a muito descartada. Enfim, genética de indo iraniano sempre existiu no Egito e nos faraós, mas não por esse fluxo que vc sugeriu, os próprios nativos já eram mestiços de africanos com indo iranianos e outros povos do oriente próximo, acho que a genética indo Europeia veio a se firmar somente após a invasão dos hicsos vindo do Egeu.
@@egoproxyy Antigos egípcios eram caucasoides. A suposição de um Antigo Egito negro ou mestiço não passa de uma fantasia pseudo-científica com o propósito de mitigar o complexo de inferioridade dos negros.
@@visaodissidente5560 aparentemente vc nem sabe oque é ser caucasiano, os etíopes são caucasianos, os Beja e afar somalis são caucasianos, os indianos dravidas que são mais pretos que os khoisannid da África do Sul são caucasianos, caucasiano é um tipo crâniofacial, os egípcios eram oque chamo de (cuxita), da mesma forma que os etíopes e outras populações caucasianas da África do Norte. Kkk e com isso me refiro aos egípcios nativos, o Egito nas últimas dinastias era composta por várias populações. E sobre os egípcios serem mestiços kkk não sou eu que digo, os próprios exames de DNA já comprovaram, egípcios são uma mistura de levantinos do crescente e norte africanos nativos. Isso é apenas um prelúdio, posso te dar mais dezenas de evidências, inclusive as imagens kkk. Acho que vc caiu no conto do Egito Ptoloméico, pesquisa namer e veja a morfologia do mesmo.
@@egoproxyy Hahaha Você claramente não entende do que está falando. E ainda quer posar de esclarecido. Os povos do Chifre da África são geneticamente eurasianos em parte. Os etíopes têm cerca de 40% de mistura caucasoide. Os dravidianos têm alguma mistura proto-australoide e de outros grupos não-caucasoides, com grande variação entre as diversas tribos. O norte da África é habitado por caucasianos desde o paleolítico. Mistura entre "levatinos do crescente" nativos norte-africanos não é miscigenação racial, pois ambos grupos são da mesma raça.
@@visaodissidente5560 kkkk aparentemente você apagou o primeiro comentário, mas vamos lá kkkk, você basicamente se condradiz de demonstra total desconhecimento sobre o pool genético dessas populações. Primeiro, sim os etíopes são mestiços, da mesma forma que os somalis e os egípcios, ou seja kkk você basicamente se condradisse pois afirmou que os egpcios não eram mestiços. Aliás, nenhuma dessas informações contrariam o fato de que sim, as populações referidas ainda são caucasianas crânio-facialmente da mesma forma que os egpcios, inclusive os etíopes e egípcios e somalis formam um cluster. E sobre a (NÃO miscigenação pois eram da mesma "raça") kkk serio chega a ser hilario, mas já conheço o seu tipo(pensamento) e pesquisar a fundo aparentemente não é o seu caso. Mas vamos lá, qual é o haplpgrupo oriundo da migração levantina? O mais famoso todos sabemos(quem estuda) que foi o Haplpgrupo J mais respectivamente o sub clado J2. Esse Hgrupo J2 e subclados são os mais comuns em populações norte Áfricanas com ancestrais levantinos que é o caso dessas populações. O outro haplpgrupo majoritário nessas populações é o haplpgrupo E Vai lá e pesquisa kkkk, todos subclados desse Hgrupo, e vem conversar comigo. Os norte africanos nativos eram majoritáriamente E-M35, mais conhecido como E1b1b1, esse é o marcador nativo Áfricano do norte encontrado nessas populações entendeu? Então não kk, os levantinos não eram nem sequer subclados do E que voltaram pra África. Serio, chega a ser cômico ler essas inferências, porem estarei esperando seus argumentos, pois ainda não vi nenhum que refutasse meu ponto.
Tô gostando de terem chamado mais cientistas pra falar, além de juntar mais temas, tem alguém que é especialista falando. E claro, divulga mais essas pessoas, seguindo todos já o//
Mais um vídeo ótimo, vc tinha razão quando disse que iríamos gostar do tema desse aqui kkkk Me pergunto como o seu Tutankamon se sentiria vendo o tamanho da sua importância hj em dia para entendemos o Egito antigo
Excelente vídeo! Parabéns Márcia, vc é incrível. Obs: puta plot twist hein? Quem diria que cloroquina teria salvado Tutankhamen! Hahaha Lembrando que cloroquina é medicamento para malária, não para corona.
Jamille! Eu sei que isso foge um pouco do assunto sobre DNA... mas voce falou no video em relação ao deus (sol) Aton, porém tenho feito algumas pesquisas e recentemente li justamente sobre Aton, um deus no qual tem muita similaridade com o Deus dos hebreus. Porém acredito que foi um leve equívoco dizer que Aton era o deus sol dos Egípcios, até porque eles tinham Rá já com essa representação... enfim, acredito que isso daria um bom assunto pra algum vídeo póstumo no canal! E se eu estiver de alguma forma equivocado também por favor me avisem.
Sim era algo bem comum, para manter o sangue puro e evitar a divisão de poder com outros nobres, os targeryens de GOT tem esse ponto baseado nos faraós, mas de certa forma os reinos europeus tbm eram bem comuns mas com primos
Bastante comum no Egito e monarquias da idade antiga casar parentes e até irmãos(Cleópatra casou com dois de seus irmãos), para manter o sangue "puro". Já as monarquias casavam primos e primos, tios e sobrinhos, mas não irmãos, mesmo a consanguinidade gerou muitos reis com deformações, recomendo pesquisar Habsurgos na Espanha e Áustria
Sim. Ele inclusive tinha problemas congênitos por causa disso. Era praticamente "paraplégico". Já Akhenaton tinha algum grau de retardo mental que, inclusive, era perceptível em sua aparência. Tais características já sugerem que ambos não eram faraós muito queridos pelo povo em suas épocas.
Recomendo os 3 documentários sobre Tutankhamon disponíveis no Disney+. Feitos depois de 2014, já trazem algumas respostas mais concretas sobre a morte dele e do porquê sua tumba estava intacta.
Falando em assassin's Creed quem aí pegou a música tema do assassin's Creed origins de fundo? Muito irado por estarem falando de um faraó, vídeo muito bom
O que faz a mística de Nefertiti e Tutankhamon é que eles provavelmente tem uma forte ligação com Moisés. O unico faraó monoteísta, Akhenaton, pai de Tutankhamon e esposo de Nefertiti, era provavelmente o próprio Moisés. Ambos viveram exatamente na mesma época, foram para o deserto 2 vezes na mesma época. Moisés era Akhenaton, era um egípcio monoteísta exilado do seu país e se preocupava até mesmo com a fala pra guiar a multidão de hebreus rumo à terra prometida quando estava na Rota do Sinai. Ele não sabia o hebraico fluente. "Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua." Êxodo 4:10 O faraó Amenhotep III casou com sua irmã mais nova Sitamun com quem teve a filha Nefertiti. Ele também se casou com Tiye, filha de Yuya, um nobre muito poderoso da corte egipcia mas de origens não egípcias. Desse segundo casamento, se fosse varão, o menino devia ser morto pois não poderia ser um faraó sem descendencia plena do deus Amon. Tiye engravidou e foi para um palácio de verão na região do Nilo, com medo de matarem seu filho e as parteiras fizeram um arranjo pra que o menino fosse criado pela cunhada de Tiye. Esse menino, nascido em 1394 AC, foi educado em Heliopolis pelos sacerdotes egípcios de Ra e na adolescencia passou a viver em Tebas. Nessa época, sua mãe Tiye se tornou mais influente que a rainha principal, Sitamun a qual nunca teve um filho herdeiro com o faraó Amenhotep III. Amenhotep III contraiu uma doença letal, e sem um herdeiro homem da casa real mas com Tiye muito forte, o jovem foi trazido à cena para governar um governo co-regente se casando com sua meia- irmã Nefertiti. O Faraó Amenhotep III morre, e o garoto sucedeu como Amenhotep IV. Amenhotep IV, por ter crescido em meio aos israelitas, não aceitou as divindades egípcias e assim ele desenvolveu o conceito de um deus sem rosto, Aten, equivalente à palavra hebraica Adon que significa Senhor. Já ouviu um judeu dizendo "Shalom Adonai"? Meu senhor... Amenhotep mudou seu nome para Akhenaton, que significa "Glorioso Espírito de Aten". Ele fechou todos os templos politeístas dos deuses egípcios e se tornou extremamente impopular entre os sacerdotes e nobres. Ele sofreu vários complôs contra sua vida e ameaças de insurreição armadas. Akhenaton foi forçada a abdicar e banido do Egito, se exilando em 1361 AC. Akhenaton fez duas viagens ao Sinai, tendo retornado brevemente ao Egito entre elas e na mesma época, da mesma forma que Moisés fez no livro do Êxodo. Exatamente em um ponto da Rota do Êxodo descrita na bíblia, existe um templo egípcio onde provavelmente Moisés fez uma das suas paradas forçadas pela Arca da Aliança com os hebreus, esse local se chama Serabit El-Khadim. Existem muitos documentários que revelam esse segredos da arqueologia.
2 perguntas. 1, a lenda de que a linhagem de Akenathon teria sido amaldiçoada por ter transformado Aton no deus sol e maior que Rá, tem algum fundamento histórico? E a história de que Tutancâmon teria morrido por anemia falciforme não é comprovada ?
Não, ele provavelmente morreu em acidente de bigas durante campanha de guerra. Por isso foi enterrado às pressas (sem cerimônias) para que outro tomasse logo o seu lugar e decidisse os rumos do Egito em guerra naquela época. Já as lendas das maldições se devem justamente por, naquela épocas, os Faraós fazerem família entre seus familiares (irmão com irmã, primo e prima). Akhenaton era claramente deficiente, e Tutakhamon "paraplégico". Inclusive, esses eram motivos do porquê não eram faraós muito queridos em suas épocas, pois essas deficiências "demonstravam fraqueza" aos olhos do povo que os consideravam como amaldiçoados. Recomendo os documentários do Disney+ sobre o assunto. Tem bastante coisa e algumas respostas; foram produzidos após 2014.
@@Leticia-sm4gf economicamente os anarquistas defendem o fim de toda propriedade privada dos meios de produção com fábricas, terras e demais sendo geridos pelos próprios trabalhadores no q chamamos de autogestão. A vida política seria gerida de forma federalista e por democracia direta em diversos níveis: bairro, cidade, comuna, etc. Recomendações de leitura: Bandeira Negra. Felipe Corrêa. Do Princípio Federalista. Pierre J. Proudhon. Socialismo Libertário. Mikhail Bakunin. Deus e o Estado. Mikhail Bakunin. Entre Camponeses. Errico Malatesta.
Qual tema você gostaria de ver no próximo Nerdologia?
Anarquismo
gostaria de ver tbm sobre a mumia da Rainha sumeria "Puabi” que Zecharia sitchin afirmava conter DNA "extra terrestre " "Anunnaki" e que os cientistas nunca fizeram os testes de DNA.ou n divulgaram
Ou entao.. o proprio Tema "Anunnaki"
"Eram os deuses astronautas"
Indígenas Brasileiros
Egito novamente.
Eu curto muito essa coisa de pesquisa de dna, ancestralidade, arqueologia, acho muito interessante.
Eu também!
eu tambem, o dna do ratinho quase me convenceu a cursar biomedicina.
Ahhh sim... Tudo tem que ser sobre você né?
Tem bastante coisa no canal Arqueologia Pelo Mumdo, indico bastante
Quem?
No documentário Secrets of the Saqqara Tomb foram encontradas múmias que aparentemente foram enterradas as pressas, elas tinham ossos "deformados" e as suspeitas são de uma epidemia de malária.
Os documentários de Tutakhamon do Disney+ também sugerem que ele foi enterrado às pressas. E que sua tumba ficou intacta justamente por estar num local com características diferentes do usual, além de estar inacabada.
Informa da possível morte em acidente de bigas. E sobre sua deficiência (ele era praticamente paraplégico).
Interessante também ver que ele foi um Faraó não muito querido em sua época, o que indica o motivo pelo qual muitos dos escritos antigos apagaram/esqueceram o seu nome quando retratavam a história do Egito.
Que sotaque agradável! Nosso idioma é mesmo lindo. Excelente vídeo!
Márcia arrasa demais! Como sempre. ❤️
Márcia Jamille brilhando!! Sou fascinada por genética, curiosa sobre história, e a junção dos temas foi simplesmente perfeita!
O Faraó Ramsés ll foi o mais famoso do Egito e dizem que deve ter tido mais de cem filhos, considerando que ele viveu há mais de 3200 anos, hoje deve ter milhões de pessoas que são descendentes do rei. Analisando o DNA do Faraó com o de várias pessoas hoje é possível comprovar isso?
Dificilmente, análise de DNA consegue comprovar com certeza quase absoluta parentesco em no máximo 5-6 gerações em linha direta.
Ele era praticamente o MC Catra do Egito.
@@andrebardini2810 só isso? Fiquei surpreso
Gengis Khan e Carlos Magno tbm são os ancestrais de mtas pessoas que vivem hoje em dia
@@KL3IZ ghengis khan, 1 terço dos asiáticos de hoje em dia são descendencia dele, visto que ele teve mãos de mil filhos por toda Ásia.
Vídeo maravilhoso!! Arqueologia genética! Amei mesmo! Faça mais desses vídeos, se houver publicações, claro.
Márcia sempre muito didática e maravilhosa. Parabéns à equipe do nerdologia tbm. As edições são incríveis. ❤️
eu AMO quando a Márcia Jamille aparece
Realmente é muito Interessante !!!
Virei fã dela já
E conseguiu me convencer a fazer o genera ansiosa já obrigada 🙏🏻
os vídeos da Márcia, como sempre, estão perfeitos!!
Nossa q legal ver a Marcia aqui!
Nerdologia com a Márcia Jamille são os melhores.
Adorei esse Nerdologia Arqueologia, deveria ser um quadro fixo no canal.
Caramba, acompanhava o canal dela e ela está aqui também! Amei
Estou aqui por causa da Márcia! 🤣🤣🤣 Sou muito fã do conteúdo dela. Obviamente é claro que eu curto o nerdologia, mas em si tratando de arqueologia meu referencial é a Márcia do site Arqueologia Egípcia e do canal do UA-cam Arqueologia Pelo Mundo.
Parabéns por ter chegado ao Nerdologia
Adoro as participações da Márcia Jamille ❤️
Amo seus vídeos, você arrasa Márcia! Fascinante o uso de DNA em Múmias, ainda temos muito para descobrir e aprender, certamente a arqueologia ainda contribuirá muito para o nosso presente e futuro.
Já fiz o meu:
54% europeu,
24% africano,
14% indígena,
4% judaica e
4% Oriente médio e magrebe.
Algum dia vou fazer, só falta a grana
Caraca tudo!
Recomendo fazer upload dos dados brutos em outras calculadoras (MyHeritage, GEDmatch, living DNA, Family Tree DNA). Genera não tem um resultado muito preciso, testei meus pais e minha avó paterna nele, na questão de busca de parentesco e haplogrupo Y e mitocondrial é bem legal, dá pra ter uma noção da origem. Mas nas estimativas de etnicidade é bem aquém do ideal, meu pai e minha avó paterna são 100% descendentes de italianos, e mesmo assim no Genera deu indicativo de DNA americano e africano. Nas outras calculadoras que trabalham melhor com populações europeias deu 100% europeu em ambos. Minha mãe que é descendente de alemães por parte do meu avô materno, e alemães/portugueses/indígenas pela minha avó materna, deu um resultado que faz um pouco mais de sentido, mas mesmo assim ainda fora da minha pesquisa documental. Nas calculadoras que mencionei, ficaram bem mais próximos da genealogia documental.
Kkkkkkk isso é ser 100% brasileiro
@@pedrohvpv676 maravilhoso! A familia dela está por todo o mundo, isso é que é cidadão do mundo kkkkk
AAAAAAAAAA amo vc, Márcia! obrigada por trazer esses temas de forma tão didática pra gente 😄
Pelos pais dele serem irmãos, é possível que isto tenha sido algum motivo da morte? Parabéns pelo vídeo! Muito esclarecedor.
Só fazendo uma análise detalhada do DNA pra saber, a consanguinidade aumenta o risco de certas doenças, já que as chances de parentes terem os mesmos problemas genéticos é maior, e com o aumento da probabilidade de ambos os pais carregarem os mesmos genes "ruins" a probabilidade dos filhos herdarem apenas genes "ruins" também é maior, mas isso é apenas probabilístico, é bem mais mais provável que ele tenha morrido por um doença adquirida, como malária.
Que vídeo fantástico! Obrigado por divulgar esses conhecimentos! Parabéns!
Márcia como sempre incrivelmente maravilhosa!!!!
Excelente vídeo. Merecia mais tempo.
Aaaaaaaaa eu amo a Márcia, acompanho o canal dela desde de 2017, muito bom ❤️
MDS... Juntaram duas coisas que eu amo. O Nerdologia e a Márcia Jamille. 💕💕
Parabens pela escolha da Márcia Jamille como apresentadora
Márcia arrasa demais!!! Parabéns flor 👏🏻👏🏻👏🏻
Antigo Egito é fascinante!!!
"...Temos mais perguntas que respostas".
Esta é uma afirmação mais coerente que ouvi sobre esta e outras matérias relacionadas à História e Arqueologia. Pois, alguns profissionais não compromissados com a verdade, acabam por semear notícias infundadas.
Me corrija se estiver errado, mas a música de fundo é o tema de Assassins Creed: Origins? E como fã e jogador da franquia, me senti representado ao ser citada a memória genética e o Animus. Excelente nerdologia, parabéns!!!
Márcia Jamile você é ótima. 🌻
Nerdologia,mais uma vez grato.
Muito interessante esse vídeo !
Olha ela! Tá muito chique agora, parabéns Jamille 😄
Podiam fazer um vídeo sobre os fenícios e da da passagem deles por aqui (Brasil) antes dos portugueses.
Que vídeo show 😍 uau 🌹. Agora que ouvi como pronunciar o nome da múmia do filme 👏👏👏👏
Seria legal falar da influência dos indo-europeus nos faraós, onde alguns descendiam dos nobres de Mitani que eram indo-europeus. Além disso, um indiano analisou e viu que Tutancâmon tinha doenças que dariam a entender ancestralidade do subcontinente indiano.
Primeiro, os mitani não eram indo europeus, e muito menos falavam línguas indo Europeias, oque aconteceu foi que guerreiros indo iranianos que lutavam pelos mitani de ascenderam e formaram uma elite, resultando em nomes de Reis com origem indo-ariana
Porém os mitani eram em maioria falantes de sub línguas do Cáucaso não colocadas no ramo indo-europeu.
Aliás, de qual faraós você fala? Pois talvez vc esteja se baseando em uma teoria já a muito descartada.
Mutemwiya não era filha artamata 1, essa tese já foi a muito descartada.
Enfim, genética de indo iraniano sempre existiu no Egito e nos faraós, mas não por esse fluxo que vc sugeriu, os próprios nativos já eram mestiços de africanos com indo iranianos e outros povos do oriente próximo, acho que a genética indo Europeia veio a se firmar somente após a invasão dos hicsos vindo do Egeu.
@@egoproxyy Antigos egípcios eram caucasoides. A suposição de um Antigo Egito negro ou mestiço não passa de uma fantasia pseudo-científica com o propósito de mitigar o complexo de inferioridade dos negros.
@@visaodissidente5560 aparentemente vc nem sabe oque é ser caucasiano, os etíopes são caucasianos, os Beja e afar somalis são caucasianos, os indianos dravidas que são mais pretos que os khoisannid da África do Sul são caucasianos, caucasiano é um tipo crâniofacial, os egípcios eram oque chamo de (cuxita), da mesma forma que os etíopes e outras populações caucasianas da África do Norte. Kkk e com isso me refiro aos egípcios nativos, o Egito nas últimas dinastias era composta por várias populações.
E sobre os egípcios serem mestiços kkk não sou eu que digo, os próprios exames de DNA já comprovaram, egípcios são uma mistura de levantinos do crescente e norte africanos nativos. Isso é apenas um prelúdio, posso te dar mais dezenas de evidências, inclusive as imagens kkk.
Acho que vc caiu no conto do Egito Ptoloméico, pesquisa namer e veja a morfologia do mesmo.
@@egoproxyy Hahaha Você claramente não entende do que está falando. E ainda quer posar de esclarecido. Os povos do Chifre da África são geneticamente eurasianos em parte. Os etíopes têm cerca de 40% de mistura caucasoide. Os dravidianos têm alguma mistura proto-australoide e de outros grupos não-caucasoides, com grande variação entre as diversas tribos.
O norte da África é habitado por caucasianos desde o paleolítico. Mistura entre "levatinos do crescente" nativos norte-africanos não é miscigenação racial, pois ambos grupos são da mesma raça.
@@visaodissidente5560 kkkk aparentemente você apagou o primeiro comentário, mas vamos lá kkkk, você basicamente se condradiz de demonstra total desconhecimento sobre o pool genético dessas populações.
Primeiro, sim os etíopes são mestiços, da mesma forma que os somalis e os egípcios, ou seja kkk você basicamente se condradisse pois afirmou que os egpcios não eram mestiços.
Aliás, nenhuma dessas informações contrariam o fato de que sim, as populações referidas ainda são caucasianas crânio-facialmente da mesma forma que os egpcios, inclusive os etíopes e egípcios e somalis formam um cluster.
E sobre a (NÃO miscigenação pois eram da mesma "raça") kkk serio chega a ser hilario, mas já conheço o seu tipo(pensamento) e pesquisar a fundo aparentemente não é o seu caso.
Mas vamos lá, qual é o haplpgrupo oriundo da migração levantina? O mais famoso todos sabemos(quem estuda) que foi o Haplpgrupo J mais respectivamente o sub clado J2.
Esse Hgrupo J2 e subclados são os mais comuns em populações norte Áfricanas com ancestrais levantinos que é o caso dessas populações.
O outro haplpgrupo majoritário nessas populações é o haplpgrupo E
Vai lá e pesquisa kkkk, todos subclados desse Hgrupo, e vem conversar comigo.
Os norte africanos nativos eram majoritáriamente E-M35, mais conhecido como E1b1b1, esse é o marcador nativo Áfricano do norte encontrado nessas populações entendeu? Então não kk, os levantinos não eram nem sequer subclados do E que voltaram pra África.
Serio, chega a ser cômico ler essas inferências, porem estarei esperando seus argumentos, pois ainda não vi nenhum que refutasse meu ponto.
Tô gostando de terem chamado mais cientistas pra falar, além de juntar mais temas, tem alguém que é especialista falando. E claro, divulga mais essas pessoas, seguindo todos já o//
Márcia,por aqui? Que surpresa. 😊😊😊
obrigado pela informações.
Conteúdo maravilhoso e sempre bom ter você aqui no nerdologia olha que já seguia o seu canal.
MÁRCIA JAMILLE!!!!!
Que delícia essa parceria 😍🥰🤩
Acompanho há muito tempo o sei canal 🥰😍
Mais um vídeo ótimo, vc tinha razão quando disse que iríamos gostar do tema desse aqui kkkk
Me pergunto como o seu Tutankamon se sentiria vendo o tamanho da sua importância hj em dia para entendemos o Egito antigo
Adorei o jeito que a Márcia Jamille fala Tutankhamon......rs....
márcia jamille dona do meu coração SIM
Sempre com conteúdos incríveis, parabéns.
Brasil é o país que não investe em ciências, cultura, pesquisa s e ainda dificulta quem faz e não fiscaliza quem destrói seu patrimônio
Excelente vídeo! Parabéns Márcia, vc é incrível. Obs: puta plot twist hein? Quem diria que cloroquina teria salvado Tutankhamen! Hahaha
Lembrando que cloroquina é medicamento para malária, não para corona.
Sempre vídeos de qualidade.
Nerdologia sempre com a qualidade no talo!
Que sotaque maravilhoso
Jamille! Eu sei que isso foge um pouco do assunto sobre DNA... mas voce falou no video em relação ao deus (sol) Aton, porém tenho feito algumas pesquisas e recentemente li justamente sobre Aton, um deus no qual tem muita similaridade com o Deus dos hebreus. Porém acredito que foi um leve equívoco dizer que Aton era o deus sol dos Egípcios, até porque eles tinham Rá já com essa representação... enfim, acredito que isso daria um bom assunto pra algum vídeo póstumo no canal! E se eu estiver de alguma forma equivocado também por favor me avisem.
Faz um Nerdologia sobre o Apocalipse do desenho thunda o bárbaro
Nerdologia, Traz um vídeo sobre a Batalha de Dio!
amo muito o conteúdo da marcia 🤍
o pais do Tutankamon eram irmãos mesmo, e ele casou com a irmã? Isso era comum no Egito, ou foi algo peculiar da família dele?
Casamento entre parentes era bem comum no Egito
@@virnadiolino8894 era bem comum em praticamente qualquer família real até começo do século passado hahaha
Sim era algo bem comum, para manter o sangue puro e evitar a divisão de poder com outros nobres, os targeryens de GOT tem esse ponto baseado nos faraós, mas de certa forma os reinos europeus tbm eram bem comuns mas com primos
Bastante comum no Egito e monarquias da idade antiga casar parentes e até irmãos(Cleópatra casou com dois de seus irmãos), para manter o sangue "puro". Já as monarquias casavam primos e primos, tios e sobrinhos, mas não irmãos, mesmo a consanguinidade gerou muitos reis com deformações, recomendo pesquisar Habsurgos na Espanha e Áustria
Sim. Ele inclusive tinha problemas congênitos por causa disso. Era praticamente "paraplégico". Já Akhenaton tinha algum grau de retardo mental que, inclusive, era perceptível em sua aparência. Tais características já sugerem que ambos não eram faraós muito queridos pelo povo em suas épocas.
Muito interessante!!! Faz um Nerdologia sobre o Dr. Peter Lund, o verdadeiro homem das cavernas!!
5:39
"Incesto" é tão tabu que até quando a gente é forçado a reconhecer que ele existe, a gente ainda assim não fala a palavra.
Faz sobre as múmias de nazca
Podem fazer um vídeo de uma hora sobre Egito que eu sou assistir
Eu queria saber algumas dessas perguntas que precisam ser respondidas sobre Tutancâmon
Muito bom! Ótimo vídeo!
Muito interessante. O haplogrupo do Faraó Tutankamon é mesmo R1b1a2? Neste caso ele teria uma ancestralidade de povos indo europeus?
Há um desenho animado chamado Múmias Vivas e outro chamado Tutenstein, pelo menos, em Portugal têm esses nomes.
Deus tem um propósito na suas vidas 😻
Recomendo os 3 documentários sobre Tutankhamon disponíveis no Disney+. Feitos depois de 2014, já trazem algumas respostas mais concretas sobre a morte dele e do porquê sua tumba estava intacta.
Ótimo conteúdo! Já chego dando o like
Teria como fazer um nerdologia sobre os geoglifos do Acre?
Se tem a Márcia com certeza o vídeo é massa
Ah! O Antigo e fascinante Egito, preciso te conhecer pessoalmente.
Faltou questões de ancestralidade. Tipo, a que grupo humano ele tem origem, se é um dna totalmente humano, etc, etc...
Boa!!!!!
Falando em assassin's Creed quem aí pegou a música tema do assassin's Creed origins de fundo? Muito irado por estarem falando de um faraó, vídeo muito bom
Amei demais o tema
Muito bom
Mto bom o vídeo.
Saudades da Márcia
O que faz a mística de Nefertiti e Tutankhamon é que eles provavelmente tem uma forte ligação com Moisés. O unico faraó monoteísta, Akhenaton, pai de Tutankhamon e esposo de Nefertiti, era provavelmente o próprio Moisés.
Ambos viveram exatamente na mesma época, foram para o deserto 2 vezes na mesma época. Moisés era Akhenaton, era um egípcio monoteísta exilado do seu país e se preocupava até mesmo com a fala pra guiar a multidão de hebreus rumo à terra prometida quando estava na Rota do Sinai. Ele não sabia o hebraico fluente.
"Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua."
Êxodo 4:10
O faraó Amenhotep III casou com sua irmã mais nova Sitamun com quem teve a filha Nefertiti. Ele também se casou com Tiye, filha de Yuya, um nobre muito poderoso da corte egipcia mas de origens não egípcias.
Desse segundo casamento, se fosse varão, o menino devia ser morto pois não poderia ser um faraó sem descendencia plena do deus Amon.
Tiye engravidou e foi para um palácio de verão na região do Nilo, com medo de matarem seu filho e as parteiras fizeram um arranjo pra que o menino fosse criado pela cunhada de Tiye.
Esse menino, nascido em 1394 AC, foi educado em Heliopolis pelos sacerdotes egípcios de Ra e na adolescencia passou a viver em Tebas.
Nessa época, sua mãe Tiye se tornou mais influente que a rainha principal, Sitamun a qual nunca teve um filho herdeiro com o faraó Amenhotep III.
Amenhotep III contraiu uma doença letal, e sem um herdeiro homem da casa real mas com Tiye muito forte, o jovem foi trazido à cena para governar um governo co-regente se casando com sua meia- irmã Nefertiti.
O Faraó Amenhotep III morre, e o garoto sucedeu como Amenhotep IV.
Amenhotep IV, por ter crescido em meio aos israelitas, não aceitou as divindades egípcias e assim ele desenvolveu o conceito de um deus sem rosto, Aten, equivalente à palavra hebraica Adon que significa Senhor. Já ouviu um judeu dizendo "Shalom Adonai"? Meu senhor...
Amenhotep mudou seu nome para Akhenaton, que significa "Glorioso Espírito de Aten".
Ele fechou todos os templos politeístas dos deuses egípcios e se tornou extremamente impopular entre os sacerdotes e nobres. Ele sofreu vários complôs contra sua vida e ameaças de insurreição armadas. Akhenaton foi forçada a abdicar e banido do Egito, se exilando em 1361 AC.
Akhenaton fez duas viagens ao Sinai, tendo retornado brevemente ao Egito entre elas e na mesma época, da mesma forma que Moisés fez no livro do Êxodo.
Exatamente em um ponto da Rota do Êxodo descrita na bíblia, existe um templo egípcio onde provavelmente Moisés fez uma das suas paradas forçadas pela Arca da Aliança com os hebreus, esse local se chama Serabit El-Khadim.
Existem muitos documentários que revelam esse segredos da arqueologia.
Mas já se sabe que Akhenaton não era bem visto na sua época por questão de sua aparência/deficiência.
2 perguntas. 1, a lenda de que a linhagem de Akenathon teria sido amaldiçoada por ter transformado Aton no deus sol e maior que Rá, tem algum fundamento histórico?
E a história de que Tutancâmon teria morrido por anemia falciforme não é comprovada ?
Não, ele provavelmente morreu em acidente de bigas durante campanha de guerra. Por isso foi enterrado às pressas (sem cerimônias) para que outro tomasse logo o seu lugar e decidisse os rumos do Egito em guerra naquela época.
Já as lendas das maldições se devem justamente por, naquela épocas, os Faraós fazerem família entre seus familiares (irmão com irmã, primo e prima). Akhenaton era claramente deficiente, e Tutakhamon "paraplégico". Inclusive, esses eram motivos do porquê não eram faraós muito queridos em suas épocas, pois essas deficiências "demonstravam fraqueza" aos olhos do povo que os consideravam como amaldiçoados.
Recomendo os documentários do Disney+ sobre o assunto. Tem bastante coisa e algumas respostas; foram produzidos após 2014.
Mano, se o desconto é de 130 mango, eu nao quero nem saber o valor cheio ^^
Mto boa essa moça. Nao conhecia
Bom dia só pra quem é de bom dia
ótimo trabalho!
Pesquisa com DNA nos sambaquis seria uma boa, ben como sobre a população indígena como um todo.
O maior de todos
Ela tem um pouco da Aracy da top therm na voz né
caramba, eu ouvi o nerdcast sobre tutankhamon ontem
Qual seria a estatura de Tutancamon?
O Átila não faz mais o nerdologia?
Sugestão: Anarquismo
Prefiro distopia.
@@Grigori_Rasputin666 e o q é o capitalismo se não uma distopia tão ou mais brutal do q a q vemos em obras de ficção. To cansado desse sistema lixo.
@@bakunindometal5818 pra mim não é distopico o bastante
@@bakunindometal5818 Como seria a sociedade nos teus moldes?
@@Leticia-sm4gf economicamente os anarquistas defendem o fim de toda propriedade privada dos meios de produção com fábricas, terras e demais sendo geridos pelos próprios trabalhadores no q chamamos de autogestão. A vida política seria gerida de forma federalista e por democracia direta em diversos níveis: bairro, cidade, comuna, etc.
Recomendações de leitura:
Bandeira Negra. Felipe Corrêa.
Do Princípio Federalista. Pierre J. Proudhon.
Socialismo Libertário. Mikhail Bakunin.
Deus e o Estado. Mikhail Bakunin.
Entre Camponeses. Errico Malatesta.
Muito bom!
Tenho quase certeza se Márcia fizer um teste de ancestralidade, vai descobrir q o próprio Tut na árvore familiar!
Fantástico. Eis a síndrome de Indiana Jones que nos leva a imaginar essas escavações sempre como aventuras atrás de relíquias!
Nerdologia sobre a história dos cabos submarinos
muito legal !!
Faz um nerdologia sobre a musculatura de yujiro hanma de Baki. Queria mto saber se aquilo faz todo o sentido biológico kkkkkkk