Uma curiosidade é a criação da palavra “Freelancer” vem de Ivanhoe (1820), que utiliza “free lances” como uma palavra alternativa para mercenário (no caso, “lanças livres”), daí evoluindo para o nosso uso atual
O trecho sobre homens que não conseguiam se readaptar a vida pacífica é interessante. E compreensível. Quando se passa muito tempo sob ameaça de violência e morte. A pessoa passa a viver um estado de alerta permanente. E alguns passam a gostar da guerra.
Já que mercenários não tem os mesmo direitos que um soldado de uma nação, isso também vale para as leis de guerra? Se ele cometer um crime de guerra, ele seria julgado pelo exército do país, ou pelo civil? Ou o país de origem dele é responsável por isso? Já que ele não abdicou sua nacionalidade, só não faz parte do exército.
Este é um dos principais problemas enfrentados pelo direito internacional acerca desse tema! Como as empresas militares privadas (EMPs) são grupos paramilitares que não estão sob tutela do sistema jurídico de um país específico (diferente dos exércitos regulares, que respondem ao sistema jurídico de suas próprias nações - ex.: militares brasileiros respondem ao sistema brasileiro), há uma grande dificuldade de punir as ações desses grupos. Consequentemente, muitas vezes esses grupos acabam praticando muito mais ações criminosas em suas operações do que as tropas de exércitos regulares (como em diversos casos no Afeganistão/Iraque, por exemplo). Há algumas convenções internacionais que tentam estabelecer regras sobre as EMPs, mas nenhuma delas tem capacidade de enforcement (se fazer valer). Espero ter ajudado!
Pra quem ficou curioso em querer saber o que são as milícias privadas ou exércitos privados, o Marcelo do canal *"Hoj no mundo militar"* fez um excelente vídeo anos atrás.
Excelente video, como sempre! Nerdologia de terça feira nunca nos decepciona. E fica minha sugestão de um nerdologia sobre a história da educação no Brasil!!
Pô, o livro Corporate Warriors até comprei, ainda estou pra ler. Sobre mercenários, pelo que já li eles têm menos direitos mas são usados em grande escala por ser mais barato do que manter um exército e o país se afasta mais das responsabilidades pelas ações dos mercenários (por exemplo, se mercenários cometem crimes de guerra, o país consegue se afastar mais). Inclusive os EUA têm histórico de acobertar crimes cometidos por mercenários.
Felipe, e quando a Legião Estrangeira Francesa? Tive um amigo que se alistou lá. Depois de algum tempo recebeu a cidadania. Os EUA também tem um sistema de alistamento militar voluntário para estrangeiros que proporciona se naturalizar americano. Não seriam casos de mercenários?
Nesse caso, creio que não. A Legião Estrangeira faz parte do Exército Francês, sendo uma unidade especial composta por estrangeiros. No caso dos EUA, o alistamento é para as tropas regulares. Nos dois casos, a cidadania é um prêmio pelo serviço. A Ideia do mercenário é não ter vinculação com as tropas regulares, como a antiga Blackwater, por exemplo.
A legião francesa é um ramo do exercito francês criado em 1831, ela foi fundada para receber recrutas estrangeiros, antes ela era usada para recrutar soldados/mercenarios Alemães e Suíços (como falado no video), eles sempre ajudaram a França em guerra, desde expansão colonial até tratados de hoje em dias, ela participou da Conquista da Argélia, Guerra da Crimeia, Guerra Franco-Prussiana, 1 e 2 Guerra Mundial, Guerra do Golfo, além de ajudar em operações como evacuação de cidadãos franceses e estrangeiros em Ruanda, Gabão e Zaire em 1991, Operação Liberdade Duradoura no Afeganistão, entre outros, atualmente ela é usada para pessoas que querem pegar cidadania Francesa, pois após 3 anos de alistamento tu consegue a cidadania.
Não, pq eles respondem por um estado nacional (e também ganham pouco igual qualquer militar combatente kkkkk) Mercenarios chegam a ganhar até 20 mil dólares por operação, mas normalmente são caras extremamente bem treinados, ex membros de grupos de opesp
é exatamente isso, a França "empresta" soldados a seus aliados em troca de favores, dizer que eles não são mercenarios por receber ordens de um Estado é balela, Eles serviam pra controle de colonias da França sem manchar a reputação do exercito Frances e de seus aliados com sangue.
3:10 Um erro ou incosisntencia, Depois de uma guerra longa você diz "mercenários ficam disponíveis" o melhor seria "soldados ficam disponíveis e viram mercenários devido a não se adaptar a vida pacifica etc "
ele está falando de 2 casos: 1- soldados que optam por continuar sendo mercenarios depois da guerra e 2- mercenarios que foram contratados para aquela guerra e com o fim da guerra, ficam sem emprego
Uma correção? Os samurais não era fieis a um senhor? Não seriam os ronins os mecenarios? Pois estes não tinham mais senhores e poderiam vender seus serviços a quem pagasse! Ou os samurais eram quesitados de senhor para defender os interesses de outro senhor!
Vamos lá, era inicialmente um civil do império japonês que cobrava impostos e administrava terras, apenas no ano 930 a 1877 começaram a ganhar funções militares e virou um soldado da aristocracia imperial japonesa. Samurais possuem grande disciplina, lealdade, honra em cima de tudo, inclusive da morte, habilidades com katana, e muita coragem, eles ficaram mais famosos no ano 1185, no primeiro Regime Militar Feudal, conhecido como Primeiro Xogunato, entretanto nos ano 1868, com a restauração Meiji (Abertura basicamente do japão), os samurais perderam o poder para o Imperador e começou o declínio, sendo perseguidos e exterminados, nesse tempo eles praticamente mercenários, e até fizeram uma rebelião conhecida como "Rebelião Satsuma", mas foram mortos, e nessa mesma época do Primeiro Xogunato, foi imposta uma lei que proibia andar com Katana.
Vídeo brilhante! Parabéns pelo trabalho!!! O que acontece com o soldado moderno após a guerra? Ex soldado americano pós guerra do Iraque, sempre os vejo em Reality show de sobrevivência…após a guerra ficam desempregados, aposentam….?
Hideo Kojima estava mais uma vez enxergando o futuro quando incluiu na narrativa dos jogos da série Metal Gear e seus derivados o surgimento de exércitos particulares.
Tem a Lenda do Cavaleiro sem cabeça que já ouvi dizer que ele era um mercenário prussiano que foi lutar pelos inimigos ingleses, mas não sei detalhes de como ele virou uma lenda...
Poxa, podiam dar um pouco mais de foco em nossos mercenários aqui no Brasil! Só teve uma menção, e tivemos uma grande atividade aqui, segundo o canal Buenas Idéias
Excelente vídeo. Senti falta da menção (des)honrosa ao Conde Cockrane, um dos anti-herois da independência brasileira e tbm achei q a palavra mercenário tinha a ver com os mecenas italianos. Será q vc falou isso no vídeo e eu n vi?
Se não me engano, dizem que Napoleão Bonaparte foi o Último Condottiero (afinal tinha nascido na Corsica da República Genovesa e foi comandante militar)
SUGESTÕES : TEMAS NACIONAIS: CABANADA (1832 - 1835) BALAIADA (1838 - 1841) QUESTÃO DO PIRARA (1841 - 1904) joão ramalho folclore brasileiro barão de mauá regências do brasil império (1831-1840) maurício de nassau e o brasil holandês (1630-1654) A Batalha do Rio de Janeiro de 1567 o golpe militar de 1964 xica da silva e a época dourada de minas gerais KAMGA ZUMBA, zumbi e o reino de palmares os degredados para o acre (fonte: acre, a sibéria tropical de francisco bento da silva) movimento tenentista a república da espada e os ''subversivos da república'' maria quitéria de jesus medeiros e as guerras de independência na bahia brasil précabralino e a variedade de nativos a guerra da lagosta guerra do contestado revolução federalista no rio grande do sul don vital O SURGIMENTO DA UMBANDA INQUISIÇÃO NO BRASIL / ''INQUISIÇÃO Á BRASILEIRA'' partido nazista no brasil a revolução/ golpe de 1930 plano cohen REVOLUÇÃO PRAIEIRA A REVOLTA DA CHIBATA A HISTORIA DOS JESUÍTAS NO BRASIL A REVOLTA DA VACINA 1903 A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA A Revolta de Ibicaba/Revolta dos Parceiros/Revolta dos Imigrantes HISTORIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO BRASIL MOVIMENTO GREVISTA NO BRASIL HISTORIA DO FEMINISMO NO BRASIL FERROVIA MADEIRA-MAMORÉ 1907-1912 TEMAS INTERNACIONAIS: REVOLUÇÃO FRANCESA GUERRA DOS 07 ANOS GUERRA DOS 30 ANOS GUERRA DOS 80 ANOS FRANCISCO FELIX, O MERCADOR DE ESCRAVOS historia do paraguai nicola tesla e a energia elétrica historia da polônia ivan o terrível e a criação do império russo a guerra entre urss e Afeganistão história de timor leste O Massacre da praça da paz celestial urss e o holodomor pol pot e o kmer vermelho fim da idade média e o renascimento mercantilismo e colonialismo GOLPE MILITAR SOCIALISTA QUE DERRUBOU O MONARQUIA ETÍOPE EM 1974 a guerra do chaco rainha nzinga e as guerras angolanas fidel castro e a revolução cubana CONFERÊNCIA DE BERLIN E A PARTILHA DA AFRICA revolução francesa maomé e o surgimento do islã emilio zapata, pancho villa e a revolução mexicana SACRO IMPÉRIO ROMANO GERMÂNICO carlos magno e o império carolíngio revolução inglesa,revolução puritana e revolução gloriosa a república de oliver crowell UNIFICAÇÃO ITALIANA primeira revolução industrial segunda revolução industrial BAKUNIN E O ANARQUISMO MAQUIAVEL E A HISTÓRIA DE FLORENÇA
A Legião Estrangeira é um caso interessante a se levanter neste assunto e é de certa maneira irônico, visto o início da ideia de exércitos nacionais ocorrer com a Revolução Francesa. Apesar de que no começo da Legião sua fama tenha sido relacionada a uma organização mercenária, a Legião Estrangeira defende os interesses franceses; atuando especialmente em territórios ultramarinos do país como a Guiana Francesa. No entanto, apesar da ideia do exército nacional se caracterizar pela equipe de compatriotas; a Legião se qualifica por não ter essa obrigação e aceitar qualquer cidadão, estrangeiro ou não, apto ao serviço. Curiosamente, como bons franceses, seus treinamentos envolvem o aperfeiçoamento das famosas habilidades de parkour, mas usando botas e nãos tênis Vans.
"Abandonaremos nossos países. Deixaremos nossas pátrias para trás e nos tornaremos um com esta terra. Não temos nação, nem filosofia, nem ideologia. Vamos onde for necessário, lutando, não pelo governo, mas por nós mesmos. Não precisamos de motivos para lutar. Lutamos porque somos necessários. Seremos o dissuasor para aqueles que não têm outro recurso. Somos soldados sem fronteiras, nosso propósito definido pela época em que vivemos. Às vezes, teremos que nos vender e serviços. Se os tempos exigirem, seremos revolucionários, criminosos, terroristas. E sim, todos nós podemos estar indo direto para o inferno. Mas que lugar melhor para nós do que este? É nosso único lar. Nosso céu e nosso inferno. Este é o Outer Heaven." - Big Boss
Pra mim o melhor mercenário e mais famoso foi MAD MIKE HOARE o q originou o filme wild geese no Brasil selvagens cães de guerra MIKE morreu c 100 anos e escreveu livros sobre as incursões no Congo
vale citar que o brasil investe muito no treinamento de soldados e devido a ser proibido essas empresas militares por aqui muitos vão para eua pra trabalhar para eles
não, porque eles respondem e fazem parte de um estado nacional, eles não foram simplesmente contratados por dinheiro, na paratica e como se falou no video as legioes estrageiras são combatentes estrageiros que foram "oficializados" por um estado nacional
@@theodoramaria5573 Você é desinformada e deve generalizar as forças armadas, se soubesse oque a OTAN é capaz de fazer com o Brasil por causa da Amazônia, iria concordar que o Brasil precisa se armar com muito mais força, e não pense que os europeus e os nortes americanos são bonzinhos, se o Brasil não se preparar agora para uma guerra em 20 anos estaremos como o Iraque ou o Iêmen, e nosso exército não é fraco, só é pequeno.
Um ponto sobre os mercenários japonesas, Samurais são guerreiros que servem a um senhor e são leais a eles, como demonstrado no próprio nerdologia eram os Ronins que eram contratados como mercenário se tornando "samurais" provisórios mas que mantinham sua independência do senhor já que não o serviam permanentemente
A canção que contém uma crítica aos mercenários se tornou o hino da França, país que mantém a legião francesa, portanto, um exército mercenário! ue! e a lógica
Oi. Porque ninguém fala sobre mercenários na segunda guerra mundial? E para onde estão indo os ex combatentes FARC que não se adaptarão ao fim da guerra civil na Colombiana?
Uma curiosidade é a criação da palavra “Freelancer” vem de Ivanhoe (1820), que utiliza “free lances” como uma palavra alternativa para mercenário (no caso, “lanças livres”), daí evoluindo para o nosso uso atual
O trecho sobre homens que não conseguiam se readaptar a vida pacífica é interessante. E compreensível. Quando se passa muito tempo sob ameaça de violência e morte. A pessoa passa a viver um estado de alerta permanente. E alguns passam a gostar da guerra.
Sugestão: Logística das cidades de Bioshock
Já que mercenários não tem os mesmo direitos que um soldado de uma nação, isso também vale para as leis de guerra? Se ele cometer um crime de guerra, ele seria julgado pelo exército do país, ou pelo civil? Ou o país de origem dele é responsável por isso? Já que ele não abdicou sua nacionalidade, só não faz parte do exército.
É uma boa pergunta
Excelente pergunta!
Este é um dos principais problemas enfrentados pelo direito internacional acerca desse tema!
Como as empresas militares privadas (EMPs) são grupos paramilitares que não estão sob tutela do sistema jurídico de um país específico (diferente dos exércitos regulares, que respondem ao sistema jurídico de suas próprias nações - ex.: militares brasileiros respondem ao sistema brasileiro), há uma grande dificuldade de punir as ações desses grupos. Consequentemente, muitas vezes esses grupos acabam praticando muito mais ações criminosas em suas operações do que as tropas de exércitos regulares (como em diversos casos no Afeganistão/Iraque, por exemplo). Há algumas convenções internacionais que tentam estabelecer regras sobre as EMPs, mas nenhuma delas tem capacidade de enforcement (se fazer valer).
Espero ter ajudado!
@@yan_2799 vlw por sanar nossa curiosidade!
Então, esse é um gap juridico kkkkkkkkkk
Pq teoricamente não é “legal” países contratarem mercenarios
Uma sugestão de nerdologia seria falar sobre gilgamesh e a epopeia
Pra quem ficou curioso em querer saber o que são as milícias privadas ou exércitos privados, o Marcelo do canal *"Hoj no mundo militar"* fez um excelente vídeo anos atrás.
Por favor, comente um pouco mais sobre os mercenários na independência do Brasil
Excelente video, como sempre! Nerdologia de terça feira nunca nos decepciona. E fica minha sugestão de um nerdologia sobre a história da educação no Brasil!!
Pô, o livro Corporate Warriors até comprei, ainda estou pra ler. Sobre mercenários, pelo que já li eles têm menos direitos mas são usados em grande escala por ser mais barato do que manter um exército e o país se afasta mais das responsabilidades pelas ações dos mercenários (por exemplo, se mercenários cometem crimes de guerra, o país consegue se afastar mais). Inclusive os EUA têm histórico de acobertar crimes cometidos por mercenários.
Façam um vídeo sobre as empresas de soldados privados
Mercenários modernos mereciam um vídeo a parte
Poderia falar mais sobre esse assunto do exercito particular militar... Um episódio sobre?
Sugestão de Nerdologia: Estados Combatentes da China
Já que falou da Itália no século 13... Fala sobre Dante Alighieri e o seu livro.
Sugestão Nerdologia história sobre Landsknecht mercenários alemães do século XIV ao Século XVII.
Não sei se já tem um vídeo sobre, mas podiam falar um pouco sobre o termo "crime de guerra"? Como surgiu e pq?
Isso me lembra a Facção dos Mercenários da Trilogia S.t.a.l.k.e.r é do do Stalker anomaly também.
Muito bom! Sou tão fã do tema que tenho alguns livros de fantasia falando sobre uma companhia militar privada
Alguém sabe qual é essa pintura aos 4:03?
Felipe, e quando a Legião Estrangeira Francesa? Tive um amigo que se alistou lá. Depois de algum tempo recebeu a cidadania.
Os EUA também tem um sistema de alistamento militar voluntário para estrangeiros que proporciona se naturalizar americano.
Não seriam casos de mercenários?
Ia citar exatamente isso LEF, aguardemos o próximo vídeo de terça ....
Nesse caso, creio que não. A Legião Estrangeira faz parte do Exército Francês, sendo uma unidade especial composta por estrangeiros. No caso dos EUA, o alistamento é para as tropas regulares. Nos dois casos, a cidadania é um prêmio pelo serviço. A Ideia do mercenário é não ter vinculação com as tropas regulares, como a antiga Blackwater, por exemplo.
A legião francesa é um ramo do exercito francês criado em 1831, ela foi fundada para receber recrutas estrangeiros, antes ela era usada para recrutar soldados/mercenarios Alemães e Suíços (como falado no video), eles sempre ajudaram a França em guerra, desde expansão colonial até tratados de hoje em dias, ela participou da Conquista da Argélia, Guerra da Crimeia, Guerra Franco-Prussiana, 1 e 2 Guerra Mundial, Guerra do Golfo, além de ajudar em operações como evacuação de cidadãos franceses e estrangeiros em Ruanda, Gabão e Zaire em 1991, Operação Liberdade Duradoura no Afeganistão, entre outros, atualmente ela é usada para pessoas que querem pegar cidadania Francesa, pois após 3 anos de alistamento tu consegue a cidadania.
Não, pq eles respondem por um estado nacional (e também ganham pouco igual qualquer militar combatente kkkkk)
Mercenarios chegam a ganhar até 20 mil dólares por operação, mas normalmente são caras extremamente bem treinados, ex membros de grupos de opesp
é exatamente isso, a França "empresta" soldados a seus aliados em troca de favores, dizer que eles não são mercenarios por receber ordens de um Estado é balela, Eles serviam pra controle de colonias da França sem manchar a reputação do exercito Frances e de seus aliados com sangue.
Nerdologia sobre o Latim e as línguas neo latinas!
Seria muito interessante se fizesse um vídeo sobre a história das polícias, o modelo civil e militar e etc.
Acho que esqueceu de falar que Maquiavel também cita um contra-exemplo de um mercenario leal, Bartolomeu d'Alviano. Ele aparece em Assassins Creed.
Massa d+!
3:10 Um erro ou incosisntencia,
Depois de uma guerra longa você diz "mercenários ficam disponíveis" o melhor seria "soldados ficam disponíveis e viram mercenários devido a não se adaptar a vida pacifica etc "
ele está falando de 2 casos: 1- soldados que optam por continuar sendo mercenarios depois da guerra e 2- mercenarios que foram contratados para aquela guerra e com o fim da guerra, ficam sem emprego
@@victorsrur134 Obrigado Victor vendo por essa ótica faz sentido
Otimo tema
sou um homem simples,vejo um video do nerdologia e ja dou o like
Uma correção? Os samurais não era fieis a um senhor? Não seriam os ronins os mecenarios? Pois estes não tinham mais senhores e poderiam vender seus serviços a quem pagasse! Ou os samurais eram quesitados de senhor para defender os interesses de outro senhor!
Lembrar que a era dos samurais duraram séculos, em certas épocas não existia essa "moralidade".
As duas coisas.
Por um tempo samurais serviram aos senhores, também atuaram como mercenários e vários também tomaram o poder!
depende da era também, Período Edo , Período Yamato etc
Vamos lá, era inicialmente um civil do império japonês que cobrava impostos e administrava terras, apenas no ano 930 a 1877 começaram a ganhar funções militares e virou um soldado da aristocracia imperial japonesa. Samurais possuem grande disciplina, lealdade, honra em cima de tudo, inclusive da morte, habilidades com katana, e muita coragem, eles ficaram mais famosos no ano 1185, no primeiro Regime Militar Feudal, conhecido como Primeiro Xogunato, entretanto nos ano 1868, com a restauração Meiji (Abertura basicamente do japão), os samurais perderam o poder para o Imperador e começou o declínio, sendo perseguidos e exterminados, nesse tempo eles praticamente mercenários, e até fizeram uma rebelião conhecida como "Rebelião Satsuma", mas foram mortos, e nessa mesma época do Primeiro Xogunato, foi imposta uma lei que proibia andar com Katana.
@@MarkPoke. Então na era Meiji eles não tinham mais senhores? Então eles seriam ronins?
Vc poderia ter falado sobre os mercenários brasileiros na guerra da angola
Sugestão: História do Anarquismo
Vai ter Nerdologia sobre Zhuge Liang?
Vídeo excelente!!!
Sugestão de temas: Frederico, o Grande, e, também, um episódio independente sobre a Guerra dos Sete anos. Desde já, agradeço pela atenção.
muito bom como sempre. parabéns.
Nerdologia biologia dos evas de evangelion, é o que eu peço
Vídeo brilhante! Parabéns pelo trabalho!!! O que acontece com o soldado moderno após a guerra? Ex soldado americano pós guerra do Iraque, sempre os vejo em Reality show de sobrevivência…após a guerra ficam desempregados, aposentam….?
Excelente vídeo. De novo!
Muito bom o vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
4:26 Me lembrou o Griffith de Berserk
Hideo Kojima estava mais uma vez enxergando o futuro quando incluiu na narrativa dos jogos da série Metal Gear e seus derivados o surgimento de exércitos particulares.
Sim. As famosas PMCs.
Também são chamados de soldier of fortune.
Eu mesmo venho de uma família origem Alemã onde ser mercenário, é a nossa profissão a décadas.
Tem a Lenda do Cavaleiro sem cabeça que já ouvi dizer que ele era um mercenário prussiano que foi lutar pelos inimigos ingleses, mas não sei detalhes de como ele virou uma lenda...
Poxa, podiam dar um pouco mais de foco em nossos mercenários aqui no Brasil! Só teve uma menção, e tivemos uma grande atividade aqui, segundo o canal Buenas Idéias
Eu vi no grandes civilizações que os mercenários tiveram um papel importante na expansão do império persa.
Me lembra aquele Nerdcast sobre os mercenários
Na idade Média era muito comum os besteiros genoveses como mercenários.
Faz mais vídeos de STAR WARS
Excelente vídeo. Senti falta da menção (des)honrosa ao Conde Cockrane, um dos anti-herois da independência brasileira e tbm achei q a palavra mercenário tinha a ver com os mecenas italianos. Será q vc falou isso no vídeo e eu n vi?
A grafia correta é Mecenas
@@luisfelippelima9921 Vlw meu irmão
A história de Xenofonte e dos 10 mil dá um bom nerdologia
Faz um vídeo sobre os lansquenetes alemães
Editor é gremista, confirmado
Vcs esqueceram a EA e ubisoft
E você esqueceu a Nintendo
e onde se encaixa o termo aventureiro , ja que em algumas histórias da pra perceber que são empregados como os mercenários?
Alguem sabe qual programa o nerdologia usa para editar e ilustrar os videos deles?
Se não me engano, dizem que Napoleão Bonaparte foi o Último Condottiero (afinal tinha nascido na Corsica da República Genovesa e foi comandante militar)
Ótimo o vídeo, mas faltou falar sobre a Legião Estrangeira que é um exército de mercenários francês.
Eles não são mercenários, antes do contrato eles são voluntários.
A França não vai atrás deles, eles é quem procuram.
SUGESTÕES :
TEMAS NACIONAIS:
CABANADA (1832 - 1835)
BALAIADA (1838 - 1841)
QUESTÃO DO PIRARA (1841 - 1904)
joão ramalho
folclore brasileiro
barão de mauá
regências do brasil império (1831-1840)
maurício de nassau e o brasil holandês (1630-1654)
A Batalha do Rio de Janeiro de 1567
o golpe militar de 1964
xica da silva e a época dourada de minas gerais
KAMGA ZUMBA, zumbi e o reino de palmares
os degredados para o acre (fonte: acre, a sibéria tropical de francisco bento da silva)
movimento tenentista
a república da espada e os ''subversivos da república''
maria quitéria de jesus medeiros e as guerras de independência na bahia
brasil précabralino e a variedade de nativos
a guerra da lagosta
guerra do contestado
revolução federalista no rio grande do sul
don vital
O SURGIMENTO DA UMBANDA
INQUISIÇÃO NO BRASIL / ''INQUISIÇÃO Á BRASILEIRA''
partido nazista no brasil
a revolução/ golpe de 1930
plano cohen
REVOLUÇÃO PRAIEIRA
A REVOLTA DA CHIBATA
A HISTORIA DOS JESUÍTAS NO BRASIL
A REVOLTA DA VACINA 1903
A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
A Revolta de Ibicaba/Revolta dos Parceiros/Revolta dos Imigrantes
HISTORIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO BRASIL
MOVIMENTO GREVISTA NO BRASIL
HISTORIA DO FEMINISMO NO BRASIL
FERROVIA MADEIRA-MAMORÉ 1907-1912
TEMAS INTERNACIONAIS:
REVOLUÇÃO FRANCESA
GUERRA DOS 07 ANOS
GUERRA DOS 30 ANOS
GUERRA DOS 80 ANOS
FRANCISCO FELIX, O MERCADOR DE ESCRAVOS
historia do paraguai
nicola tesla e a energia elétrica
historia da polônia
ivan o terrível e a criação do império russo
a guerra entre urss e Afeganistão
história de timor leste
O Massacre da praça da paz celestial
urss e o holodomor
pol pot e o kmer vermelho
fim da idade média e o renascimento
mercantilismo e colonialismo
GOLPE MILITAR SOCIALISTA QUE DERRUBOU O MONARQUIA ETÍOPE EM 1974
a guerra do chaco
rainha nzinga e as guerras angolanas
fidel castro e a revolução cubana
CONFERÊNCIA DE BERLIN E A PARTILHA DA AFRICA
revolução francesa
maomé e o surgimento do islã
emilio zapata, pancho villa
e a revolução mexicana
SACRO IMPÉRIO ROMANO GERMÂNICO
carlos magno e o império carolíngio
revolução inglesa,revolução puritana e revolução gloriosa
a república de oliver crowell
UNIFICAÇÃO ITALIANA
primeira revolução industrial
segunda revolução industrial
BAKUNIN E O ANARQUISMO
MAQUIAVEL E A HISTÓRIA DE FLORENÇA
A Legião Estrangeira é um caso interessante a se levanter neste assunto e é de certa maneira irônico, visto o início da ideia de exércitos nacionais ocorrer com a Revolução Francesa. Apesar de que no começo da Legião sua fama tenha sido relacionada a uma organização mercenária, a Legião Estrangeira defende os interesses franceses; atuando especialmente em territórios ultramarinos do país como a Guiana Francesa. No entanto, apesar da ideia do exército nacional se caracterizar pela equipe de compatriotas; a Legião se qualifica por não ter essa obrigação e aceitar qualquer cidadão, estrangeiro ou não, apto ao serviço. Curiosamente, como bons franceses, seus treinamentos envolvem o aperfeiçoamento das famosas habilidades de parkour, mas usando botas e nãos tênis Vans.
"Abandonaremos nossos países. Deixaremos nossas pátrias para trás e nos tornaremos um com esta terra. Não temos nação, nem filosofia, nem ideologia. Vamos onde for necessário, lutando, não pelo governo, mas por nós mesmos. Não precisamos de motivos para lutar. Lutamos porque somos necessários. Seremos o dissuasor para aqueles que não têm outro recurso. Somos soldados sem fronteiras, nosso propósito definido pela época em que vivemos. Às vezes, teremos que nos vender e serviços. Se os tempos exigirem, seremos revolucionários, criminosos, terroristas. E sim, todos nós podemos estar indo direto para o inferno. Mas que lugar melhor para nós do que este? É nosso único lar. Nosso céu e nosso inferno. Este é o Outer Heaven."
- Big Boss
Que discurso foda, na moral.
Faltou citar o bando do Falcão
Aqui no Rio a gente já trabalha com militares privados também.
Seriam os ninjas mercenários?
Lindo
salário não é referente a um valor em sal?
0:30 Pq o Ronaldinho? Kkkkk
Ages of Empires 2 5:04
Queria ser um Mercenário 🤩
Serve o exercito depois que se forma tu vira
Adquire uma vasta experiência militar e depois se torna um
Griffth e o bando do falcão inspirado em Sir John hawkwood, fique pasmo
É errado eu querer parte 2 ?
...os mestres ascencionados da galaxia, ainda não pagaram meu pix. Estou revoltado .
Tem haver com a palavra Merci do francês?
Rapazzzz, apareci no nerdologia kkkkk
Metal Gear Solid ensina muito sobre as PMCs XD
Pra mim o melhor mercenário e mais famoso foi MAD MIKE HOARE o q originou o filme wild geese no Brasil selvagens cães de guerra MIKE morreu c 100 anos e escreveu livros sobre as incursões no Congo
vale citar que o brasil investe muito no treinamento de soldados e devido a ser proibido essas empresas militares por aqui muitos vão para eua pra trabalhar para eles
Porque o Brasil teve uma revolta de mercenários
Como não comentaram o filme "Os mercenários" do Stallone
Milicianos aqui do Brasil podem ser considerados mercenários?
John Hawkwood e a Companhia Branca foram usados como inspiração para o personagem Griffith e o Bando do Falcão (Berserk)
Paia.
Lembrem do wagner group, q estão lutando na Ucrânia
Senti falta de mencionar o Wagner. Realmente é o maior grupo mercenário que existe hoje?
Os anglos e saxões também traiu seu empregador os celtas-romanos e aproveitou o vazio de poder deixado pelos romanos, tomando as terras para si.
Corsários seriam equivalentes a "piratas mercenários" ou a renda vinha exclusivamente do saque, apenas recbendo dos governantes a permissão?
Ótimo vídeo.
Uma dúvida: as Legiões Estrangeiras se enquadram como mercenários?
não, porque eles respondem e fazem parte de um estado nacional, eles não foram simplesmente contratados por dinheiro, na paratica e como se falou no video as legioes estrageiras são combatentes estrageiros que foram "oficializados" por um estado nacional
Mercenário é um soldado autônomo
A legião estrangeira Francesa pode ser considera uma força mercenária ?
Essa Ur mencionada, é a mesma cidade que vivia Abraão ?
Sim, só que o período mostrado no vídeo é de uns 100 a 200 anos antes.
Sim, Ur é uma das cidades mais antigas da terra...
Brasil precisava de mercenários e não esse exército regular que dá muita despesa sem necessidade.
Eu não sabia que os flamengistas eram mercenários
O Brasil tem muito mercenário, mas para quê iremos usar eles agora e tempos de paz??
@@pedroarthur919 por que vamos manter uma instituição que gasta o dinheiro público com leite condensado em tempos de paz?
@@theodoramaria5573 Você é desinformada e deve generalizar as forças armadas, se soubesse oque a OTAN é capaz de fazer com o Brasil por causa da Amazônia, iria concordar que o Brasil precisa se armar com muito mais força, e não pense que os europeus e os nortes americanos são bonzinhos, se o Brasil não se preparar agora para uma guerra em 20 anos estaremos como o Iraque ou o Iêmen, e nosso exército não é fraco, só é pequeno.
Pergunta estúpida, com todo respeito, mas que pergunta idiota viu!
Um ponto sobre os mercenários japonesas, Samurais são guerreiros que servem a um senhor e são leais a eles, como demonstrado no próprio nerdologia eram os Ronins que eram contratados como mercenário se tornando "samurais" provisórios mas que mantinham sua independência do senhor já que não o serviam permanentemente
depende da época, teve época que a maioria dos samurais eram mercenários! principalmente em tempos de paz
@@betosm3 Isso se deve ao período anterior ao código do bushido
"oque um misthios pode fazer por você hoje?" hehehe
Nefrologia guerra dos mascates
E minha mãe me chamando de mercenário, ela não manja dos paranaues
A canção que contém uma crítica aos mercenários se tornou o hino da França, país que mantém a legião francesa, portanto, um exército mercenário! ue! e a lógica
Ronaldinho mercenário
eos caçadores de recopenças do velho oeste é mercenarios?
Cavaleiros da guarda Suíça os brabos
faltou falar da legião estrangeira
Dinheiro por atividade… somos mercenários?
Onde entra a legião estratégia nesse aspecto?
Em nenhum aspecito
Oi. Porque ninguém fala sobre mercenários na segunda guerra mundial?
E para onde estão indo os ex combatentes FARC que não se adaptarão ao fim da guerra civil na Colombiana?
Pra vários lugares, foi exatamente mercenários colombianos que participaram do assassinato do presidente haitiano ano passado