Comecei a atuar no mercado internacional na data de 4 de setembro de 2021, prestando serviço como PJ para uma empresa de Portugal Por se tratar da minha primeira experiencia internacional ingressei com um salario que convertendo e abatendo os impostos era o mesmo que eu recebia como senior aqui em Brasilia, mas como meu foco era experiencia internacional, aceitei mesmo assim e nao me arrependo um segundo sequer dessa decisao. Hoje estou atuando para uma empresa de Dublin, Irlanda ganhando 3x mais do que eu ganhava na empresa de Portugal e graças a deus novas oportunidades nao param de surgir, entao a minha dica para qualquer dev que queira tentar migrar para o mercado intercional é NÃO PENSE DUAS VEZES.
@@joaolemes3905 Se serve de incentivo a minha companheira de equipe entrou como junior, so que o caso dela e um pouquinho diferente. Ela foi contratada como junior por uma empresa de Portugal e saiu do Brasil, mas ficou trampando como junior remotamente para um cliente da Irlanda
Comecei a programar em PHP depois aprendi JS e percebi que meu estilo de trabalho é desenvolver projetos livres, criando soluções e implementar recursos por APIs, Percebi que a comunicação entre sistemas é muito importante e interessante para desenvolver projetos, estudei a importância do HTTP inclusive com um vídeo do canal onde fiz anotações muito importantes e que me ajudaram muito. Ótimo trabalho parabéns para os dois.
Morei no Japão quase 20 anos... uns anos atrás comecei a estudar programação aos poucos estou tentando mudar de ramo, voltei para o brasil recentemente e estou pensando em trabalhar com programação pois acho muito legal, já fiz alguns aplicativos e jogos para celulares e foi uma felicidade poder ver meu app rodando em um dispositivo.. estou com 40 anos mas quem sabe ainda consigo fazer algo interessante que possa ajudar muitas pessoas.. seria um sonho realizado! 🙏🙏🙏
Muitíssimo obrigado! Esse é um assunto que me interessa muito, pois eu tenho fluência no inglês e estou me formando para atuar na área de Cloud Computing e/ou IA, porém não tenho networking nessa área. Estava com uma dificuldade imensa em saber como dar os primeiros passos, mas graças a vocês, novamente, eu agora já tenho uma ideia.❤
Não faz sentido, se fosse assim não existiria cargo de júnior nem pleno nos EUA. Talvez você não achou as vagas certas. E também essa não é a única forma de conseguir trabalho
@@guilhermealbano9102 não faço mais isso, consegui uma vaga de pleno quando eu era júnior e tinha começado a programar fazia só 6 meses. Cheguei lá não consegui dar conta do trabalho e considero que avaliaram errado minha capacidade nas entrevistas e testes, com certeza precisavam de alguém com mais experiência. Mesmo se eu passar pra senior não pretendo aceitar pra passar pelo mesmo novamente. Se eu achar vaga pra pleno até tento.
@@vitoralves4787não é assim que funciona, amigo... Para muitos países existe legislação para as empresas contratarem (como funcionários de fato) apenas quando podem argumentar que não existem pessoas qualificadas o suficiente no próprio país. Em alguns países eles ainda têm que deixar a vaga aberta por alguns meses tentando encontrar dev interno antes de abrir para fora, aí nessa peneira só ficam abertas as vagas de Sr. Isso, claro, é se tratando apenas de contratação direta, não como contractor ou freelancer, mas imagino que seja a esse modelo que o amigo acima se refira. Fora isso, a burocracia por vezes é mais alta para valer a pena irem atrás mesmo de contractors para cargos menores, já que é mais fácil arranjar Jr. e Pleno no próprio país sem burocracia. Na grande maioria das vezes os cargos são só para Sr. e Especialista por conta disso.
@@vitoralves4787 é que muitos países tem regras pra poder contratar pessoas estrangeiras, tem que comprovar que não conseguiram encontrar dentro do próprio país pessoas qualificadas, por isso geralmente só tem vaga pra senior quando é remoto. Mas não sei como é a política pra todos os países.
Eu acredito que vocês nesse vídeo estão no caminho certo. Uma das maiores necessidades em Tecnologia hoje que vocês poderiam e deveriam explorar, na minha opinião, é a questão de novas estratégias e dicas esclarecedoras sobre como o junior, que precisa de suas primeiras experiências para aplicar no linkedin, de como ele pode obter essas primeiras atividades como free-lancer, ainda com pouco conhecimento (digamos, intermediário), sobre tecnologias específicas. Isso não só me ajudaria, como também a muitas outras pessoas!
@@NelsonOokami Obrigado por comentar, Nelson. Realmente, de um lado, excesso de exploração no que se exige dos juniores, impedindo a muitos de entrar na área. E do outro lado, a patrulha da esquerda "me dá o meu naco!" Querendo a todo custo caridades gigantes e excessos de transigência a fim de abrir as porteiras da tecnologia para "um mundo que é só delas". (As feministas só atrapalham o que já está complicado!)
Que tal sugerir para a comunidade criar uma lista de sites para trabalho freelance/jobs/remote? Na Europa tem muitas que são desconhecidas no Brasil e podem servir melhor do que as apresentadas no vídeo.
Meu sonho é ir para o Canadá mas hoje trato como um sonho distante, se puderem trazer todo um passo a passo para fazer esta imigração como dev, ficarei muito feliz! Vocês são tops!!
O problema do canadá são os altos impostos e custo de vida. E tem outro problema, mesmo se vc for senior ou com muito experiencia, eles exigem, geralmente, a experiencia canadense, muito reclamam disso, pq o valor hora é mais baixo, e como tem muita demanda, eles preferem pegar os "sem experiencia canadense", que já é uma galera cascuda de mercado, para pagar menos. Sugiro olhar outros paises, como Irlanda, com mais liberdade que o canadá atualmente.
@@jonestorres8934 mas os altos impostos são revertidos em benesses, como sistema de saúde, escolas públicas de qualidade etc. Com 3k, um adulto tem as despesas pagas em Montreal, isso morando em bairros mais afastados, como Villaneuve por exemplo
@@jonestorres8934 disse tudo moro no Canada e meu salario como DEV eh bem menor que o salario medio canadense pq eu nao tenho o tal "Canadian Experience" e agora o mercado ta bem ruim..
Tretas à parte, abrir um CNPJ para atuar como freelancer no Brasil e/ou no exterior não tem nada de deterioração do trabalho. Temos que separar o que é realmente prejudicial de algo que é um trabalho genuíno.
Para político parasita inútil que só quer r0ub** de quem realmente produz valor, ver alguém ganhar 50k por mês vai virar “escravidão”. Tudo para poder r0ub** uns 30% dessa pessoa.
Ótimas dicas. Eu sou programador a mais ou menos 7 anos e estou estudando o inglês para poder pegar vagas no exterior que inclusive perdi algumas ótimas oportunidades justamente por não dominar o Inglês.
Atualmente trabalho em uma empresa de trading na Irlanda, e nessa "temporada" fui escalado para entrevistar candidatos a estágio (um programa de 6 a 9 meses, dependendo da universidade). Não só existem vagas a serem preenchidas, mas as empresas ativamente vão aos campus das universidades literalmente recrutar os estudantes, e é comum que estes voltem após o programa para trabalharem part-time até sua formatura, e então ingressarem como full time na empresa. Sei que não é a realidade de muitos, mas vários destes estudantes começam seus estudos em seus países de origem, e completam sua formação (normalmente masters) aqui na Irlanda. Aí o céu é o limite. Pra quem já tem mais experiência e deseja tentar a sorte fora do país também há oportunidades, obviamente... mas aí o nível costuma ser mais alto e os processos mais complexos. Nessa última troca de emprego passei por cinco rodadas de entrevistas, por exemplo. Talvez usar os freelas como primeiros passos para uma carreira internacional pode ser interessante, mas confesso que não tenho experiência nesses mercados.
@@pro.enterpont2401 Eu acho q uma opção é que você pode ingressar em uma universidade Irlandesa e tentar entrar no programa de estágio de 6 a 9 meses como ele diz e depois tentar a vaga full time.
I recently had an interview in English, I managed to pass this part of the interview, but I didn't pass the technical interview. And l’ve never imagined that I can to do a English interview, so everyday I think I’m closer. 😁
#levaeuparafora ja tenho 6 anos de experiencia de desenvolvimento , agora meu inglês esta bem tosco Amo essa canal que sempre me atualiza ! continuem com o excelente trabalho
Rapaz se o governo ver esse video ai que eles vão botar pra cima mesmo. " companheiro... esses pogramador não não pode ganhar mais que nois! Inventa alguma coisa ai pra comer uma fatia grande desse bolo deles."
Acho que o que pegar mesmo é língua. Se todo brasileiro soubesse, já caia na documentação logo e nem perdia tempo comprando cursos ou perdendo tempo em UA-cam.
Fala ae amigos Gabriel e Vanessa eu estou me preparando, acho vantagem trabalhar pro exterior, ganhar em dólar e usufruir aqui no Brasil até pra mim que trabalho com investimentos daria pra alavancar com força grande abraço !!!!!
Valeu muito, o conteúdo de vocês é sempre muito bem feito, parabéns. Eu estou me aposentando no serviço público e trabalhei nos últimos 2 anos com análise de dados e python. Estou pensando em dar seguimento à minha carreira pegando trabalhos freelance. Programar é muito prazeiroso e ganhando uns trocados a mais, melhor ainda não? Abraços e sucesso para vocês!
Tenho inglês avançado, talvez quase fluente e anos de experiência... mas tenho um problema de fala e o "feedback" que sempre recebia era sempre sobre "comunicação". Não vou falar que todos os "não" foi por preconceito, mas tive vários que falaram, talvez francamente de mais, que sim. Isso lá no auge da "bolha" quando tavam contratando "qualquer um", até cachorro porque eles sabem LaTeX. Dai veio um monte de congelamento e demissão, hoje parece que começou a esquentar, mas eu me pego pensando se adianta eu continuar tentando.
O vídeo veio logo depois da treta com o Sindicato da T.I que quer acabar com Dev trampando no exterior no Brasil só pra recolher imposto AHAHAHAHAHAHAHAHA Vocês são de mais ❤
Faz como eu fiz, presta um bom serviço ao ponto de ser convidado a sair do País. Este governo não quer sabem de gente que agrega com conhecimento, vá para onde te darão valor.
Eu sou fluente em inglês, morei no exterior e para mim fico tão comfortable me comunicar em português como em inglês. Trabalhei como programador aqui CLT durante 2 anos saí de junior para pleno. Agora tô buscando uma oportunidade Internacional
Eu sou brasileiro porém tenho família morando em Sydney - Austrália, e acabei conseguindo minha cidadania por descendência do meu pai. Adoraria trabalhar pra uma empresa australiana daqui do Brasil, enquanto não vou pra Sydney (não me formei ainda). O problema é que tenho nem 2 anos de experiência ainda, e não sei exatamente os requisitos pra trabalhar numa empresa australiana, estou tentando tirar meu passaporte agora pra provar que sou cidadão
Moro na Inglaterra há 7 anos e devido aos atuais incentivos do governo, estou iniciando uma transição de carreira e farei por 3 meses um Skill Bootcamp em Data Analysis pago pelo governo, com o objetivo de tentar ingressar na área. Tenho zero experiência com pogramação. Minha experiência profissional foi totalmente voltada ao Controle de Qualidade de Indústrias Químicas e Farmacêuticas nos útimos 18 anos (laboratório químico) e pra ser sincero dá um friozinho na barriga de fazer essa transição de carreira, porém chegou o momento que eu decidi colocar um ponto final nessa carreira profissional e me aventurar na programação. Gostaria da opinião de vocês e conselhos se possível para que eu consiga ter sucesso nesse meu novo desafio profissional, qualquer comentário construtivo é bem vindo, desde cursos e linguagens que estão com mais demanda até conselhos para impressionar recrutadores. Obrigado!
Estude bastante e sempre crie pequenos projetos para ir pegando o jeito da coisa e ir treinando. Não deixe de praticar pq programação é uma skill que pode ser perdida se não praticada. Há vários cursos ótimos e gratuitos no UA-cam para diversas linguagem de programação, boa parte em inglês. Mas parabéns cara, é uma ótima decisão na sua vida. Tomara que você consiga!
Meus amigos, ainda não atuo como desenvolvedor. Estou estudando há 3 anos Python/django e atualmente JavaScript/ Vue js. Minha pergunta a comunidade é: Como o mercado está para essa stack ?
Olha gente, nem tudo é mar de rosas: devo alertar que também existem os riscos do profissional ser passado pra trás e tomar golpe, como já aconteceu com um amigo meu em um Freelance para uma empresa da Irlanda....
Minha principal dúvida é qual linguagem escolher pra começar a estudar. Desenvolvo há 20 anos em Advpl, que é uma linguagem proprietária do ERP Protheus, mas gostaria de começar alguns dias trabalhando para o exterior
Pelo amor de Deus eu quero muito entender isso, to precisando muito mesmo fazer um extra mas to muito perdido, quando olho nas ferramentas acho muita coisa só de front ou front + backend mas n acho nada de backend e to bem perdido do caminho que tenho que seguir pra pegar meu primeiro freela como backend usando java
O meu medo de trabalhar pra empresas internecionas pode se resumir em comunicação, tenho 10 anos de experiencia na área ja fiz entrevista pra empresas no Quebec mais foi um fiasco por causa do meu frances e o ingles, agora estou correndo atraz do prejuizo pra tentar uma Job Offer no canada.
Não acho que inglês intermediário seja suficiente. Já é complicado passar em uma entrevista em português, quem dirá uma pra um país falante do inglês com as vezes 5 etapas. Fora o uso da linguagem para o entendimento de problemas complexos de serem entendidos até no seu idioma nativo.
É impressionante como existe os dois lados da moeda, lendo aqui os comentários, pude perceber uma galera bem insatisfeita com o mundo da programação, eu estou entrando agora, terminando o segundo período da faculdade e fazendo cursos em paralelo, focando no Front end. Essa é a minha segunda graduação, sou Engenheira Agrônoma, e todos os desenvolvedores que conheço ganham absurdamente mais que todos os meus amigos engenheiros, se a programação é uma "Doce Ilusão", imaginem só como tá em outras profissões...
Não é que é uma "Doce Ilusão" mas é q tem pessoas que acham que é só entrar na faculdade num curso de ADS de 2 anos e já no 1º ou 2º semestre, só prestar pra vaga de Desenvolvedor q vai passar tranquilo e ganhar de cara 4 ou 5 mil por mes. Pode acontecer isso, pode mas é bem dificil pq leva um tempo pra conseguir entrar nesse mercado e ganhar um salário desses!
Uma dica: fuja de front-end. Paga menos, tem contato com clientes não técnicos, é uma área que está absurdamente saturada e ainda será totalmente automatizada em até 10 anos.
@@geraldodefigueiredojunior2116 Não acredito que estará "totalmente automatizada em até 10 anos". Sempre vai precisar de quem realmente saiba o que está fazendo.
Não preste atenção nos comentários de quem se desiludiu porque achou que ia ser facinho. Se você tiver determinação, pode sim ganhar bem nessa área. O problema maior da área, não é salarial, e sim de estresse e condições de trabalho. É muito fácil encontrar empregadores que querem explorar e tirar até o suco do funcionário. Fora isso a área é muito boa sim e sempre vai ser necessária. Falo isso com quem tem a experiência de 20 anos na área.
@@fabioman1305 Mas nada que um full-stack não resolva. E mesmo assim seriam só intervenções pontuais, enquanto os programadores humanos se concentrariam na implementação das regras de negócio, que ficam no back-end.
Olá Pessoal tudo bem? Gostaria que abordasse o mercado Mobile. E gostaria de saber se é necessário fazer um portfólio? e caso não tenha como elaborar um?
Muito obrigado pela dica encorajadora. Podem continuar faazendo vídeos sobre esses assuntos como carreira freelancer e sobre Carreira Internacioanal. Que Deus os abençoe sempre.
Sou basico do basico em ingles. Fiz uma entrevista para o exterior pela 1ª vez semana retrasada. Para empresa na Espanha usando o Inglês. Nao durou nem 5 minutos, apesar de ter entendido e falando razoável.
Freela pra quem é back end é dificil de achar. Geralmente é pra fullstack, mobile ou front, não? Será que como dev back end, serei obrigado à virar fullstack se quiser fazer freela?
Depois de um longo processo para tirar cidadania italiana, mudei com minha família aqui pra Madrid e ninguém de nós pensa mais em morar no pobre e violento Brasil. Simplesmente a qualidade de vida não tem comparação. Sem contar que aqui nós podemos prestar serviços para 28 países da União Europeia. Vale muito a pena. 👍
Quanto se fala de trabalhar para o exterior, ganhando em dólar/euro, dá pra dividir os profissionais de t.i. em dois grupos, os que já estão fazendo e os que querem fazer
Uma dúvida que tenho é ao pegar um projeto em quanto tempo o programador começa a ficar produtivo num trabalho à distância. Imagino que os caras que tão pagando por hora já queiram que o funcionário entregue as primeiras linhas de código amanhã. Mas pra entender o projeto leva meses. E aí? Como resolver?
Mesmo que voce seja Senior, em relação ao projeto voce é junior, não tem jeito, leva tempo para se atingir um nível de entrega bacana, e se o empregador não entende isso, o que é um assunto que deve ser abordado na entrevista técnica, então é algo que é bem pontual.
Quero só ver a pergunta "se pretentem voltar para o Brasil" nas próximas edições com a economia piorando ano a ano. Saimos de 40bi positivo para +100bi negativo... e ano que vem não tem teto de gastos, é só justificar no congresso e pronto... a economia INFELIZMENTE tem uma tendência a piorar muito... muito mesmo.
E dessa vez n tem boom de commodities pra surfar na onda. Estamos a beira de um colapso econômico sem precedentes com o agravante de estarmos nas mãos de um governo socialista.
Olá CDFs, estou atuando como programador a pouco mais de um ano e estou no quarto semestre do curso de Sistemas de Informação. Mesmo assim é difícil conseguir um emprego como Júnior ou mesmo estagiário tanto no Brasil quanto fora. Acreditam que seja por conta da baixa demanda de profissionais ou somente porque ainda sou muito novo na área?
As vagas para júnior diminuíram por que os fundos de investimento recuaram com relação a despejar dinheiro infinito em startups. Mas isso não significa que o mercado está em declínio. Houve um boom durante a p#nd^mia, porém agora a curva de crescimento estabilizou-se. Profissionais com mais experiência tem mais facilidade em conseguir trabalho, isso serve para todas as profissões, a diferença é que a evolução do profissional de TI é lenta e exige muito da pessoa. Mas individualmente quando você evoluir na profissão e tiver uns 5 anos de experiência você achará tranquilo encontrar vagas, freelas ou fazer projetos próprios.
Atualmente estou estudando Java por conta da facul e gostei da línguagem,no caso dos freelas é possível fazer serviços freelancer's com java ou terei que aprender alguma linguagem mais adequada como ruby,js, python ?
@@cleonthesecond Realmente tenho visto isso em pesquisas.Após "dominar" bem o java acredito que seja uma boa ideia eu aprender js pra complementar meu currículo de dev.
você já trabalha na área com java né, espero conseguir isso um dia kkk, to estudando java intensamente mas parece que quanto mais estudo menos me sinto capacitado.
@@felipegames6470 JS parece estar em todos os lugares hahah eu sei JS, trabalho com o front end também, vale a pena aprender nem que seja o básico. Em relação ao que tu falou de não se sentir capacitado é normal, é sinal que tu tá indo bem. Mesmo um senior tem que ter noção de que o que a gente sabe é quase nada comparado a todo conhecimento da área de Dev que tem por aí. Siga firme e aplique para vagas de junior, aprende Spring que ajuda tmb, principalmente a parte de criação de APIs...
Como chamar a atenção de recrutadores do exterior? Trabalhei com desenvolvimento web por 2 anos e trabalho com Data Science há 2 anos no Brasil mas não consigo me internacionalizar. (Já vi todos os vídeos de melhorar o perfil do LinkedIn)
Já inflaram o mercado de ti atraindo inclusos com altos ganhos fáceis e agora querem inflar o mercado freelancer. Ainda bem que nesse mercado só pega freelancer após ter muita experiência e fama na plataforma e que tem que começar trabalhando de graça.
Comecei a atuar no mercado internacional na data de 4 de setembro de 2021, prestando serviço como PJ para uma empresa de Portugal
Por se tratar da minha primeira experiencia internacional ingressei com um salario que convertendo e abatendo os impostos era o mesmo que eu recebia
como senior aqui em Brasilia, mas como meu foco era experiencia internacional, aceitei mesmo assim e nao me arrependo um segundo sequer dessa decisao.
Hoje estou atuando para uma empresa de Dublin, Irlanda ganhando 3x mais do que eu ganhava na empresa de Portugal e graças a deus novas oportunidades nao param de surgir, entao a minha dica para qualquer dev que queira tentar migrar para o mercado intercional é NÃO PENSE DUAS VEZES.
no mercado internacional, a maioria das vezes eles pedem pleno/senior, né?
@@joaolemes3905 Se serve de incentivo a minha companheira de equipe entrou como junior, so que o caso dela e um pouquinho diferente.
Ela foi contratada como junior por uma empresa de Portugal e saiu do Brasil, mas ficou trampando como junior remotamente para um cliente da Irlanda
Mas neste caso vc teve q ir presencialmente morar em Portugal e hj está morando na irlanda?
No meu caso foi opcional, eu pude escolher se iria ou não e acabei optando por ficar no Brasil.
Precisou do inglês fluente logo de cara ou foi estudando conforme entrava em novas oportunidades?
Comecei a programar em PHP depois aprendi JS e percebi que meu estilo de trabalho é desenvolver projetos livres, criando soluções e implementar recursos por APIs,
Percebi que a comunicação entre sistemas é muito importante e interessante para desenvolver projetos, estudei a importância do HTTP inclusive com um vídeo do canal onde fiz anotações muito importantes e que me ajudaram muito. Ótimo trabalho parabéns para os dois.
Uma divisão que acho que pode ser feita na proxima pesquisa é de sálarios por nivel em CLT - PJ nacional - PJ Internacional
Vamos fazer essa divisão.
CLT Internacional tbm acho valido ser incluido.
@@CarlosPereira-kb4lvCLT Internacional?
@@Ryozinha O pessoal que mora na gringa e trampa como CLT
@@Ryozinha eu trabalho pra empresa europeia q paga via clt...
tem algumas
Agora voces acertaram na veia. esse tipo de conteúdo é top tbm!
Morei no Japão quase 20 anos... uns anos atrás comecei a estudar programação aos poucos estou tentando mudar de ramo, voltei para o brasil recentemente e estou pensando em trabalhar com programação pois acho muito legal, já fiz alguns aplicativos e jogos para celulares e foi uma felicidade poder ver meu app rodando em um dispositivo.. estou com 40 anos mas quem sabe ainda consigo fazer algo interessante que possa ajudar muitas pessoas.. seria um sonho realizado! 🙏🙏🙏
Obrigado pelo vídeo, gostaria muito que continuassem abordando esse assunto com mais profundidade
Muitíssimo obrigado! Esse é um assunto que me interessa muito, pois eu tenho fluência no inglês e estou me formando para atuar na área de Cloud Computing e/ou IA, porém
não tenho networking nessa área. Estava com uma
dificuldade imensa em saber como dar os primeiros passos, mas graças a vocês, novamente, eu agora já tenho uma ideia.❤
Sim, já estou me preparando pra isso faz alguns meses, mas pelas vagas só contratam sênior, então ainda preciso esperar uns 2 anos.
Não faz sentido, se fosse assim não existiria cargo de júnior nem pleno nos EUA. Talvez você não achou as vagas certas. E também essa não é a única forma de conseguir trabalho
@@guilhermealbano9102 não faço mais isso, consegui uma vaga de pleno quando eu era júnior e tinha começado a programar fazia só 6 meses. Cheguei lá não consegui dar conta do trabalho e considero que avaliaram errado minha capacidade nas entrevistas e testes, com certeza precisavam de alguém com mais experiência. Mesmo se eu passar pra senior não pretendo aceitar pra passar pelo mesmo novamente. Se eu achar vaga pra pleno até tento.
@@vitoralves4787não é assim que funciona, amigo... Para muitos países existe legislação para as empresas contratarem (como funcionários de fato) apenas quando podem argumentar que não existem pessoas qualificadas o suficiente no próprio país. Em alguns países eles ainda têm que deixar a vaga aberta por alguns meses tentando encontrar dev interno antes de abrir para fora, aí nessa peneira só ficam abertas as vagas de Sr.
Isso, claro, é se tratando apenas de contratação direta, não como contractor ou freelancer, mas imagino que seja a esse modelo que o amigo acima se refira.
Fora isso, a burocracia por vezes é mais alta para valer a pena irem atrás mesmo de contractors para cargos menores, já que é mais fácil arranjar Jr. e Pleno no próprio país sem burocracia. Na grande maioria das vezes os cargos são só para Sr. e Especialista por conta disso.
@@vitoralves4787 é que muitos países tem regras pra poder contratar pessoas estrangeiras, tem que comprovar que não conseguiram encontrar dentro do próprio país pessoas qualificadas, por isso geralmente só tem vaga pra senior quando é remoto. Mas não sei como é a política pra todos os países.
@@JonatanEdOrtiz qual seria o nome da lei ? gostaria de ir para o mercado internacional e gostaria de saber mais sobre isso...
Eu acredito que vocês nesse vídeo estão no caminho certo. Uma das maiores necessidades em Tecnologia hoje que vocês poderiam e deveriam explorar, na minha opinião, é a questão de novas estratégias e dicas esclarecedoras sobre como o junior, que precisa de suas primeiras experiências para aplicar no linkedin, de como ele pode obter essas primeiras atividades como free-lancer, ainda com pouco conhecimento (digamos, intermediário), sobre tecnologias específicas. Isso não só me ajudaria, como também a muitas outras pessoas!
@@NelsonOokami Obrigado por comentar, Nelson. Realmente, de um lado, excesso de exploração no que se exige dos juniores, impedindo a muitos de entrar na área. E do outro lado, a patrulha da esquerda "me dá o meu naco!" Querendo a todo custo caridades gigantes e excessos de transigência a fim de abrir as porteiras da tecnologia para "um mundo que é só delas". (As feministas só atrapalham o que já está complicado!)
Que tal sugerir para a comunidade criar uma lista de sites para trabalho freelance/jobs/remote? Na Europa tem muitas que são desconhecidas no Brasil e podem servir melhor do que as apresentadas no vídeo.
Vocês são muito massa! Que bom ter vocês como apoiadores desse mundo da tecnologia! Nos ajuda muito!
Meu sonho é ir para o Canadá mas hoje trato como um sonho distante, se puderem trazer todo um passo a passo para fazer esta imigração como dev, ficarei muito feliz! Vocês são tops!!
Dica: aprenda francês também, a demanda no Québec é alta
Recomendo dar uma olhada na Australia. O visto eh mais facil, o clima eh muito melhor, mais oportunidades e eh um pais seguro.
O problema do canadá são os altos impostos e custo de vida.
E tem outro problema, mesmo se vc for senior ou com muito experiencia, eles exigem, geralmente, a experiencia canadense, muito reclamam disso, pq o valor hora é mais baixo, e como tem muita demanda, eles preferem pegar os "sem experiencia canadense", que já é uma galera cascuda de mercado, para pagar menos.
Sugiro olhar outros paises, como Irlanda, com mais liberdade que o canadá atualmente.
@@jonestorres8934 mas os altos impostos são revertidos em benesses, como sistema de saúde, escolas públicas de qualidade etc. Com 3k, um adulto tem as despesas pagas em Montreal, isso morando em bairros mais afastados, como Villaneuve por exemplo
@@jonestorres8934 disse tudo moro no Canada e meu salario como DEV eh bem menor que o salario medio canadense pq eu nao tenho o tal "Canadian Experience" e agora o mercado ta bem ruim..
Esse vídeo veio em meio a uma treta de PJtização kkkkkkk
Tretas à parte, abrir um CNPJ para atuar como freelancer no Brasil e/ou no exterior não tem nada de deterioração do trabalho. Temos que separar o que é realmente prejudicial de algo que é um trabalho genuíno.
Para político parasita inútil que só quer r0ub** de quem realmente produz valor, ver alguém ganhar 50k por mês vai virar “escravidão”. Tudo para poder r0ub** uns 30% dessa pessoa.
Ótimas dicas. Eu sou programador a mais ou menos 7 anos e estou estudando o inglês para poder pegar vagas no exterior que inclusive perdi algumas ótimas oportunidades justamente por não dominar o Inglês.
Do que vocês falaram o que mais me assustou foi a questão fiscal, a stack e o idioma acho que o segredo é treinar mesmo. 😁
Atualmente trabalho em uma empresa de trading na Irlanda, e nessa "temporada" fui escalado para entrevistar candidatos a estágio (um programa de 6 a 9 meses, dependendo da universidade). Não só existem vagas a serem preenchidas, mas as empresas ativamente vão aos campus das universidades literalmente recrutar os estudantes, e é comum que estes voltem após o programa para trabalharem part-time até sua formatura, e então ingressarem como full time na empresa. Sei que não é a realidade de muitos, mas vários destes estudantes começam seus estudos em seus países de origem, e completam sua formação (normalmente masters) aqui na Irlanda. Aí o céu é o limite.
Pra quem já tem mais experiência e deseja tentar a sorte fora do país também há oportunidades, obviamente... mas aí o nível costuma ser mais alto e os processos mais complexos. Nessa última troca de emprego passei por cinco rodadas de entrevistas, por exemplo.
Talvez usar os freelas como primeiros passos para uma carreira internacional pode ser interessante, mas confesso que não tenho experiência nesses mercados.
Vc mora na irlanda?
@@SaladinoPrince1 aham, há alguns anos
Top@@FernandoTakeshiSato
Mas ae tu ta falando de universidades Irlandesas né ? Pq como é que eu poderia trabalhar na irlanda como programador morando no brasil ?
@@pro.enterpont2401 Eu acho q uma opção é que você pode ingressar em uma universidade Irlandesa e tentar entrar no programa de estágio de 6 a 9 meses como ele diz e depois tentar a vaga full time.
I recently had an interview in English, I managed to pass this part of the interview, but I didn't pass the technical interview.
And l’ve never imagined that I can to do a English interview, so everyday I think I’m closer. 😁
Don't worry, it may take a while, but the reward will come. Keep going
vocês são muito legais!! abriu minha mente e consegui clarear meus objetivos à alcançar
#levaeuparafora ja tenho 6 anos de experiencia de desenvolvimento , agora meu inglês esta bem tosco Amo essa canal que sempre me atualiza ! continuem com o excelente trabalho
minha maior duvida é a burocracia msm, como funciona abrir o CNPJ nesse caso, se as empresas costumam dar algum suporte ou a gente que se vira etc
Esse conteúdo é top e muito agradeceria se continuassem abordando com mais profundidade este assunto. Parabéns pelo video.
Tá certo então, vou me candidatar a vagas agora!
Ótimo video, Parabéns! Por favor, tragam os relatos dos seus amigos que trabalham no exterior, seria de grande ajuda.
Super apoio essa ideia!!!
Muito legal, só esperamos os sindicatos não arrebentem com isso logo logo, pareque estão querendo fazer isso
Ótimo conteúdo, como sempre! Muito obrigado!!
Rapaz se o governo ver esse video ai que eles vão botar pra cima mesmo. " companheiro... esses pogramador não não pode ganhar mais que nois! Inventa alguma coisa ai pra comer uma fatia grande desse bolo deles."
Parabéns pelo conteúdo!
Acho que o que pegar mesmo é língua. Se todo brasileiro soubesse, já caia na documentação logo e nem perdia tempo comprando cursos ou perdendo tempo em UA-cam.
Video top. Parabéns, ... Só faltou colocar o link do site do Guru. #Vem camisa.
A fuga de cérebros está em constantemente em crescimento
Fala ae amigos Gabriel e Vanessa eu estou me preparando, acho vantagem trabalhar pro exterior, ganhar em dólar e usufruir aqui no Brasil até pra mim que trabalho com investimentos daria pra alavancar com força grande abraço !!!!!
Valeu muito, o conteúdo de vocês é sempre muito bem feito, parabéns. Eu estou me aposentando no serviço público e trabalhei nos últimos 2 anos com análise de dados e python. Estou pensando em dar seguimento à minha carreira pegando trabalhos freelance. Programar é muito prazeiroso e ganhando uns trocados a mais, melhor ainda não? Abraços e sucesso para vocês!
Tenho inglês avançado, talvez quase fluente e anos de experiência... mas tenho um problema de fala e o "feedback" que sempre recebia era sempre sobre "comunicação".
Não vou falar que todos os "não" foi por preconceito, mas tive vários que falaram, talvez francamente de mais, que sim.
Isso lá no auge da "bolha" quando tavam contratando "qualquer um", até cachorro porque eles sabem LaTeX.
Dai veio um monte de congelamento e demissão, hoje parece que começou a esquentar, mas eu me pego pensando se adianta eu continuar tentando.
Trabalho remoto para uma empresa Boliviana já faz 2 anos, porém nos comunicamos em inglês.
O vídeo veio logo depois da treta com o Sindicato da T.I que quer acabar com Dev trampando no exterior no Brasil só pra recolher imposto AHAHAHAHAHAHAHAHA Vocês são de mais ❤
Trabalhar como freelancer seja aqui no Brasil ou no exterior não caracteriza o trabalho como simples pjotizacao ou deterioração. Não concorda?
@Brasil208 Sim, melhor ser motorista de aplicativo.
O estado cumprindo a sua função, atrapalhar a sua vida e te roubar através de uma coisa chamado imposto.
Quebrar suas pernas e te vender as muletas.
Faz como eu fiz, presta um bom serviço ao ponto de ser convidado a sair do País. Este governo não quer sabem de gente que agrega com conhecimento, vá para onde te darão valor.
Eu sou fluente em inglês, morei no exterior e para mim fico tão comfortable me comunicar em português como em inglês. Trabalhei como programador aqui CLT durante 2 anos saí de junior para pleno. Agora tô buscando uma oportunidade Internacional
Conseguiu?
Ainda bem que trabalho como FPE estou gostando muito a meta é começar atender internacional
Esses freelas tão com cara de devs ou outsorcing que recebem a bolada e repassam 20% pra quem vai fazer o trabalho duro hehe
Eu sou brasileiro porém tenho família morando em Sydney - Austrália, e acabei conseguindo minha cidadania por descendência do meu pai.
Adoraria trabalhar pra uma empresa australiana daqui do Brasil, enquanto não vou pra Sydney (não me formei ainda).
O problema é que tenho nem 2 anos de experiência ainda, e não sei exatamente os requisitos pra trabalhar numa empresa australiana, estou tentando tirar meu passaporte agora pra provar que sou cidadão
Poderiam incluir se o graduado que trabalha remotamente para o exterior, fez sua graduação em universidade pública ou privada?
Moro na Inglaterra há 7 anos e devido aos atuais incentivos do governo, estou iniciando uma transição de carreira e farei por 3 meses um Skill Bootcamp em Data Analysis pago pelo governo, com o objetivo de tentar ingressar na área. Tenho zero experiência com pogramação. Minha experiência profissional foi totalmente voltada ao Controle de Qualidade de Indústrias Químicas e Farmacêuticas nos útimos 18 anos (laboratório químico) e pra ser sincero dá um friozinho na barriga de fazer essa transição de carreira, porém chegou o momento que eu decidi colocar um ponto final nessa carreira profissional e me aventurar na programação. Gostaria da opinião de vocês e conselhos se possível para que eu consiga ter sucesso nesse meu novo desafio profissional, qualquer comentário construtivo é bem vindo, desde cursos e linguagens que estão com mais demanda até conselhos para impressionar recrutadores. Obrigado!
Vai pra cima cara, eu mudei de profissão também, mas foi em 2015, hoje tenho quase 10 anos na area. eu comecei tudo com Excel e fui migrando.
Espero seguir um caminho parecido, obrigado pela motivação :) @@anossamaneira6436
Estude bastante e sempre crie pequenos projetos para ir pegando o jeito da coisa e ir treinando.
Não deixe de praticar pq programação é uma skill que pode ser perdida se não praticada.
Há vários cursos ótimos e gratuitos no UA-cam para diversas linguagem de programação, boa parte em inglês.
Mas parabéns cara, é uma ótima decisão na sua vida. Tomara que você consiga!
Meus amigos, ainda não atuo como desenvolvedor. Estou estudando há 3 anos Python/django e atualmente JavaScript/ Vue js. Minha pergunta a comunidade é: Como o mercado está para essa stack ?
Olha gente, nem tudo é mar de rosas: devo alertar que também existem os riscos do profissional ser passado pra trás e tomar golpe, como já aconteceu com um amigo meu em um Freelance para uma empresa da Irlanda....
muito bom esse tópico
I will work abroad
Eu Consegui fazer um serviço no Exterior ganhei, 300 Dólares 😅😅😅😅😅😅😅😅 não foi muito
Minha principal dúvida é qual linguagem escolher pra começar a estudar. Desenvolvo há 20 anos em Advpl, que é uma linguagem proprietária do ERP Protheus, mas gostaria de começar alguns dias trabalhando para o exterior
Pelo amor de Deus eu quero muito entender isso, to precisando muito mesmo fazer um extra mas to muito perdido, quando olho nas ferramentas acho muita coisa só de front ou front + backend mas n acho nada de backend e to bem perdido do caminho que tenho que seguir pra pegar meu primeiro freela como backend usando java
O meu medo de trabalhar pra empresas internecionas pode se resumir em comunicação, tenho 10 anos de experiencia na área ja fiz entrevista pra empresas no Quebec mais foi um fiasco por causa do meu frances e o ingles, agora estou correndo atraz do prejuizo pra tentar uma Job Offer no canada.
Ué, melhora esse inglês mano, a parte mais difícil é ter essa experiência toda, praticar inglês é mt fácil
Meu tendão de aquiles é o inglês. 😢😢😢😢....mas um dia aprender se Deus quiser.
Não acho que inglês intermediário seja suficiente. Já é complicado passar em uma entrevista em português, quem dirá uma pra um país falante do inglês com as vezes 5 etapas. Fora o uso da linguagem para o entendimento de problemas complexos de serem entendidos até no seu idioma nativo.
É impressionante como existe os dois lados da moeda, lendo aqui os comentários, pude perceber uma galera bem insatisfeita com o mundo da programação, eu estou entrando agora, terminando o segundo período da faculdade e fazendo cursos em paralelo, focando no Front end. Essa é a minha segunda graduação, sou Engenheira Agrônoma, e todos os desenvolvedores que conheço ganham absurdamente mais que todos os meus amigos engenheiros, se a programação é uma "Doce Ilusão", imaginem só como tá em outras profissões...
Não é que é uma "Doce Ilusão" mas é q tem pessoas que acham que é só entrar na faculdade num curso de ADS de 2 anos e já no 1º ou 2º semestre, só prestar pra vaga de Desenvolvedor q vai passar tranquilo e ganhar de cara 4 ou 5 mil por mes. Pode acontecer isso, pode mas é bem dificil pq leva um tempo pra conseguir entrar nesse mercado e ganhar um salário desses!
Uma dica: fuja de front-end. Paga menos, tem contato com clientes não técnicos, é uma área que está absurdamente saturada e ainda será totalmente automatizada em até 10 anos.
@@geraldodefigueiredojunior2116 Não acredito que estará "totalmente automatizada em até 10 anos". Sempre vai precisar de quem realmente saiba o que está fazendo.
Não preste atenção nos comentários de quem se desiludiu porque achou que ia ser facinho. Se você tiver determinação, pode sim ganhar bem nessa área. O problema maior da área, não é salarial, e sim de estresse e condições de trabalho. É muito fácil encontrar empregadores que querem explorar e tirar até o suco do funcionário. Fora isso a área é muito boa sim e sempre vai ser necessária. Falo isso com quem tem a experiência de 20 anos na área.
@@fabioman1305 Mas nada que um full-stack não resolva. E mesmo assim seriam só intervenções pontuais, enquanto os programadores humanos se concentrariam na implementação das regras de negócio, que ficam no back-end.
Olá Pessoal tudo bem? Gostaria que abordasse o mercado Mobile. E gostaria de saber se é necessário fazer um portfólio? e caso não tenha como elaborar um?
Primeiro passo para trabalhar fora: ser senior, ou seja, tenho 7/8 anos de experiência. Podia ter feito um video de 30 segundos..
Muito obrigado pela dica encorajadora. Podem continuar faazendo vídeos sobre esses assuntos como carreira freelancer e sobre Carreira Internacioanal. Que Deus os abençoe sempre.
Sou basico do basico em ingles. Fiz uma entrevista para o exterior pela 1ª vez semana retrasada. Para empresa na Espanha usando o Inglês. Nao durou nem 5 minutos, apesar de ter entendido e falando razoável.
Kkkkk fiz uma aqui para BR mesmo só por conta da minha idade não durei 5 minutos
Freela pra quem é back end é dificil de achar. Geralmente é pra fullstack, mobile ou front, não? Será que como dev back end, serei obrigado à virar fullstack se quiser fazer freela?
Isso q pensei, por isso ja vou meter o louco e aprender angular
Depois de um longo processo para tirar cidadania italiana, mudei com minha família aqui pra Madrid e ninguém de nós pensa mais em morar no pobre e violento Brasil. Simplesmente a qualidade de vida não tem comparação. Sem contar que aqui nós podemos prestar serviços para 28 países da União Europeia. Vale muito a pena. 👍
massa o vídeo
Eu penso, mais eu só sei 3% de inglês.
Quanto se fala de trabalhar para o exterior, ganhando em dólar/euro, dá pra dividir os profissionais de t.i. em dois grupos, os que já estão fazendo e os que querem fazer
Exato, afinal: True === !False :D
Estou tentando entrar em contato com o canal. Já mandei diversos emails. Por favor, aguardo resposta
Por favor me ajudem, eu tenho 19 anos e quero imigrar pra fora como programador, eu tenho que fazer faculdade primeiro?
Fiz o teste de competencia c# no linkedin e nao passei para obter o selo.
Preciso estudar melhor e mais.
Você está assinando o Premium do Linkedin?
@@edibertoalves6067 ainda nao...
No que esse video chegou na hora certa n ta escrito ❤
obrigado!!!!
eu amo vcs leon e nilce da programação
Aquele pote de café sempre tá cheio... suspeito...
Uma dúvida que tenho é ao pegar um projeto em quanto tempo o programador começa a ficar produtivo num trabalho à distância. Imagino que os caras que tão pagando por hora já queiram que o funcionário entregue as primeiras linhas de código amanhã. Mas pra entender o projeto leva meses. E aí? Como resolver?
Mesmo que voce seja Senior, em relação ao projeto voce é junior, não tem jeito, leva tempo para se atingir um nível de entrega bacana, e se o empregador não entende isso, o que é um assunto que deve ser abordado na entrevista técnica, então é algo que é bem pontual.
Quero só ver a pergunta "se pretentem voltar para o Brasil" nas próximas edições com a economia piorando ano a ano. Saimos de 40bi positivo para +100bi negativo... e ano que vem não tem teto de gastos, é só justificar no congresso e pronto... a economia INFELIZMENTE tem uma tendência a piorar muito... muito mesmo.
E dessa vez n tem boom de commodities pra surfar na onda. Estamos a beira de um colapso econômico sem precedentes com o agravante de estarmos nas mãos de um governo socialista.
Né? Só Jesus
É só Fazer o.... Que melhora. 😅😅😅😅
@@celojp1hk 😆😆😆 falar nada... Kkkk
Na verdade, saímos de 255 bi negativos para 100 bi negativos no primeiro ano.
Olá CDFs, estou atuando como programador a pouco mais de um ano e estou no quarto semestre do curso de Sistemas de Informação. Mesmo assim é difícil conseguir um emprego como Júnior ou mesmo estagiário tanto no Brasil quanto fora. Acreditam que seja por conta da baixa demanda de profissionais ou somente porque ainda sou muito novo na área?
Posso estar errado, mas acho que o chat GPT diminuiu bastante a mão de obra.
Acredito que você esteja errado@@brunomaxuel4959, chat GPT não substituiu programador algum, pode acreditar.
As vagas para júnior diminuíram por que os fundos de investimento recuaram com relação a despejar dinheiro infinito em startups. Mas isso não significa que o mercado está em declínio. Houve um boom durante a p#nd^mia, porém agora a curva de crescimento estabilizou-se. Profissionais com mais experiência tem mais facilidade em conseguir trabalho, isso serve para todas as profissões, a diferença é que a evolução do profissional de TI é lenta e exige muito da pessoa. Mas individualmente quando você evoluir na profissão e tiver uns 5 anos de experiência você achará tranquilo encontrar vagas, freelas ou fazer projetos próprios.
Atualmente estou estudando Java por conta da facul e gostei da línguagem,no caso dos freelas é possível fazer serviços freelancer's com java ou terei que aprender alguma linguagem mais adequada como ruby,js, python ?
Sou dev Java e digo que é possível sim. Mas o mercado de freela e no geral é maior para python e JS.
@@cleonthesecond Realmente tenho visto isso em pesquisas.Após "dominar" bem o java acredito que seja uma boa ideia eu aprender js pra complementar meu currículo de dev.
você já trabalha na área com java né, espero conseguir isso um dia kkk, to estudando java intensamente mas parece que quanto mais estudo menos me sinto capacitado.
@@felipegames6470 JS parece estar em todos os lugares hahah eu sei JS, trabalho com o front end também, vale a pena aprender nem que seja o básico. Em relação ao que tu falou de não se sentir capacitado é normal, é sinal que tu tá indo bem. Mesmo um senior tem que ter noção de que o que a gente sabe é quase nada comparado a todo conhecimento da área de Dev que tem por aí. Siga firme e aplique para vagas de junior, aprende Spring que ajuda tmb, principalmente a parte de criação de APIs...
Trabalhei com Java um tempo. É tanto framework com tanta camada que eu acho que o símbolo de Java deveria ser uma cebola.
Eu posso trabalhar com freelancer sem ter cnpj? Posso pagar os impostos como pessoa física sem ser clt?
Acho bem difícil. Para o exterior, impossível. A não ser que faça de alguma forma ilegal.
Essas plataformas de freelancer gringo são mó caco de vidro, a maioria das vagas divulgadas são falsas
angola?
Top
O problema em se candidatar a uma vaga no exterior é o visto de trabalho necessário.
Não precisa de visto pra trabalho remoto.
O que eu quero saber é como arrumar tempo para o trabalho, curso de inglês, freela, família e outros compromissos que aparecem o tempo todo.
Como chamar a atenção de recrutadores do exterior?
Trabalhei com desenvolvimento web por 2 anos e trabalho com Data Science há 2 anos no Brasil mas não consigo me internacionalizar.
(Já vi todos os vídeos de melhorar o perfil do LinkedIn)
CDF também seria um acronimo para "Café do Fróes"?
Eu programo até pra marte....eu não sou de ní guem msm kkkkkk
Já inflaram o mercado de ti atraindo inclusos com altos ganhos fáceis e agora querem inflar o mercado freelancer. Ainda bem que nesse mercado só pega freelancer após ter muita experiência e fama na plataforma e que tem que começar trabalhando de graça.
Cuidado com esses site gutu muito scammers 😊
abre uma conta no no Avenue banco americano pega os projetos e retira o dinheiro no Paraguai, nao e necessario pagar impostos ou abrir Firma
1° Passo: Falar inglês kkk
Saíram do contexto ..
PJotização detected. Lamentável