Vou contar minha experiência atual como freelancer: Paga bem! No começo pareceu um sonho, do meio pro final virou um pesadelo kkkk. No freelancer meu amigo você é responsável por tudo, e quando digo tudo, é tudo msm, desde o back end, banco de dados, front, cloud, segurança, prevenção de ataques, e por aí vai, vc vai descobrir que existem erros em produção que você jamais imaginou que existiriam. Vai virar noites e se ferrar muito. Mas no final você vai descobrir que tudo deveria ter sido conversado antes de ter dado o preço, que a coisa mais importante do projeto é ter o escopo claro e definido. Que testes são essenciais, e no final você vai desenvolver um padrão de workflow que vai te fazer pelo menos não repetir os erros que vc já cometeu. E assim você vai ser forjado no fogo e se tornar um desenvolvedor que descobriu que é capaz de tudo e que a única coisa que muda é o tempo que vai levar para solucionar cada problema, afinal vc não é pago pra criar apps, vc é pago para solucionar problemas, tenha isso bem claro e sua vida vai ser linda.
Com todo respeito ao seu comentario, na minha mais humilde opinião a questão pra ter sucesso como freelancer é exatamente NÃO fazer tudo. Voce precisa escolher um alvo, manter o foco, ajustar o scopo e atirar pra acertar. Com todo respeito, esse negocio de ser ultra mega full cicle nunca entrou na minha cabeça. Ou voce se transforma em uma referencia em algo, tipo Perito em CiberSecurity ou expert em bancos de dados, ou vai virar um bombeiro que apaga incendios.
@@Snoopygeek Entendo sua opinião, daria muito certo em caso de ser freelancer de uma casa de software, mas não acredito que daria para ser freelancer para abordar uma empresa que não tem nada haver com tecnologia e oferecer uma aplicação para resolver os problemas dela, nesse caso não tem como você fazer apenas o banco de dados pra empresa, ou apenas o back end, etc, entende? A não ser que você contrate alguém para fazer junto, vai ter que fazer tudo só, e caso contrate alguém pra fazer junto aí já é o começo de uma empresa, e estamos saindo do "freelancer".
Fui forjado a fogo assim, não definia um escopo claro e rico em detalhes, perdi muito tempo e dinheiro. Agora sei o tempo de desenvolvimento e problemas que podem ocorrer.
@@Snoopygeekquando você é responsável por uma entrega, no mínimo, você tem que entender como as áreas se conectam. É burrice querer ser freelancer e isolar o conhecimento apenas em uma área
Uma dica para conseguir encontrar um problema a ser resolvido no nicho escolhido. Usei e funcionou para mim. Leia artigos científico,tcc, mestrado e doutorado, pq normalmente os autores colocam pontos em aberto do problema descrito, a maioria já deixa nas referências uma sugestão de linha de possível solução/pesquisa. Usei para desenvolver sistema de estoque e reposição de medicamentos em hospital para reduzir o desperdício da farmácia interna.
Certeiro! Parabéns. Mas a questão é que hoje tem proliferação de cursinhos mágicos que falam que vc vai se tornar um "Desenvolvedor de software" só num estalar de dedos. "...deixa te dizer, mentiram, viu?" by Ricardo Oliveira 🤣🤣 A estratégia que vc mencionou, exigiria (na verdade a tecnologia em geral) língua e compreensão de textos acadêmicos, coisa que acredito que vovcê tenha, mas que a maioria não tem (mais um razão para entender que, embora a academia não é garantia de emprego, mas é a chave para você entender como são os processos.
Trabalhar como freelancer envolve vender, você precisa saber vender, e fazer todo o processo, captação de clientes abordagem, montar propostas e todo o processo... Atuei muito tempo como freelancer e as primeiras horas do dia era dedicada a isso, e como não gostava dessa aprte optei por parar e trabalhar em uma empresa mesmo.
@@Guilherme3s Eu tinha alguns meios, um era o Workana que muitos acreditam ser impossível vender por lá... kkkk... mas eu conseguia bons trabalhos por lá, o outro era grupos de programação no Telegram que sempre tinha pessoas procurando freelancers por lá, tinha também clientes recorrentes e indicações que começaram a acontecer depois de um tempo.
@@Guilherme3s eu tinha alguns meios... o Workana que muitos acreditam ser impossível, mas eu conseguia bons trabalhos ali, em grupos sobre programação no Telegram sempre tinha pessoas procurando freelancers, tinha clientes recorrentes e indicações que começaram a aparecer depois de um tempo.
@@Guilherme3s Volume e canais de vendas Guilherme, por exemplo, site de freela, email mkt e grupos de devs no facebook, email eu disparo cerca de 1000 por mês, site de freela eu chamo 50 projetos diferentes por dia, nisso eu consigo fazer umas 60 reunioes de vendas por mês, no minio você consegue fazer 20k mês, esse mês vendemos 300k, o segredo é volume e negociação.
Sou frela desde 1988, ou seja, 35 anos. Já programei e trabalhei com uma infinidade de tecnologias. Hoje trabalho com php, flutter/dart e node.js. Adoro ser freelance, não seria CLT de maneira bem uma.
@@prisocialdigital Não existe uma receita, então infelizmente vou colocar o óbvio. Primeiro vc deve gostar de correr riscos. Segundo resiliência. Terceiro ou talvez este em primeiro, paixão pelo que faz. Agora as coisas não abstratas, mantenha-se atualizado, construa um bom network, valorize seu trabalho, entregue qualidade. Tenha um bom marketing.
@@_gustavoHernandes já tive meus próprios produtos, até anos 2010 tinha meu próprio ERP. Desde então, o mercado foi dominado por grandes ou talvez nem tão grandes empresas, aí passei a trabalhar sob demanda. Atualmente crio produtos web (php) app's flutter e api node.
Eu nunca trabalhei como clt sempre fui freelancer, essa parte de fazer um colchão para quando há baixa demanda no seu nicho é uma das mais valiosas, cheguei a passar 4 meses sem fechar projetos e cogitei ir de clt, mas aprendi com esse erro e passei a poupar para caso de necessidade, outro ponto que eu acho importante é que se você quiser criar um vínculo duradouro com seu cliente procure entender o negócio dele para encontrar gaps em que você pode ajudar com seu trabalho, há muita oportunidade nos negócios locais da sua cidade, mas muitas vezes você tem que vender seu peixe e ainda convencer a pessoa de que ela precisa comprar o peixe, os pequenos negócios podem não ser onde você vai encontrar lucro como se atendesse grandes e médias empresas, mas com toda certeza são onde há mais oportunidades não exploradas.
Trabalhei muitos anos como vendedor autônomo, e digo com clareza de que quando iniciei na carreira Dev, minha mente não parava das inúmeras possibilidades, então foquei no desenvolvimento mobile e comecei a apresentar o meu serviço para alguns comércios da região, moro no interior de SP e foi um sucesso aqui, pois desenvolvi app para 6 pizzarias e 4 hamburgueria no começo. Foi muito satisfatório isso pra mim, hoje presto serviço como PJ para algumas empresas, e tbm mantenho a fidelidade dos clientes particulares, enfim, a união da Tecnologia com vendas pode dar muito certo mesmo!!!
Já trabalhei no inicio da minha carreira como free-lancer e falo que a pessoa tem que ter disciplina, disposição e muito jogo de cintura para lidar com clientes.
Lidar diretamente com cliente realmente não é fácil, mas ao mesmo tempo, é muito prazeroso desenvolver soluções em tecnologia que agregue valor aos seus negócios. 🚀
O que mais me marcou nesta aréa foi quando eu tive que devolver o dinheiro de um projeto que eu não coseguir entregar, pensei que daria conta dei um prazo curto e estourei o prazo em 3 messes e não cosegui entregar, depois disso eu só peguei projetos peguenos, e quando o projeto e muito grande eu procuro uma ajuda de alguns colegas que estudou comigo na faculdade ou no senai.
Entrei na programação durante a pandeia com meu foco justamente de ser empreendedor e prestar meus serviços. com 2 anos de experiencia, utilizo python para machine learning, flutter para app e nodejs para robos no whatsapp. Comecei justamente no node e percebi que poderia prestar esse serviço para terceiros. Mas ainda tenho mt dificuldade em comunicação com clientes de demostrar que minha solução pode ser efetiva para o negocio. Ainda quero vender meu primeiro App e meu primeiro relatorio de ML automatizado... ainda to na esperança que esse ano vai
Rapaz. Estude além da parte técnica a parte de negocio como o básico de marketing, de marketing digital , vendas e copywriting. Desenvolva uma mentalidade empreendedora e não deixe a parte técnica te "cegar", enxergue a tecnologia como meio para resolver o problema do cliente e não como fim. O foco maior tem que estar em resolver o problema do cliente, mais do que na tecnologia em si. Tendo um entendimento claro das necessidades e desejos do cliente, fica mais fácil escolher a tecnologia e a metodologia para criar a solução. Boa sorte ai!
Além de oferecer orientações sobre como criar um portfólio eficaz para atrair clientes como freelancer, seria bom também considerar a criação de um portfólio destinado a apresentar a empregadores, juntamente com o currículo.
@@mcrhrena real eh melhor manter distinto cara. Ver portifolio eh diferente de ver curriculo. Portfólio eh pra mostrar na prática suas capacidades e potencial. Currículo eh mais técnico, carreira, experiência, etc... Legal ter os 2 e deixar no portifolio um link para seu cv
Eu desisti de pedir permissão alguém para poder começar a trabalhar com tecnologia e fui pra dentro. Nem júnior eu sou, mas já consigo ganhar o que muito júnior não consegue, chegando as vezes a salário de pleno. Neste processo eu escolhi as tecnologias que gosto de trabalhar. Qual empresa me permitiria fazer um programa desktop usando Tauri, Rust e React?
Eu comecei recentemente, pedi demissão e mergulhei nesse desafios. Hoje tenho 3 colaboradores. Estou ganhando muita experiência. Não é fácil, mas com foco, resiliência, trabalho duro voce consegue.
@@cedroigor por enquanto ainda não compartilhei. Mas vou quero sim compartilhar essa minha jornada e dar dicas de como montar o negócio e fazer isso dar certo.
Eu tenho dois sistemas desenvolvidos em Delphi: um para uma academia e um para uma clínica, ambos para uma cidade do interior do Rio Grande do Sul chamada Palmeira das Missões. Os sistemas rodam até hoje.
Fala empreendedores tecnológicos! Ta aí o casal mais simpático do UA-cam! E sim, admiro o profissionalismo de vocês dois! Parabéns pelos conteúdos de muita qualidade, e de muita relevância para a comunidade tecnológico! Obrigado! Muita saúde, sucesso e vida longa pra vocês! Abraço aqui do Cláudio Rabello/RJ.
Eu comecei recentemente, e é realmente mais difícil do que eu pensava tornar isso uma fonte de renda viável, a questão da reputação, portfólio, negociação e saber se vender são coisas que também exigem dedicação. Eu gostaria de saber se está tudo bem se vender barato para ganhar clientes e assim construir uma reputação ou se é melhor se vender no preço desejado para atrair os clientes desejados e depender mais do portfólio, redes sociais, etc, para ganhar a confiança inicial? E quanto à gestão do tempo? Eu estou a ter dificuldades com a procrastinação e o pomodoro não funciona pra mim, quais ferramentas vocês usam para transformar os 200% de pressão e esforço no último dia em tarefas bem divididas dentro do prazo? Também quero saber se está tudo bem se vender em apenas uma plataforma (ou uma plaraforma em si) de freelancers ou se é melhor encontrar clientes diretamente? Agradeço pela dica de fazer projetos relacionados ao que quero vender, é algo que parece tão óbvio, mas que mesmo assim nunca me passou pela cabeça. Vídeo muito bom, veio na hora certa.
olha, ainda não sou freelancer nem nada, só sou estudante em faculdade ead, mas também tenho o problema do tempo para cumprir metas de estudo e entregas em cima da hora o pomodoro também não funcionou para mim, não importa o tempo que eu ajuste, mas o que funcionou foi exatamente o contrário do pomodoro, um cronômetro! ou seja, em vez de usar um temporizador que me deixava agoniada, eu deixei fixado na barra de tarefas o próprio cronômetro, e cada vez que eu me distraio ou levanto da cadeira ou começo a me dispersar em outras abas eu já pauso ele na minha opinião não tem aquela pressão do temporizador e fico o tempo necessário que tiver que ficar terminando de ler as outras coisas em outras abas, e ao terminar volto tranquilamente à aba do curso/disciplina que eu estiver fazendo naquele dia, assim que eu começo a recuperar minha atenção já continuo o play do cronômetro no final de cada noite anoto quanto consegui estudar "oficialmente" naquele dia, e assim consigo ir analisando oq fiz de diferente cada dia/semana que consegui estudar mais, se tiveram fatores externos/internos que atrapalharam as vezes escrevo do lado uma palavra só em caixa alta descrevendo determinado fator para mim ajudou bastante a tentar ter um controle da minha rotina, mas sem pressão, pq sob pressão eu só funciono se for no último dia do prazo, isso se eu não largar tudo, normalmente eu travo por causa do problema de atenção são muitos pensamentos, escrever no bloco de notas meus pensamentos antes de começar a estudar ajuda bastante também como uma penseira, fora as listas semanais e/ou mensais de objetivos enfim, ficou mais ou menos assim: 01/07 (seg) - 02h10min 02/07 (ter) - 01h59min 03/07 (qua) - 02h27min 04/07 (qui) - 02h18min 05/07 (sex) - 02h43min 06/07 (sab) - 02h19min ___________________________ Semana X = 13h56min espero que ajude!
Olá, também estou com dúvida quanto a esta questão dos valores...como estou no começo...depois de muitas tentativas com o preço que acho correto abaixei um pouco...sempre peço um pouco abaixo da média...mas não muito...mas pelo tempo que gasto pra fazer eu ganharia mais fazendo faxina do que com o preço que cobro...mas estou ganhando experiência e fazendo o melhor serviço possível pra deixar meu perfil mais confiável...mas as plataformas poderiam melhorar o preço mínimo de acordo com o serviço....o certo mesmo seria todos nós colocarmos o preço justo pois se não desvaloriza o serviço de todos.... Mas como que faz se a maioria dos clientes se importa muito mais com preço baixo que qualidade? Eu observo muito isso em projetos em que vários freelancers experientes fazem propostas e o cliente escolhe alguém que não tem experiência e nem portfólio....eu imagino que consideram principalmente o preço....
Cafa, que video sensacional. Muito obrigado pelo excelente trabalho que vcs realizam dentro dessa comunidade, mostrando a realidade com clareza e dando várias dicas super úteis. Eu ja trabalho como freelancer tem una anos, mas vou aplicar diversas dicas que vi aqui. Aos futuros programadores, sigam mais criadores como a Vanessa e o Gabriel e menos criadores que dizem que é só vc fazer um bootcamp de 6 meses que logo estará ganhando 40k na gringa. Estudem muito os conceitos basicas, leiam sobre tudo e não desistam. Sucesso sempre!
eu nao tenho experiencia como desenvolvedor, porem tenho um conhecimento legal, to tentando conseguir cliente, to estudando o mercado local, ja percebi que e dificil porem se souber filtrar e como chegar na pessoa da forma certa, pode dar certo, como to no inicio, eu ofereci um servico simples de landing page para uma padaria, pra agregar no portifolio, e quando eu chegar em um proximo possivel cliente poder passar um pouco mais de confianca enfim to nessa por que nao consigo emprego na area
O que eu mais gosto no CDF TV é o profissionalismo de vocês. É impressionante como se dedicam para fazer cada quadro(Compilado, Dicionário do Programador, etc..). Tudo é muito bem pensado e organizado, desde a estética visual, ao modo de falar( mais sério ou mais descontraído, dependendo do quadro), tudo é muito bem arquitetado. Parabéns casal! Vocês são inspiradores e excelentes profissionais. Continuem com esse maravilhoso trabalho tão importante para a comunidade, principalmente para os iniciantes assim com eu.
A questão é que você vai precisar pegar vários projetos e serviços diferentes para sentir quais serão os mais vantajosos para você. Nesse sentido, um planejamento até que pode ser útil, mas não se espante em ter de trocá-lo frequentemente, principalmente nos primeiros anos de carreira freelancer.
Eu to no terceiro período de ADS e pra arranjar estágio está péssimo e fazer freela está sendo uma alternativa a ser cogitada, já fiz faculdade de adm e tenho noção da burocracia e tenho facilidade pra lidar com pessoas, me deem algumas dicas sobre como começar!
Adoraria saber mais de como constuir um portfólio atraente. É muito bom os conteúdos que vocês apresentam, muitos devs assim como eu aprendem muito. Obrigado!
Vídeo muito top, casal! Parece que fizeram direcionados a mim. 😅 Por favor, façam sim um vídeo sobre como construir um portfólio freelancer de sucesso, super importante para nós que estamos nessa trajetória. De quebra, acho válido fazerem vídeos com dicas de como devemos criar conteúdos para nos destacar nas redes sociais. Muito obrigada pelas dicas nesse vídeo!🚀
Trabalho como dev faz um tempo e pensei em frazer uns freelas, mas por meio das plataformas como workana, 99frelas, etc. Eu achei um pouco complicado iniciar porque todo projeto que vejo sempre tem mais de 10 demonstrações de interesse e como sou novo na plataforma os clientes optam por quem tem mais avaliações, com razão, então acabei desistindo dessa abordagem para complementar a renda. Não sei se só acontece comigo ou se essas plataformas de fato estão infladas
Vitão eu fiz 100k esse mês pegando oportunidades em ambas, o segredo é volume, eu mando mais de 50 mensagens por dia, por mês eu marco cerca de 60 reuniões de vendas e fecho o funil com umas 4/5 oportunidades quentes entre 20 a 100k.
Eu também passei por isso e digo, essas plataformas não funcionam pois a concorrência é grande, monte seu mix de serviços e divulgue nas redes que é melhor, nem que pague google ads para isso
Que vídeo top, veio na hora exata que eu estava precisando pois estou entrando como freelancer e terminando um curso da faculdade e estudando programação hehehe top top top
Trabalhava na area de vendas de marketing digital, migrei pra software faz um mes ja consegui vender 105k, meu pipe está com mais de 3KK de oportunidades, eu nunca vi um mercado tã recheado de oportunidades, uma pena que os devs não sabem vender, não entendem de processos comerciais, não sabem como criar canais de vendas, fazer apresentações de vendas, montar uma carteira de clientes, etc. Obviamente eu tenho uma equipe operacinal que me ajuda e eu venho estudando sobre softwares, linaguagem etc, mas mesmo sem saber nada eu ainda consigo fazer vendas...
Eu tô quase seguindo essa área de free. Estuda, se especializar e desenvolver projetos freelancer. Após isso só trabalhar para os gringos. Brasil é curva de rio meu amigo. Esquece. Os caras que paga salário de 3k a 4K pra uns Dev Python, pro inferno. Dev Python lá fora é 70 a 110k de salário em dólar por ano. Coloca no lápis 1 salário de Dev lá fora em comparação aqui.
Tenho a impressão de que desenvolvedores web tem mais espaço em plataformas de freelance. Será que seria viável trabalhar como freelance sendo um desenvolvedor de sistemas beckend ou fullstack sendo um autodidata?
Como iniciar um portfólio efetivo desde o seu começo como programador? Onde encontrar modelos de portfólio? Como e onde divulgar o portfólio para conseguir os primeiros projetos freelance nas áreas de Back end e front end?
Bom tema e tenho estava a pensar nisso nos últimos meses. Tenho visto que normalemtne freelances no Brasil passamo platforms tipo o Hostinger (que é muito bom), mas cá fora e.g. Europa, ou lá no EUA, usam bastante umas platforms like SaaS e.g. Heroku ou Render. Gostava de saber se vocês acham, que caso o preço fosse mais acessível, teríamos mais pessoas no Brasil a usar serviços como esses? Estou a começar um projeto freelance com um amigo meu, já temos um cliente que debaixo dele temos 50 empresas. Basicamente, encontramos um bom mercado que bué necessidade cá em Portugal. Desde já agradeço a atenção.
Como o iniciante freelancer pode emitir nota fiscal sem ter cnpj e nem empresa registrada ? em casos onde o iniciante ainda não pode abrir um cnpj inicialmente. Existe a possibilidade do iniciante emitir NF por terceiros ou entidades ? Faz um video sobre NF com cpf. A minha principal e inicial barreira é a emissão da nf sem cnpj.
Obrigada pelas dicas. Se tiver algum freelancer que ver meu comentário aqui pra gente trocar experiência.... Comecei como freelancer faz 3 meses... Estou no 99freeelas e workana...percebi que só consigo projetos se abaixar o preço...ainda não tive coragem de pegar projetos maiores...até fiz oferta mas ao pedir mais detalhes pro cliente...percebi que ainda não me sentia pronta pra fazer ... Só peguei 4 projetos até agora e no último que peguei após entregar o cliente respondeu que tava tudo ok e que ia só verificar se ia precisar alterar mais algum detalhe antes de liberar o pagamento e não respondeu mais...tenho receio de reclamar com a plataforma...e.receber o pagamento mas aí o cliente ficar bravo e me dar nota ruim.... O que vocês fazem nestes casos em que o cliente não libera o pagamento no prazo previsto? Já tiveram problema com nota injusta? Vocês já conseguiram aprovar projeto com o preço que acham que vale ou sempre cobram abaixo da média?
Olá, eu também iniciei a pouco tempo. Realmente, a necessidade de conquistar o cliente pelo preço parece ser um problema. Infelizmente a barreira de entrada para quem não tem muitos projetos é enorme. Eu já consegui bons contatos pelo Get Ninjas, é uma plataforma paga, mas estou com um cliente em potencial que representa uma grande empresa, talvez a estratégia seria de alguma forma localizar esse tipo de cliente.
Meu sonho é ser empreendedor na área de desenvolvimento, tenho conhecimento avançado em redes, Linux, Windows Server, database, ecossistema .NET e cloud da Azure e AWS, onde eu trabalho, faço integração com qualquer coisa, mas sou péssimo em me comunicar com pessoas e pior ainda em vender coisas. Mas esse vídeo me deu uma luz. Muito obrigado! Se Deus quiser, em 2025 já terei o meu primeiro cliente!
Colega, uma dica que posso te dar, que funcionou comigo, é parecer o mais profissional possível. Desde o primeiro contato com o cliente, como seria isso? Desde o mais basico como o uso do pronome nós, referenciando a si mesmo como empresa, mesmo que ainda não tenha um CNPJ, traz um profissionalismo e geralmente agrega valor na forma que o cliente te vê. Agendar reuniões para vc demonstrar domínio do tema em vez de só mensagens no WhatsApp também ajuda (câmera sempre aberta e vestimentas adequadas). Sempre ter contrato, pois muita gente faz tudo sem contrato. Enfim, dar uma cara de empresa, a um free-lancer faz com que o cliente tenha confiança e veja mais valor agregado no seu serviço e, quando te rexomendar, a pessoa já chega em você sabendo dessas características o que torna sua vida mais fácil. Outra coisa que é MUITO difícil no começo é precificar o serviço, mas uma coisa que eu aprendi é, melhor dividir em 50x no pix (a importância do contrato bem feito) do que abaixar seu preço, não transforme sua mão de obra em feira, principalmente porque vc é tecnicamente experiente e faz rápido, parecendo ser fácil, mas lembre-se do percurso até o ponto atual. Assim o cliente te valoriza mais, vc tem a remuneração adequada, e vão chegar cada vez menos cliente chorões hahah pra não ficar gigante demais o comentário, preze pelo bom atendimento e qualidade, isso fideliza o cliente e faz ele te recomendar.
@@Ricardoporin Muito obrigado pelo seu tempo em disponibilizar essas dicas tão valiosas! Pode ter certeza que isso não foi em vão. Vou seguir rigorosamente cada uma delas! Muito obrigado meu amigo!
Saycon você precisa aprender sobre vendas e processos comerciais, esse mês eu fiz 100k pegando oportunidades em plataformas de freela e em disparo de emails o maior segredo é volume, eu mando mais de 50 mensagens por dia e disparo cerca de 1000 emails por mês. No mês eu marco cerca de 60 reuniões de vendas e fecho o funil com umas 4/5 oportunidades quentes entre 20k a 300k. Se quiser eu posso te ajudar..
As vezes da algum problema relacionado ao backend e a pessoa procura um freelancer pra resolver...Ou alguém faz o front end e eles procuram outro freelancer pra fazer o restante .. Outro dia fiz um serviço pequeno ....em que o front end estava pronto..aí desenvolvi a parte de enviar os dados dos formulários pro email do cliente....
Mas aparecem muitos projetos em que eles pedem pra desenvolver tudo...o front end e back end Alguns simples...mas a maioria tem uma complexidade maior pra quem ainda não tem muita experiência.....
Já tentei pegar alguns trabalhos através de plataformas, como o Get Ninjas por exemplo. É muita chateação, sem falar que na maioria das vezes o cliente não sabe exatamente o que quer ou não tem noção alguma da proporção do projeto. Mas é isso mesmo, tem que encontrar o cliente certo.
Guilherme Getninjas é horrivel, a melhor é a 99 e workana, e outra você sabe quando o cliente é bom na descrição do projeto, já chama ele pra reunião, escopa o projeto dele e ja marca uma reunião de vendas!
Nunca consigo freela, os que tem poucos concorrentes geralmente são projetos muito difíceis para um iniciante, os que parecem estar ao meu alcance eu olho ja tem dezenas de pessoas
Pessoal estou pensando em começar como freelancer. PRecisa ter empresa pra ter o cnpj e fornecer nota, ou pode ser pelo cpf mesmo? Eu ja tenho pj pois travalhava Pj, mas agora estou sem trabalho e penso em trabalhar como freeelancer, mas fsei que vai demorar um pouco ate começar a pegar uns projetos, preciso memso da empresa? to pagando contador a toa por enquanto, sem entrar capital. posso fechar a empresa e trabalhar com nota pelo cpf?
Programadores... Me respondam uma coisa: é possível uma única pessoa, apenas um programador, desenvolver um sistema completo pra uma padaria, ou uma lojinha de materiais escolar, uma conveniência de posto de gasolina ou mesmo uma farmácia? Quanto tempo levaria em média? Pergunto isso porque sou leigo mesmo.
@@diegodevwebb Na minha imaginação, eu achava que qualquer projeto de desenvolvimento de software hoje, mesmo pra uma pequena empresa, envolvia mais de dois profissionais :)
@@servprot7109 dá para ser feito por uma pessoa só mas o prazo aumenta consideravelmente. Aí vai muito da necessidade do cliente, ele pode contratar um desenvolvedor que faça tudo, leva um pouco mais de tempo e cobra menos, ou pode contratar uma empresa que faça mais rápido por ter uma equipe maior porém vai investir mais.
Freelancer tem que ser fullstack. Vão ter jobs só pra backend, geralmente é pra resolver algum bug ou alterar alguma configuração. O pessoal que contrata freelancer geralmente mantém um software completo, daí a manutenção pode incluir trabalho no frontend.
Gente, queria tirar uma duvida com vcs, eu desenvolvi em python um macro para games que roda em segundo plano, os "antimacros" nao reconhecem, isso é ilegal? sera que posso vender meu programa?
Eu fico triste porque não me sinto capaz de arrumar um emprego, nem arrumar trabalhos com freelancer e nem fazer projetos próprios para colocar no portifólio. Me sinto no lugar errado até
acabou galera. bolha tech estourou e seu 9 as 6 "di boas aqui" em breve vai terminar em 5 anos e vc vai se juntar aos engenheiros/adviogados que dirigem Uber pra sobreviver.
Engenharia tem barreira de entrada gigante e é muito sensível ao mercado imobiliário. Não se compara a área de TI. Você pode empreender e construir o próprio SaaS pra atender qualquer indústria. O leque de oportunidades pra um desenvolvedor de software é imensamente maior do que pra um engenheiro civíl. Falta oportunidade pra frontend web porque temos toneladas de bootcamps pra isso lkkkkk qualquer cursinho da udemy te ensina o necessário.
Vou contar minha experiência atual como freelancer:
Paga bem! No começo pareceu um sonho, do meio pro final virou um pesadelo kkkk. No freelancer meu amigo você é responsável por tudo, e quando digo tudo, é tudo msm, desde o back end, banco de dados, front, cloud, segurança, prevenção de ataques, e por aí vai, vc vai descobrir que existem erros em produção que você jamais imaginou que existiriam. Vai virar noites e se ferrar muito. Mas no final você vai descobrir que tudo deveria ter sido conversado antes de ter dado o preço, que a coisa mais importante do projeto é ter o escopo claro e definido. Que testes são essenciais, e no final você vai desenvolver um padrão de workflow que vai te fazer pelo menos não repetir os erros que vc já cometeu.
E assim você vai ser forjado no fogo e se tornar um desenvolvedor que descobriu que é capaz de tudo e que a única coisa que muda é o tempo que vai levar para solucionar cada problema, afinal vc não é pago pra criar apps, vc é pago para solucionar problemas, tenha isso bem claro e sua vida vai ser linda.
Com todo respeito ao seu comentario, na minha mais humilde opinião a questão pra ter sucesso como freelancer é exatamente NÃO fazer tudo. Voce precisa escolher um alvo, manter o foco, ajustar o scopo e atirar pra acertar. Com todo respeito, esse negocio de ser ultra mega full cicle nunca entrou na minha cabeça. Ou voce se transforma em uma referencia em algo, tipo Perito em CiberSecurity ou expert em bancos de dados, ou vai virar um bombeiro que apaga incendios.
@@Snoopygeek Entendo sua opinião, daria muito certo em caso de ser freelancer de uma casa de software, mas não acredito que daria para ser freelancer para abordar uma empresa que não tem nada haver com tecnologia e oferecer uma aplicação para resolver os problemas dela, nesse caso não tem como você fazer apenas o banco de dados pra empresa, ou apenas o back end, etc, entende? A não ser que você contrate alguém para fazer junto, vai ter que fazer tudo só, e caso contrate alguém pra fazer junto aí já é o começo de uma empresa, e estamos saindo do "freelancer".
Fui forjado a fogo assim, não definia um escopo claro e rico em detalhes, perdi muito tempo e dinheiro. Agora sei o tempo de desenvolvimento e problemas que podem ocorrer.
@@Snoopygeekquando você é responsável por uma entrega, no mínimo, você tem que entender como as áreas se conectam.
É burrice querer ser freelancer e isolar o conhecimento apenas em uma área
esse foi a conversa mais civilizada da vida
Uma dica para conseguir encontrar um problema a ser resolvido no nicho escolhido. Usei e funcionou para mim.
Leia artigos científico,tcc, mestrado e doutorado, pq normalmente os autores colocam pontos em aberto do problema descrito, a maioria já deixa nas referências uma sugestão de linha de possível solução/pesquisa.
Usei para desenvolver sistema de estoque e reposição de medicamentos em hospital para reduzir o desperdício da farmácia interna.
Excelente estratégia! Parabéns.
Certeiro! Parabéns. Mas a questão é que hoje tem proliferação de cursinhos mágicos que falam que vc vai se tornar um "Desenvolvedor de software" só num estalar de dedos. "...deixa te dizer, mentiram, viu?" by Ricardo Oliveira 🤣🤣
A estratégia que vc mencionou, exigiria (na verdade a tecnologia em geral) língua e compreensão de textos acadêmicos, coisa que acredito que vovcê tenha, mas que a maioria não tem (mais um razão para entender que, embora a academia não é garantia de emprego, mas é a chave para você entender como são os processos.
Trabalhar como freelancer envolve vender, você precisa saber vender, e fazer todo o processo, captação de clientes abordagem, montar propostas e todo o processo... Atuei muito tempo como freelancer e as primeiras horas do dia era dedicada a isso, e como não gostava dessa aprte optei por parar e trabalhar em uma empresa mesmo.
Opa, Guto, estou nessa empreitada, como conseguia clientes? Penso em ligar para lojas/mercados/etc..
@@Guilherme3s Eu tinha alguns meios, um era o Workana que muitos acreditam ser impossível vender por lá... kkkk... mas eu conseguia bons trabalhos por lá, o outro era grupos de programação no Telegram que sempre tinha pessoas procurando freelancers por lá, tinha também clientes recorrentes e indicações que começaram a acontecer depois de um tempo.
@@Guilherme3s eu tinha alguns meios... o Workana que muitos acreditam ser impossível, mas eu conseguia bons trabalhos ali, em grupos sobre programação no Telegram sempre tinha pessoas procurando freelancers, tinha clientes recorrentes e indicações que começaram a aparecer depois de um tempo.
@@Guilherme3s Volume e canais de vendas Guilherme, por exemplo, site de freela, email mkt e grupos de devs no facebook, email eu disparo cerca de 1000 por mês, site de freela eu chamo 50 projetos diferentes por dia, nisso eu consigo fazer umas 60 reunioes de vendas por mês, no minio você consegue fazer 20k mês, esse mês vendemos 300k, o segredo é volume e negociação.
Vdd como captar clientes?
Sou frela desde 1988, ou seja, 35 anos. Já programei e trabalhei com uma infinidade de tecnologias.
Hoje trabalho com php, flutter/dart e node.js.
Adoro ser freelance, não seria CLT de maneira bem uma.
Qual conselho daria para alguém que está começando a ser freela?
Que tipo de soluções você oferece? Só por curiosidade.
Meu sonho é ser igual kkk
@@prisocialdigital Não existe uma receita, então infelizmente vou colocar o óbvio.
Primeiro vc deve gostar de correr riscos. Segundo resiliência. Terceiro ou talvez este em primeiro, paixão pelo que faz. Agora as coisas não abstratas, mantenha-se atualizado, construa um bom network, valorize seu trabalho, entregue qualidade. Tenha um bom marketing.
@@_gustavoHernandes já tive meus próprios produtos, até anos 2010 tinha meu próprio ERP. Desde então, o mercado foi dominado por grandes ou talvez nem tão grandes empresas, aí passei a trabalhar sob demanda. Atualmente crio produtos web (php) app's flutter e api node.
Eu nunca trabalhei como clt sempre fui freelancer, essa parte de fazer um colchão para quando há baixa demanda no seu nicho é uma das mais valiosas, cheguei a passar 4 meses sem fechar projetos e cogitei ir de clt, mas aprendi com esse erro e passei a poupar para caso de necessidade, outro ponto que eu acho importante é que se você quiser criar um vínculo duradouro com seu cliente procure entender o negócio dele para encontrar gaps em que você pode ajudar com seu trabalho, há muita oportunidade nos negócios locais da sua cidade, mas muitas vezes você tem que vender seu peixe e ainda convencer a pessoa de que ela precisa comprar o peixe, os pequenos negócios podem não ser onde você vai encontrar lucro como se atendesse grandes e médias empresas, mas com toda certeza são onde há mais oportunidades não exploradas.
Trabalhei muitos anos como vendedor autônomo, e digo com clareza de que quando iniciei na carreira Dev, minha mente não parava das inúmeras possibilidades, então foquei no desenvolvimento mobile e comecei a apresentar o meu serviço para alguns comércios da região, moro no interior de SP e foi um sucesso aqui, pois desenvolvi app para 6 pizzarias e 4 hamburgueria no começo. Foi muito satisfatório isso pra mim, hoje presto serviço como PJ para algumas empresas, e tbm mantenho a fidelidade dos clientes particulares, enfim, a união da Tecnologia com vendas pode dar muito certo mesmo!!!
Show!!!
Opa, muito obrigado por me mencionar, queridos! 🙏❤ 11:20
Já trabalhei no inicio da minha carreira como free-lancer e falo que a pessoa tem que ter disciplina, disposição e muito jogo de cintura para lidar com clientes.
Lidar diretamente com cliente realmente não é fácil, mas ao mesmo tempo, é muito prazeroso desenvolver soluções em tecnologia que agregue valor aos seus negócios. 🚀
Eu vejo que lidar com cliente diretamente não é tão estressante, quanto fazer captação que consome muito tempo.
@@prisocialdigitalverdade mas muito penoso também, isso ai é fazer proletariado
O que mais me marcou nesta aréa foi quando eu tive que devolver o dinheiro de um projeto que eu não coseguir entregar, pensei que daria conta dei um prazo curto e estourei o prazo em 3 messes e não cosegui entregar, depois disso eu só peguei projetos peguenos, e quando o projeto e muito grande eu procuro uma ajuda de alguns colegas que estudou comigo na faculdade ou no senai.
todo contrato é assim? ou varia de contrato pra contrato? como estou iniciando, essa parte dos prazos me assusta um pouco
Droga! Vocês deviam ter lançado este vídeo antes de eu passar o perrengue todo kkkkkkkkkkkkkkk Muito obrigado
Entrei na programação durante a pandeia com meu foco justamente de ser empreendedor e prestar meus serviços. com 2 anos de experiencia, utilizo python para machine learning, flutter para app e nodejs para robos no whatsapp. Comecei justamente no node e percebi que poderia prestar esse serviço para terceiros. Mas ainda tenho mt dificuldade em comunicação com clientes de demostrar que minha solução pode ser efetiva para o negocio. Ainda quero vender meu primeiro App e meu primeiro relatorio de ML automatizado... ainda to na esperança que esse ano vai
Rapaz. Estude além da parte técnica a parte de negocio como o básico de marketing, de marketing digital , vendas e copywriting. Desenvolva uma mentalidade empreendedora e não deixe a parte técnica te "cegar", enxergue a tecnologia como meio para resolver o problema do cliente e não como fim. O foco maior tem que estar em resolver o problema do cliente, mais do que na tecnologia em si. Tendo um entendimento claro das necessidades e desejos do cliente, fica mais fácil escolher a tecnologia e a metodologia para criar a solução. Boa sorte ai!
Eu também sou assim!!!!
Queremos portifólio. Obrigada
Canal muito bom
Além de oferecer orientações sobre como criar um portfólio eficaz para atrair clientes como freelancer, seria bom também considerar a criação de um portfólio destinado a apresentar a empregadores, juntamente com o currículo.
@@mcrhrena real eh melhor manter distinto cara. Ver portifolio eh diferente de ver curriculo. Portfólio eh pra mostrar na prática suas capacidades e potencial. Currículo eh mais técnico, carreira, experiência, etc...
Legal ter os 2 e deixar no portifolio um link para seu cv
Eu desisti de pedir permissão alguém para poder começar a trabalhar com tecnologia e fui pra dentro. Nem júnior eu sou, mas já consigo ganhar o que muito júnior não consegue, chegando as vezes a salário de pleno. Neste processo eu escolhi as tecnologias que gosto de trabalhar. Qual empresa me permitiria fazer um programa desktop usando Tauri, Rust e React?
Eu comecei recentemente, pedi demissão e mergulhei nesse desafios. Hoje tenho 3 colaboradores. Estou ganhando muita experiência. Não é fácil, mas com foco, resiliência, trabalho duro voce consegue.
Vc ja compartilhou sua jornada em algum lugar? Blog/reddit? Pensa em fazer isso um dia? Sucesso!
@@cedroigor por enquanto ainda não compartilhei. Mas vou quero sim compartilhar essa minha jornada e dar dicas de como montar o negócio e fazer isso dar certo.
@@welligtoncosta2384 quando compartilhar avisa nos aqui hehehe 😊
Tenho dificuldade em definir um nicho, não sei qual ir, poderia me ajudar?
me da umas dicas pretendo iniciar
Eu tenho dois sistemas desenvolvidos em Delphi: um para uma academia e um para uma clínica, ambos para uma cidade do interior do Rio Grande do Sul chamada Palmeira das Missões. Os sistemas rodam até hoje.
Fala empreendedores tecnológicos! Ta aí o casal mais simpático do UA-cam! E sim, admiro o profissionalismo de vocês dois! Parabéns pelos conteúdos de muita qualidade, e de muita relevância para a comunidade tecnológico! Obrigado! Muita saúde, sucesso e vida longa pra vocês! Abraço aqui do Cláudio Rabello/RJ.
Eu comecei recentemente, e é realmente mais difícil do que eu pensava tornar isso uma fonte de renda viável, a questão da reputação, portfólio, negociação e saber se vender são coisas que também exigem dedicação.
Eu gostaria de saber se está tudo bem se vender barato para ganhar clientes e assim construir uma reputação ou se é melhor se vender no preço desejado para atrair os clientes desejados e depender mais do portfólio, redes sociais, etc, para ganhar a confiança inicial?
E quanto à gestão do tempo? Eu estou a ter dificuldades com a procrastinação e o pomodoro não funciona pra mim, quais ferramentas vocês usam para transformar os 200% de pressão e esforço no último dia em tarefas bem divididas dentro do prazo?
Também quero saber se está tudo bem se vender em apenas uma plataforma (ou uma plaraforma em si) de freelancers ou se é melhor encontrar clientes diretamente?
Agradeço pela dica de fazer projetos relacionados ao que quero vender, é algo que parece tão óbvio, mas que mesmo assim nunca me passou pela cabeça. Vídeo muito bom, veio na hora certa.
olha, ainda não sou freelancer nem nada, só sou estudante em faculdade ead, mas também tenho o problema do tempo para cumprir metas de estudo e entregas em cima da hora
o pomodoro também não funcionou para mim, não importa o tempo que eu ajuste, mas o que funcionou foi exatamente o contrário do pomodoro, um cronômetro! ou seja, em vez de usar um temporizador que me deixava agoniada, eu deixei fixado na barra de tarefas o próprio cronômetro, e cada vez que eu me distraio ou levanto da cadeira ou começo a me dispersar em outras abas eu já pauso ele
na minha opinião não tem aquela pressão do temporizador e fico o tempo necessário que tiver que ficar terminando de ler as outras coisas em outras abas, e ao terminar volto tranquilamente à aba do curso/disciplina que eu estiver fazendo naquele dia, assim que eu começo a recuperar minha atenção já continuo o play do cronômetro
no final de cada noite anoto quanto consegui estudar "oficialmente" naquele dia, e assim consigo ir analisando oq fiz de diferente cada dia/semana que consegui estudar mais, se tiveram fatores externos/internos que atrapalharam as vezes escrevo do lado uma palavra só em caixa alta descrevendo determinado fator
para mim ajudou bastante a tentar ter um controle da minha rotina, mas sem pressão, pq sob pressão eu só funciono se for no último dia do prazo, isso se eu não largar tudo, normalmente eu travo por causa do problema de atenção são muitos pensamentos, escrever no bloco de notas meus pensamentos antes de começar a estudar ajuda bastante também como uma penseira, fora as listas semanais e/ou mensais de objetivos
enfim, ficou mais ou menos assim:
01/07 (seg) - 02h10min
02/07 (ter) - 01h59min
03/07 (qua) - 02h27min
04/07 (qui) - 02h18min
05/07 (sex) - 02h43min
06/07 (sab) - 02h19min
___________________________
Semana X = 13h56min
espero que ajude!
@@j27keti obrigado pelo conselho, esse método parece mais flexível pra pessoas com ciclos de atenção irregulares. Vou experimentar!
Olá, também estou com dúvida quanto a esta questão dos valores...como estou no começo...depois de muitas tentativas com o preço que acho correto abaixei um pouco...sempre peço um pouco abaixo da média...mas não muito...mas pelo tempo que gasto pra fazer eu ganharia mais fazendo faxina do que com o preço que cobro...mas estou ganhando experiência e fazendo o melhor serviço possível pra deixar meu perfil mais confiável...mas as plataformas poderiam melhorar o preço mínimo de acordo com o serviço....o certo mesmo seria todos nós colocarmos o preço justo pois se não desvaloriza o serviço de todos.... Mas como que faz se a maioria dos clientes se importa muito mais com preço baixo que qualidade? Eu observo muito isso em projetos em que vários freelancers experientes fazem propostas e o cliente escolhe alguém que não tem experiência e nem portfólio....eu imagino que consideram principalmente o preço....
Cafa, que video sensacional. Muito obrigado pelo excelente trabalho que vcs realizam dentro dessa comunidade, mostrando a realidade com clareza e dando várias dicas super úteis. Eu ja trabalho como freelancer tem una anos, mas vou aplicar diversas dicas que vi aqui.
Aos futuros programadores, sigam mais criadores como a Vanessa e o Gabriel e menos criadores que dizem que é só vc fazer um bootcamp de 6 meses que logo estará ganhando 40k na gringa. Estudem muito os conceitos basicas, leiam sobre tudo e não desistam. Sucesso sempre!
eu nao tenho experiencia como desenvolvedor, porem tenho um conhecimento legal, to tentando conseguir cliente, to estudando o mercado local, ja percebi que e dificil porem se souber filtrar e como chegar na pessoa da forma certa, pode dar certo, como to no inicio, eu ofereci um servico simples de landing page para uma padaria, pra agregar no portifolio, e quando eu chegar em um proximo possivel cliente poder passar um pouco mais de confianca
enfim to nessa por que nao consigo emprego na area
O que eu mais gosto no CDF TV é o profissionalismo de vocês. É impressionante como se dedicam para fazer cada quadro(Compilado, Dicionário do Programador, etc..). Tudo é muito bem pensado e organizado, desde a estética visual, ao modo de falar( mais sério ou mais descontraído, dependendo do quadro), tudo é muito bem arquitetado. Parabéns casal!
Vocês são inspiradores e excelentes profissionais. Continuem com esse maravilhoso trabalho tão importante para a comunidade, principalmente para os iniciantes assim com eu.
A questão é que você vai precisar pegar vários projetos e serviços diferentes para sentir quais serão os mais vantajosos para você. Nesse sentido, um planejamento até que pode ser útil, mas não se espante em ter de trocá-lo frequentemente, principalmente nos primeiros anos de carreira freelancer.
Manooo eu nasci em 2001 e vocês já estavam empreendendo! Parabéns 🎉❤
Eu to no terceiro período de ADS e pra arranjar estágio está péssimo e fazer freela está sendo uma alternativa a ser cogitada, já fiz faculdade de adm e tenho noção da burocracia e tenho facilidade pra lidar com pessoas, me deem algumas dicas sobre como começar!
Comecei como Freelancer e hoje criei módulos do meu ERP que implanto de forma personalizada em clientes
Adoraria saber mais de como constuir um portfólio atraente. É muito bom os conteúdos que vocês apresentam, muitos devs assim como eu aprendem muito. Obrigado!
Vídeo muito top, casal! Parece que fizeram direcionados a mim. 😅 Por favor, façam sim um vídeo sobre como construir um portfólio freelancer de sucesso, super importante para nós que estamos nessa trajetória. De quebra, acho válido fazerem vídeos com dicas de como devemos criar conteúdos para nos destacar nas redes sociais. Muito obrigada pelas dicas nesse vídeo!🚀
Trabalho como dev faz um tempo e pensei em frazer uns freelas, mas por meio das plataformas como workana, 99frelas, etc. Eu achei um pouco complicado iniciar porque todo projeto que vejo sempre tem mais de 10 demonstrações de interesse e como sou novo na plataforma os clientes optam por quem tem mais avaliações, com razão, então acabei desistindo dessa abordagem para complementar a renda. Não sei se só acontece comigo ou se essas plataformas de fato estão infladas
Vitão eu fiz 100k esse mês pegando oportunidades em ambas, o segredo é volume, eu mando mais de 50 mensagens por dia, por mês eu marco cerca de 60 reuniões de vendas e fecho o funil com umas 4/5 oportunidades quentes entre 20 a 100k.
Tive a dificuldade de não me aprovarem na workana para me forçar a assinar a plataforma, acabei deixando pra lá
Eu também passei por isso e digo, essas plataformas não funcionam pois a concorrência é grande, monte seu mix de serviços e divulgue nas redes que é melhor, nem que pague google ads para isso
Muitos desses conselhos se aplicam para qualquer profissional autônomo mesmo que não sejam de TI! Ótimo vídeo e bem direto ao ponto!
Que vídeo top, veio na hora exata que eu estava precisando pois estou entrando como freelancer e terminando um curso da faculdade e estudando programação hehehe top top top
Trabalhava na area de vendas de marketing digital, migrei pra software faz um mes ja consegui vender 105k, meu pipe está com mais de 3KK de oportunidades, eu nunca vi um mercado tã recheado de oportunidades, uma pena que os devs não sabem vender, não entendem de processos comerciais, não sabem como criar canais de vendas, fazer apresentações de vendas, montar uma carteira de clientes, etc.
Obviamente eu tenho uma equipe operacinal que me ajuda e eu venho estudando sobre softwares, linaguagem etc, mas mesmo sem saber nada eu ainda consigo fazer vendas...
Mas você tem equipe para atender essas demandas?
@@diegodevwebb sem duvida, tem um time operacional proto pra fazer os projetos!
Alguma fonte boa pra aprender sobre isso? Eu só sei programar, mas se vender e desenvolver de verdade ainda não. :(
passa as dicas aee, pfvr
Que vídeo fantástico, por mais dicas como esta por aqui!
Ótimas dicas. Amei de coração!!! Obrigado.
Eu tô quase seguindo essa área de free. Estuda, se especializar e desenvolver projetos freelancer. Após isso só trabalhar para os gringos.
Brasil é curva de rio meu amigo. Esquece.
Os caras que paga salário de 3k a 4K pra uns Dev Python, pro inferno. Dev Python lá fora é 70 a 110k de salário em dólar por ano. Coloca no lápis 1 salário de Dev lá fora em comparação aqui.
Sou bem leigo nessa area e acho muito legal o que o pessoal faz pra ganhar um extra, queria saber mais como iniciar
Se eu tivesse visto esse video a 8 anos atrás, me pouparia de muitos perrengues que passei
Falou algo importante: vcs focaram em um nicho e entederam o negocio.
Leram meu pensamento. Muito obrigado, nerd-amigos!
Tenho a impressão de que desenvolvedores web tem mais espaço em plataformas de freelance. Será que seria viável trabalhar como freelance sendo um desenvolvedor de sistemas beckend ou fullstack sendo um autodidata?
Como iniciar um portfólio efetivo desde o seu começo como programador?
Onde encontrar modelos de portfólio?
Como e onde divulgar o portfólio para conseguir os primeiros projetos freelance nas áreas de Back end e front end?
Bem bacana, obrigado pelas dicas, estou buscando uma carreira em uma empresa fixa, mas por hora vou me virando com os freelancers kkk
Bom tema e tenho estava a pensar nisso nos últimos meses. Tenho visto que normalemtne freelances no Brasil passamo platforms tipo o Hostinger (que é muito bom), mas cá fora e.g. Europa, ou lá no EUA, usam bastante umas platforms like SaaS e.g. Heroku ou Render. Gostava de saber se vocês acham, que caso o preço fosse mais acessível, teríamos mais pessoas no Brasil a usar serviços como esses?
Estou a começar um projeto freelance com um amigo meu, já temos um cliente que debaixo dele temos 50 empresas. Basicamente, encontramos um bom mercado que bué necessidade cá em Portugal.
Desde já agradeço a atenção.
Eu, particularmente, gostaria de saber mais sobre portifólio de desenvolvedor
Seria sensacional um vídeo dando ideias pra montar um bom portfólio de freelancer
Hostinger tem atualizações aleatórias, já me deixaram na mão várias vezes... mas o vídeo é bom! rs
Para Data Science, quais seriam as sugestões para nichos e público alvo?
Conseguem me dizer?
Muito bom o vídeo! Lancem outro sobre portifólio tbm, obrigado.
Tem alguma IA, que fez o código inteiro de algum código fonte HTML por exemplo você pegar todo código e colocar dentro do blogger ?
Tem não
@@diegodevwebb blz obg
Sim, um video sobre portfólio seria perfeito!
Como o iniciante freelancer pode emitir nota fiscal sem ter cnpj e nem empresa registrada ? em casos onde o iniciante ainda não pode abrir um cnpj inicialmente. Existe a possibilidade do iniciante emitir NF por terceiros ou entidades ? Faz um video sobre NF com cpf. A minha principal e inicial barreira é a emissão da nf sem cnpj.
Faz um MEI e boa sorte
Obrigada pelas dicas. Se tiver algum freelancer que ver meu comentário aqui pra gente trocar experiência.... Comecei como freelancer faz 3 meses... Estou no 99freeelas e workana...percebi que só consigo projetos se abaixar o preço...ainda não tive coragem de pegar projetos maiores...até fiz oferta mas ao pedir mais detalhes pro cliente...percebi que ainda não me sentia pronta pra fazer ... Só peguei 4 projetos até agora e no último que peguei após entregar o cliente respondeu que tava tudo ok e que ia só verificar se ia precisar alterar mais algum detalhe antes de liberar o pagamento e não respondeu mais...tenho receio de reclamar com a plataforma...e.receber o pagamento mas aí o cliente ficar bravo e me dar nota ruim.... O que vocês fazem nestes casos em que o cliente não libera o pagamento no prazo previsto? Já tiveram problema com nota injusta? Vocês já conseguiram aprovar projeto com o preço que acham que vale ou sempre cobram abaixo da média?
Olá, eu também iniciei a pouco tempo. Realmente, a necessidade de conquistar o cliente pelo preço parece ser um problema. Infelizmente a barreira de entrada para quem não tem muitos projetos é enorme. Eu já consegui bons contatos pelo Get Ninjas, é uma plataforma paga, mas estou com um cliente em potencial que representa uma grande empresa, talvez a estratégia seria de alguma forma localizar esse tipo de cliente.
Meu sonho é ser empreendedor na área de desenvolvimento, tenho conhecimento avançado em redes, Linux, Windows Server, database, ecossistema .NET e cloud da Azure e AWS, onde eu trabalho, faço integração com qualquer coisa, mas sou péssimo em me comunicar com pessoas e pior ainda em vender coisas. Mas esse vídeo me deu uma luz. Muito obrigado! Se Deus quiser, em 2025 já terei o meu primeiro cliente!
Colega, uma dica que posso te dar, que funcionou comigo, é parecer o mais profissional possível. Desde o primeiro contato com o cliente, como seria isso? Desde o mais basico como o uso do pronome nós, referenciando a si mesmo como empresa, mesmo que ainda não tenha um CNPJ, traz um profissionalismo e geralmente agrega valor na forma que o cliente te vê. Agendar reuniões para vc demonstrar domínio do tema em vez de só mensagens no WhatsApp também ajuda (câmera sempre aberta e vestimentas adequadas). Sempre ter contrato, pois muita gente faz tudo sem contrato. Enfim, dar uma cara de empresa, a um free-lancer faz com que o cliente tenha confiança e veja mais valor agregado no seu serviço e, quando te rexomendar, a pessoa já chega em você sabendo dessas características o que torna sua vida mais fácil. Outra coisa que é MUITO difícil no começo é precificar o serviço, mas uma coisa que eu aprendi é, melhor dividir em 50x no pix (a importância do contrato bem feito) do que abaixar seu preço, não transforme sua mão de obra em feira, principalmente porque vc é tecnicamente experiente e faz rápido, parecendo ser fácil, mas lembre-se do percurso até o ponto atual. Assim o cliente te valoriza mais, vc tem a remuneração adequada, e vão chegar cada vez menos cliente chorões hahah pra não ficar gigante demais o comentário, preze pelo bom atendimento e qualidade, isso fideliza o cliente e faz ele te recomendar.
@@Ricardoporin Muito obrigado pelo seu tempo em disponibilizar essas dicas tão valiosas! Pode ter certeza que isso não foi em vão. Vou seguir rigorosamente cada uma delas! Muito obrigado meu amigo!
Saycon você precisa aprender sobre vendas e processos comerciais, esse mês eu fiz 100k pegando oportunidades em plataformas de freela e em disparo de emails o maior segredo é volume, eu mando mais de 50 mensagens por dia e disparo cerca de 1000 emails por mês. No mês eu marco cerca de 60 reuniões de vendas e fecho o funil com umas 4/5 oportunidades quentes entre 20k a 300k.
Se quiser eu posso te ajudar..
fale um pouco da áera de dados, analista de dados, Bi e cientista de dados por favor
Falem sobre o portifólio, POR FAVOR!!!
Por favor, façam esse vídeo sobre construir portfólio rsrs
Adorei, traz mais conteúdos.
Uma coisa que me deixa confuso é como é os freelances para quem programa mais no backend, geralmente projetos de freela sempre devem ter uma interface
As vezes da algum problema relacionado ao backend e a pessoa procura um freelancer pra resolver...Ou alguém faz o front end e eles procuram outro freelancer pra fazer o restante
.. Outro dia fiz um serviço pequeno ....em que o front end estava pronto..aí desenvolvi a parte de enviar os dados dos formulários pro email do cliente....
Mas aparecem muitos projetos em que eles pedem pra desenvolver tudo...o front end e back end
Alguns simples...mas a maioria tem uma complexidade maior pra quem ainda não tem muita experiência.....
Vocês sempre nos surpreendendo 🎉🎉🎉
#PortfólioDev
gostaria muito de ver um vídeo como criar um bom portfólio
Conteudo de qualidade, obrigado pelas dicas
Já tentei pegar alguns trabalhos através de plataformas, como o Get Ninjas por exemplo.
É muita chateação, sem falar que na maioria das vezes o cliente não sabe exatamente o que quer ou não tem noção alguma da proporção do projeto.
Mas é isso mesmo, tem que encontrar o cliente certo.
Guilherme Getninjas é horrivel, a melhor é a 99 e workana, e outra você sabe quando o cliente é bom na descrição do projeto, já chama ele pra reunião, escopa o projeto dele e ja marca uma reunião de vendas!
Ótimas dicas, como sempre fazem !
conteudo interessante, fale mais sobre galgar clientes
Portfólio de desenvolvedor voltador a vendas apoiado.
Maravilhosas essas dicas. 👍 Ótimos exemplos👏🇧🇷🚀
Nunca consigo freela, os que tem poucos concorrentes geralmente são projetos muito difíceis para um iniciante, os que parecem estar ao meu alcance eu olho ja tem dezenas de pessoas
Tive algumas boas e outras péssimas experiências. Só não sei como conseguir trabalho nessas plataformas de freelas, como Workana.
Hosting tem WAF ou regras de segurança de DDOS ou um simples webscrap do google
🤩🤩🤩
Eu uso o Hostinger !!!
Pessoal estou pensando em começar como freelancer. PRecisa ter empresa pra ter o cnpj e fornecer nota, ou pode ser pelo cpf mesmo? Eu ja tenho pj pois travalhava Pj, mas agora estou sem trabalho e penso em trabalhar como freeelancer, mas fsei que vai demorar um pouco ate começar a pegar uns projetos, preciso memso da empresa? to pagando contador a toa por enquanto, sem entrar capital. posso fechar a empresa e trabalhar com nota pelo cpf?
Conteúdo excelente,
excelente video
Programadores...
Me respondam uma coisa: é possível uma única pessoa, apenas um programador, desenvolver um sistema completo pra uma padaria, ou uma lojinha de materiais escolar, uma conveniência de posto de gasolina ou mesmo uma farmácia? Quanto tempo levaria em média?
Pergunto isso porque sou leigo mesmo.
É possível sim. Não é possível estimar tempo sem a lista de requisitos de cada aplicação.
É bem possivel
@@heraldo623 Eu achava que hoje em dia não era mais possível um programador trabalhar só.
@@diegodevwebb Na minha imaginação, eu achava que qualquer projeto de desenvolvimento de software hoje, mesmo pra uma pequena empresa, envolvia mais de dois profissionais :)
@@servprot7109 dá para ser feito por uma pessoa só mas o prazo aumenta consideravelmente. Aí vai muito da necessidade do cliente, ele pode contratar um desenvolvedor que faça tudo, leva um pouco mais de tempo e cobra menos, ou pode contratar uma empresa que faça mais rápido por ter uma equipe maior porém vai investir mais.
Um tópico bom é esse, saber fazer um bom portifólio oi pitch 😅
Tem mercado de freela pra quem é mais dedicado ao back? Pq vejo muitas vagas, mas todas praticamente são front ou fs.
Freelancer tem que ser fullstack. Vão ter jobs só pra backend, geralmente é pra resolver algum bug ou alterar alguma configuração.
O pessoal que contrata freelancer geralmente mantém um software completo, daí a manutenção pode incluir trabalho no frontend.
Existe uma plataforma para poder achar serviços de freela?
A gente se vê no compilado da semana hahaha
Gente, queria tirar uma duvida com vcs, eu desenvolvi em python um macro para games que roda em segundo plano, os "antimacros" nao reconhecem, isso é ilegal? sera que posso vender meu programa?
Quero construir um portfólio de back-end
Eu fico triste porque não me sinto capaz de arrumar um emprego, nem arrumar trabalhos com freelancer e nem fazer projetos próprios para colocar no portifólio. Me sinto no lugar errado até
É assim msm, não desista. Vale a pena. Não tenha medo, vc vai conseguir..
Amei
Excelente
alguém ae trabalha com freela só nos fins de semana? se sim gostaria de trocar uma idéia sobre como é.
Portfolio
Eu sou "Sem lancer" atualmente (nos 2 sentidos da palavra) 😑😑
Eu não trabalho como FreeLancer, pq é muito cliente chato e tem uns ai que dão golpe, não pagam e fica por assim mesmo.
Sempre coloque alguma trava no sistema por segurança.
Sai do vídeo do mesmo jeito que entrei! 😅
Vocês estão contratando?😅
E digo mais, agredito que nao serei CLT NUNCAAA!
Vixe! Publicidade😢
É foda kkkk
Parei de assistir em 2 minutos de vídeo. Vou cancelar a inscrição no canal.
Qual é o problema?
Se não quiser ouvir/assistir é só pular
@@leandro99 conte mais
acabou galera. bolha tech estourou e seu 9 as 6 "di boas aqui" em breve vai terminar em 5 anos e vc vai se juntar aos engenheiros/adviogados que dirigem Uber pra sobreviver.
Não tem isso de bolha,as empresas que não querem treinar o pessoal junior e principalmente aqui no brasil não da valor aos programadores.
galera gosta de se desesperar por antecedência kkkk 🤡
Emocionado
Advogados tão de boa ainda, e posso provar com dados
Engenharia tem barreira de entrada gigante e é muito sensível ao mercado imobiliário. Não se compara a área de TI. Você pode empreender e construir o próprio SaaS pra atender qualquer indústria. O leque de oportunidades pra um desenvolvedor de software é imensamente maior do que pra um engenheiro civíl.
Falta oportunidade pra frontend web porque temos toneladas de bootcamps pra isso lkkkkk qualquer cursinho da udemy te ensina o necessário.