Cabos elétricos de ferro ao invés de cobre, produtos de baixa qualidade e performance.
Вставка
- Опубліковано 3 гру 2024
- Este é o terceiro e último vídeo que começou quando comprei uma ponta de prova para multímetro, está apresentava uma resistência indevida que além de levar a uma medição errada, com o uso da ponta de prova iria piorar. O vídeo foi feito com o intuito de alertar sobre a baixa qualidade das pontas de prova:
• Pontas de prova para m...
No segundo vídeo sem querer, acabei descobrindo o motivo da resistência na ponta de prova, em vez do fabricante das pontas de prova usar o cobre como fio condutor, utilizaram fios de ferro com banho de cobre:
• Descoberto o motivo da...
Mas a minha surpresa foi a constatação que a utilização de cabos de ferro em outras aplicações, com um ímã de neodímio numa busca rápida aqui na oficina encontrei vários cabos que usam o ferro como condutor elétrico.
A utilização de ferro ou alumínio em cabos não é uma novidade, as operadoras de telefonia já usam cabos de ferro acobreado nos cabos paralelos, para minimizar roubos, cabos de antena (RCG59 e RGC60) também usam, cabos de rede de baixa qualidade tudo para diminuir os custos de produção.
Aproveite e faça o teste do ímã em sua casa, descubra se você também tem e utiliza cabos de ferro sem saber, no vídeo constatamos a presença de ferro em cabos de: fone de ouvido, cabo de antena, cabo de força, cabo para equipamentos musicais e cabo de áudio e vídeo.
A indústria utiliza o ferro e o alumínio como alternativas para baratear o custo, o problema é que tanto o ferro quanto o alumínio possuem características técnicas inferiores ao cobre, consequentemente um cabo elétrico feito com um destes dois materiais será sempre inferior em desempenho, quando comparado a um que seja feito com cobre puro. Principalmente quando a instalação deste cabo for feita ao ar livre ou em instalações subterrâneas, as intempéries oxidam muito mais rápido o ferro e o alumínio.
Assim podemos explicar o porquê de alguns problemas: má sintonia em tvs com o passar do tempo, fones de ouvido que estragam rápido, cabos de áudio e vídeo com chuviscos e interferências, cabos de baixo com desempenho ruim, equipamentos elétricos com mau funcionamento, internet lenta, etc.
Dê preferência sempre a cabos 100% cobre, compre sempre de fabricantes com fama reconhecida, leve um ímã na hora da compra, pelo menos evitará a compra de cabos de ferro, já cabos de alumínio só raspando o fio, assim como o ferro ele recebe um “banho” de cobre, mas ao raspar aparece a superfície clara do alumínio.
Boa sorte e fiquem com Deus!
O cabo de força me surpreendeu. 😮
A nós dois amigo, e foram cabos que comprei para substituir os cabos de padrão antigo.
Abraços.
Veja só. Eu jurava que a resistência no cabo era causada pela bitola do fio de cobre ser muito fina. Nem cobre é.
Boa tarde meu amigo, até eu pensava isso, mas a triste realidade ao qual vivemos hoje em dia, produtos de baixa qualidade...
A minha surpresa foi descobrir que eu tenho vários cabos de ferro por aqui.
Abraços a todos aí.