UMA SOLUÇÃO PARA O PARADOXO DE FERMI - TALVEZ OS ETS NÃO SE IMPORTAM COM A VIDA NA TERRA!!
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- VENHA FAZER A PÓS GRADUAÇÃO DE ASTRONOMIA DO SPACE TODAY:
DETALHES:
academyspace.co...
GRUPOS PARA TIRAR DÚVIDAS:
spacetoday.com...
O artigo, lançado no arXiv, foi escrito por Amri Wandel, do Instituto Racah de Física da Universidade Hebraica de Jerusalém. Ele faz duas suposições básicas. Primeiro, os alienígenas realmente não se importam com planetas com vida. Em segundo lugar, eles se importariam se pudessem detectar vida inteligente em um deles.
Para que a primeira suposição seja válida, ajudaria se a ocorrência de planetas “bióticos” (ou seja, com biologia) fosse generalizada. Nesse caso, mesmo as civilizações avançadas podem não ter recursos suficientes para se dedicar à exploração completa desses planetas, especialmente na forma de uma sonda real. E enviar mensagens, que consomem muito menos energia do que enviar um objeto físico, é inútil se todas aquelas ondas de rádio apenas passarem por alguma forma de organismo unicelular primitivo.
Os cientistas recentemente deram mais crédito a essa teoria, dada a preponderância de exoplanetas encontrados nas zonas habitáveis de suas estrelas. Suponha que cada um deles desenvolva vida em algum ponto de sua evolução. Nesse caso, a galáxia pode estar tão repleta dela que não valeria a pena o tempo de civilizações avançadas para checar cada planeta biótico antes que ele desenvolva inteligência.
No entanto, uma vez que um planeta desenvolveu inteligência, pode ser interessante para eles. A base do Paradoxo de Fermi é que não é particularmente fácil detectar vida inteligente. Portanto, é provavelmente relativamente raro na galáxia até agora. Portanto, qualquer instância disso pode ser interessante até mesmo para uma civilização avançada. Para detectar vida inteligente de longe, a coisa mais fácil para uma civilização avançada seria procurar sinais de rádio artificial ou outros sinais, semelhante ao que fazemos com o projeto Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI).
Como seria se a situação fosse inversa e os alienígenas pudessem detectar sinais de inteligência na Terra? A resposta mais óbvia seriam os sinais de rádio que a Terra começou a enviar há cerca de 100 anos. Nesses 100 anos, os sinais teriam teoricamente alcançado as 15.000 estrelas mais próximas, mas apenas aqueles dentro de 50 anos-luz seriam capazes de enviar de volta qualquer coisa que tivéssemos visto.
Esse raio inclui 1300 sistemas estelares no total, dos 100 a 400 bilhões de sistemas estelares da Via Láctea. Não muito para os padrões galácticos, mas ainda um número diferente de zero. No entanto, os cientistas do SETI acham que os sinais de rádio que enviamos, que foram mais um acidente de transmissão de televisão do que qualquer mecanismo de sinalização intencional, seriam indistinguíveis do ruído de fundo após cerca de um ano-luz de viagem.
Portanto, mesmo naqueles 1300 sistemas estelares que poderiam ter respondido, há uma boa chance de que eles nem fossem capazes de detectar nossa assinatura tecnológica não intencional e ainda pudessem ignorar a vida inteligente neste planeta. E se a vida não inteligente é abundante, por que eles se incomodariam em gastar recursos para tentar entrar em contato com um mundo potencialmente não inteligente? Portanto, uma solução para o Paradoxo de Fermi - os alienígenas têm estado em silêncio até agora porque não viram nenhuma indicação de que somos inteligentes.
É certamente uma solução elegante e que já foi apresentada de outras formas anteriormente. No entanto, o argumento é bem explicado no artigo de Wandel, que vale a pena ler para qualquer pessoa interessada em soluções para a potencialmente maior questão de nosso tempo.
FONTES:
www.universeto...
arxiv.org/ftp/...
#FERMIPARADOX #ETS #LIFE
Eu sempre falo; Qual o sentido de procurarmos a nos comunicar com as formigas?
…somente as observamos!
Simples assim!
TÃO INSIGNIFICANTES ASSIM!
Se o ser em questão tiver o dobro da capacidade neural, o bicho já seria inimaginavelmente inteligente.
Se o ser surgiu 100.000.000 anos antes do ser humano, também seriam infinitamente superiores.
As vezes creio ser egoísmo do ser humano, de acharmos que somos inteligentes.
Sendo que nós mesmos temos ideia de quanto falta para evoluirmos.
O Thanos pensava da mesma forma
Que comparação da treta,as formigas estão neste espaço 🌏🌍🌎 e pressentem com as suas detecções químicas a presença dos humanos, enquanto o espaço é astronómico onde a luz é um 🐌
Nos tentamos nos comunicar com macacos e golfinhos. Sua hipótese me parece fraca.
*"ETs ignoram e desmerecem nosso ensino superior e telecurso 2000."* Logo mais no jornal.
Kkkkkk
Poderia ser uma notícia da UOL dizendo que o STF (O Moraes) proibiu naves alienígenas sobrevoando em dias ímpares
@@klebermathias122 supera, cara ! Ainda nesse choro ???!!!
@@Maicon112 calma esquerdinha, foi só uma piada, descansa militante.
Se liga ai que é hora da invasão...kkkkkk
Embratec e SENAI são a elite do ensino no universo
Eu acompanho o Sérgio, desde quando ele tinha uma loja de quadrinhos em Springfield.
Kkkkkkkkkk
🤣🤣🤣 Parece mesmo! kkkkk
Se sabem que estamos aqui e já nos observaram de perto vale a menção: "Se existe vida inteligente fora da Terra, é inteligente o bastante para ficar longe de nós"
Mania tosca de desmerecer a humanidade.
@@BARMEEEN A humanidade tem um histórico de oprimir sua própria espécie, roubar e saquear uns aos outros, nossa espécie chegou no ponto em que criamos acordos para evitar nossa própria autodestruição por conta das bombas atômicas, mesmo hoje, os frequentes casos de roubo de tecnologias, o ato de colocarmos preço na vida humana por conta de medicamentos superfaturados, políticos roubando sua própria nação.
Convenhamos que qualquer civilização mais avançada que for unida e for mais pacífica se olhasse para nós ficaria horrorizada.
@@BARMEEEN Pse
muahhahahahhahaha boa
@@BARMEEEN mania tosca da humanidade sempre ser o topo de tudo... an infim, isso aqui ta uma pohha
Se somos os únicos q procurar vida no universo parabéns para nós. Pra mim isso é ser inteligente, procurar outras vidas, querer entender melhor o universo e tentar se comunicar para traçar experiências e aprender mais sobre o universo.
Acho muito sem graça uma civilização viver nesse imenso universo e n querer explorar.
O problema é que querer se comunicar com seres estranhos depende do tipo de desenvolvimento neuropsíquico da espécie, da existência de Emoção, etc.
Por exemplo, se eles tiverem um Sistema Nervoso semelhante ao nosso: se eles desenvolveram só o Cortex, só teriam Razão. Mas se desenvolveram o Cortex e o Sistema Límbico teriam também Emoção.
@@sidartasantos3457 Depende de muita coisa msm. Mais acho q só de sabermos um dia q existe outros seres humanoide por exemplo, já seria muito bom.
@@magnoamorim5953 Concordo.
Comentário mais sensato que já vi.
Na minha opinião é que eles estão muito longe. É a que mais faz sentido, ainda que eles queiram se comunicar, levaria milhares de anos. Supondo que a linha do tempo nossa seja a mesma.
Compartilho exatamente da mesma opinião. Possivelmente se alguma raça inteligente nos encontrar, considerando que nossos sinais cheguem mesmo a velocidade da luz daqui a centenas (ou mesmo milhares) de anos, encontrará um mundo terreno muito diferente
Procura aqui
Arthur Berlet !!
Ou talvez eles nem saibam da nossa existência
Na minha opiniao ja passaram por aqui a muito tempo atras, eram os deuses astronautas, e nos deixaram para seguirmos com nossa propia evoluçao.
@@Nmzc tá vendo muito "The 100" hahahhaha
Vida é vida... a mais simples possível encontrada, é um grande avanço, um sonho realizado, uma etapa conquistada.
Sempre pensei que eles nem ligam pra gente kkkkk isso faz muito sentido !!!
Pós graduação em astronomia
Que legal Sérgio! Eu queria ter feito faculdade de astrofísica, mas a vida me levou pra outros rumos. Certamente vou fazer a pós em astronomia!
Parabéns por esta vontade de estudar e aproveitar as oportunidades q a vida lhe apresentar. Boa pós
Interessante esta explicação!! Problema é q o pessoal quer fazer "contato" de qualquer jeito...kkkk..a própria explica dos "filtros" já responde muito coisa... Provavelmente deva exister muitas civilizações quem nem nossa, e por isso mesmo, a impossibilidade de fazermos contatos!
Acredito que uma especie só evolui ao ponto da nossa inteligência se for curiosa o bastante para procurar entender o Universo. Pois só evolui quem se aventura em novos desafios.
Tem um livro chamado Children of Memory, do autor Adrian Tchaikowsky que propoe um problema de compatibilidade, a deteccao ou comunicacao com uma forma de vida inteligente talves seja inviavel se eles tiverem um sistema de deteccao e comunicacao desconhecido por nós, ou nossos sistemas de mensagens e emissoes sejam desconhecidos por eles, um estaria "cego" ao outro
Valeu!
Uma outra hipótese é que as civilizações alienígenas captaram trechos do horário eleitoral gratuito e decidiram por unanimidade deixar isso quieto PRA SEMPRE 🌚
Boa!😂😂😂😂
A primeira transmissao de tv q vazou pro espaco foi dos nazistas.
Melhor hipótese, com certeza! Kkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa.
Concordo com o Sérgio, as variáveis para existir vida são tantas, que ela se torna muito rara.
@Blues po.mas na mega sena alguém tem q ganhar alguma hora mesmo q acumule. A questão é q nem faz sentido se questionar sobre vida fora daqui enquanto n existir tecnologia de dobra etc. Ainda mais com o espaço expandindo mais rápido q a luz, fora q existe a questão temporal. Somos um sopro no tempo
Eu acredito que, se a vida fosse tão improvável e rara assim, haveria pouquíssimas formas de vida na terra. No entanto, tem se a estimativa de 7 milhões de espécies apenas de animais fora a nossa própria espécie. Portanto, acredito q, por mais improvável que seja, a probabilidade sempre tende à vida, evolução em suas mais diversas formas.
Eu acredito que, se a vida fosse tão improvável e rara assim, haveria pouquíssimas formas de vida na terra. No entanto, tem se a estimativa de 7 milhões de espécies apenas de animais fora a nossa própria espécie. Portanto, acredito q, por mais improvável que seja, a probabilidade sempre tende à vida, evolução em suas mais diversas formas.
Talvez o limite seja tecnológico mesmo. O ser humano está sempre olhando à frente, pensando em motores de dobra, buracos de minhoca, viagens interestelares, talvez já estejamos próximos ao limite físico possível da tecnologia e se existem outros pelo universo são parecidos conosco por conta destes mesmos limites, tornando impossível a comunicação.
mas no mínimo algum sinal tinha que rolar.
Qualquer pedra interstelar nós já especulamos milhões de possibilidades.
Arrogância nossa achar q eles deixariam passar batido ou deixar de investigar algum sinal incomum vindo do imenso cosmo.
Curiosidade leva a evolução!
A evolução da vida irracional para a vida racional é algo raro é um acaso da evolução, talvez sejamos os únicos em todo o universo.
E se nós somos a civilização mais avançada? E se nós num futuro distante seremos os primeiros a explorar o espaço? Essa também pode ser uma possibilidade.
Acho essa teoria a mais provável de todas.
Eu sempre pensei isso!!! Que legal que alguém escreveu sobre isso . 😍
eu acho a seguinte forma
o universo é tão grande que, as distancias entre as possíveis civilizações
são tão grandes que, é praticamente impossível alguém entrar em contato um com o outro
imagine uma situação
se o universo observável fosse do tamanho da terra
e a gente pudesse espalhar algumas centenas de milhões ou de bilhões de formigas espalhadas por ela
qual seria a possibilidade de uma formiga conseguir se encontrar com a outra?
as distancias seriam insanas
e mesmo se usasse os sinais ainda teria que tentar a sorte para que
existam outras civilizações boas suficientes para que consigam entender esses sinais .
Eu acredito que haja vida espalhada pelo universo
agora se houver vida inteligente
deve ser bem pouca
pode ser que nós somos alguma anomalia do cosmos.
No universo existem algo ainda mais improvável que a vida: buracos negros.
Perfeito.... Modo Serjão Orgasmatic ON... 😂
Concordamos que sim! A matemática prova que há vida muito mais inteligente com base na evolução do Universo que imaginamos. Mas a matemática também implica que seria impossível pelo tempo de vida do nosso sistema Solar conseguirmos contato.
Ele reluta mas sempre concorda que há vida no Universo
Realmente, só valeria a pena vir até aqui se realmente nosso planeta oferecesse muitos recursos pra eles. Caso contrário, pra que?
A inteligência é casada com a curiosidade, quem é curioso, quer saber se tem vida.
O questão do estudo é que leva em consideração que a possível vida em outro planeta fosse humano e tivesse o mesmo comportamento e pensamento que nos.
Até mesmo o conceito de "zona habitável" é questionável. Podem existir ETs que habitem em qualquer situação.
O ser humano busca com base no que conhece...
Essa hipótese é válida mas muito abrangente kkk.
Temos que continuar procurando na base, universo é gigantesco, infelizmente temos que ir limitando as hipóteses, enquanto conhecermos apenas um tipo de vida, continuaremos buscar algo semelhante.
Isso torna muito mais complexo, se a maquinaria da vida e sistemas orgânicos são complexos aos meios inorgânicos, imagina explicar formas de vidas mais complexas que as nossas. Inclusive o paradoxo se torna mais complexo
É vdd. De repente tem ETs até dentro do sol neh... Ou dentro de um buraco negro.
@@wenderson-fsantos biologicamente e fisicamente impossível .
Concordo. Quando eu morava em Curitiba, tenho quase a certeza de ter visto alguns ets no Interbairros II 😶😰😱
Já eu penso que as dificuldades dod alienígenas são as mesmas que as nossas, grandes distâncias, tempo de vida, matérias que suporiam uma viagem numa velocidade alta, combustível, sei lá. A peneira é muito mais fina.
mas no mínimo algum sinal tinha que rolar.
Obrigada Serjão, seu trabalho é incrível.
Interessante essa solução proposta, o romance A Voz do Mestre aborda essa questão de vida inteligente de uma forma bastante pessimista. Numa certa parte do romance, o protagonista chega até a conjecturar que talvez a busca por vida inteligente para uma civilização alienígena seja uma busca supérflua.
A série Star Trek estava além do seu tempo o que diz na série só uma civilização alienígena saberá que tem vida inteligente no planeta quando esse planeta conseguir a tecnologia de dobra .
Nós: Vamos visitar outros lugares e conhecer gente nova.
Eles: Cada um cuidando de sua casa pois segunda feira é dia de ir trabalhar.
Certo estão eles.
De fato, energia é a mola mestre de qualquer possível desenvolvimento civilizatório, lembremos que a distancia daqui a outra galaxia, é a mesma dela para a nossa, então, as dificuldades seriam as mesmas para ir, ou vir, eu sei, é o óbvio. Ai destaca-se a teoria das formigas, se, houver et's com capacidade de encurtar tempo e distancia para vir pra ca, seu grau de evolução seria exponencialmente superior ao nosso, dai, qual seria o proveito de falar com formigas.
Há mais de 40 anos pesquisando o assunto Alienígena e pelas experiências e contatos que tive até agora, concluo que "Eles" estão aqui, convivendo conosco diariamente, porém, numa frequência vibratória diferente da nossa, sendo invisíveis aos nossos olhos e só aparecendo em casos especiais. Por isso, acho um grande desperdício de energia e dinheiro procurá-los fora, se "Eles" já estão aqui!!!
Lendo a tua teoria, concluo que ficar 40 anos pesquisando sobre esse assunto pode deixar a pessoa completamente maluca.
Se for realmente verdade seria um baita plot twist
Bem groselhado.
@@Guilherme_Costa_ Mikao Kaku- um dos maiores Astro Físico da atualidade, confirma com essa teoria! Estude, pesquise, pratique! Só assim, você se libertará dessa "Treva Mental" que te impossibilita ver além dos Cinco Sentidos! Um pouco de Educação e Respeito também ajuda!
Pseudociência.
É muito sedutora a ideia de morar no subterrâneo dos planetas para ficar protegido de radiação. Pode ser que haja vida inteligente vivendo em comunidades no subterrâneo com pouco ou nenhum interesse em explorar o espaço interestelar. Afinal estrelas anâs vermelhas duram muito mais tempo então uma comunidade assim poderia permanecer estável por um tempo virtualmente indefinido.
Eu racho com essa intro que ele prepara pro "Space Today TV", kkkkkkkkkk
Na minha opinião seremos, daqui uns trezentos anos, os que irão povoar o universo.
Boa noite Sérgio Sacani. Além do paradoxo de Fermi tem o paradoxo dos gêmeos.
Curiosamente os cientistas chegam a conclusões sobre esse assunto que qualquer fã ou escritor de ficção científica já levam em consideração faz tempo...
somos tao breves quanto um piscar de olhos no tempo em uma escala cósmica a chance nem chega a acontecer. somos uma faísca dentro dessa imensidão
Se uma civilização inteligente tem tecnologia avançada me parece óbvio que eles vão sim querer sair do seu planeta e explorar a vizinhança e se forem avançados o suficiente vão querer ir ainda mais longe, se são inteligentes vão querer aprender ainda mais.
Detectamos, sim.E você sabe bem
Do alto da minha ignorância acho que a distância interplanetária é tão imensa que isso é o que impede de encontrar vida e nossa tecnologia para rastrear vida é mais limitada do que gostaríamos.
Gente, mas sobre sinal de radio, existe algum estudo pratico serio mostrando o esforço necessario pra captar sinais de radio da terra de estrelas proximas? Seria simples assim, uma civilização em um pleneta proximo captaria com facilidade ondas de radio da terra? O que seria captado por exemplo? Sinais de TV? O que fica ou o que consegue escapar da ionosfera? As ondas de radio emitidas aqui se expandem e chegam igualmente em todas as direcoes?
A minha dívida nessa história de transmissão de rádio da humanidade ... a potência de rádio que nós emitimos, seria detectável a qual distância? Se um planeta semelhante a nós, emitindo com uma potencia semelhante a nossa em rádio, a quantos anos luz de distância nós conseguiríamos detectar, com a sensibilidade de receptores que temos hoje?
Foi respondido no vídeo!
As ondas vem na velocidade da luz logo o tempo seria a distância em anos luz. Se estivessem a 100mil anos luz de distância eles precisariam ter mandado a 100mil anos atrás pra gente detectar hj
Acho que ele respondeu 50 anos luz, considerado muito pouco...
Eles só farão contato oficial quando formos capazes de alcançar "warp speed"
Baseado neste estudo e se for enviado uma sonda que emita sinais de rádio ou som o mais longe
Vida tem. E muita. Com certeza. Chegar nela pode ser difícil. Ou, claro, nem podemos vê los.
Falou aqui o cara que sabe coisas que nem a NASA sabe, kkkkk
ET: deixa aqueles seres involuídos dançando e se matando, é perda de tempo nos apresentar a eles.
Outra solução:
Somos os mais inteligentes nesse momento do espaço tempo
Pode até existir outras formas de vida porém nenhuma com a nossa técnologia ou capaz de se comunicar etc....
Somos um planeta novo....em teoria somos os caçulad caso existam eles estariam mais evoluídos que nós
Ao meu ver, outras inteligências, se existirem, simplesmente enfrentam o mesmo problema que nós: o espaço é grande bagarai. A comunicação a distância é simplesmente inviável. A viagem então, e todo suporte de vida necessário, nem se fala.
Existe um livro russo de ficção científica chamado piquenique na estrada que retrata exatamente está questão: os ETS Chegam, vão embora, deixam um monte de quinquilharia e vão embora sem ninguém perceber. Pra eles somos totalmente insignificantes.
dos 1300 sistemas a 50 anos luz, menos de 10% (130) teriem planetas em zona habitavel, desses 130, se apenas uns 10% (13) deles desenvolverem vida de algum tipo eu ja acharia muito, e desses 13, se pelo menos 1 desenvolvesse vida inteligente, quem disse que eles teriam tecnologia para detectar o sinal?
e se detectarem, quem disse que querem responder ou se interessariam por ele?
Quando abrirá novas turmas para a pós?
ET esnobi:👽👽👽
Comunicar com terráqueos? Eu tenho mais o que fazer. 😏
Acho que todas as civilizações desenvolvidas no universo estão no mesmo patamar que nós estamos e exploram o universo da mesma forma que nós
E que tal vidas artificiais e robôs auto suficientes fazerem as viagens espaciais e colonização espacial, é difícil algum ser vivo querer fazer uma viagem espacial sabendo que a próxima parada poderia ser a mais 1000 anos
se pra gente aqui na terra eh dificil detectar vida inteligente aqui, imagina os de longe
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Pior que e difícil discordar 🤣 🤣
Bem provável.
No universo, distância é tempo e vice versa no que respeita à comunicação. Quem disse que somos contemporâneos de civilizações de nível tecnológico mesmo aqui na nossa medíocre galáxia? Quem disse que qualquer civilização tecnológica seja nossa contemporânea mesmo aqui na nossa medíocre galáxia? Quanto tempo pode existir uma civilização tecnológica antes que um cataclisma a ceife sem maiores considerações sobre suas grandes conquistas? E esse tempo de vida é o quê frente aos muitos bilhões de anos de um universo em expansão? Agora, dispensar o paradoxo de Fermi por adivinhar que ninguém lá fora cuida de procurar vida inteligente é uma solução bem pouco inteligente, simplesmente por medir toda civilização possível no universo com o nosso metro de idiotia autosatisfeita.
Dada a vastidão do universo
e todas as barreiras, procurar
Vida inteligente pelo universo
É uma desperdício de energia
e perda de tempo.
13:03 - "Nós é que samos...". XD
"As arveres samos nozes".
👽- Olha ali que planeta azulzinho bonitinho!
👽 - Sim é a Terra.
👽 -Ah sim, aquele com os humanos né?
👽 - Isso mesmo, isso mesmo.
👽 - Nossa então muda a rota ai vai!
👽 -É, melhor passar longe mesmo. Vai que é contagioso.
Eu acredito que eles são de "outras dimensões", são milhares de anos mais avançados q nós e deve existir algo espiritual relacionado a todos esses avistamentos de ovnis relatados na nossa historia humana...
Entender essas raças é complicado...
Isso é espiritualismo
@@fernando4885 ultimamente eu venho me "espiritualizando"...
Estou na área
E se o ser humano encontrasse vida e tivesse recurso pra chegar lá. Entraríamos em contato com eles ou só observaríamos? O que os futuros humanos fariam 🤔😄
Os alienígenas são igual os( parentes ,familiares) querem distância, sabem que e atraso na vida, e procuram se esconder, kkkkkkk inteligente em alto grau 👏👏👏👏👏
Mais acho que pra eles descartarem 100% nosso sinal, eles pelo menos tentariam fazer algo para ter certeza disso. Porque se chega um sinal estranho aqui na terra, mesmo que sem mensagem nenhuma, tenho certeza que o pessoal ficaria maluco pra descobrir o que realmente seria.
Sinal wow
rsrsrs a questão é bem mais simples. Por que eles deveriam intervir? Tudo tem seu momento!!!
eu acho q o nosso planeta é um laboratorio, um experimento, ou até mesmo nosso sistema solar inteiro
Os ET's somos nós do futuro visitando nós mesmo do passado.
Só se nós estivermos morando em outro planeta no futuro, caso contrário seriam só viajentes no tempo o que eu acho muito mais difícil do que ter vida em outros lugares do universo.
Adoro está teoria ,até mesmo por que relato de ets são humanoides são seres humanos com corpos evoluídos no espaço
Somos uma espécie pré dobra, ainda falta bastante para o primeiro contato! Rs
Eu entendi a referência.
América, Capitão.
PS.: Sou fã de Star Trek.
Sim essa é a chave para o paradoxo
Somos ainda os primeiros no universos 😊
Provável eu diria.
Com certeza , pouco se da aos ETs., aquilo que chamamos de “ vida” na terra. Cada planeta tem condições próprias e especiais para os seres que o habitarão.
Se o que enviamos é ruído e eles podem ignorar. Então os ruídos que encontramos e ignoramos poderia se encaixar no mesmo sentido.
Excelente trabalho
Ele começa a falar o assunto as 4:20 por aí
Eles podem está ouvindo e pensando assim , se responder eles virão aqui para transformar a gente em escravos
Pode ser! O planeta dos terráqueos tem se tornado muito tóxico, aí o homenzinho verde cabeçudo vê esse mundo e diz eu eim! Tou fora!
OU eles observam sem intenção de interferir.
Eu sempre pensei isso e comentei aqui.
Boa tarde, Serjão ! Desculpe-me a minha ignorância como todo humano. Se têm 100 anos de contato via onda, pergunto: é possível fazer novas tentativas de contato via onda ?
Talvez -se existirem- estejam na mesma situação dos humanos na Terra : tão distantes de nós que se torna quase impossível de nos detectar.
---. Fique em silêncio. ---
@@illuminati3429 kkkkkkkkkkkkkkk
BOA ILLUMINATI
Quanto tempo uma pessoa pode ficar fora da Terra sem sofrer problemas?
Pesquisa sobre os efeitos do corpo humano sem gravidade ou o impacto da radiação fora da atmosfera....
@@JoaoPereira-fj2dq certo, obrigado.
É muito simples resolver o paradoxo de Ferming: o Universo é extremamente vasto no espaço e no tempo. É praticamente impossível, mesmo para civilizações avançadas, desenvolver tecnologia suficiente pra detectar outra
Pelo que entendi o sinal de rádio nem saiu da via lactea ainda🤔😥
Robôs humanoides conscientes serão muito mais comuns que qualquer vida que os criou. E nós estamos a apenas 20 anos disso. Qualquer civilização q esteja 50 anos mais avançadas que nós, seria representada majoritáriamente por vida artificial. (Suponho obviamente) .
Em 20 anos n chegamos nem em Marte meu amigo...
Que tal procura los em outras dimensões. Irão se surpreender🌈❤️🙏🏻🌎🍃👽🛸 e saber o quanto somos importantes para o Universo.
pesquisa interessante mesmo
Claramente artigo escrito pelos roteiristas do Choque de Cultura
Existem ( e existiram) mais formas de vida em Andrômeda do que na Via Láctea.
Boa noite!!!
Visão interessante
Eu acredito nas existência dos ets . Do msm geito q acredito num criador . Pois se Deus criou uma raça . Que nem o ser humano é possível ele saber ou ter criado ou quem criou outra raça . Pois me diz uma coisa . Eu creio dms na existência de Deus. Mais quem criou Deus. ? Então são perguntas em cima de perguntas dúvidas em cima de dúvidas amakkakaka nossa vida é muito interessante akkakaa adoro .
Top Serjao
Mas numa dessas que nos pensamos que as mensagens deles sejam so ruídos também
Qualquer ser da natureza tentará espalhar a vida,pois está no código genético, então seres inteligentes buscarão outros planetas.
Achei essa uma resposta bem inteligente!!!
Invertendo os papeis, deveriamos então considerar que ruídos que captamos são originados de vida inteligente?
Mas o próprio envio do sinal já se deduz que foi enviado por vida inteligente.
Muinto bom Sergio