Eu sou assistente educacional e cuido de uma menina de 5 anos com TEA e TOD. Entrei pra assumir meu cargo sem nenhuma experiência e hoje já tenho curso de Acompanhante Terapêutico. Fiz online porém obtive MT conhecimento, mas nada se compara em você viver na prática. dar suporte, não ser como uma empregada é MT importante. Auxiliar para a criança poder se tornar independente mesmo com suas condições e comorbidades.
O AT precisa sim, ser capacitado. O que vemos na prática é que algumas escolas colocam qualquer profissional só para cumprir a exigência da Lei, mas não são capacitados, nem os capacitam para tal.
Infelizmente é uma realidade muito presente na minha cidade, vejo pessoas sem nenhuma qualificação acompanhando essas crianças, muita das vezes até sem afetividade.
Concordo totalmente tenho uma filha autista é por ela aceitar todas as acompanhente estou com dificuldade na escola de ter uma única acompanhente para ela.e além disso não vejo interesse da prof para ataptar as atividades para ela
Boa noite! Vocês sabem me falar se a criança que está em investigação se está dentro do expectro do Autismo tem direito a uma acompanhante na sala de aula?
O que precisa ser dito a esses profissionais ATs, que vão trabalhar no ambiente escolar, é que não basta ser psicólogo com conhecimento em ABA é preciso também ter conhecimento pedagógico para assim poder auxiliar a criança juntamente com a professora. Os profissionais estão perdidos achando que apenas a intervenção ABA é suficiente no ambiente escolar e isso na prática está errado é necessário os dois pedagógico/ABA.
Sou aAT Aqui na minha cidade em Novo Hamburgo/ RS, mas infelizmente muitas escolas desconhecem e não valorizam a profissão tão importante quantas as outras ! Mas sigo firme e feliz em poder ajudar na evolução e crescimento de todas crianças! Amo minha profissão 🥰🥰🥰
Oi Andrisa sou de Canoas/RS meu filho vai começar a estudar esse ano, não sei como faço para pedir um AT, estou muito nervosa com a situação, teria alguma dica?😊
Oi sou de Porto Alegre. Você teria que entrar na justiça para pedir acompanhamento. Mas não é certo de que será um A.T, normalmente é um monitor que não tem muita prática com crianças atípicas infelizmente!@@liziasuarez5194
Sou psicóloga, psicanalista infantil, aplicadora do método ABA, neuropsicopedagoga e pedagoga. E vejo um despreparo muito grande nos atendimentos. (Também sou mae atípica).
As escolas vão ter um diferencial quando levarem a sério a qualificação das AT, que são extremamente importantes para ajudar a criança a se inserir no grupo.
Comecei a pouco tempo a ser AT escolar,a criança que acompanho recebe toda a tenção das professoras da sala e sempre estou atenta a não deixar ele fora de nenhuma atividade.
@@ClaudiaOliveira-tq3bt tá baixo esse salário. A média é 45 a hora. 4 horas por dia x 5 vezes por semana. Média de 3600. Aqui na região de São Paulo. Claro que tem q ser psicóloga analista do comportamento.. não sei se vc tem formação acadêmica. Aqui as escolas e os convênios só aceitam com formação acadêmica e pós em aba.
@@WesleyOliveira-ip2th vdd. Na região onde moro, para ser AT escolar os convênios pedem formação acadêmica em Psicologia e pós em aba ou psicopedagogia . A média é 45 a hora. Sem formação, pelo menos na clínica que trabalho, os convênios não autoriza.
Nossa AT é maravilhosa, ajudou demais, com toda equipe multidisciplinar, meu filho evoluir! Ela viu pequenas dificuldades q trabalhadas juntamente com a equipe de terapeutas pode proporcionar que ele conseguisse vence-las!
Meu estudante e nível moderado ( não tem fala social), quando eu proponho a ele para participar da roda para a história ou qlq outra atividade ele não quer e só vai a troco de alguma coisa, o problema é que se eu prometo algo para ele participar das atividades, ele aceita mas não se concentra pq ainda não recebeu e se vc der ele sai fora e vai pra longe. Qd ele não recebe o que quer logo, ele desequilibra toda a turma, fica nervoso e derruba tudo que tem na frente dele. Dia desses ele quase derrubou toda a mesa de café da manhã que eu havia montado para a aula de inglês . Somos de uma Escola de abordagem Régio Emília, lá tem árvores e galinhas, pois não que meu estudante fica horas imitando o galo dentro da sala de aula 🤦
Então tudo depende muito do TIPO de autista que é a criança, no caso do meu ele não aceita a participar de nada!!!! Só come, some em árvores, imita galos, gira o carrinho em volta do corpo e qd é chamado para as atividades quer quebrar tudo. Tem 5 anos de idade.
Eu não sou formado nesta área e eu tenho que cuidar de 5 autista mas cada um tem um nível numa escola estadual e eu não tenho nem uma noção de como começar e o que eu tenho que fazer. Os teus vídeos tem me ajudado muito
Eu sou AT. Mas confesso que tem algumas situações que não sei como agir, pois falta muita informação para que nós possamos desenvolver um ótimo trabalho com essas crianças. Procuro sempre ir atrás de informações onde pode me ajudar. Mas não é todos os professores que nós vê com bons olhos ; muitos desses professores preferem não se importar com essas crianças com medo de que nós possamos tomar o lugar deles. E por isso que não conseguimos atingir o potencial da criança que está no TEA. 😢 É muito triste 😞
Primeiro ano da minha filha, 3 anos, autismo moderado. Sou da baixada fluminense, A maioria da escolas particulares por aqui já dizem: "não temos condições de ter mediador". A única que diz que tem, fala que é a partir do primeiro ano e não no maternal. Que nessa idade só a auxiliar da professora basta. Estou terminando seu curso de AT mas pelo que entendi eu não poderia ser a AT dela.
Meu filho ta fazendo aba e a AT vem aqui em casa 3 vezes na semana e meu filho vai uma vez por semana no consultório. Estamos trabalhando com ele em casa pra conseguir levar ele pra escola junto com a AT dele. Estou confiante que agora as coisas vão fluir pois finalmente achei gnt capacitada e interessada. 🙏
Oi, td bem? Gostaria de saber se a AT para meu filho autista será eu quem tenho que pagar? Ou a escola particular onde ele estuda que tem que arrumar e fazer o pagamento?
Na prática as escolas se isentam dessa responsabilidade e nós, pais, ficamos na mão deles. Vamos falar que é obrigação deles e bater de frente ou acabar pagando a AT...
Caso seja comprovada a necessidade de apoio às atividades de comunicação, interação social, locomoção, alimentação e cuidados pessoais, a instituição de ensino em que a pessoa com transtorno do espectro autista ou com outra deficiência estiver matriculada disponibilizará acompanhante especializado no contexto escolar, nos termos do parágrafo único do art. 3⁰ da Lei nº 12.764, de 2012. Decreto nº 8.368 de 02 de dezembro de 2014.
Sou AT em uma clínica e esse assunto precisa de mais ênfase pois também existe a parte do domicílio muitas pessoas não sabem o que o At faz qual função diante de uma equipe multidisciplinar seria muito bom Mayara vc fazer outros como esse muito proveitoso
Olá, sou professora de Educação Especial no RS. Estou pesquisando em minha tese de doutorado o profissional de apoio, que seria o AT para o TEA. E justamente questiono a formação e atribuições deste profissional que não há um consenso nem uma formalização legal para o cargo. Amo seus materiais, obrigada pelas colaborações.
As escolas públicas deveriam contratar ou fazer um concurso para esses profissionais atuarem nas escolas dentro da sala de sala. principalmente onde houvesse essas crianças , pq o trabalho deles é importantíssimo e valoso como os demais professores e pedagogo.assim como na esfera particular também.
Ela aplicou o Aba com ele e ensinou toda equipe de profissionais da escola.. o reforço foi generalizado e os comportamentos que precisavam ser colocados em extinção foi colocados com unicidade de resposta dos profissionais com ele. Maravilhoso!! S.palavras pra descrever a importância dela..
Há casos que a criança faz as atividades, acompanha o conteúdo, mas tem disruptivos intensos e agressivos que acabam atrapalhando ou tardando a realização das mesmas. Bem como, a escola pede para pais irem busca-las em algumas situações
Olá Mayra sou AT aqui na minha cidade em uma escola pública, descobri seu canal é realmente está me ajudando muito, e está sendo muito complicado,porque vejo que nem os professores estão capacitados,nem a escola para trabalhar com essas crianças.
Olá querida, tudo bem? É realmente muito difícil, mas é essencial que faça a sua parte. Conte sempre comigo! Deixarei alguns conteúdos aqui para você ua-cam.com/video/ae7W786oa08/v-deo.html, institutosingular.org/baixe-agora/ e ua-cam.com/video/sUPVOq6dkDk/v-deo.html. Um beijo enorme! 🥰
Meu Davi tem 05 anos é autista não verbal e vai alfabetizar este ano. Estou mt temerosa com essa nova fase na vida dele. Ele faz td a Educação Infantil no ensino público e este ano ela ingressa em uma escola particular. Ele terá um AT, mas ficarei atenta à qualificação do profissional q o acompanhará! Mt válido este vídeo. Vc como sempre ajudando. Foi com seus vídeos q consegui desfraldar meu filho aos 3 anos d idade.
Falando assim, realmente é muito importante e necessário a explicação. Mas não é assim que funciona. A escola em si já abandona esses professores e consequentemente os AT's precisam ajudar a criança e professores. Redobra todo trabalho.
Sim muito bom todos os colégios tivesse profissional nesta área maís infelizmente não é assim vamos lutando pra ver um dia chegamos lá Mayra obrigada querida vc é muito legal ❤
Estou tendo uma luta para que minha filha autista tenha uma AT na sala de aula. Sou de Palmas-TO e a rede municipal não disponibiliza e muito menos capacita servidores para lidar com esse público. Só disponibiliza um profissional de "apoio" sem o mínimo de formação. O risco de isso dar errado é gigantesco. Fora a baixa remuneração das pessoas que estão atuando e sem capacitação. Este é o trato da prefeitura de Palmas-TO com a Educação Especial.
A clínica que meu neto faz terapia ABA, 3 horas em casa, vai esse ano para a escola com ele para fazer essa mediação, até pq ele está com hipersensibilidade ao som de crianças, isso vai ser uma barreira grande que já está sendo trabalhada porém ainda não obtivemos grandes resultados, mas confiantes que tudo seja resolvido.
O responsável da criança pode ter seu acompanhante particular da sua escolha já que a escola não fornece nem AT. Nem cuidador escola articula (10 criança pra um professor entre ele um autista )
Mayara seus vídeos são bem educativos e esclarecedores. Descobri o autismo no meu filho no ano passado quando ele tinha 3 anos. A escola aonde ele estuda colocou de imediato uma AT antes mesmo do seu diagnóstico. E isso fez a diferença na socialização e aprendizagem do meu filho.
Acho que precisa sim, claro, tem que ser capacitados, se não for assim não adianta. Meu filho começa esse ano na escola, nunca estudou. Tem 6 anos e já vai para o 1 ano. Já solicitei at pra ele. Espero que consiga, pois a professora não dará conta de ajudar devido a turma ser grande.
Olá Mayra seus vídeos são uma benção e tem me ajudado muito. Sou professora de educação especial e ajuda na inclusão das crianças da educação infantil. Como ajudar uma criança autista de nível de suporte 3, não verbal, agressiva, que não quer ficar na sala de aula, somente quer ficar andando pela escola
Olá! 😊 Antes de mais nada é importante entender se ele não gosta de escola ou se não está se adaptando ao ambiente escolar. Seria interessante marcar uma reunião com a instituição, juntamente com os profissionais que atendem a criança para que possam conversar e alinhar, por exemplo, como realizar as atividades para auxiliar em sala de aula. Muitas vezes será necessário adaptar o conteúdo da tarefa ou mesmo realizar pausas entre as atividades para que a criança se mantenha engajada e consiga realizar o que é pedido. Em casa, antecipe e utilize pistas visuais (figuras) para fornecer a previsibilidade frente o momento de ir para a escola e tente torná-lo atrativo, associando ações/brincadeiras do interesse dele, por exemplo. Observe, também, o que ele está fazendo antes de precisar de arrumar para a escola, pois se está numa atividade reforçadora, pode não querer interrompê-la para não sair de casa. Veja com a escola, também, se há a possibilidade de você observar um pouquinho, para que veja como ele fica lá. Confira algumas orientações e dicas para auxiliar também: 👉 ua-cam.com/video/O_HXqtfJCTQ/v-deo.html 👉 instagram.com/p/CnRiwJhNLJA/?img_index=1 👉 institutosingular.org/wp-content/uploads/2022/04/Material-Escolas-5-dicas-importantes.pdf? 👉 instagram.com/p/ClORmCmo9sr/?img_index=1 👉 instagram.com/p/C22JTNRNhwF/?img_index=1 👉 ua-cam.com/video/ae7W786oa08/v-deo.html&pp=gAQBiAQB
Se o pedido médico for p AT( assistente terapeutico) é o convênio mesmo, mas se for professor auxiliar é a escola, e p deixar claro as funções são diferentes r nada impede que seja os dois
Tem que diferenciar at do professor de apoio.. aqui eles oferecem o professor de apoio, mas não o AT.. geralmente são professores para cumprir horário, sem especialização em ABA
Ola, sou intérprete de LIbras, sou intérprete de um aluno de 9 anos, ele tem surdez bilateral profunda, deficiência intelectual e suspeita de autismo, infelizmente ele não sabe LIBRAS, nem a mãe, estou desde 2023 com ele, ele agora tem autonomia de comer sozinho, descer escada, de ficar no mesmo ambiente que os outros alunos. Eu faço várias atividades, só que é bem triste ele nao ter outros tratamentos, eu quero fazer mais cursos, pra tentar ajudar mais o desenvolvimento dele e de outros alunos. Trabalho em uma escola publica, que esse ano recebeu 9 ALUNOS AUTISTAS E 1 TOD, não tem nenhum profissional qualificado para acompanhar dentro da sala de aula.
e no município, pelo menos na minha cidade colocam qualquer um pagam pessoal da cozinha ou da faxina, claro que não tenho preconceito com isso mas pelo menos poderiam dar cursos para essas pessoas ficarem com as crianças
Mayara eu sou professora e psicopedagoga, nas minhas práticas busco ajudar no desenvolvimento do meu aluno, com certeza os acompanhamentos em muitas escolas públicas precisam de ajuda, faz um vídeo sobre isso, por favor
Olá querida, tudo bem? Deixo aqui minha playlist com várias dicas e assuntos sobre autismo na escola: ua-cam.com/video/ae7W786oa08/v-deo.html&pp=gAQBiAQB Acredito que pode te ajudar, beijo grande! 💙
A escola do meu filho sempre disponibilizou um estagiário para acompanhar meu filho, mas não era uma pessoa capacitada, por causa da pandemia ele obteve alguns prejuízos, então resolvi contratar uma mediadora profissional, estou muito satisfeita. Uma pessoa capacitada fez toda a diferença.
Separei estes conteúdos do meu canal para auxiliar você: 👉 ua-cam.com/video/U7Hq43KLSH8/v-deo.html&pp=gAQBiAQB 👉 ua-cam.com/video/Rew8yKfyvS0/v-deo.html&pp=gAQBiAQB
Muito esclarecedor esse vídeo É isso que está acontecendo com meu filho na creche.. Ele está no pré 1 e toda vez que vou buscar a prof fala que ele ficou bem mas não quis fazer a atividade!!! Como começou agora as aulas eu vou esperar mais uma ou duas semanas se continuar assim vou na creche conversar,já não estava gostando e agora depois do seu vídeo então... Muito obrigada 😘😘
Olá querida, tudo bem? No Estatuto da Pessoa com Deficiência, é imposto que o Estado tem o dever de proporcionar atendimento especializado à pessoa com deficiência na rede regular de ensino, como a ajuda de um professor de apoio. Confira este artigo em meu site sobre o Direito dos autistas: institutosingular.org/wp-content/uploads/2021/12/Manual-dos-Direitos-da-Pessoa-com-Autismo.pdf E estas são as duas leis dão o direito da criança em ter um A.T. na escola: LEI Nº 12.764 👉 www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm LEI Nº 13.146 👉 www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Sugiro que leia com atenção todas as informações e converse com os profissionais da rede de ensino sobre isso, pois é de extrema importância que a escola e família trabalhem juntos pelo desenvolvimento de nossas crianças! Espero que dê tudo certo 💙
Quando eu penso que meu filho vai para escola esse ano. Entro em desespero. Uma preocupação. N conseguir particular pq fica longe da minha 🏠 a única pertinho e uma pública. Ele tem 4 anos. O governo vai liberar a AT n sei se demora. Se demorar ele só vai quando eles liberarem a acompanhante
Meu filho e autista e a acompanhante dele não tem nem uma qualificação para trabalhar com ele reclamei sobre isso mais a diretora disse que não e obrigatório o município fornecer acompanhante com qualificação
Boa noite. Minha filha tem 6 anos e está na 1a série do ensino fundamental, por questões comportamental ela precisa de uma AT porém a escola diz não ter um profissional para isso e inclusive por causa da falta desse profissional limitou a frequência em que minha filha deverá ir à escola, passando a aceitá-la somente nas terças quintas e sextas das 13:30 as 15:30. Não sei o que fazer. Por favor alguém já passou por isso? Estou desesperada. Moro na cidade de Feliz/ RS
A escola particular do meu filho não aceita AT, mesmo providenciando por fora. Na rede pública, ele surtou com a quantidade de alunos na sala de aula. Tanto q na particular não houve a necessidade dos abafadores prescritos pela neuropediatra. Até onde a escola particular tem razão? Chegaram a me dizer que não são obrigados a aceitar crianças especiais.
A minha filha autista(moderado),ela é verbal,ela aponta,ela pede se tiver no alcance dela ela mesma vai lá e e pega ,e muito inteligente na aprendizagem ela sabe tudo,ela gosta de pintar,mas tem que ficar ajudando ela né,mostrar p ela faz aqui e tal,o que me preocupa mais é comportamento ela gosta muito de crianças ela se dá bem,mas ela tem esteorotipia de ficar falando bah cada segundo,e nervosa com barulho ,ela tá brincando bem do nada ela n quer mais ... Mas eu creio q vai dar tudo certo ! Ainda bem q agrião tem lei de ter acompanhante 🙏
Olá querida, tudo bem? O professor de apoio é o profissional que auxilia aquela criança a se cuidar, como o nome já diz, auxilia na locomoção, na alimentação ou na higienização. Já o ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO será o profissional que vai aplicar as intervenções elaboradas pelo analista do comportamento junto a equipe de supervisão em prol do desenvolvimento das dificuldades e habilidades da criança nos ambientes sociais. Por isso, ressalto que, o cuidador/professor de apoio NÃO É O MESMO que o acompanhante ou aplicador ABA. Pois, o acompanhante é um profissional com conhecimento de Educação Especial próprio para lidar com crianças que apresentem necessidades educacionais especiais que estejam matriculadas no sistema regular de ensino, realizados por um profissional aplicador, especializado em Análise do Comportamento (ABA). Para entender mais sobre o A.T., confira estas informações: 👉 ua-cam.com/video/J85Fsn8EsVk/v-deo.html 👉 ua-cam.com/video/Ujr9KICIuNU/v-deo.html 👉 ua-cam.com/video/4tsIzk0FnB0/v-deo.html 👉 ua-cam.com/video/YQl4KFpgDPY/v-deo.html
Gratidão pelos esclarecimentos! Então você está dizendo que não apenas aquele TEA que usa fraldas e não tem autonomia para comer que tem direito a essa acompanhante? E sim aqueles que tem prejuízos educacionais ou sociais correto? Isso é música para os meus ouvidos!! Acredito na inclusão mas esse suporte é fundamental para o desenvolvimento e apesar de ser lei federal, não é cumprida...quem perde é a criança... triste...
E triste em falar mas na verdade as escolas estão muito longe no interesse e Mãe e buscar seus direitos para ajudar os filhos . Semana passada fui na Atribuição de Aula na Direção de Ensino aqui em Santos, qdo foi minha vez de atendimento falei que tinha desejo de interesse de Mediadora na escola, coordenador falou para mim ia ser difícil eu conseguir porque muitas Mãe não corria atrás dos interesses para uma professora para seu filho.😔
Mayra, primeiro, obrigada pelo seu serviço que tanto colabora com nossas necessidades. Sejam elas como mãe ou professora, como é o meu caso. Mas gostaria que você falasse um pouco mais, sobre a inclusão das crianças com TEA ou outras necessidades em ambiente escolar regular. É sempre muito difícil realizar essas "manobras", especialmente, nas escolas das redes públicas, como a que eu trabalho. Como fazer isso acontecer de forma minimamente eficiente? Como agir, se não há apoio de 7m outro profissional no ambiente sala de aula? Que atividades ou que tipo de atenção desenvolver? Agradeço sua atenção. Abraço.
Olá querida, bom dia! Para que entenda mais sobre o acompanhante terapêutico, separei estes conteúdos para você, confira: 👉 ua-cam.com/video/J85Fsn8EsVk/v-deo.html 👉 ua-cam.com/video/Ujr9KICIuNU/v-deo.html 👉 ua-cam.com/video/YQl4KFpgDPY/v-deo.html 👉 ua-cam.com/video/yPYSbnRHK3s/v-deo.html
Eu por exemplo sou Psicanalista, formação EM ABA, procurei a rede escolar , secretaria de educação me candidatando a A.T. em ambiente escolar e pasmem .... Mesmo com experiência , formação eu não posso atuar na escola pois não fiz o tal concurso... E vejo pessoas atuando como a.t. dentro do ambiente escolar sem nenhum, nenhum preparo! Apenas tomando conta... Resumindo não consegui!! Embora a demanda seja grande!
Oi, Maíra. O desafio maior que venho acompanhado nas escolas, em 1 ano te acompanhamento terapêutico, é a inclusão dos alunos atípicos nas atividades e também o manter a criança na sala. Sempre quando pego o caso de alguma criança atípica na escola, preciso fazer manejos físicos para atividades básica como: ficar na sala, na rodinha e atender aos comandos dos professores. Sobre isso, o que vc pode nos orientar como ATs sobre os manejos físicos?
Olá querida, tudo bem? Separei minha playlist para auxiliar você: ua-cam.com/video/ae7W786oa08/v-deo.html&pp=gAQBiAQB Estou na torcida para que dê tudo certo, um beijo! 💙
Eu sou assistente educacional e cuido de uma menina de 5 anos com TEA e TOD. Entrei pra assumir meu cargo sem nenhuma experiência e hoje já tenho curso de Acompanhante Terapêutico. Fiz online porém obtive MT conhecimento, mas nada se compara em você viver na prática. dar suporte, não ser como uma empregada é MT importante. Auxiliar para a criança poder se tornar independente mesmo com suas condições e comorbidades.
Olá, de onde foi o curso?
O AT precisa sim, ser capacitado. O que vemos na prática é que algumas escolas colocam qualquer profissional só para cumprir a exigência da Lei, mas não são capacitados, nem os capacitam para tal.
E na maioria das escolas são estagiários de pedagogia.
Aqui onde eu moro, já pessoas que nem estagiários de pedagogia e sim leigos que estão lá só pra ocupar a vaga.
Infelizmente é uma realidade muito presente na minha cidade, vejo pessoas sem nenhuma qualificação acompanhando essas crianças, muita das vezes até sem afetividade.
Concordo totalmente tenho uma filha autista é por ela aceitar todas as acompanhente estou com dificuldade na escola de ter uma única acompanhente para ela.e além disso não vejo interesse da prof para ataptar as atividades para ela
Boa noite! Vocês sabem me falar se a criança que está em investigação se está dentro do expectro do Autismo tem direito a uma acompanhante na sala de aula?
O que precisa ser dito a esses profissionais ATs, que vão trabalhar no ambiente escolar, é que não basta ser psicólogo com conhecimento em ABA é preciso também ter conhecimento pedagógico para assim poder auxiliar a criança juntamente com a professora.
Os profissionais estão perdidos achando que apenas a intervenção ABA é suficiente no ambiente escolar e isso na prática está errado é necessário os dois pedagógico/ABA.
Sou aAT Aqui na minha cidade em Novo Hamburgo/ RS, mas infelizmente muitas escolas desconhecem e não valorizam a profissão tão importante quantas as outras ! Mas sigo firme e feliz em poder ajudar na evolução e crescimento de todas crianças! Amo minha profissão 🥰🥰🥰
Oi Andrisa sou de Canoas/RS meu filho vai começar a estudar esse ano, não sei como faço para pedir um AT, estou muito nervosa com a situação, teria alguma dica?😊
Eles nem querem contratar, e uma briga com a justiça pra conseguir!
Oi sou de Porto Alegre.
Você teria que entrar na justiça para pedir acompanhamento. Mas não é certo de que será um A.T, normalmente é um monitor que não tem muita prática com crianças atípicas infelizmente!@@liziasuarez5194
Sou psicóloga, psicanalista infantil, aplicadora do método ABA, neuropsicopedagoga e pedagoga. E vejo um despreparo muito grande nos atendimentos. (Também sou mae atípica).
As escolas vão ter um diferencial quando levarem a sério a qualificação das AT, que são extremamente importantes para ajudar a criança a se inserir no grupo.
Pois é a escola esta vendo o grande tabu da at permanecer na escola. Por ter dificuldades de receber orientação para conseguir ajudar meu filho.
Oq acontece que a escola só quer ganhar nao quer ter gato nenhum!!
Comecei a pouco tempo a ser AT escolar,a criança que acompanho recebe toda a tenção das professoras da sala e sempre estou atenta a não deixar ele fora de nenhuma atividade.
Oi Claudia! Qto ganha um AT?
@@marisabarbosadealmeida7095 aqui no RN ,e na clínica que estou trabalhando, 1 salário mínimo.Nao tem carteira assinada,é contrato .
Um salário mínimo é muito pouco kkkkkkk. Não sei se é a realidade onde tu mora
@@ClaudiaOliveira-tq3bt tá baixo esse salário. A média é 45 a hora. 4 horas por dia x 5 vezes por semana. Média de 3600. Aqui na região de São Paulo.
Claro que tem q ser psicóloga analista do comportamento.. não sei se vc tem formação acadêmica. Aqui as escolas e os convênios só aceitam com formação acadêmica e pós em aba.
@@WesleyOliveira-ip2th vdd. Na região onde moro, para ser AT escolar os convênios pedem formação acadêmica em Psicologia e pós em aba ou psicopedagogia . A média é 45 a hora.
Sem formação, pelo menos na clínica que trabalho, os convênios não autoriza.
Nossa AT é maravilhosa, ajudou demais, com toda equipe multidisciplinar, meu filho evoluir! Ela viu pequenas dificuldades q trabalhadas juntamente com a equipe de terapeutas pode proporcionar que ele conseguisse vence-las!
Que ótimo! querida! Um beijo enorme
Aonde eu consigo essa at,esses dias recebi o laudo do meu filho ñ sei nem o q fazer. Ele tem autismo
Meu estudante e nível moderado ( não tem fala social), quando eu proponho a ele para participar da roda para a história ou qlq outra atividade ele não quer e só vai a troco de alguma coisa, o problema é que se eu prometo algo para ele participar das atividades, ele aceita mas não se concentra pq ainda não recebeu e se vc der ele sai fora e vai pra longe. Qd ele não recebe o que quer logo, ele desequilibra toda a turma, fica nervoso e derruba tudo que tem na frente dele. Dia desses ele quase derrubou toda a mesa de café da manhã que eu havia montado para a aula de inglês . Somos de uma Escola de abordagem Régio Emília, lá tem árvores e galinhas, pois não que meu estudante fica horas imitando o galo dentro da sala de aula 🤦
Então tudo depende muito do TIPO de autista que é a criança, no caso do meu ele não aceita a participar de nada!!!! Só come, some em árvores, imita galos, gira o carrinho em volta do corpo e qd é chamado para as atividades quer quebrar tudo. Tem 5 anos de idade.
Desculpe a pergunta. Os custos dela, vc arca ou a escola que contratou?
Eu não sou formado nesta área e eu tenho que cuidar de 5 autista mas cada um tem um nível numa escola estadual e eu não tenho nem uma noção de como começar e o que eu tenho que fazer. Os teus vídeos tem me ajudado muito
Faculdade de acompanhamento para Tea
Eu sou AT. Mas confesso que tem algumas situações que não sei como agir, pois falta muita informação para que nós possamos desenvolver um ótimo trabalho com essas crianças. Procuro sempre ir atrás de informações onde pode me ajudar.
Mas não é todos os professores que nós vê com bons olhos ; muitos desses professores preferem não se importar com essas crianças com medo de que nós possamos tomar o lugar deles.
E por isso que não conseguimos atingir o potencial da criança que está no TEA. 😢
É muito triste 😞
Aconteceu isso comigo hoje.
Tira dúvida com mães de autistas nós somos os melhores profissionais tenho certeza que saberemos direcionar a qualquer dúvida de como agir
Bom dia sou AT em um colégio particular, eu acho que a escola a prefeitura de veria capacitar mais, os profissionais.
Concordo plenamente querida! Um beijo enorme
Vc tem quantas formações? estou perdida nessas informações
Eu acredito que precisa capacitar os professores
Primeiro ano da minha filha, 3 anos, autismo moderado. Sou da baixada fluminense, A maioria da escolas particulares por aqui já dizem: "não temos condições de ter mediador". A única que diz que tem, fala que é a partir do primeiro ano e não no maternal. Que nessa idade só a auxiliar da professora basta.
Estou terminando seu curso de AT mas pelo que entendi eu não poderia ser a AT dela.
Meu filho ta fazendo aba e a AT vem aqui em casa 3 vezes na semana e meu filho vai uma vez por semana no consultório. Estamos trabalhando com ele em casa pra conseguir levar ele pra escola junto com a AT dele. Estou confiante que agora as coisas vão fluir pois finalmente achei gnt capacitada e interessada. 🙏
💙💙💙
Oi, td bem? Gostaria de saber se a AT para meu filho autista será eu quem tenho que pagar? Ou a escola particular onde ele estuda que tem que arrumar e fazer o pagamento?
Na prática as escolas se isentam dessa responsabilidade e nós, pais, ficamos na mão deles. Vamos falar que é obrigação deles e bater de frente ou acabar pagando a AT...
Gostaria que você fizesse um vídeo explicando o que esperar de uma criança com 5 anos por favor
Caso seja comprovada a necessidade de apoio às atividades de comunicação, interação social, locomoção, alimentação e cuidados pessoais, a instituição de ensino em que a pessoa com transtorno do espectro autista ou com outra deficiência estiver matriculada disponibilizará acompanhante especializado no contexto escolar, nos termos do parágrafo único do art. 3⁰ da Lei nº 12.764, de 2012.
Decreto nº 8.368 de 02 de dezembro de 2014.
Sou AT em uma clínica e esse assunto precisa de mais ênfase pois também existe a parte do domicílio muitas pessoas não sabem o que o At faz qual função diante de uma equipe multidisciplinar seria muito bom Mayara vc fazer outros como esse muito proveitoso
Vc deveria ter dado exemplos de como o at atuar em sala..seria bom
Olá, sou professora de Educação Especial no RS. Estou pesquisando em minha tese de doutorado o profissional de apoio, que seria o AT para o TEA. E justamente questiono a formação e atribuições deste profissional que não há um consenso nem uma formalização legal para o cargo. Amo seus materiais, obrigada pelas colaborações.
Minha aluna está fazendo esse curso, e como quero trabalhar na área irei fazer esse curso ainda esse ano.
As escolas públicas deveriam contratar ou fazer um concurso para esses profissionais atuarem nas escolas dentro da sala de sala. principalmente onde houvesse essas crianças , pq o trabalho deles é importantíssimo e valoso como os demais professores e pedagogo.assim como na esfera particular também.
Ela aplicou o Aba com ele e ensinou toda equipe de profissionais da escola.. o reforço foi generalizado e os comportamentos que precisavam ser colocados em extinção foi colocados com unicidade de resposta dos profissionais com ele. Maravilhoso!! S.palavras pra descrever a importância dela..
Como vc conseguiu? A própria escola disponibilizou ou foi o convênio? A escola é pública ou particular? Agradeço muito se puder responder.
Há casos que a criança faz as atividades, acompanha o conteúdo, mas tem disruptivos intensos e agressivos que acabam atrapalhando ou tardando a realização das mesmas. Bem como, a escola pede para pais irem busca-las em algumas situações
Olá Mayra sou AT aqui na minha cidade em uma escola pública, descobri seu canal é realmente está me ajudando muito, e está sendo muito complicado,porque vejo que nem os professores estão capacitados,nem a escola para trabalhar com essas crianças.
Olá querida, tudo bem? É realmente muito difícil, mas é essencial que faça a sua parte. Conte sempre comigo! Deixarei alguns conteúdos aqui para você ua-cam.com/video/ae7W786oa08/v-deo.html, institutosingular.org/baixe-agora/ e ua-cam.com/video/sUPVOq6dkDk/v-deo.html. Um beijo enorme! 🥰
@carmencarolina você tem formação academica para ser AT?
Meu Davi tem 05 anos é autista não verbal e vai alfabetizar este ano. Estou mt temerosa com essa nova fase na vida dele. Ele faz td a Educação Infantil no ensino público e este ano ela ingressa em uma escola particular. Ele terá um AT, mas ficarei atenta à qualificação do profissional q o acompanhará! Mt válido este vídeo. Vc como sempre ajudando. Foi com seus vídeos q consegui desfraldar meu filho aos 3 anos d idade.
Estou querendo colocar meu filho na escola particular, mas me falaram que a AT também tem que ser paga, vc também paga a AT?
Muito obrigada . Esse vídeo me ajudou muito. Muita obrigada.
Mayra,primeiro parabéns, vc é incrível, amo seus vídeos.
Falando assim, realmente é muito importante e necessário a explicação. Mas não é assim que funciona. A escola em si já abandona esses professores e consequentemente os AT's precisam ajudar a criança e professores. Redobra todo trabalho.
Adorei suas explicações, com certeza esse AT, precisa de ser trabalhado antes de entrar em sala de aula.
Obrigada Maria! Um beijo enorme
Sim muito bom todos os colégios tivesse profissional nesta área maís infelizmente não é assim vamos lutando pra ver um dia chegamos lá Mayra obrigada querida vc é muito legal ❤
Olá querida, tudo bem? Obrigada pelo carinho e confiança, conte comigo e minha equipe! Um beijo grande 💙
Precisa mesmo de capacitação.
Estou tendo uma luta para que minha filha autista tenha uma AT na sala de aula. Sou de Palmas-TO e a rede municipal não disponibiliza e muito menos capacita servidores para lidar com esse público. Só disponibiliza um profissional de "apoio" sem o mínimo de formação. O risco de isso dar errado é gigantesco. Fora a baixa remuneração das pessoas que estão atuando e sem capacitação. Este é o trato da prefeitura de Palmas-TO com a Educação Especial.
Sim precisa de muito atenção com o autista um pessoa capacitada na escola para eles aprender e desenvolver bem
Sim.sou professora
Mayra disponiliza um curso de capacitação em AT para nós .
A clínica que meu neto faz terapia ABA, 3 horas em casa, vai esse ano para a escola com ele para fazer essa mediação, até pq ele está com hipersensibilidade ao som de crianças, isso vai ser uma barreira grande que já está sendo trabalhada porém ainda não obtivemos grandes resultados, mas confiantes que tudo seja resolvido.
O responsável da criança pode ter seu acompanhante particular da sua escolha já que a escola não fornece nem AT. Nem cuidador escola articula (10 criança pra um professor entre ele um autista )
Meu filho começará esse ano na escola com a AT, tenho certeza que será maravilhoso
Me fala mais sobre o profissional do AeE
Mayara seus vídeos são bem educativos e esclarecedores. Descobri o autismo no meu filho no ano passado quando ele tinha 3 anos. A escola aonde ele estuda colocou de imediato uma AT antes mesmo do seu diagnóstico. E isso fez a diferença na socialização e aprendizagem do meu filho.
Acho que precisa sim, claro, tem que ser capacitados, se não for assim não adianta. Meu filho começa esse ano na escola, nunca estudou. Tem 6 anos e já vai para o 1 ano. Já solicitei at pra ele. Espero que consiga, pois a professora não dará conta de ajudar devido a turma ser grande.
Olá Mayra seus vídeos são uma benção e tem me ajudado muito. Sou professora de educação especial e ajuda na inclusão das crianças da educação infantil. Como ajudar uma criança autista de nível de suporte 3, não verbal, agressiva, que não quer ficar na sala de aula, somente quer ficar andando pela escola
Olá! 😊 Antes de mais nada é importante entender se ele não gosta de escola ou se não está se adaptando ao ambiente escolar. Seria interessante marcar uma reunião com a instituição, juntamente com os profissionais que atendem a criança para que possam conversar e alinhar, por exemplo, como realizar as atividades para auxiliar em sala de aula. Muitas vezes será necessário adaptar o conteúdo da tarefa ou mesmo realizar pausas entre as atividades para que a criança se mantenha engajada e consiga realizar o que é pedido. Em casa, antecipe e utilize pistas visuais (figuras) para fornecer a previsibilidade frente o momento de ir para a escola e tente torná-lo atrativo, associando ações/brincadeiras do interesse dele, por exemplo. Observe, também, o que ele está fazendo antes de precisar de arrumar para a escola, pois se está numa atividade reforçadora, pode não querer interrompê-la para não sair de casa. Veja com a escola, também, se há a possibilidade de você observar um pouquinho, para que veja como ele fica lá. Confira algumas orientações e dicas para auxiliar também:
👉 ua-cam.com/video/O_HXqtfJCTQ/v-deo.html
👉 instagram.com/p/CnRiwJhNLJA/?img_index=1
👉 institutosingular.org/wp-content/uploads/2022/04/Material-Escolas-5-dicas-importantes.pdf?
👉 instagram.com/p/ClORmCmo9sr/?img_index=1
👉 instagram.com/p/C22JTNRNhwF/?img_index=1
👉 ua-cam.com/video/ae7W786oa08/v-deo.html&pp=gAQBiAQB
Preciso de orientações do que devo exigir e observar na Até escolar da minha filha.
Fui na escola com o pedido médico, e a diretora mandou eu procurar o convênio
Se o pedido médico for p AT( assistente terapeutico) é o convênio mesmo, mas se for professor auxiliar é a escola, e p deixar claro as funções são diferentes r nada impede que seja os dois
Tudo depende da necessidade da criança
Meu filho preciso de A.T. para fazer atividades na escola com urgência
Tem que diferenciar at do professor de apoio.. aqui eles oferecem o professor de apoio, mas não o AT.. geralmente são professores para cumprir horário, sem especialização em ABA
Ola, sou intérprete de LIbras, sou intérprete de um aluno de 9 anos, ele tem surdez bilateral profunda, deficiência intelectual e suspeita de autismo, infelizmente ele não sabe LIBRAS, nem a mãe, estou desde 2023 com ele, ele agora tem autonomia de comer sozinho, descer escada, de ficar no mesmo ambiente que os outros alunos.
Eu faço várias atividades, só que é bem triste ele nao ter outros tratamentos, eu quero fazer mais cursos, pra tentar ajudar mais o desenvolvimento dele e de outros alunos.
Trabalho em uma escola publica, que esse ano recebeu 9 ALUNOS AUTISTAS E 1 TOD, não tem nenhum profissional qualificado para acompanhar dentro da sala de aula.
Olá querida, tudo bem? Conheça os cursos do Instituto Singular e comece agora mesmo seus estudos: institutosingular.org/cursos/
Sou professora de uma turma de 3 anos e tenho um aluno autista .
Olá Maria, tudo bem? Vou deixar essa playlist para você ua-cam.com/video/ae7W786oa08/v-deo.html. Espero que ajude. Um beijo enorme!
Obrigado pela atenção!
Eu que agradeço, querida ❤️
Mais capacitação!
É de extrema importância
Super amei as dicas!!! +1 super like pra você!!!amei seu canal por isso já me inscrevi❤😊🎉
Muito feliz em saber disso, seja bem vinda ❤️
e no município, pelo menos na minha cidade colocam qualquer um pagam pessoal da cozinha ou da faxina, claro que não tenho preconceito com isso mas pelo menos poderiam dar cursos para essas pessoas ficarem com as crianças
Pela primeira vez o meu filho teve alguém para acompanha-lo nas aulas mas eles chamam de cuidadora e percebi falta de preparo dela.
Terminando meu curso....😃🙌🏻
Sucesso minha querida! Um beijo enorme
@@mayragaiato ❤️❤️❤️❤️❤️
Mayara eu sou professora e psicopedagoga, nas minhas práticas busco ajudar no desenvolvimento do meu aluno, com certeza os acompanhamentos em muitas escolas públicas precisam de ajuda, faz um vídeo sobre isso, por favor
Olá querida, tudo bem? Deixo aqui minha playlist com várias dicas e assuntos sobre autismo na escola: ua-cam.com/video/ae7W786oa08/v-deo.html&pp=gAQBiAQB
Acredito que pode te ajudar, beijo grande! 💙
@@mayragaiato muito obrigada Mayara, é uma honra para mim receber a tua resposta, fico feliz ❤️☺️👏👏👏
Meu. Tem. Muita. Dificuldade
Seus conteúdos são maravilhosos, Mayra!!! Gratidão ❤
A escola do meu filho sempre disponibilizou um estagiário para acompanhar meu filho, mas não era uma pessoa capacitada, por causa da pandemia ele obteve alguns prejuízos, então resolvi contratar uma mediadora profissional, estou muito satisfeita. Uma pessoa capacitada fez toda a diferença.
Como faço para contratar? Você conseguiu como ?
Esqueci de mencionar que a minha pequena é não verbal e sem dúvidas isso dificulta muito sua comunicação
Separei estes conteúdos do meu canal para auxiliar você:
👉 ua-cam.com/video/U7Hq43KLSH8/v-deo.html&pp=gAQBiAQB
👉 ua-cam.com/video/Rew8yKfyvS0/v-deo.html&pp=gAQBiAQB
Muito esclarecedor esse vídeo
É isso que está acontecendo com meu filho na creche.. Ele está no pré 1 e toda vez que vou buscar a prof fala que ele ficou bem mas não quis fazer a atividade!!! Como começou agora as aulas eu vou esperar mais uma ou duas semanas se continuar assim vou na creche conversar,já não estava gostando e agora depois do seu vídeo então...
Muito obrigada 😘😘
fui até a escola do meu filho com o laudo médico e fui informada para procurar a defensoria pública .
Olá querida, tudo bem? No Estatuto da Pessoa com Deficiência, é imposto que o Estado tem o dever de proporcionar atendimento especializado à pessoa com deficiência na rede regular de ensino, como a ajuda de um professor de apoio. Confira este artigo em meu site sobre o Direito dos autistas: institutosingular.org/wp-content/uploads/2021/12/Manual-dos-Direitos-da-Pessoa-com-Autismo.pdf
E estas são as duas leis dão o direito da criança em ter um A.T. na escola:
LEI Nº 12.764 👉 www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm
LEI Nº 13.146 👉 www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
Sugiro que leia com atenção todas as informações e converse com os profissionais da rede de ensino sobre isso, pois é de extrema importância que a escola e família trabalhem juntos pelo desenvolvimento de nossas crianças! Espero que dê tudo certo 💙
Maiara estou levando esse vídeo pra ajudar no processo junto a ADV! Obrigada 👏👏👏🥰
Quando eu penso que meu filho vai para escola esse ano. Entro em desespero. Uma preocupação. N conseguir particular pq fica longe da minha 🏠 a única pertinho e uma pública. Ele tem 4 anos. O governo vai liberar a AT n sei se demora. Se demorar ele só vai quando eles liberarem a acompanhante
Oi. Seu filho já está na escola ? Foi liberado a AT?
Perfeito!!! O tema do vídeo é muito pertinente, muito obrigada!!!!
Eu que agradeço querida! Um beijo enorme
Meu filho e autista e a acompanhante dele não tem nem uma qualificação para trabalhar com ele reclamei sobre isso mais a diretora disse que não e obrigatório o município fornecer acompanhante com qualificação
Eu é a diretora da escola de meu filho fizemos o pedido parq a prefeitura, o meu filho e muito eufórico e agressivo
Óla, Mayra, qual a diferença do AT, professor de apoio e do Cuidador na educação infantil?
Muito obrigada Mayra!!! Ótimas explicações!!!
Obrigada Van
Acompanho duas crianças na escola, uma em casa período ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Parabéns pelo seu trabalho
Obrigada pelo carinho :)
Boa noite. Minha filha tem 6 anos e está na 1a série do ensino fundamental, por questões comportamental ela precisa de uma AT porém a escola diz não ter um profissional para isso e inclusive por causa da falta desse profissional limitou a frequência em que minha filha deverá ir à escola, passando a aceitá-la somente nas terças quintas e sextas das 13:30 as 15:30. Não sei o que fazer. Por favor alguém já passou por isso? Estou desesperada. Moro na cidade de Feliz/ RS
A escola do meu filho quer que a at dele sente longe dele.
A escola particular do meu filho não aceita AT, mesmo providenciando por fora. Na rede pública, ele surtou com a quantidade de alunos na sala de aula. Tanto q na particular não houve a necessidade dos abafadores prescritos pela neuropediatra. Até onde a escola particular tem razão? Chegaram a me dizer que não são obrigados a aceitar crianças especiais.
Você e seus vídeos estão salvando minha vida! Muito obrigada! Sou mãe atípica aqui no Estado do Amapá!
Mayra aqui onde eu moro o prefeito se recusa a contratar uma professora de apoio pra minha filha...já tem quase dois meses de aula e nada mudou.
A minha filha autista(moderado),ela é verbal,ela aponta,ela pede se tiver no alcance dela ela mesma vai lá e e pega ,e muito inteligente na aprendizagem ela sabe tudo,ela gosta de pintar,mas tem que ficar ajudando ela né,mostrar p ela faz aqui e tal,o que me preocupa mais é comportamento ela gosta muito de crianças ela se dá bem,mas ela tem esteorotipia de ficar falando bah cada segundo,e nervosa com barulho ,ela tá brincando bem do nada ela n quer mais ... Mas eu creio q vai dar tudo certo ! Ainda bem q agrião tem lei de ter acompanhante 🙏
Eu quero aprender muitas coisas de
Qual a diferença entre AT e professora de apoio?
Olá querida, tudo bem? O professor de apoio é o profissional que auxilia aquela criança a se cuidar, como o nome já diz, auxilia na locomoção, na alimentação ou na higienização. Já o ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO será o profissional que vai aplicar as intervenções elaboradas pelo analista do comportamento junto a equipe de supervisão em prol do desenvolvimento das dificuldades e habilidades da criança nos ambientes sociais. Por isso, ressalto que, o cuidador/professor de apoio NÃO É O MESMO que o acompanhante ou aplicador ABA. Pois, o acompanhante é um profissional com conhecimento de Educação Especial próprio para lidar com crianças que apresentem necessidades educacionais especiais que estejam matriculadas no sistema regular de ensino, realizados por um profissional aplicador, especializado em Análise do Comportamento (ABA). Para entender mais sobre o A.T., confira estas informações:
👉 ua-cam.com/video/J85Fsn8EsVk/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/Ujr9KICIuNU/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/4tsIzk0FnB0/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/YQl4KFpgDPY/v-deo.html
Sou AT (contratada pela clínica onde a criança faz terapia) e estou muito insegura em como agir na escola, receio dos olhares e opiniões.
Olá querida, tudo bem? Para auxiliar você, separei este vídeo: ua-cam.com/video/grBEE7ZFUnk/v-deo.html
Oi boa noite doutora sou Roseli mãe do Lourenzo ele e autista e o médico no laudo pede um TA mas na escola falaram que ele nao precisar
Gratidão pelos esclarecimentos! Então você está dizendo que não apenas aquele TEA que usa fraldas e não tem autonomia para comer que tem direito a essa acompanhante? E sim aqueles que tem prejuízos educacionais ou sociais correto? Isso é música para os meus ouvidos!! Acredito na inclusão mas esse suporte é fundamental para o desenvolvimento e apesar de ser lei federal, não é cumprida...quem perde é a criança... triste...
Você é maravilhosa! Amo seus vídeos! 😍
Muito obrigada 😊
Estou amando suas dicas
E triste em falar mas na verdade as escolas estão muito longe no interesse e Mãe e buscar seus direitos para ajudar os filhos . Semana passada fui na Atribuição de Aula na Direção de Ensino aqui em Santos, qdo foi minha vez de atendimento falei que tinha desejo de interesse de Mediadora na escola, coordenador falou para mim ia ser difícil eu conseguir porque muitas Mãe não corria atrás dos interesses para uma professora para seu filho.😔
Mayra, primeiro, obrigada pelo seu serviço que tanto colabora com nossas necessidades. Sejam elas como mãe ou professora, como é o meu caso.
Mas gostaria que você falasse um pouco mais, sobre a inclusão das crianças com TEA ou outras necessidades em ambiente escolar regular. É sempre muito difícil realizar essas "manobras", especialmente, nas escolas das redes públicas, como a que eu trabalho. Como fazer isso acontecer de forma minimamente eficiente? Como agir, se não há apoio de 7m outro profissional no ambiente sala de aula? Que atividades ou que tipo de atenção desenvolver? Agradeço sua atenção. Abraço.
Isso é um direito 👏👏👏
👏👏
Olá Maira me informe qd tiver cursos.
Olá tudo bem? Vou deixar aqui um link com todas as informações para você dos nossos cursos bit.ly/cursos-is
Você é simplesmente maravilhosa ❤️
Estou começando na área queria mais ajuda
Olá querida, bom dia! Para que entenda mais sobre o acompanhante terapêutico, separei estes conteúdos para você, confira:
👉 ua-cam.com/video/J85Fsn8EsVk/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/Ujr9KICIuNU/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/YQl4KFpgDPY/v-deo.html
👉 ua-cam.com/video/yPYSbnRHK3s/v-deo.html
Eu por exemplo sou Psicanalista, formação EM ABA, procurei a rede escolar , secretaria de educação me candidatando a A.T. em ambiente escolar e pasmem .... Mesmo com experiência , formação eu não posso atuar na escola pois não fiz o tal concurso... E vejo pessoas atuando como a.t. dentro do ambiente escolar sem nenhum, nenhum preparo! Apenas tomando conta... Resumindo não consegui!! Embora a demanda seja grande!
Parabéns muito bem explicado
Obrigada querida
Aqui na minha cidade é difícil conseguir, e quando tem é estagiário de pedagogia e q não tem preparo nenhum.
Como o AT pode fazer a mediação de forma natural entre professores e colegas
Boa tarde, sou estudante de pedagogia e faço estágio numa classe especial em uma escola Municipal no RJ,sou AT de uma criança autista.
Olá Juciara, sou acadêmica de pedagogia, com foi a experiência, você recebeu algum treinamento específico?
Oi Nayara tudo bom? Eu preciso de mais informações sobre esse assunto.
Olá querida tudo bem? Separei um vídeo para você ua-cam.com/video/jG9jO81GKZw/v-deo.html
Parabéns pelo conteúdo muito bem explicado 👏👏👏
Muito obrigada!
Seria ótimo um curso de A.T. Escolar, por ser um ambiente mais estruturado e com rotina fixa.
Olá querida, tudo bem? Clique neste link e conheça o nosso curso FORMAÇÃO DE A.T.: institutosingular.org/curso/formacao-de-a-t/
@@mayragaiato já fiz o A.T. de Sucesso, mas gostaria de algo mais específico para escola
Oi, Maíra. O desafio maior que venho acompanhado nas escolas, em 1 ano te acompanhamento terapêutico, é a inclusão dos alunos atípicos nas atividades e também o manter a criança na sala. Sempre quando pego o caso de alguma criança atípica na escola, preciso fazer manejos físicos para atividades básica como: ficar na sala, na rodinha e atender aos comandos dos professores. Sobre isso, o que vc pode nos orientar como ATs sobre os manejos físicos?
Olá querida, tudo bem? Separei minha playlist para auxiliar você: ua-cam.com/video/ae7W786oa08/v-deo.html&pp=gAQBiAQB
Estou na torcida para que dê tudo certo, um beijo! 💙
E quando a criança tem professor de apoio? Qual seria a função da atendente terapêutica?