É possível ativar legendas para tradução ao longo do monólogo de Musk :) basta clicar no ícone de engrenagem no canto inferior direito do vídeo e selecionar português
Olá Willian Chimura! Gosto muito do seu canal. Considero sua personalidade muito bacana e te respeito por toda a sua aplicação no que faz. Além de louvar a importância de informar melhor as pessoas sobre o autismo. Continue! Você vai cada vez mais longe, muito sucesso para você sempre!
Parabéns William, adorei sua reflexão. É muito bom encontrar registros sobre pessoas autistas bem sucedidos porque mudar a visão do autista como alguém incapaz é uma questão de grande importância.
Bom dia! Recebi o diagnóstico do meu filho semana passada, AAF (autista de alta função), uma criança de três anos com uma inteligência que nunca vi em crianças maiores (sou professora), com três anos ele já lê e escreve. Seu canal contribui a cada dia para meu esclarecimento, parabéns!
Bom dia Elaine. Td bem? Meu filho ainda está em processo de diagnóstico. Ele acabou de completar 4 anos. Aos 3 aprendeu a ler e fala inglês e adoro o Russo e outras linguas. Apresenta dificuldade na interação social e dificuldade em se expressar.
Eliane,eu tb sou prof. ,meus 2 filhos são autistas tb. O mais velho alfabetizou com 2a6m; o mais novo já grafava letras e números com 1a8m. Ambos são poliglotas autodidatas. O mais jovem se interessa mais por idiomas. Já praticamente domina mais de 6. Recentemente tem se interessado por indo-arábico. É ótimo em todas as disciplinas. Atualmente,eles estão com 8 e 6 anos. Por favor,fique suas energias no brincar,brincar e brincar! Todos acham lindo a precocidade pedagógica, mas é preocupante! Um bebê ou uma criança pequena deve brincar,pois brincando adquirirá o desenvolvimento necessário para sanar os déficits que tem. Estimule bastante o lúdico padrão competente e compatível com a idade dele. O meu primogênito teve esta intervenção e se relaciona normalmente com outras crianças e pessoas. O mais jovem,eu não consegui redirecionar um pouco do foco, e ele ainda tem dificuldades no start social e quase tudo que se refira à pessoas. Não deixe seu pequeno se dedicar mais que 1h30m por dia com leitura,escrita e afins; ele terá muito tempo para isso!
@@roseagraciada7896 com certeza, meus estímulos são sempre nesse sentido, respeito o tempo e interesses dele, estimulando em coisas que ele gosta de fazer
Elon é o grande exemplo de que autistas também erram, e ter o diagnóstico não faz autistas serem melhores ou piores do que neurotípicos apenas por estarem dentro do espectro. Mas acredito que seja ótimo ele ter assumido isso e espero que ajude a quebrar estereótipos ao invés de consolidar ou criar novos. Ótimo vídeo Willian, parabéns
Li a biografia do Musk há alguns anos, escrita por um jornalista. Agora fica tudo mais claro. O jornalista, logo no início, relata seus encontros com Musk e descreve a dificuldade dele em manter contato visual; também fala de momentos em que Musk parecia se "perder" nos próprios pensamentos, esquecendo-se de que estava na presença do jornalista. Além das dificuldade de relacionamento próximo com suas ex-parceiras. Vale a pena ler, recomendo.
Meu filho hj com 9 anos desenvolve jogos, aprendeu inglês sozinho aos 4 anos. Quando vejo um autista mostrando suas habilidades ou conquistando seu espaço, independente do nível de suporte fico mega feliz...😃😃😃
Pois é, eu, por exemplo, sou uma autista com disfunção executiva e muita dificuldade desde criança para realizar as coisas...A cabeça é cheia de idéias, mas meu corpo não corresponde. Achava que não podia ser autismo pelo fato de não ter habilidades especiais, ou melhor, de não ser um "gênio", pelo contrário, as pessoas sempre me taxaram de "retardada"... Quanto ao comportamento não verbal, é muito interessante... Eu só percebi depois que comecei a fazer curso de teatro e me apresentei algumas vezes. Em absolutamente todas as fotos que tenho de cenas minhas nas peças, eu estou fazendo caretas e gestos meio bizarros, vamos dizer. Isso foi algo que me chamou a atenção e me fez lembrar de momentos na vida em que pessoas fizeram alguma critica ou imitação de mim como tendo "esteriotipias", me ridicularizando... Mas, enfim, tenho aprendido muito aqui no seu canal, obrigada☺️🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Sua história é bem parecida com a minha, também nunca fui gênio KKK Sempre fui tachada de retardada até pela família, mas estou vendendo agora com 38 anos comecei fazer faculdade para mim era um sonha quase impossível, já que tive muita dificuldade de aprendizagem.
eu percebo que no Brasil tem muita estereotipização de neurodivergências em geral; autismo especificamente vc tem zero conteúdo que não seja do mesmo então é bom saber inglês bem pra se informar mais corretamente
Eu aprendi a fazer contato visual em torno dos 20 anos, pois li na internet o quanto este era necessário para passar segurança e confiança na minha fala.... até então, as pessoas achavam so que eu era tímida, estranha ou louca rs
Caraca eu também era assim, só que eu aprendi a fazer contato visual aos 14anos, como eu queria ser mais aceito comecei a me força a ter contato visual depois que eu li, ou vi por acaso em algum lugar que era necessário pra passar segurança e confiança que nem vc falou, antes de aprender a manter contato visual eu só olhava pra boca da pessoa que falava comigo, e como eu tive esse hábito até os 14, eu acabei ficando bom em leitura labial, só de eu ver alguém mexendo a boca eu já sabia o que ela tava falando mesmo de muito longe, mas eu não dava muito importância a essa abilidade, e depois que aprendi a manter contato visual acabei com o tempo perdendo esse "dom".
Sobre contato visual? Como se aprende a maneira certa?até hj me ferro com isso!!😐 Essa maneira de olhar na boca da pessoa enquanto dialogamos, eu não consigo porque sei que dá pra perceber que você não está olhando no olho. Eu mesmo consigo reparar isso. Foda essa parada, se olhar de mais tá estranho, se não olhar e mais ainda kkkkk, difícil.
@@joseneto503 É só olhar por alguns segundos quando estiver falando, quando parar de falar desvia o olha tranquilamente, se não vai parecer que está mentindo ou escondendo algo, aos poucos vai ficando natural.
Conheci Elon Musk agora e gosto dele de cara! Não sei, ele inspira algo bom, simples assim! Ele tem uma pureza de alma que não sei explicar. Eu o admiro muito pela capacidade que tem demostrado ao mundo.
Assim como acontecem com as pessoas típicas, os autistas podem ter ou não sucesso em suas carreiras profissionais. Precisamos é ter muito cuidado em definir "sucesso"..
William, sou mãe de uma criança com autismo... você poderia fazer um vídeo sobre o que não dizer aos pais de crianças com autismo? Olha, Passamos por tanta coisa e temos que ouvir cada coisa!
Procurando mais saber sobre autismo, hoje com 27 anos me questiono se eu tenho algum nível. Sempre me senti deslocada, principalmente nos tempos de escola. Adiantei 1 ano porque aprendi a ler muito rápido, mas sempre tive um comportamento mais infantil, tinha facilidade com amizade com crianças mais novas que eu. Ainda com 27 anos me dou muito bem com os amigos adolescentes do meu irmão. Tenho dificuldade em conversar olhando nos olhos, principalmente pessoas que não tenho muita convivência, consigo apenas com pessoas bem proximas a mim. Sempre tive dificuldade de falar em público, bem como dançar, sempre tive ataque de pânico com isso. Também tenho dificuldade de expressar minhas ideias, para mim é tudo muito obvio mas nao consigo expressar direito. Hoje melhorei muito, ja consigo dançar um pouquinho e me soltar (respeitando meus limites), falar em publico (mesmo que ainda desconfortavel). Na epoca de escola as pessoas sempre me excluíam e eu nunca sabia o motivo, talvez era algum comportamento meu que não as agradava e eu não enxergava (ainda nao enxergo). Tenho picos de raiva com injustiças também Como falei, é apenas um questionamento. Nunca fui num psiquiatra, mas tem feito sentido pra mim
Se você possuí dúvidas, é bem válido se consultar com um psiquiatra, explicar sua situação e receber um esclarecimento. Possívelmente você tem um grau leve de autismo, porém não sou nenhum profissional para dizer isso com base no seu comentário.
Respeite seu tempo mesmo, Will. 💛 Estarei aguardando sempre para quando houver publicação sua aqui. É um presente para quem te assiste prestigiar seu trabalho primoroso. 💚
Está sendo muito difícil pra mim voltar para escola. Passei tanto tempo em casa que é difícil cumprir a rotina escolar. Costumo ficar muito nervosa em estar num ambiente diferente do qual eu me sinto segura e acostumada. Fora as relações com os meus colegas... é difícil saber o que dizer ou o que fazer quando alguém fala algo que eu não espero.
Eu também. Eu passei tanto tempo em casa assistindo aulas online Que não consigo cumprir uma rotina escolar E trabalhos escolares só entrego os que chamam a minha atenção .
A comunidade acabou discutindo bem mais o "fato isolado" de Musk ser autista (e seus outros projetos) do que a apresentação dele no programa haha
7 місяців тому+1
Sou autista, tive 3 filhos e embora não fosse melosa, eu expressei meu amor de outra forma. Cuidando, educando, apontando o caminho certo. Deu certo. Todos 3 são mt bem sucedidos e embora mt jovens, têm subido meteoricamente em suas respectivas carreiras. Dentre eles, um prêmio em arquitetura, na Europa. Aos pais, como um todo, recomendo o autismo hehehe.
Eu já sabia há muito tempo e minha namorada (estudante do último ano de psicologia) também sempre achava que ele era e isso só fez confirmar. É como o Leo uma vez disse no canal dele: "a gente que é autista tem um aspiômetro".
Eu não sou autista, mas sinto dificuldade em manter uma conversa, em abraçar, olhar nos olhos é incomodo e fica ainda difícil quando é alguém de pouco contato. Resumindo... É só dificuldade em socializar mesmo.
Quando minha filha foi diagnosticada no espectro achei que ela nunca ia falar, hj ela fala mais que a boca, e ver vc me deixou ainda mais feliz. Anthony Hopkins eu não sabia, mais uma surpresa. Obrigada pelo vídeo! ❤
Ah como eu amo seu canal , como sempre esclarecedor, tenho um filho adulto com síndrome de Aspergue , depois de uma peregrinação por vários médicos teve o diagnóstico tardio
Quando vou olhar nos olhos das pessoas eu respiro fundo e encaro mas a minha vontade é de não olhar, só que se eu não olhar nos olhos vão pensar que não sou uma pessoa confiável. 🤦
Amooo seu canal sou mãe de um autista , e aprendi muito com você, Deus continue te abençoando para trazer tanto esclarecimento e apoio de forma indireta e direta ...
A piada do Elon com a data do aniversário tem mais uma referência eu acho, que é 4:20 ter virado um código para uso de drogas recreativas, por causa de uma lenda urbana de um grupo de caras que iam se encontrar nessa hora para fumá-la, eu acho. O Elon teve um problema com isso no podcast e acho que ele tava fazendo essa referência.
Até onde eu sei pelo que ele disse no podcast ele não fuma e a única vez que fumou foi quando estava ali no podcast, realmente 69 é relacionado a posição sexual e 420 relacionado a data 4 de abril que se comemora o dia do Cannabis.
William, é muito frustrante que após eu me identificar em 100% com as características de um Asp que vc descreveu lá alguns anos atrás no início do seu canal, reveladoras e libertadoras para mim - e ter formado a partir de então em outras pesquisas e questionário, a minha convicção pessoal de ser de fato não um autista mas um asperger, os médicos que busquei praticamente desconsideraram meus relatos e disseram que isso é "moda" - ainda busco profissional especializado.
Eu passei por diversas especialidades até conseguir o diagnóstico. Pela minha experiência, sugiro que você procure um(a) neuropsicólogo(a) para fazer uma avaliação, que abrange diversos testes padronizados e que dura, em média, dez sessões. A avaliação é tão interessante que recomendo até para pessoas neurotípicas que têm curiosidade em dimensionar seus "pontos fortes" e "pontos fracos".
@@ldmp1981 sim, desse vez vou aproveitar e FAZER, até minha mulher acha que isso deve ser investigado, embora não dê muita importância ao rótulo "asperger" ela quer é que eu não esqueça do que fui comprar no supermercado, que eu entenda uma tarefa sem eu ficar chateado de ser interrompido, e outros episodiozinhos que um "remedinho" possa melhorar a minha atenção kkk
As expressões e o comportamento não verbal dele fizeram com que eu me lembrasse da Greta Thunberg em algumas vezes que ela realizou discursos. Muito bom o vídeo Willian, Parabéns!
eu fui diagnosticado a alguns anos com fobia social e me tratei por um ano e fiquei bem , mas com o tempo eu não consegui avançar além do queria, e esse mês procurei um profissional e fiz alguns exames e fui diagnosticado com asperger, agora entendo totalmente a minha dificuldade no tratar com as pessoas, fiquei aliviado , pois ja estava em desespero por não conseguir entender pq odeio tanto mudanças, claridade, barulho, abraços e ainda ter tudo programado. vou começar um tratamento voltado para isso agora. seu canal me ajudou bastante.
Respeite seu tempo mesmo, Will. 💛 Estarei aguardando sempre para quando houver publicação sua aqui. É um presente para quem te assiste prestigiar seu trabalho primoroso. 💚
As dificuldades que eu tenho superado fez eu me tornar um ser melhor, mas o que trouxe angústia para o meu coração foi ter que lidar com o comportamento das pessoas que diziam que me amava e no mesmo tempo se desfez de mim
Oi Willian, ontem (10/05/21) eu lembrei de você, no Programa Mulheres da TV Gazeta um neuro falou sobre autismo, se referindo ser uma doença e os comportamentos, ele se referiu a sintomas. Mesmo um profissional da saúde, usa termos incorretos.
"Que ótimo!" Mais um autista milionário, bem sucedido e de alto funcionamento para a maioria das pessoas acharem que somos pais de GÊNIOS..... e que está tudo bem com eles.... eles irão ser milionários e bem sucedidos quando crescerem.... nós que fazemos mimimi =/ Isso que eu chamo de romantização do autismo para quem não lida com o autismo. Também acho que Bill esteja com o pezinho no espectro.. principalmente depois de ter assistido INSIDE BILL´S BRAIN Sou fã do Bill, bati o matelo de chamar meu filho de William quando descobri que William é Bill em ingles rsrsrsrs Abração, Bill! Digo... WIllian =)
Concordo plenamente, sou mãe de um menino AAF, as pessoas acham que fazemos tempestade em copo d'água pois são crianças com inteligência acima da média, que aprendem tudo muito rápido, mas se esquecem da questão emocional deles, tenho muito trabalho com meu filho nesse aspecto e ele só tem três anos, mas as pessoas de fora só enaltecem o cognitivo, pois ele já lê e escreve
Sem contar a escola que tem que ser escolhida de maneira minunciosa, pois não é qualquer conteúdo que prende a atenção dele, costuma passear pelos corredores, ele tem uma facilidade enorme pra cair na indisciplina e depressão.
Sou AAF e tenho inteligencia um pouco acima da media, atualmente estudo para concursos publicos, ja passei em 3, o hiperfoco ajuda para estudar, mas nos distraimos muito facil tb, exige MUITA força de vontade.
Concordo com vc... Aliás sou autista de alto funcionamento com QI um pouco acima da média e pai de autista. Adivinhe só, minha vida foi um caos em diversos aspectos, inclusive profissional. É preciso parar com esse foco nas exceções como Elon Musk e Anthon Hopkins e mostrar o autismo REAL, da esmagadora maioria das pessoas.
Eu recebi o diagnóstico a pouco tempo, e tardiamente :(... a minha cor favorita é a cinza mesclada, quando uso essa cor me sinto muito confortável e tenho muita sensibilidade a textura as tecidos.
Boa noite, Willian Chimura. Assisto seu excelente trabalho, daqui de Portugal, onde moro há 17 anos. Deixamos, no nosso querido Brasil, todos os nossos familiares. Vejo todos os vídeos relacionados com os Autistas e com os interessados no autismo. Seja muito abraçado pelo iluminado Jesus.
Acredito eu que tenho asperger, e minha obsessão são palavras e sentimentos, o sentido (sentir e significado) na comunicação. Me considero poeta e escritora, embora ainda não tenha publicado nenhum dos meus livros pois estou estudando a parte empresarial antes de fazer. Tenho uma filha, então por parte posso interpretar de forma muito carinhosa ele ter posto o nome de X no filho dele. Se for a letra favorita dele, o que parece ser, significa que o filho dele é a coisa favorita dele.
MEU FILHO, autista, sempre fez contato visual, o que chamou atenção sobre o possível diagnostico ,foi que ele aprendeu a andar com 7 meses e andar de bicicleta SEM RODINHA com menos de 2 anos✨✨✨foi diagnosticado após os 8 anos após eu buscar vários especialistas desde os 6 meses de idade dele, por conta d seu comportamento diferente em relação a brinquedos, sono...
Depois de aprender a meditar, eu senti exatamente o que podia me travar ao falar em público! Enfim, cada um que ache o que quiser sobre a própria vida...
@WillianChimura eu assisti essa entrevista e sei que tem muita gente famosa que não se declarou ainda autista. O elon traz uma realidade muito novo pra nós das pessoas empresariais autistas e como autismo delas influenciam nos negócios empresariais. E ele transformou o hiperfoco dele em negócios de muita riqueza. OBS: Dê coração do meu comentário e like do meu comentário
@@brunofernandes9270 "É verdade que o número de registros tende a aumentar em função da “recente ampliação dos critérios diagnósticos, permitindo, assim, que maior gama de casos (com perfis desenvolvimentais mais variados) seja incluída dentro do espectro” (SILVA; MULICK, 2009).
Vi muitos vídeos no youtube gringo falando sobre o quanto as meninas "mascaram" melhor seu autismo, e por terem comportamentos tipicamente femininos, ninguém questiona
Grande Willian! Cara, isso sobre autista gostar ou não de outras pessoas, é algo que eu sempre quis te perguntar. Porque uma vez eu vi um TED no qual uma mulher autista defendia valorizar as diferenças no sentido que um autista pode ter ideias que são impossíveis ou quase impossíveis para pessoas típicas. É muito antigo, de quando ainda tinha TED no netflix (aliás algo que nunca me fez sentido, mas é outro assunto haha).No final, o apresentador quebra o protocolo e pergunta pra ela sobre autistas gostarem dos pais, irmãos e tal, e ela simplesmente fala: Podem ficar tranquilos que eles sao extremamente leais. E eu fiquei cismado com isso, de duas formas: ser extremamente leal a pessoas específicas não é gostar delas? Ainda que de uma forma... atípica? E também: autistas não são todos iguais, logo como ela pode afirmar isso de modo tão generalizado... E depois, conhecendo pessoalmente autistas, acho difícil pensar que elas não gostam de pessoas... Bom, no fim vc já praticamente respondeu a pergunta no vídeo, mas como eu já escrevi esse tanto, o que vc teria a dizer sobre isso? Ou talvez fazer um vídeo sobre isso
Eu não achei o vídeo, mas a pergunta foi mais ou menos "muitos partentes de autistas tem insegurança porque eles temem que todo o carinho e atenção que eles dão pra pessoa possa não ser retribuído, o que vc tem a dizer a eles" e ela disse algo como " eles podem ficar seguros que tem alguém extremamente leal em casa que vai fazer de tudo por eles". Ah, e recentemente eu vi o titulo e thumb de um video relacionado a autismo e em um dos dois estava escrito "eu não abraço meus pais mas os encho de orgulho"... isso me lembrou do TED e dessas minhas dúvidas.
Eu particularmente tento não falar de forma generalizada sobre o autismo sobre qualquer característica que não tenha sido estudada, analisada estatísticamente e descrita nos papers/manuais. Por exemplo, eu estaria confortável em dizer que "autistas fazem amizades de um jeito de diferente" ou "autistas manifestam seus interesses de forma atípica" - isso porque estas duas características estão bem relacionadas com os critérios de diangóstico da condição como entendemos hoje. Por outro lado, há outras características que são comuns entre autistas, e que o senso comum acaba popularizando, sem necessariamente ser algo tão generalizado entre autistas. Um ótimo exemplo são as questões sensoriais, alguém poderia dizer: "autistas sentem de forma atípica" - enquanto, tecnicamente, não é um critério de diagnóstico, então é de se esperar que haverão pessoas que são consideradas autistas e que não tem sensores que "funcionam de forma atípica" (exemplo). Ainda assim, é relativamente comum de encontrarmos autistas autistas que tenham reações sensoriais diferentes da maioria típica, então surgem essas generalizações.
Dizer "autistas são extremamente leais" é diferente de dizer "todos os autistas são extremamente leais". A primeira afirmação é possível quanto temos em mente que a maioria das regras comportam exceções. A segunda afirmação é errada porque exclui qualquer exceção. Eu, por exemplo, faço parte dos autistas que se enquadram na atipicidade afetiva e é difícil até explicar. Gosto muito de certas pessoas, mas quando elas saem do meu cotidiano, não sinto falta. Ficam as boas lembranças, mas não existe saudade que me impulsione a buscá-las. Neste mesmo sentido, tenho dificuldade para ter um comportamento adequado em situações de luto, embora fosse capaz de dar a minha vida para salvar as pessoas que amo.
@@thatAptpupil Autismo não é psicopatia. Gostar não significa estar abraçado ou grudado o tempo todo. O amor é um sentimento abstrato. Não significa que autista não gosta porque não abraça ou abraça menos e isso é relativo. Vc vai ver muitos abraços falsos nesse Natal meu caro ho ho ho
Sou mãe de um rapaz de 24 anos que sempre recusou qualquer tentativa de ajuda quanto a procurar algum tipo de terapia, vive muito isolado, quieto dentro de casa; que eu saiba, não tem amigos. Já falei com ele há alguns anos da possibilidade de ser um Asperger. Certa vez chorando, me disse que se sentia preso em uma bolha. Trancou matrícula na faculdade já no último ano, faltando só o TCC e estágio a cumprir. Alguém saberia me aconselhar uma maneira de abordá-lo? Sinceramente tenho medo de falar com ele e ele se afastar mais ainda de mim... ele normalmente não cumprimenta ninguém em casa, não sorri, evita qualquer contato físico e ignora a todos... Só se abre como um pára-quedas com sua cadelinha; é quando vejo seu sorriso. Quando está nos dias bons e os meus netos estão lá em casa, gosta muito de brincar com eles, mas quando se fecha, os ignora completamente...os pequenos reclamam comigo que o tio não responde o que perguntam e não quer brincar com eles....
Queria muito saber se sou autista também tudo me faz crer que sim, e eu fosse diagnosticado eu também tiraria um peso enorme da minhas costas. Pelomenos pra mim as coisas ficariam bem mais claras de entender. Qual profissional vc procurou, foi um psicólogo???
@@Shaolin915 para o meu diagnóstico procurei uma psicóloga especialista em autismo e ela fez um relatório detalhado, e me encaminhou para um psiquiatra que fechou meu diagnóstico. Foi um processo até rápido
A coisa mais séria que já ouvi sobre essa síndrome é a principal causa determinante que é a falta de amor ou insuficiência deste nas relações familiares durante a primeira infância. É coisa triste!
Olá, gosto muito dos seus vídeos, mas como discente de terapia ocupacional gostaria de um conteúdo que abordasse os benefícios da integração sensorial ou os treinos de AVD em pessoas com TEA. Desde já agradeço🙂
Cara, não sei se vc conhece ou viu, mas o Kylle Hil do because science (pelo menos eu conheço ele desse canal, ele fez isso no canal particular dele) recentemente assumiu que tem autismo. Ele fez um vídeo bem maneiro de como o autismo afetou a vida dele e de como é o "super poder" dele. Eu, que não sou alguém que tem ou que conhece gente que tem, achei bem interessante a visão. É o primeiro vídeo que vejo do seu canal e não entrei nele para ver se você já fez vídeo sobre, mas me emocionou bastante a revelação dele e acho que seria interessante para você reagir ou falar sobre, caso já não tenha feito.
William, olá! Estou adorando seus vídeos. Também tenho autismo leve, e recentemente também comecei a publicar vídeos sobre o assunto. Sou mestrando em Artes Cênicas, e já postei dezenas de outros vídeos no meu canal sobre este assunto também. De novo, muito bons seus vídeos! Parabéns.
Não sei se tenho autismo ,mas minha mãe me diz que tive atraso na fala ,não conversava muito , gostava de brincar sozinho, colocava tudo na boca e na escola eu lembro que na escola quando criança não falava quase nada . Os professores questionavam sempre .por que eu não falava muito. E também o professor falava que eu ficava viajando as vezes .e nessa época eu amava futebol e jogava muito bem. E isso me fez ter alguns amigos . Mas na adolescência eu me soltei um pouco mas sempre com dificuldades de interação principalmente de como abordar uma menina eu não sabia o que fazer . Eu recebi muito rótulo de estranho o que me fez 😭 eu me afastar mais ainda e ter um certo bloqueio de conversar.lembro de alguns momentos que eu estava indo embora da escola com meu irmão e aproximava uma amiga perto dele e eu simplesmente saia de perto .sempre fui muito fechado. Sempre gostei de conversar mais com pessoas mais velhas ...
Amei a parte que ele fala que é muito bom em ser humano em modo de emulador hahah me sinto assim, apesar de não ter diagnóstico, apenas meu filho é diagnosticado
Tenho um filho de 1 ano e 7 meses desde o 6 meses percebo que ele tem o jeito dele, e que nenhuma criança tem ,vai passar no neuropediatra para poder descobrir, mais eu como mãe já sinto que ele e especial não só se for diagnosticado com a síndrome ,não sei nem por onde começar para o melhor do meu filho ,mais sei que não vai faltar amor...
Eu acredito que seria importante nesses vídeos comentar também sobre a superdotação dessas pessoas, pois muitas tem o diagnóstico duplo. A superdotação também envolve atipicidade.
É possível ativar legendas para tradução ao longo do monólogo de Musk :) basta clicar no ícone de engrenagem no canto inferior direito do vídeo e selecionar português
Olá Willian Chimura! Gosto muito do seu canal. Considero sua personalidade muito bacana e te respeito por toda a sua aplicação no que faz. Além de louvar a importância de informar melhor as pessoas sobre o autismo. Continue! Você vai cada vez mais longe, muito sucesso para você sempre!
ok
Parabéns William, adorei sua reflexão. É muito bom encontrar registros sobre pessoas autistas bem sucedidos porque mudar a visão do autista como alguém incapaz é uma questão de grande importância.
@autocad mais E o elon não é um deles 👍
Oi, queria conhecer um pouco da sua pesquisa de mestrado. Também estou pesquisando o uso de uma tecnologia específica para o auxílio de autistas.
Bom dia!
Recebi o diagnóstico do meu filho semana passada, AAF (autista de alta função), uma criança de três anos com uma inteligência que nunca vi em crianças maiores (sou professora), com três anos ele já lê e escreve.
Seu canal contribui a cada dia para meu esclarecimento, parabéns!
Bom dia Elaine. Td bem? Meu filho ainda está em processo de diagnóstico. Ele acabou de completar 4 anos. Aos 3 aprendeu a ler e fala inglês e adoro o Russo e outras linguas. Apresenta dificuldade na interação social e dificuldade em se expressar.
Eliane,eu tb sou prof. ,meus 2 filhos são autistas tb. O mais velho alfabetizou com 2a6m; o mais novo já grafava letras e números com 1a8m. Ambos são poliglotas autodidatas. O mais jovem se interessa mais por idiomas. Já praticamente domina mais de 6. Recentemente tem se interessado por indo-arábico. É ótimo em todas as disciplinas. Atualmente,eles estão com 8 e 6 anos. Por favor,fique suas energias no brincar,brincar e brincar! Todos acham lindo a precocidade pedagógica, mas é preocupante! Um bebê ou uma criança pequena deve brincar,pois brincando adquirirá o desenvolvimento necessário para sanar os déficits que tem. Estimule bastante o lúdico padrão competente e compatível com a idade dele. O meu primogênito teve esta intervenção e se relaciona normalmente com outras crianças e pessoas. O mais jovem,eu não consegui redirecionar um pouco do foco, e ele ainda tem dificuldades no start social e quase tudo que se refira à pessoas. Não deixe seu pequeno se dedicar mais que 1h30m por dia com leitura,escrita e afins; ele terá muito tempo para isso!
@@roseagraciada7896 ❤️
Nunca imaginei o quanto o autismo pode ser interessante, estou me apaixonando e me aproximando ainda mais do meu filho 🥰
@@roseagraciada7896 com certeza, meus estímulos são sempre nesse sentido, respeito o tempo e interesses dele, estimulando em coisas que ele gosta de fazer
Realmente. Ele é ótimo!
Elon é o grande exemplo de que autistas também erram, e ter o diagnóstico não faz autistas serem melhores ou piores do que neurotípicos apenas por estarem dentro do espectro. Mas acredito que seja ótimo ele ter assumido isso e espero que ajude a quebrar estereótipos ao invés de consolidar ou criar novos. Ótimo vídeo Willian, parabéns
É isso aí!
exato
Foi exatamente essa a reflexão que cheguei. Não gosto de autistas serem chamados de "anjos azuis".
Mas então autistas podem ser enganadores e manipuladores?
@@Babal_do_Beleleu Pq não poderiam?
Li a biografia do Musk há alguns anos, escrita por um jornalista. Agora fica tudo mais claro. O jornalista, logo no início, relata seus encontros com Musk e descreve a dificuldade dele em manter contato visual; também fala de momentos em que Musk parecia se "perder" nos próprios pensamentos, esquecendo-se de que estava na presença do jornalista. Além das dificuldade de relacionamento próximo com suas ex-parceiras. Vale a pena ler, recomendo.
qual a biografia ?
@@joaomarcos7545 é o livro do Elon Musk
@@gv1856 livro do Musk
@SHELDON748vc já viu a série atypical..vale apena ,eu tbem sou abraço
Meu filho hj com 9 anos desenvolve jogos, aprendeu inglês sozinho aos 4 anos. Quando vejo um autista mostrando suas habilidades ou conquistando seu espaço, independente do nível de suporte fico mega feliz...😃😃😃
Pois é, eu, por exemplo, sou uma autista com disfunção executiva e muita dificuldade desde criança para realizar as coisas...A cabeça é cheia de idéias, mas meu corpo não corresponde. Achava que não podia ser autismo pelo fato de não ter habilidades especiais, ou melhor, de não ser um "gênio", pelo contrário, as pessoas sempre me taxaram de "retardada"...
Quanto ao comportamento não verbal, é muito interessante... Eu só percebi depois que comecei a fazer curso de teatro e me apresentei algumas vezes. Em absolutamente todas as fotos que tenho de cenas minhas nas peças, eu estou fazendo caretas e gestos meio bizarros, vamos dizer. Isso foi algo que me chamou a atenção e me fez lembrar de momentos na vida em que pessoas fizeram alguma critica ou imitação de mim como tendo "esteriotipias", me ridicularizando... Mas, enfim, tenho aprendido muito aqui no seu canal, obrigada☺️🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Também sou asaim
Sua história é bem parecida com a minha, também nunca fui gênio KKK
Sempre fui tachada de retardada até pela família, mas estou vendendo agora com 38 anos comecei fazer faculdade para mim era um sonha quase impossível, já que tive muita dificuldade de aprendizagem.
eu percebo que no Brasil tem muita estereotipização de neurodivergências em geral; autismo especificamente vc tem zero conteúdo que não seja do mesmo então é bom saber inglês bem pra se informar mais corretamente
Você tem TDAH também?
@@Snowhype sim☺️mas do subtipo distraido. A mente é hiperativa mas sou tipo "mosca morta" fisicamente...
Eu aprendi a fazer contato visual em torno dos 20 anos, pois li na internet o quanto este era necessário para passar segurança e confiança na minha fala.... até então, as pessoas achavam so que eu era tímida, estranha ou louca rs
Caraca eu também era assim, só que eu aprendi a fazer contato visual aos 14anos, como eu queria ser mais aceito comecei a me força a ter contato visual depois que eu li, ou vi por acaso em algum lugar que era necessário pra passar segurança e confiança que nem vc falou, antes de aprender a manter contato visual eu só olhava pra boca da pessoa que falava comigo, e como eu tive esse hábito até os 14, eu acabei ficando bom em leitura labial, só de eu ver alguém mexendo a boca eu já sabia o que ela tava falando mesmo de muito longe, mas eu não dava muito importância a essa abilidade, e depois que aprendi a manter contato visual acabei com o tempo perdendo esse "dom".
Vc é linda
Sobre contato visual? Como se aprende a maneira certa?até hj me ferro com isso!!😐 Essa maneira de olhar na boca da pessoa enquanto dialogamos, eu não consigo porque sei que dá pra perceber que você não está olhando no olho. Eu mesmo consigo reparar isso. Foda essa parada, se olhar de mais tá estranho, se não olhar e mais ainda kkkkk, difícil.
@@joseneto503 É só olhar por alguns segundos quando estiver falando, quando parar de falar desvia o olha tranquilamente, se não vai parecer que está mentindo ou escondendo algo, aos poucos vai ficando natural.
@@p.henrique3261 vlww mano
O Will edita tão bem que você nem percebe que ele cortou alguma coisa, mdsss
Moço sua dicção é perfeita e seu canal é importantíssimo, parabéns ✨
Eu ja desconfiava quando assistia entrevistas com ele...
Fiquei feliz que ele contou.
Conheci Elon Musk agora e gosto dele de cara! Não sei, ele inspira algo bom, simples assim! Ele tem uma pureza de alma que não sei explicar. Eu o admiro muito pela capacidade que tem demostrado ao mundo.
obrigado por pronunciar o nome dele certo. doi mt meus ouvidos qnd falam élon musk
Assim como acontecem com as pessoas típicas, os autistas podem ter ou não sucesso em suas carreiras profissionais. Precisamos é ter muito cuidado em definir "sucesso"..
Falou o certo nem todos vão ter sucesso
Isso depende muito
falhando nas proprias vontades
William, sou mãe de uma criança com autismo... você poderia fazer um vídeo sobre o que não dizer aos pais de crianças com autismo? Olha, Passamos por tanta coisa e temos que ouvir cada coisa!
Procurando mais saber sobre autismo, hoje com 27 anos me questiono se eu tenho algum nível. Sempre me senti deslocada, principalmente nos tempos de escola. Adiantei 1 ano porque aprendi a ler muito rápido, mas sempre tive um comportamento mais infantil, tinha facilidade com amizade com crianças mais novas que eu. Ainda com 27 anos me dou muito bem com os amigos adolescentes do meu irmão. Tenho dificuldade em conversar olhando nos olhos, principalmente pessoas que não tenho muita convivência, consigo apenas com pessoas bem proximas a mim. Sempre tive dificuldade de falar em público, bem como dançar, sempre tive ataque de pânico com isso. Também tenho dificuldade de expressar minhas ideias, para mim é tudo muito obvio mas nao consigo expressar direito. Hoje melhorei muito, ja consigo dançar um pouquinho e me soltar (respeitando meus limites), falar em publico (mesmo que ainda desconfortavel). Na epoca de escola as pessoas sempre me excluíam e eu nunca sabia o motivo, talvez era algum comportamento meu que não as agradava e eu não enxergava (ainda nao enxergo). Tenho picos de raiva com injustiças também
Como falei, é apenas um questionamento. Nunca fui num psiquiatra, mas tem feito sentido pra mim
Se você possuí dúvidas, é bem válido se consultar com um psiquiatra, explicar sua situação e receber um esclarecimento. Possívelmente você tem um grau leve de autismo, porém não sou nenhum profissional para dizer isso com base no seu comentário.
Acredito que vc seja introvertida e timida
Se vc acha que é autismo, vá num Neuropsiquiatra.
Eu não sei oq responder 🤤
Respeite seu tempo mesmo, Will. 💛
Estarei aguardando sempre para quando houver publicação sua aqui.
É um presente para quem te assiste prestigiar seu trabalho primoroso. 💚
A piada do contato visual é que no SNL os atores não olham pra os outros atores, mas pra o texto.
Tem hora que eu olho, tem hora que não. Depende da confiança que ei tenho com a pessoa e do meu grau de entusiasmo.
Está sendo muito difícil pra mim voltar para escola. Passei tanto tempo em casa que é difícil cumprir a rotina escolar. Costumo ficar muito nervosa em estar num ambiente diferente do qual eu me sinto segura e acostumada. Fora as relações com os meus colegas... é difícil saber o que dizer ou o que fazer quando alguém fala algo que eu não espero.
Eu também.
Eu passei tanto tempo em casa assistindo aulas online
Que não consigo cumprir uma rotina escolar
E trabalhos escolares só entrego os que chamam a minha atenção .
Até eu que tô na universidade tô assim, tcc chegando e é muito difícil sentar na cadeira e focar
Só vai, cara.
Estou bem isso, só que no lugar de escola seria emprego. 😥
eu estou chorando muito pq n tenho mais por 2 e também n estou entendendo a matéria de matemática,
eu te entendo
William, você poderia falar mais sobre o seu mestrado? Linha de pesquisa, tese, universidade, professores, coisas interessantes que têm visto...
Que legal que você fez esse vídeo, eu estava curioso sobre a repercussão dessa apresentação dele.
A comunidade acabou discutindo bem mais o "fato isolado" de Musk ser autista (e seus outros projetos) do que a apresentação dele no programa haha
Sou autista, tive 3 filhos e embora não fosse melosa, eu expressei meu amor de outra forma. Cuidando, educando, apontando o caminho certo. Deu certo. Todos 3 são mt bem sucedidos e embora mt jovens, têm subido meteoricamente em suas respectivas carreiras. Dentre eles, um prêmio em arquitetura, na Europa. Aos pais, como um todo, recomendo o autismo hehehe.
Sua voz é tão linda! Vi o vídeo e passou tão rápido porque sua voz é maravilhosa.
Eu já sabia há muito tempo e minha namorada (estudante do último ano de psicologia) também sempre achava que ele era e isso só fez confirmar. É como o Leo uma vez disse no canal dele: "a gente que é autista tem um aspiômetro".
Seu canal é tipo um refúgio. Sério.
Ps: o cabelo ta lindo Chim
Eu não sou autista, mas sinto dificuldade em manter uma conversa, em abraçar, olhar nos olhos é incomodo e fica ainda difícil quando é alguém de pouco contato.
Resumindo... É só dificuldade em socializar mesmo.
Acho que fiquei sorrindo o vídeo todo, mas só me dei conta no final 😃 também não posso deixar de comentar que seu cabelo está lindo🤩
Quando minha filha foi diagnosticada no espectro achei que ela nunca ia falar, hj ela fala mais que a boca, e ver vc me deixou ainda mais feliz. Anthony Hopkins eu não sabia, mais uma surpresa. Obrigada pelo vídeo! ❤
Olá,ela falou com quantos anos?
@@hosanamarques9374 2 anos depois de 1 ano de fono
Desculpa, mas acho vc muito lindo. Continue fazendo esse trabalho tão necessário para a sociedade
Ah como eu amo seu canal , como sempre esclarecedor, tenho um filho adulto com síndrome de Aspergue , depois de uma peregrinação por vários médicos teve o diagnóstico tardio
Quando vou olhar nos olhos das pessoas eu respiro fundo e encaro mas a minha vontade é de não olhar, só que se eu não olhar nos olhos vão pensar que não sou uma pessoa confiável. 🤦
Amooo seu canal sou mãe de um autista , e aprendi muito com você, Deus continue te abençoando para trazer tanto esclarecimento e apoio de forma indireta e direta ...
Que voz bonita !! Parece um radialista... fala muito bem para idade !!
A piada do Elon com a data do aniversário tem mais uma referência eu acho, que é 4:20 ter virado um código para uso de drogas recreativas, por causa de uma lenda urbana de um grupo de caras que iam se encontrar nessa hora para fumá-la, eu acho. O Elon teve um problema com isso no podcast e acho que ele tava fazendo essa referência.
ele fez referência a posição sexual 69 e ao uso de maocnha 4:20, uma piada, possivelmente ele deve gostar de transar fumando umzinho
No seriado weed tem um diálogo sobre isso, muito bom
Até onde eu sei pelo que ele disse no podcast ele não fuma e a única vez que fumou foi quando estava ali no podcast, realmente 69 é relacionado a posição sexual e 420 relacionado a data 4 de abril que se comemora o dia do Cannabis.
@@ramonfelipe7803 Eu sou muito desatento eu nem vi a referência do 69 rsrs
@@leonardosantos766 acredito, a mídia é terrível.
William, é muito frustrante que após eu me identificar em 100% com as características de um Asp que vc descreveu lá alguns anos atrás no início do seu canal, reveladoras e libertadoras para mim - e ter formado a partir de então em outras pesquisas e questionário, a minha convicção pessoal de ser de fato não um autista mas um asperger, os médicos que busquei praticamente desconsideraram meus relatos e disseram que isso é "moda" - ainda busco profissional especializado.
Asperger faz parte do espectro autista, tem um vídeo muito bom aqui no canal do Willian Chimura que trata do tema 😉
asperger é autista, ta dentro do autismo leve
Eu passei por diversas especialidades até conseguir o diagnóstico. Pela minha experiência, sugiro que você procure um(a) neuropsicólogo(a) para fazer uma avaliação, que abrange diversos testes padronizados e que dura, em média, dez sessões. A avaliação é tão interessante que recomendo até para pessoas neurotípicas que têm curiosidade em dimensionar seus "pontos fortes" e "pontos fracos".
@@ldmp1981 sim, desse vez vou aproveitar e FAZER, até minha mulher acha que isso deve ser investigado, embora não dê muita importância ao rótulo "asperger" ela quer é que eu não esqueça do que fui comprar no supermercado, que eu entenda uma tarefa sem eu ficar chateado de ser interrompido, e outros episodiozinhos que um "remedinho" possa melhorar a minha atenção kkk
@@brunow.calabria786 Muito bem!
O tweet foi um trocadilho: "meia nove antes de quatro e vinte" kkkkkkkkkkk
Ah kkkkkkkkkk o Willian ficou extremamente constrangido mano 😆.
Cara, vc não tem ideia de como eu te admiro
Tu viu Mano ele roubou o Corte Relâmpago do Kakashi Sensei(os cortes no vídeo são rápidos, na hora certa) (não roubou de ninguém só fez como deseja)
Seus vídeos são excelentes! Parabéns. Percebi que não tem vídeos muito recentes. Qndo irá retornar. Seu conteúdo é muito importante. Obrigada.
Saber que alguém como ele tem autismo me faz me sentir bem, me faz saber que sou capaz de ir além de alguém normal
As expressões e o comportamento não verbal dele fizeram com que eu me lembrasse da Greta Thunberg em algumas vezes que ela realizou discursos. Muito bom o vídeo Willian, Parabéns!
Antes mesmo de assistir eu já deixo meu like, pq é merecido.
Um momento para apreciar o fato de que ele organiza o tempo do video com o nome de cada parte... Enfim pft
eu fui diagnosticado a alguns anos com fobia social e me tratei por um ano e fiquei bem , mas com o tempo eu não consegui avançar além do queria, e esse mês procurei um profissional e fiz alguns exames e fui diagnosticado com asperger, agora entendo totalmente a minha dificuldade no tratar com as pessoas, fiquei aliviado , pois ja estava em desespero por não conseguir entender pq odeio tanto mudanças, claridade, barulho, abraços e ainda ter tudo programado. vou começar um tratamento voltado para isso agora. seu canal me ajudou bastante.
Esse foi um dos vídeos mais legais que vi!
Espero que esteja bem, Will. Seus vídeos são acalento para a alma. ❤
Respeite seu tempo mesmo, Will. 💛
Estarei aguardando sempre para quando houver publicação sua aqui.
É um presente para quem te assiste prestigiar seu trabalho primoroso. 💚
As dificuldades que eu tenho superado fez eu me tornar um ser melhor, mas o que trouxe angústia para o meu coração foi ter que lidar com o comportamento das pessoas que diziam que me amava e no mesmo tempo se desfez de mim
Oi Willian, ontem (10/05/21) eu lembrei de você, no Programa Mulheres da TV Gazeta um neuro falou sobre autismo, se referindo ser uma doença e os comportamentos, ele se referiu a sintomas. Mesmo um profissional da saúde, usa termos incorretos.
Acontece até mesmo com os pais da pessoa autista
A família fala que é um "probleminha".
@@31jbrito Sim, sem contar aqueles que falam que o filho/irmão é doente ou tem problemas.
Que absurdo.
@@Jaiusu Que triste
"Que ótimo!"
Mais um autista milionário, bem sucedido e de alto funcionamento para a maioria das pessoas acharem que somos pais de GÊNIOS..... e que está tudo bem com eles.... eles irão ser milionários e bem sucedidos quando crescerem.... nós que fazemos mimimi =/
Isso que eu chamo de romantização do autismo para quem não lida com o autismo.
Também acho que Bill esteja com o pezinho no espectro.. principalmente depois de ter assistido INSIDE BILL´S BRAIN
Sou fã do Bill, bati o matelo de chamar meu filho de William quando descobri que William é Bill em ingles rsrsrsrs
Abração, Bill! Digo... WIllian =)
Concordo plenamente, sou mãe de um menino AAF, as pessoas acham que fazemos tempestade em copo d'água pois são crianças com inteligência acima da média, que aprendem tudo muito rápido, mas se esquecem da questão emocional deles, tenho muito trabalho com meu filho nesse aspecto e ele só tem três anos, mas as pessoas de fora só enaltecem o cognitivo, pois ele já lê e escreve
Sem contar a escola que tem que ser escolhida de maneira minunciosa, pois não é qualquer conteúdo que prende a atenção dele, costuma passear pelos corredores, ele tem uma facilidade enorme pra cair na indisciplina e depressão.
Exato
Sou AAF e tenho inteligencia um pouco acima da media, atualmente estudo para concursos publicos, ja passei em 3, o hiperfoco ajuda para estudar, mas nos distraimos muito facil tb, exige MUITA força de vontade.
Concordo com vc...
Aliás sou autista de alto funcionamento com QI um pouco acima da média e pai de autista. Adivinhe só, minha vida foi um caos em diversos aspectos, inclusive profissional.
É preciso parar com esse foco nas exceções como Elon Musk e Anthon Hopkins e mostrar o autismo REAL, da esmagadora maioria das pessoas.
Acho interessante divulgarem a sua coragem de divulgar
O autismo já me inscrevi no seu canal um abraço de Portugal 🇵🇹
🙏🌸🌹
já viu the big bang theory? O protagonista, Sheldon, tem MUITAS caracteristicas do autismo... iria adorar que voce fizesse uma analise dele...
eu jurava q ele era realmente autista na série, não é?
É sim. É autista
Eu recebi o diagnóstico a pouco tempo, e tardiamente :(... a minha cor favorita é a cinza mesclada, quando uso essa cor me sinto muito confortável e tenho muita sensibilidade a textura as tecidos.
Will, estou esperando ainda seu vídeo sobre pessoas que não são autistas mas têm características autistas kkkkkk
Up!!
Interessante ✨
Devem ter o FAA, o fenótipo ampliado do autismo.
Up
Up!
Muito bons os seus comentários, William. Parabéns!
Muito inteligente articulado.....sucesso no seu canal.....em sua missão......pode crer....tem ajudado muitas pessoas....
Boa noite, Willian Chimura. Assisto seu excelente trabalho, daqui de Portugal, onde moro há 17 anos. Deixamos, no nosso querido Brasil, todos os nossos familiares. Vejo todos os vídeos relacionados com os Autistas e com os interessados no autismo. Seja muito abraçado pelo iluminado Jesus.
Olá Willian… Cadê vc? Não postou mais vídeos! Adoraria ver mais vídeos seus, excelente conteúdos! Parabéns
Obrigado pelo carinho, Marcela! Estou tentando voltar =)
Menino você é um gênio menino lindo inteligente Deus o abençoe 🙏
Já quero mais React, adorei! =)
Gosto muito dos seus vídeos nunca pare por favor!
Acredito eu que tenho asperger, e minha obsessão são palavras e sentimentos, o sentido (sentir e significado) na comunicação. Me considero poeta e escritora, embora ainda não tenha publicado nenhum dos meus livros pois estou estudando a parte empresarial antes de fazer. Tenho uma filha, então por parte posso interpretar de forma muito carinhosa ele ter posto o nome de X no filho dele. Se for a letra favorita dele, o que parece ser, significa que o filho dele é a coisa favorita dele.
ele queria por é o nome do avião Lockheed A-12 mais o "cartorio" não deixou (ou algo assim)
ua-cam.com/video/3NsBZdt-vtU/v-deo.html aqui ó
William meu querido você e superação tiamo sou grata pelas suas observações cara 10 100000 pra você
Olá Willian! Você está bem? Sem vídeos e notícias suas há dois meses! Fique bem! Amamos você! Um abraço de Santa Catarina!
William parabéns! Adoro seu canal, aprendi muito sobre autismo e adoro ver seu ponto de vista sobre as situações.
Sempre incrivelmente esclarecedor! Super sua fã! 👏👏👏🤩
Como sempre um ótimo vídeo❤
Vídeo Maravilhoso, Willian!! Parabéns!!
Excelente. Gostei do conteúdo, da abordagem, do ponto de vista, do vídeo como um todo.
KKKKKKK a sua cara com a piada do OJ foi incrível
Eu achei a piada hilária. Adoro esse tipo de humor.
MEU FILHO, autista, sempre fez contato visual, o que chamou atenção sobre o possível diagnostico ,foi que ele aprendeu a andar com 7 meses e andar de bicicleta SEM RODINHA com menos de 2 anos✨✨✨foi diagnosticado após os 8 anos após eu buscar vários especialistas desde os 6 meses de idade dele, por conta d seu comportamento diferente em relação a brinquedos, sono...
Vc está mais bonito e saudável! Continue se cuidando ❤️
Hahahaha de fato é possível acompanhar meus estágios depressivos pela minha estética nos vídeos
Oi William,
Tenho assistido os seus videos
Eu o admiro muito
Fico feliz por vc ajudar multas pessoas
Que Deus abençoe e te ilumine
Depois de aprender a meditar, eu senti exatamente o que podia me travar ao falar em público!
Enfim, cada um que ache o que quiser sobre a própria vida...
Uma coisa que eu preciso ter prática: meditar! Se minha casa não fosse tão barulhenta e caótica...
Provavelmente a maioria dos gênios do passado eram autistas e alguém já disse que sem os autistas o vale do silício não seria o que é hoje.
Vídeo muito bom, tô adorando o canal, super explicativo e bem elaborado!
@WillianChimura eu assisti essa entrevista e sei que tem muita gente famosa que não se declarou ainda autista.
O elon traz uma realidade muito novo pra nós das pessoas empresariais autistas e como autismo delas influenciam nos negócios
empresariais. E ele transformou o hiperfoco dele em negócios de muita riqueza.
OBS: Dê coração do meu comentário e like do meu comentário
Willian e as meninas autistas? Parece que o nosso diagnóstico é extremamente ignorado
Acontece muito menos q com os homens. apenas um caso em 9 masculino
@@brunofernandes9270 na verdade os traços ainda não são muito conhecidos por isso acredito que existam muitas sem diagnóstico
@@brunofernandes9270 "É verdade que o número de registros tende a aumentar em função da “recente ampliação dos critérios diagnósticos, permitindo, assim, que maior gama de casos (com perfis desenvolvimentais mais variados) seja incluída dentro do espectro” (SILVA; MULICK, 2009).
Pois é, vejo pouquíssimo conteúdo na internet sobre esse assunto. Ampliá-lo ajudaria muita gente.
Vi muitos vídeos no youtube gringo falando sobre o quanto as meninas "mascaram" melhor seu autismo, e por terem comportamentos tipicamente femininos, ninguém questiona
Excelente vídeo!! Parabéns!
Eu já sabia. A mãe dele falou há tempos em uma entrevista e contou como educou seus filhos para serem vencedores.
Grande Willian! Cara, isso sobre autista gostar ou não de outras pessoas, é algo que eu sempre quis te perguntar. Porque uma vez eu vi um TED no qual uma mulher autista defendia valorizar as diferenças no sentido que um autista pode ter ideias que são impossíveis ou quase impossíveis para pessoas típicas. É muito antigo, de quando ainda tinha TED no netflix (aliás algo que nunca me fez sentido, mas é outro assunto haha).No final, o apresentador quebra o protocolo e pergunta pra ela sobre autistas gostarem dos pais, irmãos e tal, e ela simplesmente fala: Podem ficar tranquilos que eles sao extremamente leais. E eu fiquei cismado com isso, de duas formas: ser extremamente leal a pessoas específicas não é gostar delas? Ainda que de uma forma... atípica? E também: autistas não são todos iguais, logo como ela pode afirmar isso de modo tão generalizado... E depois, conhecendo pessoalmente autistas, acho difícil pensar que elas não gostam de pessoas... Bom, no fim vc já praticamente respondeu a pergunta no vídeo, mas como eu já escrevi esse tanto, o que vc teria a dizer sobre isso? Ou talvez fazer um vídeo sobre isso
Eu não achei o vídeo, mas a pergunta foi mais ou menos "muitos partentes de autistas tem insegurança porque eles temem que todo o carinho e atenção que eles dão pra pessoa possa não ser retribuído, o que vc tem a dizer a eles" e ela disse algo como " eles podem ficar seguros que tem alguém extremamente leal em casa que vai fazer de tudo por eles". Ah, e recentemente eu vi o titulo e thumb de um video relacionado a autismo e em um dos dois estava escrito "eu não abraço meus pais mas os encho de orgulho"... isso me lembrou do TED e dessas minhas dúvidas.
Eu particularmente tento não falar de forma generalizada sobre o autismo sobre qualquer característica que não tenha sido estudada, analisada estatísticamente e descrita nos papers/manuais. Por exemplo, eu estaria confortável em dizer que "autistas fazem amizades de um jeito de diferente" ou "autistas manifestam seus interesses de forma atípica" - isso porque estas duas características estão bem relacionadas com os critérios de diangóstico da condição como entendemos hoje.
Por outro lado, há outras características que são comuns entre autistas, e que o senso comum acaba popularizando, sem necessariamente ser algo tão generalizado entre autistas. Um ótimo exemplo são as questões sensoriais, alguém poderia dizer: "autistas sentem de forma atípica" - enquanto, tecnicamente, não é um critério de diagnóstico, então é de se esperar que haverão pessoas que são consideradas autistas e que não tem sensores que "funcionam de forma atípica" (exemplo). Ainda assim, é relativamente comum de encontrarmos autistas autistas que tenham reações sensoriais diferentes da maioria típica, então surgem essas generalizações.
Obrigado :)
Dizer "autistas são extremamente leais" é diferente de dizer "todos os autistas são extremamente leais". A primeira afirmação é possível quanto temos em mente que a maioria das regras comportam exceções. A segunda afirmação é errada porque exclui qualquer exceção.
Eu, por exemplo, faço parte dos autistas que se enquadram na atipicidade afetiva e é difícil até explicar. Gosto muito de certas pessoas, mas quando elas saem do meu cotidiano, não sinto falta. Ficam as boas lembranças, mas não existe saudade que me impulsione a buscá-las. Neste mesmo sentido, tenho dificuldade para ter um comportamento adequado em situações de luto, embora fosse capaz de dar a minha vida para salvar as pessoas que amo.
@@thatAptpupil Autismo não é psicopatia. Gostar não significa estar abraçado ou grudado o tempo todo. O amor é um sentimento abstrato. Não significa que autista não gosta porque não abraça ou abraça menos e isso é relativo. Vc vai ver muitos abraços falsos nesse Natal meu caro ho ho ho
Sou mãe de um rapaz de 24 anos que sempre recusou qualquer tentativa de ajuda quanto a procurar algum tipo de terapia, vive muito isolado, quieto dentro de casa; que eu saiba, não tem amigos. Já falei com ele há alguns anos da possibilidade de ser um Asperger. Certa vez chorando, me disse que se sentia preso em uma bolha. Trancou matrícula na faculdade já no último ano, faltando só o TCC e estágio a cumprir. Alguém saberia me aconselhar uma maneira de abordá-lo? Sinceramente tenho medo de falar com ele e ele se afastar mais ainda de mim... ele normalmente não cumprimenta ninguém em casa, não sorri, evita qualquer contato físico e ignora a todos... Só se abre como um pára-quedas com sua cadelinha; é quando vejo seu sorriso. Quando está nos dias bons e os meus netos estão lá em casa, gosta muito de brincar com eles, mas quando se fecha, os ignora completamente...os pequenos reclamam comigo que o tio não responde o que perguntam e não quer brincar com eles....
Eu recebi diagnóstico de autismo leve e TDAH recentemente (com 37 anos). Tirei um peso das costas.
Queria muito saber se sou autista também tudo me faz crer que sim, e eu fosse diagnosticado eu também tiraria um peso enorme da minhas costas.
Pelomenos pra mim as coisas ficariam bem mais claras de entender.
Qual profissional vc procurou, foi um psicólogo???
@@Shaolin915 procurei um neuro
@@Shaolin915 para o meu diagnóstico procurei uma psicóloga especialista em autismo e ela fez um relatório detalhado, e me encaminhou para um psiquiatra que fechou meu diagnóstico. Foi um processo até rápido
Muito bom Willian, foi muito esclarecedor
Gente, sua dicçao ta de parabens!! E voz é otima tbm!! 👏👏💋
nem fudendo que ele é Asperger tbm😳
admiro de mais esse cara
A coisa mais séria que já ouvi sobre essa síndrome é a principal causa determinante que é a falta de amor ou insuficiência deste nas relações familiares durante a primeira infância. É coisa triste!
Suspeito que eu seja autista , mas quando eu me comparo com amigos autistas e me sinto um tanto quanto diferente em questão de habilidades sociais.
Que vídeo maravilhoso!
Parabéns e muito sucesso pra ti!🤗
Olá, gosto muito dos seus vídeos, mas como discente de terapia ocupacional gostaria de um conteúdo que abordasse os benefícios da integração sensorial ou os treinos de AVD em pessoas com TEA. Desde já agradeço🙂
Eu me interesso muito por psicologia, muito legal esse react e as informações que você passa!
Cara, não sei se vc conhece ou viu, mas o Kylle Hil do because science (pelo menos eu conheço ele desse canal, ele fez isso no canal particular dele) recentemente assumiu que tem autismo. Ele fez um vídeo bem maneiro de como o autismo afetou a vida dele e de como é o "super poder" dele. Eu, que não sou alguém que tem ou que conhece gente que tem, achei bem interessante a visão. É o primeiro vídeo que vejo do seu canal e não entrei nele para ver se você já fez vídeo sobre, mas me emocionou bastante a revelação dele e acho que seria interessante para você reagir ou falar sobre, caso já não tenha feito.
Mano é importante falar sobre o uso de canabis, o cérebro autista tem diminuição de canabinoides, ajuda muito na ansiedade insônia fobia social
Parabéns pelo canal, sucesso
William, olá! Estou adorando seus vídeos. Também tenho autismo leve, e recentemente também comecei a publicar vídeos sobre o assunto.
Sou mestrando em Artes Cênicas, e já postei dezenas de outros vídeos no meu canal sobre este assunto também.
De novo, muito bons seus vídeos! Parabéns.
Olá. Que tenha muito sucesso em sua vida. E quando eu digo sucesso é satisfação pessoal mesmo. Não precisa ser sucesso na ótica das outras pessoas.
Bom dia! Muito interessante a tua abordagem sobre o Elan! Parabéns 👏👏👏
Não sei se tenho autismo ,mas minha mãe me diz que tive atraso na fala ,não conversava muito , gostava de brincar sozinho, colocava tudo na boca e na escola eu lembro que na escola quando criança não falava quase nada . Os professores questionavam sempre .por que eu não falava muito. E também o professor falava que eu ficava viajando as vezes .e nessa época eu amava futebol e jogava muito bem. E isso me fez ter alguns amigos . Mas na adolescência eu me soltei um pouco mas sempre com dificuldades de interação principalmente de como abordar uma menina eu não sabia o que fazer . Eu recebi muito rótulo de estranho o que me fez 😭 eu me afastar mais ainda e ter um certo bloqueio de conversar.lembro de alguns momentos que eu estava indo embora da escola com meu irmão e aproximava uma amiga perto dele e eu simplesmente saia de perto .sempre fui muito fechado. Sempre gostei de conversar mais com pessoas mais velhas ...
Amei a parte que ele fala que é muito bom em ser humano em modo de emulador hahah me sinto assim, apesar de não ter diagnóstico, apenas meu filho é diagnosticado
Vc é um ótimo comunicador. Sobre Bill Gates eu sempre suspeitei sobre ele ser artista.
É a primeira vez que consigo fazer o primeiro comentário em um canal..kkkkkk
Oxi kkkkk
🙂🙂🙂
Nossa parabéns, mas e ?
Parabéns então
Como assim?
Tenho um filho de 1 ano e 7 meses desde o 6 meses percebo que ele tem o jeito dele, e que nenhuma criança tem ,vai passar no neuropediatra para poder descobrir, mais eu como mãe já sinto que ele e especial não só se for diagnosticado com a síndrome ,não sei nem por onde começar para o melhor do meu filho ,mais sei que não vai faltar amor...
Eu amo teus vídeos! Gratidão!
Eu acredito que seria importante nesses vídeos comentar também sobre a superdotação dessas pessoas, pois muitas tem o diagnóstico duplo. A superdotação também envolve atipicidade.