[ Redes ] Modbus - Parte 5/5 - Modbus TCP/IP
Вставка
- Опубліковано 9 лют 2025
- Apresentação do Modbus TCP/IP, suas vantagens e desvantagens, estrutura de pacotes e gerenciamento de conexão para fornecimento de serviço à Aplicação Modbus e suas possibilidades de operação em conjunto com tecnologias de Internet.
Excelente sequencia de vídeos sobre MODBUS. Ajudou muito a esclarecer muitas duvidas que eu tinha.
Obrigado por todas as 5 aulas de Modbus! Ótimo material!
Obrigado, professor. Estes vídeos me foram de grande ajuda.
Fico feliz em ajudar! Boa sorte! Abçs
Parabéns pelo trabalho, me ajudou bastante. Você é um semeador do conhecimento em disponibilizar o material ao público.
Obrigado, Carlos! Grande abraço!
ótimo conteúdo professor, material muito completo. 👏👏👏
Obrigado, amigo. Espero ter ajudado! Abcs.
Professor, tudo bem? Fiquei com algumas dúvidas.
1- Pode haver comunicação entre 2 escravos diretamente? Ou um escravo pode ser mestre e escravo ao mesmo tempo?
2- Caso a resposta for sim, terei que abrir 2 conexões? uma entre o "Escravo" e o Mestre e outra entre o "Escravo" escravo ?
3- sobre o IP. Os escravos ligados no mesmo switch terão o mesmo número de IP e serão diferenciados apenas pelo unitindentifier, ou cada escravo terá seu número de IP?
Todas perguntas é no modo TCP.
Agradeço desde já e Parabéns pelo excelente video.. Obrigado!!
Oi Roberto. Tudo bem por aqui. Espero que esteja bem.
Ótimas dúvidas, vamos lá:
1) O que efetivamente limita a comunicação de escravos no Modbus é o meio físco e o o lance (camada L1 e L2 do OSI). Na rede Modbus serial, se um escravo tentar se comunicar ele será fonte de colisão, e a rede ficará instável. Por essa razão principal é que existe a regra do escravo não poder gerar requisição numa rede Serial Modbus. No caso, se vc tiver acesso à programação lógica do elemento escravo, seria possível ele se tornar um mestre, apesar disso afetar a arquitetura de comunicação clássica de rede de supervisão, ou de chão de fabrica. Mas para isso acontecer, basta que o escravo tenha capacidade computacional de gerenciar múltiplas conexões (memória e processador, ex). Na rede TCP/IP, a camada 4 (TCP) realiza a multiplexação de várias conexões simultâneas, e isso viabiliza que um escravo seja escravo de um mestre e mestre de outro escravo, por exemplo. Bastando para isso, a abertura de conexões sockets diferentes.
2) Sim, seria possível por meio de sockets TCP diferentes.
3) Cada escravo deve ter seu próprio IP. E só isso, viabiliza a existência de multiplas sessões TCPs simultâneas, ou os endereços sockets diferentes. O campo de identificação do Modbus tem um papel maior de compatibilização do protocolo com diferentes meios, e é importante para viabilizar integrações entre redes Modbus TCP/IP e Modbus serial, ou qualquer outra tecnologia de L2/L1.
Ficou claro?
Um Abraço