Essa simplificação dos pensamentos atingiu a todos nós - não conseguir separar à critica necessária a imprensa da sua liberdade de existi-la é gritante. Estamos perdidos: todos nós. Todos nós precisamos de saúde mental, reeducação à democracia e cidadania e coisas básico do básico. Eu jamais imaginaria que hoje estaria tendo que defender o jornalismo que discordo por questão de liberdade de imprensa, jornalismo e expressão. Que tempos dificeis. Tenho pensado muito em fazer um vídeo sobre a história da liberdade de imprensa, por que tá tenso. E aprender a conqusitar as pessoas... essa é nossa missão! Não só desconstruir... mas propor alternativas novas de reconstrução de si e de nossas relações! Reconquistar é o caminho! Resistir é pensar táticamente, tái o ponto de todo! Aplausos Sabriiiina!!!
Sabrina, você é sensacional e necessária!!!!! Realmente precisamos ter serenidade e coerência pra não cairmos na armadilha de nos igualarmos no que o lado de lá tem de pior. Sejamos exemplo na prática! Sejamos a mudança que queremos ver no mundo!
Obrigada universo por ter me permitido conhecer a Sabrina e o tese onze em 2018. Feliz ano novo que o canal aumente pra caramba no próximo ano pra tu continuar fazendo esse trabalho foda!
Gostei demais da colocação do termo "resistência". Isso de que a "resistência" é um grupinho de UA-camrs que se contrapõem ao Nando Moura, é intriga da oposição. Resistência pra mim, é não se render aos opressores.
Mas é o que tá parecendo. Uns youtubers que se intitulam "resistência", gente que nem marxista é, e ainda perdendo tempo fazendo frente contra o Nando Moura.
tbm não concordo que eles sejam resistência mas acredito que o que eles estão fazendo é necessário pq infelizmente tem muita gente que cai no discurso ridículo do nando moura e um material que contesta e rebate os argumentos (se é que pode chamar aquilo de argumento) é importante
Como sempre seus posicionamentos são sempre conscientes! Agradeço imensamente por compartilhar seu conhecimento para proporcionar reflexões humanistas pra gente! Gratidão! Feliz Ano Novo Sabrina! ♡
Eu adoro esses vídeos sem muito roteiro e mais espontâneo pq vc se aproxima mais o espectador como se estivesse num bate-papo tbm, os que são mais estruturados dá mais sensação de formalidade etc. que venham mais vídeos comentando assuntos do momento.
Guria.......sou direita/conservadora (sem extremo), aos meus 43 anos acredito que sempre deverá ocorrer o contraponto.......seu campo de visão está claro quanto a "esquerda" de hoje.......que sim......afastou a população que está cansada de "extremos" em ambos lados, a esquerda prega o que ela mesma não faz, isolando classes e tornando cidadão refém de situações que não existe, para implantar ideologias de repressão que somente está no centro da esquerda. Quando o diálogo flui é notório o senso comum.......sinceramente......adorei sua explanação, me senti confortável em assitir o vídeo até o final........é essa atitude que a "esquerda" deve transmitir para as pessoas....lhes garanto que a nação anseia por dias melhores!!!! Somente minha sincera opinião sobre o vídeo........grande abraço do Paraná a vc 👋.
Já me senti excluído de movimentos de esquerda por não querer ver qualquer pessoa ser oprimida. Não consigo ficar feliz por alguém sofrer com desrespeito e mau trato.
Sabrina, obrigado. Essa maneira espontânea desse vídeo ficou bacana, como quando amigas ou amigos chamam a gente de volta para realidade, antes de falarmos ou fazermos uma bobagem. Repete mais vezes. Parabéns.
@@magnificofernando então, minha mãe não tem relação direta com meu modo de pensar. Mas ela se importa menos que eu com o que vc pensa. Mas se vc continua respondendo, é pq está disposto a dar atenção pro que digo. Me diz então o motivo do seu incômodo comigo. O que eu te fiz? No que o meu posicionamento te incomoda? Vamos conversar educadamente.
oi Sabrina, queria dizer que te acho maravilhosa e super ponderada em seu olhar revolucionário, deixando suas ideias claras e concisas. digamos que a maior parte da esquerda foi numa direção branda demais e não trabalhou questões cruciais nos últimos anos como deveria (consciência de classes em especial) e permitiu uma ascenção meteórica de um extremista caricato como o Bolsonaro sem poder fazer muita coisa. POR FAVOR continua assim, seu trabalho é muito bom e você não tem teto de vidro como muitos dos integrantes da "resistência", tu aguenta pancadas e se fortalece com elas (péssima analogia pro caso das olavetes te xingando no vídeo em inglês). no mais, te desejo muita saúde e prosperidade nos próximos anos, tenho certeza q tu será uma das grandes vozes da nossa esquerda num futuro não muito longe
Ótimo vídeo Sabrina! A esquerda nos últimos tempos se perdeu em meio a falácias ideológicas e também pela incapacidade de dialogar (principalmente com a classe trabalhadora). Agora o ponto chave será trabalhar para que a massa despolitizada se identifique com a esquerda em meio ao caos do futuro governo. A comunicação e a informação são pontos chave para a diferenciação no espectro político.
Praticamente 30 minutos da Sabrina não podendo estar mais certa sobre algo. Sempre dizendo o que precisa ser dito, sempre sendo uma das vozes mais sensatas do movimento. Comecei a te acompanhar há pouco tempo, e consequentemente a entender e me identificar mais e mais com o socialismo, e por mais que eu ainda não tenha tanto embasamento teórico (graduando em Letras sempre tá entupido de coisas pra ler), eu já consigo olhar os acontecimentos e a reação da esquerda e pensar "isso tá certo", ou, no caso, "isso tá errado", e acho que isso já é um bom começo. Gosto muito dos vídeos nesse formato e acho que esse canal já começa o ano passando uma mensagem muito necessária. A esquerda tem muita coisa pra rever, e se isso não for feito logo os prejuízos sobre nós aumentarão exponencialmente. Ótimo vídeo, e muito necessário, parabéns e feliz ano novo!
Sabrina, eu adoro vídeos informais! Super a favor de suas colocações espontâneas. Se isso é mal estruturado, imagina o que é uma estrutura impecável... 😆 Enfim, dou apoio à continuidade do formato se você se sente confortável com essa dinâmica. Obrigado pelas reflexões de extrema relevância e um ótimo 2019 pra você também! 😀
Você disse que o vídeo ta mal estruturado, mas eu venho aqui pra contestar pq eu acho que ele ta didático demais, vc pegou uma lousa e fez desenhos pra ver se a galera entende e foi incrível te ouvir nesses quase 30 minutos enquanto eu ficava dizendo: É ISSO!
Sabrina, disse tudo o que eu pensei hoje. Esse posicionamento de "revanche" é um desfavor à esquerda. São pessoas e devem receber um tratamento digno. A dignidade humana é um princípio que independe de posionamento político, afinal estamos tratando de humanos. Ótimo vídeo! Parabéns!
A esquerda precisa se conectar com o POVO. Simples assim. As causas identitarias são sim importantíssimas, porém, não são as únicas. O povo precisa se identificar de novo com as pautas esquerdistas.
To gritando isso desde que começou a nhaca do "eu avisei", publiquei um texto hj sobre isso tbm. É tempo de acolher a classe que vai ficar perdida, sem chão. Acolher mesmo, ouvir, abraçar, enxugar as lágrimas, curar as feridas.
Acredito que temos emoções primitivas que brotam nesses momentos. Mas emoções assim a gente processa dentro de casa, xinga sozinho, desabafa com amigos, até vencê-las. É preciso lembrar sempre que internet é ambiente público, as redes sociais tendem a nos confundir quanto a isso, mas a internet NÃO é uma extensão da nossa mente. O que verbalizamos precisa ser racional, ter fundamento nos nossos princípios. E além da parte política, é bom lembrar que lançar conteúdo tóxico contamina todo mundo, inclusive quem emite.
Excelente posicionamento, Sabrina! Acabei de ler as colunas da Mônica Bergamo e do Kennedy Alencar relatando que os jornalistas foram ameaçados pela presença de snipers! Um absurdo total!
Concordo parcialmente com sua intervenção, Sabrina. No sentido de que quem estava sofrendo a discriminação diretamente eram os jornalistas; trabalhadores como todos os demais e não os donos dos veículos de comunicação.Os jornalistas, ao se verem cerceados em seus direitos mais elementares poderiam muito bem ter se recusado a trabalhar em tais condições aviltantes. E assim, poderiam passar a "bola quadrada" a seus patrões. Porém não o fizeram. ´Será que vão aprender com isso para o futuro? Minha solidariedade é para com os jornalistas. Já em relação à imprensa golpista para a qual trabalham, não.
Luan Barros de Melo mano acho oq te deica confuso pode ser oq vem da direita, falam do Chê como se fosse um ditador genocida, mas Che só lutou contra as forças do governo cubano que era submisso aos EUA
@@neomip852 Che não odiava negros. Inclusive ele lutou no Congo pela libertação dos congoneses das mãos dos Estados Unidos. Mas ele tinha sim certo comportamento homofóbico, porém nunca chegou a matar gays, como a direita diz.
Sabrina, você é sempre tão sensata. Tenho algumas opiniões diferentes de você em alguns casos, mas sempre gosto de ouvir o que tens a dizer, pois, mesmo sendo um pensamento diferente do meu, me faz refletir a cerca das coisas. Quanto a esse vídeo, não poderia concordar mais com você. Extremamente sensata e principalmente HUMANA.
Que ótimo começar o ano assim professora. A Jacobin virá em um excelente momento para a esquerda brasileira. Aguardo ansioso o lançamento da revista. Pretendo fazer ainda mais leituras e adquirir mais livros voltados para as questões políticas, muito graças ao que tenho acompanhado no seu canal. Além de me debruçar sobre mais livros de Historia ainda, ( que é minha área de formação) a Sociologia e a Ciência Política também terão um espaço maior na minha prateleira. Obrigado por partilhar seu conhecimento e visão do momento em que vivemos. Abraço e sigamos firmes nesse ano.
"Eu acho que a gente não tem direito de ser mesquinho." FERNANDES, Sabrina. Vou citar pra sempre. Achar que unir as classes trabalhadoras não inclui unir as classes que não estão lutando junto agora é, no mínimo, hipocrisia. Quando eu vejo essa desumanização vindo da esquerda, entendo perfeitamente o pessoal que é mais consciente e tem receio quanto à esquerda: desse tipo de esquerda nem eu quero fazer parte, dá até vergonha dizer que é de esquerda nessas horas.
Comigo é a mesmissima coisa. Aliás, eu ainda não vi motivo pra me considerar de esquerda, e o que foi falado nesse video é o principal motivo. Hipocrisia. E muitas das minhas concepções de mundo estão alinhadas com as ideias propagadas pela esquerda. Imagina como é pra uma pessoa que nem isso.
@@robertreis3956 tá mais que permitido ser de esquerda e não concordar com essas coisas. Esquerda coerente, precisamos disso. E uma direita coerente também, que dialogue (diálogo de verdade, não troca de "favores"). Tá faltando isso.
Concordo com o que vc está dizendo Sabrina é um absurdo o que aconteceu com os jornalistas na posse, foi desumano, por outro lado espero que sirva para os editores e manda-chuvas da comunicação acordarem e correrem atrás do prejuízo pois o que eu enxergo até o momento é um adesismo inútil e covarde,que tirem a bunda da cadeira e façam jornalismo de fato investigando a fundo e não passando o pano pra esta corja que agora governa!
Sabrina, ótimo vídeo e causa bastante reflexão. Já que c pediu opinião eu devo dizer que acho o formato de vlog é bem legal, vc poderia fazer uma live temática de vez em quando tbm, pra gente interagir. Grande abraço e estamos juntos na resistência.
O problema das lives aqui, Renato, são os haters e os trolls. Tentei no passado, fiz 3 lives, e foi um desastre no sentido de interação. Os haters floodavam e os trolls atrapalhavam a conversa (ex: um troll fake do Nando Moura que enganava as pessoas que passaram a live inteira xingando o NM em vez de prestar atenção). Abração!
Com todo o respeito que alguns - apenas alguns - desses profissionais me merecem, digo: BEM FEITO!!!!! Inúmeros de da mídia tradicional foram, desde o início, os que mais contribuíram para que o país chegasse a essa situação, à eleição desse incompetente, ignorante, apologista da violência. apoiador de tortura, infantiloide. Independentemente desse meu sentimento, é claro que concordo que o tratamento dado aos jornalistas é repudiável, inaceitável numa democracia, mas... quem está iludido de que estamos numa democracia? Não, não estamos mais. Estamos num regime de exceção e não podemos esquecer a enorme contribuição dada pela mídia tradicional para esse resultado. Chega de esquerda boazinha.
Sou parte da esquerda reformista, acredito na social democracia, mas o seu canal é algo que me deixa muito feliz por saber que ainda há esperança para a esquerda brasileira, que se nos unirmos, agirmos de forma coerente e respeitosa, diferentemente da direita, podemos sim politizar, ensinar, alfabetizar politicamente as pessoas, ensinando qual posição faz sentido, o que é melhor para o povo e a força que o povo deve exercer sobre os seus governantes. Esse vídeo em especial me deixou impressionado com a sua coerência, inteligência e articulação. Parabéns!
Sabrina ótimo tema de vídeo como sempre, acompanho seu canal a um tempo e amo a forma como faz seu conteúdo, mesmo não sendo marxista (e nem de esquerda), precisamos ouvir o que outro que não pensa igual faz, age e pensa, e óbvio que as críticas que esse outro pode ter aos outros jeitos de ver o mundo. E estou comentando aqui só pra concordar sobre essa questão do "eu avisei" que já está enchendo o saco num nível absurdo (OBS: não sou eleitor do Bolsonaro e nem votei nele), vi pessoas de esquerda que tenho em minhas redes sociais somente se baseando no ressentimento sendo completamente irracionais, emocionais e até mesmo infantis, o que denigre o discurso de vocês que ainda não superou as falhas petistas e o discurso antipt. Desejo muita reflexão a todos que forem ver o vídeo e que isso gere um debate público mais qualificado porque não adianta nada combater ódio com ressentimento e até mesmo ódio puro em si. E Sabrina continue com o ótimo trabalho. Bom inicio de ano.
Vídeo maravilhoso, Sabrina! Esses vídeos mais espontâneos seus são muito bons, e também imagino que sejam uma boa forma de você dizer o que precisa sem ter que embasar teoricamente demais, tornando algo mais leve e um pouco menos trabalhoso do ponto de vista da pesquisa! São muito bem vindos!
Paulo Brito, esses não são fascista são ditadura, nem toda ditadura são regimes fascistas, existe um debate entre historiadores e cientistas políticos por exemplo se franquismo e salazarismo firam regimes fascistas, e que só o italiano foi, porém há distorções nesta afirmação, por isso o mais forte e quase consenso é que o fascismo e franquismo foram regimes fascistas, mas o salazarismo foi um regime ultraconservador ditatorial como afirma Antônio Costa Pinto. Já esses não são regimes fascista mas ditaduras
chamar de fascista uma pessoa desiludida com a política atual, ignorante academicamente e etc simplesmente mina o debate. Que é justamente o que a Sabrina ataca neste vídeo.
Eu sou direitista/conservador e sou inscrito no canal, acompanho todos os vídeos (parece ironia né?). Acho que por não ser um canal tão revanchista, vingativo, que acabei criando algum interesse. Espaço didático, bom de ouvir.
Eu sou liberal e adoro a Sabrina. Estou sempre aberto a receber opiniões divergentes. Mesmo não concordando com ela entendo seis pontos de vista e seus fundamentos são sempre racionais.
"Aprender a dialogar com as pessoas". Duro e amargo, como qualquer remédio para uma grave doença. Boa sorte, bons estudos e sucesso a todas e todos nós.
Professora Sabrina é um tema realmente interessante e preocupante. De qualquer forma não tenho dúvidas de que a imprensa golpista tem como jornalismo final o de manipulção do bolsonaro em favor da elite de direita atrasada no Brasil. Ficamos, outrossim, muito gratos e esperançosos com o seu trabalho magnífico, sempre. Saudações!
Oi Sabrina! Feliz 2019! Você sempre toca em questões muito importantes e "quentes", com relação à esquerda, de modo muito lúcido e esclarecedor. Concordo totalmente com a sua crítica em relação À uma certa atitude vingativa em relação aos jornalistas e à imprensa na posse de hoje. São trabalhadores que foram humilhados e desrespeitados na mesma proporção já previamente anunciada pelo "ainda" candidato da extrema direita (me refiro à postura de palanque dos discursos de hoje) contra toda a classe trabalhadora. Parabéns por mais um vídeo esclarecedor!
Continue sempre elaborando esses Vlogs espontâneos, são excelentes para aprendermos mais sobre pautas à esquerda sem muito tecnicismo, sendo simplesmente uma análise sua do momento e servindo de pontos para reflexões de nossa parte. Abraços!
Ainda nem terminei o vídeo pra ver se você chegou a comentar, mas se tem um negocinho me incomodando do pessoal da esquerda é esse "Feliz 1964". Poxa, tem tanta coisa errada nessa frase, por mais sarcástica que seja.
muito bom, Sabrina! a sua mensagem é fundamental. precisamos fundar o nosso discurso sobre princípios éticos e humanos que sejam condizentes com o mundo que queremos ver, senão fica só uma questão de defender o próprio ponto de vista por orgulho ou para sair por cima e ter razão. tenho a impressão de que é cada vez mais difícil pedir isso, principalmente por causa da lógica das redes sociais de simplificar coisas complexas para conseguir likes e angariar ódio. é complicado cobrar coerência (que também tem a ver com honestidade com a causa acima do ego), mas mais importante do que nunca.
Sabrina, seu canal é uma fonte riquíssima de reflexão política e a cada vídeo sinto uma grande energia de mobilização e vontade de resistir. Esse vídeo é fundamental. Você trata com coerência e embasamento temas que estamos batendo cabeça. Obrigada pelo trabalho dedicado!
A esquerda precisa mesmo rever a coerência, quando o debate combina com a direita já se torna um alerta da necessidade de revisitar o que se propaga. Excelente vídeo, como sempre. Obrigada por compartilhar seus pensamentos conosco. Sucesso sempre! 💖
Não entendo como o nosso posicionamento a favor ou contra vai influenciar uma imprensa que precisa das verbas do governo para se manter. Isso é ser ingênuo
A sensatez da Sabrina é algo para inspirar. A forma como você se expressa, Sabrina, realmente faz quer resistir agir de forma lúcida e com foco. Obrigado por mais este vídeo maravilhoso e um bom ano de luta para nós.
Sensata demais, Sabrina! Obrigada por esse vídeo, trouxe mais ânimo, vi que não tô sozinha! Gente defensora dos fracos e oprimidos zoando bolsa de colostomia do presidente, gente metida a feminista zoando aparência da Marina Silva... e agora essa "resistência" em forma de guerra de memes, provocações ao outro lado, "eu avisei"... isso não leva a nada, só queima o filme...
A mais sensata do UA-cam, parabéns pelo vídeo, um desabafo que todo mundo que se diz de esquerda deveria ouvir e "tomar um chá de vergonha na cara" ,o bem feito prá lá ou bem feito pra cá só irá gerar mais polarizada !!!#naoaofascismo
Oi Sabrina. Conheci seu canal recentemente e achei ele incrível. Muito bem estruturado e capaz de tornar conteúdos complexos acessíveis. Se você me permitir uma sugestão, eu gostaria muito de um vídeo explicando a relação do marxismo com a política soviética depois do Lênin. Tenho diversas dúvidas sobre a visão marxista (humanista no caso) sobre os resultados e contribuições do regime soviético. Uma vídeo sobre isso seria ótimo. Um abraço e de novo, meus parabéns.
Infelizmente muita coisa na política foi feita na base da emoção nos últimos tempos, de ambos os lados. Ficamos com muito orgulho e este orgulho foi o que ajudou ainda mais a segregação do povo brasileiro nessas eleições. Concordo que nem sempre o boicote é o melhor caminho, Bolsonaro quer boicote da esquerda sim, pois ele quer se livrar dela. Resistência de verdade é ocupar, dialogar e permanecer nos espaços que são nossos por direito. A esquerda precisa voltar a dar luz ao meio dessa escuridão política e midiática. Quem sabe se usarmos a razão da maneira certa e acolher todos que eventualmente vão sofrer com esse governo, podemos destruir esse fantasma e essa imagem da esquerda opressora que criaram. Avante!
Tive que vir aqui dar os parabéns pela coerência,não compartilho do seu viés ideológico (mas não mesmo),apesar disso acompanho seus vídeos com certa regularidade pois acho importante conhecer os dois lados da moeda,e acima disso acho importante manter a coerência e autocrítica no discurso,coisa que falta muito Independente da crença da pessoa,se argumenta com educação e coerência já paro pra ouvir
Não canso de elogiar pessoas como você. Parabéns. Mas além disso, você indica algum canal de direita realmente bom? Que não seja sensacionalista nem promova odio
Pedro Brandão infelizmente canal de direita no Brasil só prospera se lamber saco do Bolsonaro,então os que tem são poucos e pequenos,por consequência tem uma periodicidade espaçada ou até mesmo já desandaram Tem canal do bom senso(os caras sao formados em economia,já não são meros palpiteiros) Joel Pinheiro Fonseca (e um que escreve pra folha) Tem um que faz mais o perfil isentao mas e bom tbm que é o nexo jornal Professor Christian: vi uns poucos vídeos dele,ele me pareceu sensato,e tem formação acadêmica na área,já e alguma coisa Tem um espanhol,visualpolitik que assim como o nexo jornal não professa explicitamente lado político Xadrez verbal que tbm não professa lado político mas sempre trás boas discussões E tem o ideias radicais,que vc já deve conhecer,o caso dele é o mesmo do da Sabrina,não concordo com as ideias por eles apresentadas (no caso do Rafael eu concordo mais com oq ele fala,pq liberal e meio próximo de libertario) mas eles falam com embasamento,são educados,não ficam usando falácias pra atacar o adversário,enfim,e um debate civilizado sem comer á mãe do amiguinho
Acho que o Guten Morgen Podcast é muito interessante. Pra quem não é de esquerda eu recomendaria a série "Não Tenhais Medo" do Brasileirinhos, mas eles são bem católicos e então não é recomendado pra quem é evangélico ou socialista entre outras religiões, mas é muito bem feita a edição dessa série. Essa série dos Brasileirinhos é totalmente contraindicada para pessoas de esquerda porque tem um grau elevado de cinismo figuras de linguagem e a galera de esquerda não consegue captar figuras de linguagem.
@Giovanna Andrade Jardim do Édem = Comunismo primitivo. Pecado Original = Quem primeiro fez uma cerca fez o maior pecado tralalá. Mundo em pecado = Sociedade 'burguesa' Profetas = Filósofos 'não burgueses' Apocalipse dies irae qae ressurget ex favilla = Revolução fodona proletária in the name of velhinhos sabidos. Paraíso = Fim da pré história da humanidade e tralalá. É uma cópia modificada do cristianismo.
Arthur Mendes Arthur, o que te faz classificar o nexo como direita/isentao? Pergunto porque nunca vi o veículo dessa forma e realmente fiquei curiosa, espero que não veja como ataque.
Sabrina, muito bom. Sensata e muito lúcida. Há muitos julgamento das ações das “outras pessoas”, mas o que anda pior é a grosseria e a quantidade de palavrões e xingamentos. Está muito complicado debater. Ouvir você é como estar num oásis nesses dias. Coerência 🙌
Cara companheira Sabrina, parabéns pelas reflexões a quente e à esquerda, agitando muito qualificadamente debates que estão em nossas vidas cotidianas. Seja no interior da esquerda, seja na forma como isso se reflete nas nossas relações para além dela. Ao bom combate! Saudações socialistas! haha
Eu adoraria concordar 100% com você, porém vendo o Jornal Nacional e o Jornal da Globo, parece que nada disso aconteceu. Se nem eles se defendem ou denunciam essa situação, como reclamar de pessoas da esquerda que viram essa mesma imprensa martelar dioturnamente os governos do PT? Pra mim fica facil entender quando alguém de deleita com as dificuldades de desafetos. Difícil é argumentar para se unir aos desafetos para lutar, ainda mais quando eles mesmos pouco fazem.
@Giovanna Andrade não faz parte do meu arcabouço teórico ser contra todo tipo de opressão de forma geral e por princípio. Sou contra a opressão aos explorados da classe trabalhadora e aos intelectuais orgânicos que se colocam ao lado destes. Aos arautos que voluntariamente ou não, são engrenagens da ideologia que busca me eliminar, não tenho nada além de desprezo. O curso da história definirá de que lado cada um estará. Aos honrados repórteres da mídia independente, toda solidariedade. Aos agentes do capital, nada disso. Hoje mesmo assistindo a globo news não vi um ai contra o novo governo. Ao contrário : normalização e elogios as reformas anti povo que estão por vir. Se nem eles levantam esta bandeira serei eu a levantar? E quem deles defendeu o intercept ? Não deram um pio pois tem sua própria agenda de classe. Pois eu tenho a minha e não envolve ser solidário com os intelectuais da burguesia.
Gostei demais do seu posicionamento. Por ser contra à direita mas também à esquerda não compartilhamos dos mesmos pontos de vista então não me sinto muito representada por suas pautas, mas isso não impede que eu concorde com muito do que você diz. Adorei sua clareza, educação, argumentos etc. Obrigada por sua educação e gentileza.
Durante as eleições, vivenciei uma situação de agressividade vindo dos dois lados, estávamos em uma conversa sobre a eleição e em um comentário disse que infelizmente ele seria eleito, pq quem poderia convencer com argumentos e fatos para as pessoas não votarem nele estavam sendo tão ou mais agressivas que os próprios eleitores. Resultado? Fui XINGADA. Afinal, a gente acaba sendo nosso próprio exemplo.
Essa simplificação dos pensamentos atingiu a todos nós - não conseguir separar à critica necessária a imprensa da sua liberdade de existi-la é gritante.
Estamos perdidos: todos nós. Todos nós precisamos de saúde mental, reeducação à democracia e cidadania e coisas básico do básico. Eu jamais imaginaria que hoje estaria tendo que defender o jornalismo que discordo por questão de liberdade de imprensa, jornalismo e expressão. Que tempos dificeis. Tenho pensado muito em fazer um vídeo sobre a história da liberdade de imprensa, por que tá tenso. E aprender a conqusitar as pessoas... essa é nossa missão! Não só desconstruir... mas propor alternativas novas de reconstrução de si e de nossas relações! Reconquistar é o caminho!
Resistir é pensar táticamente, tái o ponto de todo! Aplausos Sabriiiina!!!
Devemos trabalhar/atuar pra libertar a todos os seres do sofrimento, não é @Normose ?
Acho bem importante esse video sobre história - e importância da liberdade de imprensa. Se puder fazer, massa.
Onde está a imprensa que se esforça para trazer informações ? Os oligopólios da mídia ** e.s.c.o.n.d.e.m **
Que lado difícil esse que escolhemos né, mesmo assim fico feliz de acompanhar o canal de vcs
E pensar que há 5 anos eu era reaça
@@adsonmarkx "as pessoas não são más, só tão perdidas. ainda há tempo"
Sabrina, você é sensacional e necessária!!!!! Realmente precisamos ter serenidade e coerência pra não cairmos na armadilha de nos igualarmos no que o lado de lá tem de pior. Sejamos exemplo na prática! Sejamos a mudança que queremos ver no mundo!
Um ano incrível pra vc.. Vc hj é uma das poucas pessoas q consegue falar de politica sem levar o debate pra lama. Por favor nunca saia do UA-cam.
Esaú fico impressionada com a inteligência da Sabrina.
Obrigada universo por ter me permitido conhecer a Sabrina e o tese onze em 2018. Feliz ano novo que o canal aumente pra caramba no próximo ano pra tu continuar fazendo esse trabalho foda!
Gostei demais da colocação do termo "resistência". Isso de que a "resistência" é um grupinho de UA-camrs que se contrapõem ao Nando Moura, é intriga da oposição.
Resistência pra mim, é não se render aos opressores.
a shade pros otarios q juram que vão destruir o bozo tretando no youtube
Mas é o que tá parecendo. Uns youtubers que se intitulam "resistência", gente que nem marxista é, e ainda perdendo tempo fazendo frente contra o Nando Moura.
Nando Moura é um personagem, perda de tempo
@@RafaelSantos-bl1kg se fosse perca de tempo não tinha tanta gente acreditando em asneiras...a esquerda está se menospreza as mídias sociais.
tbm não concordo que eles sejam resistência mas acredito que o que eles estão fazendo é necessário pq infelizmente tem muita gente que cai no discurso ridículo do nando moura e um material que contesta e rebate os argumentos (se é que pode chamar aquilo de argumento) é importante
Magnífica análise. A esquerda precisa ser mais racional e não perder o foco senão se igualará aos que critica.
Sim! Não perder tempo, fazendo meme e debochando dos outros
Difícil se igualar com tanta maluquice, mas a crítica é válida.
Como sempre seus posicionamentos são sempre conscientes! Agradeço imensamente por compartilhar seu conhecimento para proporcionar reflexões humanistas pra gente! Gratidão! Feliz Ano Novo Sabrina! ♡
Eu adoro esses vídeos sem muito roteiro e mais espontâneo pq vc se aproxima mais o espectador como se estivesse num bate-papo tbm, os que são mais estruturados dá mais sensação de formalidade etc.
que venham mais vídeos comentando assuntos do momento.
Excelente posicionamento. Coerência é tudo! A defesa da dignidade humana deve ser nosso ponto de partida, sempre!
Guria.......sou direita/conservadora (sem extremo), aos meus 43 anos acredito que sempre deverá ocorrer o contraponto.......seu campo de visão está claro quanto a "esquerda" de hoje.......que sim......afastou a população que está cansada de "extremos" em ambos lados, a esquerda prega o que ela mesma não faz, isolando classes e tornando cidadão refém de situações que não existe, para implantar ideologias de repressão que somente está no centro da esquerda.
Quando o diálogo flui é notório o senso comum.......sinceramente......adorei sua explanação, me senti confortável em assitir o vídeo até o final........é essa atitude que a "esquerda" deve transmitir para as pessoas....lhes garanto que a nação anseia por dias melhores!!!!
Somente minha sincera opinião sobre o vídeo........grande abraço do Paraná a vc 👋.
É tão bom vê seu canal crescendo. A luta só está começando, proletários de todos os países, uni-vos
Já me senti excluído de movimentos de esquerda por não querer ver qualquer pessoa ser oprimida. Não consigo ficar feliz por alguém sofrer com desrespeito e mau trato.
Verdade, o discurso tornar-se vazio.
Belo puxão de orelha na esquerda KKK. De vez em quando a gente tem que tomar um sacode pra realinhar a militância. Parabéns pelo vídeo.
Reanalisando pelo viés dela, acho que erramos em não ir na posse.
@Maria De lourdes Acho que vc tá precisando estudar história..... Mas não pelo Brasil Paralelo hein.....
Eu achei a mensagem super bem estruturada e toda amarradinha. Adorei.
Dois anos e esse vídeo continua, infelizmente, tão atual.
Sabrina, obrigado. Essa maneira espontânea desse vídeo ficou bacana, como quando amigas ou amigos chamam a gente de volta para realidade, antes de falarmos ou fazermos uma bobagem. Repete mais vezes. Parabéns.
@@magnificofernando , tá com raiva?
@@magnificofernando então, minha mãe não tem relação direta com meu modo de pensar. Mas ela se importa menos que eu com o que vc pensa. Mas se vc continua respondendo, é pq está disposto a dar atenção pro que digo. Me diz então o motivo do seu incômodo comigo. O que eu te fiz? No que o meu posicionamento te incomoda? Vamos conversar educadamente.
Obrigada pelo vídeo! Passei o dia batendo boca no twitter por causa disso!
oi Sabrina, queria dizer que te acho maravilhosa e super ponderada em seu olhar revolucionário, deixando suas ideias claras e concisas. digamos que a maior parte da esquerda foi numa direção branda demais e não trabalhou questões cruciais nos últimos anos como deveria (consciência de classes em especial) e permitiu uma ascenção meteórica de um extremista caricato como o Bolsonaro sem poder fazer muita coisa. POR FAVOR continua assim, seu trabalho é muito bom e você não tem teto de vidro como muitos dos integrantes da "resistência", tu aguenta pancadas e se fortalece com elas (péssima analogia pro caso das olavetes te xingando no vídeo em inglês). no mais, te desejo muita saúde e prosperidade nos próximos anos, tenho certeza q tu será uma das grandes vozes da nossa esquerda num futuro não muito longe
E comentários assim fortalecem mais que tudo, valeu, Thom!
Ótimo vídeo Sabrina! A esquerda nos últimos tempos se perdeu em meio a falácias ideológicas e também pela incapacidade de dialogar (principalmente com a classe trabalhadora). Agora o ponto chave será trabalhar para que a massa despolitizada se identifique com a esquerda em meio ao caos do futuro governo.
A comunicação e a informação são pontos chave para a diferenciação no espectro político.
Praticamente 30 minutos da Sabrina não podendo estar mais certa sobre algo. Sempre dizendo o que precisa ser dito, sempre sendo uma das vozes mais sensatas do movimento. Comecei a te acompanhar há pouco tempo, e consequentemente a entender e me identificar mais e mais com o socialismo, e por mais que eu ainda não tenha tanto embasamento teórico (graduando em Letras sempre tá entupido de coisas pra ler), eu já consigo olhar os acontecimentos e a reação da esquerda e pensar "isso tá certo", ou, no caso, "isso tá errado", e acho que isso já é um bom começo.
Gosto muito dos vídeos nesse formato e acho que esse canal já começa o ano passando uma mensagem muito necessária. A esquerda tem muita coisa pra rever, e se isso não for feito logo os prejuízos sobre nós aumentarão exponencialmente. Ótimo vídeo, e muito necessário, parabéns e feliz ano novo!
Ótimo video! Vc é mto inteligente e lucida, seria bom de toda a esquerda pensasse como vc..
Concordo totalmente! E esse vídeo é super atual para o que está acontecendo agora.
Sabrina, eu adoro vídeos informais! Super a favor de suas colocações espontâneas. Se isso é mal estruturado, imagina o que é uma estrutura impecável... 😆 Enfim, dou apoio à continuidade do formato se você se sente confortável com essa dinâmica. Obrigado pelas reflexões de extrema relevância e um ótimo 2019 pra você também! 😀
Você disse que o vídeo ta mal estruturado, mas eu venho aqui pra contestar pq eu acho que ele ta didático demais, vc pegou uma lousa e fez desenhos pra ver se a galera entende e foi incrível te ouvir nesses quase 30 minutos enquanto eu ficava dizendo: É ISSO!
Verdade...
Obrigado, Sabrina, pela lucidez de sempre. Vamos nas lutas!
Vídeo super necessário. Nem parece que tem quase 30 minutos, passou super rápido. Amei cada palavra!
Sabrina, disse tudo o que eu pensei hoje. Esse posicionamento de "revanche" é um desfavor à esquerda. São pessoas e devem receber um tratamento digno. A dignidade humana é um princípio que independe de posionamento político, afinal estamos tratando de humanos.
Ótimo vídeo!
Parabéns!
Gostei dessa sua posição honrosa e digna de ser HUMANO... parabéns!
A esquerda precisa se conectar com o POVO. Simples assim. As causas identitarias são sim importantíssimas, porém, não são as únicas. O povo precisa se identificar de novo com as pautas esquerdistas.
To gritando isso desde que começou a nhaca do "eu avisei", publiquei um texto hj sobre isso tbm. É tempo de acolher a classe que vai ficar perdida, sem chão. Acolher mesmo, ouvir, abraçar, enxugar as lágrimas, curar as feridas.
Acredito que temos emoções primitivas que brotam nesses momentos. Mas emoções assim a gente processa dentro de casa, xinga sozinho, desabafa com amigos, até vencê-las. É preciso lembrar sempre que internet é ambiente público, as redes sociais tendem a nos confundir quanto a isso, mas a internet NÃO é uma extensão da nossa mente. O que verbalizamos precisa ser racional, ter fundamento nos nossos princípios. E além da parte política, é bom lembrar que lançar conteúdo tóxico contamina todo mundo, inclusive quem emite.
Excelente posicionamento, Sabrina! Acabei de ler as colunas da Mônica Bergamo e do Kennedy Alencar relatando que os jornalistas foram ameaçados pela presença de snipers! Um absurdo total!
Agora a corrupção vai ganhar um novo status: 2.0, turbo... E tudo na legalidade e em nome de Deus.
Que pesado! Uma nova ditadura no século XXI.
@Ethel: não deveriam ter insistido em trabalhar sob tais condições.
@@josdesouza , o cara que é funcionário não tem essa escolha: ou faz ou faz.
Edson Alberiques Amaral Leite : sempre existe esta escolha. É da consciência de cada um.
Concordo parcialmente com sua intervenção, Sabrina. No sentido de que quem estava sofrendo a discriminação diretamente eram os jornalistas; trabalhadores como todos os demais e não os donos dos veículos de comunicação.Os jornalistas, ao se verem cerceados em seus direitos mais elementares poderiam muito bem ter se recusado a trabalhar em tais condições aviltantes. E assim, poderiam passar a "bola quadrada" a seus patrões. Porém não o fizeram. ´Será que vão aprender com isso para o futuro? Minha solidariedade é para com os jornalistas. Já em relação à imprensa golpista para a qual trabalham, não.
Sabrina vc poderia fazer um vídeo sobre o Che Guevara?
Não sei o que achar dele, tudo o que eu pesquiso sobre ele me deixa mais confuso 😕
Luan Barros de Melo mano acho oq te deica confuso pode ser oq vem da direita, falam do Chê como se fosse um ditador genocida, mas Che só lutou contra as forças do governo cubano que era submisso aos EUA
@@fabricio1234562 sim e hoje quem idolatra ele são negros e LGBTQ...., as mesmas pessoas que ele odiava kkkkkk
@@neomip852 Che não odiava negros. Inclusive ele lutou no Congo pela libertação dos congoneses das mãos dos Estados Unidos. Mas ele tinha sim certo comportamento homofóbico, porém nunca chegou a matar gays, como a direita diz.
@@camaradajeff quem fala que o che matou gays não é a direita e sim a história ok.
@@messiasoliverferreira483 Ok, mostre os fatos com fontes primárias e documentos com as provas do que a direita afirma.
FELIZ ANO NOVO com MUITO trabalho.
Sabrina, você é sempre tão sensata. Tenho algumas opiniões diferentes de você em alguns casos, mas sempre gosto de ouvir o que tens a dizer, pois, mesmo sendo um pensamento diferente do meu, me faz refletir a cerca das coisas.
Quanto a esse vídeo, não poderia concordar mais com você. Extremamente sensata e principalmente HUMANA.
Não vivo mais sem esse canal. Inteligentíssima.
Concordo plenamente, Sabrina.
Absurdo parte do campo da esquerda se comportando dessa maneira.
FELIZ ANO NOVO SABRINA
Ocupar espaços onde não nos querem é uma das coisas que nos faz ser de esquerda.
Que ótimo começar o ano assim professora. A Jacobin virá em um excelente momento para a esquerda brasileira. Aguardo ansioso o lançamento da revista. Pretendo fazer ainda mais leituras e adquirir mais livros voltados para as questões políticas, muito graças ao que tenho acompanhado no seu canal. Além de me debruçar sobre mais livros de Historia ainda, ( que é minha área de formação) a Sociologia e a Ciência Política também terão um espaço maior na minha prateleira. Obrigado por partilhar seu conhecimento e visão do momento em que vivemos. Abraço e sigamos firmes nesse ano.
"Eu acho que a gente não tem direito de ser mesquinho." FERNANDES, Sabrina. Vou citar pra sempre.
Achar que unir as classes trabalhadoras não inclui unir as classes que não estão lutando junto agora é, no mínimo, hipocrisia. Quando eu vejo essa desumanização vindo da esquerda, entendo perfeitamente o pessoal que é mais consciente e tem receio quanto à esquerda: desse tipo de esquerda nem eu quero fazer parte, dá até vergonha dizer que é de esquerda nessas horas.
Comigo é a mesmissima coisa. Aliás, eu ainda não vi motivo pra me considerar de esquerda, e o que foi falado nesse video é o principal motivo. Hipocrisia. E muitas das minhas concepções de mundo estão alinhadas com as ideias propagadas pela esquerda. Imagina como é pra uma pessoa que nem isso.
@@robertreis3956 tá mais que permitido ser de esquerda e não concordar com essas coisas. Esquerda coerente, precisamos disso.
E uma direita coerente também, que dialogue (diálogo de verdade, não troca de "favores"). Tá faltando isso.
Concordo com o que vc está dizendo Sabrina é um absurdo o que aconteceu com os jornalistas na posse, foi desumano, por outro lado espero que sirva para os editores e manda-chuvas da comunicação acordarem e correrem atrás do prejuízo pois o que eu enxergo até o momento é um adesismo inútil e covarde,que tirem a bunda da cadeira e façam jornalismo de fato investigando a fundo e não passando o pano pra esta corja que agora governa!
Sabrina, ótimo vídeo e causa bastante reflexão. Já que c pediu opinião eu devo dizer que acho o formato de vlog é bem legal, vc poderia fazer uma live temática de vez em quando tbm, pra gente interagir. Grande abraço e estamos juntos na resistência.
O problema das lives aqui, Renato, são os haters e os trolls. Tentei no passado, fiz 3 lives, e foi um desastre no sentido de interação. Os haters floodavam e os trolls atrapalhavam a conversa (ex: um troll fake do Nando Moura que enganava as pessoas que passaram a live inteira xingando o NM em vez de prestar atenção). Abração!
@@TeseOnze Sabrina escolhe uns tres moderadores, para bloquea-los!!!
Obrigado por mais um vídeo maravilhoso! Feliz ano novo pra geral do canal, seguimos na luta
Obrigada pelo discernimento da mensagem que você trouxe no vídeo.
Garota, você é D+ !!!!!!!!!!!!
O seu poder de comunicação é de outro mundo!!!!!!!!!!!!!
Com todo o respeito que alguns - apenas alguns - desses profissionais me merecem, digo: BEM FEITO!!!!! Inúmeros de da mídia tradicional foram, desde o início, os que mais contribuíram para que o país chegasse a essa situação, à eleição desse incompetente, ignorante, apologista da violência. apoiador de tortura, infantiloide. Independentemente desse meu sentimento, é claro que concordo que o tratamento dado aos jornalistas é repudiável, inaceitável numa democracia, mas... quem está iludido de que estamos numa democracia? Não, não estamos mais. Estamos num regime de exceção e não podemos esquecer a enorme contribuição dada pela mídia tradicional para esse resultado. Chega de esquerda boazinha.
Sou parte da esquerda reformista, acredito na social democracia, mas o seu canal é algo que me deixa muito feliz por saber que ainda há esperança para a esquerda brasileira, que se nos unirmos, agirmos de forma coerente e respeitosa, diferentemente da direita, podemos sim politizar, ensinar, alfabetizar politicamente as pessoas, ensinando qual posição faz sentido, o que é melhor para o povo e a força que o povo deve exercer sobre os seus governantes. Esse vídeo em especial me deixou impressionado com a sua coerência, inteligência e articulação. Parabéns!
É muito bom ouvir uma voz sensata nesses tempos ❤️
Parabéns pelo posicionamento, Sabrina. Você é hoje uma voz indispensável à esquerda brasileira, sempre que puder, dê-nos sua opinião. Obrigado!
Excelente vídeo! Todo mundo que se identifica com a esquerda, ou apenas é anti-bolsonaro, deveria ver este vídeo.
esse é meu vídeo favorito do canal
Sabrina ótimo tema de vídeo como sempre, acompanho seu canal a um tempo e amo a forma como faz seu conteúdo, mesmo não sendo marxista (e nem de esquerda), precisamos ouvir o que outro que não pensa igual faz, age e pensa, e óbvio que as críticas que esse outro pode ter aos outros jeitos de ver o mundo.
E estou comentando aqui só pra concordar sobre essa questão do "eu avisei" que já está enchendo o saco num nível absurdo (OBS: não sou eleitor do Bolsonaro e nem votei nele), vi pessoas de esquerda que tenho em minhas redes sociais somente se baseando no ressentimento sendo completamente irracionais, emocionais e até mesmo infantis, o que denigre o discurso de vocês que ainda não superou as falhas petistas e o discurso antipt. Desejo muita reflexão a todos que forem ver o vídeo e que isso gere um debate público mais qualificado porque não adianta nada combater ódio com ressentimento e até mesmo ódio puro em si.
E Sabrina continue com o ótimo trabalho. Bom inicio de ano.
Vídeo maravilhoso, Sabrina! Esses vídeos mais espontâneos seus são muito bons, e também imagino que sejam uma boa forma de você dizer o que precisa sem ter que embasar teoricamente demais, tornando algo mais leve e um pouco menos trabalhoso do ponto de vista da pesquisa! São muito bem vindos!
Simplesmente PARABÉNS por suas colocações, muito pertinentessss! Que 2019 venha com muita sabedoria, ética, respeito, humanismo e resiliência!
Eu me emocionei no final.
Sabrina, nunca pare com esse canal. Por favor.
Vim mais rápido que fascista indo votar no Coiso
Hanniel Curi facismo acabou na Itália
@@RafaelSantos-bl1kg Que tal neo facista?
Rafael Santos, kkkkkkk só ora lembrar que o fascismo = franquismo e salazarismo acabaram só nos anos 70
Paulo Brito, esses não são fascista são ditadura, nem toda ditadura são regimes fascistas, existe um debate entre historiadores e cientistas políticos por exemplo se franquismo e salazarismo firam regimes fascistas, e que só o italiano foi, porém há distorções nesta afirmação, por isso o mais forte e quase consenso é que o fascismo e franquismo foram regimes fascistas, mas o salazarismo foi um regime ultraconservador ditatorial como afirma Antônio Costa Pinto. Já esses não são regimes fascista mas ditaduras
chamar de fascista uma pessoa desiludida com a política atual, ignorante academicamente e etc simplesmente mina o debate. Que é justamente o que a Sabrina ataca neste vídeo.
Feliz Ano Novo, Sabrina!
O ano será difícil, mas que seja uma ano de construção política.
Adorei sua linha de raciocínio e lealdade aos princípios humanos...
Excelente vídeo, Sabrina! Você, como sempre, sabe abordar muito bem certas questões que precisam ser discutidas pra ontem!
Eu sou direitista/conservador e sou inscrito no canal, acompanho todos os vídeos (parece ironia né?). Acho que por não ser um canal tão revanchista, vingativo, que acabei criando algum interesse. Espaço didático, bom de ouvir.
Bem-vindo! ;-)
Bem-vindo!!!
Eu sou liberal e adoro a Sabrina. Estou sempre aberto a receber opiniões divergentes. Mesmo não concordando com ela entendo seis pontos de vista e seus fundamentos são sempre racionais.
Agree
Qual sua opinião sobre o Olava de Carvalho?
Esse video devia ser obrigatório para todos que se consideram do lado progressista da história
"Aprender a dialogar com as pessoas". Duro e amargo, como qualquer remédio para uma grave doença. Boa sorte, bons estudos e sucesso a todas e todos nós.
Professora Sabrina é um tema realmente interessante e preocupante. De qualquer forma não tenho dúvidas de que a imprensa golpista tem como jornalismo final o de manipulção do bolsonaro em favor da elite de direita atrasada no Brasil. Ficamos, outrossim, muito gratos e esperançosos com o seu trabalho magnífico, sempre. Saudações!
Grata pelo vídeo, Sabrina. Ele é muito importante.
Oi Sabrina! Feliz 2019! Você sempre toca em questões muito importantes e "quentes", com relação à esquerda, de modo muito lúcido e esclarecedor. Concordo totalmente com a sua crítica em relação À uma certa atitude vingativa em relação aos jornalistas e à imprensa na posse de hoje. São trabalhadores que foram humilhados e desrespeitados na mesma proporção já previamente anunciada pelo "ainda" candidato da extrema direita (me refiro à postura de palanque dos discursos de hoje) contra toda a classe trabalhadora. Parabéns por mais um vídeo esclarecedor!
Comentando pra gerar engajamento..rs.
P.S. excelente vídeo, um contraponto importante Sabrina.
Continue sempre elaborando esses Vlogs espontâneos, são excelentes para aprendermos mais sobre pautas à esquerda sem muito tecnicismo, sendo simplesmente uma análise sua do momento e servindo de pontos para reflexões de nossa parte. Abraços!
Ainda nem terminei o vídeo pra ver se você chegou a comentar, mas se tem um negocinho me incomodando do pessoal da esquerda é esse "Feliz 1964".
Poxa, tem tanta coisa errada nessa frase, por mais sarcástica que seja.
Também não gosto nada dela
É uma ironia em relação a esse período onde muita gente vai sofrer.
@@carloschacal751 vdd, mal começou e a ditadura ja fez um monte de blitz aqui no RJ
Eu não consigo sentir nada mais que nojo de quem fala isso.
Amei esse vídeo.❤
Gostei bastante desse tipo de vídeo.
A esperança aumenta quando escuto esta jovem Sabrina Fernandes.Resistencia com sabedoria
Maravilhoso esse vídeo, como sempre
Só você pra me fazer terminar o dia com esperança. ❤️❤️❤️
Parabéns e obrigada, Sabrina! Que seja um ano de muito trabalho e conscientização pra todos nós!
Feliz Ano Novo Sabrina!
muito bom, Sabrina! a sua mensagem é fundamental. precisamos fundar o nosso discurso sobre princípios éticos e humanos que sejam condizentes com o mundo que queremos ver, senão fica só uma questão de defender o próprio ponto de vista por orgulho ou para sair por cima e ter razão.
tenho a impressão de que é cada vez mais difícil pedir isso, principalmente por causa da lógica das redes sociais de simplificar coisas complexas para conseguir likes e angariar ódio.
é complicado cobrar coerência (que também tem a ver com honestidade com a causa acima do ego), mas mais importante do que nunca.
Autocrítica nunca faz mal pra ninguém.
Sabrina, seu canal é uma fonte riquíssima de reflexão política e a cada vídeo sinto uma grande energia de mobilização e vontade de resistir. Esse vídeo é fundamental. Você trata com coerência e embasamento temas que estamos batendo cabeça. Obrigada pelo trabalho dedicado!
Vídeo bem coerente, estruturado, elaborado e esclarecedor!
Quase um ano depois e esse video continua mais verdadeiro do que nunca...
2019 foi punkk
A esquerda precisa mesmo rever a coerência, quando o debate combina com a direita já se torna um alerta da necessidade de revisitar o que se propaga.
Excelente vídeo, como sempre. Obrigada por compartilhar seus pensamentos conosco. Sucesso sempre! 💖
so tenho a agradecer e parabenizar a sensatez e o cuidado com o trabalho pra gerar esse conteúdo crítico e esclarecedor aqui no youtube
Onde curte mil vezes esse vídeo ? Muito bom 👏🏼👏🏼👏🏼
Sabrina obrigada. Feliz Ano Novo.
Não entendo como o nosso posicionamento a favor ou contra vai influenciar uma imprensa que precisa das verbas do governo para se manter. Isso é ser ingênuo
A sensatez da Sabrina é algo para inspirar.
A forma como você se expressa, Sabrina, realmente faz quer resistir agir de forma lúcida e com foco. Obrigado por mais este vídeo maravilhoso e um bom ano de luta para nós.
Sensata demais, Sabrina! Obrigada por esse vídeo, trouxe mais ânimo, vi que não tô sozinha! Gente defensora dos fracos e oprimidos zoando bolsa de colostomia do presidente, gente metida a feminista zoando aparência da Marina Silva... e agora essa "resistência" em forma de guerra de memes, provocações ao outro lado, "eu avisei"... isso não leva a nada, só queima o filme...
A mais sensata do UA-cam, parabéns pelo vídeo, um desabafo que todo mundo que se diz de esquerda deveria ouvir e "tomar um chá de vergonha na cara" ,o bem feito prá lá ou bem feito pra cá só irá gerar mais polarizada !!!#naoaofascismo
Oi Sabrina. Conheci seu canal recentemente e achei ele incrível. Muito bem estruturado e capaz de tornar conteúdos complexos acessíveis. Se você me permitir uma sugestão, eu gostaria muito de um vídeo explicando a relação do marxismo com a política soviética depois do Lênin. Tenho diversas dúvidas sobre a visão marxista (humanista no caso) sobre os resultados e contribuições do regime soviético. Uma vídeo sobre isso seria ótimo. Um abraço e de novo, meus parabéns.
Infelizmente muita coisa na política foi feita na base da emoção nos últimos tempos, de ambos os lados. Ficamos com muito orgulho e este orgulho foi o que ajudou ainda mais a segregação do povo brasileiro nessas eleições.
Concordo que nem sempre o boicote é o melhor caminho, Bolsonaro quer boicote da esquerda sim, pois ele quer se livrar dela. Resistência de verdade é ocupar, dialogar e permanecer nos espaços que são nossos por direito.
A esquerda precisa voltar a dar luz ao meio dessa escuridão política e midiática. Quem sabe se usarmos a razão da maneira certa e acolher todos que eventualmente vão sofrer com esse governo, podemos destruir esse fantasma e essa imagem da esquerda opressora que criaram.
Avante!
Ansioso estou pelo vídeo da ferradura. É uma das coisas que eu mais vejo pra esvaziar debate e favorecer centrismo barato.
Se teve alguma coisa boa em 2018 foi ter descoberto o seu canal. Obrigado pelo trabalho e pelos posicionamentos!
Tive que vir aqui dar os parabéns pela coerência,não compartilho do seu viés ideológico (mas não mesmo),apesar disso acompanho seus vídeos com certa regularidade pois acho importante conhecer os dois lados da moeda,e acima disso acho importante manter a coerência e autocrítica no discurso,coisa que falta muito
Independente da crença da pessoa,se argumenta com educação e coerência já paro pra ouvir
Não canso de elogiar pessoas como você. Parabéns. Mas além disso, você indica algum canal de direita realmente bom? Que não seja sensacionalista nem promova odio
Pedro Brandão infelizmente canal de direita no Brasil só prospera se lamber saco do Bolsonaro,então os que tem são poucos e pequenos,por consequência tem uma periodicidade espaçada ou até mesmo já desandaram
Tem canal do bom senso(os caras sao formados em economia,já não são meros palpiteiros)
Joel Pinheiro Fonseca (e um que escreve pra folha)
Tem um que faz mais o perfil isentao mas e bom tbm que é o nexo jornal
Professor Christian: vi uns poucos vídeos dele,ele me pareceu sensato,e tem formação acadêmica na área,já e alguma coisa
Tem um espanhol,visualpolitik que assim como o nexo jornal não professa explicitamente lado político
Xadrez verbal que tbm não professa lado político mas sempre trás boas discussões
E tem o ideias radicais,que vc já deve conhecer,o caso dele é o mesmo do da Sabrina,não concordo com as ideias por eles apresentadas (no caso do Rafael eu concordo mais com oq ele fala,pq liberal e meio próximo de libertario) mas eles falam com embasamento,são educados,não ficam usando falácias pra atacar o adversário,enfim,e um debate civilizado sem comer á mãe do amiguinho
Acho que o Guten Morgen Podcast é muito interessante.
Pra quem não é de esquerda eu recomendaria a série "Não Tenhais Medo" do Brasileirinhos, mas eles são bem católicos e então não é recomendado pra quem é evangélico ou socialista entre outras religiões, mas é muito bem feita a edição dessa série. Essa série dos Brasileirinhos é totalmente contraindicada para pessoas de esquerda porque tem um grau elevado de cinismo figuras de linguagem e a galera de esquerda não consegue captar figuras de linguagem.
@Giovanna Andrade
Jardim do Édem = Comunismo primitivo.
Pecado Original = Quem primeiro fez uma cerca fez o maior pecado tralalá.
Mundo em pecado = Sociedade 'burguesa'
Profetas = Filósofos 'não burgueses'
Apocalipse dies irae qae ressurget ex favilla = Revolução fodona proletária in the name of velhinhos sabidos.
Paraíso = Fim da pré história da humanidade e tralalá.
É uma cópia modificada do cristianismo.
Arthur Mendes Arthur, o que te faz classificar o nexo como direita/isentao? Pergunto porque nunca vi o veículo dessa forma e realmente fiquei curiosa, espero que não veja como ataque.
Sabrina, muito bom. Sensata e muito lúcida. Há muitos julgamento das ações das “outras pessoas”, mas o que anda pior é a grosseria e a quantidade de palavrões e xingamentos. Está muito complicado debater. Ouvir você é como estar num oásis nesses dias. Coerência 🙌
Cara companheira Sabrina, parabéns pelas reflexões a quente e à esquerda, agitando muito qualificadamente debates que estão em nossas vidas cotidianas. Seja no interior da esquerda, seja na forma como isso se reflete nas nossas relações para além dela. Ao bom combate! Saudações socialistas! haha
Felippe Spinetti o socialismo pode contra o capitalismo? Até hoje nada
Ainda bem que existe o seu canal viu?
Porque me faz conseguir sentir brotar um otimismo que tem sido cada vez mais complicado de sentir!
Eu adoraria concordar 100% com você, porém vendo o Jornal Nacional e o Jornal da Globo, parece que nada disso aconteceu. Se nem eles se defendem ou denunciam essa situação, como reclamar de pessoas da esquerda que viram essa mesma imprensa martelar dioturnamente os governos do PT? Pra mim fica facil entender quando alguém de deleita com as dificuldades de desafetos. Difícil é argumentar para se unir aos desafetos para lutar, ainda mais quando eles mesmos pouco fazem.
Perfeito cara. Somos comunistas, não defensores da grande mídia que ta aí pra nos pisotear.
@Giovanna Andrade não faz parte do meu arcabouço teórico ser contra todo tipo de opressão de forma geral e por princípio. Sou contra a opressão aos explorados da classe trabalhadora e aos intelectuais orgânicos que se colocam ao lado destes.
Aos arautos que voluntariamente ou não, são engrenagens da ideologia que busca me eliminar, não tenho nada além de desprezo. O curso da história definirá de que lado cada um estará. Aos honrados repórteres da mídia independente, toda solidariedade. Aos agentes do capital, nada disso.
Hoje mesmo assistindo a globo news não vi um ai contra o novo governo. Ao contrário : normalização e elogios as reformas anti povo que estão por vir.
Se nem eles levantam esta bandeira serei eu a levantar? E quem deles defendeu o intercept ? Não deram um pio pois tem sua própria agenda de classe.
Pois eu tenho a minha e não envolve ser solidário com os intelectuais da burguesia.
Gostei demais do seu posicionamento. Por ser contra à direita mas também à esquerda não compartilhamos dos mesmos pontos de vista então não me sinto muito representada por suas pautas, mas isso não impede que eu concorde com muito do que você diz. Adorei sua clareza, educação, argumentos etc. Obrigada por sua educação e gentileza.
É um "Nossa, certíssima" por minuto
Durante as eleições, vivenciei uma situação de agressividade vindo dos dois lados, estávamos em uma conversa sobre a eleição e em um comentário disse que infelizmente ele seria eleito, pq quem poderia convencer com argumentos e fatos para as pessoas não votarem nele estavam sendo tão ou mais agressivas que os próprios eleitores.
Resultado? Fui XINGADA. Afinal, a gente acaba sendo nosso próprio exemplo.