No começo dos meus estudos budistas eu tava igual esse cara, querendo saber qm era o melhor qm era o pior, qual melhor linhagem, etc. Agora tô bem mais light e aprendi q entre o 8 e o 80, o buraco é bem mais embaixo. Belo vídeo!!
As linhagens não estão em guerra. Tudo depende muito mais da nossa prática e das pessoas com as quais nos relacionamos em dharma do que em superioridade/inferioridade
"Se não examinar meus defeitos, embora eu pareça um praticante. Poderei agir em oposição ao Dharma. Portanto, examinar continuamente as PRÓPRIAS FALHAS E eliminá-las é a prática do bodisatva."
E tbm nos governos... apenas penso q TODOS( e mais especificamente neste caso os yuotubers "dharmicos" )deveriam fazer séria autoanálise e análise profunda e honesta de suas mensagens já que podem desviar as pessoas do Dharma ou afligi-las. Estes fatos me levaram a me questionar seriamente a respeito da validade da postura e do "trabalho " de vocês e senti aversão , ou seja me levou a não virtude. Fico muito triste com este tipo de intriga e fofoca.....melhor investir este tempo em autocrítica, que é aliás o q farei agora bem como prática de purificação de Vajrasatva. Particularmente a partir de hoje só assistirei vídeos de professores do Dharma.
Gente do céu, pra ver como eu sou sempre o último a saber de tudo que envolve tretas hahahaha eu sou praticante do Gonpa há alguns anos e eu sempre pensei que essas rivalidades fossem algo isolado, acho que devo estar andando com as pessoas certas ainda bem. As pessoas, em todas as crenças, tendem a acreditar muito em si mesmas e acabam esquecendo de acreditar mais na prática. Sempre achei engraçado rivalidades entre budismos, normalmente se dão mais por praticantes que por lamas. Na verdade eu nunca vi nenhum Lama do Gonpa falando mal de nenhuma linhagem nem de nenhum guru de fora, sério mesmo.
Oh amigo monge! Que maravilhosa contribuição você está dando a todos! Fui iniciada em Tara pelo próprio Riponche. O conheci e sei de toda história que o trouxe ao Brasil. Lembro que perguntei a ele pessoalmente porque ele não vinha morar no Brasil ❤. Tudo que vc falou está corretíssimo!!!! Grata 🙏
@@AmigoMonge Conhecer um Riponche pessoalmente é sempre uma experiência inesquecível! Riponche falava muito pouco e me lembro que houve muito esforço e “ vaquinhas “ para trazê-lo. A negociação foi feita com a mulher dele( era assim que ela era chamada na ocasião) . Me parece que quando ele veio pela primeira vez aqui em 1993( que foi onde ele ficou hospedado na casa da minha amiga e eu fiquei também) ele já tinha a intenção de vir para cá e o que eu fiquei sabendo é que ele já tinha tido a “ intuição “ de vir definitivamente. Na época ele estava no EUA, na Califórnia onde minhas amigas o tinham conhecido e feito o convite. Que parece ele já estava “esperando “
As reciprocidades é um dos motivos pelos quais nos tornamos dignos como humanos. Acho imprescindível agir conforme os valores humanos, como solidariedade, compaixão, amor, atenção, gentilezas e por aí....
É uma tradição autêntica e respeitável - tanto quanto as outras - e tem episódios mais e outros menos iluminados - tanto quanto as outras. Po isso que o refúgio tem que ser o ensinamento do dharma, nao os CNPJ
Fui alguns dias atrás num templo budista orar por tds nós nesse momento crítico na humanidade e lembrei muito de vc, graças à seus vídeos... Consegui encontrar a paz q buscava, parabéns pelo seu trabalho... Sou leigo mas sei q rivalidades existem em muitas religiões... Se até na maioria das famílias existem brigas...A maioria das religiões começou com as melhores intenções... Gosto de aprender com seus vídeos, Namaste e bênçãos pra continuar fazendo ainda +...🙏
Sou budista a 3 anos ,me sinto um pouco fora da sangha graças a pandemia ,mais o lama Padma samten é quem eu sigo como um professor e bem não vejo ele fazer essa coisa do meu caminho é o melhor o seu é falso ,e vejo muito os vídeos da monja Coen e também não a vi com tais palavras ,sempre esses dois mestres defenderem que não importava a escola ,que todos somos irmãos e que seguimos um mesmo ensinamento ,saber de algo assim tão baixo de joguinhos e de palavras que menosprezam um igual me deixou um pouco triste ,eu jamais tinha visto algo assim pois sempre vi muito isso entre os cristãos principalmente os protestantes ,me deixou um pouco triste ,mais concordo com você que não menosprezou nenhuma escola ou ensinamento ,que defendeu que não é pra existir tal coisa ,fazemos todos parte de uma única sangha ,a sangha de Buda
O silêncio acorbeta crimes. Fiquem ai bem confortáveis. Eu tenho que me calar perante crimes. Enquanto isso, voces dois podem falar em público suas opinioes sobre o meu conteúdo 😂 a hipocrisia!!!
Excelente !! Disse tudo. Parabéns pelo seu excelente trabalho em seu canal na divulgação do dharma de forma descortinada sobre esses aspectos suspeitos de alguns grupos que disseminam enganação, charlatanismo e promovem mais seus próprios interesses.
I'm not entirely sure about the specific connection between Chagdud Tulku and Dorjee Shugden, as it appears the information provided is unclear or incomplete. The monk's speech is quite rapid, making it challenging to fully grasp the details and meaning behind what he is discussing. Could you please provide more context or information about their connection so that I can offer a more precise explanation or interpretation?
Tem discussões que não valem a pena. Eu sigo com que me agrega e abandono o que não me agrega. A vida é muito curta pra perda de tempo. Nós não temos tempo!
Eu vejo muita discussão sobre doutrinas, mas um dos ensinamentos do próprio Shakyamuni Buda é, questione tudo. Como no cristianismo, estamos perdendo os ensinamentos principais e nos preocupando com lideres de estimação. Obrigado pelo conteúdo.
Monge, muito bom como sempre! Tenho uma questão comigo! Conheci o Lama Padma Santen que ordenado por Chagdud. No inicio achei bacana más depois me pus questionar algumas posições dele e da sanga. Como ter certeza de qual mestre seguir? Estou muito confuso! Grato pelos esclarecimentos sem véu. Bjss
Eu nao o conheço. A certeza do Mestre a seguir acho que é um processo, não tem um teste (em algumas historias antigas, jogavam a pessoa no fogo, e se nao queimasse, “estava certa” 😂 por favor, não siga essa tradição). Boa sorte
@@TheEmerson009 eu nao tenho posicionamento pq nao conheço. Eu nao recomendo/desrecomendo tradicoes, templos e mestres. A mensagem do video è que tudo é questionável, e nenhuma pessoa tem autoridade para descredenciar os outros.
O banimento e a recomendação para evitar essa prática vêm diretamente de S.S. Dalai Lama em inúmeras falas (inclusive em São Paulo 2006, templo Zulai). É uma questão complexa e polêmica na história do budismo tibetano. Não temos condições de avaliar as razões de S.S. para tomar essa decisão tão difícil. Cada praticante fará suas escolhas e colherá os resultados correspondentes.
A proposta do vídeo, como eu falei, não é promover nem derrubar um ser/protetor invisível - nem discutir “as razões de S.S” (como você bem falou). Cada praticante (e cada não praticante!!!) fará suas escolhas e colherá os resultados correspondentes de sua prática/conduta, mas é verdade que é IMPOSSÍVEL conciliar discriminação e condutas sectárias enquanto se pretende seguir o caminho de Bodhisattva (uma vez que a equanimidade é a primeira das quatro pernas da Bodhichitta - e todo o treino da mente é baseado em acolher com amor e compaixão TODOS OS SERES - quando a gente exclui um demônio, persegue uma pessoa, ou um grupo, ACABOU). Não vou falar sobre chod no UA-cam, mas sinto que você compreenderá no seu coração. Se formos apanhar frases de SSDL no Brasil, há discursos bastante contundentes que eu não vou trazer nesse momento porque não quero alimentar mais antagonismo. As pessoas tem que arrumar uma sadhana pra fazer, ao invés de querer contar as bolinhas do mala do vizinho. Tempus fugit❤️
Bom dia, Ricardo. Sou ordenado na escola gelugpa, tenho transmissoes nas 4 escolas principais (Gelug, Sakya, Kagyu, Nyingma), e sigo uma abordagem crítica e não-sectária do Budismo Tibetano que pratico e ensino.
@@AmigoMonge muito obrigado por responder-me! Fiquei realmente feliz . Estou gostando dos seus vídeos. Muito elucidativos e sem aquela afetação que estou acostumado a ver rsrs. Obrigado por tudo!
É importante para uma pessoa leiga, que se interessa pelo budismo e quer sair da espuma dos livros de aeroporto, encontrar um guru, um lama, um centro de prática, que seja acessível. Do contrário, ela pode desanimar sem nem ter conhecido uma prática. Quando eu senti esse CHAMADO (haha), eu procurei vídeos que se aprofundassem mais na filosofia budista, e encontrei o canal do Tendrel. Assisti um vídeo, dois, três. Não entendi nada. Insisti. Depois de muito assistir os vídeos dele, cheguei à conclusão de que budismo não era pra mim, que seria muito difícil eu conseguir ME TORNAR budista. Sabe a sensação que me dava? Que eu nunca seria aceita na turminha. Dei uma olhada nos templos que ele recomendava, e não conseguia entender nada muito bem. Agora que vi esse vídeo, entendi melhor algumas travas que eu sentia quanto à ele. Mais tarde encontrei o Lama Padma Samten, que me pareceu mais acessível, digo, melhor na didática. Nos primeiros retiros que eu fiz, eu senti imediatamente que um POSSÍVEL tinha aparecido pra mim (como dizia o filósofo Gilles Deleuze, um pouco de possível, senão eu sufoco), e que o caminho finalmente tinha sido aberto para mim. Nesse sentido, ele foi e é importante para mim - o sentido de mais ampliar, e não sufocar. Foi muito importante encontrar o seu canal também, porque, ao contrário de muitos comentários que aparecem por aqui, o que vejo aqui é generosidade da sua parte em compartilhar sua bagagem como monge de uma forma leve e democrática. Amo também que você não se comporta como um isentão (e isso pode não ser leve para alguns). Gratidão, saúde e alegria, Amigo Monge.
Eu sou "praticante" de Dorge Shugdem. A princípio fiquei preocupado por praticar Dorge Shugdem, por ser acusado de "demônio". Depois eu fiquei contra o Dalai Lama, mas eu sinceramente aprendi que compaixão é mais importante. Continuo praticante de Dorge Shugdem, tenho respeito pelo Venerável Mestre Dalai Lama(ou A Sua Santidade), sem querer, descobri qual a escola do Amigo Monge em um vídeo que fala sobre os ensinamentos de JeTsongkapa (mas eu já imaginava), mas essa descoberta não mudou nada na minha vida hahaha, conheço o canal Tendrel, discordo de muitas coisas, mas também aprendo algumas coisas, amo o canal Amigo Monge porque ele manda tomar lá onde o Sol não bate hahaha, crítica o modo de algumas práticas, dar ensinamentos incríveis, adoraria tê-lo como mestre(mas não vai rolar). Não considero "minha" tradição uma seita só porque tem Dorge Shugdem, considero seita um budismo que não tem os ensinamentos de Buda como algo a ser praticado. Estou ciente que richa Dalai Lama x Dorge Shugdem, que "meu" guro é acusado de espalhar o Budismo como se fosse um evangelho de Buda, abrindo um centro em cada esquina e tal. Mas, tu é doido, é muito conhecimento pra ser absorvido, ficamos até perdido em meio a tantas coisas, cada dia eu aprendo mais de algo que já estudei. Se alguém é contra mim por ter essa prática, se sustenta ódio de minha pessoa, aaa, eu lamento, mas só você irá carregar essa brasa, porque eu só desejo que você alcance a iluminação.
Oi querido. No Budismo, diabólicos são os venenos da mente, egoismo e lesar os outros. Os seres vivos são todos dignos de respeito e a Bodhichitta começa acolhendo TODOS ELES no nosso coração.
@@AmigoMonge Com toda certeza, aprendi que tenho que ter compaixão com com todos os seres vivos. Fico feliz de ter achado o budismo Mahayana, em especial o lamrim de JeTsongkhapa, espero que eu nunca me afaste deste caminho.
Quien diría que la evolución del internet, como algo al alcance de todos, traería la descomposición de la sangha y la tergiversación del sentido de la enseñanza original del Buddha.
Si. Hay mismo “maestros” vendendo “iniciaciones online” y otros que no venden enseñanzas, porque estan demasiado ocupados con la ocultación de sus crimenes
Bem observado! É muita gente abusando de ornamentos em discursos vazios de sentido para o Dharma! Particularmente, acompanho seu vídeos e gosto de todos, mas esse... lacrou! Chega de arrogância usando discurso budista... Sobretudo quando sabidamente não há prática!
@@joaovernieri8409 não fale dessa maneira displicente. Você arrisca cometer um karma negativo contra a Joia Sangha. O Budismo Theravada é aparelhado pelo governo e tem inúmeras questões, que não são da minha conta. As pessoas e os kleshas são idênticos. Todos os mesmos desvios também existem ali. O que sobra é o refúgio no Dharma - nao nas instituições
Monge, me esclarece uma dúvida? A prática do Chagdug Gompa Odsal Ling é ligada à Tara Vermelha. O Centro Nyingma é mais ligado à prática do Buda da Cura. Como funciona isso? São dois templos da mesma linhagem mas que trabalham com bodisatvas diferentes? (Tá correto falar dessa forma?) Obrigada!
Oi Monique. Esses dois centros são de orientação Nyingma, mas sao de Gurus diferentes. Chagdud Rinpoche enfatizava a Tara Vermelha. Tarthang Tulku, o Buda da Medicina. Existem milhares de Budas diferentes, acabamos cultivado alguns em especial, porque nao damos conta de fazer práticas conectadas a todos eles. De uma forma BEM GERALZONA e empobrecida, Tara “serve” para proteger, conceder desejos e controlar nossas emoções negativas e os outros seres, e o Buda da Medicina, para purificar os karmas da raiva e as doenças do corpo e da mente.
O monge comentou sobre as comunidades pára-budistas, aqui também está crescendo um grupo de tias ricas good vibes, que se chama Tara Dhatu Sulamérica. Diluiram todo o Budismo Tibetano e reduziram a apenas danças e algumas prédicas.. e ficam dançando e cantando músicas que lembram Enya. Li em algum lugar que a fundadora chegou a se apresentar para o Dalai Lama...
Que vídeo ótimo! Admiro muito a maneira como você se coloca sobre as questões. Acho sempre perigoso o "silêncio" (com fofocas nos bastidores) das linhagens sobre certos assuntos sobre pretexto de "nao ter fala inútil", mas que no fim serve para esconder contradições. Acho muito hábil a maneira como tu escolhe o que deve ser discussão pública e o que deve ficar apenas para quem está inserido dentro de uma sangha. Maravilha!
Faço votos de que um dia possamos todos sermos nivelados e comparados por virtudes e não comparados em desvirtudes e confusões diversas. Tendo interdependência com o Buda por sangue da família dos Shákya e sendo da própria Sangha do Honrado do Mundo, Devadatta estava sempre por perto. Mesmo Devadatta realizando várias ações não virtuosas e tendo traído o Buda várias vezes, ele foi, membro da Primeira Sangha. Isso não faz do Buda conivente com os crimes de seu primo, e nem faz da Sangha do Tatágata, uma Sangha profana. Que essa memória dos Sutras possa afastar as visões impuras sobre todos os Lamas citados nesse vídeo. 🙏
Buda não foi conivente com os absurdos de Devadatta PORQUE não o promoveu nem endossou como Mestre, ignorando manchetes de jornal e acusações acumuladas - então acho simplista você equiparar a personagem do vídeo ao Buda. De restante, que as suas aspirações positivas se cumpram. Não entendi bem a parte em que você se referiu à visão pura - mas ok. Boa prática
Reverendo@@AmigoMonge Eu acho que eu não entendi o seu vídeo, então, não era pra mostrar que todas as Sanghas tem problemas por serem compostas de pessoas? (A aspiração de visão pura obviamente exclui e execra o professor criminoso). Mas você mesmo não tem dúvidas se é fato que os professores do Chagdud Gonpa compactuaram com esse criminoso? Não é problemático que exista uma possibilidade de que eles se equivocaram e essas informações causarem divisão na Sangha e gerar para os praticantes de lá, quebras dos compromissos por plausível especulação?
Oi. Essas informações são completamente públicas: como disse, espero que tudo se resolva em paz! Não tenho nenhuma pretensão de “desqualificá-los” como linhagem, templo etc - as imagens continuam no site deles agora em janeiro 2023. Os fatos são públicos. Se alguma pessoa se sentir confusa em seus samayas, o correto é se aconselhar e buscar entender primeiramente DENTRO da própria instituição. A integridade das pessoas vale mais do que a pompa, e o dharma vale mais que os CNPJs. Eu não tenho como prestar mais esclarecimentos sobre motivações, intenções, samayas e associações de pessoas terceiras. Bom final de semana
Oi ,eu também! O fato é que talvez a interpretação pro caso seja menos cheia de tramas complexas de maldade, omissão ou conivência, ao menos no nosso nível Brasil, se olharmos a Sangha do Chagdud por aqui. Você conhece os centros de Dharma, esses sites são cuidados por praticantes, não existe um setor de TI e Comunicação oficial, são todos ou voluntários, ou são pessoas que fazem serviço temporário. Por exemplo, a Lama Tsering, na flor do seus mais de 70 anos, usando aparelho de surdez, duvido que assista, quissá, televisão, quem dirá ficar de olho no que os voluntários excluem ou inserem no site. Houveram pessoas dentro do Chagdud Gonpa que tiveram sua integridade violada?
Reverendo monge, sinceramente, acho que o Chagdud Gonpa não merecia essa associação com os Templários Budistas de Internet, como se a culpa fosse da Lama "X" ou "Y" e isso se justificasse duplamente "porque elas são passa-pano pra estupradores", membros de uma rica instituição que se degenerou em giras de ayahuasca. Acho que cabe a ilustração do exemplo que tu deste do cartão de crédito do Padre Júlio, não existem meios de fiscalizar quem se aproxima das iniciações e ensinamentos, voluntariado, e afins, nem o Chagdud Tulku tinha, a única vantagem dele com relação a isso era um grupo pequeno. Também, no budismo tibetano em geral, se tem uma fé gigantesca em "interdependência", se o fulano encontrou o Dharma com professor "X" e dele se aproximou pra fazer iniciação, pode ter certeza que nenhum dos tibetanos e americanos iria imaginar que isso se desdobraria em giras de ayahuasca com Tara. Aliás, a primeira coisa que ia passar na cabeça deles é a "Interdependência auspiciosa". Também, esses mini-trolls do Adharma, caçadores de tretas de um Tibete que nem existe mais, com certeza absoluta fogem dos olhos da Chagdud Khadro e da Lama Tséring, e não escutam direito os ensinamentos.
Muito bom vídeo, estava com saudades. É muito triste como isso sempre acontece com ocidentais qnd tem contato com religiões orientais(principalmente as iniciaticas e com parampara), essa tentativa de difamar outros mestres, gurus, monges de outras tradições com base em uma arrogância de que realmente sabe de algo, sendo que o contato com a tradição é super pequeno e limitado. Seria tão mais proveitoso para essas pessoas gastar o tempo fazendo sadhana, se dedicando as práticas e as tradições, do que difamando os outros.
Tô gostando de algumas coisas que o monge diz e gosto bastante do Tendrel também. Tudo gente boa. Mas as identidades se chocam mesmo, é normal do samsara.
Tem que tomar muito cuidado com esses canais de youtube que supostamente ensinam sobre o darma. Quando o apresentador começa a emitir opiniões sobre os ensinamentos e tal, o que geralmente se vê é pura arrogância, distorção e sectarismo. Parei de assistir o canal Tendrel, por exemplo, justamente por isso. Eu tinha paciência pelo fato do apresentador ser prolixo, mas não tem como aturar discurso preconceituoso e sectário. Vejam, por exemplo, o video sobre o movimento ou filosofia RIMÉ.....quem conhece um pouco sobre RIMÉ chega a ter dor de estômago ao escutar essas opiniões totalmente desalinhadas e distorcidas. Muita gente vai ver isso como uma crítica negativa, mas minha intenção é só alertar aqueles que estão começando a ouvir esses ensinamentos pela primeira vez e, portanto, ainda não têm condições de tirar suas próprias conclusões.
Exatamente! Se respeitamos as religiões e escolhas dos outros, porque criar discórdia dentro do próprio Budismo Tibetano? Antes de querer corrigir como o amiguinho pronuncia OM MANI PEME HUM, é importante olhar se não estamos colecionando crimes dentro do nosso templo doméstico.
17:17 culto de personalidade é praticar o referido protetor ao qual a liturgia em si era sectária, eu conheci praticantes da Ásia do tal protetor quem diziam que esse protetor deveria estar acima de Guru Rinpoche kkk tem uma lista longa de protetores, é incrível quem os adoradores encalham bem ali bem naquele
Que legal que você tem experiências na Ásia - te convido a fazer como eu - praticar a honestidade intelectual e colocar aqui essas referências sectárias na liturgia - transcrição, foto, etc. Quem “diziam que deveria estar acima do Guru Rinpoche”? Pois, é absurdo e burrice querer colocar qualquer Dharmapala no mesmo nível ou uma blasfêmia colocar acima de qualquer Guru/Yidam. Você parece reproduzir dessas ‘scare tactics’ e ‘satanic panic’ - características que evidenciam uma mente pequena com tendências a comportamentos sectários e discriminatórios. Vamos trabalhar com provas? Fotos? Textos? Evidências históricas? Documentos? Volta aqui e dá mais referências - caso contrário, vc vai posar de doido fake das teorias da conspiração.
Essa prática específica não existe nem na Gelugpa, Kagyu, Sakya... E nem no restante da Nyingma - é uma prática específica desse 1 mestre que guardou em segredo, e repassou pra apenas 1 pessoa, que repassou para 2... e hoje, pela falta de cuidado de alguns discípulos, está na boca do povo, sendo profanados os mantras e a Deidade em Caieiras-SP, na gira de ayahuasca.
Passeando por aqui me deparei com esse vídeo e abri ponto. Senti em sua fala uma descrição desse " caso" como se fosse uma briga de 5° série. Quando Dalai-lama venho ao Brasil em Cotia em um evento presencial ( eu estava lá) ,ele foi interpelado publicamente por uma praticante que perguntou diretamente se essa prática poderia ser feita ou não. Ele não teve saída a não ser se pronunciar e enfaticamente disse diante de 1000 pessoas, empresas, etc. - Não façam essa prática!
Ele também silenciou e encobriu casos de abuso, etc. Essa prática foi feita pelos Lamas do passado e ate pelo proprio Dalai Lama atual ate os anos 70+. Existem razoes politicas e caprichos nos discursos. Eu acho curioso esse cancelamento seletivo porque o Dalai Lama disse que esse Guru que ensinava no Odsal Ling “caiu na desgraça”, mas também temos aqui vídeo do outro guru deles, Phakchok Rinpoche cometendo estelionato religioso, eles tem Lama Antivaxer, Lama cobrando pra ir perdoar nazistas, etc, mas o que vale é censurar a fé do vizinho e discriminar e querer cancelar e boicotar os outros, ao invés de cuidar de abusos e outros crimes no proprio quintal. O Dalai lama é um dos grandes mestres do budismo tibetano, mas nao é unanimidade e provocou conflitos EM TODAS AS ESCOLAS. Para mim, tanto faz se a pessoa acredita em Tara, Dorje Shugden, Dalai Lama, Shakyamuni. O que é absurdo e querer promover uma cultura de caça às bruxas, violação de direitos humanos, proibir de se conversar com outros, etc e todos esses comportamentos dignos de seita e AO MESMO TEMPO se colocar como seguidor do caminho de bodhisattva. Ou seja, a questao nem é a deidade x ou y, mas algo muito mais básico. Antes de debater o sexo dos anjos e o invisivel, vamos trabalhar com equanimidade e para que os espacos budistas sejam locais seguros para convivencia de mulheres e criancas
@@AmigoMonge essa prática de encobrir crimes sexuais é acobertada por TODOS os homens dessa planeta há século e séculos.no Brasil nem se fala. Assim se construiu o patriarcado. As únicas pessoas que podem quebrar esse ciclo são as mulheres ao se tornarem despertas. Vc está querendo derruba-lo pq? Por ele ir contra o seu "reinozinho" ? Vc quer o lugar que ele ocupa? E conexão importa SIM e muito. Talvez seja uma das pp energias do planeta.
Chagdud Rinpoche tinha conexoes intimas com praticantes de Dorje Shugden, que futuramente foram refutados pelo Dalai Lama. Hoje, a instituicao dele tem um comportamento predatório contra aqueles que mais os ajudaram. Nao existe “centro de alta ou baixa energia”, o Chagdud Gonpa é uma organizacao legitima, com pessoas humanas e erros humanos, como terem promovido como guru substituto Sogyal Rinpoche, um predador sexual serial, dentre outras problematicas.
Vc faz o q no "monastério"? Cuida das redes sociais do templo? Deve beneficiar muitos seres, deveras. Olha eu aqui, sendo beneficiado! Oooomm jwisif kweifjfj qoqpskcbfb oom!!
A preocupação com a minha vida é maior do que o “incomodo” para com crimes. Muita bodhichitta 👏🏼. Eu tenho bastante experiência em traduzir tibetano-ingles, tibetano-portugues, ingles-portugues, já rodei bastante o mundo para traduzir ensinamentos e cursos, também já ensinei em três continentes, ensinei refugiados tibetanos a falar inglês, e alfabetizei refugiados tibetanos de segunda geração em tibetano, patrocinei stupas e várias atividades de dharma, completei alguns estudos, transmissões e retiros que me habilitam no vajrayana - para a tristeza dos haters. Espero que você tenha feito muito mais do que eu - um abraço.
Poxa, confesso que agora estou desorientado depois de assistir esse vídeo, sou iniciante e comecei os estudos no Odsal Ling, e vendo esse vídeo, me fez pensar se continuo!
Não se desoriente não!! Sou praticante no Odsal Ling há 30 anos, e minha transformação ocorreu ao longo dos anos com muitos resultados incríveis… Posso garantir que esse monge não sabe o que está falando!! Essa linhagem que ele segue é uma escola budista que não tem luz, nem ensinamentos autênticos…
@user-lc5fv2gz5u você não aprendeu muito budismo se você por não gostar de UM VÍDEO se sente confortável para DESQUALIFICAR TODA UMA LINHAGEM, de mais de 500 anos e que remonta ao Buda. Um karma negafivo grave e completo para a pessoa budista.
Entendo o seu posicionamento, mas não da pra falar que o Amigo Monge de nada sabe, seus videos mostram isso por conta própria, entendo sua indignação mas o que ele fala só instiga a vontade de saber mais, fique em paz, estou me encontrando e agradeço sua preocupação ❤@@MariaEmiliaBarbosa-n9t
Algo bastante desconfortante e eu não queria comentar aqui, mas vi novamente no Instagram os ataques é essa associação ao Gompa com as ações de outros mestres. Não é como se o Tendrel ou qualquer outra pessoa que participe ou se diz integrante do Chagdud realmente representasse o Chagdud e suas instituições. Nunca vi nenhum comentário sectaristas de nenhum lama, muito pelo contrário. Todos deveriam participar do Dharma na sua melhor habilidade e se entregar com amor e consciência. Já foi reforçado diversas vezes que não devemos aceitar qualquer coisa que os professores dizem, muito menos nos deixar passar por situações de constrangimento. Para mim sinceramente, essas atitudes aqui são apenas para gerar intrigas e chateação. Isso não exclui de forma alguma qualquer crime, inclusive é necessário dar nomes, mas não associar de forma tão baixa assim. Bom, meu coração se encontra muito triste com isso tudo. Mas vida que segue
É uma situação bastante triste na verdade. Gostaria muito de continuar acompanhando novas informações sobre o dharma por aqui, e não deixar esse ambiente tão precioso virar um campo de batalha
@@lucas10rodrigues terá mais 3 videos na serie “Guru é Tabu”. Depois voltaremos pra programação dos vídeos normais + uma série sobre tantra e a continuacao do curso budismo gratis (dependendo da minha disponibilidade de tempo)
Eu não dou indicações de gurus, mestres, templos e linhagens (até porque, mesmo que saiba que existe um local ou outro, não conheço o trabalho a ponto de dar a indicação de onde a pessoa deve se filiar espiritualmente). As dicas mais importantes que eu tenho sobre como escolher estão no vídeo “Como descobrir a sua linhagem budista”
Olá Amigo Monge! Espero que esteja bem! Apenas gostaria de apontar que você faz parecer que seu vídeo pretende resolver sectarismo, mas na prática apenas cria mais desavenças, com todas as suas acusações ao Chagdud Gonpa. Acredito que uma pessoa que realmente estivesse interessada no não-sectarismo faria um vídeo BEM diferente do seu. Uma humildissima sugestão: pensar melhor no assunto, pensar em tudo o que você vai falar e quais implicações cada coisa vai trazer, gravar um novo vídeo e apagar este. Infelizmente esse vídeo atual só trará mais sectarismo...
Monge, quando você diz que ocorre uma certa "degeneração das práticas", tipo o pessoal usando ayahuasca, eu gostaria de saber pq isso não pode ser visto a luz de meios hábeis assim como é todo o vajrayana? Pergunto isso pois muitas práticas vajrayana tibetanas foram construidas a partir do bön, então houve uma certa adaptação da cultura e religiosidade local. Pq não é apropriado que ocorra da mesma forma aqui?
Não são meios hábeis porque, como eu disse no vídeo, a origem e intenção desse conjunto de ensinamentos é o segredo e discípulos selecionados. O uso de intoxicantes, alucinógenos e plantas de poder é 100% contrário aos níveis mais básicos do dharma. “Meios hábeis” nesse contexto, seria uma grande desculpa esfarrapada, pois é algo completamente na direção oposta do ensinamento. Agora; quanto à sua afirmação de que “muitas práticas vajrayana tibetanas foram construidas a partir do bön”, voce poderia, por favor, dizer aqui uma lista rapida de 25 delas? Obg.
@@AmigoMonge Entendi o ponto. Quando falei das práticas e da ligação com o bön não estava dizendo que foram copiadas nem nada assim se foi o que soou pra vc, estava apenas me referindo a inegável influência do bön no que o budismo tibetano é hoje, apenas como um exemplo para questionar o pq a questão da ayahuasca ser diferente, mas agora já compreendi que é algo que vai de encontro a dharma. Obg por responder.
Não entendi bem em que ponto você quer chegar com isso monge. Mas tenho certeza que você sendo um representante do budismo tibetano sabe muito melhor do que eu como se deu essas influências da religiosidade pré-budista no desenvolvimento do budismo tibetano de hoje. Se você percebeu alguma concepção incorreta na minha fala por favor me corrija. Sou apenas um estudante sobre budismo, não comentei nada aqui na intenção de ensinar alguém sobre budismo mas apenas para sanar as minhas próprias dúvidas sobre os assuntos.
@Lucas-cy7sf o ponto que eu quero chegar é que a gente tem que ter cuidado em elaborar sobre assuntos que desconhecemos, seja em público, seja para a construção do nosso pensamento. A influência se dá MUITO MAIS na direção do Bon se apropriar de elementos budistas, do que na direção contrária.
Sogyal Rinpoche participou de retiros de várias centenas de templos e centros de Dharma, as vezes sendo vários por semana, se ele enganou alguém então ele enganou todos ao redor mundo, não venha querer de por tudo na conta das pessoas que ele visitou
Um convite grátis: Jogue no google, compare as datas dos escândalos nos jornais, os documentários acerca de seus crimes e a agenda de suas atividades. Cada pessoa “responde” pelo seu karma. Não sabiam? Sabiam, mas não acreditavam? Acreditavam, mas não se importavam? Não sei - isso, cada um dos “todos ao redor do mundo” tem que responder individualmente. A história de Sogyal é para ilustrar como, ao invés de se ocupar com a prática do vizinho, a gente teria mais lucidez questionando a nossa própria prática e tendo um olhar crítico para o mundo que nos cerca.
@@AmigoMonge eu nunca gostei dele, só de olhar eu já sabia que tinha algo errado ali, eu não vou defender ele não e eu nunca tinha ouvido falar de escândalo algum. Ademais, os Rinpoches da antiga nem liam jornais e nem acessavam a internet, eu duvido que soubessem... não adianta você com a tua perspectiva de 2022 julgar um tibetano a décadas atrás
Moça shintoismo é uma coisa e budismo é outra. Se existir esse shinto/budismo é um neo budismo. É como perguntar se o Bongpo é budismo tibetano ou não, até pq o shinto e o Bon são similares em termos de práticas, pq ambos são xamânicos, porém um é prática xamânica nipônica e a outra prática xamânica tibetana. Mas se há shinto/budismo é complicado. Nunca ouvi falar, até pq sou descendente de japoneses, e no Japão existem centenas de religiões novas, agora posso afirmar que no Japão, existe um sincretismo muito forte entre shintoismo e budismo. Quando vc anda pelas ruas do Japão, vc não saberá distinguir entre um otera(templo budista) e um jinja(templo shinto). Pq os símbolos se mesclam e só quem conhece msm do assunto que sabe. Até pq os nativos japoneses não praticam fielmente uma religião, e eles se consideram sem religião na maioria das população.
Acho tmb que vc possa estar se referindo ao shugendo ou ao onmyodo. Que são práticas que mesclam o budismo, shintoismo, taoísmo e confucionismo. Alguns são chamados de yamabushi, que são praticantes que vão para as montanhas entoar mantras budistas, ou orações shintoistas e ainda fazem mudras próprios. Praticamente embaixo de cachoeiras etc.
E por último o xintoísmo é uma religião ESPONJA, pq a milênios ela vem absolvendo práticas de outras religiões asiáticas, inclusive a teorias (não comprovada) que ela tem ligação até com o judaísmo.
Sobre esse negocio de linhagem eu sempre falo: olha, é como curso. Se a pessoa criar um curso excelente, todo mundo gosta. Agora se o curso é ruim, nao importa onde o cara foi formado, curriculo, etc. Todo grande mestre espiritual tem de romper pra começar algo novo, mesmo que hoje a kinhagem que foi rompida negue
Interessante sua colocação. Em algum nível, concordo. Porém, há de se ter cuidado, pois qualquer pessoa se acha qualificada para sair criando algo novo sem sequer ter se dedicado a aprender “o que veio antes”, mas se valendo da reputação do original apropriado e distorcido
Não tem absolutamente nenhuma relação com xamanismo - é uma prática feita inicialmente na escola Sakya, depois Gelugpa, e existiu minoritariamente entre alguns lamas Nyingma. Inclusive, existe um movimento político de se equiparar o Bön (Xamanismo tibetano) com as escolas budistas - o que não é de todo mau. Vou falar disso na semana que vem! A "proibição" ou "desrecomendação" do Dalai Lama - tal como a interferência dele nas demais escolas (vide: caso do Karmapa, Lamas com reencarnações duplas, reencarnações banidas etc) - tem razões políticas, principalmente.
Olá conheci seu canal ontem... gostaria de saber se monges tem salário qdo prestam serviços? Quem patrocina as despesas de monge? E monge tem que dar dízimo a vida toda? Grata
Oi. *ME PARECE* que no Budismo japonês, o mais comum é que todos os sacerdotes recebam salário da “matriz”, ou algo assim. No restante do Budismo, é um pouco cada um por si e Deus por todos. Eu, por exemplo, sou ordenado no Budismo Tibetano desde 2009 e nunca tive nenhuma entrada fixa. Tive o privilégio de residir em instituições budistas sem pagar aluguel na maior parte do tempo (mas não sempre!), e ocasionalmente aceitei doações espontâneas ao traduzir textos tibetano-pt, tibetano-inglês etc. Sou pobre, tenho recorde de 9 meses com entrada de zero centavos 😂
Não, mas é o canto que tenho pra gravar sossegado sem ninguém entrar ou bater na porta. E geralmente gravo a noite e meu quarto tem parede de drywall, então perturba o sono dos outros monges em quartos adjacentes
Reduziu o Apang Tertön ao status de mero homem, ele era um terton e um sidha e revelou essa prática de Tara que conferiu iluminação a muitas pessoas.... vish... nenhum respeito pela nobre sangha... um monge sem respeito pela nobre sangha não tem nenhum samaya
Você está com problema de ouvido ou de interpretação. Expliquei que ele foi um siddha budista que teve revelações e contato direto para com Tara. Quem não tem respeito pela sangha são as pessoas que estupram discípulos e se sentam para arrotar ensinamentos no trono e fazer gracinhas no templos budistas.
Só um adendo... O Dharma pede compaixão e respeito por todos os seres. Quando Ayahuasca é citada de forma pejorativa, temos uma questão. Comunguei esta medicina da floresta (que não é alucinógena, mas sim enteógena, regulada pela lei) por muitos anos e ela é apenas mais uma planta de poder dentre várias (conhecidas na literatura védica comp "soma"). O acesso transcendental é real. Ocorre que a planta trabalha segundo as crenças e informações mentais do consulente. Pode-se contactar filosofias e seres de toda e qualquer religião, inclusive ateístas. O trabalho do daime não se apega a estes detalhes, inclusive realizando o sincretismo proposto pelos dirigentes. Se foi levado um ritual realizando a mescla da consciência de Pomba Gira com o conceito de Tara Vermelha (ou qualquer outra cor), não se preocupem. Não é falta de respeito, apenas a planta trabalha como Buda que deixou milhares de ensinamentos a milhares de mentes. Se mesclar esta entidade com Tara ajuda algum irmão a conectar com o que há de invisível em si, ok. Devemos abrir a mente, pois o próprio Buda pede para soltar o barco de seus ensinamentos após atravessar o rio. Há muitos mistérios e é perigoso falar de uma tecnologia transcendental apenas por que recebeu a errônea pecha de alucinógeno. Guru Rinpoche, Padmasambhava se apresentou a mim em um ritual de Ayahuasca. Nao sabia quem era, o que representava, nada. Após seu aparecimento,avancei nos estudos de Budismo Zen, Terra Pura, Tibetano, Theravada, depois surfei pelo Vedanta, Advaita, Sufi e afins... enquanto não entendermos que tudo está em seu devido lugar, ficaremos apontando dedos. A experiência deve ser direta. Seja planta, linhagem budista, hindu, de matriz africana. O local de fala apenas é dado para quem se sentou na cadeira do experienciar. No mais, bom vídeo!
@@AmigoMonge Tudo bem, amigo monge. Foi apenas um anexo, visto que o senhor citou uma planta de poder que nunca comungou. Vamos além,. Buda mata a si. Aonde? Gate, gate, paragate... além do além do além. Todo conhecimento é mesmo torto... Para além de Buda, o TAO. Deixo o senhor com o silêncio e a pulsante vida, os maiores mestres. Abraço fraterno. Grata pela atenção.
?? www.odsalling.org/portfolio/dzongsar-khyentse-rinpoche/ sinceramente, eu preferia ser corrigido ou “desmentido” em algum dos pontos relevantes levantados no vídeo.
@@AmigoMonge o dzongsar vem uma vez a cada 4 ou 6 anos no kl e da ensinamentos de sua própria linhagem, como em 2014 e 2019. ele não foi ordenado pelo chagdud gonpa, não é da linhagem do gonpa. Ele tem sua propria instituição, sua própria sangha, seus métodos e está longe de ser sectário. o chagdud gonpa pode ate usar a imagem dele com um dos professores de la mas raramente o dzongsar vem, e as pessoas no chagdud gonpa não tem acesso ao dzongsar, para ter acesso a ele é por outro meio. Eu sou sigo dzongsar desde que o conheci em 2014 fora que ele não se considera apenas ningma, ele da ensinamentos e iniciações sakia e kagiu tbm
@@AmigoMonge Entidade de um reino inferior, tal como é usado, comumente, em textos budistas. E eu falo de escrituras budistas Indianas, onde budistas indianos adotavam entidades inferiores como oráculos, por exemplo? Eu só vejo referência a isso como sinal de degeneração.
Eu acho que você está confundindo alguns termos. "Reinos Inferiores" se referem ao seres infernais (coitadinhos ardendo ou congelando), espíritos famintos (que passam fome, não dão "revelação") e animais (estão caçando ou virando churrasco).
@alephfirmino Gyalpos não são pretas. A classificação entre 6 reinos é uma simplificação genérica e desconsidera uma quantidade enorme de seres híbridos e/ou que não se encaixam nesse modelo. Dito isto, “práticas com seres dos reinos inferiores” são feitas em todas as escolas, especialmente na Nyingma: oferendas para os seres do bardo (devoradores de cheiros), oferendas aos deuses das montanhas, às deidades regionais, aos Nagas, às oito classes de “espíritos” mundanos, aos obstrutores e a toda fauna budista. Esses seres (como todos os outros “desiluminados”) são dignos de compaixão, e, alguns deles, quando agradados, colocados sob controle, etc. têm POTENCIALMENTE um papel contributivo em favor do praticante e do budismo. Inclusive, nos preceitos Mahayana do Treino da mente (lojong), um dos quatro compromissos é fazer oferendas a eles. No tantra, isso tem outros significados. Dito isso, o refúgio é unicamente nas Tres Joias - onde esses seres NÃO ESTÃO INCLUSOS. É verdade que existe uma serie de pessoas mundanas que nao tem nenhuma compreensao de dharma (exemplo: pessoas em vilas remotas do tibete; o youtuber Spooky House que recebeu 5 minutos de ensinamento e acha que “pratica o tantra mas nao segue o caminho de bodhisattva” e outros seres confusos que realmente cultuam e veneram esses seres e outros de uma maneira que transgride completamrnte o refugio budista). *Dorje Shugden não é um “espírito Gyalpo”. A palavra Gyalpo significa REI. Inclusive em tibetano, nao se diz “Dalai Lama”, se diz “GYALwa Rinpoche” (a Majestade preciosa). Gyalchen Dorje Shugden = O Grande Rei (dos Protetores do Dharma), aquele que é dotado (DEN) da Força-vajra (Shug, Dorje). Pehar é equivale, comparativamente, a um “exu” ou “zombeteiro” do Tibete - no sentido que tem essa natureza mundana e histórico de “pregar peças” e criar confusoes.
Estou triste com a postura dessa pessoa, muito imatura por sinal. Uma coisa é ter uma visão particular, um entendimento adquirido por meio da leitura, ouvindo, pesquisando, aprendendo a base dos ensinamentos; outra é usar tudo isso para atacar pessoas, instituições e desenvolver sectarismos inúteis que em nada auxiliam (no caso dessa pessoa é ainda pior porque ela deu uma de maria-vai-com-as-outras, papagaio de outro seguidor do Dharma). Infelizmente, até nos tempos do Buda essa atitude já acontecia (acho que tem até um Sutra sobre isso, só esqueci o nome). Sou solidário a você, monge, e te desejo melhoras.
Obrigado. Você tem razão - a Sangha (comunidade budista) testemunhou brigas AINDA DURANTE A VIDA DE BUDA. E hoje no Brasil temos pessoas esposando visões fronteiriças e discriminatórias
Pessoal, procurem primeiro saber a linhagem dos professores que voces vao acompanhar. Quem é o professor dele? Quem autorizou ele a ensinar? Façam sua própria analise e tirem sua própria conclusão. Só tome cuidado quem voces seguem sem analisar. As vezes quem fala macio pode te convencer de coisas que não sao bem assim
Mais importante do que discutir pessoas, é refletir sobre ideias. Buda pedia para ser questionado em seus ensinamentos, tal como analisamos ouro antes de ser comprado. Nao existe nenhuma pessoa que possa pretender estar excetuada dessa maxima.
Dá pra ver seus olhos marejados durante o vídeo... Essa situação lamentável magoou você, sua dor é legítima. Não sei se serve de muito consolo, mas eu espero de coração que você se sinta melhor logo e volte a nos ensinar com a alegria e autenticidade de sempre! 🙏
oiê, Amigo Monge! aqui é a gata preta da dúvida sobre Buda Maitreya. este vídeo foi realmente necessário e esclarecedor. Há muita deturpação do Dharma em todo lugar, ainda mais hoje com tudo muito acessível à distância de um clique. Uma vez me indicaram o canal do Tendrel e já na hora não fui muito com a cara rs na sequência, pesquisei sobre a pessoa e as atividades, gostei menos ainda rsrsrs sem contar que achei as traduções que ele faz muito ruins. Mas sei que muitos o seguem e o tem em alta estima. Sinto muito por esses tipo de canal e pessoas que servem mais ao ego e não ao Dharma e, ainda assim, conseguem avançar. Obrigada pelas instruções! Tashi Delek 🌈⭐🙏🏻💕
Ainda não respondi seu email. Ninguém é obrigado a gostar da forma como uma pessoa ensina. Imagino que o conteudo dele tenha valia para um grupo de pessoas👍🏼
"Budismo" é uma generalização / umbrella-term, que agrupa uma coletividade das "religiões de matriz budista", extremamente heterogêneas, mas que, de alguma forma, se pretendem como descendentes dos ensinamentos do Dharma dados pelo Buda Shakyamuni.
Estranho seu vídeo apareceu para mim quando eu estava procurando o mantra do Guru recitado pelo Chagdud Rinpoche. Fui praticante do budismo tibetano vajraiana de 2000 até 2022. Recebi a maioria das iniciações do Chagdud Rinpoche. Fazia retiros direto no Kadro Ling, depois que me aposentei e minha mãe faleceu (eu cuidava dela com Alzheimer e outros problemas) fui morar no Kadro Ling, na expectativa de realizar o sonho da minha vida, o qual era servir totalmente ao darma. Consegui morar lá 3 meses. Toda ilusão e expectativa que eu tinha foram desfeitas. Continuei a participar dos retiros, mas nunca fui ortodoxa com minha fé. Jamais consegui ter uma fé cega ao ponto de pensar que só minha religiao, linhagem ou prática é a melhor. E com o passar do tempo fui tendo cada vez mais dúvidas, por que eu me recusava a fazer uma auto lavagem cerebral para poder pensar do mesmo modo que a sanga do Kadro Ling. Sempre com dúvidas em relação ao darma, pois eu via muitas contradições e arbitrariedades entre a teoria e a prática. Daí ao ver vídeos do Alcione Giacomitti sobre espiritualidade, ele fala muito sobre a degenerescência em todas as grandes religiões, inclusive o budismo. A partir daí muitas dúvidas que eu tinha foram se esclarecendo. Daí agora em 2022 retornaram os retiros no Kadro Ling e para participar presencialmente era necessário ter a carteira de vacinação completa do Covid. Para mim foi o fim. Sou radicalmente contra a obrigação dessa picada. E realmente, fomos proibidos de ouvir qualquer coisa da linhagem dessa deidade. E quanto ao" Tendrel "ele tem a mesma postura de todos praticantes do budismo tibetano vajraiana que conheci: só eles sabem da verdade, só eles têm os Lamas autênticos e verdadeiros, só eles chegam a iluminação. Para mim que tem essa postura de total falta de humildade já está perdido. Quanto a Chagdud Tulko Rinpoche era um ser iluminado, foi meu mestre raiz, meu Guru. Toda devoção e respeito a ele. Desculpe me alongar. Seu vídeo foi ótimo para eu ver que não estou tão equivocada. Quanto a Sogyal Rinpoche e tantos outros Gurus que fizeram essas atrocidades eu chego a conclusão de que na real não acreditavam no que ensinavam, ou seja, no carma. Pois se acreditassem não o fariam. Foi mais uma das minhas grandes decepções. Há livros sobre esses fatos infelizes.
Nair, td bem? Estou iniciando no budismo tibetano e gostaria de ouvir/ler sobre suas experiências nessa linhagem (que é a que mais acompanho pela internet por enquanto, pela proximidade física do templo de SP com minha cidade). Gostaria muito de te ouvir se não for lhe trazer alguma mágoa ou gatilho. Se a resposta for sim eu posto meu e-mail p nos comunicarmos, obrigado.
Estou impressionado. Parece que baixou Éris. Pôs um pomo dourado na mesa e pronunciou: Kallisti. Me parece que alguém quis desforra por que não foi convidado para um casamento tentando passar a sua dor, e acabamos com a guerra de tróia, mais dor e todo tipo de catarse em que cada um pode mostrar o que tem dentro, bom ou ruim. Cada dia surge uma nova repercussão.
fico pensando em krishna, Buda, Cristo... olhando e falando "pqp, não dá, eles destorcem tudo" kkkkk Budismo é minha casa, não me envolvi de forma direta com nenhuma linhagem, e confesso que tô meio besta em saber disso tudo (não surpresa, são instituições mantidas por homens).. To gostando muito dos seus videos, tem discernimento, visão social e política...
No hay que pelearse con las instituciones, muchas veces son el único camino que nos queda para avanzar, la práctica no puede reducirse a una burbuja de individualismo, eso sí hay que tener cuidado con que institucion nos relacionamos
questão de ter uma linhagem é saber quem vai se responsabilizar quando você começar a inventar Dharmas da própria cabeça, qualquer Dharma que não venha de um iluminado é um dharma falso. Depois tem esse apedrejamento dos outros, isso é coisa pra um monge fazer?
1) não vou inventar dharmas da própria cabeça: 2) a pessoa laica (questionavelmente “budista”) não tem ingerência sobre a sangha ordenada; 3) não apago comentários de hater, então desafio você ou qualquer outro a refutar qualquer frase “de dharma falso” nos meus discursos; 4) apedrejamento? Falei que é uma linhagem legítima - mas, ao mesmo tempo, tão questionável quanto todas as outras. 5) você vem com discursinho agressivo de que eu vou “inventar dharma da própria cabeça”, “falar coisas que não vem de um iluminado”, “ensinar dharma falso”, “fazer apedrejamento” e questionar meu comportamento enquanto você levanta pelo menos 6 acusações contra a minha pessoa. Bem engraçadinho e bem budista good vibes 😂 “isso é coisa pra um laico fake fazer?”.
@@AmigoMonge as tuas interpretações sobre os outros são para você apenas, quando você expor as tuas interpretações na condição de monge e usando as vestimentas isso te coloca na categoria de comentários, então é dharma falso porque são comentários. Neste vídeo aqui você não trouxe o Dharma em si e os outros vídeos eu não vou nem clicar
@@shortsdeliveries oi, eu sugiro que você estude mais - não precisa ser comigo, de preferência. Cuidado porque você demonstra tendencias meio perigosas pra a prática. Engraçado que você está me atacando ha 50 linhas e caladinho acerca de 50 estupros. Revolta seletiva…
@@AmigoMonge para de mentir, monge que mente senta no colo do Mara, eu já critiquei várias vezes o Sogyal em várias ocasiões por vários lugares principalmente por causa dos estupros... se você não fosse tão agressivo e não visse tanta falta nos outros o tempo inteiro talvez já tivesse se iluminado e saberia disso
Pior que eu fui olhar de curiosidade, e eu seguia o Tendrel. Eu devo ter escutado algum ensinamento de Dharma nele e acabei me inscrevendo. Como pratico o Zen e esse acaba sendo meu foco principal - gosto de ouvir o Dharma por outras correntes, também, às vezes eu entendo algo com a explicação de um monge de fora do Zen -, deixei de seguir, até porque, se eu nem lembrava que seguia, é porque não estava fazendo falta. Obrigado pelo vídeo, e realmente é super importante prestar bastante atenção no mestre, antes de sair por aí colocando o dedo na cara dos outros.
Ele é membro ou simpatizante dessa organização (que entendo que ele não representa oficialmente, mas faz de tudo para fazer associação de imagem). Não estou pedindo cancelamento dele, apenas apresentei o contraditório - aliás, se ele se sentir incomodado OU se quiser, posso abrir meu canal para discutirmos o assunto em live - não gosto de discursos totalitários.
@@AmigoMonge entendi, meu caro. De qualquer forma, como disse anteriormente, eu sequer acompanhava, então desfiz a inscrição. De qualquer forma, vale a pena manter os olhos bem abertos.
Eu sou Lama 20 anos estudando 40 anos. Vc é excelente e sua compreensão do budismo muito boa. Concordo muito com sua reação por isso que meus estudantes pagam minhas aulas e minha presença. O ocidente pensa sexo e dinheiro… seja sexy e caro par ter valor!
Estuprar discípulos e promover estupradores é totalmente inadequado. Cancelar a linhagem dos outros. Vender ensinamentos e fazer fundraising pessoal de um milhão de reais/ano. Vender iniciações. Espalhar boatos e tocar o terror, etc… mas você se incomodou foi com a minha fala 😅 parabéns por mostrar seus posicionamentos e prioridades em uma frase.
@@AmigoMonge sua escola caiu otario! Sua secta perdeu aguera agora fica aí mamando teta dos outros! Nem no Tibet ou na Índia consegue reincar! Acorda para vida! O Moje Wikepedia.
O que eu acho ruim é a atitude do Dalai Lama de fazer "vista grossa" negando e seguidores do Dorje Shugden são agredidos.., ele gerou violência contra essas pessoas, muitos perderam suas casas e tudo q tinham... gerou sofrimento... fora afirmar q todos os outros antes dele estavam errados...
Ótimo vídeo!! Conheço o blog do Eduardo (desde 2018) seu canal (desde 2019, se não me falha memória) creio que ele leve a sério o dharma, seja espontâneo, mas ele é assíduo e rude pra falar de terceiros, ele admitiu ser rude, que é preguiçoso, e não se entrega para o darma como ele gostaria, ele não tolera que alguém fale, do Dalai Lama, seus professores... Nunca me aprofundei em nenhuma escola, linhagem... Mas creio que eu sinta mais afinidade com o advaita, admiro muito o Ramana Maharshi, considero ele um grande iluminado...
a primeira observação é negativa ao ver um Monge usar tantas vezes o pronome "eu", empregando sua evidencia e autoridade. Em segundo lugar a situação é complicada pois há muitas informações redundantes, argumentos superficiais, que determinam julgamentos muito estranhos.
A primeira observação negativa é que os pronomes incomodem tanto mais do que uma denúncia de crimes acobertados e vidas destruídas - para tentar calar evidências que descredibilizam autoridades. Em segundo lugar, é complicado, pois, diante dessa crítica pronominal redundante, nenhum argumento profundo foi feito em relação ao significado - o que restou foi um incômodo vazio para com o significante e uma opinião muito estranha que sequer foi mencionada
Concordo contigo. Coisa estranha. Não parece nada budista. O rapaz é muito agressivo. Não digo que não fale algumas coisas com fundamento. Mas a fala em si não é benéfica.
Você acabou de deixar um outro comentário falando sobre “não julgamento” mas já deu aqui um veredicto kármico do resultado das minhas ações. Parabéns 👏🏼 Estou tratando de um caso de discriminação e perseguição etc. E da segurança básica da integridade dos praticantes enquanto mulheres.
Ah é? Ok. Então vamos brincar de fatos e fotos? honestidade intelectual é isso. Quer me acusar? Prova!! Tudo que eu falei está ai: pode ser verificado nas imagens do vídeo e nas denúncias policiais. Agora, querer derrubar a “concorrência” com teorias da conspiração tiradas do koo é uma ATITUDE SECTÁRIA, scare tactics, mentiras, etc. Você não é obrigado a gostar de mim, nem a concordar com nada do que eu fale. Quer ser hater de monge? Be my guest. Agora, ser hater E ser “do bem” ao mesmo tempo, não dá, sorry!!! Seu comportamento é desprezível. Que curioso essas pessoas que se incomodam comigo, mas não com os criminosos.
Eu explico o que você não entendeu: existem grupos budistas no Brasil cujos membros eventualmente discriminam outros centros como "de linhagem impuras". Esses próprios "Puros" ignoram que tinham como Guru "substituto", um abusador sexual serial que foi desmascarado e suas organizações permanecem em silêncio (dois pesos, duas medidas). Também ignoram que quem trouxe o Guru original deles para o Brasil foi justamente a "linhagem impura" que eles hoje discriminam (ingratidão como "pagamento" da bondade dos outros). A conclusão do monge é que mais do que se apegar a grifes, marcas e CNPJs do dharma, o que vale é a prática. E ela jamais deve ser PERSECUTÓRIA.
Do Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rimpoche. Sempre me perguntei se a Nova Tradição Kadampa pode ser também chamada de Gelugpa, já que foi fundada por Je Tsongkhapa.
primeiro e último vídeo que vejo de você, teu samaya é inexistente, a tua observação os preceitos é nula, comportamento completamente inadequado e você ta aí solto sem o teu abade pra te por no teu lugar
Tem um ditado tibetano que diz que a verdade pode machucar um coração imaturo (tradução adaptada, pq ipsis literis não faria tanto sentido em português). Busque o aconchego em mentiras confortáveis - tudo é uma questão de tempo e estágios da prática. Passar bem.
@@AmigoMonge você tem que largar disso aí e fazer uns retiros do Hinayana, não está te fazendo bem achar que você tá com tudo porque alguém te aceitou no vajrayana, se te aceitaram significa que te aceitaram e só, não significa que você é melhor
@@shortsdeliveries aqui no canal, eu já ensinei que “hinayana” é um nome extremamente depreciativo e desrespeitoso - o termo correto para a pessoa de dharma se referir é THERAVADA. Tá no terceiro vídeo da nossa série “Budismo Grátis”. Aliás querer “expulsar” alguém do mahayana ou aconselhar a abandonar a Bodhichitta em favor do theravada é uma violação direta dos preceitos de Bodhisattva - parabéns 🎉🥳
@@AmigoMonge só falei pra você passar umas temporadas no Hinayana pra organizar as ideias, só pensei no teu bem, depois você volta. Mas você não percebeu isso porque você é ultra violento, ultra agressivo, não se comporta dentro do que é esperado de um monge, você precisa se reciclar e por a cabeça no lugar e parar de ser tão violento
@@shortsdeliveries não tem boa educação com essas conversas de “você não presta, vai pro HINAYANA”. Acabei de te ensinar que essa palavra é extremamente pejorativa. Você pode querer me ofender, mas respeite o primeiro veículo budista! THE-RA-VA-DA!
Esse tipo de vídeo e abordagem é tola, superficial . O darma é superior a todo esse bla bla bla inútil, coisa de quem se importa com a forma e não o conteudo. Vou bloquear.
Realmente, se você não aguenta ouvir contraditório por 5 minutos e acha que tem que haver silêncio perante atitudes sectárias, talvez o melhor seja você me bloquear. Também evite encontrar com as vítimas. Força, guerreiro da luz.
Esse cara estava obviamente mal intencionado, mas até entendo as pessoas perguntando sobre a sua linhagem. Quando conheci seu canal, me interessei muito pelo budismo tibetano, ai fui procurar informações por fora e nossa, quanta coisa. Várias linhagens, vajrayana, mahayana, "o que é um sutra meu deus?", "tantra não é aquela coisa de sexo tântrico? os monges fazem sexo tântrico?!". É como imagino o monge indiano que você trolou (te stalkeio em várias redes) chegando agora no catolicismo e vendo os fiéis praticarem canibalismo com o deus deles. Sem contar toda a linhagem de santos, e o fato de que Jesus é Deus e pombo. São perguntas que eu queria muito te fazer mas não faço porque não quero encher o saco, e a internet tá aí pra isso, com todos os seus recantos sombrios.
Bom, pedir o cartão de vacinação é a coisa que eu esperaria que a Khadro fizesse, e me faz admirá-la ainda mais. Talvez vc não tenha entendido meu texto. Eu não tenho uma reclamação a fazer dos lamas da linhagem. Eu nunca presenciei ou ouvi falar de mau comportamento dos mesmos, eu simplesmente não sirvo para essa religião. Eu vim aqui de certa forma, por uma questão de justiça e compromisso com a verdade, defender aqueles com os quais eu convivi durante tantos anos, porque o vídeo do Monge tem um tom do qual eu não gostei, que pode dar ensejo a generalizações perigosas, não totalmente claras segundo meus padrões de verdade e daquilo que VI E VIVI. Um adendo sobre Dorje Shugden - foi nos dito que essa prática era perigosa para o Dalai Lama e, já faz muito tempo, não sei se sonhei ou realmente VI o Dalai Lama falando em um vídeo para que não fizéssemos essa prática. Conheci o Dalai Lama pessoalmente em 1999 quando ele veio dar ensinamentos aqui em curitiba. Trabalhei no evento e sempre tivemos, no Chagdud Gonpa, o maior respeito por ele. Com relação ao mau comportamento de lamas, etc. e tal é um assunto tão esponhoso, mas tão espinhoso, que eu quero distância, porque aí entra a coisa da visão pura. Os ensinamentos mais fantásticos que eu li do dharma foram escritos por um desses lamas: Chögyam Trungpa Rinpoche. Então quer saber, ainda bem que eu tô fora. Muito triste, mas fora, e tentando achar meu caminho, assim como fez Stephen Batchelor. Não volto mais para ler respostas nem falar mais NADA desse assunto, pois isso mexe demais comigo de uma maneira negativa.
Tantra - no contexto do budismo tibetano - é uma modalidade dos ensinamentos que é iniciática, depende do Guru e consiste em tecnicas de meditacao que enfatizam visualizacoes e outras práticas ditas mais “místicas”. Sutras são as escrituras / textos budistas canônicos referentes às transcricoes dos ensinamentos de Buda. A comparacao “sutra x tantra” é basicamente comparar “receitas das escrituras X o jeito que seu Guru aprender a fazer o bolo com o Guru dele”.
@@gururinpoche6210 Oi Guru Rinpoche. Talvez esse incomodo da parte de quem gosta dos lamas x, y, z seja parecido com o incomodo de quem é marcado como “seguidor do diabo”, “perigoso” e “envolvido em assassinatos” etc. O refúgio é o dharma, não o CNPJ. Boa sorte na sua busca
No começo dos meus estudos budistas eu tava igual esse cara, querendo saber qm era o melhor qm era o pior, qual melhor linhagem, etc. Agora tô bem mais light e aprendi q entre o 8 e o 80, o buraco é bem mais embaixo. Belo vídeo!!
As linhagens não estão em guerra. Tudo depende muito mais da nossa prática e das pessoas com as quais nos relacionamos em dharma do que em superioridade/inferioridade
"When delusions come,
To hunt your mind,
Who do you call?
Tsonkhapa"
Leia no ritmo da musiquinha do ghostbusters 🙂
haha adorei
Nao é da minha epoca
"Se não examinar meus defeitos, embora eu pareça um praticante.
Poderei agir em oposição ao Dharma.
Portanto, examinar continuamente as PRÓPRIAS FALHAS
E eliminá-las é a prática do bodisatva."
A falta de autoanálise é perigosa para todos mas pode ser desastrosa e destruir vidas quando praticadas pelas figuras de poder na religiao
E tbm nos governos... apenas penso q TODOS( e mais especificamente neste caso os yuotubers "dharmicos" )deveriam fazer séria autoanálise e análise profunda e honesta de suas mensagens já que podem desviar as pessoas do Dharma ou afligi-las. Estes fatos me levaram a me questionar seriamente a respeito da validade da postura e do "trabalho " de vocês e senti aversão , ou seja me levou a não virtude. Fico muito triste com este tipo de intriga e fofoca.....melhor investir este tempo em autocrítica, que é aliás o q farei agora bem como prática de purificação de Vajrasatva. Particularmente a partir de hoje só assistirei vídeos de professores do Dharma.
@@carlascheid5791 melhor voce nao sair nunca de casa e viver numa bolha fake 👏🏼 ta muito perigoso o mundao 😂
Gente do céu, pra ver como eu sou sempre o último a saber de tudo que envolve tretas hahahaha eu sou praticante do Gonpa há alguns anos e eu sempre pensei que essas rivalidades fossem algo isolado, acho que devo estar andando com as pessoas certas ainda bem. As pessoas, em todas as crenças, tendem a acreditar muito em si mesmas e acabam esquecendo de acreditar mais na prática. Sempre achei engraçado rivalidades entre budismos, normalmente se dão mais por praticantes que por lamas. Na verdade eu nunca vi nenhum Lama do Gonpa falando mal de nenhuma linhagem nem de nenhum guru de fora, sério mesmo.
Pelo contrário, ainda já vi elogiarem. E falarem que dentro do gonpa a gente não fala mal da religião dos outros. Ouvi isso da lama tsering.
Oh amigo monge! Que maravilhosa contribuição você está dando a todos! Fui iniciada em Tara pelo próprio Riponche. O conheci e sei de toda história que o trouxe ao Brasil. Lembro que perguntei a ele pessoalmente porque ele não vinha morar no Brasil ❤. Tudo que vc falou está corretíssimo!!!! Grata 🙏
O que ele respondeu? Se pudermos saber? Talvez seja positivo para outros discípulos que não puderam ter tanto contato.
@@AmigoMonge Conhecer um Riponche pessoalmente é sempre uma experiência inesquecível! Riponche falava muito pouco e me lembro que houve muito esforço e “ vaquinhas “ para trazê-lo. A negociação foi feita com a mulher dele( era assim que ela era chamada na ocasião) . Me parece que quando ele veio pela primeira vez aqui em 1993( que foi onde ele ficou hospedado na casa da minha amiga e eu fiquei também) ele já tinha a intenção de vir para cá e o que eu fiquei sabendo é que ele já tinha tido a “ intuição “ de vir definitivamente. Na época ele estava no EUA, na Califórnia onde minhas amigas o tinham conhecido e feito o convite. Que parece ele já estava “esperando “
As reciprocidades é um dos motivos pelos quais nos tornamos dignos como humanos. Acho imprescindível agir conforme os valores humanos, como solidariedade, compaixão, amor, atenção, gentilezas e por aí....
Pra variar discípulos queimando os mestres, Chagdud era ótimo, grande mestre.
É uma tradição autêntica e respeitável - tanto quanto as outras - e tem episódios mais e outros menos iluminados - tanto quanto as outras. Po isso que o refúgio tem que ser o ensinamento do dharma, nao os CNPJ
Fui alguns dias atrás num templo budista orar por tds nós nesse momento crítico na humanidade e lembrei muito de vc, graças à seus vídeos... Consegui encontrar a paz q buscava, parabéns pelo seu trabalho... Sou leigo mas sei q rivalidades existem em muitas religiões... Se até na maioria das famílias existem brigas...A maioria das religiões começou com as melhores intenções... Gosto de aprender com seus vídeos, Namaste e bênçãos pra continuar fazendo ainda +...🙏
Sou budista a 3 anos ,me sinto um pouco fora da sangha graças a pandemia ,mais o lama Padma samten é quem eu sigo como um professor e bem não vejo ele fazer essa coisa do meu caminho é o melhor o seu é falso ,e vejo muito os vídeos da monja Coen e também não a vi com tais palavras ,sempre esses dois mestres defenderem que não importava a escola ,que todos somos irmãos e que seguimos um mesmo ensinamento ,saber de algo assim tão baixo de joguinhos e de palavras que menosprezam um igual me deixou um pouco triste ,eu jamais tinha visto algo assim pois sempre vi muito isso entre os cristãos principalmente os protestantes ,me deixou um pouco triste ,mais concordo com você que não menosprezou nenhuma escola ou ensinamento ,que defendeu que não é pra existir tal coisa ,fazemos todos parte de uma única sangha ,a sangha de Buda
Concordo. Tb sigo o Lama Samten e ele é muito bom
Un renunciante genuino , renuncia a las polémicas, a los chismes, a las comparaciones.
Un renunciante genuino, renuncia a los crimes, a los kleshas y a los comportamientos de daño a los otros
Totalmente de acordo. Não agrega muito.
@@brasileiraD78 este canal parece un versión brasilera de otro mexicano....
O silêncio acorbeta crimes. Fiquem ai bem confortáveis. Eu tenho que me calar perante crimes. Enquanto isso, voces dois podem falar em público suas opinioes sobre o meu conteúdo 😂 a hipocrisia!!!
Excelente !! Disse tudo. Parabéns pelo seu excelente trabalho em seu canal na divulgação do dharma de forma descortinada sobre esses aspectos suspeitos de alguns grupos que disseminam enganação, charlatanismo e promovem mais seus próprios interesses.
I'm not entirely sure about the specific connection between Chagdud Tulku and Dorjee Shugden, as it appears the information provided is unclear or incomplete. The monk's speech is quite rapid, making it challenging to fully grasp the details and meaning behind what he is discussing. Could you please provide more context or information about their connection so that I can offer a more precise explanation or interpretation?
It was enough contextualized and reiterated.
completely agree... really superficial comments...
NAMASTE! gosto muito de seus vídeos!
Tem discussões que não valem a pena. Eu sigo com que me agrega e abandono o que não me agrega. A vida é muito curta pra perda de tempo. Nós não temos tempo!
Eu vejo muita discussão sobre doutrinas, mas um dos ensinamentos do próprio Shakyamuni Buda é, questione tudo. Como no cristianismo, estamos perdendo os ensinamentos principais e nos preocupando com lideres de estimação. Obrigado pelo conteúdo.
Monge, muito bom como sempre!
Tenho uma questão comigo! Conheci o Lama Padma Santen que ordenado por Chagdud. No inicio achei bacana más depois me pus questionar algumas posições dele e da sanga.
Como ter certeza de qual mestre seguir?
Estou muito confuso!
Grato pelos esclarecimentos sem véu.
Bjss
Eu ouvi falar dele e vi um pouco do site e canal, mas nada muito além disso, que posicionamentos dele e da sangha vc diz?
Eu nao o conheço. A certeza do Mestre a seguir acho que é um processo, não tem um teste (em algumas historias antigas, jogavam a pessoa no fogo, e se nao queimasse, “estava certa” 😂 por favor, não siga essa tradição). Boa sorte
@@TheEmerson009 eu nao tenho posicionamento pq nao conheço. Eu nao recomendo/desrecomendo tradicoes, templos e mestres. A mensagem do video è que tudo é questionável, e nenhuma pessoa tem autoridade para descredenciar os outros.
O banimento e a recomendação para evitar essa prática vêm diretamente de S.S. Dalai Lama em inúmeras falas (inclusive em São Paulo 2006, templo Zulai). É uma questão complexa e polêmica na história do budismo tibetano. Não temos condições de avaliar as razões de S.S. para tomar essa decisão tão difícil. Cada praticante fará suas escolhas e colherá os resultados correspondentes.
A proposta do vídeo, como eu falei, não é promover nem derrubar um ser/protetor invisível - nem discutir “as razões de S.S” (como você bem falou).
Cada praticante (e cada não praticante!!!) fará suas escolhas e colherá os resultados correspondentes de sua prática/conduta, mas é verdade que é IMPOSSÍVEL conciliar discriminação e condutas sectárias enquanto se pretende seguir o caminho de Bodhisattva (uma vez que a equanimidade é a primeira das quatro pernas da Bodhichitta - e todo o treino da mente é baseado em acolher com amor e compaixão TODOS OS SERES - quando a gente exclui um demônio, persegue uma pessoa, ou um grupo, ACABOU). Não vou falar sobre chod no UA-cam, mas sinto que você compreenderá no seu coração.
Se formos apanhar frases de SSDL no Brasil, há discursos bastante contundentes que eu não vou trazer nesse momento porque não quero alimentar mais antagonismo. As pessoas tem que arrumar uma sadhana pra fazer, ao invés de querer contar as bolinhas do mala do vizinho. Tempus fugit❤️
@@AmigoMonge Falou tudo❤️
se o Dalai Lama Fala para não fazer, nego prefere ouvir o amigo monge e fazer vai entender essa galera kkkk
O Mestre mandou desenvolver o altruísmo, Remígio. Você tá passando mais atestado de bitolado de seita.
@@AmigoMonge sou da seita do fogo no parquinho prezado cara com fantasia de monge! :)
Olá monge! Sou novo no canal. Gostaria de saber , se possível, qual a sua linhagem. Grato pela atenção
Bom dia, Ricardo. Sou ordenado na escola gelugpa, tenho transmissoes nas 4 escolas principais (Gelug, Sakya, Kagyu, Nyingma), e sigo uma abordagem crítica e não-sectária do Budismo Tibetano que pratico e ensino.
@@AmigoMonge muito obrigado por responder-me! Fiquei realmente feliz . Estou gostando dos seus vídeos. Muito elucidativos e sem aquela afetação que estou acostumado a ver rsrs. Obrigado por tudo!
É importante para uma pessoa leiga, que se interessa pelo budismo e quer sair da espuma dos livros de aeroporto, encontrar um guru, um lama, um centro de prática, que seja acessível. Do contrário, ela pode desanimar sem nem ter conhecido uma prática.
Quando eu senti esse CHAMADO (haha), eu procurei vídeos que se aprofundassem mais na filosofia budista, e encontrei o canal do Tendrel. Assisti um vídeo, dois, três. Não entendi nada. Insisti. Depois de muito assistir os vídeos dele, cheguei à conclusão de que budismo não era pra mim, que seria muito difícil eu conseguir ME TORNAR budista. Sabe a sensação que me dava? Que eu nunca seria aceita na turminha. Dei uma olhada nos templos que ele recomendava, e não conseguia entender nada muito bem. Agora que vi esse vídeo, entendi melhor algumas travas que eu sentia quanto à ele.
Mais tarde encontrei o Lama Padma Samten, que me pareceu mais acessível, digo, melhor na didática. Nos primeiros retiros que eu fiz, eu senti imediatamente que um POSSÍVEL tinha aparecido pra mim (como dizia o filósofo Gilles Deleuze, um pouco de possível, senão eu sufoco), e que o caminho finalmente tinha sido aberto para mim. Nesse sentido, ele foi e é importante para mim - o sentido de mais ampliar, e não sufocar.
Foi muito importante encontrar o seu canal também, porque, ao contrário de muitos comentários que aparecem por aqui, o que vejo aqui é generosidade da sua parte em compartilhar sua bagagem como monge de uma forma leve e democrática. Amo também que você não se comporta como um isentão (e isso pode não ser leve para alguns). Gratidão, saúde e alegria, Amigo Monge.
Obrigado pelas palavras carinhosas e boa sorte na sua jornada no dharma
Eu sou "praticante" de Dorge Shugdem. A princípio fiquei preocupado por praticar Dorge Shugdem, por ser acusado de "demônio". Depois eu fiquei contra o Dalai Lama, mas eu sinceramente aprendi que compaixão é mais importante. Continuo praticante de Dorge Shugdem, tenho respeito pelo Venerável Mestre Dalai Lama(ou A Sua Santidade), sem querer, descobri qual a escola do Amigo Monge em um vídeo que fala sobre os ensinamentos de JeTsongkapa (mas eu já imaginava), mas essa descoberta não mudou nada na minha vida hahaha, conheço o canal Tendrel, discordo de muitas coisas, mas também aprendo algumas coisas, amo o canal Amigo Monge porque ele manda tomar lá onde o Sol não bate hahaha, crítica o modo de algumas práticas, dar ensinamentos incríveis, adoraria tê-lo como mestre(mas não vai rolar).
Não considero "minha" tradição uma seita só porque tem Dorge Shugdem, considero seita um budismo que não tem os ensinamentos de Buda como algo a ser praticado.
Estou ciente que richa Dalai Lama x Dorge Shugdem, que "meu" guro é acusado de espalhar o Budismo como se fosse um evangelho de Buda, abrindo um centro em cada esquina e tal.
Mas, tu é doido, é muito conhecimento pra ser absorvido, ficamos até perdido em meio a tantas coisas, cada dia eu aprendo mais de algo que já estudei.
Se alguém é contra mim por ter essa prática, se sustenta ódio de minha pessoa, aaa, eu lamento, mas só você irá carregar essa brasa, porque eu só desejo que você alcance a iluminação.
Oi querido. No Budismo, diabólicos são os venenos da mente, egoismo e lesar os outros. Os seres vivos são todos dignos de respeito e a Bodhichitta começa acolhendo TODOS ELES no nosso coração.
@@AmigoMonge Com toda certeza, aprendi que tenho que ter compaixão com com todos os seres vivos. Fico feliz de ter achado o budismo Mahayana, em especial o lamrim de JeTsongkhapa, espero que eu nunca me afaste deste caminho.
Quien diría que la evolución del internet, como algo al alcance de todos, traería la descomposición de la sangha y la tergiversación del sentido de la enseñanza original del Buddha.
Si. Hay mismo “maestros” vendendo “iniciaciones online” y otros que no venden enseñanzas, porque estan demasiado ocupados con la ocultación de sus crimenes
Baile Funk da Tara Vermelha foi a melhor do ano! Morri e reencarnei trêz vezes! kkkkkkkkkkkkk
muito obrigada pelos ensinamentos, monge! sempre muito bom te ouvir
Sigo em frente com Buda, Darma e Sanga na minha mente.
Bem observado! É muita gente abusando de ornamentos em discursos vazios de sentido para o Dharma! Particularmente, acompanho seu vídeos e gosto de todos, mas esse... lacrou! Chega de arrogância usando discurso budista... Sobretudo quando sabidamente não há prática!
P.S.: Sou budista
Não sabia que tinha tanta fofoca no Budismo tibetano.
Ainda bem que escolhi o Theravada.
@@joaovernieri8409 não fale dessa maneira displicente. Você arrisca cometer um karma negativo contra a Joia Sangha. O Budismo Theravada é aparelhado pelo governo e tem inúmeras questões, que não são da minha conta. As pessoas e os kleshas são idênticos. Todos os mesmos desvios também existem ali. O que sobra é o refúgio no Dharma - nao nas instituições
Monge, me esclarece uma dúvida? A prática do Chagdug Gompa Odsal Ling é ligada à Tara Vermelha. O Centro Nyingma é mais ligado à prática do Buda da Cura. Como funciona isso? São dois templos da mesma linhagem mas que trabalham com bodisatvas diferentes? (Tá correto falar dessa forma?)
Obrigada!
Oi Monique. Esses dois centros são de orientação Nyingma, mas sao de Gurus diferentes. Chagdud Rinpoche enfatizava a Tara Vermelha. Tarthang Tulku, o Buda da Medicina.
Existem milhares de Budas diferentes, acabamos cultivado alguns em especial, porque nao damos conta de fazer práticas conectadas a todos eles. De uma forma BEM GERALZONA e empobrecida, Tara “serve” para proteger, conceder desejos e controlar nossas emoções negativas e os outros seres, e o Buda da Medicina, para purificar os karmas da raiva e as doenças do corpo e da mente.
@@AmigoMonge Muitíssimo obrigada! Agora eu tô como o Bender, do Futurama: "agora eu entendi, agora eu saquei, agora todas as peças se encaixaram"
O monge comentou sobre as comunidades pára-budistas, aqui também está crescendo um grupo de tias ricas good vibes, que se chama Tara Dhatu Sulamérica. Diluiram todo o Budismo Tibetano e reduziram a apenas danças e algumas prédicas.. e ficam dançando e cantando músicas que lembram Enya.
Li em algum lugar que a fundadora chegou a se apresentar para o Dalai Lama...
Que vídeo ótimo! Admiro muito a maneira como você se coloca sobre as questões. Acho sempre perigoso o "silêncio" (com fofocas nos bastidores) das linhagens sobre certos assuntos sobre pretexto de "nao ter fala inútil", mas que no fim serve para esconder contradições.
Acho muito hábil a maneira como tu escolhe o que deve ser discussão pública e o que deve ficar apenas para quem está inserido dentro de uma sangha.
Maravilha!
Faço votos de que um dia possamos todos sermos nivelados e comparados por virtudes e não comparados em desvirtudes e confusões diversas. Tendo interdependência com o Buda por sangue da família dos Shákya e sendo da própria Sangha do Honrado do Mundo, Devadatta estava sempre por perto. Mesmo Devadatta realizando várias ações não virtuosas e tendo traído o Buda várias vezes, ele foi, membro da Primeira Sangha. Isso não faz do Buda conivente com os crimes de seu primo, e nem faz da Sangha do Tatágata, uma Sangha profana. Que essa memória dos Sutras possa afastar as visões impuras sobre todos os Lamas citados nesse vídeo. 🙏
Buda não foi conivente com os absurdos de Devadatta PORQUE não o promoveu nem endossou como Mestre, ignorando manchetes de jornal e acusações acumuladas - então acho simplista você equiparar a personagem do vídeo ao Buda. De restante, que as suas aspirações positivas se cumpram. Não entendi bem a parte em que você se referiu à visão pura - mas ok. Boa prática
Reverendo@@AmigoMonge Eu acho que eu não entendi o seu vídeo, então, não era pra mostrar que todas as Sanghas tem problemas por serem compostas de pessoas? (A aspiração de visão pura obviamente exclui e execra o professor criminoso). Mas você mesmo não tem dúvidas se é fato que os professores do Chagdud Gonpa compactuaram com esse criminoso? Não é problemático que exista uma possibilidade de que eles se equivocaram e essas informações causarem divisão na Sangha e gerar para os praticantes de lá, quebras dos compromissos por plausível especulação?
Oi. Essas informações são completamente públicas: como disse, espero que tudo se resolva em paz! Não tenho nenhuma pretensão de “desqualificá-los” como linhagem, templo etc - as imagens continuam no site deles agora em janeiro 2023. Os fatos são públicos. Se alguma pessoa se sentir confusa em seus samayas, o correto é se aconselhar e buscar entender primeiramente DENTRO da própria instituição. A integridade das pessoas vale mais do que a pompa, e o dharma vale mais que os CNPJs. Eu não tenho como prestar mais esclarecimentos sobre motivações, intenções, samayas e associações de pessoas terceiras. Bom final de semana
Oi ,eu também! O fato é que talvez a interpretação pro caso seja menos cheia de tramas complexas de maldade, omissão ou conivência, ao menos no nosso nível Brasil, se olharmos a Sangha do Chagdud por aqui. Você conhece os centros de Dharma, esses sites são cuidados por praticantes, não existe um setor de TI e Comunicação oficial, são todos ou voluntários, ou são pessoas que fazem serviço temporário. Por exemplo, a Lama Tsering, na flor do seus mais de 70 anos, usando aparelho de surdez, duvido que assista, quissá, televisão, quem dirá ficar de olho no que os voluntários excluem ou inserem no site. Houveram pessoas dentro do Chagdud Gonpa que tiveram sua integridade violada?
Reverendo monge, sinceramente, acho que o Chagdud Gonpa não merecia essa associação com os Templários Budistas de Internet, como se a culpa fosse da Lama "X" ou "Y" e isso se justificasse duplamente "porque elas são passa-pano pra estupradores", membros de uma rica instituição que se degenerou em giras de ayahuasca. Acho que cabe a ilustração do exemplo que tu deste do cartão de crédito do Padre Júlio, não existem meios de fiscalizar quem se aproxima das iniciações e ensinamentos, voluntariado, e afins, nem o Chagdud Tulku tinha, a única vantagem dele com relação a isso era um grupo pequeno. Também, no budismo tibetano em geral, se tem uma fé gigantesca em "interdependência", se o fulano encontrou o Dharma com professor "X" e dele se aproximou pra fazer iniciação, pode ter certeza que nenhum dos tibetanos e americanos iria imaginar que isso se desdobraria em giras de ayahuasca com Tara. Aliás, a primeira coisa que ia passar na cabeça deles é a "Interdependência auspiciosa". Também, esses mini-trolls do Adharma, caçadores de tretas de um Tibete que nem existe mais, com certeza absoluta fogem dos olhos da Chagdud Khadro e da Lama Tséring, e não escutam direito os ensinamentos.
Muito bom vídeo, estava com saudades.
É muito triste como isso sempre acontece com ocidentais qnd tem contato com religiões orientais(principalmente as iniciaticas e com parampara), essa tentativa de difamar outros mestres, gurus, monges de outras tradições com base em uma arrogância de que realmente sabe de algo, sendo que o contato com a tradição é super pequeno e limitado. Seria tão mais proveitoso para essas pessoas gastar o tempo fazendo sadhana, se dedicando as práticas e as tradições, do que difamando os outros.
Tô gostando de algumas coisas que o monge diz e gosto bastante do Tendrel também. Tudo gente boa. Mas as identidades se chocam mesmo, é normal do samsara.
Conheci CTR em 96, amo meu professor. E também amo você! Om ha hung.
Om ah hum
🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Tem que tomar muito cuidado com esses canais de youtube que supostamente ensinam sobre o darma. Quando o apresentador começa a emitir opiniões sobre os ensinamentos e tal, o que geralmente se vê é pura arrogância, distorção e sectarismo. Parei de assistir o canal Tendrel, por exemplo, justamente por isso. Eu tinha paciência pelo fato do apresentador ser prolixo, mas não tem como aturar discurso preconceituoso e sectário. Vejam, por exemplo, o video sobre o movimento ou filosofia RIMÉ.....quem conhece um pouco sobre RIMÉ chega a ter dor de estômago ao escutar essas opiniões totalmente desalinhadas e distorcidas. Muita gente vai ver isso como uma crítica negativa, mas minha intenção é só alertar aqueles que estão começando a ouvir esses ensinamentos pela primeira vez e, portanto, ainda não têm condições de tirar suas próprias conclusões.
Exatamente! Se respeitamos as religiões e escolhas dos outros, porque criar discórdia dentro do próprio Budismo Tibetano? Antes de querer corrigir como o amiguinho pronuncia OM MANI PEME HUM, é importante olhar se não estamos colecionando crimes dentro do nosso templo doméstico.
17:17 culto de personalidade é praticar o referido protetor ao qual a liturgia em si era sectária, eu conheci praticantes da Ásia do tal protetor quem diziam que esse protetor deveria estar acima de Guru Rinpoche kkk tem uma lista longa de protetores, é incrível quem os adoradores encalham bem ali bem naquele
Que legal que você tem experiências na Ásia - te convido a fazer como eu - praticar a honestidade intelectual e colocar aqui essas referências sectárias na liturgia - transcrição, foto, etc. Quem “diziam que deveria estar acima do Guru Rinpoche”? Pois, é absurdo e burrice querer colocar qualquer Dharmapala no mesmo nível ou uma blasfêmia colocar acima de qualquer Guru/Yidam. Você parece reproduzir dessas ‘scare tactics’ e ‘satanic panic’ - características que evidenciam uma mente pequena com tendências a comportamentos sectários e discriminatórios. Vamos trabalhar com provas? Fotos? Textos? Evidências históricas? Documentos? Volta aqui e dá mais referências - caso contrário, vc vai posar de doido fake das teorias da conspiração.
muito obrigado pelos seus vídeos. Eu realmente espero que vc continue assim
Essa pratica de tara vermelha nao existe na gelugpa ?
Essa prática específica não existe nem na Gelugpa, Kagyu, Sakya... E nem no restante da Nyingma - é uma prática específica desse 1 mestre que guardou em segredo, e repassou pra apenas 1 pessoa, que repassou para 2... e hoje, pela falta de cuidado de alguns discípulos, está na boca do povo, sendo profanados os mantras e a Deidade em Caieiras-SP, na gira de ayahuasca.
@@AmigoMongeeu frequento esse templo de Caieiras e recentemente recebi a iniciação de tara vermelha no Odsal Ling!
Gostei das explicações sobre as sangas brasileiras. Sobre o hater... Problema psicológico dele... Nem leve para você
Nao levo comigo. Que ele seja feliz. Mas achei correto apresentar o contraditório - pq a gente se cala e mentiras se transformam na história oficial
E quando vai ter vídeo de tu tocando piano?
Never
Eres practicante del Dholgyal no?
Praticante del dharma si
@@AmigoMonge Lo supuse.. Bye.
Passeando por aqui me deparei com esse vídeo e abri ponto. Senti em sua fala uma descrição desse " caso" como se fosse uma briga de 5° série. Quando Dalai-lama venho ao Brasil em Cotia em um evento presencial ( eu estava lá) ,ele foi interpelado publicamente por uma praticante que perguntou diretamente se essa prática poderia ser feita ou não. Ele não teve saída a não ser se pronunciar e enfaticamente disse diante de 1000 pessoas, empresas, etc. - Não façam essa prática!
Ele também silenciou e encobriu casos de abuso, etc. Essa prática foi feita pelos Lamas do passado e ate pelo proprio Dalai Lama atual ate os anos 70+. Existem razoes politicas e caprichos nos discursos. Eu acho curioso esse cancelamento seletivo porque o Dalai Lama disse que esse Guru que ensinava no Odsal Ling “caiu na desgraça”, mas também temos aqui vídeo do outro guru deles, Phakchok Rinpoche cometendo estelionato religioso, eles tem Lama Antivaxer, Lama cobrando pra ir perdoar nazistas, etc, mas o que vale é censurar a fé do vizinho e discriminar e querer cancelar e boicotar os outros, ao invés de cuidar de abusos e outros crimes no proprio quintal. O Dalai lama é um dos grandes mestres do budismo tibetano, mas nao é unanimidade e provocou conflitos EM TODAS AS ESCOLAS. Para mim, tanto faz se a pessoa acredita em Tara, Dorje Shugden, Dalai Lama, Shakyamuni. O que é absurdo e querer promover uma cultura de caça às bruxas, violação de direitos humanos, proibir de se conversar com outros, etc e todos esses comportamentos dignos de seita e AO MESMO TEMPO se colocar como seguidor do caminho de bodhisattva.
Ou seja, a questao nem é a deidade x ou y, mas algo muito mais básico.
Antes de debater o sexo dos anjos e o invisivel, vamos trabalhar com equanimidade e para que os espacos budistas sejam locais seguros para convivencia de mulheres e criancas
@@AmigoMonge essa prática de encobrir crimes sexuais é acobertada por TODOS os homens dessa planeta há século e séculos.no Brasil nem se fala. Assim se construiu o patriarcado. As únicas pessoas que podem quebrar esse ciclo são as mulheres ao se tornarem despertas. Vc está querendo derruba-lo pq? Por ele ir contra o seu "reinozinho" ? Vc quer o lugar que ele ocupa?
E conexão importa SIM e muito. Talvez seja uma das pp energias do planeta.
Você é maravilho, amigo Monge! Gratidão por todo ensinamento!
Chagdud Riponche é ligado à práticas com entidades inferiores? Kadro Ling é um centro de baixa energia?? Me esclareça por gentileza.
Chagdud Rinpoche tinha conexoes intimas com praticantes de Dorje Shugden, que futuramente foram refutados pelo Dalai Lama. Hoje, a instituicao dele tem um comportamento predatório contra aqueles que mais os ajudaram.
Nao existe “centro de alta ou baixa energia”, o Chagdud Gonpa é uma organizacao legitima, com pessoas humanas e erros humanos, como terem promovido como guru substituto Sogyal Rinpoche, um predador sexual serial, dentre outras problematicas.
Vc faz o q no "monastério"? Cuida das redes sociais do templo? Deve beneficiar muitos seres, deveras. Olha eu aqui, sendo beneficiado! Oooomm jwisif kweifjfj qoqpskcbfb oom!!
A preocupação com a minha vida é maior do que o “incomodo” para com crimes. Muita bodhichitta 👏🏼. Eu tenho bastante experiência em traduzir tibetano-ingles, tibetano-portugues, ingles-portugues, já rodei bastante o mundo para traduzir ensinamentos e cursos, também já ensinei em três continentes, ensinei refugiados tibetanos a falar inglês, e alfabetizei refugiados tibetanos de segunda geração em tibetano, patrocinei stupas e várias atividades de dharma, completei alguns estudos, transmissões e retiros que me habilitam no vajrayana - para a tristeza dos haters. Espero que você tenha feito muito mais do que eu - um abraço.
Nao captei a referência pq eu sou jovem
Jovem?? Com essa cara de acabado?? Faça mais mantras pra rejuvenescer.... Ooom pqsjduch duque qosjdh uewowofjfj loooljhwhw oooom!!
Eu doo minha força vital em prol dos seres destituidos 🥤
Veio de textão de novo? Foi uma pergunta retórica!! 🤣🤣🤣 Dá pra saber de longe quem trabalha e quem enrola e quem finge trabalhar
Poxa, confesso que agora estou desorientado depois de assistir esse vídeo, sou iniciante e comecei os estudos no Odsal Ling, e vendo esse vídeo, me fez pensar se continuo!
Procure conhecer e tenha suas experiências e opiniões
Obrigado Amigo Monge, seu trabalho é muito bom na luta contra o capitalismo no Budismo!
Não se desoriente não!! Sou praticante no Odsal Ling há 30 anos, e minha transformação ocorreu ao longo dos anos com muitos resultados incríveis… Posso garantir que esse monge não sabe o que está falando!! Essa linhagem que ele segue é uma escola budista que não tem luz, nem ensinamentos autênticos…
@user-lc5fv2gz5u você não aprendeu muito budismo se você por não gostar de UM VÍDEO se sente confortável para DESQUALIFICAR TODA UMA LINHAGEM, de mais de 500 anos e que remonta ao Buda. Um karma negafivo grave e completo para a pessoa budista.
Entendo o seu posicionamento, mas não da pra falar que o Amigo Monge de nada sabe, seus videos mostram isso por conta própria, entendo sua indignação mas o que ele fala só instiga a vontade de saber mais, fique em paz, estou me encontrando e agradeço sua preocupação ❤@@MariaEmiliaBarbosa-n9t
🙏
Algo bastante desconfortante e eu não queria comentar aqui, mas vi novamente no Instagram os ataques é essa associação ao Gompa com as ações de outros mestres. Não é como se o Tendrel ou qualquer outra pessoa que participe ou se diz integrante do Chagdud realmente representasse o Chagdud e suas instituições.
Nunca vi nenhum comentário sectaristas de nenhum lama, muito pelo contrário. Todos deveriam participar do Dharma na sua melhor habilidade e se entregar com amor e consciência. Já foi reforçado diversas vezes que não devemos aceitar qualquer coisa que os professores dizem, muito menos nos deixar passar por situações de constrangimento.
Para mim sinceramente, essas atitudes aqui são apenas para gerar intrigas e chateação. Isso não exclui de forma alguma qualquer crime, inclusive é necessário dar nomes, mas não associar de forma tão baixa assim.
Bom, meu coração se encontra muito triste com isso tudo. Mas vida que segue
Não há nenhum ataque ao Gonpa. Convido você a ler os comentários e ver quem recebe os ataques.
@@AmigoMonge eu sinto muito esses ataques amigo monge. Você não merece nenhum deles
É uma situação bastante triste na verdade. Gostaria muito de continuar acompanhando novas informações sobre o dharma por aqui, e não deixar esse ambiente tão precioso virar um campo de batalha
@@lucas10rodrigues terá mais 3 videos na serie “Guru é Tabu”. Depois voltaremos pra programação dos vídeos normais + uma série sobre tantra e a continuacao do curso budismo gratis (dependendo da minha disponibilidade de tempo)
Vc conhece algum budismo tibetano em Massachusetts, América?
Eu não dou indicações de gurus, mestres, templos e linhagens (até porque, mesmo que saiba que existe um local ou outro, não conheço o trabalho a ponto de dar a indicação de onde a pessoa deve se filiar espiritualmente). As dicas mais importantes que eu tenho sobre como escolher estão no vídeo “Como descobrir a sua linhagem budista”
Ahhh esse som do tibetano...😌
Om
Olá Amigo Monge! Espero que esteja bem!
Apenas gostaria de apontar que você faz parecer que seu vídeo pretende resolver sectarismo, mas na prática apenas cria mais desavenças, com todas as suas acusações ao Chagdud Gonpa. Acredito que uma pessoa que realmente estivesse interessada no não-sectarismo faria um vídeo BEM diferente do seu. Uma humildissima sugestão: pensar melhor no assunto, pensar em tudo o que você vai falar e quais implicações cada coisa vai trazer, gravar um novo vídeo e apagar este. Infelizmente esse vídeo atual só trará mais sectarismo...
Faça o seu próprio vídeo.
Monge, quando você diz que ocorre uma certa "degeneração das práticas", tipo o pessoal usando ayahuasca, eu gostaria de saber pq isso não pode ser visto a luz de meios hábeis assim como é todo o vajrayana? Pergunto isso pois muitas práticas vajrayana tibetanas foram construidas a partir do bön, então houve uma certa adaptação da cultura e religiosidade local. Pq não é apropriado que ocorra da mesma forma aqui?
Não são meios hábeis porque, como eu disse no vídeo, a origem e intenção desse conjunto de ensinamentos é o segredo e discípulos selecionados. O uso de intoxicantes, alucinógenos e plantas de poder é 100% contrário aos níveis mais básicos do dharma.
“Meios hábeis” nesse contexto, seria uma grande desculpa esfarrapada, pois é algo completamente na direção oposta do ensinamento.
Agora; quanto à sua afirmação de que “muitas práticas vajrayana tibetanas foram construidas a partir do bön”, voce poderia, por favor, dizer aqui uma lista rapida de 25 delas? Obg.
@@AmigoMonge Entendi o ponto. Quando falei das práticas e da ligação com o bön não estava dizendo que foram copiadas nem nada assim se foi o que soou pra vc, estava apenas me referindo a inegável influência do bön no que o budismo tibetano é hoje, apenas como um exemplo para questionar o pq a questão da ayahuasca ser diferente, mas agora já compreendi que é algo que vai de encontro a dharma. Obg por responder.
@Lucas-cy7sf ok Lucas. Fale mais a respeito da “influencia inegavel do bon hoje” e das varias praticas
Não entendi bem em que ponto você quer chegar com isso monge. Mas tenho certeza que você sendo um representante do budismo tibetano sabe muito melhor do que eu como se deu essas influências da religiosidade pré-budista no desenvolvimento do budismo tibetano de hoje. Se você percebeu alguma concepção incorreta na minha fala por favor me corrija. Sou apenas um estudante sobre budismo, não comentei nada aqui na intenção de ensinar alguém sobre budismo mas apenas para sanar as minhas próprias dúvidas sobre os assuntos.
@Lucas-cy7sf o ponto que eu quero chegar é que a gente tem que ter cuidado em elaborar sobre assuntos que desconhecemos, seja em público, seja para a construção do nosso pensamento. A influência se dá MUITO MAIS na direção do Bon se apropriar de elementos budistas, do que na direção contrária.
Sogyal Rinpoche participou de retiros de várias centenas de templos e centros de Dharma, as vezes sendo vários por semana, se ele enganou alguém então ele enganou todos ao redor mundo, não venha querer de por tudo na conta das pessoas que ele visitou
Um convite grátis: Jogue no google, compare as datas dos escândalos nos jornais, os documentários acerca de seus crimes e a agenda de suas atividades. Cada pessoa “responde” pelo seu karma. Não sabiam? Sabiam, mas não acreditavam? Acreditavam, mas não se importavam? Não sei - isso, cada um dos “todos ao redor do mundo” tem que responder individualmente. A história de Sogyal é para ilustrar como, ao invés de se ocupar com a prática do vizinho, a gente teria mais lucidez questionando a nossa própria prática e tendo um olhar crítico para o mundo que nos cerca.
@@AmigoMonge eu nunca gostei dele, só de olhar eu já sabia que tinha algo errado ali, eu não vou defender ele não e eu nunca tinha ouvido falar de escândalo algum. Ademais, os Rinpoches da antiga nem liam jornais e nem acessavam a internet, eu duvido que soubessem... não adianta você com a tua perspectiva de 2022 julgar um tibetano a décadas atrás
@@shortsdeliveries moço, ele morreu já existia Covid 😂 nao to falando da idade da pedra lascada.
Que treta é essa com tendrel? Alguém me explica?
E alguém tem contato de um prof/guru de shinto budismo pra eu tomar votos?
Moça shintoismo é uma coisa e budismo é outra. Se existir esse shinto/budismo é um neo budismo. É como perguntar se o Bongpo é budismo tibetano ou não, até pq o shinto e o Bon são similares em termos de práticas, pq ambos são xamânicos, porém um é prática xamânica nipônica e a outra prática xamânica tibetana. Mas se há shinto/budismo é complicado. Nunca ouvi falar, até pq sou descendente de japoneses, e no Japão existem centenas de religiões novas, agora posso afirmar que no Japão, existe um sincretismo muito forte entre shintoismo e budismo. Quando vc anda pelas ruas do Japão, vc não saberá distinguir entre um otera(templo budista) e um jinja(templo shinto). Pq os símbolos se mesclam e só quem conhece msm do assunto que sabe. Até pq os nativos japoneses não praticam fielmente uma religião, e eles se consideram sem religião na maioria das população.
Acho tmb que vc possa estar se referindo ao shugendo ou ao onmyodo. Que são práticas que mesclam o budismo, shintoismo, taoísmo e confucionismo. Alguns são chamados de yamabushi, que são praticantes que vão para as montanhas entoar mantras budistas, ou orações shintoistas e ainda fazem mudras próprios. Praticamente embaixo de cachoeiras etc.
E por último o xintoísmo é uma religião ESPONJA, pq a milênios ela vem absolvendo práticas de outras religiões asiáticas, inclusive a teorias (não comprovada) que ela tem ligação até com o judaísmo.
Sobre esse negocio de linhagem eu sempre falo: olha, é como curso. Se a pessoa criar um curso excelente, todo mundo gosta. Agora se o curso é ruim, nao importa onde o cara foi formado, curriculo, etc. Todo grande mestre espiritual tem de romper pra começar algo novo, mesmo que hoje a kinhagem que foi rompida negue
Interessante sua colocação. Em algum nível, concordo. Porém, há de se ter cuidado, pois qualquer pessoa se acha qualificada para sair criando algo novo sem sequer ter se dedicado a aprender “o que veio antes”, mas se valendo da reputação do original apropriado e distorcido
Dorge shudgen é uma divindade proibida no budismo tibetano por estar ligado ao xamânismo?
Não tem absolutamente nenhuma relação com xamanismo - é uma prática feita inicialmente na escola Sakya, depois Gelugpa, e existiu minoritariamente entre alguns lamas Nyingma. Inclusive, existe um movimento político de se equiparar o Bön (Xamanismo tibetano) com as escolas budistas - o que não é de todo mau. Vou falar disso na semana que vem! A "proibição" ou "desrecomendação" do Dalai Lama - tal como a interferência dele nas demais escolas (vide: caso do Karmapa, Lamas com reencarnações duplas, reencarnações banidas etc) - tem razões políticas, principalmente.
@@AmigoMonge Sim, mas porque ela é proibida ou vista com maus olhos? Eles matam gente?
O Dalai Lama tem os demônios dele.
A pessoa xinga o guru dos outros, depois renasce como um ser infernal no Avici e acha ruim. Aff!
Vc foi pra catedral da Sé ver o Dalai Lama ?
Que gente bizarra e ingrata, credo
Humanos! 😤
Adoro você ❣️❣️❣️
Feliz 2023
@@AmigoMonge ❤️
@@AmigoMonge Pra ti tbm, meu querido!
Sempre sensato 👏👏
Olá conheci seu canal ontem... gostaria de saber se monges tem salário qdo prestam serviços? Quem patrocina as despesas de monge? E monge tem que dar dízimo a vida toda? Grata
Oi. *ME PARECE* que no Budismo japonês, o mais comum é que todos os sacerdotes recebam salário da “matriz”, ou algo assim. No restante do Budismo, é um pouco cada um por si e Deus por todos. Eu, por exemplo, sou ordenado no Budismo Tibetano desde 2009 e nunca tive nenhuma entrada fixa. Tive o privilégio de residir em instituições budistas sem pagar aluguel na maior parte do tempo (mas não sempre!), e ocasionalmente aceitei doações espontâneas ao traduzir textos tibetano-pt, tibetano-inglês etc. Sou pobre, tenho recorde de 9 meses com entrada de zero centavos 😂
Amigo Monje, bom día!! O que voce acha dos ensinamentos do Jidu krishnamurti? Obrigado pela sua dedicacao
Você toca piano? Todo video esse piano ai fiquei curioso kkkk
Não, mas é o canto que tenho pra gravar sossegado sem ninguém entrar ou bater na porta. E geralmente gravo a noite e meu quarto tem parede de drywall, então perturba o sono dos outros monges em quartos adjacentes
Se você reparar, de dia, geralmente gravo no quarto. Mas ultimamente tem sido tudo de madrugada
Reduziu o Apang Tertön ao status de mero homem, ele era um terton e um sidha e revelou essa prática de Tara que conferiu iluminação a muitas pessoas.... vish... nenhum respeito pela nobre sangha... um monge sem respeito pela nobre sangha não tem nenhum samaya
Você está com problema de ouvido ou de interpretação. Expliquei que ele foi um siddha budista que teve revelações e contato direto para com Tara. Quem não tem respeito pela sangha são as pessoas que estupram discípulos e se sentam para arrotar ensinamentos no trono e fazer gracinhas no templos budistas.
Só um adendo... O Dharma pede compaixão e respeito por todos os seres. Quando Ayahuasca é citada de forma pejorativa, temos uma questão. Comunguei esta medicina da floresta (que não é alucinógena, mas sim enteógena, regulada pela lei) por muitos anos e ela é apenas mais uma planta de poder dentre várias (conhecidas na literatura védica comp "soma"). O acesso transcendental é real.
Ocorre que a planta trabalha segundo as crenças e informações mentais do consulente. Pode-se contactar filosofias e seres de toda e qualquer religião, inclusive ateístas. O trabalho do daime não se apega a estes detalhes, inclusive realizando o sincretismo proposto pelos dirigentes. Se foi levado um ritual realizando a mescla da consciência de Pomba Gira com o conceito de Tara Vermelha (ou qualquer outra cor), não se preocupem. Não é falta de respeito, apenas a planta trabalha como Buda que deixou milhares de ensinamentos a milhares de mentes. Se mesclar esta entidade com Tara ajuda algum irmão a conectar com o que há de invisível em si, ok.
Devemos abrir a mente, pois o próprio Buda pede para soltar o barco de seus ensinamentos após atravessar o rio. Há muitos mistérios e é perigoso falar de uma tecnologia transcendental apenas por que recebeu a errônea pecha de alucinógeno.
Guru Rinpoche, Padmasambhava se apresentou a mim em um ritual de Ayahuasca. Nao sabia quem era, o que representava, nada. Após seu aparecimento,avancei nos estudos de Budismo Zen, Terra Pura, Tibetano, Theravada, depois surfei pelo Vedanta, Advaita, Sufi e afins... enquanto não entendermos que tudo está em seu devido lugar, ficaremos apontando dedos.
A experiência deve ser direta. Seja planta, linhagem budista, hindu, de matriz africana. O local de fala apenas é dado para quem se sentou na cadeira do experienciar.
No mais, bom vídeo!
Praticamente nada do que você escreveu é ratificado pelo Budismo.
@@AmigoMonge Tudo bem, amigo monge. Foi apenas um anexo, visto que o senhor citou uma planta de poder que nunca comungou. Vamos além,. Buda mata a si. Aonde? Gate, gate, paragate... além do além do além. Todo conhecimento é mesmo torto... Para além de Buda, o TAO. Deixo o senhor com o silêncio e a pulsante vida, os maiores mestres. Abraço fraterno. Grata pela atenção.
Dzongsar não é professor do chagdud gonpa
?? www.odsalling.org/portfolio/dzongsar-khyentse-rinpoche/ sinceramente, eu preferia ser corrigido ou “desmentido” em algum dos pontos relevantes levantados no vídeo.
@@AmigoMonge o dzongsar vem uma vez a cada 4 ou 6 anos no kl e da ensinamentos de sua própria linhagem, como em 2014 e 2019. ele não foi ordenado pelo chagdud gonpa, não é da linhagem do gonpa. Ele tem sua propria instituição, sua própria sangha, seus métodos e está longe de ser sectário. o chagdud gonpa pode ate usar a imagem dele com um dos professores de la mas raramente o dzongsar vem, e as pessoas no chagdud gonpa não tem acesso ao dzongsar, para ter acesso a ele é por outro meio. Eu sou sigo dzongsar desde que o conheci em 2014
fora que ele não se considera apenas ningma, ele da ensinamentos e iniciações sakia e kagiu tbm
Em qual escritura budista está dito que prática de entidades inferiores é aceitável?
Antes de pedir bibliografia: o que você quer dizer por "prática de entidades inferiores"? Me explica o que vc quer dizer que eu te dou as referências
@@AmigoMonge Entidade de um reino inferior, tal como é usado, comumente, em textos budistas. E eu falo de escrituras budistas Indianas, onde budistas indianos adotavam entidades inferiores como oráculos, por exemplo? Eu só vejo referência a isso como sinal de degeneração.
Eu acho que você está confundindo alguns termos. "Reinos Inferiores" se referem ao seres infernais (coitadinhos ardendo ou congelando), espíritos famintos (que passam fome, não dão "revelação") e animais (estão caçando ou virando churrasco).
@@AmigoMonge É reconhecido que Gylapos são seres do reino pretas, portanto, de um reino inferior. Seja Gyalpo Shugden ou Pehar.
@alephfirmino Gyalpos não são pretas. A classificação entre 6 reinos é uma simplificação genérica e desconsidera uma quantidade enorme de seres híbridos e/ou que não se encaixam nesse modelo. Dito isto, “práticas com seres dos reinos inferiores” são feitas em todas as escolas, especialmente na Nyingma: oferendas para os seres do bardo (devoradores de cheiros), oferendas aos deuses das montanhas, às deidades regionais, aos Nagas, às oito classes de “espíritos” mundanos, aos obstrutores e a toda fauna budista. Esses seres (como todos os outros “desiluminados”) são dignos de compaixão, e, alguns deles, quando agradados, colocados sob controle, etc. têm POTENCIALMENTE um papel contributivo em favor do praticante e do budismo. Inclusive, nos preceitos Mahayana do Treino da mente (lojong), um dos quatro compromissos é fazer oferendas a eles. No tantra, isso tem outros significados. Dito isso, o refúgio é unicamente nas Tres Joias - onde esses seres NÃO ESTÃO INCLUSOS. É verdade que existe uma serie de pessoas mundanas que nao tem nenhuma compreensao de dharma (exemplo: pessoas em vilas remotas do tibete; o youtuber Spooky House que recebeu 5 minutos de ensinamento e acha que “pratica o tantra mas nao segue o caminho de bodhisattva” e outros seres confusos que realmente cultuam e veneram esses seres e outros de uma maneira que transgride completamrnte o refugio budista). *Dorje Shugden não é um “espírito Gyalpo”. A palavra Gyalpo significa REI. Inclusive em tibetano, nao se diz “Dalai Lama”, se diz “GYALwa Rinpoche” (a Majestade preciosa). Gyalchen Dorje Shugden = O Grande Rei (dos Protetores do Dharma), aquele que é dotado (DEN) da Força-vajra (Shug, Dorje). Pehar é equivale, comparativamente, a um “exu” ou “zombeteiro” do Tibete - no sentido que tem essa natureza mundana e histórico de “pregar peças” e criar confusoes.
Quem faz sectarismo e maledicência não subiu nem o primeiro degrau do ensinamento budista que é a humildade.
Estou triste com a postura dessa pessoa, muito imatura por sinal. Uma coisa é ter uma visão particular, um entendimento adquirido por meio da leitura, ouvindo, pesquisando, aprendendo a base dos ensinamentos; outra é usar tudo isso para atacar pessoas, instituições e desenvolver sectarismos inúteis que em nada auxiliam (no caso dessa pessoa é ainda pior porque ela deu uma de maria-vai-com-as-outras, papagaio de outro seguidor do Dharma). Infelizmente, até nos tempos do Buda essa atitude já acontecia (acho que tem até um Sutra sobre isso, só esqueci o nome).
Sou solidário a você, monge, e te desejo melhoras.
Obrigado. Você tem razão - a Sangha (comunidade budista) testemunhou brigas AINDA DURANTE A VIDA DE BUDA. E hoje no Brasil temos pessoas esposando visões fronteiriças e discriminatórias
@@AmigoMonge verdade! Lembrei agora mesmo da polêmica figura de Devadatta - só história cabeluda!
Pessoal, procurem primeiro saber a linhagem dos professores que voces vao acompanhar.
Quem é o professor dele? Quem autorizou ele a ensinar?
Façam sua própria analise e tirem sua própria conclusão.
Só tome cuidado quem voces seguem sem analisar. As vezes quem fala macio pode te convencer de coisas que não sao bem assim
Mais importante do que discutir pessoas, é refletir sobre ideias. Buda pedia para ser questionado em seus ensinamentos, tal como analisamos ouro antes de ser comprado. Nao existe nenhuma pessoa que possa pretender estar excetuada dessa maxima.
Dá pra ver seus olhos marejados durante o vídeo... Essa situação lamentável magoou você, sua dor é legítima. Não sei se serve de muito consolo, mas eu espero de coração que você se sinta melhor logo e volte a nos ensinar com a alegria e autenticidade de sempre! 🙏
oiê, Amigo Monge! aqui é a gata preta da dúvida sobre Buda Maitreya. este vídeo foi realmente necessário e esclarecedor. Há muita deturpação do Dharma em todo lugar, ainda mais hoje com tudo muito acessível à distância de um clique. Uma vez me indicaram o canal do Tendrel e já na hora não fui muito com a cara rs na sequência, pesquisei sobre a pessoa e as atividades, gostei menos ainda rsrsrs sem contar que achei as traduções que ele faz muito ruins. Mas sei que muitos o seguem e o tem em alta estima. Sinto muito por esses tipo de canal e pessoas que servem mais ao ego e não ao Dharma e, ainda assim, conseguem avançar. Obrigada pelas instruções! Tashi Delek 🌈⭐🙏🏻💕
Ainda não respondi seu email. Ninguém é obrigado a gostar da forma como uma pessoa ensina. Imagino que o conteudo dele tenha valia para um grupo de pessoas👍🏼
Amigo monge o que é exatamente o budismo? RESPONDA por favor.
"Budismo" é uma generalização / umbrella-term, que agrupa uma coletividade das "religiões de matriz budista", extremamente heterogêneas, mas que, de alguma forma, se pretendem como descendentes dos ensinamentos do Dharma dados pelo Buda Shakyamuni.
Estranho seu vídeo apareceu para mim quando eu estava procurando o mantra do Guru recitado pelo Chagdud Rinpoche. Fui praticante do budismo tibetano vajraiana de 2000 até 2022. Recebi a maioria das iniciações do Chagdud Rinpoche. Fazia retiros direto no Kadro Ling, depois que me aposentei e minha mãe faleceu (eu cuidava dela com Alzheimer e outros problemas) fui morar no Kadro Ling, na expectativa de realizar o sonho da minha vida, o qual era servir totalmente ao darma. Consegui morar lá 3 meses. Toda ilusão e expectativa que eu tinha foram desfeitas. Continuei a participar dos retiros, mas nunca fui ortodoxa com minha fé. Jamais consegui ter uma fé cega ao ponto de pensar que só minha religiao, linhagem ou prática é a melhor. E com o passar do tempo fui tendo cada vez mais dúvidas, por que eu me recusava a fazer uma auto lavagem cerebral para poder pensar do mesmo modo que a sanga do Kadro Ling. Sempre com dúvidas em relação ao darma, pois eu via muitas contradições e arbitrariedades entre a teoria e a prática. Daí ao ver vídeos do Alcione Giacomitti sobre espiritualidade, ele fala muito sobre a degenerescência em todas as grandes religiões, inclusive o budismo. A partir daí muitas dúvidas que eu tinha foram se esclarecendo. Daí agora em 2022 retornaram os retiros no Kadro Ling e para participar presencialmente era necessário ter a carteira de vacinação completa do Covid. Para mim foi o fim. Sou radicalmente contra a obrigação dessa picada. E realmente, fomos proibidos de ouvir qualquer coisa da linhagem dessa deidade. E quanto ao" Tendrel "ele tem a mesma postura de todos praticantes do budismo tibetano vajraiana que conheci: só eles sabem da verdade, só eles têm os Lamas autênticos e verdadeiros, só eles chegam a iluminação. Para mim que tem essa postura de total falta de humildade já está perdido. Quanto a Chagdud Tulko Rinpoche era um ser iluminado, foi meu mestre raiz, meu Guru. Toda devoção e respeito a ele. Desculpe me alongar. Seu vídeo foi ótimo para eu ver que não estou tão equivocada. Quanto a Sogyal Rinpoche e tantos outros Gurus que fizeram essas atrocidades eu chego a conclusão de que na real não acreditavam no que ensinavam, ou seja, no carma. Pois se acreditassem não o fariam. Foi mais uma das minhas grandes decepções. Há livros sobre esses fatos infelizes.
Nair, td bem? Estou iniciando no budismo tibetano e gostaria de ouvir/ler sobre suas experiências nessa linhagem (que é a que mais acompanho pela internet por enquanto, pela proximidade física do templo de SP com minha cidade). Gostaria muito de te ouvir se não for lhe trazer alguma mágoa ou gatilho.
Se a resposta for sim eu posto meu e-mail p nos comunicarmos, obrigado.
Budista anti vacina é que é o fim da picada
Eu ouvi... Treta?! 😱
Estou impressionado. Parece que baixou Éris. Pôs um pomo dourado na mesa e pronunciou: Kallisti.
Me parece que alguém quis desforra por que não foi convidado para um casamento tentando passar a sua dor, e acabamos com a guerra de tróia, mais dor e todo tipo de catarse em que cada um pode mostrar o que tem dentro, bom ou ruim. Cada dia surge uma nova repercussão.
Poético🥤
@@AmigoMonge Homérico.
🏛📚
@@leandrospitzer2551 Pedante 🥱
fico pensando em krishna, Buda, Cristo... olhando e falando "pqp, não dá, eles destorcem tudo" kkkkk Budismo é minha casa, não me envolvi de forma direta com nenhuma linhagem, e confesso que tô meio besta em saber disso tudo (não surpresa, são instituições mantidas por homens)..
To gostando muito dos seus videos, tem discernimento, visão social e política...
No hay que pelearse con las instituciones, muchas veces son el único camino que nos queda para avanzar, la práctica no puede reducirse a una burbuja de individualismo, eso sí hay que tener cuidado con que institucion nos relacionamos
questão de ter uma linhagem é saber quem vai se responsabilizar quando você começar a inventar Dharmas da própria cabeça, qualquer Dharma que não venha de um iluminado é um dharma falso. Depois tem esse apedrejamento dos outros, isso é coisa pra um monge fazer?
1) não vou inventar dharmas da própria cabeça: 2) a pessoa laica (questionavelmente “budista”) não tem ingerência sobre a sangha ordenada; 3) não apago comentários de hater, então desafio você ou qualquer outro a refutar qualquer frase “de dharma falso” nos meus discursos; 4) apedrejamento? Falei que é uma linhagem legítima - mas, ao mesmo tempo, tão questionável quanto todas as outras. 5) você vem com discursinho agressivo de que eu vou “inventar dharma da própria cabeça”, “falar coisas que não vem de um iluminado”, “ensinar dharma falso”, “fazer apedrejamento” e questionar meu comportamento enquanto você levanta pelo menos 6 acusações contra a minha pessoa. Bem engraçadinho e bem budista good vibes 😂 “isso é coisa pra um laico fake fazer?”.
@@AmigoMonge as tuas interpretações sobre os outros são para você apenas, quando você expor as tuas interpretações na condição de monge e usando as vestimentas isso te coloca na categoria de comentários, então é dharma falso porque são comentários. Neste vídeo aqui você não trouxe o Dharma em si e os outros vídeos eu não vou nem clicar
@@shortsdeliveries oi, eu sugiro que você estude mais - não precisa ser comigo, de preferência. Cuidado porque você demonstra tendencias meio perigosas pra a prática. Engraçado que você está me atacando ha 50 linhas e caladinho acerca de 50 estupros. Revolta seletiva…
@@AmigoMonge para de mentir, monge que mente senta no colo do Mara, eu já critiquei várias vezes o Sogyal em várias ocasiões por vários lugares principalmente por causa dos estupros... se você não fosse tão agressivo e não visse tanta falta nos outros o tempo inteiro talvez já tivesse se iluminado e saberia disso
Agora eu dei risada 😂😂😂 feliz ano novo
Desse 1 milhão que o fofão pede na campanha do print, metade é pra comer donuts
Malvado voce 😂
Pior que eu fui olhar de curiosidade, e eu seguia o Tendrel. Eu devo ter escutado algum ensinamento de Dharma nele e acabei me inscrevendo. Como pratico o Zen e esse acaba sendo meu foco principal - gosto de ouvir o Dharma por outras correntes, também, às vezes eu entendo algo com a explicação de um monge de fora do Zen -, deixei de seguir, até porque, se eu nem lembrava que seguia, é porque não estava fazendo falta. Obrigado pelo vídeo, e realmente é super importante prestar bastante atenção no mestre, antes de sair por aí colocando o dedo na cara dos outros.
Ele é membro ou simpatizante dessa organização (que entendo que ele não representa oficialmente, mas faz de tudo para fazer associação de imagem). Não estou pedindo cancelamento dele, apenas apresentei o contraditório - aliás, se ele se sentir incomodado OU se quiser, posso abrir meu canal para discutirmos o assunto em live - não gosto de discursos totalitários.
@@AmigoMonge entendi, meu caro. De qualquer forma, como disse anteriormente, eu sequer acompanhava, então desfiz a inscrição. De qualquer forma, vale a pena manter os olhos bem abertos.
OM VAJRA WIKI WITRANA SOHA ❤️❤️❤️
Eu sou Lama 20 anos estudando 40 anos. Vc é excelente e sua compreensão do budismo muito boa. Concordo muito com sua reação por isso que meus estudantes pagam minhas aulas e minha presença. O ocidente pensa sexo e dinheiro… seja sexy e caro par ter valor!
Tashi delek e boa semana
@@AmigoMongebonsoir et bonne fin de semaine
Esto tiene que ser un chiste
Só dou um Like por não poder dar 1.000…! Top
Sua fala e apresentação em público é totalmente inadequada.
Estuprar discípulos e promover estupradores é totalmente inadequado. Cancelar a linhagem dos outros. Vender ensinamentos e fazer fundraising pessoal de um milhão de reais/ano. Vender iniciações. Espalhar boatos e tocar o terror, etc… mas você se incomodou foi com a minha fala 😅 parabéns por mostrar seus posicionamentos e prioridades em uma frase.
Discordo,o amigo monge é aquela criança que teve a pureza de gritar que o rei estava nu.
@@elisabetesoares794este monje Wikepedia foi morto na vida passada nas guerras tibetanas, levo um maldição de um Nakgpaka.
@@joaobarros6594 fonte: xuxa no lindo mundo da imaginação
@@AmigoMonge sua escola caiu otario! Sua secta perdeu aguera agora fica aí mamando teta dos outros! Nem no Tibet ou na Índia consegue reincar! Acorda para vida! O Moje Wikepedia.
O que eu acho ruim é a atitude do Dalai Lama de fazer "vista grossa" negando e seguidores do Dorje Shugden são agredidos.., ele gerou violência contra essas pessoas, muitos perderam suas casas e tudo q tinham... gerou sofrimento... fora afirmar q todos os outros antes dele estavam errados...
Ótimo vídeo!! Conheço o blog do Eduardo (desde 2018) seu canal (desde 2019, se não me falha memória) creio que ele leve a sério o dharma, seja espontâneo, mas ele é assíduo e rude pra falar de terceiros, ele admitiu ser rude, que é preguiçoso, e não se entrega para o darma como ele gostaria, ele não tolera que alguém fale, do Dalai Lama, seus professores... Nunca me aprofundei em nenhuma escola, linhagem... Mas creio que eu sinta mais afinidade com o advaita, admiro muito o Ramana Maharshi, considero ele um grande iluminado...
😶🌫️😶🌫️😉😉
a primeira observação é negativa ao ver um Monge usar tantas vezes o pronome "eu", empregando sua evidencia e autoridade.
Em segundo lugar a situação é complicada pois há muitas informações redundantes, argumentos superficiais, que determinam julgamentos muito estranhos.
A primeira observação negativa é que os pronomes incomodem tanto mais do que uma denúncia de crimes acobertados e vidas destruídas - para tentar calar evidências que descredibilizam autoridades.
Em segundo lugar, é complicado, pois, diante dessa crítica pronominal redundante, nenhum argumento profundo foi feito em relação ao significado - o que restou foi um incômodo vazio para com o significante e uma opinião muito estranha que sequer foi mencionada
@@AmigoMonge , obrigado por responder
Concordo contigo. Coisa estranha. Não parece nada budista. O rapaz é muito agressivo. Não digo que não fale algumas coisas com fundamento. Mas a fala em si não é benéfica.
Você acabou de deixar um outro comentário falando sobre “não julgamento” mas já deu aqui um veredicto kármico do resultado das minhas ações. Parabéns 👏🏼
Estou tratando de um caso de discriminação e perseguição etc.
E da segurança básica da integridade dos praticantes enquanto mulheres.
hahaha eu queria morar nesse vídeo 😍
Fui assistido no vapor
18: 43.....meumeumeumeumeu😂😂😂😂
os "meus" que ele citou são suas relações sagradas, que se você tiver também, deve saber respeitar também
Eu te entendi . Meu meu eu eu ego ego
Nossa, Monge! Até onde vai a criatividade do ser humano!?😨
Esse canal é um desserviço, amigo monge comprou uma fantasia e fez um canal!
Ah é? Ok. Então vamos brincar de fatos e fotos? honestidade intelectual é isso. Quer me acusar? Prova!! Tudo que eu falei está ai: pode ser verificado nas imagens do vídeo e nas denúncias policiais. Agora, querer derrubar a “concorrência” com teorias da conspiração tiradas do koo é uma ATITUDE SECTÁRIA, scare tactics, mentiras, etc. Você não é obrigado a gostar de mim, nem a concordar com nada do que eu fale. Quer ser hater de monge? Be my guest. Agora, ser hater E ser “do bem” ao mesmo tempo, não dá, sorry!!! Seu comportamento é desprezível. Que curioso essas pessoas que se incomodam comigo, mas não com os criminosos.
@@AmigoMonge esta precisando meditar ja fez shamata hj? cadê o link do Pinheiro? kkkk
@@imjunior213 meditação não é só shamatha. Pratica vc e depois vem me contar os resultados.
@@AmigoMonge nossa que conselho mega iluminador acho que vou acordar iluminado, disse o cara com uma fantasia de monge :)
@@olavswenson9812 nosso "Amigo Monge" não corre esse risco porque ele foi ordenado pelo capitão planeta, vi no canal dele!
cara, esse canal tendrel é horrível, cara super arrogante....
Falou falou e não falou nada. Parece um moleque querendo polemizar. Afff.. perda de tempo...
Eu explico o que você não entendeu: existem grupos budistas no Brasil cujos membros eventualmente discriminam outros centros como "de linhagem impuras". Esses próprios "Puros" ignoram que tinham como Guru "substituto", um abusador sexual serial que foi desmascarado e suas organizações permanecem em silêncio (dois pesos, duas medidas). Também ignoram que quem trouxe o Guru original deles para o Brasil foi justamente a "linhagem impura" que eles hoje discriminam (ingratidão como "pagamento" da bondade dos outros).
A conclusão do monge é que mais do que se apegar a grifes, marcas e CNPJs do dharma, o que vale é a prática. E ela jamais deve ser PERSECUTÓRIA.
Sou kadampa e adorei o seu vídeo bênçãos de Dorje Shugden para você monge Om Vajra Wiki Witrana Soha
Do Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rimpoche. Sempre me perguntei se a Nova Tradição Kadampa pode ser também chamada de Gelugpa, já que foi fundada por Je Tsongkhapa.
primeiro e último vídeo que vejo de você, teu samaya é inexistente, a tua observação os preceitos é nula, comportamento completamente inadequado e você ta aí solto sem o teu abade pra te por no teu lugar
Tem um ditado tibetano que diz que a verdade pode machucar um coração imaturo (tradução adaptada, pq ipsis literis não faria tanto sentido em português). Busque o aconchego em mentiras confortáveis - tudo é uma questão de tempo e estágios da prática. Passar bem.
@@AmigoMonge você tem que largar disso aí e fazer uns retiros do Hinayana, não está te fazendo bem achar que você tá com tudo porque alguém te aceitou no vajrayana, se te aceitaram significa que te aceitaram e só, não significa que você é melhor
@@shortsdeliveries aqui no canal, eu já ensinei que “hinayana” é um nome extremamente depreciativo e desrespeitoso - o termo correto para a pessoa de dharma se referir é THERAVADA. Tá no terceiro vídeo da nossa série “Budismo Grátis”. Aliás querer “expulsar” alguém do mahayana ou aconselhar a abandonar a Bodhichitta em favor do theravada é uma violação direta dos preceitos de Bodhisattva - parabéns 🎉🥳
@@AmigoMonge só falei pra você passar umas temporadas no Hinayana pra organizar as ideias, só pensei no teu bem, depois você volta. Mas você não percebeu isso porque você é ultra violento, ultra agressivo, não se comporta dentro do que é esperado de um monge, você precisa se reciclar e por a cabeça no lugar e parar de ser tão violento
@@shortsdeliveries não tem boa educação com essas conversas de “você não presta, vai pro HINAYANA”. Acabei de te ensinar que essa palavra é extremamente pejorativa. Você pode querer me ofender, mas respeite o primeiro veículo budista! THE-RA-VA-DA!
Esse tipo de vídeo e abordagem é tola, superficial . O darma é superior a todo esse bla bla bla inútil, coisa de quem se importa com a forma e não o conteudo. Vou bloquear.
Realmente, se você não aguenta ouvir contraditório por 5 minutos e acha que tem que haver silêncio perante atitudes sectárias, talvez o melhor seja você me bloquear. Também evite encontrar com as vítimas. Força, guerreiro da luz.
Esse cara estava obviamente mal intencionado, mas até entendo as pessoas perguntando sobre a sua linhagem. Quando conheci seu canal, me interessei muito pelo budismo tibetano, ai fui procurar informações por fora e nossa, quanta coisa. Várias linhagens, vajrayana, mahayana, "o que é um sutra meu deus?", "tantra não é aquela coisa de sexo tântrico? os monges fazem sexo tântrico?!". É como imagino o monge indiano que você trolou (te stalkeio em várias redes) chegando agora no catolicismo e vendo os fiéis praticarem canibalismo com o deus deles. Sem contar toda a linhagem de santos, e o fato de que Jesus é Deus e pombo. São perguntas que eu queria muito te fazer mas não faço porque não quero encher o saco, e a internet tá aí pra isso, com todos os seus recantos sombrios.
Bom, pedir o cartão de vacinação é a coisa que eu esperaria que a Khadro fizesse, e me faz admirá-la ainda mais. Talvez vc não tenha entendido meu texto. Eu não tenho uma reclamação a fazer dos lamas da linhagem. Eu nunca presenciei ou ouvi falar de mau comportamento dos mesmos, eu simplesmente não sirvo para essa religião. Eu vim aqui de certa forma, por uma questão de justiça e compromisso com a verdade, defender aqueles com os quais eu convivi durante tantos anos, porque o vídeo do Monge tem um tom do qual eu não gostei, que pode dar ensejo a generalizações perigosas, não totalmente claras segundo meus padrões de verdade e daquilo que VI E VIVI. Um adendo sobre Dorje Shugden - foi nos dito que essa prática era perigosa para o Dalai Lama e, já faz muito tempo, não sei se sonhei ou realmente VI o Dalai Lama falando em um vídeo para que não fizéssemos essa prática. Conheci o Dalai Lama pessoalmente em 1999 quando ele veio dar ensinamentos aqui em curitiba. Trabalhei no evento e sempre tivemos, no Chagdud Gonpa, o maior respeito por ele. Com relação ao mau comportamento de lamas, etc. e tal é um assunto tão esponhoso, mas tão espinhoso, que eu quero distância, porque aí entra a coisa da visão pura. Os ensinamentos mais fantásticos que eu li do dharma foram escritos por um desses lamas: Chögyam Trungpa Rinpoche. Então quer saber, ainda bem que eu tô fora. Muito triste, mas fora, e tentando achar meu caminho, assim como fez Stephen Batchelor. Não volto mais para ler respostas nem falar mais NADA desse assunto, pois isso mexe demais comigo de uma maneira negativa.
Tantra - no contexto do budismo tibetano - é uma modalidade dos ensinamentos que é iniciática, depende do Guru e consiste em tecnicas de meditacao que enfatizam visualizacoes e outras práticas ditas mais “místicas”. Sutras são as escrituras / textos budistas canônicos referentes às transcricoes dos ensinamentos de Buda. A comparacao “sutra x tantra” é basicamente comparar “receitas das escrituras X o jeito que seu Guru aprender a fazer o bolo com o Guru dele”.
@@gururinpoche6210 Oi Guru Rinpoche. Talvez esse incomodo da parte de quem gosta dos lamas x, y, z seja parecido com o incomodo de quem é marcado como “seguidor do diabo”, “perigoso” e “envolvido em assassinatos” etc. O refúgio é o dharma, não o CNPJ. Boa sorte na sua busca
@@AmigoMonge Nossa, não tinha visto que você respondeu, rs! Obrigada haha! E não entendi porque o Guru Rinpoche "himself" me respondeu.
Fofoca gospel adoro! Acabei de chegar no canal, quero saber de tudooo!! 🤣🤣🤣🤣🤣
O Brasil é movido a fofocas, mas não acho de melhor tom a gente dar risada em cima de crimes e vidas destruídas.
Kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakak o choro é livre amigo monge kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk