Se vc gosta do canal Homo zarpiens e vê relevância nos conteúdos e gostaria de fazer uma contribuição, a chave pix do canal é: pix@homozarpiens.com Não deixe de ver o vídeo sobre o VENTO: VENTO | Barlavento, Sotavento, Vento Aparente, Orçar e Arribar ua-cam.com/video/IUFFUm1Nr_w/v-deo.html
Certa vez há muitos anos li em uma revista sobre assuntos do mar sobre a diferença entre piratas e bucaneiros que dizia que os primeiros viviam embarcados e os segundos, viviam na costa e quando avistavam um navio, lançavam-se ao mar para o ataque. Este segundos, por viverem em terra, enjoavam e para resolver isso, utilizavam-se de tapa-olhossiHá uma explicação fisiológica para isso e então, adaptei essa dica para meu trabalho em ambulâncias. Passei a tapar com algodão e esparadrapo o olho mais fraco do paciente e "voilá", o número de episódios de vômito diminuiu significativamente e não mais fiz o que sempre fazia antes, ou seja, não mais fiz injeções de medicamentos intravenosos para o transporte de pacientes, graves ou não, em ambulância.
Fui pra alto mar pescar na década de 80 e falando sério não é fácil mesmo suportar o mal que o organismo age. Naveguei 2 hs mar adentro ao parar o barco não coloquei nem a linha no anzol corre pra proa me deitei e aí comecei. Vomitei o dia inteirinho que Deus deu, comecei as 06hs da manha e só parei de vomitar as 17hs quando o barco entrou em movimento. Seu relato foi muito instrutivo pra mim vale jovem, parabéns pelo que faz na vida, é invejável, gostaria muito de experimentar tal proeza, Felicidade abraço Deus lhe proteja no dia dia.
Xará, na minha experiência, você tem toda a razão. Só acrescento que, funciona para mim, quando vc for navegar e não está acostumado (passou muito tempo em terra), evite ficar muito tempo dentro do barco quando ele está em movimento. Ficar próximo da popa, que normalmente oscila menos que a proa, e olhar para terra ou para o horizonte da tempo para o corpo se acostumar com o movimento. Fique sempre protegido do clima para não aumentar o desconforto. Se estiver mal coma banana, não resolve mas quando vc vomita tem gosto de banana.!!🤣 abraços
Aprendi isso a alguns anos atrás aula de biologia, quando a minha professora explicou o por que o enjoamos dentro de um veículo em movimento. O mareio é igual a quem enjoa dentro do carro, a culpa do nosso sistema de orientação que está confuso com as informações desencontradas. Esse enjoo não é nada mais que uma proteção do organismo que acha que o corpo foi envenenado ou que ingerimos algo que esteja fazendo mal ao nosso corpo e por isso o nosso cérebro tenta colocar tudo que ingerimos para fora do estomago para tentar eliminar o que está gerando essa confusão e que foi ingerido. Um exemplo disso é quando a pessoa bebe além do limite, pois o álcool está gerando confusões no nosso cérebro e a primeira coisa que o corpo faz é fazer a pessoa vomitar para eliminar a fonte causadora da confusão. Na realidade o problema normalmente é gerado devido as informações conflitantes gerada pelos labirintos do ouvido com a nossa informação visual, pois os labirintos dizem que o corpo está me mexendo, mas os olhos dizem que tudo está parado e com isso o cérebro começa achar que foi envenenado e quer colocar tudo para fora. Por isso que normalmente as pessoas mareiam quando estão dentro do barco onde acabam enxergando imagem estáticas ou quando não conseguem ver mais terra no horizonte, pois o corpo perde a referencia visual que auxilia o cérebro entender o que está acontecem. O mesmo problema ocorre quando a pessoa está andando de carro e não tem uma visão do horizonte, ou está lendo um livrou ou vendo um celular, pois os labirintos estão dizendo que o corpo está balançando, mas os olhos dizem ao contrário ou dizem que com uma intensidade menor. Vejo pela minha esposa e os meus dois filhos que enjoam facilmente no carro, pois além de ficarem vendo o celular, mas quando param e começa a olhar para fora o enjoou passa. Vibrações constantes ou movimentos contínuos na mesma direção as vezes podem sobrecarregam o nosso cérebro com informações e quando não levantamos muito bem por algum motivo ou estamos muito cansados, podem acabar desencadeando o enjoou pois o cérebro já está no seu limite. Outra coisa engraçada é o cara marear em terra quando volta de viagens onde ficou muito tempo embarcado. O meu cunhado trabalho muito tempo embarcado em navios de pesca de alto mar e ficava muito tempo embarcado e normalmente em mares bem ao sul, onde os barcos acabam sofrendo um pouco mais com a agitação do mar, mas quando ele voltava para Itajaí, os primeiros dois dias ele sentia um pouco enjoado, pois como ele mesmo falava, tu fica tanto tempo dentro de um barco balançando que o ficar parado sem balanço, parece que tem algo errado. Muito obrigado, pois os vídeos são ótimos.
Fiquei enjoado de tanto ler essa explicação! Kkkk tô brincando, ótima explicação, por isso que quando fico enjoado eu olho pra longe e melhoro. Quando comecei trabalhar de marinheiro em uma escuna no ano 2000, o barco na Marina com água mansa eu enjoava tanto que quando eu chegava em casa e sentava no vaso sanitário, parecia que o banheiro estava se mexendo. Era uma sensação que demorou uma semana pra eu me acostumar.
Da África do Sul pro Brasil eu enjoei durante exatamente três dias na saída. E só consegui me alimentar depois do segundo dia, com uma alimentação bem leve. Depois não tive enjôo até o Brasil. Eu percebi que ficar dentro do barco era muito pior pra mim, ficar fora ajudava. E fechar o olho também.
a minha filha sempre desce e dorme... muito bom o video, na minha primeira travessia, o cheiro do diesel me fez marear, apos entrar o vento e subirem as velas melhorei um pouco, sempre que começava a passar mal, eu assumia o leme, isso me fazia nao marear....mas foi uma travessia curta de 4 dias...
Não tem furacão, tubarão, insolação, desidratação, frio, hipotermia que me assuste tanto quanto o mareio. Desde pequeno sempre tive sintomas, era quase como um ritual, nas primeiras viagens de carro, nos primeiros voos, passeio de escuna... Uma certa vantagem é que depois do estômago recusar o que estava dentro, eu melhorava. Até hoje não posso olhar a capa de uma revista dentro do ônibus que aquela sensação de vertigem vem à cabeça. O que me ajuda é ter um ponto fixo exterior, no caso olhando pela janela. Imagino que o horizonte possa ajudar. Ou cumprir logo o ritual para ficar bem novamente...
Muito bom seu vídeo! Li um artigo há muitos anos que tratava do assunto na parte fisiológica. Que é mais ou menos assim: "Basicamente o problema está concentrado no labirinto! O corpo está parado de fato, mas o labirinto entende que ele está em movimento! O cérebro não entende o que está acontecendo, e na dúvida, manda o estomago colocar tudo prá fora! Como se a pessoa tivesse comido alguma coisa estragada! Isso vale também para quem passa mal em aviões!" Achei bastante plausível! Abraço e parabéns por seu trabalho!
Ou seja, se menos comer, menos vai vomitar? Mas há um problema, há necessidade de se hidratar, Complicado né. Semana passada fui na ilha da queimada grande, apesar de ter tomado três comprimidos de strugeron, ainda vomitei um pouco, teve dois que ficaram pior.
Ótimo vídeo. Tive experiência e constatei que intensifica a sensação de enjôo: cheiro forte(fumaça de cigarro e do motor, frituras, óleo Diesel) Ressaca de bebida, insônia, barulhos intensos, calor excessivo. É muito desconcertante. Sem contar da presença da diarréia e que você não consegue se alimentar, ficando desidratado. 😅
Uma vez eu li que para que o corpo possa se orientar, o sistema nervoso central combina as informações transmitidas pela visão, pelo tato e pelo labirinto (orelha interna), entretanto, quando há uma divergência entre estas informações, nosso corpo interpreta isso como uma possível intoxicação alimentar, por isso ficamos enjoados, porque o nosso corpo quer eliminar o alimento tóxico que ele acha que ingerimos. É uma questão evolucionária, pois no passado o que fazia o nosso labirinto divergir da nossa visão eram os alimentos tóxicos. Para mim o que funciona é o vento no rosto e o olho no caminho. E tudo o que você falou nesse vídeo, todo esse conhecimento que você adquiriu com a sua experiência, na minha opinião, acaba corroborando com toda essa teoria.
Perfeito, Charlie! Outro aspecto q percebi em saídas pra mergulho (e isso vai ter ligação com os trabalhos no interior do barco, como cozinhar) é q o nosso labirinto interpreta o movimento do corpo, enquanto a nossa visão transmite a mensagem q estamos parados. Os alunos q passavam mal estavam distraídos na montagem do equipamento, olhando pra baixo, fazendo o mesmo efeito. Nesses casos eu sempre dei a dica de buscarem olhar para a terra (ou para a linha do horizonte). Dessa forma as informações recebidas pelo corpo entram em sintonia, aliviando a maioria dos casos.
O enfoque na questão emocional é tudo!!! De resto todos outros fatores variam muito mesmo. O que realmente tem 100% de validade e aproveitamento é a atitude de quem pode e sabe ajudar quem precisa dessa ajuda nessas horas difíceis. Bicho, você é o cara!!!
Boa noite já fiquei três dias mariado o melhor remédio para o Márcio e si hidrata e esperar o período de aclimatação depois de três dias o nosso corpo si acostuma com o balanço do barco .
Bom dia, já embarquei durante dez dias, os dois primeiros dias foram de sofrimento, meu estômago parecia que ia sair pela boca, mas depois passou e tive um apetite intenso. Parabéns, pelo canal. Abraço.
Muito bom! Vou contar como foi minha primeira experiência. A primeira vez que participei de uma velejada foi em um Ranger 22 e vomitei o dia inteiro. Inteiro!. Ia para um bordo e metia a cabeça para fora... Momentos depois ia ao outro bordo... Ai cheguei a pensar comigo: "talvez esse negócio de velejar não seja prá mim...". Após 12 horas, início meio dia e término meia noite, chegamos. Ao colocar os pés em terra firme novamente, ainda pensando em não mais voltar, dei uns 4 passos e olhei para o barco novamente. Pensei: "...é, até que não foi tão ruim...". Mais uns 10 passos, já recuperado, olhei novamente para o veleiro e disse para mim mesmo: "Nossa, eu amei! Vou seguir, aprender e não saio disso nunca mais.". Estou há pouco mais de 1 ano e continuo estudando muito e, principalmente, apaixonado, quase todos os finais de semana velejando. Hoje, quando fico enjoado, procuro olhar para o horizonte, bem longe. Tem dado certo. Parabéns pelo canal, tenho curtido e buscado aumentar os conhecimentos. Muito obrigado!
Fico muito feliz Wilton que vc esteja gostando aqui dos conteúdos do canal. Espero que goste dos próximos tb. Muito bacana saber que apesar da dificuldade inicial vc gostou a ponto de continuar. Agradeço por compartilhar sua experiência aqui!
Cap. Costumo mirar o Horizonte constantemente, nunca passei essa perrengue, outra coisa que já notei e o contra balanço ( O barco aderna para direita o corpo contrabalançar com para a esquerda somente com quadril e pernas, tornando assim a parte da Cabeça). Espero ajudar a Alguns.
em um dia de mergulho, enjoei muito, segui a dica do instrutor e fui pra água.... melhorei e logo em seguida já mergulhando piorei.... vomitei a 12 metros de profundidade, complexo, muita concentração, mordi com muita força o respirador para não escapar e vomitei.... melhorei na hora e meu mergulho ficou muito mais colorido em função das centenas de peixinhos q vieram ao meu entorno.
Muito bom. Eu pescava com meu pai em um traineira pequena. As vezes eu mareava, as vezes não. Mas ele sempre levava bolacha salgada e muita água. Fazia a gente tomar água e comer bolacha mesmo enjoado. Segundo a técnica dele: Água pra hidratar e biscoito pra ter o que colocar pra fora. Funcionava? Nunca fiquei desidratado e sempre tinha o que por pra fora...agora... comer enjoado era muito difícil. Valeu.
Uma receita que funcionou pra mim e para pessoas que passei a dica foi: Ficar em pé na embarcação assim que entrar e permanecer o maior tempo possível, funcionou demais, nunca mais fiquei mareado
Kkkk muito bom Charlie!!!! Não dá pra saber mesmo....eu atravessei o Atlântico de boa, dormindo na proa saltitante, li 2 livros.....daí ano passado na Refeno passei mal pela primeira vez...kkkkk mais uma experiência a bordo!!! Acho que a fadiga tbém pode ter ajudado, pois como viajei a noite antes da regata fiquei sem dormir!!! 😄⛵️
O primeiro barco em que estive dava stol de badalo em 100 graus. Era o viking do playcenter. Rsrs. Pessoas mais velhas costumam sentir mais os movimentos. O nosso centro de gravidade (umbigo) aumenta à medida que envelhecemos. Ele fica mais "pesado".
Boa noite, Charlie, sou pescador de mar, sempre passei mal, sempre procurei informações sobre enjoo, mas, é a primeira vez que ouço um relato sensato e coerente com tudo que já passei e vivi. Ultimamente a coisa ficou insuportável, estou pensando, até, em parar com a pesca no mar. Meus parabéns!
Oi Mauro. Recentemente ouvi falar que existem medicamentos de uso contínuo que podem ajudar pessoas com grande sensibilidade ao mareio. Acho que vale a pena procurar um otorrino(laringologista) e explicar o caso
Pro meu organismo o limão sempre resolveu, qdo podia eu espremia um limao num copo com um pouquinho de agua e tomava. Qdo não tinha tempo simplesmente cortava o limão ao meio e ficava cheirando um pouquinho. Mas tem que ter cuidado para não ficar no sol com o limão. Sempre me ajudou muito mesmo.
@@Homozarpiens já me falaram que qdo o labirinto fica "fora do eixo" devido o balanço o cerebro entende que estamos intoxicados, por isso os vomitos.. como se fosse uma defesa do corpo e o limão é ajuda. Ja trabalhei em navio e sofri mto na primeira semana e depois qdo o mar ficava mto agitado.. sempre tinha um limão no bolso rsrsrs
Eu sempre passei muito mal, e ate em aviao eu passo mal. Me ensinaram q o gengibre ajudava. Nunca mais passei mal. Pode ser em cha ou em conserva. Começa consumir 2 dias antes.
Ótimo conteúdo Capitão!!! Sempre passo mal é não tem nada que faça passar o efeito do mar sobre o meu corpokkkk falo que é o momento que eu tenho com Deus 🙏🙌
Excelente abordagem do assunto que constrange muita gente e deixa o comandante da embarcação com um ponto a mais p se preocupar. Gosto muito das placas alusivas ao tema do vídeo 👍👍👏👏👏 No aguardo do próximo. BV sempre
Minhas rezas para aguas verdes. Meio remedio mais famoso antes de navegar, pouca comida leve, orar ao deus horizonte e jamais descer aos odores de um banheiro.
Boa regra, mas o q acho de fato q é uma questão de organismo, eu não customava marear muito, mas acho q com a idade o problema alimentou, já fui navegando de Noronha a o Arquipélago São Pedro e São Paulo encarando 50h de barco e foi tranquilo, mas hj é complicado.
...acho que sou um bem aventurado 😅. Já entrei no mar algumas. Minha primeira vez foi 25 km mar a dentro, e as ondas estavam em torno de uns 3 a 4 metros e não senti nada.
Eu mareava só de entrar no mar e por necessidade, certa vez, antes de embarcar em uma viagem, com mar muito mexido devido vento ( agosto) , consumi água de côco e não senti nada. Pra conferir, fui pescar em alto mar, parado o dia inteiro, tomei água de côco novamente e não senti Nada, nada mesmo. Coincidência ou não, mas a água de côco pra mim funcionou nestes dois eventos nos quais eu nao tinha dúvidas que iria marear...mas não mareei
Tenho amigos que ficaram comigo à bordo do falecido NOc Almirante Saldanha que marearam em terra, ao desembarcarem, depois de 12 dias em alto-mar. O corpo é uma máquina muito complexa...
boa pergunta Franz. Nunca estive numa situação assim, mas deve ser difícil. É o tipo de situação que tem que tocar de ouvido conforme se apresente, não vejo como planejar de ante-mão
30 Anos de pescador e mestre de barco de pesca e por vezes lá vou cantar o Gorgónio, pior é quando a embarcação está parada a puxar artes e com as variações brutas de rumo e no para arranca, cheiro de iscas... barco de pesca é dose !
CAPITÃO, permita fazer algum comentário, embora nunca velejado num barco monocasco. Aos 20 anos ,tive oportunidade de ser remador nas águas calmas da BAIA DE TODOS OS SANTOS e posteriormente ingressei no segmento de barco a motor , o que aconteceu há mais de 20 anos. No momento estou com 74 anos e ainda não desisti do sonho de ser velejador, nem que seja na condição de tripulante, contudo não tenho o apoio da família, composta pela mesma mulher há 52 anos e 4 filhos, sendo 03 homens e uma filha, todos na faixa de 4O anos e no momento 2 netos de 3 e 7 anos. O meu estado de saúde, não é dos melhores, pois sou diabético e hipertenso, embora esteja controlada com o uso de medicamentos. Para concluir, gostaria de uma opinião do CAPITÃO,com muita experiência, face aos vídeos que venho acompanhando nos últimos 5 anos.
Na lancha parada, mergulho... pescar nem no rio com água parada, colocar a isca, impossível. Em navio, tranquilo, inclusive já passei pelo Cabo Horn, no antigo Rosa da Fonseca, turbulência máxima, entrou água por todo canto, o restaurante próximo a proa inundou, sacos para vômito espalhados em alguns pontos... Tive nada, adorei a aventura, tirei fotos das gaivotas cortando o vento...
Minha dica para não enjoar! Navegue, navegue, navegue navegue navegue ... Certamente irá melhorar fisiologicamente é psicologicamente. Como vc mesmo diz, ganhe milhas.
Usei o remédio Meclin, não deu sonolência e foi eficaz. Mas foi apenas uma vez e por poucas horas. Faça um teste com antecedência para possíveis efeitos colaterais. Abçs.
Trabalho com pesca e me incluo nos " imunes " mas é curioso depois de dias no mar bravo ou calmo ,quando volto para terra eu e outros sentimos o balanço do mar como se ainda estivéssemos embarcados e se entramos em um corredor " parece " que as paredes se curvam para fora mas isso também não causam nenhum enjôo. Será que de tanto no mar não vermos referências laterais no horizonte isso causa nas pessoas esse mal estar ? pensei no efeito galinha. se riscar uma linha reta ou duas paralelas em uma folha de papel e a pessoa ficar olhando o mal estar passa ?
Cara, eu tenho um primo pescador. Uma vez de férias, fui dar uma mão pra ele. Em alto mar, pegamos um tempestade, tive que ficar dentro da casaria do barco. Pensa, agito do mar, barulho do motor a diesel (tuctuctuc...), cheiro do óleo diesel. Nunca chamei tanto o Hugooo. Forte abraço.
@@Homozarpiens então cara, empatia? Ajuda? O cara nunca riu tanto na vida... Mas não faz mal cara, crescemos nessa geração onde se aprende com os perrengues. Tudo certo. Um abraço.
Grata pelas dicas. Sou marinheira muito de primeira viagem. Nunca enjoei mas só passeios curtos. Agora decidi que vou para o mar pra valer, e me perguntam se vou aguentar por conta do mareio. Pelo que andei pesquisando de pessoas que vivem em veleiros parece que o mareio é uma condição inicial que com o tempo o corpo acostuma. Estou disposta a tomar remedio, o que tiver para não ter mareios impeditivos de velejar.
Bacana Vania!! Siga firme em frente se vc tem esse chamado! Cada pessoa reage de uma forma diferente. Torço que vc encontre cada vez mais alegrias nesse mundo
Eu até na água, se eu ficar muito, eu enjoo. Mas meu enjoo é surreal de forte. Já tomei Vonal e Dramin, mas não adiantou nadaaa!!!Vou fazer o Cruzeiro e não sei o que faço. Não paro de pensar, enjoo até quando penso. Tô quase desistindo😫🤮🤢
Fiz uma viafem de 1h 30 e foram 1h20 vomitando kkkk o capitao me deu casca de laranja para mastigar e jogou agua com gelo na nuca 😮 n sei se ajudou mas passeio tao mal q n consegui aproveitar nada o destino q era uma ilha paradisíaca 😢 fiquei 3 dias ruim.
Continuaçao do meu comentario anterior. Um médico consegue recolocar os cristais e vais ficar otimo. Já fiz isso e fiquei boa. Ele gira com tua cabeça e vais melhorando. A laberintite é um limitador de movimientos.
Eu também sou mergulhador e piloto de parapente e nas duas atividades eu passo muito mal. Já tentei Vonau, Meclin, Gengibre etc, mas o único que funciona para o meu caso é o Dramin. Ele dá sono se eu por exemplo, pousar cedo ou subir para uma parada de troca de cilindro, mas enquanto você está voando e a adrenalina está a mil ou quando está embaixo da água o sono não se faz presente. Tive duas experiências extremamente desagradáveis e perigosas, uma logo quando comecei a voar e passei mal durante o voo, foi terrivel! comecei a vomitar em voo e não tinha muita experiência ainda em controlar a vela e não conseguia vomitar e controlar o equipamento ao mesmo tempo. A outra foi quando fiz um mergulho, tinha vomitado demais no barco e estava um pouco melhor na água, porém quando estava a 33m de profundidade eu tive vontade de vomitar novamente. Foi desesperador não poder subir, estar com o regulador na boca e embaixo dágua. Acabei vomitando no regulador e tive que subir à superfície e acabar com o mergulho.
Ah, só complementando. Com o tempo eu descobri que eu fico muito bem no barco durante a navegação se ficar observando o mar ou conversando, olhando pra longe, mas quando eu começo a me preparar para mergulhar e tenho que olhar em algo específico perto de mim, pronto. Ai tudo que não passei mal durante a navegação eu começo a passar mal naqueles poucos momentos de se preparar. Nada pior do que o momento que olho para baixo para calçar as botas ou nadadeira.
bacana Leandro suas experiências!! Ar, superfície e sub!! hehe. Que legal saber que vc foi encontrando seu caminho. Agradeço compartilhar sua experiência aqui!
Olha, já vi muita gente passando mau com álcool sem nem entrar num barco, kkkk. Eu fui pescar no mar algumas vezes e um amigo que convidou-me sugeriu o seguinte, começar a tomar o remédio contra enjôo uma semana antes de ir, tomar quando ir dormir, .... funcionou.
Uma vez fazendo um passeio de escuna comecei a me sentir mal e segui a orientação do comandante e fiquei deitada até chegar no local de mergulho. Melhorei um pouco e não via a hora de mergulhar para ter um alívio. Maior erro! De dentro do mar olhando o barco subir e descer me derrubou... Não tinha forças nem pra voltar para o barco, fui arrastar a e vomitando kkkk depois que vomitei eu melhorei e terminei o passeio deitada. Vou fazer uma viagem que para chegar no destino preciso pegar 2h30 de catamarã e procurando todas as dicas pra não passar mal 😓
Oi Thais, sinto muito que vc tenha passado por essa situação. Obrigado por dividir a experiência. Espero que sua experiência no catamarã seja mais tranquila
Bom dia, Parabéns pelos vídeos, sua abordagem é muito didática e clara. Minha pergunta é sobre o seu último comentário nesse vídeo quando menciona os casos em que a pessoa “ouve” o corpo para buscar melhora do enjoou mas, em longas travessias, isso acaba não ajudando... mas essa abordagem seria tema de outro vídeo. Esse vídeo é um dos já feito ? Agradeço novamente e bons ventos
Eu fico muito mareado nos três primeiros dias da viagem e depois passa mas a maioria dos passeios duram menos de três dias então eu fico sempre mareado. A única forma que eu encontro para não vomitar é deitar de olho fechado, mas aí o passeio perde a graça. Resumindo, o mareio é um grande problema pra mim.
Existem estágios do mareio: primeiro é a negação com euforia, depois a pessoa fica quieta no centro do barco, quando piora, a pessoa vai para borda, o último estágio é estar na borda virado para a água. Os experientes pulam a primeira fase kkkk
Se vc gosta do canal Homo zarpiens e vê relevância nos conteúdos e gostaria de fazer uma contribuição, a chave pix do canal é: pix@homozarpiens.com
Não deixe de ver o vídeo sobre o VENTO:
VENTO | Barlavento, Sotavento, Vento Aparente, Orçar e Arribar
ua-cam.com/video/IUFFUm1Nr_w/v-deo.html
Certa vez há muitos anos li em uma revista sobre assuntos do mar sobre a diferença entre piratas e bucaneiros que dizia que os primeiros viviam embarcados e os segundos, viviam na costa e quando avistavam um navio, lançavam-se ao mar para o ataque. Este segundos, por viverem em terra, enjoavam e para resolver isso, utilizavam-se de tapa-olhossiHá uma explicação fisiológica para isso e então, adaptei essa dica para meu trabalho em ambulâncias. Passei a tapar com algodão e esparadrapo o olho mais fraco do paciente e "voilá", o número de episódios de vômito diminuiu significativamente e não mais fiz o que sempre fazia antes, ou seja, não mais fiz injeções de medicamentos intravenosos para o transporte de pacientes, graves ou não, em ambulância.
Informação precisa para um tema impreciso. Parabéns pelas colocações com um olhar experiente e compreensível.
Olhar o horizonte ou alguma coisa parada fora do barco ajuda muito.
Fui pra alto mar pescar na década de 80 e falando sério não é fácil mesmo suportar o mal que o organismo age. Naveguei 2 hs mar adentro ao parar o barco não coloquei nem a linha no anzol corre pra proa me deitei e aí comecei. Vomitei o dia inteirinho que Deus deu, comecei as 06hs da manha e só parei de vomitar as 17hs quando o barco entrou em movimento. Seu relato foi muito instrutivo pra mim vale jovem, parabéns pelo que faz na vida, é invejável, gostaria muito de experimentar tal proeza, Felicidade abraço Deus lhe proteja no dia dia.
Xará, na minha experiência, você tem toda a razão. Só acrescento que, funciona para mim, quando vc for navegar e não está acostumado (passou muito tempo em terra), evite ficar muito tempo dentro do barco quando ele está em movimento. Ficar próximo da popa, que normalmente oscila menos que a proa, e olhar para terra ou para o horizonte da tempo para o corpo se acostumar com o movimento. Fique sempre protegido do clima para não aumentar o desconforto. Se estiver mal coma banana, não resolve mas quando vc vomita tem gosto de banana.!!🤣 abraços
Bacana, obrigado por deixar aqui suas dicas!!
Aprendi isso a alguns anos atrás aula de biologia, quando a minha professora explicou o por que o enjoamos dentro de um veículo em movimento.
O mareio é igual a quem enjoa dentro do carro, a culpa do nosso sistema de orientação que está confuso com as informações desencontradas. Esse enjoo não é nada mais que uma proteção do organismo que acha que o corpo foi envenenado ou que ingerimos algo que esteja fazendo mal ao nosso corpo e por isso o nosso cérebro tenta colocar tudo que ingerimos para fora do estomago para tentar eliminar o que está gerando essa confusão e que foi ingerido. Um exemplo disso é quando a pessoa bebe além do limite, pois o álcool está gerando confusões no nosso cérebro e a primeira coisa que o corpo faz é fazer a pessoa vomitar para eliminar a fonte causadora da confusão.
Na realidade o problema normalmente é gerado devido as informações conflitantes gerada pelos labirintos do ouvido com a nossa informação visual, pois os labirintos dizem que o corpo está me mexendo, mas os olhos dizem que tudo está parado e com isso o cérebro começa achar que foi envenenado e quer colocar tudo para fora. Por isso que normalmente as pessoas mareiam quando estão dentro do barco onde acabam enxergando imagem estáticas ou quando não conseguem ver mais terra no horizonte, pois o corpo perde a referencia visual que auxilia o cérebro entender o que está acontecem.
O mesmo problema ocorre quando a pessoa está andando de carro e não tem uma visão do horizonte, ou está lendo um livrou ou vendo um celular, pois os labirintos estão dizendo que o corpo está balançando, mas os olhos dizem ao contrário ou dizem que com uma intensidade menor. Vejo pela minha esposa e os meus dois filhos que enjoam facilmente no carro, pois além de ficarem vendo o celular, mas quando param e começa a olhar para fora o enjoou passa.
Vibrações constantes ou movimentos contínuos na mesma direção as vezes podem sobrecarregam o nosso cérebro com informações e quando não levantamos muito bem por algum motivo ou estamos muito cansados, podem acabar desencadeando o enjoou pois o cérebro já está no seu limite.
Outra coisa engraçada é o cara marear em terra quando volta de viagens onde ficou muito tempo embarcado. O meu cunhado trabalho muito tempo embarcado em navios de pesca de alto mar e ficava muito tempo embarcado e normalmente em mares bem ao sul, onde os barcos acabam sofrendo um pouco mais com a agitação do mar, mas quando ele voltava para Itajaí, os primeiros dois dias ele sentia um pouco enjoado, pois como ele mesmo falava, tu fica tanto tempo dentro de um barco balançando que o ficar parado sem balanço, parece que tem algo errado.
Muito obrigado, pois os vídeos são ótimos.
Legal Roger, essa é a explicação mais difundida mesmo
Duas aulas que tive agora!!
Parabéns pela didática na explicação 👏🏼👏🏼👏🏼
Show de bola, Prbns!
Fiquei enjoado de tanto ler essa explicação! Kkkk tô brincando, ótima explicação, por isso que quando fico enjoado eu olho pra longe e melhoro. Quando comecei trabalhar de marinheiro em uma escuna no ano 2000, o barco na Marina com água mansa eu enjoava tanto que quando eu chegava em casa e sentava no vaso sanitário, parecia que o banheiro estava se mexendo. Era uma sensação que demorou uma semana pra eu me acostumar.
Parabéns pela aula
mexerica, tangerina, ponkan ajuda muito.
Da África do Sul pro Brasil eu enjoei durante exatamente três dias na saída. E só consegui me alimentar depois do segundo dia, com uma alimentação bem leve. Depois não tive enjôo até o Brasil. Eu percebi que ficar dentro do barco era muito pior pra mim, ficar fora ajudava. E fechar o olho também.
Legal Tomás vc compartilhar sua experiência aqui!!
Minha mulher enjoa até vendo um quadro de barco torto na parede
a minha filha sempre desce e dorme... muito bom o video, na minha primeira travessia, o cheiro do diesel me fez marear, apos entrar o vento e subirem as velas melhorei um pouco, sempre que começava a passar mal, eu assumia o leme, isso me fazia nao marear....mas foi uma travessia curta de 4 dias...
Não tem furacão, tubarão, insolação, desidratação, frio, hipotermia que me assuste tanto quanto o mareio. Desde pequeno sempre tive sintomas, era quase como um ritual, nas primeiras viagens de carro, nos primeiros voos, passeio de escuna... Uma certa vantagem é que depois do estômago recusar o que estava dentro, eu melhorava. Até hoje não posso olhar a capa de uma revista dentro do ônibus que aquela sensação de vertigem vem à cabeça. O que me ajuda é ter um ponto fixo exterior, no caso olhando pela janela. Imagino que o horizonte possa ajudar. Ou cumprir logo o ritual para ficar bem novamente...
Bacana vc compartilhar sua experiência aqui Mateus!!
Muito bom seu vídeo!
Li um artigo há muitos anos que tratava do assunto na parte fisiológica.
Que é mais ou menos assim:
"Basicamente o problema está concentrado no labirinto!
O corpo está parado de fato, mas o labirinto entende que ele está em movimento!
O cérebro não entende o que está acontecendo, e na dúvida, manda o estomago colocar tudo prá fora!
Como se a pessoa tivesse comido alguma coisa estragada!
Isso vale também para quem passa mal em aviões!"
Achei bastante plausível!
Abraço e parabéns por seu trabalho!
É a explicação mais difundida mesmo
Ou seja, se menos comer, menos vai vomitar? Mas há um problema, há necessidade de se hidratar, Complicado né. Semana passada fui na ilha da queimada grande, apesar de ter tomado três comprimidos de strugeron, ainda vomitei um pouco, teve dois que ficaram pior.
Ótimo vídeo. Tive experiência e constatei que intensifica a sensação de enjôo: cheiro forte(fumaça de cigarro e do motor, frituras, óleo Diesel) Ressaca de bebida, insônia, barulhos intensos, calor excessivo. É muito desconcertante. Sem contar da presença da diarréia e que você não consegue se alimentar, ficando desidratado. 😅
Uma vez eu li que para que o corpo possa se orientar, o sistema nervoso central combina as informações transmitidas pela visão, pelo tato e pelo labirinto (orelha interna), entretanto, quando há uma divergência entre estas informações, nosso corpo interpreta isso como uma possível intoxicação alimentar, por isso ficamos enjoados, porque o nosso corpo quer eliminar o alimento tóxico que ele acha que ingerimos. É uma questão evolucionária, pois no passado o que fazia o nosso labirinto divergir da nossa visão eram os alimentos tóxicos. Para mim o que funciona é o vento no rosto e o olho no caminho. E tudo o que você falou nesse vídeo, todo esse conhecimento que você adquiriu com a sua experiência, na minha opinião, acaba corroborando com toda essa teoria.
Nosso corpo já foi bastante desvendado mas ainda esconde muitos de seus mistérios. É uma especulação interessante Paulo!
Cara !!! eu adoro o mar e já passei maus bocados com enjoo o que me ajudou muito foi tomar remédio de labirintite dias antes e foi muito positivo!!
Perfeito, Charlie! Outro aspecto q percebi em saídas pra mergulho (e isso vai ter ligação com os trabalhos no interior do barco, como cozinhar) é q o nosso labirinto interpreta o movimento do corpo, enquanto a nossa visão transmite a mensagem q estamos parados. Os alunos q passavam mal estavam distraídos na montagem do equipamento, olhando pra baixo, fazendo o mesmo efeito. Nesses casos eu sempre dei a dica de buscarem olhar para a terra (ou para a linha do horizonte). Dessa forma as informações recebidas pelo corpo entram em sintonia, aliviando a maioria dos casos.
Legal que vc gostou André. Acho que não tem algo que funcione para todas as pessoas, mas é importante buscar diferentes soluções
O enfoque na questão emocional é tudo!!! De resto todos outros fatores variam muito mesmo. O que realmente tem 100% de validade e aproveitamento é a atitude de quem pode e sabe ajudar quem precisa dessa ajuda nessas horas difíceis.
Bicho, você é o cara!!!
Obrigado pelo incentivo Querubim
Boa noite já fiquei três dias mariado o melhor remédio para o Márcio e si hidrata e esperar o período de aclimatação depois de três dias o nosso corpo si acostuma com o balanço do barco .
Bom dia, já embarquei durante dez dias, os dois primeiros dias foram de sofrimento, meu estômago parecia que ia sair pela boca, mas depois passou e tive um apetite intenso. Parabéns, pelo canal. Abraço.
Bacana vc compartilhar sua experiência aqui Ricardo. Que bom que gostou do canal
Muito bom! Vou contar como foi minha primeira experiência. A primeira vez que participei de uma velejada foi em um Ranger 22 e vomitei o dia inteiro. Inteiro!. Ia para um bordo e metia a cabeça para fora... Momentos depois ia ao outro bordo... Ai cheguei a pensar comigo: "talvez esse negócio de velejar não seja prá mim...". Após 12 horas, início meio dia e término meia noite, chegamos. Ao colocar os pés em terra firme novamente, ainda pensando em não mais voltar, dei uns 4 passos e olhei para o barco novamente. Pensei: "...é, até que não foi tão ruim...". Mais uns 10 passos, já recuperado, olhei novamente para o veleiro e disse para mim mesmo: "Nossa, eu amei! Vou seguir, aprender e não saio disso nunca mais.". Estou há pouco mais de 1 ano e continuo estudando muito e, principalmente, apaixonado, quase todos os finais de semana velejando.
Hoje, quando fico enjoado, procuro olhar para o horizonte, bem longe. Tem dado certo.
Parabéns pelo canal, tenho curtido e buscado aumentar os conhecimentos. Muito obrigado!
Fico muito feliz Wilton que vc esteja gostando aqui dos conteúdos do canal. Espero que goste dos próximos tb. Muito bacana saber que apesar da dificuldade inicial vc gostou a ponto de continuar. Agradeço por compartilhar sua experiência aqui!
Cap. Costumo mirar o Horizonte constantemente, nunca passei essa perrengue, outra coisa que já notei e o contra balanço ( O barco aderna para direita o corpo contrabalançar com para a esquerda somente com quadril e pernas, tornando assim a parte da Cabeça).
Espero ajudar a Alguns.
Bacana por compartilhar sua experiência aqui Alexandre
É importante ter camaradagem e confiança na equipe. Parabéns pelo vídeo, comidas muito gordurosas para mim é péssimo kkkk.
Que bom que vc gostou Marcio! Obrigado pelas palavras de apoio e por compartilhar sua experiência!!
Obrigado capitão Flesch . Tem algum lugar para embarcar e treinar com Veleiros ?
em um dia de mergulho, enjoei muito, segui a dica do instrutor e fui pra água.... melhorei e logo em seguida já mergulhando piorei.... vomitei a 12 metros de profundidade, complexo, muita concentração, mordi com muita força o respirador para não escapar e vomitei.... melhorei na hora e meu mergulho ficou muito mais colorido em função das centenas de peixinhos q vieram ao meu entorno.
kkkkk, que bom que ficou tudo bem Alexandro. Rapaiz, agora que vi que escrevi seu nome errado no comentário anterior. Desculpe
Nessa situação, deve prevalecer a empatia, como em qualquer outra situação em nossas vidas. Excelente vídeo. 👏👏👏
Muito obrigado Cesar! que bom que vc gostou!
Muito bom. Eu pescava com meu pai em um traineira pequena. As vezes eu mareava, as vezes não. Mas ele sempre levava bolacha salgada e muita água. Fazia a gente tomar água e comer bolacha mesmo enjoado. Segundo a técnica dele: Água pra hidratar e biscoito pra ter o que colocar pra fora. Funcionava? Nunca fiquei desidratado e sempre tinha o que por pra fora...agora... comer enjoado era muito difícil. Valeu.
Bacana saber da sua experiência já em tenra idade Ivan!! Obrigado por compartilhar!
muito bom o canal.... conheci vc em itajaí no vela show....sou um entusiasta da matéria e tenho um pequeno dingue. Obrigado pelas dicas.
Que legal que vc gostou Alexandre. Bom saber que vc ta nesse caminho. Quem sabe tem vela show de novo ano que vem
Uma receita que funcionou pra mim e para pessoas que passei a dica foi:
Ficar em pé na embarcação assim que entrar e permanecer o maior tempo possível, funcionou demais, nunca mais fiquei mareado
Kkkk muito bom Charlie!!!! Não dá pra saber mesmo....eu atravessei o Atlântico de boa, dormindo na proa saltitante, li 2 livros.....daí ano passado na Refeno passei mal pela primeira vez...kkkkk mais uma experiência a bordo!!! Acho que a fadiga tbém pode ter ajudado, pois como viajei a noite antes da regata fiquei sem dormir!!! 😄⛵️
Oi querida, legal q vc gostou! Ah, eu acho q muita coisa pode influenciar, até o humor de cada pessoa
O primeiro barco em que estive dava stol de badalo em 100 graus. Era o viking do playcenter. Rsrs. Pessoas mais velhas costumam sentir mais os movimentos. O nosso centro de gravidade (umbigo) aumenta à medida que envelhecemos. Ele fica mais "pesado".
Opa, esse navio eu conheci tb!!
Boa noite, Charlie, sou pescador de mar, sempre passei mal, sempre procurei informações sobre enjoo, mas, é a primeira vez que ouço um relato sensato e coerente com tudo que já passei e vivi. Ultimamente a coisa ficou insuportável, estou pensando, até, em parar com a pesca no mar. Meus parabéns!
Oi Mauro. Recentemente ouvi falar que existem medicamentos de uso contínuo que podem ajudar pessoas com grande sensibilidade ao mareio. Acho que vale a pena procurar um otorrino(laringologista) e explicar o caso
Adorei o detalhe da interrogação na placa. Abraços!
hehe, legal saber Otto!
Oie, tem um tratamento de FISIOTERAPIA pra "dessensibilização"; vestibular. Bem interessante. Muitos mergulhadores fazem.
O melhor vídeo que ja assisti parabéns 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋
Fico muito honrado com seu comentário Amir. Amanhã sai vídeo novo
Pro meu organismo o limão sempre resolveu, qdo podia eu espremia um limao num copo com um pouquinho de agua e tomava. Qdo não tinha tempo simplesmente cortava o limão ao meio e ficava cheirando um pouquinho. Mas tem que ter cuidado para não ficar no sol com o limão. Sempre me ajudou muito mesmo.
Bacana Andresa, essa do limão eu nunca tinha ouvido falar!! Obrigado por compartilhar sua experiência aqui!
@@Homozarpiens já me falaram que qdo o labirinto fica "fora do eixo" devido o balanço o cerebro entende que estamos intoxicados, por isso os vomitos.. como se fosse uma defesa do corpo e o limão é ajuda. Ja trabalhei em navio e sofri mto na primeira semana e depois qdo o mar ficava mto agitado.. sempre tinha um limão no bolso rsrsrs
Parabéns!
Enjoei só de ver esse vídeo! Mas gosto do seu canal, sempre muito interessante.
kkkkk. Que bom que vc veja relevância nos conteúdos aqui Giovanni
Valeu
Parabéns gosto muito de assistir os teus vídeos
Obrigado Dino, que bom saber que vc gosta do canal
Meu caro, o melhor remédio é tentar sentir a natureza e se adaptar a ela. Não é simples, mas dá bons resultados. Parabéns, vídeo sensacional.
Que bom que vc gostou Júlio! Obrigado por compartilhar aqui sua experiência!
Charlie, ontem fizemos aula prática na Azimuth. O Arturo disse q vc esta na ilha! Nao para de fazer seus video, ta ajudando demais da conta!!
Opa, que legal saber que está sendo útil!! Espero que tenha sido bacana com o Arturo!!
meclin - santo remédio
Eu sempre enjoava no carro, quando criança.
Fiz um mini cruzeiro de três dias, tinha medo de enjoar, mas não enjoei em nenhum momento
Obrigada pelo vídeo 😊😃
Fico feliz em ajudar Ana
Eu sempre passei muito mal, e ate em aviao eu passo mal. Me ensinaram q o gengibre ajudava. Nunca mais passei mal. Pode ser em cha ou em conserva. Começa consumir 2 dias antes.
obrigado por compartilhar sua dica e experiência aqui Marcelo!
Nossa eu enjoo muito em alto mar😢 e vou fazer minha primeira viagem de avião estou preocupada.
Ótimo conteúdo Capitão!!!
Sempre passo mal é não tem nada que faça passar o efeito do mar sobre o meu corpokkkk falo que é o momento que eu tenho com Deus 🙏🙌
hehe....sinto muito que seja recorrente, mas fiquei feliz em ver a palavra SEMPRE, quer dizer que apesar disso vc segue firme!!! Muito bem!!!
Bom 👍 .muito bom
Muito obrigado Alexandre
Eu aprendi que ao iniciar o mareio devemos olhar p o horizonte... normalmente é a unica coisa q esta fixa no meio de td q esta se movendo..
Pra vc funciona Fernando?
Olhar para o horizonte ajuda? Dar tarefas para a pessoas fazer como puxar cabo, organizar a comida ajuda?
Pois é Renato, tem gente que isso ajuda e gente que isso piora, mas acho que é válido tentar
Se der, faz um vídeo sobre o teu Veleiro! ⛵⚓🙌
Obrigado pela sugestão de tema
Excelente abordagem do assunto que constrange muita gente e deixa o comandante da embarcação com um ponto a mais p se preocupar.
Gosto muito das placas alusivas ao tema do vídeo 👍👍👏👏👏
No aguardo do próximo.
BV sempre
Brigado querido! Exato, quem tá no comando tem que ter o olho atento ao mareio mesmo. Legal que gostou das plaquinhas :) grande abraçø!!
Ótimo vídeo, muito bom 👍
Minhas rezas para aguas verdes. Meio remedio mais famoso antes de navegar, pouca comida leve, orar ao deus horizonte e jamais descer aos odores de um banheiro.
Legal Ricardo, obrigado por compartilhar!!
Sempre um conhecimento aliado a uma lucides, traz confiança pra quem esta começando. forte abraço!
Fico feliz que vc veja assim Ademir!!
Boa regra, mas o q acho de fato q é uma questão de organismo, eu não customava marear muito, mas acho q com a idade o problema alimentou, já fui navegando de Noronha a o Arquipélago São Pedro e São Paulo encarando 50h de barco e foi tranquilo, mas hj é complicado.
Interessante saber da sua experiência. Obrigado por compartilhar!
...acho que sou um bem aventurado 😅.
Já entrei no mar algumas. Minha primeira vez foi 25 km mar a dentro, e as ondas estavam em torno de uns 3 a 4 metros e não senti nada.
Eu mareava só de entrar no mar e por necessidade, certa vez, antes de embarcar em uma viagem, com mar muito mexido devido vento ( agosto) , consumi água de côco e não senti nada. Pra conferir, fui pescar em alto mar, parado o dia inteiro, tomei água de côco novamente e não senti Nada, nada mesmo. Coincidência ou não, mas a água de côco pra mim funcionou nestes dois eventos nos quais eu nao tinha dúvidas que iria marear...mas não mareei
Tenho amigos que ficaram comigo à bordo do falecido NOc Almirante Saldanha que marearam em terra, ao desembarcarem, depois de 12 dias em alto-mar. O corpo é uma máquina muito complexa...
Tem um comentário aqui abaixo nesse mesmo vídeo que fala a mesma coisa Lisandro, novidade pra mim. Agradeço por comartilhar sua experiência!
Interessante as explicações. E o que fazer se derrubar todos no barco ... pergunto devido a segurança da embarcação. 👏
boa pergunta Franz. Nunca estive numa situação assim, mas deve ser difícil. É o tipo de situação que tem que tocar de ouvido conforme se apresente, não vejo como planejar de ante-mão
Meclin pra mim foi o melhor remédio.
Meclin de quantas miligramas?
Chefe, vídeo sempre útil, vou compartilhar seu canal com o pessoal aqui do nordeste. Bons ventos⛵
Que bacana que vc gostou e quer compartilhar com outras pessoas Paulo!!
Parabéns pelo vídeo! Foi certeiro nas dicas e sugestões!
Muito obrigado Yvan, espero ter contribuído!!
Vou perceber isso do frio e do marido. Bons ventos.
Legal Gloria, se lembrar volte pra compartilhar depois
muito bom
que bom que vc gostou!!
Muito bom vídeo!
que bom que vc gostou Alex!!
Capitão, teus vídeos são ótimos, quanto a maresia, acho que com muitas atividades e responsabilidades a bordo ajuda. Abraços.
Isso ajuda pra muita gente mesmo. Obrigado pelas palavras de incentivo Henry. Amanhã sai vídeo novo
30 Anos de pescador e mestre de barco de pesca e por vezes lá vou cantar o Gorgónio, pior é quando a embarcação está parada a puxar artes e com as variações brutas de rumo e no para arranca, cheiro de iscas... barco de pesca é dose !
Imagino que não seja fácil mesmo Vitoriano
Amei sua dica da golinha, pro frio! 😂💙
Que bom que vc gostou Egleyd! Eu não vivo sem ela!
Chupar limão é o que mais ajuda .
Fiz isso numa travessia pequena , mais ou menos 40 min que durou .Fui chupando um limão e a viagem foi de boas .
Também tenho vergonha de marear.
Gostei muito da intro. Mandou bem. ^^
Muito obrigado Danilo! Que bom que vc gostou!
CAPITÃO, permita fazer algum comentário, embora nunca velejado num barco monocasco. Aos 20 anos ,tive oportunidade de ser remador nas águas calmas da BAIA DE TODOS OS SANTOS e posteriormente ingressei no segmento de barco a motor , o que aconteceu há mais de 20 anos. No momento estou com 74 anos e ainda não desisti do sonho de ser velejador, nem que seja na condição de tripulante, contudo não tenho o apoio da família, composta pela mesma mulher há 52 anos e 4 filhos, sendo 03 homens e uma filha, todos na faixa de 4O anos e no momento 2 netos de 3 e 7 anos. O meu estado de saúde, não é dos melhores, pois sou diabético e hipertenso, embora esteja controlada com o uso de medicamentos. Para concluir, gostaria de uma opinião do CAPITÃO,com muita experiência, face aos vídeos que venho acompanhando nos últimos 5 anos.
Na lancha parada, mergulho... pescar nem no rio com água parada, colocar a isca, impossível. Em navio, tranquilo, inclusive já passei pelo Cabo Horn, no antigo Rosa da Fonseca, turbulência máxima, entrou água por todo canto, o restaurante próximo a proa inundou, sacos para vômito espalhados em alguns pontos... Tive nada, adorei a aventura, tirei fotos das gaivotas cortando o vento...
Sempre ótimos seus vídeos!
Muito obrigado Juliana, que bom que vc tenha gostado dos conteúdos aqui do canal. Espero que goste dos próximos
Minha dica para não enjoar! Navegue, navegue, navegue navegue navegue ... Certamente irá melhorar fisiologicamente é psicologicamente. Como vc mesmo diz, ganhe milhas.
concordo Rafael, independente do nível de sensibilidade acho que a experiência reduz um pouco o limiar sim
Show.....
Usei o remédio Meclin, não deu sonolência e foi eficaz. Mas foi apenas uma vez e por poucas horas. Faça um teste com antecedência para possíveis efeitos colaterais. Abçs.
bacana vc compartilhar sua experiência aqui Álvaro
Trabalho com pesca e me incluo nos " imunes " mas é curioso depois de dias no mar bravo ou calmo ,quando volto para terra eu e outros sentimos o balanço do mar como se ainda estivéssemos embarcados e se entramos em um corredor " parece " que as paredes se curvam para fora mas isso também não causam nenhum enjôo. Será que de tanto no mar não vermos referências laterais no horizonte isso causa nas pessoas esse mal estar ? pensei no efeito galinha. se riscar uma linha reta ou duas paralelas em uma folha de papel e a pessoa ficar olhando o mal estar passa ?
Massa
Cara, eu tenho um primo pescador. Uma vez de férias, fui dar uma mão pra ele. Em alto mar, pegamos um tempestade, tive que ficar dentro da casaria do barco. Pensa, agito do mar, barulho do motor a diesel (tuctuctuc...), cheiro do óleo diesel. Nunca chamei tanto o Hugooo. Forte abraço.
Eita Nilson, deve ter sido difícil!!!
@@Homozarpiens então cara, empatia? Ajuda? O cara nunca riu tanto na vida... Mas não faz mal cara, crescemos nessa geração onde se aprende com os perrengues. Tudo certo. Um abraço.
Gostei...abraço
Fico feliz Raul!
Grata pelas dicas. Sou marinheira muito de primeira viagem. Nunca enjoei mas só passeios curtos. Agora decidi que vou para o mar pra valer, e me perguntam se vou aguentar por conta do mareio. Pelo que andei pesquisando de pessoas que vivem em veleiros parece que o mareio é uma condição inicial que com o tempo o corpo acostuma. Estou disposta a tomar remedio, o que tiver para não ter mareios impeditivos de velejar.
Bacana Vania!! Siga firme em frente se vc tem esse chamado! Cada pessoa reage de uma forma diferente. Torço que vc encontre cada vez mais alegrias nesse mundo
Zarpar! De onde surgiu essa palavra?
Eu até na água, se eu ficar muito, eu enjoo. Mas meu enjoo é surreal de forte. Já tomei Vonal e Dramin, mas não adiantou nadaaa!!!Vou fazer o Cruzeiro e não sei o que faço. Não paro de pensar, enjoo até quando penso. Tô quase desistindo😫🤮🤢
Nunca tive sintomas de enjôo, a não ser com cheiro de óleo diesel, resolvido com uma boa respirada de ar puro no convés.
Legal compartilhar sua experiência aqui Fernando
Fiz uma viafem de 1h 30 e foram 1h20 vomitando kkkk o capitao me deu casca de laranja para mastigar e jogou agua com gelo na nuca 😮 n sei se ajudou mas passeio tao mal q n consegui aproveitar nada o destino q era uma ilha paradisíaca 😢 fiquei 3 dias ruim.
Ótimo
Continuaçao do meu comentario anterior. Um médico consegue recolocar os cristais e vais ficar otimo. Já fiz isso e fiquei boa. Ele gira com tua cabeça e vais melhorando. A laberintite é um limitador de movimientos.
Eu também sou mergulhador e piloto de parapente e nas duas atividades eu passo muito mal. Já tentei Vonau, Meclin, Gengibre etc, mas o único que funciona para o meu caso é o Dramin. Ele dá sono se eu por exemplo, pousar cedo ou subir para uma parada de troca de cilindro, mas enquanto você está voando e a adrenalina está a mil ou quando está embaixo da água o sono não se faz presente.
Tive duas experiências extremamente desagradáveis e perigosas, uma logo quando comecei a voar e passei mal durante o voo, foi terrivel! comecei a vomitar em voo e não tinha muita experiência ainda em controlar a vela e não conseguia vomitar e controlar o equipamento ao mesmo tempo. A outra foi quando fiz um mergulho, tinha vomitado demais no barco e estava um pouco melhor na água, porém quando estava a 33m de profundidade eu tive vontade de vomitar novamente. Foi desesperador não poder subir, estar com o regulador na boca e embaixo dágua. Acabei vomitando no regulador e tive que subir à superfície e acabar com o mergulho.
Ah, só complementando. Com o tempo eu descobri que eu fico muito bem no barco durante a navegação se ficar observando o mar ou conversando, olhando pra longe, mas quando eu começo a me preparar para mergulhar e tenho que olhar em algo específico perto de mim, pronto. Ai tudo que não passei mal durante a navegação eu começo a passar mal naqueles poucos momentos de se preparar. Nada pior do que o momento que olho para baixo para calçar as botas ou nadadeira.
bacana Leandro suas experiências!! Ar, superfície e sub!! hehe. Que legal saber que vc foi encontrando seu caminho. Agradeço compartilhar sua experiência aqui!
Olha, já vi muita gente passando mau com álcool sem nem entrar num barco, kkkk.
Eu fui pescar no mar algumas vezes e um amigo que convidou-me sugeriu o seguinte, começar a tomar o remédio contra enjôo uma semana antes de ir, tomar quando ir dormir, .... funcionou.
que bom que não teve mereio pra vc!
Uma vez fazendo um passeio de escuna comecei a me sentir mal e segui a orientação do comandante e fiquei deitada até chegar no local de mergulho. Melhorei um pouco e não via a hora de mergulhar para ter um alívio. Maior erro! De dentro do mar olhando o barco subir e descer me derrubou... Não tinha forças nem pra voltar para o barco, fui arrastar a e vomitando kkkk depois que vomitei eu melhorei e terminei o passeio deitada.
Vou fazer uma viagem que para chegar no destino preciso pegar 2h30 de catamarã e procurando todas as dicas pra não passar mal 😓
Oi Thais, sinto muito que vc tenha passado por essa situação. Obrigado por dividir a experiência. Espero que sua experiência no catamarã seja mais tranquila
Simpatia caiçara, mastigar um pedaço de ventrecho de xaréu branco e engolir, nunca mais passa mal embarcado.
Bom dia,
Parabéns pelos vídeos, sua abordagem é muito didática e clara.
Minha pergunta é sobre o seu último comentário nesse vídeo quando menciona os casos em que a pessoa “ouve” o corpo para buscar melhora do enjoou mas, em longas travessias, isso acaba não ajudando... mas essa abordagem seria tema de outro vídeo. Esse vídeo é um dos já feito ?
Agradeço novamente e bons ventos
Oi Adilson, que bom que vc gostou do canal. Ainda não dei prosseguimento nesse assunto do mareio
Amo barcos, amo mar, mas mareio. Eu continuo navegando sempre que posso. Eu mareio até no trapiche. He he he
Eu fico muito mareado nos três primeiros dias da viagem e depois passa mas a maioria dos passeios duram menos de três dias então eu fico sempre mareado. A única forma que eu encontro para não vomitar é deitar de olho fechado, mas aí o passeio perde a graça. Resumindo, o mareio é um grande problema pra mim.
Existem estágios do mareio: primeiro é a negação com euforia, depois a pessoa fica quieta no centro do barco, quando piora, a pessoa vai para borda, o último estágio é estar na borda virado para a água. Os experientes pulam a primeira fase kkkk
kkkkkk, gostei Agnus!!!
Ventrejo de Xaréu branco cru, mastiga um naco bem mastigado e engole, não enjoa nunca mais.
Pra mim oque resolver foi consumir laranja com bagaço
Novidade pra mim essa dica Anderson, obrigado por dividir
Eu ja peguei mar bravo e pesquei e comi de boa, mas em mar calmo me lasquei
Tem gente que parece que a adrenalina do mar mais agitado suprime o efeito do mareio
Uma situação que agrava o mareio são odores: cheiro de comida, cheiro da maresia, cheiro de pescados e mariscos. Cheiros são mortais.
Então se vc for pescar em alto mar vc morre 😂.
Além do cheiro de peixe, tbm tem o do churrasco