Ter o hábito de leitura e estudo por iniciativa própria é a parte mais difícil, que exige uma sólida disciplina. A busca rápida por informação, com a recepção de um conteúdo "mastigado", acomodou toda uma geração.
Mas a maioria da população humana em geral nunca foi muito leitora, por vários motivos, mas sempre houve elites estudiosas. Há quem argumente que nunca se leu tanto, mas sabemos que muitas vezes as pessoas leem muito, mas conteúdos em sua maioria, irrelevantes. www.google.com.br/search?q=nunca+se+leu+tanto&tbm=isch&imgil=thXs4VYDK_kmDM%253A%253BWccQi5KYtU5vmM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.anj.org.br%25252F2015%25252F09%25252F17%25252Fanj-quarto-anuncio-da-campanha-nunca-se-leu-tanto-jornal%25252F&source=iu&pf=m&fir=thXs4VYDK_kmDM%253A%252CWccQi5KYtU5vmM%252C_&usg=__B6ytmyg_LoGoxwcVtZ4epbhsPkM%3D&biw=1366&bih=638&ved=0ahUKEwiwnvv6ibzVAhXETCYKHYsrDf4QyjcIVg&ei=5p6DWbCTF8SZmQGL17TwDw#imgrc=thXs4VYDK_kmDM:
@@RogerRamos1993 Leitura era considerada uma prática apenas da "Classe Intelectual", já que a leitura abre os olhos dos homens para a realidade que vive, e isso é um privilégio para poucos. Quanto menos uma nação lê, mais facilmente influenciável, se tornando massa de manobra política, pessoas doutrinadas a seguir uma ideologia.
TODO GRANDE FILÓSOFO FOI UM GRANDE AUTODIDATA Filosofia antes de tudo, também é vocação e com a leitura e entendimento de algumas obras de grandes pensadores se vai longe. Depois que se atinge um nível capaz de compreender o que é filosofar, e deste resultado surjam: livros e pensamentos sistematizados dignos de um filósofo, o indivíduo é por mérito um filósofo, sob a autoridade de seu pensamento, sua obra e seu reconhecimento por demais filósofos, enquanto muitos professores de filosofia formados em universidades, permanecem sem levantar voo, estagnados e sem originalidade, sem curiosidade intelectual, mas sim, perfeitamente padronizados.
Sim, sendo que vários cursos disponibilizam o que será estudado em cada semestre. Você pode pesquisar esses conteúdos e ler os livros por conta própria. O que faltará será a parte da interação, essa poderá ser suprida através de redes sociais ou eventos, como palestras, seminários, congressos, clubes de leitura, etc...
O verdadeiro filósofo obtém grande sabedoria, mas de uma forma natural e espontânea, sem estudos acadêmicos. São favorecidos pelo dom da intuição, da vidência e da clarividência.
Eu creio que pode. Aqui na cidade há jornalistas sem faculdade, que tem canal e fazem ótimas reportagens. Não sou filósofo, mas amo filosofar, leio muito sobre o assunto, e estou estudando para ser teólogo.
*Todos somos filósofos. Porque todos pensamos, refletimos, filosofamos. Mas há os " filósofos profissionais ". Os que estudaram e se formaram em filosofia. Esses se aprofundaram na filosofia e estudaram o que os outros filósofos ( profissionais ou não ) pensaram. Ser filósofo é pensar, aprender a pensar, aprender o que os outros pensaram, duvidando ou questionando, ensinar a pensar por si só e tentando através dos pensamentos, mostrar a realidade.*
A filosofia é, por natureza, avessa a qualquer tipo de amarras. A filosofia é a arte do livre pensar, da reflexão permanente. Ademais, filósofo é quem constrói pensamento e bacharel em filosofia é apenas um diplomado num ramo específico. E por exigir liberdade, uma pergunta mais interessante seria: é possível haver filósofo de esquerda ou de direita, sendo que o vínculo a um tipo de ideologia, que antecederia o pensamento, já não seria antifilosófico??? DEAL WITH IT, Pondé!!! Kkk
Há outra pergunta, anterior à sua: é possível um ser humano não ter ideologia? Na minha opinião não, e um dos grandes engodos intelectuais é quando uma pessoa diz que não tem ideologia. Toda crença é uma ideologia. Está na moda estigmatizar a palavra "ideologia" em nome de a pessoa se colocar como "pura" politicamente, como se as crenças dela fossem algo "natural" e a ideologia fosse algo "artificial".
A ideologia não é algo artificial??? Hahahaha... Onde eu encontro na natureza direita e esquerda??? E é claro que é possível não ter ideologia, mas mais fundamental do que não ter ideologia é, tendo-a, ter o cuidado de não analisar as coisas como se fossem um bloco, não alimentar preconceitos, não se deixar levar pela lógica de grupo (efeito manada), deve-se analisar ideia por ideia. Por isso, digo: ENQUANTO O BRASIL ESTÁ DIVIDIDO ENTRE DIREITA E ESQUERDA (divisão horizontal), a VERDADEIRA DIVISÃO, QUE É VERTICAL (classe dominante x Povo: trabalhadores, desafortunados em geral), ESTÁ PROFUNDAMENTE DESEQUILIBRADA. Estamos a caminho da ESCRAVIDÃO POR DÍVIDA! Uma legião de desempregados, o Estado quebrado pela corrupção e pelos JUROS CRIMINOSOS E INTOCÁVEIS aos bancos e cerca de 80% da mão de obra vivendo com no máximo 3 salários mínimos. QUEM PUDER QUE SAIA DO BRASIL ENQUANTO É TEMPO! ISSO AQUI NÃO TEM JEITO NÃO!!!
Velhote perturbado, até a mãe de Marx o considerava vagabundo, não queira tergiversar por meio de embromação intelectual. No fundo, és apenas um nada, como ser humano e pensador.
A filosofia caracteriza-se por ser uma ciência com a qual o homem trabalha apenas com a luz natural da sua inteligência. Ele não tem na filosofia, ele não dispõem de outros instrumentos se não a sua inteligência. O filósofo é o homem mais desprovido que existe, ele só dispõem da sua inteligencia, nada mais. É apenas com ela que ele tem que invadir, que ele tem que penetrar, por tanto é a penas fundado nessa luz natural da inteligencia humana que ele vai construir todas as disciplinas que constituem a sua filosofia.
É por isso que nesses últimos anos de tensão política eu fiz como Platão e saí de cena desse tipo de discussão... passei a me preocupar com questões mais particulares, como o autoconhecimento. Talvez eu volte a discutir política quando a classe média parar de brigar como peões em um tabuleiro de xadrex cujos reis são Lula e Bolsonaro.
Alguns são, eu tinha um professor que nos fazia pensar muito. Mas tentando lembrar do que se passava naquela época, acho que ele era um esquerdistinha.
Bom, eu acho que para estudar filosofia tem que se desprender dessas visões de esquerda e direita, até porque um filosofo sempre esta acima de qualquer ideologia
e os professores de biologia são biólogos? Os de física, são físicos? Os de administração, são administradores? E os de economia, são economistas? Seguindo sua lógica não, ou ainda, não necessariamente. Independente da lógica q vc esteja utilizando, pq é possível pensar desse modo, tenho certeza que não se utiliza essa lógica na prática para a maioria das áreas, mas para a filosofia....
@@guilhermevilela7756 Biologia, Física, administração, economia... são ciências ENSINÁVEIS! Filosofia NÃO! ANTA QUADRADA!!!!!!! "Professor" de filosofia é apenas um HISTORIADOR SEU BURRO!!!🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴
"A filosofia caracteriza-se por ser uma ciência com a qual o homem trabalha apenas com a luz natural da sua inteligência. Ele não tem na filosofia, ele não dispõem de outros instrumentos se não a sua inteligência. O filósofo é o homem mais desprovido que existe, ele só dispõem da sua inteligencia, nada mais. É apenas com ela que ele tem que invadir, que ele tem que penetrar, por tanto é a penas fundado nessa luz natural da inteligencia humana que ele vai construir todas as disciplinas que constituem a sua filosofia." - Mário Ferreira dos Santos
O maior filósofo brasileiro tem diploma de bacharel em direito. Nunca buscou reconhecimento acadêmico, e pagou um preço alto por isso, pois a universidade brasileira o relegou ao esquecimento. Falo de Mário Ferreira dos Santos, que está sendo "redescoberto" neste século.
@@guilhermematias2099 se estar mal com o filósofo que previu toda essa merda que aconteceu no Brasil e no mundo e quebrou a hegemonia psicopata da esquerda sozinho, então com quem seria estar bem? Com o Karnal que passa pano para a cleptocracia? Cortella o qual faz todo tipo de malabarismo para defender o PT e tem como ícone da educação o aberrante Paulo Freire? O Pondé com seu fisiologismo e covardia? Cloves de Barros? Kkkkkkk... Marilene Chauí? Kkkkkkk... Paulo Guiraldele? Kkkkkkkkkk... Márcia Tibure? Os Especialistas da mídia? Kkkkkkkkkkkkk...
@@english736 aberrante Paulo Freire meu parça? Um dos educadores mais influentes e citados da história em teses de doutorado/mestrado, é sério isso? Todos estes que você citou têm contribuições muito maiores no nosso campo acadêmico histórico-filosófico que o Olavo. Me desculpa, ele é um ótimo sofista e escritor literário, mas falemos aqui de OBRA, de FEITO, e de FILOSOFIA; o Olavo publicou uma renca de artigos na Folha, O Globo, publicou uma meia dúzia de obras que não causaram o mínimo impacto e já bancou como revolucionário e portal da nova direita brasileira.
@@english736 eu digo o mesmo sobre você meu caro kkkkkk, mostra ae a obra e influência de Olavo, e o fundamento da perseguição que você e essa nova direita doentia têm ao Paulo Freire sem sequer terem lido a obra e saberem dos trabalhos dele dentro e fora do país. Eu não vejo o menor sentido em chamar Olavo de filósofo kkkkkk, sofista sem obra, sem pesquisa, de pensamento medieval, retrógrado e ultraconservador. Não tem o menor repertório, não conhece a filosofia moderna, não se sustenta em teses e dissertações próprias, cita meia dúzia de autores escolásticos e conservadores nos vídeos e fecha sua redoma nisso. Olavo nunca estudou filosofia, e não falo no meio acadêmico, nunca estudou por si autores modernos e contemporâneos, nunca estudou filosofia política moderna, epistemologia, socrática, teorias sociais, não tem embasamento sobre NADA em filosofia histórica e banca o sabido. Enfim, é um velho gagá negacionista que acha que o mundo gira em torno do pensamento dele e nunca se deu ao trabalho de conhecer outras mentes pensantes à fundo. Um filósofo falso, ególatra, um charlatão, sem mais...
Foi descrito com exatidão o estado de coisas que vivemos na universidade. Eu apenas ressaltaria que a tal disciplina e regularidade impostas pela rotina acadêmica geram uma produtividade que representa um DESVIO dos estudos essenciais para a formação de um filósofo com vocação. A simples forma textual da Tese já é de uma artificialidade monstruosa.
Pondé, antes de tudo, parabéns pelo canal! É admirável a sua inteligência e o modo fantástico que esclarece às ideias. Por gentileza, gostaria que falasse sobre "A Ordem do Discurso" do Foucault. Seria possível? Obrigada desde já! Abraço!
O que vemos no vídeo: Pondé com uma ótima clareza, gerando temas ótimos para o debate em relação a cursos superiores no país. O que vemos nos comentários: pessoas desiludidas que não conseguiram se adaptar às diversas estruturas formais e necessárias da academia (Não estou falando de "militância", mas a forma como lidar com textos, a forma como explorar autores de forma acadêmica etc.) e, portanto, culpam o ensino superior. (Obviamente existem professores inferiores, mas há uma formalidade básica: responder provas com sua opinião, fruto de sua cabeça, não significa nada, espere para fazer isso no seu doutorado).
Gosto muito do senhor e tenho tremenda admiração, agora sei que mesmo sendo de direito posso ser um filósofo na minha área e buscar mais conhecimento através de filósofos além da minha área como os que as pessoas de filosofia estudam. Obrigado pelo vídeo professor.
Qualquer pessoa que ame o pensamento, a crítica e a história tende a gostar de Filosofia. É algo realmente apaixonante! As vezes um caipira do interior, no cabo da enxada, filosofa sem saber....
Muito bacana Pondé, já pensava sobre isso de fazer faculdade e me tornar apenas um reprodutor e o quão imperceptível se torna isso na vida de um estudante, que "suas ideias" nem são tão "suas" assim. Apesar de desconfiar de algumas coisas, as vezes a gente espera outras manifetações para poder falar sobre.
Maioria das pessoas que se formam em filosofia, torna-se professores e não filósofos - professores que reproduzir ideias e conceitos, não filósofos que questiona e cria ideias e conceitos... Quantos filósofos a USP formou? Nenhuma
Muito boa resposta Pondé. Mesmo pq ao estudarmos os clássicos verificamos suas contraposições. O que nos leva a um terceiro ou quarto ou " n" novas verificações ou conclusões.Como queira. Se partirmos do princÍpio Cartesiano... intuição é importante...mas muito individual...o que faz diferir muito as conclusões das pessoas realmente dispostas a pensar. Muito obrigada por não ser o acadêmico fundamentalista.
Sou Itor Junior Pires Filho de Itor Pires e Ana Claudia Conceição Silva, falando sobre mim eu meio que começo a dizer palavras sem parar encaixando o quebra cabeça da vida em sentido Geral mas eu não tenho nem um estudo físico sobre esse Conceito, eu digo que aprendi tudo com a vida Espiritual....
Pondé, já frequentei a faculdade, mas a filosofia faz parte do meu dia a dia. Desde Platão, passando por Kant e lendo muito Maquiavel vamos prosseguindo no entendimento da filosofia todos os dias. Eu tenho essa disciplina intena que você fala.
Pondé eu sou seu fãn número um, gosto muito de filosofia i história, aprendo muito com suas idéias i gosto mais ainda de vc pq sua fala é direta óbvia i argumentativa; a final, filosofia é encontrar uma forma real de explicar as coisas em um modo geral dentro da ética i dos princípios morais........ DO QUE ADIANTA "O HOMEM CRER NAS COISAS QUE NÃO SE VÊEM I DEIXAR DE CONQUISTAR AS COISAS QUE ESTAR DENTRO DA SUA REALIDADE !! Um abraço Pondé, sucesso ......
Eu tenho uma pergunta para o Sr. Pondé Em termos de auto conhecimento e evolução espiritual, qual ramo de estudo seria mais próprio: Filosofia Psicologia ou Psicanalise? Gosto muito dos seus vídeos.
TCHAU POMBRÉ, AINDA BEM QUE VOCE TÁ AQUI NA INTERNET, DANDO AULA DE FILOSOFIA DE TITIA CUBANA RESIDENTE EM MIAMI. ESTOU APLICANDO SUAS TECNICAS NA MINHA IGREJA,EM NOVA IGUAÇU, E ESTOU INDO DE VENTO EM POLPA,AMÉM,POMBRÉ!
Basta olhar para o exemplo do mestre Olavo de Carvalho para responder objetiva e diretamente a essa questão. Sim é possível, basta querer e claro, ter vocação. Impossível é evitar a morte a dada altura.
Duas opções: 1 - Faça faculdade pública e aguente os esquerdistas seja resiliente ao extremo, até se formar. 2 - Faça uma Graduação de Filosofia á distância, estude quieto no seu quarto sem sentir o cheiro da maconha ou ver a cor vermelha. O diploma vale como o do presencial
Cara mesmo assim você vai ser influênciado pela esquerda, porque o conteúdo que você vai estudar vai exaltar a esquerda e o comunismo como se fosse a melhor coisa do mundo.
Vinicius Goulart segundo o MEC são iguais portal.mec.gov.br/financiamento-municipal/merenda-escolar/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12832-certificados-e-diplomas-de-cursos-na-modalidade-a-distancia-tem-o-mesmo-valor-que-os-de-cursos-presenciais-sao-aceitos-em-concursos-publicos
A História é repleta de profetas e filósofos, então acredito que existam alguns, ainda hoje. O problema é que não sei onde estão. Só sei que não estão nas igrejas e universidades.
Luís, eu sou exatamente isso aí que você falou. E sim, me considero uma filósofa desde criança. meu foco é o comportamento humano. tenho esse dom de observar e analisar as coisas. É tão forte que eu me sinto um ET desde pequena. Sou um ser de outro planeta, que penso, sinto e ajo diferente das outras pessoas e passei e passo a vida a analisar e tentar entender o porque dessas diferenças. O acúmulo de observações e experiências que eu já vivi me deram uma bagagem enorme, e com a internet eu vou conhecendo cada vez mais as definições daquilo que observei mas não sabia dar nome aos bois, não sabia que eram padrões, se é personalidade, doença ou distúrbio, se tem cura ou não, se é genético ou circunstancial. A internet me deu um grande alívio de poder classificar o que eu enxergava e ninguém mais enxergava. Isso que você disse de se estranhar, admirar, se horrorizar (não lembro agora a palavra exata, e se eu voltar no vídeo perco meu comentário) com as coisas, não achar que nada do que é é assim porque é assim e pronto, seguir o fluxo e viver alienado e fazendo o que todos fazem sem estranheza, sem questionar, sem tomar consciência e ter um livre arbítrio, é o ponto que mais me pega e me prejudica nas minhas relações com os outros. Qdo eu vou expressar o que eu observo no comportamento humano e que eu descobri/sei/aprendi o porque desse comportamento e onde a humanidade vai chegar com ele e que está tudo aí pra quem quiser ver, mas ninguém quer enxergar, ninguém quer parar pra analisar seu comportamento, nem como indivíduo nem como sociedade, e qual seria o comportamento ou educação a se ter para evitar o que todo mundo reclama mas ninguém quer mudar nada, só querem que o final seja diferente por mágica... Quando eu falo essas coisas pras pessoas numa conversa, a minha fala está repleta de espanto, de indignação, de surpresa e de aflição (de ver o mundo indo pró precipício, tentar evitar e ver que a sociedade continua indo em direção ao precipício, mas achando que está caminhando pró topo dá montanha), então as pessoas não são crédito para o que eu falo, acham que eu sou paranóica, louca, que estou cheia de achismos e que tirei tudo dá minha cabeça apenas. Não consigo ter credibilidade porque realmente estamos perto do precipício, cada vez mais rápido e eu não consigo ter calma e paciência diante dessa situação. Você e outros filósofos falam calmamente e com um sorriso que denota desesperança, do tipo "eu sei o que eu estou falando, mas sei que o meu alerta não vai mudar nada, então o máximo que eu posso fazer é explicar para quem está interessado e vamos juntos ver o caos acontecer, dando risada desses seres humanos idiotas." Aí, com esse jeito, as pessoas dizem "nossa, como eles são inteligentes, vou prestar atenção no que ele diz e vou tentar observar em volta de mim se eu enxergo essas coisas que eles estão falando". Ah, e não é que enxergam? Como ter credibilidade numa simples conversa, dentro do desespero de ver onde as coisas estão chegando e quão rápido estão chegando? Realmente a humanidade não tem conserto? E temos que assistir calados os ciclos históricos acontecerem toda vez, como se fosse a primeira vez? O que te faz não sair matando os imbecis ou dar um tiro na cabeça?
Vc precisa aprender a manipular pessoas para que elas vejam algum sentido nas coisas q vc diz. Para isso vc precisa "Entrar, se infiltrar" no mundo destas pessoas. Preparar terreno, entrar no clima, puxar um assunto que a pessoa goste e q vc possa dai iniciar a partir desse assunto a sua reflexão sobre a vida. Isso é apenas uma abertura para q a pessoa possa te ouvir, o resto é vc ter jogo de cintura para continuar com a conversa e derepente ate convence-la. Bom, nao sei se entendeu mas acredito q sim, ja q tem conhecimento em comportamento humano. So tome cuidado com isso pois da um desgaste mental lascado trazendo consequências psicologicas
@@alvaroisaac9838 Entendi. Obrigada. Duro é que não há tempo hábil nos encontros hoje em dia pra fazer tudo isso. Além de eu provav. Me dei conta de que faço isso com os motoristas de Uber. E realmente dá certo. Com amigos a gente acha que por serem amigos já vão respeitar nossa opinião, mas é exatamente o oposto. Por saberem bastante de mim já criam rejeição. Já um estranho não sabe nada de mim, se eu me parecer com ele ele se abre pra me ouvir. Será que todo grupo de amigos é assim? Ou to precisando mudar de amigos? De qualquer forma tô precisando mudar de amigos. Valeu pela dica. Me fez pensar.
@@fabiana3588 Fabiana, espero q neste momento vc nao tenha ja dado um fora nos teus amigos rs... Mas é isso, é normal que a maioria dos nossos amigos nao se interessem por esses tipos de assuntos. Eu mesmo deixo mais pra mim certas reflexões, pensamentos e qndo alguem quer conversar eu vou la e exponho minhas ideias ou me manifesto aqui no youtube....Então relaxa ai menina e vida q segue rs. E qndo perceber q alguem ta afim de ouvir o q vc tem a dizer, apenas converse e deixa rolar o assunto. Se cuida.
@@alvaroisaac9838 ,😂 Só não acabei com as amizades porque na pandemia não vou poder fazer novas. 😂 Mas fui mexendo meus pauzinhos, porque não me aguento. E meio na marra o povo me ouviu em algumas explanações. Mesmo sem entenderem perfeitamente, estou fazendo elas se acostumarem com o meu linguajar e meu conteúdo. Fiz elas conheceram mais meu pensamento e minha história. Nos aproximamos mais. E estou fazendo conversas particulares, pq da mais certo do que em grupo. Obrigada. Vamo que vamo.
No meu entendimento, qualquer um que fica indignado, espantado, inquieto com a realidade e procura meios de entender o que acontece, pra quem sabe tentar se proteger da angústia da vida e o desespero, é um ser pensante, melhor ainda quando suas ideias compartilhadas funcionam ou fazem sentido para outros seres pensantes. Afinal de contas, quem assume a responsabilidade de viver pensando por si só, não entrega esse ônus pra qualquer coisa que seja, esse é um ser filosófico. O filósofo não pode ser covarde, tem que assumir as rédeas da sua vida e não deixar que ninguém o guie ao seu bel prazer ou viver ao acaso.
Poucas coisas foram tão prejudiciais para minha formação acadêmica tanto quanto as "paredes" das salas universitárias. A despeito disso, fiz duas graduações, mas a universidade é um ambiente hostil.
Eu também fiz Filosofia, na USP, por cinco anos 2019 - 2023 (fiz licenciatura), e, depois de todo esse tempo, cheguei à constatacão de que, caso alguém leve a sério o curso de Filosofia, sairá da faculdade com - alguma - cultura filosófica, na melhor das hipóteses. Isso acontece por diversos motivos. Primeiro, o tempo destinado à formacão. Ainda que pretendêssemos estudar tudo sobre Aristóteles, em um curso de Filosofia, não seria possível. Tente imaginar como seria estudar minimamente os principais filósofos da história. É por isso que eu sempre digo que o meu curso de Filosofia começou quando terminou, pois agora eu terei tempo de sobra para ler e pensar. Segundo, o ambiente universitário, hoje, no Brasil, não é um convite à reflexão pura. Nossas universidades são ambientes totalmente politizados e repletos de funcionários públicos. Como não podem ser demitidos, muitos professores - infelizmente - acabam intimidando alunos que não pensam, concordam ou simplesmente aceitam os que eles dizem. Resultado? Bullying e assédio moral, uma prática comum no ambiente que se diz democrático e inclusivo. Essa prática, em última análise, acaba desmotivando (e eu vi isso escancaradamente na USP) aqueles que poderiam ter sido as pessoas (estudantes e filósofos) com aquela aptidão natural para o fillsofar. Essas pessoas estão sendo perdidas por pensarem fora da caixinha. E o que está sobrando? Aqueles "alunes" que acha que filosofar é meramente reproduzir o que o professor manda ou sugere. Sobra a velha estrutura, o mais do mesmo, o velho vermelho que não aprendeu a sair da caverna.
Show Pondé, adorei essa sua sacada "a realidade não é sempre óbvia" Sou Psicólogo e é exatamente esse um de nossos temas principais de trabalhar, a realidade do cliente, que não está enxergando. Vlw.
Haha... sem querer fazer propaganda política ok... mas, assista Roda Viva e Globo News (2 entrevistas) ambos entrevistando Bolsonaro, e tire suas próprias conclusões rs.
Hoje descobri que sou filósofo!!! Toda a minha vida busquei a o significado da "Verdade", encontrei e ate hoje busco essa Verdade, e compreendo que só sei que nada sei, afinal, a certeza da verdade que tive ontem, não é a que tenho hj e tenho certeza que não é a que visão da Verdade que terei amanhã, cada dia que passa compreendo mais 1 fragmentinho dela, talvez nunca a saberei por completo de tão magnifica, simples, mas complexa como 1 quebra-cabeças de idéias, mas isso que me deixa mais obsecado e deslumbrado, saber que essa busca nunca será 1 tédio , afinal, sempre haverá algo mais para eu descobrir e encaixar no quebra-cabeças!
Ele não questiona a própria existência de maneira alguma. Esse tipo de pensamento só surgiu com os filósofos céticos mais de 15 séculos depois, quando a inteligência geral já estava bastante decaída.
Os antigos "pensadores" (já que a denominação nem existia) eram constituídos de pessoas com uma reflexão apurada da vida, pensamento crítico e questionamentos profundos sobre tudo. Eram filósofos e cada um de nós que ousa entrar nessa esfera (reflexão, pensamento crítico positivo e questionamento profundo) também o é. Obviamente não para lecionar ou assumir o título, mas para fazer a melhor parte, filosofar sem fronteiras. Ouço muitos "papagaios" reproduzindo incansavelmente os pensamentos de filósofos presentes na história humana, mas quase nenhum dando prosseguimento a ela, criando, recriando...
Um médico pode ser um filosofo porque tem uma base onde assentar sua critica.Assim como tem bons medicos tem bons poetas e filosofos o talento só não basta.
Na minha opinião quando você começa a se questionar, pensar sobre se mesmo e sobre as coisas da vida, e querer aprimorar conhecimento... você consequentemente se torna um filosofo mesmo que primitivo
Uma resposta de Pondé a Olavo de Carvalho, quem igualmente admiro, mas que já o criticou bastante nas redes sociais... Pondé, sempre humilde, lúcido e denso em suas análises! Um forte abraço, meu amigo!
PARABÉNS PROFESSOR PELO SEU DISCERNIMENTO. EU POR EXEMPLO APRENDI A FALAR,EM PUBLICO NA AULA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO,E A PROFESSORA TEM A MESMA VISÃO QUE O SENHOR SOBRE FILOSOFIA.
Vale ressaltar que Nietzsche erá contra esse sistema de ensino ensinado nas faculdades. Nietzsche dizia que há duas filosofias:uma que te faz você se tornar um a pessoa livre dotada de conhecimento, que almejava as coisas solidas da vida(conhecimento,reflexão da vida e não ser preso a status)... E outras(ensinadas nos ginásios) que te faz ser um ser humano prezo ao status (diplomas, dinheiro, e vaidades ).
senti um esforço imenso do Pondé para agradar gregos e troianos na resposta. No começo não existia faculdade de Filosofia? No começo não existia faculdade alguma ! Esse Ponde ....
Claudio Advogado faculdade de filosofia e filósofos as vezes pode ter algo em comum, só que o filósofo filosofia e a faculdade só repete o que filósofo filosofou é por isso não ensina as pessoas a filosofar pois é algo que se faz como pensa.
E tu é um fantoche,já vi um monte de comentário seu do mesmo jeito respondendo a galera CTRL+C/CTRL+Z não sabe mais nada além de só tagarelar isso aí,tu anda seguindo muito hater do Olavo de Carvalho isso sim
@@mateus6869 Pelo menos ele está falando uma verdade: Olavo de Carvalho não é, não foi e nunca será filósofo. No máximo, um narcisista que acha que sabe sobre tudo.
Eu vou até pesquisar no Google pra ver se a minha opinião não está muito fora da realidade, mas eu sempre achei que filósofo é aquele que tem senso crítico. O filósofo, até onde eu sei, é aquele que tem curiosidade de saber como funciona as coisas. E a pessoa NÃO precisa ser formado na faculdade para ter essa curiosidade.
Como se diz no interior: a melhor faculdade que existe é a faculdade da VIDA. Vá a um boteco com aqueles tiozões e tome 2 cervejas com eles e aprenda o que é filosofia.
N minha opinião a filosofia abrange muitas áreas do saber englobando diversos conhecimentos, que resultam de pensamentos sensíveis e diversificados ao longo da vivência humana, com o olhar focado aos avanços e problemas sociais n retirando o foco de si mesmo, e tem que ver com vocação então ao meu pode
Philosophia significa "amor ao conhecimento" acredito que quanto mais conhecimento buscamos (informação colocada em prática) mais tendemos a evoluir e uma das definições mais elegantes que achei de evolução, é a depuraçao do gosto e quanto melhor o nosso gosto, mais coisas belas e valorosas tendemos a procurar para alimentar o desejo de conhecer mais e assim, mais amamos buscar o conhecimento.
Quem sou eu? Não é da sua conta , você é um filósofo de primeira linha. Autêntico fruto da pedagogia de Paulo Freire. A única dúvida é se você ainda está na escola ou já está desempregado.
Prezado Pensador Pondé. Perfeitamente. Gostaria muito de saber se podemos considerar o Olavo de Carvalho um filósofo, já que ele é um autodidata e bem polêmico. Não quero ter preconceitos, e por respeitar os pensadores brasileiros, a sua opinião vai contar muito. Afinal, o Olavo de Carvalho pode ser considerado um Filósofo? Gostaria que a sua resposta levasse em conta o conteúdo dos livros dele e a maneira como ele interpreta os grandes filósofos da humanidade. Agradeço imensamente pela sua atenção!
O filósofo que me ensinou sobre essa arte ;;;; um filósofo não ensina filosofia;;;;ele ensina a filosofar kkkkk,. Uma boa investigação é a escola de """Frankfurt"". Outra bom estudo é os magistérios do sacerdócio..
Ele respeita o Olavo e acha que o Olavo tem uma grande importância para a direita no Brasil. Mas só isso. O Ponde é muito pé no chão. O Olavo fala e acredita em muita besteira.
Acho que ele é justo. Olavo tem textos bons? Sim. Ótima crítica cultural? Sim. Estilo maravilhoso? Sim. Porém, como ser humano, desliza em alguns pontos. Normal pra que não pensa em bloco.
Concordo com Pondé para ser um Filósofo de verdade não é necessária a graduação em Filosofia, ao contrário de outras profissões. a graduação é condição para o ensino da Filosofia nas escolas. Além dos filósofos conhecidos por estudarem e escreverem sobre Filosofia, como Kant, Nietzsche dentre outros existiram muitos escritores na literatura cujas obras são eivadas de filosofia como as obras de Fiodor Dostoievski e Franz Kafka
O grande Olavo de Carvalho nunca pisou numa faculdade de filosofia. Os bobos que acham que ele é isso aí, o ativismo político conservador, estão desafiados a ler a obra dele onde política não representa 10%. E o Pondé é uma espécie de oxigênio em qualquer lugar q fale.
aschneider70 na verdade, ele chegou sim a entrar numa faculdade, mas, se não me engano, ficou só 3 anos e depois saiu. Ele tem ensino superior incompleto.
jucy jade vale a pena acrescentar ao seu comentário que ele saiu pois seu professor veio a falecer e então ele se recusou a continuar no curso com os professores que que só pregavam bobagens , e também que ele veio a ser diretor do seminário de filosofia da faculdade da cidade do Rio de janeiro onde ele veio então a da palestra e ensinar aqueles que seriam os substitutos do seu professor
Vejo assim, o filósofo é uma pessoa que enxerga as coisas no seu cerne e consegue expor idéias por palavras escritas ou faladas... muitas vezes nem compreendido é, pois nem todos têm profundidade de pensamento... mas creio também naquele que possui pensamento filosófico e transmite o que pensa às vezes por ações, atitudes ou pela própria arte... ou seja, por qq coisa que use os nossos sentidos... o título faz falta para os medianos para baixo... A excelência muitas vezes ultrapassa a formalidade dos documentos... mas para reconhecimento profissional é importante o diploma...
Tenho um canal pró Bolsonaro e lhes convido a fazerem a inscrição. Precisamos trabalhar desde já para a reeleição do Bolsonaro! Chega de fdp na presidência- Bolsonaro 2022!
O estudo acadêmico é capaz de formar médicos, advogados ou engenheiros, mas nenhuma faculdade pode, por si só, formar músicos, matemáticos nem filósofos. No meu entendimento, a escola de filosofia forma historiadores. O ser humano, em sua maioria, apesar da enorme capacidade de observação e compreensão do mundo, tende a ser "refém", da sua subjetividade. Em outras palavras, quando contemplamos alguma coisa ou evento, dificilmente "enxergamos" o evento ou coisa na sua plenitude, mas sim, o que aquilo representa, particularmente, no contexto de nossas vidas. Já o filósofo, possui a capacidade de se desvencilhar de grande parte da sua subjetividade, e dessa forma, observar e compreender o mundo, de uma forma muito mais próxima da realidade natural. Eu acredito que a música e a matemática sejam ótimos exemplos de conhecimentos, que sem uma percepção inata e muito profunda, sempre estarão limitadas à superficialidade. Outra questão que, talvez devamos considerar, é o fato de a filosofia, isoladamente, não ter utilidade alguma. Da mesma forma que, apesar de todos nós ouvirmos música, sentirmos a música e gostarmos de música, apenas os "músicos plenos" têm a capacidade de compreender os caminhos das melodias, o comportamento das harmonias e visualizar o som, na sua mais profunda intimidade, também, apenas os "filósofos natos", percebem o mundo, como ele de fato é. Eu diria que a filosofia, assim como a música e a matemática, está mais para uma capacidade, uma habilidade, do que, simplesmente, um conhecimento.
Nunca me senti confortável em ficar confinado como gado em uma sala de aula por 4 horas diárias, larguei o curso de filosofia no primeiro semestre, quando em um texto fui argumentar com o professor ele me repreendeu e disse para não sair do texto manter o foco ali. Pensei, sou filósofo por natureza minha cabeça pensa por si só, fui...Leio e debato o que quero, bebo na fonte das idéias, canudo é para os fracos liberdade é para poucos.
O Pondé já fez um vídeo falando do Olavo de Carvalho. E também já comentou sobre o mesmo, em alguma palestra, na qual inclusive o Narloch criticou o Olavo. Quem gosta do Olavo não deveria se importar tanto com o aval do Pondé. É mais do que óbvio que tem pessoas que não precisam de universidade para certas atividades...
Tenha minhas discordâncias quanto a essa questão. Existe uma grande distinção entre a pessoa ter uma grande cultura filosófica (conhecimento da história da filosofia, dos principais autores e suas ideias, etc) e a pessoa ser realmente um filósofo. As universidades brasileiras nunca formaram propriamente um filósofo, mas sim pessoas com um certo conhecimento e que estão, teoricamente, aptas a ministrarem aulas de filosofia nas instituições de ensino.
Não gostei da definição obsessão, para aqueles que buscam mais. Contudo, já passei pelo ensino superior, e vejo uma enorme necessidade, buscar na filosofia mesmo logico para se entender a natureza e a mente daqueles que vieram antes de mim. E só assim aplicar da melhor maneira possível o que aprende no homem moderno. Dito, é certo que não me enquadro no sistema metodológico da formação. Mas acredito que é preciso estudar para visualizar o mundo que nos cerca.
Eu digo aos meus:
Um homem não se faz filósofo por conhecer a outros filósofos.
Um Homem torna-se filósofo, por conhecer a si mesmo.
Conheça a ti mesmo e conhecerás o universo.(Sócrates).
Só Sei Que Nada Sei.(Sócrates).
"Conhece-te a ti mesmo" o conhecimento está em nós, basta pari-lo!
Ter o hábito de leitura e estudo por iniciativa própria é a parte mais difícil, que exige uma sólida disciplina. A busca rápida por informação, com a recepção de um conteúdo "mastigado", acomodou toda uma geração.
Allan C. Zanetti eu tenho esse problema
Mas a maioria da população humana em geral nunca foi muito leitora, por vários motivos, mas sempre houve elites estudiosas. Há quem argumente que nunca se leu tanto, mas sabemos que muitas vezes as pessoas leem muito, mas conteúdos em sua maioria, irrelevantes.
www.google.com.br/search?q=nunca+se+leu+tanto&tbm=isch&imgil=thXs4VYDK_kmDM%253A%253BWccQi5KYtU5vmM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.anj.org.br%25252F2015%25252F09%25252F17%25252Fanj-quarto-anuncio-da-campanha-nunca-se-leu-tanto-jornal%25252F&source=iu&pf=m&fir=thXs4VYDK_kmDM%253A%252CWccQi5KYtU5vmM%252C_&usg=__B6ytmyg_LoGoxwcVtZ4epbhsPkM%3D&biw=1366&bih=638&ved=0ahUKEwiwnvv6ibzVAhXETCYKHYsrDf4QyjcIVg&ei=5p6DWbCTF8SZmQGL17TwDw#imgrc=thXs4VYDK_kmDM:
@@RogerRamos1993 Leitura era considerada uma prática apenas da "Classe Intelectual", já que a leitura abre os olhos dos homens para a realidade que vive, e isso é um privilégio para poucos. Quanto menos uma nação lê, mais facilmente influenciável, se tornando massa de manobra política, pessoas doutrinadas a seguir uma ideologia.
Vdd sou a acomodação.
O Google ajuda nesta tua análise? Por que o Google facilita tanto, que poucos leem e buscam aprender de verdade.
TODO GRANDE FILÓSOFO FOI UM GRANDE AUTODIDATA
Filosofia antes de tudo, também é vocação e com a leitura e entendimento de algumas obras de grandes pensadores se vai longe. Depois que se atinge um nível capaz de compreender o que é filosofar, e deste resultado surjam: livros e pensamentos sistematizados dignos de um filósofo, o indivíduo é por mérito um filósofo, sob a autoridade de seu pensamento, sua obra e seu reconhecimento por demais filósofos, enquanto muitos professores de filosofia formados em universidades, permanecem sem levantar voo, estagnados e sem originalidade, sem curiosidade intelectual, mas sim, perfeitamente padronizados.
Seu comentário foi certeiro.
Todo grande filósofo deve unir sujeito e predicado.
Muito bom seu comentário.
Você pode estudar o que passam na faculdade, sem estar na faculdade...
Espero que tenha sido uma pergunta retórica
Não tem ponto de interrogação
Sim, sendo que vários cursos disponibilizam o que será estudado em cada semestre. Você pode pesquisar esses conteúdos e ler os livros por conta própria. O que faltará será a parte da interação, essa poderá ser suprida através de redes sociais ou eventos, como palestras, seminários, congressos, clubes de leitura, etc...
Claro, até porque diploma não vale mais que o conhecimento.
Matheus Bezerra, mas no mundo atual não és nada sem um certificado dizendo que fizeste algo para obter tal conhecimento.
Penso que a pergunta mais adequada seja: todo mundo que cursa e se forma em filosofia vira um filósofo? E a resposta obviamente é NÃO!
O verdadeiro filósofo obtém grande sabedoria, mas de uma forma natural e espontânea, sem estudos acadêmicos. São favorecidos pelo dom da intuição, da vidência e da clarividência.
Tá descrevendo um paranormal, não um filósofo.
Faltou mencionar o Nelson Rodrigues, que é um dos maiores filósofos brasileiros sem nunca ter se formado na área.
Muito bem caro amigo. Nelson Rodrigues. Bem lembrado.
Ariano Suasuna
Segundo quem?
@@LeoPriester segundo ele mesmo
@@jotarokujo5259 legal. Vou me definir assim também...
Eu creio que pode. Aqui na cidade há jornalistas sem faculdade, que tem canal e fazem ótimas reportagens.
Não sou filósofo, mas amo filosofar, leio muito sobre o assunto, e estou estudando para ser teólogo.
*Todos somos filósofos. Porque todos pensamos, refletimos, filosofamos. Mas há os " filósofos profissionais ". Os que estudaram e se formaram em filosofia. Esses se aprofundaram na filosofia e estudaram o que os outros filósofos ( profissionais ou não ) pensaram. Ser filósofo é pensar, aprender a pensar, aprender o que os outros pensaram, duvidando ou questionando, ensinar a pensar por si só e tentando através dos pensamentos, mostrar a realidade.*
Tava torcendo pro Pondé responder essa, o cara perguntava isso em todos os vídeos kkk
Acho que ele teve um orgasmo depois de ver esse vídeo kk
O Pondé descreveu o Olavo de Carvalho.
A filosofia é, por natureza, avessa a qualquer tipo de amarras. A filosofia é a arte do livre pensar, da reflexão permanente. Ademais, filósofo é quem constrói pensamento e bacharel em filosofia é apenas um diplomado num ramo específico. E por exigir liberdade, uma pergunta mais interessante seria: é possível haver filósofo de esquerda ou de direita, sendo que o vínculo a um tipo de ideologia, que antecederia o pensamento, já não seria antifilosófico??? DEAL WITH IT, Pondé!!! Kkk
Há outra pergunta, anterior à sua: é possível um ser humano não ter ideologia?
Na minha opinião não, e um dos grandes engodos intelectuais é quando uma pessoa diz que não tem ideologia. Toda crença é uma ideologia. Está na moda estigmatizar a palavra "ideologia" em nome de a pessoa se colocar como "pura" politicamente, como se as crenças dela fossem algo "natural" e a ideologia fosse algo "artificial".
A ideologia não é algo artificial??? Hahahaha... Onde eu encontro na natureza direita e esquerda??? E é claro que é possível não ter ideologia, mas mais fundamental do que não ter ideologia é, tendo-a, ter o cuidado de não analisar as coisas como se fossem um bloco, não alimentar preconceitos, não se deixar levar pela lógica de grupo (efeito manada), deve-se analisar ideia por ideia. Por isso, digo: ENQUANTO O BRASIL ESTÁ DIVIDIDO ENTRE DIREITA E ESQUERDA (divisão horizontal), a VERDADEIRA DIVISÃO, QUE É VERTICAL (classe dominante x Povo: trabalhadores, desafortunados em geral), ESTÁ PROFUNDAMENTE DESEQUILIBRADA. Estamos a caminho da ESCRAVIDÃO POR DÍVIDA! Uma legião de desempregados, o Estado quebrado pela corrupção e pelos JUROS CRIMINOSOS E INTOCÁVEIS aos bancos e cerca de 80% da mão de obra vivendo com no máximo 3 salários mínimos. QUEM PUDER QUE SAIA DO BRASIL ENQUANTO É TEMPO! ISSO AQUI NÃO TEM JEITO NÃO!!!
Velhote perturbado, até a mãe de Marx o considerava vagabundo, não queira tergiversar por meio de embromação intelectual. No fundo, és apenas um nada, como ser humano e pensador.
A filosofia caracteriza-se por ser uma ciência com a qual o homem trabalha apenas com a luz natural da sua inteligência. Ele não tem na filosofia, ele não dispõem de outros instrumentos se não a sua inteligência.
O filósofo é o homem mais desprovido que existe, ele só dispõem da sua inteligencia, nada mais. É apenas com ela que ele tem que invadir, que ele tem que penetrar, por tanto é a penas fundado nessa luz natural da inteligencia humana que ele vai construir todas as disciplinas que constituem a sua filosofia.
É por isso que nesses últimos anos de tensão política eu fiz como Platão e saí de cena desse tipo de discussão... passei a me preocupar com questões mais particulares, como o autoconhecimento. Talvez eu volte a discutir política quando a classe média parar de brigar como peões em um tabuleiro de xadrex cujos reis são Lula e Bolsonaro.
os professores de filosofia não são filósofos
Alguns são, eu tinha um professor que nos fazia pensar muito. Mas tentando lembrar do que se passava naquela época, acho que ele era um esquerdistinha.
Alguns são sim
Bom, eu acho que para estudar filosofia tem que se desprender dessas visões de esquerda e direita, até porque um filosofo sempre esta acima de qualquer ideologia
e os professores de biologia são biólogos? Os de física, são físicos? Os de administração, são administradores? E os de economia, são economistas? Seguindo sua lógica não, ou ainda, não necessariamente. Independente da lógica q vc esteja utilizando, pq é possível pensar desse modo, tenho certeza que não se utiliza essa lógica na prática para a maioria das áreas, mas para a filosofia....
@@guilhermevilela7756 Biologia, Física, administração, economia... são ciências ENSINÁVEIS! Filosofia NÃO! ANTA QUADRADA!!!!!!!
"Professor" de filosofia é apenas um HISTORIADOR SEU BURRO!!!🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴
Pondé, fala sobre a ideia de que o ser humano é portador de uma alma.
"A filosofia caracteriza-se por ser uma ciência com a qual o homem trabalha apenas com a luz natural da sua inteligência. Ele não tem na filosofia, ele não dispõem de outros instrumentos se não a sua inteligência.
O filósofo é o homem mais desprovido que existe, ele só dispõem da sua inteligencia, nada mais. É apenas com ela que ele tem que invadir, que ele tem que penetrar, por tanto é a penas fundado nessa luz natural da inteligencia humana que ele vai construir todas as disciplinas que constituem a sua filosofia." - Mário Ferreira dos Santos
O maior filósofo brasileiro tem diploma de bacharel em direito.
Nunca buscou reconhecimento acadêmico, e pagou um preço alto por isso, pois a universidade brasileira o relegou ao esquecimento.
Falo de Mário Ferreira dos Santos, que está sendo "redescoberto" neste século.
E atualmente Olavo de carvalho é único brasileiro que se pode dizer filósofo.
@@english736 então estamos mal, hein kkkk
@@guilhermematias2099 se estar mal com o filósofo que previu toda essa merda que aconteceu no Brasil e no mundo e quebrou a hegemonia psicopata da esquerda sozinho, então com quem seria estar bem? Com o Karnal que passa pano para a cleptocracia? Cortella o qual faz todo tipo de malabarismo para defender o PT e tem como ícone da educação o aberrante Paulo Freire? O Pondé com seu fisiologismo e covardia? Cloves de Barros? Kkkkkkk... Marilene Chauí? Kkkkkkk... Paulo Guiraldele? Kkkkkkkkkk... Márcia Tibure? Os Especialistas da mídia? Kkkkkkkkkkkkk...
@@english736 aberrante Paulo Freire meu parça? Um dos educadores mais influentes e citados da história em teses de doutorado/mestrado, é sério isso? Todos estes que você citou têm contribuições muito maiores no nosso campo acadêmico histórico-filosófico que o Olavo. Me desculpa, ele é um ótimo sofista e escritor literário, mas falemos aqui de OBRA, de FEITO, e de FILOSOFIA; o Olavo publicou uma renca de artigos na Folha, O Globo, publicou uma meia dúzia de obras que não causaram o mínimo impacto e já bancou como revolucionário e portal da nova direita brasileira.
@@english736 eu digo o mesmo sobre você meu caro kkkkkk, mostra ae a obra e influência de Olavo, e o fundamento da perseguição que você e essa nova direita doentia têm ao Paulo Freire sem sequer terem lido a obra e saberem dos trabalhos dele dentro e fora do país. Eu não vejo o menor sentido em chamar Olavo de filósofo kkkkkk, sofista sem obra, sem pesquisa, de pensamento medieval, retrógrado e ultraconservador. Não tem o menor repertório, não conhece a filosofia moderna, não se sustenta em teses e dissertações próprias, cita meia dúzia de autores escolásticos e conservadores nos vídeos e fecha sua redoma nisso. Olavo nunca estudou filosofia, e não falo no meio acadêmico, nunca estudou por si autores modernos e contemporâneos, nunca estudou filosofia política moderna, epistemologia, socrática, teorias sociais, não tem embasamento sobre NADA em filosofia histórica e banca o sabido. Enfim, é um velho gagá negacionista que acha que o mundo gira em torno do pensamento dele e nunca se deu ao trabalho de conhecer outras mentes pensantes à fundo. Um filósofo falso, ególatra, um charlatão, sem mais...
Foi descrito com exatidão o estado de coisas que vivemos na universidade. Eu apenas ressaltaria que a tal disciplina e regularidade impostas pela rotina acadêmica geram uma produtividade que representa um DESVIO dos estudos essenciais para a formação de um filósofo com vocação. A simples forma textual da Tese já é de uma artificialidade monstruosa.
Pondé, antes de tudo, parabéns pelo canal!
É admirável a sua inteligência e o modo fantástico que esclarece às ideias.
Por gentileza, gostaria que falasse sobre "A Ordem do Discurso" do Foucault.
Seria possível?
Obrigada desde já!
Abraço!
O que vemos no vídeo: Pondé com uma ótima clareza, gerando temas ótimos para o debate em relação a cursos superiores no país.
O que vemos nos comentários: pessoas desiludidas que não conseguiram se adaptar às diversas estruturas formais e necessárias da academia (Não estou falando de "militância", mas a forma como lidar com textos, a forma como explorar autores de forma acadêmica etc.) e, portanto, culpam o ensino superior. (Obviamente existem professores inferiores, mas há uma formalidade básica: responder provas com sua opinião, fruto de sua cabeça, não significa nada, espere para fazer isso no seu doutorado).
O requisito mais difícil pra se tornar um bom filósofo é começar a fumar cachimbo. O resto vem fácil.
vc esta se referindo ao Pondé kkkkkk
Hahahahahahaha boa
Kkkk
as fumaças falarao por ele
Kkkk
Gosto muito do senhor e tenho tremenda admiração, agora sei que mesmo sendo de direito posso ser um filósofo na minha área e buscar mais conhecimento através de filósofos além da minha área como os que as pessoas de filosofia estudam.
Obrigado pelo vídeo professor.
Sou formada em direito e dou aluna de filosofia, exatamente porque eu AMO FILOSOFIA.
Tô fazendo direito mas também quero lecionar filosofia. Aceito dicas...
Qualquer pessoa que ame o pensamento, a crítica e a história tende a gostar de Filosofia. É algo realmente apaixonante! As vezes um caipira do interior, no cabo da enxada, filosofa sem saber....
Sou formado em logística e pretendo cursar filosofia, amo isso!
@Eduardo Tenorio pq não?
@@sidneilopes6860 Quer uma dica? Estude, faça vestibular para filosofia estude mais e se forme. ^^
Muito bacana Pondé, já pensava sobre isso de fazer faculdade e me tornar apenas um reprodutor e o quão imperceptível se torna isso na vida de um estudante, que "suas ideias" nem são tão "suas" assim.
Apesar de desconfiar de algumas coisas, as vezes a gente espera outras manifetações para poder falar sobre.
Maioria das pessoas que se formam em filosofia, torna-se professores e não filósofos - professores que reproduzir ideias e conceitos, não filósofos que questiona e cria ideias e conceitos...
Quantos filósofos a USP formou? Nenhuma
Façam um vídeo do Pondé explicando se Maquiavel acertou em 1500 o que a política se tornaria hoje (Tendo por base o livro ''O príncipe'').
Muito boa resposta Pondé. Mesmo pq ao estudarmos os clássicos verificamos suas contraposições. O que nos leva a um terceiro ou quarto ou " n" novas verificações ou conclusões.Como queira. Se partirmos do princÍpio Cartesiano... intuição é importante...mas muito individual...o que faz diferir muito as conclusões das pessoas realmente dispostas a pensar. Muito obrigada por não ser o acadêmico fundamentalista.
A filosofia não tem fronteiras, todos os seres pensantes podem contribuir de alguma forma para a humanidade.
Sou Itor Junior Pires Filho de Itor Pires e Ana Claudia Conceição Silva, falando sobre mim eu meio que começo a dizer palavras sem parar encaixando o quebra cabeça da vida em sentido Geral mas eu não tenho nem um estudo físico sobre esse Conceito, eu digo que aprendi tudo com a vida Espiritual....
Gostei muitíssimo! Vontade de estudar, ler mais, com disciplina. Talvez. Me encanta, o saber filosófico. Obrigada!
Pondé, já frequentei a faculdade, mas a filosofia faz parte do meu dia a dia. Desde Platão, passando por Kant e lendo muito Maquiavel vamos prosseguindo no entendimento da filosofia todos os dias. Eu tenho essa disciplina intena que você fala.
*Um exemplo disso é o Olavo de Carvalho, que nao tem diploma de filosofia mas tem vários livros e dvds sobre o assunto.*
Olavo de Carvalho tem um pensamento bosta
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sim, no mundo maluco que o olavo criou pra ele e seus admiradores, ele é um grande filósofo.
O camarada crê no terraplanismo.
Pondé eu sou seu fãn número um, gosto muito de filosofia i história, aprendo muito com suas idéias i gosto mais ainda de vc pq sua fala é direta óbvia i argumentativa; a final, filosofia é encontrar uma forma real de explicar as coisas em um modo geral dentro da ética i dos princípios morais........ DO QUE ADIANTA "O HOMEM CRER NAS COISAS QUE NÃO SE VÊEM I DEIXAR DE CONQUISTAR AS COISAS QUE ESTAR DENTRO DA SUA REALIDADE !! Um abraço Pondé, sucesso ......
Eu tenho uma pergunta para o Sr. Pondé Em termos de auto conhecimento e evolução espiritual, qual ramo de estudo seria mais próprio: Filosofia Psicologia ou Psicanalise?
Gosto muito dos seus vídeos.
Teosofia
História.
TCHAU POMBRÉ, AINDA BEM QUE VOCE TÁ AQUI NA INTERNET, DANDO AULA DE FILOSOFIA DE TITIA CUBANA RESIDENTE EM MIAMI. ESTOU APLICANDO SUAS TECNICAS NA MINHA IGREJA,EM NOVA IGUAÇU, E ESTOU INDO DE VENTO EM POLPA,AMÉM,POMBRÉ!
Filosofia só a moda clássica!!
Nos dias de hj!!
É complicado!!
Exatamente reprodução!!
Atila, o huno, já dizia "é preciso menos coragem para criticar as opiniões do que para defender as próprias". Gostei muito do seu ponto de vista
1:55
Faculdade de Filosofia em vez de formar filósofos forma filólogos.
Eu amo esse cara. Se algum dia eu tiver a oportunidade de o encontrar eu vou dar um beijo nele!
Então o Olavo de Carvalho é filósofo.
Nem sei pra que falar isso, pq é uma obviedade.
A pergunta deveria ser: "Alguém pode ser filósofo se frequentar a faculdade"?
Como assim ?
Finalmente, eu tava esperando esse vídeo , fiz um comentário outro dia justamente pedindo esse tema, Obrigado 😍😍😍😍😍😍
Rafael Brito Ótima sugestão, esse é um dos meus vídeos preferidos!
Basta olhar para o exemplo do mestre Olavo de Carvalho para responder objetiva e diretamente a essa questão. Sim é possível, basta querer e claro, ter vocação. Impossível é evitar a morte a dada altura.
Duas opções:
1 - Faça faculdade pública e aguente os esquerdistas seja resiliente ao extremo, até se formar.
2 - Faça uma Graduação de Filosofia á distância, estude quieto no seu quarto sem sentir o cheiro da maconha ou ver a cor vermelha. O diploma vale como o do presencial
Cara mesmo assim você vai ser influênciado pela esquerda, porque o conteúdo que você vai estudar vai exaltar a esquerda e o comunismo como se fosse a melhor coisa do mundo.
Pior, verdade. Será que é diferente nas faculdades privadas?
Nas faculdades privadas há menos influência.
Obvio que nao vale igual, voce formar na USP, UFMG, UNB é totalmente diferente de se formar na UNIP
Vinicius Goulart segundo o MEC são iguais portal.mec.gov.br/financiamento-municipal/merenda-escolar/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12832-certificados-e-diplomas-de-cursos-na-modalidade-a-distancia-tem-o-mesmo-valor-que-os-de-cursos-presenciais-sao-aceitos-em-concursos-publicos
A História é repleta de profetas e filósofos, então acredito que existam alguns, ainda hoje. O problema é que não sei onde estão. Só sei que não estão nas igrejas e universidades.
Luís, eu sou exatamente isso aí que você falou. E sim, me considero uma filósofa desde criança. meu foco é o comportamento humano. tenho esse dom de observar e analisar as coisas. É tão forte que eu me sinto um ET desde pequena. Sou um ser de outro planeta, que penso, sinto e ajo diferente das outras pessoas e passei e passo a vida a analisar e tentar entender o porque dessas diferenças. O acúmulo de observações e experiências que eu já vivi me deram uma bagagem enorme, e com a internet eu vou conhecendo cada vez mais as definições daquilo que observei mas não sabia dar nome aos bois, não sabia que eram padrões, se é personalidade, doença ou distúrbio, se tem cura ou não, se é genético ou circunstancial. A internet me deu um grande alívio de poder classificar o que eu enxergava e ninguém mais enxergava.
Isso que você disse de se estranhar, admirar, se horrorizar (não lembro agora a palavra exata, e se eu voltar no vídeo perco meu comentário) com as coisas, não achar que nada do que é é assim porque é assim e pronto, seguir o fluxo e viver alienado e fazendo o que todos fazem sem estranheza, sem questionar, sem tomar consciência e ter um livre arbítrio, é o ponto que mais me pega e me prejudica nas minhas relações com os outros. Qdo eu vou expressar o que eu observo no comportamento humano e que eu descobri/sei/aprendi o porque desse comportamento e onde a humanidade vai chegar com ele e que está tudo aí pra quem quiser ver, mas ninguém quer enxergar, ninguém quer parar pra analisar seu comportamento, nem como indivíduo nem como sociedade, e qual seria o comportamento ou educação a se ter para evitar o que todo mundo reclama mas ninguém quer mudar nada, só querem que o final seja diferente por mágica... Quando eu falo essas coisas pras pessoas numa conversa, a minha fala está repleta de espanto, de indignação, de surpresa e de aflição (de ver o mundo indo pró precipício, tentar evitar e ver que a sociedade continua indo em direção ao precipício, mas achando que está caminhando pró topo dá montanha), então as pessoas não são crédito para o que eu falo, acham que eu sou paranóica, louca, que estou cheia de achismos e que tirei tudo dá minha cabeça apenas. Não consigo ter credibilidade porque realmente estamos perto do precipício, cada vez mais rápido e eu não consigo ter calma e paciência diante dessa situação. Você e outros filósofos falam calmamente e com um sorriso que denota desesperança, do tipo "eu sei o que eu estou falando, mas sei que o meu alerta não vai mudar nada, então o máximo que eu posso fazer é explicar para quem está interessado e vamos juntos ver o caos acontecer, dando risada desses seres humanos idiotas."
Aí, com esse jeito, as pessoas dizem "nossa, como eles são inteligentes, vou prestar atenção no que ele diz e vou tentar observar em volta de mim se eu enxergo essas coisas que eles estão falando". Ah, e não é que enxergam?
Como ter credibilidade numa simples conversa, dentro do desespero de ver onde as coisas estão chegando e quão rápido estão chegando?
Realmente a humanidade não tem conserto? E temos que assistir calados os ciclos históricos acontecerem toda vez, como se fosse a primeira vez?
O que te faz não sair matando os imbecis ou dar um tiro na cabeça?
Calma moça.
Vc precisa aprender a manipular pessoas para que elas vejam algum sentido nas coisas q vc diz. Para isso vc precisa "Entrar, se infiltrar" no mundo destas pessoas. Preparar terreno, entrar no clima, puxar um assunto que a pessoa goste e q vc possa dai iniciar a partir desse assunto a sua reflexão sobre a vida. Isso é apenas uma abertura para q a pessoa possa te ouvir, o resto é vc ter jogo de cintura para continuar com a conversa e derepente ate convence-la. Bom, nao sei se entendeu mas acredito q sim, ja q tem conhecimento em comportamento humano. So tome cuidado com isso pois da um desgaste mental lascado trazendo consequências psicologicas
@@alvaroisaac9838 Entendi. Obrigada. Duro é que não há tempo hábil nos encontros hoje em dia pra fazer tudo isso. Além de eu provav. Me dei conta de que faço isso com os motoristas de Uber. E realmente dá certo. Com amigos a gente acha que por serem amigos já vão respeitar nossa opinião, mas é exatamente o oposto. Por saberem bastante de mim já criam rejeição. Já um estranho não sabe nada de mim, se eu me parecer com ele ele se abre pra me ouvir. Será que todo grupo de amigos é assim? Ou to precisando mudar de amigos? De qualquer forma tô precisando mudar de amigos.
Valeu pela dica. Me fez pensar.
@@fabiana3588 Fabiana, espero q neste momento vc nao tenha ja dado um fora nos teus amigos rs... Mas é isso, é normal que a maioria dos nossos amigos nao se interessem por esses tipos de assuntos. Eu mesmo deixo mais pra mim certas reflexões, pensamentos e qndo alguem quer conversar eu vou la e exponho minhas ideias ou me manifesto aqui no youtube....Então relaxa ai menina e vida q segue rs. E qndo perceber q alguem ta afim de ouvir o q vc tem a dizer, apenas converse e deixa rolar o assunto. Se cuida.
@@alvaroisaac9838 ,😂 Só não acabei com as amizades porque na pandemia não vou poder fazer novas. 😂 Mas fui mexendo meus pauzinhos, porque não me aguento. E meio na marra o povo me ouviu em algumas explanações. Mesmo sem entenderem perfeitamente, estou fazendo elas se acostumarem com o meu linguajar e meu conteúdo. Fiz elas conheceram mais meu pensamento e minha história. Nos aproximamos mais. E estou fazendo conversas particulares, pq da mais certo do que em grupo.
Obrigada.
Vamo que vamo.
No meu entendimento, qualquer um que fica indignado, espantado, inquieto com a realidade e procura meios de entender o que acontece, pra quem sabe tentar se proteger da angústia da vida e o desespero, é um ser pensante, melhor ainda quando suas ideias compartilhadas funcionam ou fazem sentido para outros seres pensantes.
Afinal de contas, quem assume a responsabilidade de viver pensando por si só, não entrega esse ônus pra qualquer coisa que seja, esse é um ser filosófico. O filósofo não pode ser covarde, tem que assumir as rédeas da sua vida e não deixar que ninguém o guie ao seu bel prazer ou viver ao acaso.
Poucas coisas foram tão prejudiciais para minha formação acadêmica tanto quanto as "paredes" das salas universitárias. A despeito disso, fiz duas graduações, mas a universidade é um ambiente hostil.
Eu também fiz Filosofia, na USP, por cinco anos 2019 - 2023 (fiz licenciatura), e, depois de todo esse tempo, cheguei à constatacão de que, caso alguém leve a sério o curso de Filosofia, sairá da faculdade com - alguma - cultura filosófica, na melhor das hipóteses. Isso acontece por diversos motivos. Primeiro, o tempo destinado à formacão. Ainda que pretendêssemos estudar tudo sobre Aristóteles, em um curso de Filosofia, não seria possível. Tente imaginar como seria estudar minimamente os principais filósofos da história. É por isso que eu sempre digo que o meu curso de Filosofia começou quando terminou, pois agora eu terei tempo de sobra para ler e pensar. Segundo, o ambiente universitário, hoje, no Brasil, não é um convite à reflexão pura. Nossas universidades são ambientes totalmente politizados e repletos de funcionários públicos. Como não podem ser demitidos, muitos professores - infelizmente - acabam intimidando alunos que não pensam, concordam ou simplesmente aceitam os que eles dizem. Resultado? Bullying e assédio moral, uma prática comum no ambiente que se diz democrático e inclusivo. Essa prática, em última análise, acaba desmotivando (e eu vi isso escancaradamente na USP) aqueles que poderiam ter sido as pessoas (estudantes e filósofos) com aquela aptidão natural para o fillsofar. Essas pessoas estão sendo perdidas por pensarem fora da caixinha. E o que está sobrando? Aqueles "alunes" que acha que filosofar é meramente reproduzir o que o professor manda ou sugere. Sobra a velha estrutura, o mais do mesmo, o velho vermelho que não aprendeu a sair da caverna.
Pondé, oque você acha sobre tudo oque as pessoas falam sobre "você é de exatas" ou "você é de humanas"?
Show Pondé, adorei essa sua sacada "a realidade não é sempre óbvia"
Sou Psicólogo e é exatamente esse um de nossos temas principais de trabalhar, a realidade do cliente, que não está enxergando. Vlw.
O que você acha do jornalismo brasileiro?
victoria assiste a entrevista dele no provocações. Ele fala sobre isso.
anderson wall ok, valeu. vou assistir
mas qual dos vídeos?
Joshua Black Rock kkk puteiros e igrejas kkkk
Haha... sem querer fazer propaganda política ok... mas, assista Roda Viva e Globo News (2 entrevistas) ambos entrevistando Bolsonaro, e tire suas próprias conclusões rs.
Hoje descobri que sou filósofo!!! Toda a minha vida busquei a o significado da "Verdade", encontrei e ate hoje busco essa Verdade, e compreendo que só sei que nada sei, afinal, a certeza da verdade que tive ontem, não é a que tenho hj e tenho certeza que não é a que visão da Verdade que terei amanhã, cada dia que passa compreendo mais 1 fragmentinho dela, talvez nunca a saberei por completo de tão magnifica, simples, mas complexa como 1 quebra-cabeças de idéias, mas isso que me deixa mais obsecado e deslumbrado, saber que essa busca nunca será 1 tédio , afinal, sempre haverá algo mais para eu descobrir e encaixar no quebra-cabeças!
Dá pra responder em dois segundos: Sócrates frequentou a faculdade?
k0l3 Tem um problema né... Sócrates nem sequer tem certeza de existência (entendi a mensagem, então realmente foda-se)
Ele não questiona a própria existência de maneira alguma. Esse tipo de pensamento só surgiu com os filósofos céticos mais de 15 séculos depois, quando a inteligência geral já estava bastante decaída.
Não.
Os antigos "pensadores" (já que a denominação nem existia) eram constituídos de pessoas com uma reflexão apurada da vida, pensamento crítico e questionamentos profundos sobre tudo. Eram filósofos e cada um de nós que ousa entrar nessa esfera (reflexão, pensamento crítico positivo e questionamento profundo) também o é. Obviamente não para lecionar ou assumir o título, mas para fazer a melhor parte, filosofar sem fronteiras. Ouço muitos "papagaios" reproduzindo incansavelmente os pensamentos de filósofos presentes na história humana, mas quase nenhum dando prosseguimento a ela, criando, recriando...
*Responde pondé*
Como lidar com alguém que perdeu alguém próximo ?
Um médico pode ser um filosofo porque tem uma base onde assentar sua critica.Assim como tem bons medicos tem bons poetas e filosofos o talento só não basta.
A resposta q os manés esperavam e que era tão óbvia quanto retórica.
Medicina 2017 conseguiu a sua resposta do Pondé. Mas você já havia sido respondido nos comentários.
GRANDE Medicina 2017, você é foda, cara, pois Pondé te respondeu DIRETAMENTE! Sou seu fã!
Na minha opinião quando você começa a se questionar, pensar sobre se mesmo e sobre as coisas da vida, e querer aprimorar conhecimento... você consequentemente se torna um filosofo mesmo que primitivo
Preciso de conhecimento, preciso ler muito!!!
Filosofia não é mera opinião.
Isso que há dificuldade de muitos entenderem.
Pondé, o que você acha da invasão dos "coachs" e seus métodos?
Uma resposta de Pondé a Olavo de Carvalho, quem igualmente admiro, mas que já o criticou bastante nas redes sociais...
Pondé, sempre humilde, lúcido e denso em suas análises!
Um forte abraço, meu amigo!
Pondé, qual o problema moral do aborto?
Por que envolve uma vida humana????
@@RE-ez3qh exato
PARABÉNS PROFESSOR PELO SEU DISCERNIMENTO. EU POR EXEMPLO APRENDI A FALAR,EM PUBLICO NA AULA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO,E A PROFESSORA TEM A MESMA VISÃO QUE O SENHOR SOBRE FILOSOFIA.
Olavo continua tendo razão...
Vale ressaltar que Nietzsche erá contra esse sistema de ensino ensinado nas faculdades. Nietzsche dizia que há duas filosofias:uma que te faz você se tornar um a pessoa livre dotada de conhecimento, que almejava as coisas solidas da vida(conhecimento,reflexão da vida e não ser preso a status)... E outras(ensinadas nos ginásios) que te faz ser um ser humano prezo ao status (diplomas, dinheiro, e vaidades ).
olavo tem razão
Perfeito! Agora falta nos passar nomes e obras de filósofos brasileiros reconhecidos e traduzidos mundo afora!
senti um esforço imenso do Pondé para agradar gregos e troianos na resposta. No começo não existia faculdade de Filosofia? No começo não existia faculdade alguma ! Esse Ponde ....
Já me informei e o que obtive de informação é que quem vc citou, tem sim uma formação universitária. Inclusive foi professor. Informe-se.
Felipe Couto fez e ainda tem doutorado
Claudio Advogado faculdade de filosofia e filósofos as vezes pode ter algo em comum, só que o filósofo filosofia e a faculdade só repete o que filósofo filosofou é por isso não ensina as pessoas a filosofar pois é algo que se faz como pensa.
Claudio Advogado se você sabe mais que ele pede o login do canal dele e grave vídeos melhores que o dele.
O PONDÉ É NOSSO GRANDE FILÓSOFO BRASILEIRO, CRÍTICO, COERENTE E BRILHANTE!!!
Olavo não filósofo, é uma lenda.
Giovani Perin Geocentrista, astrólogo que acredita que a terra tem 6 mil anos e que Pepsi adoça refrigerantes com fetos abortados...... Sério amigo?
E tu é um fantoche,já vi um monte de comentário seu do mesmo jeito respondendo a galera CTRL+C/CTRL+Z não sabe mais nada além de só tagarelar isso aí,tu anda seguindo muito hater do Olavo de Carvalho isso sim
@@mateus6869 Pelo menos ele está falando uma verdade: Olavo de Carvalho não é, não foi e nunca será filósofo. No máximo, um narcisista que acha que sabe sobre tudo.
Eu vou até pesquisar no Google pra ver se a minha opinião não está muito fora da realidade, mas eu sempre achei que filósofo é aquele que tem senso crítico. O filósofo, até onde eu sei, é aquele que tem curiosidade de saber como funciona as coisas. E a pessoa NÃO precisa ser formado na faculdade para ter essa curiosidade.
Como se diz no interior: a melhor faculdade que existe é a faculdade da VIDA. Vá a um boteco com aqueles tiozões e tome 2 cervejas com eles e aprenda o que é filosofia.
Na realidade há mais pessoas que são Filósofos sem ter curso. Nem sempre o curso superior é a peça chave para o conhecimento.
Claro que se formam, Olavo e um verdadeiro filósofo sem fazer faculdade nenhuma
N minha opinião a filosofia abrange muitas áreas do saber englobando diversos conhecimentos, que resultam de pensamentos sensíveis e diversificados ao longo da vivência humana, com o olhar focado aos avanços e problemas sociais n retirando o foco de si mesmo, e tem que ver com vocação então ao meu pode
GRAVA SEM CAMISA
Anarchist Empire ta pensando que ele é o Dava Jonas?
Philosophia significa "amor ao conhecimento" acredito que quanto mais conhecimento buscamos (informação colocada em prática) mais tendemos a evoluir e uma das definições mais elegantes que achei de evolução, é a depuraçao do gosto e quanto melhor o nosso gosto, mais coisas belas e valorosas tendemos a procurar para alimentar o desejo de conhecer mais e assim, mais amamos buscar o conhecimento.
E agora Karnal...ouça essa e guarde sua inveja e seu ego contra o Olavo no bolso kkkk
Gosto de mais desse formato de perguntas e respostas em torno de 5 minutos. Ajuda a gente a refletir sobre várias coisas sem tomar muito tempo.
Tudo é questão de tempo então. Não daria para ver um video muito mais minucioso de 20 min ?
Pondé, faltou coragem de dar nome aos bois? Muito sofisma para evitar falar o nome de Olavo de Carvalho.
Antonio Abreu Geocentrista, astrólogo que acredita que a terra tem 6 mil anos e que Pepsi adoça refrigerantes com fetos abortados...... Sério amigo?
Quem sou eu? Não é da sua conta , você é um filósofo de primeira linha. Autêntico fruto da pedagogia de Paulo Freire.
A única dúvida é se você ainda está na escola ou já está desempregado.
Quem sou eu? Não é da sua conta, mais é mais, a crítica continua válida. Pondé foi covarde por evitar tocar no nome de Olavo de Carvalho.
Se tu ler vários comentários aqui falando do Olavo tu vai ver esse anta só respondendo isso aí
Tá evidente que esse imbecil é só mais um analfabeto funcional zumbificado, tá achando que vai desmerecer o Prof. Olavo com meia dúzia de espantalhos.
Prezado Pensador Pondé.
Perfeitamente.
Gostaria muito de saber se podemos considerar o Olavo de Carvalho um filósofo, já que ele é um autodidata e bem polêmico.
Não quero ter preconceitos, e por respeitar os pensadores brasileiros, a sua opinião vai contar muito.
Afinal, o Olavo de Carvalho pode ser considerado um Filósofo?
Gostaria que a sua resposta levasse em conta o conteúdo dos livros dele e a maneira como ele interpreta os grandes filósofos da humanidade.
Agradeço imensamente pela sua atenção!
Vivemos o Gramscismo no Brasil? Esse fenômeno foi intensificado nos últimos 12 anos?
Diogo Castro leia A nova era e a revolução cultural
O filósofo que me ensinou sobre essa arte ;;;; um filósofo não ensina filosofia;;;;ele ensina a filosofar kkkkk,. Uma boa investigação é a escola de """Frankfurt"". Outra bom estudo é os magistérios do sacerdócio..
Humm! Acho que o Pondé admira veladamente o Olavo.
Roberto Gusmão sim, ele já afirmou isso anteriormente.
Ele respeita o Olavo e acha que o Olavo tem uma grande importância para a direita no Brasil. Mas só isso. O Ponde é muito pé no chão. O Olavo fala e acredita em muita besteira.
Precisamente como o Mário falou. Voltem a ver o vídeo.
Pra mim, ele a única coisa que ele faz é evitar entrar em treta com o Olavo, pois o Olavo não aceita ninguém que o contrarie.
Acho que ele é justo. Olavo tem textos bons? Sim. Ótima crítica cultural? Sim. Estilo maravilhoso? Sim. Porém, como ser humano, desliza em alguns pontos. Normal pra que não pensa em bloco.
Só essa tragada no começo do vídeo já merece o like, pela performance, 👍👍👍
KKKKKKKKKKKKKKKKK
O sujeitinho artificial enjoado e pretensioso aliás como são todos esses q se apresentam como "filósofos '" aqui no UA-cam
Olavo
Tu conhece a obra do Pondé sobre o Pascal?
O Pondé é o homem mais inteligente do Brasil!
o olavo lê mais de 80 livros por mês, enquanto os graduandos choram para ler um capitulo que os seus professores trazem do xerox.
Concordo com Pondé para ser um Filósofo de verdade não é necessária a graduação em Filosofia, ao contrário de outras profissões. a graduação é condição para o ensino da Filosofia nas escolas. Além dos filósofos conhecidos por estudarem e escreverem sobre Filosofia, como Kant, Nietzsche dentre outros existiram muitos escritores na literatura cujas obras são eivadas de filosofia como as obras de Fiodor Dostoievski e Franz Kafka
O grande Olavo de Carvalho nunca pisou numa faculdade de filosofia. Os bobos que acham que ele é isso aí, o ativismo político conservador, estão desafiados a ler a obra dele onde política não representa 10%. E o Pondé é uma espécie de oxigênio em qualquer lugar q fale.
aschneider70 na verdade, ele chegou sim a entrar numa faculdade, mas, se não me engano, ficou só 3 anos e depois saiu. Ele tem ensino superior incompleto.
jucy jade vale a pena acrescentar ao seu comentário que ele saiu pois seu professor veio a falecer e então ele se recusou a continuar no curso com os professores que que só pregavam bobagens , e também que ele veio a ser diretor do seminário de filosofia da faculdade da cidade do Rio de janeiro onde ele veio então a da palestra e ensinar aqueles que seriam os substitutos do seu professor
"nunca pisou numa faculdade de filosofia" por isso é aquela anta que acredita em astrologia.
@@pandaofdeth Astrologia? Sabe o que é pior? Ser um acéfalo, um ignorante como você!
;-)
Vejo assim, o filósofo é uma pessoa que enxerga as coisas no seu cerne e consegue expor idéias por palavras escritas ou faladas... muitas vezes nem compreendido é, pois nem todos têm profundidade de pensamento... mas creio também naquele que possui pensamento filosófico e transmite o que pensa às vezes por ações, atitudes ou pela própria arte... ou seja, por qq coisa que use os nossos sentidos... o título faz falta para os medianos para baixo... A excelência muitas vezes ultrapassa a formalidade dos documentos... mas para reconhecimento profissional é importante o diploma...
Arthur Petry é um dos melhores filósofos brasileiros. Mesmo sendo um burro dogmaticamente falando hahahaha
Um gênio incompreendido pela sociedade
Verdura.
Sou vizinho do Arthur Petry e faço stories dele chegando em casa kkkkkkkk. Se inscrevam no meu canal. Faço academia com ele inclusive
Pondé é o melhor dos acadêmicos, sempre argumenta.
Tenho um canal pró Bolsonaro e lhes convido a fazerem a inscrição. Precisamos trabalhar desde já para a reeleição do Bolsonaro! Chega de fdp na presidência- Bolsonaro 2022!
O estudo acadêmico é capaz de formar médicos, advogados ou engenheiros, mas nenhuma faculdade pode, por si só, formar músicos, matemáticos nem filósofos. No meu entendimento, a escola de filosofia forma historiadores. O ser humano, em sua maioria, apesar da enorme capacidade de observação e compreensão do mundo, tende a ser "refém", da sua subjetividade. Em outras palavras, quando contemplamos alguma coisa ou evento, dificilmente "enxergamos" o evento ou coisa na sua plenitude, mas sim, o que aquilo representa, particularmente, no contexto de nossas vidas. Já o filósofo, possui a capacidade de se desvencilhar de grande parte da sua subjetividade, e dessa forma, observar e compreender o mundo, de uma forma muito mais próxima da realidade natural. Eu acredito que a música e a matemática sejam ótimos exemplos de conhecimentos, que sem uma percepção inata e muito profunda, sempre estarão limitadas à superficialidade. Outra questão que, talvez devamos considerar, é o fato de a filosofia, isoladamente, não ter utilidade alguma. Da mesma forma que, apesar de todos nós ouvirmos música, sentirmos a música e gostarmos de música, apenas os "músicos plenos" têm a capacidade de compreender os caminhos das melodias, o comportamento das harmonias e visualizar o som, na sua mais profunda intimidade, também, apenas os "filósofos natos", percebem o mundo, como ele de fato é. Eu diria que a filosofia, assim como a música e a matemática, está mais para uma capacidade, uma habilidade, do que, simplesmente, um conhecimento.
Esse senhor subtrai das pessoas o direito de saber o que constitui o verdadeiro filósofo, a saber: o uso cachimbo.
Nunca me senti confortável em ficar confinado como gado em uma sala de aula por 4 horas diárias, larguei o curso de filosofia no primeiro semestre, quando em um texto fui argumentar com o professor ele me repreendeu e disse para não sair do texto manter o foco ali.
Pensei, sou filósofo por natureza minha cabeça pensa por si só, fui...Leio e debato o que quero, bebo na fonte das idéias, canudo é para os fracos liberdade é para poucos.
O Pondé já fez um vídeo falando do Olavo de Carvalho. E também já comentou sobre o mesmo, em alguma palestra, na qual inclusive o Narloch criticou o Olavo.
Quem gosta do Olavo não deveria se importar tanto com o aval do Pondé. É mais do que óbvio que tem pessoas que não precisam de universidade para certas atividades...
Perfeito. Mas é importante ressaltar que, no Brasil, somente um licenciado em filosofia pode lecionar a matéria (ensino médio).
Tenha minhas discordâncias quanto a essa questão. Existe uma grande distinção entre a pessoa ter uma grande cultura filosófica (conhecimento da história da filosofia, dos principais autores e suas ideias, etc) e a pessoa ser realmente um filósofo. As universidades brasileiras nunca formaram propriamente um filósofo, mas sim pessoas com um certo conhecimento e que estão, teoricamente, aptas a ministrarem aulas de filosofia nas instituições de ensino.
Não gostei da definição obsessão, para aqueles que buscam mais. Contudo, já passei pelo ensino superior, e vejo uma enorme necessidade, buscar na filosofia mesmo logico para se entender a natureza e a mente daqueles que vieram antes de mim. E só assim aplicar da melhor maneira possível o que aprende no homem moderno. Dito, é certo que não me enquadro no sistema metodológico da formação. Mas acredito que é preciso estudar para visualizar o mundo que nos cerca.
Como diz Olavo de Carvalho: quantos filósofos a USP formou? Resposta: zero.