Num país onde um porcânico (porco + mecânico) consegue espanar parafusos de 3 rodas ao fazer o balanceamento, qualquer coisa mais sofisticada que um fusca já é um risco. Chegamos no ponto que apertar parafusos já é uma aventura.
Certa vez; fui num zé marreteiro (meu pai disse que ele era muito bom). Eu queria trocar o fluido de arrefecimento e o filtro de combustível. Quando ele viu as garrafas, me perguntou o que eram àquelas garrafas, ali era um prenúncio do pior. O cara deixou entrar ar no sistema e tirou todo o aditivo e a água desmineralizada pra tirar o ar. Depois disso; eu mesmo vendo vídeos no UA-cam fiz o procedimento e ficou perfeito. Esses porcânicos, mexânicos, ze marreteiros... são péssimos e ainda se dizem mecânicos.
ADG tenho o Marea 99 2.0 desde 2006, e tenho outra bomba que é o Jetta 2012 TSI...Realmente o Marea 2.0 tem problema de arrefecimento que só consegui resolver colocando o radiador e cebolinha, sensor do Marea 2.4. Já passou mais 14 anos sem problemas de arrefecimento. Dezembro do ano passado (2021) sai de São Paulo rumo a Gramado Rio Grande do Sul, foi umas das viagens mais tensa mas prazerosa que tive. Na volta parei em bombinhas em Santa Catarina peguei um trânsito dos infernos mais de 4 horas e a bomba ali de boas. Enfim fiz toda viagem e foi um total de 4.800 km rodados, foi somente um pneu furado em Brumenal e mais nada... Sabe quando vou vender a Marea? Nunca....O jetta Quem usa é a patroa , mas é um míssil na estrada, porém o ronco do marea é surreal. Pretendo comprar o novo Jetta GLI, mas o Marea é só desfile pois ele merece
Olá, sou reparador a 27 anos e sempre falei exatamente isso sobre o Fiat Marea , foi lançado na época errada, onde a rede não tinha um bom treinamento e as oficinas mau sabia mexer em injeção quem dirá comando variável etc , abraço.
Cara, se fosse esse o problema, hoje o problema já estaria sanado. A realidade é que o carro comentado no video (Marea) tinha um motor importado que não teve 1 peça se quer fabricada no Brasil. Além de precisar de um kit de ferramentas específico que atendia apenas aquele motor. Até hoje você leva este carro em oficinas de bons mecânicos e encontra dificuldades em peças, ferramental e claro, no preço final de reparo para o Marea. Então a culpa não foi da época, mas sim por parte da Fiat, que não trouxe a fabricação de peças e motor para cá, não desenvolveu documentação técnica voltada ao país. Só jogaram o carro aqui pra vender.
Cara, isso e a maior discupinha q vc pode dar, alem dos toyotas tb terem turbo e comando variavel tb, assim como nissan, e nenhum desses eram bombas ou sao hoje pelo contrario.
@@pedroluizsro998 nao e isso nao amigo, o 5c da fiat era absurdamente mal projetado, baixa qualidade de engenharia, o carro era turbo, poderia ter cabecote sem interferencia ja q usava correia e comando variavel, q e pessimo por a variaçao do comando causa um stress excessivo na correia q pode ocasionar o atropelamento das valvulas, isso q e o pulo do gato do toyota 2jz q e super famoso pela sua durabilidade, era turbo, tinha comando variavel,tb usava correia,porem cabecote non-interference,o q so funciona para motores destaxados,mas ate ai tudo bem era turbo, isso e melhor ainda na vdd.
@@gilsondia não existe motor mal projetado. São décadas de estudo, muitos engenheiros envolvidos e milhares horas de testes até chegar no resultado. Eu por exemplo não vi essa questão de atropelamento de válvulas. Maioria dos motores Fivetechs em oficinas entram lá por problema de arrefecimento ou lubrificação. Um exemplo de serviço que poderia ser simples mais se torna complicado é a troca do filtro de óleo. Precisa desmontar parte do coletor de escape para ter acesso ao filtro, são algumas horas de serviço. Outra situação é a correia dentada, originalmente ela é uma correia elástica para perfeito tensionamento. Esta correia é só importada pela Mopar, todas made in italy. Você encontra peças de reposição de marcas como gates, continental, mas elas não são elásticas, elas tem tamanho diferente para compensar esta elasticidade, ai já começam os problemas. E tudo ainda piora quando o carro está quase completando 25 anos e os módulos já estão começando a requisitar substituição/manutenção e isso você não acha mais nem na Europa para comprar, a solução é colocar uma FT para conseguir gerenciar o motor. Depois ainda cada versão de motor Fivetech possui uma ferramenta específica para colocar o carro no ponto.
Gol e parati turbo tbem tinham comando variável, wastegate com controle eletrônico. Alguns exemplos de carros muito a frente do tempo que foram lançados infelizmente.
@@Martins0790 as regras de emissão prejudicaram muita a potência nessa época, pra vc ver meu pai tem um Vectra 05 2.0 8v que é 110 CV, enquanto eu tive golf 98 que tinha 116,
Hoje em dia uma oficina que não tiver um bom scaner não sai do lugar , Só se for abrir uma oficina pra troca peças , mais na hora que pega um defeito cabeludo não sabe nem pra onde ir , tem muito mecanico no mercado só com a cara e a coragem kkkk Um tempo desses eu pesquisando sobre k4m no youtube um cara ensinando a trocar a correia dentada , colocou a ferramenta de fasagem nos comando certinho , colocou o pino para trava o vira-brequim certinho , ai ele foi tentar encaixa a ferramenta que trava as polias e só porque não encaixou ele falou que o motor estava fora de ponto sendo que o k4m usa polia louca , ai geral descascou ele nos comentarios , ate quem não sabe hoje em dia quer ensinar
Quando estes carros tecnológicos tiverem com seus 10 / 12 anos no terceiro ou quarto dono lá na classe C, quem vai aguentar pagar a manutenção? Porque o carro desvaloriza, mas as peças e mão de obra não.
@@homersimpson5126 É verdade.... os caras levam o "Honda É tanque de guerra" ao pé da letra. Só que uma hora quebra e pra dono relaxado a conta ficará cara.
Esqueceram de falar também do Tempra. Eu sei que o assunto e Marea, mas a bomba d'água do Tempra 16v e o kit resistor do Tempra também fez muito motor 16v queimar junta de cabeçote na minha época de consultor técnico na Fiat
@@davivicente2295 primeira coisa a fazer. Trocar Correia dentada, óleo motor filtro óleo velas limpar bicos fazer uma limpeza no sistema arrefecimento e principalmente, trocar óleo caixa de câmbio se o mesmo for automático, verificando o filtro de óleo interno da caixa de câmbio. Depois no mais vai fazendo outras coisas mais. Você e de onde. São Paulo, se for vou pegar o endereço de um mecânico aí de são Paulo que literalmente considero ele especialista em Honda, pois a maioria dos vídeos dele e com manutenção de Honda. Um abraço e boa sorte.
2 роки тому
Tempra era lindo... sonho de consumo... mas tens razão , o 16v era shoda... um amigo comprou um ... deu zica... e o cambio tb era problemático em relação as peças, ou ele escolheu o mecânico errado !!!
Paulo Xavier o problema de falta de estrutura e o custo muito alto para manter um carro no brasil e ninguém investe nisso, pois já sabe q vai ter prejuízo.
Depende da capital, qualquer cidade como Ribeirão Preto, Campinas, Maringá, Londrina, Joinville, Caxias do Sul, entre outras grandes porém que não são capitais do Sul e Sudeste, têm melhores profissionais e mais estrutura para lidar com este tipo de veículo do que em Qualquer capital do Norte, Nordeste e tirando Brasília e talvez Goiânia do que as capitais do Centro Oeste também. Capitais avançadas de fato no Brasil são: São Paulo, Curitiba, Rio, Porto Alegre, Brasília e BH, o resto é totalmente sem estrutura, levam uma surra de qualquer cidade grande ou média do interior do Sul e Sudeste do Brasil.
Pois é, mas o brasileiro médio comum não aceita isto, o brasileiro é um dos poucos povos oriundos de um país Subdesenvolvido que querem viver igual ou até mesmo em situação melhor do que pessoas de países Desenvolvidos, é bizarro a soberb4 do nosso povo, o brasileiro médio comum não têm dinheiro nem para comer direito, mas o “ carrão “ zero km parcelado em 72x está lá na garagem, é lamentável.
@@wagnerrodriguez4945 Tenho família fora do país e não concordo com isso, não vejo que o brasileiro quer viver melhor que população de países desenvolvidos, quer um carro bom, lá fora todos tem carros bons que aqui ninguém nem consegue comprar. Qq um compra um carro no nível de um civic lá fora.
@@wagnerrodriguez4945 concordo plenamente. Pode estar passando fome, mas o carrão tá lá na garagem. Na família mesmo tenho casos assim, de uma pessoa que pra viver sem muito aperto poderia ter no máximo um classic com uns 10 anos de uso .. mas tem uma Fiat Strada Volcano 2021. (Comprou zero)
sou plenamente de acordo que nosso mercado não esta devidamente preparado para as tecnologias embarcadas, "todos tecnológicos vão virar problema". Hoje a revisão não é somente troca de oleo de motor e filtro. Cambios automaticos requerem uma revisão complexa e alto custo que muitos donos se recusam a pagar, outro ponto, pela legislação desde 2011..acho...os veculos devem ter ABS, ja andaram com um veiculo equipado com ABS mas os amortecedores estão sem ação, se o piso tiver algumas irregularidades o carro não para, a roda quica , oscila em alta frequencia e o ABS corta a pressão, mas o cruzamento esta chegando, precisa investir em campanhas para manutenção preventiva.
Acho que o maior problema do Marea foi a possibilidade de comprar ele em cem prestações, como ocorria na época. Com isso muita gente que não tinha cacife para bancar uma nave daquelas acabou comprando e se ferrando, quando chegava a hora da manutenção.
Já fui em borracharia arrumar furo no pneu do meu Uno e vi carrão encostando procurando pneu remold. O cara me compra um carrão e não tem grana depois pra comprar pneu. Meu uno eu sempre do revisão e colco bons pneus.
Muita gente não entende que carro exige manutenção. E quanto melhor e mais caro o carro, mais cara é sua manutenção. Com o Marea aconteceu isso. Muita gente comprou, mas não quis fazer a devida manutenção porque era mais cara. O camarada achou que um carro espetacular daquele poderia ter manutenção de Fusca e aí foi que começou a violência contra o carro. Acabaram com um carro show de bola daquele e jogaram a culpa nele. Ou seja, como sempre, no Brasil a culpa é da vítima. Não do agressor .
@@edgardmoreira2756 Pois é... Dizem que aquele motor (da Alfa Romeo) não presta porém, ninguém fala dos proprietários que achavam o óleo semi-sintético caro demais e colocavam óleo orgânico no lugar.
@@NVDSilva mas isso ainda ocorre hoje. Um dia vi o trocado de óleo falando pro dono de Cherry QQ que o óleo mais barato não servia pro carro dele, mesmo assim o motorista insistiu pra colocar o mais peba. Outro episódio foi no mercado car, a japinha de UP TSI não quis colocar o óleo recomendado pela montadora. Pessoal é muito relaxado e negligente. Aliás, na década de 90 era mais viscosidade e tipo (sintético, semi ou mineral). Hoje em dia, esses motores ultra tecnológicos exigem que, além do citado, anteriormente se atenda a uma outra norma específica da montadora (ex.: ford wss-m2c917-a), e ninguém tá nem aí, muitas vezes vai estourar na mão do terceiro dono.
Até hoje vejo "mecânico" dizendo, para "tirar" a válvula termostatica, outro "mecânico" fez a parte de cima de um motor e pediu para o "cliente" comprar um galão de 5 litros de água MINERAL para colocar no sistema de arrefecimento, tenho um gol AP monoponto (meu carro de diversão aos finais de semana), aqui onde moro tem mecânico que diz ser difícil regular a pressão do combustível kkkkkkk.
Carros tem relação custo benefício, preço de manutenção, pós-venda, peças de reposição, uma BMW vira bomba na mão de um proprietário sem condições de fazer as preventivas/ corretivas . Não tive Marea , mas tive 03 tempras, 02 HLX , e outro série ouro . Retificação de cabeçote de 02 deles, por falha no arrefecimento, Válvula termostática, bomba d'água, selo de bloco, sensor de temperatura, carro europeu não foi "climatizado" para um país tropical enfim, hoje sabemos que a Honda mexe na suspensão de seus carros para aguentar os intempéries da péssima malha asfáltica brasileira, mas realmente eram "atemporais" em meados 1998 , tecnológicos, confortáveis, presença pra época , acredito que no mesmo viés foi o Stilo !!!
Realmente o ADG falou uma verdade bem no finalzinho, não que ele tenha dito alguma mentira, se vc faz algo errado e da certo é apenas sorte, porém continua sendo errado!!!
Tenho um Peugeot 207. Só tive problemas quando levei para alguém fazer os serviços. Parei de levar e eu mesmo faço , os problemas acaba. De correia dentada a suspensão. Dg tá certo
Uma coisa muito importante num carro, é a facilidade de se fazer manutenção. Mesmo que o carro seja inferior, mas se ele é facil de se manter, se sobressai.
Bom assunto.nao vejo problema algum alguém mexer sabendo que pode dar o azar ou ser felicidade da vida.Quem faz com amor tem todas suas ferramentas e preparação antes de lidar com tão problema.E é aonde o cara da mecânica vira o foda.
A culpa dos carros virarem bomba, são dos donos, pois o brasileiro é apaixonado por carro, porem não curte fazer manutenção, quer usar até quebrar, tira ai os 16v que foram condenados anos e anos, e hj as montadoras tiraram da carroceria do carro a informação de 16v e tirando os 3 cilindros o resto quase todos são 16v.
Nos países mais desenvolvidos esses carros duram o que tem que durar, 10 anos, talvez 15 anos na mão dos que cuidam melhor da manutenção e depois são descartados pra trocarem por carros melhores e mais modernos... Agora aqui no Brasil é complicado pq aqui tudo é caro e carro não é um bem muito acessível, fazendo o pessoal ter que usar os carros por 30, 40 anos, até desmanchar em ferrugem kkkkkk agora com esses carros mais tecnológicos vai ser complicado.
@@ricardoferreira9322 vou descordar amigo nesse ponto, pq muitas das vezes a pessoa que ter o carro que não pode manter, e com isso poe a culpa no valor da manutenção. Quando se vai comprar um carro até isso tem que ser levado em conta.
Problema é que até fora do Brasil tem fama ruim. Eu assisti um ep do Top gear a uns 10 anos atrás, onde um dos 3 compro um Fiat Coupe 2.0 20v turbo, e solta que ele é muito rápido, os outros dois comentam, muito rápida para quebrar/ir para oficina.
TODO CARRO COM MUITO SENSOR E CHIP VAI VIRAR BOMBA COM CERTEZA EU NÃO TENHO DÚVIDAS DISSO .NO PRIMEIRO E SEGUNDO DONO NÃO MAS DO TERCEIRO EM DIANTE !!!!
Só vira bomba se o dono não seguir o recomendado, pois algumas pessoas querem andar, andar e não querem cuidar. Em março comprei um Corsa 1.0 2002, que por fora está ótimo, mas no motor, uma merda. Cheio de arame, mangueiras com fita isolante, 4 pneus diferentes, cabo do freio de mão emendado e assim, meu velho, não há carro que aguente.
Eles não foram projetados para durar tanto tempo. O conceito no mundo "rico" é reciclagem após no máximo 10 anos. Sequer vai encontrar as peças na revenda após este prazo. Só no mercado paralelo.
@@agff1962 É verdade.... tudo hoje em dia é descartável, justamente pra fazer a economia girar. Se fossem duráveis; as pessoas não trocariam tanto de carro, smartphone, TV....
ola como vcs comentaram sobre fiat , fala sobre o stilo pois tenho um. e achei incrivel pra quem nao entende nada. , achei um carro quse completo. ainda mais um 16v 2002/2003 achei incrivel.
@@semprequevclerumcomentario serioo e bombaaa entaoo kkk, apesar que vi uns baguio cronico nas rodas que sai e o pegeout que sai tbm. bom tenho um stilo 16v 2002 ja faz 7 anos que tenho ate hj nao deu nada de mais , e nao entendo muito de carro. so peguei por pegar pq tinha um ka 97 bomnba fraco que so e gastao. stilo gasta bem menos .
@@baixosparasempre Exatamente meu amigo. Mas o que eu quis dizer; é que se tá ruim agora, não se espante porque ficará pior no futuro. Salários defasados, carros tecnológicos, combustíveis caros.... não sobrará pra manutenção.
@@Dpereira00 todas pessoas querem ter carro fi e se a pessoa passar a vida inteira ganhando sálario minimo num vai ter ? por isso que o brasil tá essa merda, querem que apenas uma parte das pessoas tenham o poder de ter as coisas e uma parte da sociedade fique só sonhando e vendo os outros terem e elas nada... acham que os caras tem que trabalhar só pra pagar aluguél e comida, por isso que tá essa merda
Tive um marea e foi o carro que mais gostei de dirigi . Aquele motor era fantástico . Realmente tava muito acima de seu tempo . Vocês vão ver estes motorzinhos turbo com injeção direta em 8 anos
Esse ADG defendeu a Honda por não lançar um City turbo sob o discurso de que é caro manter carro turbo. Na Honda tudo é caro! Ele esqueceu de falar que o câmbio CVT que equipa o City e os carros da FIAT requer troca de óleo e outro serviços a cada 40.000km e que só o óleo custa R$2.000,00. Vai lá e seja feliz.
Depois de vários toyotas, arrisquei ir de honda Fit. Me arrependi na primeira semana. Carro desconfortável, pelado e de péssimo acabamento. Nos 3 anos com ele, apresentou vários defeitos que custaram muito pra consertar. Fazia as manutenções na concessionária, inclusive as trocas do óleo do CVT como manda o manual. A Honda extorque seus clientes de todas as formas, ao ponto de uma lâmpada halógena da lanterna custar 80 reais. O último defeito que me fez vender o carro foi o motor de partida, moeu de um jeito que não dava mais reparo, foi necessário colocar um novo. Custo da peça na concessionária sem a mão de obra: 5.000 reais. Comprei um paralelo vagabundo por 1400 e passei o carro pra frente. Honda nunca mais!
Mascete para marea 1.8, variador de fase vc pega o comando da 2.4 e corta para caber no cabecote da 1.8 e nunca mais tera problemas com variador de fase.
Fiat sempre tentou trazer coisas boas pra os brasileiros e ainda fazia melhor preço, só dois exemplos bem simples, primeiro carro 16v foi o Tempra e todo mundo falava mal e o primeiro carro a álcool foi o 147 e todo mundo falava mal, hoje só se vê 16v andando no etanol nas ruas e povo falando mal da Fiat, fora os outros tantos exemplos. As outras montadoras guardava as tecnologias pra os outros países e aqui só o básico de sempre com preço lá em cima. Brasileiro gosta de CG da Honda e Gol da VW porque são os mais básicos e os mais caros. 🤡
O problema foi a pressa da Fiat em lançar o modelo (q já estava atrasado) e pegou um motor em fase de testes do Lancia K e coloca-lo em produção!!! Se fosse por conta da tecnologia, esse motor estaria em linha até hoje!!!
tecnologia de verdade, de acordo com o significado da palavra não deveria virar bomba, pq algo tecnológico é bem planejado para durar e não dar problema. Esses carros cheios de coisas dão problema pq foram mal pensados, isso sim, e não pq são mais tecnológicos. um projeto bom tem que ser melhor que um projeto ruim. Um fusca é um projeto bem tecnológico para sua época. Não é colocar telinha, eletronicozinho, motor frágil. Isso não é ser tecnológico.
"O jetta vai virar uma bomba apartir do terceiro dono " vejo esse filme ao vivo ! Um carro caro demais de manutenção pra um cara q ganha menos de 5 mil ,porem a prestaçao da pra pagar e probre q se acha rico compra e depois e so sofrimento !
Eu sou fã demais desse cara, conheci o ADG na epoca do clube do marea, uns 15 anos at´ras!! ADG, se tiver lendo isso; COVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARDE! hahaha saudaçoes de Brasilia
Fico imaginando esses motores turbo de hoje, THP, TSI, etc... num futuro próximo serão umas lasanhas cabulosas... galera compra sem ter condições de fazer a correta manutenção, achando que a manutenção é parecida com os motores antigos da GM e Fiat... ixiii, futuras bombas.
Já fui em borracharia arrumar furo no pneu do meu Uno e vi carrão encostando procurando pneu remold. O cara me compra um carrão e não tem grana depois pra comprar pneu. Meu uno eu sempre do revisão e colco bons pneus.
Falaram falaram não foram ao cerne da questão. 2.4 nem foi mencionado. 2 problemas graves que achei comprei um 2.4 zero omais grave suspensões fracas e freios que não eram compatíveis com a motorização. Rodei 85mil segui a manutenção normal igual a qualquer veículo.
Todos os carros tecnológicos têm e terão um problema crônico comum aqui no Brasil: AS CONCESSIONÁRIAS! A falta de preparo técnico dos profissionais de manutenção aliada à lógica do lucro acima de tudo gera a famosa prática de "sempre trocar" qualquer peça sem ao menos verificar a possibilidade de consertá-la. Isso faz com que as pessoas busquem oficinas alternativas e, muitas vezes, caiam nas mãos de curiosos/aventureiros. Se houvesse mais investimentos em qualificação de mão de obra e bom senso por parte de quem representa as marcas, todos sairiam lucrando, com os serviços feitos regularmente com quem melhor conhece (ou deveria conhecer) os carros que vende, cobrando o preço justo, sem enrolações e de maneira transparente.
Esse cara é muito fanfarrão. Qualquer tecnologia se barateia com o tempo. Os tsi e os thp já tiveram uma pá de peças que ficaram mais baratas. E como se fossemos voltar a ter carburador, platinado...vai ser tudo tecnológico e a sociedade vai se preparar pra isso( na realidade já está se preparando). Uma BAP de um Audi, dependendo do modelo, já custou 4, 5 mil. Agora vc acha até por 1500 reais. E se for usada em boas condições, tem do up tsi a 600 pila.
O barulho do funcionamento do Marea 2.5 20v é uma sinfonia. Um dos sons mais lindos que já vi. Tenho um amigo que tem um, impecável, 2° dono, comprou de um senhor, que só fazia revisões na concessionária e ele é consultor da Fiat da minha cidade. Se usar o óleo correto e fazer as revisões no prazo, é um carrão prá décadas, mas para os cupins de ferro fica bem complicado...
O problema é que os 'brasileirinhos' querem tirar sangue de qualquer motor, depois do primeiro Velozes e Furiosos, aumentar turbina, aumentar a cilindrada, trocar comando, e o motor é testado para as pessoas normais não para os Brian
O maior problema crônico dos carros no Brasil é o brasileiro que vive de aparências. O sujeito tem 70 mil pra gastar com um carro e ao invés de comprar um de 60, fazer uma bela revisão e pagar o seguro, ele dá 50 mil de entrada em um carro de 90 mil, gasta 20 com som e rodas e fica sem seguro. Recentemente encostei em uma Mercedes A200 2016 e o sujeito desceu do carro quase chorando, dizendo que não tinha seguro, por sorte eu tenho, mas acabei perguntando o porque dele estar sem seguro e ele me respondeu: "você sabe quanto custa o seguro desse carro...", ou seja, esse cara não irá fazer a revisão correta na Mercedes.
Já fui em borracharia arrumar furo no pneu do meu Uno e vi carrão encostando procurando pneu remold. O cara me compra um carrão e não tem grana depois pra comprar pneu. Meu uno eu sempre do revisão e colco bons pneus.
Gostei da entrevista... só precisa acertar o "time" de cada um falar...percebe-se que a empolgação de todos em querer contribuir um pouco, é muito grande ...e acaba cortando o raciocínio do entrevistado. Mas foi muito bom
Se o manual não falasse pra trocar o óleo semi-sintético a cada 20 mil km não daria problema. Tive um HLX 2.0 1999. Com 90.000 km começou a queimar óleo. Arrefecimento também era um problema, estourou o radiador do ar quente e vazou dentro do carro. Mas fora isso era um carro que nao me deu nenhum problema de suspensão, câmbio e elétrica. E era um tesão pra dirigir além de relativamente econômico. O chato era trocar as correias (acho que eram 4 ou 6) e o fato da correia da direção hidráulica e alternador ficar muito baixo. Qualquer poça d'água um pouco mais funda já molhava e escorregava dando trancos no volante. Ah! Um problema que só tive com o Marea foi na caixa de direção, 2 ou 3x precisei cremar a cremalheira (ou algo assim, não me lembro ao certo)
Em uns dois minutos você descreveu alguns probleminhas do seu Mareão. Dá medo de pensar se você demorasse o dobro de tempo pra escrever sobre ele... kkkk
O manual fala pra trocar a cada 20.000km em uso leve, em uso severo a cada 7500km, o problema é que ninguém sabe ler, se soubesse veria que 99% dos usuários se enquadravam no uso severo.
@@gabrieldop vc tá certo... me empolguei. Kkkkkk acho que eram 3, a dentada, do ar e do alternador. Mas não tem que tirar o motor como dizem. Dá pra soltar um pouco e tombar. O pior era o meu mecânico ter uma mão XXXGGGG. Quase estalou o dedo lá
@@joaofarias2768 olhe... o mais chato mesmo foi ter que cromar a direção hidráulica. Foram 3 vezes e nunca tive este problema com Monza, 3 Sienas e 1 Grand Siena.
O Brasil sempre foi uma fazenda .em passando 400 anos .vem uma era industrial e suas máquinas. Essa nação que mal cuidava de cavalos e boi . Imagina cuidar de máquinas
alfa romeu e fiat sempre estavam com tecnologia na frente, em 1977 alfa 2300, motor todo aluminio, 150cv, freio disco 4 rodas, duto de ar codicionado no console para bancos traseiro, painel cheio de relogios etc, fora 164 v6 24v, que maquina era aquilo , que carro tinhamos aqui nesse nivel, kkkkkkkkkk
Correa dentada não é tão obvio como o ADG falou, tive um marea 1.8 16V, quebrou a correa dentada com 27mil km originais, troquei a correa e com mais 20mil km quebrou novamente...
Também penso nisso, notebook, cel em 6 meses já estão obsoletos, como vai ser com esses carros.. Em um ano não tem carro com andauto, no outro já tem...só como exemplo.
O problema é que tem pessoas que querem voltar a usar água de poço e iluminação a querosene. Sem capacidade para exercer a profissão no século 21 querem o retorno ao século 19. Quando os carros elétricos chegarem de vez aí vai ser o desespero total.
a real que brasileiro quando chega na manutenção o pensamento é o seguinte "arruma como da, faz a gambiarra e próximo dono arruma" um carro que ficou igual o marea foi os vectra 16V um baita motor, baita carro porem caiu na mão de terceiros e hj muitos abandonados e caidos, eu estou com um 2.0 8v 2008 e estou recuperando ele kkkkk e isso que é um motor GM familia 2 e ta dando uma dor de cabeça fora os modulos de conforto que da umas dor de cabeça nos GM da geração opel mas nada que paciência e dedicação não resolva
Falou tudo “ Todo carro tecnológico vai virar bomba no futuro!” Ou seja, TODOS os carros atuais depois de 10 anos vão ser pior que um Marea… Porisso não troco minha Ranger cabine dupla ano 2006 e meu fusca 1969! Carros de uma vida!
@@simplelife3709 Fusca era um popular na sua época então fácilmente poderia ser trocado por um popular simplao. agora picape é difícil achar uma sem tecnologia, até porque rondam 200 mil, pagar isso num veículo e não vir nada?
Tem que trocar o remédio desse cara. Ele defende Marea e critica Ônix. Ele defendeu a Honda por não ter um City turbo mas esqueceu que o câmbio CVT precisa trocar o óleo a cada 40.000km e custa uma fortuna e ninguém sabe fazer. Esse será o destino dos novos FIAT que possuem o mesmo sistema. Hipocrisia, sensacionalismo e ignorância por desfazer de engenheiros que dedicaram suas carreiras a vários feitos. Esse é o ADG que conheço.
Melhor controle da ignição. A eletronica pode adiantar ou atrasar conforme a necessidade. Mas em ambos tem que ter cuidados. Distribuidor não pode molhar e pode ser um incomodo em dias de chuva ou quando lavar o carro. Bobina individual é muito cara caso tenha necessidade de trocar. Existe o meio termo que é a bobina por centelha perdida e a bobina dupla que trabalha por este esquema. Geralmente da problema em casos que é muito exigida, como nos vw ea111 com taxa de compressão muito elevada.
O maior problema do Marea foi a própria Fiat, que recomendava a troca de óleo com muitos kms. O manual "recomendava" a troca de óleo com 20 mil km. Eu trabalhei em concessionária, e na época era assim, um monte de motor travou com borra com 40 mil km. Quem não caiu nessa pegadinha teve um carro excelente.
@@leonardod1846 tinha outros problemas q a fábrica foi sanando, como por exemplo o suporte de escapamento que ficava parafusado no carter de alumínio removeram isso. Direto batia quebrava o carter e aí era catástrofe. Suspensão foram melhorando os braços oscilantes. Mas o pior mesmo era a troca de óleo que estraga vários componentes internos entre eles o variador de fase.
Eles não leram que essa especificação não cobria usa severo como congestionamento? Tive uma Alfa 156 que era a mesma spec e sempre troquei com 10k pq pegava congestionamento. Uso na estrada o óleo durava 20.000km.
Com dinheiro pra pagar a mão de obra correta, também encontrar/importar peças e paciência para cada caso, nenhum carro é bomba, só e bomba na mão de quem não tem essas coisas, essa é a verdade. Vivo na rotina de oficina e já vi cara com alfa Romeu de 30 anos de uso que não ligava de ficar com o carro parado 60 dias esperando peça da Itália, outro que não liga de pagar 1200 reais pra trocar correia de marea e por aí vai, tudo lasanha, bomba, mas com as ferramentas corretas tudo se dá jeito, vai do cara estar pronto pra isso ou não, o problema é que as bombas ficam baratinhas bem rápido e aí cai na mão de quem não consegue manter e a coisa só vai piorando.
Já fui em borracharia arrumar furo no pneu do meu Uno e vi carrão encostando procurando pneu remold. O cara me compra um carrão e não tem grana depois pra comprar pneu. Meu uno eu sempre do revisão e colco bons pneus.
ou seja pelo que ele falou todos os carros vao virar bomba🙂 o que vai precisar é conhecimento em eletrônica e nao em mecânica, hoje todos os motores sao tecnológicos, o problema é que poucos mecânicos vao alem das leituras das maquinas de diagnosticos. reparar carro esta ficando igual reparar equipamentos eletrônicos .
@@cosmecontijo5116 para quem é trocador de peças que nem ele sim hehe mas nao vai ser como ele esta dizendo, muitos profissionais estao estudando e se especializando em reparos a nivel de eletrônica nos componentes dos carros. é eletrônica pura. e carros elétricos, o futuro, sao MUITO mais simples que carros a combustão na questão técnica e de reparo, a dificuldade de reparo nao é técnica e sim porque os fabricantes buscam dificultar terceiros fazer os reparos igual fazem alguns fabricantes de eletrônicos (apple, samsung, etc)
@@manghinoni eu entendo o problema não vai ser falta de mão de obra qualificada mais os donos mesmo por ex tem módulo de alguns carros dos novos que chega a custar 5 mil reais o 3 dono não vai ter condições de arrumar vai fazer uma gambiarra.
@@cosmecontijo5116 ai que esta, conserto de modulo é o que mais vai aparecer, e vai cair bastante o valor do reparo porque está ficando banal, não é gambiarra, modulo é bem simples até, eletronicamente falando. o problema agora é outro, os caras que arrumam aproveitam a escassez de MO e metem a faca, se o modulo custa 2000 eles arrumam por 500, se custa 40 mil eles cobram 10 mil... sendo que o serviço e os equipamentos para fazer o reparo é o mesmo
O "x" questão é: pra que tanta tecnologia? No final substitui algo que dava certo, por outro que vai fazer a mesma coisa, só que de forma muita mais complicada e que o custo de manutanção ou de reparação, será muito maior.
@@GibaGouvea Será? As tecnologias que comprovadamente reduziram o consumo e tal, foram a injeção eletrônica (a queima, nos carros com injeção, ultrapassa os 95%, bem acima dos carburados) o turbo em locais altos onde a pressão atmosférica é mais baixa e reduz o desempenho dos aspirados e o sensor de rotação (ponto eletrônico). O restante não comprovou a eficiência que diz apresentar.
@@GibaGouvea Com o devido respeito, mas o ônus da prova é devido a quem deve apresentar o fato (a tese) e não o contrário ( a antítese). Simplificando: mostre-me os resultados.
Se fosse um dos problemas, ser avançado técnicologicamente para época, o Monza da GM seria também odiado, mas Não.... mecânicos não reclamaram do Monza como fizeram com o Marea
Mercedes tem ABS desde a década de 70 nos carros e nem por isso dá defeito. Injeção eletrônica os germânicos tem desde cadenciada de 80 e nem por isso dá defeito. Tá na hora de mandar esse ADG pra escola.
Num país onde um porcânico (porco + mecânico) consegue espanar parafusos de 3 rodas ao fazer o balanceamento, qualquer coisa mais sofisticada que um fusca já é um risco. Chegamos no ponto que apertar parafusos já é uma aventura.
Certa vez; fui num zé marreteiro (meu pai disse que ele era muito bom). Eu queria trocar o fluido de arrefecimento e o filtro de combustível. Quando ele viu as garrafas, me perguntou o que eram àquelas garrafas, ali era um prenúncio do pior. O cara deixou entrar ar no sistema e tirou todo o aditivo e a água desmineralizada pra tirar o ar. Depois disso; eu mesmo vendo vídeos no UA-cam fiz o procedimento e ficou perfeito. Esses porcânicos, mexânicos, ze marreteiros... são péssimos e ainda se dizem mecânicos.
Chorei de rir
Que situação
*País miscigenado com Qi abaixo de 70 é isso*
Aqui chamamos de Mechânico. Mexe mexe e não resolve nada. Geralmente os mechanicos trabalham em uma boqueta, ou boca de porco 🐷
São paulo -SP
Só quem já teve um fivetech nas mãos..sabe o que é o prazer de dirigir um carro desses
ADG tenho o Marea 99 2.0 desde 2006, e tenho outra bomba que é o Jetta 2012 TSI...Realmente o Marea 2.0 tem problema de arrefecimento que só consegui resolver colocando o radiador e cebolinha, sensor do Marea 2.4. Já passou mais 14 anos sem problemas de arrefecimento. Dezembro do ano passado (2021) sai de São Paulo rumo a Gramado Rio Grande do Sul, foi umas das viagens mais tensa mas prazerosa que tive. Na volta parei em bombinhas em Santa Catarina peguei um trânsito dos infernos mais de 4 horas e a bomba ali de boas. Enfim fiz toda viagem e foi um total de 4.800 km rodados, foi somente um pneu furado em Brumenal e mais nada... Sabe quando vou vender a Marea? Nunca....O jetta Quem usa é a patroa , mas é um míssil na estrada, porém o ronco do marea é surreal. Pretendo comprar o novo Jetta GLI, mas o Marea é só desfile pois ele merece
Passa seu email pra me dar umas dicas
Quero pegar um marea
Olá, sou reparador a 27 anos e sempre falei exatamente isso sobre o Fiat Marea , foi lançado na época errada, onde a rede não tinha um bom treinamento e as oficinas mau sabia mexer em injeção quem dirá comando variável etc , abraço.
Reparador "há" 27 anos... as oficinas "mal" sabiaM mexer...
@@PauloPereira-jj4jv o vídeo é sobre mecânica, a aula de português é na outra sala
" Mechanico "de fusca , esse era o problema , na época só grupo Fiat BMW e Honda tinham comando variável
Cara, se fosse esse o problema, hoje o problema já estaria sanado.
A realidade é que o carro comentado no video (Marea) tinha um motor importado que não teve 1 peça se quer fabricada no Brasil. Além de precisar de um kit de ferramentas específico que atendia apenas aquele motor.
Até hoje você leva este carro em oficinas de bons mecânicos e encontra dificuldades em peças, ferramental e claro, no preço final de reparo para o Marea.
Então a culpa não foi da época, mas sim por parte da Fiat, que não trouxe a fabricação de peças e motor para cá, não desenvolveu documentação técnica voltada ao país.
Só jogaram o carro aqui pra vender.
Cara, isso e a maior discupinha q vc pode dar, alem dos toyotas tb terem turbo e comando variavel tb, assim como nissan, e nenhum desses eram bombas ou sao hoje pelo contrario.
@@pedroluizsro998 nao e isso nao amigo, o 5c da fiat era absurdamente mal projetado, baixa qualidade de engenharia, o carro era turbo, poderia ter cabecote sem interferencia ja q usava correia e comando variavel, q e pessimo por a variaçao do comando causa um stress excessivo na correia q pode ocasionar o atropelamento das valvulas, isso q e o pulo do gato do toyota 2jz q e super famoso pela sua durabilidade, era turbo, tinha comando variavel,tb usava correia,porem cabecote non-interference,o q so funciona para motores destaxados,mas ate ai tudo bem era turbo, isso e melhor ainda na vdd.
@@gilsondia não existe motor mal projetado. São décadas de estudo, muitos engenheiros envolvidos e milhares horas de testes até chegar no resultado.
Eu por exemplo não vi essa questão de atropelamento de válvulas. Maioria dos motores Fivetechs em oficinas entram lá por problema de arrefecimento ou lubrificação.
Um exemplo de serviço que poderia ser simples mais se torna complicado é a troca do filtro de óleo. Precisa desmontar parte do coletor de escape para ter acesso ao filtro, são algumas horas de serviço.
Outra situação é a correia dentada, originalmente ela é uma correia elástica para perfeito tensionamento. Esta correia é só importada pela Mopar, todas made in italy. Você encontra peças de reposição de marcas como gates, continental, mas elas não são elásticas, elas tem tamanho diferente para compensar esta elasticidade, ai já começam os problemas.
E tudo ainda piora quando o carro está quase completando 25 anos e os módulos já estão começando a requisitar substituição/manutenção e isso você não acha mais nem na Europa para comprar, a solução é colocar uma FT para conseguir gerenciar o motor.
Depois ainda cada versão de motor Fivetech possui uma ferramenta específica para colocar o carro no ponto.
Gol e parati turbo tbem tinham comando variável, wastegate com controle eletrônico.
Alguns exemplos de carros muito a frente do tempo que foram lançados infelizmente.
O Citroen ZX 2.016v em 1992 tinha bobina individual, coletor de admissão variavel, sensor de posição e fase, num 2.0 16v de 155 cavalos!
Marea sempre foi uma bosta, e sempre será
e pensar que na mesma época tinha 2.0 que não chegava a 110cv
Pois é.....e tem gente que ainda fala mal pq não conhece
@@cezokadosul astra 1.8 99 é 110.. o gls 2.0 112cv manco e beberão
@@Martins0790 as regras de emissão prejudicaram muita a potência nessa época, pra vc ver meu pai tem um Vectra 05 2.0 8v que é 110 CV, enquanto eu tive golf 98 que tinha 116,
Hoje em dia uma oficina que não tiver um bom scaner não sai do lugar , Só se for abrir uma oficina pra troca peças , mais na hora que pega um defeito cabeludo não sabe nem pra onde ir , tem muito mecanico no mercado só com a cara e a coragem kkkk Um tempo desses eu pesquisando sobre k4m no youtube um cara ensinando a trocar a correia dentada , colocou a ferramenta de fasagem nos comando certinho , colocou o pino para trava o vira-brequim certinho , ai ele foi tentar encaixa a ferramenta que trava as polias e só porque não encaixou ele falou que o motor estava fora de ponto sendo que o k4m usa polia louca , ai geral descascou ele nos comentarios , ate quem não sabe hoje em dia quer ensinar
E o foda é que tem gente que vê e vai fazer em casa de forma errada. Tudo por culpa do "zé marreteiro" que anda ensinando bobagens no UA-cam.
É isso mesmo, eu tenho um Marea 2002 e até hoje no motor só eu coloco a mão pois não ha em minha cidade quem conheça aquela máquina.
Quando estes carros tecnológicos tiverem com seus 10 / 12 anos no terceiro ou quarto dono lá na classe C, quem vai aguentar pagar a manutenção? Porque o carro desvaloriza, mas as peças e mão de obra não.
Cara, tem New Civic na mão de mano trocando óleo a cada 30.000 quilômetros e rodando de boa... FIAT não presta, Marea é pior ainda. Simples assim.
Exatamente
Esses motores pequenos e extremamente tecnológicos.
O lado bom é a relação potência/consumo que é boa.
Porém a manutenção vai ser do cão
O custo de manutenção aumenta
Honda Civic 16 anos e não da trabalho
@@homersimpson5126 É verdade.... os caras levam o "Honda É tanque de guerra" ao pé da letra. Só que uma hora quebra e pra dono relaxado a conta ficará cara.
O objetivo maior do ADG é fazer as pessoas comprarem carros que "durem" pra ir fazer manutenção de rotina na High Torque depois que a garantia acaba.
é todo mundo ter corolla
Esqueceram de falar também do Tempra. Eu sei que o assunto e Marea, mas a bomba d'água do Tempra 16v e o kit resistor do Tempra também fez muito motor 16v queimar junta de cabeçote na minha época de consultor técnico na Fiat
Motor otimo derivado dos lancia delta de rally ..preparei um veio 526 cv com 1.5 bar de turbo com uma hx40 ..5 anos ate hoje firme e forte..
Eu comprei um civic 1998 A pouco tempo meses será que é bomba ?
@@davivicente2295 primeira coisa a fazer. Trocar Correia dentada, óleo motor filtro óleo velas limpar bicos fazer uma limpeza no sistema arrefecimento e principalmente, trocar óleo caixa de câmbio se o mesmo for automático, verificando o filtro de óleo interno da caixa de câmbio. Depois no mais vai fazendo outras coisas mais. Você e de onde. São Paulo, se for vou pegar o endereço de um mecânico aí de são Paulo que literalmente considero ele especialista em Honda, pois a maioria dos vídeos dele e com manutenção de Honda. Um abraço e boa sorte.
Tempra era lindo... sonho de consumo... mas tens razão , o 16v era shoda... um amigo comprou um ... deu zica... e o cambio tb era problemático em relação as peças, ou ele escolheu o mecânico errado !!!
@ escolheu o mecânico errado, porque o câmbio era excelente. Aliás, é usado na linha Fiat até hoje.
No meu ponto de vista ainda temos pouca estrutura pra se manter um carro mais tecnológico, principalmente fora das capitais.
Paulo Xavier o problema de falta de estrutura e o custo muito alto para manter um carro no brasil e ninguém investe nisso, pois já sabe q vai ter prejuízo.
@@claudioalves3118 Peças caras e mão de obra barata
@@leonardod1846 mao de obra barata não mas peças sim
@@leonardod1846 Mão de obra péssima também.
Depende da capital, qualquer cidade como Ribeirão Preto, Campinas, Maringá, Londrina, Joinville, Caxias do Sul, entre outras grandes porém que não são capitais do Sul e Sudeste, têm melhores profissionais e mais estrutura para lidar com este tipo de veículo do que em Qualquer capital do Norte, Nordeste e tirando Brasília e talvez Goiânia do que as capitais do Centro Oeste também. Capitais avançadas de fato no Brasil são: São Paulo, Curitiba, Rio, Porto Alegre, Brasília e BH, o resto é totalmente sem estrutura, levam uma surra de qualquer cidade grande ou média do interior do Sul e Sudeste do Brasil.
Pra mim um carro simples e funcional tá bom demais, a realidade atual do país requer isso ao pobre
É verdade.... cumprem o seu dever de levar e trazer. E na hora da manutenção não há tantos sustos.
Uninho.
Pois é, mas o brasileiro médio comum não aceita isto, o brasileiro é um dos poucos povos oriundos de um país Subdesenvolvido que querem viver igual ou até mesmo em situação melhor do que pessoas de países Desenvolvidos, é bizarro a soberb4 do nosso povo, o brasileiro médio comum não têm dinheiro nem para comer direito, mas o “ carrão “ zero km parcelado em 72x está lá na garagem, é lamentável.
@@wagnerrodriguez4945 Tenho família fora do país e não concordo com isso, não vejo que o brasileiro quer viver melhor que população de países desenvolvidos, quer um carro bom, lá fora todos tem carros bons que aqui ninguém nem consegue comprar. Qq um compra um carro no nível de um civic lá fora.
@@wagnerrodriguez4945 concordo plenamente. Pode estar passando fome, mas o carrão tá lá na garagem.
Na família mesmo tenho casos assim, de uma pessoa que pra viver sem muito aperto poderia ter no máximo um classic com uns 10 anos de uso .. mas tem uma Fiat Strada Volcano 2021. (Comprou zero)
Finalmente entendi qual problema relacionado ao Marea, pois sempre o vi como um excelente carro. Vídeo ótimo!
Por isso que bom mesmo era o Gurgel, o próprio já falava que peça que não existe não quebra.
Eu tenho um e o carro é. Só o básico msm
Eu tinha um 2.4 incrível. Adorava ele
Explodiu? 💣💣💣💣💣😆😆😆😆
@@joaofarias2768 (T)humor
sou plenamente de acordo que nosso mercado não esta devidamente preparado para as tecnologias embarcadas, "todos tecnológicos vão virar problema". Hoje a revisão não é somente troca de oleo de motor e filtro. Cambios automaticos requerem uma revisão complexa e alto custo que muitos donos se recusam a pagar, outro ponto, pela legislação desde 2011..acho...os veculos devem ter ABS, ja andaram com um veiculo equipado com ABS mas os amortecedores estão sem ação, se o piso tiver algumas irregularidades o carro não para, a roda quica , oscila em alta frequencia e o ABS corta a pressão, mas o cruzamento esta chegando, precisa investir em campanhas para manutenção preventiva.
2022 vcs discutido isso .VALEIME DEUS
Esse canal ficou, espetacular!!! Qndo verdadeiros proficionais falam, da gosto de aprender...
Profissionais
O principal erro foi de impressão no manual que dizia que a troca de óleo deveria ser feita a cada 20000 km
na verdade o principal erro nao foi esse, e sim que era óleo 20w50 com 20 mil kkkk
Falava 20.000 km em estrada e não em uso severo. Pessoal não lê da isso.
ADG é muito Humilde e Sincero nas suas Afirmações
kkkkkkkkkkkkkkkkk...ele é muito humilde sim...
@@leoleao29 e muito sincero, desde que seja pra encher o bolso dele
Acho que o maior problema do Marea foi a possibilidade de comprar ele em cem prestações, como ocorria na época. Com isso muita gente que não tinha cacife para bancar uma nave daquelas acabou comprando e se ferrando, quando chegava a hora da manutenção.
@@emersonfreire1971 O problema foi o manual da Fiat que recomendava troca com 20 mil.
Já fui em borracharia arrumar furo no pneu do meu Uno e vi carrão encostando procurando pneu remold. O cara me compra um carrão e não tem grana depois pra comprar pneu. Meu uno eu sempre do revisão e colco bons pneus.
Muita gente não entende que carro exige manutenção. E quanto melhor e mais caro o carro, mais cara é sua manutenção. Com o Marea aconteceu isso. Muita gente comprou, mas não quis fazer a devida manutenção porque era mais cara. O camarada achou que um carro espetacular daquele poderia ter manutenção de Fusca e aí foi que começou a violência contra o carro. Acabaram com um carro show de bola daquele e jogaram a culpa nele. Ou seja, como sempre, no Brasil a culpa é da vítima. Não do agressor .
@@edgardmoreira2756 Pois é...
Dizem que aquele motor (da Alfa Romeo) não presta porém, ninguém fala dos proprietários que achavam o óleo semi-sintético caro demais e colocavam óleo orgânico no lugar.
@@NVDSilva mas isso ainda ocorre hoje. Um dia vi o trocado de óleo falando pro dono de Cherry QQ que o óleo mais barato não servia pro carro dele, mesmo assim o motorista insistiu pra colocar o mais peba.
Outro episódio foi no mercado car, a japinha de UP TSI não quis colocar o óleo recomendado pela montadora.
Pessoal é muito relaxado e negligente. Aliás, na década de 90 era mais viscosidade e tipo (sintético, semi ou mineral). Hoje em dia, esses motores ultra tecnológicos exigem que, além do citado, anteriormente se atenda a uma outra norma específica da montadora (ex.: ford wss-m2c917-a), e ninguém tá nem aí, muitas vezes vai estourar na mão do terceiro dono.
Guilherme acho que vc deveria restaurar um Marea Turbo na Tonimek... ia ser um conteudo e um desafio muito TOP!
Até hoje vejo "mecânico" dizendo, para "tirar" a válvula termostatica, outro "mecânico" fez a parte de cima de um motor e pediu para o "cliente" comprar um galão de 5 litros de água MINERAL para colocar no sistema de arrefecimento, tenho um gol AP monoponto (meu carro de diversão aos finais de semana), aqui onde moro tem mecânico que diz ser difícil regular a pressão do combustível kkkkkkk.
B.o do marea e uma pecinha que estava atrás do volante o que segura uma ferramenta pra concertar
O conhecimento que o ADG tem é incrível...admirável.
Carros tem relação custo benefício, preço de manutenção, pós-venda, peças de reposição, uma BMW vira bomba na mão de um proprietário sem condições de fazer as preventivas/ corretivas . Não tive Marea , mas tive 03 tempras, 02 HLX , e outro série ouro . Retificação de cabeçote de 02 deles, por falha no arrefecimento, Válvula termostática, bomba d'água, selo de bloco, sensor de temperatura, carro europeu não foi "climatizado" para um país tropical enfim, hoje sabemos que a Honda mexe na suspensão de seus carros para aguentar os intempéries da péssima malha asfáltica brasileira, mas realmente eram "atemporais" em meados 1998 , tecnológicos, confortáveis, presença pra época , acredito que no mesmo viés foi o Stilo !!!
Já tive uma 2.4 , carro maravilhoso
Bota maravilhoso nisso, um carro e tanto para a época.
Como é bom ouvir quem entende do assunto falando de carros. Parabéns ao envolvidos!!!
É uma máquina pra poucos mecânicos e mais fácil piixar o carro que aprender a mexer!!!!!!
Realmente o ADG falou uma verdade bem no finalzinho, não que ele tenha dito alguma mentira, se vc faz algo errado e da certo é apenas sorte, porém continua sendo errado!!!
Faltou falar da questão da temperatura dos países ....a influência na troca do óleo que veio errada no manual, sem a tropicalizacao
Tenho um Peugeot 207. Só tive problemas quando levei para alguém fazer os serviços. Parei de levar e eu mesmo faço , os problemas acaba. De correia dentada a suspensão. Dg tá certo
Como assim vc mesmo faz?
E mecânico?
Ouvindo isso quase me deu vontade de comprar um.
Ainda bem que passou kkk
Ouvir o ADG é sempre bom! Se tem uma coisa que ele gosta é de eletromecânica...🚘💖
Penso o mesmo “quanto mais tecnológico, mais bomba vai ser”
Uma coisa muito importante num carro, é a facilidade de se fazer manutenção. Mesmo que o carro seja inferior, mas se ele é facil de se manter, se sobressai.
Então anda com carro carburado. Carro elétrico vai dar muito menos defeito metade de peças moveis.
@@yanvianna4737 o tempo dirá.
@@yanvianna4737mas 1 defeito vai custar 25% do carro...
Bom assunto.nao vejo problema algum alguém mexer sabendo que pode dar o azar ou ser felicidade da vida.Quem faz com amor tem todas suas ferramentas e preparação antes de lidar com tão problema.E é aonde o cara da mecânica vira o foda.
A culpa dos carros virarem bomba, são dos donos, pois o brasileiro é apaixonado por carro, porem não curte fazer manutenção, quer usar até quebrar, tira ai os 16v que foram condenados anos e anos, e hj as montadoras tiraram da carroceria do carro a informação de 16v e tirando os 3 cilindros o resto quase todos são 16v.
4 valvulas por cilindro
Nos países mais desenvolvidos esses carros duram o que tem que durar, 10 anos, talvez 15 anos na mão dos que cuidam melhor da manutenção e depois são descartados pra trocarem por carros melhores e mais modernos... Agora aqui no Brasil é complicado pq aqui tudo é caro e carro não é um bem muito acessível, fazendo o pessoal ter que usar os carros por 30, 40 anos, até desmanchar em ferrugem kkkkkk agora com esses carros mais tecnológicos vai ser complicado.
Os 3 cilindros também são mult válvulas (4 por cilindro) alguns são duplo comando kkkk
O problema é os valores das manutenções, tem pessoa que curtem andar com o carro alinhando nas revisões, o problema é o preço.
@@ricardoferreira9322 vou descordar amigo nesse ponto, pq muitas das vezes a pessoa que ter o carro que não pode manter, e com isso poe a culpa no valor da manutenção. Quando se vai comprar um carro até isso tem que ser levado em conta.
D+ ver um podcast de oficina de carros!
Problema é que até fora do Brasil tem fama ruim. Eu assisti um ep do Top gear a uns 10 anos atrás, onde um dos 3 compro um Fiat Coupe 2.0 20v turbo, e solta que ele é muito rápido, os outros dois comentam, muito rápida para quebrar/ir para oficina.
TODO CARRO COM MUITO SENSOR E CHIP VAI VIRAR BOMBA COM CERTEZA EU NÃO TENHO DÚVIDAS DISSO .NO PRIMEIRO E SEGUNDO DONO NÃO MAS DO TERCEIRO EM DIANTE !!!!
Só vira bomba se o dono não seguir o recomendado, pois algumas pessoas querem andar, andar e não querem cuidar. Em março comprei um Corsa 1.0 2002, que por fora está ótimo, mas no motor, uma merda. Cheio de arame, mangueiras com fita isolante, 4 pneus diferentes, cabo do freio de mão emendado e assim, meu velho, não há carro que aguente.
Toyota vai na contramao do q vc escreveu.
Eles não foram projetados para durar tanto tempo. O conceito no mundo "rico" é reciclagem após no máximo 10 anos.
Sequer vai encontrar as peças na revenda após este prazo. Só no mercado paralelo.
@@agff1962 É verdade.... tudo hoje em dia é descartável, justamente pra fazer a economia girar. Se fossem duráveis; as pessoas não trocariam tanto de carro, smartphone, TV....
Dependendo do primeiro dono já será uma bomba.
ADG. PARABÉNS pela aula dada sobre o Marea. Concordo que tem muito mecânico despreparado.
Ele falou aí do Jetta. Tá corretíssimo já tive um .Jetta é mesma coisa de uma granada sem o pino.comprar um Jetta é certeza de problemas.
ola como vcs comentaram sobre fiat , fala sobre o stilo pois tenho um. e achei incrivel pra quem nao entende nada. , achei um carro quse completo. ainda mais um 16v 2002/2003 achei incrivel.
E quem não sabe que o Stilo é um marea disfarçada?
@@semprequevclerumcomentario serioo e bombaaa entaoo kkk, apesar que vi uns baguio cronico nas rodas que sai e o pegeout que sai tbm. bom tenho um stilo 16v 2002 ja faz 7 anos que tenho ate hj nao deu nada de mais , e nao entendo muito de carro. so peguei por pegar pq tinha um ka 97 bomnba fraco que so e gastao. stilo gasta bem menos .
Tem gente que paga 350 em uma bateria parcelada em 10 vezes. Imagina como será pra repor a de carros com bateria start-stop... kkkk!!!!
@@gilmarpaulo4517 😂😂😂👍👍👍
Tbm salário minimo a 1200 se quer o que kkk não existe milagre...
@@baixosparasempre Exatamente meu amigo. Mas o que eu quis dizer; é que se tá ruim agora, não se espante porque ficará pior no futuro. Salários defasados, carros tecnológicos, combustíveis caros.... não sobrará pra manutenção.
@@baixosparasempre quem ganha salário mínimo n deveria nem ter carro
@@Dpereira00 todas pessoas querem ter carro fi e se a pessoa passar a vida inteira ganhando sálario minimo num vai ter ? por isso que o brasil tá essa merda, querem que apenas uma parte das pessoas tenham o poder de ter as coisas e uma parte da sociedade fique só sonhando e vendo os outros terem e elas nada... acham que os caras tem que trabalhar só pra pagar aluguél e comida, por isso que tá essa merda
Tive um marea e foi o carro que mais gostei de dirigi . Aquele motor era fantástico . Realmente tava muito acima de seu tempo . Vocês vão ver estes motorzinhos turbo com injeção direta em 8 anos
Então vc nunca andou em um tempra turbo, vc apaixona tbm.
ADG é referencia pura, assisto a mais de 12 anos!
Que horror 😮
Melhore o seu conceito
ADG diz que carro tecnológico é bomba, mas SÓ TEM CARRO TECNOLÓGICO. Não dá pra confiar em ninguém.
Vdd o cara mete o orgulho na frente e bem coisa se mecânico jurão vish cai uma troca de correia dentada de um UP coisatado do Kibon .
O problema da tecnologia eletronica em carro é a durabilidade questionável .Se tivesse a mesma vida util das peças mecânicas não teria problema
Esse ADG defendeu a Honda por não lançar um City turbo sob o discurso de que é caro manter carro turbo. Na Honda tudo é caro! Ele esqueceu de falar que o câmbio CVT que equipa o City e os carros da FIAT requer troca de óleo e outro serviços a cada 40.000km e que só o óleo custa R$2.000,00. Vai lá e seja feliz.
Depois de vários toyotas, arrisquei ir de honda Fit. Me arrependi na primeira semana. Carro desconfortável, pelado e de péssimo acabamento. Nos 3 anos com ele, apresentou vários defeitos que custaram muito pra consertar. Fazia as manutenções na concessionária, inclusive as trocas do óleo do CVT como manda o manual. A Honda extorque seus clientes de todas as formas, ao ponto de uma lâmpada halógena da lanterna custar 80 reais. O último defeito que me fez vender o carro foi o motor de partida, moeu de um jeito que não dava mais reparo, foi necessário colocar um novo. Custo da peça na concessionária sem a mão de obra: 5.000 reais. Comprei um paralelo vagabundo por 1400 e passei o carro pra frente. Honda nunca mais!
Mascete para marea 1.8, variador de fase vc pega o comando da 2.4 e corta para caber no cabecote da 1.8 e nunca mais tera problemas com variador de fase.
Fiat sempre tentou trazer coisas boas pra os brasileiros e ainda fazia melhor preço, só dois exemplos bem simples, primeiro carro 16v foi o Tempra e todo mundo falava mal e o primeiro carro a álcool foi o 147 e todo mundo falava mal, hoje só se vê 16v andando no etanol nas ruas e povo falando mal da Fiat, fora os outros tantos exemplos. As outras montadoras guardava as tecnologias pra os outros países e aqui só o básico de sempre com preço lá em cima. Brasileiro gosta de CG da Honda e Gol da VW porque são os mais básicos e os mais caros. 🤡
O problema foi a pressa da Fiat em lançar o modelo (q já estava atrasado) e pegou um motor em fase de testes do Lancia K e coloca-lo em produção!!!
Se fosse por conta da tecnologia, esse motor estaria em linha até hoje!!!
tecnologia de verdade, de acordo com o significado da palavra não deveria virar bomba, pq algo tecnológico é bem planejado para durar e não dar problema. Esses carros cheios de coisas dão problema pq foram mal pensados, isso sim, e não pq são mais tecnológicos. um projeto bom tem que ser melhor que um projeto ruim. Um fusca é um projeto bem tecnológico para sua época. Não é colocar telinha, eletronicozinho, motor frágil. Isso não é ser tecnológico.
"O jetta vai virar uma bomba apartir do terceiro dono " vejo esse filme ao vivo ! Um carro caro demais de manutenção pra um cara q ganha menos de 5 mil ,porem a prestaçao da pra pagar e probre q se acha rico compra e depois e so sofrimento !
Esses defeitos citados são muitos similares ao Gol G3 1.0 16V 2000/2001.
Eu sou fã demais desse cara, conheci o ADG na epoca do clube do marea, uns 15 anos at´ras!! ADG, se tiver lendo isso; COVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARDE! hahaha saudaçoes de Brasilia
conheci ele na boca de fumo, muito gente boa
@@patopatovai9136 kkkkkk
Fico imaginando esses motores turbo de hoje, THP, TSI, etc... num futuro próximo serão umas lasanhas cabulosas... galera compra sem ter condições de fazer a correta manutenção, achando que a manutenção é parecida com os motores antigos da GM e Fiat... ixiii, futuras bombas.
Já fui em borracharia arrumar furo no pneu do meu Uno e vi carrão encostando procurando pneu remold. O cara me compra um carrão e não tem grana depois pra comprar pneu. Meu uno eu sempre do revisão e colco bons pneus.
Falaram falaram não foram ao cerne da questão. 2.4 nem foi mencionado. 2 problemas graves que achei comprei um 2.4 zero omais grave suspensões fracas e freios que não eram compatíveis com a motorização. Rodei 85mil segui a manutenção normal igual a qualquer veículo.
Todos os carros tecnológicos têm e terão um problema crônico comum aqui no Brasil: AS CONCESSIONÁRIAS! A falta de preparo técnico dos profissionais de manutenção aliada à lógica do lucro acima de tudo gera a famosa prática de "sempre trocar" qualquer peça sem ao menos verificar a possibilidade de consertá-la. Isso faz com que as pessoas busquem oficinas alternativas e, muitas vezes, caiam nas mãos de curiosos/aventureiros. Se houvesse mais investimentos em qualificação de mão de obra e bom senso por parte de quem representa as marcas, todos sairiam lucrando, com os serviços feitos regularmente com quem melhor conhece (ou deveria conhecer) os carros que vende, cobrando o preço justo, sem enrolações e de maneira transparente.
A filosofia do Gurgel que "peça que não existe é uma peça que não quebra" faz sentido. Carro qto mais simples melhor pra dar manutenção.
Esse cara é muito fanfarrão. Qualquer tecnologia se barateia com o tempo. Os tsi e os thp já tiveram uma pá de peças que ficaram mais baratas. E como se fossemos voltar a ter carburador, platinado...vai ser tudo tecnológico e a sociedade vai se preparar pra isso( na realidade já está se preparando). Uma BAP de um Audi, dependendo do modelo, já custou 4, 5 mil. Agora vc acha até por 1500 reais. E se for usada em boas condições, tem do up tsi a 600 pila.
O barulho do funcionamento do Marea 2.5 20v é uma sinfonia. Um dos sons mais lindos que já vi. Tenho um amigo que tem um, impecável, 2° dono, comprou de um senhor, que só fazia revisões na concessionária e ele é consultor da Fiat da minha cidade. Se usar o óleo correto e fazer as revisões no prazo, é um carrão prá décadas, mas para os cupins de ferro fica bem complicado...
Não existe Marea 2.5 amigo
A correia do Escort Zetec era para 120 mil km. E não quebrava não...
120.000km ou 8 anos
Tenho um Marea turbo ano 2000
Zerado,bomba é gol que já vem com motor batendo de fábrica
Terrorista tupiniquim kkk
Pelo menos vende
@@Adrian-ml2sj Marea turbo boa vende fácil
O problema é que os 'brasileirinhos' querem tirar sangue de qualquer motor, depois do primeiro Velozes e Furiosos, aumentar turbina, aumentar a cilindrada, trocar comando, e o motor é testado para as pessoas normais não para os Brian
@@Adrian-ml2sj kkkkkkk mas é uma m
O maior problema crônico dos carros no Brasil é o brasileiro que vive de aparências. O sujeito tem 70 mil pra gastar com um carro e ao invés de comprar um de 60, fazer uma bela revisão e pagar o seguro, ele dá 50 mil de entrada em um carro de 90 mil, gasta 20 com som e rodas e fica sem seguro. Recentemente encostei em uma Mercedes A200 2016 e o sujeito desceu do carro quase chorando, dizendo que não tinha seguro, por sorte eu tenho, mas acabei perguntando o porque dele estar sem seguro e ele me respondeu: "você sabe quanto custa o seguro desse carro...", ou seja, esse cara não irá fazer a revisão correta na Mercedes.
Já fui em borracharia arrumar furo no pneu do meu Uno e vi carrão encostando procurando pneu remold. O cara me compra um carrão e não tem grana depois pra comprar pneu. Meu uno eu sempre do revisão e colco bons pneus.
isso já é assim com qq bmw ha pelo menos uns 40 anos... mas todo mundo compra, todo mundo mexe e td mundo anda!
Astra e um bom carro ? E vectra o antigo com retrovisor puxado
Tenho Marea e nunca me encheu o saco. Só cuidar dele.
Gostei da entrevista... só precisa acertar o "time" de cada um falar...percebe-se que a empolgação de todos em querer contribuir um pouco, é muito grande ...e acaba cortando o raciocínio do entrevistado.
Mas foi muito bom
Não será necessário muita tecnologia para muitos carros virarem bombas, os câmbios automáticos se encarregarão disso.
A Fiat também errou no período de trocas de óleo no manual
Um amigo meu foi morar no Japão na época para levantar um dinheiro, quando voltou pro BR a primeira coisa que ele comprou foi uma moto e um Marea rs
Tive um e meu sonho comprar um denovo pqp o carro era bom demais
A moto deve tá boa até hoje né? Ou ele teve que vender pra tentar (em vão) consertar o Marea? Kkkkkkk
@@joaofarias2768 pq os Marea tem até hj e ganhando força
Quanto tempo levou para ele voltar para o Japão? 😂
Cara burro tava no Japão cheio de motos e carros top, e vem pra cá, e pra piorar a desgraça compra um marea ainda kkkkk🤣🤣🤣
Se o manual não falasse pra trocar o óleo semi-sintético a cada 20 mil km não daria problema. Tive um HLX 2.0 1999. Com 90.000 km começou a queimar óleo. Arrefecimento também era um problema, estourou o radiador do ar quente e vazou dentro do carro. Mas fora isso era um carro que nao me deu nenhum problema de suspensão, câmbio e elétrica. E era um tesão pra dirigir além de relativamente econômico. O chato era trocar as correias (acho que eram 4 ou 6) e o fato da correia da direção hidráulica e alternador ficar muito baixo. Qualquer poça d'água um pouco mais funda já molhava e escorregava dando trancos no volante. Ah! Um problema que só tive com o Marea foi na caixa de direção, 2 ou 3x precisei cremar a cremalheira (ou algo assim, não me lembro ao certo)
Em uns dois minutos você descreveu alguns probleminhas do seu Mareão. Dá medo de pensar se você demorasse o dobro de tempo pra escrever sobre ele... kkkk
Sabia tanto, que disse que Marea tem de 4 a 6 correias. Kkkkkkkkkkkkk
O manual fala pra trocar a cada 20.000km em uso leve, em uso severo a cada 7500km, o problema é que ninguém sabe ler, se soubesse veria que 99% dos usuários se enquadravam no uso severo.
@@gabrieldop vc tá certo... me empolguei. Kkkkkk acho que eram 3, a dentada, do ar e do alternador. Mas não tem que tirar o motor como dizem. Dá pra soltar um pouco e tombar. O pior era o meu mecânico ter uma mão XXXGGGG. Quase estalou o dedo lá
@@joaofarias2768 olhe... o mais chato mesmo foi ter que cromar a direção hidráulica. Foram 3 vezes e nunca tive este problema com Monza, 3 Sienas e 1 Grand Siena.
No Brasil tecnologia = Bomba
O Brasil sempre foi uma fazenda .em passando 400 anos .vem uma era industrial e suas máquinas. Essa nação que mal cuidava de cavalos e boi . Imagina cuidar de máquinas
alfa romeu e fiat sempre estavam com tecnologia na frente, em 1977 alfa 2300, motor todo aluminio, 150cv, freio disco 4 rodas, duto de ar codicionado no console para bancos traseiro, painel cheio de relogios etc, fora 164 v6 24v, que maquina era aquilo , que carro tinhamos aqui nesse nivel, kkkkkkkkkk
Correa dentada não é tão obvio como o ADG falou, tive um marea 1.8 16V, quebrou a correa dentada com 27mil km originais, troquei a correa e com mais 20mil km quebrou novamente...
Sou muito doido pra comprar um marea ainda.
Só pra me incomodar principalmente o 5 cilindros
Marea bomba italiana, cospe fogo e lança peça longe quando explode o motor, mas tem o ronco legal.
Também penso nisso, notebook, cel em 6 meses já estão obsoletos, como vai ser com esses carros..
Em um ano não tem carro com andauto, no outro já tem...só como exemplo.
O problema é que tem pessoas que querem voltar a usar água de poço e iluminação a querosene.
Sem capacidade para exercer a profissão no século 21 querem o retorno ao século 19.
Quando os carros elétricos chegarem de vez aí vai ser o desespero total.
Em 96 escort zetec saia com correia dentada para 120mil km
Nao precisair la atras assim nao, Hilux pede troca da correia com 100k km
a real que brasileiro quando chega na manutenção o pensamento é o seguinte "arruma como da, faz a gambiarra e próximo dono arruma" um carro que ficou igual o marea foi os vectra 16V um baita motor, baita carro porem caiu na mão de terceiros e hj muitos abandonados e caidos, eu estou com um 2.0 8v 2008 e estou recuperando ele kkkkk e isso que é um motor GM familia 2 e ta dando uma dor de cabeça fora os modulos de conforto que da umas dor de cabeça nos GM da geração opel mas nada que paciência e dedicação não resolva
Falou tudo “ Todo carro tecnológico vai virar bomba no futuro!” Ou seja, TODOS os carros atuais depois de 10 anos vão ser pior que um Marea… Porisso não troco minha Ranger cabine dupla ano 2006 e meu fusca 1969! Carros de uma vida!
Ata kkk
@@gustavoporsche4454 compre um Citröen C5 usado pra vc ver! Kkkkk
na verdade nao, tem bastante carro 0km com pouca tecnologia embarcada.
@@galerinha só os muito populares, do GOL em diante já tem um monte de coisas que vão dar problema no futuro, ar digital, multimídia, etc.
@@simplelife3709 Fusca era um popular na sua época então fácilmente poderia ser trocado por um popular simplao.
agora picape é difícil achar uma sem tecnologia, até porque rondam 200 mil, pagar isso num veículo e não vir nada?
Tive um Marea e sempre gostei do carro. Um dos melhores carros que já tive. Os mecânicos é que não gostavam.
O motor 5 cilindros do Marea na verdade foi herdado do Alfa Romeo. Aqui na Europa temos a gasolina e Diesel e nada de chatices, zero problemas.
"ChatiCes"..😎
@@PauloPereira-jj4jv Bem dito!
Tem que trocar o remédio desse cara. Ele defende Marea e critica Ônix. Ele defendeu a Honda por não ter um City turbo mas esqueceu que o câmbio CVT precisa trocar o óleo a cada 40.000km e custa uma fortuna e ninguém sabe fazer. Esse será o destino dos novos FIAT que possuem o mesmo sistema. Hipocrisia, sensacionalismo e ignorância por desfazer de engenheiros que dedicaram suas carreiras a vários feitos. Esse é o ADG que conheço.
Qual a vantagem em se ter uma bobina individual ao invés de um distribuidor?
Melhor controle da ignição.
A eletronica pode adiantar ou atrasar conforme a necessidade.
Mas em ambos tem que ter cuidados.
Distribuidor não pode molhar e pode ser um incomodo em dias de chuva ou quando lavar o carro.
Bobina individual é muito cara caso tenha necessidade de trocar.
Existe o meio termo que é a bobina por centelha perdida e a bobina dupla que trabalha por este esquema. Geralmente da problema em casos que é muito exigida, como nos vw ea111 com taxa de compressão muito elevada.
@@marceloho1984 Vlw!
O maior problema do Marea foi a própria Fiat, que recomendava a troca de óleo com muitos kms. O manual "recomendava" a troca de óleo com 20 mil km. Eu trabalhei em concessionária, e na época era assim, um monte de motor travou com borra com 40 mil km. Quem não caiu nessa pegadinha teve um carro excelente.
E a manutenção fora do motor?
@@leonardod1846 tinha outros problemas q a fábrica foi sanando, como por exemplo o suporte de escapamento que ficava parafusado no carter de alumínio removeram isso. Direto batia quebrava o carter e aí era catástrofe. Suspensão foram melhorando os braços oscilantes. Mas o pior mesmo era a troca de óleo que estraga vários componentes internos entre eles o variador de fase.
Pergunta de leigo: e aquela história que falam do Marea pegar fogo? Era consequência desses problemas citados no vídeo?
Eles não leram que essa especificação não cobria usa severo como congestionamento? Tive uma Alfa 156 que era a mesma spec e sempre troquei com 10k pq pegava congestionamento. Uso na estrada o óleo durava 20.000km.
Com dinheiro pra pagar a mão de obra correta, também encontrar/importar peças e paciência para cada caso, nenhum carro é bomba, só e bomba na mão de quem não tem essas coisas, essa é a verdade. Vivo na rotina de oficina e já vi cara com alfa Romeu de 30 anos de uso que não ligava de ficar com o carro parado 60 dias esperando peça da Itália, outro que não liga de pagar 1200 reais pra trocar correia de marea e por aí vai, tudo lasanha, bomba, mas com as ferramentas corretas tudo se dá jeito, vai do cara estar pronto pra isso ou não, o problema é que as bombas ficam baratinhas bem rápido e aí cai na mão de quem não consegue manter e a coisa só vai piorando.
Já fui em borracharia arrumar furo no pneu do meu Uno e vi carrão encostando procurando pneu remold. O cara me compra um carrão e não tem grana depois pra comprar pneu. Meu uno eu sempre do revisão e colco bons pneus.
ou seja pelo que ele falou todos os carros vao virar bomba🙂
o que vai precisar é conhecimento em eletrônica e nao em mecânica, hoje todos os motores sao tecnológicos, o problema é que poucos mecânicos vao alem das leituras das maquinas de diagnosticos. reparar carro esta ficando igual reparar equipamentos eletrônicos .
Ele fala que vai virar bomba porque o custo pra arrumar não vai compensar arrumar sensores caros módulos caros é isso que ele quis dizer
Isso é verdade porque quando o carro fica velho quem tem grana pra dar manutenção não quer carro velho
@@cosmecontijo5116 para quem é trocador de peças que nem ele sim hehe
mas nao vai ser como ele esta dizendo, muitos profissionais estao estudando e se especializando em reparos a nivel de eletrônica nos componentes dos carros. é eletrônica pura.
e carros elétricos, o futuro, sao MUITO mais simples que carros a combustão na questão técnica e de reparo, a dificuldade de reparo nao é técnica e sim porque os fabricantes buscam dificultar terceiros fazer os reparos igual fazem alguns fabricantes de eletrônicos (apple, samsung, etc)
@@manghinoni eu entendo o problema não vai ser falta de mão de obra qualificada mais os donos mesmo por ex tem módulo de alguns carros dos novos que chega a custar 5 mil reais o 3 dono não vai ter condições de arrumar vai fazer uma gambiarra.
@@cosmecontijo5116 ai que esta, conserto de modulo é o que mais vai aparecer, e vai cair bastante o valor do reparo porque está ficando banal, não é gambiarra, modulo é bem simples até, eletronicamente falando. o problema agora é outro, os caras que arrumam aproveitam a escassez de MO e metem a faca, se o modulo custa 2000 eles arrumam por 500, se custa 40 mil eles cobram 10 mil... sendo que o serviço e os equipamentos para fazer o reparo é o mesmo
Não precisa remover motor do marea p substituir kit dentada!
Diziam que o cruze e outros ia ser bomba e até hoje não aconteceu isso com o meu 😂
O maior erro da Fiat foi não ter utilizado no marea o motor bialbero do tempra, que além de ser um ótimo motor, a manutenção seria mais acessível.
O "x" questão é: pra que tanta tecnologia? No final substitui algo que dava certo, por outro que vai fazer a mesma coisa, só que de forma muita mais complicada e que o custo de manutanção ou de reparação, será muito maior.
Menor consumo de combustível e emissões de poluentes.
@@GibaGouvea Será? As tecnologias que comprovadamente reduziram o consumo e tal, foram a injeção eletrônica (a queima, nos carros com injeção, ultrapassa os 95%, bem acima dos carburados) o turbo em locais altos onde a pressão atmosférica é mais baixa e reduz o desempenho dos aspirados e o sensor de rotação (ponto eletrônico). O restante não comprovou a eficiência que diz apresentar.
@@celsopereiratouceira344, comprovaram sim. Me dê um exemplo que não trouxe economia e se tem algum paper SAE que eu possa ler.
@@GibaGouvea Com o devido respeito, mas o ônus da prova é devido a quem deve apresentar o fato (a tese) e não o contrário ( a antítese). Simplificando: mostre-me os resultados.
@@celsopereiratouceira344 você é advogado ou engenheiro?
A versão boa do Marea é a versão 1.6 16v era mais tranquila de manter e mais econômica
Se fosse um dos problemas, ser avançado técnicologicamente para época, o Monza da GM seria também odiado, mas Não.... mecânicos não reclamaram do Monza como fizeram com o Marea
Mercedes tem ABS desde a década de 70 nos carros e nem por isso dá defeito. Injeção eletrônica os germânicos tem desde cadenciada de 80 e nem por isso dá defeito. Tá na hora de mandar esse ADG pra escola.