Hoje o Henrique é provavelmente um dos seres humanos mais brilhantes do Brasil. É muita honestidade intelectual e repertório reunidos! Entrei para ouvir sobre história e recebi uma aula magna de filosofia ✨
@@rc-1983 conheço poucas, o mundo não está tão cheio delas quanto gostaríamos, não é? Por outro lado, todo dia conheço alguém na internet que pensa saber muito… Sobre a vida dos outros, sobre o mundo, sobre tudo. Incrível esse fenômeno 😂😂😂
Esse vídeo exemplifica bem a grande diferença de ouvir doutores/especialistas no assunto do que influencers e pseudocientistas. Nunca vi tanto conhecimento agregado num vídeo de poucos minutos.
é realmente diferenciado, o cara é bom no que escolheu fazer, as vezes me pergunto se ele alguma vez pendeu pra filosofia, ele parece ser do clube dos questionadores.
@@henriquegomes9326 Rodrigo Silva já falou sobre isso. Segundo ele, as evidências que ele têm sustentam sua crença. Contudo, em momento algum ele trata essas mesmas evidências como sendo provas irrefutáveis do que ele defende.
Eu sou matemático e tem a matemática só existe por causa da definição de axiomas que são definições básicas incontestáveis que a partir da lógica se constrói toda a teoria. Porém, até mesmo a matemática é incompleta, como Godel mostra, é impossível existir um conjunto finito de regras que a partir delas se prova toda a matemática, o exemplo mais famoso é a função geradora de números primos, ou a distribuição desses números na reta, até hoje não sabemos um modelo para encontrar números primos fora calcular na marra.
São questões diferentes. O fato de não termos achado uma função geradora de números primos em nada impacta o teorema da incompletude. Tal fórmula poderia existir e ainda assim o teorema se faria válido.
Pensei nisso, os postulados de euclides dão uma base de como deve ser formado conceitos posteriores da matemática, mas aí surge as matemáticas não euclidianas, que quebram tudo isso e mostra que é possível criar vários universos usando bases diferentes
Precisaríamos de provas para todas as afirmações de todos os livros que compõem a Bíblia. Achar (e comprovar) a Arca da Aliança, por exemplo, não prova o Dilúvio Universal ou Jonas viver dentro de um peixe gigante, e por aí vai.
É basicamente uma cascata de afirmações que teriam que ser feitas para afirmar de fato que o começo dela é fatídico, senão a mesma desmonta por suas "bases" ruirem e não se sustentarem, e isso serve para qualquer afirmação fatídica científica, seja teorias cosmológicas a religião.
Acho que só a respeito de Jesus seria o bastante, pois ele confirma todo o Antigo Testamento, se comprovarem Jesus da mesma forma que a Bíblia descreve, então acho que não haveria mais necessidade de comprovar os outros livros.
Henrique, sua sensatez, conhecimento e fineza é algo extraordinário. A respeito da possibilidade de encontrarem restos do corpo de Jesus Cristo, se isso acontecer, certamente destruiria o Cristianismo, pois sua força está na crença que ele ressuscitou. Forte abraço !
Um dos melhores vídeos sobre conhecimento (e produção desse conhecimento) histórico. Sou doutorando em história e é ótimo ver um canal desses divulgando cientificamente a atividade historiográfica.
O mais razoável e sensato é todos terem o conhecimento de que uma coisa é o fato histórico outra coisa é a interpretação teológica do fato! A primeira ocorre segundo a realidade a segunda é uma construção a partir de crenças de um grupo
Primeiro vc tem que entender qual o propósito de cada um dos livros da bíblia e depois porque/ como eles foram montados, aí sim você começa a estudar a cultura daquela época e também a dos povos que escreveram
Bastava ele aparecer e dar um oi para a humanidade. Contudo o que temos hoje são evidências contrárias, pois se passaram 2000 anos e a palavra dele não chegou ou foi aceita por todo o mundo.
Que nem o cara disse, nem todo mundo iria aceitar a palavra por isso ele fala "Se alguém quer me seguir, renuncie a si, tome sua cruz e me siga." pq nem todo mundo vai querer seguir, mas que a palavra iria chegar nos quatro cantos da terra se concretizou
Seu último raciocínio me fez lembrar de quando nos explicou sobre signos e de como “dar nomes” expande, de certo modo, a noção de uma sociedade sobre determinada situação. É aquele famoso exemplo da palavra “saudade” 😅. Como sempre: obrigada por nos proporcionar isso, professor!
Alguns parecem esquecer, ou preferem ignorar, que há mais ou menos 2,5 bilhões de cristãos no planeta. Outros quase 6 bilhões tem suas próprias diferentes crenças ou não tem religião(minoria). E cada grupo está absolutamente convicto que sua prática é a certa. No mínimo deveríamos refletir sobre isso. Acrescento que o Prof Henrique é extraordinário em conhecimento, serenidade e sensatez. É um deleite ouvi-lo.
Galera vou discordar de vocês hehe espero contribuir. A questão não é tão simples assim. A matemática se fundamenta em axiomas, que são pressupostos aceitos sem necessidade de prova, pois servem como os pilares básicos de um sistema lógico. Se aprofundar na filosofia da matemática verá como nem os axiomas não são tão óbvios assim, mesmo porque existem outros tipos de lógicas, e nem todos axiomas que servem em uma server na outra. Diferente de evidências, que podem ser comprovadas, axiomas não são "óbvios" ou universais; sua validade depende do contexto em que são aplicados. Por exemplo, o axioma de que "retas paralelas nunca se cruzam" é verdadeiro apenas na geometria euclidiana, mas não em outras, como a geometria esférica. Além disso, não é possível provar um axioma dentro do próprio sistema que ele sustenta, já que ele constitui a base sobre a qual qualquer prova lógica é construída. Se tentássemos provar um axioma, precisaríamos recorrer a pressupostos ainda mais fundamentais, o que levaria a uma regressão infinita. Em relação a regressão ao infinito, isso daria uma longa e imensa discussão.
Eu entendo o ponto de vista de querer delimitar o escopo e focar em um sistema específico, como a geometria euclidiana, onde realmente as retas paralelas não se cruzam. No entanto, o ponto que eu estava trazendo é mais profundo: os axiomas, em qualquer sistema, não são verdades absolutas. Mesmo na geometria euclidiana, esses axiomas foram criados e aceitos sem prova. E quando se trata de axiomas, seja qual for o sistema, eles são arbitrários no sentido de que poderíamos escolher outros dependendo do que queremos construir. Isso acontece o tempo todo, como em geometrias não euclidianas, por exemplo. Sobre a questão da "regressão infinita", o que eu quis dizer é que, se alguém tentar provar um axioma, vai precisar de outros axiomas mais fundamentais, o que nunca vai terminar. Isso não é algo que eu inventei, mas um dilema que muitos matemáticos e filósofos discutem há séculos. Não é que a matemática não funcione por causa disso - longe disso! Mas é importante entender que os fundamentos da matemática, como os axiomas, não são verdades comprováveis dentro do próprio sistema. Então, quando digo que a matemática depende de axiomas e que eles são arbitrários, não estou sugerindo que isso seja um problema para a matemática em si, mas que isso revela uma característica fundamental sobre como a própria matemática funciona: ela se apoia em convenções que nós aceitamos para fazer o sistema rodar. Delimitar o escopo ajuda a focar em um sistema específico, mas não elimina essa questão mais profunda.
Acho muito importante que mais pessoas entendam que axiomas não são auto-evidentes, mas apenas tomados como verdadeiros por motivações diversas. Mas a população nunca ouve falar dessas coisas e acaba dando à matemática um tom divino/místico que ela não tem.
Do ponto de vista estritamente científico, a ciência não é capaz de provar absolutamente nada. O que a ciência efetivamente faz é construir paradigmas através da falseabilidade. O que chamamos de conhecimento científico consolidado não é aquilo que foi provado e sim aquilo que a ciência não conseguiu refutar. Um axioma é basicamente isso, uma premissa que não pode ser racionalmente refutada pela lógica sem recair em contradições ou algo empiricamente observável e demonstrável por incontáveis repetições. Quando um cientista busca explicar um fenômeno, ele formula uma hipótese e testa essa hipótese através de um experimento desenvolvido para refutar essa hipótese, não para confirmá-la. Se ele não consegue refutar a hipótese, é obrigado a admiti-la (não validá-la) como uma explicação coerente e preditiva para o fenômeno observado.
Literalmente não mudaria nada, conforme ele disse no vídeo, você precisaria de partir de uma série de outras premissas pra relacionar esses artefatos ao evento do Êxodo. E pensa que estamos falando do fundo do mar de um evento ocorrido entre os século 15-12 a.C.! Portanto as chances dos fatores ambientais, geológicos e até mesmo biológicos terem destruído todas essas evidências são altíssimos. Algo pra corroborar com o êxodo estaria menos relacionado a artefatos materiais, e talvez mais relacionado a evidências genéticas e escritas sobre o evento datando de ± a mesma época. Obs.: sou cristão confessional, acredito no êxodo literal, mas sei que existem 0 evidências históricas externas à Bíblia dele.
Seria realmente impactante e reviraria toda a visão de mundo da maioria das pessoas. Mas pior que você pode argumentar que aconteceu qualquer outra coisa que causaria isso e, no final, a relevância da evidência será a que você quiser que ela tenha. A fé é uma decisão muito mais voluntária do que parece.
@@nilojose7976 Eu concordo que é voluntária, até porque, se admitirmos a existência de um criador, ele criou as leis da natureza. Então, qualquer intervenção dele na história seria entendida como fenômeno natural. Mas, no meio acadêmico surgiriam novas discussões sobre quem seria o "faraó do êxodo" e até mesmo mudanças nos paradigmas de pesquisa.
@@josan1071 Sim, eu imagino... Todos esses milagres são incríveis... Tanto são que tem gente que até acredita neles mesmo sem nenhuma prova, só "de boca" mesmo...
@@josan1071isso é fake. Não tem como um gameta formar um ser só com DNA da mãe, pois gameta só tem metade do DNA, justamente para juntar com a outra metade (do pai). No caso de Jesus, Deus provavelmente "pulou a etapa do gameta". O que implica que o DNA de Jesus não tinha nada com o de Maria, ela foi uma "mera" barriga de aluguel. Se considerarmos que Jesus foi 100% perfeito fisicamente, ou seja, não possuía nenhuma "impureza genética" que possivelmente já existia na época, Deus teria que "corrigir" o DNA de Maria para formar um gameta "digno" a se unir ao "gameta de Deus".
Que vídeo fantástico! Virou “estranha filosofia”. Você poderia falar mais sobre sua formação e como desenvolveu a capacidade de se comunicar tão bem e claramente aqui no UA-cam? Acho que pode inspirar muita gente que foge da formação em História pelo contágio ideológico que a gente pressupõe que existe nas universidades, principalmente públicas.
Sou Cristão Católico... E como sempre, você está de parabéns. Que conhecimento e ética. Até hoje eu nunca o vi ferir e tão pouco atacar ou denegrir a fé de alguém. Suas fontes e seus argumentos são precisos e totalmente imparciais. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Fé é a ferramenta mais desonesta e autoenganavel que existe para a epistemologia e o conhecimento. Você acreditar sem evidências e ter preconceitos firmes e imutáveis baseado em convicções que não podem ser questionadas e testadas é um convite ao autoengano e a impossibilidade de chegar a conclusões válidas.
@@hazok4351 A fé é baseada nas evidências que o próprio Deus deixou, já que Ele foi o primeiro a escrever dando início ao que hoje chamamos de "bíblia"; não existe nenhum outro livro que foi formado da forma que a bíblia foi, a questão é se você crer ou não na Palavra de Deus, a problemática é sempre querer "provar" aos métodos humanos até porque passamos a ser quase que dependentes disso, enquanto os primeiros humanos sabiam de tudo que quisessem e não precisavam ter que provar, depois da ruptura com o transcendente, perdemos o contato com o Criador, com a Verdade... Embora Deus se revele através de seus feitos, seus milagres, seus mensageiros, de sua Palavra... em todas as eras, séculos, anos, todos os dias; crer ou não, examinar ou não, se importar em buscar o conhecimento ou não, dar ouvidos ou não é algo que depende de nós.
@@ciro4669 sim, e onde está essa "fé" dos vinkings hoje? Muitas "religiões" surgiram desde o princípio e surgem até hoje, mas só se mantém desde o princípio o que está baseado na Palavra de Deus Yahweh.
A fé sem ver pode levar nações a acreditar naquilo que não existe, como os vikings, não precisavam ver mas eram tão fervorosos como os religiosos atuais uma fé ainda maior, mas acreditavam ter vindo da madeira por causa da fé que é cega, no fim ninguém tem certeza de religião nenhuma nesse mundo, se reparar até a religião cristã tem contradições, e se continuar indo mais afundo verá centenas de mitológicas de vários Deuses misturado na crença, a religião cristã e como se fosse vários mitos em sua atualização 2.0, que eles tentaram tirar algumas coisas pra dar veracidade a quem ler, a verdade e que se existe realmente um Deus que olha por todos e tem bondade daria sinais, a fé não seria cega, pra.nao deixar muitos se enganarem pensando que veio da madeira, ou outros a milhares de anos que nem sabiam de sua existência, aliás todos merecem conhecer né? Ou faz acepção de pessoas? Fora que estimam entusiastas que o mundo só tem 6mio anos, não acho vdd, mas vamos supor que fosse, pq o povo antes não criou a bíblia? Aliás todos mereciam conhecer o todo criador, e não só o povo de 2mil anos pra cá, que foi o tempo de criação da bíblia, pra min religião foi criado pra dar significado as guerras um exemplo, dar aquele gás a Israel numa guerra de que iria vencer, e se por caso perder a guerra era só tentar jogar a culpa quem alguém da tropa estava traindo a Deus por isso perdiam a guerra, e tbm o lado das perseguição por causa de guerras mesmo, e depois jogar a culpa do tipo está sendo perseguido pq está adulterando, está fazendo merda escondido, sendo que se o povo fosse santo nessa época tbm iria ser perseguido, pq era época de guerra, todo rei se achava um Deus em vida, todos queriam dominação
O cálice da Santa Ceia; Um registro oficial de uma descrição romana de um milagre de Jesus (ou relato); As tábuas dos mandamentos (e ainda comprovado que foi um feixo de luz intensa ou eletricidade que esculpiu o texto).
Pra comprovar e só deixar um não levita carregar a arca, se ele sobreviver não é mas se ele morrer, testa com mais não levitas kkkkk se todo mundo morrer é a arca da aliança
Esse comentário mostra que vc conhece e muito da liturgia hebraica. Difícil de entender é onde na sua vida Deus te decepcionou para gerar esse nível de deboche... Acho que fala mais sobre vc do que sobre os levitas. Que o Deus que vc um dia creu te abençoe.
Salve mano, beleza? estava vendo algumas coisas sobre isso e vi algo que vai totalmente na sua linha de video. A história/carta do Rei Abgar V. caso um dia ache bacana fazer um video ou um corte falando sobre, ia ser bem legal!! abraços! parabéns pelo trabalho
por favor, um vídeo sobre os principais fatos bíblicos comprovados por arqueologistas. No vídeo, uam comapração entre a versão descirta na biblia e o que as provas conseguem comprovar entre tudo que a biblia dizia. Um video destes deferia começar já na época apostólica e ir retorcendendo, pos quanto amis no passado, menos a quantidade de coisas comprovadas, até qeu cehagria um ponot em que teria o fato bibico mais antigo parcialmente comprovado e antes duisso, nada teria comprovação nenhuma
A sociedade ocidental, subexistiu pela doutrina Cristã. Após 2 milênios. Desconheço um engano durar tanto. A Verdade é uma Pessoa Divina. Jesus Cristo.
@@gabrielrodrigues1195 país porco, sujo, pessimamente desenvolvido, irrelevante para o resto do mundo, que nunca desenvolveu nada significativo para a humanidade como um todo, além de religiões ignorantes e toscas. O cristianismo por sua vez em dois mil anos, simplesmente alicerçou toda a nossa concepção de realidade, seja em leis, ética, moral, filantropia e ciência, e simplesmente colonizou todo o ocidente. Ah e claro, todas as instituições de desenvolvimento e reparo humano (presentes em países pagãos também, como o esgoto da india), foram criadas pelo cristianismo, verdade também.. não posso deixar de falar das teorias presentes na "ciência" contemporânea (que basicamente se tornou uma pseudoreligião), foram criadas pelos cristãos também. Por sua vez, comparar hinduísmo com cristianismo é uma desonestidade intelectual e apologia anticristianismo. E como Cristo disse: "conhecerás a árvore pelos seus frutos". Basta comparar os frutos do hinduismo e os frutos do fucking cristianismo.
Nem sempre, na matemática, 2 + 2 é igual a 4! Isso depende das regras do sistema em que estamos operando. Um exemplo interessante é a aritmética modular. No sistema 𝑍_{3} , onde os resultados são calculados módulo 3, 2+2 não é 4, mas sim 1. Isso ocorre porque somamos 2 + 2 = 4, e depois dividimos por 3, ficando com o resto, que é 1 (4 ≡ 1 (mod 3)). Esse é um dos muitos casos em que a matemática desafia nossas expectativas com novas regras e contextos!
@@bruno.jaraujo entendo seu ponto, mas aqui precisamos ressaltar que, em matemática modular, não estamos apenas convertendo o resultado; estamos operando dentro de um sistema com suas próprias regras desde o início. No sistema Z_{3} os números e suas operações são definidos modularmente, ou seja, 2+2 é calculado diretamente sob a regra do módulo 3, resultando em 1. Veja que Z_{3}={0,1,2}. Sendo assim mesmo vc podendo operar 2+2 nunca vai obter como resposta o 4 pois ele não pertence a Z_{3}.
@@educacionalplenus sim sim. Eu apenas trouxe um exemplo matemático onde 2 + 2 é diferente de 4. A respota a pergunta se 2 + 2 é sempre igual a 4 é: depende das regras do sistema em que estamos operando.
E, se for possivel, um video sobre os grandes fatos biblicos já, comprovados como mentira, ou como extremamente diferentes da versão biblica, como, por exemplo, um povo inteiro com dezenas de milahrtes de judeus por 40 anos no deserto do sinai
então vc é como as pessoas que estão no islamismo, budismo, hinduísmo seguem a religião sem questionar ou buscar a verdade! permaneceria nela mesmo se fosse falso
Sobre o fato (ou a verdade), dá pra citar Sobre Verdade e Mentira no Sentido Extramoral, do Nietzsche. Ele trata justamente sobre como a verdade é construída a partir de necessidades vitais, utilizando a linguagem como ferramenta para a construção das categorias da razão.
Pô, se encontrassem ruínas de uma civilização antiga em profundezas absurdas ou até na superfície, mas com mais de 30 mil anos, seria um baque na História.
Mas já temos muitas evidências que desmentem varias partes da bíblia. Que inviabilizam varias coisas que estão lá. E mesmo assim pra quem quer acreditar, basta fingir que não há nada ou inventar uma desculpa boba. As pessoas na vdd só querem acreditar.
@@narukanbackup qual argumento seria para falar de Jesus andando em cima da água? e qualquer outro milagre? o problema é q n tem como comprovar e ainda levam a risco aquilo como se fosse a coisa mais correta/verdadeira do mundo. Por isso que em debate a pessoa usa o famoso "acredito pq estar na biblia" o debate acaba ali mesmo, pq n tem como comprovar praticamente nada do que está ali.
@@eduardostreet2012Até o descobrimento do Brasil a quinhentos e poucos anos existe dúvidas se foi mesmo na bahia ou no Rio grande do norte, tentar desmentir ou confirmar coisas de milhares de anos atrás é um erro pior ainda. Na minha opinião ambos usam do mesmo mecanismo que é a fé, fé nos estudos de história ou fé na bíblia.
@@eduardostreet2012 ué, ele ser o Deus encarnado? Amigo, eu não estou tentando provar cientificamente a bíblia, minha questão foi pro cara do comentário que não apresentou nenhum exemplo do que seria isso que desmente a bíblia. Não se intrometa no assunto dos outros.
Diferentes dos fatos históricos ou da lógica filosófica, a matemática possui alguns conjuntos de verdades lógicas que são denominados axiomas. Para 2+2=4, avaliar os Axiomas de Peano.
Como se prova se é a Arca da aliança? Se dentro dela tiver um jarro com maná(milagrosamente preservado), uma vara seca milagrosamente florecida, as Tábuas da Lei aí se prova a verdade. Mas, foi exatamente por esses motivos mencionados por mim que a Arca da aliança nunca aparesceu😂
Se encontrassem os ossos de um gigante, com mais de três metros e 6 dedos em cada mão, seria uma grande prova a favor da Bíblia
6 днів тому
Fato eu considero como aquele recorte de tempo e local especifico, estatico, do qual vc analisa. Voce nao tem o conhecimento do fato, mas ele existe nesse recorte. Como historiador, nosso papel é se debruçar ma investigação do fato, tendo a ctz que o máximo que vc vai tirar disso é a sua interpretação do fato.
Também não acredito que a arca da aliança em si provaria muita coisa, agora se dentro dela ainda existisse o conteúdo original poderia ser alguma coisa, tipo as tábuas dos 10 mandamentos com a caligrafia de Deus e desse pra datar da época de Moisés, ou o maná ou o negócio lá de Arão que floresceu.
Acredito que o verdadeiro livro da lei escrito em primeira pessoa( escrito por Moisés) seria a maior descoberta, já que o pentateuco que temos hoje foi uma rescrição do original muito possívelmente, tendo muitos problemas como anacronismos e semelhanças em alguns aspectos com religiões e religiões de povos mais antigos do oriente médio.
Começamos com a Bíblia e fomos para autos papos filosóficos: "as coisas podem ser e podem não ser"... Faltou só dividir aquela garrafa, pra estimular o debate - presumo que não era água.
"Qual achado na bíblia que mais impactaria a humanidade? : "Acorda tu que dormes.Ame teu próximo e cuide da sua vida.Tire primeiro a cisco do teu olho para depois querer tirar a trave do teu irmão.Viva e confie no Suposto Ser espiritual Jesus e SIGA seus ENSINAMENTOS". "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela RENOVAÇÃO do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2
A fé é baseada nas evidências que o próprio Deus deixou, já que Ele foi o primeiro a escrever dando início ao que hoje chamamos de "bíblia"; não existe nenhum outro livro que foi formado da forma que a bíblia foi, a questão é se você crer ou não na Palavra de Deus, a problemática é sempre querer "provar" aos métodos humanos até porque passamos a ser quase que dependentes disso, enquanto os primeiros humanos sabiam de tudo que quisessem e não precisavam ter que provar, depois da ruptura com o transcendente, perdemos o contato com o Criador, com a Verdade... Embora Deus se revele através de seus feitos, seus milagres, seus mensageiros, através de sua Palavra... em todas as eras, séculos, anos, todos os dias; crer ou não, examinar ou não, se importar em buscar o conhecimento ou não, dar ouvidos ou não é algo que depende de nós.
Eu não entendo esse povo descrente que fica caçando validação da fé. A Bíblia é um documento histórico, revela Cristo, muitos relatos lá são embasados pela arqueologia. A fé não é embasada em empirismo. A fé é imaterial, é um logos, um puro pensamento. A Bíblia é atestada historicamente, mas a fé depende unicamente da pessoa. Jesus apareceu para varios judeus, alguns o seguiram outros o negaram. Pessoal ainda não entendeu que fé e razão não são conceitos mecânicos. É fruto da sua escolha. Você pode concordar com tudo da Bíblia e ser ateu. Assim como muitos padres e pastores estão em ritos e não creem em Deus 🤷🏾♂️
Só cuidado com uma coisa: quando religiosos cristãos falam da Bíblia, tratam o conjunto de livros como verdade revelada. Para que tal seja verdade, não basta que alguns relatos lá sejam "embasados pela arqueologia". Por isso aponta-se contradições. E dizer que ela é "atestada historicamente" como um todo é, no mínimo, ousado...
@@VintemTraducoes acontece que a bíblia é a revelação de Cristo. Cristo é o caminho a verdade e a vida. O que esses sectos pensam não me interessa. Jesus é o Senhor e Salvador. A bíblia tem uma função, preservar a tradição da fé. Se alguém usa pra outra finalidade, aí já não é problema meu.
@@VintemTraducoes Mas o que tem a ver seu comentário com o meu principal? Eu estou criticando justamente os malucos que ficam endeusando a bíblia como se fosse Deus, a bíblia vai trazer fatos históricos mas ela não vai impor fé a ninguém. A fé deve ser buscada, não imposta. A pergunta do chat é objetiva, ela quer impor a fé. Se a pessoa não tem a opção de não poder negar a fé, ela não tem fé, ela só tem fé se tem a possibilidade de negar a mesma.
No meu ver acho que algo do tipo do Santo Sudário para impactar a humanidade decisivamente, ou isso ou um documento extra-biblico falando "Eu vi Jesus subir ao céu, e seus milagres", algo assim, não tenho muitas ideias de que descorbertas históricas poderiam de fato abalar a humanidade.
Infelizmente, quando certas informações são reveladas, os poderosos frequentemente escondem e limitam sua divulgação, especialmente quando estudos ou artigos expõem práticas prejudiciais a uma causa ou território. Para evitar repercussões, eles recorrem ao suborno e a outras manobras para ocultar a verdade. Pode parecer uma visão conspiracionista, mas a realidade é que aqueles que detêm muito poder exercem grande influência para controlar a narrativa e minimizar os danos aparentes de suas ações. Há inúmeros exemplos, como os impactos ambientais causados pelo plástico e a negligência de grandes empresas. No entanto, devemos lembrar dos vazamentos de documentos no WikiLeaks, que expuseram como informações podem ser abafadas ou manipuladas para proteger os interesses de pessoas poderosas. Até mesmo a ciência, se não for conduzida com rigor e transparência, pode ser usada para sustentar interesses políticos e econômicos, perpetuando o poder de quem já está no controle. Talvez eu esteja exagerando um pouco.
Essa discussão pode ser enriquecida com a inclusão das ciências naturais. Tampouco há "prova" nas ciências naturais. O que há são evidencias que apontam que esse ou aquele modelo, isto é, essa ou aquela forma de representar matemática ou idealmente a natureza, são mais próximas da realidade, seja ela qual for. É muito mais uma questão de forte probabilidade do que de prova concreta e demonstração, que cabem mais aos domínios da matematica e da filosofia. No caso da arqueologia, acho que poderiamos dizer que certas evidências aumentariam a probabilidade de algum relato bíblico ter respaldo num fato histórico concreto, mas isso é o mais longe que poderíamos chegar em termos de conclusões. O que, concordemos, não é muita coisa; mas conhecer a natureza do passado e o passado da natureza é tatear no escuro com palito de fósforo! kkkkk
Creio que buscar evidências, vai contra a ideia de ter fé, ter fé é simplesmente crê que Deus existe e não precisar de provas disso. Se precisa evidências para crer nas escrituras então não tem fé. Pois precisa do material para crê.
@@tiagosantosdesales5256 a fé já está dentro de você. Deus repartiu a cada um, basta exercita lá. Se você não crê em evidências arqueológicas passadas, creria que no mundo em que vivemos hoje seria possível um governo global? Não seja cético em dizer dizer que é profecia de crente, pq eu concordo que tem muitos que querem causar pânico nas pessoas. Mas pra você, acha que com conflitos e guerras, com grandes proporções como estamos vendo em uma possível 3 guerra, se todos não morreressemos. Precisaria de um intermediador?
@@tiagosantosdesales5256 escrevi uma resposta que o UA-cam apagou. Mas o motivo de muitos não acreditarem em Deus hoje, pode ser alguma decepção que tiveram em suas vidas. Mas saiba que Jesus te ama mesmo assim, apesar de tudo que possa ter passado, ou uma oração não respondida, ele continua perto de você até o fim. Você já tem uma medida de fé que ele repartiu, cada pessoa tem
@@na-ko1lu O motivo de muitos crerem em Deus hoje é pura questão de doutrinação desde a infância - condicionamento pelo meio. Se você tivesse nascido no sul do subcontinente indiano, seria hindu; se no Afeganistão, seria muçulmano.
Acho que a única evidência arqueológica que poderia validar a historicidade bíblica seria a Arca de Noé. Um barco tão gigantesco que nã poderia ser montado com os recursos naturais e humanos possíveis. Depois a luta seria de quem seria a titularidade deste: Noé, Gilgamesh ou de qualquer das centenas de semidivindades que se salvaram de um dilúvio planetário em um barco..
Primeiro pra comprovar alguma relíquia jesus teria que ter dna Benjamin e Judá pra unificar que unifica as duas Tribos Reais E Comparar Com Descendentes Da Realeza Das Duas Tribos,Esse Tipo De Dna Seria Único E Diferente E Ninguém Mais Teria A Não Ser Uma Família Que Descende Das Duas Tribos Reais Assim Saberíamos O Código Mais Próximo De Jesus Pra Comparar Com os DNA Das Relíquias Seja Lá Qual For!
Curiosamente, isso provaria (ou indicaria fortemente) que Jesus realmente é da linhagem que os evangelhos dizem que ele é. Mas só de ter um osso, a parte da ressurreição é refutadakkkkkkk
Não. Algumas verdades são de difícil comprovação, e para alcançá-las temos de aceitar explicações provisórias, sujeitas a substituição por explicações mais robustas, até que tenhamos um conhecimento mais plausível e verificável. O caminho tende à verdade. Essa é a importância da ciência.
@@VintemTraducoes Se formos sinceros e entrarmos no pensamento quê "A verdade para mim é aquilo que vejo, mas quem disse o que é verdade? Quem disse que meus olhos não me enganam?"... A gente acaba entrando em uma luta filosófica como a de Platão e Aristóteles, Platão diz que o mundo físico é uma sombra de um mundo real que está para além da mente humana, Aristóteles diz que o mundo é aquilo que se vê e pode sentir... Creio que no fim... Somente Deus pode dizer o que é verdade ou não... Nossa mente se perde dentro dela mesma... Como no vídeo "o que é uma garrafa?" Dentro de um pensamento fechado de um grupo eles, determinaram oque é uma garrafa, mas aquilo é um pensamento deles, igual a matemática, dizem que 2+2 é 4, mas isso são pessoas que determinaram... No fim a gente fica doido 😂😂😂😂
É impossível provar cientificamente que a bíblia está correta. Só poderíamos saber isso se houvesse algum tipo de garantia vinda de Deus, supondo que ele exista. Os católicos, por exemplo, creem na bíblia porque a Igreja manda e ela detém as notas que atestam sua origem divina.
Se achasse o pentateuco datado na época que achamos que Moisés existiu, acho que confirmaria muita coisa. Que narrativa do Êxodo tem algum lastro na realidade por exemplo.
Nesse sentindo da pra fazer um paralelo as profecias blibicas que 'estão se cumprindo', tecemos a realidade e a fe ligado a isso pode gerar uma cortina de fumaça mt sutil na realidade; a nossa diferença colocada por Vygotsky em relação ao animais é a capacidade de criar signos e ferramenta, molda-las, somos otimos contadores de histórias em outras palavras. Acredito que qualquer prova sobre divindades em caso mais provavel seria mais uma apofilia do ser humano e so faria sentindo mudando as leis da realidade que cerca o indivíduo
Hoje o Henrique é provavelmente um dos seres humanos mais brilhantes do Brasil. É muita honestidade intelectual e repertório reunidos! Entrei para ouvir sobre história e recebi uma aula magna de filosofia ✨
Você conhece poucas pessoas inteligentes 😂😂😂.
@@rc-1983 conheço poucas, o mundo não está tão cheio delas quanto gostaríamos, não é? Por outro lado, todo dia conheço alguém na internet que pensa saber muito… Sobre a vida dos outros, sobre o mundo, sobre tudo. Incrível esse fenômeno 😂😂😂
Dunning Krueger correndo solto
babaovo
@@FilipeBritoLivros ta certo irmão, pessoas inteligentes reconhecem pessoas inteligentes. E é sempre grato pelo aprendizado!
Resumo do vídeo: quanto mais eu sei, menos eu sei
Quanto mais eu sabo menos eu sabo
@@brunoaraujo7548 pode ser também
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
A ignorância é uma benção
@@elvisriquinho6627 AÍ DENTRO!!!!!!!!🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂
Fiquei abismado com o conhecimento filosofico do Henrique neste corte.
@@mateusmarques3130 idem. O cérebro do cara é uma caixinha de surpresas.
Ele disse em uma live que iria fazer faculdade de filosofia na vrdd, mas q de ultima hora por algum motivo ( que não me lembro kk) escolheu história
@@RiickAndradeSem contar que o Henrique tbm fez faculdade de Educação Física, ainda bem que ele seguiu a área de historiador.
Esse vídeo exemplifica bem a grande diferença de ouvir doutores/especialistas no assunto do que influencers e pseudocientistas. Nunca vi tanto conhecimento agregado num vídeo de poucos minutos.
esse vídeo refuta tudo daquele pastor travestido de arqueólogo
é realmente diferenciado, o cara é bom no que escolheu fazer, as vezes me pergunto se ele alguma vez pendeu pra filosofia, ele parece ser do clube dos questionadores.
@@AristocratadaSilva ele é um acadêmico. Um cientista
@@henriquegomes9326 Rodrigo Silva já falou sobre isso. Segundo ele, as evidências que ele têm sustentam sua crença. Contudo, em momento algum ele trata essas mesmas evidências como sendo provas irrefutáveis do que ele defende.
“A história não é um super triunfo das provas arqueológicas.” Perfeito.
Eu sou matemático e tem a matemática só existe por causa da definição de axiomas que são definições básicas incontestáveis que a partir da lógica se constrói toda a teoria.
Porém, até mesmo a matemática é incompleta, como Godel mostra, é impossível existir um conjunto finito de regras que a partir delas se prova toda a matemática, o exemplo mais famoso é a função geradora de números primos, ou a distribuição desses números na reta, até hoje não sabemos um modelo para encontrar números primos fora calcular na marra.
São questões diferentes. O fato de não termos achado uma função geradora de números primos em nada impacta o teorema da incompletude. Tal fórmula poderia existir e ainda assim o teorema se faria válido.
Pensei nisso, os postulados de euclides dão uma base de como deve ser formado conceitos posteriores da matemática, mas aí surge as matemáticas não euclidianas, que quebram tudo isso e mostra que é possível criar vários universos usando bases diferentes
Que frase boa: 'O que mais existe contra fatos, são argumentos'
Quanto mais eu sei, menos quero saber
Esse cara é um monstro, um dos caras mais inteligentes aqui nessa internet. 👏👏
Precisaríamos de provas para todas as afirmações de todos os livros que compõem a Bíblia. Achar (e comprovar) a Arca da Aliança, por exemplo, não prova o Dilúvio Universal ou Jonas viver dentro de um peixe gigante, e por aí vai.
E aliás: que excelente fechamento do vídeo com essa reflexão. 👏👏👏
É basicamente uma cascata de afirmações que teriam que ser feitas para afirmar de fato que o começo dela é fatídico, senão a mesma desmonta por suas "bases" ruirem e não se sustentarem, e isso serve para qualquer afirmação fatídica científica, seja teorias cosmológicas a religião.
Acho que só a respeito de Jesus seria o bastante, pois ele confirma todo o Antigo Testamento, se comprovarem Jesus da mesma forma que a Bíblia descreve, então acho que não haveria mais necessidade de comprovar os outros livros.
@@wraves693a própria Bíblia descreve Jesus de formas completamente diferentes dependendo do livro. Não existe "da mesma forma que a Bíblia descreve".
A versículos que se contradizem com as palavras dele. Então não @@wraves693
Henrique, sua sensatez, conhecimento e fineza é algo extraordinário. A respeito da possibilidade de encontrarem restos do corpo de Jesus Cristo, se isso acontecer, certamente destruiria o Cristianismo, pois sua força está na crença que ele ressuscitou.
Forte abraço !
Todo vídeo é a msm coisa. Vc sai com mais perguntas doq qnd entrou. Parabéns Professor.
Um dos melhores vídeos sobre conhecimento (e produção desse conhecimento) histórico.
Sou doutorando em história e é ótimo ver um canal desses divulgando cientificamente a atividade historiográfica.
É verdade.
O mais razoável e sensato é todos terem o conhecimento de que uma coisa é o fato histórico outra coisa é a interpretação teológica do fato! A primeira ocorre segundo a realidade a segunda é uma construção a partir de crenças de um grupo
Primeiro vc tem que entender qual o propósito de cada um dos livros da bíblia e depois porque/ como eles foram montados, aí sim você começa a estudar a cultura daquela época e também a dos povos que escreveram
Bastava ele aparecer e dar um oi para a humanidade.
Contudo o que temos hoje são evidências contrárias, pois se passaram 2000 anos
e a palavra dele não chegou ou foi aceita por todo o mundo.
Em nenhum lugar diz que todo mundo aceitaria a palavra, muito pelo contrário.
Que nem o cara disse, nem todo mundo iria aceitar a palavra por isso ele fala "Se alguém quer me seguir, renuncie a si, tome sua cruz e me siga." pq nem todo mundo vai querer seguir, mas que a palavra iria chegar nos quatro cantos da terra se concretizou
Seu último raciocínio me fez lembrar de quando nos explicou sobre signos e de como “dar nomes” expande, de certo modo, a noção de uma sociedade sobre determinada situação.
É aquele famoso exemplo da palavra “saudade” 😅.
Como sempre: obrigada por nos proporcionar isso, professor!
Lembra qual foi o vídeo?
@@bruno.jaraujo vou tentar lembrar qual foi! 😬
@@bruno.jaraujo Vídeo no canal principal não me recordo, mas tem um corte sobre astrologia da live de 14/04 desse ano. Abraços.
Alguns parecem esquecer, ou preferem ignorar, que há mais ou menos 2,5 bilhões de cristãos no planeta. Outros quase 6 bilhões tem suas próprias diferentes crenças ou não tem religião(minoria). E cada grupo está absolutamente convicto que sua prática é a certa. No mínimo deveríamos refletir sobre isso. Acrescento que o Prof Henrique é extraordinário em conhecimento, serenidade e sensatez. É um deleite ouvi-lo.
me lembrei do filme "O Corpo", de 2001, com o ator Antonio Banderas como protagonista
Até na questão da matemática, ela se apoia por axiomas, e não é possível provar um axioma.
A diferença para os axiomas matemáticos são coisas tão ridiculamente básicas que nem dá pra de certo modo "duvidar"
Galera vou discordar de vocês hehe espero contribuir.
A questão não é tão simples assim.
A matemática se fundamenta em axiomas, que são pressupostos aceitos sem necessidade de prova, pois servem como os pilares básicos de um sistema lógico. Se aprofundar na filosofia da matemática verá como nem os axiomas não são tão óbvios assim, mesmo porque existem outros tipos de lógicas, e nem todos axiomas que servem em uma server na outra.
Diferente de evidências, que podem ser comprovadas, axiomas não são "óbvios" ou universais; sua validade depende do contexto em que são aplicados. Por exemplo, o axioma de que "retas paralelas nunca se cruzam" é verdadeiro apenas na geometria euclidiana, mas não em outras, como a geometria esférica. Além disso, não é possível provar um axioma dentro do próprio sistema que ele sustenta, já que ele constitui a base sobre a qual qualquer prova lógica é construída. Se tentássemos provar um axioma, precisaríamos recorrer a pressupostos ainda mais fundamentais, o que levaria a uma regressão infinita. Em relação a regressão ao infinito, isso daria uma longa e imensa discussão.
Eu entendo o ponto de vista de querer delimitar o escopo e focar em um sistema específico, como a geometria euclidiana, onde realmente as retas paralelas não se cruzam. No entanto, o ponto que eu estava trazendo é mais profundo: os axiomas, em qualquer sistema, não são verdades absolutas. Mesmo na geometria euclidiana, esses axiomas foram criados e aceitos sem prova. E quando se trata de axiomas, seja qual for o sistema, eles são arbitrários no sentido de que poderíamos escolher outros dependendo do que queremos construir. Isso acontece o tempo todo, como em geometrias não euclidianas, por exemplo.
Sobre a questão da "regressão infinita", o que eu quis dizer é que, se alguém tentar provar um axioma, vai precisar de outros axiomas mais fundamentais, o que nunca vai terminar. Isso não é algo que eu inventei, mas um dilema que muitos matemáticos e filósofos discutem há séculos. Não é que a matemática não funcione por causa disso - longe disso! Mas é importante entender que os fundamentos da matemática, como os axiomas, não são verdades comprováveis dentro do próprio sistema.
Então, quando digo que a matemática depende de axiomas e que eles são arbitrários, não estou sugerindo que isso seja um problema para a matemática em si, mas que isso revela uma característica fundamental sobre como a própria matemática funciona: ela se apoia em convenções que nós aceitamos para fazer o sistema rodar. Delimitar o escopo ajuda a focar em um sistema específico, mas não elimina essa questão mais profunda.
Acho muito importante que mais pessoas entendam que axiomas não são auto-evidentes, mas apenas tomados como verdadeiros por motivações diversas.
Mas a população nunca ouve falar dessas coisas e acaba dando à matemática um tom divino/místico que ela não tem.
Do ponto de vista estritamente científico, a ciência não é capaz de provar absolutamente nada. O que a ciência efetivamente faz é construir paradigmas através da falseabilidade. O que chamamos de conhecimento científico consolidado não é aquilo que foi provado e sim aquilo que a ciência não conseguiu refutar.
Um axioma é basicamente isso, uma premissa que não pode ser racionalmente refutada pela lógica sem recair em contradições ou algo empiricamente observável e demonstrável por incontáveis repetições.
Quando um cientista busca explicar um fenômeno, ele formula uma hipótese e testa essa hipótese através de um experimento desenvolvido para refutar essa hipótese, não para confirmá-la. Se ele não consegue refutar a hipótese, é obrigado a admiti-la (não validá-la) como uma explicação coerente e preditiva para o fenômeno observado.
O final do vídeo é o puro suco do "só sei que nada sei"
“Se tá em Israel é verdade” é o novo “se tá na internet é verdade”
Passa um gelol no cotovelo cara
Religioso pega ar muito fácil, bicho... Ahahahahahaha
@@jotasiq se eu começar a zoar o ateu todinho logo vc vai falar em estado laico tbm, calma aí
@@viniciusoliveira2688 eu não, bicho... Usa sua régua pra me medir, não.
Eu quero mais que se f...
@@viniciusoliveira2688 não usa sua régua pra me medir, amigo.
Eu morro de rir de religiosos e não religiosos. Não perco meu tempo com essa bobagem.
Que aula, meu amigos! Que aula!
Acho que a única coisa com potencial impactante no meio religioso e acadêmico seria a descoberta de vestígios de um exército submerso no Mar Vermelho.
Literalmente não mudaria nada, conforme ele disse no vídeo, você precisaria de partir de uma série de outras premissas pra relacionar esses artefatos ao evento do Êxodo. E pensa que estamos falando do fundo do mar de um evento ocorrido entre os século 15-12 a.C.! Portanto as chances dos fatores ambientais, geológicos e até mesmo biológicos terem destruído todas essas evidências são altíssimos.
Algo pra corroborar com o êxodo estaria menos relacionado a artefatos materiais, e talvez mais relacionado a evidências genéticas e escritas sobre o evento datando de ± a mesma época.
Obs.: sou cristão confessional, acredito no êxodo literal, mas sei que existem 0 evidências históricas externas à Bíblia dele.
Seria realmente impactante e reviraria toda a visão de mundo da maioria das pessoas.
Mas pior que você pode argumentar que aconteceu qualquer outra coisa que causaria isso e, no final, a relevância da evidência será a que você quiser que ela tenha. A fé é uma decisão muito mais voluntária do que parece.
@@nilojose7976 Eu concordo que é voluntária, até porque, se admitirmos a existência de um criador, ele criou as leis da natureza. Então, qualquer intervenção dele na história seria entendida como fenômeno natural. Mas, no meio acadêmico surgiriam novas discussões sobre quem seria o "faraó do êxodo" e até mesmo mudanças nos paradigmas de pesquisa.
@@lcslmdr exatamente.
E antes disso, teria que ter evidências de que hebreus foram escravizados por 400 anos no Egito
Basta o DNA dos ossos não ter pai biológico.😂😂
Boua!
Procure sobre os exames feitos em milagres eucarísticos, o material genético só tem o dna da mãe
@@josan1071 Sim, eu imagino... Todos esses milagres são incríveis... Tanto são que tem gente que até acredita neles mesmo sem nenhuma prova, só "de boca" mesmo...
@@josan1071isso é fake. Não tem como um gameta formar um ser só com DNA da mãe, pois gameta só tem metade do DNA, justamente para juntar com a outra metade (do pai).
No caso de Jesus, Deus provavelmente "pulou a etapa do gameta". O que implica que o DNA de Jesus não tinha nada com o de Maria, ela foi uma "mera" barriga de aluguel.
Se considerarmos que Jesus foi 100% perfeito fisicamente, ou seja, não possuía nenhuma "impureza genética" que possivelmente já existia na época, Deus teria que "corrigir" o DNA de Maria para formar um gameta "digno" a se unir ao "gameta de Deus".
Aí complicaria ainda mais, porque encontrou um osso sem dna paterno mas se fosse de Jesus, em teoria, não era pra ter encontrado esse osso 😂😂
Por isso temos fé
Que vídeo fantástico! Virou “estranha filosofia”. Você poderia falar mais sobre sua formação e como desenvolveu a capacidade de se comunicar tão bem e claramente aqui no UA-cam? Acho que pode inspirar muita gente que foge da formação em História pelo contágio ideológico que a gente pressupõe que existe nas universidades, principalmente públicas.
Maravilhoso 👏👏👏
O Sudário é algo interessante... Inclusive você disse que ia fazer um vídeo mais longo sobre o Sudário, estamos no aguardo hehe
Sempre acho engraçado o Ocidental achar que a bíblia é a verdade absoluta e só isso conta.
O broder descobrindo a popularidade do cristianismo só agora kkkkkkk
Se popular não significa que tá 100% certo @@antonnyosalles
Deve ser pq é a religião predominante, assim como os árabes do oriente provavelmente acham o mesmo...
Islam vem do cristianismo 👍🏻@@Chaplin1116
@@bboywarrio oq não muda absolutamente nada doq eu falei, só reforça q é oq acontece
Sou Cristão Católico... E como sempre, você está de parabéns. Que conhecimento e ética. Até hoje eu nunca o vi ferir e tão pouco atacar ou denegrir a fé de alguém. Suas fontes e seus argumentos são precisos e totalmente imparciais.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Boa tarde
Isso aí professor tirou onda .
Parabéns.
Cheguei no meu último semestre de bacharelado em História, espero no futuro ser igual ao dr Henrique
Tem os que crêem e os que precisam ver para crer, eu creio.
Fé é a ferramenta mais desonesta e autoenganavel que existe para a epistemologia e o conhecimento. Você acreditar sem evidências e ter preconceitos firmes e imutáveis baseado em convicções que não podem ser questionadas e testadas é um convite ao autoengano e a impossibilidade de chegar a conclusões válidas.
@@hazok4351 A fé é baseada nas evidências que o próprio Deus deixou, já que Ele foi o primeiro a escrever dando início ao que hoje chamamos de "bíblia"; não existe nenhum outro livro que foi formado da forma que a bíblia foi, a questão é se você crer ou não na Palavra de Deus, a problemática é sempre querer "provar" aos métodos humanos até porque passamos a ser quase que dependentes disso, enquanto os primeiros humanos sabiam de tudo que quisessem e não precisavam ter que provar, depois da ruptura com o transcendente, perdemos o contato com o Criador, com a Verdade... Embora Deus se revele através de seus feitos, seus milagres, seus mensageiros, de sua Palavra... em todas as eras, séculos, anos, todos os dias; crer ou não, examinar ou não, se importar em buscar o conhecimento ou não, dar ouvidos ou não é algo que depende de nós.
@@ciro4669 sim, e onde está essa "fé" dos vinkings hoje? Muitas "religiões" surgiram desde o princípio e surgem até hoje, mas só se mantém desde o princípio o que está baseado na Palavra de Deus Yahweh.
@@ciro4669 Muitos "deuses" existiram desde os tempos antigos, mas o único Deus adorado até hoje em vários lugares do mundo é o Deus de Abraão.
A fé sem ver pode levar nações a acreditar naquilo que não existe, como os vikings, não precisavam ver mas eram tão fervorosos como os religiosos atuais uma fé ainda maior, mas acreditavam ter vindo da madeira por causa da fé que é cega, no fim ninguém tem certeza de religião nenhuma nesse mundo, se reparar até a religião cristã tem contradições, e se continuar indo mais afundo verá centenas de mitológicas de vários Deuses misturado na crença, a religião cristã e como se fosse vários mitos em sua atualização 2.0, que eles tentaram tirar algumas coisas pra dar veracidade a quem ler, a verdade e que se existe realmente um Deus que olha por todos e tem bondade daria sinais, a fé não seria cega, pra.nao deixar muitos se enganarem pensando que veio da madeira, ou outros a milhares de anos que nem sabiam de sua existência, aliás todos merecem conhecer né? Ou faz acepção de pessoas? Fora que estimam entusiastas que o mundo só tem 6mio anos, não acho vdd, mas vamos supor que fosse, pq o povo antes não criou a bíblia? Aliás todos mereciam conhecer o todo criador, e não só o povo de 2mil anos pra cá, que foi o tempo de criação da bíblia, pra min religião foi criado pra dar significado as guerras um exemplo, dar aquele gás a Israel numa guerra de que iria vencer, e se por caso perder a guerra era só tentar jogar a culpa quem alguém da tropa estava traindo a Deus por isso perdiam a guerra, e tbm o lado das perseguição por causa de guerras mesmo, e depois jogar a culpa do tipo está sendo perseguido pq está adulterando, está fazendo merda escondido, sendo que se o povo fosse santo nessa época tbm iria ser perseguido, pq era época de guerra, todo rei se achava um Deus em vida, todos queriam dominação
-Pq vc acredita na biblia?
-Pq é a palavra de Deus.
-Pq vc acredita que é a palavra de Deus?
-Pq ta na biblia!
😂
A polêmica é tão forte que até a sra Estranha participou nessa 😂
O cálice da Santa Ceia;
Um registro oficial de uma descrição romana de um milagre de Jesus (ou relato);
As tábuas dos mandamentos (e ainda comprovado que foi um feixo de luz intensa ou eletricidade que esculpiu o texto).
Pra comprovar e só deixar um não levita carregar a arca, se ele sobreviver não é mas se ele morrer, testa com mais não levitas kkkkk se todo mundo morrer é a arca da aliança
Esse comentário mostra que vc conhece e muito da liturgia hebraica. Difícil de entender é onde na sua vida Deus te decepcionou para gerar esse nível de deboche... Acho que fala mais sobre vc do que sobre os levitas. Que o Deus que vc um dia creu te abençoe.
@@fabiomaiadelima5576 Eu tenho fé calma aí kkkk
@@fabiomaiadelima5576kkkkk que doente. Calma aí, tiozão
@@fabiomaiadelima5576 o cara só fez um comentário e você já quer afirmar que Deus decepcionou o cara. Calma Cinderelo.
Mas se morrer prova que Yeshua nao é o mashiah, pois depois do sacrificio o espirito de Deus nao estaria mais na arca kkkkkkkkkk
Absolutamente perfeito!
Salve mano, beleza?
estava vendo algumas coisas sobre isso e vi algo que vai totalmente na sua linha de video. A história/carta do Rei Abgar V.
caso um dia ache bacana fazer um video ou um corte falando sobre, ia ser bem legal!!
abraços! parabéns pelo trabalho
por favor, um vídeo sobre os principais fatos bíblicos comprovados por arqueologistas. No vídeo, uam comapração entre a versão descirta na biblia e o que as provas conseguem comprovar entre tudo que a biblia dizia. Um video destes deferia começar já na época apostólica e ir retorcendendo, pos quanto amis no passado, menos a quantidade de coisas comprovadas, até qeu cehagria um ponot em que teria o fato bibico mais antigo parcialmente comprovado e antes duisso, nada teria comprovação nenhuma
Acho que não existe quase nenhum, um que eu consigo lembrar de cabeça é o altar dedicado ao Deus moloch
Eu diria que até se todo o mundo concordasse com um mesmo fato, ainda assim poderia não ter realmente acontecido ou ser real! 😅
A sociedade ocidental, subexistiu pela doutrina Cristã. Após 2 milênios. Desconheço um engano durar tanto. A Verdade é uma Pessoa Divina. Jesus Cristo.
Falácia do apelo a tradição.
Desconhece? Tem um país chamado Índia cuja religião é o hinduísmo. Mais antigo que o cristianismo, logo, é mais verdadeiro que sua crença?
hinduismo tem pelo menos uns 8 mil anos
@@gabrielrodrigues1195 país porco, sujo, pessimamente desenvolvido, irrelevante para o resto do mundo, que nunca desenvolveu nada significativo para a humanidade como um todo, além de religiões ignorantes e toscas. O cristianismo por sua vez em dois mil anos, simplesmente alicerçou toda a nossa concepção de realidade, seja em leis, ética, moral, filantropia e ciência, e simplesmente colonizou todo o ocidente. Ah e claro, todas as instituições de desenvolvimento e reparo humano (presentes em países pagãos também, como o esgoto da india), foram criadas pelo cristianismo, verdade também.. não posso deixar de falar das teorias presentes na "ciência" contemporânea (que basicamente se tornou uma pseudoreligião), foram criadas pelos cristãos também. Por sua vez, comparar hinduísmo com cristianismo é uma desonestidade intelectual e apologia anticristianismo. E como Cristo disse: "conhecerás a árvore pelos seus frutos". Basta comparar os frutos do hinduismo e os frutos do fucking cristianismo.
O medo de eclipses durou mais
O túmulo de Jesus foi encontrado por Helena mãe de Constantino. Onde foi construída a Basílica do Santo Sepulcro.
Nem sempre, na matemática, 2 + 2 é igual a 4! Isso depende das regras do sistema em que estamos operando. Um exemplo interessante é a aritmética modular. No sistema 𝑍_{3} , onde os resultados são calculados módulo 3, 2+2 não é 4, mas sim 1. Isso ocorre porque somamos 2 + 2 = 4, e depois dividimos por 3, ficando com o resto, que é 1 (4 ≡ 1 (mod 3)). Esse é um dos muitos casos em que a matemática desafia nossas expectativas com novas regras e contextos!
Mas aí você está trabalhando com as parcelas em um sistema e o resultado em outro, houve um conversão. 2+2 continuou sento 4.
@@bruno.jaraujo entendo seu ponto, mas aqui precisamos ressaltar que, em matemática modular, não estamos apenas convertendo o resultado; estamos operando dentro de um sistema com suas próprias regras desde o início. No sistema Z_{3} os números e suas operações são definidos modularmente, ou seja, 2+2 é calculado diretamente sob a regra do módulo 3, resultando em 1. Veja que Z_{3}={0,1,2}. Sendo assim mesmo vc podendo operar 2+2 nunca vai obter como resposta o 4 pois ele não pertence a Z_{3}.
Claramente, ele havia se referido aos inteiros, não ao anel dos inteiros módulo n.
@@educacionalplenus sim sim. Eu apenas trouxe um exemplo matemático onde 2 + 2 é diferente de 4. A respota a pergunta se 2 + 2 é sempre igual a 4 é: depende das regras do sistema em que estamos operando.
6:26 A arca da aliança seria uma ótima prova, o cajado de Arão estaria dentro, ainda florido
E, se for possivel, um video sobre os grandes fatos biblicos já, comprovados como mentira, ou como extremamente diferentes da versão biblica, como, por exemplo, um povo inteiro com dezenas de milahrtes de judeus por 40 anos no deserto do sinai
O Massiah está em Jinas, o hiper-espaço esse conceito , nos é ensinado sobre os maiores mestres assencionados!!!
Que bálsamo esse vídeo,
Para minha fé, prefiro não buscar essas evidências, pois a partir delas posso deixar de seguir minha fé.
então vc é como as pessoas que estão no islamismo, budismo, hinduísmo seguem a religião sem questionar ou buscar a verdade! permaneceria nela mesmo se fosse falso
Então a sua fé é fraca, se fosse forte independente das evidências vc n perderia ela, nd mais do que um cristão que só segue porque foi forçado
IGREJA BRASIL BENDITO
💚 🤍 💛 💙
E a gente quer entender Deus e não chega no consenso de que sabemos o que são as coisas.
Sobre o fato (ou a verdade), dá pra citar Sobre Verdade e Mentira no Sentido Extramoral, do Nietzsche. Ele trata justamente sobre como a verdade é construída a partir de necessidades vitais, utilizando a linguagem como ferramenta para a construção das categorias da razão.
Pô, se encontrassem ruínas de uma civilização antiga em profundezas absurdas ou até na superfície, mas com mais de 30 mil anos, seria um baque na História.
Mas já temos muitas evidências que desmentem varias partes da bíblia. Que inviabilizam varias coisas que estão lá. E mesmo assim pra quem quer acreditar, basta fingir que não há nada ou inventar uma desculpa boba. As pessoas na vdd só querem acreditar.
Normalmente damos exemplos para comprovar nosso argumento, amigo.
@@narukanbackup qual argumento seria para falar de Jesus andando em cima da água? e qualquer outro milagre? o problema é q n tem como comprovar e ainda levam a risco aquilo como se fosse a coisa mais correta/verdadeira do mundo. Por isso que em debate a pessoa usa o famoso "acredito pq estar na biblia" o debate acaba ali mesmo, pq n tem como comprovar praticamente nada do que está ali.
@@eduardostreet2012Até o descobrimento do Brasil a quinhentos e poucos anos existe dúvidas se foi mesmo na bahia ou no Rio grande do norte, tentar desmentir ou confirmar coisas de milhares de anos atrás é um erro pior ainda. Na minha opinião ambos usam do mesmo mecanismo que é a fé, fé nos estudos de história ou fé na bíblia.
@@narukanbackup Quer exemplo maior que a nossa genética sendo contra o genesis?
@@eduardostreet2012 ué, ele ser o Deus encarnado? Amigo, eu não estou tentando provar cientificamente a bíblia, minha questão foi pro cara do comentário que não apresentou nenhum exemplo do que seria isso que desmente a bíblia. Não se intrometa no assunto dos outros.
"Nós não vivemos no império da necessidade. Vivemos no reino da contingência"
Diferentes dos fatos históricos ou da lógica filosófica, a matemática possui alguns conjuntos de verdades lógicas que são denominados axiomas. Para 2+2=4, avaliar os Axiomas de Peano.
Como se prova se é a Arca da aliança? Se dentro dela tiver um jarro com maná(milagrosamente preservado), uma vara seca milagrosamente florecida, as Tábuas da Lei aí se prova a verdade. Mas, foi exatamente por esses motivos mencionados por mim que a Arca da aliança nunca aparesceu😂
O cara é bom em , parabéns 😊
Se encontrassem os ossos de um gigante, com mais de três metros e 6 dedos em cada mão, seria uma grande prova a favor da Bíblia
Fato eu considero como aquele recorte de tempo e local especifico, estatico, do qual vc analisa. Voce nao tem o conhecimento do fato, mas ele existe nesse recorte. Como historiador, nosso papel é se debruçar ma investigação do fato, tendo a ctz que o máximo que vc vai tirar disso é a sua interpretação do fato.
A arca da aliança verdadeira é aquela em que você toca e vai de Botafogo
mesmo na matemática, são necessárias bases de axiomas fora dela para poder explicar todos os fenômenos
Também não acredito que a arca da aliança em si provaria muita coisa, agora se dentro dela ainda existisse o conteúdo original poderia ser alguma coisa, tipo as tábuas dos 10 mandamentos com a caligrafia de Deus e desse pra datar da época de Moisés, ou o maná ou o negócio lá de Arão que floresceu.
Acredito que o verdadeiro livro da lei escrito em primeira pessoa( escrito por Moisés) seria a maior descoberta, já que o pentateuco que temos hoje foi uma rescrição do original muito possívelmente, tendo muitos problemas como anacronismos e semelhanças em alguns aspectos com religiões e religiões de povos mais antigos do oriente médio.
Começamos com a Bíblia e fomos para autos papos filosóficos: "as coisas podem ser e podem não ser"... Faltou só dividir aquela garrafa, pra estimular o debate - presumo que não era água.
O viés de confirmação é complicado mesmo.
"Qual achado na bíblia que mais impactaria a humanidade? : "Acorda tu que dormes.Ame teu próximo e cuide da sua vida.Tire primeiro a cisco do teu olho para depois querer tirar a trave do teu irmão.Viva e confie no Suposto Ser espiritual Jesus e SIGA seus ENSINAMENTOS".
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela RENOVAÇÃO do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
Romanos 12:2
6:30 se 10 pessoas tocarem e morrerem instantaneamente eu acredito
E for gravado, documentado e etc
Tem um filme chamado o corpo que uma arqueolaga encontrou em hisrael suposto corpo de jesus
Conta sobre ele um pouco seria verdade
Filme bom com Antonio Banderas...
A fé é baseada nas evidências que o próprio Deus deixou, já que Ele foi o primeiro a escrever dando início ao que hoje chamamos de "bíblia"; não existe nenhum outro livro que foi formado da forma que a bíblia foi, a questão é se você crer ou não na Palavra de Deus, a problemática é sempre querer "provar" aos métodos humanos até porque passamos a ser quase que dependentes disso, enquanto os primeiros humanos sabiam de tudo que quisessem e não precisavam ter que provar, depois da ruptura com o transcendente, perdemos o contato com o Criador, com a Verdade... Embora Deus se revele através de seus feitos, seus milagres, seus mensageiros, através de sua Palavra... em todas as eras, séculos, anos, todos os dias; crer ou não, examinar ou não, se importar em buscar o conhecimento ou não, dar ouvidos ou não é algo que depende de nós.
Ossadas do povo que morreu no deserto depois de 40 anos acho que ia impacta bastante.
Eu não entendo esse povo descrente que fica caçando validação da fé.
A Bíblia é um documento histórico, revela Cristo, muitos relatos lá são embasados pela arqueologia.
A fé não é embasada em empirismo. A fé é imaterial, é um logos, um puro pensamento.
A Bíblia é atestada historicamente, mas a fé depende unicamente da pessoa. Jesus apareceu para varios judeus, alguns o seguiram outros o negaram.
Pessoal ainda não entendeu que fé e razão não são conceitos mecânicos. É fruto da sua escolha.
Você pode concordar com tudo da Bíblia e ser ateu.
Assim como muitos padres e pastores estão em ritos e não creem em Deus 🤷🏾♂️
Só cuidado com uma coisa: quando religiosos cristãos falam da Bíblia, tratam o conjunto de livros como verdade revelada. Para que tal seja verdade, não basta que alguns relatos lá sejam "embasados pela arqueologia". Por isso aponta-se contradições.
E dizer que ela é "atestada historicamente" como um todo é, no mínimo, ousado...
@@VintemTraducoes acontece que a bíblia é a revelação de Cristo. Cristo é o caminho a verdade e a vida. O que esses sectos pensam não me interessa. Jesus é o Senhor e Salvador.
A bíblia tem uma função, preservar a tradição da fé. Se alguém usa pra outra finalidade, aí já não é problema meu.
@@lucasalberto8451 Bom, se você parte dessa perspectiva dogmática, não há razão razão para opinar sobre a investigação da bíblia enquanto livro.
@@VintemTraducoes Mas o que tem a ver seu comentário com o meu principal? Eu estou criticando justamente os malucos que ficam endeusando a bíblia como se fosse Deus, a bíblia vai trazer fatos históricos mas ela não vai impor fé a ninguém. A fé deve ser buscada, não imposta. A pergunta do chat é objetiva, ela quer impor a fé.
Se a pessoa não tem a opção de não poder negar a fé, ela não tem fé, ela só tem fé se tem a possibilidade de negar a mesma.
No meu ver acho que algo do tipo do Santo Sudário para impactar a humanidade decisivamente, ou isso ou um documento extra-biblico falando "Eu vi Jesus subir ao céu, e seus milagres", algo assim, não tenho muitas ideias de que descorbertas históricas poderiam de fato abalar a humanidade.
Infelizmente, quando certas informações são reveladas, os poderosos frequentemente escondem e limitam sua divulgação, especialmente quando estudos ou artigos expõem práticas prejudiciais a uma causa ou território. Para evitar repercussões, eles recorrem ao suborno e a outras manobras para ocultar a verdade.
Pode parecer uma visão conspiracionista, mas a realidade é que aqueles que detêm muito poder exercem grande influência para controlar a narrativa e minimizar os danos aparentes de suas ações. Há inúmeros exemplos, como os impactos ambientais causados pelo plástico e a negligência de grandes empresas. No entanto, devemos lembrar dos vazamentos de documentos no WikiLeaks, que expuseram como informações podem ser abafadas ou manipuladas para proteger os interesses de pessoas poderosas.
Até mesmo a ciência, se não for conduzida com rigor e transparência, pode ser usada para sustentar interesses políticos e econômicos, perpetuando o poder de quem já está no controle.
Talvez eu esteja exagerando um pouco.
Eu Acredito que a evidência arqueológica mais relevante seria encontrar rastros de que o povo Israelita viveu cativo no Egito
Essa discussão pode ser enriquecida com a inclusão das ciências naturais. Tampouco há "prova" nas ciências naturais. O que há são evidencias que apontam que esse ou aquele modelo, isto é, essa ou aquela forma de representar matemática ou idealmente a natureza, são mais próximas da realidade, seja ela qual for. É muito mais uma questão de forte probabilidade do que de prova concreta e demonstração, que cabem mais aos domínios da matematica e da filosofia. No caso da arqueologia, acho que poderiamos dizer que certas evidências aumentariam a probabilidade de algum relato bíblico ter respaldo num fato histórico concreto, mas isso é o mais longe que poderíamos chegar em termos de conclusões. O que, concordemos, não é muita coisa; mas conhecer a natureza do passado e o passado da natureza é tatear no escuro com palito de fósforo! kkkkk
Creio que buscar evidências, vai contra a ideia de ter fé, ter fé é simplesmente crê que Deus existe e não precisar de provas disso. Se precisa evidências para crer nas escrituras então não tem fé. Pois precisa do material para crê.
Orra!!!!!
Para quem não crê, nenhuma prova será suficiente. Para quem crê, não precisa de provas!
Pra quem não tem fé, basta qualquer prova pra passar a crer. Pra quem tem fé, nenhuma prova é suficiente para passar a descrer.
@@tiagosantosdesales5256 a fé já está dentro de você. Deus repartiu a cada um, basta exercita lá. Se você não crê em evidências arqueológicas passadas, creria que no mundo em que vivemos hoje seria possível um governo global? Não seja cético em dizer dizer que é profecia de crente, pq eu concordo que tem muitos que querem causar pânico nas pessoas. Mas pra você, acha que com conflitos e guerras, com grandes proporções como estamos vendo em uma possível 3 guerra, se todos não morreressemos. Precisaria de um intermediador?
@@tiagosantosdesales5256 escrevi uma resposta que o UA-cam apagou. Mas o motivo de muitos não acreditarem em Deus hoje, pode ser alguma decepção que tiveram em suas vidas. Mas saiba que Jesus te ama mesmo assim, apesar de tudo que possa ter passado, ou uma oração não respondida, ele continua perto de você até o fim. Você já tem uma medida de fé que ele repartiu, cada pessoa tem
@@na-ko1lu O motivo de muitos crerem em Deus hoje é pura questão de doutrinação desde a infância - condicionamento pelo meio. Se você tivesse nascido no sul do subcontinente indiano, seria hindu; se no Afeganistão, seria muçulmano.
@@na-ko1lué um dos fatores, mas não é o único.
Caramba, buguei.
Acho que a única evidência arqueológica que poderia validar a historicidade bíblica seria a Arca de Noé. Um barco tão gigantesco que nã poderia ser montado com os recursos naturais e humanos possíveis. Depois a luta seria de quem seria a titularidade deste: Noé, Gilgamesh ou de qualquer das centenas de semidivindades que se salvaram de um dilúvio planetário em um barco..
Bordando e concordando com o comentário abaixo! Ks
tem um filme sobre isso com Antônio banderas
Primeiro pra comprovar alguma relíquia jesus teria que ter dna Benjamin e Judá pra unificar que unifica as duas Tribos Reais E Comparar Com Descendentes Da Realeza Das Duas Tribos,Esse Tipo De Dna Seria Único E Diferente E Ninguém Mais Teria A Não Ser Uma Família Que Descende Das Duas Tribos Reais Assim Saberíamos O Código Mais Próximo De Jesus Pra Comparar Com os DNA Das Relíquias Seja Lá Qual For!
Curiosamente, isso provaria (ou indicaria fortemente) que Jesus realmente é da linhagem que os evangelhos dizem que ele é. Mas só de ter um osso, a parte da ressurreição é refutadakkkkkkk
Faria um video sobre a profecia da queda de babilônia?
Bom, resumindo.... Nada é verdade.
Não. Algumas verdades são de difícil comprovação, e para alcançá-las temos de aceitar explicações provisórias, sujeitas a substituição por explicações mais robustas, até que tenhamos um conhecimento mais plausível e verificável. O caminho tende à verdade. Essa é a importância da ciência.
@@VintemTraducoes Se formos sinceros e entrarmos no pensamento quê "A verdade para mim é aquilo que vejo, mas quem disse o que é verdade? Quem disse que meus olhos não me enganam?"... A gente acaba entrando em uma luta filosófica como a de Platão e Aristóteles, Platão diz que o mundo físico é uma sombra de um mundo real que está para além da mente humana, Aristóteles diz que o mundo é aquilo que se vê e pode sentir... Creio que no fim... Somente Deus pode dizer o que é verdade ou não... Nossa mente se perde dentro dela mesma... Como no vídeo "o que é uma garrafa?" Dentro de um pensamento fechado de um grupo eles, determinaram oque é uma garrafa, mas aquilo é um pensamento deles, igual a matemática, dizem que 2+2 é 4, mas isso são pessoas que determinaram... No fim a gente fica doido 😂😂😂😂
"2+2=4" pedante em circuitos elétricos RLC em corrnte alternnada pode ser igual a 2raiz de 2
Crença e conhecimento estão em dimensões distintas, sendo injustificável confirmar ou desconfirmar um deles com os critérios do outro.
É impossível provar cientificamente que a bíblia está correta. Só poderíamos saber isso se houvesse algum tipo de garantia vinda de Deus, supondo que ele exista. Os católicos, por exemplo, creem na bíblia porque a Igreja manda e ela detém as notas que atestam sua origem divina.
A RESSURREICAO DE JESUS E UMA INCOGNITA SOMENTE PELA FE E QUE SE ACREDITA NESSE FEITO PROVAS DE OSSADAS DE JESUS NAO SERAO ENCONTRADAS
Minha avó diria: confusão medonha!!😅😅
tem que fazer um videos sobre a arca da aliança
"Nós não vivemos no império da necessidade, nós vivemos no reino da contingencia." Não entendi nada, mas foi elegantíssimo.
A grande descoberta seria a Arca do Pacto. Liga pra Deus e pede um dilúvio pra acabar com as queimadas!
Poderia falar sobre as aparições marianas?
Se achasse o pentateuco datado na época que achamos que Moisés existiu, acho que confirmaria muita coisa. Que narrativa do Êxodo tem algum lastro na realidade por exemplo.
A própria garrafa pode ser um ou dois objetos, uma garrafa é sua tampa!
Nesse sentindo da pra fazer um paralelo as profecias blibicas que 'estão se cumprindo', tecemos a realidade e a fe ligado a isso pode gerar uma cortina de fumaça mt sutil na realidade; a nossa diferença colocada por Vygotsky em relação ao animais é a capacidade de criar signos e ferramenta, molda-las, somos otimos contadores de histórias em outras palavras. Acredito que qualquer prova sobre divindades em caso mais provavel seria mais uma apofilia do ser humano e so faria sentindo mudando as leis da realidade que cerca o indivíduo
A resposta é obvia, a Arca da Aliança, pois quem quer que a toque morrerá...