Daniel Addor Silva - Minha trajetória na Subseção Judiciária de Jacarezinho

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 вер 2024
  • Ainda muito jovem, aos 27 anos de idade, o servidor Daniel Addor Silva aceitou o desafio de acompanhar a Juíza Federal Bianca Georgia Cruz Arenhart e tornar-se, em 2004, o primeiro diretor de secretaria da Vara Federal de Jacarezinho, cidade localizada na região conhecida como Norte Pioneiro do Paraná. Daniel nos conta como foi instigante colocar em funcionamento uma nova Vara Federal, recebendo processos redistribuídos das subseções de Londrina e Ponta Grossa e da Justiça Estadual, nos processos de competência delegada em execução fiscal. A equipe de servidores era reduzida, havendo necessidade de contar com alguns funcionários cedidos pela Prefeitura Municipal da cidade. O servidor cita também a importante contribuição de colegas mais experientes nas diferentes matérias federais a fim de estruturar o serviço da Vara que, à época, detinha competência plena. Assim, lembra de Ivanice Grosskopf e Everton Borges (falecido em 2013) com suas "dicas" na área criminal, Nilsa Bernadete Grande (aposentada) com a execução fiscal, Cláudia Regina Araújo com mais experiência em ações do JEF, Maria Donzélia Ferreira da Costa (aposentada), Marly Cristina da Silva e Alexandre Inoue na área administrativa, dentre muitos outros colegas dos primeiros tempos da Subseção. Daniel se recorda do fato curioso de um deputado federal de Santo Antonio da Platina, cidade que também tinha interesse em sediar uma Vara Federal, que decidiu não comparecer à solenidade de inauguração, mas pendurar faixas pela cidade, agradecendo em nome do povo platinense. O servidor também se recorda de que a cidade, pequena em 2004, dispunha de apenas dois edifícios residenciais e um teatro que também era cinema. Daniel cita, também, um personagem local típico, que fazia questão de perguntar pessoalmente sobre o andamento de seu processo, a "enxurrada" de ações com petições "xerocadas e vendidas a R$ 10,00" e um caso muito particular ocorrido no restaurante "Occhio Bello", em frente ao prédio da JF na cidade, salvo das chamas por um colega...Este vídeo compõe a série de depoimentos que celebram os 20 anos de instalação da Subseção Judiciária de Jacarezinho, ocorrida em 4 de novembro de 2004!

КОМЕНТАРІ • 3

  • @luziaalvesdosanjos8692
    @luziaalvesdosanjos8692 9 днів тому +1

    👏👏

  • @paulovallimpoesiaeprosa1967
    @paulovallimpoesiaeprosa1967 11 днів тому +4

    Daniel Addor Silva foi nosso Diretor no 4.° JEF Previdenciário (e atual 8a. Vara Federal de Curitiba) de 2013 a 2019, se não me falhar a memória), e dele só temos boas lembranças e admiração pela capacidade administrativa, conhecimento jurídico e, principalmente, pelo ótimo relacionamento e coleguismo, que se converteu em uma duradoura amizade.
    Parabéns, Daniel, que tão jovem encarou e venceu o enorme desafio de ser o primeiro Diretor da JF na nossa querida e lendária Jacarezinho, que gerou tantas histórias para nós, mesmo para os que, como eu, não chegaram a trabalhar lá.
    Trabalhei na Vara do SFH de 2004 a 2011 com o colega e grande amigo Antonio Malaghini, natural de Jacarezinho, que me acolheu com um sorriso desde o primeiro aperto de mão, sorriso característico de toda a gente do Norte do Paraná. Com o passar do tempo, fui notando que muitas pessoas que iam falar com o Antonio tinham alguma relação com Jacarezinho, e então criou-se essa brincadeira de que todos os colegas da JF têm ou tiveram um pé naquela cidade, o que -- e só agora me dou conta disso --, não ocorre com as outras cidades.
    Parabéns também aos queridos colegas Carla Andrea Lubke, Gustavo Mazzo e Gustavo Sella, que enriqueceram muito a sua experiência de vida ao se deslocarem, também jovens como o Daniel, para outra cidade, que lhes proporcionou o contato com a realidade do homem do campo, com todas as suas dificuldades, mas também com sua graça e singeleza.

    • @addor77
      @addor77 10 днів тому +2

      Grande Paulo, prolífico e talentoso poeta, que muito me honra com esses elogios e ainda mais com sua amizade!
      Bem lembrado, sempre comentava com o Antônio sobre tudo remeter a Jacarezinho.
      E acabei não comentando da Carla, pois já a conheci aqui em Curitiba...
      Grande abraço!