Hoje eu um senhor de 59 anos fui surfista de trem eu morava na baixada fluminense na longínqua Saracuruna e trabalhava no bairro de Triagem pegava o trem abarrotado e obviamente subia para o teto fazia isto todos os dias vi muitos caírem morrerem mais continuava só parei quando a minha adorada in memorian dona Cecília minha mãe pediu para os agentes ferroviários a antiga PF me pegarem óbvio que não conseguiram porém eu desisti de surfar foi bom enquanto durou eu tinha 15 anos
Eu surfei aqui em SP, na década de 90. Vários camaradas morreram. Hoje olho para trás e penso; Que loucura! Quando falamos, ninguém acredita, Mas ficaram alguns manso daquela época, que logo irão também e a história so vai ficar nos documentários e musicas, RZO - O trem, essa musica é da hora!
Meu pai trabalhou na rede ferroviária federal e uma vez teve que ir recolher um corpo de um desses surfistas. A cena foi tão forte que ele desenvolveu síndrome do pânico
Eu fui surfista de trem em São Paulo, entre 1995 e 1996,sempre ouvia falar dos que morriam eletrocutados, até o dia que vi um morrer eletrocutado na minha frente,aí parei.
@@randomavenger3048 cara,eu sou meio radical quanto aos jovens atuais, não que surfar no trem fosse algo correto,mas é muito mais correto do que o desrespeito e o descaso que a maioria tem com os pais, a família, os mais velhos,nenhuma cultura ou valor,vivem nas drogas,em resumo,sou feliz de ter sido um jovem nos anos 90,porque a maioria dos de hoje,não tem nada a oferecer.
Eu peguei o finalzinho dessa época em SP começo dos anos 90, eu era adolescente e fazia Senai na Barra funda e fazia estágio em uma empresa metalúrgica que ficava em Osasco, usa a linha 8, que na época era o famoso fepasão, gigante com 12 vagões, cheguei ver surfista fritando em cima do trem e sentir o cheiro de carne queimada, era uma época sinistra, morria de 3 a 4 surfista por dia em todas as linhas de trem de SP era uma carnificina, eu cheguei a ir do lado de fora do trem por puro prazer, coisas de adolescente mais nunca cheguei a surfa. Na transição para CPTM a coisa estava tão fora de controle quem tomava conta da ferrovia era a polícia do exército, o trem não saia da plataforma até os caras pegarem todos surfista e quem estava pendurado do lado de fora, e assim aos poucos eles acabaram com isso, acredito que até mais ou menos em 97 ou 98 , já não existia mais essa prática.
Em pleno século 21 ainda é possível ver esse tipo de coisa acontecendo. Em 2017 estava indo de Nova Iguaçu para Japeri, quando um grupo de jovens com absolutamente nada na cabeça começou a sair de dentro do vagão que circulava de portas abertas em direção ao teto do trem. Não demorou muito até que um deles que vestia camisa amarela cair. Não sei se sobreviveu pois o trem continuou seu caminho. Quem brinca com a própria vida pode não ter a oportunidade de se arrepender.
@@cavalomanko Ps.: já tomei meio jesus e foi meu limite, a única pessoa que vi tomar um inteiro cagou nas calças. Outro que eu vi espancar a galera era aquele rise os sachamama, que era 750ug, tomei 1/2 e foi a trip mais insana da minha vida kkkk
Faltou mencionar o RZO que criou uma letra sobre os surfistas chamada O "TREM" ela menciona sobreu um moleque que tava surfando e se levantou na hora e encostou em um fio tomo um choque e se foi com Deus. Otimo video e canal sou escrito novo amo esses conteudos
Eu assisti essa reportagem da Extinta Rede Manchete , Documento Especial era um ótimo programa de Reportagens 👍👏 incrível acreditar nos dias de hoje que isso aconteceu😢 os meus filhos ficaram chocados 😮! Moro em um Município de SP onde tem uma linha férrea bem perto da minha casa e via daqui alguns garotos se arriscando em cima dos trens!!! Agora graças a Deus está melhor o transporte ferroviário!!!!
Morei em Belford Roxo , baixada Fluminense e fui surfista do ramal de Bel... de 1995 a 1998 , perdi muitos amigos , mas fui um dos sobreviventes e hoje é só história. Esse vídeo antigo do documento especial um dos entrevistados era um amigo meu, falecido grande. No dia do falecimento dele , eu estava no mesmo vagão, mas estava embaixo não estava surfando , quando cheguei a central , uma coroa me falou que um cara tinha caído no carvão de Costa Barros na Pavuna , voltei de trem , Perdi o curso e vi que era ele que havia caído do trem , depois desse dia nunca mais fui por teto de um! Que fica é as lembranças os amigos que se foram , os que estão com sequelas das das "aranhas" pantografos , e entre outros por aí. Um abraço para os amigos da época dos RAMAIS DE BELFORD ROXO , JAPERI , SANTA CRUZ , SARACURUNA.
Cresci vivendo perto de uma estação de trem e sempre tinha um caso de morte, seja eletrocutado ou por queda, era cada cena terrível que eu assistia, como pessoas toda esquartejado devido a queda e parar debaixo do trem ou pessoa literalmente torrada pelo choque de alta tensão! Pior que naqueles tempos era a Polícia Ferroviária Federal que faziam a segurança e quem conhece sabe que eles não eram nem um pouco bonzinhos, quando pegavam era coro firme e mesmo assim era uma bagunça das brabas, sem contar TB os arrastões que tinham dentro, as vezes a viagem de trem era uma aventura de terror, porém era um transporte barato e rápido...
Conheço bem pois em minha adolescência surfava muito no trem, e como falou no videio era bem perigoso, muitas pessoas morriam. Agora o vídeo foi bem raso, poderia ter entrado mais afundo pois tem muito conteúdo. Abraço !!
Eu morei próximo a estação de Cintra Vidal , em 2001 eu vi uma correria na estação com bombeiros e polícia , eles estavam esperando o trem , quando chegou parecia que tinha acabado de pegar fogo , com muita fumaça. E do nada pula um cara de cima do vagão gritando sem roupa e com a pele do corpo soltando como se fosse cola , ele andou de uma lado para o outro e depois de alguns minutos caiu . O cara estava totalmente assado .
Me lembro que nessa época tive colegas da adolescência que praticavam esse tipo de "surf" teve um que caiu do trem e por sorte sobreviveu, entretanto,por ter escolhido a vida do crime veio a ser assassinado,um outro que tinha também muita fama nessa prática caiu e veio a óbito,achava muita maluquice misturada com coragem da parte deles,nunca nem sequer tive vontade de fazer isso,mas sempre respeitei os colegas,afinal,a vida é de cada um,mas foi uma época de ouro,seu canal é top mano, tá de parabéns.
Tenho 74 anos, carioca, e vivenciei tudo isso. Inclusive fui testemunha ocular do talvez pior acidente ferroviário do Brasil, em Mangueira, no dia 8 de maio de 1958 com a presença até do então Presidente Juscelino Kubitschek em uma época que o RJ era a Capital do Brasil.
Meu irmão fazia isso em Guarujá sp, infelizmente ele perdeu o braço numa dessas “aventuras” e graças a Deus não perdeu a vida!! Realmente ele é um milagre …
Mano, nunca pare com os seus vídeos, por favor!!!! Essas histórias brasileiras são muito boas e informativas... Essa mesmo eu não tinha conhecimento, e olha só como é algo relevante pra história do brasileiro, olha como a falta de segurança no transporte público tirou a vida de vários cidadãos, que faziam o trajeto pra trabalhar ou que só estavam por simples e pura irresponsabilidade (pela adrenalina kkkkkkkk)... PS.: pesquisei aqui e até hoje tem videos de pessoas fazendo isso em SP.
Eu lembro que em 94 eu fui com meu pai até o Méier visitar minha mãe no hospital , daí tinha uma galera no teto do trem . Ouvimos um barulho no meio do caminho , daí disseram que um rapaz havia batido no fio e caído. No início dos anos 90 teve até um funk que contava as diferenças entre o surfista de trem e surfista de praia .
Hj em dia isso praticamente acabou mas a uns anos atrás eu vi um maluco sozinho em cima do trem .😂 Quando eu era moleque eu cheguei a ver várias vezes. Acredito que hj em dia é mais difícil, de uns anos pra cá, os trens aqui o RJ tem ar condicionado e as janelas não abrem mais, acredito que na época que o surf estava em alta, esse fato das janelas estarem abertas, facilitavam pro pessoal subir .
Eu sou de São Paulo. A coisa evoluiu tanto, que os caras nos anos 90, começaram a surfar em cima de ônibus. Vi várias cenas dessa no bairro do Butantã onde eu morava.
Uai, me mudei para BH em 2000 e quando tinha jogo no Mineirão a galera surfava no ônibus, como eu morava perto do Mineirão em dia de jogo não era incomum vir gente surfando no ônibus.
O primeiro emprego no final dos anos 90 foi como vigilante na CPTM antiga FEPASA numa empresa de segurança chamada Nacional pequei um pouco disso já no final tinha 21 anos foi em SP você passa um filme na cabeça da gente eu assisti essa reportagem no UA-cam a pouco tempo obg
Onde passava trem no nordeste, tinha surfista de trem. No interior da Paraíba mesmo, a prática era comum, hj mesmo é cheio de deficiente na minha cidade, q perderam a perna no trem.
Isso virou moda em São Paulo , não foi igual no rio de janeiro , mas tinha em São Paulo ! Outra coisa que tinha nessa época ... era roubar tênis! A música surfista de trem , tocou muito nas rádios.
Só parei com essas práticas depois de meter a cara em uma das placas entre Thomas coelho e mercadão de madureira. E não andava no teto ou pendurado nas janelas por causa de lotação,eu fazia por causa da adrenalina.
@@joaovitor0477 nem me fale mano. Essa placa fica um pouco antes do viaduto de mercadão de madureira. Todas as vezes q eu olhava aquela placa eu me perguntava o pq de eu não ter caído,mas a resposta veio em 2002 apos me afogar.
Meu primo de 16 anos morreu também. Ele tava surfando e se distraiu, tomou choque e caiu em cima do próprio trem. Ficou uns 2 km pegando fogo até que os amigos jogaram ele no chão com o trem em movimento. Ele se queimou muito e depois de 15 dias na UTI faleceu.
Cara vc é demais.....um grande contador de histórias urbanas....indo de A a Z....top ...já me inscrevi ,pois jogo nesse time de difundir as histórias que fazem parte da vida REAL...a subcultura as vezes nasce de uma necessidade..muito foda o vídeo..parabéns
Nós países da Ásia era necessidade sem rede aérea de alta tensão, aqui no Brasil era por emoção mesmo e aqui é eletrico, sou sobrevivente dos últimos relíquias subindo e descendo entre estações CBTU 1998 linha 10 SP
Hoje é raro vê isso, pois os trens aqui no Rio de Janeiro, só anda de portas fechadas e janelas não abrem mais, mais nos anos 2000 peguei os trens de portas abertas com moedas travando as portas, agora os trens estão mais modernos.e só anda de porta fechada.
Meu sogro era funcionário da Rede Ferroviária Federal e contava que era raro o dia em que não tinha acidente com um maluco desses, os caras só faziam merda, davam um trabalho danado pros funcionários da rede e polícia, bombeiros e tal.
Mano, aqui em salvador já rolou uma onda de surfar no teto dos ônibus. Mas onde essa onda de surfar buzu pegou mesmo, foi em recife !! muita loucura mermão!!
Cara na minha época só tinha vaga no teto ou janela...acredite fato experiência própria semi desempregado vivendo de bicos q aparecia de obras com mulher e filho pra prover...esperei três trens lotados no quarto tinha q ir ou ser dispensado...eu ajudante de p de obras,meu cunhado construtor civil ,falei cara não tem jeito vamos no teto e e isso ou nada,claro q não aconselho ninguém a uma loucura dessas mais a urgência era gigante graças a Deus deu tudo certo aconteceu .fato
Em São Paulo ainda existe trem operado e fiscalizado pela CPTM mas esta locura de surf ferroviário graças a Deus acabou desde que teve o tumulto da CPTM em 1996.
Fala amigo, lá em cima não mais tinha a péssima mania de andar pendurado na porta, nos modelos Marfesa havia um certo espaço para colocar os pés já nos Sta. Matilde vc só conseguia colocar meio pé aí quase deu ruim.
@@alexamaral2758 Nessa parte de ficar pendurado na porta, um perigo grande é quando o trem cruzava com outro, isso porque o vácuo entre os trens puxava a pessoa.
Tem também o surfista 🏄 de ônibus no Recife é comum em dias de jogos de futebol mas é normal também o famoso bungu , pegar carona no busao pendurado na porta
"Realidade e muito triste,mas e suburbio,submundo,sugismundo e perciste o crime,pega o trem é arriscado,trabalhador nao tem opcao entao enfrenta aqurle trem lotado..." Sandrao R.Z.O
Moro na zona oeste de Sp e essa questão dos trens muito lotados serem a causa do surf do trem era real. Por ser extremamente lotado e demorar para passar o próximo, as pessoas iam penduradas nas portas, nas janelas e em cima do trem como citado no vídeo. eu mesma, jovem nos anos 90, fui pendurada na porta por não ter conseguido entrar e por medo de chegar atrasada no serviço e ser mandada embora. Na época era bem normal isso acontecer
_1 casos um primo meu morreu em Nilopolis ninguém sabia que ele era surfista. 2 caso meu cunhado morreu em Madureira nem o caixão pode abrir pois um amigo e um irmão dele foram com os bombeiros catar resto dele pelo trilho ficou todo picotado._
Me recordo em 1988, tinha 10 anos um cara caiu na estação de Vigário Geral, aí um homem ao lado do meu pai e eu disse: "opa ! Caiu alguém aí". Quando olhamos na plataforma o fogo no corpo do homem e cheiro de pele de cachorro queimado.
Na curva em São Cristóvão nego na porta,todo dia um bigodava,mochila das pessoas da porta por super lotação pegava numa pilastra que passava muito encostado no saracuruna
Havia um grupo de rap que não existe mais acredito eu chamado RZO e fizeram um som relativo ao surf ferroviário que fez muito sucesso na época com a galera que curtia um rap,se chama rap do trem!
Isso era um vício de Bel a central do Brasil piores lugares são Cristóvão vila rosali costa barros. O que me lembra . Trem cheio ficava na porta na janela e nos tetos . Enfim já morreram muito gente década de 90⛔🪶
Referências:
ua-cam.com/video/ZEThrCpAT94/v-deo.html
ua-cam.com/video/2fnUZ38LDZo/v-deo.html diariodorio.com/na-onda-dos-surfistas-de-trem-do-rio-de-janeiro/
iconografiadahistoria.com.br/2020/10/08/o-fenomeno-do-surf-ferroviario/
memoriaglobo.globo.com/jornalismo/jornalismo-e-telejornais/fantastico/reportagens/noticia/surfistas-ferroviarios.ghtml
Ae pesquisa sobre besouro capoerista e vê aí se vale a pena um vídeo com a história dele
Tmj gosto do seu trabalho...
Faltou só citar a música do RZO
Hoje eu um senhor de 59 anos fui surfista de trem eu morava na baixada fluminense na longínqua Saracuruna e trabalhava no bairro de Triagem pegava o trem abarrotado e obviamente subia para o teto fazia isto todos os dias vi muitos caírem morrerem mais continuava só parei quando a minha adorada in memorian dona Cecília minha mãe pediu para os agentes ferroviários a antiga PF me pegarem óbvio que não conseguiram porém eu desisti de surfar foi bom enquanto durou eu tinha 15 anos
Sua mãe não valia 1 real.
Tive um parente que era do bonde de Japeri
Eu surfei aqui em SP, na década de 90.
Vários camaradas morreram.
Hoje olho para trás e penso; Que loucura!
Quando falamos, ninguém acredita,
Mas ficaram alguns manso daquela época, que logo irão também e a história so vai ficar nos documentários e musicas,
RZO - O trem, essa musica é da hora!
Surfou com o Rambo, ou era da mesma época dele.
@@ulissesvieira2992 Rambo foi o pai do surfe ferroviário no Rio de janeiro né ????
Perdi meu irmão nessa em 1990, que triste ao receber a notícia, tinha apenas 12 anos. Conteúdo top, emocionei.
😮😢
Meu pai trabalhou na rede ferroviária federal e uma vez teve que ir recolher um corpo de um desses surfistas. A cena foi tão forte que ele desenvolveu síndrome do pânico
😮😢
Eu fui surfista de trem em São Paulo, entre 1995 e 1996,sempre ouvia falar dos que morriam eletrocutados, até o dia que vi um morrer eletrocutado na minha frente,aí parei.
O que vc acha dos jovens atuais?
@@randomavenger3048 cara,eu sou meio radical quanto aos jovens atuais, não que surfar no trem fosse algo correto,mas é muito mais correto do que o desrespeito e o descaso que a maioria tem com os pais, a família, os mais velhos,nenhuma cultura ou valor,vivem nas drogas,em resumo,sou feliz de ter sido um jovem nos anos 90,porque a maioria dos de hoje,não tem nada a oferecer.
Eu peguei o finalzinho dessa época em SP começo dos anos 90, eu era adolescente e fazia Senai na Barra funda e fazia estágio em uma empresa metalúrgica que ficava em Osasco, usa a linha 8, que na época era o famoso fepasão, gigante com 12 vagões, cheguei ver surfista fritando em cima do trem e sentir o cheiro de carne queimada, era uma época sinistra, morria de 3 a 4 surfista por dia em todas as linhas de trem de SP era uma carnificina, eu cheguei a ir do lado de fora do trem por puro prazer, coisas de adolescente mais nunca cheguei a surfa.
Na transição para CPTM a coisa estava tão fora de controle quem tomava conta da ferrovia era a polícia do exército, o trem não saia da plataforma até os caras pegarem todos surfista e quem estava pendurado do lado de fora, e assim aos poucos eles acabaram com isso, acredito que até mais ou menos em 97 ou 98 , já não existia mais essa prática.
Em pleno século 21 ainda é possível ver esse tipo de coisa acontecendo.
Em 2017 estava indo de Nova Iguaçu para Japeri, quando um grupo de jovens com absolutamente nada na cabeça começou a sair de dentro do vagão que circulava de portas abertas em direção ao teto do trem.
Não demorou muito até que um deles que vestia camisa amarela cair. Não sei se sobreviveu pois o trem continuou seu caminho.
Quem brinca com a própria vida pode não ter a oportunidade de se arrepender.
Show o vídeo!!
Tem uma música do RZO que fala sobre isso também, chama O Trem. É bem famosa...
Vim aqui só pra falar dessa música, salvo engano ainda tinha o clip que passava na MTV ca galera surfando.
@@fredr6587 esse clipe era foda, eu procurei por ele esses tempos atrás e não achei :/
@@cavalomanko RZO O Trem
@@cavalomanko Ps.: já tomei meio jesus e foi meu limite, a única pessoa que vi tomar um inteiro cagou nas calças.
Outro que eu vi espancar a galera era aquele rise os sachamama, que era 750ug, tomei 1/2 e foi a trip mais insana da minha vida kkkk
@@cavalomanko oxi tá até hoje aqui no UA-cam pô, só colocar "o trem - rzo"
Assim que ééé...
Sem proceder não para em pé...
Realidade é muito triste...
🎶
RZO - O trem... Musica Foda!!!
Vídeo mt bom!!! Fala sobre os pitboys dos anos 90 do Rio de Janeiro, quem concorda aí dá um up!!!!👍
.
Up
Podia fazer um vídeo do baile corredor, lado A vs lado B
Up
Era todos os dias pendurado no trem para ir trabalhar. Muita gente fritando nos fios e ficando agarrados nos postes e grades.
Sou aqui do RJ,sou dessa geração e época!! Muitas mortes realmente!!
Essa prática,chegou a ser capa da time.
Surreal!
Caraca irmão deu até uma emoção, eu surfei muito no trem perdi vários amigos na época .,era vida loca,obrigado por trazer essa recordação.
Obrigado você pelo comentário!
Faltou mencionar o RZO que criou uma letra sobre os surfistas chamada O "TREM" ela menciona sobreu um moleque que tava surfando e se levantou na hora e encostou em um fio tomo um choque e se foi com Deus. Otimo video e canal sou escrito novo amo esses conteudos
Parabéns Joel Paviotti e equipe IH. Forte abraço...!!!
Eu assisti essa reportagem da Extinta Rede Manchete , Documento Especial era um ótimo programa de Reportagens 👍👏 incrível acreditar nos dias de hoje que isso aconteceu😢 os meus filhos ficaram chocados 😮! Moro em um Município de SP onde tem uma linha férrea bem perto da minha casa e via daqui alguns garotos se arriscando em cima dos trens!!! Agora graças a Deus está melhor o transporte ferroviário!!!!
Morei em Belford Roxo , baixada Fluminense e fui surfista do ramal de Bel... de 1995 a 1998 , perdi muitos amigos , mas fui um dos sobreviventes e hoje é só história.
Esse vídeo antigo do documento especial um dos entrevistados era um amigo meu, falecido grande.
No dia do falecimento dele , eu estava no mesmo vagão, mas estava embaixo não estava surfando , quando cheguei a central , uma coroa me falou que um cara tinha caído no carvão de Costa Barros na Pavuna , voltei de trem , Perdi o curso e vi que era ele que havia caído do trem , depois desse dia nunca mais fui por teto de um!
Que fica é as lembranças os amigos que se foram , os que estão com sequelas das das "aranhas" pantografos , e entre outros por aí.
Um abraço para os amigos da época dos RAMAIS DE BELFORD ROXO , JAPERI , SANTA CRUZ , SARACURUNA.
Baixada é cruel os sinistro são de Bel kkk
Um salve pra Belford roxo,sou de Bel também,Tmj👍
😮 .. Belforoxo Rj aqui
Cresci vivendo perto de uma estação de trem e sempre tinha um caso de morte, seja eletrocutado ou por queda, era cada cena terrível que eu assistia, como pessoas toda esquartejado devido a queda e parar debaixo do trem ou pessoa literalmente torrada pelo choque de alta tensão! Pior que naqueles tempos era a Polícia Ferroviária Federal que faziam a segurança e quem conhece sabe que eles não eram nem um pouco bonzinhos, quando pegavam era coro firme e mesmo assim era uma bagunça das brabas, sem contar TB os arrastões que tinham dentro, as vezes a viagem de trem era uma aventura de terror, porém era um transporte barato e rápido...
Vi muito esses surfista eu vinha do Brás até a estação Itaim Paulista morreram muito jovens era doideira meu
Um tio meu ja falecido surfou muito nessa época e perdeu 1 perna aqui no RJ. Se vivo hoje ele teria em torno de 60 anos.
Quando eu era criança eu vi um surfista de trem que morreu preso nos fios da estação de Mocidade de Padre Miguel Zo.
😮 .. Rj
Conheço bem pois em minha adolescência surfava muito no trem, e como falou no videio era bem perigoso, muitas pessoas morriam. Agora o vídeo foi bem raso, poderia ter entrado mais afundo pois tem muito conteúdo. Abraço !!
Eu morei próximo a estação de Cintra Vidal , em 2001 eu vi uma correria na estação com bombeiros e polícia , eles estavam esperando o trem , quando chegou parecia que tinha acabado de pegar fogo , com muita fumaça. E do nada pula um cara de cima do vagão gritando sem roupa e com a pele do corpo soltando como se fosse cola , ele andou de uma lado para o outro e depois de alguns minutos caiu . O cara estava totalmente assado .
Me lembro que nessa época tive colegas da adolescência que praticavam esse tipo de "surf" teve um que caiu do trem e por sorte sobreviveu, entretanto,por ter escolhido a vida do crime veio a ser assassinado,um outro que tinha também muita fama nessa prática caiu e veio a óbito,achava muita maluquice misturada com coragem da parte deles,nunca nem sequer tive vontade de fazer isso,mas sempre respeitei os colegas,afinal,a vida é de cada um,mas foi uma época de ouro,seu canal é top mano, tá de parabéns.
Tenho 74 anos, carioca, e vivenciei tudo isso. Inclusive fui testemunha ocular do talvez pior acidente ferroviário do Brasil, em Mangueira, no dia 8 de maio de 1958 com a presença até do então Presidente Juscelino Kubitschek em uma época que o RJ era a Capital do Brasil.
Meu avô trabalhou na RFFSA entre 1980 e 1985 em são Paulo e quase sempre tinha que ir socorrer surfistas que caíram do trem
Meu irmão fazia isso em Guarujá sp, infelizmente ele perdeu o braço numa dessas “aventuras” e graças a Deus não perdeu a vida!! Realmente ele é um milagre …
Salve mano, sou de Guarujá também e nunca soube desses relatos aqui, obrigado por compartilhar!
Procure ; a liga vida nas ocupações
Dps dos 20 min
@@lucasvinicius5109 eu vi a pouco tempo cara ikkkkk ali na prainha em Vicente de carvalho tinha um meno no teto kkkkkkkk
Mano, nunca pare com os seus vídeos, por favor!!!!
Essas histórias brasileiras são muito boas e informativas... Essa mesmo eu não tinha conhecimento, e olha só como é algo relevante pra história do brasileiro, olha como a falta de segurança no transporte público tirou a vida de vários cidadãos, que faziam o trajeto pra trabalhar ou que só estavam por simples e pura irresponsabilidade (pela adrenalina kkkkkkkk)...
PS.: pesquisei aqui e até hoje tem videos de pessoas fazendo isso em SP.
Eu lembro que em 94 eu fui com meu pai até o Méier visitar minha mãe no hospital , daí tinha uma galera no teto do trem . Ouvimos um barulho no meio do caminho , daí disseram que um rapaz havia batido no fio e caído.
No início dos anos 90 teve até um funk que contava as diferenças entre o surfista de trem e surfista de praia .
Você sabe me dizer o nome do funk? Estou fazendo um estudo sobre os surfistas de trem, seria ótimo saber da música
@@biancagarcia3726grupo geração - rap do surfista
@@biancagarcia3726
Rap do surfista , Grupo Geração
Surfista zona sul tem o corpo morenão, surfista zona norte queimado de alta tensão..
@@biancagarcia3726 RAP DO SURFISTA.
Música de 1994
Eita gúri bom !!! Parabéns pela dicção e pelos temas . Você vai longe piá.
Obrigado Murilo!
Hj em dia isso praticamente acabou mas a uns anos atrás eu vi um maluco sozinho em cima do trem .😂
Quando eu era moleque eu cheguei a ver várias vezes. Acredito que hj em dia é mais difícil, de uns anos pra cá, os trens aqui o RJ tem ar condicionado e as janelas não abrem mais, acredito que na época que o surf estava em alta, esse fato das janelas estarem abertas, facilitavam pro pessoal subir .
Fora que a juventude de hoje não conseguem pular uma gilhete deitada, quanto mais subirem em um trem.
Andei muito na porta e escadinha top
Eu sou de São Paulo. A coisa evoluiu tanto, que os caras nos anos 90, começaram a surfar em cima de ônibus.
Vi várias cenas dessa no bairro do Butantã onde eu morava.
Uai, me mudei para BH em 2000 e quando tinha jogo no Mineirão a galera surfava no ônibus, como eu morava perto do Mineirão em dia de jogo não era incomum vir gente surfando no ônibus.
O primeiro emprego no final dos anos 90 foi como vigilante na CPTM antiga FEPASA numa empresa de segurança chamada Nacional pequei um pouco disso já no final tinha 21 anos foi em SP você passa um filme na cabeça da gente eu assisti essa reportagem no UA-cam a pouco tempo obg
Primeiro emprego com 21 anos ? Eu com 21 já estava cansado de trabalhar. Comecei aos 11 pra pagar meu conhaque e meu cigarro.
Obrigado pelo seu comentário Paulo!
Fernando teu pai trabalhou na Power o apelido não é estranho o ele era ASO não nem
Foi o primeiro emprego como vigilante
Eu era moleque..mais via os cara pendurado nos trens ..era massa ver os cara kkkk
Excelente. Envianndo para geral.
Arrisquei minha vida fazendo essa loucura no ramal Santa Cruz década de 90 ..... morreu muitos.
Tem o surf de ônibus que rolou solto nos inícios dos anos 2000 em SP região da 9 de Julho.
Nossa 😮
Belo Horizonte também principalmente em dias de jogos no minerao
Onde passava trem no nordeste, tinha surfista de trem. No interior da Paraíba mesmo, a prática era comum, hj mesmo é cheio de deficiente na minha cidade, q perderam a perna no trem.
Em qual cidade da Paraíba?
Cara eu era moleque quando assisti no fantástico sobre os surfista dos trens,essa reportagem foi feita em meados no começo dos anos 90
Não falamos sobre a reportagem da globo, mas sim da Manchete
Legal essa história ❤
Excelente vídeo
Isso virou moda em São Paulo , não foi igual no rio de janeiro , mas tinha em São Paulo ! Outra coisa que tinha nessa época ... era roubar tênis! A música surfista de trem , tocou muito nas rádios.
Só parei com essas práticas depois de meter a cara em uma das placas entre Thomas coelho e mercadão de madureira.
E não andava no teto ou pendurado nas janelas por causa de lotação,eu fazia por causa da adrenalina.
Meteu o testão na placa, irmão? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@feliperezendemendonca7970 kkkkkkk esse dia foi foda
@@wolwer8085 kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Deu sorte então mano de não cair do trem.
@@joaovitor0477 nem me fale mano.
Essa placa fica um pouco antes do viaduto de mercadão de madureira.
Todas as vezes q eu olhava aquela placa eu me perguntava o pq de eu não ter caído,mas a resposta veio em 2002 apos me afogar.
Aqui em Salvador também rolava o surfe ferroviário na região da Suburbana.
Faça um vídeo sobre as guerras de espadas pirotecnias! 👍🏼👍🏼👍🏼
Meu primo de 16 anos morreu também. Ele tava surfando e se distraiu, tomou choque e caiu em cima do próprio trem. Ficou uns 2 km pegando fogo até que os amigos jogaram ele no chão com o trem em movimento. Ele se queimou muito e depois de 15 dias na UTI faleceu.
Seu primo era um !d10t4...
Virei fã do trampo de vcs,parabéns 👏👏👏🤘🤘🤘🔥🔥🔥
Cara vc é demais.....um grande contador de histórias urbanas....indo de A a Z....top ...já me inscrevi ,pois jogo nesse time de difundir as histórias que fazem parte da vida REAL...a subcultura as vezes nasce de uma necessidade..muito foda o vídeo..parabéns
As linhas que saiam do centro de SP sentido a mogi e sentido Osasco seloko só maluco principalmente os antigos pixadores que se reuniam la no centrão.
Nós países da Ásia era necessidade sem rede aérea de alta tensão, aqui no Brasil era por emoção mesmo e aqui é eletrico, sou sobrevivente dos últimos relíquias subindo e descendo entre estações CBTU 1998 linha 10 SP
Hoje é raro vê isso, pois os trens aqui no Rio de Janeiro, só anda de portas fechadas e janelas não abrem mais, mais nos anos 2000 peguei os trens de portas abertas com moedas travando as portas, agora os trens estão mais modernos.e só anda de porta fechada.
Joel, incrível esse vídeo, poderia ser maior... Obrigada 👏🏼
Muito massa o vídeo sobre a história dos surfistas de trem! Só senti falta de mencionar sobre a música " RZO - O Trem "
Já vi muitos surfistas na infância. Era comum estar no trem e do nada ele parar por causa de algum surfista caído na linha.
O trem nem parava seu conversinha kkkkkk
O surf ferroviário explica muito bem o porquê so homem viver menos.
putz! tinha esquecido disso, era materia de quase todos os dias no telejornais
Parabéns canal da hora 👏👏👏👏
Me lembro bem dessa época, era bem noticiado nos jornais
Há alguns anos atrás perdi um amigo assim. Não façam isso gente. Cuidem-se
Em Salvador também tinha muitos surfistas de trem
Ñ faça Isaque 😢
Meu sogro era funcionário da Rede Ferroviária Federal e contava que era raro o dia em que não tinha acidente com um maluco desses, os caras só faziam merda, davam um trabalho danado pros funcionários da rede e polícia, bombeiros e tal.
Fale um pouco da polícia ferroviária federal, seus vídeos são excelentes parabéns.
2016/2017 ainda peguei o último surfista de trem no ramal japeri. Agr o trem melhorou acabou..
"quem diz que e surfista e,então fica de pé bota uma fé assim que e"RZO
Eu adorava...
Fiz muito
Mano, aqui em salvador já rolou uma onda de surfar no teto dos ônibus. Mas onde essa onda de surfar buzu pegou mesmo, foi em recife !! muita loucura mermão!!
Aqui em Aracaju, no início dos anos 1990, também teve essa "moda" de surfar no teto dos ônibus ou pendurado na porta de trás.
Cara na minha época só tinha vaga no teto ou janela...acredite fato experiência própria semi desempregado vivendo de bicos q aparecia de obras com mulher e filho pra prover...esperei três trens lotados no quarto tinha q ir ou ser dispensado...eu ajudante de p de obras,meu cunhado construtor civil ,falei cara não tem jeito vamos no teto e e isso ou nada,claro q não aconselho ninguém a uma loucura dessas mais a urgência era gigante graças a Deus deu tudo certo aconteceu .fato
Meu tio surfava no trem quando muleque, por diversão mesmo. Quando meu avô descobriu ele ficou louco, deu um cacete nele. Daí nunca mais né
Era muito divertido.
Parabéns pela matéria, muito maneiro lembrar do passado.
Um dos meus canais favoritos do yt, sem dúvidas 🔥🔥
💛
Em São Paulo ainda existe trem operado e fiscalizado pela CPTM mas esta locura de surf ferroviário graças a Deus acabou desde que teve o tumulto da CPTM em 1996.
Em 85 fazia Senai em Deodoro e em um belo dia quase fui pro ralo , depois só pensava nos meus pais,tenho raiva da minha estupidez até hj !
Você surfou de trem?
Fala amigo, lá em cima não mais tinha a péssima mania de andar pendurado na porta, nos modelos Marfesa havia um certo espaço para colocar os pés já nos Sta. Matilde vc só conseguia colocar meio pé aí quase deu ruim.
@@alexamaral2758
Nessa parte de ficar pendurado na porta, um perigo grande é quando o trem cruzava com outro, isso porque o vácuo entre os trens puxava a pessoa.
Tem também o surfista 🏄 de ônibus no Recife é comum em dias de jogos de futebol mas é normal também o famoso bungu , pegar carona no busao pendurado na porta
"Realidade e muito triste,mas e suburbio,submundo,sugismundo e perciste o crime,pega o trem é arriscado,trabalhador nao tem opcao entao enfrenta aqurle trem lotado..."
Sandrao R.Z.O
Amigo meu morreu em 2004 já no fim dessa prática ali em rocha Miranda ...
Valeu paviote
Moro na zona oeste de Sp e essa questão dos trens muito lotados serem a causa do surf do trem era real. Por ser extremamente lotado e demorar para passar o próximo, as pessoas iam penduradas nas portas, nas janelas e em cima do trem como citado no vídeo. eu mesma, jovem nos anos 90, fui pendurada na porta por não ter conseguido entrar e por medo de chegar atrasada no serviço e ser mandada embora. Na época era bem normal isso acontecer
faz de artistas como Dali, Portinari, tals... e POR FAVOR, faz de Dr. Jekyl r Mr. Hyde POR FAVOOOOORRR
Pra nós aqui da baixada fluminense era pura diversão na época.
_1 casos um primo meu morreu em Nilopolis ninguém sabia que ele era surfista. 2 caso meu cunhado morreu em Madureira nem o caixão pode abrir pois um amigo e um irmão dele foram com os bombeiros catar resto dele pelo trilho ficou todo picotado._
Me recordo em 1988, tinha 10 anos um cara caiu na estação de Vigário Geral, aí um homem ao lado do meu pai e eu disse: "opa ! Caiu alguém aí". Quando olhamos na plataforma o fogo no corpo do homem e cheiro de pele de cachorro queimado.
Na curva em São Cristóvão nego na porta,todo dia um bigodava,mochila das pessoas da porta por super lotação pegava numa pilastra que passava muito encostado no saracuruna
Fala sobre a história da pichação no Brasil. virei fã de carteirinha do canal.
Seja bem vindo. Aprecie com moderação Rafael!
Assim que éeeeee, sem proceder não para em pé...
Uma dica: vídeos com mais de dez minutos possuem uma monetização melhor, tenta fazer com no mínimo 10:01
que shooooow! belo video!
ÓTIMO VÍDEO ME LEMBRO DA MÚSICA DO RZO
Havia um grupo de rap que não existe mais acredito eu chamado RZO e fizeram um som relativo ao surf ferroviário que fez muito sucesso na época com a galera que curtia um rap,se chama rap do trem!
Nois Aki d cabreuva ia pra Jundiaí .pegava o trem e ia surfando pra SP..támos vivos ainda ..com quase 50 anos kkk tempo bom d mais SLK
Mas hoje em dia você toma Skol quente
RZO SURFISTAS essa música vai descrever esse seu vídeo vc e muito bom mano gosto muito dos seus vídeos
Muito obrigado! 💛
Que vídeo bom, me inscrevi
RZO tem uma letra muito boa sobre essa história, narra com primor. a música se chama "O Trem"
Isso era um vício de Bel a central do Brasil piores lugares são Cristóvão vila rosali costa barros. O que me lembra . Trem cheio ficava na porta na janela e nos tetos . Enfim já morreram muito gente década de 90⛔🪶
Eu ainda lembro de reportagens sobre no meio dos anos 90
Parabéns primeiro vídeo sobre o assunto no UA-cam
Obrigado!
Em Nova York isso voltou na moda na atualidade. Tem vários vídeos no Instagram e umas reportagens de jovens morrendo.