A INSANA HISTÓRIA DOS "BAILES DE CORREDOR" DOS ANOS 90
Вставка
- Опубліковано 27 лис 2024
- AJUDE-NOS A MANTER O CANAL ICONOGRAFIA DA HISTÓRIA:
Considere apoiar nosso trabalho, participar de sorteios e garantir acesso ao nosso grupo de Whatsapp exclusivo: bit.ly/apoiaoidh
Se preferir, faz um PIX: bit.ly/PIXidh
Siga nosso canal de SHORTS: / @iconografiadahistoria...
Siga-nos em todas as redes: linktr.ee/icon...
Apresentação: Joel Paviotti
Texto e roteirização: Adriana de Paula
Revisão: Adriana de Paula
Câmera e produção: Fernando Zeneratto
Edição: Eduardo Goes
Ilustração: IB Media
Direção: Caio Picinini
Joel, ganhei muito dinheiro com os Funkeiros, era taxista, trabalhei na porta do Country Clube de Jacarepaguá onde foi criado o 5 minutinhos de alegria, quando acabava o baile a briga ia para a porta do mesmo na Praça-Seca com organização da segurança do baile e brigas individuais so 1 de cada lado desafiado na hora, neste momento nós taxistas abriamos a casa de apostas escolhendo os lutadores 🤣. Depois passei a trabalhar nos bailes da ZZClub no CCIP de Pilares e no Chaparral, meu carro na época era um Kadett Ipanema e por ter mala grande fui contratado pelo Zezinho dono da ZZ para fazer servicos de ambulancia, ou seja, carregar os fudidos para o hospital, assim não teriam q chamar os Bombeiros, prq levei uns sobreviventes sabe-se lá como, inacreditaveis para o hospital. Depois q o Zezinho foi preso, abandonei esses bailes e passei a trabalhar ou em comunidades ou nos bailes do Castelo das Pedras ou na Furacao 2000 no Terra Encantada. Só não fiquei rico prq minhas ex-mulheres levaram meu dinheiros aos poucos 🤣🤣🤣🤣
Meu chapa...a verdade é que você viajou na brisa....Mulher e Dinheiro é só pra quem pode.
@@ulisses4901 Eu acho é q vc não entendeu ou é muito geração anos 2000, primeiro falei de ex- mulheres tive 3 separações q me arrancaram, 1 casa, 1/2 de um apartamento e um sítio no divórcio. Mesmo assim tenho um casarão, carro e negócio próprio, tudo construído na minha vida de autônomo sem ganhar nada de ninguém. Quando falei de mulheres foi q fui casado 3x não porque perdia dinheiro para GP, e volto a dizer não estou rico mas estou muito bem obg 🤔👍👊
@@ulisses4901é o teste da sua postura.
Lembrou bem. Época da Furacão no Terra Encantada também era muito bom.
@@ulisses4901 Vc deve ser virgem, duro, comentarista de internet, não bota nem a cara e não tem nem História de vida 👍👊
Fiz parte dessa época. Fazia parte do lado B .aqui em São Gonçalo RJ. hoje temos encontros do LADO A e B chamado de BAILE DAS ANTIGAS .mas não tem brigas . É so pra relembras os raps .montagens e gritos de galera .e mto maneiro .um forte abraço a todos do BFD. GALO BRANCO .São Gonçalo RJ.
Você se lembra de Gordo Sujo?
Eu era do bonde 903... Manguinhos
Galo Branco 8° pelotão TJF
E onde é o baile? Põe o endereço!!!
Me lembro do Fantastico fazendo matéria sobre isso
Eu vivi essa época, foi minha adolescência. Curti bailes de 1995 a até o fim, no ano 2000. Dá saudades. Era foda, emocionante, garanto que muita gente vai viver 100 anos, mas não vai ter uma experiência parecida. Porém, era um TOTAL ABSURDO! Felizmente vivi pra comentar sobre a época, mas muita gente ficou pelo caminho. Todo fds era uma chance grande de morrer e, geralmente, alguém nas dezenas de bailes que tinham na cidade, morria. Apesar de só ter frequentado por 5 anos, os bailes de corredor duraram por quase dez! Durou esse tempo todo pq era diversão de jovem suburbano, ninguém se importava e só servia para dar manchete a jornal sangrento. O início do fim foi quando o Fantástico fez um matéria, mostrando a pancadaria em rede nacional. Depois disso não durou um ano e foram proibidos. Felizmente! Mas quem viveu, viveu, e sabe a adrenalina no ônibus fretado indo para o baile (as vezes passando por várias áreas de alemão, que nesse caso a porrada / pedrada comia antes de chegar!), da hora do grito da galera, quando tocava a montagem do seu bonde...
caramba
Saindo de Sg indo para CountryClube. Na ponte R/N explodiu uma bomba jogada em nosso ônibus. Jesus!! Kkkk tô viva. Que loucura!
A verdade é que a história dos bailes Funks é muito mais ampla que isso e o Malboro nunca foi o responsável por trazer os estilos musicais para o Brasil, em 1989 o Funk carioca já estava consolidado.
Pohhaaa Borracha até que enfim apareceu alguém pra mostrar pra esse pessoal aqui😂😂 que não tem nada haver a matéria rsrs admiro o trabalho do canal mais nesse assunto foi furada 😅😅
Boa DJ Borracha
Grande DJ. Esse sabe o que fala
@@beneditadekko190 muito obrigado pelo reconhecimento meu camarada.
valeu irmão!@@MentzerCSC
Fui uma vez num baile desse… country club da praça seca em jpa… pra galera de baile eu sou playboy, nascido e criado na zona sul. Eu tinha uns 17 anos na época, uns amigos meus estavam na onda do Jiu Jitsu, pitboy e começaram a frequentar baile de corredor, me chamaram pra ir, fui por curiosidade de tanto ouvir as histórias mas nunca fui de porrada, nunca foi minha onda…. Nosso ônibus saiu da cruzada de São Sebastião, parou na rocinha pra pegar mais gente e de lá partiu pra jpa. No meio do caminho passamos numa área de alemão, voou uma pedra na janela, ali eu já senti o clima rs… chegando no baile, o lado A ficava perto do portão de entrada, os caras já queriam tampar na porrada ali mesmo… os seguranças tiveram que abrir espaço pra gente conseguir entrar, eles usavam mangueira, bambu e até corrente pra manter a ordem, só maluco casca grossa. Meus amigos foram pro corredor eu fiquei atrás olhando, não queria entrar naquela porra de jeito nenhum mas pra não ficar com fama de peidao fui… To ali na atividade, nervoso pra caralho daqui a pouco passa um pé raspando no meu nariz, se pega ia ser em cheio… quando eu olho pra frente tá um maluco de protetor bucal e mão enfaixada rindo e ainda soltou pra mim: “quase hein” rsrs… logo depois ele me chamou pro mano a mano, recusei. Quando rola mano a mano, abre uma roda no meio do corredor e os dois caras saem na porrada franca, ninguém se mete até os seguranças separarem. Existe toda uma hierarquia e tática de guerra na parada… tem os kamikazes, que ficam andando atrás da linha de frente vendo quem tá de bobeira do outro lado, quando ele vê um maluco moscando, ele invade a linha inimiga se agarra no cara e puxa ele pro outro lado… e igual jogar milho pra pombo… geral voa em cima e bate sem do…. Até o segurança chegar, o maluco ja tá moído, sem condição de levantar… por isso que era normal voce ver os caras na linha de frente trocando de braço enlaçado com outro pra não ser sequestrado. Teve uma hora do baile que chegou um bonde casca grossa do lado B, até o DJ anunciou a chegada dos caras… não lembro o nome do bonde mas o líder era um negão gigante forte pra caralho… ele invadia o lado A distribuindo soco e tu via os caras levantando as mãos como um sinal que não queria caô com ele… nunca vou esquecer isso… até os seguranças respeitavam porque normalmente se você invade o outro lado os seguranças descem a porrada pra tu voltar, com esse bonde não. Quanto maior o prejuízo no rosto, olho inchado, nariz quebrado, sangue mais moral tinha com as mulheres… elas queriam os mais guerreiros. E também chegava um momento do baile que tinha corredor das mulheres… porrada estancava também. Nunca mais fui mas vou lembrar pra sempre dessa experiência.
Bglh foda mano, experiência do crl pra contar hj em dia
Porra top
Meu Deus, esse dia foi louco 😂😂😂
Esse negão que vc falou era o Julinho da Ipase. O cara mais brabo do Lado B de todos os tempos. Eu fui vários vezes naquele baile. Eu era da Galera de Campo Grande, Lado B. E ficava do mesmo lado que a sua galera no baile. A União da Zona Sul.
Top...
Seu canal faz um grande serviço para a sociedade brasileira contanto essas histórias!
Cresci na época dos bailes de corredor e, vou te contar, era um EVENTO a parte! Apesar da violência, o pessoal ia arrumado de um jeito único, as meninas, uma mais linda que e a outra.
Recomendo o Podcast Papo de Cria com DJ Marlboro, é a História do Rio narrada por um dos Patriarcas do Funk Brasileiro 👍
Essa época aí eu comecei a ir em baile funk, já ouvia falar nos bailes do Fluminense aqui em Niterói, Vila Olímpica e Fonseca que eram os bailes da Cash Box e comecei a curtir de vdd no início dos anos 90 No Maua de São Gonçalo
Joel, faz um complemento a esse vídeo pra falar sobre a história da ZZ CLUB, que fazia os maiores bailes funks de corredor no RJ.
Muito bom! O troço , a Coisa , o Cacareco kkkk ZZclub
@@FabiolaMachadoReal KKreco :)
@@digozagari kkkk sim esqueci desse todo dia 12h começava kkkk
Vivi esse períodos na pele de 1994 à 1999, e , passei por isso tudo e muitos livramentos.
No meu ponto de vista a ascensão dos bailes de corredor e as facções , vieram seguindo a mesma vertente.
Lembro que la no anos 90 curtiamos muitos bailes de favelas , Amarelinho , Borel , Mangueira , Chapéu Mangueira e muitos outros , até de facções diferentes , pois na época a maioria era uma facção e as outras ainda estava aparecendo.
Obs . EM TODAS ELAS NÃO PODIA TER BRIGAS ERA PROIBIDO E SEMPRE FOI ATÉ HOJE.
Lembreo bem já no final dos anos 90 entre 1998 e 1999 estava morrendo muita gente , tanto dentro quanto fora dos bailes.
Já sinalizando que as facções estavam aumentando dentro das galeras e nas comunidades , me lembro já nesse final em vários bailes no meio do corredor , algumas pessoas fazendo sinal de facções com a mão , coisas que não era comum.
Ai no final dos bailes era um Deus nos acuda , para quem era de fora pois os "bondes" onibus que levava suas galeras , sempre sofria uma emboscada no meio do caminho , com pedras e tiros. fazendo vitimas fatais.
Até que depois de tantas mortes , saiu a tal matéria do Fantástico sobre os bailes de corredor, diante isso, o governo caiu encima dos bailes , acabando um por um com eles e aplicando penas nas equipes.
E depois disso eu presenciei o pior , com o fim dos bailes funks de correrdor , e , as facções chegando com força nas comunidades, vi e perdi muitos amigos entraram para o crime e não voltaram mais perdendo suas vidas.
E é isso ai , o funk hoje é isso ai , todos dançam , curte em balada mais não sabe como era lá no inicio.
Sou um sobrevivente , investi nos meus estudos e procurei pensar diferentes dos que estavam se partindo naquele momento.
Hoje moro em outro estado e escuto as montagens de antigamente no último volume do carro ninguem entende nada kkkkkkk e lembro como foi bom.
BAIXADA É CRUEL OS SINISTROS SÃO DE BEL L.B SEMPRE!!!!!!
o TC já tinha no rio desde metade dos anos 80,ou seja década de 80 já tinha CV e TC,mas nessa época o TC tinha poucas favelas,a guerra de facções foi explodir mesmo em todo estado lá pro final dos anos 90,quando surgiu o Ada,e se uniu com o TC contra o CV,aí ficaram muito mais fortes,aí a guerra estourou de forma sem precedentes.
Comecei a frequentar os Bailes Funk no Rio de Janeiro em 1992. O 1° Baile a gente nunca esquece, foi lá no antigo Holliday em Vilar dos Teles, lembro bem das atrações com MC Diedy, MC Gallo e havia também as equipes Pipo's e Furacão 2000. Época bacana, embora fosse baile de corredor,. porém, ainda nessa época a galera se respeitava. Não muito tempo depois quando começaram entrada das drogas e afins as coisas foram perdendo o rumo e chegamos aí no que vivemos hoje em dia. Bailes bons da época eram, Holliday, Pavunense, Coleginho de Irajá, Bohemios de Irajá, CCIP de Pilares, Excursionistas em Bel Ford Roxo, Mauá de São Gonçalo dentre outros que não veio a memória no momento, época de ouro do Funk Carioca. Bacana a matéria! ✌🏿🏋🏿♂️👏🏿
Também curti o Holliday no Vilar dos Teles. sou de São João de Meriti.
@@pedepanomanco1490 Haha, show também sou de Meriti. Época boa demais.
Curti todos esses aí Márcio, morei pertinho do Excursionistaa
Curti boêmio de Irajá entre outros como Rosário de Saracuruna,Heliópolis que era baile de facção,pan de Pilar
Parabéns pelo vídeo, além do Rio, Recife e Fortaleza tbm tinham bailes de corredor nos anos 90 e 2000… em Recife os mais conhecidos eram Teo e Rodoviário.
Exatamente. Aqui em Fortaleza o baile de corredor foi de 97 a 2001, com os Lados A, B e C, antes tinha pancadaria, mas nao tinha lados, sendo galera contra galera
Rodoviário na Imbiribeira o coro comia dentro e fora!!!
SENSACIONAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É interessante observar que toda a rivalidade entre o Lado A e o Lado B se diluía quando membros desses grupos ingressavam no tráfico. Às vezes, um indivíduo que nasceu e cresceu em uma determinada área e pertencia ao Lado A ingressava no tráfico em uma comunidade que anteriormente pertencia ao Lado B. As divisões impostas pelas facções como CV, TCP, ADA, etc., são obviamente muito mais importantes do que as divisões prévias, transformando antigos 'funkeiros' alemães em traficantes traficantes aliados.
Poxa Paviote, eu sugeri esse tema umas semana atras e agora tem o vídeo! Vc é F***! Parabéns pelo trabalho
😂 okay
Eu lembro que meu irmão tinha uma fita só com cenas de pancadaria nos bailes, a gente assistia direto com meus primos, escondido dos meus pais kkkk
Belo trabalho amigo fica com Deus gosto muito de vc 🤝👏👏👏👏
aos 5:03 a foto e do castelo das pedras... um baile muito bom no rio das pedras... frequentei muito lá!
Meu tio era segurança desses bailes da caxi Box ele tinha uns 1.95 de altura e uns 140 kilos era um negao que parecia o King Kong
Fui a muitos bailes nos anos 90, o som era muito bom e muito alto. Furacão 2000, Cash Box, equipe Live, soul Grand Prix… muitas caixas de som e estilos ainda pré funk nacional - freestyle, Miami bassme charme. O funk/soul antigo anos 70 tinha espaço no começo do baile. Música lenta era de lei e era a chance dos casais se formarem e o baile não sair no zero a zero 😂
Grande abraço a equipe do canal!
Bom o vídeo, mas com alguns erros circunstanciais.
Na verdade, a memória mais antiga de quem teria introduzido o que depois viria ser conhecido por "funk" (uma mescla de freestyle e Miami Bass) foi o DJ Ademar (primeira metade da década de 80; Marlboro surge no início da segunda metade de 80's).
E o número de minutos (rs) a qual a gente se referia eram CINCO ("Cinco minutinhos de alegria"), não "15". Era comum na escola a gente dizer para o desafiado "vamos fazer cinco minutinhos!" Essa expressão surge no início dos 90 e desaparece no final daquela década. No início dos 2000 quando a ALERJ junto ao MP emite uma liminar fechando bailes de clube [onde rolavam as brigas, ja q em morro os traficantes NUNCA as permitiam], o estilo de funk que tinha como mote os gritos de galera (o que estimulava as brigas) já não havia mais razão de existir. Então o funk promove uma mudança de foco/mote; daí que surgem Bonde do Tigrão, Tati Quebra Barraco, Vanessinha do Pikachu, Valesca Popozuda e outros.
Os bailes de corredor foram fechados na primeira fez entre o final dos 80 e e inicinho dos anos 90 (curiosamente vai ser fechado definitivamente no final dos 90 para inicio dos 2000 [liminar da Alerj é de outubro de 99]).
Eu, particularmente, divido o funk carioca em (agora) 4 fases:
Primeira: Era Ademar- Marlboro (anos 80 até 1991): fase das Melôs (evidenciada pelo ritmo freestyle e musicas do Miami Bass, q passaram ganhar versões nacionais por aqui);
Segunda (1992 até 99 p/início de 2000): era dos raps, montagem e o chamado Funk Melody (Charme em paralelo) - dá início com a volta dos bailes (lembrando q baile mesmo sempre teve! Refiro-me aos de clube); com isso o mote das letras (rap) é o de pedir paz no salão e harmonia entre as galeras. O rap que dá início a essa fase, por assim dizer, é o do Pirão (do Mc Eddy, de São Gonçalo). A partir desse rap outros seguirão o exemplo de mencionar galeras e morros e pedir a paz (porém, paralelo a isso há os "proibidões" e os que estimulam as brigas). Montagens (recortes 'gaguejados' de raps) são evidentes nesse período; e o chamado Melody tbm é sucesso paralelo (com Claudinho e Buchecha, Copacabana Beach, Abdullah, Marcinho e Cacau, Márcio e Goro entre outros) - o Melody, que era o que eu mais curtia, vai sair de evidência tbm com o fim dessa fase (inclusive o cantor Goró, da dupla Márcio e Goró, vai se matar por não aceitar a perda do sucesso).
Terceira: era das Popozudas, Tamborzão e de letras de duplo sentido em um tipo compacto de rap-montagem (exemplos em Tigrão, Tati e Vanessinha). Se Ademar é o precursor e percursor da primeira fase e, de certa forma, Marlboro é da segunda; Luciano Oliveira é o da terceira (vai introduzir o Tamborzão no início dos 2000 - dando um estilo mais eletrônico ao funk). A evidência agora é letras com conotação sexual (que vai ficando mais explícita conforme vai entrando na década de 2000). Os chamados 'passinhos' começam na segunda metade da primeira década do milênio (passinhos não como os 'das antigas' - 80/90 - , mas com mesclas de frevo, samba e break).
Quarta (2018 ou 19 ATUAL) : até pouco tempo atrás tinha o funk atual ainda na terceira, no entanto há elementos outros bem distintos que podemos SIM considerar estarmos em outra fase (então QUARTA): nessa os passinhos já possuem outros movimentos (que já nao lembram o frevo); as letras com conotações encontradas em Tigrão, Vanessinha e Tati já não são evidências (aliás, sumiram!) e o mote é o estilo Trap (Trap Funk, para nós) - que tbm tem influência do hip-hop e eletrônica (Lil Wayne no estilo e Usher nas letras são os pioneiros) ; e que surge nos EUA no final da década 2000. Mas só desemboca por aqui como um novo 'elemento funk' no final da década passada para início da atual.
(Mc Cabelinho [crescido na minha área, aliás], Pedrinho, Ryan, Kevin [finado] e Poze são exemplares do atual estilo).
Isso de pedir paz me lembrou o "Rap da Cidade Alta" do MC Pixote.
Ê ê ê ah! Peço paz para agitar...
Uma observação o Rômulo não foi o fundador da furacão 2000... Mais a equipe fico muito mais famosa após a nova gestão quando ele assume!
Festival de Galeras 🦾 Trevo de Maria Paula primeiro Campeão do Brasa Viva ❤ Faço parte dessa história ❤
Época Boa nostalgia Fui muito Bohemios de Iraja, Pavunense , Ginásio Madureira era bom demais
Meus tios e primos frequentavam esses bailes, tanto em Niterói, São Gonçalo e no Rio.
O fim dos bailes de corredor se deu pelas inúmeras mortes que rolavam!
E quando essas notícias começaram a tomar projeção nacional, imediatamente a polícia começou a combater essas práticas nos bailes.
E os bailes continuaram rolando sim, como no Olimpo, Big Fild, Castelo das Pedras, I9 music, Rei do bacalhau, Via Show, Nova Show, Canto do Rio e etc(algumas dessas não existiam na época)… Tanto que essas casas fecharam por tantos processos. Pois não rolavam mais o corredor, mas rolava morte no final, na porta dos bailes.
Ainda tem esses bailes comuns fora da comunidade, mas não tem mais aquela projeção na mídia e tv como antes.
Já baile dentro da comunidade é algo comum como sempre foi.
Fala do movimento das torcidas organizadas no RJ
Boaaa ia pedir isso.. início da Força Jovem, Raça, Jovem e TJB
Tinha muitos bondes de torcida nos bailes de corredor na época.
TJF - TJB eram as mais ativas nos bailes.
5:30
O termo correto é 5 minutinhos de alegria
Meu RJ realmente não é pra amadores. Arrastões, bailes de corredor, bala perdida etc.. só quem viveu e sobreviveu como eu, tem autoridade pra falar!🔥
Fala Joel, senti falta de menções sobre a maior equipe de baile funk de corredor no rio de janeiro.. A ZZ CLUB, O CACARECO, A COISA E O CACARECÃO
praça seca tremia como hino da zz
Bonde do soco reto 401 e 404 100% Santa Rita Lado A Juiz de fora MG 👊🏽
Peguei esta época do baile do corredor fui criado na pista na subida do Morro do Salgueiro anos 80 daí eu ia m atracar com as pretinhas uma hora no pagode do Salgueiro e outra hora no pagode na quadra do Morro do Borel ( Unidos da Tijuca) época boa quem viveu se deu bem o tempo não volta atraz infelizmente. 😊
Meu pai e uma grande parte da minha família mora do lado do Marabu, na Clarimundo de melo. Muitos anos que não existe baile de corredor la, mas até hoje é lembrado por isso.
Excelente matéria! Peguei muito essa época.
Uma sugestão de vídeo poderia ser sobre a juíza Patrícia Acioli
Fui uma única vez em um baile desses, fui no Coleginho de Iraja. Fui de bobão pq nunca fui de briga e muito menos sabia brigar, ainda mais naquele nivel. E GRAÇAS A DEUS, não me aconteceu nada, além de muito medo msm e rezar sem parar para poder voltar pra casa ileso 😂😂😂😂 mas apesar de estar rindo agora, no dia foi um inferno. E alguns anos depois um garoto + ou - da minha idade, que assim como eu foi no Country Clube de Jacarepaguá e não era de briga Tb, mas não teve a msm sorte que eu e acabou morrendo. 😢
Eu fiz o mesmo no baile do Téo que tinha em Recife, ainda levei um chute nas costas ao entrar no baile
A explicação foi ótima Joel obrigada, pena que esses caras decidem usar a energia da juventude para coisas fúteis, que não levam a nada de bom….
era uma loucura kkk.. infelizmente muita gente se foi naquela época.. muitas histórias bizarras rolavam lá
Parabéns pelo seu trabalho no UA-cam joel. 👏👏👏
Muito bom o tema 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Joel, eram os chamados "5 minutinhos de alegria". Faltou dizer que esses bailes começaram com a ZZ disco
Você tem meu respeito, é raiz como eu 👊🏽 sabe do que está falando.
Gostaria de dar uma pequena retificada sobre a furacão 2000. Eu conheci o Romulo Costa e a equipe em 1976 no Grêmio de Rocha Miranda e nesta epoca a furacão 2000 já era bastante famosa e requizitada pelos clubes das periferias do Rio de Janeiro.
Primeiro like foi o meu. Falei sobre Pepita de Sergipe
O bilionésimo like foi meu.
Sou desse tempo, lado B, campo grande soldado de aço.
Não era 15 minutos de alegria e sim 5 minutinhos de alegria.
Vcs são os melhores da internet
Caralho.. não fazia ideia que rolava isso. Parabéns pelo canal! Um jeito rico, porém simples, de contar a história!
Época boa.. Claudinha e Buchecha , MC galo, Cidinho e Doca, suel e Amaro, sinistro e mião, Dando e tafarel , Mr catra , mc Leonardo , Marquinhos e dolores.. esses fotam os ícone, responsáveis pela alegria dos cariocas na década dos anos 90. Tem muito mais , mas esses marcaram nossa infância!!
Verdade MC Marcinho com seus Melody, Bob rum podemos dizer que esses foram quem sacudiu o funk de verdade eu curtia muito e até hj curto demais os funk dessa época e tbm tiver o enorme prazer de conhecer pessoalmente Cidinho e Doca no som dos bailes do DJ bafafinha aqui na baixada santista que infeliz o DJ bafafinha faleceu a poucos dias atrás e ele foi a pessoa que fez o funk da baixada santista crescer e ser reconhecido pelo mundo
Você falou de Mc's importantes, mas são a segunda geração, MC batata, Cidinho cambalhota, Ademir lemos, Marcão e Davi etc são os pioneiros
Onde eu moro trabalhei muitos Anos Como Segurança em Festas e Tentaram Trazer essa Modinha , Mas Acabamos Rapidinho Com essa História com o " Famoso Olha o Gás " era 3 ou 4 Jatos e os Machões Choravam Feito Moças .....
Guilherme faz por favor um vídeo falando sobre o indígena Galdino Pataxó que foi queimado vivo numa parada de onibus por jovens da elite de Brasília.
O tema é interessante, eu por exemplo tenho 46 anos e vivi todas as fazes da noite carioca, porém vejo a que necessita por parte do canal o aprofundamento nas pesquisas por grande falta de detalhe, parecendo uma matéria públicada por "quem ouviu dizer que era assim". Muitos erros. Quando diz que quem frequentava os bailes eram moradores da zona sul e de comunidade, sendo que na zona sul também tem comunidades e os bailes rolavam em todo estado do Rio independente de localização. E p fechar, não se chamavam bailes de corredor, era apenas baile, era o que rolava no momento em matéria de música e não rolava só funk de pancadaria e nem só corredor, eram as músicas de funk e as baladas que tinha na época. Os bailes de "corredor, especificamente retornaram de 2010 p cá só p esse tipo de atividade mesmo e tem muito mais detalhes que qualquer um que viveu a época consegue dar detalhes muito mas elaborados. Abraço.
O problema que ele é Paulista, pra fazer esse tipo de matéria deveria ter orientação de quem realmente viveu, tenho 50 anos, vivi todas as fazes do funk.
(Só pra ajudar quem não viveu está época, furacão 2000 foi umas das principais equipes de Som que levaram ao fim do verdadeiro funk)
Vivi os bailes de corredor aqui em Recife, fiz parte do lado A com o bonde do Curado, e tbm do lado depois com a galera de San martin.
Aqui em recife participei entre 2003 e 2007. Aqui os bailes de corredor acabaram por volta de 2009, hj temos bailes funks da paz para reencontrar a rapaziada das antigas, sem brigas.
Fala sobre a cultura das turmas de bate bola aqui do Rio De Janeiro.
Melhor época....porém a violência era foda , perdi uns amigos nessa vibe ..
Mas era 5 minu de alegria
Fazer o que se moro no morro do Rio e essa é minha cultura
Amo muito essa vida
397 é o expresso do poder
Uh CG CAMPO GRANDE
lado b até morrer
Faltou falar do Zezinho da ZZ Disco q foi o principal organizador dos bailes de corredor. Pagava ônibus pras galeras do Lado A e do Lado B chegarem da cidade inteira e de fora tb, na Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo. E no próximo video poderia falar tb quais eram os bailes mais famosos tipo o Country Club da Praça Seca, o Chaparral, o Renascer de Jacarepaguá, o CCiP de Pilares, o Boémios de Irajá, o Inocentes de Belford Roxo etc e dizer quais as galeras mais famosa do A e do B. No meu bairro, na Tijuca, tinha galera dos dois lados. Era mto doido. O poder público realmente travou mas quem acabou mesmo foi o tráfico pq a galera se um comando nao podia ficar do meamo lado da gelra de outro comando. Tipo com as organizadas de futebol que nao poderiam ter gente de comandos diferentes e os traficantes vetaram nos bailes e nas favelas.
Época boa. Frequentei Country Club, Chaparral, Brasa Viva e Renascer.
"Parça, imagine um baile onde alem de dançar vc pode também cair na porrada na moral, sem se preocupar com segurança". Rio de Janeiro sempre inovando.
Só quem viveu essa época sabe,a adrenalina ia a 200% a cada montagem a cada grito te inflamava por dentro
Excelente tema curti muito amigo
Eu falo com 100% de certeza
Ninguém no Brasil troca na mão igual os cara do RJ
Os mano briga d+, esquiva absurda sempre
Da nem pra entender esse “””dom””” de nascença
Os cara é insano
herança nordestina
por isso que os cariocas são os melhores no mundo da luta né ? kkk melhores do boxe no Brasil,foi Popó da Bahia e Éder Jofre de SP,do MMA Anderson Silva é de SP,os porradeiros lendas do pride como shogun e Wanderlei são de Coritiba, não sei da onde tu tirou que carioca é o que mais briga.
@@Heylel-cx9kz ele disse o que mais briga, e não o que mais forma lutadores profissionais kkkkk não precisa acreditar nele não, traz os seus amigos para o RJ pra gente se divertir
@@Heylel-cx9kz isso é arte marcial meu amigo, não é briga
Coloca qlqr um desses q vc citou pra trocar na mão com 3-5 carioca com pedaço de madeira na mão pra vc ver kkkkkkk briga de rua não é arte marcial não pô, vai pensando q vc vai aplicar um triângulo na rua e o cara não vai ter um amigo pra te dar uma cadeirada enquanto vc faz isso KKKKKKKKK
@@douglassilva1507 exatamente, tenho vários parceiro daí q eu já vi brigando, os cara é outra fita pô, insano
Firmeza o trabalho de vcs!
Aqui em Fortaleza-CE rolava esse baile em vários clubes e era exatamente assim. Na época ficava um grupo de uma lado e outro grupo do outro lado e por fim a polícia militar ficava no meio. A regra era a galera de um lado bater no outro e por fim não podia triscar no policial, caso contrário era peia muita. Enfim, após a festa era muita briga do lado de fora e saiam quebrando tudo no meio de caminho até chegarem em casa. Graças a Deus o governador da época Tasso Jereissati acabou com esses bailes e por fim essa turma migraram para as torcidas organizadas e aqui em Fortaleza ate hoje os clássicos entre Fortaleza e Ceará é brigas e mais brigas migrados em si do baile funk. Enfim, não vejo a hora acabarem com as torcidas organizadas, só não acabam porque dar muita renda para grande empresários e políticos locais. Sem contar que ajuda a eleger esses políticos. Por fim que paga o preço é a sociedade local por tanta violência. Abração!
Fiz parte dessa época,que era realmente adrenalina pura,ia para várias bailes da baixada,zona norte e realmente era muito perigoso,mas ficou marcada na memória os rap,os gritos das galeras.
Aqui em Fortaleza CE ERA SINISTRO, DEVIA VER AQUI TAMBÉM
Eu estive em um baile funk numa praia famosa daí em 1995. Era turista, do Rio...À certa altura eu disse: "Vai sair porrada". Me disseram: " Aqui?....Nãããão". Não deu 10 minutos. 😂😂😂😂😂😂
O pau comeu
Aí é Mais pela cultura das torcidas organizadas
Leões da tuf: lado a
Cearamor: lado b
@@lzsantos3546mais ou menos, o baile de galera em fortaleza nao tinha torcida no começo e muitas galeras nao eram 100% ligadas a torcida. O negocio foi quando acabou o Agito Jovem e a Turma do Circuito, muitas galeras curtiam essas equipes e quando passaram a curtir Superdance se organizou os lados. O Lado B era essencialmente no início as galeras aliadas da Ala Jovem (Cearamor): Dhow, Ala Jovem, Potira, Reino Encantado, Rodolfo e Siqueira, era uma uniao de galeras, como tinham outras como a CNG, XR, Jereissati; Morro do Ouro, Carlito, LV e Pirambu; Pio XII, Piloto, Marechal e Piamarta; Barra Piedade, Proafa e Serviluz. Eram varias galeras juntas. Só que esse pessoal teve que escolher um Lado quando passou todo mundo a curtir o Superdance
@@oswaldoluizsiqueira809deve ter sido um baile da Turma do Circuito na Volta da Jurema? Era isso? Eles que tinham esse costume de fazer baile na praia, tipo Movimento Funk Club em 1994 (tem no youtube). Nesse tempo ai nao tinham os Lados, era só galera contra galera e até onde eu lembre nem montagem de galera era produzida ainda. Tem gente aqui que romantiza esse tempo antes dos Lados A e B e C, antes das montagens, mas o pau já comia como vc bem relatou kkk
Ja participei muito, tropa da zona oeste era braba
Soldados de aço e ruim de combate ruuu CG CAMPO GRANDE...
A história explica tudo...
Tive um amigo que era punk e sempre ia nos bailes funk de corredor rsrs... Excelente conteúdo parabéns.
Muito bom, compartilhei lá.
Até hj isso existe dentro de torcida organizada.
Integrantes da mesma torcida, em suas sedes fazem isso.
Eles se separaram e ficam cantando: "Lado A, Lado B a porrada vai comer"
Enquanto eles ficam ficam se batendo, quando o negócio moi mesmo, separam e os caras se cumprimentam e ficam rindo.
Na época tinha muitos bondes de torcida nos bailes de corredor. O K.O era brabo.
Curtir muito baile,minha galera era dendê bancários maruim da ilha do governador, agora tô 47 aninhos bem vivido e vivo graças a Deus
Curti muito baile de corredor nos anos 90 sou L-A e tinha muitos amigos que eram destaque no corredor pois eram muito bom de Luva falecido Donga da VK era um deles até hj citado disposição pura socava e chutava muito época boa saudades
😂que idiotas kkk
Santa Clara lado B . Zona sul . Rj
Concurso era o chamado FESTIVAL DE GALERA, que tinham várias etapas/tipos de competições!
É não é a toa que a cidade do Rio é considerada por alguns como berço do vale tudo, Hehehe! Aliás era um bom vídeo para o canal contar a história do Vale tudo e MMA... Fica a dica! 👍🏼😁
Sim, tinha aquela rivalidade entre o pessoal do jiujitsu e do wrestling.
Aquilo era muito pior que essas brigas de baile funk. Pessoal ia em bando invadir academia dos outros pra resolver as tretas kkkkkk
@@atirador94tg jiu jitsu x lutaluta livre e Muay thai. Se nao sabe e melhor pesquisar antes.
@@atirador94tggalera da Tijuca, praça Ilda e Maracanã bonde Vietnã
Foda essa historia, não sabia dessa conexão do Herbert com o funk
Marcinho cabeção das antigas dos bailes do Cubango Niterói
ADOROOOOOOOOOOO🎉🎉🎉🎉
Curti muito baile de corredor NEO IMPERADOR ,ASSOCIAÇÃO DE ROCHA MIRANDA, PAM DE PILAR ,CCIP PILARES ,IRAJA ATLÉTICO CLUB INOCENTE DE BELFORD ROXO ENTRE OUTROS
Eu morava na época em senador camará e vila Aliança. Éramos lado B
Joel pesquisa sobre o Zezinho da ZZ Club, ele foi o homem que organizou o corredor . curti muitos bailes da ZZ no Rio . lado B Gogó SJ
Boa!
O diabo apareceu no baile dele.
Recomendo o canal do hélio almeida tem muita coisa e muita historia dessa época!
Era 5 min. de alegria*
5 minutos de alegria sem perder a amizade
Me corrijam se eu tiver errado,os bailes de galera veio primeiro que os bailes de corredor onde as maiores galeras e melhores coreografias ganhavam troféus dai veio a rivalidades e o baile de corredor sendo também baile de corredor em lugares específicos não eram em todos os bailes.
FALA SOBRE O ZEZINHO, O DONO DA EQUIPE ZZ CLUBE... ELE QUE FOI O PIONEIRO E FEZ A DIVISÃO DOS LADOS A & B DEPENDENDO DA ÁREA, BAIRROS OU COMUNIDADES QUE ERAM RIVAIS, COM ISSO OUVE A DIVISÃO JÁ QUE ERAM "GALERAS ALEMÃS"
Esse era um personagem do Rio nos 80 e 90 que merecia um capítulo do iconografia.
E digo mais ... Essa época , não sei se é pq eu era muito novo , mas foi pior que a do corredor .
Perguntem algum tiozão que tenha hj na idade de 49 à 55 anos aí na comu, manda contar uma aventura de baile deles ... Era paulada , muita pedrada, muitos tiros nas madrugadas .
Foi aonde os organizadores se reunirem para tentarem oferecer mais segurança, tipo , colocava esses ônibus ferreiros , Fora de circulação .. .
famosos piratoes, para buscar e levar a galera em cs , para não se esbarrar com rivais e acasionasse vandalismo nas ruas.
Colocaram seguram externa para garantir que os lados A e B seguissem suas respectivas bilheteria para entrar sem se atracarem antes de entrar só que muitas vezes não adiantava , invadiam e o pal quebrava já cá fora e lá dentro fervia !!
No final do baile nunca liberavam duas galeras rivais da mesma região , primeiro liberava a que fica mais longe pra evitar tipo tocaia , ficar esperando pra tacar pedra no ônibus, ou a galera do ônibus parar pro confronto , dificilmente as empresas de coletivos em vigor cedia ônibus pra galera de funk pq sabiam desses riscos , muitos não intendendo isso , qnd perdia o ônibus do baile ia de linha , como agente dizia , só que de linha também era bem perigoso, pq podía encontrar um grupo rival em maior número,aí já podia saber que não ia ter baile naquele dia , ia ser só perrengue.
A única solução era precionar o motorista há não parar em tal lugar , ou , ficar uns bom de pernada atrás da roleta e não deixar os rivais subirem enquanto que outro grupo já corria em direção ao motorista e falava pra ele arrancar com o carro . Por isso sempre era bom ir no ônibus que vinha buscar a galera , fora do bando era quase certo virar presa fácil pq nas noites rolavam vários bailes esses encontros de rivais. Sem querer era pior que encontrar rivais pessoais mas Também tinga aquele rival só por que era do outro lado , mas não tinha rinxa então os representantes já desenrolava e já é , na de vcs e nós na nossa lá cada um pro seu lado !!
Isso indo pro baile pq voltando se alguém levou prejuízo lá no baile , e vê um rival dando mole na pista tudo cansado e os de cá muitas vezes não conseguiram nem curtir o baile pq foi colocado pra fora e cheios de sangue nos olhos ,.. saia pegando geral na prrda 😅 .
Eu achava aquilo uma maravilha o máximo!!😅 naquele momento da minha vida , garoto, cheio de disposição, várias gatinhas na fita , gastava todo dinheiro suado , tremenda babaquice que me custou longos anos perdidos da minha vida , tenho uma parte esquerda do nervo siatico inflamada por conta de baile de corredor.
Mas sobrevivi e estou aqui pra contar como foi um outro lado que não te contaram não é o A nem o B é o bonde do arrastão , então esconde a grana o relógio e o cordão 😂😅
Eu era pequeno mais via as pessoas se preparando para o baile. Eles falava que a chatuba de Mesquita e Nilópolis era brabo. Mas quando acabava o baile todos eles que brigavam era amigos. Saudades dessa epoca que não tinha celular.
Arranca cabeça explode coração, Tomazinho de São João!!
Só esqueceu de citar o maior maestro e fundador dos bailes de corredor no RJ, zz Club do icônico zezinho
Ele morreu em 2001?
FAZ UM VIDEO SOBRE AS GUANGUES ANOS 80 E 90 DE PIXO DE BELÉM DO PARÁ SOU DESSA CITY E LHE GARANTO Q TEM MTS CONTEÚDO...
uma correcao: a furacao 2000 hoje e administrado pelo romulo e a veronica mas no passado ela foi fundada pelo romulo costa e o gilberto guarany em petropolis no rio de janeiro e ela teve esse nome pelo Medici que vendo um festival no palacio quitandinha achou que tava passando um furacao de 2000 W no local
As comunidades do Rio, zona Norte, oeste, baixada, zona sul... Eram divididas, geograficamente e. Lado A ou lado B. Brigas de galeras e arrastões, terror nos ônibus dessas galeras de comunidades.
A princípio dos anos 90 eu curtia muito baile funk e ia no cassino Bangu no Rio de Janeiro , realmente chegava no final do baile eu subia lá pra cima porque era muito perigoso pras mulheres , e eu ficava horrorizada assistindo tanta violência , vendo como ficavam muita gente ensanguentada, sem nenhum motivo, inclusive tinha até um funk que tocava um berimbau e quem sabia jogar capoeira vinha nos chutes,esse era o pior momento , tinha também de
uma música que dizia “15 minutinhos de alegria”
Pipos é pioneira! Anos 70!
FIZ PARTE DA GALERA 503 VILA SÃO LUÍS E BEIRA MAR....ESSA UNIÃO COMEÇOU NO COLÉGIO MARECHAL MALLET OU EPOCA BOA NOSSA MONTAGEM MONTAGEM COM A VOZ DO MARQUINHOS ..... ESSA UNIÃO COMEÇOU NO BAILE DA EQUIPE EXPLOSÃO NO CLUBE DOS 500 😂
Esse lance do Hebert Viana foi literalmente a teoria do caos
😂😂😂...q eu lembre foi o DJ Rony rap da furacão q viajou pra Miame e trouxe um Sampler...aí iniciou se a era das montagens. Eles sempre colocam nomes de famosos pra dar legitimidade 🤡
Os bondes eram demarcados também por numeração de ônibus, fazia uma pichação numa localidade e botava o número do busão tipo Luís229 que era o ônibus zona norte e central. No baile tinha "bonde229" "bonde201" etc e tinha todo um ritual pra você entrar kkkkkk a porrada estancava estilo clube da luta
Zezinho da zz clube esse revolucionou os bailes de corredor tive o prazer de conhecê-lo epoca boa que não volta mais , faz um video sobra a história da ZZ Clube foi ele que organizou e dividiu cada bairro em Lado A e Lado B !!!
Lado B sempre Reinou !!!
Eu era criança nessa época mas tenho uma lembrança eterna desses eventos.
Eu lembro que a Redley lançou um boot muito foda que, na época, custava mais de um salário mínimo.
Tinha um cara na rua que eu morava que ficou um tempão juntando dinheiro pra comprar esse boot e conseguiu.
E ele gostava muito de brigar no corredor. E numa dessas brigas ele foi dar uma bicuda em um outro cara e o cara do outro lado catou o boot do pé dele 😂😂😂
O cara do outro falou pra ele: "Vem buscar."
Mano, dizem que ele chegou em casa chorando com um pé só do boot.
😂😂😂😂😂😂
Pequena correção.... FURACAO 2000 foi criada pelo Rômulo Costa, a Verônica casou com ele depois da existência da equipe.
Pow sempre indico vcs para amigos meus conteúdo de qualidade
Cassino Bangu o Maracanã do funk e depois do primeiro baile ginásio de Madureiro o mais conhecido. União do Mendanha e Caroba Lado A
MC NENEM-brigas nos bailes...
Relata muito bem a historias dessas brigas...nos anos '90