Falei isso numa conversa, um tempo atrás, após ver alguns vídeos desse homem. Mas, não adianta, infelizmente, a esquerda é a cara desse professor. Essa é só 1 das infinitas hipocrisias. É só ver a narrativa das joias do Bozo, e perguntar sobre os containers do Lule, é amnésia e tangente na hora. O inverso tbm é verdade.
Mas a galera da direita, inclusive o governador de SP, tb não quer PM com câmera. Se ninguém tem nada a esconder, que gravem todos: professores, PMs, médicos em postos de saúde, servidores do INSS muitos com má-vontade pra atender aposentado, servidores do judiciário e principalmente juízes que trabalham muito pouco! Vamos virar um Big Brother, Brasil!!!🤣🤣
@mcpagano1963 realmente ele sabe, acrescido a isso, ele tem inteligência emocional com certeza. Fico inspirada com isso! Principalmente nesses tempos de exageros e tudo à flor da pele.
O engraçado é que o cara fala que vai explicar pro rapaz no método Paulo Freire e logo depois manda um, eu sou a autoridade aqui na sala de aula. Bem como Paulo Freire dizia!
Sou professora de uma universidade federal e, como para mim a formação dos meus alunos vem antes das minhas preferências políticas, eu jamais veria problema que filmassem uma aula minha. Estou À SERVIÇO do Estado, de maneira alguma o Estado me serve ou serve para palanquismos e outras infinitas estranhezas como as que eu lamentavelmente presencio todos os dias na universidade. Tenho um sonho que, um dia, a universidade volte a merecer o “u” maiúsculo. Embora eu ache difícil!!!
Também sou professor, dou aulas de matemática e física pro ensino médio, e não me importaria se alguém filmasse minhas aulas. Eu mesmo gravo os áudios de cada aula só por precaução, já que existem muitos pais e alunos que gostam de fazer acusações infundadas.
@thiaguinhowjj Na verdade também, né?? Nas duas áreas é onde saem profissionais práticos e não só acadêmicos. De curso superior, há médicos, engenheiros, profissionais de TI por exemplo que são necessários no mercado de trabalho a priori e em menor número deles na área da docência. PS: Sou da área técnica, TI, com foco em suporte
@@thiaguinhowjjEstou impressionado com sua resposta, pois eu ia comentar algo semelhante, apenas substituindo "acadêmicos" por "cientistas". Seu comentário reflete bem o papel do ensino superior, que deveria ser um ambiente voltado à pesquisa, o que o diferencia do ensino médio e técnico. Cada nível tem seu propósito e público-alvo: quem deseja apenas enriquecer pode se limitar ao ensino médio e abrir o próprio negócio, enquanto quem busca estabilidade através de um bom emprego pode optar por um curso técnico ou concurso público. Já o ensino superior é ideal para quem sonha em ser pesquisador, cientista, professor, quem deseja escrever inúmeros artigos, dissertações e monografias, fazer palestras e aprofundar-se em discussões teóricas e técnicas.
Mas nem há mercado para a vasta maioria dos cursos de humanas. Na áreas técnicas a formação é boa. Eu honestamente sequer acho que a doutrinação nos cursos superiores de humanas é um problema sério: os colegas do rapaz são significativamente mais fanatizados, agressivos e autoritários que os professores filmados. Eles já chegam assim ali, já ligados a partidos políticos ou instrumentalizados pelos mesmos. O problema é anterior: os pais destes rapazes e suas companhias durante a infância e adolescência.
O problema começou quando começaram a chamar a professora de “tia” e de “você”. A meu ver sala de aula tem que ter hierarquia desde o jardim de infância. Professor não é amigo, é professor. Tem muitos pais que pensam como eu, mas tem muitos que apoiam os filhos incondicionalmente. Depois fica difícil lidar com esses tiranos na faculdade.
O fato de alguém chamar o outro de “senhor” ou “senhora” não leva necessariamente a mais respeito. Meu vô obrigava minha mãe e meus tios a chamarem ele de senhor para demonstrar respeito e, por trás, meus tios o desrespeitavam e desobedeciam. Mais do que chamar de senhor ou senhora é ensinar respeitar autoridade, ensinar a respeitar os mais velhos e ensinar a respeitar professor. Justamente pelo histórico da minha mãe, ela pedia pra não chama-la de senhora e não me ensinou a chamar professor de senhor/senhora. No entanto, sempre respeitei e professores e inclusive era uma das melhores alunas da sala. E isso aconteceu porque minha mãe me ensinou a respeitar os professores. Essa história de senhor/senhora é a história do sofá que a Madá contou no final do vídeo: insistir em chamar de senhor/senhora é não tratar a causa raiz do problema, que é a falta de respeito por figuras de autoridade.
Aluno me perguntou se eu concordava com o uso de TODES. Gravou. Expliquei, do ponto de vista da linguística histórica, o uso de todes não fazer o menor sentido. Fui falando desde a antiguidade, como era no latim o uso do neutro, e como no português o masculino passou a abarcar tb o neutro. Qd terminei ele me ameaçou de postar o vídeo. Daí falei que poderia postar, mas que provavelmente ele perderia a professora por conta da falta de compreensão das pessoas sobre o que expliquei. Os demais alunos foram para cima e ele decidiu que não iria mais postar. Bom professor aluno não quer perder. É preciso ser autoridade em sala, nosso conhecimento tem valor.
O advogado e cabo do exército Wilker Leão, 29 anos, é corajoso como poucos! Os alunos grevistas puderam filmar o professor, outros filmaram o professor na sala de aula e colocaram nas redes, porque o Wilker não pode filmar suas interlocucões com os professores? E o Wilker não coloca nada nas redes sem que ele esteja fazendo perguntas à algum professor. Ele está sendo afinetado pelos próprios colegas da faculdade. Parabéns Wilker, o Leão pelo trabalho e pela coragem! Escola sem Partido! 👏👏👏👏
Ele é só um UA-camr atrás de dinheiro com visualizações. O que ele faz é velho, o mamãe falei já fazia no serviço passado e tudo o que ele disse aí Bolsonaro roubou do Nando Moura. Enfim, é só um pilantra atrás de likes e grana. Vamos parar de endeusar pilantras.
Madá. Não perco um Narrativas. Você é muito inteligente e sempre comprometida com a verdade . Vivo na Suíça há 25 anos. A Suíça é um dos países mais democráticos do mundo. A privacidade de cada cidadão é sagrada. Ninguém pode filmar outra pessoa sem expressa autorização. Filmar alguém e publicar nas redes sociais é crime. Nos eventos escolares os alunos só podem ser filmados se os pais tiverem dado permissão. É impensável um aluno filmar um professor sem que esse autorize.
Esse rapaz fala de um jeito que dá vontade de defende-lo. Tem horas que dá pena dele. Apesar de saber que ele é muito articulado, inteligente e com um controle emocional invejável!
Mada, já tá na hora de pensar num narrativas especial de sábado. Dou uma sugestão: Entrevistando Narrativas, escutando uma pessoa da direita e uma da esquerda sobre o mesmo tempo.
Todas as aulas em estabelecimento público deveriam ser gravadas e disponibilizadas em páginas governamentais. Se é órgão de ensino público, tudo que acontece lá dentro deve se tonar público. É assim que eu penso.
O problema é que uma boa aula, às vezes pede uma piada ou zoeira, ou ainda um elogio individual para motivar algum aluno como motivação. E tudo isso, fora de contexto, pode virar processo e acusações. Cara, falo com experiência própria.
Lembro-me que o professor Clóvis de Barros disponibilizava suas aulas de filosofia no UA-cam e eram um sucesso, inclusive explicou o pensamento marxista algumas vezes e não houve polêmica nenhuma. Acredito que só tem medo de ser filmado o professor que se aproveita de sua posição para impor sua visão de mundo aos alunos.
Uma experiência com minha filha: Minha filha 13 anos, escola pública, a professora começou a ensinar posições sexuais para os alunos incentivando todos menores (faixa etária de 13 a 15 anos), a serem sexualmente ativos, eu só acreditei porque minha filha filmou. DENUNCIAMOS...minha filha foi punida!
Interessante.lecionei durante 31 anos, em escola publica e privada. Nunca sequer fiquei sabendo que professor ensina posições sexuais em sala de aula. Nem mesmo o de biologia. Muito estranho esse depoumento.
@claricedealexandrianaltcha7296 sim, isso aconteceu eu tenho as gravações. E não me interessa o que você viu ou deixou de ver, isso foi uma experiência com minha filha. Vocês têm a mania de se protegerem quando estão errados, principalmente a turminha do todes.
Acompanho por alto o canal do Wilker e eu, se fosse professora, ficaria orgulhosa de ter um aluno inteligente, participativo e questionador. Passei por um mestrado na federal do meu estado e percebi muito dessa tentativa de silenciamento, professores (não todos, sem generalizar) abusando do poder hierárquico, debocham, humilham, colocam uns contra os outros..só se dá bem quem aceita viver dentro da patotinha e puxando saco deles, é terrivel!A universidade quando impõe que o aluno aja e pense como o que está sendo ali imposto age como instrumento de censura, completamente antidemocrática.
Toda sexta-feira tem que ter algo assim, muito bom, divertido, pra gente poder rir 🤣. A semana sempre é pesada demais, vamos para o sextou, aprovadíssimo ❤
Agora no caso do Wilker Leão, o legal dele (quanto ao passado) é que ele peita esquerda e direita. Aquela cena dele abordando o Bolsonaro foi ótima, "tchutchuca do Centrão!"
Já fui gravada em sala de aula por alunos do ensino médio. Quando descobri meu primeiro pensamento foi: como vão usar contra mim, pq o problema não era eu ter sido gravada dando minha aula, mas como essa gravação seria usada. Pq uma aula sempre tem um contexto, uma momento não representa tudo o que estava acontecendo. E, como vc disse, o adolescente precisa de orientação de um adulto que seja responsável, saiba o que está fazendo dentro de todas as regras, deveres e direitos que norteiam a ação de lecionar. Não me incomodava a gravação, mas o recorte irresponsável.
Eu já gravei aula no ensino médio (na verdade, o audio), na época era um gravador mesmo daqueles quadradinho preto antigo, mas foi pra poder repassar o conteúdo depois. Avisei ao professor, ele nem esquentou, deu apoio ainda.
A gravação deveira ser feita pela própria universidade pública e disponibilizada na internet para difusão do conhecimento. Lembro-me que o professor Clóvis de Barros disponibilizava suas aulas de filosofia no UA-cam e eram um sucesso.
A cada dia amo mais a Mada. Infelizmente é rarissimo fazer o que ela faz: sair do senso comum e compreender a complexidade dos temas. Sou professora e mãe de adolescentes e considero que as reflexões da Mada nos fazem analisar a questão por diversas perspectivas em vez de sair distribuindo opinião sem embasamento algum. Parabéns pelo trabalho Mada!
Um recente documentário da Brasil Paralelo sobre as nossas universidades federais surpreende pelo cruel estado que se encontram , estão à deriva, sem comando, terra arrasada. 😢
A discussão do pode ou não gravar na verdade me parece muito mais forma de tentar enquadrar o que o Wilker está fazendo como permitido ou não e tentar cessar a ameaça que oq ele faz representa, se possível ainda colocar uma punição exemplar para que outros não tentem. Lembrando que universidade e ensino médio são contextos bem diferentes. Quanto tem vídeo de professora sendo agredida, levando cadeirada, aluno tomando chamada da mão de professora e rasgando em ensino médio ninguém levanta a discussão se o aluno que gravou podia ou não podia estar gravando.
A senhora foi muito sábia nessa questão de dar poder a adolescente, minha esposa é Vice Diretora de uma escola pública e ela fala muito sobre isso, a sociedade não sabe a diferença de que professor tem que ensinar e não educar, a distância e o desapego pela responsabilidade das famílias torna muito estressante e desestimulante o ofício de professor no Brasil.
Madá uma sugestão para você, dentro do tema de hoje, visite as Universidades, faça uma reportagem sobre doutrinação, visiete as universidades de grandes centros com por exemplo UNB, UFMG, USP, e as de cidade média como UFV, UFLA, A Rural do Rio de Janeiro UFOP. etc.
O pior câncer na educação brasileira se chama Escola de Tempo Integral, não pela quantidade de horas que ficamos a mais em sala de aula, mas pelos “direitos” que os alunos receberam sob os professores, e pela forma empresarial que a escola passa a ser gerida. Os professores passaram a ser tratados piores que capacho, e direção sempre faz vista grossa pra se manter no cargo (isso quando não usa os alunos pra ferrar com o professor por n razões), enfim, um pesadelo. (E não adianta “ser apenas um bom professor”, porque o problema vai muito além da minha capacidade de dar uma excelente aula, o que ocorre é quase demoníaco!)
O Nando Moura foi quem emitiu a condição mais certeira do Wilker Leão: que ele pode ser condenado mesmo não estando exatamente errado ao se gravar nas aulas da universidade pública.
Mas no fim ele tá errado. O professor tem direito tbm sobre a voz. Fora que ele n tem nenhum respeito pelo professor. Ele discorda e tenta ridicularizar os professores.
@roc1586 Então, eu acho que o Wilker Leão tá sim em partes fazendo pra ganhar views. Aliás, como o Nando também falou, o Wilker pode ter criado um *precedente* onde as universidades comecem a proibir de verdade celulares nas salas (não sei se será por lei, por portaria, regras da universidade...). Se ocorrer o efeito inverso com estes vídeos do Wilker, será uma tragédia...
@roc1586 Outra: também acho um tanto "inútil" fazer estas gravações, simplesmente por um fato inexorável e empírico: *TODOS SABEM* que há muita doutrinação pesada nas universidades, em especial as públicas, quem é que não sabe?? A real é que a situação é muito complicada e como tudo na vida onde é complicada, obviamente a solução não é fácil. Em si, estes vídeos do Wilker não ajudam muito não, ponto. Tirar estes professores ruins é uma tarefa complicada e de longo prazo, aqui a gente só toma por muito tempo 😡
@@verdadeiroWolfRAC mas por lei já é proibido. Estudei em federal (voltei agora 2 anos depois pra fazer a pós, loucura), professor de esquerda tinha, mas tbm tinha de direita. E doutrinador msm n lembro de nenhum, mas sei que existem. No caso do wilker se ele perder e for expulso da faculdade, na minha opinião vai fortalecer esses doutrinadores. Pra ele seria ótimo, pq vai explodir de views e seguidores.
Sou professora e resovi há uns 7 anos me aposentar. Ainda teria e tenho muita lenha pra queimar mas não dá mais, hoje ser professor é quase ser um “mártir “. Você não tem ideia do que acontece nas escolas de todos os níveis, pra não ficar louca, parei. Wilker Leão nem conhecia, agora já sei tudo graças a você, adorei o vídeo, fiquei pensando 🤔, já pensou acontecendo comigo? Melhor não, ótimo fim-de-semana.
Pessoal romantiza isso aí, eu acho um absurdo, assim como acho filmar o policial um absurdo, as pessoas, são pessoas, tem coisas que nem todos precisam saber e nem por isso são coisas ilícitas, exemplo trair a o cônjuge... tanto o policial contando pra outro sobre uma traição dele, quanto abordar um casal de amantes que estão tendo um problema. O professor quer desabafar com os alunos as vezes e os alunos desabafar com o professor. Ninguém fora da sala precisa saber que a Jéssica apanha dos pais dela, que o professor foi corno do vizinho etc hahaha
Importante esse embate. Esse aluno WILKER LEÃO está prestando um grande serviço a todo povo Brasileiro, porque está espondo o que acontece nas universidades que são pagas com o dinheiro do contribuinte, e estamos formando militantes partidarios e não futuros engenheiros, médicos etc.
Se policial deve usar câmera (e eu concordo que deva), pq professor não pode ser gravado? São autoridades que como qualquer ser humano, as vezes abusam do poder.
Wilker Leão é herói sim, tem que peitar esses políticos podres do Brasil (direita, esquerda e centro) e tem que gravar professor sim, escola passou a ser local de doutrinação ao invés de formação profissional, faculdade não é local de pregação de política seja de direita ou esquerda, faculdade é local para se aprender uma profissão. Lá nos anos 2000 eu gravava minhas aulas em fita pq n hoje?
A solução é muito simples: Colocar câmeras nas salas de aula e nas salas dos professores. Em todos os lugares tem câmeras, porque não pode ter na escola?
O problema é que uma boa aula, às vezes pede uma piada ou zoeira, ou ainda um elogio individual para motivar algum aluno como motivação. E tudo isso, fora de contexto, pode virar processo e acusações. Então, câmeras com lei LGPD e não com celulares pode ajudar. Cara, falo com experiência própria.
@rotazero00 Pois é! As câmeras seriam oficiais e registradas, não seriam para ganhar like e automaticamente já faria inibição de muitas coisas erradas.
Tem que filmar mesmo, onde trabalho é cheio de cameras, os funcionarios são filmados o tempo todo e ninguem reclama. Esses professores não quer que filmem pq são militantes
É amiga acabou, vivemos nestes últimos 30 anos o cenário em que o professor passou a ser inimigo dos Pais. Os alunos perceberam o poder que possuem sobre a narrativa de que professor é opressor e aluno é oprimido. Hoje não tem respeito nem pelos pais que dirá respeito pelo professor. É uma junção de fatores.
Tenho 56 anos e estou fazendo o curso de GNI na Fatec de Ribeirão Preto. Semestre passado, um professor de português disse que era proibido filmar suas aulas, cujo conteúdo foi uma sucessão de lições sobre ideologia de gênero, sobre como o capitalismo é ruim, etc. TUDO, mesmos Língua Portuguesa. Me desentendi c9m ele e ficou um climão. Neste semestre, tive problema semelhante com uma professora de direito empresarial, que faz algo similar, inclusive mentindo em seus argumentos para defender seus pontos de vista. Ao fim e ao cabo, dois doutrinadores, não professores, embora com métodos diferentes. Outra, de Econo.ia, começou assim, mas como viu que alguém argumentava contra, recolheu sua tropa. SO PARA SABER: A aluna mais nova da sala tem 17 anos! E é esse pessoal que está sendo submetido a este tipo de doutrinação, sim, na maioria das vezes sem ter alguém que fale contra Estela distorção do ensino.
Sou professora de português do Ensino Fundamental e Médio, já aconteceu de alunos gravarem brincadeiras deles e eu mandei apagar porque não autorizei o uso do celular em sala (outro ambiente, eu sei). Se acontecesse comigo na faculdade, pediria para desligar - única e exclusivamente - por não me sentir confortável e não autorizar a publicação da minha voz na mídia social. Não sei se está embasado em lei. Mas tbm pediria com calma, sem confronto! Se ainda assim, o aluno tivesse o direito de gravar, eu não ia ficar criando caso. Apenas diria todo começo de aula "não autorizo que vc publique minha voz nas mídias". 😊
Welker Leão é um herói brasileiro! O cara é coerente, tem coragem e mostra indignação com a falta de coerência, e avisou Bolsonaro que daquele jeito o PT voltaria!
Acho que o comportamento do Wilker na universidade não é adequado, apesar de ser um local de debate e de ser certo ele colocar os posicionamentos dele. Achei ótimo ele ter feito com o Bolsonaro. Porém, é uma coisa totalmente diferente. Políticos tem que ser mesmo cobrados pelo povo,, ouvir as manifestações do povo e se explicar! Por mais que eu não concorde com os posicionamentos dos professores em alguns pontos, eles não deveriam ser submetidos ao comportamento desse aluno que só vai lá para zoar os professores e colegas,
Câmeras deveriam ser obrigatórias em ambientes de ensino e repartições públicas. Não é o que querem com os policiais? Eu sou a favor. Chega do povo não poder se defender e provar que sofreu abusos do Estado.
Wilker é muito bom. Aquele professor só tem medo da filmagem, pois não pode doutrinar seus alunos como queria. Tanto que tem outros professores que não ligam e não geram material para ser contestado. O cara realmente quer contar a história pelo seu ponto de vista, pela ótica de sua ideologia.
Engraçado que esses professores de humanas são os primeiros a defender que os PMs tenham câmeras e eles mesmos não gostam de serem filmados kkkkk
👏👏👏👏👏
Falei isso numa conversa, um tempo atrás, após ver alguns vídeos desse homem.
Mas, não adianta, infelizmente, a esquerda é a cara desse professor. Essa é só 1 das infinitas hipocrisias.
É só ver a narrativa das joias do Bozo, e perguntar sobre os containers do Lule, é amnésia e tangente na hora. O inverso tbm é verdade.
Todo esquerdista inverte valores. A raiz da inversao é a inveja do bem. Assista doutor keppe e doudora claudia pacheco
Mas a galera da direita, inclusive o governador de SP, tb não quer PM com câmera. Se ninguém tem nada a esconder, que gravem todos: professores, PMs, médicos em postos de saúde, servidores do INSS muitos com má-vontade pra atender aposentado, servidores do judiciário e principalmente juízes que trabalham muito pouco! Vamos virar um Big Brother, Brasil!!!🤣🤣
Exatamente isso
Esse rapaz tem tanta calma que fico impressionada!
Pq ele sabe o q está falando…
@mcpagano1963 realmente ele sabe, acrescido a isso, ele tem inteligência emocional com certeza. Fico inspirada com isso! Principalmente nesses tempos de exageros e tudo à flor da pele.
Professores deveriam se orgulhar quando veem alunos os filmando. Se não querem, cabe averiguação do porquê.
Wilker é fantástico, inteligente, corajoso e perspicaz. Apoio a iniciativa dele.
O engraçado é que o cara fala que vai explicar pro rapaz no método Paulo Freire e logo depois manda um, eu sou a autoridade aqui na sala de aula. Bem como Paulo Freire dizia!
Onde o Paulo Freire dizia isso?
@@PlanoBparis Foi ironia. Paulo Freire falava que professor não tinha que ser autoridade em sala de aula porquê professor e aluno são iguais.
Sou professora de uma universidade federal e, como para mim a formação dos meus alunos vem antes das minhas preferências políticas, eu jamais veria problema que filmassem uma aula minha. Estou À SERVIÇO do Estado, de maneira alguma o Estado me serve ou serve para palanquismos e outras infinitas estranhezas como as que eu lamentavelmente presencio todos os dias na universidade. Tenho um sonho que, um dia, a universidade volte a merecer o “u” maiúsculo. Embora eu ache difícil!!!
Parabéns, professora!A Sra sim orgulha a categoria sendo democrata de verdade,
Possivelmente, o comentário mais importante deste vídeo
Também sou professor, dou aulas de matemática e física pro ensino médio, e não me importaria se alguém filmasse minhas aulas. Eu mesmo gravo os áudios de cada aula só por precaução, já que existem muitos pais e alunos que gostam de fazer acusações infundadas.
Parabéns, você é uma ilha no meio dos militantes.
Wilker defende pontos importantes, independente de lado. Está fazendo um trabalho sensacional! Ótima análise, apontando um outro ponto de vista.
Me arrependi profundamente de ter colocado meu filho na estesp, incrível a transformação que eles fazem na vida dos adolescentes.
*Vou mandar uma REAL bem forte que o pessoal esquece: as universidades *deveriam formar profissionais de ponta pro mercado.* É muito decepcionante.
Na verdade, quem forma profissional pro mercado é curso técnico. Universidades devem formar acadêmicos.
@thiaguinhowjj Na verdade também, né?? Nas duas áreas é onde saem profissionais práticos e não só acadêmicos. De curso superior, há médicos, engenheiros, profissionais de TI por exemplo que são necessários no mercado de trabalho a priori e em menor número deles na área da docência. PS: Sou da área técnica, TI, com foco em suporte
@@thiaguinhowjjEstou impressionado com sua resposta, pois eu ia comentar algo semelhante, apenas substituindo "acadêmicos" por "cientistas". Seu comentário reflete bem o papel do ensino superior, que deveria ser um ambiente voltado à pesquisa, o que o diferencia do ensino médio e técnico. Cada nível tem seu propósito e público-alvo: quem deseja apenas enriquecer pode se limitar ao ensino médio e abrir o próprio negócio, enquanto quem busca estabilidade através de um bom emprego pode optar por um curso técnico ou concurso público. Já o ensino superior é ideal para quem sonha em ser pesquisador, cientista, professor, quem deseja escrever inúmeros artigos, dissertações e monografias, fazer palestras e aprofundar-se em discussões teóricas e técnicas.
Mas nem há mercado para a vasta maioria dos cursos de humanas. Na áreas técnicas a formação é boa.
Eu honestamente sequer acho que a doutrinação nos cursos superiores de humanas é um problema sério: os colegas do rapaz são significativamente mais fanatizados, agressivos e autoritários que os professores filmados. Eles já chegam assim ali, já ligados a partidos políticos ou instrumentalizados pelos mesmos. O problema é anterior: os pais destes rapazes e suas companhias durante a infância e adolescência.
@@thiaguinhowjj Ou seja, a situação é pior ainda.
O Wilker é um cara sensato. eu acho que todos nós deveríamos ser como ele.
Todo servidor público deveria ter uma câmera obrigatória ligada enquanto trabalha. Deputados, juizes. Vereadores prefeitos. Todos
O problema começou quando começaram a chamar a professora de “tia” e de “você”. A meu ver sala de aula tem que ter hierarquia desde o jardim de infância. Professor não é amigo, é professor. Tem muitos pais que pensam como eu, mas tem muitos que apoiam os filhos incondicionalmente. Depois fica difícil lidar com esses tiranos na faculdade.
O fato de alguém chamar o outro de “senhor” ou “senhora” não leva necessariamente a mais respeito. Meu vô obrigava minha mãe e meus tios a chamarem ele de senhor para demonstrar respeito e, por trás, meus tios o desrespeitavam e desobedeciam.
Mais do que chamar de senhor ou senhora é ensinar respeitar autoridade, ensinar a respeitar os mais velhos e ensinar a respeitar professor. Justamente pelo histórico da minha mãe, ela pedia pra não chama-la de senhora e não me ensinou a chamar professor de senhor/senhora. No entanto, sempre respeitei e professores e inclusive era uma das melhores alunas da sala. E isso aconteceu porque minha mãe me ensinou a respeitar os professores. Essa história de senhor/senhora é a história do sofá que a Madá contou no final do vídeo: insistir em chamar de senhor/senhora é não tratar a causa raiz do problema, que é a falta de respeito por figuras de autoridade.
Aluno me perguntou se eu concordava com o uso de TODES. Gravou. Expliquei, do ponto de vista da linguística histórica, o uso de todes não fazer o menor sentido. Fui falando desde a antiguidade, como era no latim o uso do neutro, e como no português o masculino passou a abarcar tb o neutro. Qd terminei ele me ameaçou de postar o vídeo. Daí falei que poderia postar, mas que provavelmente ele perderia a professora por conta da falta de compreensão das pessoas sobre o que expliquei. Os demais alunos foram para cima e ele decidiu que não iria mais postar. Bom professor aluno não quer perder. É preciso ser autoridade em sala, nosso conhecimento tem valor.
O advogado e cabo do exército Wilker Leão, 29 anos, é corajoso como poucos! Os alunos grevistas puderam filmar o professor, outros filmaram o professor na sala de aula e colocaram nas redes, porque o Wilker não pode filmar suas interlocucões com os professores? E o Wilker não coloca nada nas redes sem que ele esteja fazendo perguntas à algum professor. Ele está sendo afinetado pelos próprios colegas da faculdade. Parabéns Wilker, o Leão pelo trabalho e pela coragem! Escola sem Partido!
👏👏👏👏
Eu como professora, quem não deve não tem.
Ele é só um UA-camr atrás de dinheiro com visualizações. O que ele faz é velho, o mamãe falei já fazia no serviço passado e tudo o que ele disse aí Bolsonaro roubou do Nando Moura. Enfim, é só um pilantra atrás de likes e grana. Vamos parar de endeusar pilantras.
Madá. Não perco um Narrativas. Você é muito inteligente e sempre comprometida com a verdade .
Vivo na Suíça há 25 anos. A Suíça é um dos países mais democráticos do mundo. A privacidade de cada cidadão é sagrada. Ninguém pode filmar outra pessoa sem expressa autorização. Filmar alguém e publicar nas redes sociais é crime. Nos eventos escolares os alunos só podem ser filmados se os pais tiverem dado permissão. É impensável um aluno filmar um professor sem que esse autorize.
WL filma ele mesmo no ambiente da sala de aula.
Só gravou o professor quando este passou a filmá-lo.
Esse rapaz fala de um jeito que dá vontade de defende-lo. Tem horas que dá pena dele. Apesar de saber que ele é muito articulado, inteligente e com um controle emocional invejável!
Mada, já tá na hora de pensar num narrativas especial de sábado.
Dou uma sugestão: Entrevistando Narrativas, escutando uma pessoa da direita e uma da esquerda sobre o mesmo tempo.
Todas as aulas em estabelecimento público deveriam ser gravadas e disponibilizadas em páginas governamentais.
Se é órgão de ensino público, tudo que acontece lá dentro deve se tonar público.
É assim que eu penso.
O problema é que uma boa aula, às vezes pede uma piada ou zoeira, ou ainda um elogio individual para motivar algum aluno como motivação. E tudo isso, fora de contexto, pode virar processo e acusações.
Cara, falo com experiência própria.
Concordo plenamente, se é pago com dinheiro público deve ser público para todos.
Lembro-me que o professor Clóvis de Barros disponibilizava suas aulas de filosofia no UA-cam e eram um sucesso, inclusive explicou o pensamento marxista algumas vezes e não houve polêmica nenhuma. Acredito que só tem medo de ser filmado o professor que se aproveita de sua posição para impor sua visão de mundo aos alunos.
E as universidades privadas? Aí podem tudo? Aí você é contra ou a favor de gravar?
@@almir8444eram as aulas dele, não é? Propriedade intelectual dele, então podia fazer o que quiser, certo?
Uma experiência com minha filha: Minha filha 13 anos, escola pública, a professora começou a ensinar posições sexuais para os alunos incentivando todos menores (faixa etária de 13 a 15 anos), a serem sexualmente ativos, eu só acreditei porque minha filha filmou. DENUNCIAMOS...minha filha foi punida!
Interessante.lecionei durante 31 anos, em escola publica e privada. Nunca sequer fiquei sabendo que professor ensina posições sexuais em sala de aula. Nem mesmo o de biologia. Muito estranho esse depoumento.
@claricedealexandrianaltcha7296 sim, isso aconteceu eu tenho as gravações. E não me interessa o que você viu ou deixou de ver, isso foi uma experiência com minha filha. Vocês têm a mania de se protegerem quando estão errados, principalmente a turminha do todes.
Brasil é desse jeito mesmo
Absurdo mesmo tem gente que defende e dúvida mas já sabemos quem abafa é porque faz ou protege quem faz
@@claricedealexandrianaltcha7296 Então deve ter sido a muito tempo, as coisas mudaram e foi para pior!
Acompanho por alto o canal do Wilker e eu, se fosse professora, ficaria orgulhosa de ter um aluno inteligente, participativo e questionador. Passei por um mestrado na federal do meu estado e percebi muito dessa tentativa de silenciamento, professores (não todos, sem generalizar) abusando do poder hierárquico, debocham, humilham, colocam uns contra os outros..só se dá bem quem aceita viver dentro da patotinha e puxando saco deles, é terrivel!A universidade quando impõe que o aluno aja e pense como o que está sendo ali imposto age como instrumento de censura, completamente antidemocrática.
Filmar ou não é de menos, a realidade é nossas universidades está indo a passos largos ao fundo do poço.
Toda sexta-feira tem que ter algo assim, muito bom, divertido, pra gente poder rir 🤣. A semana sempre é pesada demais, vamos para o sextou, aprovadíssimo ❤
Madá, admiro a sua lucidez, a sua perspicacia! Parabéns!
Acho que as instituições deveriam gravar. Até para controle de qualidade do ensino
Dai ia custar mais caro doq ja é
Agora no caso do Wilker Leão, o legal dele (quanto ao passado) é que ele peita esquerda e direita. Aquela cena dele abordando o Bolsonaro foi ótima, "tchutchuca do Centrão!"
Exatamente
Nada mais que repetir o que o Nando Moura falava. Esse pilantra é uma máquina de cópia de outros youtubers
Acho que todas as salas de aula deveriam ter camaras .
As universidades públicas estão uma vergonha.
Dinheiro jogado fora.. tanto com professores.. quanto com alunes...
Já fui gravada em sala de aula por alunos do ensino médio. Quando descobri meu primeiro pensamento foi: como vão usar contra mim, pq o problema não era eu ter sido gravada dando minha aula, mas como essa gravação seria usada. Pq uma aula sempre tem um contexto, uma momento não representa tudo o que estava acontecendo. E, como vc disse, o adolescente precisa de orientação de um adulto que seja responsável, saiba o que está fazendo dentro de todas as regras, deveres e direitos que norteiam a ação de lecionar. Não me incomodava a gravação, mas o recorte irresponsável.
Eu já gravei aula no ensino médio (na verdade, o audio), na época era um gravador mesmo daqueles quadradinho preto antigo, mas foi pra poder repassar o conteúdo depois. Avisei ao professor, ele nem esquentou, deu apoio ainda.
Esse garoto é bom de trata. Goxtoooo dele 😂😂😂😂
Quem agradece, sou eu! Vc.D+
Parabéns mil vezes e depois mais mil!!! Bravo!!! Brevíssimo!!!
A gravação deveira ser feita pela própria universidade pública e disponibilizada na internet para difusão do conhecimento. Lembro-me que o professor Clóvis de Barros disponibilizava suas aulas de filosofia no UA-cam e eram um sucesso.
A cada dia amo mais a Mada. Infelizmente é rarissimo fazer o que ela faz: sair do senso comum e compreender a complexidade dos temas. Sou professora e mãe de adolescentes e considero que as reflexões da Mada nos fazem analisar a questão por diversas perspectivas em vez de sair distribuindo opinião sem embasamento algum.
Parabéns pelo trabalho Mada!
“ novela Dallas” 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Um recente documentário da Brasil Paralelo sobre as nossas universidades federais surpreende pelo cruel estado que se encontram , estão à deriva, sem comando, terra arrasada. 😢
A discussão do pode ou não gravar na verdade me parece muito mais forma de tentar enquadrar o que o Wilker está fazendo como permitido ou não e tentar cessar a ameaça que oq ele faz representa, se possível ainda colocar uma punição exemplar para que outros não tentem. Lembrando que universidade e ensino médio são contextos bem diferentes. Quanto tem vídeo de professora sendo agredida, levando cadeirada, aluno tomando chamada da mão de professora e rasgando em ensino médio ninguém levanta a discussão se o aluno que gravou podia ou não podia estar gravando.
Admito que em certos vídeos sinto um pouco de repulsa, é complicado. Madeleine Lacsko sabe jogar o bom jogo com altivez.❤
O professor de Física 💙👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 maravilhoso!!!!!!!!
Wilder Leão me representa. Meu herói.
A senhora foi muito sábia nessa questão de dar poder a adolescente, minha esposa é Vice Diretora de uma escola pública e ela fala muito sobre isso, a sociedade não sabe a diferença de que professor tem que ensinar e não educar, a distância e o desapego pela responsabilidade das famílias torna muito estressante e desestimulante o ofício de professor no Brasil.
Senhora é osso🤣
Obrigado❤. É emocionante saber que ainda existem pessoas inteligentes no Brasil
Não sou contra professores... sou contra a doutrinação
Madá uma sugestão para você, dentro do tema de hoje, visite as Universidades, faça uma reportagem sobre doutrinação, visiete as universidades de grandes centros com por exemplo UNB, UFMG, USP, e as de cidade média como UFV, UFLA, A Rural do Rio de Janeiro UFOP. etc.
O professor deveria ficar feliz de ver a sua aula divulgada para milhares de pessoas. Ou não... 🤔
O pior câncer na educação brasileira se chama Escola de Tempo Integral, não pela quantidade de horas que ficamos a mais em sala de aula, mas pelos “direitos” que os alunos receberam sob os professores, e pela forma empresarial que a escola passa a ser gerida. Os professores passaram a ser tratados piores que capacho, e direção sempre faz vista grossa pra se manter no cargo (isso quando não usa os alunos pra ferrar com o professor por n razões), enfim, um pesadelo. (E não adianta “ser apenas um bom professor”, porque o problema vai muito além da minha capacidade de dar uma excelente aula, o que ocorre é quase demoníaco!)
MADA. Concordo com a gravação. Não houve provocação do aluno porém desconforto do Professor com questionamento.
"Faz o L e agora vem!"
"Vem se Lascar você, também!" 😅😅😅
Hahahahahahahaha 😂😂😂
O Nando Moura foi quem emitiu a condição mais certeira do Wilker Leão: que ele pode ser condenado mesmo não estando exatamente errado ao se gravar nas aulas da universidade pública.
Mas no fim ele tá errado. O professor tem direito tbm sobre a voz. Fora que ele n tem nenhum respeito pelo professor. Ele discorda e tenta ridicularizar os professores.
@roc1586 Então, eu acho que o Wilker Leão tá sim em partes fazendo pra ganhar views. Aliás, como o Nando também falou, o Wilker pode ter criado um *precedente* onde as universidades comecem a proibir de verdade celulares nas salas (não sei se será por lei, por portaria, regras da universidade...). Se ocorrer o efeito inverso com estes vídeos do Wilker, será uma tragédia...
@roc1586 Outra: também acho um tanto "inútil" fazer estas gravações, simplesmente por um fato inexorável e empírico: *TODOS SABEM* que há muita doutrinação pesada nas universidades, em especial as públicas, quem é que não sabe?? A real é que a situação é muito complicada e como tudo na vida onde é complicada, obviamente a solução não é fácil. Em si, estes vídeos do Wilker não ajudam muito não, ponto. Tirar estes professores ruins é uma tarefa complicada e de longo prazo, aqui a gente só toma por muito tempo 😡
@@verdadeiroWolfRAC mas por lei já é proibido. Estudei em federal (voltei agora 2 anos depois pra fazer a pós, loucura), professor de esquerda tinha, mas tbm tinha de direita. E doutrinador msm n lembro de nenhum, mas sei que existem.
No caso do wilker se ele perder e for expulso da faculdade, na minha opinião vai fortalecer esses doutrinadores. Pra ele seria ótimo, pq vai explodir de views e seguidores.
@roc1586 É, o cabra explode de views e quem toma são todos os outros 😡
Obrigada por falar do Wilker 🦁 ❤❤❤
Sou professora e resovi há uns 7 anos me aposentar. Ainda teria e tenho muita lenha pra queimar mas não dá mais, hoje ser professor é quase ser um “mártir “. Você não tem ideia do que acontece nas escolas de todos os níveis, pra não ficar louca, parei. Wilker Leão nem conhecia, agora já sei tudo graças a você, adorei o vídeo, fiquei pensando 🤔, já pensou acontecendo comigo? Melhor não, ótimo fim-de-semana.
Pessoal romantiza isso aí, eu acho um absurdo, assim como acho filmar o policial um absurdo, as pessoas, são pessoas, tem coisas que nem todos precisam saber e nem por isso são coisas ilícitas, exemplo trair a o cônjuge... tanto o policial contando pra outro sobre uma traição dele, quanto abordar um casal de amantes que estão tendo um problema. O professor quer desabafar com os alunos as vezes e os alunos desabafar com o professor. Ninguém fora da sala precisa saber que a Jéssica apanha dos pais dela, que o professor foi corno do vizinho etc hahaha
Mais uma vez um pensamento coerente!!!
As próprias instituições de ensino deveriam ter câmeras em salas de aulas para gravarem o que acontece lá dentro.
Sou professor. E não me importo que gravem minhas aulas.
Esse cara tem coragem
Importante esse embate. Esse aluno WILKER LEÃO está prestando um grande serviço a todo povo Brasileiro, porque está espondo o que acontece nas universidades que são pagas com o dinheiro do contribuinte, e estamos formando militantes partidarios e não futuros engenheiros, médicos etc.
@@rkennedy-i4k verdade
Se policial deve usar câmera (e eu concordo que deva), pq professor não pode ser gravado? São autoridades que como qualquer ser humano, as vezes abusam do poder.
Deveriam se preocupar é com professores criminosos em sala. Professores ensinando alunos a cometerem crimes. É o que sinto!
Pessoas como o wilker,além de corajosas e controladas emocionalmente,tem de ser meio loucas.Enfrentar essas pessoas é para poucos!
Quem inaugurou isto foi o Juruna, ele andava com um gravador National em Brasília tirando políticos do sério
“Aquela velha história que o cara chega em casa e vê a mulher com o amante no sofá e, e que ele faz? Vende o sofá!” Madá é FENOMENAL!!!!!
Finalmente um assunto importante como filmar na sala de aula. A midia só está falando do plano de golpe, não aguentava mais.
Wilker Leão é herói sim, tem que peitar esses políticos podres do Brasil (direita, esquerda e centro) e tem que gravar professor sim, escola passou a ser local de doutrinação ao invés de formação profissional, faculdade não é local de pregação de política seja de direita ou esquerda, faculdade é local para se aprender uma profissão. Lá nos anos 2000 eu gravava minhas aulas em fita pq n hoje?
Melhor programa
A solução é muito simples: Colocar câmeras nas salas de aula e nas salas dos professores. Em todos os lugares tem câmeras, porque não pode ter na escola?
O problema é que uma boa aula, às vezes pede uma piada ou zoeira, ou ainda um elogio individual para motivar algum aluno como motivação. E tudo isso, fora de contexto, pode virar processo e acusações.
Então, câmeras com lei LGPD e não com celulares pode ajudar.
Cara, falo com experiência própria.
@rotazero00 Pois é! As câmeras seriam oficiais e registradas, não seriam para ganhar like e automaticamente já faria inibição de muitas coisas erradas.
Tem que filmar mesmo, onde trabalho é cheio de cameras, os funcionarios são filmados o tempo todo e ninguem reclama. Esses professores não quer que filmem pq são militantes
Herooooooi... sim deve deixar... e bom... deixa ele continuar o que ta fazendo...
Ela é ótima!!! Que abordagem!!
Madeleine Lacsko está "como Cleópatra", a blusa é linda. Vou comprar o curso sobre "todes" e ter uma overdose de razão e coragem. ❤
Com a proibição de celular nas salas de aula sem debate algum deixará uma geração aleijada. A tecnologia é um recurso didático.
Que otimo voce ter feito um video sobre esse tema. Gosto de como voce aborda os assuntos. Bora pro video! 😊
É amiga acabou, vivemos nestes últimos 30 anos o cenário em que o professor passou a ser inimigo dos Pais. Os alunos perceberam o poder que possuem sobre a narrativa de que professor é opressor e aluno é oprimido. Hoje não tem respeito nem pelos pais que dirá respeito pelo professor. É uma junção de fatores.
Estou amando o sextouuu❤❤❤
E so o pvo ignorar ele o que ele quer e vender seus vídeos
Perfeito. Um oportunista
Estou viciada no seu programa. Simplesmente sensacional!!!
Tenho 56 anos e estou fazendo o curso de GNI na Fatec de Ribeirão Preto. Semestre passado, um professor de português disse que era proibido filmar suas aulas, cujo conteúdo foi uma sucessão de lições sobre ideologia de gênero, sobre como o capitalismo é ruim, etc. TUDO, mesmos Língua Portuguesa. Me desentendi c9m ele e ficou um climão.
Neste semestre, tive problema semelhante com uma professora de direito empresarial, que faz algo similar, inclusive mentindo em seus argumentos para defender seus pontos de vista.
Ao fim e ao cabo, dois doutrinadores, não professores, embora com métodos diferentes. Outra, de Econo.ia, começou assim, mas como viu que alguém argumentava contra, recolheu sua tropa. SO PARA SABER: A aluna mais nova da sala tem 17 anos! E é esse pessoal que está sendo submetido a este tipo de doutrinação, sim, na maioria das vezes sem ter alguém que fale contra Estela distorção do ensino.
Como sempre arrasando!
Parabéns!
Na minha opinião tem que ser discutido, só que para mim tem que ser gravado pela segurança dos envolvidos
Infringi a lei para gravar a aula. Ridículo.
Qual é a lei???
Sou professora de português do Ensino Fundamental e Médio, já aconteceu de alunos gravarem brincadeiras deles e eu mandei apagar porque não autorizei o uso do celular em sala (outro ambiente, eu sei).
Se acontecesse comigo na faculdade, pediria para desligar - única e exclusivamente - por não me sentir confortável e não autorizar a publicação da minha voz na mídia social.
Não sei se está embasado em lei. Mas tbm pediria com calma, sem confronto!
Se ainda assim, o aluno tivesse o direito de gravar, eu não ia ficar criando caso. Apenas diria todo começo de aula "não autorizo que vc publique minha voz nas mídias".
😊
Gravar aulas é antiético.
Que desabafo sensational
Ele não filmar professor, ele filma ele mesmo com diálogo com professor. Para o professor é doutrinador.
Welker Leão é um herói brasileiro! O cara é coerente, tem coragem e mostra indignação com a falta de coerência, e avisou Bolsonaro que daquele jeito o PT voltaria!
O WL não grava a aula, grava ele mesmo, em ambiente de sala de aula.
É um direito... então é certo
Madá estou amando o seu trabalho. Obrigada ❤
Acho que o comportamento do Wilker na universidade não é adequado, apesar de ser um local de debate e de ser certo ele colocar os posicionamentos dele. Achei ótimo ele ter feito com o Bolsonaro. Porém, é uma coisa totalmente diferente. Políticos tem que ser mesmo cobrados pelo povo,, ouvir as manifestações do povo e se explicar! Por mais que eu não concorde com os posicionamentos dos professores em alguns pontos, eles não deveriam ser submetidos ao comportamento desse aluno que só vai lá para zoar os professores e colegas,
Câmeras deveriam ser obrigatórias em ambientes de ensino e repartições públicas.
Não é o que querem com os policiais? Eu sou a favor. Chega do povo não poder se defender e provar que sofreu abusos do Estado.
Gostei de cara.
A do professor da FFLCH que não aderiu a greve (da cabeça deles) é das antigas mas é lindo, é uma aula em poucos minutos.
Perfeito, Madá!
Sou pai, o dia que um professor degradar a mente de um dos meus, não vai ter filmagem, eu vou preso. Simples assim.
Wilker é muito bom. Aquele professor só tem medo da filmagem, pois não pode doutrinar seus alunos como queria. Tanto que tem outros professores que não ligam e não geram material para ser contestado. O cara realmente quer contar a história pelo seu ponto de vista, pela ótica de sua ideologia.
Certíssimo!
Wilker tem razão e ele não filma o professor, ele apenas se filma e a as vozes. O próprio professor é que se filmou e a ele.
Parabéns!
Boa noite. So ver e ouvir....é um prazer.....gostei do boca a boca.....
Devia ter um quadro aí seu comentando notícias que desafiam a realidade
Ele é muito frio!!! Deixa os professores sem argumentos!! 😂😂😂
Esse professor da USP é meu HERÓI!!!
❤ gosto demais do programa!
Como mãe de jovem e adolescente, não sei nem oque pensar e nem pra onde fugir!!!!