Parabéns pelo vídeo. Trabalho na Casa da Moeda do Brasil, e nos temos orgulho de fazer parte dessa história tão importante. A Moeda é um símbolo nacional a serviço da história e da cultura da nação.
@@andersonandrighi4539 É só fazer como os EUA e colocar figuras muito antigas. Tipo D. Pedro I, D. Pedro II, José Bonifácio, Tiradentes. E figuras não políticas, como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Machado de Assis, Luís Gamaa, Bertha Lutz. Quase todos esses foram representados nas moedas antigas.
@@TheOsamaBahama nos EUA por conta das notas conterem "os pais fundadores" o próprio governo decidiu diversificar e uma parte sensível da sociedade reclamou. Se não me engano foi no governo Clinton. De qualquer maneira no atual clima político e atual gestão não consigo ver isso sendo feito certo. Por exemplo Getúlio Vargas precisa estar em alguma nota, pois mais impactante pra história do Brasil do que o próprio D. Pedro I. Vai ter muita gente dizendo que é elogio a ditador filonazista. Por outro lado tem também a questão de quem vai ficar com as notas que circulam mais 10 e 20. Um Bolsonaro é capaz de sugerir alguém da Ditadura de 64 e parte da esquerda vai escolher alguém pra afrontar os bolsominions... Muito barulho pra pouco ganho político, entende?
Mano não é possível!!! Estou eu aq de boa fazendo as minhas atividades semanais do pH no Plurall, na matéria de História e aq fala justamente sobre as histórias das moedas... Poderia ter hora melhor pra esse vídeo ter sido postado? Vou acertar todas com esse vídeo agora \0/
Ciro Gomes: É MUITO SIMPLES, quanto custa a impressão colorida? 1 real, se imprimir dos 2 lados custa 2 reais. Imprima uma nota de 100 e tenha 98 de lucro
É incorreto continuar chamando de "revolução industrial" o correto seria chamar atualmente de indústria 1.0 ou primeira indústria no caso da primeira "revolução" industrial. A palavra revolução já foi usada até a exaustão, mas a era dos revisionistas de esquerda passou, vivemos em novos tempos.
Uma ressalva: Faltou explicar que durante a transição do Cruzeiro Real para o Real, tivemos a URV (Unidade Real de Valor). Que era uma especie de "moeda paralela", usada para a conversão dos valores. Fazia parte do plano econômico. Não lembro direito como se aplicava, mas quando criança, andava pra todo canto com uma tabela de conversão.
A URV nao era uma moeda. Por isso nao está no vídeo. A URV era um indexador econômico, como a taxa Selic que se baseia na taxa de juros do Federal Reserve. Cala a boca.
Nerdologoa- congo belga e o genocídio do congo Nerdologia- D: Pedro II e o segundo reinado. Nerdologia- Revolução iraniana Nerdologia: Apartheid Nerdologia: dissolução da Jugoslávia .
História triste: Minha avó deixou para minha mãe um saco grande de moedas antigas, e patacões.. um dia minha tia inventou de dar elas pro filho dela levar pra escola e ele vendeu por tipo 20 reais pra comprar doce.. Recentemente descobri que uma delas, e deveria ter umas 30x na coleção hoje vale cerca de 1000 reais..
Vale citar que a moeda vigente durante o império do Brasil, foi a que mais tempo ficou em circulação e detinha um valor razoável comparado a outras moedas do seu tempo.
@@FinnUnter Mas do que adianta essa estabilidade monetária sendo que não seríamos nós os detentores do dinheiro? Fora que era uma época carente em saneamento básico e em vacinas. Não dá pra sentir saudades disso, não ¯\_(ツ)_/¯
@@FinnUnter Sim, de fato. No entanto, não gostaria de estar nessa situação e ter de esperar pela chegada dessas tecnologias. Monarquia não faz mais sentido, mano (se é que já fez, mas enfim)
Tenho dinheiro antigo e quero vender, c sabe me dizer onde posso encontrar compradores? Seus vídeos são muito interessantes, continue assim, abraço! 🤜🤛
As primeiras cedulas da primeira família do Cruzeiro eram impressas por bancos particulares: American Bank note company , e Tomás de rue company limited london
6:49 tenho todas essas notas 🙌, eu tinha muitas, muitas moedas antigas, algumas com formas diferentes, mas eu brincava com elas e sumiu tudo, acho que estão todas enterradas na terra na casa do meu pai 😂😂😂, ótimo episodio 👍
Mais um grande trabalho! Uma pergunta, quando a moeda é trocada (exemplo Cruzeiro para Real), como fica a circulação das moedas antigas e como essa transição afeta a vida das pessoas no dia a dia?
As moedas são literalmente trocadas, em bancos, p. ex. Aquelas que não são trocadas perdem totalmente seu valor a curto prazo (no medio-longo prazo há valor para colecionadores, tal como o Cruzeiro Real que é raro de conseguir hoje em dia).
No caso do Real, foi criada uma unidade índice: URV. Ela foi sendo ajustada semanalmente e para comprar algo, ou trocar pela nova moeda, era preciso saber quantas URVs a moeda antiga estava valendo na semana. Era louco, o comércio afixava os preços em URV, na hora de pagar, era feita a conversão. pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_real_de_valor
Repare que ficou tudo uma bosta depois da independência kkkkkkk. Você aceitando ou não, Portugal sempre soube gerir um país melhor que nós. Enquanto o Brasil não ganhou NADA com a Segunda Guerra Mundial, os portugueses souberam aproveitar e ganharam grana pra caralho no processo e nem sequer entraram em guerra com ninguém. Em Portugal você precisa OBRIGATORIAMENTE ter ensino superior para poder ser Presidente, no Brasil qualquer bosta chega nesse cargo, Lula, Dilma e Bolsonaro que o digam kkkkkk. Enfim, enquanto o brasileiro for BURRO e não souber votar direito, vamos continuar na mesma merda.
Falou pouco mas falou bosta. Desde 1833 o Reis foi a moeda brasileira de maior valor na nossa história, dentro do império do Brasil ela teve valores de auge, como em 1865 que Valia MAIS que o Dólar, ou em 1888 que permaneceu o ano inteiro tendo basicamente o mesmo valor do dólar e quase o mesmo valor das libras esterlinas (moeda da Inglaterra). Ao longo dos anos do 2° reinado, o Brasil disputava com o dólar para ver quem era a segunda moeda de maior valor no mundo, e como dito chegando algumas vezes a beirar o primeiro lugar. Nunca mais isso aconteceu no Brasil, agr dizer que sempre formos desorganizados, isso não é apenas burrice, é ignorância histórica sobre o próprio país, só o Brasileiro faz isso, falar mal da própria nação sem antes conhecê-la de fato.
Faltou falar da URV que apesar de não ser moeda, indexou o valor do Cruzeiro Real frente ao Real. Lembro que tínhamos que ver quantas URVs o dinheiro valia em um determinado momento. Tudo era etiquetado em URV, no mercado e a conversão para cruzeiro real, era feita na hora do pagamento. Quando se encerrou a transição, houve um período para fazer a troca da moeda antiga para a nova. Foi um período economicamente tenso, mas fico feliz por tê-lo vivido.
Aproveitando o tema para fazendo um mini-jabá, no Centro Cultural do Banco do Brasil , no centro do Rio de Janeiro, tem um museu da moeda, que conta com diversos tipos de exemplares, tanto nacional quanto estrangeiros, de diferentes momentos na historia. É uma boa pedida pra visitar se vc mora ou esta passando pela Cidade Maravilhosa.
Eles disseram maior valor FACIAL, não valor de compra. É o número que está escrito na cédula. A cédula era de 500.000 e a moeda de ouro com maior valor facial foi de 20.000 réis.
Uma coisa que sempre pensei, mas não procurei me aprofundar no assunto... E se, o Brasil adotasse uma moeda digamos, global, como o Dólar ou o Euro, quais os efeitos que teria em nossa economia? Como seria possível?
A inflação subiria a níveis absurdos, veja como está a Argentina. Além do Brasil perder toda independência e soberania nacional, estando à mercê dos respectivos países que imprimem essa moeda. Não estou 100% certo da minha resposta, mas acredito que seja por isso.
Po, Filipe! Fica difícil prestar atenção no vídeo quando vocês botam de fundo a balada no.1 de Chopin. E ainda no final teve a La Campanella de Franz Lizst! Tiver que pausar o vídeo, ouvir as músicas e depois voltar a ver o vídeo!! kkkk abraços
Não é só a casa da moeda que emite notas de real. Em 2017 a empresa sueca Crane AB produziu 100 milhões de cédulas de R$2,00. Atualmente o governa realiza licitações internacionais para emissão de dinheiro.
Tenho medo que, com essa inflação que estamos tendo agora seja necessário uma nova moeda, espero que não há tantas turbulências como ocorreu no século XX.
Brasileiros que foram retratados nas moedas: Getúlio Vargas (10 cruzeiros) D. Pedro I (200 cruzeiros) Pedro Álvares Cabral (1000 cruzeiros) Marquês de Tamandaré (1 cruzeiro) Duque de Caxias (2 cruzeiros) Barão do Rio Branco (5 cruzeiros) Marechal Deodoro da Fonseca (20 cruzeiros) Princesa Izabel (50 cruzeiros) D. Pedro II (100 cruzeiros) D. João VI (500 cruzeiros) Tiradentes (5 mil cruzeiros) Santos Dumont (10 mil cruzeiros) Floriano Peixoto (100 cruzeiros) Castello Branco (5 mil cruzeiros) Rui Barbosa (10 mil cruzeiros) Oswaldo Cruz (50 mil cruzeiros) Juscelino Kubitschek (100 mil cruzeiros) Heitor Villa-Lobos (500 cruzados) Machado de Assis (1000 cruzados) Cândido Portinari (5 mil cruzados) Carlos Chagas (10 mil cruzados) Carlos Drummond de Andrade (50 cruzados novos) Cecília Meireles (100 cruzados novos) Augusto Ruschi (500 cruzados novos) Marechal Cândido Rondon (1000 cruzeiros) Antônio Carlos Gomes (5 mil cruzeiros) Vital Brazil (10 mil cruzeiros) Luís da Câmara Cascudo (50 mil cruzeiros reais) Anísio Spínola Teixeira (1000 cruzeiros reais) Mário de Andrade (500 mil cruzeiros reais)
Fun fact: Durante o desenvolvimento do real, segundo Mailson Nobrega, alguem disse "Ta acabando o estoque de herois nacionais, daqui a pouco a gente vai por nas cédulas só os animais.". E acabou sendo a ideia que pegou hahah.
Opa!, Aproveitando a citação no início do vídeo, peço novamente um nerdologia sobre a União Ibérica e pra mim a nota com desenho mais bonito já feito foi o Cruzeiro de 1970, simples e elegante deveriam ter mantido e modernizando com o passar dos anos
Só a título de curiosidade, minha cidade tem um bairro, Palmeiras, com um banco próprio e uma moeda própria, chamada Palma. A moeda circula livrimente dentro do referindo bairro. Segue uma fonte de pesquisa para quem quiser saber mais. pt.m.wikipedia.org/wiki/Banco_Palmas
O dobrão do império era bem mais forte que o dolar,isso que da a moeda usufruir de papel e não ouro,todavia moeda em si é um meio ultrapassado com tantas teorias de uma nova economia baseada em recursos. Ps:Até o dólar até a década de 20 era padrão ouro,da pra ver que um dolar naquela época vale bem mais que um dolar hoje
Alguém poderia me tirar uma dúvida?? Se eu tivesse na época em que foi criado o real uma quantia na moeda que foi substituída pelo real eu poderia trocar pelo real? E receberia o mesmo valor só que em real?
Uma correção: aos 7:30 do vídeo é mencionado que moedas de metais preciosos não são mais cunhadas para circulação comum a partir de 1922. Mas o certo é que tivemos as moedas de prata de 2000 réis de 1924 até 1934 e o 2000 réis da série ilustres do ano de 1935 com o rosto do Duque de Caxias
Olá Filipe! VocÊ poderia discutir um pouco mais sobre a criação do plano real e a discussão entre FHC e Ciro Gomes sobre a "paternidade" do Plano Real. A propósito. Lembro me de uma reportagem nos dias de lançamento da moeda em que um catador de recicláveis encontrou amostras da moeda no lixo alguns dias antes de ela ser lançada oficialmente! (caramba, tô velho!!!!) Parabéns pelo trabalho a toda a equipe!
Não sei se por "as cédulas são produzidas no Brasil" se quis dizer da arte, da impressão ou da emissão. A arte e a emissão são sempre nacionais no sentido que são realizadas pelo Banco Central. A impressão, no entanto, já foi feita no exterior, na Crane AB, empresa sueca, em 2018, e possivelmente seja impressa novamente agora que foi autorizada a realização de licitação para a impressão de cédulas.
A história da moeda no Brasil é bem mais complicada. São vários carimbos, moedas recunhadas, cada estado cunhava moedas de tamanhos diferentes (na época a moeda valia o seu peso em metal), moedas que eram para circular em outras colônias que valiam aqui, imperadores que eram trocados e as moedas antigas ainda valiam, etc. Mas está bem completo este vídeo. Parabéns
7:17 - Como se encaixou unidade real de valor (URV) na transição entre cruzeiro e real? Como funcionava? Lembro-me na época havia até tabela de conversão em todo o comércio....
Eles começaram a fixar salários e valores em contratos com a URV, e em pouco tempo, os próprios estabelecimentos já estavam colocando preços em URV, ao invés de Cruzeiros. URV, se não me engano, era fixada com o valor do dólar do dia passado e foi uma medida para frear a inflação por expectativas.
@@Algernon1284 e vc sabe dizer como ficava quem havia economizado dinheiro na epoca? Por exemplo, quem guardou 1000 cruzeiros ia passar a ter 1 real certo? Ficou pobre?
@@renanpereira7052 2750 Cruzeiros Reais = 1 real. Nominalmente, ficou pobre, mas não de verdade, uma vez que a inflação caiu de mais de 40% ao mês para 6% logo no primeiro mês. Desta forma, na verdade as pessoas ficaram mais ricas, pois tinham mais poder de compra.
Eu tenho essa nota de 500 mil cruzeiros aqui em casa, acho o desenho dela muito bonito. Sempre achei bem interessante esse valor alto dela, mas nem imaginava que era a nota com maior valor nominal que o país já teve.
faltou mensionar o Tostão uma moeda de 80 réis no período Colonial e Imperial. foram cunhados tostões (80 réis) em prata de 1695 a 1833. Já na República, entre 1918 e 1935, a fim de facilitar o troco, foi cunhada em cuproníquel uma nova série de moedas que substituiu cédulas de valores pequenos e moedas antigas. A moeda de 100 réis dessa série ficou conhecida como tostão e teve curso legal até 1942, quando foi extinto o antigo real, substituído pelo cruzeiro. Siguinificado do nome: Tostão era o nome de uma antiga subdivisão da moeda em curso. A palavra tostão tem origem no francês teston, que era uma moeda de prata com a esfíngie de um monarca. O termo francês foi emprestado do italiano testone, que era uma antiga moeda da segunda metade do século XIII, e a palavra significava literalmente "cabeça grande" Nao confundir com o tostao que jogou pelo cruzeiro e seleção brasileira, nem com a joelhada na coxa.
Eu tenho duas perguntas. 1° De quem é a impinge da nota de real e da nota de duzentos cruzados novos? (que são a mesma impinge) 2° a expressão "escambal" vem de escambo?
Fico impressionado em como conseguiram criar um cenário de falta de moeda circulando e inflação ao mesmo tempo.
Estado eficiente kkkkkk
@@alca-techsoftwarestudio9140 O Estado é tão eficiente que perde pra ele mesmo na incompetência!
@@gabrielv.l.4618 né kk
Pesquisa o Conceito de inflação inercial que vai entender esse fenômeno
Bem vindo ao Brasil:
Regras: não há regras
É velha mas é a verdade
Não vejo a hora de passar 180 anos pra eu vender minha coleção de moedas das olimpíadas do Brasil por 1 milhão de dólares!!!
Kkkk eu também tô nessa
Kkkkk
Heh... Eu... Também...
*Esconde minhas moedas de 1 centavo
😂😂😂😂😂
kskskssksksksjsjs tbm coleciono, tenho umas 30
Parabéns pelo vídeo.
Trabalho na Casa da Moeda do Brasil, e nos temos orgulho de fazer parte dessa história tão importante.
A Moeda é um símbolo nacional a serviço da história e da cultura da nação.
Uma coisa inútil que eu acho que devia voltar é a impressão de figuras históricas no verso das cédulas
É tão bonito man
E, também, é uma ótima forma do governo dar reconhecimento a minorias discriminadas pela sociedade.
A ideia é boa, mas no clima político que vivemos hoje não vai demorar para alguém reclamar na internet.
@@andersonandrighi4539 É só fazer como os EUA e colocar figuras muito antigas. Tipo D. Pedro I, D. Pedro II, José Bonifácio, Tiradentes. E figuras não políticas, como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Machado de Assis, Luís Gamaa, Bertha Lutz. Quase todos esses foram representados nas moedas antigas.
Uma coisa que devia voltar é a moeda lastreada em Ouro kkkk
@@TheOsamaBahama nos EUA por conta das notas conterem "os pais fundadores" o próprio governo decidiu diversificar e uma parte sensível da sociedade reclamou. Se não me engano foi no governo Clinton.
De qualquer maneira no atual clima político e atual gestão não consigo ver isso sendo feito certo. Por exemplo Getúlio Vargas precisa estar em alguma nota, pois mais impactante pra história do Brasil do que o próprio D. Pedro I. Vai ter muita gente dizendo que é elogio a ditador filonazista. Por outro lado tem também a questão de quem vai ficar com as notas que circulam mais 10 e 20. Um Bolsonaro é capaz de sugerir alguém da Ditadura de 64 e parte da esquerda vai escolher alguém pra afrontar os bolsominions...
Muito barulho pra pouco ganho político, entende?
Mano não é possível!!! Estou eu aq de boa fazendo as minhas atividades semanais do pH no Plurall, na matéria de História e aq fala justamente sobre as histórias das moedas... Poderia ter hora melhor pra esse vídeo ter sido postado?
Vou acertar todas com esse vídeo agora \0/
Gosto muito quando vocês falam da nossa história, continua assim Nerdologia, vocês são demais!
"Não existe crise econômica se imprimir mais dinheiro"
Stonks
Ciro Gomes liked your comment
Ciro gomes aprova
selo bresser pereira de eficiência
Ciro Gomes: É MUITO SIMPLES, quanto custa a impressão colorida? 1 real, se imprimir dos 2 lados custa 2 reais. Imprima uma nota de 100 e tenha 98 de lucro
-mas como voce vai pagar ciro?
-vou pagar pagando
Nerdogia sobre as grandes revoluções industrias seria um tema muito interesante.
É incorreto continuar chamando de "revolução industrial" o correto seria chamar atualmente de indústria 1.0 ou primeira indústria no caso da primeira "revolução" industrial. A palavra revolução já foi usada até a exaustão, mas a era dos revisionistas de esquerda passou, vivemos em novos tempos.
Up
Uma ressalva: Faltou explicar que durante a transição do Cruzeiro Real para o Real, tivemos a URV (Unidade Real de Valor). Que era uma especie de "moeda paralela", usada para a conversão dos valores. Fazia parte do plano econômico. Não lembro direito como se aplicava, mas quando criança, andava pra todo canto com uma tabela de conversão.
A URV nao era uma moeda. Por isso nao está no vídeo. A URV era um indexador econômico, como a taxa Selic que se baseia na taxa de juros do Federal Reserve. Cala a boca.
O Reis e o Cruzeiro de Vargas eram bonitos demais!
Nerdologoa- congo belga e o genocídio do congo
Nerdologia- D: Pedro II e o segundo reinado.
Nerdologia- Revolução iraniana
Nerdologia: Apartheid
Nerdologia: dissolução da Jugoslávia .
Sé não mé engano já teve algo sobre o aphataid
Aparthed
Apartheid
É bem difícil de eles fazerem nerdologia se não for por patrocínio
O da Yugoslávia seria legal
Esse Chopin maravilhoso no fundo é a pièce de resistance.
Opus???
E os espertos que raspavam os cantos das moedas para vender o metal, ou cunhar novas moedas?!
Os chineses na época que o dólar tinha lastro em ouro simplesmente trocavam a nota pelo ouro e vendiam na china HAHAHAHA
Que conteúdo maravilho. Parabéns
parabéns pelo conteúdo. eu que sou colecionador, fiquei surpreso com a clareza e didática. parabéns
Passei em todos os meu grupos de numismática 😀😀😀😀
Depois do Real, vai vir o Surreal, que será R$1.000,00. E depois, o Imaginário, que será S$1.000,00
E dps o Abstrato valendo i$2750,00
Primeiro será o "Talkey"
@@pauloandrerpd e depois desse virá o *Talkey real*
@@mrskylark8769 depois o talkey novo
História triste: Minha avó deixou para minha mãe um saco grande de moedas antigas, e patacões.. um dia minha tia inventou de dar elas pro filho dela levar pra escola e ele vendeu por tipo 20 reais pra comprar doce.. Recentemente descobri que uma delas, e deveria ter umas 30x na coleção hoje vale cerca de 1000 reais..
Sua tia è burra
Interessante!
7:20 até 7:25 minutos.
Essa é a cédula de Reais mais usada no Brasil até hoje.
o nome da primeira musica de fundo é "Ballade No. 1 in G minor, Op. 23" de Chopin
E a segunda é "La Campanella" de Liszt
Vocês poderiam fazer um nerdologia sobre como um pais se torna desenvolvido.
Politicas Econômicas Liberais, desburocratização, segurança Jurídica e Livre Mercado!
Vale citar que a moeda vigente durante o império do Brasil, foi a que mais tempo ficou em circulação e detinha um valor razoável comparado a outras moedas do seu tempo.
@@luffiin Saudades do império? Hahaha
Sim, foi sem dúvidas a moeda mais estável do Brasil
@@FinnUnter Mas do que adianta essa estabilidade monetária sendo que não seríamos nós os detentores do dinheiro? Fora que era uma época carente em saneamento básico e em vacinas. Não dá pra sentir saudades disso, não ¯\_(ツ)_/¯
@@psyqueijo1 Mesmo na republica durante um longo tempo tivemos os mesmo problemas que você citou, eles só foram resolvidos com novas tecnologias...
@@FinnUnter Sim, de fato. No entanto, não gostaria de estar nessa situação e ter de esperar pela chegada dessas tecnologias. Monarquia não faz mais sentido, mano (se é que já fez, mas enfim)
9:26 a cédula de maior valor seria a de 5 milhões de cruzeiro só que não entrou em circulação porque já tinha feito a conversão para o Cruzeiro real
Nossa moço obrigada, tava precisando de mais informações pra fazer o trabalho da escola e esse vídeo foi de grande ajuda
O que me chamou mais atenção no vídeo foi a Ballade in G minor de Frèderic Chopin tocando ao fundo haha linda música
Tenho dinheiro antigo e quero vender, c sabe me dizer onde posso encontrar compradores?
Seus vídeos são muito interessantes, continue assim, abraço! 🤜🤛
Posso te indicar a empresa onde investir e ganhar x4 do meu capital investido como lucro em Criptomoedas
O Encilhamento é a prova viva do conhecimento colossal de certos candidatos das últimas eleições.
As primeiras cedulas da primeira família do Cruzeiro eram impressas por bancos particulares: American Bank note company , e Tomás de rue company limited london
Ouvir Nerdologia com Chopin de fundo... Ballade n°1, uma das minhas favoritas!
nunca vou esquecer de quando eu derrotei o real no gow 2
cara você é a primeira pessoa que eu conheço que pensou que nem eu quando joguei, o colosssos é igualzinho a representação do real, kkkkkk
6:49 tenho todas essas notas 🙌, eu tinha muitas, muitas moedas antigas, algumas com formas diferentes, mas eu brincava com elas e sumiu tudo, acho que estão todas enterradas na terra na casa do meu pai 😂😂😂, ótimo episodio 👍
Deve ter uma fortuna enterrada
Tenho algumas também na minha coleção pessoal de numismática. Tenho a série de 1981 de cruzeiros completo.
Mais um grande trabalho!
Uma pergunta, quando a moeda é trocada (exemplo Cruzeiro para Real), como fica a circulação das moedas antigas e como essa transição afeta a vida das pessoas no dia a dia?
As moedas são literalmente trocadas, em bancos, p. ex. Aquelas que não são trocadas perdem totalmente seu valor a curto prazo (no medio-longo prazo há valor para colecionadores, tal como o Cruzeiro Real que é raro de conseguir hoje em dia).
No caso do Real, foi criada uma unidade índice: URV.
Ela foi sendo ajustada semanalmente e para comprar algo, ou trocar pela nova moeda, era preciso saber quantas URVs a moeda antiga estava valendo na semana. Era louco, o comércio afixava os preços em URV, na hora de pagar, era feita a conversão. pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_real_de_valor
Nerdologia: Etnias indígenas do Brasil
Meio atrasado mas "História da Riqueza no Brasil", de Jorge Caldeira (sociólogo na USP) é um bom livro acessível que pode interessar.
Para a Numismática uma moeda pode contar muito sobre a história de um país.
Moedas são sempre o jeito mais fácil de entender um povo.
O Brasil sempre foi desorganizado e instável kkkkkk
Repare que ficou tudo uma bosta depois da independência kkkkkkk. Você aceitando ou não, Portugal sempre soube gerir um país melhor que nós. Enquanto o Brasil não ganhou NADA com a Segunda Guerra Mundial, os portugueses souberam aproveitar e ganharam grana pra caralho no processo e nem sequer entraram em guerra com ninguém.
Em Portugal você precisa OBRIGATORIAMENTE ter ensino superior para poder ser Presidente, no Brasil qualquer bosta chega nesse cargo, Lula, Dilma e Bolsonaro que o digam kkkkkk. Enfim, enquanto o brasileiro for BURRO e não souber votar direito, vamos continuar na mesma merda.
@@leandotz3004 na verdade por menos que eu goste da Dilma ela tem 3 cursos superiores, acho q vale fazer essa ressalva quanto a ela.
Falou pouco mas falou bosta. Desde 1833 o Reis foi a moeda brasileira de maior valor na nossa história, dentro do império do Brasil ela teve valores de auge, como em 1865 que Valia MAIS que o Dólar, ou em 1888 que permaneceu o ano inteiro tendo basicamente o mesmo valor do dólar e quase o mesmo valor das libras esterlinas (moeda da Inglaterra). Ao longo dos anos do 2° reinado, o Brasil disputava com o dólar para ver quem era a segunda moeda de maior valor no mundo, e como dito chegando algumas vezes a beirar o primeiro lugar. Nunca mais isso aconteceu no Brasil, agr dizer que sempre formos desorganizados, isso não é apenas burrice, é ignorância histórica sobre o próprio país, só o Brasileiro faz isso, falar mal da própria nação sem antes conhecê-la de fato.
@@SumeratoG Era só uma piada, cara.
@@SumeratoG Guarda as facas
Eu tenho muitas moedas antigas em minha coleção, possuo até Réis e moedas comemorativas
Também tenho as notas mostradas
Cruzeiros, cruzados
...
Muito bom o vídeo, como sempre. Só senti falta de citar o URV.
Faltou falar da URV que apesar de não ser moeda, indexou o valor do Cruzeiro Real frente ao Real.
Lembro que tínhamos que ver quantas URVs o dinheiro valia em um determinado momento. Tudo era etiquetado em URV, no mercado e a conversão para cruzeiro real, era feita na hora do pagamento.
Quando se encerrou a transição, houve um período para fazer a troca da moeda antiga para a nova. Foi um período economicamente tenso, mas fico feliz por tê-lo vivido.
Brigado Felipe, sou Thiago , biólogo e numinasta. Brigado por mostrar para as pessoas a história de nossa moeda.
Aproveitando o tema para fazendo um mini-jabá, no Centro Cultural do Banco do Brasil , no centro do Rio de Janeiro, tem um museu da moeda, que conta com diversos tipos de exemplares, tanto nacional quanto estrangeiros, de diferentes momentos na historia. É uma boa pedida pra visitar se vc mora ou esta passando pela Cidade Maravilhosa.
Sugestão de TEMA:
Nerdologia - *A Origem e Importância do FUTEBOL*
Muito bom seu vídeo! Bem organizado, com informações corretas sobre as moedas!
8:16 As moedas de ouro não tinham mais valor que essa cédula de R$240,00?
Eles disseram maior valor FACIAL, não valor de compra. É o número que está escrito na cédula. A cédula era de 500.000 e a moeda de ouro com maior valor facial foi de 20.000 réis.
Uma coisa que sempre pensei, mas não procurei me aprofundar no assunto... E se, o Brasil adotasse uma moeda digamos, global, como o Dólar ou o Euro, quais os efeitos que teria em nossa economia? Como seria possível?
A inflação subiria a níveis absurdos, veja como está a Argentina. Além do Brasil perder toda independência e soberania nacional, estando à mercê dos respectivos países que imprimem essa moeda. Não estou 100% certo da minha resposta, mas acredito que seja por isso.
Nerdologia: anarquismo e a greve geral de 1917 no Brasil
Up
Nerdologia Anarcocapitalismo :V
@@danilomesquita5069 esquece
@@danilomesquita5069 anarcocapitalismo não existe.......
@@vdecleyre669 pq??
Você podia falar sobre o gás do medo do espantalho. Ou pelo menos como que o medo funciona, voltar pro lado nerd q vc fazia, era bem top.
Po, Filipe! Fica difícil prestar atenção no vídeo quando vocês botam de fundo a balada no.1 de Chopin. E ainda no final teve a La Campanella de Franz Lizst! Tiver que pausar o vídeo, ouvir as músicas e depois voltar a ver o vídeo!! kkkk abraços
Parabéns adorei
Não é só a casa da moeda que emite notas de real. Em 2017 a empresa sueca Crane AB produziu 100 milhões de cédulas de R$2,00. Atualmente o governa realiza licitações internacionais para emissão de dinheiro.
Nerdologia : Guerra Cristera
Nerdologia : Incas, maias e astecas
Nerdologia : egito antigo
Nerdologia : colonização portuguesa no Brasil
Excelente Conteúdo, parabéns pelo vídeio.
Só um adendo: atualmente, as cédulas também podem ser produzidas no exterior. Depende do preço em licitação.
Tenho medo que, com essa inflação que estamos tendo agora seja necessário uma nova moeda, espero que não há tantas turbulências como ocorreu no século XX.
Brasileiros que foram retratados nas moedas:
Getúlio Vargas (10 cruzeiros)
D. Pedro I (200 cruzeiros)
Pedro Álvares Cabral (1000 cruzeiros)
Marquês de Tamandaré (1 cruzeiro)
Duque de Caxias (2 cruzeiros)
Barão do Rio Branco (5 cruzeiros)
Marechal Deodoro da Fonseca (20 cruzeiros)
Princesa Izabel (50 cruzeiros)
D. Pedro II (100 cruzeiros)
D. João VI (500 cruzeiros)
Tiradentes (5 mil cruzeiros)
Santos Dumont (10 mil cruzeiros)
Floriano Peixoto (100 cruzeiros)
Castello Branco (5 mil cruzeiros)
Rui Barbosa (10 mil cruzeiros)
Oswaldo Cruz (50 mil cruzeiros)
Juscelino Kubitschek (100 mil cruzeiros)
Heitor Villa-Lobos (500 cruzados)
Machado de Assis (1000 cruzados)
Cândido Portinari (5 mil cruzados)
Carlos Chagas (10 mil cruzados)
Carlos Drummond de Andrade (50 cruzados novos)
Cecília Meireles (100 cruzados novos)
Augusto Ruschi (500 cruzados novos)
Marechal Cândido Rondon (1000 cruzeiros)
Antônio Carlos Gomes (5 mil cruzeiros)
Vital Brazil (10 mil cruzeiros)
Luís da Câmara Cascudo (50 mil cruzeiros reais)
Anísio Spínola Teixeira (1000 cruzeiros reais)
Mário de Andrade (500 mil cruzeiros reais)
A foto do getulio vargas não da pra usar nem pra limpar a Bunda, quem dirá pra colocar numa cédula de Dinheiro!
Façam um vídeo sobre os gladiadores romanos! Spartacus, Crixus e Oenomaus!!!
Fun fact: Durante o desenvolvimento do real, segundo Mailson Nobrega, alguem disse "Ta acabando o estoque de herois nacionais, daqui a pouco a gente vai por nas cédulas só os animais.". E acabou sendo a ideia que pegou hahah.
Porque não reprisar os heróis? Ninguém liga muito mesmo para o que tâ impresso nas notas.
Opa!, Aproveitando a citação no início do vídeo, peço novamente um nerdologia sobre a União Ibérica e pra mim a nota com desenho mais bonito já feito foi o Cruzeiro de 1970, simples e elegante deveriam ter mantido e modernizando com o passar dos anos
Qual gasta mais, produzir uma moeda de 1 real ou uma cédula de qualquer valor? E se for a moeda, por que elas têm valores baixo?
Só foi feliz quem teve a oportunidade de passar horas juntando moedas para trocar pelas novas.
Só a título de curiosidade, minha cidade tem um bairro, Palmeiras, com um banco próprio e uma moeda própria, chamada Palma. A moeda circula livrimente dentro do referindo bairro.
Segue uma fonte de pesquisa para quem quiser saber mais.
pt.m.wikipedia.org/wiki/Banco_Palmas
Lindo esse La Campanella de Liszt no fundo
Muito legal esse vídeo. Eu coleciono cédulas e moedas, uma atividade chamada numismática
O dobrão do império era bem mais forte que o dolar,isso que da a moeda usufruir de papel e não ouro,todavia moeda em si é um meio ultrapassado com tantas teorias de uma nova economia baseada em recursos.
Ps:Até o dólar até a década de 20 era padrão ouro,da pra ver que um dolar naquela época vale bem mais que um dolar hoje
Alguém poderia me tirar uma dúvida??
Se eu tivesse na época em que foi criado o real uma quantia na moeda que foi substituída pelo real eu poderia trocar pelo real? E receberia o mesmo valor só que em real?
Uma correção: aos 7:30 do vídeo é mencionado que moedas de metais preciosos não são mais cunhadas para circulação comum a partir de 1922. Mas o certo é que tivemos as moedas de prata de 2000 réis de 1924 até 1934 e o 2000 réis da série ilustres do ano de 1935 com o rosto do Duque de Caxias
Cala boca Yuri
Eu usava essa nota de Cr$ 500.000,00 pra pagar a passagem de ônibus. E ainda recebia duas de 100 mil de troco.
tenho várias cédulas e moedas antigas para vender
Parabéns pelo trabalho e gostei 👍 🎉😊
AHHHHHHHHHH EU AMO UM CANAL!!!!
Fala da inflação e como ela marcou os anos 70 a 90. Em como ela funciona, pq acontece, como a população mais pobre sofre. Como podemos nos proteger.
#Nerdologia Poderia fazer vídeo sobre Befana. A bruxa do natal. Na Itália?
Esse canal é perfeito .
Nerdologia | Historia da ocupação Neerlandesa no Brasil
QUE SATISFAÇÃO ASPIRA !!! Sempre imaginei um Nerdologia desses kkkkkk
Olá Filipe! VocÊ poderia discutir um pouco mais sobre a criação do plano real e a discussão entre FHC e Ciro Gomes sobre a "paternidade" do Plano Real.
A propósito. Lembro me de uma reportagem nos dias de lançamento da moeda em que um catador de recicláveis encontrou amostras da moeda no lixo alguns dias antes de ela ser lançada oficialmente! (caramba, tô velho!!!!)
Parabéns pelo trabalho a toda a equipe!
Nerdologia sobre o Plano Real
4:47 cara eu tenho uma de cobre com esse escudo, não sei se é igual a que tá aias que é muito parecida é
Nerdologia sobre Alexandre o grande por favor!!!
Não se fala na história do Brasil sem falar no meu amado Pernambuco ❤
tenho três cedulas de 5000 cruzados com a figura de Machado de Assis. Vale quanto será?
Filipe, você podia responder comentários de história dos vídeos do Átila e ele de ciências do teus vídeos.
Não sei se por "as cédulas são produzidas no Brasil" se quis dizer da arte, da impressão ou da emissão.
A arte e a emissão são sempre nacionais no sentido que são realizadas pelo Banco Central. A impressão, no entanto, já foi feita no exterior, na Crane AB, empresa sueca, em 2018, e possivelmente seja impressa novamente agora que foi autorizada a realização de licitação para a impressão de cédulas.
Fala da maior invenção do mundo.
As câmeras tekpix da tecnomania 📹
A história da moeda no Brasil é bem mais complicada. São vários carimbos, moedas recunhadas, cada estado cunhava moedas de tamanhos diferentes (na época a moeda valia o seu peso em metal), moedas que eram para circular em outras colônias que valiam aqui, imperadores que eram trocados e as moedas antigas ainda valiam, etc. Mas está bem completo este vídeo. Parabéns
Legal. Mas acho que poderia ter comentado sobre a URV. Explicar como aconteceu a conversão para o Real.
7:17 - Como se encaixou unidade real de valor (URV) na transição entre cruzeiro e real? Como funcionava?
Lembro-me na época havia até tabela de conversão em todo o comércio....
Eles começaram a fixar salários e valores em contratos com a URV, e em pouco tempo, os próprios estabelecimentos já estavam colocando preços em URV, ao invés de Cruzeiros. URV, se não me engano, era fixada com o valor do dólar do dia passado e foi uma medida para frear a inflação por expectativas.
@@Algernon1284 e vc sabe dizer como ficava quem havia economizado dinheiro na epoca? Por exemplo, quem guardou 1000 cruzeiros ia passar a ter 1 real certo? Ficou pobre?
@@renanpereira7052 2750 Cruzeiros Reais = 1 real. Nominalmente, ficou pobre, mas não de verdade, uma vez que a inflação caiu de mais de 40% ao mês para 6% logo no primeiro mês. Desta forma, na verdade as pessoas ficaram mais ricas, pois tinham mais poder de compra.
Afinal, os preços, após dia 1 de Julho de 1994 estavam em REAL, não mais em Cruzeiro Real. Ninguém empobreceu. Houve só troca de moeda.
@@Algernon1284 entendi. Perfeito! Obrigado!
Eu tenho essa nota de 500 mil cruzeiros aqui em casa, acho o desenho dela muito bonito. Sempre achei bem interessante esse valor alto dela, mas nem imaginava que era a nota com maior valor nominal que o país já teve.
Não é a inflação que desvaloriza a moeda. É a criação desenfreada de moeda que gera inflação.
O tipo de coisa que deveria passar na TV
Meu vô tinha todas as notas desde que ele nasceu em 1918, era muita nota com o cara de condes na frente,!!!!
Faz um vídeo sobre câmbio
Brasil 🤝 inflação , um casal inseparável ❤️
Faz um nerdologia sobre o apocalipse do desenho thunda o bárbaro
faltou mensionar o Tostão uma moeda de 80 réis no período Colonial e Imperial. foram cunhados tostões (80 réis) em prata de 1695 a 1833.
Já na República, entre 1918 e 1935, a fim de facilitar o troco, foi cunhada em cuproníquel uma nova série de moedas que substituiu cédulas de valores pequenos e moedas antigas. A moeda de 100 réis dessa série ficou conhecida como tostão e teve curso legal até 1942, quando foi extinto o antigo real, substituído pelo cruzeiro.
Siguinificado do nome: Tostão era o nome de uma antiga subdivisão da moeda em curso. A palavra tostão tem origem no francês teston, que era uma moeda de prata com a esfíngie de um monarca. O termo francês foi emprestado do italiano testone, que era uma antiga moeda da segunda metade do século XIII, e a palavra significava literalmente "cabeça grande"
Nao confundir com o tostao que jogou pelo cruzeiro e seleção brasileira, nem com a joelhada na coxa.
Está chegando a cédula R$200,00 !!!
Viva à numismática!
Eu tenho duas perguntas.
1° De quem é a impinge da nota de real e da nota de duzentos cruzados novos? (que são a mesma impinge)
2° a expressão "escambal" vem de escambo?
Ah! É por isso que existe a Rua da Moeda no Recife.
Sei lá! Mas acho que o nome "Real" da nossa moeda é bem estiloso comparado à outros países...