Óbvio deixa o povo trabalhar nos centros históricos.. New York até farmácia funciona em prédio centro histórico, mas não preferem deixar a feder a mijo pq isto é preservar.. mas vão para Portugal e ficam deslumbrados quando entra no patrimônio histórico e percebe que o lugar e mais moderno que toda a cidade de SP .
@@robertosono8258 pobreza que sempre existiu na região, aumentou pelo descaso público por anos, pois, desde década de 90 que essa região é totalmente pobre e perigosa. Só os GADOS seguidores de políticos principalmente esquerdistas falam suas merdas, creio que maioria estava em coma por anos.
Realmente é muito difícil cruzar a região de um lado a outro. As distâncias são enormes, muitos viadutos. Às vezes, tem-se que atravessar pelos próprios viadutos, correndo risco de assalto. Esta é a região onde menos me sinto seguro na região central. Mesmo que seja revitalizada, e tomara que seja, seria difícil aproveitá-la como outros parques se ninguém der um jeito nessa violência. Parabéns pelo vídeo. Profissional.
Revendo o vídeo depois de 2 anos! Esses projetos voltaram a aparecer nos últimos meses, acho que até em propaganda da prefeitura. Tem ainda a integração com o VLT. Tudo isso me fez sonhar ainda mais em ver esse futuro novo centro.
Finalmente um vídeo sobre o Parque D. Pedro! Pra mim é o exemplo-mor da decadência do centro de SP nas últimas décadas. Esse parque tem de tudo pra ser o mais visitado e o mais belo da cidade, há uma vista panorâmica tão linda dos prédios do centro a partir dele, mas é dar bobeira pra apreciar o skyline da cidade que te levam até a roupa do corpo ali. Vejo fotos antigas (anos 30/40/50) do parque e me bate uma tristeza tão grande ao pensar em como ele está hoje. Ainda sonho muito com o dia em que ele, assim como todo o centro histórico de SP, voltará a ser o coração dessa cidade.
Corrupção, incompetência pública, mau gosto e falta de amor pela cidade. Para quem ama São Paulo, é um sofrimento, porque sabemos que a cidade poderia ser bem mais bonita.
Falta de arquitetos gays Eles sim tem criatividade bom gosto E são perfeccionistas Aqui em Sampa Tudo sem beleza Tudo de forma prática Funcional Coisa de engenheiros tradicionais
Em vez de construir mais um prédio no parque - e é disso que se trata - teria sido muito mais útil que o novo SESC se instalasse no antigo batalhão da PM - desocupado há tanto tempo e pedindo por restauração. Isso possibilitaria dar um uso mais interessante, e integrado ao parque, do terreno do antigo São Vito.
o terreno que o sesc ta sendo construído não era parte do parque, fica ao norte do catavento, atravessando o rio a partir do mercadão. antigamente era algumas quadras de casas do brás que foram demolidas na criação do anel viário, que contorna o centro e o parque, e transformadas em um único terreno, q desde então tá meio ocupado e meio vazio, e agora vai virar o sesc
Moro no edifício Guarani! Uma pérola do Rino, conservado por dentro, mas com necessidades de restauração, o terraço por exemplo! Dentro está super bem conservado! Meu ap tem a planta original! A vista é linda! O formato trapézio com paredes redondas deixa os apartamentos frontais maravilhosos! A área ao redor é muito desvalorizada, mas por incrível que pareça é possível ter uma vida bem tranquila por aqui! A mobilidade é impressionante! Espero que a administração publica dê mais atenção a região! Alias o Guarani ainda é um predio que não foi descoberto! Uma pérola! Parabéns pelo video!
Raul, seus insights sobre Sampa são essenciais para pensarmos sobre o que pode ser feito para transformar a maior metrópole brasileira em um melhor lugar para se viver. Parabéns pelo trabalho!
1:49 Me recordo de que em uma avaliação de geografia da minha 4ª série (talvez..) uma das questões era: "Cite o nome de 3 parques". Lembro de ter colocado "PQ do Carmo", "PQ Dom Pedro", e o outro não me recordo. Tomei um meio certo da professora por que ela disse que o "PQ Dom Pedro" não era um parque, eu lembro de ter perguntado o por que, se o no nome tinha "parque", ela disse que era apenas um nome e que ele na realidade não era um parque... Engraçado e TRISTE eu ter me lembrado disso.. Adoro minha cidade, mas vê-la abandonada gestão após gestão me deixa nem triste, mas sim, revoltado. Obrigado Raul pelo trabalho maravilhoso! Não desista de nós.. Forte abraço e sucesso!
O parque Dom Pedro era muito bonito. É só ver fotos da década de cinquenta para conferir. Infelizmente as autoridades de várias gestões deram prioridade ao trânsito ao invés do verde e assim a cidade de São Paulo perdeu um belo parque na região central. Hoje o parque Dom Pedro de parque só tem o nome.
eu acho muito incrivel a escola q tem no parque dom pedro o jeito q a calcada do parque entra na escola, eu amo esse parque sinceramente, apesar de tudo ainda tem atividades rolando la pros jovens
Eu estive em junho, e fiquei sem saída....da catedral.... cheguei até estação D, Pedro....queria caminhar pelo parque, mas não deu.... espero voltar e ver isso mais bonito....
no começo do vídeo já deixo meu relato da última vez que estive por SP e ousei caminhar sozinho pela região, totalmente degradada e muita gente morando na rua, total sensação de abandono e insegurança.
excelente video!! eu gosto da ideia de unificar os terminais intermodais e derrubar os viadutos. pra mim não tem que resolver nó viário nenhum, tem que impedir que os veículos circulem ai, carro só traz degradação e acaba moldando a cidade de forma muito negativa. parece que agora o Batalhão de Guardas vai virar uma escola técnica... tomara!! poderiam pegar a casa das retortas e transformar num campus do IFSP ou da Unifesp ou até mesmo servir pra abrigar uma incubadora de start ups mesmo!!! ansioso para o futuro!!!
O UA-cam me recomendou este vídeo e pensei que era um canal de takes de drone sobrevoando o local. Acabou vendo uma videorreportagem melhor do que quase tudo que há na TV aberta. Me inscrevi.
Que incrível! Eu conheci São Paulo pela primeira vez em 2019, quando visitei amigos em Mauá durante um fim de semana e acabei dando alguns rolês de metrô e trêm pra conhecer Paulista, Augusta, o Ibirapuera, e os entornos. Esse ano, em julho, voltei a trabalho e conheci a região do Itaim, Faria Lima, Largo da Batata. Ver todos esses vídeos, explicando as origens dos espaços, as ideias, o abandono, faz eu me conectar com a cidade de outra maneira, e pra quem pretende se mudar definitivo daqui uns anos, me ajuda a conhecer e saber o que esperar de cada lugar também. Incrível série, projeto. Espero ver mais e conhecer através desses olhares.
nasci na Rua Maria Benedita, onde havia uma residência da Marquesa de Santos e foi derrubado para dar espaço a estacionamento, como o Pátio do Colégio agredindo a paisagem e os pedestres, Parabéns Raul, Valioso Trabalho!
Não temos que esquecer que, infelizmente, quando se faz um espaço verde no Centro rapidamente se enche de moradores de rua montando suas barracas. O Parque Dom Pedro II fica perto da baixada do Glicério, um dos lugares mais perigosos do Centro, então claro, fica super bonito no papel e nas maquetas, mas nem no papel nem nas maquetas aparecem os moradores de rua, certo? Muito obrigada pelo vídeo e pelo canal, o conteúdo é de altíssimo nível.
Eu morei bem perto do Parque D.Pedro e realmente aí é complicado andar a pé por esses lugares . Certa vez eu estava indo para o trabalho e levei um susto quando fui atacada por duas trombadinhas (2 moças ) que avançaram em mim para me roubar e ninguém me ajudou .Eu tive que lutar sozinha com as duas moças .Os carros não paravam para me ajudar e nem o pessoal do posto de gasolina que estavam vendo tudo e mesmo assim ninguém fez nada . Infelizmente morar na cidade é estar completamente só . Foi esta impressão que eu tive na época . Eu morava entre o metrô D.pedro e metrô Braz .Dava para escolher entre um e outro para ir trabalhar . Eu trabalhava na Rua Estados Unidos Travessa da Brigadeiro Luís Antônio bem no centro de São Paulo. Mas sinto saudades de lá .Atualmente moro em Mogi das cruzes São Paulo
Exatamente ali sempre foi uma região perigosa, tem quadrilhas ali. A ideia de fazer um parque eu acho que poderia até complicar ainda mais ou aumentar a violência.. ou ser um parque sem público (ou por usuários de drogsss)
Parabéns! São Paulo mercce jornalistas que cutuquem as autoridades, e a própria opinião pública, para transformar a cidade com todo o potencial que ela jpa tem.
São Paulo precisa de reforma em muitos lugares, a cidade não é feia mas extremamente judiada, foda que isso tem muito haver com a corrupção e educação do nosso povo. De qualquer forma parabéns pelo vídeo foi muito bem feito e informativo.
Morei na rua Azevedo Júnior, bons anos vividos, não tenho saudade pois vim do interior e amo o interior de sp, mas vivi grandes momentos por essa região!
Normalmente sou contra grandes planos pela Prefeitura porque eu sei que nunca sairão do papel, no entanto para esse região do parque eu sou a favor. Ali dá pra articular uma revitalização geral dividida em várias partes, que inclui a concessão da área do terminal de ônibus e do mercadão, bem como a concentração dos modais em um só local.
1:07 Uma observação A princípio abrigou um hospício permaneceu no imóvel localizado no Centro Histórico de São Paulo até 1903, quando os pacientes que residiam no imóvel foram transferidos para o município de Juqueri. Por volta de 1930 o prédio passou a ser o quartel da Força Pública e assim permaneceu até 1964, ano em que o Exército Brasileiro tomou posse do local, inicialmente como este sendo a sede da 7ª Cia. de Guardas e apenas após isso, o quartel passou a abrigar o Segundo Batalhão de Guardas, onde ficaram até 1992 e até hoje é conhecido como tal. Em 1992 o imóvel foi transferido para a Polícia Militar, ... Parabéns Excelente vídeo!
Eu foi a Fazenda de D. Pedro Segundo, lá de cima ao lado do Patio do Colégio, morava a sua amante, Marquesa de Santos, e ambos conseguiam se avistar pela janela.
Excelente vídeo! Gosto muito do canal. Passei por muitos anos todos os dias no Pq Dom Pedro II. Realmente é muito difícil a transição entre metrô, ônibus e o fura-fila. Até mesmo o final do fura-fila, o “Terminal Mercado” é longe do Mercadão. Centralizar os modais, revitalizar o parque, os museus e o rio, e ajudar as pessoas que moram pela região seria excelente para cidade. Um abraço! Continuem o excelente trabalho!
Os viadutos todos deveriam ir para chão; ampliar o Terminal em ônibus e estrutura, anexa-lo à estação e desativar o Bandeira e o Princesa Isabel. O Parque em si deveria criar atratividades como: roda gigante, quiosques ao estilo calçadão de praia, equipamento de exercícios etc, pois, só Parque bonito de passagem com eventos esporádico, não vai atrair muitas pessoas a conviver com o Parque nessa região, que até pode melhorar o mobiliário urbano, mas continuará distópico e inseguro.
Parque D Pedro lembra muito minha infância e adolescência, nasci e cresci em São Caetano do Sul e quando ia visitar meus avós em Arthur Alvim ou ia até o centro de Sampa, descia la.
Meu sonho é ver esse lugar revitalizado cheio de vida e seguro ...até quando vamos vivenciar esse lugar se acabando a cada ano entra prefeito e sai prefeito e nada é feito...governador também não faz nada pra ter um grande potencial turístico lamentável
Com as edificações do batalhão militar e da Casa das Retortas abandonadas, há necessidade do SESC construir mais uma unidade naquele terreno onde já foi o Edifício São Vito? Não seria melhor transformar esse espaço em parque mesmo, com o plantio de mais árvores?
Se o problema já é justamente o parque vamos aumentá-lo? Tem que levar atrações pra que a região tenha um fluxo de pessoas e se revitalize naturalmente
Pense um pouco e verá que faz muito sentido um SESC na região, vai trazer movimento e pessoas, além de cultura e desenvolvimento, principalmente para o pessoal que ocupa a região. Tem muitas árvores ali do lado do catavento, pq não vai lá?
Morei na Avenida Rangel pestana, com vista para o Parque Dom Pedro, Banespa, todos os finais de semana ou dias mais silenciosos eu escutava os sinos da catedral de Nossa Senhora da Boa Morte, e os pássaros que cantavam na região, aquele ar de tranquilidade misturado com o Caos Urbano, é lindo por mais que pareça. Esse projeto arquitetônico cairia como uma luva... A região que morava tinha moradias mas não se caracterizava realmente um lugar para se morar "desacelerado". Saudades desse lugar.
Em 79 eu fui com o coral da escola cantar na cerimônia de tombamento do antigo batalhão da PM. Na época estava tudo inteiro e bonito. Hoje, quatro décadas depois, está abandonado decadente.
Morei no Edificio Planalto por anos antes de deixar o Brasil , que tal fazer um video com aquela região da cidade ? Parabéns pelo trabalho , sempre venho no seu canal pra matar saudades de Sampa.
Melhor mesmo seria completarem a via expressa sobre o rio até a junção com o Rio Tietê. Uma vergonha um rio histórico como o Tamanduateí parecer uma vala de esgoto gigante a céu aberto. Até Londres recuperou o Tâmisa que começou a ficar poluído já no século 18.
Excelente vídeo! Grata! Espero que população se conscientize e lute por isso, assim como ocorreu com o Parque Augusta. Precisamos resgatar nossa amada São Paulo!
Seu canal é muito importante no esclarecimento das questões urbanas da cidade de São Paulo, tanto para leigos, quanto para estudantes da área da arquitetura e do urbanismo. Você possui uma visão que poucos têm sobre o tecido urbano da cidade. Vida longuíssima ao seu canal.
essa série abordando temas de urbanização são importantíssimas pro nosso futuro, muito bom ver essa pauta virando mais popular (ainda que pouco pro que merecem) esse é um tipo de jornalismo que eu gostaria de ter feito. Parabéns pra todo mundo envolvido no processo!
Esse parque é tão mal gerido e até, em vias, esquecido pelo poder público que eu mesmo não sabia que era um parque. Todos esses projetos e rios de dinheiro jogados fora mostram o tamanho da ineficiência do Estado. Espero que nos próximos anos essas mudanças, que tanto é dita pelo Raul, aconteçam e projetos importantes como esse saiam do papel. Parabéns pelo incrível trabalho, Raul. Me apaixonei pelo centro de São Paulo graças a sua influência. Espero ansioso pelo volta do seu livro as livrarias.
Raul como sempre mais um vídeo fantástico! Mas uma dica, chama alguém para fazer as thumbnails dos videos, os videos são de extrema qualidade, a thumbnail podem seguir a mesma qualidade
Adoro seus vídeos, no final você falou algo bem importante, moradia popular, o CAU (conselho de arquitetura e urbanismo) só sabe falar em ATHIS, mas nesses momentos ele toma Doril, e não cobra da prefeitura ação, e nem se prontifica a ser protagonista de algo relevante pra cidade e sociedade.
O centro precisa de moradia popular, pessoas morando no centro em quantidade maior para essas regiões terem vida, pessoas usarem esses parques abandonados a usuarios de drogas, moradores de rua e acumulado de lixo. Mas quando pensam em moradia, só pensam em ricos e classe média alta, muita gente na periferia adoraria morar no centro.
Parabéns pela materia. Conheço o parque d.pedro desde 1964 e sempre foi horrivel para transitar por ele, apesar de ser um local historico. Realmente precisa ser melhorado e muito a sua imagem
Parabéns pela pauta, super interessante e essencial para de discutir melhorias em São Paulo. Sempre passo na região (de carro) e agora fiquei curioso em tentar convencer à pé 😎
A recuperação do Parque D Pedro e seu entorno é urgente. Em seu entorno temos muitos edifícios hiistóricos em ruinas ou em má conservação. Quartel do exército, casa das retortas, gasômetro, palácio das indústrias, casa da Marquesa, Igreja do Carmo igreja Nossa Senhora da boa Morte, mercado municipal, Pateo do Colégio Fábricas da era industrial , entre outros. Berço da cidade, provavelmente chegaram aqui pelo tamanduateí Várzea do Carmo, antiga porta de entrada da cidade. É preciso um projeto que una novamente os retalhos em que foi transformado, com reposiçào da vegetação, sem deixar de considerar o fator histórico. Criando nesse sítio histório um circuíto turístico. É notório o descaso e abandono por décadas. É a nossa história desaparecendo. Uma vergonha. Já pensaram se dessem o mesmo tratamento com o Ibirapuera.
Sempre morei no Brás e dei aulas na Escola Estadual de São Paulo, que fica dentro do Parque. Acompanhei com desgosto a deterioração dessa área e atualmente me preocupa a verticalização do meu bairro, que está ficando completamente descaracterizado e anda muito mal tratado pelas autoridades.
Eu comprei meu imóvel nessa região, esperando uma revitalização que foi aprovado no governo Kassab, e até hoje não saiu do papel, enquanto isso o local vem se transformando em uma segunda grande cracolândia, vista do alto é lindo, por baixo um verdadeiro lixão ao céu aberto!
O Parque D.Pedro grita por revitalização urgente pois tem um baita potencial turistico. Belissima pauta, parabéns.
Eu não ando nessa região, acho muito perigosa , ainda mais agora com o aumento exorbitante da pobreza.
Óbvio deixa o povo trabalhar nos centros históricos.. New York até farmácia funciona em prédio centro histórico, mas não preferem deixar a feder a mijo pq isto é preservar.. mas vão para Portugal e ficam deslumbrados quando entra no patrimônio histórico e percebe que o lugar e mais moderno que toda a cidade de SP .
@@robertosono8258 pobreza que sempre existiu na região, aumentou pelo descaso público por anos, pois, desde década de 90 que essa região é totalmente pobre e perigosa.
Só os GADOS seguidores de políticos principalmente esquerdistas falam suas merdas, creio que maioria estava em coma por anos.
@marco zero Óbvio caralho tem gastar dinheiro com tudo e se não tiver faz parceria com a iniciativa privada
@marco zero Se não consegue fazer o básico que é nosso cartão postal o centro de São Paulo imagina na periferia.
Realmente é muito difícil cruzar a região de um lado a outro. As distâncias são enormes, muitos viadutos. Às vezes, tem-se que atravessar pelos próprios viadutos, correndo risco de assalto. Esta é a região onde menos me sinto seguro na região central. Mesmo que seja revitalizada, e tomara que seja, seria difícil aproveitá-la como outros parques se ninguém der um jeito nessa violência. Parabéns pelo vídeo. Profissional.
A qualidade desse material tá muito acima do que o youtube oferece. Espero que isso abra muitas portas para a equipe. Parabéns. Um like é pouco
Muito obrigado! Manda o link pros amigos, pede pra que se inscrevam. O assunto é menos pop do que deveria. Abração
Concordo plenamente
Revendo o vídeo depois de 2 anos! Esses projetos voltaram a aparecer nos últimos meses, acho que até em propaganda da prefeitura. Tem ainda a integração com o VLT. Tudo isso me fez sonhar ainda mais em ver esse futuro novo centro.
Finalmente um vídeo sobre o Parque D. Pedro! Pra mim é o exemplo-mor da decadência do centro de SP nas últimas décadas. Esse parque tem de tudo pra ser o mais visitado e o mais belo da cidade, há uma vista panorâmica tão linda dos prédios do centro a partir dele, mas é dar bobeira pra apreciar o skyline da cidade que te levam até a roupa do corpo ali. Vejo fotos antigas (anos 30/40/50) do parque e me bate uma tristeza tão grande ao pensar em como ele está hoje. Ainda sonho muito com o dia em que ele, assim como todo o centro histórico de SP, voltará a ser o coração dessa cidade.
E tão, tão central!
Alí é osso
Ali tá cheio de bandidos..... !!!!
Sou do tempo que lá tinha um parque de diversões, o Shangai ! 8 vezes maior que o playcenter.
Corrupção, incompetência pública, mau gosto e falta de amor pela cidade.
Para quem ama São Paulo, é um sofrimento, porque sabemos que a cidade poderia ser bem mais bonita.
Só ladrões nas prefeituras e ainda querem mais estado...SP GAME OVER!
Falou tudo!
Falta de arquitetos gays
Eles sim tem criatividade bom gosto
E são perfeccionistas
Aqui em Sampa
Tudo sem beleza
Tudo de forma prática
Funcional
Coisa de engenheiros tradicionais
Pobre Paulista. Sofremos!!
@Felipe Yassuda não necessariamente
Mas é que são tão detalhistas que nada passa em branco kkkk
A prefeitura de São Paulo precisava abrir os olhos para vídeos como este
Nunca tinha pensado em parque dom Pedro como um parque. Nunca pensei mesmo. Que louco ver esse vídeo. 45 anos sem notar isso.
Sempre achei que fosse uma praca abandonada
A mesma coisa aqui, de Parque só ficou o nome
Em vez de construir mais um prédio no parque - e é disso que se trata - teria sido muito mais útil que o novo SESC se instalasse no antigo batalhão da PM - desocupado há tanto tempo e pedindo por restauração. Isso possibilitaria dar um uso mais interessante, e integrado ao parque, do terreno do antigo São Vito.
Verdade
Já tem um sesc ali perto na rua do Carmo
@ Sim, conheço lá, mas é muito pequeno e, por isso, tem poucos equipamentos culturais, insuficientes para a grande densidade populacional da região.
o terreno que o sesc ta sendo construído não era parte do parque, fica ao norte do catavento, atravessando o rio a partir do mercadão. antigamente era algumas quadras de casas do brás que foram demolidas na criação do anel viário, que contorna o centro e o parque, e transformadas em um único terreno, q desde então tá meio ocupado e meio vazio, e agora vai virar o sesc
esses temas que vc usa são sensacionais, parabéns pela excelente analise crítica desse ponto da cidade
Moro no edifício Guarani! Uma pérola do Rino, conservado por dentro, mas com necessidades de restauração, o terraço por exemplo! Dentro está super bem conservado! Meu ap tem a planta original! A vista é linda! O formato trapézio com paredes redondas deixa os apartamentos frontais maravilhosos! A área ao redor é muito desvalorizada, mas por incrível que pareça é possível ter uma vida bem tranquila por aqui! A mobilidade é impressionante! Espero que a administração publica dê mais atenção a região! Alias o Guarani ainda é um predio que não foi descoberto! Uma pérola! Parabéns pelo video!
Ola! Como é morar nesse edificio e como é viver nessa regiao? Vc se sente seguro? Tem servicos como farmacia e mercado por perto?
Raul, seus insights sobre Sampa são essenciais para pensarmos sobre o que pode ser feito para transformar a maior metrópole brasileira em um melhor lugar para se viver.
Parabéns pelo trabalho!
Obrigado! Espalha o link pros amigos, 🙏
1:49
Me recordo de que em uma avaliação de geografia da minha 4ª série (talvez..) uma das questões era: "Cite o nome de 3 parques". Lembro de ter colocado "PQ do Carmo", "PQ Dom Pedro", e o outro não me recordo. Tomei um meio certo da professora por que ela disse que o "PQ Dom Pedro" não era um parque, eu lembro de ter perguntado o por que, se o no nome tinha "parque", ela disse que era apenas um nome e que ele na realidade não era um parque...
Engraçado e TRISTE eu ter me lembrado disso.. Adoro minha cidade, mas vê-la abandonada gestão após gestão me deixa nem triste, mas sim, revoltado.
Obrigado Raul pelo trabalho maravilhoso!
Não desista de nós..
Forte abraço e sucesso!
Caramba, que vídeo sensacional 👏
É um dos melhores canais que descobrir nos últimos tempos, outra forma de descobrir SP 🌹
O parque Dom Pedro era muito bonito. É só ver fotos da década de cinquenta para conferir. Infelizmente as autoridades de várias gestões deram prioridade ao trânsito ao invés do verde e assim a cidade de São Paulo perdeu um belo parque na região central. Hoje o parque Dom Pedro de parque só tem o nome.
Verdade da medo de sair fora destes espaços as ruas da medo.
Parabéns pelo canal e pelas discussões propostas, Raul. Inscrito, e com gosto.
eu acho muito incrivel a escola q tem no parque dom pedro o jeito q a calcada do parque entra na escola, eu amo esse parque sinceramente, apesar de tudo ainda tem atividades rolando la pros jovens
É incrível e lastimável como os governantes não conseguem enxergar como essas obras são tão importantes, agregadoras e enriquecedoras para cidade!!!!
Isso sim é um conteúdo relevante, parem de ver BBB 😜😜😜
Eu estive em junho, e fiquei sem saída....da catedral.... cheguei até estação D, Pedro....queria caminhar pelo parque, mas não deu.... espero voltar e ver isso mais bonito....
ESSE CANAL É UMA OBRA PRIMA DESCONHECIDA 🏙
Boa noite Raul e equipe gostaria de dar meus parabéns a vcs por este canal, como paulistano estou aprendendo muito sobre cada canto da cidade , abs
no começo do vídeo já deixo meu relato da última vez que estive por SP e ousei caminhar sozinho pela região, totalmente degradada e muita gente morando na rua, total sensação de abandono e insegurança.
excelente video!! eu gosto da ideia de unificar os terminais intermodais e derrubar os viadutos. pra mim não tem que resolver nó viário nenhum, tem que impedir que os veículos circulem ai, carro só traz degradação e acaba moldando a cidade de forma muito negativa. parece que agora o Batalhão de Guardas vai virar uma escola técnica... tomara!! poderiam pegar a casa das retortas e transformar num campus do IFSP ou da Unifesp ou até mesmo servir pra abrigar uma incubadora de start ups mesmo!!! ansioso para o futuro!!!
Boa noite!!!
Fala-se em revitalizar o local e quando surge um espaço, ao invés de arborizá-lo , projetam um SESC.
Vai entender...
Excelente pauta que não é pautada por quase ninguém. Que esse vídeo desperte genuíno interesse da população e das forças políticas.
O centro todo precisa de revitalização. No caso do Pq Dom Pedro, não é de hoje que está decadente e perigoso.
Sempre foi perigoso não é de 10 anos para cá..
O UA-cam me recomendou este vídeo e pensei que era um canal de takes de drone sobrevoando o local. Acabou vendo uma videorreportagem melhor do que quase tudo que há na TV aberta. Me inscrevi.
Legal terem conseguido patrocínio
COMO PASSEAR NESSA AREA COM SEGURANCA???
QUE ROMANTICO OS MORADORES DE RUA, OS ASSALTANTES......
QUE LINDA CAPITAL!!!!
muito boa a matéria 👏🏻📺
Que incrível! Eu conheci São Paulo pela primeira vez em 2019, quando visitei amigos em Mauá durante um fim de semana e acabei dando alguns rolês de metrô e trêm pra conhecer Paulista, Augusta, o Ibirapuera, e os entornos. Esse ano, em julho, voltei a trabalho e conheci a região do Itaim, Faria Lima, Largo da Batata.
Ver todos esses vídeos, explicando as origens dos espaços, as ideias, o abandono, faz eu me conectar com a cidade de outra maneira, e pra quem pretende se mudar definitivo daqui uns anos, me ajuda a conhecer e saber o que esperar de cada lugar também.
Incrível série, projeto. Espero ver mais e conhecer através desses olhares.
O Pque Dom Pedro foi destruído, me lembro que meu pai me levava pra passear por aquelas bandas no tempo dos bondes tudo destruído, saudades!
nasci na Rua Maria Benedita, onde havia uma residência da Marquesa de Santos e foi derrubado para dar espaço a estacionamento, como o Pátio do Colégio agredindo a paisagem e os pedestres, Parabéns Raul, Valioso Trabalho!
Até que enfim lembraram de um local tão importante para história dos brasileiros. Vamos revitalizar esse local?
Lembrem-se do Anhangabaú!
Não temos que esquecer que, infelizmente, quando se faz um espaço verde no Centro rapidamente se enche de moradores de rua montando suas barracas. O Parque Dom Pedro II fica perto da baixada do Glicério, um dos lugares mais perigosos do Centro, então claro, fica super bonito no papel e nas maquetas, mas nem no papel nem nas maquetas aparecem os moradores de rua, certo? Muito obrigada pelo vídeo e pelo canal, o conteúdo é de altíssimo nível.
Eu morei bem perto do Parque D.Pedro e realmente aí é complicado andar a pé por esses lugares . Certa vez eu estava indo para o trabalho e levei um susto quando fui atacada por duas trombadinhas (2 moças ) que avançaram em mim para me roubar e ninguém me ajudou .Eu tive que lutar sozinha com as duas moças .Os carros não paravam para me ajudar e nem o pessoal do posto de gasolina que estavam vendo tudo e mesmo assim ninguém fez nada . Infelizmente morar na cidade é estar completamente só . Foi esta impressão que eu tive na época . Eu morava entre o metrô D.pedro e metrô Braz .Dava para escolher entre um e outro para ir trabalhar . Eu trabalhava na Rua Estados Unidos Travessa da Brigadeiro Luís Antônio bem no centro de São Paulo. Mas sinto saudades de lá .Atualmente moro em Mogi das cruzes São Paulo
Exatamente ali sempre foi uma região perigosa, tem quadrilhas ali. A ideia de fazer um parque eu acho que poderia até complicar ainda mais ou aumentar a violência.. ou ser um parque sem público (ou por usuários de drogsss)
Parabéns! São Paulo mercce jornalistas que cutuquem as autoridades, e a própria opinião pública, para transformar a cidade com todo o potencial que ela jpa tem.
Sonhe!
São Paulo precisa de reforma em muitos lugares, a cidade não é feia mas extremamente judiada, foda que isso tem muito haver com a corrupção e educação do nosso povo. De qualquer forma parabéns pelo vídeo foi muito bem feito e informativo.
Verdade amigo uma vergonha um lugar q deveriam incentivar tão abandonado cheio de problemas sociais horrível dá medo de visitá-lo
Isso sim é um audiovisual de qualidade. Nos faz olhar para um cidade que vemos todos os dias e não observamos como nossa propriedade.
Amo suas matérias. Até quando ficaremos cegos para a importância do urbanismo?
Morei na rua Azevedo Júnior, bons anos vividos, não tenho saudade pois vim do interior e amo o interior de sp, mas vivi grandes momentos por essa região!
Normalmente sou contra grandes planos pela Prefeitura porque eu sei que nunca sairão do papel, no entanto para esse região do parque eu sou a favor. Ali dá pra articular uma revitalização geral dividida em várias partes, que inclui a concessão da área do terminal de ônibus e do mercadão, bem como a concentração dos modais em um só local.
Parabéns pelo trabalho, canal de serviço público
Centro de São Paulo precisa de renovação urgentemente
Parabéns pelo vídeo, chama atenção, para um lugar que deveria e deve ser renovado.
Gosto muito do centro velho de SP é fico triste pela falta de atenção com a nossa valiosa história.
1:07 Uma observação A princípio abrigou um hospício permaneceu no imóvel localizado no Centro Histórico de São Paulo até 1903, quando os pacientes que residiam no imóvel foram transferidos para o município de Juqueri.
Por volta de 1930 o prédio passou a ser o quartel da Força Pública e assim permaneceu até 1964, ano em que o Exército Brasileiro tomou posse do local, inicialmente como este sendo a sede da 7ª Cia. de Guardas e apenas após isso, o quartel passou a abrigar o Segundo Batalhão de Guardas, onde ficaram até 1992 e até hoje é conhecido como tal. Em 1992 o imóvel foi transferido para a Polícia Militar, ... Parabéns Excelente vídeo!
Eu foi a Fazenda de D. Pedro Segundo, lá de cima ao lado do Patio do Colégio, morava a sua amante, Marquesa de Santos, e ambos conseguiam se avistar pela janela.
Este canal é uma maravilha! Parabéns pelo trabalho e pela coragem de enfrentar um tema tão urgente que é o direito à cidade!
Excelente vídeo! Gosto muito do canal. Passei por muitos anos todos os dias no Pq Dom Pedro II. Realmente é muito difícil a transição entre metrô, ônibus e o fura-fila. Até mesmo o final do fura-fila, o “Terminal Mercado” é longe do Mercadão. Centralizar os modais, revitalizar o parque, os museus e o rio, e ajudar as pessoas que moram pela região seria excelente para cidade. Um abraço! Continuem o excelente trabalho!
Os viadutos todos deveriam ir para chão; ampliar o Terminal em ônibus e estrutura, anexa-lo à estação e desativar o Bandeira e o Princesa Isabel. O Parque em si deveria criar atratividades como: roda gigante, quiosques ao estilo calçadão de praia, equipamento de exercícios etc, pois, só Parque bonito de passagem com eventos esporádico, não vai atrair muitas pessoas a conviver com o Parque nessa região, que até pode melhorar o mobiliário urbano, mas continuará distópico e inseguro.
Belissima materia. Tocou num assunto nevrálgico
Parque D Pedro lembra muito minha infância e adolescência, nasci e cresci em São Caetano do Sul e quando ia visitar meus avós em Arthur Alvim ou ia até o centro de Sampa, descia la.
Este Canal discute muitas questões importantes. Vitais para o Estado e o País....
Meu sonho é ver esse lugar revitalizado cheio de vida e seguro ...até quando vamos vivenciar esse lugar se acabando a cada ano entra prefeito e sai prefeito e nada é feito...governador também não faz nada pra ter um grande potencial turístico lamentável
Muito bom
Excelente parabéns excepcional 🇧🇷
Com as edificações do batalhão militar e da Casa das Retortas abandonadas, há necessidade do SESC construir mais uma unidade naquele terreno onde já foi o Edifício São Vito? Não seria melhor transformar esse espaço em parque mesmo, com o plantio de mais árvores?
Pois é, absolutamente nada a ver esse novo prédio do Sesc ali
Construir Sesc num bairro pobre....sou funcionário do sesc
@@afonsoaraujo8864 Que legal, Afonso! Parece ser um lugar ótimo para se trabalhar. Abs.
Se o problema já é justamente o parque vamos aumentá-lo? Tem que levar atrações pra que a região tenha um fluxo de pessoas e se revitalize naturalmente
Pense um pouco e verá que faz muito sentido um SESC na região, vai trazer movimento e pessoas, além de cultura e desenvolvimento, principalmente para o pessoal que ocupa a região.
Tem muitas árvores ali do lado do catavento, pq não vai lá?
INTELIGENTEMENTE elaborado ! grata ❗️
Morei na Avenida Rangel pestana, com vista para o Parque Dom Pedro, Banespa, todos os finais de semana ou dias mais silenciosos eu escutava os sinos da catedral de Nossa Senhora da Boa Morte, e os pássaros que cantavam na região, aquele ar de tranquilidade misturado com o Caos Urbano, é lindo por mais que pareça. Esse projeto arquitetônico cairia como uma luva... A região que morava tinha moradias mas não se caracterizava realmente um lugar para se morar "desacelerado". Saudades desse lugar.
Em 79 eu fui com o coral da escola cantar na cerimônia de tombamento do antigo batalhão da PM. Na época estava tudo inteiro e bonito. Hoje, quatro décadas depois, está abandonado decadente.
Ótima série Raul, parabéns por demonstrar o amor por são Paulo independente da região 👍👍👍
Morei no Edificio Planalto por anos antes de deixar o Brasil , que tal fazer um video com aquela região da cidade ? Parabéns pelo trabalho , sempre venho no seu canal pra matar saudades de Sampa.
Grande prédio, adoro o Planalto!
Belíssimo trabalho, atualmente meu canal favorito no UA-cam. Mesmo sendo nascido em Sao Paulo, descubro a cidade um pouco mais em cada video. Obrigado
Excelente, por mais debates assim, vamos pensar essa cidade tão maltratada.
Parabéns pela matéria Raul. Continue se preocupando com minha São Paulo tão linda e tão judiada.
Trabalho lindo que você faz!
Melhor mesmo seria completarem a via expressa sobre o rio até a junção com o Rio Tietê. Uma vergonha um rio histórico como o Tamanduateí parecer uma vala de esgoto gigante a céu aberto. Até Londres recuperou o Tâmisa que começou a ficar poluído já no século 18.
Concordo. Uma violência contra a natureza. Parque sem ser Parque. Lutemos!
Excelente vídeo! Grata! Espero que população se conscientize e lute por isso, assim como ocorreu com o Parque Augusta. Precisamos resgatar nossa amada São Paulo!
Uma pena o projeto não ter saído do papel, espero que consiga no futuro próximo. Seus vídeos são ótimos, parabéns!!
Seu canal é muito importante no esclarecimento das questões urbanas da cidade de São Paulo, tanto para leigos, quanto para estudantes da área da arquitetura e do urbanismo. Você possui uma visão que poucos têm sobre o tecido urbano da cidade. Vida longuíssima ao seu canal.
Parabéns é unico a forma de mostrar
Assim conheceremos o Brasil todo
Abraços de Perú
essa série abordando temas de urbanização são importantíssimas pro nosso futuro, muito bom ver essa pauta virando mais popular (ainda que pouco pro que merecem)
esse é um tipo de jornalismo que eu gostaria de ter feito. Parabéns pra todo mundo envolvido no processo!
Sensacional, mais uma vez. Que canal maravilhoso! Torço muito para que o Sesc consiga finalizar essa construção e requalificar o local. 🙂
Oremos!
Excelente conteúdo.
O conteúdo de vcs é incrivel. Muita gente precisa ver.
Tô adorando essa série. Semana que vem estou indo a São Paulo, e esse canal está me ajudando a conhecer previamente esse monstro cosmopolitano.
Esse parque é tão mal gerido e até, em vias, esquecido pelo poder público que eu mesmo não sabia que era um parque. Todos esses projetos e rios de dinheiro jogados fora mostram o tamanho da ineficiência do Estado.
Espero que nos próximos anos essas mudanças, que tanto é dita pelo Raul, aconteçam e projetos importantes como esse saiam do papel.
Parabéns pelo incrível trabalho, Raul. Me apaixonei pelo centro de São Paulo graças a sua influência. Espero ansioso pelo volta do seu livro as livrarias.
Obrigado pelo trabalho que você faz Raul
Incrível seu conteúdo, obrigado!
Parabéns. Mais uma excelente matéria.. 👏🙏🙏
Raul como sempre mais um vídeo fantástico! Mas uma dica, chama alguém para fazer as thumbnails dos videos, os videos são de extrema qualidade, a thumbnail podem seguir a mesma qualidade
que trabalha maravilhoso
Nossa, essa foi demais. Pensar esse espaço com cabeças amplas, elásticas, concisas é necessário. Vlw
Você realmente nos ensina e instrui
Adoro seus vídeos, no final você falou algo bem importante, moradia popular, o CAU (conselho de arquitetura e urbanismo) só sabe falar em ATHIS, mas nesses momentos ele toma Doril, e não cobra da prefeitura ação, e nem se prontifica a ser protagonista de algo relevante pra cidade e sociedade.
Tirando o da Júlio Prestes, moradia social no Centro é a conta-gotas… 🤷♂️
O centro precisa de moradia popular, pessoas morando no centro em quantidade maior para essas regiões terem vida, pessoas usarem esses parques abandonados a usuarios de drogas, moradores de rua e acumulado de lixo.
Mas quando pensam em moradia, só pensam em ricos e classe média alta, muita gente na periferia adoraria morar no centro.
Parabéns pela materia. Conheço o parque d.pedro desde 1964 e sempre foi horrivel para transitar por ele, apesar de ser um local historico. Realmente precisa ser melhorado e muito a sua imagem
Este site deveria ir tb pra TV, pra aumentar a repercussão dos fatos importantes que ele aborda.
Parabéns pela pauta, super interessante e essencial para de discutir melhorias em São Paulo. Sempre passo na região (de carro) e agora fiquei curioso em tentar convencer à pé 😎
Excelente pauta.
interessante projeto ! tanto do video quanto de aqruitetura e urbanismo !
Se o Sesc levar o mesmo tempo de construção do Sesc Paulista, só para a próxima geração rs.
A previsão de entrega deles é para 2025...
A recuperação do Parque D Pedro e seu entorno é urgente.
Em seu entorno temos muitos edifícios hiistóricos em ruinas ou em má conservação.
Quartel do exército, casa das retortas, gasômetro, palácio das indústrias, casa da Marquesa,
Igreja do Carmo igreja Nossa Senhora da boa Morte, mercado municipal, Pateo do Colégio
Fábricas da era industrial , entre outros.
Berço da cidade, provavelmente chegaram aqui pelo tamanduateí
Várzea do Carmo, antiga porta de entrada da cidade.
É preciso um projeto que una novamente os retalhos em que foi transformado, com reposiçào da vegetação, sem deixar de considerar o fator histórico.
Criando nesse sítio histório um circuíto turístico.
É notório o descaso e abandono
por décadas.
É a nossa história desaparecendo.
Uma vergonha.
Já pensaram se dessem o mesmo tratamento com o Ibirapuera.
Ótimo vídeo. Com conteúdo e uma excelente edição!
Sempre morei no Brás e dei aulas na Escola Estadual de São Paulo, que fica dentro do Parque. Acompanhei com desgosto a deterioração dessa área e atualmente me preocupa a verticalização do meu bairro, que está ficando completamente descaracterizado e anda muito mal tratado pelas autoridades.
fui seu aluno na EE de São Paulo!
@@noeloliveira1167 oie! Sempre bom reencontrar com meus alunos! Beijo!!!
Eu comprei meu imóvel nessa região, esperando uma revitalização que foi aprovado no governo Kassab, e até hoje não saiu do papel, enquanto isso o local vem se transformando em uma segunda grande cracolândia, vista do alto é lindo, por baixo um verdadeiro lixão ao céu aberto!